Sou assinante do FZ do GF desde o início, e altamente recomendo. Nunca quis me tornar um intelectual, só queria mesmo começar a ler os clássicos e não sabia por onde, encontrei no curso um bom caminho, e com um pouco de orientação e viés teísta❤ fica ainda melhor
De certa forma a crítica é válida - mas em algum estágio, parece que o autor tá com inveja que ninguém admira ele como intelectual, e tenta dar uma elitizada no assunto ou para parecer mais inteligente, ou para tentar resguardar o espaço que ele imagina que tem entre pessoas iletradas. O Brasil é um país onde a maioria é ignorante. Iniciativas para fazer as pessoas evoluirem são louváveis. É óbvio que terão pessoas que lerão 3 livros e se acharão inteligentes, como qualquer ignorante, mas criticar o próprio movimento é um contra senso. Dizer que todo mundo é pseudo intelectual e sugerir que todas as iniciativas/cursos sejam extintas, não resolve nada. Pelo contrário.
@@vinicius.santucci Fiquei curioso ao assistir ao vídeo e percebi que, de fato, muitos dos citados não tinham como objetivo formar intelectuais, mas sim fomentar uma vida dedicada aos estudos. Nem todos que iniciam um curso ou um projeto necessariamente darão continuidade, e isso é natural. No entanto, todo esforço feito com prudência e bom senso é válido para apresentar as preciosidades dos grandes autores e suas contribuições para a humanidade.
Esse resgate dos grandes clássicos é um favor prestado à sociedade. Muito embora isso não seja garantia de formar grandes intelectuais, é um trabalho absolutamente necessário.
Uma que assisto e sinto que tem boa intenção e ensina com amor o que sabe, sem estar pensando apenas em vender e vender, é a Lúcia Helena. Aprendi muito com ela, li vários autores por causa dela, apenas vendo palestras de graça no RUclips, sem precisar gastar nenhum centavo.
Bom.. vou construir um pensamento muito raso e anti- intelectual aqui agora: "É melhor ler, mesmo que seja somente para ser o melhor da mesa, do que mergulhar no vício das redes sociais passando horas consumindo conteúdo pobre, seguindo artistas pífios, dando like naquilo que não vai acrescentar em nada." Nos tornamos semelhantes àquilo que contemplamos. Entendi e concordo com tudo que foi dito no vídeo, mas considerando esses tempos rasos em que estamos vivendo, temos de admitir que se ainda há quem pegue uma Divina Comédia pra ler e entender, é digno de respeito.
Excelente vídeo! Particularmente, sou um profundo admirador do Victor Sales Pinheiro, um intelectual de rara inteligência e cultura, com uma capacidade ímpar de articular ideias complexas de forma clara e envolvente. Fica a sugestão.
Pra quem se interessou pelo assunto, indico o livro Hábitos da Mente do James Sire, o autor fala sobre como ser cristão te faz um tipo diferente de intelectual.
@@gustavomendonca2083 Legal! Muito se tem falado sobre vida intelectual e estudar os clássicos mas às vezes esquecemos que quando se tem Jesus como senhor e salvador, devemos olhar o mundo com a ótica de Cristo. Assim que eu puder, vou ler este livro.
Caí neste golpe no último clube do livro do karnal e Prioli. Que negócio raso e superficial…teatro e telepromper apenas, tudo business, nenhuma profundidade. Nunca mais. Obrigada pela excelente resenha
Essa parada de humilhar, aprenderam com o próprio mestre. Olavo era adepto dessa prática. Eu mesmo vi, no Facebook, o Olavo esculaxar um padre tradicionalista que escreveu um artigo criticando algumas de suas IDEAIS. É bastante normal ver ex alunos dele humilhante qualquer um que lhes façam críticas.
Isso é verdade, porém Olavo tinha estofo, ao contrário de muitos dos seus alunos, que criticam apenas por imitação.
13 дней назад+9
De fato, o livro de Sertillanges é magnífico. Para mim, é uma obra que transcende classificações e deveria ser lida por todos, sejam iniciantes ou experientes. Categorizar o momento ideal para sua leitura é um equívoco, fruto de uma visão prática e finalista que ofusca o verdadeiro valor da obra: a apreciação plena de sua profundidade e beleza. Sertillanges é inspirador, sublime e oferece ferramentas preciosas. É igualmente questionável a tendência de limitar o livro à sua utilidade prática, como se fosse direcionado apenas a intelectuais médios, em vez de destacar a riqueza intrínseca que vai além do propósito inicialmente proposto pelo autor. Embora Sertillanges apresente o livro como um manual de sugestões para o estudo, sua obra alcança um significado muito mais amplo e profundo. Esse aspecto deveria ser reconhecido e exaltado, pois sua grandeza reside não apenas no que oferece, mas no impacto duradouro de sua mensagem.
@@RafaelPablo. Olá, Rafael. Visto não ser simpatizante destes que você mesmo declarou, já tem algum vídeo no qual você afirma sobre suas fontes pensamentais inspiradoras ou não as têm, vive num mundo à parte? Entenda, é somente uma pergunta; não um confronto. Eu quis ser o mais direto possível. Abraço!
O que mais me incomoda nessa bolha que fala de literatura e de clássicos da filosofia é essa massificação sem personalidade. Todo mundo lê a mesma coisa, os mesmo autores e os mesmos títulos. As pessoas não deixam seus interesses autênticos guiarem suas escolhas literárias.
O que mais me incomoda é ver a iliteracia miserável do que se escreve nos comentários dos vlogs, incluindo aqueles que falam de literatura, designadamente neste. Aqueles que supostamente leem não sabem construir uma frase que respeite as mais elementares regras da estrutura morfo-sintática e da ortografia da língua portuguesa. Veja o que os que supostamente leem e deixam os seus comentários aqui. Isto é uma tragédia cultural e cívica.
E o pior, os caras simplesmente ignoram a formação de quem eles criticam. Filme de terror esses ditos intelectuias de esquerda,progressistas, viciados pelo dogma ideológico racionalista reducionista.
Parabéns você descobriu o porquê que clássicos são chamados de Clássicos. São obras que sobreviveram ao longo do tempo no meio de tantas coisas. Pois trazem mais profundidades e respostas mais satisfatórias para as grandes questões da humanidade.
Você acabou me salvando no final da resenha. Eu leio porque gosto, porque sinto prazer nas minhas leituras. Não tenho a menor intenção de ensinar nada a ninguém, e não é porque sou egoísta, é só porque não me sinto capacitada mesmo pra isso. Apenas curto meus livros e creio que minhas leituras ajudam a me tornar uma pessoa mais empática, menos preconceituosa, mais humana como se diz por aí e, com isso, percebo que muitas pessoas se beneficiam do convívio comigo, disso eu tenho certeza. Desde que me tornei leitura, e uma leitora comum, sinto que meus pontos de vista sobre vários assunto vem mudando, e pra melhor acredito, haja vista as mudandças positivas nos meus relacionamentos. Pra min é gratificante me sentir bem e proporcionar bem-estar às pessoas que comigo se relacionam. Isso me é uma constatação, e talvez um produto das minhas leituras! 😅Tô bem! 😂 É isso! Obrigada!
O seu texto e a narrativa resultaram em um trabalho magistral. Acredito que seu esforço merece reconhecimento sem reservas. Não sou intelectual, apenas uma pessoa comum curiosa, mas o conteúdo que foi apresentado incita a uma aventura desafiadora que ler esse livro significa.
Parabéns 👏 👏 Lembre-se, a ferida de muitos nesse exato momento esta um pouco mais aberta e dolorida que o habitual, por favor continue com as resenhas, são simplesmente ótimas.
Gostei de vídeo. Não sou de comentar em vídeos do RUclips, mas faço questão comentar para incentivá-lo a produzir mais. Quanto ao conteúdo e ao vídeo, excelente, bem dividido e bem estruturado, acredito que conseguiu apresentar muito bem a tese do autor e seus argumentos. Parabéns. Incentivo a continuar a produção desses livros, principalmente que nos confrontem e dialoguem com a cultura atual.
Sobre ler as mesmas coisas, eu confesso que fiquei presa nessa teia nos 2 últimos anos, mas nos últimos meses estou voltando cada vez mais a ler o que realmente me interessa e isso é infinitamente melhor para quem realmente gosta de ler e estudar.
E você diria que esses últimos 2 anos lendo o que não era sua opção primeira de leitura foram anos perdidos, que seria melhor não ter lido nada do que ter lido o que não te interessa profundamente?
A leitura, é uma reflexão pessoal, compartilho, qdo me perguntam, mas indico o que ler, ou o que estou lendo, cada um deve ser responsável, pela sua cultura, se assim o desejar. Busco o saber, saber sobre algum assunto, por saber, apenas, e apenas isso, o que os outros pensam, não me importa.
Excelente video! Todo o seu trabalho valeu muito a pena. São vídeos assim que tornam você especial, diferente de outros no RUclips que discutem o assunto de maneira superficial. Parabéns.
Excelente vídeo! Não se constrói uma vida intelectual de forma barata. Custa caro, muitas horas de leitura, reflexão e esforço. Isso não é trabalho de um, dois, três anos e duas dezenas de livros; são décadas de esforço e trabalho, muito trabalho. 🙏🏽👍🏽
Inteligência pra quê? Como usar o cérebro para a glória de Deus - Pedro Dulci Hábitos da Mente - James Sire Excelentes obras sobre vida intelectual com uma perspectiva reformada.
Me lembro bem de comprar a primeira edição do curso leitura & memória do Guilherme Freire - 140 reais jogado no lixo. O curso consistia basicamente nele falar no quê fazer, mas sem explicar ou ensinar. Ele recomendava muito treinar a sua visão, para que você consiga captar mais de uma palavra por sacada de olho - o problema é que ele nunca passou um treinamento para isso. Anos depois eu achei os Schultz table, que é basicamente o treinamento necessário para que isso aconteça.
@@andreestevaodesouzaborges4800 Schulte table (eu escrevi errado) funciona assim: um quadro 5x5 aonde você olha no número ao meio, e tem que achar os números em ordem 1, 2, 3... sem tirar os olhos do número do meio - usando a sua visão periférica.
Cara, eu peguei o curso de leitura do Pedro Pamplona uns anos atrás, no curso ele mostra: Teologia da leitura, técnicas de leitura, como desenvolver o hábito da leitura, os benefícios de ler ficção para o cristão e ainda te dava um modelo de planner gratuito 😅
@@davimag2071 Eu posso ter perdido 140 conto, mas não caí no conto de fadas do catolicismo romano que eles tanto vendem. Foda foi comprar o curso do Taiguara Fernandes sobre o assunto. Eu pedi reembolso na primeira aula. A primeira aula era uns 90 minutos. Ao invés dele ensinar as técnicas, o cara ficou mais da metade louvando o catolicismo. Como o catolicismo salvou o Ocidente quando Roma caiu nas mãos de Átilla. Tenebroso.
@@davimag2071 Não sabia da existência desse curso. Não recomendo muito não, pois eu aprendi que o meu problema é de letramento, não falta de técnicas. Eu recomendo investir nos cursos do Rafael Falcón e da Amanda Stella.
Tem um livro que na minha opinião é uma das melhores leituras para se ter uma vida mais realista e menos ansiosa, é o Tao- Te Ching. Esse livro faz todo sentido para mim, mas a maioria não irá gostar dele, pois ele ensina sobre a simplicidade da vida, coisa que as pessoas não estão interessadas.
A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você Rafael! Obrigado pelo belo trabalho que faz no canal, que Deus continue iluminando seus caminhos! Obrigado!
Por muitas vezes é nos pregado que viver uma vida intelectual é ser diferente dos demais e é uma especie de luz em meio a tanta escuridão (uma cultura anti massa que se diz racional). Mas, quando analisamos os discursos e até alguns livros que são colocados em tópico , fica claro que não difere de uma panela igual aos dos intelectuais doentios da época da Virginia Woolf, mas apenas com uma roupagem de “santificação “. E nada se diferem da parábola de Jesus sobre o fariseu e o publicano.
Cara, muito bom. Análise bem concisa e precisa. Só uma observação: aquele adaptador na tomada ali é perigoso, pelo menos se for da mesma marca do meu (genérica) ele esquenta e pode causar um curto...
Sinceramente eu até gostava do conteúdo do Guilherme Freire, mas com o passar dos anos fui percebendo que não passa de mais um filo-coach da mesma turma do Marsilli, Icaro de Carvalho e Luana Carolina, Karnal, Cortella, Pondé. No que tange a dita "alta cultura" atualmente eu valorizo e reconheço o trabalho do prof. Rodrigo Gurgel que critica muito essa ideia de listas, contagem de livros/por ano, páginas por dia, etc, ele critica a perca do precioso tempo com baixa literatura de aeroporto, da moda e focar nos clássicos verdadeiramente. Os cursos que vende são mentorias para quem busca aprender o mínimo de produção literária. Outro que gosto muito é do saudoso Prof. José Monir Nasser, esse sim contribuiu e contribui até hoje com minha formação com suas aulas analisando os livros clássicos, e o melhor, em sua maioria de forma gratuita aqui pela plataforma. Sou grato também ao prof. Olavo de Carvalho por tantos ensinamentos edificantes, sobretudo a encarar a vida intelectual de forma séria e sem afetação, fazer o seu devagar, sem propaganda, aparando as arestas aqui e acolá e só com o passar do tempo colher os frutos (que nem sempre será retorno financeiro). Uma coisa é o que o professor Olavo ensinou, outra bem diferente são os seus alunos e suas loucuras/devaneios em meio aos seus projetos e produções. Se olharmos bem, de tantos alunos até o momento se sobrou uma dúzia digna de atenção é muito. É preciso seletividade até nisso...em quem dar atenção!
Muito boa a resenha!! Vou ler o livro. Penso que o autor tenha seu merito , porque sigo alguns desses pseudos intelectuais e já havia percebido que a sanha por vender cursos é muito grande e não combina com a busca de uma vida de estudos. Leio deste da minha adolescencia sempre gostei ler .
É melhor fingir ser intelectual, mesmo sem ser, e acabar lendo 56 livros por ano - ainda que entendendo pouco ou quase nada - do que não ser e simplesmente aceitar minha preguiça, acomodando-me na mediocridade desse tipo de crítica.
Rapaz, esse anti intelectualismo, que esse cara do vídeo está promovendo, vai destruir o Brasil. Recentemente, saiu uma pesquisa ranqueando os livros mais livros no ano passado. Em resumo, só tinha livro de colorir e autoajuda religiosa. Lixo! Puro lixo! Leiam os clássicos sim! Para começar. Ignorem tudo que esse cara disse no vídeo.
Eu estava pensando sobre esse assunto essa semana, já tem um tempo que venho percebendo que algumas pessoas desse nicho estão muito aquém do que aparentam.
O Guilherme Freire é um charlatão cultural? Leu meia dúzia de livros apenas? (sei que é uma ironia o número)... Aí é difícil de dar credibilidade nas críticas. Pode não concordar com idéias as pessoais dele, só que ele tem um nível intelectual e cultural altíssimo sim. Esse vídeo pareceu um ataque disfarçado de "segundo o autor".
Brasileiro quer fórmula para tudo. Para ficar rico, para ser um intelectual, sei lá mais o que. Incrível! Qual livro ler, qual o melhor autor... Passa assim a vida inteira tentando achar uma fórmula. A vida de estudos depende muito da pessoa. O Instituto Hugo de São Vitor no meu ver é um dos que mais estão comprometidos com a vida de estudos no Brasil. Acho a crítica válida, mas percebo uma certa inveja dos críticos nesses supostos "Pseudos intelectuais". É escancarado como o Flavio Morgenstern e o Thomas Giuliano não gostam do Guilherme Freire. Percebo um briga pessoal. OBS: Eu gosto muito desses três professores. Só que ficar falando mal um do outro não vai ajudar em nada. Pseudos inelectuais pra min são: Karnal, Gabriela Prili, Mario Sergio Cortella, Marilena Chauí e assim vai.
Ótimo, vídeo, Rafael! Eu estava até com um peso, na consciência, por ainda não ter conseguido ainda ler os livros do Adler e do Sertlllanges mencionados no seu vídeo. Certamente ainda desejo lê-los. Mas pelo que você comentou do que há, no livro do Ronald, não há porque eu sentir essa culpa. 😅
Gostei do seu vídeo Parabéns! Não te conhecia até esse vídeo aparecer no meu feed. Esse trabalho de conscientização q vc fez é importantíssimo… tenho me sentido preocupada sobre essas coisas q tenho presenciado e o rumo q isso pode tomar
É um discurso tão raso que um mero dress code e alguns maneirismos absolutamente medíocres são vendidos, literalmente, como virtude. Olha o absurdo que é uma pessoa acreditar que vestir-se de determinada forma é uma virtude!
Já vi curso de mulher conservadora sobre roupas de “modéstia” ao mesmo tempo que prega a relação apenas de homens que a banque. Mas enfim, o mundo se encontra muito doente.
@coldlittle4484 pois é, a suposta modéstia não vem de um coração comprometido com o que é puro e agradável, com o belo, nada disso. É só uma artimanha tosca para ser colocar como superior e tentar pescar um trouxa que lhe dê conforto...
Entendi perfeitamente. Esses tipos de promessas estão pegando muitas pessoas. A pessoa se veste com uma casca de "pseudo virtude" e acredita que isso é suficiente. Entretanto gostaria de pontuar que, um coração cheio de virtude se revelará através de todos os aspectos de nossa vida, inclusive na vestimenta. Em resumo, a vestimenta não te faz virtuoso, mas um virtuoso se demonstra, também, através de sua vestimenta. Obrigado pelo comentário.
@RafaelPablo sim, a minha crítica é sobre vender a ideia de que um dress code específico é uma indicação de virtude. Não o dress code que muda quem você é. É a metanoia que te transforma, e isso será refletido não só na maneira como você se veste, mas tbm nisso.
Rafael, sugiro que conheça o trabalho do professor Thomas Giuliano (historiador e escritor) ele já travou um debate contra o Guilherme Freire (está no youtube) e critica muitos desses supostos intelectuais e esse "mercado" de cursos rasos.
Bom vê-lo se superando em cada novo vídeo. É inspirador. Sempre. Mas falando sobre o vídeo do começo ao fim fiquei me questionando onde me encaixo como leitor e se a quantia e títulos que leio me colocam, como leitor cristão, no nível medíocre, mediano ou superior e se o fato de não me interessar em dividir com uma legião de fãs e sim, com a minha familia, podem me dar um sentimento de culpa ou de ausência de responsabilidade sobre o que aprendo com o que leio. Não me inspirei em compra-lo, mas o fato é que o seu vídeo me deu dicas maravilhosas sobre como filtrar ainda mais os vídeos que o RUclips me recomenda. Deus abençoe você e sua familia. Forte abraço!
Há algumas pessoas da internet que eu respeito e acompanho. O Fernando Melo do canal Comunicação e Política faz um trabalho excelente em sua escola na área de literatura e teologia. Fernando Pontes, intelectual que faz comentários precisos na Shockwave e o Rodrigo Gurgel, grande divulgador da boa literatura.
Gostei do teu vídeo, vou procurar por esse livro em pdf. Veio em tempo oportuno, visto que o Senhor me mostrou que a busca por intelectualidade tinha se tornado um ídolo para mim. Me arrependi e pedi que Ele me ajudasse nisso e então me apareceu teu vídeo. Muito obrigada.
Suas resenhas são excelentes, Rafael. De fato, você sempre extrai o cerne da obra. Gosto bastante. Sobre essa obra, não li. Mas li o Como ler Livros, do Mortiner Adler. Concordo integralmente com você. O Ronald Robson faz uma denúncia muito pertinente, como você bem apontou, mas esse livro do Adler mesmo, é valioso. Quero utilizá-lo com minha filha para ensiná-la sobre os gêneros literários, a forma de leitura diferenciada que se tem com um jornal, poesia, livro técnico, Bíblia etc. Formas de organizar informações, fichamentos, etc. É uma obra muito boa, mas é apenas instrumental. O mais importante é a leitura em si dos grandes livros. E para isso, o Adler faz até uma lista de clássicos necessários para uma boa formação.
Que bom que você está lendo o Adler! É importante sim, só não devemos exagerar na busca para compreender como ler os grandes livros, sem nunca ter coragem para pegar um grande livro para ler.
Sobre arrotar para os outros o que leu porém não entendeu, tem mais a ver com a honestidade intelectual do indivíduo e a sua maturidade. Se tiver um problema com o ego e vaidade isso não será corrigido com a leitura de sucesso de um ou outro livro.
A velha questão de sempre: o que é o conceito de intelectual? Quais são as características que definem um intelectual? Seria Ronald Robson, um intelectual ou pseudointelectual? Ao querer atacar uma suposta superficialidade da transmissão da "filosofia de youtube" e os cursos que são vendidos, o autor esquece que existem tantos caminhos para a aquisição de cultura filosófica e literária quantas pessoas existem no mundo e a queiram buscar. Alguns começam por meio de cursos de internet e isso serve como um passo inicial, outros já iniciam com os textos mais substanciais. Isto se chama iniciação filosófica, o primeiro contato, por isto há dezenas de cursos dos mais variados tipos, para as mais variadas pessoas. O que pode ocorrer é ter cursos mais substanciais ou mais superficiais. Em outras palavras, é a gradação do conhecimento filosófico ou qualquer outro conhecimento. Logo, o argumento do Ronald Robson contra os cursos é exagerado e não considera o público a qual se destina um determinado tipo de curso. Existem obras de filosofia que se tornaram clássicas, justamente, pela atualidade das suas reflexões e respostas a determinados problemas da condição humana. Além da sua leitura estimular o próprio modo de pensar filosófico. Por isto, tornaram-se ao longo do tempo, leitura "obrigatória" para o interessado em filosofia. A leitura é o primeiro passo destas obras e dos comentadores abalizados é o primeiro passo na aquisição do conhecimento filosófico, pois elas mesmas instigam à reflexão do leitor sobre o problema tratado e a reflexão conjunta. Deste modo, deve haver o estímulo para a leitura destas obras. Lembro-me dos meus professores de Filosofia que sempre diziam para não ficarmos somente nos livros de comentários, estes são úteis, mas é imperativo ler as obras originais dos filósofos. Por fim, excelente síntese e apontamentos sobre o livro!
Aprender tecnica de leitura é a perfeita desculpa para não ler efetivamente. E os classicos merecem ser lidos ao menos umas 3 vezes cada. A cada leitura do mesmo livro percebo quantas coisas passam despercebidas pela leitura anterior.
Rafael, a sua última crítica ao livro foi muito boa! O próprio Olavo diz o que você expôs. Um exemplo na própria filosofia é Sócrates que nunca escreveu e nem publicou um livro se quer. De resto, sua resenha do livro do grande Ronald Robson foi maravilhosa. Um abraço
Uma pessoa que não tem o hábito de leitura jamais iniciará lendo padre Sertillanges. É um livro muito penoso para quem não gosta de ler. Obviamente que o livro serve para quem já está na caminhada, pq eles sim lerão o livro.
Os únicos que ganham dinheiro são os vendedores de curso. Tem muitos pseudointelectuais nas redes. E todos dão receitas "infalíveis" para ganhar dinheiro com leitura. Excelente vídeo, Rafael.
Interessante que a imagem que está no vídeo é do Guilherme Freire, que inclusive não se coloca como intelectual. No começo do vídeo ele já coloca alguns intelectuais, do lado da direita Olavo de Carvalho, de fato um dos maiores filósofos do século XX no Brasil. Do outro lado o cara me coloca Leandro Karnal e Pasmem Gabriela Prioli, a mesma Gabriela que não conseguia ganhar um argumento do Copolla, quando nas disputas daquele programa chato da CNN. Poderia pelo menos ter colocado o Raimundo Faoro, representando a esquerda.
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. 6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
Karnal e Gabriela são intelectuais? Sério? Só mesmo vocês esquerdalhas para se contentarem com as asneiras ditas por esses dois e ainda o youtuber desse canal os citam.
Olha, sinceramente, não vejo em nada agregador esse vídeo. O Guilherme Freire por exemplo em momento algum promete formação intelectual. A proposta do filosofia do zero é conseguir ler os clássicos dentro de uma ordem cronológica e com aulas como suporte. E o curso dele entrega exatamente o que se propõe. Guilherme Freire faz um excelente trabalho no que tange incentivar a busca por alta cultura, e isso é extremamente positivo. Eu NUNCA o vi dizendo que depois de terminar seu curso você se tornaria um intelectual. O conteúdo que se baseiam as críticas citadas é uma falácia. Uma pena ver movimentos que tentam destruir algo construtivo.
Ainda bem que vi o video, eu tinha baixado o livro pelo kindle unlimited, e não tinha lido ainda. Bom saber que não tem mais em formato digital. Muito bom o video, se der para fazer mais vídeos nesse formato vai ser muito interessante. Mesmo que sejam postado com um intervalo maior de tempo. Para fazer um video desse, voce nornalmente le ele apenas uma vez, e monta o roteiro com base no que vc destacou nessa primeira leitura, ou você le ele mais dr uma vez?
Sou assinante do FZ do GF desde o início, e altamente recomendo. Nunca quis me tornar um intelectual, só queria mesmo começar a ler os clássicos e não sabia por onde, encontrei no curso um bom caminho, e com um pouco de orientação e viés teísta❤ fica ainda melhor
De certa forma a crítica é válida - mas em algum estágio, parece que o autor tá com inveja que ninguém admira ele como intelectual, e tenta dar uma elitizada no assunto ou para parecer mais inteligente, ou para tentar resguardar o espaço que ele imagina que tem entre pessoas iletradas.
O Brasil é um país onde a maioria é ignorante. Iniciativas para fazer as pessoas evoluirem são louváveis. É óbvio que terão pessoas que lerão 3 livros e se acharão inteligentes, como qualquer ignorante, mas criticar o próprio movimento é um contra senso.
Dizer que todo mundo é pseudo intelectual e sugerir que todas as iniciativas/cursos sejam extintas, não resolve nada. Pelo contrário.
concordo
Até porque a maioria desses cursos nunca prometeu “formar intelectuais”. Mas sim, fomentar a vida intelectual. São coisas muito, mas muito diferentes.
@@vinicius.santucci Fiquei curioso ao assistir ao vídeo e percebi que, de fato, muitos dos citados não tinham como objetivo formar intelectuais, mas sim fomentar uma vida dedicada aos estudos. Nem todos que iniciam um curso ou um projeto necessariamente darão continuidade, e isso é natural. No entanto, todo esforço feito com prudência e bom senso é válido para apresentar as preciosidades dos grandes autores e suas contribuições para a humanidade.
Exatamente! Tive esta mesma impressão também.
@@AlphaLab_ Perfeito comentário! No alvo!
Esse resgate dos grandes clássicos é um favor prestado à sociedade. Muito embora isso não seja garantia de formar grandes intelectuais, é um trabalho absolutamente necessário.
Uma que assisto e sinto que tem boa intenção e ensina com amor o que sabe, sem estar pensando apenas em vender e vender, é a Lúcia Helena. Aprendi muito com ela, li vários autores por causa dela, apenas vendo palestras de graça no RUclips, sem precisar gastar nenhum centavo.
Concordo contigo!
Verdade
1:19 Gabriela prioli é intelectual???? 😂😂😂😂
Bom.. vou construir um pensamento muito raso e anti- intelectual aqui agora: "É melhor ler, mesmo que seja somente para ser o melhor da mesa, do que mergulhar no vício das redes sociais passando horas consumindo conteúdo pobre, seguindo artistas pífios, dando like naquilo que não vai acrescentar em nada." Nos tornamos semelhantes àquilo que contemplamos. Entendi e concordo com tudo que foi dito no vídeo, mas considerando esses tempos rasos em que estamos vivendo, temos de admitir que se ainda há quem pegue uma Divina Comédia pra ler e entender, é digno de respeito.
Sanidade pura.
Isso mesmo 👏🏼👏🏼👏🏼
A leitura é melhor que a não leitura.
Excelente! Voltou um pouco para as resenhas importantes e essa foi sensacional!
Obrigado 😃
Excelente vídeo! Particularmente, sou um profundo admirador do Victor Sales Pinheiro, um intelectual de rara inteligência e cultura, com uma capacidade ímpar de articular ideias complexas de forma clara e envolvente. Fica a sugestão.
Conheço o Victor.
Quero ler o livro que ele escreveu!
Não se deve ler esses livros para iniciar a vida intelectual, mas é preciso ler o livro do Ronald Robinson para aprender isso 😂
O livro se chama CONTRA a vida intelectual.
Ou seja, ele se tornou o que tanto luta contra
Caramba, que vídeo ótimo! Obrigada pela menção.
Muito obrigado.
Que honra tê-la por aqui!
Pra quem se interessou pelo assunto, indico o livro Hábitos da Mente do James Sire, o autor fala sobre como ser cristão te faz um tipo diferente de intelectual.
Obrigado pela dica! fiquei bastante interessado em ler este livro!
Já ouvi falar muito bem desse livro mesmo.
@@gustavomendonca2083 Legal! Muito se tem falado sobre vida intelectual e estudar os clássicos mas às vezes esquecemos que quando se tem Jesus como senhor e salvador, devemos olhar o mundo com a ótica de Cristo. Assim que eu puder, vou ler este livro.
Ser cristão? Duvido muito dessa afirmação, a possibilidade de ser um livro medíocre que pega leitor pela fé é enorme.
@@relaxe5830 como disse é "para quem se interessou"
Caí neste golpe no último clube do livro do karnal e Prioli. Que negócio raso e superficial…teatro e telepromper apenas, tudo business, nenhuma profundidade. Nunca mais. Obrigada pela excelente resenha
Eitaaaaa
Nem eles escaparam desse tipo de maracutaia?
Esses dois mostraram a verdadeira face na CNN. O melhor lugar deles é lá( onde eles estão).
É aquela historia de que todos os dias saem de casa os idiotas e os malandros quando se encontram eles fazem negocio
Até eles não, PRINCIPALMENTE ELES. rsrs @@RafaelPablo
Porra, Karnal?!?!?
Essa parada de humilhar, aprenderam com o próprio mestre. Olavo era adepto dessa prática. Eu mesmo vi, no Facebook, o Olavo esculaxar um padre tradicionalista que escreveu um artigo criticando algumas de suas IDEAIS. É bastante normal ver ex alunos dele humilhante qualquer um que lhes façam críticas.
Isso é verdade, porém Olavo tinha estofo, ao contrário de muitos dos seus alunos, que criticam apenas por imitação.
De fato, o livro de Sertillanges é magnífico. Para mim, é uma obra que transcende classificações e deveria ser lida por todos, sejam iniciantes ou experientes. Categorizar o momento ideal para sua leitura é um equívoco, fruto de uma visão prática e finalista que ofusca o verdadeiro valor da obra: a apreciação plena de sua profundidade e beleza. Sertillanges é inspirador, sublime e oferece ferramentas preciosas.
É igualmente questionável a tendência de limitar o livro à sua utilidade prática, como se fosse direcionado apenas a intelectuais médios, em vez de destacar a riqueza intrínseca que vai além do propósito inicialmente proposto pelo autor. Embora Sertillanges apresente o livro como um manual de sugestões para o estudo, sua obra alcança um significado muito mais amplo e profundo. Esse aspecto deveria ser reconhecido e exaltado, pois sua grandeza reside não apenas no que oferece, mas no impacto duradouro de sua mensagem.
Mantenha as resenhas assim Pablo, apesar do trabalho, ele frutifica tanto a nós como a ti também.
Valeu, obrigado!
@@RafaelPablo. Olá, Rafael. Visto não ser simpatizante destes que você mesmo declarou, já tem algum vídeo no qual você afirma sobre suas fontes pensamentais inspiradoras ou não as têm, vive num mundo à parte?
Entenda, é somente uma pergunta; não um confronto. Eu quis ser o mais direto possível. Abraço!
Muito bom esse tipo de vídeo, Rafael! Essas resenhas mais completas acabam gerando um grande interesse no livro analisado.
Obrigado 😃
O que mais me incomoda nessa bolha que fala de literatura e de clássicos da filosofia é essa massificação sem personalidade. Todo mundo lê a mesma coisa, os mesmo autores e os mesmos títulos. As pessoas não deixam seus interesses autênticos guiarem suas escolhas literárias.
O que mais me incomoda é ver a iliteracia miserável do que se escreve nos comentários dos vlogs, incluindo aqueles que falam de literatura, designadamente neste. Aqueles que supostamente leem não sabem construir uma frase que respeite as mais elementares regras da estrutura morfo-sintática e da ortografia da língua portuguesa. Veja o que os que supostamente leem e deixam os seus comentários aqui. Isto é uma tragédia cultural e cívica.
E o pior, os caras simplesmente ignoram a formação de quem eles criticam. Filme de terror esses ditos intelectuias de esquerda,progressistas, viciados pelo dogma ideológico racionalista reducionista.
Parabéns você descobriu o porquê que clássicos são chamados de Clássicos. São obras que sobreviveram ao longo do tempo no meio de tantas coisas. Pois trazem mais profundidades e respostas mais satisfatórias para as grandes questões da humanidade.
Excelente comentário, Amanda.
Isso é óbvio. Deve-se ler o que é bom, não o que se gosta.
Excelente mensagem! Um verdadeiro alerta para aqueles que gostam de aprender e não querem cair nesse engodo!
Você acabou me salvando no final da resenha. Eu leio porque gosto, porque sinto prazer nas minhas leituras. Não tenho a menor intenção de ensinar nada a ninguém, e não é porque sou egoísta, é só porque não me sinto capacitada mesmo pra isso. Apenas curto meus livros e creio que minhas leituras ajudam a me tornar uma pessoa mais empática, menos preconceituosa, mais humana como se diz por aí e, com isso, percebo que muitas pessoas se beneficiam do convívio comigo, disso eu tenho certeza. Desde que me tornei leitura, e uma leitora comum, sinto que meus pontos de vista sobre vários assunto vem mudando, e pra melhor acredito, haja vista as mudandças positivas nos meus relacionamentos. Pra min é gratificante me sentir bem e proporcionar bem-estar às pessoas que comigo se relacionam. Isso me é uma constatação, e talvez um produto das minhas leituras! 😅Tô bem! 😂 É isso! Obrigada!
26:55 "Colocar o dedo naquela ferida que você talvez nem sabia"
O seu texto e a narrativa resultaram em um trabalho magistral. Acredito que seu esforço merece reconhecimento sem reservas.
Não sou intelectual, apenas uma pessoa comum curiosa, mas o conteúdo que foi apresentado incita a uma aventura desafiadora que ler esse livro significa.
Excelente! Assisti duas vezes, ao vivo e depois. Vídeo parrudo e instigante, daqueles que te levam ao livro. Parabéns e Deus continue te abençoando
Muito obrigado!
16:12 exato, o livro do sertilanges não é pra iniciar, é pra quem já é iniciante (no sentido que já pratica o basico de uma vida intelectual)
Parabéns 👏 👏
Lembre-se, a ferida de muitos nesse exato momento esta um pouco mais aberta e dolorida que o habitual, por favor continue com as resenhas, são simplesmente ótimas.
Gostei de vídeo. Não sou de comentar em vídeos do RUclips, mas faço questão comentar para incentivá-lo a produzir mais. Quanto ao conteúdo e ao vídeo, excelente, bem dividido e bem estruturado, acredito que conseguiu apresentar muito bem a tese do autor e seus argumentos. Parabéns. Incentivo a continuar a produção desses livros, principalmente que nos confrontem e dialoguem com a cultura atual.
Sobre ler as mesmas coisas, eu confesso que fiquei presa nessa teia nos 2 últimos anos, mas nos últimos meses estou voltando cada vez mais a ler o que realmente me interessa e isso é infinitamente melhor para quem realmente gosta de ler e estudar.
E você diria que esses últimos 2 anos lendo o que não era sua opção primeira de leitura foram anos perdidos, que seria melhor não ter lido nada do que ter lido o que não te interessa profundamente?
@@lincolndeoliveira1929 boa colocação!
Obrigado ⭐️💫⚡️🐺🪽👇🔆☝️
Obrigado pela resenha, que DEUS o abençoe irmão.
Que Deus abençoe você também!
Vai ter uma segunda parte?! Pois esse vídeo é um dos melhores que você já produziu. Parabéns!
A leitura, é uma reflexão pessoal, compartilho, qdo me perguntam, mas indico o que ler, ou o que estou lendo, cada um deve ser responsável, pela sua cultura, se assim o desejar. Busco o saber, saber sobre algum assunto, por saber, apenas, e apenas isso, o que os outros pensam, não me importa.
Verdade. Eu li Irmãos Karamazov, pode-se ler sobre, mas nada melhor que mergulhar no Livro.
Exatamente. A teoria tem o seu lugar, mas a prática é insubstituível e muito mais prazerosa.
Excelente video! Todo o seu trabalho valeu muito a pena. São vídeos assim que tornam você especial, diferente de outros no RUclips que discutem o assunto de maneira superficial. Parabéns.
Excelente vídeo! Não se constrói uma vida intelectual de forma barata. Custa caro, muitas horas de leitura, reflexão e esforço. Isso não é trabalho de um, dois, três anos e duas dezenas de livros; são décadas de esforço e trabalho, muito trabalho. 🙏🏽👍🏽
Ótimo viídeo, eu já tava de saco cheio com essa quantidade de pseudo intelectuais na internet vendendo curso.
Inteligência pra quê? Como usar o cérebro para a glória de Deus - Pedro Dulci
Hábitos da Mente - James Sire
Excelentes obras sobre vida intelectual com uma perspectiva reformada.
Voltei para assistir, reiterando: Que vídeo necessário!!! Excelente trabalho, meu amigo. Deus o abençoe!
Que bom que você gostou!
Me lembro bem de comprar a primeira edição do curso leitura & memória do Guilherme Freire - 140 reais jogado no lixo. O curso consistia basicamente nele falar no quê fazer, mas sem explicar ou ensinar. Ele recomendava muito treinar a sua visão, para que você consiga captar mais de uma palavra por sacada de olho - o problema é que ele nunca passou um treinamento para isso. Anos depois eu achei os Schultz table, que é basicamente o treinamento necessário para que isso aconteça.
Gastei a mesma grana. Schultz table? Do que se trata?
@@andreestevaodesouzaborges4800 Schulte table (eu escrevi errado) funciona assim: um quadro 5x5 aonde você olha no número ao meio, e tem que achar os números em ordem 1, 2, 3... sem tirar os olhos do número do meio - usando a sua visão periférica.
Cara, eu peguei o curso de leitura do Pedro Pamplona uns anos atrás, no curso ele mostra: Teologia da leitura, técnicas de leitura, como desenvolver o hábito da leitura, os benefícios de ler ficção para o cristão e ainda te dava um modelo de planner gratuito 😅
@@davimag2071 Eu posso ter perdido 140 conto, mas não caí no conto de fadas do catolicismo romano que eles tanto vendem.
Foda foi comprar o curso do Taiguara Fernandes sobre o assunto. Eu pedi reembolso na primeira aula. A primeira aula era uns 90 minutos. Ao invés dele ensinar as técnicas, o cara ficou mais da metade louvando o catolicismo. Como o catolicismo salvou o Ocidente quando Roma caiu nas mãos de Átilla. Tenebroso.
@@davimag2071 Não sabia da existência desse curso. Não recomendo muito não, pois eu aprendi que o meu problema é de letramento, não falta de técnicas. Eu recomendo investir nos cursos do Rafael Falcón e da Amanda Stella.
Obrigado por estudar o assunto e brindarnos com esse resumo. Realmente é trabalhoso.
Vídeo totalmente necessário.
O Ronald Robson foi aluno do professor Olavo de Carvalho e tem a maior admiração pelo velho.
@@lulapalomanes7313
Putz?? Isso não é bom, mas vou comprar o livro mesmo assim.
@@StéfanyCruz-m3e acho que esse livro talvez não seja para você.
Tem um livro que na minha opinião é uma das melhores leituras para se ter uma vida mais realista e menos ansiosa, é o Tao- Te Ching. Esse livro faz todo sentido para mim, mas a maioria não irá gostar dele, pois ele ensina sobre a simplicidade da vida, coisa que as pessoas não estão interessadas.
Raphael Pablo, muito obrigado! 😊
A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você Rafael! Obrigado pelo belo trabalho que faz no canal, que Deus continue iluminando seus caminhos! Obrigado!
Por muitas vezes é nos pregado que viver uma vida intelectual é ser diferente dos demais e é uma especie de luz em meio a tanta escuridão (uma cultura anti massa que se diz racional). Mas, quando analisamos os discursos e até alguns livros que são colocados em tópico , fica claro que não difere de uma panela igual aos dos intelectuais doentios da época da Virginia Woolf, mas apenas com uma roupagem de “santificação “. E nada se diferem da parábola de Jesus sobre o fariseu e o publicano.
Excelente resumo!
É o melhor vídeo que vi esse ano. Lavou minha alma. Traz mais vídeos como esse presbítero!
Parabéns pela sua reflexão! Fez todo sentido para mim! Gratidão por compartilhar!🙏
Obrigado!
Cara, muito bom. Análise bem concisa e precisa. Só uma observação: aquele adaptador na tomada ali é perigoso, pelo menos se for da mesma marca do meu (genérica) ele esquenta e pode causar um curto...
Sinceramente eu até gostava do conteúdo do Guilherme Freire, mas com o passar dos anos fui percebendo que não passa de mais um filo-coach da mesma turma do Marsilli, Icaro de Carvalho e Luana Carolina, Karnal, Cortella, Pondé.
No que tange a dita "alta cultura" atualmente eu valorizo e reconheço o trabalho do prof. Rodrigo Gurgel que critica muito essa ideia de listas, contagem de livros/por ano, páginas por dia, etc, ele critica a perca do precioso tempo com baixa literatura de aeroporto, da moda e focar nos clássicos verdadeiramente. Os cursos que vende são mentorias para quem busca aprender o mínimo de produção literária.
Outro que gosto muito é do saudoso Prof. José Monir Nasser, esse sim contribuiu e contribui até hoje com minha formação com suas aulas analisando os livros clássicos, e o melhor, em sua maioria de forma gratuita aqui pela plataforma.
Sou grato também ao prof. Olavo de Carvalho por tantos ensinamentos edificantes, sobretudo a encarar a vida intelectual de forma séria e sem afetação, fazer o seu devagar, sem propaganda, aparando as arestas aqui e acolá e só com o passar do tempo colher os frutos (que nem sempre será retorno financeiro). Uma coisa é o que o professor Olavo ensinou, outra bem diferente são os seus alunos e suas loucuras/devaneios em meio aos seus projetos e produções. Se olharmos bem, de tantos alunos até o momento se sobrou uma dúzia digna de atenção é muito. É preciso seletividade até nisso...em quem dar atenção!
Obrigado por compartilhar suas observações.
Muito boa a resenha!! Vou ler o livro. Penso que o autor tenha seu merito , porque sigo alguns desses pseudos intelectuais e já havia percebido que a sanha por vender cursos é muito grande e não combina com a busca de uma vida de estudos. Leio deste da minha adolescencia sempre gostei ler .
Extraordinário! Gostei demais da resenha e já vou comprar o meu.
Você não IMAGINA o quanto esse vídeo me ajudou... Não tenho como discorrer aqui nesse espaço sobre isso, então, segue o meu muito obrigada!
Obrigado Rafael . Gostei da dica de leitura . Gosto de seus videos e de sua preparação para cada vídeo . Valeu
Ficou maravilhoso obrigada pela grande trabalho 😍
Não passa de inveja ao trabalho do Guilherme Freire. Criticar um intelectual não os torna intelectuais.
Excelente! PS: Olavo de Carvalho foi o maior filósofo mundial de seu tempo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o maior charlatão deles.
É melhor fingir ser intelectual, mesmo sem ser, e acabar lendo 56 livros por ano - ainda que entendendo pouco ou quase nada - do que não ser e simplesmente aceitar minha preguiça, acomodando-me na mediocridade desse tipo de crítica.
Rapaz, esse anti intelectualismo, que esse cara do vídeo está promovendo, vai destruir o Brasil. Recentemente, saiu uma pesquisa ranqueando os livros mais livros no ano passado. Em resumo, só tinha livro de colorir e autoajuda religiosa. Lixo! Puro lixo! Leiam os clássicos sim! Para começar. Ignorem tudo que esse cara disse no vídeo.
Concordo com ele. Todos querem uma graninha nossa com a tal mentoria oferecendo um mundo ilusório.
Vídeo excelente!!!
Obrigado 😃
Eu estava pensando sobre esse assunto essa semana, já tem um tempo que venho percebendo que algumas pessoas desse nicho estão muito aquém do que aparentam.
O Guilherme Freire é um charlatão cultural? Leu meia dúzia de livros apenas? (sei que é uma ironia o número)... Aí é difícil de dar credibilidade nas críticas. Pode não concordar com idéias as pessoais dele, só que ele tem um nível intelectual e cultural altíssimo sim. Esse vídeo pareceu um ataque disfarçado de "segundo o autor".
Eu assitia os vídeos dele mas abandonei porque são análises superficiais e fórmulas baseadas em técnicas coach.
Assista Manga Et No Interestelar e Manga Et Non Coachs kkk
Brasileiro quer fórmula para tudo. Para ficar rico, para ser um intelectual, sei lá mais o que. Incrível! Qual livro ler, qual o melhor autor... Passa assim a vida inteira tentando achar uma fórmula. A vida de estudos depende muito da pessoa. O Instituto Hugo de São Vitor no meu ver é um dos que mais estão comprometidos com a vida de estudos no Brasil. Acho a crítica válida, mas percebo uma certa inveja dos críticos nesses supostos "Pseudos intelectuais". É escancarado como o Flavio Morgenstern e o Thomas Giuliano não gostam do Guilherme Freire. Percebo um briga pessoal. OBS: Eu gosto muito desses três professores. Só que ficar falando mal um do outro não vai ajudar em nada.
Pseudos inelectuais pra min são: Karnal, Gabriela Prili, Mario Sergio Cortella, Marilena Chauí e assim vai.
Leva uma vida , requer muito trabalho e esforço e consciência que temos muito o que aprender...
Sem culpa! Inclusive, acredito que quanto mais experiência como leitor vc tiver, melhor vc vai aproveitar a leitura dos livros de Adler.
Ótimo, vídeo, Rafael!
Eu estava até com um peso, na consciência, por ainda não ter conseguido ainda ler os livros do Adler e do Sertlllanges mencionados no seu vídeo.
Certamente ainda desejo lê-los. Mas pelo que você comentou do que há, no livro do Ronald, não há porque eu sentir essa culpa. 😅
17:20 Genial é um termo clichê
Muito bom!!! Muito necessário esse vídeo.
Brabo 👍
Gostei do seu vídeo
Parabéns!
Não te conhecia até esse vídeo aparecer no meu feed. Esse trabalho de conscientização q vc fez é importantíssimo… tenho me sentido preocupada sobre essas coisas q tenho presenciado e o rumo q isso pode tomar
Muito boa essa resenha completa. Continue com elas!
Vídeo me fez olhar de maneira mais crítica pra esse tema.
Video super necessário!!!!
É um discurso tão raso que um mero dress code e alguns maneirismos absolutamente medíocres são vendidos, literalmente, como virtude. Olha o absurdo que é uma pessoa acreditar que vestir-se de determinada forma é uma virtude!
Já vi curso de mulher conservadora sobre roupas de “modéstia” ao mesmo tempo que prega a relação apenas de homens que a banque. Mas enfim, o mundo se encontra muito doente.
@coldlittle4484 pois é, a suposta modéstia não vem de um coração comprometido com o que é puro e agradável, com o belo, nada disso. É só uma artimanha tosca para ser colocar como superior e tentar pescar um trouxa que lhe dê conforto...
Entendi perfeitamente. Esses tipos de promessas estão pegando muitas pessoas. A pessoa se veste com uma casca de "pseudo virtude" e acredita que isso é suficiente.
Entretanto gostaria de pontuar que, um coração cheio de virtude se revelará através de todos os aspectos de nossa vida, inclusive na vestimenta.
Em resumo, a vestimenta não te faz virtuoso, mas um virtuoso se demonstra, também, através de sua vestimenta.
Obrigado pelo comentário.
@RafaelPablo sim, a minha crítica é sobre vender a ideia de que um dress code específico é uma indicação de virtude. Não o dress code que muda quem você é. É a metanoia que te transforma, e isso será refletido não só na maneira como você se veste, mas tbm nisso.
a mudança em se vestir, vem dentro para fora, ela acontece conforme você muda
Abriu meus olhos. A gente entra em cada paranóia... E não percebe mesmo
Ótima resenha Rafael!
Rafael, sugiro que conheça o trabalho do professor Thomas Giuliano (historiador e escritor) ele já travou um debate contra o Guilherme Freire (está no youtube) e critica muitos desses supostos intelectuais e esse "mercado" de cursos rasos.
Bom vê-lo se superando em cada novo vídeo. É inspirador. Sempre. Mas falando sobre o vídeo do começo ao fim fiquei me questionando onde me encaixo como leitor e se a quantia e títulos que leio me colocam, como leitor cristão, no nível medíocre, mediano ou superior e se o fato de não me interessar em dividir com uma legião de fãs e sim, com a minha familia, podem me dar um sentimento de culpa ou de ausência de responsabilidade sobre o que aprendo com o que leio. Não me inspirei em compra-lo, mas o fato é que o seu vídeo me deu dicas maravilhosas sobre como filtrar ainda mais os vídeos que o RUclips me recomenda. Deus abençoe você e sua familia. Forte abraço!
Que bom que o vídeo te ajudou a ter mais discernimento sobre o a vida de leitura!
Valeu!
Compensa sim. Continue assim.
Há algumas pessoas da internet que eu respeito e acompanho. O Fernando Melo do canal Comunicação e Política faz um trabalho excelente em sua escola na área de literatura e teologia. Fernando Pontes, intelectual que faz comentários precisos na Shockwave e o Rodrigo Gurgel, grande divulgador da boa literatura.
Belo canal chefe
Sou conservador e massa demais quero mais
Bom trabalho irmão.
Deus abençoe
Todos nós
Gostei do teu vídeo, vou procurar por esse livro em pdf. Veio em tempo oportuno, visto que o Senhor me mostrou que a busca por intelectualidade tinha se tornado um ídolo para mim. Me arrependi e pedi que Ele me ajudasse nisso e então me apareceu teu vídeo. Muito obrigada.
E quando os influenciadores criam suas próprias caixinhas de perguntas e repostam em seus stories? 😃
Acho vergonha alheia!
Mas ainda é melhor que humilhar gratuitamente um seguidor.
cara, e quando as perguntas se repetem entre eles...kkkkkk as mesmas perguntas, até os erros kkkkk eu fico besta!
Vídeo top demais
Valeu!
Suas resenhas são excelentes, Rafael. De fato, você sempre extrai o cerne da obra. Gosto bastante. Sobre essa obra, não li. Mas li o Como ler Livros, do Mortiner Adler. Concordo integralmente com você. O Ronald Robson faz uma denúncia muito pertinente, como você bem apontou, mas esse livro do Adler mesmo, é valioso. Quero utilizá-lo com minha filha para ensiná-la sobre os gêneros literários, a forma de leitura diferenciada que se tem com um jornal, poesia, livro técnico, Bíblia etc. Formas de organizar informações, fichamentos, etc. É uma obra muito boa, mas é apenas instrumental. O mais importante é a leitura em si dos grandes livros. E para isso, o Adler faz até uma lista de clássicos necessários para uma boa formação.
Que bom que você está lendo o Adler! É importante sim, só não devemos exagerar na busca para compreender como ler os grandes livros, sem nunca ter coragem para pegar um grande livro para ler.
Muito boa a sua resenha.
Sobre arrotar para os outros o que leu porém não entendeu, tem mais a ver com a honestidade intelectual do indivíduo e a sua maturidade. Se tiver um problema com o ego e vaidade isso não será corrigido com a leitura de sucesso de um ou outro livro.
Muito bom...o you tube me recomendou...e adorei...Intelectuais que nem sabem fazer pesquisa...não abem o básico...
A velha questão de sempre: o que é o conceito de intelectual? Quais são as características que definem um intelectual? Seria Ronald Robson, um intelectual ou pseudointelectual?
Ao querer atacar uma suposta superficialidade da transmissão da "filosofia de youtube" e os cursos que são vendidos, o autor esquece que existem tantos caminhos para a aquisição de cultura filosófica e literária quantas pessoas existem no mundo e a queiram buscar. Alguns começam por meio de cursos de internet e isso serve como um passo inicial, outros já iniciam com os textos mais substanciais. Isto se chama iniciação filosófica, o primeiro contato, por isto há dezenas de cursos dos mais variados tipos, para as mais variadas pessoas. O que pode ocorrer é ter cursos mais substanciais ou mais superficiais. Em outras palavras, é a gradação do conhecimento filosófico ou qualquer outro conhecimento. Logo, o argumento do Ronald Robson contra os cursos é exagerado e não considera o público a qual se destina um determinado tipo de curso.
Existem obras de filosofia que se tornaram clássicas, justamente, pela atualidade das suas reflexões e respostas a determinados problemas da condição humana. Além da sua leitura estimular o próprio modo de pensar filosófico. Por isto, tornaram-se ao longo do tempo, leitura "obrigatória" para o interessado em filosofia. A leitura é o primeiro passo destas obras e dos comentadores abalizados é o primeiro passo na aquisição do conhecimento filosófico, pois elas mesmas instigam à reflexão do leitor sobre o problema tratado e a reflexão conjunta. Deste modo, deve haver o estímulo para a leitura destas obras.
Lembro-me dos meus professores de Filosofia que sempre diziam para não ficarmos somente nos livros de comentários, estes são úteis, mas é imperativo ler as obras originais dos filósofos.
Por fim, excelente síntese e apontamentos sobre o livro!
Muito boa análise.
Aprender tecnica de leitura é a perfeita desculpa para não ler efetivamente. E os classicos merecem ser lidos ao menos umas 3 vezes cada. A cada leitura do mesmo livro percebo quantas coisas passam despercebidas pela leitura anterior.
Rafael, a sua última crítica ao livro foi muito boa! O próprio Olavo diz o que você expôs. Um exemplo na própria filosofia é Sócrates que nunca escreveu e nem publicou um livro se quer.
De resto, sua resenha do livro do grande Ronald Robson foi maravilhosa. Um abraço
Valeu, obrigado!
Uma pessoa que não tem o hábito de leitura jamais iniciará lendo padre Sertillanges. É um livro muito penoso para quem não gosta de ler. Obviamente que o livro serve para quem já está na caminhada, pq eles sim lerão o livro.
Goatei bastante do video. Me fez entender varias coisas sobre o olavismo.
Fico feliz
Os únicos que ganham dinheiro são os vendedores de curso. Tem muitos pseudointelectuais nas redes. E todos dão receitas "infalíveis" para ganhar dinheiro com leitura. Excelente vídeo, Rafael.
Muito obrigado!
Interessante que a imagem que está no vídeo é do Guilherme Freire, que inclusive não se coloca como intelectual.
No começo do vídeo ele já coloca alguns intelectuais, do lado da direita Olavo de Carvalho, de fato um dos maiores filósofos do século XX no Brasil.
Do outro lado o cara me coloca Leandro Karnal e Pasmem Gabriela Prioli, a mesma Gabriela que não conseguia ganhar um argumento do Copolla, quando nas disputas daquele programa chato da CNN.
Poderia pelo menos ter colocado o Raimundo Faoro, representando a esquerda.
O Pablo tá cansando de atacar a Santa Igreja. Que bom! Deve ter percebido que é uma grande perda de tempo.
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
@RafaelPablo Isso só prova que vc ainda não compreende, meu amigo. Eu tbm não compreendia o catolicismo, quando era evangélico reformado.
@@RafaelPablo De fato, você ainda precisa entender o catolicismo. O que você usou foi a falácia do espantalho.
Existem milhares de vocações e a vida intelectual é uma delas.
Karnal e Gabriela são intelectuais? Sério? Só mesmo vocês esquerdalhas para se contentarem com as asneiras ditas por esses dois e ainda o youtuber desse canal os citam.
O problema não é ser conservador, o problema é ter idolatria pela filosofia "muito particular" do Olavo ou de seus alunos/discípulos.
Vou comprar o livro.
Olha, sinceramente, não vejo em nada agregador esse vídeo. O Guilherme Freire por exemplo em momento algum promete formação intelectual. A proposta do filosofia do zero é conseguir ler os clássicos dentro de uma ordem cronológica e com aulas como suporte. E o curso dele entrega exatamente o que se propõe. Guilherme Freire faz um excelente trabalho no que tange incentivar a busca por alta cultura, e isso é extremamente positivo. Eu NUNCA o vi dizendo que depois de terminar seu curso você se tornaria um intelectual. O conteúdo que se baseiam as críticas citadas é uma falácia. Uma pena ver movimentos que tentam destruir algo construtivo.
Típico de protestante qdo vê o movimento católico ressurgindo....
Ainda bem que vi o video, eu tinha baixado o livro pelo kindle unlimited, e não tinha lido ainda. Bom saber que não tem mais em formato digital. Muito bom o video, se der para fazer mais vídeos nesse formato vai ser muito interessante. Mesmo que sejam postado com um intervalo maior de tempo. Para fazer um video desse, voce nornalmente le ele apenas uma vez, e monta o roteiro com base no que vc destacou nessa primeira leitura, ou você le ele mais dr uma vez?