Considerando que a relação entre homens e mulheres é aproximadamente 1 para 1, Monogamia ou não monogamia é um reflexo de uma sociedade líquida ou não líquida. Existem fatores biológicos claro e pessoas que jamais serviriam para ter um relacionamento de longo prazo ou até mesmo para assumir papel de pai ou de mãe, mas o principal é uma sociedade que busca novidade e realização de aventuras 24 horas por dia. Relacionamento monogâmico é para pessoas que gostam de apego e de rotina, qualquer personalidade diferente disso é um falso monogâmico, espero que um dia a sociedade consiga juntar pessoas de mesma natureza monogâmica para que não sofram a decepção e humilhação da traição.
Poxa, já tive e não fui feliz, tentei duas vezes, acabaram sendo relações tóxicas, não sei… fiquei descrente dessa possibilidade , parece que foi mais sofrido e deu mais trabalho. Mas gosto de questionar o assunto mesmo assim. Me sinto mais feliz na monogamia, podem ter crenças por trás? Pode. Mas na prática, é o que me faz feliz. Como não existe certo e errado, a monogamia tem sido mais saudável pra mim.
Eu penso que todas as minhas relações são não monogâmicas sejam elas consanguíneas, amizade, amorosa, sexual etc… eu sou NM, logo todas minhas relações são - sem separar em caixas de esses aqui eu transo e esses aqui não, ou “somos só amigos” desmerecendo a importância que se tem sobre as amizades. #anarquiarelacional
Já tive e vou responder o seguinte eu aceito não monogamia se de fato não houver um compromisso real. Acho que compromisso é algo monogâmico por natureza. Eu aceito não monogamia sem compromisso.
Sou gay e pessoa preta tenho 24 e nunca namorei meu corpo sempre é visto para sexo mas nunca para afeto, e vejo que na sua grande maioria esmagadora quem fala sobre não monogamia são pessoas brancas acho que antes de falar sobre receber afeto de uma pessoa deveria ser falado sobre os corpos que não são visto para receber afeto.
Fala-se muito disso na não-monogamia. Parte do motivo desse comportamento que vc relata é a lógica de escassez do afeto e da hierarquização das relações.
14:16 sonre autonomia afetiva. Uma coisa que não consigo visualizar é essa oposição entre autonomia e renúncias. Muitas vezes você exerce sua autonomia fazendo uma escolha, e toda escolha É uma renúncia. Pensar que renúncia é o contrário de autonomia a meu ver é se iludir que é possível exercer sua vontade sem perder nada. Se relacionar, com qualquer pessoa, não só e casal, mas no emprego, na família etc, requer necessariamente escolhas e automaticamente uma renúncia.
Mas para esse povo...isso não existe! Tudo é livre...sem regras...sem compromissos...viva tempos líquidos...elas falam isso porque não tem filhos...porque filho sim é sacrifício e se doar... Estamos dando Ibope para quem pessoas que não deveriam ter!
Uma das grandes questões que vivenciei em relacoes não-monogamicas foi a questao do egoísmo. Em relação à monogamia, se discute o egoismo do outro enquanto posse. Na não-monogamia, tudo é sempre tao "eu", no sentido de ter que lidar com as próprias questoes (que é ótimo, ngm tem que curar a insegurança do outro) que acaba nao conseguindo ver o outro como um indivíduo que tbm tem seus desejos, vontades etc. A teoria é linda. Mas a prática é outra. É sobre "o que eu quero", sem colocar o que o outro quer. Qualquer relação tem 3 indivíduos: eu, o outro e a relação. A nao-monogamia, na prática, nao existe a relação. A partir daí, vira egoísmo. E nem falo sobre onde um vai, o outro tem que ir. Nao é sobre ser inseparável e viver em função do outro. Mas ate em uma amizade existe a relação da amizade em si. Existem dois individuos e a relação da amizade. Há mais de 10 anos que vivi os conceitos da não-monogamia, ate mesmo sem ter me aprofundado no conceito. Quando me aprofundei, participei de discussoes e fui olhar com mais atenção o que de fato acontecia, percebi que é só mais um sistema que tenta ir contra um sistema, mas que cai em questoes até piores quando se vive a prática. Nao me defino nem mono e nem nao-mono, apesar de ter me definido nao-mono por anos. Relacoes se constroem vivendo apenas e questionando o que é toxico, o que é meu, o que é do outro e, principalmente, o que é a relação e como construí-la com duas pessoas dispostas. Alem disso, como sou lésbica, percebi que nem agora as minhas relações sao vistas como relações. Então, nao faz o menor sentido eu continuar levantando uma bandeira que é extremamente propagada (e que favorece muito) por hetero branco e burguês
Poligamia e Poli-amor é só rico e maioria homens que são os maiores beneficiários, sem contar que isso demonstra uma sociedade desigual principalmente para as mulheres, a monogamia é padrão natural e isso desde as sociedade caçadora-coletoras,.
Hétero branco? Está falando dos brancos do oriente médio e da Índia? Tá ligado que os mais poligamicos são os homens do continente africano? E nessas sociedades tanto no oriente médio e na África são lugares péssimos para as mulheres!!! Interessante a Geni uma indígena falar sobre essas coisas, sendo que nas sociedades indígenas tanta as poligamicas e monogâmicas são bem mais rígidas e desiguais com as mulheres, geni é uma negacionista científica
34:35 Esta parte me machucou demais! Estava em um relacionamento de dois anos, e eu era super feliz ao lado dela. Mas a questão hierárquica da monogamia - não somente sobre ter a liberdade de ficar com outros mas também as hierarquias, casamento e etc - esse excesso de pretensão, me fez repensar a estrutura e desejar a não-monogamia. Infelizmente terminamos pois ela se vê como mono. Ainda sinto muita dor por esse término!
Vejo esses desencontros de ideias fazendo parte de todo tipo de relacionamento. Pessoas mudando constantemente de ideia e assim descobrindo o que realmente ressoa com o seu coração, isso é um risco que todos nós corremos quando se trata de relacionamento. Que pena vocês não estarem juntos 😢
Há gosto para todas as pessoas e cada decisão deve ser respeitada. A maioria prefere viver relações estáveis e monogâmicas, e essa também é a minha opção. O que observo é uma tendência de generalizar outros tipos de relacionamentos como se fosse um fato consumado, sem controvérsias. Sim, eles existem, mas não são tão comuns como querem fazer crer. Acabou o amor romântico ? Onde estão as pesquisas ? Como foi feita ? nada disso é respondido, alguém lança um assunto na mídia e se torna uma verdade incontestável. Não se trata de desqualificar quem acredita que o amor romântico, a monogamia são a origem de todos os males de um relacionamento amoroso, mas admitir que existem pessoas que são felizes assim, não precisando viver trocando de parceiros ou parceiras, tentando preencher o vazio de suas existências.
Como saber se gosta de algo diferente se a monogamia foi naturalizada e imposta como única forma de sucesso e alcançar felicidade? Pq considera que relações afetivo sexuais livres não são estáveis?
O problema da nossa geração é simplesmente não conseguir se contentar que é simplesmente impossível ter tudo na vida. Hoje é uma mistura de querer ser CEO e viajar o mundo ao mesmo tempo, ter filhos mas ser completamente livre em todos os momentos, ter um relacionamento mas não querer abrir mão da vida de solteiro. É uma sociedade que quer viver no meio das escolhas. Aceitem um único fato: quando você faz uma escolha, você automaticamente desfaz outra. Então pense muito bem naquilo que faz sentido para você e viva uma vida de acordo. Se ter somente um parceiro sexual te incomoda, seja solteiro e aceite a realidade que emocionalmente você vai se sentir sozinho... escolhas
Acredito quando diz que existem escolhas na parte de quantidade de parceiros. Mas infelizmente quando leio aqui oq vc considera solteiro para poder ter múltiplos parceiros, então não há responsabilidade por nenhuma relação, me soa que você considera as pessoas descartáveis quando está solteira. E a não monogamia fala justamente o contrário que é sobre o modo de se relacionar e não sobre a quantidade de parcerias sexuais.
Concordo... Se construir relação com uma pessoa já é trabalhoso e implica renúncia, imagina com mais de uma? As pessoas querem assoviar e chupar cana ao mesmo tempo... Não minha gente, a vida tb é feita de escolhas e de perdas...
Eu sou monogâmica pq não consigo entregar meu corpo pra outra pessoa sem sentimentos ou no mínimo uma conexão. E estando apaixonada, vivendo um amor, entregue numa relação, não existe espaço pra eu desenvolver afinidade com mais ngm! O problema é encontrar um homem monogâmico. Impossível nos dias de hj! Decidi priorizar a lealdade e a honestidade, ou ficaria sozinha e infeliz esperando um príncipe q não existe nesse mundo! Sou feliz vivendo dessa forma, porém foi por questão de adaptação, não por escolher aceitar um homem desejando outras mulheres. Aprendi a entender q desejo dele é diferente do meu e q tudo bem pq curto participar como expectadora sou cuckqueen. Ele não quer envolvimento amoroso e eu tbm não aceitaria pq esse é meu limite. Acho q se todos envolvidos estão de acordo não existe isso de qual seria o ideal pra um relacionamento. O ideal é amor, entendimento e respeito. Isso sim é prioridade!
E agora? Sou super seletiva e quando homem atraí e me deixa super satisfeita só quero ele. Se ser monogamica é isso desculpe não posso me violentar se quero e posso afetivamente viver um amor/sexo com um homem de cada vez. Sou feliz assim! Sou matriarca e homem nenhum me domina. Fui criada por mulheres fortes e inteligentes.
Muito interessante o discurso, mas a questão do desejo e do tempo limita toda relação ao meu ver. O tempo dedicado à alguém determina se há uma relação ou não. Além disso, o desejo sexual é uma forma de determinação e poder, por exemplo, se eu tenho desejo sexual em alguém e quero chegar a ter relações sexuais com ela eu vou ter que agradá-la de alguma forma, de tal modo que eu estou submisso nesse momento e essa pessoa tem um poder sobre mim. Se essas questões já são complicadas no 1 a 1, imagine lidar com isso com um número indefinido de indivíduos a mais?
Iniciando essa vida não mono, mas tem uma coisa que me incomoda, não é competição, mas ainda me dói ver o outro viver com outra pessoa o que eu queria viver em sua companhia, mas que se recusa a viver aquilo comigo.
Eu acredito em relação monogâmica com respeito. Acredito que o grande problema seja o sentimento de posse, mas isso se conversa. Você não vai ter uma relação 100% perfeita. As coisas vão se ajustando. Eu particularmente não acredito em relação não-monogâmica equilibrada na prática, a tendência é ter abusos, e geralmente a não-monogamia só vale para mulher com outra mulher, ou seja, só vale para mulheres "bis", pq é difícil o homem, na prática, ser muito liberal com a parceira dele quando se trata de outro homem, principalmente no Brasil.
3 Coisas: acho que cabe sim discutir a institucionalização da monogamia como modelo validado pelo Estado, mas acho que é bom lembrar que na prática o poliamor rola solto desde que mundo é mundo, só tinha o nome de "traição", " a outra" e "ricardão". 2o. As pessoas preferem amar em paz e do seu jeito ou seguir o padrãozinho e dar satisfação pra sociedade, fazer o que todo mundo faz? A grande maioria quer seguir o padrãozinho... 3o. De um jeito ou de outro os casais se acertam, até a hora de responder aquela pergunta divisora de águas e de corações: e como ficam as contas no final do mês? O poliamor é muito lindo e legítimo, na minha visão, mas... na vida prática quanto mais gente em uma relação mais problema! Valeu pela discussão!
Olha, me desculpem, mas acho que condenar a monogamia sem olhar pra casamentos que deram muito certo nesse formato, é bem injusto! Isso me faz pensar que não existe UM formato correto e sim p formato que melhor se encaixa pra cada um... Uma moça comentou aqui pra baixo e eu concordo com ela: estamos ficando acostumados a querer TUDO! A não conseguir aceitar abrir mão de algumas coisas pra conseguir outras! Desconforto virou algo abominável e com isso não quero dizer que temos que viver nos sentindo mal, mas que sim, pra conseguir ter algumas coisas vamos, inevitavelmente, ter de abrir mão de outras! Essa É a vida, gente!
"Única" coisa que me incomoda na monogamia é a questão de ver o outro como seu, eu acho isso extremamente assustador, porque não é um lugar de carinho e acolhimento é um lugar de posse, e eu vejo que isso nas pessoas ao meu redor gera atitudes tão ruins, que machucam os outros, questão de achar que você decide o que o outro faz
mas isso são pessoas que nao se suportam e buscam que o outro supra, é uma relação doente, de posse, que não necessariamente precisa ser assim, pessoas inteiras, vão ter uma relação de diálogo e liberdade, é o mais comum? não, mas começa por nós, não buscar a salvação no outro.
Não entender o que é monogamia faz isso, transformam uma palavra em um crime só pela libertinagem. Monogamia é um pacto entre duas que se amam para serem Fiéis enquanto durar o relacionamento.
A monogamia é uma escolha diária. E depois do que eu passei, eu a vejo que para muita gente, muita mesmo, não serve, não funciona, não escolhe. E tá tudo bem, só penso que seria legal dividir isso com o outro. Mas parece que se propor isso ao parceiro (a), é uma viação da lei, imoral, contra a família tradicional, bem surreal mesmo. É muito ego envolvido.
Só ficar solteiro. Da pra sair com quem quiser, da pra sair e não voltar pra casa, da pra brigar no trabalho ou ter um dia maravilhoso e chegar em casa sem o porre das crianças ou de um/a companheiro pra compartilhar nem o ruim e muito menos o bom. Lave sua própria louça, faça sua própria comida, limpe sua casa, lave e passe suas roupas, ou, solteiro e sozinho, banque alguém que lhe faça. Ah não, contratar empregada é mono-trabalho então, né? Já sabe! Sozinho tbm. Solteiro é a chave pra tudo. Vc pode ter seu espaço sempre respeitado e compartilhado com plantas e animais. Se quiser fazer caridade, associe-se a uma ONG qqr de renome e manda $ pra África. Vai ser altruísta, independente e feliz. Nenhuma de nossas relações é saudável. NENHUMA! Ninguém trabalha 100% no que quer ou ganha 100% do que quer e assim vai. Aos trancos e barrancos pais e mães criam seus filhos, muitas das vezes de modo equivocado pq socialmente não se tinha (sic) o dominico dos conceitos e teorias cognitivas que se tem hoje (sic x2) e, por isso, a gente esquece o prato de comida dado, a fralda cagada que foi trocada de madrugada, com sono e tendo que levantar às 5h pra ir trabalhar pra virar as costas e negar toda a parte boa em detrimento da ruim. Rejeitamos nossos pais e colocamo-nos na sarjeta do esquecimento por terem sido narcisistas ou "mau educadores". Pq não deram ou ensinaram o amor livre de amarras. (Oras bolas). Em nenhuma area da vida se é feliz ou estável 100%. Mas no amor, gostam de cagar regras travestidas de liberdade. Quer ser livre, viva solteiro. Aprenda a ser feliz só com vc e se baste.
Você fala como se fosse o ditador do correto, quem quer ser livre vai se relacionar com quem é livre, você só precisa se preocupar em ser e viver o que você realmente deseja e assim vai encontrar pessoas como você
kkk Boa! Essa opção tb existe: fique solteiro e coma quem quiser sem dar satisfação pra ninguém. O povo sonha uma vida sem compromisso e onde se pode tudo... Doce ilusão!
Eu digo que sou super compremetido com qm me relaciono, que sou uma pessoa seria, que levo todas as minhas relações a sério. Mas aí não prometo exclusividade e nem ser chiclete com a pessoa e ela ja "então nao posso me envolver com vc". E escolhe se afastar. Mesmas sensações e frustrações, apenas mudando as pessoas. 22:42 Esss vídeo esta incrível.
Ser não monogâmico, é um algo a ser construído, a gente ate então sabemos, que ser monogâmico não da mais. Como dizia Paulo Arantes "O senso comum quer que nós sejamos, como de fato nós já somos, mas a pergunta não é: 'porque somos assim?" a questão é de outra ordem: 'porque nós já não podemos mais pensar assim?'
acho que é tudo sobre comunicação. qualquer relação que se preze e se sustente depende disso rótulos servem mais pra apresentar a relação pro mundo, do que pra apresentar uma estrutura em si (pelo menos é assim que eu vejo)
Na teoria é lindo na prática é terrível, a evolução ainda não está preparada para deixar a monogamia, psicologicamente as pessoas tem muitos problemas na área sexual e afetiva, poucas são as que conseguem sair do padrão, mas temos que falar muito sobre isso.
Por que para expor uma ideia tem que problematizar outra? Há quem queira monogamia e ha quem não queira. Isso não tem nada a ver com amor, tem a ver com formato da relação, com combinados. Acho q ela misturou muita coisa, falando de relações abusivas, a relação pode não ser monogâmico e ser abusiva tb, isso não está ligado ao formato da relação. Toda relação, seja amorosa ou não passa por tratados, verbais ou não. TODAS. Inclusive as não monogâmicas.
essa questão de pegar um outro lado para apontar e tacar de vilão é preocupante. a questão é que não sabemos o que queremos, não sabemos o mínimo de quem somos, dos nossos valores, aí nenhum formato de relação vai funcionar, estamos olhando pro lado errado.
@@mairaf.m.s.9322 Não é que um lado seja vilão, temos que atentar no histórico das paradas, tipo historicamente qual é o formato institucionalizado? A monogamia, certo?! E ela não rolou por acaso, mas surgiu primeiramente como uma forma de controlar a sexualidade feminina, assegurar que uma linhagem familiar não fosse comprometida, garantir determinados herdeiros e tals
@@lucylany concordo, tem que ser abordada e repensada e tudo mais. Mas, deve ser respeitada tb, pq pra algumas pessoas é o formato qe querem seguir, e não tem nadade ruim nisso.
"Ser puro" não é nem sequer biologicamente possível humanos e animais em geral se desenvolveram para sobreviver e a sobrevivência exige sentir raiva, medo e tristeza. Coisas que o pessoal "bem resolvido" acha desumano mas eu penso o contrário sentir essas coisas é totalmente humano porque humanos são animais!
Desculpa mas o que a Geni faz é somente criticar, ela não faz uma episteme sobre, ela identifica um suposto problema em relação a relacionamentos monogâmicos e começa a destilar críticas com fundamento raso, só pra defender uma “pauta”. Eu to procurando coerência no que ela fala mas em alguns momentos só parece posicionamento político msm, com intuito de deslegitimar qualquer coisa por ser “Patriarcado/Igreja/Europa”. Sendo que a parada é mais profunda do que isso.
Ideia de feminista ou mulher que tem dificuldade de namorar mas não quer deixar de transar. Como construir algo sólido se o parceiro não é presente cem por cento. No way!! Se for assim é só não assumir relacionamento nenhum. Povo precisa é de terapia e cada qual achar o seu par para ter sossego
Vc nem entende direito o conceito de feminismo pela sua fala, e teve uma fala bem preconceituosa em relação às pessoas que não conseguem ser felizes ( e nisso vemos a grande Qt de traições nos casamentos ) em um tipo de relacionamento socialmente imposto. Em nenhum momento se diz que as pessoas DEVEM ser não monogâmicas. Mas sim que a monogamia não é o único meio e que MTS pessoas são infelizes, tornam outras infelizes, traem e são desleais pq tentam se adequar a algo que não faz parte delas.
A monogamia é de interesse da grande maioria das pessoas. As pessoas querem exclusividade e não se sentem bem em dividir seus parceiros com os outros. Poligamia é desejada por uma minoria muito pequena, que não reflete o pensar da sociedade como um todo.
Eu acho esse é um falso problema. Não existe um formato melhor e mais "verdadeiro" que outro. Essa oposição de mono versus não mono é uma maneira de esconder outro problema que é anterior e mais profundo: nossa incapacidade de estabelecer vínculos que sejam verdadeiros e de nos responsabilizarmos por eles e darmos conta mesmo quando fracassam. Essa oposição cria uma falsa ideia de que tudo que a gente herdou da cultura do passado é ruim e tudo que é moderno e supostamente mais livre é melhor. Os direitos humanos por exemplo podem ser considerados derivações da ética de Jesus de amor ao próximo. A democracia também é algo que herdamos da Europa. O que é bem diferente do que a instituição igreja faz. E eu digo isso sendo ateu. É claro que muita coisa herdada é horrível mas nem tudo. Muitas vezes a tentativa de ser "moderno" acaba fazendo a gente só se confundir e adoecer mais. Se os casais mono estão infelizes os não mono estão? Acho que todo formato seja mono ou não é válido, o problema é bem outro.
A monogamia foi trazida e se tornou compulsória junto com a estrutura de colonização cristã monoteísta em nosso território. Melhor rever o começo da fala da Geni no vídeo.
@@marmahimat eu sei e concordo com você. O fato de a monogamia ter sido compulsória não implica que as pessoas devam adotar a não monogamia de maneira também compulsória. Meu ponto é que não existe um formato melhor que o outro. Não adianta a gente se colocar numa relação não mono e se arrebentar aceitando o que nos faz mal e o mesmo vale para a relação mono. Mais uma vez: não existe um modelo melhor que o outro, tudo depende do que funciona para cada configuração de pessoas dentro de uma relação. Todos modelos são igualmente válidos. Meu ponto é que essa questão coloca assim, mono versus não mono, esconde a questão realmente essencial que sobre como conseguimos estabelecer vínculos verdadeiros com responsabilidade e dando conta mesmo quando fracassa. O fato de temos herdado de maneira compulsória da Europa o formato mono não implica que ele seja necessariamente ruim e errado. Assim como herdamos os direitos humanos e a democracia da Europa e isso não é necessariamente ruim. É claro que muitas coisas horríveis herdamos da Europa, mas formato de relacionamento depende muito das pessoas em questão. Acho que há pessoas que se sentem melhores e mais potentes na relação não mono e o mesmo vale pra mono.
Estou em um relacionamento aberto com meu noivo e nos estamos no inicio, tivemos a decisão de abrir o relacionamento juntos e tomamos as regras em conjunto, só que agora estamos num impasse que eu estou me sentindo muito inseguro comigo mesmo e esta me gerando um desconforto ele ficar com um colega de trabalho dele, fui sincero com meus sentimos e conversei com ele sobre isso e todos o meus desconfortos, não estou confortável dele ficar com esse colega pq ele já começou essa relação com ele meio estranha me escondendo o telefone quando chego perto e tudo mais sendo que nunca fui de ficar pegando telefone dos outros, o resumo e não gostaria que ele continuasse ficando com esse rapaz mas obvio que não cabe a mim essa decisão e fico extremamente desconfortável dele continuar essa relação atualmente. Ele disse que esta num empasse entre escolher continuar ficando com o rapaz pq faz bem para ele ou escolher eu resolver minhas insegurança, meu noivo já utilizou a termo "tratamento de choque", tipo continuar ficando com o rapaz para ser um empurrão para eu resolver minhas inseguranças de mim mesmo mas não acho q ira funcionar comigo e tenho medo disso tornar um sentimento reverso e me deixar mal. O que eu faço??? E também ficar com outras pessoas não acho q vai me resolver agr, não estou interessado em ninguém.
Depende, o acordo era apenas pra sexo ou sentimentos tbm? Se apenas sexo e ele é seu noivo, algo sério, a prioridade seria vc. Mas ele pôs o que tá fazendo bem a ele em detrimento do seu sentimento. Então será mesmo que os acordos serão honrados visando o bem estar de ambos? Vc se afastaria de alguém que vc ta tendo esse sentimento feliz pelo seu noivo?
O problema não é teoria x ou y, e as possíveis doenças geradas em múltiplos parceiros , há um questão de saúde e higiene pessoal tb pra ser pautado. Antes de mais nada
Carol tem as melhores citações. "Não se trata de você ser solteira ou não ser solteira. Trata-se de ter autonomia afetiva para poder entrar e sair de relacionamentos, estar e reconstruir de forma positiva."
mana carolaine q convidada eh essa nunca ouvi tanta bestera "histórica", sou a favor de vc sozinha falando serio reflita, não derruba o padrão do canal
Geni é uma terraplanista, e a monogamia dificilmente vai fracassar ela é comum desde as sociedades caçadoras-coletoras, me esqueci gente igual a Geni só usa a ciência quando agrada sua ideologia
Pura balela! Se é opção não existe sacrifício. E porque só o Homem hétero que quebra a monogamia? Ele o faz sozinho ou com uma parceira? Vcs estão a falar é sobre falta de caráter e personalidade, o que existe em qualquer tipo de relação.
Negativo o descuso casamento e entre duas pessoas do mesmo sexo, Deus não é ditador leia a bíblia, amor não que disse sexualidade, amor temos por todos amae teu próximo como a te mesmo, todas a relação podem acaba independente do sexo do casal, a convivência e difícil, para ambos os lados, não tem privação com Deus, Deus priva das drogas, cigarros, bebidas, homesualiadde, que vcs acha normal, vcs falam que tem experiência 😂 tem que chora, vcs , vai procura os pai da criança quando nascer, vcs....., não tem passeiro certo, esto e assunto de casal, tal vez vcs não saiba o que é isso!
Retórica interessante mas muito redondinha. Típico de universidade pública temperada pela esquerda. Falta repertório nas negativas sobre as relações não monogamicas.
me conta: você teria um relacionamento não monogâmico?
Considerando que a relação entre homens e mulheres é aproximadamente 1 para 1, Monogamia ou não monogamia é um reflexo de uma sociedade líquida ou não líquida. Existem fatores biológicos claro e pessoas que jamais serviriam para ter um relacionamento de longo prazo ou até mesmo para assumir papel de pai ou de mãe, mas o principal é uma sociedade que busca novidade e realização de aventuras 24 horas por dia. Relacionamento monogâmico é para pessoas que gostam de apego e de rotina, qualquer personalidade diferente disso é um falso monogâmico, espero que um dia a sociedade consiga juntar pessoas de mesma natureza monogâmica para que não sofram a decepção e humilhação da traição.
Já tenho visto ser solteira kkkk
Poxa, já tive e não fui feliz, tentei duas vezes, acabaram sendo relações tóxicas, não sei… fiquei descrente dessa possibilidade , parece que foi mais sofrido e deu mais trabalho. Mas gosto de questionar o assunto mesmo assim. Me sinto mais feliz na monogamia, podem ter crenças por trás? Pode. Mas na prática, é o que me faz feliz. Como não existe certo e errado, a monogamia tem sido mais saudável pra mim.
Eu penso que todas as minhas relações são não monogâmicas sejam elas consanguíneas, amizade, amorosa, sexual etc… eu sou NM, logo todas minhas relações são - sem separar em caixas de esses aqui eu transo e esses aqui não, ou “somos só amigos” desmerecendo a importância que se tem sobre as amizades. #anarquiarelacional
Já tive e vou responder o seguinte eu aceito não monogamia se de fato não houver um compromisso real. Acho que compromisso é algo monogâmico por natureza. Eu aceito não monogamia sem compromisso.
A regra é clara: não se apaixone! 😅
Sou gay e pessoa preta tenho 24 e nunca namorei meu corpo sempre é visto para sexo mas nunca para afeto, e vejo que na sua grande maioria esmagadora quem fala sobre não monogamia são pessoas brancas acho que antes de falar sobre receber afeto de uma pessoa deveria ser falado sobre os corpos que não são visto para receber afeto.
Nossa minha mente agora explodiu. Vc tem toda razão.
Destruiu toda essa falácia pseudo militante c um pequeno comentário
Fala-se muito disso na não-monogamia. Parte do motivo desse comportamento que vc relata é a lógica de escassez do afeto e da hierarquização das relações.
14:16 sonre autonomia afetiva. Uma coisa que não consigo visualizar é essa oposição entre autonomia e renúncias. Muitas vezes você exerce sua autonomia fazendo uma escolha, e toda escolha É uma renúncia. Pensar que renúncia é o contrário de autonomia a meu ver é se iludir que é possível exercer sua vontade sem perder nada. Se relacionar, com qualquer pessoa, não só e casal, mas no emprego, na família etc, requer necessariamente escolhas e automaticamente uma renúncia.
Mas para esse povo...isso não existe! Tudo é livre...sem regras...sem compromissos...viva tempos líquidos...elas falam isso porque não tem filhos...porque filho sim é sacrifício e se doar... Estamos dando Ibope para quem pessoas que não deveriam ter!
Excelente pensamento.
É isto. Seu pensamento é maduro.
Ótima reflexão!
Uma das grandes questões que vivenciei em relacoes não-monogamicas foi a questao do egoísmo. Em relação à monogamia, se discute o egoismo do outro enquanto posse. Na não-monogamia, tudo é sempre tao "eu", no sentido de ter que lidar com as próprias questoes (que é ótimo, ngm tem que curar a insegurança do outro) que acaba nao conseguindo ver o outro como um indivíduo que tbm tem seus desejos, vontades etc. A teoria é linda. Mas a prática é outra. É sobre "o que eu quero", sem colocar o que o outro quer. Qualquer relação tem 3 indivíduos: eu, o outro e a relação. A nao-monogamia, na prática, nao existe a relação. A partir daí, vira egoísmo. E nem falo sobre onde um vai, o outro tem que ir. Nao é sobre ser inseparável e viver em função do outro. Mas ate em uma amizade existe a relação da amizade em si. Existem dois individuos e a relação da amizade.
Há mais de 10 anos que vivi os conceitos da não-monogamia, ate mesmo sem ter me aprofundado no conceito. Quando me aprofundei, participei de discussoes e fui olhar com mais atenção o que de fato acontecia, percebi que é só mais um sistema que tenta ir contra um sistema, mas que cai em questoes até piores quando se vive a prática.
Nao me defino nem mono e nem nao-mono, apesar de ter me definido nao-mono por anos. Relacoes se constroem vivendo apenas e questionando o que é toxico, o que é meu, o que é do outro e, principalmente, o que é a relação e como construí-la com duas pessoas dispostas.
Alem disso, como sou lésbica, percebi que nem agora as minhas relações sao vistas como relações. Então, nao faz o menor sentido eu continuar levantando uma bandeira que é extremamente propagada (e que favorece muito) por hetero branco e burguês
queria emoldurar esse comentário de tão coeso que ele foi.
A Geni é branca e burguesa agora?
@@melanciafeliz onde eu falei no texto sobre ela?
Poligamia e Poli-amor é só rico e maioria homens que são os maiores beneficiários, sem contar que isso demonstra uma sociedade desigual principalmente para as mulheres, a monogamia é padrão natural e isso desde as sociedade caçadora-coletoras,.
Hétero branco? Está falando dos brancos do oriente médio e da Índia? Tá ligado que os mais poligamicos são os homens do continente africano? E nessas sociedades tanto no oriente médio e na África são lugares péssimos para as mulheres!!!
Interessante a Geni uma indígena falar sobre essas coisas, sendo que nas sociedades indígenas tanta as poligamicas e monogâmicas são bem mais rígidas e desiguais com as mulheres, geni é uma negacionista científica
34:35 Esta parte me machucou demais! Estava em um relacionamento de dois anos, e eu era super feliz ao lado dela. Mas a questão hierárquica da monogamia - não somente sobre ter a liberdade de ficar com outros mas também as hierarquias, casamento e etc - esse excesso de pretensão, me fez repensar a estrutura e desejar a não-monogamia. Infelizmente terminamos pois ela se vê como mono. Ainda sinto muita dor por esse término!
Vejo esses desencontros de ideias fazendo parte de todo tipo de relacionamento. Pessoas mudando constantemente de ideia e assim descobrindo o que realmente ressoa com o seu coração, isso é um risco que todos nós corremos quando se trata de relacionamento. Que pena vocês não estarem juntos 😢
Há gosto para todas as pessoas e cada decisão deve ser respeitada. A maioria prefere viver relações estáveis e monogâmicas, e essa também é a minha opção. O que observo é uma tendência de generalizar outros tipos de relacionamentos como se fosse um fato consumado, sem controvérsias. Sim, eles existem, mas não são tão comuns como querem fazer crer.
Acabou o amor romântico ? Onde estão as pesquisas ? Como foi feita ? nada disso é respondido, alguém lança um assunto na mídia e se torna uma verdade incontestável. Não se trata de desqualificar quem acredita que o amor romântico, a monogamia são a origem de todos os males de um relacionamento amoroso, mas admitir que existem pessoas que são felizes assim, não precisando viver trocando de parceiros ou parceiras, tentando preencher o vazio de suas existências.
👏👏👏👏👏👏
Como saber se gosta de algo diferente se a monogamia foi naturalizada e imposta como única forma de sucesso e alcançar felicidade? Pq considera que relações afetivo sexuais livres não são estáveis?
@@marmahimat Né, isso. Os mono dos comentários estão muito fraquinhos nos argumentos. kkk
O problema da nossa geração é simplesmente não conseguir se contentar que é simplesmente impossível ter tudo na vida. Hoje é uma mistura de querer ser CEO e viajar o mundo ao mesmo tempo, ter filhos mas ser completamente livre em todos os momentos, ter um relacionamento mas não querer abrir mão da vida de solteiro. É uma sociedade que quer viver no meio das escolhas. Aceitem um único fato: quando você faz uma escolha, você automaticamente desfaz outra. Então pense muito bem naquilo que faz sentido para você e viva uma vida de acordo. Se ter somente um parceiro sexual te incomoda, seja solteiro e aceite a realidade que emocionalmente você vai se sentir sozinho... escolhas
Acredito quando diz que existem escolhas na parte de quantidade de parceiros. Mas infelizmente quando leio aqui oq vc considera solteiro para poder ter múltiplos parceiros, então não há responsabilidade por nenhuma relação, me soa que você considera as pessoas descartáveis quando está solteira. E a não monogamia fala justamente o contrário que é sobre o modo de se relacionar e não sobre a quantidade de parcerias sexuais.
Concordo... Se construir relação com uma pessoa já é trabalhoso e implica renúncia, imagina com mais de uma? As pessoas querem assoviar e chupar cana ao mesmo tempo... Não minha gente, a vida tb é feita de escolhas e de perdas...
A nossa geração é mimada, a real é essa. Mesmo as coisas boas da vida dão trabalho. Nada vem grátis.
Parece que a si da existe gente sensata nesse planeta.
Simples assim! ❤️👏🏻👏🏻👏🏻
Eu sou fã da Geni , ela traz esses temas tão complexos de uma forma tão doce,clara e profunda!! Que eu evoluio anos de terapia a cada texto!!
Gratidão por trazerem isso pro mundo...algo que já existe, mas fingimos não ver.
Incrivelmente necessário essa pauta. Quanta coerência e doçura nas palavras. Obrigado!
Eu sou monogâmica pq não consigo entregar meu corpo pra outra pessoa sem sentimentos ou no mínimo uma conexão. E estando apaixonada, vivendo um amor, entregue numa relação, não existe espaço pra eu desenvolver afinidade com mais ngm! O problema é encontrar um homem monogâmico. Impossível nos dias de hj! Decidi priorizar a lealdade e a honestidade, ou ficaria sozinha e infeliz esperando um príncipe q não existe nesse mundo!
Sou feliz vivendo dessa forma, porém foi por questão de adaptação, não por escolher aceitar um homem desejando outras mulheres. Aprendi a entender q desejo dele é diferente do meu e q tudo bem pq curto participar como expectadora sou cuckqueen. Ele não quer envolvimento amoroso e eu tbm não aceitaria pq esse é meu limite. Acho q se todos envolvidos estão de acordo não existe isso de qual seria o ideal pra um relacionamento.
O ideal é amor, entendimento e respeito. Isso sim é prioridade!
E agora? Sou super seletiva e quando homem atraí e me deixa super satisfeita só quero ele. Se ser monogamica é isso desculpe não posso me violentar se quero e posso afetivamente viver um amor/sexo com um homem de cada vez. Sou feliz assim! Sou matriarca e homem nenhum me domina. Fui criada por mulheres fortes e inteligentes.
Maravilhosa entrevista! A Nuñez é uma das maiores pensadoras brasileiras da atualidade
Muito interessante o discurso, mas a questão do desejo e do tempo limita toda relação ao meu ver. O tempo dedicado à alguém determina se há uma relação ou não. Além disso, o desejo sexual é uma forma de determinação e poder, por exemplo, se eu tenho desejo sexual em alguém e quero chegar a ter relações sexuais com ela eu vou ter que agradá-la de alguma forma, de tal modo que eu estou submisso nesse momento e essa pessoa tem um poder sobre mim. Se essas questões já são complicadas no 1 a 1, imagine lidar com isso com um número indefinido de indivíduos a mais?
Iniciando essa vida não mono, mas tem uma coisa que me incomoda, não é competição, mas ainda me dói ver o outro viver com outra pessoa o que eu queria viver em sua companhia, mas que se recusa a viver aquilo comigo.
interessante, pode dar um exemplo...
Entendo bem isso...
Eu acredito em relação monogâmica com respeito. Acredito que o grande problema seja o sentimento de posse, mas isso se conversa. Você não vai ter uma relação 100% perfeita. As coisas vão se ajustando. Eu particularmente não acredito em relação não-monogâmica equilibrada na prática, a tendência é ter abusos, e geralmente a não-monogamia só vale para mulher com outra mulher, ou seja, só vale para mulheres "bis", pq é difícil o homem, na prática, ser muito liberal com a parceira dele quando se trata de outro homem, principalmente no Brasil.
3 Coisas: acho que cabe sim discutir a institucionalização da monogamia como modelo validado pelo Estado, mas acho que é bom lembrar que na prática o poliamor rola solto desde que mundo é mundo, só tinha o nome de "traição", " a outra" e "ricardão". 2o. As pessoas preferem amar em paz e do seu jeito ou seguir o padrãozinho e dar satisfação pra sociedade, fazer o que todo mundo faz? A grande maioria quer seguir o padrãozinho... 3o. De um jeito ou de outro os casais se acertam, até a hora de responder aquela pergunta divisora de águas e de corações: e como ficam as contas no final do mês? O poliamor é muito lindo e legítimo, na minha visão, mas... na vida prática quanto mais gente em uma relação mais problema! Valeu pela discussão!
São muitas cabeças juntas pensando e falando coisas um do seu jeito. Já temos a nossa cabeça que dá um trabalho enorme.
Olha, me desculpem, mas acho que condenar a monogamia sem olhar pra casamentos que deram muito certo nesse formato, é bem injusto! Isso me faz pensar que não existe UM formato correto e sim p formato que melhor se encaixa pra cada um...
Uma moça comentou aqui pra baixo e eu concordo com ela: estamos ficando acostumados a querer TUDO! A não conseguir aceitar abrir mão de algumas coisas pra conseguir outras!
Desconforto virou algo abominável e com isso não quero dizer que temos que viver nos sentindo mal, mas que sim, pra conseguir ter algumas coisas vamos, inevitavelmente, ter de abrir mão de outras! Essa É a vida, gente!
Filosofia dos " tempos modernos ": individualismo, relativismo e instrumentalismo.
Pense num tema que bota a gente pra pensar! Amei o tema e o convite para a reflexão do assunto. Gratidão.
Excelente!
"Única" coisa que me incomoda na monogamia é a questão de ver o outro como seu, eu acho isso extremamente assustador, porque não é um lugar de carinho e acolhimento é um lugar de posse, e eu vejo que isso nas pessoas ao meu redor gera atitudes tão ruins, que machucam os outros, questão de achar que você decide o que o outro faz
mas isso são pessoas que nao se suportam e buscam que o outro supra, é uma relação doente, de posse, que não necessariamente precisa ser assim, pessoas inteiras, vão ter uma relação de diálogo e liberdade, é o mais comum? não, mas começa por nós, não buscar a salvação no outro.
Fica solteiro,Caraí... fácil
Isso não é monogamia. Monogamia é se relacionar românticamente com uma pessoa só e ponto. O resto é outra coisa.
Não entender o que é monogamia faz isso, transformam uma palavra em um crime só pela libertinagem. Monogamia é um pacto entre duas que se amam para serem Fiéis enquanto durar o relacionamento.
A monogamia é uma escolha diária. E depois do que eu passei, eu a vejo que para muita gente, muita mesmo, não serve, não funciona, não escolhe. E tá tudo bem, só penso que seria legal dividir isso com o outro. Mas parece que se propor isso ao parceiro (a), é uma viação da lei, imoral, contra a família tradicional, bem surreal mesmo. É muito ego envolvido.
Só ficar solteiro. Da pra sair com quem quiser, da pra sair e não voltar pra casa, da pra brigar no trabalho ou ter um dia maravilhoso e chegar em casa sem o porre das crianças ou de um/a companheiro pra compartilhar nem o ruim e muito menos o bom. Lave sua própria louça, faça sua própria comida, limpe sua casa, lave e passe suas roupas, ou, solteiro e sozinho, banque alguém que lhe faça. Ah não, contratar empregada é mono-trabalho então, né? Já sabe! Sozinho tbm. Solteiro é a chave pra tudo. Vc pode ter seu espaço sempre respeitado e compartilhado com plantas e animais. Se quiser fazer caridade, associe-se a uma ONG qqr de renome e manda $ pra África. Vai ser altruísta, independente e feliz.
Nenhuma de nossas relações é saudável. NENHUMA! Ninguém trabalha 100% no que quer ou ganha 100% do que quer e assim vai. Aos trancos e barrancos pais e mães criam seus filhos, muitas das vezes de modo equivocado pq socialmente não se tinha (sic) o dominico dos conceitos e teorias cognitivas que se tem hoje (sic x2) e, por isso, a gente esquece o prato de comida dado, a fralda cagada que foi trocada de madrugada, com sono e tendo que levantar às 5h pra ir trabalhar pra virar as costas e negar toda a parte boa em detrimento da ruim. Rejeitamos nossos pais e colocamo-nos na sarjeta do esquecimento por terem sido narcisistas ou "mau educadores". Pq não deram ou ensinaram o amor livre de amarras. (Oras bolas).
Em nenhuma area da vida se é feliz ou estável 100%. Mas no amor, gostam de cagar regras travestidas de liberdade. Quer ser livre, viva solteiro. Aprenda a ser feliz só com vc e se baste.
👏👏👏👏
Disse tudo!!!
Você fala como se fosse o ditador do correto, quem quer ser livre vai se relacionar com quem é livre, você só precisa se preocupar em ser e viver o que você realmente deseja e assim vai encontrar pessoas como você
kkk Boa! Essa opção tb existe: fique solteiro e coma quem quiser sem dar satisfação pra ninguém. O povo sonha uma vida sem compromisso e onde se pode tudo... Doce ilusão!
Live maravilhosa.
Ótimas reflexões sobre o pensar monogamia.
Amei
Parabéns
Video absurdamente precioso. Grata infinitamente.
A Geni é maravilhosa. Sempre trazendo reflexões muito boas pra gente :). Adorei!
Quem está em uma relação infeliz é porque não sabe o que quer realmente da vida. Simples💌
Eu digo que sou super compremetido com qm me relaciono, que sou uma pessoa seria, que levo todas as minhas relações a sério. Mas aí não prometo exclusividade e nem ser chiclete com a pessoa e ela ja "então nao posso me envolver com vc". E escolhe se afastar. Mesmas sensações e frustrações, apenas mudando as pessoas. 22:42 Esss vídeo esta incrível.
Que delicia de troca e falas meninas! Da-lhe Geni e Carol! ♡
Ser não monogâmico, é um algo a ser construído, a gente ate então sabemos, que ser monogâmico não da mais.
Como dizia Paulo Arantes "O senso comum quer que nós sejamos, como de fato nós já somos, mas a pergunta não é: 'porque somos assim?" a questão é de outra ordem: 'porque nós já não podemos mais pensar assim?'
A premissa de que monogamia é uma relação necessariamente abusiva e controladora é errada e ingênua.
GENI É INCRÍVEL
💝🌵 Q visão maravilhosa de vida! Adorei esse bate papo.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💝🌵
Pra que dar um rótulo para as relações? Tipo... Dá para viver simplesmente tendo amizades coloridas assim ninguém se sente preso.
acho que é tudo sobre comunicação. qualquer relação que se preze e se sustente depende disso
rótulos servem mais pra apresentar a relação pro mundo, do que pra apresentar uma estrutura em si (pelo menos é assim que eu vejo)
Quanta reflexão, amei.
Que vídeo maravilhoso e mecessario! Gratidão!
Na teoria é lindo na prática é terrível, a evolução ainda não está preparada para deixar a monogamia, psicologicamente as pessoas tem muitos problemas na área sexual e afetiva, poucas são as que conseguem sair do padrão, mas temos que falar muito sobre isso.
Por que para expor uma ideia tem que problematizar outra? Há quem queira monogamia e ha quem não queira. Isso não tem nada a ver com amor, tem a ver com formato da relação, com combinados. Acho q ela misturou muita coisa, falando de relações abusivas, a relação pode não ser monogâmico e ser abusiva tb, isso não está ligado ao formato da relação. Toda relação, seja amorosa ou não passa por tratados, verbais ou não. TODAS. Inclusive as não monogâmicas.
essa questão de pegar um outro lado para apontar e tacar de vilão é preocupante. a questão é que não sabemos o que queremos, não sabemos o mínimo de quem somos, dos nossos valores, aí nenhum formato de relação vai funcionar, estamos olhando pro lado errado.
@@mairaf.m.s.9322 exatamente. Temos que olha pra dentro, e investir em auto conhecimento.
@@mairaf.m.s.9322 Não é que um lado seja vilão, temos que atentar no histórico das paradas, tipo historicamente qual é o formato institucionalizado? A monogamia, certo?! E ela não rolou por acaso, mas surgiu primeiramente como uma forma de controlar a sexualidade feminina, assegurar que uma linhagem familiar não fosse comprometida, garantir determinados herdeiros e tals
Então um assunto implica no outro. Então não tem como não falar de não monogamia sem abordar a monogamia, porque ela é a referência que temos.
@@lucylany concordo, tem que ser abordada e repensada e tudo mais. Mas, deve ser respeitada tb, pq pra algumas pessoas é o formato qe querem seguir, e não tem nadade ruim nisso.
Maravilhoso 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
"Ser puro" não é nem sequer biologicamente possível humanos e animais em geral se desenvolveram para sobreviver e a sobrevivência exige sentir raiva, medo e tristeza. Coisas que o pessoal "bem resolvido" acha desumano mas eu penso o contrário sentir essas coisas é totalmente humano porque humanos são animais!
Reforçando: sentir medos e anseios é humano MESMO! 😉
Sou casada moro na minha casa ele mora na dele a 8 anos.
Sou admiradora de toda obra que Geni produz.
A metáfora com a água foi perfeita, é pra já a descolonização dos afetos.
Geni mará-vilhosa!! ❤️❤️❤️👏👏👏
Que papo MARAVILHOSO! ✨✨✨✨
Desculpa mas o que a Geni faz é somente criticar, ela não faz uma episteme sobre, ela identifica um suposto problema em relação a relacionamentos monogâmicos e começa a destilar críticas com fundamento raso, só pra defender uma “pauta”. Eu to procurando coerência no que ela fala mas em alguns momentos só parece posicionamento político msm, com intuito de deslegitimar qualquer coisa por ser “Patriarcado/Igreja/Europa”. Sendo que a parada é mais profunda do que isso.
As afirmações dela não tem base científica alguma, ela é o típico de gente nas universidades brasileiras muita ideologia e menos ciência.
Maravilhosa Geni❤️
Virei fã da Geni
que vídeo lindooo
muito bom, gostei!
Estou em choque. Me vi em várias situações citadas 😢
Eu acho que não é dá conta ninguém se alguém quiser casar com 10 ou ficar sozinha..
Falta do que fazer dessas duas
Sim. Elas só querem se exibir, mostrando pro mundo como estão acima dos sentimentos humanos. Coisa d gente brega e mal resolvida
GENIIIIIIIIIIIIII , TOP DEMAISSSSSSSS 🤩❤❤❤❤❤
Ideia de feminista ou mulher que tem dificuldade de namorar mas não quer deixar de transar. Como construir algo sólido se o parceiro não é presente cem por cento.
No way!!
Se for assim é só não assumir relacionamento nenhum.
Povo precisa é de terapia e cada qual achar o seu par para ter sossego
Vc nem entende direito o conceito de feminismo pela sua fala, e teve uma fala bem preconceituosa em relação às pessoas que não conseguem ser felizes ( e nisso vemos a grande Qt de traições nos casamentos ) em um tipo de relacionamento socialmente imposto. Em nenhum momento se diz que as pessoas DEVEM ser não monogâmicas. Mas sim que a monogamia não é o único meio e que MTS pessoas são infelizes, tornam outras infelizes, traem e são desleais pq tentam se adequar a algo que não faz parte delas.
excelente a live, muita coisa para refletir
Gratidão...bj
Jamais aceitaria, para mim, a poligamia.
Acho q tá comentando no vídeo errado.
A monogamia é de interesse da grande maioria das pessoas. As pessoas querem exclusividade e não se sentem bem em dividir seus parceiros com os outros. Poligamia é desejada por uma minoria muito pequena, que não reflete o pensar da sociedade como um todo.
Até porque "DIVIDIR PARCEIRO" é DIVIDIR Recursos EMOCIONAIS...e FINANCEIROS!!! kkkkkkkkkk
vídeo perfeito!
Mto bom 😊
Que live maravilhosa
Descolonização dos afetos uhul 🎉💚❤️🧡💛💙💜🌍🌎🌏💚🌱🧠✨🌈 a única reforma agrária possível
Eu acho esse é um falso problema. Não existe um formato melhor e mais "verdadeiro" que outro. Essa oposição de mono versus não mono é uma maneira de esconder outro problema que é anterior e mais profundo: nossa incapacidade de estabelecer vínculos que sejam verdadeiros e de nos responsabilizarmos por eles e darmos conta mesmo quando fracassam. Essa oposição cria uma falsa ideia de que tudo que a gente herdou da cultura do passado é ruim e tudo que é moderno e supostamente mais livre é melhor. Os direitos humanos por exemplo podem ser considerados derivações da ética de Jesus de amor ao próximo. A democracia também é algo que herdamos da Europa. O que é bem diferente do que a instituição igreja faz. E eu digo isso sendo ateu. É claro que muita coisa herdada é horrível mas nem tudo. Muitas vezes a tentativa de ser "moderno" acaba fazendo a gente só se confundir e adoecer mais. Se os casais mono estão infelizes os não mono estão? Acho que todo formato seja mono ou não é válido, o problema é bem outro.
SIMMM
A monogamia foi trazida e se tornou compulsória junto com
a estrutura de colonização cristã monoteísta em nosso território. Melhor rever o começo da fala da Geni no vídeo.
Seu comentário foi perfeito!
@@marmahimat eu sei e concordo com você. O fato de a monogamia ter sido compulsória não implica que as pessoas devam adotar a não monogamia de maneira também compulsória. Meu ponto é que não existe um formato melhor que o outro. Não adianta a gente se colocar numa relação não mono e se arrebentar aceitando o que nos faz mal e o mesmo vale para a relação mono. Mais uma vez: não existe um modelo melhor que o outro, tudo depende do que funciona para cada configuração de pessoas dentro de uma relação. Todos modelos são igualmente válidos. Meu ponto é que essa questão coloca assim, mono versus não mono, esconde a questão realmente essencial que sobre como conseguimos estabelecer vínculos verdadeiros com responsabilidade e dando conta mesmo quando fracassa. O fato de temos herdado de maneira compulsória da Europa o formato mono não implica que ele seja necessariamente ruim e errado. Assim como herdamos os direitos humanos e a democracia da Europa e isso não é necessariamente ruim. É claro que muitas coisas horríveis herdamos da Europa, mas formato de relacionamento depende muito das pessoas em questão. Acho que há pessoas que se sentem melhores e mais potentes na relação não mono e o mesmo vale pra mono.
@@marmahimat e que esse mano de ateu só deve ter o nome mesmo. kkk
Estou em um relacionamento aberto com meu noivo e nos estamos no inicio, tivemos a decisão de abrir o relacionamento juntos e tomamos as regras em conjunto, só que agora estamos num impasse que eu estou me sentindo muito inseguro comigo mesmo e esta me gerando um desconforto ele ficar com um colega de trabalho dele, fui sincero com meus sentimos e conversei com ele sobre isso e todos o meus desconfortos, não estou confortável dele ficar com esse colega pq ele já começou essa relação com ele meio estranha me escondendo o telefone quando chego perto e tudo mais sendo que nunca fui de ficar pegando telefone dos outros, o resumo e não gostaria que ele continuasse ficando com esse rapaz mas obvio que não cabe a mim essa decisão e fico extremamente desconfortável dele continuar essa relação atualmente. Ele disse que esta num empasse entre escolher continuar ficando com o rapaz pq faz bem para ele ou escolher eu resolver minhas insegurança, meu noivo já utilizou a termo "tratamento de choque", tipo continuar ficando com o rapaz para ser um empurrão para eu resolver minhas inseguranças de mim mesmo mas não acho q ira funcionar comigo e tenho medo disso tornar um sentimento reverso e me deixar mal. O que eu faço??? E também ficar com outras pessoas não acho q vai me resolver agr, não estou interessado em ninguém.
Depende, o acordo era apenas pra sexo ou sentimentos tbm? Se apenas sexo e ele é seu noivo, algo sério, a prioridade seria vc. Mas ele pôs o que tá fazendo bem a ele em detrimento do seu sentimento. Então será mesmo que os acordos serão honrados visando o bem estar de ambos? Vc se afastaria de alguém que vc ta tendo esse sentimento feliz pelo seu noivo?
Que delícia ouvir a Geni! ❤️
Muito bom, adorei ❤️
O problema não é teoria x ou y, e as possíveis doenças geradas em múltiplos parceiros , há um questão de saúde e higiene pessoal tb pra ser pautado. Antes de mais nada
Carol tem as melhores citações. "Não se trata de você ser solteira ou não ser solteira. Trata-se de ter autonomia afetiva para poder entrar e sair de relacionamentos, estar e reconstruir de forma positiva."
Kkkkkkk essa Geni é engraçada
miiiiiillll likes
Live ótima, porém tenho ranço de não -mono , isso é típico de gente preguiçosa . Fim.
mana carolaine q convidada eh essa nunca ouvi tanta bestera "histórica", sou a favor de vc sozinha falando serio reflita, não derruba o padrão do canal
✨✨✨💛💛💛
Geni é uma terraplanista, e a monogamia dificilmente vai fracassar ela é comum desde as sociedades caçadoras-coletoras, me esqueci gente igual a Geni só usa a ciência quando agrada sua ideologia
Pura balela! Se é opção não existe sacrifício. E porque só o Homem hétero que quebra a monogamia? Ele o faz sozinho ou com uma parceira? Vcs estão a falar é sobre falta de caráter e personalidade, o que existe em qualquer tipo de relação.
Negativo o descuso casamento e entre duas pessoas do mesmo sexo, Deus não é ditador leia a bíblia, amor não que disse sexualidade, amor temos por todos amae teu próximo como a te mesmo, todas a relação podem acaba independente do sexo do casal, a convivência e difícil, para ambos os lados, não tem privação com Deus, Deus priva das drogas, cigarros, bebidas, homesualiadde, que vcs acha normal, vcs falam que tem experiência 😂 tem que chora, vcs , vai procura os pai da criança quando nascer, vcs....., não tem passeiro certo, esto e assunto de casal, tal vez vcs não saiba o que é isso!
Retórica interessante mas muito redondinha. Típico de universidade pública temperada pela esquerda. Falta repertório nas negativas sobre as relações não monogamicas.
Quem não aguenta mais teorias curte aqui. ✋️
Bora pra prática