Recentemente venci contra o campo das ideias por assim dizer e me declarei para o garoto por quem estava/estou apaixonado, a ruptura da fantasia muito embora avassaladora foi extremamente libertadora , mesmo não tendo sido correspondido, me sinto mais leve, pois manter as incertezas estavam realmente me sufocando, no final a situação toda de certa forma rendeu um passe livre para me permitir apaixonar de novo por outro alguém.
Já tive a msm experiência e é realmente mt libertadora independente da resposta da pessoa. Infelizmente to vivendo um amor platônico, q diferente do primeiro, nesse eu tenho 0 abertura p me declarar :(
Bom dia. O amor platônico é o lugar mais seguro, sim, mas deve ser o mais frustrante; afinal, observar e não ter é um fato que não combina com o desejo humano. Tenham uma ótima quarta-feira.
Vivi por tantas vezes amores platônicos, hj aos 36 percebo que cada um durou dentro de mim 2 a 3 anos. No fundo no fundo queria sim vivê-lo no físico como tenho vivido intensamente esse amor profundo no atual momento de minha vida. Sempre sofri muito com o amor platônico, pois investia muito emocionalmente e tinha aquela pessoa acampada em minha mente por 24 horas por 2 a 3 anos, além de estar completamente indisponível para qq outra possibilidade de relação com outras pessoas. É incrivelmente melhor e mais feliz amar e ser amada. Reciprocidade é maravilhoso!!!
Bom dia! Tentei me manter na zona segura do "platonismo", mas tem alguns momentos que a falta de reciprocidade incomoda e você realmente precisa ser reconhecido pelo seu objeto de desejo, tanto em caso positivo quanto negativo de correspondência... De qualquer forma sempre vai doer 😬
Eu acho amor platônico uma delícia, poderia ficar nisso a vida inteira porém a necessidade de algumas coisas mais práticas me leva a relacionamentos "da vida real" o que é frustrante a ao mesmo tempo, fonte de grande aprendizado sobre mim, sobre o outro, sobre tudo.
Tive alguns amores platonicos e em todos eu explodindo de sufocamento e ansiedade, expus meus sentimentos de forma sincera pra pessoa amada e a reaçao é sempre a mesma: a pessoa se espanta com a sinceridade e obviamente, nao corresponde, algo ja começa errado. A sensaçao é de fraqueza, invasão, humilhaçao, a empolgaçao desmorona, tudo fica extremamente dramático e eu tenho que lidar com o fato de forma realista: isso ja aconteceu antes e eu sou capaz de suprir a falta que essa fantasia vai fazer. Ai eu corro pra tratar o que me machucou (ja que é tudo questao de reorganizar sem culpa as memorias das nossas experiencias), trabalho muito a autoaceitaçao e da individualidade e liberdade do outro. De fato, o amor platônico transforma meu lado direito do cerebro num inferno de Dante.
Fiquei pensando aqui. Acho que algumas vezes dá mais preguiça que medo! Desvendar um outro universo cheio de possibilidades que podem ser totalmente diferentes dessas que a gente cria é instigante, mas dá tanto trabalho né? Temos que ver se o trabalho de viver o inusitado vale mais a pena do que continuar a viver uma fantasia, que a gente mesmo inventa e que, de certa forma, se plasma, em alguma dimensão do real, a imagem e semelhança da nossa própria identificação. Às vezes a fantasia é divertida mas quando a bolha estoura e nos damos conta de que estamos sós, precisamos de muito amor próprio pra entender que a escolha foi nossa e temos que acolher o resultado, seja ele qual for. Às vezes a solitude é muito melhor que uma história mal vivida, então, se for pra investir, que seja com entrega e sem o recalque a tiracolo pra limitar a intensidade! hehe...só acho, mas sei, na pele, que não é fácil.
Esse medo de materializar o amor platônico entendendo essa relação como ameaça não pode estar relacionado a idealização do objeto? Porque podemos desejar um indivíduo por uma observação mais profunda, onde eu vejo o outro, desejo o outro, admiro o outro, mas também por uma observação mais superficial, onde algo me desperta o desejo e para todo o resto que eu desconheço eu preencho as lacunas com a imaginação, e aí entra a idealização, que se a relação é posta em prática tem grandes chances de frustração, uma vez que cada idealização será posta a prova no convívio, podendo ser confirmada ou derrubada, gerando satisfação ou sofrimento?
Acho que a pessoa em questão talvez esteja confundindo atração física com amor platônico! Não seria, quem sabe, uma espécie de "apaixonite" típica da fase da adolescência?
@@robsonlima6195 Sempre vai ser só uma paixonite, pois o objeto do amor platônico é fantasiado também mesmo quando conhecemos a sua personalidade, ou seja, se for pra vida real dificilmente não acabará em grande frustração e essa moça da pergunta sabe disso em algum nível mesmo que inconsciente.
@@dmitrifalsoni871 isso é triste viu?! Ruim tbm é quando a gente começa a pensar q precisa ter o outro por perto, mesmo q seja só como um amigo. E se conforma ali com essas migalhas de atenção, só pra ñ se afastar de vez.🤦♀️
@@ionecarvalho728 Ainda bem que agora já não sinto nada pelo meu amor platonico ,graças a DEUS consegui me libertar ! Nunca se contente com migalhas ate pq vc não é um pombo , vc ,eu é todos que já tiveram um amor platonico merecemos um banquete cheio ,um amor de VERDADE! DEUS esta preparando isso para todos nos ! Te desejo sorte em sua jornada , obrigada pela mensagem ! =)
Da primeira e última vez que tive coragem de entrar em contato com meu amor platônico descobri que ele era comprometido (namorava). FOI HORRÍVEL, mas tbm libertador.
Isso de alguém que eu desejo platonicamente vir a me desejar fora das fantasias já me aconteceu tantas vezes que eu me pergunto seriamente se eu não tenho o poder de materialização.
Eu tentei levá-lo para a realização e levei um fora bem gostoso. Agora eu que lute pra lidar com meu ego ferido, criança Interior chorando, eu inferior rindo e eu superior com alto falante tentando por ordem na situação kkkk ( rindo de nervoso) 🤡
Eu sempre tive "amores platônicos" muitas vezes até namorando... depois que terminei meu último relacionamento tive encontros com esses "crushs", beijei e as vezes até uma relação mais íntima. Agora fico com um menino a alguns meses e tentei terminar com ele (autosabotagem) e percebi que não tinha ninguém mais para direcionar essa minha "libido" Moral da história é que não aconselho a ficar com o crush
Bom dia Manu! Muito bom o vídeo ! O Freud é um ótimo objeto pra enviarmos nossa libido 😀. Ele é muito claro !! O medo de nos perdermos no outro é grande mesmo, e é por isso que ,para mim, apaixonar-me por uma teoria é tão bom! Nesses tempos de discursos de ódio , é ótimo começarmos o dia com o amor ( platônico ou não ) Obrigada e bjos pra vc e Flor 💐 😘
Eu tive um amor, me declarei. Num momento inoportuno! E assim, mesmo com retorno. Acabou que a vida, a distância e alguns empecilhos nos afastaram. Estranhamente são 8 para 9 anos e tenho dificuldade em lidar com isso! Quero me livrar do sentimento de que somente essa pessoa tem os predicados que busco em alguém! Mas destruo minhas relações reais, baseadas numa meta de relacionamento com alguém como ele. E eu quero muito me livrar disso. Me sinto horrível. Dói! Frequento psicóloga e tenho essa luta horrorosa. Preciso ficar sozinha pq não consigo me ligar a ninguém! E sinto uma falta extremamente difícil de dominar dessa pessoa, alguém que casou, agora tem um baby e está seguindo a própria vida. Cabô! Agora explica pro meu cérebro ?! Ahn ! Dá vontade de bater nesse pensamento até ele desmaiar e não voltar. Aiaiaiai
Esse lance dos instintos sexuais contra os instintos de auto conservação me esclareceu demais. Dei uma bela refletida e percebi q no caso do amor platônico q eu estou vivendo agr, meus instintos de auto conservação tem razão pq, se eu me declarasse pela pessoa, além da rejeição, viria uma série de problemas psicológicos talvez até piores do que a angústia do choque entre esse amor fantasioso e a realidade. Obg pelo video :)
Antes de fantasiar alguém, não podemos esquecer que ele(a) também é um ser humano como eu, com defeitos e qualidades, então é bom desejar sem fantasiar demais.
Tenho medo da intimidade. Por isso todos os meus amores foram platônicos, medo de amar, do desconhecido, de ser vunerável, da pessoa não ser aquilo tudo, embora eu saiba que não é. Eu também sempre trocava de amores platônicos. Todos os meninos que eu gostei, foram de idealizações e atração fortíssima. Mas sem nem conhecer eles. Até ficava aliviada deles não gostarem de mim, tamanho era meu medo.
Eu mais novinha não sentia isso, agora depois de velha inventando amor platônico idealizo um boy lindo da internet q faz meu tipo, idade etc e caio dentro das fantasias com o cara, enfim me apaixonei nele estando solteiro, ele agora começou um relacionamento e eu sofro por isso, e muita loucura. Ele e de outro país e nunca teria chance com ele 😅
Desde a adolescência nunca mais consegui viver um amor apenas platônico pq meu ascendente em Áries não aceita ficar so no mundo das ideias 😅 sempre fui pra cima e consegui reciprocidade, claro que nunca tão intensamente quanto eu gostaria, e isso me frustrou por muito tempo, ate eu entender que nao adianta insistir em relações platônicas. Elas sao muito mais lindas e intensas dentro de mim❤ Hj vivo amores possiveis e voltei meu amor pra mim mesma ❤
Por acaso procurando algo sobre Amor Platônico e ufa!!! Quão esclarecedor foram essas palavras para mim. Neste fim de semana resolvi aceitar que vivo um Amor Platônico e tudo o que ouvi aqui estou vivendo há 1 ano. Pensava que estava assim nessa distância de corpos por motivo do idioma💃🏽🇧🇷❤️🇯🇵! Agora tudo está muito claro. Eu vou aceitar esse Amor Platônico pq acredito que viver um amor assim são para pessoas que tenha sensibilidade, pureza na alma e no coração pessoas fortes. Eu vou cuidar do meu amor como se fosse um cristal e ficará guardado no meu coração. O meu amor platônico é recíproco e chego a pensar que pode ser amor de almas ou Chama gêmea. Sou feliz por ter descoberto enfim que tenho um Amor Platônico. ❤️
a minha questão é mais sobre o que acontece depois do apaixonamento! quando nos conhecemos com base no apaixonamento é uma maravilha, mas com o tempo isso se vai, e só resta a pessoa. me vejo num questionamento que, em minha visão, tudo que vem depois do sumiço do fogo da paixão, q é quando vemos realmente (ou em parte) a pessoa (ou oque ela quer que vemos dela), em particular gosto muito dessa vibe depois que ''some'' o interesse de conhecer a pessoa (some logo que começa a conhecer), o ruim é pessoas que se habituaram a sempre procurar dentro desses meios descargas emocionais que so conseguem conhecendo uma pessoa do 0.
😄😄 Seu lindo! Nunca desisto de um vídeo seu 😍 Mesmo que eu fique sem entender tudo por um momento, você sempre conclui sua linha de pensamento se concentrando no que é importante pro assunto. Delícia te ouvir e aprender com você ❣️ Abracheiro 😘
Todo mundo tem algum amor platônico. Aliás eu acho que o amor platônico são os únicos amores verdadeiros. Os outros são amores de fingimento. Eu acho isso. Tem gente que ama de verdade e tem gente que finge que ama os outros.
eu também cheguei a essa conclusão. Depois do fim de um relacionamento percebi o quanto houve falsidade da parte de quem dizia gostar tanto de mim. Como esse amor vivido na realidade mas envolto por tantas mentiras pode ter sido mais real que o que eu vivi na minha mente há quase 20 anos por um colega da escola? Só sei que meu sentimento era real me fez feliz diferente de agora
ULLLLL. Que tema delicioso. Escrevo enquanto espero meu "amor platônico da vez" passar na rua e me dar um bom dia e aquela paquerada. rsrs. Por aqui a percepção é que além de gostar/estar acostumado com o fato de viver amores platônicos de tempos em tempos, o nó se dá da seguinte forma: Quando ocorre da pessoa que está ocupando o espaço de amor platônico da vez, passar a corresponder (investimento de libido oposto) o que passa a dar medo é o fato que quando sai do campo da fantasia e se materializa, como já aconteceu algumas vezes, normalmente algo se quebra em relação as expectativas criadas no campo da fantasia, afinal de contas, não há como ser na realidade extremamente igual ao que foi vivido no mental, na fantasia e isso acaba destruindo a "peça do amor platônico". É possível nesse caso estar em um tipo de fascinação/identificação com o processo como um todo e não especificamente na pessoa? (viciado nesse tipo de amor) Até pq não sinto como se fosse uma ameaça na libido do eu e na autoconservação e sim muito mais com o medo de quebrar esse "encanto" que o amor platônico pode proporcionar pq o outro, como disse anteriormente, fatalmente acaba sendo diferente do fantasiado. Assim sinto o seguinte conflito: Em síntese; ao mesmo tempo que sinto o impulso para sair do platônico tenho medo que algo "me decepcione" não pela possibilidade da recusa, mas sim pela pessoa não atender as expectativas do que foi fantasiado. ❣
Manu, acho incrível como você consegue levar o pensamento por um viés que torna o assunto interessante e pouco medícocre. Acho maravilhoso e instigante. As vezes vejo um tema que me parece óbvio mas você vai por um caminho que me faz pensar em novas coisas. Obrigada!!!
Tinha lido esse trecho da líbido objetal × líbido narcísica essa semana e não tinha entendido muito bem.. Gratidão!! Maranotando psicanálise com seus vídeos.. 🙏
Acabou de ganhar mais uma nova seguidora😉 Amei sua explicações. Éu amo fácil platonicamente Mais já no real não aceito viver. Não sei o que me acontece acho que éu só gosto mesmo é do impossível,ou tenho medo de me apaixonar de verdade.🤷🏻♀️ Então acho q meu amor platônico deva ser tão forte q me dar medo de querer viver na real e não ser nada daquilo que éu sonhei ou idealizei pra mim. Éu não me entendo as vezes. Sempre tive amores platônicos éu sempre me iludo fácil com isso. O proibido sempre me atraiu mais.😏 Beijos amando seu canal.😘
Você pode fazer um vídeo indicando livros do Freud? Sou formada em Letras, sou uma ótima leitora, mas até Nietzsche tá foda pra mim hahahahhaa. Quero começar a ler Freud e o assunto que quero saber é sobre o eu personalidade e o eu inconsciente (não sei se uso os termos corretos). Quais livros dele você indica pra eu começar? Ou quais teóricos explicam Freud pra quem não é da área? MUITO OBRIGADA ♡
E o meu problema que amo uma pessoa por 8 anos, mais e impossivel ficar com ele..ele ja disse nao...mais alimentei isso e to sofrendo....como se um dia ele fosse mudar de ideia. E eu fico mandando umas 20 mensagens p ele ate mais todo dia .
bom, eu estava ficando com uma garota (eu digo ficando pelo fato de não haver nenhum tipo de acordo, e isso é igualmente bom e muito incerto) e em especifico nao rolava sexo, pelo menos na minha visão eu não fazia tanta questão disso nem ela, ja que existe inumeras outras formas de dar prazer pro outro. Mas o questionamento maior veio a tona, depois desses 7 meses ficando sem contratos, parece que estou naquele limite de onde posso conhecer e cobrar o outro (pela falta de contrato), me vejo um tanto quanto perdido pois ao mesmo tempo que é gostoso a incerteza de um encontro casual sempre com a mesma pessoa também rola do outro lado que é , e se eu só estou inquieto atrás de algo concreto com essa pessoa para que assim eu possa quebrar esse contrato? logo quando não há nada para se desfazer, não há nada sendo...
Manuuuuu, usa pulsão (trieb). Instinto (instinkt) é outra coisa de outra ordem. Nas traduções para o português convencionou-se, a contra-gosto da maioria dos psicanalistas e transmissores desse conhecimento, usar instinto para as duas palavras. Lendo, vez ou outra a gente entende e distingue pelo contexto, mas o fato é que são dois conceitos diferentes e embaraça quando coloca-se seus conteúdos na mesma palavra. É uma recomendação só, e tudo bem se achar mais conveniente o uso de "instinto", aqui é um canal bem massa por ser de linguagem acessível.
Manu, ouvindo e refletindo sobre a oposição dessas forças, essa ambivalência que constantemente nos move dentro e fora de nós. Poderíamos pensar que no processo de desencanto do amor (penso que essa relação idealizada e platônica) seria uma possibilidade de se relacionar de um lugar mais real (não sei se essa palavra seria a melhor)? Talvez pareça óbvio. No entanto, seus vídeos e minhas próprias experiências tem me feito deslocar o olhar para essa dinâmica do apaixonamento na minha história. E nesse momento, o desencanto pelas relações tem me trazido muitas compreensões sobre as minhas próprias repetições. E me faz pensar na possibilidade de que essa ruptura interna de algo que não sei definir - que nesse momento não está projetada em uma pessoa, mas em mim mesma - possa me realmente está me levando pra um novo olhar e não em um encerramento narcísico da não satisfação do meu desejo. Confuso o que eu escrevi... Mas talvez sirva pra alguém essa questão...rs
muito doido que eu sei onde tudo mudou na minha cabeça e pq a criação do amor platônico ficou tão repetitiva. Parece algo viciante para o cérebro criar essas situações. No meu caso tem vários pontos que se repetem nas paixões
Amor platonico pode ser tudo menos horrivel é a forma mais simples e pura de amar estou vivendo um amor platonico a 39 anos a pessoa já morreu a 25 anos mas eu não a troco por outro amarei a eternamente
@@auroradosanjos4909 Boa sorte, parabéns por sua escolha, viver no mundo da fantasia, prefiro mil vezes viver a realidade e pisar no chão do que viver essa ilusão
Sabe eu vivo um amor patrono desde 16 a 46 anos ,conhecer um rapaz com 16 anos fiquei uns anos ,depois separamos casei tive filhos e depois separei novamente voltei para ele e tivemos filho e separamos ,casei denovo tive filhos mais nunca esqueci dele ,vivo num dor imensa que amo que sonho vom ele ,mais ele me ignorar, queria larga esse amor !!
Considerando que "Patrono" o dicionário define como : Sub. Masc. Sentimento de quem luta e/ou defende uma causa, ideia etc.;, então você não está vivendo de acordo com esse sentimento.
@@edsonalmeida3902 nao estou com ele ,me declarei e falei que largava tudo por ele mais ele nao quiz ,bloqueio e nunca mais procurei ,ainda penso nele mais vou viver assim
Manu, tenho um relacionamento de quase 6 anos e tenho esse mesmo conflito, uma paixão platônica, só que por outra pessoa que não é minha namorada. Terminamos e contei a verdade sobre tudo que eu sentia, porém, também gosto da minha ex e o que eu não consigo entender é esse gostar dela e sentir paixão platônica por outra pessoa, uma vez que nem uma esperança ou “corda” para que eu alimentasse tal esperança de que algo aconteça. Minha ex não aceita reatar por achar que a qualquer momento fantasiarei novamente, mas quero muito não sentir isso. Como resolver esse conflito de lance platônica?
quando o manu disse que a pergunta era enorme, aguardei A Tese de Doutorado. mas na real foi bem rapidinha, nem deu para sentir que foi tão grande assim
Passei 5 anos vivendo um amor platônico. Saí da fantasia e parti pro real. Uma bela porcaria. Foi injusto comigo, com ele, com o tempo perdido. Não deu certo, jamais daria. Eu queria a minha criação, não a realidade.
Por favor alguém me ajuda😫 Estou trocando olhares com um mulher na academia e ela tbm me corresponde com olhares...Mas não sei o pq, mesmo ela estando tão perto de mim eu não consigo quebrar a barreira que existe entre mim e ela! Não sei se é por timidez ou por medo de rejeição mas eu não consigo! Alguém ai pode me auxiliar ? O que deverei fazer nesta situação? Eu sei que devo falar com ela mas como ? Pois isso está me deixando angustiado! Obs:ela sempre está com a amiga fazendo exercícios e ela não é adolescente,deve ter uns 24 anos.
@@robsonlima6195 No velho e bom estilo machadiano "Mas, ou muito me engano, ou acabo de escrever um capítulo inútil"...que se dane, o manterei no livro. Adoro!!!!
Amor platônico por você! Rsrsrs pois és muito parecido com um boy que amo. Deve ser um deslocamento do afeto kkkk... ama um, mas projeta no outro, aih a mente humana e seus entrelaços do sentimento
E eu, que gosto de um cara há dez anos. Vejo ele uma vez por ano. Penso nele desde a hora que acordo, até a hora q vou dormir. Nunca tivemos nada além de olhares e eu não consigo esquecer daquele porra🤣😔
Crush eh uma gíria do tempo atual (2010 pra cá) que tem sentido semelhante ao que a palavra paquera tinha na década de 70 e 80. A tradução literal seria: pessoa com quem eu tenho interesse em me relacionar, namorar, transar, etc.
No meu caso, eu comecei a boiar já na questão da criatura, mas especificamente entre a parte em que ela dizia "vários crushes" e "amor platônico". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Enfim.... a pessoa que sofre de amor platônico significa que ela é insegura!? Ou como tem certeza que não é correspondida prefere viver esse " amor " somente no seu mental? Não será esse tipo de pessoa como vou dizer ; perturbadas!?
Bem interessante a tua abordagem, Manu. De certa forma me remeteu a esse vídeo aqui: ruclips.net/video/q8vlLU6yEXY/видео.html, porque me parece muito mais frequente que os "amores platônicos" aconteçam por pessoas "inascessíveis". A partir do momento em que a outra pessoa se torna acessível e o amor platônico possível de se concretizar, ele simplesmente se desfaz.. Me parece um grande processo de auto-sabotagem, no qual no fundo a gente se encontra num ciclo de auto-proteção com medo de se expor e se tornar vulnerável em relação ao outro.
Recentemente venci contra o campo das ideias por assim dizer e me declarei para o garoto por quem estava/estou apaixonado, a ruptura da fantasia muito embora avassaladora foi extremamente libertadora , mesmo não tendo sido correspondido, me sinto mais leve, pois manter as incertezas estavam realmente me sufocando, no final a situação toda de certa forma rendeu um passe livre para me permitir apaixonar de novo por outro alguém.
Eu estou assim,quero me libertar
@@thisisme3303 se liberte 💛
@@thisisme3303 por favor,pelo teu bem,FALA LOGO,dê um jeito,passei por isso,infelizmente não deixei de amar,mas a libertação foi algo de outro mundo.
Amei porque porque vivo desde quando e olha que já tenho 56 anos
Já tive a msm experiência e é realmente mt libertadora independente da resposta da pessoa. Infelizmente to vivendo um amor platônico, q diferente do primeiro, nesse eu tenho 0 abertura p me declarar :(
Bom dia. O amor platônico é o lugar mais seguro, sim, mas deve ser o mais frustrante; afinal, observar e não ter é um fato que não combina com o desejo humano. Tenham uma ótima quarta-feira.
Na verdade ele é bastante satisfatório...frustrante é quando o objeto de apaixona também, hehehe
Vivi por tantas vezes amores platônicos, hj aos 36 percebo que cada um durou dentro de mim 2 a 3 anos. No fundo no fundo queria sim vivê-lo no físico como tenho vivido intensamente esse amor profundo no atual momento de minha vida. Sempre sofri muito com o amor platônico, pois investia muito emocionalmente e tinha aquela pessoa acampada em minha mente por 24 horas por 2 a 3 anos, além de estar completamente indisponível para qq outra possibilidade de relação com outras pessoas.
É incrivelmente melhor e mais feliz amar e ser amada. Reciprocidade é maravilhoso!!!
Bom dia! Tentei me manter na zona segura do "platonismo", mas tem alguns momentos que a falta de reciprocidade incomoda e você realmente precisa ser reconhecido pelo seu objeto de desejo, tanto em caso positivo quanto negativo de correspondência... De qualquer forma sempre vai doer 😬
Não entendi nem uma palavra sequer, mas achei bonito.
Espero que qdo chegue o final do dia , que a gente consiga conviver com uma resposta que pode não ser a esperada .
Eu acho amor platônico uma delícia, poderia ficar nisso a vida inteira porém a necessidade de algumas coisas mais práticas me leva a relacionamentos "da vida real" o que é frustrante a ao mesmo tempo, fonte de grande aprendizado sobre mim, sobre o outro, sobre tudo.
Relacionamentos reais SEMPRE me frustram. Prefiro o sonho da fantasia.
Tive alguns amores platonicos e em todos eu explodindo de sufocamento e ansiedade, expus meus sentimentos de forma sincera pra pessoa amada e a reaçao é sempre a mesma: a pessoa se espanta com a sinceridade e obviamente, nao corresponde, algo ja começa errado. A sensaçao é de fraqueza, invasão, humilhaçao, a empolgaçao desmorona, tudo fica extremamente dramático e eu tenho que lidar com o fato de forma realista: isso ja aconteceu antes e eu sou capaz de suprir a falta que essa fantasia vai fazer. Ai eu corro pra tratar o que me machucou (ja que é tudo questao de reorganizar sem culpa as memorias das nossas experiencias), trabalho muito a autoaceitaçao e da individualidade e liberdade do outro.
De fato, o amor platônico transforma meu lado direito do cerebro num inferno de Dante.
Vc resumiu minha vida.
Uau! Vazou eu kkkkkkkk
A pergunta é longa mas vou ler porque ninguém tá com pressa e faz nada além disso aqui 😂. Adoro você, amei o vídeo!
🤭😀
Minha experiência com amor platônico foi/tem sido PÉSSIMA
Me identifiquei tanto que machuca
Fiquei pensando aqui. Acho que algumas vezes dá mais preguiça que medo! Desvendar um outro universo cheio de possibilidades que podem ser totalmente diferentes dessas que a gente cria é instigante, mas dá tanto trabalho né? Temos que ver se o trabalho de viver o inusitado vale mais a pena do que continuar a viver uma fantasia, que a gente mesmo inventa e que, de certa forma, se plasma, em alguma dimensão do real, a imagem e semelhança da nossa própria identificação. Às vezes a fantasia é divertida mas quando a bolha estoura e nos damos conta de que estamos sós, precisamos de muito amor próprio pra entender que a escolha foi nossa e temos que acolher o resultado, seja ele qual for. Às vezes a solitude é muito melhor que uma história mal vivida, então, se for pra investir, que seja com entrega e sem o recalque a tiracolo pra limitar a intensidade! hehe...só acho, mas sei, na pele, que não é fácil.
Concordei muito com seu comentário.
@@lauragoiaba 😄
Exatamente isso
Prefiro mil vezes a solitude
Esse medo de materializar o amor platônico entendendo essa relação como ameaça não pode estar relacionado a idealização do objeto? Porque podemos desejar um indivíduo por uma observação mais profunda, onde eu vejo o outro, desejo o outro, admiro o outro, mas também por uma observação mais superficial, onde algo me desperta o desejo e para todo o resto que eu desconheço eu preencho as lacunas com a imaginação, e aí entra a idealização, que se a relação é posta em prática tem grandes chances de frustração, uma vez que cada idealização será posta a prova no convívio, podendo ser confirmada ou derrubada, gerando satisfação ou sofrimento?
Fernando Hks acho que sim
Acho que a pessoa em questão talvez esteja confundindo atração física com amor platônico! Não seria, quem sabe, uma espécie de "apaixonite" típica da fase da adolescência?
@@robsonlima6195 Sempre vai ser só uma paixonite, pois o objeto do amor platônico é fantasiado também mesmo quando conhecemos a sua personalidade, ou seja, se for pra vida real dificilmente não acabará em grande frustração e essa moça da pergunta sabe disso em algum nível mesmo que inconsciente.
É..e no meu caso eu mando umas 20 mensagens p pessoa todo dia :(
O ruim do amor Platônico e quando vc descobre que esse seu ''amor'' esta afim de outra pessoa !Ai e F#*&%
Sim... 🤧
É o ciúme que vc sente sendo que vc não pode fazer nada!!!
@@barbaraamanda6379 Vdd
@@dmitrifalsoni871 isso é triste viu?! Ruim tbm é quando a gente começa a pensar q precisa ter o outro por perto, mesmo q seja só como um amigo. E se conforma ali com essas migalhas de atenção, só pra ñ se afastar de vez.🤦♀️
@@ionecarvalho728 Ainda bem que agora já não sinto nada pelo meu amor platonico ,graças a DEUS consegui me libertar ! Nunca se contente com migalhas ate pq vc não é um pombo , vc ,eu é todos que já tiveram um amor platonico merecemos um banquete cheio ,um amor de VERDADE! DEUS esta preparando isso para todos nos ! Te desejo sorte em sua jornada , obrigada pela mensagem ! =)
Da primeira e última vez que tive coragem de entrar em contato com meu amor platônico descobri que ele era comprometido (namorava). FOI HORRÍVEL, mas tbm libertador.
Isso de alguém que eu desejo platonicamente vir a me desejar fora das fantasias já me aconteceu tantas vezes que eu me pergunto seriamente se eu não tenho o poder de materialização.
Nossa, que sonho kk
Sim voce tem. Estude sobre magnetismo
Nossa amiga, me ensina... 😔
nossa, PODEROSA 💫
Uau a bom então né kkk 😇
Ainda não assisti mas chocada com a conexão entre os temas do canal e o que acontece na minha vida kkkkk
Eu tentei levá-lo para a realização e levei um fora bem gostoso. Agora eu que lute pra lidar com meu ego ferido, criança Interior chorando, eu inferior rindo e eu superior com alto falante tentando por ordem na situação kkkk ( rindo de nervoso) 🤡
Eu sempre tive "amores platônicos" muitas vezes até namorando... depois que terminei meu último relacionamento tive encontros com esses "crushs", beijei e as vezes até uma relação mais íntima. Agora fico com um menino a alguns meses e tentei terminar com ele (autosabotagem) e percebi que não tinha ninguém mais para direcionar essa minha "libido"
Moral da história é que não aconselho a ficar com o crush
Pq
Bom dia Manu! Muito bom o vídeo !
O Freud é um ótimo objeto pra enviarmos nossa libido 😀. Ele é muito claro !! O medo de nos perdermos no outro é grande mesmo, e é por isso que ,para mim, apaixonar-me por uma teoria é tão bom! Nesses tempos de discursos de ódio , é ótimo começarmos o dia com o amor ( platônico ou não )
Obrigada e bjos pra vc e Flor 💐 😘
Eu tive um amor, me declarei. Num momento inoportuno! E assim, mesmo com retorno. Acabou que a vida, a distância e alguns empecilhos nos afastaram. Estranhamente são 8 para 9 anos e tenho dificuldade em lidar com isso! Quero me livrar do sentimento de que somente essa pessoa tem os predicados que busco em alguém! Mas destruo minhas relações reais, baseadas numa meta de relacionamento com alguém como ele. E eu quero muito me livrar disso. Me sinto horrível. Dói! Frequento psicóloga e tenho essa luta horrorosa. Preciso ficar sozinha pq não consigo me ligar a ninguém! E sinto uma falta extremamente difícil de dominar dessa pessoa, alguém que casou, agora tem um baby e está seguindo a própria vida. Cabô! Agora explica pro meu cérebro ?! Ahn ! Dá vontade de bater nesse pensamento até ele desmaiar e não voltar. Aiaiaiai
Meu Deus... Que angustiante
Esse lance dos instintos sexuais contra os instintos de auto conservação me esclareceu demais. Dei uma bela refletida e percebi q no caso do amor platônico q eu estou vivendo agr, meus instintos de auto conservação tem razão pq, se eu me declarasse pela pessoa, além da rejeição, viria uma série de problemas psicológicos talvez até piores do que a angústia do choque entre esse amor fantasioso e a realidade. Obg pelo video :)
Antes de fantasiar alguém, não podemos esquecer que ele(a) também é um ser humano como eu, com defeitos e qualidades, então é bom desejar sem fantasiar demais.
Tenho medo da intimidade. Por isso todos os meus amores foram platônicos, medo de amar, do desconhecido, de ser vunerável, da pessoa não ser aquilo tudo, embora eu saiba que não é. Eu também sempre trocava de amores platônicos. Todos os meninos que eu gostei, foram de idealizações e atração fortíssima. Mas sem nem conhecer eles. Até ficava aliviada deles não gostarem de mim, tamanho era meu medo.
me senti exposta pelo seu comentário k como a gente se livra disso?
Eu mais novinha não sentia isso, agora depois de velha inventando amor platônico idealizo um boy lindo da internet q faz meu tipo, idade etc e caio dentro das fantasias com o cara, enfim me apaixonei nele estando solteiro, ele agora começou um relacionamento e eu sofro por isso, e muita loucura. Ele e de outro país e nunca teria chance com ele 😅
Desde a adolescência nunca mais consegui viver um amor apenas platônico pq meu ascendente em Áries não aceita ficar so no mundo das ideias 😅 sempre fui pra cima e consegui reciprocidade, claro que nunca tão intensamente quanto eu gostaria, e isso me frustrou por muito tempo, ate eu entender que nao adianta insistir em relações platônicas. Elas sao muito mais lindas e intensas dentro de mim❤ Hj vivo amores possiveis e voltei meu amor pra mim mesma ❤
Por acaso procurando algo sobre Amor Platônico e ufa!!! Quão esclarecedor foram essas palavras para mim. Neste fim de semana resolvi aceitar que vivo um Amor Platônico e tudo o que ouvi aqui estou vivendo há 1 ano. Pensava que estava assim nessa distância de corpos por motivo do idioma💃🏽🇧🇷❤️🇯🇵! Agora tudo está muito claro. Eu vou aceitar esse Amor Platônico pq acredito que viver um amor assim são para pessoas que tenha sensibilidade, pureza na alma e no coração pessoas fortes. Eu vou cuidar do meu amor como se fosse um cristal e ficará guardado no meu coração. O meu amor platônico é recíproco e chego a pensar que pode ser amor de almas ou Chama gêmea. Sou feliz por ter descoberto enfim que tenho um Amor Platônico. ❤️
Pois se é recíproco por que você não vive mulher!? Kkkkk queria que o meu amor platônico e de tantos outros fosse recíproco
a minha questão é mais sobre o que acontece depois do apaixonamento!
quando nos conhecemos com base no apaixonamento é uma maravilha, mas com o tempo isso se vai, e só resta a pessoa.
me vejo num questionamento que, em minha visão, tudo que vem depois do sumiço do fogo da paixão, q é quando vemos realmente (ou em parte) a pessoa (ou oque ela quer que vemos dela), em particular gosto muito dessa vibe depois que ''some'' o interesse de conhecer a pessoa (some logo que começa a conhecer), o ruim é pessoas que se habituaram a sempre procurar dentro desses meios descargas emocionais que so conseguem conhecendo uma pessoa do 0.
😄😄 Seu lindo! Nunca desisto de um vídeo seu 😍 Mesmo que eu fique sem entender tudo por um momento, você sempre conclui sua linha de pensamento se concentrando no que é importante pro assunto. Delícia te ouvir e aprender com você ❣️ Abracheiro 😘
Todo mundo tem algum amor platônico. Aliás eu acho que o amor platônico são os únicos amores verdadeiros. Os outros são amores de fingimento. Eu acho isso. Tem gente que ama de verdade e tem gente que finge que ama os outros.
eu também cheguei a essa conclusão. Depois do fim de um relacionamento percebi o quanto houve falsidade da parte de quem dizia gostar tanto de mim. Como esse amor vivido na realidade mas envolto por tantas mentiras pode ter sido mais real que o que eu vivi na minha mente há quase 20 anos por um colega da escola? Só sei que meu sentimento era real me fez feliz diferente de agora
muito lúcido e didático! parabéns, manu!
ULLLLL. Que tema delicioso. Escrevo enquanto espero meu "amor platônico da vez" passar na rua e me dar um bom dia e aquela paquerada. rsrs. Por aqui a percepção é que além de gostar/estar acostumado com o fato de viver amores platônicos de tempos em tempos, o nó se dá da seguinte forma:
Quando ocorre da pessoa que está ocupando o espaço de amor platônico da vez, passar a corresponder (investimento de libido oposto) o que passa a dar medo é o fato que quando sai do campo da fantasia e se materializa, como já aconteceu algumas vezes, normalmente algo se quebra em relação as expectativas criadas no campo da fantasia, afinal de contas, não há como ser na realidade extremamente igual ao que foi vivido no mental, na fantasia e isso acaba destruindo a "peça do amor platônico". É possível nesse caso estar em um tipo de fascinação/identificação com o processo como um todo e não especificamente na pessoa? (viciado nesse tipo de amor)
Até pq não sinto como se fosse uma ameaça na libido do eu e na autoconservação e sim muito mais com o medo de quebrar esse "encanto" que o amor platônico pode proporcionar pq o outro, como disse anteriormente, fatalmente acaba sendo diferente do fantasiado. Assim sinto o seguinte conflito: Em síntese; ao mesmo tempo que sinto o impulso para sair do platônico tenho medo que algo "me decepcione" não pela possibilidade da recusa, mas sim pela pessoa não atender as expectativas do que foi fantasiado. ❣
EU SEMPRE TENHO A SENSAÇÃO DE QUE ESTOU EM Á CORRER O RISCO . . . MAS SEMPRE QUERO BUSCAR O AMOR PLATÔNICO...
Eu gosto q vc fala muito de Freud mas um vídeo desse assunto sobre o Platão seria tão bonito :D
Fabiana Fab bonito seria. Mas a minha dúvida é o quanto de fato ajuda
@@floremanu entendo
@@floremanu Ajuda a entender, por exemplo, que o que Platão definia como amor não é a mesma coisa que entendemos por "amor platônico" hoje em dia...
Manu, acho incrível como você consegue levar o pensamento por um viés que torna o assunto interessante e pouco medícocre. Acho maravilhoso e instigante.
As vezes vejo um tema que me parece óbvio mas você vai por um caminho que me faz pensar em novas coisas. Obrigada!!!
Muito bom. Obrigada!
É difícil acreditar que um homem tão lindo como vc viveu tanto o amor platônico.
Esse foi o melhor vídeo sobre o tema q encontrei, explicou exatamente oq eu queria entender, obrigada pelo vídeo 💕
Tinha lido esse trecho da líbido objetal × líbido narcísica essa semana e não tinha entendido muito bem.. Gratidão!! Maranotando psicanálise com seus vídeos.. 🙏
Acabou de ganhar mais
uma nova seguidora😉
Amei sua explicações.
Éu amo fácil platonicamente
Mais já no real não
aceito viver.
Não sei o que me
acontece acho que éu
só gosto mesmo é do
impossível,ou tenho
medo de me apaixonar
de verdade.🤷🏻♀️
Então acho q meu amor
platônico deva ser tão
forte q me dar medo de
querer viver na real e
não ser nada daquilo que
éu sonhei ou idealizei
pra mim.
Éu não me entendo as
vezes.
Sempre tive amores
platônicos éu sempre me
iludo fácil com isso.
O proibido sempre me
atraiu mais.😏
Beijos amando
seu canal.😘
Você pode fazer um vídeo indicando livros do Freud? Sou formada em Letras, sou uma ótima leitora, mas até Nietzsche tá foda pra mim hahahahhaa. Quero começar a ler Freud e o assunto que quero saber é sobre o eu personalidade e o eu inconsciente (não sei se uso os termos corretos). Quais livros dele você indica pra eu começar? Ou quais teóricos explicam Freud pra quem não é da área? MUITO OBRIGADA ♡
Manu.. me identifico TANTO com as suas histórias pessoais!
Melhor vídeo sobre o assunto!
Você devia ter um podcast ♡♡♡
Entender o medo , entender a possibilidade de concretização...
Colocar em risco o meu amor por ele...
Que delícia de conversa 💙
Perfeito ! A melhor reflexão q ouvi sobre amor platônico ! Agradecida ! Sucesso p/ vc :)
Meu palpite é que, quem tem pouca energia, usa o amor platônico para guardar a energia pra si mesmo.
eu sei o pq tenho medo (mãe narcisista) só não consigo ainda a nível inconsciente lidar com todos os traumas.
E o meu problema que amo uma pessoa por 8 anos, mais e impossivel ficar com ele..ele ja disse nao...mais alimentei isso e to sofrendo....como se um dia ele fosse mudar de ideia. E eu fico mandando umas 20 mensagens p ele ate mais todo dia .
bom, eu estava ficando com uma garota (eu digo ficando pelo fato de não haver nenhum tipo de acordo, e isso é igualmente bom e muito incerto) e em especifico nao rolava sexo, pelo menos na minha visão eu não fazia tanta questão disso nem ela, ja que existe inumeras outras formas de dar prazer pro outro. Mas o questionamento maior veio a tona, depois desses 7 meses ficando sem contratos, parece que estou naquele limite de onde posso conhecer e cobrar o outro (pela falta de contrato), me vejo um tanto quanto perdido pois ao mesmo tempo que é gostoso a incerteza de um encontro casual sempre com a mesma pessoa também rola do outro lado que é , e se eu só estou inquieto atrás de algo concreto com essa pessoa para que assim eu possa quebrar esse contrato? logo quando não há nada para se desfazer, não há nada sendo...
confesso que fico perdidin
@@ocionoquadr0740 e ai, dps de um ano ou até mais... como desenrolou?
Sensacional 👏
16:16 amor platônico
Manuuuuu, usa pulsão (trieb). Instinto (instinkt) é outra coisa de outra ordem. Nas traduções para o português convencionou-se, a contra-gosto da maioria dos psicanalistas e transmissores desse conhecimento, usar instinto para as duas palavras. Lendo, vez ou outra a gente entende e distingue pelo contexto, mas o fato é que são dois conceitos diferentes e embaraça quando coloca-se seus conteúdos na mesma palavra. É uma recomendação só, e tudo bem se achar mais conveniente o uso de "instinto", aqui é um canal bem massa por ser de linguagem acessível.
amo um cara... Mais só qui ele é Evangélico .. Eu acho qui vou viver essa amor por ele pra sempre até meus últimos dias
Valeu muito.
Já me apaixonei até pela princesa Daiana kkk quando eu nasci ela já tinha morrido ah mó cota
Manu, ouvindo e refletindo sobre a oposição dessas forças, essa ambivalência que constantemente nos move dentro e fora de nós. Poderíamos pensar que no processo de desencanto do amor (penso que essa relação idealizada e platônica) seria uma possibilidade de se relacionar de um lugar mais real (não sei se essa palavra seria a melhor)?
Talvez pareça óbvio. No entanto, seus vídeos e minhas próprias experiências tem me feito deslocar o olhar para essa dinâmica do apaixonamento na minha história. E nesse momento, o desencanto pelas relações tem me trazido muitas compreensões sobre as minhas próprias repetições. E me faz pensar na possibilidade de que essa ruptura interna de algo que não sei definir - que nesse momento não está projetada em uma pessoa, mas em mim mesma - possa me realmente está me levando pra um novo olhar e não em um encerramento narcísico da não satisfação do meu desejo.
Confuso o que eu escrevi...
Mas talvez sirva pra alguém essa questão...rs
Maravilhoso acordar com um vídeo assim! Parabéns Manu!!!
14:23 - medo de se apaixonar
nao acredito que meu amor platônico seja medo do real, pois acho que eu me jogaria se esse amor se tornasse recíproco, mesmo tendo alguns impecilhos
muito doido que eu sei onde tudo mudou na minha cabeça e pq a criação do amor platônico ficou tão repetitiva. Parece algo viciante para o cérebro criar essas situações. No meu caso tem vários pontos que se repetem nas paixões
Caiu como uma luva aqui Manu.
Huhuhu obrigada Manu esse é um sistema q amo pesquisar e me entender ...obrigada e esse tema tem "pano p manga " heinnnnn
Zona de conforto do Amor platônico ?
An ?
Quem diabos quer tá dentro desse sentimento horrível ?
Principalmente quando vc não conhece a outra pessoa
Amor platonico pode ser tudo menos horrivel é a forma mais simples e pura de amar estou vivendo um amor platonico a 39 anos a pessoa já morreu a 25 anos mas eu não a troco por outro amarei a eternamente
@@auroradosanjos4909 Boa sorte, parabéns por sua escolha, viver no mundo da fantasia, prefiro mil vezes viver a realidade e pisar no chão do que viver essa ilusão
Que vídeo excelente!
Sabe eu vivo um amor patrono desde 16 a 46 anos ,conhecer um rapaz com 16 anos fiquei uns anos ,depois separamos casei tive filhos e depois separei novamente voltei para ele e tivemos filho e separamos ,casei denovo tive filhos mais nunca esqueci dele ,vivo num dor imensa que amo que sonho vom ele ,mais ele me ignorar, queria larga esse amor !!
procure um video com esse seguinte texto-Liberte-se de quem não te valoriza Pedro calabrez vai te ajudar
Considerando que "Patrono" o dicionário define como : Sub. Masc. Sentimento de quem luta e/ou defende uma causa, ideia etc.;, então você não está vivendo de acordo com esse sentimento.
@@edsonalmeida3902 nao estou com ele ,me declarei e falei que largava tudo por ele mais ele nao quiz ,bloqueio e nunca mais procurei ,ainda penso nele mais vou viver assim
que pena 😳
Manu, tenho um relacionamento de quase 6 anos e tenho esse mesmo conflito, uma paixão platônica, só que por outra pessoa que não é minha namorada. Terminamos e contei a verdade sobre tudo que eu sentia, porém, também gosto da minha ex e o que eu não consigo entender é esse gostar dela e sentir paixão platônica por outra pessoa, uma vez que nem uma esperança ou “corda” para que eu alimentasse tal esperança de que algo aconteça. Minha ex não aceita reatar por achar que a qualquer momento fantasiarei novamente, mas quero muito não sentir isso. Como resolver esse conflito de lance platônica?
Mas... E se essas duas dinâmicas coexistirem ou se revezarem?
Oi Manu! Conteúdo top viu amigo!
E como ficaria o superego neste mundo de fantasia, uma vez que lá tudo é permitido?
desde criança vivo de amores platônicos
quando o manu disse que a pergunta era enorme, aguardei A Tese de Doutorado. mas na real foi bem rapidinha, nem deu para sentir que foi tão grande assim
Aconteceu isso comigo. Foi horrível, tenho muito medo de me envolver
Quem nunca viveu isso ? Acho q todo mundo em algum grau, em algum momento da vida, em especial na adolescência 😁
Confuso
Amei esse vídeo. Eu a vida toda também, mas eu me declarava e sempre deu muito ruim kkkkk
nossa muito bom
Perfeito!
Passei 5 anos vivendo um amor platônico. Saí da fantasia e parti pro real. Uma bela porcaria. Foi injusto comigo, com ele, com o tempo perdido. Não deu certo, jamais daria. Eu queria a minha criação, não a realidade.
Nossa sofro de paixão platônica não sei oq faço
Me identifiquei ☺
8:30
Eu tenho um amor platônico é o Aindan Gallagher meu ídolo 💖
Por favor alguém me ajuda😫
Estou trocando olhares com um mulher na academia e ela tbm me corresponde com olhares...Mas não sei o pq, mesmo ela estando tão perto de mim eu não consigo quebrar a barreira que existe entre mim e ela!
Não sei se é por timidez ou por medo de rejeição mas eu não consigo!
Alguém ai pode me auxiliar ?
O que deverei fazer nesta situação?
Eu sei que devo falar com ela mas como ?
Pois isso está me deixando angustiado!
Obs:ela sempre está com a amiga fazendo exercícios e ela não é adolescente,deve ter uns 24 anos.
8'19 "Então eu vou ler aqui um texto....Vou chegar no amor platônico! Já desistiu também tudo bem..." rsrsrrsrs
Ele é praticamente um Machado de Assis do RUclips... Ironia e conversa com o "leitor"... kkkkkkk
@@robsonlima6195 No velho e bom estilo machadiano "Mas, ou muito me engano, ou acabo de escrever um capítulo inútil"...que se dane, o manterei no livro. Adoro!!!!
Triste
Amor platônico por você! Rsrsrs pois és muito parecido com um boy que amo. Deve ser um deslocamento do afeto kkkk... ama um, mas projeta no outro, aih a mente humana e seus entrelaços do sentimento
Hahahaha. Estava procurando esse comentario. Hhahha acho q vc nao é correspondido hahahha
@@iaraaraujo3869 kkkkk
E eu, que gosto de um cara há dez anos. Vejo ele uma vez por ano. Penso nele desde a hora que acordo, até a hora q vou dormir. Nunca tivemos nada além de olhares e eu não consigo esquecer daquele porra🤣😔
10 anos?? Sério? Meu Deus Que medo kkkkkk
Pensei que estava só nessa
uma vez por ano? deve ser frustrante demais 😣
Você sabe se ele está em um relacionamento com outra pessoa?
Meu Deus. Me indentifiquei eu me ""apaixono""" por alguém em olhares e saber que a pessoa não me conhece.
O amor de Platão era mesquinho, desejante na falta.
"Tenho muitos crushs"! O que é isso? Marca de biscoito? Um sugestão de tema: O sofrimento do jovem Werther em tempos de amor líquido!
Crush seria uma paquera, aí crushes são várias kkk
Crush eh uma gíria do tempo atual (2010 pra cá) que tem sentido semelhante ao que a palavra paquera tinha na década de 70 e 80.
A tradução literal seria: pessoa com quem eu tenho interesse em me relacionar, namorar, transar, etc.
@@anacavana7803 2010 pra cá? Eu só passei a ouvir e ler esse nome na internet de 2019 pra cá
@@thaiavssts nossa eu escuto tem um tempinho já, acho que não desde exatos 2010 mas talvez desde 2013/2014.
Eu sinto um amor platônico com um ex.
ok
Hoje fiquei boiando..... Mas deixo o like.
Roni Von boiando onde?
No meu caso, eu comecei a boiar já na questão da criatura, mas especificamente entre a parte em que ela dizia "vários crushes" e "amor platônico". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Enfim.... a pessoa que sofre de amor platônico significa que ela é insegura!? Ou como tem certeza que não é correspondida prefere viver esse " amor " somente no seu mental? Não será esse tipo de pessoa como vou dizer ; perturbadas!?
Não entendi nada de nada KKKKKKK mas tá bom, ótimo vídeo
Credo essa pergunta até parece q fui eu que mandei kkkk
Bem interessante a tua abordagem, Manu. De certa forma me remeteu a esse vídeo aqui: ruclips.net/video/q8vlLU6yEXY/видео.html, porque me parece muito mais frequente que os "amores platônicos" aconteçam por pessoas "inascessíveis". A partir do momento em que a outra pessoa se torna acessível e o amor platônico possível de se concretizar, ele simplesmente se desfaz.. Me parece um grande processo de auto-sabotagem, no qual no fundo a gente se encontra num ciclo de auto-proteção com medo de se expor e se tornar vulnerável em relação ao outro.
ela tem é bloqueio emocional kkk
A idelaização da juventude é uma bosta.
Já tive. Fiz uma musica.
ruclips.net/video/lHsGrL8W2tY/видео.html