O Superdotado aparece na escola. Ele cria problemas, os pais são chamados direto por causa disso, daí ele é avaliado. Mais: a inteligência é hereditária e não é adquirida. Habilidades são adquiridas.
Meu nome é Rafael, sou Pedagogo com especialização em Psicopedagogia, apesar de não ser Psicólogo com especialização em Neuropsicologia, acompanho seu canal e sou fã de suas explicações.
Olá Rafael, que ótimo! Temos um curso de Avaliação e Reabilitação na Neuropsicopedagogia Clínica. 🥰 Acesse e conheça: www.incantatopsicologia.com.br/ianc
Campo da inteligencia e mediia.pensamento e ser.producao do pensamento e ilimitada nao segue fronteiras metodologicas .autor jose heliomae rodrigues do rego.
Quanto você acha que precisaria treinar para ter a habilidade do Ronaldinho Gaúcho, do Beethoven, do Einstein, do Van Gogh e por aí vai. Habilidade é aprimorada, não treinada. Fosse assim, cada partida de futebol seria um espetáculo, uma vez que todos ali treinam.
Seus vídeos são muito bons! Você transparece humildade: realmente, ninguém sabe o que é ser inteligente ou o que viria a ser inteligência. Não de um modo definitivo. Gosto de suas abordagens!
Recentemente, vi um corte sobre o assunto e a especialista me gabaritou ao descrever as características do superdotado. Tenho quase certeza que me enquadro dentro do diagnóstico. Agora que vi essa questão dos 3 anéis, só reforçou, uma vez que sempre tive facilidade na música, ouvido apurado... Sempre tiva facilidade no desenho, além de me destacar em diversas áreas diferentes ao longo da vida, ao ponto das pessoas não acreditarem que eu estava desenvolvendo certa atividade pela primeira vez. Tenho facilidade com línguas, gramática, escrita em geral... Fiz 3 testes diferentes de QI e nos 3 o resultado foi 130. Nem tudo são flores, minha vida sempre foi uma bagunça. Agora, vou procurar um especialista pra tirar as dúvidas de vez. Obrigado pelo video.
Cara, fiz um teste chamado Stanford-binet, que é um teste feito com base em um dos inventores do teste de QI, que tinha o sobrenome Binet. É um teste desenvolvido na universidade de Stanford, com 60 questões, bem interessante. O outro foi um desenvolvido por uma associação que tem no mundo todo de pessoas superdotadas, que infelizmente esqueci o nome agora, e outro paguei em um site gringo. Todos são bem parecidos, mas sei que isso não determina uma superdotação, é preciso a avaliação completa de um especialista, mas pode dar indícios.
Cara, fiz um teste da universidade de Stanford, que consegui na internet. O teste se chama Stanford-Binet, que é um aperfeiçoamento do teste criado por um psicólogo, Alfred Binet, com 60 questões, se não me engano; bem interessante. O outro foi de uma associação para superdotados, que existem filiais no mundo todo, mas esqueci o nome. Por último, fiz um teste de um site gringo que também não lembro o nome. Esses testes não servem para cravar uma superdotação, mas dar uma ideia. Eles são eficazes, tanto que pontuei o mesmo nos 3.
Eu fico muito triste das pessoas só falarem de autismo, TDAH e ah/sd em crianças Adultos são completamente desconsiderados pelas pesquisas e protocolos
É verdade, mas acredito que seja por causa da "intervenção precoce" e por essas condições terem ganhado mais visibilidade com os estudos atuais. Eu sabia que existia e tinha como referência a "imagem midiática" do autismo (uma pessoa extremamente inteligente e "esquisita" ou uma pessoa extremamente comprometida em suas funções básicas e totalmente dependente), mas só conheci e passei a conviver com um autista após o diagnóstico do meu filho. Hoje ele tem 5 anos e eu nasci em 1986.
Ótima aula, mas creio que a teoria do Renzulli tenha que ser vista com cautela, pois nem sempre o superdotado aprentará os três aneis. Na Europa eles valorizam muito o valor do QI. Sugiro a leitura do livro "La maldicion de lá inteligencia " da psicóloga espanhola Carmen Sanz Chacon.
Sim tem falhas no Renzulli, assim como tem falhas nos testes baseados no CHC como o Wechsler. Subteste Compreensão no Wechsler é completamente furado. As respostas normativas esperadas em muitos casos não tem identidade com as respostas de proficiência, vide as questões sobre impostos e trabalho infantil. Quanto mais avançado o conhecimento do indivíduo maior a probabilidade de ele errar, e isso vai na contramão do teorizado no G do CHC. Mesmo no WASI que é mais sintético isso é evidente. A resposta de proficiência sobre o que é a polícia é distinta da resposta normativa. Questões como a semelhança entre fotografia e canção também são falhas. As amostras de dupla excepcionalidade fora dos estados estados unidos são muito pequenas e quase todos os indivíduos são homens. No Brasil por faixa etaria tanto a amostra de AH/SD como do TEA tendem a ter apenas 1 individuo para cada faixa etária, e todos homens.
Oi, dra! voce explica muito bem!! Eu queria saber se esses testes/aplicações são os mesmos para AH/superdotação em adultos (que não foram diagnosticados na infância).
Caramba, estou ainda mais apaixonada por esse canal e por essa área do conhecimento. Tenho um enteado que é extremamente interessado por matemática e física. A família paterna suspeita de AHSD. Os professores dizem que ele é muito impaciente nas provas. Ele não estuda em casa e joga muito videogame. Apesar de ter 14 anos, pede insistentemente que pule o último ano do ensino fundamental e vá direto para o EM.
Como superdotado e autista eu posso dizer que do fundamental ao ensino superior a maioria dos professores Brasileiros são uns incompetentes e uns sacos de merda a nivel moral. Professor geralmente quer o superdotado com uma mordaça ou morto. O aluno superdotado é um gerador infinito de constrangimentos ao professor.
sei como é, estou no 1 ano e acho que deveria ter pulado, sei todas as materias, o ano foi extenso e chato. Não tenho presença suficiente, embora as notas sejam boas
Não sei se isso de entrevistar professores corresponde a um resultado positivo ! Pois tenho um filho SD é esconde muito suas habilidades no ambiente escolar , por exemplo ele tem uma habilidade enorme em desenhar e na escola faz pessimos desenhos nem parece a mesma criança ! E aí ? Acho que a família , pais , conseguem falar muito mais sobre seus filhos , pois essas crianças gostam de se camuflar na escola para se sentirem aceitos
Doutora PhD Olzeni Ribeiro e outros profissionais disse que tem que ser uma equipe específica para diagnosticar superlotação. E superlotação não está na categoria de doença ou malefício, nem pode ser avaliada no achismo. Só com especialista e doutores em neurociência, outra coisa, superlotação é algo hereditário, não é algo que se desenvolve com tempo, a pessoa nasce com isso
@@leonardosurf214 Acredito que ela esteja se referindo especificamente ao TIAH/S que é mencionado no vídeo e é preenchido pelos professores. A minha filha tem 4 anos e também mascara na escola, mas ainda assim foi enviado um questionário para a escola (não sei se é o mesmo teste).
Concordo. O professor muitas vezes não sabe nem que o aluno existe dentro da sala de aula, a não ser quando ele apresenta algum problema. Fico impressionada com a quantidade de talentos desperdiçados no Brasil.
@@olgaolguita818 Acabamos de receber o laudo da minha filha de 4 anos e foi surpreendente como as respostas da professora foram semelhantes às nossas. Isso fortalece a devolutiva e nos traz a perspectiva de que a criança de casa é a mesma criança da escola.
Oi, muito bom! Uma sugestão seria colocar na descrição ou mesmo cards no fim do vídeo com links diretos para as outras partes do mesmo assunto - o RUclips não estã conectando e não é muito fácil achar no canal.
Como li nos comentarios, eu tambem penso que infelizmente nem todos os professores conhecem pouco as habilidades e o poteencial do meu filho. Sendo um pre-adolescente, ele esta na fase de se esconder e nao mostrar interesse pela aula e pleo assunto (mesmo tendo um repertorio enorme) para se mascarar e se passar por aluno mediano (evitando bullying). Muitas coisas ele so faz e conversa comigo em casa. O envolvimento dele com Historia Moderna e Ciencias é enorme. Desde muito pequeno (3-4 anos) sou aquela mae que tive que leva-lo para conhecer o museu do aviao da TAM no interior de SP, ir em todas as expos da NASA (inclusive esse ano fomos a NASA mesmo nos EUA), museus de Ciencias… Mas na escola, ele nem comenta.
Bom dia. Só uma habilidade para desenho um pouco acima da média pode caracterizar Altas habilidades? Criança submetida a avaliacao neuropsicologica, onde aplicaram Wisc-III, QI total = 135, e diagnostico de TDAH na forma predominantemente desatenta. Academicamente ia bem, mas no 6o ano caiu o desempenho pela dificuldade de atencao. É muito boa em expressao oral, acima da média para idade (visto tb no teste neuropsicologico).
Meus filhos foram diagnosticados com dupla excepcionalidade, TEA/AHSD, quem eu procuro para ajudar a trabalhar as altas habilidades? São de escola particular, mas existe algo publico que ajude no desenvolvimento deles?
Tenho um filho 4 anos que notadamente tem uma inteligência acima da média, gostaria muito de saber que profissional eu devia leva-lo para analisar, para nos indicar qual escola e metodologia seria o ideal para ajudar no seu desenvolvimento, e não traba-lo na escola normal. Estes testes e essas análises poderiam ser feitas de forma remota?
Recebi o laudo do meu filho ontem. Fez Avaliacão,tem TDAH,teve um teste de inteligencia G que foi superior pra idade com percentil 90% acertou quase 20 de 30 pranchas. Isso significa que tem AH ? Eu fiquei em duvida mas achei incrivel ele ter acertado tanto,ele tem 5 anos.
AH não é só inteligencia, é necessário realizar uma avaliação neuropsicológica para confirmar. Será uma bateria de vários testes. Mas realmente PERCENTIL 90 é algo supreendente para quem tem apenas 05 anos de idade.
@@poderpode foi feita a avaliação neuropiscológica mesmo,a profissional só não quis fazer teste de QI, disse que ele é muito novo,para esperar mais. Só que lá no teste diz: inteligência superior acima da média. A neurop. Não explicou muito bem 🥹
@@ClaudiaSilvaPaim para altas habilidades existe um protocolo baseado em alguns teóricos além de Qi tem alguns outros constructos . Realmente antes da escolarização é um pouco mais dificil para o Neuropsi avaliar.
Nossa! Muito enriquecedora essa parte sobre o GAI e o CPI. Tenho um caso que gostaria de compartilhar. O indivíduo pontuou 130 no ICV e 138 no IMO. Pontuou 115 no IOP, mas obteve a média (109) no IVP. Seu QI verbal deu 134, QI de execução deu 113 e QI total 125. Este resultado se interpreta "normalmente"? Ou pela discrepância de 29 entre IMO e IVP e discrepância de 21 entre ICV e IVP é necessário calcular o GAI e o CPI para dar um resultado mais acurado? Tenho a impressão de que há um indicador comprtanental na velocidade de processamento que puxa os resultados. (OBS: teste aplicado WAIS-III e resultados no intervalo de confiança de 95%).
eu tive depressao parece que minhas habilidades foram para o ralo, minha criatividade morreu minha cabeça n consegue raciocinar direito, voce sabe quanto mais ou menos tem de perda cognitiva na depressao e falta de vitamina b12 ?
@@quiaraabreu4840 faz exames pra ver se n e alguma deficiencia tanto de vitamina D quanto de b12 e tbm a tireoide que no meu caso os 3 estavam com problema , ainda falta alguns meses pra saber se o tratamento esta funcionando o que resta e ter esperança
Realmente vejo alguns neuros discordarem na relação que alguns dizem que superdotados são bons em tudo, outros que dão mais atenção ao conhecimento arborizado, mas a pergunta que eu gostaria de saber é...o que muda na vida de uma pessoa que é diagnosticada como superdotada na relação social? Porque acho que a maioria procura ajuda por causa disso....
Olá, no Serneuropsi e no Coruja Neuro, nossas plataformas de raciocínio clínico em neuropsicologia, temos conteúdo que aborda essa questão. Acesse: www.serneuropsi.com.br ou www.corujaneuro.com.br e conheça
Procuro essa resposta. Mas eu acredito que a pessoa tendo esse auto-conhecimento, ela passa a se aceitar mais (e nao se achar um desajustado). Enxerga que tudo tem suas vantagens e passa a usar de forma positiva suas caracteristicas como alta sensibilidade, alta empatia… entende que a ansiedade vem da sua alta consciencia sobre o mundo e suas mazelas, enfim… é isso que tento passar para o meu filho.
Meu filho já fez avaliação neuropsicológica, mas a neuropsicóloga não utilizou o wisc. Há como fazer avaliação com este instrumento de forma separada? Sem ter que realizar toda a avaliação novamente (deu TDAH e TEA)?
Olá, não é indicado fazer uma avaliação somente com este instrumento, sugiro que refaça uma nova avaliação neuropsicológica após no mínimo 6 meses da que foi realizada.
Pesquisa sobre altas habilidades, que vc realmente tiver, vc vai nota que vc tem muita facilidade de aprender as coisas, tenta aprender uma outra lingua, vc vai ver só
Existem 2% de superdotados em média com QI de no mínimo 130. Mas a maioria 68% está entre 85 e 115 de QI E existe uma porcentagem de talvez cerca de 15% de pessoas que tenham menos de 85 de QI..
Então façam um favor ai e vcs q tem algum detalhe na sua convergencia mental, favor, se esconda da sociedade e deixe o Marcelo ditar qual é a realidade.
Entendi. Interessante vc destacar o cuidado de não "banalizar" a situação. Mas qual(is) autor(es)ou autora (s) você usa como referencial? Porque quando analisamos o GAI e o CPI que ela menciona ou até mesmo EGAI, que a Dra. Linda Silverman ajudou a criar, a gente percebe que a discrepância pode rebaixar um QI. Uma criança perfeccionista de modo disfuncional pode tirar 131, por exemplo, em todos os índices e, por conta do medo de errar, pontuar 102 na velocidade de processamento. Se por isso seu QI der 128 ela não será superdotada? Também temos os intervalos de confiança estatísticos dos próprios criadores dos testes e isso costuma dizer que pode haver uma variação de 5% na pontuação. Isso sem mencionar sono, estresse etc. Não estou argumentando contra os testes de QI, inclusive entendo que é o instrumento mais objetivo e cientificamente testado para analisar o funcionamento(performance) cerebral. Mas é um extrato daquele momento e deve ser analisado por um profissional qualificado. Entendo que está conjunção entre o teste e a análise minuciosa do mesmo é que podem dar um resultado mais fidedigno, inclusive em outras situações como DI. Obs: na Bélgica consideram QI de 125 pra cima. Nos EUA as normativas Estadias (que variam entre si) incluem mais de 15 Estados que consideram QI 130 para cima apenas em 1 dos índices do teste acompanhado de um QI 120 mais global. Então realmente as coisas não são tão fixas assim(meu ponto de vista). Obs2: ainda gostaria do seu referencial, pois sei que há alguns autores franceses que consideram apenas o QI 130.
Obrigada por me fornecer informações q matizam os dados de testes. Isso é importante, pq a mesma criança pode ser considerada superdotada por um avaliador e n ser compreendida assim por outro, 5 anos mais tarde.
Queria que houvesse mais foco na superdotação em adultos.
Verdade
Nem fala, isso deve passar quando fica adulto pra só focarem em crianças.
O Superdotado aparece na escola. Ele cria problemas, os pais são chamados direto por causa disso, daí ele é avaliado. Mais: a inteligência é hereditária e não é adquirida. Habilidades são adquiridas.
Meu nome é Rafael, sou Pedagogo com especialização em Psicopedagogia, apesar de não ser Psicólogo com especialização em Neuropsicologia, acompanho seu canal e sou fã de suas explicações.
Olá Rafael, que ótimo! Temos um curso de Avaliação e Reabilitação na Neuropsicopedagogia Clínica. 🥰
Acesse e conheça: www.incantatopsicologia.com.br/ianc
Vc pode me ajudar
Parabéns 👏 👏
Campo da inteligencia e mediia.pensamento e ser.producao do pensamento e ilimitada nao segue fronteiras metodologicas .autor jose heliomae rodrigues do rego.
Que pessoa expontânea. Dá gosto de assistir. Emana uma aura muito boa
Obrigada! ☺️
Vc pode me ajudar vc falou que espesalista
Superdotação é uma capacidade, e não habilidade. Habilidade é aprendida!
Quanto você acha que precisaria treinar para ter a habilidade do Ronaldinho Gaúcho, do Beethoven, do Einstein, do Van Gogh e por aí vai.
Habilidade é aprimorada, não treinada.
Fosse assim, cada partida de futebol seria um espetáculo, uma vez que todos ali treinam.
Seus vídeos são muito bons! Você transparece humildade: realmente, ninguém sabe o que é ser inteligente ou o que viria a ser inteligência. Não de um modo definitivo. Gosto de suas abordagens!
Obrigada, que bom que gostou! 🥰
Achei seu jeito de explicar uma graça. Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento 😊
Obrigada! 🥰
Recentemente, vi um corte sobre o assunto e a especialista me gabaritou ao descrever as características do superdotado. Tenho quase certeza que me enquadro dentro do diagnóstico. Agora que vi essa questão dos 3 anéis, só reforçou, uma vez que sempre tive facilidade na música, ouvido apurado... Sempre tiva facilidade no desenho, além de me destacar em diversas áreas diferentes ao longo da vida, ao ponto das pessoas não acreditarem que eu estava desenvolvendo certa atividade pela primeira vez. Tenho facilidade com línguas, gramática, escrita em geral... Fiz 3 testes diferentes de QI e nos 3 o resultado foi 130. Nem tudo são flores, minha vida sempre foi uma bagunça. Agora, vou procurar um especialista pra tirar as dúvidas de vez. Obrigado pelo video.
Onde e como vc fez o teste de qi ?
Cara, fiz um teste chamado Stanford-binet, que é um teste feito com base em um dos inventores do teste de QI, que tinha o sobrenome Binet. É um teste desenvolvido na universidade de Stanford, com 60 questões, bem interessante. O outro foi um desenvolvido por uma associação que tem no mundo todo de pessoas superdotadas, que infelizmente esqueci o nome agora, e outro paguei em um site gringo. Todos são bem parecidos, mas sei que isso não determina uma superdotação, é preciso a avaliação completa de um especialista, mas pode dar indícios.
Cara, fiz um teste da universidade de Stanford, que consegui na internet. O teste se chama Stanford-Binet, que é um aperfeiçoamento do teste criado por um psicólogo, Alfred Binet, com 60 questões, se não me engano; bem interessante. O outro foi de uma associação para superdotados, que existem filiais no mundo todo, mas esqueci o nome. Por último, fiz um teste de um site gringo que também não lembro o nome. Esses testes não servem para cravar uma superdotação, mas dar uma ideia. Eles são eficazes, tanto que pontuei o mesmo nos 3.
Eu fico muito triste das pessoas só falarem de autismo, TDAH e ah/sd em crianças
Adultos são completamente desconsiderados pelas pesquisas e protocolos
É verdade, mas acredito que seja por causa da "intervenção precoce" e por essas condições terem ganhado mais visibilidade com os estudos atuais. Eu sabia que existia e tinha como referência a "imagem midiática" do autismo (uma pessoa extremamente inteligente e "esquisita" ou uma pessoa extremamente comprometida em suas funções básicas e totalmente dependente), mas só conheci e passei a conviver com um autista após o diagnóstico do meu filho. Hoje ele tem 5 anos e eu nasci em 1986.
Ótima aula, mas creio que a teoria do Renzulli tenha que ser vista com cautela, pois nem sempre o superdotado aprentará os três aneis. Na Europa eles valorizam muito o valor do QI. Sugiro a leitura do livro "La maldicion de lá inteligencia " da psicóloga espanhola Carmen Sanz Chacon.
Sim tem falhas no Renzulli, assim como tem falhas nos testes baseados no CHC como o Wechsler.
Subteste Compreensão no Wechsler é completamente furado. As respostas normativas esperadas em muitos casos não tem identidade com as respostas de proficiência, vide as questões sobre impostos e trabalho infantil. Quanto mais avançado o conhecimento do indivíduo maior a probabilidade de ele errar, e isso vai na contramão do teorizado no G do CHC.
Mesmo no WASI que é mais sintético isso é evidente. A resposta de proficiência sobre o que é a polícia é distinta da resposta normativa.
Questões como a semelhança entre fotografia e canção também são falhas.
As amostras de dupla excepcionalidade fora dos estados estados unidos são muito pequenas e quase todos os indivíduos são homens.
No Brasil por faixa etaria tanto a amostra de AH/SD como do TEA tendem a ter apenas 1 individuo para cada faixa etária, e todos homens.
Oi, dra! voce explica muito bem!! Eu queria saber se esses testes/aplicações são os mesmos para AH/superdotação em adultos (que não foram diagnosticados na infância).
Caramba, estou ainda mais apaixonada por esse canal e por essa área do conhecimento. Tenho um enteado que é extremamente interessado por matemática e física. A família paterna suspeita de AHSD. Os professores dizem que ele é muito impaciente nas provas. Ele não estuda em casa e joga muito videogame. Apesar de ter 14 anos, pede insistentemente que pule o último ano do ensino fundamental e vá direto para o EM.
Como superdotado e autista eu posso dizer que do fundamental ao ensino superior a maioria dos professores Brasileiros são uns incompetentes e uns sacos de merda a nivel moral.
Professor geralmente quer o superdotado com uma mordaça ou morto.
O aluno superdotado é um gerador infinito de constrangimentos ao professor.
sei como é, estou no 1 ano e acho que deveria ter pulado, sei todas as materias, o ano foi extenso e chato. Não tenho presença suficiente, embora as notas sejam boas
@@iza.1197sabe todas as matérias sem estudar em casa? Caracas, telepatia em AH/SD pra mim é nova.
Uou! Eu me identifiquei...
Interessante essas informações.
Qual a diferença entre altas habilidades e superdotação?
Gostaria de saber a idade que se pode realizar a avaliação?
Poderia ter vídeo assim todos os dias do anoooo ❤️❤️❤️
🥰
Adorando esses posts! Obrigada!
🥰
Não sei se isso de entrevistar professores corresponde a um resultado positivo ! Pois tenho um filho SD é esconde muito suas habilidades no ambiente escolar , por exemplo ele tem uma habilidade enorme em desenhar e na escola faz pessimos desenhos nem parece a mesma criança ! E aí ? Acho que a família , pais , conseguem falar muito mais sobre seus filhos , pois essas crianças gostam de se camuflar na escola para se sentirem aceitos
Doutora PhD Olzeni Ribeiro e outros profissionais disse que tem que ser uma equipe específica para diagnosticar superlotação.
E superlotação não está na categoria de doença ou malefício, nem pode ser avaliada no achismo.
Só com especialista e doutores em neurociência, outra coisa, superlotação é algo hereditário, não é algo que se desenvolve com tempo, a pessoa nasce com isso
@@leonardosurf214 Acredito que ela esteja se referindo especificamente ao TIAH/S que é mencionado no vídeo e é preenchido pelos professores. A minha filha tem 4 anos e também mascara na escola, mas ainda assim foi enviado um questionário para a escola (não sei se é o mesmo teste).
Concordo. O professor muitas vezes não sabe nem que o aluno existe dentro da sala de aula, a não ser quando ele apresenta algum problema. Fico impressionada com a quantidade de talentos desperdiçados no Brasil.
@@olgaolguita818 Acabamos de receber o laudo da minha filha de 4 anos e foi surpreendente como as respostas da professora foram semelhantes às nossas. Isso fortalece a devolutiva e nos traz a perspectiva de que a criança de casa é a mesma criança da escola.
@@olgaolguita818 o problema que muitos são ruins, preferem reprovar o ano por 5 décimos do que mandar pra frente um inteligente
Oi, muito bom! Uma sugestão seria colocar na descrição ou mesmo cards no fim do vídeo com links diretos para as outras partes do mesmo assunto - o RUclips não estã conectando e não é muito fácil achar no canal.
Vdd
Vou faze avaliação neuropsicológica pq minha psicóloga SUGERIU
Eu usei saxofone e consegui der diagnosticado com QI 270, portanto o sax é um bom instrumento!
Não existe no mundo pessoa com QI 270. O indice de raridade seria algo do tipo 1 em 20 bilhões ou mais
Kkkkkkkkkk tá bom
Tá de marola, fumou um balão e ta ai sem ar no cérebro dps de assoprar essa naba desse saxofone.
Maravilhosa, ótima síntese!
Como li nos comentarios, eu tambem penso que infelizmente nem todos os professores conhecem pouco as habilidades e o poteencial do meu filho. Sendo um pre-adolescente, ele esta na fase de se esconder e nao mostrar interesse pela aula e pleo assunto (mesmo tendo um repertorio enorme) para se mascarar e se passar por aluno mediano (evitando bullying). Muitas coisas ele so faz e conversa comigo em casa. O envolvimento dele com Historia Moderna e Ciencias é enorme. Desde muito pequeno (3-4 anos) sou aquela mae que tive que leva-lo para conhecer o museu do aviao da TAM no interior de SP, ir em todas as expos da NASA (inclusive esse ano fomos a NASA mesmo nos EUA), museus de Ciencias… Mas na escola, ele nem comenta.
Fora que ele toca bateria e escreve poesias… Mas na escola, sabem de nada!
Excelente. E no caso de adultos, há escalas confiáveis como as duas mencionadas para faixas etárias menores?
Exatamente o vídeo que eu estava procurando ❤
🥰
Como fazer diagnóstico em adultos?
Também queria saber
Onde podemos fazer essa avaliação?
Olá!Alguma escala para adulto?
Bom dia. Só uma habilidade para desenho um pouco acima da média pode caracterizar Altas habilidades? Criança submetida a avaliacao neuropsicologica, onde aplicaram Wisc-III, QI total = 135, e diagnostico de TDAH na forma predominantemente desatenta. Academicamente ia bem, mas no 6o ano caiu o desempenho pela dificuldade de atencao. É muito boa em expressao oral, acima da média para idade (visto tb no teste neuropsicologico).
Olá, não consigo te responder só com esses dados. Recomendo que faça uma nova avaliação neuropsicológica.
QI 135 já é considerado super dotado, acompanhe a Dra. Olzeni Ribeiro.
Meus filhos foram diagnosticados com dupla excepcionalidade, TEA/AHSD, quem eu procuro para ajudar a trabalhar as altas habilidades? São de escola particular, mas existe algo publico que ajude no desenvolvimento deles?
Tenho um filho 4 anos que notadamente tem uma inteligência acima da média, gostaria muito de saber que profissional eu devia leva-lo para analisar, para nos indicar qual escola e metodologia seria o ideal para ajudar no seu desenvolvimento, e não traba-lo na escola normal.
Estes testes e essas análises poderiam ser feitas de forma remota?
Também gostaria dessa resposta.
no canal de hoje!
Nao tem nenhuma escala para avaliar em adultos?😢
Tem ué, a escala Winchester pelo wais
Sara mais para uma crianca de 4 anos e 6 meses quais testes eu posso usar???????
Wisk
Recebi o laudo do meu filho ontem. Fez Avaliacão,tem TDAH,teve um teste de inteligencia G que foi superior pra idade com percentil 90% acertou quase 20 de 30 pranchas. Isso significa que tem AH ? Eu fiquei em duvida mas achei incrivel ele ter acertado tanto,ele tem 5 anos.
AH não é só inteligencia, é necessário realizar uma avaliação neuropsicológica para confirmar. Será uma bateria de vários testes. Mas realmente PERCENTIL 90 é algo supreendente para quem tem apenas 05 anos de idade.
@@poderpode foi feita a avaliação neuropiscológica mesmo,a profissional só não quis fazer teste de QI, disse que ele é muito novo,para esperar mais. Só que lá no teste diz: inteligência superior acima da média. A neurop. Não explicou muito bem 🥹
@@ClaudiaSilvaPaim para altas habilidades existe um protocolo baseado em alguns teóricos além de Qi tem alguns outros constructos . Realmente antes da escolarização é um pouco mais dificil para o Neuropsi avaliar.
Que notebook lindo!!! Hahaahah
Nossa! Muito enriquecedora essa parte sobre o GAI e o CPI. Tenho um caso que gostaria de compartilhar. O indivíduo pontuou 130 no ICV e 138 no IMO. Pontuou 115 no IOP, mas obteve a média (109) no IVP. Seu QI verbal deu 134, QI de execução deu 113 e QI total 125. Este resultado se interpreta "normalmente"? Ou pela discrepância de 29 entre IMO e IVP e discrepância de 21 entre ICV e IVP é necessário calcular o GAI e o CPI para dar um resultado mais acurado? Tenho a impressão de que há um indicador comprtanental na velocidade de processamento que puxa os resultados. (OBS: teste aplicado WAIS-III e resultados no intervalo de confiança de 95%).
E para adultos, quais teria escalas?
E no caso de crianças menores? 3 anos
eu tive depressao parece que minhas habilidades foram para o ralo, minha criatividade morreu minha cabeça n consegue raciocinar direito, voce sabe quanto mais ou menos tem de perda cognitiva na depressao e falta de vitamina b12 ?
Comigo aconteceu a mesma coisa 😢😢😢 minha memória e minha capacidade cognitiva foram água a baixo após a depressão
@@quiaraabreu4840 faz exames pra ver se n e alguma deficiencia tanto de vitamina D quanto de b12 e tbm a tireoide que no meu caso os 3 estavam com problema , ainda falta alguns meses pra saber se o tratamento esta funcionando o que resta e ter esperança
TE ENTENDO VIU.
Tem professores que persegue e atrapalha alunos assim.
Crianças com menos de 06 anos, tem alguma escala específica?
Realmente vejo alguns neuros discordarem na relação que alguns dizem que superdotados são bons em tudo, outros que dão mais atenção ao conhecimento arborizado, mas a pergunta que eu gostaria de saber é...o que muda na vida de uma pessoa que é diagnosticada como superdotada na relação social? Porque acho que a maioria procura ajuda por causa disso....
Olá, no Serneuropsi e no Coruja Neuro, nossas plataformas de raciocínio clínico em neuropsicologia, temos conteúdo que aborda essa questão. Acesse: www.serneuropsi.com.br ou www.corujaneuro.com.br e conheça
Procuro essa resposta. Mas eu acredito que a pessoa tendo esse auto-conhecimento, ela passa a se aceitar mais (e nao se achar um desajustado). Enxerga que tudo tem suas vantagens e passa a usar de forma positiva suas caracteristicas como alta sensibilidade, alta empatia… entende que a ansiedade vem da sua alta consciencia sobre o mundo e suas mazelas, enfim… é isso que tento passar para o meu filho.
Meu filho já fez avaliação neuropsicológica, mas a neuropsicóloga não utilizou o wisc. Há como fazer avaliação com este instrumento de forma separada? Sem ter que realizar toda a avaliação novamente (deu TDAH e TEA)?
Olá, não é indicado fazer uma avaliação somente com este instrumento, sugiro que refaça uma nova avaliação neuropsicológica após no mínimo 6 meses da que foi realizada.
Wisc só pode ser usado a partir de 6 anos
Não entendo porque os exemplos são sempre com crianças. Mal consigo informações a respeito no caso de diagnóstico de SD em adultos
E se um super dotado ficar exausto😅?
Ele é um ser humano...
Tenho altas habilidades, é o mesmo que superdotação? Dizem que sim, mas não consigo me ver como superdotada e acho minha inteligência bem normal '-'
Pesquisa sobre altas habilidades, que vc realmente tiver, vc vai nota que vc tem muita facilidade de aprender as coisas, tenta aprender uma outra lingua, vc vai ver só
120 e 109 no GAI é alto?
109 no GAI é medio, e 120 no GAI é alta (quase superior).
Muito bom
55 super dotados aqui kkkk
Para com isso, por favor
Vem falar de superdotacao num país que a média de QI é 80 pontos, parece até piada, típico de quem vive outra realidade.
Existem 2% de superdotados em média com QI de no mínimo 130. Mas a maioria 68% está entre 85 e 115 de QI E existe uma porcentagem de talvez cerca de 15% de pessoas que tenham menos de 85 de QI..
Então façam um favor ai e vcs q tem algum detalhe na sua convergencia mental, favor, se esconda da sociedade e deixe o Marcelo ditar qual é a realidade.
Superdotação é QI 130 +. Que conversinha, cara. Todo mundo fica se achando superdotado com isso. É conteúdo q NÃO ajuda.
Entendi. Interessante vc destacar o cuidado de não "banalizar" a situação. Mas qual(is) autor(es)ou autora (s) você usa como referencial? Porque quando analisamos o GAI e o CPI que ela menciona ou até mesmo EGAI, que a Dra. Linda Silverman ajudou a criar, a gente percebe que a discrepância pode rebaixar um QI. Uma criança perfeccionista de modo disfuncional pode tirar 131, por exemplo, em todos os índices e, por conta do medo de errar, pontuar 102 na velocidade de processamento. Se por isso seu QI der 128 ela não será superdotada? Também temos os intervalos de confiança estatísticos dos próprios criadores dos testes e isso costuma dizer que pode haver uma variação de 5% na pontuação. Isso sem mencionar sono, estresse etc. Não estou argumentando contra os testes de QI, inclusive entendo que é o instrumento mais objetivo e cientificamente testado para analisar o funcionamento(performance) cerebral. Mas é um extrato daquele momento e deve ser analisado por um profissional qualificado. Entendo que está conjunção entre o teste e a análise minuciosa do mesmo é que podem dar um resultado mais fidedigno, inclusive em outras situações como DI.
Obs: na Bélgica consideram QI de 125 pra cima. Nos EUA as normativas Estadias (que variam entre si) incluem mais de 15 Estados que consideram QI 130 para cima apenas em 1 dos índices do teste acompanhado de um QI 120 mais global. Então realmente as coisas não são tão fixas assim(meu ponto de vista).
Obs2: ainda gostaria do seu referencial, pois sei que há alguns autores franceses que consideram apenas o QI 130.
Obrigada por me fornecer informações q matizam os dados de testes. Isso é importante, pq a mesma criança pode ser considerada superdotada por um avaliador e n ser compreendida assim por outro, 5 anos mais tarde.