Além de Americana, Santa Bárbara do Oeste e Nova Odessa são cidades aqui do interior de SP que também foram fundadas por Sulistas dos EUA que fugiram após serem derrotados na guerra, alguns até trouxeram escravos juntos.
@@MrLemmanz Sim, santa barbara todo ano tem a festa dos confederados, os descendentes mais jovens tao tentando acabar com esse festa pq é uma vergonha pra nós
Pouco tempo depois do centenário do genocídio, o Filipe tinha comentado sobre ninguém ter dado a sugestão e não falou mais no assunto. Acho que ele vai fazer um vídeo sobre o acontecimento em alguma data redonda, já que costuma dar ênfase nessas ocasiões.
Sou de Americana e aqui a região ainda sofre de algumas pequenas influências, como por exemplo, em Santa Barbara d'Oeste há uma festa em celebração dos confederados, onde a bandeira confederada é celebrada e festejada em liberdade. Há uma discussão na região se ainda essas festas e o uso da bandeira podem continuar, por causa das claras influências escravistas mas a tradição e memória afetiva na região impede que o debate ganhe força.
tenho uma amiga de americana , perguntei para ela se ensinaram sobre a influencia da guerra civil americana na origem da cidade dela na escola e ela disse que sim kkkk, muito interessante esse fato.
@@velhodosaco4623 logo no início do video e em 8:42, Americana-SP, minha antiga faculdade inclusive ficava bem perto do portal da cidade q aparece na foto
Seria legal contar um pouco sobre a época contextual de Red Dead Redemption 2, que se passa uma época depois da Guerra Civil. Tentar identificar o que o jogo mostra sobre o contexto da guerra, o que foi aproveitado e o que foi semelhante.
Ótimo vídeo. Outra coisa talvez importante de lembrar é como a guerra civil americana afetou o Mexico. Já que a França e Áustria aproveitaram que os Estados Unidos não estavam olhando para invadir o México, derrubar o governo e colocar um imperador no trono.
Verdade. O México se negava a pagar as dívidas que tinha com a França, Reino Unido e Espanha então os mesmos, principalmente a França, com ajuda dos conservadores mexicanos que não queriam mas o liberal Benito Juaréz no poder por causa de suas reformas depuseram o mesmo, colocando Maximiliano no trono.
Há uma música da banda The Band (sim, o nome da banda era literalmente "A Banda") chamada "The Night They Drove Old Dixie Down" e ilustra bem a mentalidade dos adeptos da "Lost Cause". A música também foi regravada por Johnny Cash.
Houve um cantor de country que se destacou na década de 1960, com músicas enaltecendo a Confederação, foi Johnny Rebel, um pseudónimo usado por Clifford Joseph Trahan, falecido em 2016. Johnny Rebel, também era a forma como os soldados Confederados eram chamados pelos Unionistas. Além de defender o legado Confederado, as letras de Johnny Rebel incluíam muito racismo contra negros.
@@Molotov_Drink O seu n. Mas o tal do camargo bota uns 10 comentários iguais em cada vídeo. Se o yt resolver analisar ele vai detectar como spam, mas como td mundo tá parecendo querer ver isso ent ngm reclama.
@ALGUÉM Lá pro começo do século 20 a Turquia cometeu um genocídio contra o povo da Armênia pra evitar que ela se tornasse independente. Até aí não seria algo tão diferente de outras coisas. O problema é que o jeito que fizeram isso foi meio que uma versão demo do Holocausto na Alemanha. A Turquia meio que mostrou pro mundo que dá pra industrializar a morte.
Um fato importante de ser lembrando é que msm nos estados sem escravidão os negros não tinham os msm direitos q os brancos e isso durou até mais q metade do seculo XX
@@Rukhasu um fato interessante são as contradições dos EUA e Brasil, o último a abolir a escravidão (Brasil) e o último a dar direitos civis aos negros (EUA).
@@BrunoCabralPeixoto não exatamente cara. Com a lei das terras criada em 1850, era quase impossível ex escravos obterem terras. O processo de mobilidade social dos pretos no Brasil começou no final do séc XX no Brasil. Só porque aqui não teve segregação racial legislativa, não significa que estavam melhores.
@@Rukhasu Verdade,ele disse que um País com Brancos e Negros não daria certo! Tanto que 200.000 afro-americanos foram mandados pra Liberia. E 4,3 milhões ficaram nos Estados Unidos.
Tô escrevendo um roteiro de um filme que se passa na guerra civil americana, então tô fazendo muita pesquisa, e esse vídeo caiu como uma luva pra mim. E logo hoje, que é meu aniversário
@Gustavo Amaral talvez não exista só uma versão da historia pq Minha esposa é de new york e converso muito com a familia dela e minha familia toda americana por parte de pai são sulistas e eu moro na florida e essa treta existe até hj e pelo o que eu escuto os mais velhos falarem a guerra civil foi muito mais por causa dos investimentos,regalias do governo federal com todas suas manobras politicas favorecendo sempre o norte e nunca o sul e nem tanto com a escravidão. Muitos dizem que o sul queriam seus escravos libertos mas com direito de voto,mas o norte não aceitava,queriam os escravos do sul sem direito de voto pq no sul haviam muito negros e isso iriam mudar o jogo. O proprio Lincoln era um racista extremo e decretou a libertação de todos os escravos não pq gostava disso,mas só pra jogar a economia mundial contra os estados sulistas. muita gente usa a bandeira do movimento sulista pelo fato do sul ter lutado pra se separar ou pra ter direitos iguais igual o norte e msm perdendo a guerra lutou até onde conseguiu e hj vemos um sul muito mais rico e desenvolvido do que os estados do norte o que 1 seculo atrás não era a realidade. Por isso muita gente ainda carrega a bandeira sulista com orgulho,mas que com os anos virou chacota pq os democratas que na epoca eram mais conservadores do que os republicanos e hj são de esquerda tentam escoder o seu passado... Eu não tenho lado,mas gosto sempre de ouvir e escutar os dois lados da historia e é incrivel como até hj essa treta ainda é viva msm com uma geração diferente,existe muitos sentimentos ainda envolvidos quando eu to em NEw york no interior com a familia da minha noiva geral fala mal do sul e quando eu to na florida ou Georgia geral fala mal dos estados do morte.
O que são a imigração confederada no Brasil comparado com a quantidade de criminosos que Brasil exporta para o resto do mundo? A Policia Japonesa até aprendeu a falar portugues para lidar com Bostileiros que vem do Brashit. Brasileiros são os maiores criminosos pé de chinelo do mundo (não tem nem capacidade de ser criminosos temíveis como Pablo Escobar, triade chinesa, etc), Hoje criaram um problema real, porque o Japão era famoso por ser uma das raras nações do primeiro mundo sem problemas com drogas até a chegada do Brashit na Ilha. Os confederados comparado com voces é analogicamente o povo mais civilizado e culto da Terra.
@@dicitencellovoyais7914 "Os confederados comparados com vcs" e vc se refere ao restante de nos como se vc fosse uma excessão a regra ?! Patético vc , se for pegar toda sua estupidez e usa-la pra medir o restante da população brasileira estamos mto na merda então vira-lata babaca! A maioria da comunidade Br no Japão são de pessoas de bem então tenha mais respeito! Realmente criminosos nossos lá devem ser bem amadores comparadas com os Yakuzas que já lidam com trafico de drogas a décadas né
@@emillymoraes6372 eu sou italiano e vivo aqui desde 2009; Como eu tenho conhecimento real do Brasil, os brasileiros se não estão atirando nos outros, estão gritando. Sempre levando tudo ao pessoal, sem capacidade de raciocinar ou ter padrões objetivos. Tem algo a ver com suas culturas disfuncionais que voces exportam e por isso são sensíveis. Jogador de Futebol, Soja e Transsexuais são os maiores produtos de exportação do Brasil
@@dicitencellovoyais7914 Meu Deus vc é mto ignorante q horror quanta idiotice escrita ,n sei nem quem são essas pessoas q vc citou nunca nem ouvi falar , mas se vc sabe é pq já foi atrás , se vc é italiano mesmo pq já n voltou pra Itália ? Ta aqui a mais de 10 anos fzd o q morando e convivendo com um povo tao pouco evoluído perante vc? Já q vc é praticamente radicado.
Ooi meu nome é Guily, músico a mais de 10 anos. Alguns tentam me desanimar, mas eu não desisto do meu sonho. No momento não quero me apegar a ninguém, e fiz uma música sobre isso, chamada "Desde o início". Sem muito alcance, mas com muito potencial ,..
Vocês podiam fazer de vez em quanto um Nerdologia História Especial - What If , fazendo HIstórias Alternativas sobre eventos que poderiam ter acontecido se algo fosse diferente, por exemplo: E se os Confederados vencessem a guerra ? E se Vargas nunca tivesse chegado ao poder ? E se a Revolução Francesa tivesse falhado ? E se os Poderes Centrais vencessem a WW1 ?
Cadê o Camargo do Genocídio armênio?! Fazendo as vezes do Camargo "nerdologia, não vamos desistir, Genocídio armênio, já!" Pronto, cumpri minha tarefa.
@@veltro5659 vc tá vendo que tem um monte de gente fortalecendo seu pedido né?! Mude a estratégia, fique um tempo sem pedir, quem sabe eles não larguem de pirraça...
Excelente vídeo, Filipe! Muito bom mesmo! Adendo: o Partido Republicano foi uma reunião de vários partidos (know nothing e free soil, por exemplo) não apenas os dissidentes do Whig. Aliás, uma boa parte de Democratas descontentes com o Senador Stephen Douglas também se juntaram aos Republicanos. Por entenderem que o Partido tinha virado um balcão de interesses de Douglas, após 1854 o partido Democrata rachou, o que fez com que as eleições de 1860 fosse disputada por 4 candidatos, o que acabou por viabilizar a vitória de Lincoln. Grande abraço!
Que legal ver o Prof. Sorrilha comentando aqui. Sou teu fã. Sempre que quero saber mais sobre os EUA, vejo teu canal. Acompanhei as eleições contigo na live. Um abraço!
Parece que há um engano: os sulistas que vieram para o Brasil não foram refugiados. Vieram a convite de D.Pedro II que, muito sábio, conhecia a competência da agricultura sulista, possibilitou a vinda de aproximadamente 7000 americanos que se fixaram principalmente na região de Santa Barbara'doeste, Americana, Campinas, Iguape. Desenvolveram a agricultura , fundaram escolas, construíram estradas de ferro , etc. Após a guerra, houve muitos saques, invasoes de propriedades, roubos , estupros, escravos vagando pelas estradas e fazendas sem ter o que fazer e o que comer e tentando voltar para seus ex patrões , mas estavam livres....
Sugestões: Grande Guerra do Norte Guerra dos 30 anos Guerras do Ópio Guerra de sucessão espanhola Obs.: Sim, eu peguei guerras pouco abordadas, mas justamente por isso.
Procurei por um vídeo desse ontem e vcs mandam hj kkkkkkkk estavam acompanhando o histórico de pesquisa do RUclips? Kkkkkk Obrigado pelo vídeo maravilhoso!
Eu sou de Americana e fiquei sabendo que na antiga bandeira da cidade, havia a bandeira confederada no brasão, mas acho que devido as polêmicas desse símbolo, eles a retiraram da bandeira. Americana, SBO e Nova Odessa tem um grande agradecimento aos confederados, tirando os pontos ruins, CLARAMENTE
sou de americana tmb, na minha infancia ja vi carros e casas com bandeiras dos confederados e desde criança soube oq significava essa bandeira, povo atrasado e idiota, ainda tem muitos
@@mrhouse9833 com certeza nao é o que querem, mas é oq merecem, vc esperava oq? que eu continuasse propagando o pensamento racista e misógino dos meus ancestrais ou que eu evolua mentalmente como especie humana?
@@gustavotorresamaral sim, um pedaço de pano(q por sinal nem é a bandeira confederada original e usada na guerra civil) é racista. Geração leite com pera do caralho. Lembrete diário q nenhum navio negreiro q aportou nos EUA chegou lá com uma bandeira confederada e sim com a da união.
@@gustavotorresamaral muita gente ainda usa essa bandeira pq talvez não exista só uma versão da historia né.... Minha esposa é de new york e converso muito com a familia dela e minha familia toda americana por parte de pai são sulistas e eu moro na florida e essa treta existe até hj e pelo o que eu escuto a guerra civil foi muito mais por causa dos investimentos,regalias do governo federal com todas suas manobras politicas favorecendo sempre o norte e nunca o sul e nem tanto com a escravidão. Muitos dizem que o sul queriam seus escravos libertos mas com direito de voto,mas o norte não aceitava,queriam os escravos do sul sem direito de voto pq no sul haviam muito negros e isso iriam mudar o jogo. O proprio Lincoln era um racista extremo e decretou a libertação de todos os escravos não pq gostava disso,mas só pra jogar a economia mundial contra os estados sulistas. muita gente usa essa bandeira pelo fato do sul ter lutado pra se separar ou pra ter direitos iguais igual o norte e msm perdendo a guerra lutou até onde conseguiu e hj vemos um sul muito mais rico e desenvolvido do que os estados do norte o que 1 seculo atrás não era a realidade. Por isso muita gente carrega essa bandeira com orgulho ,mas que com os anos virou chacota pq os democratas que na epoca eram mais conservadores do que os republicanos e hj são de esquerda tentam escoder o seu passado... Eu não tenho lado,mas gosto sempre de ouvir e escutar os dois lados da historia.
Então, não é bem assim kkkkk. Santa Bárbara d' Oeste foi fundada pela Dona Margarida, e depoiisss os imigrantes vieram, no início ficaram meio espalhados por SBO, depois de um tempo eles começaram a morar em um local de SBO, com o tempo esse local virou uma vila q se chama vila americana, e com um tempo a vila cresceu tanto que virou uma cidade, cidade de americana
Em breve, defenderei minha tese sobre a americanização das ferrovias brasileiras a partir de 1857, que se deu devido ao conflito ético-econômico entre o Cristiano Otoni e o primeiro empreiteiro, o inglês Edward Price, que construiu a primeira seção entre o Rio e Belém (atual Japeri). A partir da segunda seção, o contrato em globo feito com os ingleses foi trocado pelo contrato por seção. Assim, a obra passou a ser licitada por séries de preços específicos, levando o valor a 1/3 do anterior. Otoni tinha preferência por "americanos" e, assim, surgiram os engenheiros coronel Charles F. M. Garnett (Virginia), irmãos Andrew e William Ellison (nascidos no Massachussetts, mas com vida profissional na Virginia), mais a empresa Roberts, Harvey and Co., que reunia os engenheiros William Milnor Roberts (Pensilvânia), Charles J. Harrah (Pensilvânia), Jacob Humbird (Maryland) e os irmãos Robert e George Harvey (Virginia). Apesar dos agentes da Pensilvânia, a Roberts, Harvey and Co. era sediada em Richmond, capital da Virginia, com certa proximidade à Tredegar Iron Works, uma grande fundição voltada à produção de insumos ferroviários e para a indústria do algodão e cana-de-açúcar, além de armas e motores a vapor para navegação, a qual contava com mais de 400 escravos de seu total de 900 empregados. O coronel Garnett, que foi o primeiro engenheiro em chefe americano (a partir de 1856) - seu primeiro papel como fiscal da obra de Ed. Price - voltou para a Virginia em 1859 e, na ocasião da guerra, foi escalado como engenheiro responsável pelas ferrovias confederadas, com escritório em Richmond. Entre os outros americanos da EFDPII (a maioria chegou em 1858), apenas o subempreiteiro Edward D. Muhlenberg largou os trabalhos na serra de Santana para assumir o posto de tenente do exército da União, tendo lutado em Gettysburg, inclusive. Minha percepção é que, para além da justificativa técnica e tecnológica usada por Otoni para a contratação desses americanos - por sua experiência de construir nas Alleghenies e Blue Ridge - um fator crucial foi a experiência em gerenciar mão-de-obra escrava em obras de engenharia pesada. Pelo menos é o que Robert Harvey deixou muito claro no anúncio que colocou nos jornais da Virginia - como o Richmond Dispatcher e o Richmond Enquirer - em julho/agosto de 1858. Um trecho do anúncio/chamada diz: "empregar CINQUENTA JOVENS, naturais do Estado da Virgínia ou de qualquer um dos Estados do Sul, que entendam a gestão de negros em obras públicas para ir ao Brasil como Gerentes ou Encarregados". Apareceram 130. Sobre esses 130, fecho o textão (e peço dsclps pela extensão) com uma curiosidade trazida nesse clipping do jornal Times-Picayune, de Nova Orleans: www.newspapers.com/clip/21626366/1858-12-28-1-parthian-survived-cyclone/
O posto correto é Segundo Tenente, não existia o posto de Terceiro Tenente em nenhum dos ramos do exército confederado, de resto está um texto bem interessante pra mim.
@@abraaoalmeida6120 de fato, as fontes mais confiáveis se referem a ele apenas como "lieutenant", sem ordem hierárquica. O 3º tenente era uma página que eu, inclusive, descartei e nem estou conseguindo mais reencontrar. Obrigado.
eu estou com vontade do Nerdologia- História seguir os passos do Nerdologia e ouvir a voz sedosa de Mathias Pinto, podcaster, historiador, sãopaulino e amante dos pampas para falar sobre alguma treta latinoamericana
Ótimo vídeo como sempre. Vcs poderiam falar da guerra na Bahia pela retirada da família real, que mesmo pós o 7 de setembro de recusavam a sair da Bahia, é uma história interessante que poucos brasileiros sabem.
Excelente como sempre, e só tenho que parabenizar o trabalho educacional que o Nerdologia faz. Acrescentando, gostaria de deixar algumas sugestões de temas: 1) Nerdologia Era Vargas; 2) Nerdologia Juscelino Kubitschek: 50 anos em 5 3) Nerdologia: Lawrence da Arábia; 4) Nerdologia Batalha de Iwo Jimma 5) Nerdologia especial Clint Eastwood: Um vídeo nos moldes do dedicado ao Bruce Lee, narrando trechos marcantes da carreira do Clint e o seu impacto na cultura pop mundial
Do Brasil é, do mundo acho que seria algo como o Kurzgesagt. Já essa Leticia aí não vale nem apena comentar, a pessoa segue Fatos Desconhecidos e Você Sabia, é uma incongruência estar por aqui
Esse é um dos difíceis desafios do bipartidarismo americano. Inclusive dentro desses dois partidos também existe brigas internas, onde cada facção defende seus ideais e seus respectivos representantes, incluindo casos de políticos de um partido ajudar na candidatura de um político de outro partido.
@@lucascorreia4898 kkkkkkkkkkkkkk governdo dando "apoio" não passa de mais socialismo.O país jpa se afundou durante seculos de tanto credito e subsidio na economia
Por um momento cogitei a ideia de te xingar, mas ai percebo que: Eu concordo em gênero, numero e grau, esse canal é uma Erva mais deliciosa e viciante que açúcar, pois ele é rico em conhecimento, coisa que nós todos somos carentes.
Seria legal uma análise sobre o porquê que hoje em dia os negros são mais engajados com os democratas, se partiu dos republicanos a abolição da escravatura.Gostaria de entender esse contexto
O grande historiador Herbert Aptheker destaca que a guerra-civil pode ser considerada como a "2ª Revolução Norte Americana", ao tornar o Capitalismo Industrial/Financeiro hegemônico em todos os EUA, e iniciando uma rápida expansão econômica que levaria os EUA a tornar-se a maior economia industrial em 1906.
Ontem mesmo eu assisti ao filme Harriet, sobre a ex-escrava que conseguiu escapar de Maryland pra Pensilvânia e voltou pra ajudar outras pessoas a escaparem também. Durante a guerra civil, ela atuou como espiã. O filme é maravilhoso.
Esse vídeo merece ser feito todinho, a tonta da minha professora explicou totalmente errado isso 🧐🤧 Vota aí para um vídeo longo com mais detalhes Felipe 👏🏻
Poderiam falar sobre a questão das bandeiras confederadas, que até hoje causa comoção social. O Mississipi mudou sua bandeira recentemente, não é mesmo?
é incrivel como até hj mesmo sendo outra geração essa treta ainda é viva e causa muita comoção até hj. Minha esposa é do interior de New York e eu converso muito com os mais velhos da familia dela e muitos falal mal do sul com raiva e principalmente os mais velhos pq eles tem um senso se superioridade tremendo e eu moro na Florida e a familia do meu pai é toda sulista e todos falam mal dos estados do norte e dizem que a guerra não era por causa dos escravos e sim por causa das regalias do governo federal,favorecimentos sempre ao norte e nunca com o sul que era tratado como lixo. E a luta era pra ser separado ou ter direitos e investimentos do governo federal iguais aos estados nortenhos. O Nortenhos sempre tratavam os sulistas comos animais o exemplo era os apelidos dos sulistas de red necks pelo fato de terem que cavalgar semanas até o norte pra reuniões pra se representarem e com isso os pescoços ficavam vermelhos de tanto sol que tomavam no caminho ai os nortenhos chamam eles de red necks( pescoços vermelhos). Outra coisa que eu ouvi é que o sul tbm queria ter seus escravos livres,mas com o direito de voto e o norte não aceitava,queriam os escravos do sul sem direito a voto pq no sul haviam muitos negros e então o sul ganharia uma força politica muito grande. Um fato é que Lincoln era um racista extremo seus discursos e cartas provam isso e só decretou o fim da escravidão pra jogar a economia mundial contra os paises sulistas pra enfraquecelos. Mas pelo que eu entendo a luta do sul foi pra se separar ou ter direitos iguais e lutou até perder defendendo isso por isso que muita gente usa a bandeira confederadas com orgulho até hoje pq as historias passam de pai pra filho são diferentes das que estão escritos no livros de historia. A atualidade tenta ridicularizar a bandeira confederada,mas quem faz isso é os democratas que na epoca eram mais conservadores que os republicanos e hj tentam encobrir seu passado ridicularizando as bandeira. Mas isso to te falando é só o papo bem batido com os mais velhos e o que eles me dizem. Eu gosto se escutar me amarro nessas conversas. Mas concluindo essa bandeira ta ganhando muita força pq os estados donsul estão infinitamente mais ricos que os do norte e muito mais livre em relação a tudo e isso é uma coisa que demorou 1 seculo pra acontecer,mas pessoal sulista raiz sente um gostinho de vitoria e pra honrar seus parentes usam a bandeira,mas ai o pessoal nortenho que se mudaram ou estão se mudando pro sul se sentem ofendidos quando veem essa bandeira e por isso que até hoje essa treta é viva e causa nuita comoção.
@@vidaleiga Essa bandeira foi criada pelos democratas então? Mas hoje en dia os simpatizantes dos confederados se indentificam com os republicanos, pela política de menos estado e tal.. é tipo isso?
É bom explicar que apesar do Brasil ser um dos últimos países a abolir a escravidão os membros da família real que comandava o país na época eram totalmente contra a escravidão, inclusive tirava dinheiro do próprio bolso para ajudar na libertação de escravos e ex escravos alforiados, algo bem diferente do que dizem os revisionistas históricos.
E verdade né lei do sexagenário, mandava o exército atrás dos escravizados que fugiam , violência contra os quilombos muito bonzinho o imperio de bananas.
E pensar que existem, ainda hoje, pessoas que celebram a memória de soldados que perderam lutando por um sistema escravista. Quão fracassado um ser humano consegue ser...
Além de Americana, Santa Bárbara do Oeste e Nova Odessa são cidades aqui do interior de SP que também foram fundadas por Sulistas dos EUA que fugiram após serem derrotados na guerra, alguns até trouxeram escravos juntos.
RMC em peso aqui
E eles ainda celebram isso ?
Que merda hein!? Tinha que ser justo os sulistas daquela época
@@MrLemmanz Sim, santa barbara todo ano tem a festa dos confederados, os descendentes mais jovens tao tentando acabar com esse festa pq é uma vergonha pra nós
@@liefstyles5670 Obrigado por tentar acabar.
Eu percebo que cheguei cedo quando o cara do "Faz um Nerdologia sobre genocídio armênio" ainda não comentou KKKKKKk
Acabei de comentar ;)
Medo do skinWalker
Aqui no Nerdologia é uma tradição histórica pedir para fazer um vídeo sobre o Genocídio Armênio '-'
@@IF_Brazil tbm era assim com "Formigas quimera"
Os caras vão pedir isso mesmo quando sair o video. Inclusive no próprio video vão continuar a pedir. Isso já virou meme
Sugestões:
> Nerdologia: Velho oeste;
> Nerdologia: Jk e os 50 anos em 5;
> Nerdologia: Clint Eastwood;
> Nerdologia: Guerra do Pacífico.
*genocídio armênio
Já tem sobre a guerra do pacífico
Jk um lixo que só pensou no sudeste, outro presidente medíocre desse país.
@@jamersonmendes3486 ue, mas Brasília não fica no sudeste.
Ia amar um do Clint Eastwood.
Nerdologia genocídio armênio
(nós não vamos desistir)
Up
Pouco tempo depois do centenário do genocídio, o Filipe tinha comentado sobre ninguém ter dado a sugestão e não falou mais no assunto. Acho que ele vai fazer um vídeo sobre o acontecimento em alguma data redonda, já que costuma dar ênfase nessas ocasiões.
Tô achando que esse canal é comandado por turcos não é possível
@@davia.3485 Também pensei algo semelhante.
Jamais iremos desistir
Poderia fazer um Nerdologia sobre o genocídio armênio, seria interessante...
Um dia vc consegue, man.
Up
Up
Conseguiu
Cáqdo, este este tema é tabu no you tube. Por que eu, não sei.
Faltou falar sobre a influência dos vampiros nos Estados do sul e como Lincoln precisou entrar em guerra pra derrotar todos eles.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu entendi a referência
Eu também entendi a referência! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gosto demais desse filme. kkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkk
A prata fez toda a diferença
Sou de Americana e aqui a região ainda sofre de algumas pequenas influências, como por exemplo, em Santa Barbara d'Oeste há uma festa em celebração dos confederados, onde a bandeira confederada é celebrada e festejada em liberdade.
Há uma discussão na região se ainda essas festas e o uso da bandeira podem continuar, por causa das claras influências escravistas mas a tradição e memória afetiva na região impede que o debate ganhe força.
Deixa a cultura dos cara,pode nem festejar em paz oxe
Larga de ser chorão.
Nossa que canal ótimo, faz a história da Rússia
A historia russa ja está feita, pelos proprios russos kkkkkk
Russia igual = vodka
Já tem da revolução russa de 1917
@@NooBenPanic kkkkkkkkkkkk
@@caiofernandes3727 sim. Esse vídeo foi publicado em 2017, no centenário da Revolução Russa.
tenho uma amiga de americana , perguntei para ela se ensinaram sobre a influencia da guerra civil americana na origem da cidade dela na escola e ela disse que sim kkkk, muito interessante esse fato.
Nunca imaginei q minha cidade seria mencionada em um Nerdologia, uma pena q tenha sido desse jeito, mas ainda considero algo legal de acontecer
Qual minuto ?
@@velhodosaco4623 logo no início do video e em 8:42, Americana-SP, minha antiga faculdade inclusive ficava bem perto do portal da cidade q aparece na foto
@@albertoluigivenciguerra3551 logo no início kkkkkkk
@@velhodosaco4623 ele quis dizer que tem no início e TAMBEM no 8:42, são 2 momentos diferentes
Relaxa Alberto, não há vergonha em celebrar o que há de bom na sua cultura. Nada hoje vai mudar o que aconteceu no passado.
Nerdologia: Comuna de Paris
Anarquistas curtiram isso! Up
Up
Esse aí é bom foi o primeiro conflito registado por fotografia
Para além disso foi o primeiro governo operário do mundo, durou 73 dias
Up
up
Seria legal contar um pouco sobre a época contextual de Red Dead Redemption 2, que se passa uma época depois da Guerra Civil. Tentar identificar o que o jogo mostra sobre o contexto da guerra, o que foi aproveitado e o que foi semelhante.
não sabia dessa informação
Ótimo vídeo. Outra coisa talvez importante de lembrar é como a guerra civil americana afetou o Mexico. Já que a França e Áustria aproveitaram que os Estados Unidos não estavam olhando para invadir o México, derrubar o governo e colocar um imperador no trono.
Eita... ( ._.)
Verdade. O México se negava a pagar as dívidas que tinha com a França, Reino Unido e Espanha então os mesmos, principalmente a França, com ajuda dos conservadores mexicanos que não queriam mas o liberal Benito Juaréz no poder por causa de suas reformas depuseram o mesmo, colocando Maximiliano no trono.
Genocídio Armênio, nunca desistiremos, onde está o compatriota que sempre coloca esse comentário?
Aqui 🙋♂️
@@veltro5659 Foco Camargo nunca desista kkkkkk
up
Há uma música da banda The Band (sim, o nome da banda era literalmente "A Banda") chamada "The Night They Drove Old Dixie Down" e ilustra bem a mentalidade dos adeptos da "Lost Cause". A música também foi regravada por Johnny Cash.
Valeu pela dica!
@@Molotov_Drink por nada, amigo
Houve um cantor de country que se destacou na década de 1960, com músicas enaltecendo a Confederação, foi Johnny Rebel, um pseudónimo usado por Clifford Joseph Trahan, falecido em 2016. Johnny Rebel, também era a forma como os soldados Confederados eram chamados pelos Unionistas. Além de defender o legado Confederado, as letras de Johnny Rebel incluíam muito racismo contra negros.
Vamo ajudar o cara galera, queremos um vídeo sobre *Genocídio Armênio*.
Nerdologia Genocídio Armênio. Eu tenho fé que um dia esse vídeo será gravado! 🙏🏻
up
Up
up
up
up
O cara do genocídio armênio é o único spam que ninguém reclama.
Pq todo mundo quer.
Não é spam. Eu quero muito um Nerdologia sobre o Genocídio Armênio e que o Filipe cite as últimas duas músicas lançadas pelo System Of A Down.
Hehehe
@@Molotov_Drink O seu n. Mas o tal do camargo bota uns 10 comentários iguais em cada vídeo. Se o yt resolver analisar ele vai detectar como spam, mas como td mundo tá parecendo querer ver isso ent ngm reclama.
@ALGUÉM Lá pro começo do século 20 a Turquia cometeu um genocídio contra o povo da Armênia pra evitar que ela se tornasse independente. Até aí não seria algo tão diferente de outras coisas. O problema é que o jeito que fizeram isso foi meio que uma versão demo do Holocausto na Alemanha. A Turquia meio que mostrou pro mundo que dá pra industrializar a morte.
Um fato importante de ser lembrando é que msm nos estados sem escravidão os negros não tinham os msm direitos q os brancos e isso durou até mais q metade do seculo XX
O próprio Lincon defendia que os negros fossem jogados na África de volta
Uma das razões de terem criado a liberia
@@Rukhasu um fato interessante são as contradições dos EUA e Brasil, o último a abolir a escravidão (Brasil) e o último a dar direitos civis aos negros (EUA).
isso dura até hoje na verdade
@@BrunoCabralPeixoto não exatamente cara. Com a lei das terras criada em 1850, era quase impossível ex escravos obterem terras. O processo de mobilidade social dos pretos no Brasil começou no final do séc XX no Brasil. Só porque aqui não teve segregação racial legislativa, não significa que estavam melhores.
@@Rukhasu Verdade,ele disse que um País com Brancos e Negros não daria certo! Tanto que 200.000 afro-americanos foram mandados pra Liberia.
E 4,3 milhões ficaram nos Estados Unidos.
Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e, também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos. Desde já, agradeço pela atenção.
A guerra dos sete anos, foi a Guerra que fez o mundo moderno
Recomendo o documentário da Guerra Civil do Ken Burns. É bem completo.
Vídeo muito bom, como sempre!
1- verdade que Dom Pedro II ofereceu ajuda à Lincon enviando navios de guerra?
2- quando vai sar um nerdologia sobre o genocídio armênio?
Genocídio armênio up!
O Ceará vendeu muito algodão para a União...
E verdade eu era os navios.
Não sei se Dom Pedro II enviou navios, mas sei que os dois lados da guerra disseram que o único mediador daquele conflito seria Pedro II.
2
Tô escrevendo um roteiro de um filme que se passa na guerra civil americana, então tô fazendo muita pesquisa, e esse vídeo caiu como uma luva pra mim. E logo hoje, que é meu aniversário
É bom você saber que não tinha gente certa nessa história
parabéns mano, bom trabalho
Feliz aniversário!
@Gustavo Amaral talvez não exista só uma versão da historia pq Minha esposa é de new york e converso muito com a familia dela e minha familia toda americana por parte de pai são sulistas e eu moro na florida e essa treta existe até hj e pelo o que eu escuto os mais velhos falarem a guerra civil foi muito mais por causa dos investimentos,regalias do governo federal com todas suas manobras politicas favorecendo sempre o norte e nunca o sul e nem tanto com a escravidão. Muitos dizem que o sul queriam seus escravos libertos mas com direito de voto,mas o norte não aceitava,queriam os escravos do sul sem direito de voto pq no sul haviam muito negros e isso iriam mudar o jogo. O proprio Lincoln era um racista extremo e decretou a libertação de todos os escravos não pq gostava disso,mas só pra jogar a economia mundial contra os estados sulistas. muita gente usa a bandeira do movimento sulista pelo fato do sul ter lutado pra se separar ou pra ter direitos iguais igual o norte e msm perdendo a guerra lutou até onde conseguiu e hj vemos um sul muito mais rico e desenvolvido do que os estados do norte o que 1 seculo atrás não era a realidade. Por isso muita gente ainda carrega a bandeira sulista com orgulho,mas que com os anos virou chacota pq os democratas que na epoca eram mais conservadores do que os republicanos e hj são de esquerda tentam escoder o seu passado... Eu não tenho lado,mas gosto sempre de ouvir e escutar os dois lados da historia e é incrivel como até hj essa treta ainda é viva msm com uma geração diferente,existe muitos sentimentos ainda envolvidos quando eu to em NEw york no interior com a familia da minha noiva geral fala mal do sul e quando eu to na florida ou Georgia geral fala mal dos estados do morte.
@@HCreep sim mano
Nerdologia e Ciência Todo Dia, únicos canais no YT que eu já curto o vídeo antes mesmo de assistir por que sei que é conteúdo de qualidade.
Progresso
Gado
Então tenho certeza que tu também vais gostar do canal Ponto em Comun.
Trazendo novamente a minha sugestão semanal:
Nerdologia: O Povo Ainu e/ou as disputas de Japão e Rússia.
UP!!
Governo americano: acabou a escravidão!
Sulistas: bora paro o Brasil escravizar!
Nem dava pra ir para o México, pois lá a escravidão já tinha acabado.
O que são a imigração confederada no Brasil comparado com a quantidade de criminosos que Brasil exporta para o resto do mundo? A Policia Japonesa até aprendeu a falar portugues para lidar com Bostileiros que vem do Brashit. Brasileiros são os maiores criminosos pé de chinelo do mundo (não tem nem capacidade de ser criminosos temíveis como Pablo Escobar, triade chinesa, etc), Hoje criaram um problema real, porque o Japão era famoso por ser uma das raras nações do primeiro mundo sem problemas com drogas até a chegada do Brashit na Ilha. Os confederados comparado com voces é analogicamente o povo mais civilizado e culto da Terra.
@@dicitencellovoyais7914 "Os confederados comparados com vcs" e vc se refere ao restante de nos como se vc fosse uma excessão a regra ?! Patético vc , se for pegar toda sua estupidez e usa-la pra medir o restante da população brasileira estamos mto na merda então vira-lata babaca! A maioria da comunidade Br no Japão são de pessoas de bem então tenha mais respeito! Realmente criminosos nossos lá devem ser bem amadores comparadas com os Yakuzas que já lidam com trafico de drogas a décadas né
@@emillymoraes6372 eu sou italiano e vivo aqui desde 2009; Como eu tenho conhecimento real do Brasil, os brasileiros se não estão atirando nos outros, estão gritando. Sempre levando tudo ao pessoal, sem capacidade de raciocinar ou ter padrões objetivos. Tem algo a ver com suas culturas disfuncionais que voces exportam e por isso são sensíveis. Jogador de Futebol, Soja e Transsexuais são os maiores produtos de exportação do Brasil
@@dicitencellovoyais7914 Meu Deus vc é mto ignorante q horror quanta idiotice escrita ,n sei nem quem são essas pessoas q vc citou nunca nem ouvi falar , mas se vc sabe é pq já foi atrás , se vc é italiano mesmo pq já n voltou pra Itália ? Ta aqui a mais de 10 anos fzd o q morando e convivendo com um povo tao pouco evoluído perante vc? Já q vc é praticamente radicado.
Ooi meu nome é Guily, músico a mais de 10 anos. Alguns tentam me desanimar, mas eu não desisto do meu sonho. No momento não quero me apegar a ninguém, e fiz uma música sobre isso, chamada "Desde o início". Sem muito alcance, mas com muito potencial
,..
Hoje Cheguei tarde ..
Mais msm assim não vou Desistir!!!
GENOCÍDIO ARMÊNIO!!!!!!!
Vocês podiam fazer de vez em quanto um Nerdologia História Especial - What If , fazendo HIstórias Alternativas sobre eventos que poderiam ter acontecido se algo fosse diferente, por exemplo: E se os Confederados vencessem a guerra ? E se Vargas nunca tivesse chegado ao poder ? E se a Revolução Francesa tivesse falhado ? E se os Poderes Centrais vencessem a WW1 ?
Um nerdologia sobre Alexandre o grande seria bom
Pela sua foto já vejo que você é um homem de cultura
Glory, glory, Man United!
Esse vídeo tem que ter uma parte 2!
Cadê o Camargo do Genocídio armênio?! Fazendo as vezes do Camargo "nerdologia, não vamos desistir, Genocídio armênio, já!" Pronto, cumpri minha tarefa.
Estou aqui, não desistirei...
Up
up
Não desistiremos.
@@veltro5659 vc tá vendo que tem um monte de gente fortalecendo seu pedido né?! Mude a estratégia, fique um tempo sem pedir, quem sabe eles não larguem de pirraça...
Excelente vídeo, Filipe! Muito bom mesmo!
Adendo: o Partido Republicano foi uma reunião de vários partidos (know nothing e free soil, por exemplo) não apenas os dissidentes do Whig. Aliás, uma boa parte de Democratas descontentes com o Senador Stephen Douglas também se juntaram aos Republicanos. Por entenderem que o Partido tinha virado um balcão de interesses de Douglas, após 1854 o partido Democrata rachou, o que fez com que as eleições de 1860 fosse disputada por 4 candidatos, o que acabou por viabilizar a vitória de Lincoln. Grande abraço!
Que legal ver o Prof. Sorrilha comentando aqui. Sou teu fã. Sempre que quero saber mais sobre os EUA, vejo teu canal. Acompanhei as eleições contigo na live. Um abraço!
@@carlosbill3107 oloco! Valeu pelo elogio. Ganhei meu dia 🤗 Abração!
Parece que há um engano: os sulistas que vieram para o Brasil não foram refugiados. Vieram a convite de D.Pedro II que, muito sábio, conhecia a competência da agricultura sulista, possibilitou a vinda de aproximadamente 7000 americanos que se fixaram principalmente na região de Santa Barbara'doeste, Americana, Campinas, Iguape.
Desenvolveram a agricultura , fundaram escolas, construíram estradas de ferro , etc.
Após a guerra, houve muitos saques, invasoes de propriedades, roubos , estupros, escravos vagando pelas estradas e fazendas sem ter o que fazer e o que comer e tentando voltar para seus ex patrões , mas estavam livres....
Sugestões:
Grande Guerra do Norte
Guerra dos 30 anos
Guerras do Ópio
Guerra de sucessão espanhola
Obs.: Sim, eu peguei guerras pouco abordadas, mas justamente por isso.
Esse tema merece um Nerdcast!
Procurei por um vídeo desse ontem e vcs mandam hj kkkkkkkk estavam acompanhando o histórico de pesquisa do RUclips? Kkkkkk
Obrigado pelo vídeo maravilhoso!
também tava ontem kkkkkk
eles meio que comentaram no nerdcast que era uma guerra que separou guerras antigas e guerras mais modernas
Sugestão Nerdologia: guerra civil federalista no Brasil
Eu sou de Americana e fiquei sabendo que na antiga bandeira da cidade, havia a bandeira confederada no brasão, mas acho que devido as polêmicas desse símbolo, eles a retiraram da bandeira. Americana, SBO e Nova Odessa tem um grande agradecimento aos confederados, tirando os pontos ruins, CLARAMENTE
sou de americana tmb, na minha infancia ja vi carros e casas com bandeiras dos confederados e desde criança soube oq significava essa bandeira, povo atrasado e idiota, ainda tem muitos
@@gustavotorresamaral Boa goyim, sinta vergonha dos seus ancestrais e de seus símbolos é exatamento isso oq (((eles))) querem.
@@mrhouse9833 com certeza nao é o que querem, mas é oq merecem, vc esperava oq? que eu continuasse propagando o pensamento racista e misógino dos meus ancestrais ou que eu evolua mentalmente como especie humana?
@@gustavotorresamaral sim, um pedaço de pano(q por sinal nem é a bandeira confederada original e usada na guerra civil) é racista. Geração leite com pera do caralho. Lembrete diário q nenhum navio negreiro q aportou nos EUA chegou lá com uma bandeira confederada e sim com a da união.
@@gustavotorresamaral muita gente ainda usa essa bandeira pq talvez não exista só uma versão da historia né.... Minha esposa é de new york e converso muito com a familia dela e minha familia toda americana por parte de pai são sulistas e eu moro na florida e essa treta existe até hj e pelo o que eu escuto a guerra civil foi muito mais por causa dos investimentos,regalias do governo federal com todas suas manobras politicas favorecendo sempre o norte e nunca o sul e nem tanto com a escravidão. Muitos dizem que o sul queriam seus escravos libertos mas com direito de voto,mas o norte não aceitava,queriam os escravos do sul sem direito de voto pq no sul haviam muito negros e isso iriam mudar o jogo. O proprio Lincoln era um racista extremo e decretou a libertação de todos os escravos não pq gostava disso,mas só pra jogar a economia mundial contra os estados sulistas. muita gente usa essa bandeira pelo fato do sul ter lutado pra se separar ou pra ter direitos iguais igual o norte e msm perdendo a guerra lutou até onde conseguiu e hj vemos um sul muito mais rico e desenvolvido do que os estados do norte o que 1 seculo atrás não era a realidade. Por isso muita gente carrega essa bandeira com orgulho ,mas que com os anos virou chacota pq os democratas que na epoca eram mais conservadores do que os republicanos e hj são de esquerda tentam escoder o seu passado... Eu não tenho lado,mas gosto sempre de ouvir e escutar os dois lados da historia.
Moro no interior de SP a vida toda e nunca soube disso sobre Americana, agora sei de onde vem o nosso “erre”
Então, não é bem assim kkkkk. Santa Bárbara d' Oeste foi fundada pela Dona Margarida, e depoiisss os imigrantes vieram, no início ficaram meio espalhados por SBO, depois de um tempo eles começaram a morar em um local de SBO, com o tempo esse local virou uma vila q se chama vila americana, e com um tempo a vila cresceu tanto que virou uma cidade, cidade de americana
Opa, sinto cheiro que o Nerdcast sobre a guerra civil Americana tá chegando !
eles não já fizeram não ? pensando bem, tem mais nerdcast sobre a história dos EUA do que do Brasil
Felipe, muito obrigada! Estou estudando esse assunto. Parece que você adivinhou!
Enio, Enio, enio, cadê meu ep do GENOCÍDIO ARMÊNIO
up
Up
up
up
up
perfeito muito obrigada
Em breve, defenderei minha tese sobre a americanização das ferrovias brasileiras a partir de 1857, que se deu devido ao conflito ético-econômico entre o Cristiano Otoni e o primeiro empreiteiro, o inglês Edward Price, que construiu a primeira seção entre o Rio e Belém (atual Japeri). A partir da segunda seção, o contrato em globo feito com os ingleses foi trocado pelo contrato por seção. Assim, a obra passou a ser licitada por séries de preços específicos, levando o valor a 1/3 do anterior. Otoni tinha preferência por "americanos" e, assim, surgiram os engenheiros coronel Charles F. M. Garnett (Virginia), irmãos Andrew e William Ellison (nascidos no Massachussetts, mas com vida profissional na Virginia), mais a empresa Roberts, Harvey and Co., que reunia os engenheiros William Milnor Roberts (Pensilvânia), Charles J. Harrah (Pensilvânia), Jacob Humbird (Maryland) e os irmãos Robert e George Harvey (Virginia). Apesar dos agentes da Pensilvânia, a Roberts, Harvey and Co. era sediada em Richmond, capital da Virginia, com certa proximidade à Tredegar Iron Works, uma grande fundição voltada à produção de insumos ferroviários e para a indústria do algodão e cana-de-açúcar, além de armas e motores a vapor para navegação, a qual contava com mais de 400 escravos de seu total de 900 empregados.
O coronel Garnett, que foi o primeiro engenheiro em chefe americano (a partir de 1856) - seu primeiro papel como fiscal da obra de Ed. Price - voltou para a Virginia em 1859 e, na ocasião da guerra, foi escalado como engenheiro responsável pelas ferrovias confederadas, com escritório em Richmond. Entre os outros americanos da EFDPII (a maioria chegou em 1858), apenas o subempreiteiro Edward D. Muhlenberg largou os trabalhos na serra de Santana para assumir o posto de tenente do exército da União, tendo lutado em Gettysburg, inclusive.
Minha percepção é que, para além da justificativa técnica e tecnológica usada por Otoni para a contratação desses americanos - por sua experiência de construir nas Alleghenies e Blue Ridge - um fator crucial foi a experiência em gerenciar mão-de-obra escrava em obras de engenharia pesada. Pelo menos é o que Robert Harvey deixou muito claro no anúncio que colocou nos jornais da Virginia - como o Richmond Dispatcher e o Richmond Enquirer - em julho/agosto de 1858. Um trecho do anúncio/chamada diz: "empregar CINQUENTA JOVENS, naturais do Estado da Virgínia ou de qualquer um dos Estados do Sul, que entendam a gestão de negros em obras públicas para ir ao Brasil como Gerentes ou Encarregados". Apareceram 130.
Sobre esses 130, fecho o textão (e peço dsclps pela extensão) com uma curiosidade trazida nesse clipping do jornal Times-Picayune, de Nova Orleans: www.newspapers.com/clip/21626366/1858-12-28-1-parthian-survived-cyclone/
O posto correto é Segundo Tenente, não existia o posto de Terceiro Tenente em nenhum dos ramos do exército confederado, de resto está um texto bem interessante pra mim.
@@abraaoalmeida6120 de fato, as fontes mais confiáveis se referem a ele apenas como "lieutenant", sem ordem hierárquica. O 3º tenente era uma página que eu, inclusive, descartei e nem estou conseguindo mais reencontrar. Obrigado.
@@WelberLuizSantos De nada 👍.
@@WelberLuizSantos parece interessante, boa sorte para você
Teu trabalho é muito bom, não pare!
Faz um vídeo falando sobre o Caso Dana Teffé, aonde está o corpo dela, e se ela foi realmente sequestrada por nazistas no Brasil
Que resumo incrível.
Parabéns
Levem esse assunto para o Nerdcast
Faz sobre os Romanov!
eu estou com vontade do Nerdologia- História seguir os passos do Nerdologia e ouvir a voz sedosa de Mathias Pinto, podcaster, historiador, sãopaulino e amante dos pampas para falar sobre alguma treta latinoamericana
Faz um vídeo explicando a Biologia do Filme Power da netflix
Acho que esse foi um dos nerdologias mais oportunos que já vi
Ótimo vídeo como sempre.
Vcs poderiam falar da guerra na Bahia pela retirada da família real, que mesmo pós o 7 de setembro de recusavam a sair da Bahia, é uma história interessante que poucos brasileiros sabem.
Apesar de ser apenas um recorte, foi um vídeo muito bom, muito informativo.
Excelente como sempre, e só tenho que parabenizar o trabalho educacional que o Nerdologia faz. Acrescentando, gostaria de deixar algumas sugestões de temas:
1) Nerdologia Era Vargas;
2) Nerdologia Juscelino Kubitschek: 50 anos em 5
3) Nerdologia: Lawrence da Arábia;
4) Nerdologia Batalha de Iwo Jimma
5) Nerdologia especial Clint Eastwood: Um vídeo nos moldes do dedicado ao Bruce Lee, narrando trechos marcantes da carreira do Clint e o seu impacto na cultura pop mundial
Lawrence da Arábia iria ser foda.
*genocídio armênio
Como esperei por esse vídeo, aqui no canal. Parabéns!
Faz um nerdologia sobre o Pistoleiro sem nome do Clint Eastwood
Melhor Canal do RUclips ❤️❤️❤️
Não
Do Brasil é, do mundo acho que seria algo como o Kurzgesagt. Já essa Leticia aí não vale nem apena comentar, a pessoa segue Fatos Desconhecidos e Você Sabia, é uma incongruência estar por aqui
me impressiona como os dois grandes partidos americanos deram uma guinada em suas visões politicas com o tempo.
Esse é um dos difíceis desafios do bipartidarismo americano. Inclusive dentro desses dois partidos também existe brigas internas, onde cada facção defende seus ideais e seus respectivos representantes, incluindo casos de políticos de um partido ajudar na candidatura de um político de outro partido.
Na realidade, somente o Partido Democrata deu uma grande guinada, após o governo do Roseevelt.
OBRIGADO PELO VÍDEO FELIPE FIGUEREDO
O homem foi muito corajoso o grande Abraham Lincoln eu gosto muito do seu canal obrigado
Nerdologia, como sempre, trazendo um conteúdo relevante e que acrescenta conhecimento. 👏👏
Nerdologia
- Genocídios da Primeira Guerra
- História do Povo Assírio
Muito obrigado, voce explica muito bem me ajuda muito.
#Nerdologia Barão de Mauá , o homem mais rico da história do Brasil.
O barão foi um grande visionário.
É, o governo da época devia ter dado mais apoio a ele e outros empreendedores industriais.
@@lucascorreia4898 kkkkkkkkkkkkkk governdo dando "apoio" não passa de mais socialismo.O país jpa se afundou durante seculos de tanto credito e subsidio na economia
@@carlosolivera4864 só deixar de atrapalhar já seria um grande apoio
Como o cara conseguiu ficar tão rico jogando sinuca meu deus
Grato por postar, visando a nossa formação.
Esse canal é uma droga que eu tô muito viciado
Por um momento cogitei a ideia de te xingar, mas ai percebo que:
Eu concordo em gênero, numero e grau, esse canal é uma Erva mais deliciosa e viciante que açúcar, pois ele é rico em conhecimento, coisa que nós todos somos carentes.
Filipe fala a fronteira e disputa territorial entre a Rússia e o Japão - Kuril Islands
Seria legal uma análise sobre o porquê que hoje em dia os negros são mais engajados com os democratas, se partiu dos republicanos a abolição da escravatura.Gostaria de entender esse contexto
Inversão de posicionamento e ideias.
Pq os democratas de hj são os republicanos do passado e vice e versa, inverteram
@@victor1997ms verdade, acabei pesquisando um tempo depois mais a fundo. Valeu pelo comentário
É a mesma história sobre as mulheres. Quem deu o voto pra elas foi o partido republicano.
Vcs podem falar no próximo vídeo sobre o assassinato envolvendo o pai ou avó do collor de Mello
" Ando devagar, mas nunca ando para trás" Abraham Lincoln
Obrigado professor!!
O grande historiador Herbert Aptheker destaca que a guerra-civil pode ser considerada como a "2ª Revolução Norte Americana", ao tornar o Capitalismo Industrial/Financeiro hegemônico em todos os EUA, e iniciando uma rápida expansão econômica que levaria os EUA a tornar-se a maior economia industrial em 1906.
Ontem mesmo eu assisti ao filme Harriet, sobre a ex-escrava que conseguiu escapar de Maryland pra Pensilvânia e voltou pra ajudar outras pessoas a escaparem também. Durante a guerra civil, ela atuou como espiã. O filme é maravilhoso.
mais um vídeo top! Sugestão: Nerdologia Família Imperial Brasileira
Eu estou adorando esse canal ainda sou novo mais estou adorando
Sujestão de Tema: Nerdologia Estupro de Nanquim
Apoio totalmente!
Se for para eles fazerem esse tema, eles vão ter que elaborar bem o titulo do video, por motivos óbvieis...
Tô esperando um Nerdcast sobre esse assunto a anos já.
Nerdologia excelente como sempre
#335 O Texas retrocedeu do trabalho livre pra o escravo quando saiu do México pros EUA.
Chora mais alto
@@SladeWilson003 você curte escravidão pelo visto. 🌝🌚
Felipe, parabéns pelo vídeo! Tudo muito bem ilustrado, explicado...dentro daquilo que um video curto permite. Continue assim.
Apareci, não tô acreditando kkkkk
Um trabalho maravilhoso que vocês fazem aqui no nerdologia
Esse vídeo merece ser feito todinho, a tonta da minha professora explicou totalmente errado isso 🧐🤧 Vota aí para um vídeo longo com mais detalhes Felipe 👏🏻
Olha o nível dos professores de história do Brasil! Não sabem nem passar para os alunos oq foi a guerra civil americana! Que decadência.
Videozinho sobre o genocídio armênio seria ótimo 😊
Faz a guerra civil Russa 1917-1923
Nerdologia faz um vídeo falando de como seria realmente a nave dos Aliens como a naves deles voaria de que formato ela seria de que tamanho
Aeeeee ❤❤❤
When Johnny comes go to home again HURAAAAA HURAAAA 🇺🇸
Shouting the Battle cry of freedom
@@JoaoPedroBaroni muito foda essa e outras como:
Bonnie Blue Flag
Battle Hymn of The Repúblic
Yankee Doodle
Dixie land
E mais um monte...
@@socarryontheresameaningtol9734 todas são incríveis !
Meu Deus, até que enfim!!! Pedimos há várias anos haha
When Johnny comes marching home again...
Muito bom! sou entusiasta para com estes documentários. Parabéns.
Morreu muita gente nesse evento.... mas sabe onde morreu muita gente também? no genocídio armênio, bem que poderia ter um video sobre ele!
Pode por favor fazer um vídeo sobre a guerra fria , entre os estados unidos e a urss
Poderiam falar sobre a questão das bandeiras confederadas, que até hoje causa comoção social. O Mississipi mudou sua bandeira recentemente, não é mesmo?
é incrivel como até hj mesmo sendo outra geração essa treta ainda é viva e causa muita comoção até hj. Minha esposa é do interior de New York e eu converso muito com os mais velhos da familia dela e muitos falal mal do sul com raiva e principalmente os mais velhos pq eles tem um senso se superioridade tremendo e eu moro na Florida e a familia do meu pai é toda sulista e todos falam mal dos estados do norte e dizem que a guerra não era por causa dos escravos e sim por causa das regalias do governo federal,favorecimentos sempre ao norte e nunca com o sul que era tratado como lixo. E a luta era pra ser separado ou ter direitos e investimentos do governo federal iguais aos estados nortenhos. O Nortenhos sempre tratavam os sulistas comos animais o exemplo era os apelidos dos sulistas de red necks pelo fato de terem que cavalgar semanas até o norte pra reuniões pra se representarem e com isso os pescoços ficavam vermelhos de tanto sol que tomavam no caminho ai os nortenhos chamam eles de red necks( pescoços vermelhos). Outra coisa que eu ouvi é que o sul tbm queria ter seus escravos livres,mas com o direito de voto e o norte não aceitava,queriam os escravos do sul sem direito a voto pq no sul haviam muitos negros e então o sul ganharia uma força politica muito grande. Um fato é que Lincoln era um racista extremo seus discursos e cartas provam isso e só decretou o fim da escravidão pra jogar a economia mundial contra os paises sulistas pra enfraquecelos.
Mas pelo que eu entendo a luta do sul foi pra se separar ou ter direitos iguais e lutou até perder defendendo isso por isso que muita gente usa a bandeira confederadas com orgulho até hoje pq as historias passam de pai pra filho são diferentes das que estão escritos no livros de historia. A atualidade tenta ridicularizar a bandeira confederada,mas quem faz isso é os democratas que na epoca eram mais conservadores que os republicanos e hj tentam encobrir seu passado ridicularizando as bandeira. Mas isso to te falando é só o papo bem batido com os mais velhos e o que eles me dizem. Eu gosto se escutar me amarro nessas conversas. Mas concluindo essa bandeira ta ganhando muita força pq os estados donsul estão infinitamente mais ricos que os do norte e muito mais livre em relação a tudo e isso é uma coisa que demorou 1 seculo pra acontecer,mas pessoal sulista raiz sente um gostinho de vitoria e pra honrar seus parentes usam a bandeira,mas ai o pessoal nortenho que se mudaram ou estão se mudando pro sul se sentem ofendidos quando veem essa bandeira e por isso que até hoje essa treta é viva e causa nuita comoção.
@@vidaleiga Essa bandeira foi criada pelos democratas então? Mas hoje en dia os simpatizantes dos confederados se indentificam com os republicanos, pela política de menos estado e tal.. é tipo isso?
essa guerra que tem quase 3 séculos ainda ressoa até esse ano de 2021, com a invasão do capitólio
Seria legal um vídeo sobre a Guerra Anglo-Americana de 1812 acho que não se fala muito sobre essa guerra
O fim da escravidão no Brasil em 1888 foi comemorada com missa em grande alegria.
@@gregoryrodriguesdeoliveira4766 Dahora
Ganhou inscrito assíduo! Conteúdo ótimo demais.
É bom explicar que apesar do Brasil ser um dos últimos países a abolir a escravidão os membros da família real que comandava o país na época eram totalmente contra a escravidão, inclusive tirava dinheiro do próprio bolso para ajudar na libertação de escravos e ex escravos alforiados, algo bem diferente do que dizem os revisionistas históricos.
E verdade né lei do sexagenário, mandava o exército atrás dos escravizados que fugiam , violência contra os quilombos muito bonzinho o imperio de bananas.
A monarquia do Brasil era muito boazinha sim, pode confiar 🙄
@@gustavoneves9681 Boazinha não era, mas está longe de ser um monstro que os pseudos intelectuais pregam
@@tiopatinhas5239 era um lixo
@@tiopatinhas5239 KKKKKKKKKKKKKKKKK claro claro KKKKKKKK
Tai um tema q merecia Nerdcast...e mostrando na evolução da questão racial no eua
Muito bom, ótima aula
E pensar que existem, ainda hoje, pessoas que celebram a memória de soldados que perderam lutando por um sistema escravista. Quão fracassado um ser humano consegue ser...