Trabalho com construção. E aconteceu várias vezes de um dono de apartamento tapado pedir para cortar uma coluna ou viga , eu sempre explico que nao pode , se a pessoa insistir, eu viro as costas, aviso o síndico do prédio, e vou embora. Isso é a atitude de um profissional. A vida dos outros não é brincadeira.
Isso se chama responsabilidade....parabéns por agir assim....o q me assombra é esse artigo incluindo a consideração tem desaparecido da sociedade....ficam cultivando amizades On Line e se esquecem de quem esta ao redor.....as punições para atitudes como dessa moradora por mais severas q sejam não são nada perto do risco q impôs aos demais
A reportagem fala de cortar paredes não é? então esse seu comentário não se aplica a esse caso já que ninguém falou de colunas ou vigas, não é? Eu acho que aqui temos a presença da Alvenaria Estrutural....Coisa de louco num país tão carente de mão de obra qualificada....
@@marcelonetto9235 tem nada ver o seu comentário.....o cara só falou q no caso dele era colunas e vigas q tem a mesma função dos blocos estruturais q no grauutes trazem a mesmas função e nos blocos em si.....deixe de frescura
Sem dúvida, talvez ela tenha feito a obra sem ter conhecimento, mas antes de realizar a obra, deveria ter entrado em contato com o síndico apresentando o projeto do que iria fazer, poderia ter causado uma tragédia
@@fernandohoffmann4003 sim,chamar um engenheiro, pq nao sabe o tipo de estrutura e onde melhor fazer abertura, ate em uma casa, se vc quer quebrar uma parede, abrir uma porta precisa ver o projeto e o melhor lugar para fazer, se nao desaba o teto, se bate numa viga q sustenta a casa, cai tudo, não é só predio,
o Imóvel que é porcaria, a construtora maximiza os lucros e minimiza os custos, é tão porcaria que vira piada, no pais quente como o nosso a estrutura do imóvel não suporta um corte na parede para instalar um ar-condicionado, mas na hora de financiar vc paga o metro quadrado acima da tabela e com os juros do financiamento vc paga o dobro do valor real do imóvel
@@maumutsimi nao tem nada a ver em ser porcaria, te garanto que ja se pagou barato no imovel por ser alvenaria estrutural, tipo de constuçao para tipos de bolso
retrato da nosa presidencia. Um bando de inocnte achando que vai melhorar a vida de alguem (ou a deles mesmos - afinal, so veem o que podem GANHAR) E 1 QUE PREJUDICA A VIDA DE TODO MUNDO.
Eu ODEIO esse tipo de construção, meu apartamento é desse tipo, se eu soubesse que era feito em alvenaria estrutural teria considerado outro, mas nem me veio à cabeça perguntar antes da compra.
É um tipo de sistema muito utilizado em condomínios e pequenos edifícios devido à rapidez de construção e ao menor custo por utilizar menos fôrmas e aço. Mas tem a peculiar desvantagem de não poder mexer nas paredes, porque são elas que sustentam o prédio.
Penso exatamente da mesma forma, eu graças a Deus vendi o meu apartamento, meu medo era exatamente esse, de um vizinho resolver fazer alguma 💩 e derrubar o prédio comigo dentro.
Nunca subestime a capacidade do próximo de superar o conceito de ser uma BESTA! Agora, ninguém quebra tantos metros de parede e não chama atenção, a ADM do condomínio teria que ser mais enérgica, deixou passar a boiada pow!
Acho que a falha maior foi da empresa ou "profissional" que estava fazendo a obra. Deveria saber das normas de um condomínio e informar o que seria feito.
falha de todos, desde a formação do individuo 1º os pais falharam em não educar e ensinar coisas básicas para se viver em sociedade 2º a sociedade/Estado falhou em não explicar como funciona a vida 3º o individuo falhou em não ler o contrato e se esclarecer sobre reformas no imóvel que estava morando 4º pelo mesmo motivos do item 1, 2 e 3, quem estava executando a obra tmb falhou. A verdade é que o Brasil é uma piada como nação, a população BR é semianalfabeta e ignorante, a falha maior é do contexto de vida, e isso que eu não quis citar a maldade e ignorancia, pois talvez o dono do imóvel soubesse da situação mas quis pagar para ver
O Seu Zé que fez essa cagada sequer deve estar entendendo o que está acontecendo. Deve tá rindo da cara dos engenheiros falando que estão de frescura e que não entendem nada de obra.
@@ulyssesprado1 Com o devido respeito, mas a construção é uma estrutura em si mesma. É algo como um animal que tenha exoesqueleto (o siri, por exemplo), diferentemente dos que tem ossos (ser humano, por exemplo). Qual desses você crê que seja mais resistente a tudo? O mesmo se aplica à construção civil.
Foi com uma "reforminha" assim que derrubou aquele Edificil Liberdade com seus 20 andares no RJ em janeiro de 2012, levando junto outro de 10 andares e um com 4 andares... Curiosamente, no Google Street da para ver os operários no 3° andar. (Google Street data 2012)
exatamente, maximizao os lucros e minimizao os custos, é tão porcaria que vira piada, no pais quente como o nosso a estrutura do imóvel não suporta um ar-condicionado, mas na hora de financiar vc paga o metro quadrado acima da tabela e com os juros do financiamento vc paga o dobro do imóvel
confiança tem, seguro é. Só tem esse problema, não pode mexer. Na estrutura convencional vc tem liberdade mas nao pode tirar um pilar tbm. (não que vá cair por falta de 1, mas faz falta)
Para casa térrea é seguro. Para prédio onde sempre corre o risco de ter um gereba, deveria ser proibido. Dúvido que informaram essa bo$b$ de forma de construção quando venderam os aps!
Esse prédio é da história dos 4 porquinhos: um fez o prédio de palha, outro de madeira, outro de alvenaria estrutural e o último de alvenaria com pilares e vigas.
Construção de pilares e vigas eh muito mais caro. Uma ap 300 mil ficaria mais que o dobro do preço. E ela poderia simplesmente fazer um teto de gesso e esconder as tubulações
@@forestegrybom vou tenta explicar como funciona a ART para os serviço que faço . E todos que conheço fazem assim . 1. - Primeiro a dona do imóvel pedi o serviço e fala como q quer faça . 2 - o prestado de serviço entra em contato com a gerência do condomínio e verificar ser tem alguma norma no edifício que fala sobre padronização das instalações. 3 - o prestador vai em busca de um engenheiro já com as normas que a gerente do prédio passou e pedi para ele fazer uma ART. OBS: E CLARO QUE O ENGENHEIRO VAI VERIFICAR O LOCAL E O CONDOMÍNIO SE ESTA DENTRO DO PADRAO . COM CERTEZA FOI IRRESPONSÁVEL O PROFISSIONAL. E A DONA DO PRÉDIO FOI IGUALMENTE IRRESPONSÁVEL POIS ELE QUE DEVERIA IR A TRAZ DE UM ENGENHEIRO E A GERECIA DO PRÉDIO
Eu nao faco nem buraco para colocar quadros,porque acho que quando moramos em predio,temos que ter responsabilidade por nossas vodas e dos outros moradores. Fui trocar o piso do meu apt. e o pedreiro sugerio colocar as novas por cima das velha,entao eu disse :todos os predios tem um pesos suportavel, se o sr, nao quiser retirar as cemanicas velhas eu contrato outro.
Até aparecer rachadura e trincas no teto do vizinho debaixo né? Ai você paga a sua reforma, a do vizinho debaixo e leva multa... as vezes é melhor ouvir a sujestão do pedreiro.
Coloca na cadeia junto com o pedreiro até pagar todas as despesas de todas as famílias que foram afetadas pelo caso. Depois noticia isso. Você vai ver como diminui esse tipo de ocorrência rapidim. O que falta é ação pontual e exemplar pra coibir esse tipo de situação. Brasil tá lotado de gente morando em prédio que não sabe conviver em comunidade e não entende que várias coisas são propriedade comuns do prédio, do condomínio, não propriedade delas. Eu que já participei de muitas reuniões de condomínio tô cansado de ouvir "o apartamento é meu, eu faço o que quiser". Gente com esse tipo de mentalidade é melhor vender o apartamento, comprar uma casa lá na puta que o pariu, e ir morar bem longe de outras pessoas. Se quiser fazer um buraco na parede pro telhado cair na própria cabeça, se dane. O problema é que nunca tem punição apropriada. A própria lei não permite punição adequada pros casos. Vc é forçado a morar com gente sem noção porque não tem jeito de acionar a pessoa. O síndico ainda corre risco de sofrer algum tipo de violência porque tá levando a reclamação do prédio inteiro pra pessoa. Todo prédio residencial, e muitos comerciais, tem o dito cujo. Se vc já foi síndico ou fez parte de conselho de prédio sabe que é sempre assim. Cheio de caso por aí de gente que foi expulsa de prédio com um monte de gente pra fazer coro de coitadinho ou coitadinha, daí quando vc pega o histórico pra ver, percebe que a expulsão deveria ter acontecido anos atrás, repetidas vezes. Também é o motivo porque tem tanta briga e tanta violência acontecendo entre vizinhos em prédios. A coisa vai escalando aos poucos sem solução porque a lei não ampara, até chegar ao ponto que as pessoas saem no braço, e normalmente é justamente quem tá criando o problema que começa a briga.
Perfeito. Certeza que a moradora foi cabeça dura e quis fazer "no jeitinho" "não vai dar nada", tem mais é que perder todos os bens e ressarcir os afetados pela obra.
Existe punição; Responsabilidade cível e criminal. Agora, se funciona é outra coisa, mas isso ai é outra conversa, pois temos um presidiário no poder e um STF que tem conxavo com o PCC.
Difícil para quem.nao entende saber o que fazer. E não dá para contratar um engenheiro para visitar cada imóvel que desejamos comprar já que o salário não permite. Mas enfim. Aí falam não é alvenaria estrutural, aí vc compra e era outra coisa complicada ou inviável e etx
@@cachphotos Saber diferenciar alvenaria estrutural de COnvencional todo mundo sabe ou deveria saber é a informação mínima a perguntar ao corretor. Não tem desculpa.
Não entendi pq esse rasgo todo pra colocar ar condicionado, coloquei no meu apartamento com apenas um buraco pra passar tubulação de cada ar condicionado, existe tbm eletroduto e acabamento de sobrepor pra cobrir tubulação de ar condicionado caso precise passar lateralmente para outra parede, isso até facilita eventuais manutenções.
aqui no meu condado tem esse tipo de construção desde apartamento econômico de 360 mil até apartamento de 600 mil nessa modalidade, e tem até uns prédios mais chiques sendo feito assim, mas eles já nancem com predisposição para ar condicionado
Comprar um apartamento, por exemplo, no 10⁰ andar, e o sujeito do 5⁰ resolve se matar...causando um incêndio! Apartamento é comprar um espaço flutuante que depende dos "debaixo"... Reflita!
Não adianta culpar o tipo de construção… o erro foi dessa mulher sem noção aí… todo prédio possui seu manual e descritivo técnico, eh só ler. Além disso, todo condomínio possui sua convenção, e neste caso, um A.R.T. assinado preferencialmente por um eng civil deve ser entregue ao síndico. Pelo visto a portaria do condomínio não tem menor ciência dos procedimentos visto que deixou entrar pedreiros com todo o equipamento para esse tipo de obra, sem consultar a autorização para a mesma…
Sempre acontece esse tipo de problemas nos prédios de baixa renda. Até tirar o espelho do banheiro causa risco de desabamento. Ainda mais se o prédio for feito pela MRV....
Ainda dá pra reverter, mas evacuar o prédio é uma precaução pra evitar desabamento devido a movimentação de pessoas dentro e o peso adicional enquanto o reparo é feito.
@@RyuzakiPragmaticopois é, apesar de tudo pelo menos o síndico do prédio aparentemente é bem capacitado e tomou providências de imediato, isso sem dúvidas vai fazer diferença
Isso é o que mais existe no Brasil....impunidade em todos os lugares e pessoas querendo fazer qql coisa que lhes der na cabeça e prejudicando os demais.
Com certeza não tinha profissional acompanhando essa obra, resultou nisso o barato saiu caro. Fora os processos que ela provavelmente vai receber depois
As construtoras, incorporadoras não advertem os compradores que as unidades vendidas não possuem estrutura de concreto e sim sitema construtivo tipo alvenaria estrutural, e....aquilo deu nisso!
Eu acho que pior do que ela é quem iniciou a obra sem verificar a estrutura, características e condições do prédio. Ah, mas esqueci... estamos no Hu3ziL
Quase ninguem entende o minimo sobre construçoes, fico triste de ver amigos pagando carissimos em casas feitas com bloco estrutural, mal sabem eles que dificilmente pode ser alterado depois.
Aos ignorantes no assunto, (ter ignorância em um tema não é ofensa ok) bom saber que sistema de alvenaria estrutural tem séculos e é usada na maioria dos países desenvolvidos. Existem edificações de mais de 30 andarres feitos nessa técnica. Dêem preferência as de parede de concreto e não as de bloco cerâmico.
Eu tenho dó da mulher pq tenho certeza que se ela soubesse disso ela não teria feito, imagino o quanto ela deve está preocupada. Lamento também pelo pessias que teve que sair do prédio.
Dó da mulher? Olha o rasgo que ela fez no imovel. E ela deveria ter comunicado a administração do condomínio. Está bem claro na notícia. Ela ca.gou para o regulamento do condomínio. Prejudicou muita gente.
ela foi é uma malandra xarope sem noção, é do povinho brasileiro q pensa "engenheiro pra que????"" "arquiteto é frescura" "pedreirinho da esquina é mais barato", tem q se foder
Dó da mulher? Tenho dó dos outros moradores. Pra qualquer coisa que seja feita, deve-se contatar o síndico e profissionais da arquitetura e engenharia civil.
"Dó" de uma sem noção que poderia ter matado CENTENAS de pessoas? Ela certamente sabia que não podia, fez foi tentar dar um jeitinho. Além de tudo uma folgada, já que vários vizinhos estavam denunciando justamente por conta do barulho excessivo. Tem gente que deveria morar em cavernas, sinceramente...
Este negócio de cortar ou demolir paredes dentro de apartamentos deveria ser terminantemente proibido, quem não se agradou do apartamento que procure outro ou se quer fazer obras que vá morar numa casa, pois o prédio é uma contrução única de modo que qualquer modificação está colocando em risco a vida dos demais moradores.
Este tipo de construção já deveria ter sido proibida, Se acontece algum abalo sísmico, mesmo que pequeno, é queda na certa. As construtoras com este padrão de construção deveriam se responsabilizar permanentemente.
Negativo pesquise antes de comentar esse tipo de construção e mais segura que o tipo convencional e todo o predio e erquido em cima de um bloco de concreto armado do tamanho de todo o edifício
@@jeffersonluis8284 Desculpa ai colega, mas mais seguro que a convencional não é não. Você sabe que um Pilar geralmente é feito de Concreto Armado não é? Qual a resistência do Aço? E a do Concreto? Pois é, você tem um dispositivo que soma resistência a Tração e Compressão... dizer que uma estrutura de concreto armado perde pra alvenaria estrutural é triste... Agora em termos de custo de obra sim, perde, mas só nisso.
@@jonjslima6150 em termo de resistência tbm vc sabe quantos MPA tem de resistencia um bloco estrutural ? E vc tem ciencia que a alvenaria estrutural tbm e composta por concreto e aço em todos o pontos de Gralte e que tbm ela e erquida em cima de uma base de concreto armado do tamanho do edifício por esses motivos ela e super resistente o fator que ela perde pra estrutural convencional e oq ela nao e módular ou seja não se pode alterar a planta do apartamento e qualquer intervenção na estrutura deve ser acompanhada por um engenheiro e equipe especializada
"Alvenaria estrutural, não tem alvenarias e vigas..." Isso é coisa de MALUCO!!! Nem pobre fodido assalariado constrói barraco assim!! A coisa mais normal do mundo é cortar uma parede para embutir ou modificar algo, a moradora não imaginaria que morasse em uma construção tão ruim!!
exatamente, hoje em dia qualquer construção de casa simples poucos comodos, maioria não tem nem terraço e tem colunas e vigas . posso dizer que minha casa nao tem, mas já foi comprada assim a mais de 48 anos, mas é somente um andar , tem laje batida e um telhado por cima, mas já foi feita trocas de portas e janelas de lugar , até a porcaria de minha varanda as colunas são de tijolos , se eu já fico preocupado com isso em uma casa simples , imagina morar em um predio desse
Alvenaria estrutural pode der usada até em casas de alto padrão, digo como uma pessoa da área da construção civil. Se usada corretamente e com um bom projeto arquitetônico não há problemas.
@@clockssstvnão é questão de “usar corretamente”. Primeiro, que a pessoa que vai morar lá tem que ser informada e entender o porquê das restrições. Quando se fala em condomínio vertical, o risco de algum desinformado fazer uma bobagem é bem mais alto e as consequências catastróficas. Essa técnica construtiva não deveria ser utilizada em edificações multifamiliares. Uma coisa é a casinha térrea, outra coisa é derrubar um prédio inteiro.
“Eu acho”, “temos de pensar fora da caixa”, “sempre fiz assim”… Se você ouvir um trabalhador falando essas palavras, fuja! Vá atrás de alguém com CONHECIMENTO TÉCNICO!
Se fosse um prédio bem construído, não teria esses problemas, acredito que a moradora não imagina que esse corte nas paredes até comum de fazer iria trazer risco de desabamento, agora ela errou em não consultar a ADM do condomínio que teria alertado ela do quão bem é construído esses aptos,devia ser proibido construir prédios mesmo que baixos sem colunas de sustentação.
Esse sistema construtivo ajuda a baratear o custo para quem quer adquirir uma moradia; não é um sistema ruim, é até porque todo sistema construtivo possui seus pontos positivos e negativos. O que realmente aconteceu foram duas coisas; a falta de fiscalização por parte do síndico e por parte do responsável técnico sendo um engenheiro ou arquiteto, e a falta de comunicação entre estas partes envolvidas.
Esses tipos de prédios, chamados prédios "caixões" já provocaram várias tragédias em cidades da região metropolitana do Recife. Em Jaboatão dos Guararapes existe todo um condomínio tipo esse interditado há vários anos. Outros desabaram e mataram várias pessoas. Recentemente um desabou em Paulista, região metropolitana do Recife, e matou 17 pessoas. Outros milhares estão interditados por toda a região metropolitana. Comprar apartamento em prédios com essa estrutura é pôr a vida em risco e jogar dinheiro fora.
me desculpe, mas a falha são das pessoas, desde o dono do imóvel, quem estava fazendo a obra, quem fiscaliza... enfim, tudo errado, e digo mais, o brasil é uma terra de pessoas ignorantes, são muitas tragédias anunciadas fruto da ignorancia e burrice, isso que algumas pessoas "pagam para ver", mesmo com todos os riscos, não digo que é o caso em especifico, mas a ignorância do BR chega sim a esses pontos, é uma sociedade que deu errado
Eu desisti de comprar uma casa por conta da estrutura que nem era de tijolos , por isso é importante saber o tipo de estrutura quando for comprar um imóvel .
Mulher doida, mais doido ainda quem aceitou fazer esse recortes na parede Muita gente não serve pra morar em apartamento querem fazer o que dá na telha Porq não vendeu aí e comprou uma casa ? Cada uma….
Essa é a importância de SEMPRE chamar um ENGENHEIRO CIVIL pra sua obra, sou engenheiro e é inacreditável como clientes me chama só quando tem BO por ter feito antes querendo economizar
@@brunonasser8427 um padrão de construção que não se pode passar um duto na parede? Tenha paciência! Quando vi a manchete pensei que ela tinha tinha derrubado as paredes, mas não! Foi só isso!
Outro fato que ninguem comenta...será que todos podem colocar AR CONDICIONADO...o quadro eletrico principal aguentaria se todos colocassem 2 ou 3 ar condicionados por moradia? Não daria sobrecarga?
É totalmente seguro e funcional. Não tem pilar concentrado, tem parede estrutural. AO inves de um piar de 15x25 tem uma parede de 15x300. Então é resistente e barato. EU acho simplesmente tenebroso de ruim. Mas entendo que é mais barato e mais viavel pra viabilizar moradia pra milhoes de pessoas no pais.
vigas e pilares existem na alvenaria de bloco estrutural mas são concretados dentro dos blocos que servem como forma. só não ficam visíveis mas estão lá.
@@celsooliveira6403 elas não ficam aparentes mas a última carreira de bloco é uma calha concretada por dentro pra servir de "cinta" e em alguns pontos é concretado o interior dos blocos com ferragem. "grauteamento". não é pilar nem viga com forma de madeira mas o próprio bloco serve como forma.
@@eleonorsecond cinta não é viga mas apenas uma amarração; no caso de alvenaria estrutural, as lajes já fazem a amarração; e a NORMA para alvenaria estrutural não estipula essa concretagem no interior dos blocos.
Obra de altíssima qualidade a ponto de pessoas causarem vibração na estrutura do bloco e o colocar em risco. É tanta qualidade que nem ar condicionado pode instalar.
não é questão de qualidade. este tipo de obra a parede é estrutural. se vc não derrubar a parede pode fazer oq quiser poderia passar a tubulação pelo teto por exemplo e esconder com forro de gesso. ela que fez errado, não é culpa da obra.
Só bla , bla, bla , e so pegar uns 3 sacos de GRAUTE e encher e pronto vai ficar o dobro mais forte do queera so mi mi mi de velhos aposentados do funcionalismo público grautea os cortes denovo e resolvido , fiz isso aqui em casa sozinho o graute vira um aço.
Li alguns comentários falando sobre alvenaria estrutural e decidi pesquisar: A alvenaria estrutural consiste em um sistema construtivo no qual as cargas que atuam no edifício se distribuem ao longo do plano da parede, de forma que a própria vedação do edifício é estrutural. Diferente da alvenaria convencional, a estrutural não utiliza pilares nem vigas, que são estruturas especializadas na sustentação da construção, o que impossibilita qualquer mudança no projeto, sob pena de comprometimento da sustentação da construção.
Mas como que constrói um prédio que se sustenta só com as paredes? Aqui onde moro tem até a possibilidade de juntar alguns cômodos, eu mesma tirei a parede da sacada e aumentei a sala.
Ísso com toda certeza me parece uma soma de fatores, sendo: - Um sindico de certa maneira leigo ( não quero ofender a pessoa dele, pelo contrário, ele notificou a defesa civil e orgãos competentes) , que provalvelmente não cobrou uma ART, ou não soube identificar os trabalhos que seriam feitos descritos na ART de um responsável técnico (ART de um engenheiro), e não fiscalizou o que seria de fato feito. - A moradora que provavelmente imaginou que seria algo simples, e contratou uma empresa qualquer de ar condicionado, que para eles o importante apenas é passar as tubulações nas paredes. - A falta de fiscalização do engenheiro civil ou arquiteto, até porque é OBRIGATORIO, um destes profissionais estarem presentes em qualquer tipo de intervenção civil que poderia ocorrer neste apartamento... - Um engenheiro ou arquiteto que apenas assinou a ART ou RRT para fazer um dinheiro facil, e não fiscalizou a obra... - A falta de comunicação da construtora com o sindico (OK QUE NÃO PODE CORTAR PAREDE, MAS PORQUE NÃO PODE? entendem?) - A possível ausencia de tubulações de ar condicionado neste apartamento; até porque isso seria o minimo que a construtora deveria fazer, que adotou o sistema de bloco estrutural como metodo construtivo; ela jamais poderia deixar quartos e sala sem uma infraestrutura para ar condicionado preparada para os apartamentos... é arriscado demais isso, por se tratar de bloco estrutural... e ar condicionado hoje em dia, deixou de ser um luxo ou algo exclusivo né gente.. Enfim, agora, é fulano botando a culpa em ciclano... e 32 familias sem apartamento... Eu como engenheiro civil, imagino que deve ser algo simples de ser resolvido, até porque são só algumas paredes que foram fragilizadas... e sim todas as 32 familias poderam ter brevemente suas moradias devolta.. Moral da historia, VOCÊ , que tem um apartamento ou adquiriu um para reforma-lo, CONTRATE UM ENGENHEIRO OU ARQUITETO , que FORNEÇA uma ART, que FISCALIZE todo o andamento da sua obra, SE RESGUARDE, não de bobeira, nem tudo em uma reforma é tão simples assim, até mesmo um fio mal dimensionado ou ligado de maneira errada, pode gerar problemas como até mesmo um incendio... então, contrate um profissional técnico que fiscalize todo o andamento de sua obra, pois ele é o responsável com competência técnica. Lembrando apenas que os pontos levantados acima são apenas possibilidades, e não de fato o que pode ter ocorrido neste prédio.
Adorei a explicação técnica. Curiosidade de uma pessoa totalmente leiga no assunto: esse tipo de construção é de “pior qualidade” pra ficar mais econômica?
@@opinioesaleatorias267 Não se trata de uma construção de pior qualidade caso opte pelo bloco estrutural. Se bem executado por profissionais qualificados, que respeitam as normativas vigentes de acordo com o sistema de bloco estrutural sendo a NBR 15.812/2010 e NBR 16868-2020, esse sistema construtivo é capaz de atender tanto a necessidade de se ter um teto estavel como também é mais economico a longo prazo, neste caso no bolso do consumidor final. Não necessita de formas, usa-se pouca ferragem e concreto, e até mesmo o custo com mão de obra é menor. Assim como outros sistemas construtivos, o uso do bloco estrutural possui suas vantagens e desvantagens. A unica desvantagem do uso do bloco estrutural, é não possibilitar a demolição de grandes panos de parede, assim como ocorre em uma reforma. Mas existem resalvas, como cortes pequenos até 1M no sentido horizontal, e vertical não existe muitas limitações, mas sempre é bom ter de consultar o engenheiro que dimensionou todas as paredes.
Olá. Sua explicação técnica foi perfeita para leigos. Uma dúvida... na minha ignorância, eu acreditava que um prédio obrigatoriamente, deveria ser construído sustentado por pilares e vigas. Tem como um engenheiro olhar esse prédio por fora e saber que ele foi construído pelo sistema de bloco estrutural sem ter acesso à documentação do prédio?
@@afiliado_2024 Claro e magine, perguntar uma coisa não demonstra ignorancia :), então geralmente o estilo de arquitetura modular , que na maioria dos casos é simples, demonstra se foi empregado o sistema de bloco estrutural. Fachadas sem muitas varandas extensas, ou vigas, janelas pequenas, ambientes pequenos, são sinais de que foi optado o uso do bloco estrutural. E geralmente é visivel em apartamentos assim pequenos, com quartos pequenos, salas, poucos banheiros.. isso ocorre pois o bloco estrutural não possibilita sua execução em grandes ambientes, pois as paredes possuem um certo limite de esbeltez, o bloco não trabalha exatamente igual a uma viga ou pilar por exemplo, que por sua vez suportam movimentos da estrutura chamados momentos de inercia... ou seja, o bloco só é favoravel em ambientes pequenos com pouca metragem, o bloco não suporta ser puxado na vertical, entende? e esse momento de ser puxado na vertical, somente colunas pouca esbeltas (Colunas bem largas) suportam. Esses prédios geralmente são baixos, e bem largos, por exatamente este motivo.. a propria ação do vento seria um risco em um prédio muito esbelto, alto, e feito de blocos estruturais.. Um detalhe curioso também é que depois de uma chuva por exemplo, você consegue até ver os blocos e suas emendas na fachada, pois a umidade penetra na argamassa de assentamento, possibilitando a visualização dos blocos, e nas quinas você pode reparar se tem bloco ou se tem coluna. Se tem coluna, não tem emendas dos blocos visiveis. Então é relativamente fácil até saber. Outro detalhe, é que um predio com rapida execução sempre sera feito ou de parede painel ( paredes maciças de concreto), ou de bloco estrutural.
Pessoal, não pensem apenas no problema que a moradora causou, pensem Tb no tipo de construção que nós temos aqui! Imagina um prédio de 3 andares sem colunas de sustentação?! Apoiado apenas nas paredes! Se observarem, foi cortado as paredes para esconder a tubulação 🤷🏻♂️! Se fosse uma construção descente, isso não teria acontecido. Agora, o fato da moradora não ter comunicado, isso sim foi errado.
O bloco estrutural dependo do modelo e material do bloco, consegue suportar enormes cargas (alguns chegando a até 18 toneladas de carga pontual) , é seguro sim e inclusive tem NBR específica.
o medo não tem que ser da construção, mas das pessoas ignorantes, elas quem destróem tudo, não é nem pela maldade, é pela burrice, se todo mundo respeitar as normas, ler os contratos, e não inventar obras sem um ART, e cumprir o que está no ART, tudo ficará bem, mas quando o assunto é sociedade Brasileira, dá medo mesmo, pois muitos vão "pagar para ver", falarâo: "é só um buraquinho na parede, não vai dar ruim não, pode fazer sem laudo mesmo", enfim....
@@eduardojorge9199 Mas não é proibido pois existe um estudo cientifico para o uso deste metodo construtivo.. NBR15812/2010.. é seguro se bem dimensionado pelo engenheiro, é seguro se for bem executado pela construtora, é seguro se as pessoas que comprarem respeitarem as limitações que o bloco apresenta. Esse sistema construtivo é menos pior na minha opnião do que parede painel, que é totalmente de concreto usinado... o coitado que comprar sofre até pra por uma cortina na parede.. não fura. E digo mais, se todas as construtoras optassem pelo metodo de vigas e colunas, pode ter certeza que não havaria apartamentos de 180 ou 200mil reais a venda... seria bem mais caro que isso... 400mil facil, e só tendo o básico do básico...
@@eduardojorge9199 Se futuros moradores forem devidamente informados da necessidade de se apresentar uma ART ou RRT que tenha o nome de um responsável técnico, e que este profissional acompanhe a reforma, orientando e fiscalizando, não há risco. E não importa se é bloco estrutural ou se é coluna e viga... tem que ter alguém com capacidade tecnica presente, isso é fato.
Constroem um prédio sem colunas e vigas de sustentação e a culpa do abalo é da moradora que foi instalar um aparelho doméstico comum e banal como ar condicionado (?!!!)
Se o predio possui paredes com função estrutural, e a moradora saiu quebrando, sim ela tem culpa no cartório sim, mas ela n está sozinha nisso não... o sindico pode ser responsabilizado se ouve ausencia de fiscalização e orientação ou se ele não exigiu uma ART para este procedimento, assim como o Engenheiro ( caso tenha um) que assinou a ART, que não fiscalizou e não orientou a moradora.
@@isidorogarcia2514 Eu não queria um apartamento sem segurança como esse nem de graça! Ignorância é construir prédios assim e mais ainda das pessoas, coitadas, que correm o risco de morar. Se tivesse colunas e vigas não estariam passando por isso. Mas cada um com suas escolhas
@@Olive4781o apartamento não é construído sem segurança, pelo contrário existe um controle tecnológico muito grande com relação aos blocos de alvenaria estrutural, eles são ensaiados em lote e devem atingir a resistências mínimas, a mão de obra é mais especializada a estrutura se bem dimensionada é completamente segura assim como qualquer outra estrutura bem dimensionada. Agora o problema está justamente nas pessoas que acham que pode fazer tudo no jeitinho brasileiro, qualquer obra em condomínio (com raríssimas exceções) devem ter responsável técnico, então não há o que se falar do sistema e sim das pessoas que não são capazes de viver em sociedade sem se preocupar com o próximo
Interessante é ninguém notar que a culpa é da merda da construção. Como pode ser assim tão frágil que uma só pessoa faça isso? Caraio. A culpa é da construtora e de quem emite licença.
Se você quebra um viga num prédio "normal" pode comprometer toda a estrutura.... dependendo de como foi feito variará o tempo para ser perceptível...pode ser dias pode ser anos.... toda a obra tem que ter engenheiro para não causar danos a estrutura de forma a colapsa-la
Para isso que existe as profissões de engenharia civil e arquitetura. Para evitar gente sem noção botar em risco a vida dos outros. Alvenaria estrutural é um método construtivo, existem vários tipos.
Inocente vc hein , esse tipo de obra é bem comum no Brasil, são apartamentos mais em conta comparados a outros que já vem com estrutura para ar condicionado, são apartamentos que miram o povo mais pobre , exclusivamente do minha casa minha vida, comparando com carros é tipo um celtinha duas portas sem ar e direção,aí vc tem que decidir se quer ou não comprar um desses , e eles deixam claro o que pode e o que não pode fazer nesses apartamentos, o erro foi da totalmente da mulher.
@@mestrehades5622 , sim. Eu sou inocente e você não sabe ler. Leia o ponto crucial do meu comentário; eu não quero saber da história triste que você tem pra me contar; aceitar a bosta de um projeto esse é o X da questão.
Não é o prédio q está mal feito, é apenas um ponto negativo do sistema construtivo. Parede de bloco estrutural, o próprio nome já diz, é ele que sustenta o corpo do edifício. Esse sistema pode sim ser furado por pregos, e ter pequenas aberturas e cortes, está tudo na NBR específica. Mas nada que comprometa a integridade total como ela fez.
@@SoraiaC calma. Não precisa se alterar. Primeiro de tudo, ela não consultou o condomínio e muito menos avisou que iria fazer a obra. Toda reforma ou qualquer alteração no prédio, deve ser notificado à administração e isso ela não fez. E por fim, o prestador de serviço não teve culpa. Ela contratou e ele fez o serviço. Não tinha como saber que a madame cag.ou para o regulamento do prédio.
ela nao precisava quebrar a parede......um furo tava bom, ela quebrou tudo la para fazer tubulaçao invisivel por pura estetica, pois o aparelho devia ficar longe da parede externa.
Como engenheira digo que não existe possibilidade do prédio cair, pois a estrutura toma como calculo o equilibrio das cargas e sobrecargas, a isostática. O que deve ser imediatamente feito é o reparo para que as cargas sejam novamente distribuídas uniformemente.
A proprietária agiu errado ao iniciar uma reforma sem comunicar ao condomínio. Mas vale ressaltar que ela é LEIGA. Caberia também aos profissionais, antes de sair quebrando paredes, informar que era necessário o acompanhamento de um engenheiro.
Trabalho com construção. E aconteceu várias vezes de um dono de apartamento tapado pedir para cortar uma coluna ou viga , eu sempre explico que nao pode , se a pessoa insistir, eu viro as costas, aviso o síndico do prédio, e vou embora. Isso é a atitude de um profissional. A vida dos outros não é brincadeira.
E o que mais tem é síndico covarde, omisso.
Muito bem!
Isso se chama responsabilidade....parabéns por agir assim....o q me assombra é esse artigo incluindo a consideração tem desaparecido da sociedade....ficam cultivando amizades On Line e se esquecem de quem esta ao redor.....as punições para atitudes como dessa moradora por mais severas q sejam não são nada perto do risco q impôs aos demais
A reportagem fala de cortar paredes não é? então esse seu comentário não se aplica a esse caso já que ninguém falou de colunas ou vigas, não é? Eu acho que aqui temos a presença da Alvenaria Estrutural....Coisa de louco num país tão carente de mão de obra qualificada....
@@marcelonetto9235 tem nada ver o seu comentário.....o cara só falou q no caso dele era colunas e vigas q tem a mesma função dos blocos estruturais q no grauutes trazem a mesmas função e nos blocos em si.....deixe de frescura
Moradora devia pagar por todo transtorno dos demais moradores
Pelo menos o povo sabe que a construção é fraca
@@MiO.G.-il6kqisso mesmo. Prédio sem viga é foda...
@@MiO.G.-il6kqEla já sabia quando comprou….
Sem dúvida, talvez ela tenha feito a obra sem ter conhecimento, mas antes de realizar a obra, deveria ter entrado em contato com o síndico apresentando o projeto do que iria fazer, poderia ter causado uma tragédia
@@fernandohoffmann4003 sim,chamar um engenheiro, pq nao sabe o tipo de estrutura e onde melhor fazer abertura, ate em uma casa, se vc quer quebrar uma parede, abrir uma porta precisa ver o projeto e o melhor lugar para fazer, se nao desaba o teto, se bate numa viga q sustenta a casa, cai tudo, não é só predio,
Tem gente que não consegue viver em comunidade, acha que as coisas tem que ser do seu jeito e ponto.
TEM GENTE parece que é um ou outro.
Aquo em Banânia é 50% ou mais das pessoas que só olham para o seu umbigo
Chata😂😂😂
E é impressionante que esse tipo de pessoa adora morar em apartamento. E isso acontece em todas as classes sociais.
@@rafaeldossantos8073fonte : eu acho
Viver em comunidade não, e sim em casa de pombo. So serve para dormir e acabou.
Uma única pessoa consegue prejudicar os moradores do prédio inteiro.
Impressionante.
o Imóvel que é porcaria, a construtora maximiza os lucros e minimiza os custos, é tão porcaria que vira piada, no pais quente como o nosso a estrutura do imóvel não suporta um corte na parede para instalar um ar-condicionado, mas na hora de financiar vc paga o metro quadrado acima da tabela e com os juros do financiamento vc paga o dobro do valor real do imóvel
Trouxa é quem mora em prédio ou condomínio de casas!
E nem é um político
@@maumutsimi nao tem nada a ver em ser porcaria, te garanto que ja se pagou barato no imovel por ser alvenaria estrutural, tipo de constuçao para tipos de bolso
Culpa ainda maior da construtora
Várias pessoas unidas conseguem melhorar a vida de uma, mas apenas uma consegue arruinar a de várias pessoas.
retrato da nosa presidencia. Um bando de inocnte achando que vai melhorar a vida de alguem (ou a deles mesmos - afinal, so veem o que podem GANHAR)
E 1 QUE PREJUDICA A VIDA DE TODO MUNDO.
Eu ODEIO esse tipo de construção, meu apartamento é desse tipo, se eu soubesse que era feito em alvenaria estrutural teria considerado outro, mas nem me veio à cabeça perguntar antes da compra.
É um tipo de sistema muito utilizado em condomínios e pequenos edifícios devido à rapidez de construção e ao menor custo por utilizar menos fôrmas e aço. Mas tem a peculiar desvantagem de não poder mexer nas paredes, porque são elas que sustentam o prédio.
Penso exatamente da mesma forma, eu graças a Deus vendi o meu apartamento, meu medo era exatamente esse, de um vizinho resolver fazer alguma 💩 e derrubar o prédio comigo dentro.
Morar em um imóvel desse são duas alegrias: quando compra e quando passa adiante.
@@candreele tem bobão defendendo esse imóveis e a construtora kkk
eu tinha medo viu mais o meu Graças a Deus é Bloco mesmo ....e dos bons.
O pedreiro que fez essa obra é um tapado! Todo mundo sabe que não se deve cortar na horizontal blocos estruturais...
O que mais tem hoje em dia é malandro que se diz pedreiro.
Nunca subestime a capacidade do próximo de superar o conceito de ser uma BESTA!
Agora, ninguém quebra tantos metros de parede e não chama atenção, a ADM do condomínio teria que ser mais enérgica, deixou passar a boiada pow!
Um leigo não faz ideia do que é alvenaria estrutural.
Ele não sabia e, agora que sabe, não deve estar acreditando.
Pedreiro ne, os maluco manja em assentar tijolo.
Essa criatura deveria ser presa e pagar pelos danos ,por esse motivo não moro em apartamento!
As vezes ela nem sabia
Acho que a falha maior foi da empresa ou "profissional" que estava fazendo a obra. Deveria saber das normas de um condomínio e informar o que seria feito.
falha de todos, desde a formação do individuo
1º os pais falharam em não educar e ensinar coisas básicas para se viver em sociedade
2º a sociedade/Estado falhou em não explicar como funciona a vida
3º o individuo falhou em não ler o contrato e se esclarecer sobre reformas no imóvel que estava morando
4º pelo mesmo motivos do item 1, 2 e 3, quem estava executando a obra tmb falhou.
A verdade é que o Brasil é uma piada como nação, a população BR é semianalfabeta e ignorante, a falha maior é do contexto de vida, e isso que eu não quis citar a maldade e ignorancia, pois talvez o dono do imóvel soubesse da situação mas quis pagar para ver
😂😂😂Eram pedreiros comuns
Kkk o povo chama um pedreiro qualquer e querem que se lasque qualquer estudo de engenharia
Pedreiro saber de norma ou de alguma coisa. Pedreiro haushaushuashuahsuhuh
O Seu Zé que fez essa cagada sequer deve estar entendendo o que está acontecendo. Deve tá rindo da cara dos engenheiros falando que estão de frescura e que não entendem nada de obra.
Coitado de quem compra uma unidade nesses verdadeiros pombais (prédios sem estrutura confiável).
A estrutura é confiável, só não fazer merda. É tipo quebrar uma coluna e reclamar depois.
@@ulyssesprado1 Com o devido respeito, mas a construção é uma estrutura em si mesma. É algo como um animal que tenha exoesqueleto (o siri, por exemplo), diferentemente dos que tem ossos (ser humano, por exemplo). Qual desses você crê que seja mais resistente a tudo? O mesmo se aplica à construção civil.
Como que a Prefeitura libera construção que não permite ar condicionado num país tropical?
@@quenamartins2084 pobre não come ar condicionado (Lule).
@@quenamartins2084 Não há nada que uma boa propina não consiga.
Foi com uma "reforminha" assim que derrubou aquele Edificil Liberdade com seus 20 andares no RJ em janeiro de 2012, levando junto outro de 10 andares e um com 4 andares... Curiosamente, no Google Street da para ver os operários no 3° andar. (Google Street data 2012)
Pior do que fazer a obra é saber que ainda se usa essa merda de alvenaria estrutural.
É só comprar ou alugar e seguir as regras.
exatamente, maximizao os lucros e minimizao os custos, é tão porcaria que vira piada, no pais quente como o nosso a estrutura do imóvel não suporta um ar-condicionado, mas na hora de financiar vc paga o metro quadrado acima da tabela e com os juros do financiamento vc paga o dobro do imóvel
só vão parar depois que acontecer o pior e as pessoas pararem de comprar
falou tudo
Devia ser proibido. É direito do morador fazer reforma
por isso sempre serei do time que prefere obra comum, vigas, coluna... essa obra onde toda estrutura é colocada no bloco não me traz confiança alguma.
confiança tem, seguro é. Só tem esse problema, não pode mexer. Na estrutura convencional vc tem liberdade mas nao pode tirar um pilar tbm. (não que vá cair por falta de 1, mas faz falta)
Para casa térrea é seguro. Para prédio onde sempre corre o risco de ter um gereba, deveria ser proibido. Dúvido que informaram essa bo$b$ de forma de construção quando venderam os aps!
@@thiagoalcantra4107 Ou seja, não dá para confiar.
Esse prédio é da história dos 4 porquinhos: um fez o prédio de palha, outro de madeira, outro de alvenaria estrutural e o último de alvenaria com pilares e vigas.
Construção de pilares e vigas eh muito mais caro. Uma ap 300 mil ficaria mais que o dobro do preço.
E ela poderia simplesmente fazer um teto de gesso e esconder as tubulações
esse tipo de construção deveria ser proibida.
Gente burra igual a mulher da obra é que deveria ser proibida
concordo plenamente.
com poucos andares funciona de boa. Se vc exige outro tipo de construcao vc quase dobra o custo.
@@tiagodagostini onde moro tem um prédio de 40 andares bloco estrutural.
@@Antonio-yf2yl bota um prego e o prédio cai …
Alvenaria estrutural tem essa desvantagem!
Sim, como tudo na vida tem vantagens e desvantagens.
O profissional que fez o serviço foi muito irresponsável. E uma coisa básica saber que nao pode corta parede sem ART.
Só a ART ou RRT não da o direito e sim a aprovação do condomínio, registros de anotações não quer dizer passe livre para fazer o que bem entende!
@@forestegry quem falou em passe livre?
@@artecarcondicionado6596 teu comentário sobre a ART é praticamente um passe livre para construir!
Nem com ART ou RRT poderia fazer esse mesmo serviço.
@@forestegrybom vou tenta explicar como funciona a ART para os serviço que faço .
E todos que conheço fazem assim .
1. - Primeiro a dona do imóvel pedi o serviço e fala como q quer faça .
2 - o prestado de serviço entra em contato com a gerência do condomínio e verificar ser tem alguma norma no edifício que fala sobre padronização das instalações.
3 - o prestador vai em busca de um engenheiro já com as normas que a gerente do prédio passou e pedi para ele fazer uma ART.
OBS: E CLARO QUE O ENGENHEIRO VAI VERIFICAR O LOCAL E O CONDOMÍNIO SE ESTA DENTRO DO PADRAO .
COM CERTEZA FOI IRRESPONSÁVEL O PROFISSIONAL.
E A DONA DO PRÉDIO FOI IGUALMENTE IRRESPONSÁVEL POIS ELE QUE DEVERIA IR A TRAZ DE UM ENGENHEIRO E A GERECIA DO PRÉDIO
Moro no Vitta Veneto, qdo fui fazer reforma no meu AP, tive que fazer ART, assinada pelo engenheiro.
Pois é, reformamos um banheiro no apto e TB pediram a ART.
Corretíssimo. Ou ART ou RRT.
Procedimento normal em obras dentro de condomínios.
@@brunonasser8427 ART é do engenheiro;
RRT é do artista de beleza.
é caro?
Eu nao faco nem buraco para colocar quadros,porque acho que quando moramos em predio,temos que ter responsabilidade por nossas vodas e dos outros moradores. Fui trocar o piso do meu apt. e o pedreiro sugerio colocar as novas por cima das velha,entao eu disse :todos os predios tem um pesos suportavel, se o sr, nao quiser retirar as cemanicas velhas eu contrato outro.
Até aparecer rachadura e trincas no teto do vizinho debaixo né? Ai você paga a sua reforma, a do vizinho debaixo e leva multa... as vezes é melhor ouvir a sujestão do pedreiro.
@@Alan--p8 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Exato!!!
@@Alan--p8um pedreiro muito ruim, vc quer dizer. Tem técnica pra remover piso sem danificar nada.
@@Alan--p8 o certo é trocar o piso mesmo. Só usar mão de obra boa.
No caso de edifícios, até para trocar as cerâmicas deve haver ART, pois você esta fazendo reforma na carga permanente da estrutura.
Coloca na cadeia junto com o pedreiro até pagar todas as despesas de todas as famílias que foram afetadas pelo caso. Depois noticia isso. Você vai ver como diminui esse tipo de ocorrência rapidim. O que falta é ação pontual e exemplar pra coibir esse tipo de situação.
Brasil tá lotado de gente morando em prédio que não sabe conviver em comunidade e não entende que várias coisas são propriedade comuns do prédio, do condomínio, não propriedade delas. Eu que já participei de muitas reuniões de condomínio tô cansado de ouvir "o apartamento é meu, eu faço o que quiser". Gente com esse tipo de mentalidade é melhor vender o apartamento, comprar uma casa lá na puta que o pariu, e ir morar bem longe de outras pessoas. Se quiser fazer um buraco na parede pro telhado cair na própria cabeça, se dane.
O problema é que nunca tem punição apropriada. A própria lei não permite punição adequada pros casos. Vc é forçado a morar com gente sem noção porque não tem jeito de acionar a pessoa. O síndico ainda corre risco de sofrer algum tipo de violência porque tá levando a reclamação do prédio inteiro pra pessoa. Todo prédio residencial, e muitos comerciais, tem o dito cujo. Se vc já foi síndico ou fez parte de conselho de prédio sabe que é sempre assim.
Cheio de caso por aí de gente que foi expulsa de prédio com um monte de gente pra fazer coro de coitadinho ou coitadinha, daí quando vc pega o histórico pra ver, percebe que a expulsão deveria ter acontecido anos atrás, repetidas vezes. Também é o motivo porque tem tanta briga e tanta violência acontecendo entre vizinhos em prédios. A coisa vai escalando aos poucos sem solução porque a lei não ampara, até chegar ao ponto que as pessoas saem no braço, e normalmente é justamente quem tá criando o problema que começa a briga.
Nossa, você foi cirúrgico.
Perfeito. Certeza que a moradora foi cabeça dura e quis fazer "no jeitinho" "não vai dar nada", tem mais é que perder todos os bens e ressarcir os afetados pela obra.
Existe punição; Responsabilidade cível e criminal.
Agora, se funciona é outra coisa, mas isso ai é outra conversa, pois temos um presidiário no poder e um STF que tem conxavo com o PCC.
Em suma: se é alvenaria estrutural, então não compre
Difícil para quem.nao entende saber o que fazer. E não dá para contratar um engenheiro para visitar cada imóvel que desejamos comprar já que o salário não permite. Mas enfim. Aí falam não é alvenaria estrutural, aí vc compra e era outra coisa complicada ou inviável e etx
@@cachphotos Saber diferenciar alvenaria estrutural de COnvencional todo mundo sabe ou deveria saber é a informação mínima a perguntar ao corretor. Não tem desculpa.
@@cachphotos esse é um tipo de informação que não dá pra esconder. Se tão escondendo isso, já mostra que não é pra comprar
Pode comprar sim . Nenhum prédio , pode se fazer obra sem autorização do síndico e sem um laudo de engenheiro antes .
@@eleonorsecond Como você faz para saber se é alvenaria estrutural depois de rebocado, me explica gostaria de saber
Viver entre incompetentes também te faz viver as consequências
Não entendi pq esse rasgo todo pra colocar ar condicionado, coloquei no meu apartamento com apenas um buraco pra passar tubulação de cada ar condicionado, existe tbm eletroduto e acabamento de sobrepor pra cobrir tubulação de ar condicionado caso precise passar lateralmente para outra parede, isso até facilita eventuais manutenções.
Iam fazer uma geladeira na parede.
@@syalves603 so pode klkk, estavam passando a serpentina para gelar diretamente as paredes kkkkkk
@@RyuzakiPragmatico tecnologia e inovação
E o pior é que tem sanca de gesso, não era só passar por cima das placas? É cada uma!
aqui no meu condado tem esse tipo de construção desde apartamento econômico de 360 mil até apartamento de 600 mil nessa modalidade, e tem até uns prédios mais chiques sendo feito assim, mas eles já nancem com predisposição para ar condicionado
Comprar um apartamento, por exemplo, no 10⁰ andar, e o sujeito do 5⁰ resolve se matar...causando um incêndio!
Apartamento é comprar um espaço flutuante que depende dos "debaixo"... Reflita!
Não adianta culpar o tipo de construção… o erro foi dessa mulher sem noção aí… todo prédio possui seu manual e descritivo técnico, eh só ler. Além disso, todo condomínio possui sua convenção, e neste caso, um A.R.T. assinado preferencialmente por um eng civil deve ser entregue ao síndico. Pelo visto a portaria do condomínio não tem menor ciência dos procedimentos visto que deixou entrar pedreiros com todo o equipamento para esse tipo de obra, sem consultar a autorização para a mesma…
Como é que órgãos públicos autorizam a construção de um prédio assim? Deveria ser proibido obra sem estrutura adequada.
Existem normas técnicas que estudaram o uso deste sistema construtivo. NBR 16868-2020. E sim deve estar adequada se respeitada as normativas vigentes.
Chama alvenaria estrutural e é muito utilizada.
Se chama lixo estrutural e é aceita em países de merda igual o nosso.
O próprio governo faz prédios assim para o Minha Casa Minha Vida.🤦♂️
@@andrenog17Até que um morador resolva fazer uma reforma ou instalar um ar condicionado.🤦♂️
Sempre acontece esse tipo de problemas nos prédios de baixa renda. Até tirar o espelho do banheiro causa risco de desabamento.
Ainda mais se o prédio for feito pela MRV....
Gênia!!!
Esse tipo de construção deveria ser proibido no Brazil. Infelizmente, não se pode contar com o bom senso das pessoas.
Brasil com Z ? Me poupe.
Sendo paredes internas dá para fazer um reforço ou refazer as paredes danificadas.
Exatamente, tudo indica que ainda está em fase reversível.
Ainda dá pra reverter, mas evacuar o prédio é uma precaução pra evitar desabamento devido a movimentação de pessoas dentro e o peso adicional enquanto o reparo é feito.
@@RyuzakiPragmaticopois é, apesar de tudo pelo menos o síndico do prédio aparentemente é bem capacitado e tomou providências de imediato, isso sem dúvidas vai fazer diferença
Isso é o que mais existe no Brasil....impunidade em todos os lugares e pessoas querendo fazer qql coisa que lhes der na cabeça e prejudicando os demais.
1:45 por que não passou pelo forro??
Com certeza não tinha profissional acompanhando essa obra, resultou nisso o barato saiu caro. Fora os processos que ela provavelmente vai receber depois
As construtoras, incorporadoras não advertem os compradores que as unidades vendidas não possuem estrutura de concreto e sim sitema construtivo tipo alvenaria estrutural, e....aquilo deu nisso!
Eu acho que pior do que ela é quem iniciou a obra sem verificar a estrutura, características e condições do prédio.
Ah, mas esqueci... estamos no Hu3ziL
Legal, a apresentadora tem a semelhança da atriz Mathilda May, no filme Lifeforce. Nice.
Quase ninguem entende o minimo sobre construçoes, fico triste de ver amigos pagando carissimos em casas feitas com bloco estrutural, mal sabem eles que dificilmente pode ser alterado depois.
Aos ignorantes no assunto, (ter ignorância em um tema não é ofensa ok) bom saber que sistema de alvenaria estrutural tem séculos e é usada na maioria dos países desenvolvidos.
Existem edificações de mais de 30 andarres feitos nessa técnica.
Dêem preferência as de parede de concreto e não as de bloco cerâmico.
Boa. Só pra completar.. NBR 16868:2020 - ALVENARIA ESTRUTURAL
Eu tenho dó da mulher pq tenho certeza que se ela soubesse disso ela não teria feito, imagino o quanto ela deve está preocupada. Lamento também pelo pessias que teve que sair do prédio.
Dó da mulher? Olha o rasgo que ela fez no imovel. E ela deveria ter comunicado a administração do condomínio. Está bem claro na notícia. Ela ca.gou para o regulamento do condomínio. Prejudicou muita gente.
Penso a mesma coisa. Foi falha do corpo técnico, sendo da fiscalização do síndico e de um responsável técnico, neste caso um engenheiro ou arquiteto.
ela foi é uma malandra xarope sem noção, é do povinho brasileiro q pensa "engenheiro pra que????"" "arquiteto é frescura" "pedreirinho da esquina é mais barato", tem q se foder
Dó da mulher? Tenho dó dos outros moradores. Pra qualquer coisa que seja feita, deve-se contatar o síndico e profissionais da arquitetura e engenharia civil.
"Dó" de uma sem noção que poderia ter matado CENTENAS de pessoas? Ela certamente sabia que não podia, fez foi tentar dar um jeitinho. Além de tudo uma folgada, já que vários vizinhos estavam denunciando justamente por conta do barulho excessivo. Tem gente que deveria morar em cavernas, sinceramente...
O pior è saber que no Brasil permite esse tipo de construção
Mas gente, ela deve pagar toda essa merda que ela fez e cascar fora daí, ela tem que morar e sozinha, ai ela faz o que quiser p la.
Vai pagar tudo em 500 mil parcelas de 10 reais !
@@Golgatti Que seja, mas que pague
@@PatriciaPaty-xk3qk nisso o pessoal fica sem a casa
@@Golgatti a moradora queria ficar sem casa mesmo, isso não é coisa de fazer, é ela sabia muito bem
Ela vai falar que a culpa é do pedreiro e o pedreiro vai falar que a culpa é da moradora.
Este negócio de cortar ou demolir paredes dentro de apartamentos deveria ser terminantemente proibido, quem não se agradou do apartamento que procure outro ou se quer fazer obras que vá morar numa casa, pois o prédio é uma contrução única de modo que qualquer modificação está colocando em risco a vida dos demais moradores.
Prédio feito de papel????
Deve ser minha casa, minha divida!
A parede é estrutural ou seja as paredes são como colunas
Né
@@wsilva237 Mas é difícil de explicar pra esse tipo de gente...
Não é feito de papel, mas normas devem ser seguidas pra não dar problemas.
Esse tipo de estrutura deveria ser proibida por lei. Mas o dinheiro fala mais alto.
Existe legalmente no mundo inteiro. É totalmente segura.
Sem vigas e pilares? Meu DEUS do céu!
Tá doido irmão? o prédio não tem problema nenhum, isso é um tipo de estrutura, o problema é o morador não saber onde está mexendo.
@@anielton10 Por isso inúmeras casas caem e tanta gente morre. Por construções mal feitas e sem estrutura adequada! Simples assim!
@@anielton10O problema é algum idiota resolver cortar as paredes e levar junto todo prédio com ele.🤦♂️
Não entendi o "Meu Deus do céu". É um método construtivo...
vc não conehce nada de engenharia né?
Ignorante!! Tanto a mulher quanto os contratados para executar a obra.
Com certeza!
Este tipo de construção já deveria ter sido proibida, Se acontece algum abalo sísmico, mesmo que pequeno, é queda na certa. As construtoras com este padrão de construção deveriam se responsabilizar permanentemente.
Negativo pesquise antes de comentar esse tipo de construção e mais segura que o tipo convencional e todo o predio e erquido em cima de um bloco de concreto armado do tamanho de todo o edifício
@@jeffersonluis8284 Pesquisado. Isto é obra de vag@bundo , l@drão etc...
@@jeffersonluis8284 Desculpa ai colega, mas mais seguro que a convencional não é não. Você sabe que um Pilar geralmente é feito de Concreto Armado não é? Qual a resistência do Aço? E a do Concreto? Pois é, você tem um dispositivo que soma resistência a Tração e Compressão... dizer que uma estrutura de concreto armado perde pra alvenaria estrutural é triste... Agora em termos de custo de obra sim, perde, mas só nisso.
@@jeffersonluis8284 E outra que não é o bloco de concreto armado quem resiste as cargas horizontais (terremotos, ventos, etc).
@@jonjslima6150 em termo de resistência tbm vc sabe quantos MPA tem de resistencia um bloco estrutural ? E vc tem ciencia que a alvenaria estrutural tbm e composta por concreto e aço em todos o pontos de Gralte e que tbm ela e erquida em cima de uma base de concreto armado do tamanho do edifício por esses motivos ela e super resistente o fator que ela perde pra estrutural convencional e oq ela nao e módular ou seja não se pode alterar a planta do apartamento e qualquer intervenção na estrutura deve ser acompanhada por um engenheiro e equipe especializada
Que sem noção! Isso aconteceu no centro do Rio anos atrás e o prédio desmoronou😢
É uma zona.
comunicando ou ñ ..ñ ia poder..ja q e alvenaria estrutural..ñ importa se for proficional imdicado ou ñ..se ñ pode ñ importa..quem vai fazer
"Alvenaria estrutural, não tem alvenarias e vigas..." Isso é coisa de MALUCO!!! Nem pobre fodido assalariado constrói barraco assim!!
A coisa mais normal do mundo é cortar uma parede para embutir ou modificar algo, a moradora não imaginaria que morasse em uma construção tão ruim!!
exatamente, hoje em dia qualquer construção de casa simples poucos comodos, maioria não tem nem terraço e tem colunas e vigas .
posso dizer que minha casa nao tem, mas já foi comprada assim a mais de 48 anos, mas é somente um andar , tem laje batida e um telhado por cima, mas já foi feita trocas de portas e janelas de lugar , até a porcaria de minha varanda as colunas são de tijolos , se eu já fico preocupado com isso em uma casa simples , imagina morar em um predio desse
Leia a NBR 16868:2020 - ALVENARIA ESTRUTURAL
Depois a gente conversa.
Alvenaria estrutural pode der usada até em casas de alto padrão, digo como uma pessoa da área da construção civil. Se usada corretamente e com um bom projeto arquitetônico não há problemas.
@@clockssstvnão é questão de “usar corretamente”. Primeiro, que a pessoa que vai morar lá tem que ser informada e entender o porquê das restrições. Quando se fala em condomínio vertical, o risco de algum desinformado fazer uma bobagem é bem mais alto e as consequências catastróficas.
Essa técnica construtiva não deveria ser utilizada em edificações multifamiliares. Uma coisa é a casinha térrea, outra coisa é derrubar um prédio inteiro.
“Eu acho”, “temos de pensar fora da caixa”, “sempre fiz assim”… Se você ouvir um trabalhador falando essas palavras, fuja! Vá atrás de alguém com CONHECIMENTO TÉCNICO!
ou seja, o predio é muito fraco e vendido como estrutura boa.
Não, a moradora fez uma obra irregular da forma errada e o prédio sofreu com a decisão errada do profissional.
Todo mundo tem que processar essa mulher.
Se fosse um prédio bem construído, não teria esses problemas, acredito que a moradora não imagina que esse corte nas paredes até comum de fazer iria trazer risco de desabamento, agora ela errou em não consultar a ADM do condomínio que teria alertado ela do quão bem é construído esses aptos,devia ser proibido construir prédios mesmo que baixos sem colunas de sustentação.
Esse sistema construtivo ajuda a baratear o custo para quem quer adquirir uma moradia; não é um sistema ruim, é até porque todo sistema construtivo possui seus pontos positivos e negativos. O que realmente aconteceu foram duas coisas; a falta de fiscalização por parte do síndico e por parte do responsável técnico sendo um engenheiro ou arquiteto, e a falta de comunicação entre estas partes envolvidas.
Esses tipos de prédios, chamados prédios "caixões" já provocaram várias tragédias em cidades da região metropolitana do Recife. Em Jaboatão dos Guararapes existe todo um condomínio tipo esse interditado há vários anos. Outros desabaram e mataram várias pessoas. Recentemente um desabou em Paulista, região metropolitana do Recife, e matou 17 pessoas. Outros milhares estão interditados por toda a região metropolitana. Comprar apartamento em prédios com essa estrutura é pôr a vida em risco e jogar dinheiro fora.
Nem prédio bem construído deve quebrar parede... é muito peso... as paredes se sustentam até o último andar
O prédio e bem construído o problema e remover estruturas sem consultar um engenheiro.
me desculpe, mas a falha são das pessoas, desde o dono do imóvel, quem estava fazendo a obra, quem fiscaliza... enfim, tudo errado, e digo mais, o brasil é uma terra de pessoas ignorantes, são muitas tragédias anunciadas fruto da ignorancia e burrice, isso que algumas pessoas "pagam para ver", mesmo com todos os riscos, não digo que é o caso em especifico, mas a ignorância do BR chega sim a esses pontos, é uma sociedade que deu errado
Eu desisti de comprar uma casa por conta da estrutura que nem era de tijolos , por isso é importante saber o tipo de estrutura quando for comprar um imóvel .
Mulher doida, mais doido ainda quem aceitou fazer esse recortes na parede
Muita gente não serve pra morar em apartamento querem fazer o que dá na telha
Porq não vendeu aí e comprou uma casa ? Cada uma….
Ainda bem que nós não temos tremores de terra no Brasil...
Verdade.So de vez em quando...
A pintura do meio fio fica por conta do exército 👍
Nesse tipo de construção todas as paredes são estruturais. Não pode tirar nada
Construção de isopor
Essa é a importância de SEMPRE chamar um ENGENHEIRO CIVIL pra sua obra, sou engenheiro e é inacreditável como clientes me chama só quando tem BO por ter feito antes querendo economizar
Acho que a culpa aí é da construtora e de quem aprovou este tipo de construção. Uma parede que não pode passar um duto?
Não tem nada de culpa da construtora. A obra que a moradora fez foi de forma irregular.
@@brunonasser8427 um padrão de construção que não se pode passar um duto na parede? Tenha paciência! Quando vi a manchete pensei que ela tinha tinha derrubado as paredes, mas não! Foi só isso!
@@melorogerio Leia a NBR 16868:2020 - ALVENARIA ESTRUTURAL. Tá tudo explicado.
@@melorogerio NBR 16868:2020 - ALVENARIA ESTRUTURAL
Nessa norma explica tudinho.
Outro fato que ninguem comenta...será que todos podem colocar AR CONDICIONADO...o quadro eletrico principal aguentaria se todos colocassem 2 ou 3 ar condicionados por moradia? Não daria sobrecarga?
3 Lajes sem viga ou pilar se sustentação omg, uma verdadeira arapulca
É totalmente seguro e funcional. Não tem pilar concentrado, tem parede estrutural. AO inves de um piar de 15x25 tem uma parede de 15x300. Então é resistente e barato. EU acho simplesmente tenebroso de ruim. Mas entendo que é mais barato e mais viavel pra viabilizar moradia pra milhoes de pessoas no pais.
vigas e pilares existem na alvenaria de bloco estrutural mas são concretados dentro dos blocos que servem como forma. só não ficam visíveis mas estão lá.
@@eleonorsecond alvenaria estrutural não necessita nem de pilares nem de vigas, exceto na caixa de elevador, se houver.
@@celsooliveira6403 elas não ficam aparentes mas a última carreira de bloco é uma calha concretada por dentro pra servir de "cinta" e em alguns pontos é concretado o interior dos blocos com ferragem. "grauteamento". não é pilar nem viga com forma de madeira mas o próprio bloco serve como forma.
@@eleonorsecond cinta não é viga mas apenas uma amarração; no caso de alvenaria estrutural, as lajes já fazem a amarração; e a NORMA para alvenaria estrutural não estipula essa concretagem no interior dos blocos.
Obra de altíssima qualidade a ponto de pessoas causarem vibração na estrutura do bloco e o colocar em risco. É tanta qualidade que nem ar condicionado pode instalar.
Mais um empreendimento da Construtura Tabajara.
não é questão de qualidade. este tipo de obra a parede é estrutural. se vc não derrubar a parede pode fazer oq quiser poderia passar a tubulação pelo teto por exemplo e esconder com forro de gesso. ela que fez errado, não é culpa da obra.
Só bla , bla, bla , e so pegar uns 3 sacos de GRAUTE e encher e pronto vai ficar o dobro mais forte do queera so mi mi mi de velhos aposentados do funcionalismo público grautea os cortes denovo e resolvido , fiz isso aqui em casa sozinho o graute vira um aço.
Li alguns comentários falando sobre alvenaria estrutural e decidi pesquisar:
A alvenaria estrutural consiste em um sistema construtivo no qual as cargas que atuam no edifício se distribuem ao longo do plano da parede, de forma que a própria vedação do edifício é estrutural.
Diferente da alvenaria convencional, a estrutural não utiliza pilares nem vigas, que são estruturas especializadas na sustentação da construção, o que impossibilita qualquer mudança no projeto, sob pena de comprometimento da sustentação da construção.
Mas como que constrói um prédio que se sustenta só com as paredes? Aqui onde moro tem até a possibilidade de juntar alguns cômodos, eu mesma tirei a parede da sacada e aumentei a sala.
Depende do método construtivo. Isso é bem normal
Falta de bom senso dessa criatura.
Processa os engenheiros da obra
O problema é que a obra foi feita de maneira irregular sem profissionais da engenharia ou arquitetura.
Jênio.
Tem gente que a noção passa longe 😂😂😂😂
Que mulher louca.
Mais que raio de ar-condicionado é esse? E que diacho de prédio é esse que as pessoas não podem ter ar-condicionado?
Ísso com toda certeza me parece uma soma de fatores, sendo:
- Um sindico de certa maneira leigo ( não quero ofender a pessoa dele, pelo contrário, ele notificou a defesa civil e orgãos competentes) , que provalvelmente não cobrou uma ART, ou não soube identificar os trabalhos que seriam feitos descritos na ART de um responsável técnico (ART de um engenheiro), e não fiscalizou o que seria de fato feito.
- A moradora que provavelmente imaginou que seria algo simples, e contratou uma empresa qualquer de ar condicionado, que para eles o importante apenas é passar as tubulações nas paredes.
- A falta de fiscalização do engenheiro civil ou arquiteto, até porque é OBRIGATORIO, um destes profissionais estarem presentes em qualquer tipo de intervenção civil que poderia ocorrer neste apartamento...
- Um engenheiro ou arquiteto que apenas assinou a ART ou RRT para fazer um dinheiro facil, e não fiscalizou a obra...
- A falta de comunicação da construtora com o sindico (OK QUE NÃO PODE CORTAR PAREDE, MAS PORQUE NÃO PODE? entendem?)
- A possível ausencia de tubulações de ar condicionado neste apartamento; até porque isso seria o minimo que a construtora deveria fazer, que adotou o sistema de bloco estrutural como metodo construtivo; ela jamais poderia deixar quartos e sala sem uma infraestrutura para ar condicionado preparada para os apartamentos... é arriscado demais isso, por se tratar de bloco estrutural... e ar condicionado hoje em dia, deixou de ser um luxo ou algo exclusivo né gente..
Enfim, agora, é fulano botando a culpa em ciclano... e 32 familias sem apartamento...
Eu como engenheiro civil, imagino que deve ser algo simples de ser resolvido, até porque são só algumas paredes que foram fragilizadas... e sim todas as 32 familias poderam ter brevemente suas moradias devolta..
Moral da historia, VOCÊ , que tem um apartamento ou adquiriu um para reforma-lo, CONTRATE UM ENGENHEIRO OU ARQUITETO , que FORNEÇA uma ART, que FISCALIZE todo o andamento da sua obra, SE RESGUARDE, não de bobeira, nem tudo em uma reforma é tão simples assim, até mesmo um fio mal dimensionado ou ligado de maneira errada, pode gerar problemas como até mesmo um incendio... então, contrate um profissional técnico que fiscalize todo o andamento de sua obra, pois ele é o responsável com competência técnica.
Lembrando apenas que os pontos levantados acima são apenas possibilidades, e não de fato o que pode ter ocorrido neste prédio.
Adorei a explicação técnica. Curiosidade de uma pessoa totalmente leiga no assunto: esse tipo de construção é de “pior qualidade” pra ficar mais econômica?
@@opinioesaleatorias267 Não se trata de uma construção de pior qualidade caso opte pelo bloco estrutural. Se bem executado por profissionais qualificados, que respeitam as normativas vigentes de acordo com o sistema de bloco estrutural sendo a NBR 15.812/2010 e NBR 16868-2020, esse sistema construtivo é capaz de atender tanto a necessidade de se ter um teto estavel como também é mais economico a longo prazo, neste caso no bolso do consumidor final. Não necessita de formas, usa-se pouca ferragem e concreto, e até mesmo o custo com mão de obra é menor. Assim como outros sistemas construtivos, o uso do bloco estrutural possui suas vantagens e desvantagens. A unica desvantagem do uso do bloco estrutural, é não possibilitar a demolição de grandes panos de parede, assim como ocorre em uma reforma. Mas existem resalvas, como cortes pequenos até 1M no sentido horizontal, e vertical não existe muitas limitações, mas sempre é bom ter de consultar o engenheiro que dimensionou todas as paredes.
@@andrenog17 Entendi. Muito obrigada pela gentileza em explicar.☺️
Olá. Sua explicação técnica foi perfeita para leigos. Uma dúvida... na minha ignorância, eu acreditava que um prédio obrigatoriamente, deveria ser construído sustentado por pilares e vigas. Tem como um engenheiro olhar esse prédio por fora e saber que ele foi construído pelo sistema de bloco estrutural sem ter acesso à documentação do prédio?
@@afiliado_2024 Claro e magine, perguntar uma coisa não demonstra ignorancia :), então geralmente o estilo de arquitetura modular , que na maioria dos casos é simples, demonstra se foi empregado o sistema de bloco estrutural. Fachadas sem muitas varandas extensas, ou vigas, janelas pequenas, ambientes pequenos, são sinais de que foi optado o uso do bloco estrutural. E geralmente é visivel em apartamentos assim pequenos, com quartos pequenos, salas, poucos banheiros.. isso ocorre pois o bloco estrutural não possibilita sua execução em grandes ambientes, pois as paredes possuem um certo limite de esbeltez, o bloco não trabalha exatamente igual a uma viga ou pilar por exemplo, que por sua vez suportam movimentos da estrutura chamados momentos de inercia... ou seja, o bloco só é favoravel em ambientes pequenos com pouca metragem, o bloco não suporta ser puxado na vertical, entende? e esse momento de ser puxado na vertical, somente colunas pouca esbeltas (Colunas bem largas) suportam. Esses prédios geralmente são baixos, e bem largos, por exatamente este motivo.. a propria ação do vento seria um risco em um prédio muito esbelto, alto, e feito de blocos estruturais.. Um detalhe curioso também é que depois de uma chuva por exemplo, você consegue até ver os blocos e suas emendas na fachada, pois a umidade penetra na argamassa de assentamento, possibilitando a visualização dos blocos, e nas quinas você pode reparar se tem bloco ou se tem coluna. Se tem coluna, não tem emendas dos blocos visiveis. Então é relativamente fácil até saber. Outro detalhe, é que um predio com rapida execução sempre sera feito ou de parede painel ( paredes maciças de concreto), ou de bloco estrutural.
Que profissional é esse que fez isso
Comprem apartamento. É muito "bom".
Pessoal, não pensem apenas no problema que a moradora causou, pensem Tb no tipo de construção que nós temos aqui! Imagina um prédio de 3 andares sem colunas de sustentação?! Apoiado apenas nas paredes! Se observarem, foi cortado as paredes para esconder a tubulação 🤷🏻♂️! Se fosse uma construção descente, isso não teria acontecido. Agora, o fato da moradora não ter comunicado, isso sim foi errado.
MRV Jesus amado, eu tenho medo dessas construções de prédios sem colunas, sou leigo no assunto, mais dá medo viu
O bloco estrutural dependo do modelo e material do bloco, consegue suportar enormes cargas (alguns chegando a até 18 toneladas de carga pontual) , é seguro sim e inclusive tem NBR específica.
o medo não tem que ser da construção, mas das pessoas ignorantes, elas quem destróem tudo, não é nem pela maldade, é pela burrice, se todo mundo respeitar as normas, ler os contratos, e não inventar obras sem um ART, e cumprir o que está no ART, tudo ficará bem, mas quando o assunto é sociedade Brasileira, dá medo mesmo, pois muitos vão "pagar para ver", falarâo: "é só um buraquinho na parede, não vai dar ruim não, pode fazer sem laudo mesmo", enfim....
@@andrenog17 em predio que vai ser vendido para varias pessoas diferentes devia ser proibido
@@eduardojorge9199 Mas não é proibido pois existe um estudo cientifico para o uso deste metodo construtivo.. NBR15812/2010.. é seguro se bem dimensionado pelo engenheiro, é seguro se for bem executado pela construtora, é seguro se as pessoas que comprarem respeitarem as limitações que o bloco apresenta. Esse sistema construtivo é menos pior na minha opnião do que parede painel, que é totalmente de concreto usinado... o coitado que comprar sofre até pra por uma cortina na parede.. não fura. E digo mais, se todas as construtoras optassem pelo metodo de vigas e colunas, pode ter certeza que não havaria apartamentos de 180 ou 200mil reais a venda... seria bem mais caro que isso... 400mil facil, e só tendo o básico do básico...
@@eduardojorge9199 Se futuros moradores forem devidamente informados da necessidade de se apresentar uma ART ou RRT que tenha o nome de um responsável técnico, e que este profissional acompanhe a reforma, orientando e fiscalizando, não há risco. E não importa se é bloco estrutural ou se é coluna e viga... tem que ter alguém com capacidade tecnica presente, isso é fato.
Absurdo.
Constroem um prédio sem colunas e vigas de sustentação e a culpa do abalo é da moradora que foi instalar um aparelho doméstico comum e banal como ar condicionado (?!!!)
Você é tão ignora te quanto ela. As paredes estruturais substituem as vigas e colunas.
Se o predio possui paredes com função estrutural, e a moradora saiu quebrando, sim ela tem culpa no cartório sim, mas ela n está sozinha nisso não... o sindico pode ser responsabilizado se ouve ausencia de fiscalização e orientação ou se ele não exigiu uma ART para este procedimento, assim como o Engenheiro ( caso tenha um) que assinou a ART, que não fiscalizou e não orientou a moradora.
@@isidorogarcia2514 Eu não queria um apartamento sem segurança como esse nem de graça! Ignorância é construir prédios assim e mais ainda das pessoas, coitadas, que correm o risco de morar. Se tivesse colunas e vigas não estariam passando por isso. Mas cada um com suas escolhas
Leia a NBR 16868:2020 - ALVENARIA ESTRUTURAL
Depois a gente conversa.
@@Olive4781o apartamento não é construído sem segurança, pelo contrário existe um controle tecnológico muito grande com relação aos blocos de alvenaria estrutural, eles são ensaiados em lote e devem atingir a resistências mínimas, a mão de obra é mais especializada a estrutura se bem dimensionada é completamente segura assim como qualquer outra estrutura bem dimensionada. Agora o problema está justamente nas pessoas que acham que pode fazer tudo no jeitinho brasileiro, qualquer obra em condomínio (com raríssimas exceções) devem ter responsável técnico, então não há o que se falar do sistema e sim das pessoas que não são capazes de viver em sociedade sem se preocupar com o próximo
Por isso odeio morar em prédio. Todas as minhas experiências com vizinhos foram sempre as piores possíveis. Povo mal educado!
Interessante é ninguém notar que a culpa é da merda da construção. Como pode ser assim tão frágil que uma só pessoa faça isso?
Caraio. A culpa é da construtora e de quem emite licença.
Se você quebra um viga num prédio "normal" pode comprometer toda a estrutura.... dependendo de como foi feito variará o tempo para ser perceptível...pode ser dias pode ser anos.... toda a obra tem que ter engenheiro para não causar danos a estrutura de forma a colapsa-la
Para isso que existe as profissões de engenharia civil e arquitetura. Para evitar gente sem noção botar em risco a vida dos outros. Alvenaria estrutural é um método construtivo, existem vários tipos.
Inocente vc hein , esse tipo de obra é bem comum no Brasil, são apartamentos mais em conta comparados a outros que já vem com estrutura para ar condicionado, são apartamentos que miram o povo mais pobre , exclusivamente do minha casa minha vida, comparando com carros é tipo um celtinha duas portas sem ar e direção,aí vc tem que decidir se quer ou não comprar um desses , e eles deixam claro o que pode e o que não pode fazer nesses apartamentos, o erro foi da totalmente da mulher.
@@mestrehades5622 , sim. Eu sou inocente e você não sabe ler. Leia o ponto crucial do meu comentário; eu não quero saber da história triste que você tem pra me contar; aceitar a bosta de um projeto esse é o X da questão.
Ué, tá cheio de caso de prédio com pilar, que o morador tirou o pilar e o prédio caiu.
Esse tipo de obra "alvenaria estrutural" deveria ser proibida, tivemos um apartamento com essa configuração, é uma porcaria.
Prédio mau feito , acho que não pode bater nem um prego que desaba.
Não é o prédio q está mal feito, é apenas um ponto negativo do sistema construtivo. Parede de bloco estrutural, o próprio nome já diz, é ele que sustenta o corpo do edifício. Esse sistema pode sim ser furado por pregos, e ter pequenas aberturas e cortes, está tudo na NBR específica. Mas nada que comprometa a integridade total como ela fez.
@@andrenog17Perfeita colocação. E só pra completar...NBR 16868:2020 - ALVENARIA ESTRUTURAL
é um desrespeito uma construtora entregar um prédio assim.
MUIÉ
E o pedreiro “genial” é homem! Ele deveria ter esclarecido a proprietária e ter se recusado a fazer tamanha barbaridade
@@SoraiaCProvavelmente ele só estava de olho no dinheiro, sem se importar com as consequências, assim como a maioria dos prestadores de serviço.
@@SoraiaC calma. Não precisa se alterar. Primeiro de tudo, ela não consultou o condomínio e muito menos avisou que iria fazer a obra. Toda reforma ou qualquer alteração no prédio, deve ser notificado à administração e isso ela não fez. E por fim, o prestador de serviço não teve culpa. Ela contratou e ele fez o serviço. Não tinha como saber que a madame cag.ou para o regulamento do prédio.
Que qualidade de pedreiro é essa? O pedreiro não sabia que não deveria quebrar aquela parede? O pedreiro não sabe no que está se metendo? 🤔🤔😞😢😔😕
como vcs sabem que o pedreiro era homem?
ela nao precisava quebrar a parede......um furo tava bom, ela quebrou tudo la para fazer tubulaçao invisivel por pura estetica, pois o aparelho devia ficar longe da parede externa.
BRASIL!
Ar condicionado split é só passar os cabos e mangueiras dentro do forro.
Ué esse prédio não tem vigas...que absurdo...tudo para economizar.
Se fosse tão absurdo, esse método construtivo teria sido proibido há muito tempo.
Como engenheira digo que não existe possibilidade do prédio cair, pois a estrutura toma como calculo o equilibrio das cargas e sobrecargas, a isostática. O que deve ser imediatamente feito é o reparo para que as cargas sejam novamente distribuídas uniformemente.
Como engenheira você deveria primeiro fazer uma visita in loco, fazer avaliação técnica para aí sim opinar ao invés de opinar por imagens.
@@brunonasser8427perfeito comentário
Como biólogo eu digo que os habitantes desse prédio correm risco de extinção.
Cabe um processo??
Que prejuizo....
A proprietária agiu errado ao iniciar uma reforma sem comunicar ao condomínio. Mas vale ressaltar que ela é LEIGA. Caberia também aos profissionais, antes de sair quebrando paredes, informar que era necessário o acompanhamento de um engenheiro.
Processo nessa moradora
Que história eu hein 😮
Mulheres e sua inteligência
Aqui em juiz de fora é tanta burocracia e dificuldade p denunciar obra em predio que se cair caiu
Jamais moraria empilhado em apartamento. Sujeito quebra uma parede e desaba a sua unidade.