ONU destaca desafio global do aumento das temperaturas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • O mundo enfrenta uma “epidemia de calor extremo” com novos recordes diários de temperatura registrados no domingo, segunda e terça-feira.
    Em declaração realizada nesta quinta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que os líderes mundiais “precisam estar à altura do desafio do aumento das temperaturas”.
    O chefe das Nações Unidas declarou que a “doença” que precisa ser combatida é “a loucura de incinerar o planeta, o vício em combustíveis fósseis e a falta de ação climática”. Segundo ele, todos os países, independente das divisões geopolíticas, estão sendo afetados pelos sintomas dessa doença, que incluem o aumento do calor.
    Guterres mencionou que temperaturas superiores a 50°C estão sendo registradas em diversas partes do mundo e que as ondas de calor são cada vez mais mortais. Estima-se que o calor mate quase meio milhão de pessoas por ano, o que é cerca de 30 vezes mais do que ciclones tropicais.
    Ele citou picos de hospitalizações e mortes no Sahel, alertas de calor para mais de 120 milhões de pessoas nos Estados Unidos, a morte de 1,3 mil peregrinos muçulmanos durante o Haj, o fechamento de atrações turísticas na Europa e de escolas na Ásia e África, impactando mais de 80 milhões de crianças.

Комментарии •