LUDOVIAJANTE EMOCIONA AO COMENTAR DEPRESSAO E CAPITALISMO | História Cabeluda

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 ноя 2024

Комментарии • 526

  • @vihierro
    @vihierro Год назад +438

    Eu me identifico muito com esses vídeos do Ludo. E isso me preocupa

    • @m64s32a1
      @m64s32a1 Год назад +3

      Dear gaiofato, eu recomendo vocês entrevistarem o professor do canal "brasão de armas" e "impérios ad" eu adoro o canal de vocês desde os tempos da escola (agora estou na faculdade doutrinando os fascitoloides da extrema direita neo nahzee) mas eu sinto que você ficou muito acomodado com os novos vídeos camarada gaiofato, após vê os vídeos do professor "Thiago Braga" eu sinto que ele é a pessoa certa para aparecer nesse canal, outra coisa e que eu preciso provar que a holodomor nunca existiu e a união sovietica ainda existe, algum camarada pode me ajudar? De qualquer forma esse canal alcançou uma maneira porca de doutrinar que na minha opinião você deveria entrevistar os fascitoloides da extrema direita neo nahzee anti revolução e crianças metidas a bolsonarista, o bolsonarismo está preste a ganhar a batalha ideológica e os camaradas comunistas não precisam deixar isso acontecer, apenas eu posso doutrinar as crianças na escola e fazer o certo de errado e errado de certo!!!de qualquer forma eu concordo com o companheiro LULA quando ele falou que o bolsonarismo deveria acabar, apenas nós da esquerda podemos mentir e roubar, viva a revolução, socialismo e comunismo são a única ideologia verdadeira o resto é gambiarra da extrema direita pra enganar os jovens de 14 anos, incrível que ainda existe gente que fala que o fraudomor aconteceu sem nenhuma prova 😂😂 os fascitoloides não passarão e lule vai ter 4 mandatos enquanto o bozo ficará inelegível junto com a micheque; venceremos!
      End command line.

    • @stankiewicz1992
      @stankiewicz1992 Год назад +33

      ​@@m64s32a1Erva da boa hein!? Kkk

    • @maripereirabh
      @maripereirabh Год назад +27

      Tomo remédios pra dormir desde 2008, qndo tive transtorno do Pânico. Ano passado, setembro, cheguei no fundo do poço. Hj tomo ansiolitico e o antidepressivo, já tirei faz meses. Ansiedade e insônia me acompanham e não tenho nem vontade de ter alguém. 4 anos sozinha. Os amigos desapareceram. Enfim.💔 Minha terapia é ler, filmes, escrever e séries. É um loop infinito isso. Cuidem de vcs.

    • @danielfixborn5860
      @danielfixborn5860 Год назад

      🤗🙃😥

    • @Rokandre1
      @Rokandre1 Год назад +3

      Tamo junto, amigo

  • @lusampaioduque
    @lusampaioduque Год назад +195

    "Se você não sabe o que é sofrimento, você não sabe o que é felicidade". Que pedrada, camarada...

    • @junior091083
      @junior091083 Год назад

      Maior índice de sucidii do mundo é na.... Coreia do Norte!!

    • @Harel10954
      @Harel10954 9 месяцев назад +1

      Frase sem sentido, apenas por efeito. Ninguém precisa ter ciência de algo para conhecer seu oposto. Pelo contrário, se você sabe a essência de uma coisa, logo sabe o que ela não é.

    • @ThiagoMillerD
      @ThiagoMillerD 5 месяцев назад

      ​@@Harel10954vc é apenas burro.

  • @lilUiz
    @lilUiz Год назад +246

    3:00 isso é MUITO real, eu tive que abrir mão de fazer graduação pra trabalhar, fui empurrado pro mundo dos concursos, simplesmente pq minha família não tinha/tem condições de me ajudar nesse sentido. Inclusive, minha nota do enem passado me garantiria uma vaga de medicina, mas FODASE, eu jamais iria conseguir me manter integralmente numa universidade. É, o sistema é bruto!

    • @frosch3489
      @frosch3489 Год назад +40

      Tô fazendo Física atualmente, não posso trabalhar porque se não é impossível tankar o curso. Um amigo meu inventou de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o cara acordava de 4h, pegava dois onibus pra ir pro trabalho, pegava outro pra estudar de tarde e ainda pegava outro onibus pra voltar pra casa, ele não aguentava ver uma aula sem dormir e não conseguia ter tempo de estudar. Só estou conseguindo fazer porque meus pais fazem questão de bancar tudo porque sabem que é duro demais

    • @karolnovais9584
      @karolnovais9584 Год назад +24

      Abondenei engenharia química, e agora estou estudando para concursos. Toda vez que lembro que fiz isso fico muito triste, espero que no futuro eu consiga retornar.

    • @lilUiz
      @lilUiz Год назад +13

      @@frosch3489 Tem universidades que até tem assistência estudantil, mas na maioria das vezes demora muito pra liberar os recursos e, quando libera, são insuficientes, fora os atrasos no pagamento. Pesquisei bastante na época sobre isso, é basicamente impossível se manter numa universidade sem trabalhar ou sem ajuda dos pais.

    • @lilUiz
      @lilUiz Год назад +9

      @@karolnovais9584 bate um desânimo mesmo, a lógica de sobrevivência acabando com qualquer possibilidade de construir uma carreira, isso me deixa putaço tb.

    • @IvanMarques-v3f
      @IvanMarques-v3f Год назад +5

      ​@@lilUizsinceramente, eu fiquei muito triste c o seu relato, sinto muito mesmo💔. E, cara, vc tem toda razão quanto a auxílios, viu? Curso Ciências biológicas em uma pública, e é EXATAMENTE como vc disse. Quando n é o governo federal atrasando repasse, é a própria instituição fazendo merda e levando mil anos admitir erros, e finalmente enviar a grana pra vc. Reitor enfiou gnt demais no auxílio esse ano, fez uma seleção ridícula, e a gnt pagou o Pato esperando ele resolver. Teve aluno comendo um miojo por dia por causa disso....

  • @politicandodireito
    @politicandodireito Год назад +96

    Deixa eu contar um relato aqui. Há quase um ano eu assisti um vídeo do Ludo “qual o sentido da vida” e no fim do vídeo tinha uma frase que me marcou muito: “existir basta”. Aquilo foi uma virada de chave na minha vida, pois eu tinha perdido o emprego há 7 meses e cai numa depressao terrível. Perdi carro, casa e “amigos”. Foi um baque pra mim. Percebi ali que a felicidade que o sistema te vende é tão volátil quanto a sua autoestima, uma hora tava ali, vívido é palpável, noutra, eu estava morando de favor na casa de parentes. A partir daquele momento eu precisava me desconstruir, juntei as últimas economias e fui embora do país, larguei a carreira de advogado e fui limpar chão para europeu e lá, com o conhecimento técnico que eu tinha fui confrontado com a dura realidade: ERA TUDO A MESMA COISA, só que em outra língua e aí a depressao me pegou de novo. Eu estava sem nenhuma esperança mais, duro, devastado e arregaçado mentalmente. Estava revoltado, num nível de revolta que não dava para ignorar, um tipo de revolta que não dá pra afugentar sem resolver. Sempre me considerei de esquerda, mas nem aquele grupinho parecia a coisa certa para mim, até que me voltei para o autoconhecimento, para o tempo pré histórico do conhecimento- e esse canal me ajudou também - e eu percebi que estava afundado num sistema construído para me abater, que eu tinha me tornado massa de manobra e estava inconscientemente jogando o jogo perverso do capitalismo, me desdobrando no trabalho, diversificando áreas do conhecimento que eu nunca gostei mas “precisava” pra me manter competitivo, cursos, empreendedorismo a, chás milagrosos, imersões neoliberais é tudo mais. Eu estava exausto, exausto e sem PERSONALIDADE. Completamente desumanizado e 30 quilos mais gordo do que eu costumava ser. Sem família ou relacione toa saudáveis pois fui doutrinado a desconfiar dos sentimentos e nutrir relacionamentos com doses diárias de desprezo para manter longevo meus companheiros. Até que eu disse: chega. Um rompante de quebra de ciclos, relacionamentos é uma luta brutal contra o meu próprio cérebro já dependente de ansiedade. Enfim, tenho trabalhado nisso, tenho me cobrado menos, tenho aceitado a benção de ter sido descartado do sistema e estou mais independente de todo o tipo de pessoas e de ideologias. Não preciso de uma camiseta ou grupo mais. Estou me sentindo confortável vestindo a minha própria pele de novo e pro azar do capitalismo isso não tem preço e nem está a venda.

    • @Fabriziogarca
      @Fabriziogarca Год назад +4

      Mais ou menos a mesma coisa. E nem vou falar tudo o que penso exatamente por perder o mínimo de conforto que possuo. Meio que procurei deliberadamente a solidão. Ranço de tudo e todas as pessoas próximas.

    • @Fabriziogarca
      @Fabriziogarca 11 месяцев назад

      @@Malkiytzadeq-vv7qq mas até a galera dos nosso tá complicada. Eles não se ligaram que viraram uns conserva de sinal trocado e na prática tem nojo de pobre. E nem pra cosplay de pobre servem.

  • @transgressoessaturninas4884
    @transgressoessaturninas4884 Год назад +198

    cursei publicidade e abandonei justamente por causa disso: pra mim era inadmissível lucrar em cima de mentiras. Depois, fui pra psicologia e percebi que a venda da felicidade como uma fórmula (extremamente mentirosa e infantil) não era exclusividade da publicidade. A psicologia tambem repete diversas falacias. E isso me irritava e a culpabilização do individuo permanece no trabalho na clínica ja que a formação de psicólogo na maioria das vezes não possui nenhum senso crítico.
    Ainda me recuso a vender felicidade com discursos bonitos em tons pastéis no Instagram. E pago o preço por isso.

    • @445do
      @445do Год назад +8

      Às vezes depende muito da abordagem da psicologia também, mas é inegável que essa lógica também acaba atravessando esse campo, principalmente as teorias mais tradicionais. Foi o que, de certa forma, me fez mudar da psicanálise para a psicologia histórico-cultural.

    • @transgressoessaturninas4884
      @transgressoessaturninas4884 Год назад +10

      @@445do Na minha graduação a psicanálise era bem forte. Com os estágios eu passei a desgostar porquê era aquela coisa de desemprego pobreza violência = tudo problema com a mãe. E se eu questionava a interpretação da supervisora eu tava "racionalizando".
      Parece que tem abordagem que pessoal age como se fosse seita 🙄
      To bem interessada em psicologia histórico cultural agora 😁 Mas nunca sequer tinha ouvido falar na graduação.

    • @fernandobraz9821
      @fernandobraz9821 Год назад +4

      Por essas e outras que eu nunca quis procurar ajuda psicológica, já sabia que ia ser um liberal que ia falar que a culpa sou eu e não o sistema.. mas existe outras abordagens, tanto que existe o sameca do pessoal da soberana

    • @fran3859
      @fran3859 Год назад +1

      Já viu a abordagem da Psicologia Sócio-Histórica que o pessoal aí em cima está falando?

    • @stefanisilva2493
      @stefanisilva2493 Год назад +5

      Eu vi literalmente minha vida em seu comentário, vivi exatamente omesmo. Cheguei a abandonar uma oportunidade rara de $ e foram 15 anos sofrendo pra sobreviver a uma condição financeira bem ruim enquanto me recusava a vender mentiras, a lucrar sendo uma enganadora ou uma "gatekeeper" da solução dos problemas das pessoas. Achei que nunca fosse sair do buraco, me torturava por não ter conseguido ser "normal" como todo mundo em vez de tão questionadora.
      No final deu tudo certo, hoje vivo da área da saúde e ofereço soluções de verdade pra vida das pessoas.

  • @eduardotoporoski8015
    @eduardotoporoski8015 Год назад +118

    Um amigo meu conseguiu bolsa pra estudar engenharia quimica de graça, mas teve que trancar pq a faculdade é em tempo integral e ele precisava trabalhar.
    No capitalismo, até quem tem oportunidade se ferra, imagina quem nem isso tem.

    • @polly9429
      @polly9429 Год назад

      Essa é exatamente a função do capitalismo. Impedir o pobre de ascender socialmente pra garantir a sua continuidade em cima da exploração da massa. É cruel demais. Claro que tem quem quebre essa ordem e vença, mas para a maioria é muito difícil. 😢

    • @willpng
      @willpng Год назад +6

      bem isso, eu queria fazer licenciatura em artes na unicamp, mas esse e a maior parte dos cursos deles são integral... pra uma faculdade pública nem faz sentido, já que só faz esse tipo de curso quem não precisa trampar

    • @stefanisilva2493
      @stefanisilva2493 Год назад +8

      @@willpng Fico revoltada demais de faculdade pública ser integral, morro por dentro.

  • @Cam-lr7es
    @Cam-lr7es Год назад +34

    O sentido da vida é que quem é rico vai aproveitar cada segundo, enquanto o pobre vai ser a ferramenta pro rico poder fazer isso, se morrer é só trocar a peça e o ciclo se repete, não tem como não sentir angústia e falta de vontade de viver sabendo disso.

  • @mateusoliveira4052
    @mateusoliveira4052 Год назад +63

    Bater um papo tranquilo DEPRESSÃO kkkkkkk

    • @m64s32a1
      @m64s32a1 Год назад +1

      Dear gaiofato, eu recomendo vocês entrevistarem o professor do canal "brasão de armas" e "impérios ad" eu adoro o canal de vocês desde os tempos da escola (agora estou na faculdade doutrinando os fascitoloides da extrema direita neo nahzee) mas eu sinto que você ficou muito acomodado com os novos vídeos camarada gaiofato, após vê os vídeos do professor "Thiago Braga" eu sinto que ele é a pessoa certa para aparecer nesse canal, outra coisa e que eu preciso provar que a holodomor nunca existiu e a união sovietica ainda existe, algum camarada pode me ajudar? De qualquer forma esse canal alcançou uma maneira porca de doutrinar que na minha opinião você deveria entrevistar os fascitoloides da extrema direita neo nahzee anti revolução e crianças metidas a bolsonarista, o bolsonarismo está preste a ganhar a batalha ideológica e os camaradas comunistas não precisam deixar isso acontecer, apenas eu posso doutrinar as crianças na escola e fazer o certo de errado e errado de certo!!!de qualquer forma eu concordo com o companheiro LULA quando ele falou que o bolsonarismo deveria acabar, apenas nós da esquerda podemos mentir e roubar, viva a revolução, socialismo e comunismo são a única ideologia verdadeira o resto é gambiarra da extrema direita pra enganar os jovens de 14 anos, incrível que ainda existe gente que fala que o fraudomor aconteceu sem nenhuma prova 😂😂 os fascitoloides não passarão e lule vai ter 4 mandatos enquanto o bozo ficará inelegível junto com a micheque; venceremos!
      End command line.

    • @mateusoliveira4052
      @mateusoliveira4052 Год назад +6

      @@m64s32a1 tava com tempo livre ein irmão kkk Cada uma viu

    • @Raoh-ph8zb
      @Raoh-ph8zb Год назад +5

      ​@@mateusoliveira4052kkkk parece ate q meteu um chatgpt

    • @IvanMarques-v3f
      @IvanMarques-v3f Год назад

      ​@@mateusoliveira4052ele compartilhou a mesma coisa em outras respostas desse vídeo 😂😂😂

  • @robertobiologo8387
    @robertobiologo8387 Год назад +13

    Quando criança ouvia os professores dizendo que éramos o futuro do mundo .E aos 41 anos esse futuro chegou e nada mudou. A cartilha que nos passaram era uma verdadeira mentira para controle. As promessas foram esquecidas e hoje vivemos desamparados e ainda sonhando com a casa própria.
    Hoje digo em alto e bom som. NÃO TENHO MAIS NADA A PERDER. Por tanto daria minha própria vida pela revolução armada.

    • @xotleti
      @xotleti Год назад

      Eu tb meu companheiro

  • @paulopolicastro1
    @paulopolicastro1 Год назад +171

    Fale mais sobre depressão gustavo, assunto que ajuda muitos

  • @glaudidaf4528
    @glaudidaf4528 Год назад +97

    21:13 ahhhh que lindo, eu como Arteterapeuta me senti feliz de ver a arte incluída no processo de cura. ❤

    • @polly9429
      @polly9429 Год назад +2

      Amo!! Arte é vida!❤ Arte liberta!

    • @ad4orres
      @ad4orres Год назад +2

      Real, isso me pega demais ❤✨️

  • @Blossire_
    @Blossire_ Год назад +1

    no final estamos sozinhos implorando pra viver um amanhã prometido que nunca vai chegar

  • @xylovoi
    @xylovoi Год назад +69

    Em 2021 passei numa Federal. Durante o período da pandemia o ensino era feito através da plataforma Meet. Apesar de todos os problemas enfrentados, como falta de internet com conexão de qualidade e celular dando problema, foi bacana. Uma vez que a Universidade decidiu que as aulas passariam a ser feitas presencialmente, surgiram os problemas como: o desemprego; não conseguir dinheiro para todas as passagens de ida e volta da universidade; gastar dinheiro pra chegar lá e professores meia hora depois do suposto início das aulas avisarem que não vai ter aula ou muitas vezes sequer avisavam alguma coisa; quase a totalidade dos professores constantemente repetindo que lugar de pobre não é ali, isso porque segundo eles quem precisa trabalhar não vai conseguir focar na universidade, então é melhor nem entrar nela; fora tantos outros problemas que não caberia aqui. O ponto é que o sistema é podre, mesmo os meios de "apoio" da universidade são insignificantes porque não conseguem oferecer apoio a todo mundo que necessita. Muitas vezes sobe uma falta de esperança de melhoria de vida justamente por coisas assim, quando a gente acha que vai conseguir alguma coisinha passando numa Federal e se esforçando ao máximo pra sempre passar em tudo com nota boa, vem a questão social e joga a gente no fundo do poço. Minha família sempre foi bem pobre, eu tô desempregado e foi assim que eu tive de trancar o curso. Espero um dia poder retornar, mesmo que não lá e finalizar a graduação. Mas a gente sabe a dificuldade que é.

    • @evelynmayrarocha7213
      @evelynmayrarocha7213 Год назад +2

      Também comecei a Federal em época de pandemia. Meu primeiro choque já foi ver que 1/3 da minha turma eram alunos do Bernoulli. Tentei por um tempo por estar em casa. Logo no início já me senti desencaixada, e ainda sabendo que para me sustentar na capital (80km da minha cidade), minha mãe teria que ter dois empregos e eu também trabalharia no tempo disponível, desisti. Além disso, eu já estava descrédula que teria melhores oportunidades de emprego por "me formar".

    •  Год назад

      E ainda teve um corte nas bolsas e na duração, ao menos na que estudo. Rolava isenção no RU, mas a passagem é sim um grande problema, além das xerox e realização dos trabalhos. Estudo Design como segunda graduação numa federal e, mesmo sendo autônoma, estou indo me formar no dobro do tempo, jubilada há mais de ano. Agora, além de toda a dificuldade do volume de estudos, horário integral do curso, o reitor antigo, capacho do coisa ruim, colocou como 16 créditos a quantidade mínima pra validação da matrícula, quando eram somente 4.
      Ah, e nessa segunda graduação é raro ter alguém na turma que não esteja ao menos com crises de ansiedade. É todo mundo doente, ofertas de emprego que adoecem mais ainda (quando tem).

    • @RabeloGabriel
      @RabeloGabriel Год назад

      Eu não me esforcei no ENEM justamente porque eu não iria conseguir me manter numa federal ou pública, pois na época, além de ter que fazer quase todas as tarefas domésticas, tinha que pensar em fazer coisas da escola e procurar empregos constantemente. Eu estudo atualmente em uma privada, mesmo sendo uma faculdade do povão, você ainda vê esses discursos que pobre não deve estar lá, tarefas e provas facilitadas e inúteis que não levam a lugar, pouquíssimas pessoas conseguiam um estágio e o restante ficava desempregado, tanto que nessa semana, eu e um mano trancamos a faculdade, outra mina da sala, vai faltar a semana, ou seja a minha sala de 10 alunos está com 5 ou 6, onde a maioria é um empreendedor para sobreviver, tem até motorista de UBER na minha sala. E, eu não contei nada a minha mãe ainda, pois para ela, eu iria trancar a faculdade para ficar sem fazer nada, mas eu quero trancar, pois eu estou esgotado mentalmente, estou bebendo constantemente para tolerar isso, se não bastasse isso, eu ainda tinha que lidar com os constantes doidinhos da cabeça, pessoas se drogando para lidar com a faculdade e as traições e amantes que surgiram ali. E, eu tive que voltar ao freelancer, para conseguir pagar um curso da EBAC com emprego garantido e mentoria, pois na minha faculdade eu só tive promessas vazias, apatia e decepções. Nem pegar mulher valia a pena, a maioria faltava todo dia, tinha um número considerável de gente casada, namorando e amantes na minha sala, imagina nas outras?😂😂😂

  • @paulaiana8645
    @paulaiana8645 Год назад +28

    Eu saí de um trabalho que durava 9 horas por dia, sem pagamento de hora extra, sem intervalo, sem domingo no mês, sem feriado e menos de um salário mínimo. Daqui 5 meses vou ter um filho e estou desempregado. É uma realidade desesperadora

  • @wired07
    @wired07 Год назад

    Complemento e reflexões impecáveis. Muito obrigado

  • @vibracaoitalproducoes838
    @vibracaoitalproducoes838 Год назад +1

    Muito importante esse tipo de vídeo relacionando o capitalismo e a depressão.

  • @sintoniapc
    @sintoniapc Год назад +27

    "Eu considero que uma das coisas mais cruéis é enriquecer à custa da esperança dos outros." - Cabeludo, gustavo.

  • @glaudidaf4528
    @glaudidaf4528 Год назад +72

    Estou em contato com muitos jovens de 18 a 20 anos vivenciando essa depre terrível.

    • @jeanzynnqlp9128
      @jeanzynnqlp9128 Год назад +6

      Eu mesmo perdi o emprego e agora que o seguro desemprego tá pra acabar eu mal tenho dormido, fiz 20 mês passado e essa pressão de "dar certo" foi meu presente kkkkk

    • @RabeloGabriel
      @RabeloGabriel Год назад +9

      Cara, eu quando fui trabalhar me senti o protagonista do Zoom 100, eu faço faculdade, estou no terceiro semestre, e, é nítido que as matérias mostradas não servem para absolutamente nada além de ganhar uma notinha a mais no final do semestre, fui em várias entrevistas de estágio, chegou momentos onde o empregador falava que não queria ouvir o que eu tinha para dizer, ou que não estava mais interessado, além de gastar dinheiro, perdi um tempo precioso. Essa semana, eu faltei todos os dias da faculdade, por não aguentar mais essa encheção de saco, eu literalmente só estou indo para ganhar presença e falar abobrinhas na hora do intervalo. Eu fui obrigado a trabalhar como freelancer, indo para portaria, pois na minha área, logística que é forte em Suzano, só com indicações de pessoas de cargo alto consegue entrar, de resto, se contente com um sub-emprego que te leva ao limite

    • @aninhac2985
      @aninhac2985 Год назад +2

      De 18 a uns 35 viu

  • @MakesdaLina
    @MakesdaLina Год назад +3

    "Não importa o quanto você se esforce pra contar suas dores a alguém, no fim do dia elas serão somente suas."

  • @bakuninhs7074
    @bakuninhs7074 Год назад +9

    Por ser trabalhador comum, passei um aperto enorme para me formar. Foram 9 anos entre idas e vindas, cheguei a exceder o tempo limite do curso, mas o reitor me deu uma "colher de chá", por assim, acabei me formando. O que me salvou por diversas vezes foi o bandejão da faculdade, pois é muito difícil estudar depois de um dia inteiro trabalhado, chegar na sala com a barriga vazia e produzir com eficiência.
    Ainda assim, muitos manos não conseguiram chegar até o fim, a grande maioria não conseguia se estabilizar em empregos com carga horária completa ou acabavam desempregados mesmo.
    Nesse rolo compressor me considero uma pessoa vitoriosa, de certa forma. Porém, pequenas vitórias individuais, não são nada comparado ao que pode ser a grande vitória coletiva, a vitória de todos os trabalhadores.
    Paz entre nós, guerra aos senhores.

  • @renansk8flip
    @renansk8flip Год назад +34

    Quando passei no vestibular fiquei muito feliz
    Fiquei mto doente depois ao perceber que a maior dificuldade da universidade é ser pobre 😂

  • @siwegaf10
    @siwegaf10 Год назад

    A vida tem q ser instagramável o tempo todo, ser "feliz" é obrigação...

  • @vitorcoradello4887
    @vitorcoradello4887 Год назад

    Gostaria de compartilhar uma experiência recente com o camarada Gaiofato, e o/as/xs demais camaradas. Sou graduando em Educação Física na USP, e estive bolsista durante o mês de novembro de 2022, até Agosto de 2023. A bolsa foi essencial pra eu poder conseguir dar continuidade aos meus estudos, e concluir minha pesquisa científica. No começo do ano de 2023 uma grana lascada entrou pra pesquisa, e rolou o murmurinho de que haveria aumento do valor da bolsa, isso seria ótimo! E o aumento realmente ocorreu, porém, houve um corte no número de bolsas do programa responsável, motivo: a pesquisa científica e a extensão foram separados da verba da permanência estudantil. Isso me levou a pensar: caralho! Eu trabalho pra universidade, eu disponho de muito mais do que 10 horas semanais (previsto em edital) pra tocar a pesquisa, e foi graças ao dinheiro da bolsa que eu permaneci como pesquisador, e contribui com um tema que tem impacto direto na sociedade... É justo desvincular a pesquisa e a extensão da permanência?
    Felizmente, eu posso continuar com a graduação, e como pesquisador, mesmo sem bolsa. Mas infelizmente tive colegas que não puderam, e tiveram que trabalhar pra poder continuar a graduação!
    A pesquisa e a extensão realmente não fomentam a estadia do estudante na universidade? Ao que me parece, e ao que tem de expressado na materialidade da unidade em que estudo, essa grana das bolsas fazia muito mais do que garantir a permanência na graduação. Era um fomento pra sonhos e futuras carreiras! Pessoas brilhantes tiveram que se afastar do que faziam de melhor!

  • @alexyudi9219
    @alexyudi9219 Год назад +12

    Sobre o 3:21, comecei esse período num curso que antes só ofertavam noturno e agora é integral. É louco que os professores tavam "comemorando" pq eles queriam um perfil de pessoas que se dedicassem somente à faculdade, já que no noturno costuma ter pessoal que trabalha de dia. Eles tão felizes agora pq só tem gente que pode se "dedicar" ao curso

    • @mestresmythe
      @mestresmythe Год назад +4

      Sou professor universitário desde 2010, meus melhores e mais dedicados alunos foram aqueles do período noturno, que tinham diversas dificuldades no seu dia a dia, mas o olhar crítico sobre a sociedade era nítido, diferentemente da maioria daqueles que só faziam faculdade e eram alienados da realidade.

    • @stefanisilva2493
      @stefanisilva2493 Год назад

      O elitismo que permeia o mundo acadêmico, sobretudo na universidade pública que deveria ser o oposto disso, dá nojo. O ódio ao aluno que não é de classe média alta ou + é escancarado, mesmo com todos os discursos bonitos.

  • @tatiaolonge
    @tatiaolonge Год назад +1

    Maravilhoso, Gustavo... Parabéns e obrigada ❤

  • @Le.Medusa
    @Le.Medusa Год назад +40

    Ludo

  • @titomalb
    @titomalb Год назад +12

    O ser humano é um ser social. A nossa felicidade além de esta ligada as condições materiais que a gente tem. Também está ligada as relações que temos com o outro. Antes essas relações eram mais coletivas agora elas parecem cada vez mai individualizadas. principalmente nas grandes cidades. Eu morava no interior antes as pessoas não tinham muito luxo porém pareciam mais felizes. Tinha uma preocupação maior com o outro. Quando eu vim pra cidade bem novo parece que você tem que provar toda vez que é melhor que o outro todo mundo tava sempre competindo, quando eu entrei nessa dinâmica foi muito adoecedor. Eu graças a deus tenho uma família que me apoia muito mas ai eu olho pela janela da minha casa e tem gente em situação de rua e não tem nada que eu possa fazer pra melhorar a condição das pessoas a minha volta. Acho que a depressão pode vir também da percepção que a sociedade tá uma merda e da impotência que a pessoa sente dentro desse mundo.

    • @isaacgontijo
      @isaacgontijo Год назад +1

      Tem várias pesquisas que buscam associar a renda com a felicidade. Nos EUA viram que a felicidade cresce com a renda até uns 75 mil dólares por ano, depois disso a felicidade está muito mais associada ao sua comunidade, seu grupo de amigos e sua saúde. Teu comentário me lembrou disso. Acho que a felicidade materialista está mais ligada ao que o marketing/capital vendem para gente o tempo todo.

  • @Brunno_Garcia
    @Brunno_Garcia 11 месяцев назад

    se você não sabe o que é sofrimento, você não sabe para que serve seu coração!

  • @luizapion234
    @luizapion234 Год назад +41

    Toda vez que o gaiofato chora da vontade de gritar: TOMA TODO MEU AMOR CARALHO

    • @Canal-cg9sy
      @Canal-cg9sy Год назад +5

      Ele chorou exatamente na parte que eu tava chorando. Nossas dores nunca é algo fácil de pensar sobre

  • @Ateliê_Vida
    @Ateliê_Vida Год назад +3

    Na minha época de jovem, não consegui me manter em federal. Minha mãe empregada doméstica, não tive dinheiro nem pra viajar que dirá pagar aluguel, comida etc…
    Como um miserável vai sobreviver a isso? Infelizmente na minha época não tinham cursos noturnos. Apareciam cursos noturnos particulares mas eram muito caros e concorridos mesmo assim, com fome, suor, lágrimas e as vezes dormir na rodoviária… me formei biomédico, nem sei como. Não tive como pagar a festa do então não tive formatura. Me especializei e trabalhei. Quando percebi: não tive infância, adolescência, juventude. Acordei aos 47 anos atordoado e desgastado. Com uma carreira e um cargo até bons, mas e o que restou de mim? Hoje sou vegano, consultor, faço coisas que gosto e não voltarei mais pra o corporativismo sanguíneo. Hoje estou vivendo os anos que não vivi.

    • @IvanMarques-v3f
      @IvanMarques-v3f Год назад

      Fico feliz por ter conseguido se formar, apesar de tudo isso. E fico feliz tbm por estar tendo escolha, pelo menos por agora❤

    • @stefanisilva2493
      @stefanisilva2493 Год назад +1

      Nunca é tarde. Nós que não nascemos entre os privilegiados temos que valorizar nossa vida e entender que vamos realizar mais tarde nossos sonhos mesmo, e tudo bem. A sociedade prega que só existe vida e sonho na juventude, que depois dos 30 viraremos todos abóbora, mas cabe um desafio a esse estigma.

  • @Jelisson_Gregorov
    @Jelisson_Gregorov Год назад +10

    Uma das primeiras coisas que eu pensei quando entrei na faculdade foi em ter uma "válvula de escape" para não deixar aquilo me derrubar. Eu já vi de perto o que a depressão faz com as pessoas e quase perdi alguém muito próximo pra ela.
    Depois de formado ainda passei meses com a sensação estranha de que algo estava errado, de que é errado relaxar, de que estava faltando algo, de que eu era obrigado a ser produtivo. Eu tinha que reaprender a viver como um ser humano normal e deixar o espírito de universitário.

  • @Ateliê_Vida
    @Ateliê_Vida Год назад +2

    O modo que o Brasil é gerido, digerido, pelos políticos. É triste sobreviver a esse massacre.

  • @ovitumesmo
    @ovitumesmo Год назад

    Além disto que disse, sobre a necessidade de ter que se provar o tempo todo. Também consumimos a nós mesmos o tempo todo, nas redes. É isto está muito bem atrelado a gasto e consumo constantes.

  • @user-or4jo6so1c
    @user-or4jo6so1c Год назад +10

    sempre que eu tô mt mal gosto de ver os vídeos do ludo, a voz dele me acalma

  • @Felipe-nc7of
    @Felipe-nc7of Год назад +4

    "É preciso quebrar em partes menores" Isso me pegou e me iluminou. Obrigado

  • @EdsonBatista
    @EdsonBatista Год назад +13

    JA COMPARTILHEI PARA TODO MUNDO .... E TAQUEI NO STATUS DO ZAP.... ILUSTRADO E FODAO.... COMO SEMPRE TENHO FEITO.
    E NOIS GAIOFATTO !!! ❤❤❤❤❤

    • @m64s32a1
      @m64s32a1 Год назад

      Dear gaiofato, eu recomendo vocês entrevistarem o professor do canal "brasão de armas" e "impérios ad" eu adoro o canal de vocês desde os tempos da escola (agora estou na faculdade doutrinando os fascitoloides da extrema direita neo nahzee) mas eu sinto que você ficou muito acomodado com os novos vídeos camarada gaiofato, após vê os vídeos do professor "Thiago Braga" eu sinto que ele é a pessoa certa para aparecer nesse canal, outra coisa e que eu preciso provar que a holodomor nunca existiu e a união sovietica ainda existe, algum camarada pode me ajudar? De qualquer forma esse canal alcançou uma maneira porca de doutrinar que na minha opinião você deveria entrevistar os fascitoloides da extrema direita neo nahzee anti revolução e crianças metidas a bolsonarista, o bolsonarismo está preste a ganhar a batalha ideológica e os camaradas comunistas não precisam deixar isso acontecer, apenas eu posso doutrinar as crianças na escola e fazer o certo de errado e errado de certo!!!de qualquer forma eu concordo com o companheiro LULA quando ele falou que o bolsonarismo deveria acabar, apenas nós da esquerda podemos mentir e roubar, viva a revolução, socialismo e comunismo são a única ideologia verdadeira o resto é gambiarra da extrema direita pra enganar os jovens de 14 anos, incrível que ainda existe gente que fala que o fraudomor aconteceu sem nenhuma prova 😂😂 os fascitoloides não passarão e lule vai ter 4 mandatos enquanto o bozo ficará inelegível junto com a micheque; venceremos!
      End command line.

  • @ygor827
    @ygor827 Год назад +9

    Nossa Gustavo, me identifiquei demais com o vídeo. Diversas vezes na minha vida foi dito q eu estava desperdiçando tempo e oportunidades, q eu deveria estar estudando no tempo livre, ao invés de ouvir uma música, assistir série ou jogar.
    Chegou uma hora q eu simplesmente cansei, cansei de ser produtivo, de ser perfeito, de atender as espectativas de todos. Hoje em dia eu faço tudo no meu tempo, se der tempo eu faço, e sou MT grato por vc me tirar dessa bolha de produtividade, e por eu ter pais q me apoiaram tanto e respeitaram minhas escolhas.

  • @thupi_ofc
    @thupi_ofc Год назад +11

    Recomendo a leitura de A Sociedado fo Cansaço, ele fala literalmente disso

  • @regiseduardoaielo9355
    @regiseduardoaielo9355 Год назад +1

    É necessário sempre acreditar que o sonho é possível
    Que o céu é o limite e você, truta, é imbatível
    que o tempo ruim vai passar é só uma fase
    que o sofrimento alimenta mais a sua coragem!
    ''A vida é desafio, racionais Mc's
    Precisamos muito de coragem camaradas, precisamos nos organizar e lutar com fevor nossa luta, mostrando nossa convicção para criar um mundo em que não sejamos só a tal da mão de obra, que é vista como até mesmo inferior a muito dos objetos que nós mesmos criamos (que são humanizados), enquanto nós somos coisificados, vistos como meros produtivos do qual é nosso único dever, mas o que queremos é ser humanos! ter direitos! ter segurança! trabalhar menos, trabalhar todos, produzir o necessário e distribuir tudo.
    E assim será com nossa luta camaradas!

  • @sofiavirgilio6055
    @sofiavirgilio6055 Год назад +1

    Eu amo o Ludo, sempre me faz refletir e entrar em crises existencias kkkk mas me da certa esperança. Eu tenho medo contantemente, é duro demais ser um jovem adulto nesses tempos, estar triste e ver as pessoas q vc ama adoecerem também. Foda

  • @annerodrigues78
    @annerodrigues78 Год назад

    Posso dizer que tenho a sorte de ser servidora pública e ainda me restarem algumas garantias. Caso contrário eu já estaria vivendo de esmolas, se estivesse viva. Nos últimos anos, a depressão e o transtorno de ansiedade são meus companheiros mais fiéis. Meu companheiro passou 7 meses num trabalho mal remunerado, formalizado, mas sem que os patrões respeitassem direitos básicos. A carga horária diária era em média de 12 horas e com apenas 1 dia de folga. Foi ficando cada dia mais extenuante e ele chegou a atentar contra si mesmo algumas vezes. Na última vez, ele foi covardemente demitido, por não ter tido condição de trabalha pq a situação foi grave. Enfim, esse mundo faz com que o desejo seja somente sumir dele.

  • @lucasvenancio2389
    @lucasvenancio2389 Год назад +1

    Esse é o tipo de vídeo que é essencial ver em diferentes épocas da vida, vídeo do Ludo que mais me fez chorar e refletir, o externo e o interno. Ótimo vídeo, parabéns pelo conteúdo e pela visão de ser camarada ❤️

  • @vitor_mag
    @vitor_mag Год назад +6

    nem sei oq comentar, só agradecer seu trabalho Gustavo, vc faz a diferença

  • @anaterrasevero6169
    @anaterrasevero6169 Год назад

    O sentido da vida é assistir o Ludo ✌🏻

  • @_karolas
    @_karolas Год назад +31

    12:15 isso da precarizacao do trabalho é muito foda, ontem eu fui mandada como PJ, foi no susto, faltando 5 minutos pra eu sair do meu expediente, me ligam... Hoje já tô mais 'de boa', mas ontem fiquei mega chateada e ainda saio com uma mão na frente e outra atrás.

    • @camylamartins4462
      @camylamartins4462 Год назад +11

      demitir no fim do expediente é uma das piores filhas da p*tices que uma empresa pode fazer, eu sinto muito. tira um tempo pra descansar e bola frente, desejo que em breve tu encontre oportunidade melhor.

    • @evelynmayrarocha7213
      @evelynmayrarocha7213 Год назад +3

      Passei por isso também, como PJ. Fazia 1001 coisas na empresa. Ensinei inúmeros novos funcionários. E na hora que falei um A, me deram tchau no dia seguinte, bem na época que não tinha dinheiro nenhum.

  • @betomelo8232
    @betomelo8232 Год назад +7

    O Ludoviajante é demais! Um conteúdo importante, crítico, com uma mensagem nada cafona (cafona tipo aquelas "o tempo cura tudo" ou sei lá o quê). Aquece o coração sem nos cegar com um sentimentalismo barato e idiotizador. Ele é muito honesto com o próprio conteudo e isso me deixa muito feliz 😊

  • @klaustrofobeats42
    @klaustrofobeats42 Год назад

    Obrigado irmão hoje foi um dia que nada favoreceu a minha esperança de viver, tava querendo muito tomar todos os remédios pra ver se eu morria pra acabar com a merda da minha vida

  • @renatacandeias1245
    @renatacandeias1245 Год назад

    Que react espectacular!

  • @rosa6446
    @rosa6446 Год назад

    Poh, meu camarada. Esse vídeo caiu bem pra mim. Nesse momento estou tentando sobreviver a uma depressão que me acompanha há anos. Eu desisti, mas estou tentando me conversar a continuar a lutando, aprendi muito como não vencer a dor, e sim a lidar e viver com ela.

  • @leonardoleal7204
    @leonardoleal7204 Год назад +15

    Nesse momento eu tô passando por uma tristeza muito profunda, devido a perda de um grande amigo. Em uma certa ocasião, alguns meses atrás, por conta de uma tristeza, um outro amigo me disse que "a felicidade é só o intervalo entre duas tristezas" essa frase me marcou bastante e assistir esse vídeo no dia de hj tbm. Muito obg, professor, pelo react desse vídeo maravilhoso, e o seu, tão maravilhoso quanto.

    • @parafernauta7297
      @parafernauta7297 Год назад +2

      Psilocibina

    • @Jehtine
      @Jehtine Год назад +2

      O seu amigo disse isso sem perceber que a tristeza também é um intervalo entre duas felicidades.

  • @JarradeBisscoito
    @JarradeBisscoito Год назад +4

    Esse tipo de conteúdo é tão acolhedor, é muito ruim lidar com esse sistema quando vc vem debaixo e não tem esperança nenhuma de sair do buraco sozinho, mas ver que o problema não sou eu ajuda um bocado!

  • @marcondesjra
    @marcondesjra Год назад +3

    Eu me sentia culpado por ficar em casa, as pessoas me cobrando ter amigos, sair, ter um hobby, assistir séries e animes, estudar para ganhar mais grana e ainda dizendo que estava gordo, hehehehe, tinha que ir para academia, e eu só queria fazer as compras da semana, limpar a casa, ficar com a minha filha e o resto do tempo dormir para compensar o sono perdido durante a semana. Apesar de ter opinião própria a opinião alheia me incomodava, todo mundo fala a mesma coisas e eu devia tá errado, com o tempo, depois de me sentir mal por um bom dia, ligue o foda-se e preferi descansar a mente, foi melhor, por incrível q parece aproveitava melhor as companhias dos amigos, apesar de vê-los pouco, quando via era legal, não dá pra corresponder as expectativas da sociedade, vou fazer o melhor que posso para mim e esperar o que tudo dê certo.

  • @washingtoncostasilva625
    @washingtoncostasilva625 Год назад +7

    Em meados de 2006 estava eu jovem mancebo nos finalmentes do meu ensino médio e a certeza plantada era: passe no vestibular, obtenha um diploma, faça um concurso público e assim você conseguirá uma boa colocação na sua vida. Posso dizer que consegui em parte realizar esse sonho: consegui minha graduação numa universidade pública (licenciatura em matemática), após me formar consegui ser aprovado em um concurso público na minha área de formação (professor de rede municipal 40 horas) e assim comecei a construir minha vida. Mas apesar de tudo sinto que consegui alcançar o que meus pais queriam e por também eu ter a necessidade de conseguir me bancar, pois a única coisa que eu tinha era R$20,00 de crédito mensais no celular e mais R$10,00 de gasolina para pôr na moto e rodar a semana: de casa para a faculdade, da faculdade para casa e quando muito... para o estágio e ir para a casa da namorada. Não tive como realmente buscar o que de fato eu queria, não que não faça o que eu goste, mas não sei se de fato o que de melhor eu poderia fazer. A única coisa que fui ensinado foi a trabalhar...

  • @robertobiologo8387
    @robertobiologo8387 Год назад +2

    Realmente mano não existe saída que não s3ja a organização do proletariado😢.

  • @giullianecassiano7108
    @giullianecassiano7108 Год назад

    Que forte😢

  • @gabriellamalheiros9460
    @gabriellamalheiros9460 Год назад +1

    O Ludo foi o primeiro Canal que contribuí no Apoia-se. Tenho uma meta de ajudar 10 canais. Todo mês tento escolher um para acrescentar.

  • @N0t_Leo29
    @N0t_Leo29 Год назад +7

    Depois de ver esse vídeo eu vou tentar trazer esse debate pra minha escola durante esse setembro amarelo, no meio de tanto Papinho motivacional de colt eu quero também poder abrir os olhos de outras pessoas
    Eu não quero fazer um manifesto comunista na escola kakakaqh só desejo que outros jovens abram os olhos para o realismo que nos cerca

  • @gabrieliatarelli
    @gabrieliatarelli Год назад +15

    Eu te agradeço por ter me mostrado o canal do ludoviajante, tem me ajudado bastante nesses tempos.

  • @Pzmax_91
    @Pzmax_91 Год назад +8

    Nooossa. Eu chorei muito com o gaiofato no resultado da eleição de 2022 e senti q isso foi tão humano de nossa parte sabendo q muitos outros estavam sentindo o mesmo q nós. independente do futuro, pois sabíamos q não havia milagre e nem a melhor opção ali, o alívio de não ser o pior nos transformou em choros ambulantes em algumas horas de paz e alegria interna. Eu choro pra caramba também nos capítulos de one piece com João Carvalho e Load comics, muito bom. ❤❤❤ 😅

  • @Danis2Play
    @Danis2Play Год назад

    Eu vi essa semana esse video kkkkkkk eu ia indicar o reacting. Mas ja foi aqui. Que da hora

  • @Blossire_
    @Blossire_ Год назад

    dês de pequeno sou apaixonado por música, moda e cinema, sempre quis me formar nessas áreas, comecei com 15 na música me esforçava pra cacete era o mesmo de nadar com uma pedra no pescoço desisti com 17, ai veio a faculdade tenho depressão dês dos 11 no pós formado do ensino médio meu sonho era moda, Estácio tinha ofertas bem chamativas mas na verdade era um golpe nos calouros quando descobrimos entramos em pânico, me mantinha na faculdade com o bolsa família dos meus pais na metade do semestre foi cortado, descobri uma doença que tenho e era impossível trabalhar e lidar com ela, tradução desempregado sem estudo e na rua

  • @RafaelaOliveira-ok7dv
    @RafaelaOliveira-ok7dv Год назад +1

    não pensei que fosse chorar com esse vídeo mas há algum tempo perdi todas as pessoas da minha vida, absolutamente todas. Os "amigos", família, meu pai faleceu, minha mãe é uma nazista com orgulho e não consigo manter contato.
    saí de casa cedo, com 19, (tenho 26) e sigo a vida sozinha, com depressão, ignorando minhas dores pra poder continuar do jeito que dá.... sempre tento fazer amizades mas a partir dessa idade todos tem seus grupinhos sabe? eu me mudei de estado, sinto falta de ter amigos. acho que é o que mais me machuca, é horrível não ter com quem compartilhar qualquer besteira que seja, sair pra beber e desabafar, ouvir l, aconselhar, ajudar sabe? e vice versa.
    Tenho saudades de ser feliz, e é tão difícil continuar...
    obrigada pelo vídeo! como sempre incrível Gustavo ❤

  • @joaodavirodrigues8620
    @joaodavirodrigues8620 Год назад +5

    Ser universitário é muito difícil e ainda vem um camarada falar ''hoje em dia todo mundo pode fazer uma faculdade é só querer''. Só não desisto pq tenho uma missão é não vou parar.

  • @georgeluizmateus.
    @georgeluizmateus. Год назад +2

    O que o Gustavo cita agora no vídeo, já tinha pensado sobre, a academia forma / capacita pessoas( recorte racial,social, étnico, gênero e físico) para transforma-las em profissionais liberais . Além do clube elitista dentro do.meio acadêmico. O tripé ensino, pesquisa e extensão soa estranho a realidade da população brasileira que necessita delas. Essa crítica é importante e deve ser feita, contudo a precária situação no ambiente estudantil ( ensino fundamental,médio e superior públicos) é um dos motivos para o sucateamento da educação brasileira. A universidade deve tornar uma pessoa em cidadã, conhecedora de seus direitos e lutas, o que está acontecendo em sampa, D Pedro II assinou a lei áurea. A proposta do novo ensino médio. A alienação contibui para a falta de informações sobre a política, econômica coadunam com o gado,fake news e negacionistas. O que criadores como o Gustavo,o Ian Neves, Rita Von Hunty, Jonas Manoel são a luz no fim do túnel.

  • @BigMaurisex
    @BigMaurisex Год назад +1

    Aconteceu exatamente assim comigo, mas durou mais de um ano, e eu fui obrigado a ser um herói - sobre-humano - pra mim mesmo.

  • @degaveluk1491
    @degaveluk1491 Год назад +3

    É isso, eu chego no trabalho 6:30 coloco um vídeo do mestre enquanto vou ajeitando as coisas, passando café e fazendo pão de queijo... Aí termina minhas tarefas primárias enquanto acaba o vídeo e não tem muito pra fazer me sinto um móvel que só serve para atender as pessoas

  • @JF160380
    @JF160380 Год назад +1

    Cara concordo plenamente com vc! Estou passando por tudo isso, até estou achando q estou com depressão mas isso não importa pra ninguém pois não dá lucro!!!!

  • @Aquele_Mario
    @Aquele_Mario Год назад +1

    Muito boa a fala, Gustavo! Cursando Psicologia e tendo cada vez mais a certeza de que ela é impossível sem uma perspectiva política, histórica e cultural.

  • @laviniaabido8049
    @laviniaabido8049 Месяц назад +1

    Concordo com a visão do locutor, nao sei seu nome, mas explicou muito bom, não temos mais tempo para o lazer.

  • @Marcoscastru
    @Marcoscastru Год назад +2

    Antes quando não tinha enem antes de 2009, não era pra qualquer um entrar em uma faculdade. Hoje ficou saturado entra muita gente ocupando vagas que nem queriam de verdade apenas pelo status nesse caso tornar mais acessível a universidade pública levou a ruínas ao não ser os curso elitisado que são os que têm melhor gestão, hoje em dia é mais em conta fazer uma privada mesmo, tem vários meios de entrar, mas claro que na melhores, enfim faculdade não é só pra quem quer e pra quem quer...tem que gente nasceu pra outras coisas mesmo

  • @Ateliê_Vida
    @Ateliê_Vida Год назад +1

    Esse é um livro distópico, vale notar…
    Admirável Mundo Novo
    Aldous Huxley e publicado em 1932.

  • @rafaelporto3875
    @rafaelporto3875 Год назад +3

    Desde criança na época da escola, lembro de adiar a hora de dormir pra demorar mais a chegar o próximo dia.

  • @luzsilva8759
    @luzsilva8759 Год назад +1

    Complementando o depressivo é julgado de preguiçoso/pessimista por não está trabalhando/funcionando é tal de "se você tiver força de vontade você consegue, basta querer!"

  • @coralleite7600
    @coralleite7600 Год назад +1

    Esse ano eu tranquei a minha faculdade, entrei na Escola de Belas Artes daqui de Salvador e entramos pelo Enem, e vai alguns motivos que me fizeram trancar:
    - Os materiais são caríssimos e você que tem que comprar absolutamente tudo, sem tela sem nota, ou seja… reprova
    - Método único de ensino, aquela mesma coisa de milhares de textos que no fundo no fundo ninguém entende mas finge que sim pra não ser… reprovado
    - Faltei algumas vezes devido aos transtornos psicológicos, tava quase desvivendo e mesmo avisando aos professores sobre, quase me reprovaram
    Eles não se importam com quem quer estudar, com quem quer viver, com quem deseja ser alguém. É só status e gente rica, a faculdade pública e particular é pra gente rica, pobre não é a maioria, infelizmente.

  • @carloscarrier1335
    @carloscarrier1335 Год назад +3

    A vida ta difícil, gente. Mas na vida ou na morte, venceremos.

  • @alexandreaguiarquiminutri5897
    @alexandreaguiarquiminutri5897 Год назад +3

    Lembrei do livro: Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico

  • @LeoRondini
    @LeoRondini Год назад +4

    Gaiofato fazendo react do vídeo do Ludo, meu sonho tornando realidade. Dois canais maravilhosos ❤

  • @anagiulliaassisdemedeiros3524
    @anagiulliaassisdemedeiros3524 Год назад +1

    No fim de 2021 eu consegui entrar para uma universidade federal, com uma nota relativamente boa. Porém, logo no início de 2022 eu tive que arranjar um emprego para ajudar minha família. Trabalho de segunda a sexta, 10 horas por dia. Saía do trabalho direto pra faculdade e só chegava em casa quase 00h00. No fim do primeiro semestre eu não aguentava mais essa rotina, e tive que largar. No mesmo período, a minha mãe engravidou, então não poderia largar do emprego que tanto me cansava, porque ela não tem trabalho formal. No fim de 2022 eu consegui uma vaga em outra universidade federal, só que de forma remota, em que só preciso ir aos sábados fazer provas. Toda essa rotina desde o início do ano tem me cansado. Eu tirei férias em março, mas foi na época que minha mãe teve a bebê e eu precisava ajudar a cuidar, pois ela se separou do meu padrasto. Nós fomos morar em outra casa, e tudo ficou mais apertado do que já era. Muitas contas e pouco dinheiro. Vários dias eu fico até tarde no emprego, pois é muito serviço. Não tiro a hora do almoço, eu como em alguns minutos e volto a trabalhar. Trabalho em alguns fins de semana também, sem pausa, para ganhar dinheiro extra para ajudar em casa. Mesmo assim mal sobra dinheiro. Eu me sinto culpada, pois mesmo a faculdade sendo online eu não tenho tempo de estudar. Eu saio cedo e volto tarde, ajudo nas tarefas domésticas e tento ajudar como posso com a mimha irmã. E mesmo no tempo que me sobra, a minha mente está cansada, e eu não absorvo os conteúdos. Eu, que tinha tanta facilidade em aprender no ensino médio, me sinto burra e cansada. Me sinto culpada, exausta. Todos os dias eu quero desistir, mas a minha família precisa da minha ajuda, e eu sonho em terminar essa faculdade na expectativa de poder ter uma vida minimamente decente.

    • @guilhermeschneider9756
      @guilhermeschneider9756 Год назад

      eu queria poder te consolar, mas também estou passando pelo mesmo. A única forma que consegui amenizar isso pra minha vida foi só voltando pra igreja mesmo. Vou orar por você e sua família. Viver hoje em dia se tornou apenas peso e fardo

  • @catharinamartinspena2555
    @catharinamartinspena2555 Год назад

    Ludo foi meu melhor amigo nos piores momentos, eu fico feliz que dois profissionais que admiro muito tenham se encontrado.
    Um libertou meu coração, outro a minha mente. O trabalho de vcs é incrível e muito necessário.
    E obrigada por dizer que o mundo é dos emocionados, fico honrada e feliz 💟

  • @adeusacimadetd
    @adeusacimadetd Год назад +2

    Coloquem nos 8:04 e compartilhem no grupo de vcs ai, esse vídeo é perfeito pra pegar despercebido e trazer pra causa

  • @ykidlt
    @ykidlt Год назад +3

    nossa gus, me emocionei demais. obrigado pelo video, vc e ludo são incríveis ❤️

  • @felipedanhanha
    @felipedanhanha Год назад +3

    O vídeo de ontem do Baka e hoje do Ludo, trouxeram um rasgo no véu que fazia sombra aos meus olhos. Baita aula. Obrigado por fazer isso e passar seu conhecimento e seu posicionamento para nós.

  • @RenatoGiovanny
    @RenatoGiovanny Год назад

    O sentido da perda. Não e que para ir pra um lugar você deixa de ir para outro, você deixa de ir a vários! As não escolhas sempre superam as escolhas. Essa é a angústia, perceber a quantidade de possibilidades perdidas diante daquela escolhida. E como você só sofre o que você, o que não foi escolhido não é sofrido e parece sempre a escolha certa não tomada.

  • @joseantonioteixeiraazevedo5166

    Parabéns aos dois, pelo carinho com que abordaram um assunto tão importante e atual! Todos, jovens, adultos e idosos, precisam sentir que vale a pena sacudir as próprias estruturas, para um novo amanhecer. Para pelo menos poder perceber que tentaram! O que, na maioria das vezes, é mais gratificante que conseguir! Bjs em todos.

  • @godoi067
    @godoi067 Год назад +2

    "Ninguém nunca vai conhecer o toque gelado de seus fantasmas,
    e ainda assim,
    eles são tão reais." Essa me pegou legal...

  • @eduardoalexandrecarneiroro7724

    Simplesmente foda!!! Ainda bem que tenho pares como esse jovem!!!

  • @FeDahmer
    @FeDahmer Год назад +3

    Agora sim Jah Podi Al'Mossar 🍝🎉💜🤸🏾‍♀️⚒️🔥

  • @paulogoncalves9684
    @paulogoncalves9684 Год назад

    Bom dia Caio, sensacional a sua explanação sobre o sistema Capitalista que nos espreme e nos joga no lixo, também fiquei emocionado.Avante camarada!

  • @linhares
    @linhares Год назад +1

    Eu acompanho o canal tem algum tempo, mas esse vídeo me pegou na curva, tô sem saber o que dizer pq é isso, apatia já tá mt intensa.

  • @leticiapalmeida
    @leticiapalmeida Год назад +2

    Ai Gaiofato, quem diria que aquele carinha do rugby que eu olhava de longe tinha umas ideias tão boas. Obrigada por esse vídeo em meio ao meu desespero de conseguir sair da fflch.

  • @maripereirabh
    @maripereirabh Год назад +1

    Tomo remédios pra dormir desde 2008, qndo tive Transtorno do Pânico. Ano passado, setembro/22 , cheguei no fundo do poço. Hj tomo ansiolitico e o antidepressivo já tirei faz meses. Ansiedade e insônia me acompanham e não tenho nem vontade de ter alguém. 4 anos sozinha. Os amigos desapareceram. Enfim.💔 Minha terapia é ler, filmes, escrever e séries. É um loop infinito isso. Cuidem de vcs.

  • @Andzoni
    @Andzoni 7 месяцев назад

    Esse vídeo é simplesmente fenomenal

  • @larissa8022
    @larissa8022 Год назад +2

    Ficar acordada pra evitar o dia seguinte começar e perceber que o dia começa mesmo que você não queira, além de passar o dia cansada por causa disso. Minha rotina

  • @gustavocleiton1597
    @gustavocleiton1597 Год назад

    O Ludoviajante é nota 10! Esse conteúdo dele sempre me fez refletir muito quando comecei a ver,é incrivel!
    O choro não é livre,mas deveria ser!!

  • @Chavodeoocho
    @Chavodeoocho 4 месяца назад

    Amo os vídeos do ludoviajante❤e os do Gustavo também 😘

  • @bruna_ni
    @bruna_ni Год назад

    17 horas separam a postagem desse vídeo e o meu comentário, que é o 334.
    É nítida a profunda identificação do público com o conteúdo desse react.
    Nosso povo ta sofrendo de mais com toda essa pressão imposta no modelo de vida atual, e os nossos "jovens", o nosso futuro como tanto gostamos de chama-los, estão quebrados, sem sonhos, sem perspectivas... Colapsados e sem sentimento de pertencimento.
    Estamos sendo triturados dia após dia.
    Obrigada mais uma vez Gustavo, trazer esses assuntos assim como tu tem feito, com o peito aberto e sem a vergonhas de se emocionar e chorar.... Cara isso faz TODA a diferença!
    E para todos os tristes relatos que li aqui, força camaradas!
    Cuidem-se! Se possível, dentro da realidade material de cada um, busquem ajuda, tratamento, compreensão e apoio.
    VENCEREMOS!

  • @ionealves6083
    @ionealves6083 Год назад

    Sensacional

  • @marcusvrcosta
    @marcusvrcosta Год назад +1

    Irmão, é muito bonito te ver se emocionando...

  • @denieldelima5758
    @denieldelima5758 Год назад +1

    Ludo❤

  • @rosacristinapinheiro7265
    @rosacristinapinheiro7265 Год назад +2

    Lindo react, lindo vídeo. Sobrinhas também adorarão 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼