Os Altos e Baixos da Vida Psíquica - 2/7

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 фев 2025
  • Material encontrado no livro da Dra. Angela Maria La Sala Bata, intitulado Guia Para o Conhecimento de Si Mesmo.
    Continuando com o estudo, Dra. Bata assim nos afirma;
    O homem pode ser estudado e analisado, observando-se seus distúrbios e mal-estares físicos ou psíquicos, pois o temperamento, o caráter, o tipo psicológico de cada indivíduo manifesta-se não só através do funcionamento de seus órgãos e sistema nervoso, mas também pelos altos e baixos de sua vida psíquica.
    A psique está intimamente relacionada ao corpo e o homem deve ser considerado como uma unidade bio-psíquica, uma vez que não se pode deixar de reconhecer a enorme influência que têm a vida instintiva, as emoções e o pensamento sobre o organismo físico e o sistema nervoso.
    Já dizia Platão há mais de 20 séculos: “Este é o grande erro de nossa época... os médicos consideram ser a alma separada do corpo”.
    Parece, entretanto, que hoje esse “erro” está para ser superado, sobretudo em virtude dos estudos do profundo e das contínuas e sempre importantes descobertas sobre a vida do inconsciente.
    Não podemos, também nós, deixar de aludir, embora rapidamente, a esse aspecto da vida psíquica do homem, ou seja, às contínuas e incessantes influências do inconsciente sobre o comportamento, o humor e até sobre a saúde do indivíduo, mesmo porque isso nos ajudará a compreender melhor a nós próprios e aos outros, e a saber ver o que está por detrás de manifestações, às vezes estranhas, imprevisíveis e inexplicáveis, de nosso mecanismo fisio-psíquico.
    Se nos déssemos ao trabalho de observar-nos, dia após dia, perceberíamos não sermos sempre iguais, nem como estado de ânimo, nem como vitalidade, nem como condições de saúde.
    Algumas vezes despertamos pela manhã plenos de dinamismo, energia e entusiasmo. Tudo nos sai bem com facilidade, tudo nos parece belo e flui agradavelmente. Outras, ao invés, nos assola um sentimento de opressão e de cansaço. O corpo parece entorpecido, inerte e desvitalizado, o ânimo deprimido e a mente ofuscada sem uma razão aparente. Um sentimento de futilidade e de vazio nos bloqueia e a vida parece inútil e sem significado. Outras vezes, ainda, despertamos com um sentimento de velada hostilidade e de antagonismo contra tudo e contra todos. Cada acontecimento torna-se, facilmente, ocasião de discussão, polêmica e até mesmo de briga. Tudo parece andar às avessas e, com frequência, cometemos erros e causamos danos, rompendo objetos involuntariamente ou ferindo-nos ao executar alguma ação... Também nossa saúde física tem esses altos e baixos: passamos de um estado de bem-estar, vitalidade e energia a um estado de mal-estar, cansaço e inércia, durante o qual afloram os mais variados sintomas, tais como dor de cabeça, náusea, insônia, palpitação cardíaca, dores difusas, etc...

Комментарии • 1

  • @lumariaps
    @lumariaps 24 дня назад +1

    O autoconhecimento somente através dele é que facilitamos os estudos psíquicos dos distúrbios...