O talento de Renato Russo era indiscutível. Jamais teremos mais uma voz como aquela, sem.falar que era um exímio compositor. Pode até existirem melhores, mas igual nunca mais.
@@juliarios5568Pior que ele está certo. Já achei as letras do Renato Russo as melhores que existem, hoje apesar de ainda soarem bastante poéticas, percebo que muitas delas são meramente versos sem consonância com o todo. Algumas fazem sentido, mas outras de fato são colagens de ideias completamente aleatórias, frases criadas apenas para encaixar na melodia, normalmente copiadas de diálogos ou títulos de livros e filmes que o Renato gostava de ler e assistir.
Quanto ao rock nacional, o fato é que era muito caro ter acesso a instrumentos músicas no Brasil nos anos 50,60, 70 e 80, então.....ter instrumentos com o mínimo de qualidade ficava restrito a pessoas de maior poder aquisitivo. Ter uma bateria decente naquela época era quase o mesmo que comprar um carro. Então.....se vc prestar atenção, vai ver que as bandas nacionais eram basicamente playboys. Gente filhinha de papai, como o pessoal do Legião, Capital, Titãs, paralamas....era tudo gente de colégio particular, gente que tinha acesso a discos importados....e.t.c...Isso não significa que esse pessoal não tinha talento, mas já pararam pra pensar quantas pessoas talentosas sequer tiveram oportunidade de tocar por que não dispunham de instrumentos e demais meios mínimos pra tocar...?
Concordo , assino embaixo .. muita gente sem poder aquisitivo perdeu oportunidades naquela época.. mas não tira o mérito do Renato manfredinni ser um gênio.
Concordo e acrescento se me permite, era muito mais dispendioso gravar um disco por exemplo. Na época do domínio das gravadoras, o artista não tinha a autonomia que tem hoje com avanço tecnológico.
Rock Nacional nos anos 50? What, cara pálida?! Aí ele cita bandas conhecidas dos anos 80 (arremedando o Régis Tadeu...) Sujeito medíocre! Praticamente não existia Rock eminentemente brasileiro até o começo dos anos 60 em diante.
@@marcelofrancisco1179 Sabe nem interpretar uma frase kkkk "Cade o que" nem escrever tbm, rsrs. Sim! Gosto muito de Legião, uma maravilha musical. E de usar português corretamente. rs
@@juanrezende4914 Raul Seixas 🤣🤣🤣🤣, ELE tem lá seu legado, mas aceita, Renato chegou e foi aclamado por uma multidão, os discos da Legião trouxe muitos hits, dificilmente teve bandas no Brasil, que a cada disco pôs 4,5,6 hits na boca do povo, É POR ISSO QUE A LEGIÃO TEM O DEGRAU MAIS ALTO DO CENÁRIO ROCK, e isso mesmo depois de quase 30 anos do término, A GENTE VER NUM DIA INTEIRO POR AÍ, no máximo por aí uma, duas e até três, alguma música do Raul Seixas sendo executada, enquanto só na parte da manhã vc ver em algum canto umas 5, 6 execuções das músicas da Legião Urbana (vc passa por algum canto tem alguém ouvindo Pais e Filhos, depois passa em outro canto e tá tocando Tempo Perdido, passa em outro tem alguém numa maquininha de música ouvindo Faroeste Caboclo, aí vc liga a rádio tá tocando O Teatro dos Vampiros ou Eduardo e Mônica), depois na parte da tarde vc tá passando e em algum lugar tá tocando Índios ou Há Tempos ou Ainda é Cedo ou Vento no Litoral, daí anoitece e vc liga numa rádio de rock e daí do nada toca Perfeição, Que País é Este ou Eu Sei, e assim é a hegemonia da Legião Urbana rapá, EU NUM SEI PQ VCS SE MORDEM DE RAIVA E NÃO ACEITAM LOGO QUE A BANDA DO CARA É A DE MAIS IMPACTO NO PAÍS 🤣🤣🤣🤣
@@bobomaster9234 Cara, Legião não é a banda de mais impacto do país nem mesmo da geração de rock dos anos 80, quem dirá do rock nacional em todos os tempos. Várias bandas tanto antes quanto depois deles, tiveram mais relevância, com músicos bem melhores. Pra citar um exemplo antes deles, da geração anterior, além do já citado Raul Seixas, os Mutantes também. Pra citar um exemplo durante eles, da mesma geração, os Titãs. E pra citar um exemplo depois deles, já na geração seguinte, o Raimundos e o Charlie Brown Jr. Essas bandas e artistas tiveram muito mais relevância pra sua época e até os dias de hoje pro rock nacional, do que Legião. Sem contar que todas elas também tem músicos melhores e letristas melhores do que o Renato Russo.
As grandes bandas (inclusive de revoltados contra o sistema etc.) tiveram grandes empresários por trás. A diferença é que antes tb tinham talento, hj só dinheiro.
A eterna hipocrisia da classe artista. Pregão o comunismo e vivem no bem Bom do capitalismo. Chico Buarque, Caetano Veloso e mais um bando dessa corja estão aí por exemplo.
Uma grande inspiração para você ficar revoltado de verdade e compor músicas sobre essa revolta é você ter tido experiência de ser explorado e lesado por um empresário brasileiro.
O que é indiscutível é o reconhecimento dele , mas o Talento, e fatores técnicos é facilmente discutível, não é precisa ser expert em música pra conhecer que esses fatores ele e sua L.Urbana , são bem fracos .
Legião urbana apesar de ter uns acordes razoávelmente simples de tocar ,tem letras fantástica que não deixa a desejar a grandes bandas de rock que já existiram ou existem !
os acordes eram simples, mas o segredo era, e ainda é, como "enfileiar" esses acordes e fazer dali musica que presta. Eduardo e Monica é facil? Sim, depois de feita é facil. O complicado é fazer igual. Alias, pegue outro artista e mande ele enfileirar os mesmos acordes dessa musica fazer algo semelhante. Nao rola. Abs
Isso é verdade, minhas filhas estao apredendo como mandar uma banda aqui em Berlim, elas tem 13 anos, aprendem a tocar instrumentos, a cantar em banda, que é diferente de ser cantora solo. Elas aprendem a tocar em estudio. Tudo isso em centro de artes do lado da minha casa. Tem professores do mundo inteiro no local. Até capoeira tem, aprendem até tocar birimbau. O local é mantido pela prefeitura do bairro, já tocaram até bandas famosas no local. Até visitas de principes e politicos do mundo inteiro já receberam. Todo bairro em Berlim tem uma escola de musica publica, que atende crianca pequenas e até adultos, vc paga apenas uma contribuicao mensal, que é barato. Comprar instrumentos musicais novos e usados aqui é mais barato. Meus filhos tem varios instrumentos musicais de piano a flauta. nao sou rica, é que mesmo com poco poder aquisitivo uma pessoa pode ter acesso. No Brasil instrumento musical ainda é um produto de luxo.
Bom eu acho que será muito custoso para nós o Estado tem que fazer mil e uma coisas ? Com o nosso dinheiro ? Não para min o estado nem deveria existir os instrumentos musicais são caros mas tem a internet, e coisas do tipo
@@mundorealpop6772 kkk mano tem gente que votou no Bolsonaro não por ser de direita é para não virar um país socialista com o 9 dedos, fora que comparar o 9 dedos com o Bolsonaro é tipo comparar o demônio com o capiroto, eu prefiro o demônio ! Era essas duas opções e não tinha mais nenhuma
Fazer da arte profissão sempre foi coisa pra gente rica, majoritariamente. O pobre tem que sobreviver, precisa de um trabalho que lhe garanta a subsistência.
ESSE. CANTOR QUE TEM ESPECIAL. NA GLOBO. ELE COM. MAIS. DE 80 ANOS. SE. AGARRA. A TAUBAR. DE SAUVACAO. QUE. É AGLOBO. PORQUER. RIM. COM AGLOBO. PIOR. SEM. AGLOBO. LIXO. ELE SEM ESSE ESPECIAL. DE FIM. DE ANO. SUSTENTAR. ELE. JA. NO FIM. DE CARREIRA. COM. MAIS. DE 80 ANOS. OK?
@@FabianoSantos-tv7wz Vamos lá, Alucinação Sujeito de sorte Tudo outra vez Velha roupa colorida Coração selvagem Não leve flores Na hora do almoço Apenas um rapaz latino americano Pequeno mapa do tempo Medo de avião Divina comédia humana Comentário a respeito de John A lista é grande kk
Olá Regis e Paulo, concordo com tudo, e vou dizer mais, eu senti isso na pele. Eu quis aprender a tocar no início de 91, morando no interior de Minas. Nesse início, sendo filho de pais que não eram ricos, senti de cara a grande dificuldade de não poder ter um instrumento decente (meu 1º baixo foi um Tonante), e de também não ter uma escola ou professor de baixo, guitarra, etc… Só existia em Belo Horizonte. Quando montei as primeiras bandas, era nítido a defasagem técnica nossa em relação as banda de BH que vinham tocar na minha cidade, justamente por não ter professor, não ter equipamento, e um espaço adequado para ensaio. Mas com vontade alguns anos depois fui atrás do meu sonho de estudar música na capital, e lá entendi outra coisa. Pra uma banda dar certo, é preciso conhecer as pessoas certas, e essas pessoas em sua maioria não estão no interior, não estão no subúrbio… Nessa época para alcançar um sucesso local, era necessário conhecer os donos de casa de show e promotores, que geralmente eram da zona sul de BH, e muitos deles eram amigos dos integrantes de bandas, pois cresceram juntos nas escolas, se conheceram na noite, etc… Imagina pra alguém do interior montar uma banda, conseguir tocar de forma honesta, e ainda ter que chegar nesses caras? E pra fazer sucesso nacional, aí só indo até o Rio ou São Paulo. Em resumo, a distância pra quem é pobre e nasce num interior ou subúrbio, é infinitamente mais longa que para um jovem criado em Ipanema.
Atualmente no Brasil,precisa ter esses ingredientes para fazer sucesso : - Você não precisa saber cantar e muito menos interpretar - Você precisar ter um lindo rostinho - Você precisa ter um corpo pra lá de sexy - As letras das músicas tem que ser horrível - Você não precisa ser talentoso
Montei minha primeira banda em 1996. Não sou rico nem nunca fui, mas o fato de ter uma guitarra das mais simples, fazia vir gente de outros bairros e escolas para assistir eu ensaiando.
Renato era meio desafinado, quando se aventurava em outras línguas então, era um horror! A banda era pífia, pareciam colegiais ensaiando. Os shows eram geralmente uma bosta... Tem pelo menos umas 5 bandas muito melhores do que Legião.
@@andressadeoliveira2249 finalmente alguém falando algo coerente, fui em 3 shows desses meninos na epoca pra nunca mais, ao vivo eram piores do q no estudio, n pegavam nem nos calcanhares de bandas como rpm e paralamas, q também não não das melhores, porem, infinitamente superiores ao legião de amadores
Renato Russo, poeta maravilhoso... o melhor do seu tempo! Feliz a Geração Rock Nacional dos 80, que ouviam músicas que botavam prá refletir, sobre o cotidiano... e o sentimento. Infeliz da Geração TikTok.
Adorava a legião quando eu era moleque... acho que como vocalista, o Renato Russo era muito bom e tinha umas letras bem interessantes... hoje, acho os 3 primeiros álbuns da legião bem legais, mas depois do as 4 estações a banda vai ladeira abaixo... o melhor músico da banda era o baixista Renato Rocha, quando ele saiu a parada toda ficou muito melancólica!
A pessoa não é ruim por ter ou não ter dinheiro, a não ser que seja desonesta ou babaca elitista. Fazer qualquer arte, transmitir talento, SEMPRE demanda algum tipo de investimento.* É trabalho, é empreender, é ralação, é inspiração e fazer público com seu melhor, criar bons contatos, etc... Chegamos num ponto onde fazer shows e estar na web, no streaming, é o que está dando pé. A mídia física tem muita importância para um grupo seleto de pessoas. Estamos ainda numa evolução intensa na área da informação, isso muda as estratégias para quem deseja comunicar algo e obter alguma reverberação. *É importante termos leis de incentivo a cultura, justamente para quem pensa em iniciar algo e não raro, está sem grana. Leis que não sejam para artistas já consagrados.
DEPENDE ,SE FOR ALTA CULTURA,ACHO QUE DEVE TER INCENTIVO,ACREDITO QUE TEM QUE DAR EDUCACAO DE QUALIDADE PRIMEIRAMENTE, POIS O BRASIL É UMA DAS PIORES EDUCACAO DO MUNDO,HOJE SO TEM MILITONTO.
@@eduardofullini9900 Bom, Eduardo? Bem, quando penso em verbas de incentivo penso que os novos talentos precisam de mais um pouco, aquilo que já é unanimidade não pode ser carta marcada de ouro, entende? Agora, sua colocação sobre educação é certamente mais urgente; sem isso já era. Inclusive, pois sou músico, sempre defendo a volta da musicalização nas escolas como parte de uma disciplina de artes linkada a história. "Dizem que sou louco, por pensar assim..."🎶😜
Sim eu mesmo sempre gostei de musica mas com meus 12 anos de idade conheci o Rock n Roll e fiquei completamente apaixonado. Cabelo comprido jeans rasgados, era bonitinho, tinha amigos da mesma Vibe, eramos uma banda sem instrumentos musicais. Já tinha tudo certo quem seria os guitarristas, o baterista, o baixista.. etc. Porém nunca aconteceu porque não tinhamos dinheiro nem pra comprar erva. Foi muito triste. Tinhamos a alma do rock. Poderíamos ter sido uma big banda. O que aconteceu foi que, um foi assassinado, outro foi preso, outro casou, eu fui embora e o sonho nunca se realizou.
@@neodiogoreis agente tinha 15 anos. Precisava aprender a tocar, as letras era o de menos. Tanto que eu era um poeta nato. Viciado em Andrade, Assis, Alencar, Bilac, Bandeira... enfim, toda a literatura. Com 16 anos tinha escrito mais de cem poemas, inclusive alguns deles cairam nas graça de uma professora. Mas pouco tempo depois já em outra cidade me converti ao evangelho e virei assembleiano e aí já era.
Dinheiro foi e muito importante mas todo o contexto da época também foi, o talento do Renato é indiscutível, tudo teve a hora o momento e as pessoas certas estavam no lugar certo. Nunca mais teremos o rock em evidência como nós anos 80.
O Brasil está cheio de especialistas ! Detonan as bandas brasileiras que não gostam, bocejam palavras de agressividade e antipátia, desfigura ídolos que em cada época foram importantes para a construção de nossa música, desmerecem a opinião do outro, porque seu gosto precisa estar acima dos outros, beleza ! Não gosta de tal artista, mas respeitem o gosto do outro! Esse país né tantos especialistas que não contribuem em nada para trazer as próximas gerações um incentivo para ué se tornem então tão bons como vocês se acham bons! Muitos comentários aqui vazios e fúteis!
Isso é verdade, desde que comecei a gostar de música tinha vontade de tocar violão, aí só com dois anos depois consegui comprar um de 200 e pouco e ainda com baixa qualidade (mas foi mt legal), e agora em novembro, 4 anos depois consegui comprar minha primeira guitarra de 900 e tanto novinha e ainda era Black Friday, mas valeu a pena, nem penso em comprar um baixo apesar de ter vontade kkkkkkkkkkkk
Regis e Paulo, espero que estejam bem de saúde! Salve! Realmente, o cerne do Rock de Brasília dificilmente existiria se os protagonistas daquele cenário fossem pobres. Dinheiro, acesso às vanguardas britânicas e talento, tudo misturado, possibilitou a entrada desses jovens em gravadoras, como a EMI, no caso da Legião Urbana, por exemplo.
Meus amigos do Rock, não podemos deixar a guitarra acabar no Brasil, por isso criei um canal de guitarra aqui no You Tube !!! Vamos apoiar aos novos criadores de conteúdo de boa música por aqui !!! Pq a cada dia nosso país está sendo tomado pelo funk, axé e sertanejo !!! Conto com vcs irmãos!!!! Juntos somos mais fortes !!! Viva a guitarra, viva o Rock !!!🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🎸🎸🔥🔥🔥🔥🔥
O documentário que fala do Rock em Brasília mostra um pouco do pessoal. A maioria das bandas com Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial era formado por um grupo de garotos que as famílias tinham granas. Exemplo era o vocalista da Plebe Rude que o pai era da embaixada da África do Sul e os outros eram empresários ou servidores públicos. Não estou desmerecendo o pessoal claro, só afirmando que a grana conta demais.
Como fórmula 1 , nunca vi um grande piloto sair do carrinho de rolimã, para o circuito profissional.... não tirando o mérito,como você disse...mas e difícil 😢
Se eu não estiver enganado, essa época em que a familia do Renato se mudou para os EUA, ele tinha 6 anos de idade. Não tava ligado em comprar vinis ou equipamentos. Mas certamente mais velho, ele tinha contatos la que mandavam os discos pra ele
Boa discussão, principalmente por terem entrado no principal (meu ponto de vista) que é: formação, educação, influência, basicamente eram bons músicos pois tinham acesso a material de outros bons músicos e sabemos bem que era muito difícil ter acesso a bons discos pois eles raramente eram comercializados no Brasil. A questão dos instrumentos então nem se fala... Claro que tudo isso no universo do rock. Guitarra, contra baixo, bateria, amplificadores, microfones...era tudo muito difícil de conseguir e muito caro. Qualquer banda de garagem sofria horrores para se manter. Isso certamente deixou muita gente talentosa de fora, infelizmente. Mas é assim até hoje, pelo menos quanto aos instrumentos que ainda são bem caros, os de boa qualidade evidentemente. Melhoramos quanto a ter acesso a material (internet salvou "nóis"), educação musical tá melhorando muito, faculdades, escolas e professores muito bons...mas ainda existem dificuldades com instrumentos, estúdios, acessórios...enfim. Além do talento, fundamental e indispensável o músico brasileiro tem que ter muita garra e determinação, vou te falar...como é difícil véio.
Faz muito sentido e é um dado de realidade que o dinheiro faz parte para que um artista alcance o seu objetivo!! Agora é impressionante um crítico de musica dizer que o ferrugem não canta nada ,isso demonstra que nós devemos buscar a verdade através de conhecimento de fonte !! A pouco tempo vi uma entrevista onde o produtor bonadio disse que o Renato russo era um cantor médio ,um cantor limitado !! Eu não sei em que universo paralelo esses caras vivem e ainda dizem que conhecem de música !!
Com certeza, apenas o talento do Renato não seria o suficiente para a carreira. Os contatos e as articulações foram decisivos para capitalizar e manter todo o procedimento.
A avaliação que posso fazer hoje de todo o trabalho da banda é bem diferente de como o faria há quase 3 décadas. A banda em si ao vivo, em resumo, a instrumentalidade fora dos estúdios para mim deixa claro que a banda era musicalmente fraca, mas a presença de palco e a potência da voz do Renato, bem como a força de suas composições, supriam essa deficiência que a banda demonstrava em suas apresentações ao vivo para o público. Mas independente disso eu não tenho como discordar de que foi, pelo menos para mim, o melhor conjunto musical desde os anos 80 até os dias atuais.
No caso do Brasil é curioso observar como muitos cantores eram amigos, que se juntavam no bar como Tim Maia, Roberto Carlos, Erasmo e etc. Cada um seguiu seu caminho, mas obtiveram sucesso. Tim maia não era rico, mas ele tinha talento incomparável. Hoje em dia um cara como ele canta na Paulista. Talvez o cantor desanima e pensa que nunca terá chance e fica por isto mesmo. Outros como grandes compositores, preferiram escrever para as bandas e ficar no anonimato. Hoje eu posso gravar qualquer coisa, por na internet e ter sorte do algorítimo me sortear e me transformar em uma pessoa famosa. Vou fazer mais dinheiro que muito cantor excelente e de talento. Com o compartilhamento de burrice, voce prioriza a quantidade e nao a qualidade. Talvez esta geracão nem vai saber o que é algo de qualidade, pois os padrões sao outros.
Em outras palavras, só boysinho brincava de fazer banda aqui no DF, a musica "Dezesseis" mostra bem a realidade difícil dos jovens no meio ao qual eles viviam... se fosse só por conta de talento, jamais teríamos os grandes clássicos gravados por essas bandas, provavelmente nem as bandas.
Sou músico,tenho uma banda autoral aqui em Vitória da conquista na Bahia,fazemos música porque amamos a música, mas falta exatamente isso,a grana pra investir no projeto e fazer a parada andar pra frente.. Grande abraço pra vocês!!! Vlw Paulo,vlw Regis,voces são demais !!!
Brother, sou de Alagoinhas tbm na Bahia. Cara me diz o seguinte, já que vc é músico, eu acho Legião Urbana péssimo em shows, acho que só Renato se salvava por ser o letrista. Impressão que tenho, principalmente o baterista ( acho péssimo) que os caras tocavam mal demais, seria impressão minha?
Boa tarde Desculpe minha humilde opinião. Eram só 3 caras , e as músicas do legião não tem uma instrumentalia tão difícil. O baterista está como o Ringo para os Beatles. E eu vejo que aí vivo não existiam coisas mirabolantes pq eram simples as linhas de guitarra. Procure ver o lulu santos e banda no programa mixto quente em 86 Era preciso tem um timaço pra e executar as músicas ao vivo. Tinha o lulu na guitarra Arthur Maia o Zico no contrabaixo Milton Guedes nos sopros Pq a exigência era outra.
@@Marlington Todos são bons músicos, mas o que importa é se o som é bom de ouvir. Pesquise por "sweet childhood of mine worst cover", aquilo que é péssimo. Depois pesquise "legiao urbana ainda é cedo rarissimo" e me diga se é tão péssimo quanto.
Anos 80 e 90, São Paulo, túmulo da música, tudo era no Rio. Nós, artistas do subúrbio, não tínhamos acesso a esses caras….muito longe da nossa realidade. Percebe-se que os artistas de Sampa aconteciam sempre em menor número. Hoje isso mudou e nesse ponto devemos agradecer à era digital e internet.
Mais importante do que dinheiro e talento, pra fazer sucesso no mainstrean tem que ser bonitinho. Só os muito foda como o Renato Russo, o Tim Maia pra derrubar o preconceito contra a falta de boniteza..🤔🤔
Era outra época, em que o talento ainda era prioritário, inclusive a idade não tinha tanta importância, tanto que Bee Gees viveram seu auge comercial quando já eram trintões.
Se não precisasse de financiamento não se chamaria industrial musical. O talento influi na relevância e na longevidade do projeto, mas sem grana não tem gravação, distribuição, divulgação, shows etc.
O engraçado é que as bandas de rock começa rock antsistema.. Com o tempo vai ficando romântico .. Isso se vê no titand e legião.. Renato russo estava bastante meloso. Só no início titans e legião foram rock.
Acho que o buraco é mais embaixo... na indústria musical nas décadas de 60, 70, 80, as gravadoras mandavam no jogo e existia muito mais vantagens para os músicos dessa época. Um exemplo, as grandes gravadoras tinham olheiros que freqüentavam as casas de shows e eram esses olheiros que iniciavam o relacionamento entre banda & gravadora. Com a aprovação da gravadora, acertava-se um contrato e infra-estrutura para produção e gravação de um álbum. A gravadora se encarregava de produzir a banda em todos os sentidos e, se houvesse sucesso nas vendagens, a gravadora também se encarregava de toda a infra-estrutura das turnês, promoções em rádios e de todo o marketing. Esse ambiente ainda existe? É claro que não! E isso foi extremamente prejudicial para os músicos. Hoje, o músico não pode ser só músico, ou seja, tem que investir na auto-promoção, a divulgação, etc... e outra, para tocar nas rádios, tem que pagar uma fortuna de jabá. E o mais grave, hoje, quem coloca uma música na prateleira do povão são as TVs abertas. Imaginem o valor do jabá para as TVs? Enfim... felizes das bandas/artistas que fizeram carreira nas décadas de 60, 70, 80 onde as ações, estavam concentradas nas grandes gravadoras.
Vocês conhecem a banda Rock da Mortalha? Oriunda da Vila Liviero, periferia da cidade de São Paulo, tinha alta qualidade criativa, shows teatrais, e não foi a primeira banda de metal do Brasil pq não foi a primeira a gravar. Salvo engano todos estão mortos e um deles morreu na indigência.
Era o que tinha na época, com a MTV no auge, tudo era novidade, sem redes sociais nem internet os caras eram jovens e a juventude trabalhava e consumia música, shows. Era melancólico, enfadonho...Tanto e muito q hj é impossível alguem ouvir qq coisa deles até o fim.
Nos anos 80 concordo que a maioria das bandas de rock eram formadas pela classe média, principalmente do Planalto Central. Mas anos 60 e 80 era o oposto, havia muito talento e pouca grana, vide a música vinda do nordeste: Belchior, Zé Ramalho, Alceu Valença, Caetano, Gil etc.
É tanta besteira que o cara relaciona a moradia do Renato Russo nos EUA quando era ainda criança ( 7 aos 9 anos ) com a suposta época que ele comprava discos de rock. 😂😂😂😂😂
Anos 70 ,80 o mundo não era tão globalizado como é hj,logo então quem tinha um poder aquisitivo maior podia ter acesso às novidades . Pra mim isso não e motivo de críticas Renato não tinha culpa de ter país bem sucedidos financeiramente e outra não dá para discutir o talento do Renato que tinha uma voz potente e fez boas melodias além de ser um bom letrista. O resto e inveja .
Tema muito bom e inevitável. Por isso que existe minha briga contra o sistema. O sistema foi inventado e manipulado de acordo com o conhecimento e interesse de pessoas ricas ou estudadas. Não quer dizer que sistema seja correto. Mas as pessoas são obrigadas a seguir aquilo que foi ditado. Uma música, uma arte, uma máquina, um trabalho, uma roupa, um produto, etc...
Tem algumas poesias bonitas, mas em termos gerais, é exatamente o q foi dito no vídeo. Só fez sucesso enquanto podiam pagar p nos obrigar a ouvir até a exaustão. Depois q o investimento acabou, as pessoas começaram a se perguntar por que diabos os ouviam... A forminha de bolo segue até hoje.
Cara o Renato é atemporal ,,um cara desse aparece raramente,,para de ser invejoso rapa ,,,ninguém vai tirar o título de monstro de poeta como Renato russo foi ,,mesmo sem dinheiro o Renato chegaria no topo por que era algo extraordinário
Eu desisti da música profissionalmente por entender isso. Não tenho dinheiro para trabalhar a música de forma correta e obter o devido retorno. Trabalhar "por amor" é romantismo e ingenuidade. E bar não dá carreira para o artista que leva a música a sério.
O Renato ele é um grande letrista e cantor, claro que agora pra escolha de integrantes pra banda n foi a melhor kakaakak, mas o dinheiro tbm foi importante nesse quesito pra uma boa produção sim, pois as gravadoras nunca contratam de graça, sempre tem q ter alguém com dinheiro, seja os próprios integrantes ou de um empresário
Como assim, gravaram porcamente vários grupos de pagode, sem contar as gravações que eram toscas, só ver os primeiros discos do 365, joelho de porco, ratos, e até mesmo os primeiros do legiao, ira!. Tinha gravadora igual hj e eles aceitavam, sim, músicas bostas.
@@renatocoelho88 a partir dos anos 90 caiu muito a qualidade sem dúvidas.. O declínio da música brasileira começou em 1994 .. agora o primeiro disco da legião realmente foi mal gravado, talvez a gravadora não tinha muita fé na banda ainda .. só em 1986 com o disco 2 que melhorou muito
Educação musical no hemisfério norte sempre foi popular e ensinada em todas escolas desde o ensino básico, a criança com 2 anos começa a tocar os primeiros acordes. Os instrumentos musicais foram desenvolvidos lá, guitarras , teclados , sintetizadores, amplificadores etc. O Brasileiro usava instrumentos acústicos e o tambor pra fazer samba, o que atrasou nossa percepção musical em vários estilos, hoje está bem mais fácil conseguir equipamentos MAS a educação musical ainda é falha e pobre.
Eu continuo achando tem que ter dinheiro é talento ó dinheiro só não compra amor 😔❤️ infelizmente tem que ter dinheiro pra tudo eu falo isso por experiência própria essa é a minha opinião sim
O talento de Renato Russo era indiscutível. Jamais teremos mais uma voz como aquela, sem.falar que era um exímio compositor. Pode até existirem melhores, mas igual nunca mais.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 acho q teve uma na mesma família kkkkkk Kim do catedral kkkk
Ótimo compositor. Voz...
🤔
@@comunidadefm8458você que não interpreta direito...
@@juliarios5568Pior que ele está certo. Já achei as letras do Renato Russo as melhores que existem, hoje apesar de ainda soarem bastante poéticas, percebo que muitas delas são meramente versos sem consonância com o todo. Algumas fazem sentido, mas outras de fato são colagens de ideias completamente aleatórias, frases criadas apenas para encaixar na melodia, normalmente copiadas de diálogos ou títulos de livros e filmes que o Renato gostava de ler e assistir.
Quanto ao rock nacional, o fato é que era muito caro ter acesso a instrumentos músicas no Brasil nos anos 50,60, 70 e 80, então.....ter instrumentos com o mínimo de qualidade ficava restrito a pessoas de maior poder aquisitivo. Ter uma bateria decente naquela época era quase o mesmo que comprar um carro. Então.....se vc prestar atenção, vai ver que as bandas nacionais eram basicamente playboys. Gente filhinha de papai, como o pessoal do Legião, Capital, Titãs, paralamas....era tudo gente de colégio particular, gente que tinha acesso a discos importados....e.t.c...Isso não significa que esse pessoal não tinha talento, mas já pararam pra pensar quantas pessoas talentosas sequer tiveram oportunidade de tocar por que não dispunham de instrumentos e demais meios mínimos pra tocar...?
Concordo , assino embaixo .. muita gente sem poder aquisitivo perdeu oportunidades naquela época.. mas não tira o mérito do Renato manfredinni ser um gênio.
Concordo e acrescento se me permite, era muito mais dispendioso gravar um disco por exemplo. Na época do domínio das gravadoras, o artista não tinha a autonomia que tem hoje com avanço tecnológico.
Rock Nacional nos anos 50? What, cara pálida?! Aí ele cita bandas conhecidas dos anos 80 (arremedando o Régis Tadeu...) Sujeito medíocre! Praticamente não existia Rock eminentemente brasileiro até o começo dos anos 60 em diante.
@@ericbrazilian Ele só cometeu um erro cara, calma
O Renato era muito inteligente isso não tem como negar
Renato cantava muito, voz única, de uma inteligência extraordinária , letrista compositor e poeta . Revolucionou a nossa música.
Agora tá no inferno dando p capeta kkkk
@@marcelofrancisco1179 Ta bom deus todo poderoso , sabedor de todas as coisas kkkk. cada imbecil rs.
@@Yzzydm cade o que idiota? Tinha q ser fã de legião lixo
@@marcelofrancisco1179 Sabe nem interpretar uma frase kkkk "Cade o que" nem escrever tbm, rsrs. Sim! Gosto muito de Legião, uma maravilha musical. E de usar português corretamente. rs
@@Yzzydm falou fã número 1
De toda forma.. uma coisa é certa Renato Russo era um fora de série
Não. Mediano.
@@juanrezende4914 o cara era fora de série mesmo, nenhum outro do rock nacional se igualou a ele.
@@bobomaster9234 Raul Seixas mandou lembranças.
@@juanrezende4914 Raul Seixas 🤣🤣🤣🤣, ELE tem lá seu legado, mas aceita, Renato chegou e foi aclamado por uma multidão, os discos da Legião trouxe muitos hits, dificilmente teve bandas no Brasil, que a cada disco pôs 4,5,6 hits na boca do povo, É POR ISSO QUE A LEGIÃO TEM O DEGRAU MAIS ALTO DO CENÁRIO ROCK, e isso mesmo depois de quase 30 anos do término, A GENTE VER NUM DIA INTEIRO POR AÍ, no máximo por aí uma, duas e até três, alguma música do Raul Seixas sendo executada, enquanto só na parte da manhã vc ver em algum canto umas 5, 6 execuções das músicas da Legião Urbana (vc passa por algum canto tem alguém ouvindo Pais e Filhos, depois passa em outro canto e tá tocando Tempo Perdido, passa em outro tem alguém numa maquininha de música ouvindo Faroeste Caboclo, aí vc liga a rádio tá tocando O Teatro dos Vampiros ou Eduardo e Mônica), depois na parte da tarde vc tá passando e em algum lugar tá tocando Índios ou Há Tempos ou Ainda é Cedo ou Vento no Litoral, daí anoitece e vc liga numa rádio de rock e daí do nada toca Perfeição, Que País é Este ou Eu Sei, e assim é a hegemonia da Legião Urbana rapá, EU NUM SEI PQ VCS SE MORDEM DE RAIVA E NÃO ACEITAM LOGO QUE A BANDA DO CARA É A DE MAIS IMPACTO NO PAÍS 🤣🤣🤣🤣
@@bobomaster9234 Cara, Legião não é a banda de mais impacto do país nem mesmo da geração de rock dos anos 80, quem dirá do rock nacional em todos os tempos. Várias bandas tanto antes quanto depois deles, tiveram mais relevância, com músicos bem melhores.
Pra citar um exemplo antes deles, da geração anterior, além do já citado Raul Seixas, os Mutantes também.
Pra citar um exemplo durante eles, da mesma geração, os Titãs.
E pra citar um exemplo depois deles, já na geração seguinte, o Raimundos e o Charlie Brown Jr.
Essas bandas e artistas tiveram muito mais relevância pra sua época e até os dias de hoje pro rock nacional, do que Legião. Sem contar que todas elas também tem músicos melhores e letristas melhores do que o Renato Russo.
As grandes bandas (inclusive de revoltados contra o sistema etc.) tiveram grandes empresários por trás. A diferença é que antes tb tinham talento, hj só dinheiro.
A eterna hipocrisia da classe artista. Pregão o comunismo e vivem no bem Bom do capitalismo. Chico Buarque, Caetano Veloso e mais um bando dessa corja estão aí por exemplo.
Isso é questão mercadológica da indústria por trás disso na carreira de um artista como um todo com isso.
Uma grande inspiração para você ficar revoltado de verdade e compor músicas sobre essa revolta é você ter tido experiência de ser explorado e lesado por um empresário brasileiro.
É indiscutível talento de Renato Russo.
Grande compositor e Cantor.
Está na história dos maiores artistas brasileiros.
O que é indiscutível é o reconhecimento dele , mas o Talento, e fatores técnicos é facilmente discutível, não é precisa ser expert em música pra conhecer que esses fatores ele e sua L.Urbana , são bem fracos .
@@vitormedeiros3611 sim musicalmente eles eram limitados e sabiam, porém faziam melodias muito boas, mesmo na simplicidade.
@@vitormedeiros3611 bem educado vc amigo parabens pela diplomacia ao falar das musicas orrososas e mal gravadas do legião
@@vitormedeiros3611 Renato Russo tinha um potencial vocal para poucos e cantava bem
Legião urbana apesar de ter uns acordes razoávelmente simples de tocar ,tem letras fantástica que não deixa a desejar a grandes bandas de rock que já existiram ou existem !
os acordes eram simples, mas o segredo era, e ainda é, como "enfileiar" esses acordes e fazer dali musica que presta. Eduardo e Monica é facil? Sim, depois de feita é facil. O complicado é fazer igual. Alias, pegue outro artista e mande ele enfileirar os mesmos acordes dessa musica fazer algo semelhante. Nao rola. Abs
Isso é verdade, minhas filhas estao apredendo como mandar uma banda aqui em Berlim, elas tem 13 anos, aprendem a tocar instrumentos, a cantar em banda, que é diferente de ser cantora solo. Elas aprendem a tocar em estudio. Tudo isso em centro de artes do lado da minha casa. Tem professores do mundo inteiro no local. Até capoeira tem, aprendem até tocar birimbau. O local é mantido pela prefeitura do bairro, já tocaram até bandas famosas no local. Até visitas de principes e politicos do mundo inteiro já receberam. Todo bairro em Berlim tem uma escola de musica publica, que atende crianca pequenas e até adultos, vc paga apenas uma contribuicao mensal, que é barato. Comprar instrumentos musicais novos e usados aqui é mais barato. Meus filhos tem varios instrumentos musicais de piano a flauta. nao sou rica, é que mesmo com poco poder aquisitivo uma pessoa pode ter acesso. No Brasil instrumento musical ainda é um produto de luxo.
Bom eu acho que será muito custoso para nós o Estado tem que fazer mil e uma coisas ? Com o nosso dinheiro ? Não para min o estado nem deveria existir os instrumentos musicais são caros mas tem a internet, e coisas do tipo
@@renanfernandesbaroni4209 ,kkkkkkkk!!!
A sua foto de perfil já entrega tudo sobre sua "ideologia".....KKKKKKK!!!
@@mundorealpop6772 kkk mano tem gente que votou no Bolsonaro não por ser de direita é para não virar um país socialista com o 9 dedos, fora que comparar o 9 dedos com o Bolsonaro é tipo comparar o demônio com o capiroto, eu prefiro o demônio ! Era essas duas opções e não tinha mais nenhuma
@@renanfernandesbaroni4209 KKKKKKKKK!!
Tú está cego pelo fanatismo....espero que abra os olhos á tempo!!
@@mundorealpop6772 Belo argumento 👏
Fazer da arte profissão sempre foi coisa pra gente rica, majoritariamente. O pobre tem que sobreviver, precisa de um trabalho que lhe garanta a subsistência.
Renato Russo foi o maior. Voz e letras sensacionais. Ninguém superou
Verdade 👏
Belchior >>
ESSE. CANTOR QUE TEM ESPECIAL. NA GLOBO. ELE COM. MAIS. DE 80 ANOS. SE. AGARRA. A TAUBAR. DE SAUVACAO. QUE. É AGLOBO. PORQUER. RIM. COM AGLOBO. PIOR. SEM. AGLOBO. LIXO. ELE SEM ESSE ESPECIAL. DE FIM. DE ANO. SUSTENTAR. ELE. JA. NO FIM. DE CARREIRA. COM. MAIS. DE 80 ANOS. OK?
@@vzk99 mim fala pelo menos 10 músicas top de Belchior.
@@FabianoSantos-tv7wz Vamos lá,
Alucinação
Sujeito de sorte
Tudo outra vez
Velha roupa colorida
Coração selvagem
Não leve flores
Na hora do almoço
Apenas um rapaz latino americano
Pequeno mapa do tempo
Medo de avião
Divina comédia humana
Comentário a respeito de John
A lista é grande kk
Olá Regis e Paulo, concordo com tudo, e vou dizer mais, eu senti isso na pele. Eu quis aprender a tocar no início de 91, morando no interior de Minas. Nesse início, sendo filho de pais que não eram ricos, senti de cara a grande dificuldade de não poder ter um instrumento decente (meu 1º baixo foi um Tonante), e de também não ter uma escola ou professor de baixo, guitarra, etc… Só existia em Belo Horizonte. Quando montei as primeiras bandas, era nítido a defasagem técnica nossa em relação as banda de BH que vinham tocar na minha cidade, justamente por não ter professor, não ter equipamento, e um espaço adequado para ensaio. Mas com vontade alguns anos depois fui atrás do meu sonho de estudar música na capital, e lá entendi outra coisa. Pra uma banda dar certo, é preciso conhecer as pessoas certas, e essas pessoas em sua maioria não estão no interior, não estão no subúrbio… Nessa época para alcançar um sucesso local, era necessário conhecer os donos de casa de show e promotores, que geralmente eram da zona sul de BH, e muitos deles eram amigos dos integrantes de bandas, pois cresceram juntos nas escolas, se conheceram na noite, etc… Imagina pra alguém do interior montar uma banda, conseguir tocar de forma honesta, e ainda ter que chegar nesses caras? E pra fazer sucesso nacional, aí só indo até o Rio ou São Paulo. Em resumo, a distância pra quem é pobre e nasce num interior ou subúrbio, é infinitamente mais longa que para um jovem criado em Ipanema.
Atualmente no Brasil,precisa ter esses ingredientes para fazer sucesso :
- Você não precisa saber cantar e muito menos interpretar
- Você precisar ter um lindo rostinho
- Você precisa ter um corpo pra lá de sexy
- As letras das músicas tem que ser horrível
- Você não precisa ser talentoso
Luciano esqueceu de dizer que precisa ser um influenciador digital com mais de 1 milhão de seguidores.
@@thaisvasconcellos4358 isso também conta
Vaaaaaaaaaai Braaaaaaaaasil
nem ser bonito precisa hj em dia
Precisa viver fazendo polêmicas
Montei minha primeira banda em 1996. Não sou rico nem nunca fui, mas o fato de ter uma guitarra das mais simples, fazia vir gente de outros bairros e escolas para assistir eu ensaiando.
Renato Russo era gênio, letrista espetacular e tinha uma grande voz. Se eternizou entre os grandes da nossa música e cultura!
Mais, ou menos
Mais, ou menos...
Discordo era um grande artista @@eduardohonoriodossantos3709
Concordo plenamente❤
Renato Russo continua a ser o melhor artista da geração 80 até a presente data.
A melhor banda de rock da história do Brasil é deles
@@renanfernandesbaroni4209 sepultura >>
ridiculo
Renato era meio desafinado, quando se aventurava em outras línguas então, era um horror! A banda era pífia, pareciam colegiais ensaiando. Os shows eram geralmente uma bosta... Tem pelo menos umas 5 bandas muito melhores do que Legião.
@@andressadeoliveira2249 finalmente alguém falando algo coerente, fui em 3 shows desses meninos na epoca pra nunca mais, ao vivo eram piores do q no estudio, n pegavam nem nos calcanhares de bandas como rpm e paralamas, q também não não das melhores, porem, infinitamente superiores ao legião de amadores
Renato Russo, poeta maravilhoso... o melhor do seu tempo! Feliz a Geração Rock Nacional dos 80, que ouviam músicas que botavam prá refletir, sobre o cotidiano... e o sentimento. Infeliz da Geração TikTok.
Pra mim Renato vai ser o maior ouço todos os dias
Adorava a legião quando eu era moleque... acho que como vocalista, o Renato Russo era muito bom e tinha umas letras bem interessantes... hoje, acho os 3 primeiros álbuns da legião bem legais, mas depois do as 4 estações a banda vai ladeira abaixo... o melhor músico da banda era o baixista Renato Rocha, quando ele saiu a parada toda ficou muito melancólica!
Ou seja o investimentos vem sempre primeiro, quando o objetivo é sucesso.
RR maior artista do Brasil ,não se consegue ser grande em
Nada sem ter
Material pra estudar e desenvolver seu talento
Renato Russo. Letrista e Cantor insuperável!
A pessoa não é ruim por ter ou não ter dinheiro, a não ser que seja desonesta ou babaca elitista.
Fazer qualquer arte, transmitir talento, SEMPRE demanda algum tipo de investimento.*
É trabalho, é empreender, é ralação, é inspiração e fazer público com seu melhor, criar bons contatos, etc...
Chegamos num ponto onde fazer shows e estar na web, no streaming, é o que está dando pé.
A mídia física tem muita importância para um grupo seleto de pessoas.
Estamos ainda numa evolução intensa na área da informação, isso muda as estratégias para quem deseja comunicar algo e obter alguma reverberação.
*É importante termos leis de incentivo a cultura,
justamente para quem pensa em iniciar algo e não raro, está sem grana.
Leis que não sejam para artistas já consagrados.
DEPENDE ,SE FOR ALTA CULTURA,ACHO QUE DEVE TER INCENTIVO,ACREDITO QUE TEM QUE DAR EDUCACAO DE QUALIDADE PRIMEIRAMENTE, POIS O BRASIL É UMA DAS PIORES EDUCACAO DO MUNDO,HOJE SO TEM MILITONTO.
@@eduardofullini9900 Bom, Eduardo? Bem, quando penso em verbas de incentivo penso que os novos talentos precisam de mais um pouco, aquilo que já é unanimidade não pode ser carta marcada de ouro, entende?
Agora, sua colocação sobre educação é certamente mais urgente; sem isso já era.
Inclusive, pois sou músico, sempre defendo a volta da musicalização nas escolas como parte de uma disciplina de artes linkada a história.
"Dizem que sou louco, por pensar assim..."🎶😜
Sim eu mesmo sempre gostei de musica mas com meus 12 anos de idade conheci o Rock n Roll e fiquei completamente apaixonado. Cabelo comprido jeans rasgados, era bonitinho, tinha amigos da mesma Vibe, eramos uma banda sem instrumentos musicais. Já tinha tudo certo quem seria os guitarristas, o baterista, o baixista.. etc. Porém nunca aconteceu porque não tinhamos dinheiro nem pra comprar erva. Foi muito triste. Tinhamos a alma do rock. Poderíamos ter sido uma big banda. O que aconteceu foi que, um foi assassinado, outro foi preso, outro casou, eu fui embora e o sonho nunca se realizou.
quem fazia as letras? Tem que estudar muito espiritualidade oculta para fazer letras do nível dos grandes.
@@neodiogoreis agente tinha 15 anos. Precisava aprender a tocar, as letras era o de menos. Tanto que eu era um poeta nato. Viciado em Andrade, Assis, Alencar, Bilac, Bandeira... enfim, toda a literatura. Com 16 anos tinha escrito mais de cem poemas, inclusive alguns deles cairam nas graça de uma professora. Mas pouco tempo depois já em outra cidade me converti ao evangelho e virei assembleiano e aí já era.
o talento obrigatoriamente precisa do dinheiro pra fazer sucesso. Já o dinheiro não necessita do talento.
Demaaaaiis!!!
TINHA DINHEIRO E TINHA TALENTO. HOJE TEM MUITA GENTE COM DINHEIRO E NENHUM TALENTO NOS ENCHENDO O SACO.
A PROVA DISSO SÃO OS DISCOS, BASTA COMPARAR.
Dinheiro foi e muito importante mas todo o contexto da época também foi, o talento do Renato é indiscutível, tudo teve a hora o momento e as pessoas certas estavam no lugar certo. Nunca mais teremos o rock em evidência como nós anos 80.
Talento ! Renato era gênio 🤘🤘💪
Mediano, não vejo nada demais
A palavra gênio ficou tão banalizada que não diz mais nada.
O Brasil está cheio de especialistas ! Detonan as bandas brasileiras que não gostam, bocejam palavras de agressividade e antipátia, desfigura ídolos que em cada época foram importantes para a construção de nossa música, desmerecem a opinião do outro, porque seu gosto precisa estar acima dos outros, beleza ! Não gosta de tal artista, mas respeitem o gosto do outro! Esse país né tantos especialistas que não contribuem em nada para trazer as próximas gerações um incentivo para ué se tornem então tão bons como vocês se acham bons! Muitos comentários aqui vazios e fúteis!
Renato Russo foi o maior compositor do Rock Nacional.
O maior letrista sim.
Foi um playboyzinho isso sim...
@@marcelofrancisco1179 e daí? Nao tira o mérito do cara.
@@alexandre7615 que mérito? Encher a cara de drogas e cachaça?
@@marcelofrancisco1179 e vou deixar de gostar das musica do cara pq ele vivia enchendo o cu de cachaça? Tem q saber separar as coisas.
Isso é verdade, desde que comecei a gostar de música tinha vontade de tocar violão, aí só com dois anos depois consegui comprar um de 200 e pouco e ainda com baixa qualidade (mas foi mt legal), e agora em novembro, 4 anos depois consegui comprar minha primeira guitarra de 900 e tanto novinha e ainda era Black Friday, mas valeu a pena, nem penso em comprar um baixo apesar de ter vontade kkkkkkkkkkkk
Regis e Paulo, espero que estejam bem de saúde! Salve! Realmente, o cerne do Rock de Brasília dificilmente existiria se os protagonistas daquele cenário fossem pobres. Dinheiro, acesso às vanguardas britânicas e talento, tudo misturado, possibilitou a entrada desses jovens em gravadoras, como a EMI, no caso da Legião Urbana, por exemplo.
Talvez a exceção seja o Mangue Beat do Recife que surgiu de pessoas de origem simples.
Meus amigos do Rock, não podemos deixar a guitarra acabar no Brasil, por isso criei um canal de guitarra aqui no You Tube !!! Vamos apoiar aos novos criadores de conteúdo de boa música por aqui !!! Pq a cada dia nosso país está sendo tomado pelo funk, axé e sertanejo !!! Conto com vcs irmãos!!!! Juntos somos mais fortes !!! Viva a guitarra, viva o Rock !!!🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🎸🎸🔥🔥🔥🔥🔥
O documentário que fala do Rock em Brasília mostra um pouco do pessoal. A maioria das bandas com Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial era formado por um grupo de garotos que as famílias tinham granas. Exemplo era o vocalista da Plebe Rude que o pai era da embaixada da África do Sul e os outros eram empresários ou servidores públicos. Não estou desmerecendo o pessoal claro, só afirmando que a grana conta demais.
Como fórmula 1 , nunca vi um grande piloto sair do carrinho de rolimã, para o circuito profissional.... não tirando o mérito,como você disse...mas e difícil 😢
Viva a legião urbana a maior banda de rock do Brasil
Sepultura
@@vzk99 sepultura canta inglês é a Legião mesmo graças as letras Atemporais do Renato
@@fernandomelo1236 Belchior é maior que legião
@@vzk99Belchior não é rock
@@_zyn_ de qualquer forma
O talento de Renato russo é indiscutível!
Essa troca de ideias é muito massa!
Se eu não estiver enganado, essa época em que a familia do Renato se mudou para os EUA, ele tinha 6 anos de idade. Não tava ligado em comprar vinis ou equipamentos. Mas certamente mais velho, ele tinha contatos la que mandavam os discos pra ele
Principalmente dos amigos filhos de embaixadores.
Amo legião urbana músicas maravilhosas
Renato Russo era talentosíssimo.
Boa discussão, principalmente por terem entrado no principal (meu ponto de vista) que é: formação, educação, influência, basicamente eram bons músicos pois tinham acesso a material de outros bons músicos e sabemos bem que era muito difícil ter acesso a bons discos pois eles raramente eram comercializados no Brasil.
A questão dos instrumentos então nem se fala...
Claro que tudo isso no universo do rock. Guitarra, contra baixo, bateria, amplificadores, microfones...era tudo muito difícil de conseguir e muito caro.
Qualquer banda de garagem sofria horrores para se manter.
Isso certamente deixou muita gente talentosa de fora, infelizmente. Mas é assim até hoje, pelo menos quanto aos instrumentos que ainda são bem caros, os de boa qualidade evidentemente. Melhoramos quanto a ter acesso a material (internet salvou "nóis"), educação musical tá melhorando muito, faculdades, escolas e professores muito bons...mas ainda existem dificuldades com instrumentos, estúdios, acessórios...enfim.
Além do talento, fundamental e indispensável o músico brasileiro tem que ter muita garra e determinação, vou te falar...como é difícil véio.
Faz muito sentido e é um dado de realidade que o dinheiro faz parte para que um artista alcance o seu objetivo!! Agora é impressionante um crítico de musica dizer que o ferrugem não canta nada ,isso demonstra que nós devemos buscar a verdade através de conhecimento de fonte !! A pouco tempo vi uma entrevista onde o produtor bonadio disse que o Renato russo era um cantor médio ,um cantor limitado !! Eu não sei em que universo paralelo esses caras vivem e ainda dizem que conhecem de música !!
Com certeza, apenas o talento do Renato não seria o suficiente para a carreira. Os contatos e as articulações foram decisivos para capitalizar e manter todo o procedimento.
Até que enfim um comentário inteligente.
A avaliação que posso fazer hoje de todo o trabalho da banda é bem diferente de como o faria há quase 3 décadas. A banda em si ao vivo, em resumo, a instrumentalidade fora dos estúdios para mim deixa claro que a banda era musicalmente fraca, mas a presença de palco e a potência da voz do Renato, bem como a força de suas composições, supriam essa deficiência que a banda demonstrava em suas apresentações ao vivo para o público. Mas independente disso eu não tenho como discordar de que foi, pelo menos para mim, o melhor conjunto musical desde os anos 80 até os dias atuais.
Talento, quem discorda, deve ter inveja.
Talento puro, Renato Russo é GÊNIO!!!
No caso do Brasil é curioso observar como muitos cantores eram amigos, que se juntavam no bar como Tim Maia, Roberto Carlos, Erasmo e etc. Cada um seguiu seu caminho, mas obtiveram sucesso. Tim maia não era rico, mas ele tinha talento incomparável. Hoje em dia um cara como ele canta na Paulista. Talvez o cantor desanima e pensa que nunca terá chance e fica por isto mesmo.
Outros como grandes compositores, preferiram escrever para as bandas e ficar no anonimato. Hoje eu posso gravar qualquer coisa, por na internet e ter sorte do algorítimo me sortear e me transformar em uma pessoa famosa. Vou fazer mais dinheiro que muito cantor excelente e de talento. Com o compartilhamento de burrice, voce prioriza a quantidade e nao a qualidade. Talvez esta geracão nem vai saber o que é algo de qualidade, pois os padrões sao outros.
Em outras palavras, só boysinho brincava de fazer banda aqui no DF, a musica "Dezesseis" mostra bem a realidade difícil dos jovens no meio ao qual eles viviam... se fosse só por conta de talento, jamais teríamos os grandes clássicos gravados por essas bandas, provavelmente nem as bandas.
Sou músico,tenho uma banda autoral aqui em Vitória da conquista na Bahia,fazemos música porque amamos a música, mas falta exatamente isso,a grana pra investir no projeto e fazer a parada andar pra frente..
Grande abraço pra vocês!!!
Vlw Paulo,vlw Regis,voces são demais !!!
Brother, sou de Alagoinhas tbm na Bahia. Cara me diz o seguinte, já que vc é músico, eu acho Legião Urbana péssimo em shows, acho que só Renato se salvava por ser o letrista. Impressão que tenho, principalmente o baterista ( acho péssimo) que os caras tocavam mal demais, seria impressão minha?
Boa tarde
Desculpe minha humilde opinião.
Eram só 3 caras , e as músicas do legião não tem uma instrumentalia tão difícil.
O baterista está como o Ringo para os Beatles.
E eu vejo que aí vivo não existiam coisas mirabolantes pq eram simples as linhas de guitarra.
Procure ver o lulu santos e banda no programa mixto quente em 86
Era preciso tem um timaço pra e executar as músicas ao vivo.
Tinha o lulu na guitarra
Arthur Maia o Zico no contrabaixo
Milton Guedes nos sopros
Pq a exigência era outra.
@@Marlington Monte uma banda e faça melhor que a Legião, um dos conjuntos que mais marcaram a MPB.
@@jullianosantossilva1431 Esse é seu argumento?
@@Marlington Todos são bons músicos, mas o que importa é se o som é bom de ouvir. Pesquise por "sweet childhood of mine worst cover", aquilo que é péssimo. Depois pesquise "legiao urbana ainda é cedo rarissimo" e me diga se é tão péssimo quanto.
Anos 80 e 90, São Paulo, túmulo da música, tudo era no Rio. Nós, artistas do subúrbio, não tínhamos acesso a esses caras….muito longe da nossa realidade. Percebe-se que os artistas de Sampa aconteciam sempre em menor número. Hoje isso mudou e nesse ponto devemos agradecer à era digital e internet.
Só talento sem trabalho, não há sucesso.
Mais importante do que dinheiro e talento, pra fazer sucesso no mainstrean tem que ser bonitinho. Só os muito foda como o Renato Russo, o Tim Maia pra derrubar o preconceito contra a falta de boniteza..🤔🤔
Era outra época, em que o talento ainda era prioritário, inclusive a idade não tinha tanta importância, tanto que Bee Gees viveram seu auge comercial quando já eram trintões.
Outra época,primeiro que pra ser contratado tinha que ter no mínimo potencial,não era como hoje que qualquer sem.nocao grava .
Se não precisasse de financiamento não se chamaria industrial musical. O talento influi na relevância e na longevidade do projeto, mas sem grana não tem gravação, distribuição, divulgação, shows etc.
O engraçado é que as bandas de rock começa rock antsistema..
Com o tempo vai ficando romântico ..
Isso se vê no titand e legião..
Renato russo estava bastante meloso.
Só no início titans e legião foram rock.
Acho que o buraco é mais embaixo... na indústria musical nas décadas de 60, 70, 80, as gravadoras mandavam no jogo e existia muito mais vantagens para os músicos dessa época. Um exemplo, as grandes gravadoras tinham olheiros que freqüentavam as casas de shows e eram esses olheiros que iniciavam o relacionamento entre banda & gravadora. Com a aprovação da gravadora, acertava-se um contrato e infra-estrutura para produção e gravação de um álbum. A gravadora se encarregava de produzir a banda em todos os sentidos e, se houvesse sucesso nas vendagens, a gravadora também se encarregava de toda a infra-estrutura das turnês, promoções em rádios e de todo o marketing.
Esse ambiente ainda existe? É claro que não! E isso foi extremamente prejudicial para os músicos.
Hoje, o músico não pode ser só músico, ou seja, tem que investir na auto-promoção, a divulgação, etc... e outra, para tocar nas rádios, tem que pagar uma fortuna de jabá.
E o mais grave, hoje, quem coloca uma música na prateleira do povão são as TVs abertas. Imaginem o valor do jabá para as TVs?
Enfim... felizes das bandas/artistas que fizeram carreira nas décadas de 60, 70, 80 onde as ações, estavam concentradas nas grandes gravadoras.
Tão verdadeiro que o Iron Maiden jamais tentou sair da EMI ou tentar ser uma banda independente …
Realmente adquirir um instrumento é muito difícil.
Renato nunca dependeu do pai, sempre trabalhou. Desde pequeno.
Vocês conhecem a banda Rock da Mortalha? Oriunda da Vila Liviero, periferia da cidade de São Paulo, tinha alta qualidade criativa, shows teatrais, e não foi a primeira banda de metal do Brasil pq não foi a primeira a gravar. Salvo engano todos estão mortos e um deles morreu na indigência.
Pra mim Renato foi o melhor.
O dinheiro é consequência do talento.
Isso é questão mercadológica da indústria por trás disso na carreira de um artista como um todo com isso nos tempos atuais.
Era o que tinha na época, com a MTV no auge, tudo era novidade, sem redes sociais nem internet os caras eram jovens e a juventude trabalhava e consumia música, shows. Era melancólico, enfadonho...Tanto e muito q hj é impossível alguem ouvir qq coisa deles até o fim.
Nos anos 80 concordo que a maioria das bandas de rock eram formadas pela classe média, principalmente do Planalto Central. Mas anos 60 e 80 era o oposto, havia muito talento e pouca grana, vide a música vinda do nordeste: Belchior, Zé Ramalho, Alceu Valença, Caetano, Gil etc.
Abraços Regis e Paulo 💯💯💯❤❤❤👍👍👍
Muitos do Rock/Pop brasileiro, eram filhos de empresários, diplomatas, todos em sua maioria eram de famílias abastadas.
É tanta besteira que o cara relaciona a moradia do Renato Russo nos EUA quando era ainda criança ( 7 aos 9 anos ) com a suposta época que ele comprava discos de rock. 😂😂😂😂😂
Comeca em 8:10
Anos 70 ,80 o mundo não era tão globalizado como é hj,logo então quem tinha um poder aquisitivo maior podia ter acesso às novidades . Pra mim isso não e motivo de críticas Renato não tinha culpa de ter país bem sucedidos financeiramente e outra não dá para discutir o talento do Renato que tinha uma voz potente e fez boas melodias além de ser um bom letrista. O resto e inveja .
Renato eta poeta musico gênio
O sucesso tem dono.
Tema muito bom e inevitável. Por isso que existe minha briga contra o sistema. O sistema foi inventado e manipulado de acordo com o conhecimento e interesse de pessoas ricas ou estudadas. Não quer dizer que sistema seja correto. Mas as pessoas são obrigadas a seguir aquilo que foi ditado. Uma música, uma arte, uma máquina, um trabalho, uma roupa, um produto, etc...
Tem algumas poesias bonitas, mas em termos gerais, é exatamente o q foi dito no vídeo.
Só fez sucesso enquanto podiam pagar p nos obrigar a ouvir até a exaustão. Depois q o investimento acabou, as pessoas começaram a se perguntar por que diabos os ouviam...
A forminha de bolo segue até hoje.
Pura verdade!
Cara o Renato é atemporal ,,um cara desse aparece raramente,,para de ser invejoso rapa ,,,ninguém vai tirar o título de monstro de poeta como Renato russo foi ,,mesmo sem dinheiro o Renato chegaria no topo por que era algo extraordinário
Como é agora que não se grava mais CDs, como se faz um artista de talento ter sucesso?
Eu desisti da música profissionalmente por entender isso.
Não tenho dinheiro para trabalhar a música de forma correta e obter o devido retorno.
Trabalhar "por amor" é romantismo e ingenuidade.
E bar não dá carreira para o artista que leva a música a sério.
Renato russo era um gênio
Uma pena q se perdeu no vício, na depressão e na própria solidão
O Renato ele é um grande letrista e cantor, claro que agora pra escolha de integrantes pra banda n foi a melhor kakaakak, mas o dinheiro tbm foi importante nesse quesito pra uma boa produção sim, pois as gravadoras nunca contratam de graça, sempre tem q ter alguém com dinheiro, seja os próprios integrantes ou de um empresário
Paulo é fera!
Renato e Cazuza eram fodas!
Se o talento bastasse, os campeões de programas musicais do tipo THE VOICE seriam os melhores. Mas isso não é verdade.
Com dinheiro ou sem fizeram história e por isso hoje são falados gerando renda aos podcast e ponto final
Também acho....aliás lembro dessa época e de tantos talentos esquecidos América Latina e do Sul sofrem preconceito também
Antigamente as gravadoras não aceitavam gravar porcaria .. não seriam imbecis de rasgar dinheiro.. 90% só fazia sucesso o que era bom
Como assim, gravaram porcamente vários grupos de pagode, sem contar as gravações que eram toscas, só ver os primeiros discos do 365, joelho de porco, ratos, e até mesmo os primeiros do legiao, ira!. Tinha gravadora igual hj e eles aceitavam, sim, músicas bostas.
Gretchen Rita Cadillac e Xuxa venderam pra caramba 😅😅😅
@@thiagophelipe741 como eu disse. 90% sempre tem esses 10% de porcaria kkk
@@renatocoelho88 a partir dos anos 90 caiu muito a qualidade sem dúvidas.. O declínio da música brasileira começou em 1994 .. agora o primeiro disco da legião realmente foi mal gravado, talvez a gravadora não tinha muita fé na banda ainda .. só em 1986 com o disco 2 que melhorou muito
Informações tiradas do reto
Tem banda de heavy metal Brasileira q vive investindo grana em clip ,shows mas e vc entra no site da banda não ve nada de turnê.
Só uma correção, o pai do Renato Russo era paranaense e a mãe é pernambucana.
Fala do Humberto Gessinger, você acha ele subestimado pela mídia???
Renato Russo - Apenas o Talento Basta Para Fazer Sucesso? 🙂😃 Os dois é muito importante
Educação musical no hemisfério norte sempre foi popular e ensinada em todas escolas desde o ensino básico, a criança com 2 anos começa a tocar os primeiros acordes. Os instrumentos musicais foram desenvolvidos lá, guitarras , teclados , sintetizadores, amplificadores etc. O Brasileiro usava instrumentos acústicos e o tambor pra fazer samba, o que atrasou nossa percepção musical em vários estilos, hoje está bem mais fácil conseguir equipamentos MAS a educação musical ainda é falha e pobre.
Cara aqui no Brasil é muito caro os instrumentos muito impostos e pouco livre mercado
Único Renato que eu conheço e o Renato Barros , sem mais
TUDO PRECISA TER INVESTIMENTO KKKK ESSE DOIS CARAS SÃO MALUCOS KKKKKK
Eu no meu tempo era louca para aprender piano
A banda não tocava bem, mais o talento do Renato era absurdo.
No caso do Renato Russo, o talento em lato senso já bastou, grande compositor e cantor. Perda incomensurável para a música.
Ou seja a elite nos faz evoluir. Se so tivesse pobre no Brasil não teríamos legião urbana
Renato, Cazuza e Chorao e Raul Seixas, nao vai ter quem os substitui esse caras, a verdade é essa.
Eu continuo achando tem que ter dinheiro é talento ó dinheiro só não compra amor 😔❤️ infelizmente tem que ter dinheiro pra tudo eu falo isso por experiência própria essa é a minha opinião sim
⚡🔥🤘
TALENTO PURO RENATO RUSSO ...