Caminhos da Reportagem | Gosto amargo do Rio Doce
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Um ano depois da tragédia em Mariana (MG), o programa volta à região onde e percorre o trajeto da lama de rejeitos, que chegou ao Rio Doce e alcançou o mar.
Há um ano, acontecia a maior tragédia ambiental do país. O rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, da mineradora Samarco, em Minas Gerais, deixou 19 mortos. As comunidades de Bento Rodrigues e de Paracatu de Baixo ficaram destruídas e 40 milhões de metros cúbicos de rejeito foram despejados na natureza.
O Caminhos da Reportagem visita Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Mariana, e mostra como hoje vivem os sobreviventes da tragédia, que ainda tentam se recuperar.
Chico e Marli moram em Mariana, em uma casa alugada pela Samarco, e aguardam com ansiedade o "novo" Bento. O novo vilarejo será construído em um terreno chamado Lavoura, a 9 km do antigo Bento Rodrigues. Marli perdeu a mãe na tragédia e relembra com tristeza aquele dia. E Sandra, cujas famosas coxinhas são hoje vendidas em uma feira de Mariana, lembra os tempos em que vivia em Bento Rodrigues e sonha com a nova comunidade, onde espera morar perto de amigos e antigos vizinhos.
A equipe viajou a Governador Valadares, ainda em Minas Gerais. Logo após a tragédia, a cidade ficou sem abastecimento de água por alguns dias. A população tem dúvidas quanto à qualidade da água, mesmo que o órgão oficial defenda que a água pode ser consumida.
Em Linhares, no Espírito Santo, o Rio Doce encontra o mar. A pesca está proibida na região e pescadores relatam como vivem sem o trabalho, que era mais que uma fonte de renda. A atividade foi passada de geração para geração e o Rio Doce faz parte da vida e da cultura dessas pessoas.
Em Regência, pequeno distrito que pertence ao município de Linhares, o empresário Sérgio viu seu sonho ser destruído pela chegada da lama de rejeitos. Sérgio é dono de uma pousada que foi construída ao longo de onze anos. A praia e a pousada estão quase vazias agora. Por lá, encontramos o cantor Gabriel, o Pensador. Frequentador de Regência e amante do surf, Gabriel lamenta ver um local tão bonito sem turistas e canta para o Caminhos da Reportagem uma música feita sobre a tragédia de Mariana.
Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Produção: Beatriz Abreu e Pollyane Marques
Imagens: André Rodrigo Pacheco
Auxílio técnico: Daílton Matos
Edição de texto: Flávia Lima
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio e Richard Pereira
Arte: Antonio Trindade
tvbrasil.ebc.co...
Reportagem importantíssima que denunciou todo descaso o qual essas vítimas ainda fazem parte.
Muito lamentável
Lamentável