Sou um gay com 51 anos, depressivo crônico, sempre em tratamento, e gostaria de te dar um abraço fraterno apertado, e dizer a vc, resista que dias melhores virão! ✨🙏🏻🤍🙏🏻✨
Querido, obrigado pelo carinho. Fica tranquilo, estou bem melhor. Este vídeo é do ano passado e, pouco depois dele, procurei um psiquiatra e comecei a tomar medicação. Os dias melhores já estão aqui, e virão outros ainda mais incríveis. Espero que pra você também. Abraço!
Oi amigo, também eu era assim, sempre em tratamento, mas um dia cansado de tanto encontrar um tratamento alternativa para resultado diferente do que havia tido por décadas, encontrei esse: ruclips.net/video/w2inuF-gv7A/видео.html Deu certo pra mim, tente, quem sabe tbm fará pra vc.
@@GayNerd Eu te entendo,sua dor é minha dor.Essa negação é parte do quadro de depressão.Sofro de transtorno afetibo bipolar diagnosticada e medicada,mato 3 leões por dia todos os dias da vida. Um beijo no coração e aceite se tratar,passo 1!
Amo teu canal. Você é um cara de muita luz. Que vc sempre receba todo o amor e carinho que vc precisa. Precisando desabafar, nós, teus seguidores, estamos aqui. Um abração bem apertado.
Oi Alexandre , eu também tive por mais de 20 anos , e digo que a luta contra está terrível doença nunca acaba , mas com remédios , busca por espiritualidade , e auto ajuda agente encontra equilíbrio , eu amo o Mar vendi tudo que eu tinha e hoje moro em Floripa pertinho da praia , foi a melhor coisa que fiz . Isso me trouxe muita felicidade . Então não da pra desistir de tentar ficar bem . Abraço .
Adorei a expressão "depressão de schrödinger" :) É isso mesmo... Mas uma coisa que eu percebi em você e que talvez possa ajudar é: pare de pensar demais, analisar demais, procurar sentido em tudo o que acontece... simplesmente se permita viver uma vida sem sentido :) A vida não tem sentido em si mesma, o sentido é o que você escolher dar para ela. Como você mesmo disse, se nada tem sentido, por que se preocupar? Uma dica é praticar meditação... ajuda a "domar" a mente e impedir que ela entre em devaneios e espirais descendentes de procura por sentido nas coisas e assim impedir que ela gere estados depressivos.
Fala, Marcel, tudo bem? Que desabafo forte! Brigado, cara. Tanto que me trouxe a comentar aqui, algo que nunca tinha feito em qqer canal até então. Tive um episódio diagnosticado de depressão há 1,5 ano e pela primeira vez vi e senti no olhar de alguém aquilo pelo qual passei. Sensação desesperadora impossível de descrever. Só há alguns dias conheci seu canal e me sinto representado demais. Desde o quase xará, mas tb a idade, a terra natal (também sou de sbc!), as vivências de infância overachiever, o peso da carreira na nossa sensação de bem estar na vida. Valeu por compartilhar sua vivência ao longo de todos esses anos (tô maratonando os vídeos) e siga nesse rolê do canal enqto continuar te fazendo bem. Certamente tem feito bem pra muita gente. Abraço!
Se vc der um pouco de confiança ao que um estranho diz, saiba que esse vídeo chegou no exato momento em que eu estava/estou passando por uma crise de ansiedade associado a um quadro de depressão. Reconheço a muito tempo seus sintomas mas a alguns meses eu tenho me sentido categoricamente como vc descreveu no seu vídeo. As crises de choro, a indisposição, a sensação de estar ou não estar com algo, dia 21 irei para minha primeira consulta com um psiquiatra dps de resistir às indicações da minha psicológa. Por me identificar com vc e por vc ser uma das pessoas que eu mais admiro aqui no RUclips, pelo conteúdo, pelo posicionamento, pela força de levar o canal....eu desejo que você consiga se encontrar...eu gostaria de ter intimidade para lhe oferecer um abraço, mas é meio egoísta pq esse é na vdd o meu refúgio de cura ❤️
Cara, saber que essa coisa "ruim" comigo teve repercussões boas, com você e com outras pessoas, me dá um PUTA alívio. Sabe aquilo que eu disse sobre nada fazer sentido? Isso ajuda a encontrar pelo menos algum sentido. Algo de bom tá vindo disso. (E sei que vai vir algo de bom pra mim também, quando eu me recuperar e entender seja lá que lição eu precise entender nessa fase da vida). Boa sorte na sua consulta e espero que, caso haja mesmo medicamento, seja excelente pra você. Tive muitos, muitos amigos cuja vida tiveram uma melhora muito, muito expressiva. Torcendo aqui! (AH, e amei o abraço virtual. Eu sou do time do abraço também!)
Acho que a batalha é constante. Esse tipo de coisa nunca muda né? A gente só aprende a conviver, gerenciar, e entender como uma parte válida de quem a gente é.
Marcel! Acompanho o canal desde o início da Mundo Estranho, admiro muito seu trabalho. É muito importante conversar sobre saúde mental, obrigado por mais uma reflexão!
Bom dia gato. Vc e fofo chorando. Seu canal me faz bem pakas tem vídeo seu que foi divisor de águas pra mim, pra como me vejo. Vídeo velho mas é sempre revelador pra nos gays. Primeiro sou da área da saúde e como tem profissional mau preparado pra lidar com essa doença. Tenho crises depressivas acompanhada de compulsao, e o irônico é que não melhor fase da minha vida formado, realizado materialmente, com amigos e família que amo. Surgiu e demorei pra melhorar. Sei que vc tá ótimo e fico mega feliz de ver vc assim e nos vídeos atuais bem. Tudo passa até esse sentimento chato pra caramba. Beijão do seu fã tardio
Obrigado, querido. Não faz sentido ter todo o trabalhão de manter o canal se não for pra ser algo sincero, espontâneo e que eu queira fazer, né? Se for pra fingir ser algo que eu não sou, eu prefiro receber um salário por isso huahauhauhauhau.
5 лет назад+5
Marcel você não está sozinho. Lembra sempre disso. Se precisar gravar vídeo falando sobre isso, grave. Se precisar chorar e botar pra fora, chore. Tudo passa e tudo vai melhorar, acredite nisso. Estamos com você!
Obrigado, querido. Espero não ter que gravar mais vídeos sobre isso, porque tenho medo que o tema faça o canal de refém. Eu tenho taaaaaaaantas outras coisas que quero comentar, conversar, sugerir pra vocês. Odiaria ter que dar passagem primeiro para os vídeos-desabafo. Mas, sim, se precisarem acontecer, vão acontecer. Esse daí me fez um bem maior do que eu imaginava. Só de gravar eu me senti melhor. (Bom, chorar nele ajudou também, né?)
Tenho depressão; de cinco anos pra cá houve uma piora pois tive síndrome do pânico ! Faço terapia 2 vezes por semana e tomo medicamentos ; não sabia que na população gay o índice de depressão era maior; gostei das informações!
Oi Nadale, é incrível que com o passar do tempo você se abre mais com tua audiência, e quanto mais me sinto próximo a ti, talvez por ter picos de tristeza como você. Bem, é claro que me chamaste a atenção por outros motivos, e o quanto teu pensamento crítico e teus posicionamentos nesse nosso mundo gay/nerd contribuiu pro meu crescimento como SER nestes mais de um ano que te acompanho, desde os vídeos na Mundo Estranho. Como fiquei feliz em te ver continuar aquela proposta e manter a qualidade mesmo diante das tuas novas dificuldades; enfim, você é muito bom no que faz e, talvez esse novo caminho percorrido te trouxe proximidades que você não teria naquele formato, fico muito feliz em saber que também somos próximos em nossas dores. Forte abraço daquele que te acompanha distantemente e que torce muito por ti.
Eu também acho que fazer o Gay Nerd por conta própria me trouxe muitos ganhos. E especificamente esse que você citou: uma proximidade muito maior com todo mundo que acompanha. Sou eu que cuido de tudo agora, até da parte de "social media", risos. E tenho tempo pra ler tudo, ver os comentários. É muito bom isso. (É estranho, né? A gente vai vendo os mesmos rostos nos comentários ou nos likes, os mesmos avatares, e vai criando um conhecimento, um histórico, uma proximidade mesmo. Fala-se muito de "comunidade", e a gente até entende, obviamente, o conceito abstrato. Mas ver isso surgindo aos poucos, espontaneamente, é uma coisa bem maluca e incrível de se testemunhar.) Abraços, querido. Obrigado por escrever.
Estamos com vc, Marcel. Nunca desvalide ou compare sua dor com a do outro, cada um sabe a dificuldade que tem, vc tem a sua e é igualmente importante assim como os outros, tá? Eu já me senti muito assim igual a vc, achando q pessoas passavam por coisas piores e q eu deveria ser "grato", mas só isso já diz muito o quanto a gente tem q dar valor a nós mesmos. O q vc sente importa sim, e muito. É uma luta diária e constante, uns dias vc tá mais leve, outros não, e tá tudo bem. "Vc não tem cara de depressão", ouvi muito isso e é uma frase perigosa demais, às vezes a pessoa mais sorridente ao seu lado pode ter uma tristeza profunda, e usa o riso como válvula de escape. Foi muito corajoso e forte da sua parte mostrar esse lado vulnerável (especialmente vc que é escorpiano e sente tudo com muita intensidade). Reiterando: estamos com vc! Vc é luz!
você não está sozinho nessa! e uma luta diária com você e ela mesma. busque ajuda quando precisar. Não ligue pras pessoas que dizem que é frescura, quem passa por isso de verdade sabe o quão e difícil. Força!!
Sei que hoje já está melhor, mas achei que você tomou a melhor decisão ao fazer esse vídeo. Posso até supor que um pouco das sensações negativas que você teve antes de fazê-lo, diminuiram. Espero que, de fato, te tenha feito bem ter falado com seus seguidores. Siga melhorando sempre! 😉✨
Seu sofrimento pode não ter o nome de depressão, mas é sofrimento, os seus dias negros se fizeram presente, sei que é infinitamente mais fácil lidar com o inimigo quando sabemos o nome dele, não invalide seu sofrimento, ele está nítido na sua expressão Marcel. Tomei antidepressivo por 2 anos, foi importante pra mim, me tirou do fundo do poço pra que eu conseguisse caminhar sozinho, me vi em você quando relatava seu sofrimento atual, em como estava com uma visão negativa, me perguntando e sofrendo, nada faz sentido, em visita ao psiquiatra ele me disse: quando você está bem geralmente não se questiona sobre o sentido das coisas, esse lado existencialista vem à tona quando estamos nesse lugar escuro e sombrio, nas masmorras da nossa alma. Se perceber que não está dando conta sozinho peça ajuda, somos muito cruéis com nós mesmos, se trate com carinho e respeito, mesmo se nesse momento ele se chamar antidepressivo. Um abraço, admiro seu trabalho viu, tudo vai ficar bem !!!!
Obrigado, querido. E essa coisa do "nome" que a gente dá pras coisas é muito pontual. Eu tô conversando muito com meu terapeuta sobre isso. Até incluí aí na descrição do vídeo o que ele me disse - o quanto a noção de "depressão", enquanto doença catalogada, concreta, "rótulo", não circunscreve tudo que tá rolando na minha vivência nesse momento. É, e ao mesmo tempo, não é. E os antidepressivos estão no meu horizonte de possibilidades. Precisando, usarei. Obrigado demais pelas suas palavras.
É muito importante as pessoas que estão passando pelo mesmo problema ver que não estão sozinhas. Eu não tenho depressão mas tenho problemas de ansiedade que me dá muita angústia. Tento me manter alerta e ter pensamentos positivos. Força Marcel, estamos com você.
Você é uma pessoa muito forte em fazer essa vídeo, essa semana perdi um grande amigo pra depressão, agora vou estudar mais sobre isso e tentar ajudar mais pessoas possível, sei que não vai trazer o meu amigo de volta mas se eu ver que estou ajudando vou ficar feliz, em memória dele, a você desejo muita força.😥😥
Uma pessoa com depressão sorri também. O sorriso não é o termômetro para diagnóstico. Eu não sou médico para diagnosticar ninguém, mas como apresento traços depressivos, sei algumas das características. No geral a doença pode apresentar: irritabilidade, variação no sono (dormir demais, insônia, os dois), dores no corpo, indisposição, angústia, choro, falta de líbido, ansiedade, alteração de apetite (comer demais ou pouco), memória fraca, falta de atenção, uso abusivo de álcool/drogas, procrastinação, perder a vontade de fazer o que gostava antes.
eu nuca vou entender essa nossa mania de comparar sofrimento como justificativa. Faço muito isso, também! Sinto muito que vc se sinta assim, gay nerd! Espero que hoje, mais de um ano depois, vc esteja bem! forte abraço e parabéns pelo canal. Tenho maratonado e cada dia mais feliz por ter encontrado um canal com um conteudo tao bem feito e legal
Não pensa muito, simplesmente busque viver a sua vida, não crie situações. Entenda que somos humanos,perfeitos e muitas vezes imperfeitos. Você com certeza és um rapaz de grandes qualidades, Belo e inteligente!! A depressão não é sua, você não nasceu com ela, então meu bem não a aceite!! Muita força 💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓
Este vídeo já tem mais de 1 ano, mesmo assim achei corajoso vc se permitir mostrar essa sua vulnerabilidade... Nunca é simples ou fácil... E infelizmente vc está certo quando diz que aquilo que vemos e muitos demonstram nas redes sociais está em grande parte longe da realidade... O bom é vc tb reconhecer a rede de apoio que possui ao se redor!!! ♥️♥️♥️
Você fez o certo, e está expressando isso não é forma de querer atenção, pense nas coisas boas que você já passou, viveu e enfrentou, nunca se deixe de falar, converse com quem confia, isso é muito séria e precisa ganhar visibilidade, eu por ter um amigo com depressão, eu procurei entender sobre o assunto mudar minha forma de pensar e hoje somos os melhores amigos, e sempre falo para ele você não está SOZINHO e o mesmo digo para você, não está SOZINHO.
Oi Rodrigo! Obrigado pela mensagem. Fica tranquilo, eu estou bem. Esse vídeo foi feito em junho de 2019 e, depois dele, muitos amigos e parentes me estimularam a, de fato, aceitar minha depressão e buscar ajuda com um psiquiatra. Estou tratando com remédio desde então e não tenho mais crises há mais de um ano! E, sim, ajuda muito saber que a gente não está sozinho. Fico feliz que seu amigo tenha alguém como você para ajudá-lo! ❤
Nossa gente, que diferença dele nesse vídeo e nos mais atuais. Estou muito feliz que você esteja melhor querido, seu trabalho é maravilhoso, ajuda muita gente. Até a mim que não sou LGBT :) Tudo de bom!
Sei que esse vídeo é antigo, mas eu queria dizer que realmente entendo sua dor, pois sinto algo parecido. Agora estou melhor, mas realmente tem momentos em que perdemos o sentido das coisas e tudo parece tão vão. Muito obrigado por se abrir assim, ajudando muitas pessoas que também passam por isso. Espero que esteja bem melhor agora. Adoro o canal e te admiro muito!
Oi Rubens! Obrigado pela mensagem e pela preocupação. Fico feliz que o vídeo tenha correspondido com as suas vivências também e proporcionado um pouco de alento. Estou melhor sim! Em tratamento e já sem crises há mais de um ano! Beijos!
Bom dia, boa tarde ou boa noite, sou novo aqui e gostaria de poder resumir ao máximo o prazer que tive nós vários vídeos que assisti, muito enriquecedores, primeiro te parabenizar pelo conteúdo e depois te dizer que este vídeo em particular me fez me sentir mais próximo pois passo pela mesma situação e gostaria de te dizer que me ajudou muito enxergar minhas fraquezas, colocá-las a tona e me sentir pertencente ao grande número de pessoas que passam por isso e não admitem, pois muitas vezes tem esse tipo de pensamento que temos de achar que estamos romantizando algo que é sério, mas pra finalizar quero deixar aqui meu eterno agradecimento por sua coragem e por poder ter o privilégio de assistir tanto conteúdo bom de verdade! Que Deus possa iluminar nossos pensamentos e que vc possa postar vídeos falando sobre sua superação neste aspecto! 🤗🤗🤗🙏🙏🤜🤜
Eu compreendo o que diz, também já tive depressão há muitos anos e durante uns dois anos. Fiz sessões de terapia, psiquiatria, mudei de medicação várias vezes, nem sei se alguma coisa teve efeito, mas aos pouquinhos fui sentindo que estava a normalizar. Não desanime, pode demorar um pouco, mas vai melhorar e nunca mais vai pensar no assunto.👍 Reparei agora que o seu comentário tem 3 anos... Tenho a certeza que já se sente bem e nem pensa mais no assunto😊
Nossa, que vídeo rico. Eu sofro da mesma coisa: não tenho cara de depressão, não tenho porte de depressão e também não tenho diagnóstico. Mas a vida pesa demais quando só vc sente... Fiquei tocado com a sensibilidade que vc teve durante o vídeo e a coragem de posta-lo! ❤️👏
Marcel admiro sua coragem,tenho depressão e já tive duas recaídas,agora estou com crises de ansiedade e muito stress. Voltei a tomar medicamento e tem dias que me da vontade de abandonar tudo e sei o quanto é difícil levantar da cama. Não consigo assumir pra mim mesmo que estou c depressão e tenho muita dificuldade de falar com minha terapeuta. Vc não tem noção de quanto vc ajuda as pessoas com seus vídeos. Vc é o tipo de amigo que não dá vontade de sair de perto e as pessoas que tem o seu convívio são privilegiadas por ter uma pessoa iluminada a sua volta. Sinta-se abraçado.
Acredite em VC, seja feliz, fique feliz, e saiba que sua história reflete os sentimentos de muitas pessoas, sinto pela sua dor e pela sua angústia, estamos aqui, com vc e por VC!
Eu conheci o Marcel por volta dos meus 15 anos? 16? Eu não lembro ao certo, mas lembro com toda a clareza que ele foi uma das pessoas que moldou muito de quem eu sou hoje. O Leonardo da adolescência bebeu muito do profissionalismo que o Marcel encarava as coisas, os anos se passaram e o mesmo chegou a escrever uma carta de recomendação pra um processo seletivo e aquilo foi o meu auge “o cara que eu admiro pra um caralho escreveu sobre mim”. Os anos se passaram e admiração continua, muito mais agora em saber que esse cara se expôs dessa forma pra falar de um tema tão importante! Cara, eu só queria te dizer que mesmo que as coisas não pareçam fazer sentido, elas fazem! Eu já estive muito tempo em uma fase depressiva da minha vida e até hoje ainda convivo com esse monstro mas hoje, eu posso ver que as coisas fazem sentido demais e mesmo que não pareça. Queria poder te mostrar o quanto você tem um futuro foda pela frente, e que todas essas manhãs em que você não quer sair da cama vão se transformar em manhãs cheias de energia com o Tapioca e o Nutella. Se sinta abraçado e tenha absoluta certeza que inúmeras pessoas estão do seu lado! E PARE DE ACHAR QUE SEUS PROBLEMAS SÃO MENORES QUE O DOS OUTROS, ESSA É A SUA REALIDADE! É isso, abraços 🥰
Obrigado lindo. A tua conversa eu continuo no Insta. (Calma que eu tô chegando lá. Comecei a responder todo mundo hoje só, e achei melhor começar por aqui.)
Estou assistindo este vídeo durante a pandemia. Depois de ser demitido da empresa que eu mais gostei e me orgulhava de fazer parte, passei por alguns sintomas bem parecidos com os relatados por vc de tristeza, de vazio, angústia, sentimento de "e agora?". Mas acredito que é um momento "normal" de se sentir assim, pq o planeta está um caos, estamos em quarentena há mais de 1 ano, distante de amigos, família, tentando sobreviver à Covid-19 e ao mesmo tempo tentando manter a sanidade mental. Estar hipersensível é compreensível. Tenha fé e acredite que tudo vai melhorar, pq vai. 🙏🏼❤️
Oi cara! Já estive na mesma situação, por isso fiquei motivado a registrar essas palavras aqui. Nessas horas que estou como vc estava no video, costumo me apegar a uma frase q uma amiga na mesma condição, e sempre muito atenciosa, me falava: "eu não te garanto q as coisas vão mudar, mas te garanto que esse sentimento vai passar" E ela tava certa, sempre passou. E imagino q pra vc já deve ter passado tmb. Mas nesses horas acho q o importante mesmo é buscar incessantemente uma forma de melhorar. Sempre resistir a qualquer impulso que possa ter quando não estiver no seu estado equilibrado. Pq enquanto vc está vivo é q vc está vencendo. E vc só perde quando esses sentimentos intrusos te tiram a única coisa q é realmente sua: a sua vida. Vc não é seu sentimentos, vc não é seu corpo e vc não é seus pensamentos - isso tudo muda, isso tudo passa. Vc é unicamente sua vida, sua história, essa linha do tempo q vem escrevendo e que pode servir de exemplo e aprendizado pra vc mesmo e muitos outros. Vc é único. Todas as coisas boas que trouxe e ainda pode trazer pra humanidade só vc tem a capacidade de fazer. Por isso não existe ninguém como vc, por isso q vc é tão precioso. Sua experiência pode inspirar muita gente, assim como me inspirou a trazer essa mensagem. Então não esquece o quão importante vc é e que tem muita gente q te aprecia e quer ouvir o q tem pra falar. Mandando forças pra não lidar novamente com essa situação q passou. E obrigado pelo espaço e atenção ☺️🙏
Vc é lindo inteligente e tem muitas pessoas que gostam de vc e do seu trabalho, principalmente a nós aqui do seu canal, que me alegra e traz reflexão às vezes. Tem também os seus amigos e familiares, que devem dá muitas risadas com a sua alegria e forma de abordar temas às vezes um pouco delicados do meio nerd e LGBTs de nosso País, principalmente. O bom é sentir que vc agora está muito melhor que nessa situação no no video antigo, vc expôs coisas da vivência de quem tem doença depressiva ou episódios depressivos, que nem a gente entende porquê é ou está triste, siga se cuidando. O seu canal é uma alegria e identidade para as pessoas um pouco Nerds iguais a mim, que também aprendem e sentem a sua satisfação em cada tópico ou abordagem do canal sobre qualquer assunto. Me alegro muito no seu canal, conheci vc através do Márcio Rolim (canal Bi40tona), amei seu canal desde que vi o primeiro vídeo Marcel.
Eu tenho depressão desde os meus 7 anos. Se tem uma coisa que eu vivo fazendo é sorrir e falar que está tudo bem, mesmo eu estando arrasado por dentro porque sempre é assim. As pessoas quando descobrem que tenho depressão, porque uma hora cansa a gente sempre fingir que esta tudo bem, elas falam exatamente a mesma coisa. Que eu não tenho cara de quem tem depressão. Por favor, nunca ache que sua dor é menor que a dos outros. Só você sabe o que passa, sente, e ninguém tem o direito de invalidar isso. Eu sou LGBT e conheço vários LGBTS que também sofrem de depressão e ansiedade. Nós estamos juntos nessa com você. Você nos inspira e nos dá força com seus vídeos. Desculpe o texto longo.
Querido, fica tranquilo. Texto longo JAMAIS é um problema. É uma honra, na verdade. A pessoa tirar todo um tempinho da vida dela pra escrever e mandar uma mensagem - ainda mais algo carinhoso e positivo. Obrigado demais. Esse vídeo é de junho de 2019. Muito por causa da repercussão dele, eu acabei de fato indo num psiquiatra, comecei a tomar remédio e a assumir que, sim, minha dor, seja lá qual é o grau dela, é minha e também merecia minha atenção e meu cuidado. Hoje estou bem melhor, não tenho crises há bastante tempo. Espero que você também esteja se cuidando, com terapia, medicamento ou o que mais for necessário e acessível a você. E espero que esteja dando resultados. Um abraço grande, querido! 😘
Vc é muito corajoso. Hoje em dia é difícil demonstrar fraqueza porque as pessoas não escutam por se colocarem numa posição de não ter tempo. Eu assisti até o final e te ouvi, de longe, um ano após pois esse vídeo apareceu pra mim apenas agora, apesar de estar vendo todos os seus vídeos. Talvez por eu estar assistindo pela minha tv e hoje estou vendo pelo celular, não sei... Acho que eu consegui classificar algo que eu sinto. Às vezes eu penso que eu tenho depressão e outras vezes eu me analiso e me vejo trabalhando, treinando, conversando com as pessoas, com um pouco mais esforço que outras pessoas talvez mas estou lá, cumprindo o meu papel social, e isso já me confundiu no sentido de se eu tenho ou não depressão. Agora já penso que podem ser eventos depressivos. Ninguém é igual todos os dias. Seria forçado se uma pessoa fosse o tempo inteiro animada, feliz. Mas a gente se cobra muito por não estarmos bem o tempo todo e isso é cruel. Mas enfim, te desejo muita paz e harmonia assim como desejo também pra mim e pra todos nós gays. Precisamos de muito amor próprio, incondicionalmente. Abração carinhoso. Obrigado por vc e pelo lindo canal. 🙏🏼
Mauricio, querido! Que mensagem carinhosa. Super obrigado! Acho que sempre vale a pena você investigar a sua situação, com a ajuda de um profissional. Pode ser, de fato, depressão, ou podem ser diversos tipos de angústias existenciais, circunstanciais ao momento que você tá passando. Às vezes, até terapia já funciona (e muito)! Não que haja nada de errado caso seja preciso medicamento, claro. Mas tem que investigar! Espero que fique bem. Beijos!
Cara você é incrível,não posso dizer que você vai melhorar100% e tudo vai ser bom,mas espero do fundo do coração que melhore o suficiente pra ter mais momentos bons do que ruins❤ força pra ti
Eu já vivenciei absolutamente todos os aspectos que você mencionou na sua jornada com a Depressão. No meu caso, desenvolvi Transtorno de Ansiedade Generalizada (que é tipo um "primo" muito próximo da depressão). Mas, dentre todos os aspectos, o que pra mim é mais doloroso é o 'não confiar no que eu estou sentido'. É uma sensação incapacitante e que gera um misto de medo e frustração absurdos. Impacta na tomada de decisões em todos os segmentos da vida, especialmente nos relacionamentos humanos (família, namorado, amigos, etc). Vim aqui dizer que você não está só. Apesar desse vídeo já ter alguns anos, para mim - e tenho certeza de que para muitos outras pessoas LGBTs - ele continua sendo muito atual....obrigado por isso!
Eu nunca cheguei a ir em um psicólogo, mas tive várias vezes crises depressivas, momentos em que basicamente não conseguia sentir nada e tampouco pensar direito. Não posso dizer que sei exatamente como é ter a depressão em sua totalidade, entretanto a minha mãe tem e ansiedade também. Vejo ela se esforçar todo dia no pouco que faz, então ganho forças e sinto a necessidade de também lutar contra isso. Desejo-te toda a positividade e coragem para poder enfrentar esse mal. Tu não estás sozinho. Ninguém está. Um abraço.
Existem muitos estudos que identificam um componente genético na ansiedade e na depressão. Se sua mãe tem essa condição, fique atento com seus próprios sintomas também. É importante você se identificar, se permitir tratar, seja lá por qual maneira. Ficar esperto no comecinho pode ajudar bastante. E pensamento positivo pra você também. Obrigado por escrever!
É super importante enxergar e conseguir numerar os ataques e crises pra perceber melhoras ou pioras, esse video é muito importante pro mundo todo. Existe uma ideia geral de que o deprimido perdeu a CRIAtividade, pelo contrario existe como se fosse um monstro do lado de quem esta em depressão e esse monstro mostra e conta varias coisas com poder enorme de se desdobrar em milhões de coisas mas o deprimido brasileiro tem receio de "chamar atenção de mais" principalmente pra monstros gigantes, por pensar e querer todo dia voltar a ser normal e não ter mais papos com monstros, eu fiz 5 anos de tratamento e naquela época eu não tinha uma camera pra fazer o que vc esta fazendo e por ter poucas pessoas no Brasil falando sobre a doença inclusive tratando mau os doentes de depressão eu achei melhor lutar junto com meu medico só nos 2 e deixar que os outros se fudese e ficase todos deprimidos pra saber o que eu estava passando com os vários monstros que me visitavam, os americanos me ajudaram absurdamente por que eles sim a decadas escrevem e gravam videos sobre depressão e não tem receios de falar sobre isso.
Obrigado por compartilhar com a gente e com seu público, pois como ser humano, você também possue sentimentos. De onde estou , envio energia e muita Luz vibratórias para você ! Um grande abraço..
Vídeo necessario pra mostrar pras pessoas q depressao n eh manha nem tristeza. Eh coisa seria. Ja perdi amigos pra depressao. E tem pessoas q amo demais q tem. Muita força pra vc Marcel. Vc n esta sozinho.
Estou assistindo esse vídeo um ano depois de ter sido feito, então espero que vc tenha melhorado, ou encontrado melhores profissionais que o tenham auxiliado !!! Pq depressão não tem cara!!! 🙏😔 Com relação a ver pessoas com uma vida mais complicada q a sua, não diminui seu problema. ( Ouvi isso de um psicólogo a uns 11 anos atrás, pq eu tbm achava que não tinha tanto motivo pra ser depressivo.)
Descobri pouco tempo atrás seu canal - o algoritmo ofereceu - e virei seguidor e inscrito, agradecendo por tão valiosas ponderações sobre tão variados assuntos; Com todo o respeito por este seu problema de saúde e no intuito de ajudar, lembro uma frase do poeta andaluz Juan Manuel Serrat: Caminante, no hay camino; el camino se hace al andar.
Meu querido, não importa se dizem que você tem ou não tem depressão. Apenas cuida de você mesmo. Não se compare. Apenas cuide de ti mesmo. Torcendo pra que você fique bem. 😉
Me identifiquei muito fielmente a todos esses sentimentos, tenho estado sem energia, longe do meu "estado normal", desanimado, as vezes passo o dia todo buscando ser produtivo, mas acabo simplesmente me sentindo inválido por não conseguir fazer nada e só ficar parado... assuntos como depressão e suicídio me abalam muito emocionalmente e esse vídeo me fez chorar do início ao fim. Não entendo muito oq está acontecendo realmente comigo, não sei se é depressão tbm, mas eu ainda acredito que tudo faz parte de uma evolução maior, e quando a gente sair desse estado vamos sair bem melhores e mais preparados pra conseguir se reerguer futuramente. Chega a ser injusto como pessoas tão incríveis são tomadas por dores tão profundas, desejo a todas as pessoas que passam por esse tipo de situação muita força! Se juntem com pessoas de confiança, não se isole por n querer incomodar, não diminua suas dores se comparando com os demais, e entenda sua individualidade com a singularidade q ela carrega, mas acima de tudo: vai ficar tudo bem! 💕 um abraço virtual a todos!
Oi Marcel. Assisti a este vídeo um ano depois de ir ao ar. Sei que estás bem agora. Fiquei impressionado com o fato de o psiquiatra não te receitar nenhum medicamento no estado em que te encontravas. Eu, por bem menos, comecei a fazer uso de antidepressivo, mesmo com todo preconceito que tinha com relação a isso. Hoje, me sinto tão bem e o remédio já foi reduzido. A pandemia, apesar das mudanças que precisamos, eu e meu companheiro, fazer nas rotinas diárias, pouco me afetou, principalmente, por estar medicado e com acompanhamento psicológico. Se prá algo serviu esse período, além de muitas reflexões e percepções, foi desmistificar o uso de drogas para o tratamento psiquiátrico. Um forte e carinhoso abraço!!!
Oi Adoro seu canal sou assinante e assisto todos os vídeos , vc foi muito corajoso de expor algo tão pessoal aqui , que bom que as coisas evoluíram e hoje se pode falar abertamente sobre este assunto , no passado as pessoas com depressão eram ignoradas mal tratadas até xingadas . Passei por 20 anos de depressão .Mas hoje estou bem encontrei Equilíbrio e busquei sentido para minha vida .
tenho lidado com depressão já a algum tempo. Chegou a situação de procurar a psiquiatria. Chegou a me ajudar nas crises fortes, porque eu não tinha vontade de fazer nada, ficava toda hora angustiado e com pensamento paranóico. Porém, me sentindo melhor depois de um yempo, pela mudança de remédios e os efeitos colateral, decidi parar com uma das medicações semana passada, e me dei a chance de ver como lidar com tudo. Tenho me surpreendido. O que me ajuda muito é você não negar a dor, nem a minimizar diante a dor dos outros. Vê-la como ela realmente é, nem a mais, nem a menos. Encarar que aquela pretensa felicidade geral dos outros é mais uma ilusão, ajuda na sensação de não se sentir-se "quebrado" diante das outras pessoas. Falta de libido também é um problema, e nesse meio tempo vi que abster-se de masturbar me ajudou muito na qualidade das minhas relações sexuais. E ocupar a mente. Me dei uma meta de ler a cronologia dos X-Men do início ao fim, tem sido ótimo. Me desliguei mais do PC e dedicando mais à literatura também. Enfim, só queria dizer que há saída. Que mesmo com essa questão, podemos conseguir lidar com a existência da depressão de uma forma mais leve. Todo o amor do mundo pra ti, guri. =]
Dan Vieira Obrigado demais, querido. Já estou há mais de um mês tomando remédios e senti uma melhora significativa também. Mas concordo com a perspectiva de tentar “fazer a minha parte”. Também tenho me mantido ocupado, com certas metas, e sendo bem cuidadoso pra não deixar minha mente viajar em ansiedades (pensando em como as coisas poderiam ter sido, ou como deveriam ser, ou o que os outros estão pensando, ou o que vai dar errado...). Toda hora eu tento me lembrar: O QUE É REAL? Real é só o aqui e o agora, e é nisso que eu tenho que focar. Espero que você também vença essa doença, querido. Precisando conversar, estou aqui.
Cara, cada um sabe o que sente, se você sente que tem depressão já é um grande passo, e se abrir é um passo ainda maior, mas saiba que te apoio e sempre poderá contar com meu like e apoio, por favor continue com seus vídeos, você é um dos poucos youtubers que vale a pena assistir e acompanhar e espero que melhore.
Marcel, eu acompanho você desde o início e lhe acho incrível. Não sou psicólogo, então não poderia te ajudar, mas já fui casado com um. E sei como essa doença é horrível e têm muitos mitos sobre ela. O importante é você consultar vários psicólogos diferentes até achar um que possa lhe ajudar ou dar "alta". Espero que encontre o tratamento adequado. Parabéns pela coragem da exposição e de tocar em tema tão delicado. Um grande beijo.
Estamos com vc Marcel! E acho que como muitos outros relatos sinto que as vezes TB tenho estes episódios depressivos então entenda que vc não está sozinho (não que isso seja um alívio) mas sim, acho que os gays acabamos sendo mais sucetíveis a doenças psicológicas como a depressão e agora com a Pandemia TB a ansiedade (que me trouxe de presente a síndrome de khron) mas é algo que devemos sim discutir e falar a respeito
Eu tô pra assistir esse vídeo já faz 2 semanas (desde que eu redescobri seu canal). Essa semana tá sendo bem difícil pra mim também, hoje em especial por "reasons". Me veio esse vídeo logo na cabeça, porque às vezes a última coisa que a gente quer é se sentir sozinho, por mais egoísta que isso possa soar. E esse vídeo não me tranquilizou, não me acalmou, mas deu uma sensação de acolhimento. Eu fui diagnosticado com depressão genética há 2 anos, desde então são idas e vindas com medicação, é uma montanha-russa de episódios depressivos e momentos de alívio, são momentos que nem chorar a gente consegue apesar de estar com o peito sufocado quando, na maioria das vezes, não existe razão. Uma coisa que me ensinaram, e eu acredito por mais cliché e condescendente que possa soar, é que jamais mensure sua dor com a de outras pessoas porque por trás de todo mundo tem um universo de elementos sociais, biológicos e psicológicos que definem o nosso tato para a vida. Enfim, Marcel, um pouco tarde, mas saiba que tu não tá sozinho, você sobreviveu aos seus dias mais ruins até aqui, então bora fazendo.
Rafa, eu recebi MUITAS mensagens como a sua. Tem muita gente nesse barco conosco e, de fato, conversar (mesmo que seja só comentar num vídeo) ajuda. Eu percebi isso gravando o próprio vídeo: estava num dos piores momentos da minha vida, dois dias na cama, e colocar tudo isso pra fora me aliviou DEMAIS. Eu recebi muito conselho sobre esse assunto, muita coisa bacana, muita mensagem positiva que tá me ajudando a ir colocando um pé na frente do outro. Não sei se vai funcionar pra você, mas se você quiser, eu compilei todas essas frases num post aqui no canal, na aba "Comunidades". Dá uma olhadinha lá. Abraço e vamos juntos.
Penso que quase todos nós temos esses momentos… Uma coisa que aprendi e que realmente funciona pra mim, é exercício físico, uma simples caminhada, faz uma diferença. Quando tô triste, saio pra caminhar, ouvindo música. Quando finalizo, a dor tá bem menor, e agradeço aos youtubers que ensinaram isso. Abs!
Véi, você conseguiu descrever muito bem algumas das coisas que eu sinto (e de como as pessoas reagem). Sou bipolar, e é importante trazer luz para essa situação. Ainda é tabu e você foi muito corajoso! Eu agradeço por usar seu alcance para tratar desse tema! Se cuida, tá? Bj
Bom Noite,Marcel!Eu conheci seus videos tem uma semana e seus videos sao bem esclarecedores,vc e um homem muito inteligente e muito interado do assunto do meio LGBTQ.Eu tenho depressao como voce, querido e me identifiquei muito com seu depoimento sobre o assunto e vc nao e o unico.Eu chorei com vc!Todos os gays sao depressivos,porque eu acho que a gente procura um princinpe encatado do conto de fadas e nunca vai apareçer.Que Deus te de Paz,Saude e Felicidades e tudo de bom na sua vida.Gostaria muito de ser seu amigo apesar da distancia se possivel!Abraço!
Cai de paraquedas no seu canal e tô maratonando os vídeos do canal. Espero que você esteja melhor agora (mesmo esse ano de 2020 sendo a bomba que foi). Muita força, cara. De coração. Espero que você tenha conseguido aliviar esses sentimentos para poder viver melhor. Parabéns pela coragem e trabalho. P.S.: Lembre-se que você não está sozinho nessa.
Olá eu só vi esse vídeo agora por ser novo aqui, eu tb sou gay e tenho depressão, faço terapia e sei como é difícil. A melhor coisa que vc fez foi expor a sua angustia, tem que desabafar mesmo, sei tb que tem muita gente que não gosta quando expressamos as nossas tristezas e dores, dana-se....O caminho é esse mesmo buscar ajuda profissional e não sair do lado de quem a gente ama ou gosta da gente. O que vc pode ter é episódios de humor depressivo, pq a depressão é mais profunda, tipo ficar 5 dias sem tomar banho, sem comer, sem pentear o cabelo, feder mesmo, isso a gente faz para expulsar as pessoas pra bem longe ou chamar a atenção. Porém se o humor depressivo não for tratado, vira uma bola de neve.
Esse vídeo veio em um momento que eu estou numa fase péssima da vida. Onde eu já não tenho ânimo pra mais nada, nada faz sentido como vc disse no vídeo, bate a sensação de que não tenho mais o que fazer no mundo, que se eu não tivesse aqui seria bem melhor. Não sei muito o que te falar, apenas pra vc ficar bem, tentar seguir de maneira positiva pq é o que tenho "tentado tentar". De um cara que pode ser chamado de fraco atualmente, mas te mando forças! Fica bem!
Igor, querido. Você JAMAIS é fraco. Jamais. Esses dias fui mediar um debate no Belas Artes, depois de um filme LGBT, com elenco e diretor presentes. Um dos espectadores pediu que cada um escolhesse uma frase marcante do roteiro. E a atriz principal escolheu a mesma frase que eu curti mais: "Viver é sempre mais corajoso". Eu amo a elipse dessa frase. Ela não diz o QUÊ que viver é mais corajoso. Não é uma comparação com alguma outra coisa. Simplesmente viver é mais corajoso do que tudo. Do que qualquer outra coisa. Espero que você encontre seu ânimo. Estou preparando um textinho com vários conselhos, palavras de apoio e dicas que me deram aqui nos comentários, ou nas outras redes sociais do Gay Nerd depois desse vídeo. Vou postar na nossa aba de Comunidade. Espero que possa te ajudar um pouco. E sempre que precisar conversar, me chama no DM do Insta. Dá uma olhada nos outros comentários aqui do pessoal: eu converso com um monte de gente. Ajuda. Faz bem pra todo mundo. Fica bem, tá?
@@GayNerd obrigado pelas palavras. Vou tentando seguir mais positivo quanto a essa questão de viver. Tenho tentado me manter forte nesse sentido!! Obgd.
Eu tenho 54 anos e com uma genética incrível então aparento uns 38 , e passei por 30 anos de Depressão , hoje estou bem , encontrei alguns sentidos para minha vida e também equilíbrio . Então entendo perfeitamente tudo que está sendo falado neste vídeo , mas eu não lidei sozinho com as coisas , fiz terapia por mais de 10 anos , tomei todos os remédios que existem , e me auto ajudei também e continuo na jornada .
@@GayNerd tem um episódio que uma delas está procurando uma explicação para o que ela sente. Dar um nome à doença parecia muito importante pra ela e realmente é. Isso me veio à mente, quando você disse que queria saber se realmente tem depressão. A série é um ícone gay enorme. Eu já vi bilhões de vezes.
Marcel, eu sinto exatamente o mesmo que você relatou, em cada um dos tópicos. Também me sinto meio sem lugar de fala perante outros amigos com transtorno bipolar e depressão que têm crises mais profundas que as minhas. O importante é que você tenha sempre convicção de que não está sozinho nessa! Eu sou amparado por uma associação que acolhe pessoas com TAB, depressão, ansiedade e afins.
Querido. Sei que não me conhece, mas, gostaria de parabenizá-lo pela coragem que poucos tem que é de expressar o que realmente sente. Apesar de obviamente terem pessoas mais "necessitadas" do que eu ou vc isso não quer dizer que o teu problema não é válido. O teu problema só vc sabe a gravidade e o peso disso. Não ignore e nem diminua sua dor. Tenho 27 anos, sou não binárie e tenho ansiedade que flutua pra depressão. Tenho diagnóstico e tomo remédio, mas, quero dizer que essa é uma maneira de encontrar ajuda. Existem outros entendimentos, outras intervenções, ou seja, outros caminhos pra superar essa fase. Não se esqueça de que é sim um ciclo da sua vida que não é eterno. Lembrar que sempre virão dias melhores ajuda bastante a seguir em frente. Te aconselho viver esse momento e encarar a depressão. Não para se conformar, mas, para se conhecer e entender a fundo o que te leva isso. É um caminho difícil, um caminho às vezes doloroso, mas, nunca se esqueça de que passará. Um conselho bem pessoal (que talvez não sirva pra ti) e que me ajudou a seguir em frente foi a meditação e o encontro com minha espiritualidade (que sem vergonha nenhuma é Umbandista). Saber que existem Orixás (forças de Deus) e entidades que querem o meu bem e o meu crescimento me faz ter força pra enfrentar todos os problemas. Existem milhões de maneiras de acessar Deus e se te interessar procure aquela que faz mais sentido com vc. Essa é minha singela msg de apoio. Espero que ajude. Um bj grande e um abraço bem forte.
Existe força demonstrar fraqueza, existe acolhimento na exposição. Não se deve entrar nesse mecanismo de quantificação ou qualificação de nossa dor comparada a dor do outro. Toda dor merece atenção, toda história merece ser compartilhada. Melhoras!!!
Pois é. Acho que essa é uma das grandes lições nesse rolo todo do vídeo. Muita gente me lembrando que é importante a gente não desvalidar o que sente. Obrigado! (Achei simbólico você, especificamente, falar que "toda história merece ser compartilhada". Livro ensina isso pra gente, né?)
@@GayNerd até tento, mas meu raciocínio não desliga dos livros. Durante a adolescência foi a leitura que me ajudou com os meus episódios de depressão e os pensamentos sobre suicídio. As vezes era puro escapismo mas me bastou naquele momento pra seguir adiante!
Oi Marcel, eu acabo de ver esse vídeo e fiquei muito tocado. Grato por ter compartilhado esse momento conosco, precisamos falar mais sobre isso. Eu já atendi pessoas com depressão e vejo o quão importante é ter alguém para compartilhar ou mesmo se identificar. Além disso, comecei a seguir seu canal a poucos meses e os vídeos são ótimos, parabéns pelo conteúdo
Sou guay..tive depressao profunda ..orei muito pra Deus..ele me curou ..tinha certa dificuldade de acha que Deus não me aceitava ..mais depois que ele me curou me provou que me ama
Essas suas lágrimas lavam e purificam muitas coisas. Autoconhecimento consome bastante energia psíquica para ocorrer e quando esse processo avança descobrimos em nós características e conteúdos insuspeitos até então. Conteúdos novos - nem sempre os que gostaríamos de ver -, um certo desencantamento... É a fase da gestação para algo que virá à luz. Evite rotular-se (tipo "sou uma peça defeituosa"), tente descobrir o gatilho (ou os gatilhos) para esses episódios depressivos e não alimente a depressão (ocupar a mente com algo diferente). Tudo isso pode ajudar e vai ajudá-lo, se você se permitir. Nutra-se de gratidão (que você tem em profusão) e foque as lindezas da vida, próximas ou remotas. Tudo vai dar certo! Acredite na sua força e capacidade de superação.
Oi querido. Sim, você tem toda razão. Deu luz a uma outra fase, diferente, e certamente com mais autoconhecimento. Logo depois desse vídeo, me consultei com um psiquiatra e comecei a tomar remédio e a situação se estabilizou bem. Até diminuímos a dose. Obrigado pelo carinho e pelas palavras! Um forte abraço!
Espero que vc esteja melhor. Tenho alguns desses sintomas tipo falta de vontade de sair da cama, libido baixa e falta de ânimo. Não subestime as dores da sua alma, cada um tem as suas. As vezes é necessário fazer uso de alguma medicação pra não piorar, enfim...desejo que vc esteja em outra vibe e feliz 2021!!
Eu sou gay amado! Oque faz diferença na minha vida, yôga e meditação guiada. Agradece a Deus e o Universo por tudo também ajudou-me a saí da depressão e angústia da vida. Pensando 🙈 tudo está certo! Seguindo em frente! Você é lindo ❤️ Deus te ama! Eu também 😔
Marcel, talvez seria interessante você em uma próxima consulta perguntar sobre a possibilidade de estar ou não no espectro bipolar; As pessoas acham que a bipolaridade é o mesmo que transtorno de personalidade, mas não é. Basicamente quem é bipolar alterna entre os polos da mania (estar aparentemente muito bem) e a fase depresiva que pode durar horas, um dia, dias ou semanas... É bacana quando a gente compreende melhor sobre esse lance, me ajudou bastante
Já me senti assim também. Todos estes sintomas e, por tempo demais, já sofri muito no começo dessa pandemia por ter que viver mais comigo e menos com as outras pessoas. Nunca imaginei que iria passar por isso. É algo muito ruim que a gente não sabe o que fazer. E é muito pior pq vc se sente horrível por dentro e as pessoas à sua volta não percebem já que eu tb continuei muito parecido com o normal de sempre. É péssimo, vc só enxerga os defeitos em si e nas pessoas e se irrita fácil afastando que gosta de vc para longe. Não tinha vontade de fazer nada, logo eu que fui sempre cheio de energia. É muita tristeza e angústia que não vão embora. Que bom que consegui ajuda e apoio de amigos, família e amparo psicológico. Essas pessoas é que são os salvadores, por isso não se deve desistir deles ou ter medo de se abrir. Mesmo que você acredite que nunca vai ser feliz denovo ou que não consegue mais se sentir feliz, você tem que se abrir, chorar e falar.
Não sabia que você estava com esse canal, soube pelo vídeo no ME. Não sabia como você estava, fiquei tão sentido por você, vontade de abraçar, conversar. Força, estarei aqui acompanhando e te desejando tudo de bom
Obrigado, querido. Estou melhorzinho já. Depois do vídeo, fui num psiquiatra e comecei a tomar remédio. Ainda leva um tempo pra começar a fazer efeito, mas acho que já me sinto melhor. E que bom que você (re)descobriu o canal! Se tiver sugestão de temas, me fala!
Lido com depressão e vai um recadinho para vc: pegue estas 'coisas' que você diz odiar e veja o outro lado. Depressão não é algo mau. Ela pode ser uma ferramenta para um grande despertar espiritual. Como sociedade ou indivíduos, rotularmos tudo e colocamos em dois lados: isso é bom ou mau. Faça as pazes com estes sentimentos e bola pra frente. Palavras de alguém que cansou de lutar contra a depressão e pânico e que resolveu dar as mãos aos dois e caminhar juntos, talvez até um diz em que ambos não serão necessários. Enquanto isso, nada de luta. Fluir com o momento. Se entregar. Analisar demais, não. Apreciar demais, sim. Apre ie o momento e as coisas simples. Dê o braço a torcer. Maior luta aumenta o inimigo. Se é que existe algum inimigo. Força e um abraço daqui de Portugal p você.
Me vi no seu vídeo, todos os sintomas que você relatou eu senti antes de começar a me tratar, como homem gay, eu acho que isso é a realidade de muitos, espero que hoje em 2021, você esteja melhor, comecei a ver teus vídeos e estou amando, ganhou um inscrito e amigo para quando precisar, estamos com você para o que tu precisar. Eu tenho depressão e ansiedade.
Nossa identificação total. Não sei quais emoções são minhas, quais são fruto de um momento depressivo. Se perco a vontade de algo, não sei se faz sentido ou não.
Oi Nikolas! Obrigado pelo carinho e pela preocupação. Esse vídeo é de junho de 2019 e, felizmente, eu já tô bem melhor agora. Em parte por causa da repercussão dele com amigos e parentes, me forcei a procurar ajuda, comecei a tomar remédios e já estou bem estabilizado. Não tenho crises de choro há mais de um ano e até já diminuí minha dosagem. Espero que você também esteja nesse processo de cura e cuidado, e que ele esteja dando bons resultados. Tamo junto! Beijão!
Entendo e me identifico muito como que vc está falando. Eu sou bissexual e tem sido algo novo pra mim, pois eu não assumia para mim mesmo que essa é a minha realidade. A depressão acaba conosco, tem sido uma grande luta lidar com essa droga, sai a pouco tempo de um casamento terrível com uma pessoa extremamente manipuladora, que me roubou, roubou minha família e ainda se faz de vítima e estou dependendo da justiça lerda do Brasil para ressarcimento, a mágoa e rancor são grande parte da minha vida e a depressão detona ainda demais ! Obrigado por seus vídeos e força para todos que estão passando por essa luta!
cara,sei que a melhor parte da depressão é quando descobrimos o seu lado indiscutivel ou a seja isso não é uma doença e sim uma crise mental que ocorre devido ao descontentamento com a nossa realidade e os raciocinios que a mente inconciente forma sobre tudo o que vemos essa foi parte da minha conclusao quando comecei a lutar contra depressao sem a ajuda de profissional entre em contato comigo se quiser bater um bom papo talvez te ajude conversar com um completo estranho que nao sabe nada sobre sua vida ou voce
Eu queria ter assistido este vídeo quando foi lançado, mas só conheci o canal nesta semana e estou maratonando. Enfim, acho que ainda vale dizer que tudo o que o Marcel falou é muito válido, não vou dizer que sei como é, porque não vivo a vida dele, mas imagino o quão difícil deve ser. O que ele falou sobre acreditar não poder confiar totalmente no que sente faz muito sentido, às vezes quando eu fico triste sinto o mesmo, alguém com episódios depressivos com certeza sente muito mais. Bom, Marcel, se chegar a ler isto saiba que na minha opinião teu trabalho aqui é ótimo e espero que tenha se livrado de pelo menos uma dessas frustrações. Talvez até já tenha, talvez eu descubra em outros vídeos. Inté, fique bem.
Oioi! Bem, eu sei exatamente o que vc ta passando, sei esse sentimento de não sentir nada, de passar a semana inteira me sentindo mal por um fato que começou a dias atrás. Por acaso, essa foi a pior semana desse ano para mim, passei 4 dias deitado, dormindo, chorando, sem fome, sem nada. Eu não tenho libido, eu não me sinto um vitorioso por levantar, me sinto apenas seguindo algo por obrigação, já deixei de ir em aula por conta dessas crises depressivas. Eu fui diagnosticado em 2016, mas, demorou uns 2 Psiquiatras, para um me falar: Sim, é depressão, e sim, você tá bem hoje, mas, amanhã você não sabe, por isso, sempre pense que o equilíbrio entre a minha ansiedade e minha depressão é a cabeça. A gente não consegue lutar, a gente tenta, a gente sofre sim, e ouvir vc falando, é como se eu me visse em 2016, confuso demais, sem saber o que era aquele buraco sem sentimentos, só lágrimas. Hoje, eu tomo meus medicamentos, porém, não é sempre o suficiente, eu tenho crises enormes, a última como falei foi de 4 dias. Ouvi muito também: "Você tem depressão? Mas você tá sempre rindo, sempre feliz". Não existe um conselho, existem técnicas. Evitar gatilhos, evitar ficar isolado, distrair a mente com qualquer coisa, eu faço faxina, ouço música, saio dançando pela casa, se agarrar em animais, algo que eu consiga levar a cabeça para outro lugar. Outra coisa muito importante: Desabafar com alguém quê não fique te falando o que fazer, só que dê seu colo só para falar, e chorar, e gritar, enfim, buscar um porto seguro nesse sentido. Eu tenho um psiquiatra, posso te dar o número dele, me ajuda bastante. E sempre lembrar que você precisa ter força, ter um momento para você, lembrar que sim, você é especial, e que sim, muita gente quer te ver de pé. Fique bem, qualquer coisa eu sempre tenho meu inbox aberto para ajudar as pessoas, e pense que vai dar certo, que você consegue vencer, quê você pode sim tudo! Força ❤️✨
Obrigado demais, Murilo. Fiquei preocupado com você. Tenho alguns amigos que já usam medicamente há muitos anos, e sei que há sempre um ajuste regular de dosagem. É comum que alguns deles percam efeito com o tempo. Você já foi falar com seu psiquiatra pra testar uma outra composição ou até um outro medicamento? E, sim, tão importante quanto medicar é ter alguém pra desabafar. E nas duas pontas: alguém que vai analisar clinicamente, objetivamente (um terapeuta) e alguém que vai simplesmente dar margem pra gente ser quem a gente é (um amigo, um parente). Espero que você esteja bem amparado dos dois lados. Obrigado pela mensagem e pela oferta do inbox. Eu também acho que vai dar tudo certo. Pra nós dois
@@GayNerd owwwn ❤️ Marcel, eu geralmente troco os medicamentos, permanecer com um só não rola, mesmo que aumente a dose. Eu tentei por exemplo a Venlafaxina, me mantive estável por 3 meses. Aumentou a dose, deu mais 1, depois o efeito cortou, e eu mudo. Geralmente, eu Procuro manter a minha psicóloga, 2 anos com ela e foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu troco de psiquiatra, é difícil eu me adaptar as vezes, agora achei um que tá sendo bom e foi mais incisivo na medicação tbm. Eu me sinto muito bem amparado por amigos, tenho 2 que são absurdos, não sei definir, é irmão mesmo, 11 anos de amizade com um, 7 anos com uma, e a gente sempre se ajuda, esses dias na minha última crise, fizeram chamada em dupla no whats para me salvar, foi ótimo, isso eu sempre recomendo mesmo! A proposta tá sempre aberta tá? Tenho certeza que ficaremos bem, e que vamos vencer isso tudo sim, e muito obrigado pela preocupação, as vezes as pessoas não sabem o quanto essas pequenas coisas nos ajudam a seguir em frente ❤️❤️❤️✨
Oi Rafael! Valeu pelo carinho e pela preocupação. Esse vídeo já tem um tempinho já (1 ano e 5 meses). Ele foi um ponto pivotal no meu tratamento. Finalmente fui num psiquiatra, comecei a tomar remédio e meu caso está super bem controlado agora. Não tenho uma crise desde janeiro (e olha que essa pandemia é perfeita pra deixar qualquer um pra baixo!). Espero que você também esteja avançando na sua luta diária. Um dia de cada vez! 😘
Oi lindo. Acredito em tudo e ta no momento justo para mim. Eu tenho como um íman para namorar caras com depressão. Agora dou passando por momentos de angústia sim ter uma ração aparente. Tenho saudade, não quero dar mais neste plano. Não sei o que acontece comigo. Não tenho medo da morte porque é natural para mim. Não e coisa que me tire do sossego. Mais também de repente vou para o outro extremo: tô feliz pra caramba. Mais ainda no vou para cama. Odeio ficar em cama. Sou muito hiperativo. Você trouxe um tema sumamente importante sendo que o Brasil tem um alto porcentagem de suicídios de todas as idades. Seria importante você continuasse com.o tema em outro momento. Obrigado por compartir!!!
Sendo repetitiva aqui: vc é um cara incrível, com uma luz linda, e que tem muitos amigos e familiares que te querem bem. Se precisar/quiser indicação de ajuda (psicólogos, psiquiatras, etc), conte comigo! Tb to aqui pra um abraço, um colo... sou ótima ouvinte. Beijão
Sou um gay com 51 anos, depressivo crônico, sempre em tratamento, e gostaria de te dar um abraço fraterno apertado, e dizer a vc, resista que dias melhores virão! ✨🙏🏻🤍🙏🏻✨
Querido, obrigado pelo carinho. Fica tranquilo, estou bem melhor. Este vídeo é do ano passado e, pouco depois dele, procurei um psiquiatra e comecei a tomar medicação. Os dias melhores já estão aqui, e virão outros ainda mais incríveis. Espero que pra você também. Abraço!
Oi amigo, também eu era assim, sempre em tratamento, mas um dia cansado de tanto encontrar um tratamento alternativa para resultado diferente do que havia tido por décadas, encontrei esse: ruclips.net/video/w2inuF-gv7A/видео.html
Deu certo pra mim, tente, quem sabe tbm fará pra vc.
@@GayNerd
Eu te entendo,sua dor é minha dor.Essa negação é parte do quadro de depressão.Sofro de transtorno afetibo bipolar diagnosticada e medicada,mato 3 leões por dia todos os dias da vida.
Um beijo no coração e aceite se tratar,passo 1!
Amo teu canal. Você é um cara de muita luz. Que vc sempre receba todo o amor e carinho que vc precisa. Precisando desabafar, nós, teus seguidores, estamos aqui. Um abração bem apertado.
Oi Alexandre , eu também tive por mais de 20 anos , e digo que a luta contra está terrível doença nunca acaba , mas com remédios , busca por espiritualidade , e auto ajuda agente encontra equilíbrio , eu amo o Mar vendi tudo que eu tinha e hoje moro em Floripa pertinho da praia , foi a melhor coisa que fiz . Isso me trouxe muita felicidade . Então não da pra desistir de tentar ficar bem . Abraço .
Seus problemas não são menores ou maiores que os dos outros, tenta lembrar disso sempre.
Estamos aqui por você 💕
Essa é uma lição complexa mesmo. Acho que racionalmente eu entendo isso, mas ainda tô batendo a cabeça pra aceitar isso emocionalmente. Internamente.
Adorei a expressão "depressão de schrödinger" :) É isso mesmo... Mas uma coisa que eu percebi em você e que talvez possa ajudar é: pare de pensar demais, analisar demais, procurar sentido em tudo o que acontece... simplesmente se permita viver uma vida sem sentido :) A vida não tem sentido em si mesma, o sentido é o que você escolher dar para ela. Como você mesmo disse, se nada tem sentido, por que se preocupar? Uma dica é praticar meditação... ajuda a "domar" a mente e impedir que ela entre em devaneios e espirais descendentes de procura por sentido nas coisas e assim impedir que ela gere estados depressivos.
Obrigado! Procuro desesperadamente ajuda pra me acalmar.
É verdade. Explicar aquilo que não se consegue é sofrer sem necessidade. Vivamos um dia atrás do outro e pronto.
Estamos com você Marcel!
Independente de tudo, tenha certeza que seus amigos e família estão do seu lado pra qualquer coisa!
Eu sei, querido. Eu sempre tive uma rede de suporte enorme, graças a Deus. Obrigado por tudo
Tá aí uma afirmativa que nem sempre é verdade, especilamente, no universo LGBTQ
Fala, Marcel, tudo bem?
Que desabafo forte! Brigado, cara.
Tanto que me trouxe a comentar aqui, algo que nunca tinha feito em qqer canal até então.
Tive um episódio diagnosticado de depressão há 1,5 ano e pela primeira vez vi e senti no olhar de alguém aquilo pelo qual passei. Sensação desesperadora impossível de descrever.
Só há alguns dias conheci seu canal e me sinto representado demais. Desde o quase xará, mas tb a idade, a terra natal (também sou de sbc!), as vivências de infância overachiever, o peso da carreira na nossa sensação de bem estar na vida.
Valeu por compartilhar sua vivência ao longo de todos esses anos (tô maratonando os vídeos) e siga nesse rolê do canal enqto continuar te fazendo bem.
Certamente tem feito bem pra muita gente.
Abraço!
Que mensagem linda, querido. Obrigado!
Se vc der um pouco de confiança ao que um estranho diz, saiba que esse vídeo chegou no exato momento em que eu estava/estou passando por uma crise de ansiedade associado a um quadro de depressão. Reconheço a muito tempo seus sintomas mas a alguns meses eu tenho me sentido categoricamente como vc descreveu no seu vídeo. As crises de choro, a indisposição, a sensação de estar ou não estar com algo, dia 21 irei para minha primeira consulta com um psiquiatra dps de resistir às indicações da minha psicológa. Por me identificar com vc e por vc ser uma das pessoas que eu mais admiro aqui no RUclips, pelo conteúdo, pelo posicionamento, pela força de levar o canal....eu desejo que você consiga se encontrar...eu gostaria de ter intimidade para lhe oferecer um abraço, mas é meio egoísta pq esse é na vdd o meu refúgio de cura ❤️
Cara, saber que essa coisa "ruim" comigo teve repercussões boas, com você e com outras pessoas, me dá um PUTA alívio. Sabe aquilo que eu disse sobre nada fazer sentido? Isso ajuda a encontrar pelo menos algum sentido. Algo de bom tá vindo disso. (E sei que vai vir algo de bom pra mim também, quando eu me recuperar e entender seja lá que lição eu precise entender nessa fase da vida). Boa sorte na sua consulta e espero que, caso haja mesmo medicamento, seja excelente pra você. Tive muitos, muitos amigos cuja vida tiveram uma melhora muito, muito expressiva. Torcendo aqui! (AH, e amei o abraço virtual. Eu sou do time do abraço também!)
Eu sinto igual a você não vejo sentido em nada
Que corajoso e íntegro que você foi! Tive depressão já saí mas ainda tem resquícios,acho que sempre ficam
Acho que a batalha é constante. Esse tipo de coisa nunca muda né? A gente só aprende a conviver, gerenciar, e entender como uma parte válida de quem a gente é.
Marcel! Acompanho o canal desde o início da Mundo Estranho, admiro muito seu trabalho. É muito importante conversar sobre saúde mental, obrigado por mais uma reflexão!
Bom dia gato. Vc e fofo chorando. Seu canal me faz bem pakas tem vídeo seu que foi divisor de águas pra mim, pra como me vejo. Vídeo velho mas é sempre revelador pra nos gays. Primeiro sou da área da saúde e como tem profissional mau preparado pra lidar com essa doença. Tenho crises depressivas acompanhada de compulsao, e o irônico é que não melhor fase da minha vida formado, realizado materialmente, com amigos e família que amo. Surgiu e demorei pra melhorar. Sei que vc tá ótimo e fico mega feliz de ver vc assim e nos vídeos atuais bem. Tudo passa até esse sentimento chato pra caramba. Beijão do seu fã tardio
Vontade de dar um abraço bem forte em ti! Maravilhoso o seu jeito honesto de se abrir com a audiência. Amo os seus vídeos ❤ Você é foda!!
Obrigado, querido. Não faz sentido ter todo o trabalhão de manter o canal se não for pra ser algo sincero, espontâneo e que eu queira fazer, né? Se for pra fingir ser algo que eu não sou, eu prefiro receber um salário por isso huahauhauhauhau.
Marcel você não está sozinho. Lembra sempre disso. Se precisar gravar vídeo falando sobre isso, grave. Se precisar chorar e botar pra fora, chore. Tudo passa e tudo vai melhorar, acredite nisso. Estamos com você!
Obrigado, querido. Espero não ter que gravar mais vídeos sobre isso, porque tenho medo que o tema faça o canal de refém. Eu tenho taaaaaaaantas outras coisas que quero comentar, conversar, sugerir pra vocês. Odiaria ter que dar passagem primeiro para os vídeos-desabafo. Mas, sim, se precisarem acontecer, vão acontecer. Esse daí me fez um bem maior do que eu imaginava. Só de gravar eu me senti melhor. (Bom, chorar nele ajudou também, né?)
@@GayNerd estou aqui sempre que precisar!
Tenho depressão; de cinco anos pra cá houve uma piora pois tive síndrome do pânico ! Faço terapia 2 vezes por semana e tomo medicamentos ; não sabia que na população gay o índice de depressão era maior; gostei das informações!
Lembre-se: Estamos com vc!
Obrigado, querido
Oi Nadale, é incrível que com o passar do tempo você se abre mais com tua audiência, e quanto mais me sinto próximo a ti, talvez por ter picos de tristeza como você. Bem, é claro que me chamaste a atenção por outros motivos, e o quanto teu pensamento crítico e teus posicionamentos nesse nosso mundo gay/nerd contribuiu pro meu crescimento como SER nestes mais de um ano que te acompanho, desde os vídeos na Mundo Estranho. Como fiquei feliz em te ver continuar aquela proposta e manter a qualidade mesmo diante das tuas novas dificuldades; enfim, você é muito bom no que faz e, talvez esse novo caminho percorrido te trouxe proximidades que você não teria naquele formato, fico muito feliz em saber que também somos próximos em nossas dores. Forte abraço daquele que te acompanha distantemente e que torce muito por ti.
Eu também acho que fazer o Gay Nerd por conta própria me trouxe muitos ganhos. E especificamente esse que você citou: uma proximidade muito maior com todo mundo que acompanha. Sou eu que cuido de tudo agora, até da parte de "social media", risos. E tenho tempo pra ler tudo, ver os comentários. É muito bom isso.
(É estranho, né? A gente vai vendo os mesmos rostos nos comentários ou nos likes, os mesmos avatares, e vai criando um conhecimento, um histórico, uma proximidade mesmo. Fala-se muito de "comunidade", e a gente até entende, obviamente, o conceito abstrato. Mas ver isso surgindo aos poucos, espontaneamente, é uma coisa bem maluca e incrível de se testemunhar.)
Abraços, querido. Obrigado por escrever.
Estamos com vc, Marcel. Nunca desvalide ou compare sua dor com a do outro, cada um sabe a dificuldade que tem, vc tem a sua e é igualmente importante assim como os outros, tá? Eu já me senti muito assim igual a vc, achando q pessoas passavam por coisas piores e q eu deveria ser "grato", mas só isso já diz muito o quanto a gente tem q dar valor a nós mesmos. O q vc sente importa sim, e muito. É uma luta diária e constante, uns dias vc tá mais leve, outros não, e tá tudo bem. "Vc não tem cara de depressão", ouvi muito isso e é uma frase perigosa demais, às vezes a pessoa mais sorridente ao seu lado pode ter uma tristeza profunda, e usa o riso como válvula de escape. Foi muito corajoso e forte da sua parte mostrar esse lado vulnerável (especialmente vc que é escorpiano e sente tudo com muita intensidade). Reiterando: estamos com vc! Vc é luz!
você não está sozinho nessa! e uma luta diária com você e ela mesma. busque ajuda quando precisar.
Não ligue pras pessoas que dizem que é frescura, quem passa por isso de verdade sabe o quão e difícil.
Força!!
Obrigado, querido! Sei que não estou sozinho, e comentários como o seu reforçam ainda mais essa certeza. Espero que você esteja bem também!
Sei que hoje já está melhor, mas achei que você tomou a melhor decisão ao fazer esse vídeo. Posso até supor que um pouco das sensações negativas que você teve antes de fazê-lo, diminuiram. Espero que, de fato, te tenha feito bem ter falado com seus seguidores. Siga melhorando sempre! 😉✨
Seu sofrimento pode não ter o nome de depressão, mas é sofrimento, os seus dias negros se fizeram presente, sei que é infinitamente mais fácil lidar com o inimigo quando sabemos o nome dele, não invalide seu sofrimento, ele está nítido na sua expressão Marcel. Tomei antidepressivo por 2 anos, foi importante pra mim, me tirou do fundo do poço pra que eu conseguisse caminhar sozinho, me vi em você quando relatava seu sofrimento atual, em como estava com uma visão negativa, me perguntando e sofrendo, nada faz sentido, em visita ao psiquiatra ele me disse: quando você está bem geralmente não se questiona sobre o sentido das coisas, esse lado existencialista vem à tona quando estamos nesse lugar escuro e sombrio, nas masmorras da nossa alma. Se perceber que não está dando conta sozinho peça ajuda, somos muito cruéis com nós mesmos, se trate com carinho e respeito, mesmo se nesse momento ele se chamar antidepressivo. Um abraço, admiro seu trabalho viu, tudo vai ficar bem !!!!
Obrigado, querido. E essa coisa do "nome" que a gente dá pras coisas é muito pontual. Eu tô conversando muito com meu terapeuta sobre isso. Até incluí aí na descrição do vídeo o que ele me disse - o quanto a noção de "depressão", enquanto doença catalogada, concreta, "rótulo", não circunscreve tudo que tá rolando na minha vivência nesse momento. É, e ao mesmo tempo, não é. E os antidepressivos estão no meu horizonte de possibilidades. Precisando, usarei. Obrigado demais pelas suas palavras.
É muito importante as pessoas que estão passando pelo mesmo problema ver que não estão sozinhas. Eu não tenho depressão mas tenho problemas de ansiedade que me dá muita angústia. Tento me manter alerta e ter pensamentos positivos. Força Marcel, estamos com você.
Obrigado Romão. Força pra você também. Não sou o Professor Xavier, mas tô mandando pensamentos positivos praí também.
Marcel, você já iluminou muita gente com seus vídeos. Só isso já é capaz de dar grande sentido à tua vida. Estamos aqui por você. Força!
Você é uma pessoa muito forte em fazer essa vídeo, essa semana perdi um grande amigo pra depressão, agora vou estudar mais sobre isso e tentar ajudar mais pessoas possível, sei que não vai trazer o meu amigo de volta mas se eu ver que estou ajudando vou ficar feliz, em memória dele, a você desejo muita força.😥😥
Uma pessoa com depressão sorri também. O sorriso não é o termômetro para diagnóstico. Eu não sou médico para diagnosticar ninguém, mas como apresento traços depressivos, sei algumas das características. No geral a doença pode apresentar: irritabilidade, variação no sono (dormir demais, insônia, os dois), dores no corpo, indisposição, angústia, choro, falta de líbido, ansiedade, alteração de apetite (comer demais ou pouco), memória fraca, falta de atenção, uso abusivo de álcool/drogas, procrastinação, perder a vontade de fazer o que gostava antes.
O álcool é muito depressor.
eu nuca vou entender essa nossa mania de comparar sofrimento como justificativa. Faço muito isso, também! Sinto muito que vc se sinta assim, gay nerd! Espero que hoje, mais de um ano depois, vc esteja bem! forte abraço e parabéns pelo canal. Tenho maratonado e cada dia mais feliz por ter encontrado um canal com um conteudo tao bem feito e legal
Não pensa muito, simplesmente busque viver a sua vida, não crie situações. Entenda que somos humanos,perfeitos e muitas vezes imperfeitos. Você com certeza és um rapaz de grandes qualidades, Belo e inteligente!! A depressão não é sua, você não nasceu com ela, então meu bem não a aceite!! Muita força 💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓
Amigo, estamos juntos. Você me ajudou no pior momento da minha vida. Quero estar ao seu lado se precisar conversar. Juntos somos fortes.
Este vídeo já tem mais de 1 ano, mesmo assim achei corajoso vc se permitir mostrar essa sua vulnerabilidade... Nunca é simples ou fácil... E infelizmente vc está certo quando diz que aquilo que vemos e muitos demonstram nas redes sociais está em grande parte longe da realidade... O bom é vc tb reconhecer a rede de apoio que possui ao se redor!!! ♥️♥️♥️
Você fez o certo, e está expressando isso não é forma de querer atenção, pense nas coisas boas que você já passou, viveu e enfrentou, nunca se deixe de falar, converse com quem confia, isso é muito séria e precisa ganhar visibilidade, eu por ter um amigo com depressão, eu procurei entender sobre o assunto mudar minha forma de pensar e hoje somos os melhores amigos, e sempre falo para ele você não está SOZINHO e o mesmo digo para você, não está SOZINHO.
Oi Rodrigo! Obrigado pela mensagem. Fica tranquilo, eu estou bem. Esse vídeo foi feito em junho de 2019 e, depois dele, muitos amigos e parentes me estimularam a, de fato, aceitar minha depressão e buscar ajuda com um psiquiatra. Estou tratando com remédio desde então e não tenho mais crises há mais de um ano! E, sim, ajuda muito saber que a gente não está sozinho. Fico feliz que seu amigo tenha alguém como você para ajudá-lo! ❤
Nossa gente, que diferença dele nesse vídeo e nos mais atuais. Estou muito feliz que você esteja melhor querido, seu trabalho é maravilhoso, ajuda muita gente. Até a mim que não sou LGBT :) Tudo de bom!
Obrigado, Eva 😊
Sei que esse vídeo é antigo, mas eu queria dizer que realmente entendo sua dor, pois sinto algo parecido. Agora estou melhor, mas realmente tem momentos em que perdemos o sentido das coisas e tudo parece tão vão. Muito obrigado por se abrir assim, ajudando muitas pessoas que também passam por isso. Espero que esteja bem melhor agora. Adoro o canal e te admiro muito!
Oi Rubens! Obrigado pela mensagem e pela preocupação. Fico feliz que o vídeo tenha correspondido com as suas vivências também e proporcionado um pouco de alento. Estou melhor sim! Em tratamento e já sem crises há mais de um ano! Beijos!
@@GayNerd Fico feliz em saber que você está bem. :) Aproveito para te parabenizar pelo belíssimo trabalho que você tem feito aqui no canal. Beijos!
Bom dia, boa tarde ou boa noite, sou novo aqui e gostaria de poder resumir ao máximo o prazer que tive nós vários vídeos que assisti, muito enriquecedores, primeiro te parabenizar pelo conteúdo e depois te dizer que este vídeo em particular me fez me sentir mais próximo pois passo pela mesma situação e gostaria de te dizer que me ajudou muito enxergar minhas fraquezas, colocá-las a tona e me sentir pertencente ao grande número de pessoas que passam por isso e não admitem, pois muitas vezes tem esse tipo de pensamento que temos de achar que estamos romantizando algo que é sério, mas pra finalizar quero deixar aqui meu eterno agradecimento por sua coragem e por poder ter o privilégio de assistir tanto conteúdo bom de verdade! Que Deus possa iluminar nossos pensamentos e que vc possa postar vídeos falando sobre sua superação neste aspecto! 🤗🤗🤗🙏🙏🤜🤜
Eu compreendo o que diz, também já tive depressão há muitos anos e durante uns dois anos.
Fiz sessões de terapia, psiquiatria, mudei de medicação várias vezes, nem sei se alguma coisa teve efeito, mas aos pouquinhos fui sentindo que estava a normalizar.
Não desanime, pode demorar um pouco, mas vai melhorar e nunca mais vai pensar no assunto.👍
Reparei agora que o seu comentário tem 3 anos...
Tenho a certeza que já se sente bem e nem pensa mais no assunto😊
Nossa, que vídeo rico. Eu sofro da mesma coisa: não tenho cara de depressão, não tenho porte de depressão e também não tenho diagnóstico. Mas a vida pesa demais quando só vc sente...
Fiquei tocado com a sensibilidade que vc teve durante o vídeo e a coragem de posta-lo! ❤️👏
Marcel admiro sua coragem,tenho depressão e já tive duas recaídas,agora estou com crises de ansiedade e muito stress.
Voltei a tomar medicamento e tem dias que me da vontade de abandonar tudo e sei o quanto é difícil levantar da cama.
Não consigo assumir pra mim mesmo que estou c depressão e tenho muita dificuldade de falar com minha terapeuta.
Vc não tem noção de quanto vc ajuda as pessoas com seus vídeos.
Vc é o tipo de amigo que não dá vontade de sair de perto e as pessoas que tem o seu convívio são privilegiadas por ter uma pessoa iluminada a sua volta.
Sinta-se abraçado.
Acredite em VC, seja feliz, fique feliz, e saiba que sua história reflete os sentimentos de muitas pessoas, sinto pela sua dor e pela sua angústia, estamos aqui, com vc e por VC!
Eu conheci o Marcel por volta dos meus 15 anos? 16? Eu não lembro ao certo, mas lembro com toda a clareza que ele foi uma das pessoas que moldou muito de quem eu sou hoje. O Leonardo da adolescência bebeu muito do profissionalismo que o Marcel encarava as coisas, os anos se passaram e o mesmo chegou a escrever uma carta de recomendação pra um processo seletivo e aquilo foi o meu auge “o cara que eu admiro pra um caralho escreveu sobre mim”. Os anos se passaram e admiração continua, muito mais agora em saber que esse cara se expôs dessa forma pra falar de um tema tão importante!
Cara, eu só queria te dizer que mesmo que as coisas não pareçam fazer sentido, elas fazem!
Eu já estive muito tempo em uma fase depressiva da minha vida e até hoje ainda convivo com esse monstro mas hoje, eu posso ver que as coisas fazem sentido demais e mesmo que não pareça.
Queria poder te mostrar o quanto você tem um futuro foda pela frente, e que todas essas manhãs em que você não quer sair da cama vão se transformar em manhãs cheias de energia com o Tapioca e o Nutella.
Se sinta abraçado e tenha absoluta certeza que inúmeras pessoas estão do seu lado!
E PARE DE ACHAR QUE SEUS PROBLEMAS SÃO MENORES QUE O DOS OUTROS, ESSA É A SUA REALIDADE!
É isso, abraços 🥰
Obrigado lindo. A tua conversa eu continuo no Insta. (Calma que eu tô chegando lá. Comecei a responder todo mundo hoje só, e achei melhor começar por aqui.)
Estou assistindo este vídeo durante a pandemia. Depois de ser demitido da empresa que eu mais gostei e me orgulhava de fazer parte, passei por alguns sintomas bem parecidos com os relatados por vc de tristeza, de vazio, angústia, sentimento de "e agora?". Mas acredito que é um momento "normal" de se sentir assim, pq o planeta está um caos, estamos em quarentena há mais de 1 ano, distante de amigos, família, tentando sobreviver à Covid-19 e ao mesmo tempo tentando manter a sanidade mental. Estar hipersensível é compreensível. Tenha fé e acredite que tudo vai melhorar, pq vai. 🙏🏼❤️
Oi cara! Já estive na mesma situação, por isso fiquei motivado a registrar essas palavras aqui. Nessas horas que estou como vc estava no video, costumo me apegar a uma frase q uma amiga na mesma condição, e sempre muito atenciosa, me falava: "eu não te garanto q as coisas vão mudar, mas te garanto que esse sentimento vai passar"
E ela tava certa, sempre passou. E imagino q pra vc já deve ter passado tmb. Mas nesses horas acho q o importante mesmo é buscar incessantemente uma forma de melhorar. Sempre resistir a qualquer impulso que possa ter quando não estiver no seu estado equilibrado. Pq enquanto vc está vivo é q vc está vencendo. E vc só perde quando esses sentimentos intrusos te tiram a única coisa q é realmente sua: a sua vida.
Vc não é seu sentimentos, vc não é seu corpo e vc não é seus pensamentos - isso tudo muda, isso tudo passa. Vc é unicamente sua vida, sua história, essa linha do tempo q vem escrevendo e que pode servir de exemplo e aprendizado pra vc mesmo e muitos outros. Vc é único. Todas as coisas boas que trouxe e ainda pode trazer pra humanidade só vc tem a capacidade de fazer. Por isso não existe ninguém como vc, por isso q vc é tão precioso.
Sua experiência pode inspirar muita gente, assim como me inspirou a trazer essa mensagem. Então não esquece o quão importante vc é e que tem muita gente q te aprecia e quer ouvir o q tem pra falar.
Mandando forças pra não lidar novamente com essa situação q passou. E obrigado pelo espaço e atenção ☺️🙏
Vc é lindo inteligente e tem muitas pessoas que gostam de vc e do seu trabalho, principalmente a
nós aqui do seu canal, que me alegra e traz reflexão às vezes. Tem também os seus amigos e familiares, que devem dá muitas risadas com a sua alegria e forma de abordar temas às vezes um pouco delicados do meio nerd e LGBTs de nosso País, principalmente. O bom é sentir que vc agora está muito melhor que nessa situação no no video antigo, vc expôs coisas da vivência de quem tem doença depressiva ou episódios depressivos, que nem a gente entende porquê é ou está triste, siga se cuidando.
O seu canal é uma alegria e identidade para as pessoas um pouco Nerds iguais a mim, que também aprendem e sentem a sua satisfação em cada tópico ou abordagem do canal sobre qualquer assunto. Me alegro muito no seu canal, conheci vc através do Márcio Rolim (canal Bi40tona), amei seu canal desde que vi o primeiro vídeo Marcel.
Espero que vc esteja bem agora.Estou conhecendo seu canal hoje,amei,muito necessário...inclusive esse vídeo.
Eu tenho depressão desde os meus 7 anos. Se tem uma coisa que eu vivo fazendo é sorrir e falar que está tudo bem, mesmo eu estando arrasado por dentro porque sempre é assim. As pessoas quando descobrem que tenho depressão, porque uma hora cansa a gente sempre fingir que esta tudo bem, elas falam exatamente a mesma coisa. Que eu não tenho cara de quem tem depressão. Por favor, nunca ache que sua dor é menor que a dos outros. Só você sabe o que passa, sente, e ninguém tem o direito de invalidar isso. Eu sou LGBT e conheço vários LGBTS que também sofrem de depressão e ansiedade. Nós estamos juntos nessa com você. Você nos inspira e nos dá força com seus vídeos.
Desculpe o texto longo.
Querido, fica tranquilo. Texto longo JAMAIS é um problema. É uma honra, na verdade. A pessoa tirar todo um tempinho da vida dela pra escrever e mandar uma mensagem - ainda mais algo carinhoso e positivo. Obrigado demais.
Esse vídeo é de junho de 2019. Muito por causa da repercussão dele, eu acabei de fato indo num psiquiatra, comecei a tomar remédio e a assumir que, sim, minha dor, seja lá qual é o grau dela, é minha e também merecia minha atenção e meu cuidado. Hoje estou bem melhor, não tenho crises há bastante tempo.
Espero que você também esteja se cuidando, com terapia, medicamento ou o que mais for necessário e acessível a você. E espero que esteja dando resultados. Um abraço grande, querido! 😘
Vc é muito corajoso. Hoje em dia é difícil demonstrar fraqueza porque as pessoas não escutam por se colocarem numa posição de não ter tempo. Eu assisti até o final e te ouvi, de longe, um ano após pois esse vídeo apareceu pra mim apenas agora, apesar de estar vendo todos os seus vídeos. Talvez por eu estar assistindo pela minha tv e hoje estou vendo pelo celular, não sei... Acho que eu consegui classificar algo que eu sinto. Às vezes eu penso que eu tenho depressão e outras vezes eu me analiso e me vejo trabalhando, treinando, conversando com as pessoas, com um pouco mais esforço que outras pessoas talvez mas estou lá, cumprindo o meu papel social, e isso já me confundiu no sentido de se eu tenho ou não depressão. Agora já penso que podem ser eventos depressivos. Ninguém é igual todos os dias. Seria forçado se uma pessoa fosse o tempo inteiro animada, feliz. Mas a gente se cobra muito por não estarmos bem o tempo todo e isso é cruel. Mas enfim, te desejo muita paz e harmonia assim como desejo também pra mim e pra todos nós gays. Precisamos de muito amor próprio, incondicionalmente. Abração carinhoso. Obrigado por vc e pelo lindo canal. 🙏🏼
Mauricio, querido! Que mensagem carinhosa. Super obrigado! Acho que sempre vale a pena você investigar a sua situação, com a ajuda de um profissional. Pode ser, de fato, depressão, ou podem ser diversos tipos de angústias existenciais, circunstanciais ao momento que você tá passando. Às vezes, até terapia já funciona (e muito)! Não que haja nada de errado caso seja preciso medicamento, claro. Mas tem que investigar! Espero que fique bem. Beijos!
Gratidão por compartilhar tanta coisa q eu precisava ter ouvido 26 anos atrás na minha adolescência. Estou contigo.
Cara você é incrível,não posso dizer que você vai melhorar100% e tudo vai ser bom,mas espero do fundo do coração que melhore o suficiente pra ter mais momentos bons do que ruins❤ força pra ti
Eu já vivenciei absolutamente todos os aspectos que você mencionou na sua jornada com a Depressão. No meu caso, desenvolvi Transtorno de Ansiedade Generalizada (que é tipo um "primo" muito próximo da depressão). Mas, dentre todos os aspectos, o que pra mim é mais doloroso é o 'não confiar no que eu estou sentido'. É uma sensação incapacitante e que gera um misto de medo e frustração absurdos. Impacta na tomada de decisões em todos os segmentos da vida, especialmente nos relacionamentos humanos (família, namorado, amigos, etc). Vim aqui dizer que você não está só. Apesar desse vídeo já ter alguns anos, para mim - e tenho certeza de que para muitos outras pessoas LGBTs - ele continua sendo muito atual....obrigado por isso!
Eu nunca cheguei a ir em um psicólogo, mas tive várias vezes crises depressivas, momentos em que basicamente não conseguia sentir nada e tampouco pensar direito. Não posso dizer que sei exatamente como é ter a depressão em sua totalidade, entretanto a minha mãe tem e ansiedade também. Vejo ela se esforçar todo dia no pouco que faz, então ganho forças e sinto a necessidade de também lutar contra isso. Desejo-te toda a positividade e coragem para poder enfrentar esse mal. Tu não estás sozinho. Ninguém está. Um abraço.
Existem muitos estudos que identificam um componente genético na ansiedade e na depressão. Se sua mãe tem essa condição, fique atento com seus próprios sintomas também. É importante você se identificar, se permitir tratar, seja lá por qual maneira. Ficar esperto no comecinho pode ajudar bastante. E pensamento positivo pra você também. Obrigado por escrever!
É super importante enxergar e conseguir numerar os ataques e crises pra perceber melhoras ou pioras, esse video é muito importante pro mundo todo.
Existe uma ideia geral de que o deprimido perdeu a CRIAtividade, pelo contrario existe como se fosse um monstro do lado de quem esta em depressão e esse monstro mostra e conta varias coisas com poder enorme de se desdobrar em milhões de coisas mas o deprimido brasileiro tem receio de "chamar atenção de mais" principalmente pra monstros gigantes, por pensar e querer todo dia voltar a ser normal e não ter mais papos com monstros, eu fiz 5 anos de tratamento e naquela época eu não tinha uma camera pra fazer o que vc esta fazendo e por ter poucas pessoas no Brasil falando sobre a doença inclusive tratando mau os doentes de depressão eu achei melhor lutar junto com meu medico só nos 2 e deixar que os outros se fudese e ficase todos deprimidos pra saber o que eu estava passando com os vários monstros que me visitavam, os americanos me ajudaram absurdamente por que eles sim a decadas escrevem e gravam videos sobre depressão e não tem receios de falar sobre isso.
Obrigado por compartilhar com a gente e com seu público, pois como ser humano, você também possue sentimentos. De onde estou , envio energia e muita Luz vibratórias para você ! Um grande abraço..
Vídeo necessario pra mostrar pras pessoas q depressao n eh manha nem tristeza. Eh coisa seria. Ja perdi amigos pra depressao. E tem pessoas q amo demais q tem. Muita força pra vc Marcel. Vc n esta sozinho.
Obrigado, querido
Estou assistindo esse vídeo um ano depois de ter sido feito, então espero que vc tenha melhorado, ou encontrado melhores profissionais que o tenham auxiliado !!! Pq depressão não tem cara!!! 🙏😔
Com relação a ver pessoas com uma vida mais complicada q a sua, não diminui seu problema.
( Ouvi isso de um psicólogo a uns 11 anos atrás, pq eu tbm achava que não tinha tanto motivo pra ser depressivo.)
Descobri pouco tempo atrás seu canal - o algoritmo ofereceu - e virei seguidor e inscrito, agradecendo por tão valiosas ponderações sobre tão variados assuntos; Com todo o respeito por este seu problema de saúde e no intuito de ajudar, lembro uma frase do poeta andaluz Juan Manuel Serrat: Caminante, no hay camino; el camino se hace al andar.
Marcel que vídeo forte. Sei que faz 1 ano, mas como é atual.....é muito importante sua lucidez nesses tempos. Vc é demais carinha.
Que Deus te traga consolo , te restaure e te renove ...você é cara incrível .
Meu querido, não importa se dizem que você tem ou não tem depressão. Apenas cuida de você mesmo. Não se compare. Apenas cuide de ti mesmo. Torcendo pra que você fique bem. 😉
Valeu, querido. Estou nesse processo mesmo de parar de me comparar. É um grande aprendizado. Meio loooongo... mas vamos que vamos.
Me identifiquei muito fielmente a todos esses sentimentos, tenho estado sem energia, longe do meu "estado normal", desanimado, as vezes passo o dia todo buscando ser produtivo, mas acabo simplesmente me sentindo inválido por não conseguir fazer nada e só ficar parado... assuntos como depressão e suicídio me abalam muito emocionalmente e esse vídeo me fez chorar do início ao fim. Não entendo muito oq está acontecendo realmente comigo, não sei se é depressão tbm, mas eu ainda acredito que tudo faz parte de uma evolução maior, e quando a gente sair desse estado vamos sair bem melhores e mais preparados pra conseguir se reerguer futuramente.
Chega a ser injusto como pessoas tão incríveis são tomadas por dores tão profundas, desejo a todas as pessoas que passam por esse tipo de situação muita força! Se juntem com pessoas de confiança, não se isole por n querer incomodar, não diminua suas dores se comparando com os demais, e entenda sua individualidade com a singularidade q ela carrega, mas acima de tudo: vai ficar tudo bem! 💕
um abraço virtual a todos!
Oi Marcel. Assisti a este vídeo um ano depois de ir ao ar. Sei que estás bem agora. Fiquei impressionado com o fato de o psiquiatra não te receitar nenhum medicamento no estado em que te encontravas. Eu, por bem menos, comecei a fazer uso de antidepressivo, mesmo com todo preconceito que tinha com relação a isso. Hoje, me sinto tão bem e o remédio já foi reduzido. A pandemia, apesar das mudanças que precisamos, eu e meu companheiro, fazer nas rotinas diárias, pouco me afetou, principalmente, por estar medicado e com acompanhamento psicológico. Se prá algo serviu esse período, além de muitas reflexões e percepções, foi desmistificar o uso de drogas para o tratamento psiquiátrico. Um forte e carinhoso abraço!!!
Oi Adoro seu canal sou assinante e assisto todos os vídeos , vc foi muito corajoso de expor algo tão pessoal aqui , que bom que as coisas evoluíram e hoje se pode falar abertamente sobre este assunto , no passado as pessoas com depressão eram ignoradas mal tratadas até xingadas . Passei por 20 anos de depressão .Mas hoje estou bem encontrei Equilíbrio e busquei sentido para minha vida .
tenho lidado com depressão já a algum tempo. Chegou a situação de procurar a psiquiatria. Chegou a me ajudar nas crises fortes, porque eu não tinha vontade de fazer nada, ficava toda hora angustiado e com pensamento paranóico. Porém, me sentindo melhor depois de um yempo, pela mudança de remédios e os efeitos colateral, decidi parar com uma das medicações semana passada, e me dei a chance de ver como lidar com tudo. Tenho me surpreendido. O que me ajuda muito é você não negar a dor, nem a minimizar diante a dor dos outros. Vê-la como ela realmente é, nem a mais, nem a menos. Encarar que aquela pretensa felicidade geral dos outros é mais uma ilusão, ajuda na sensação de não se sentir-se "quebrado" diante das outras pessoas. Falta de libido também é um problema, e nesse meio tempo vi que abster-se de masturbar me ajudou muito na qualidade das minhas relações sexuais. E ocupar a mente. Me dei uma meta de ler a cronologia dos X-Men do início ao fim, tem sido ótimo. Me desliguei mais do PC e dedicando mais à literatura também. Enfim, só queria dizer que há saída. Que mesmo com essa questão, podemos conseguir lidar com a existência da depressão de uma forma mais leve. Todo o amor do mundo pra ti, guri. =]
Dan Vieira Obrigado demais, querido. Já estou há mais de um mês tomando remédios e senti uma melhora significativa também. Mas concordo com a perspectiva de tentar “fazer a minha parte”. Também tenho me mantido ocupado, com certas metas, e sendo bem cuidadoso pra não deixar minha mente viajar em ansiedades (pensando em como as coisas poderiam ter sido, ou como deveriam ser, ou o que os outros estão pensando, ou o que vai dar errado...). Toda hora eu tento me lembrar: O QUE É REAL? Real é só o aqui e o agora, e é nisso que eu tenho que focar. Espero que você também vença essa doença, querido. Precisando conversar, estou aqui.
Marcel, voltei nesse vídeo só para comentar que adorei, já estou inscrito , estou indo para o quarto vídeo seu, parabéns, muito obrigado!!!!
Dias melhores virão, para mim, para você! Deus está com vc. Ele vai te levantar. Um abraço fraterno.
Cara, cada um sabe o que sente, se você sente que tem depressão já é um grande passo, e se abrir é um passo ainda maior, mas saiba que te apoio e sempre poderá contar com meu like e apoio, por favor continue com seus vídeos, você é um dos poucos youtubers que vale a pena assistir e acompanhar e espero que melhore.
Aaaaaah, obrigado, querido. Fica tranquilo, vai tudo continuar. Eu tenho TANTO vídeo que eu quero fazer ainda.
Caramba! Me identifiquei com tudo o q vc disse. E achava q era só comigo esses pensamentos...
Mas é aquela coisa, só quem tem ou teve, sabe!
Força
Marcel, eu acompanho você desde o início e lhe acho incrível. Não sou psicólogo, então não poderia te ajudar, mas já fui casado com um. E sei como essa doença é horrível e têm muitos mitos sobre ela. O importante é você consultar vários psicólogos diferentes até achar um que possa lhe ajudar ou dar "alta". Espero que encontre o tratamento adequado. Parabéns pela coragem da exposição e de tocar em tema tão delicado. Um grande beijo.
Obrigado, querido. Valeu pela força!
Gay Nerd Marcel, você é um querido. Felicidades.
Estamos com vc Marcel! E acho que como muitos outros relatos sinto que as vezes TB tenho estes episódios depressivos então entenda que vc não está sozinho (não que isso seja um alívio) mas sim, acho que os gays acabamos sendo mais sucetíveis a doenças psicológicas como a depressão e agora com a Pandemia TB a ansiedade (que me trouxe de presente a síndrome de khron) mas é algo que devemos sim discutir e falar a respeito
Eu tô pra assistir esse vídeo já faz 2 semanas (desde que eu redescobri seu canal). Essa semana tá sendo bem difícil pra mim também, hoje em especial por "reasons". Me veio esse vídeo logo na cabeça, porque às vezes a última coisa que a gente quer é se sentir sozinho, por mais egoísta que isso possa soar. E esse vídeo não me tranquilizou, não me acalmou, mas deu uma sensação de acolhimento.
Eu fui diagnosticado com depressão genética há 2 anos, desde então são idas e vindas com medicação, é uma montanha-russa de episódios depressivos e momentos de alívio, são momentos que nem chorar a gente consegue apesar de estar com o peito sufocado quando, na maioria das vezes, não existe razão.
Uma coisa que me ensinaram, e eu acredito por mais cliché e condescendente que possa soar, é que jamais mensure sua dor com a de outras pessoas porque por trás de todo mundo tem um universo de elementos sociais, biológicos e psicológicos que definem o nosso tato para a vida.
Enfim, Marcel, um pouco tarde, mas saiba que tu não tá sozinho, você sobreviveu aos seus dias mais ruins até aqui, então bora fazendo.
Rafa, eu recebi MUITAS mensagens como a sua. Tem muita gente nesse barco conosco e, de fato, conversar (mesmo que seja só comentar num vídeo) ajuda. Eu percebi isso gravando o próprio vídeo: estava num dos piores momentos da minha vida, dois dias na cama, e colocar tudo isso pra fora me aliviou DEMAIS.
Eu recebi muito conselho sobre esse assunto, muita coisa bacana, muita mensagem positiva que tá me ajudando a ir colocando um pé na frente do outro. Não sei se vai funcionar pra você, mas se você quiser, eu compilei todas essas frases num post aqui no canal, na aba "Comunidades". Dá uma olhadinha lá.
Abraço e vamos juntos.
Força, Marcel. O mundo tem sido horrível com a gente e sempre foi difícil. Você é forte! Vai superar essa doença sim
Obrigado, querido
Penso que quase todos nós temos esses momentos… Uma coisa que aprendi e que realmente funciona pra mim, é exercício físico, uma simples caminhada, faz uma diferença. Quando tô triste, saio pra caminhar, ouvindo música. Quando finalizo, a dor tá bem menor, e agradeço aos youtubers que ensinaram isso. Abs!
Véi, você conseguiu descrever muito bem algumas das coisas que eu sinto (e de como as pessoas reagem). Sou bipolar, e é importante trazer luz para essa situação. Ainda é tabu e você foi muito corajoso! Eu agradeço por usar seu alcance para tratar desse tema! Se cuida, tá? Bj
Bom Noite,Marcel!Eu conheci seus videos tem uma semana e seus videos sao bem esclarecedores,vc e um homem muito inteligente e muito interado do assunto do meio LGBTQ.Eu tenho depressao como voce, querido e me identifiquei muito com seu depoimento sobre o assunto e vc nao e o unico.Eu chorei com vc!Todos os gays sao depressivos,porque eu acho que a gente procura um princinpe encatado do conto de fadas e nunca vai apareçer.Que Deus te de Paz,Saude e Felicidades e tudo de bom na sua vida.Gostaria muito de ser seu amigo apesar da distancia se possivel!Abraço!
Cai de paraquedas no seu canal e tô maratonando os vídeos do canal. Espero que você esteja melhor agora (mesmo esse ano de 2020 sendo a bomba que foi).
Muita força, cara. De coração. Espero que você tenha conseguido aliviar esses sentimentos para poder viver melhor. Parabéns pela coragem e trabalho.
P.S.: Lembre-se que você não está sozinho nessa.
Olá eu só vi esse vídeo agora por ser novo aqui, eu tb sou gay e tenho depressão, faço terapia e sei como é difícil. A melhor coisa que vc fez foi expor a sua angustia, tem que desabafar mesmo, sei tb que tem muita gente que não gosta quando expressamos as nossas tristezas e dores, dana-se....O caminho é esse mesmo buscar ajuda profissional e não sair do lado de quem a gente ama ou gosta da gente. O que vc pode ter é episódios de humor depressivo, pq a depressão é mais profunda, tipo ficar 5 dias sem tomar banho, sem comer, sem pentear o cabelo, feder mesmo, isso a gente faz para expulsar as pessoas pra bem longe ou chamar a atenção. Porém se o humor depressivo não for tratado, vira uma bola de neve.
Esse vídeo veio em um momento que eu estou numa fase péssima da vida. Onde eu já não tenho ânimo pra mais nada, nada faz sentido como vc disse no vídeo, bate a sensação de que não tenho mais o que fazer no mundo, que se eu não tivesse aqui seria bem melhor. Não sei muito o que te falar, apenas pra vc ficar bem, tentar seguir de maneira positiva pq é o que tenho "tentado tentar". De um cara que pode ser chamado de fraco atualmente, mas te mando forças! Fica bem!
Igor, querido. Você JAMAIS é fraco. Jamais.
Esses dias fui mediar um debate no Belas Artes, depois de um filme LGBT, com elenco e diretor presentes. Um dos espectadores pediu que cada um escolhesse uma frase marcante do roteiro. E a atriz principal escolheu a mesma frase que eu curti mais: "Viver é sempre mais corajoso".
Eu amo a elipse dessa frase. Ela não diz o QUÊ que viver é mais corajoso. Não é uma comparação com alguma outra coisa. Simplesmente viver é mais corajoso do que tudo. Do que qualquer outra coisa.
Espero que você encontre seu ânimo. Estou preparando um textinho com vários conselhos, palavras de apoio e dicas que me deram aqui nos comentários, ou nas outras redes sociais do Gay Nerd depois desse vídeo. Vou postar na nossa aba de Comunidade. Espero que possa te ajudar um pouco.
E sempre que precisar conversar, me chama no DM do Insta. Dá uma olhada nos outros comentários aqui do pessoal: eu converso com um monte de gente. Ajuda. Faz bem pra todo mundo.
Fica bem, tá?
@@GayNerd obrigado pelas palavras. Vou tentando seguir mais positivo quanto a essa questão de viver. Tenho tentado me manter forte nesse sentido!! Obgd.
@@igorduarte5288 Precisando, grita!
@@GayNerd bom saber que temos alguém pra gritar... Nessas horas ajuda muito
Eu tenho 54 anos e com uma genética incrível então aparento uns 38 , e passei por 30 anos de Depressão , hoje estou bem , encontrei alguns sentidos para minha vida e também equilíbrio . Então entendo perfeitamente tudo que está sendo falado neste vídeo , mas eu não lidei sozinho com as coisas , fiz terapia por mais de 10 anos , tomei todos os remédios que existem , e me auto ajudei também e continuo na jornada .
Ouvindo você falar me ouvi. Obrigado por se abrir. Sinta-se abraçado!
Sinto muito por você não estar tendo dias bons. Se ajuda em alguma coisa, você é uma grande luz!
Seu lindo. Obrigado. Tá tudo bem, não se preocupa.
@@LucasFerreira-ep3pl Yep. Mas nunca assisti. Por quê? (eu tenho um amigo que é FANÁTICO por elas)
@@GayNerd tem um episódio que uma delas está procurando uma explicação para o que ela sente. Dar um nome à doença parecia muito importante pra ela e realmente é. Isso me veio à mente, quando você disse que queria saber se realmente tem depressão.
A série é um ícone gay enorme. Eu já vi bilhões de vezes.
Marcel, eu sinto exatamente o mesmo que você relatou, em cada um dos tópicos. Também me sinto meio sem lugar de fala perante outros amigos com transtorno bipolar e depressão que têm crises mais profundas que as minhas. O importante é que você tenha sempre convicção de que não está sozinho nessa! Eu sou amparado por uma associação que acolhe pessoas com TAB, depressão, ansiedade e afins.
Querido. Sei que não me conhece, mas, gostaria de parabenizá-lo pela coragem que poucos tem que é de expressar o que realmente sente. Apesar de obviamente terem pessoas mais "necessitadas" do que eu ou vc isso não quer dizer que o teu problema não é válido. O teu problema só vc sabe a gravidade e o peso disso. Não ignore e nem diminua sua dor. Tenho 27 anos, sou não binárie e tenho ansiedade que flutua pra depressão. Tenho diagnóstico e tomo remédio, mas, quero dizer que essa é uma maneira de encontrar ajuda. Existem outros entendimentos, outras intervenções, ou seja, outros caminhos pra superar essa fase. Não se esqueça de que é sim um ciclo da sua vida que não é eterno. Lembrar que sempre virão dias melhores ajuda bastante a seguir em frente. Te aconselho viver esse momento e encarar a depressão. Não para se conformar, mas, para se conhecer e entender a fundo o que te leva isso. É um caminho difícil, um caminho às vezes doloroso, mas, nunca se esqueça de que passará. Um conselho bem pessoal (que talvez não sirva pra ti) e que me ajudou a seguir em frente foi a meditação e o encontro com minha espiritualidade (que sem vergonha nenhuma é Umbandista). Saber que existem Orixás (forças de Deus) e entidades que querem o meu bem e o meu crescimento me faz ter força pra enfrentar todos os problemas. Existem milhões de maneiras de acessar Deus e se te interessar procure aquela que faz mais sentido com vc. Essa é minha singela msg de apoio. Espero que ajude. Um bj grande e um abraço bem forte.
Existe força demonstrar fraqueza, existe acolhimento na exposição. Não se deve entrar nesse mecanismo de quantificação ou qualificação de nossa dor comparada a dor do outro. Toda dor merece atenção, toda história merece ser compartilhada. Melhoras!!!
Pois é. Acho que essa é uma das grandes lições nesse rolo todo do vídeo. Muita gente me lembrando que é importante a gente não desvalidar o que sente. Obrigado! (Achei simbólico você, especificamente, falar que "toda história merece ser compartilhada". Livro ensina isso pra gente, né?)
@@GayNerd até tento, mas meu raciocínio não desliga dos livros. Durante a adolescência foi a leitura que me ajudou com os meus episódios de depressão e os pensamentos sobre suicídio. As vezes era puro escapismo mas me bastou naquele momento pra seguir adiante!
@@Rodrigoeoslivros Tô pensando no Tyrion e no discurso de "nada é mais poderoso que uma história".
Oi Marcel, eu acabo de ver esse vídeo e fiquei muito tocado. Grato por ter compartilhado esse momento conosco, precisamos falar mais sobre isso. Eu já atendi pessoas com depressão e vejo o quão importante é ter alguém para compartilhar ou mesmo se identificar.
Além disso, comecei a seguir seu canal a poucos meses e os vídeos são ótimos, parabéns pelo conteúdo
Sou guay..tive depressao profunda ..orei muito pra Deus..ele me curou ..tinha certa dificuldade de acha que Deus não me aceitava ..mais depois que ele me curou me provou que me ama
Essas suas lágrimas lavam e purificam muitas coisas. Autoconhecimento consome bastante energia psíquica para ocorrer e quando esse processo avança descobrimos em nós características e conteúdos insuspeitos até então. Conteúdos novos - nem sempre os que gostaríamos de ver -, um certo desencantamento... É a fase da gestação para algo que virá à luz. Evite rotular-se (tipo "sou uma peça defeituosa"), tente descobrir o gatilho (ou os gatilhos) para esses episódios depressivos e não alimente a depressão (ocupar a mente com algo diferente). Tudo isso pode ajudar e vai ajudá-lo, se você se permitir. Nutra-se de gratidão (que você tem em profusão) e foque as lindezas da vida, próximas ou remotas. Tudo vai dar certo! Acredite na sua força e capacidade de superação.
Oi querido. Sim, você tem toda razão. Deu luz a uma outra fase, diferente, e certamente com mais autoconhecimento. Logo depois desse vídeo, me consultei com um psiquiatra e comecei a tomar remédio e a situação se estabilizou bem. Até diminuímos a dose. Obrigado pelo carinho e pelas palavras! Um forte abraço!
Acho vc muito sincero, te desejo melhoras e que vc consiga enxergar o ser humano incrível que vc é. Um forte abraço meu maninho . Continue sendo luz .
Espero que vc esteja melhor. Tenho alguns desses sintomas tipo falta de vontade de sair da cama, libido baixa e falta de ânimo. Não subestime as dores da sua alma, cada um tem as suas. As vezes é necessário fazer uso de alguma medicação pra não piorar, enfim...desejo que vc esteja em outra vibe e feliz 2021!!
Eu sou gay amado! Oque faz diferença na minha vida, yôga e meditação guiada. Agradece a Deus e o Universo por tudo também ajudou-me a saí da depressão e angústia da vida. Pensando 🙈 tudo está certo! Seguindo em frente! Você é lindo ❤️ Deus te ama! Eu também 😔
Marcel, talvez seria interessante você em uma próxima consulta perguntar sobre a possibilidade de estar ou não no espectro bipolar; As pessoas acham que a bipolaridade é o mesmo que transtorno de personalidade, mas não é. Basicamente quem é bipolar alterna entre os polos da mania (estar aparentemente muito bem) e a fase depresiva que pode durar horas, um dia, dias ou semanas... É bacana quando a gente compreende melhor sobre esse lance, me ajudou bastante
Já me senti assim também. Todos estes sintomas e, por tempo demais, já sofri muito no começo dessa pandemia por ter que viver mais comigo e menos com as outras pessoas. Nunca imaginei que iria passar por isso. É algo muito ruim que a gente não sabe o que fazer. E é muito pior pq vc se sente horrível por dentro e as pessoas à sua volta não percebem já que eu tb continuei muito parecido com o normal de sempre. É péssimo, vc só enxerga os defeitos em si e nas pessoas e se irrita fácil afastando que gosta de vc para longe. Não tinha vontade de fazer nada, logo eu que fui sempre cheio de energia. É muita tristeza e angústia que não vão embora. Que bom que consegui ajuda e apoio de amigos, família e amparo psicológico. Essas pessoas é que são os salvadores, por isso não se deve desistir deles ou ter medo de se abrir. Mesmo que você acredite que nunca vai ser feliz denovo ou que não consegue mais se sentir feliz, você tem que se abrir, chorar e falar.
Não sabia que você estava com esse canal, soube pelo vídeo no ME. Não sabia como você estava, fiquei tão sentido por você, vontade de abraçar, conversar. Força, estarei aqui acompanhando e te desejando tudo de bom
Obrigado, querido. Estou melhorzinho já. Depois do vídeo, fui num psiquiatra e comecei a tomar remédio. Ainda leva um tempo pra começar a fazer efeito, mas acho que já me sinto melhor. E que bom que você (re)descobriu o canal! Se tiver sugestão de temas, me fala!
@@GayNerd Bom ler isso, vou estar aqui sempre te desejando energia positiva, e vindo alguma ideia na cabeça, te falo sim, tudo de bom pra você
Lido com depressão e vai um recadinho para vc: pegue estas 'coisas' que você diz odiar e veja o outro lado. Depressão não é algo mau. Ela pode ser uma ferramenta para um grande despertar espiritual. Como sociedade ou indivíduos, rotularmos tudo e colocamos em dois lados: isso é bom ou mau. Faça as pazes com estes sentimentos e bola pra frente. Palavras de alguém que cansou de lutar contra a depressão e pânico e que resolveu dar as mãos aos dois e caminhar juntos, talvez até um diz em que ambos não serão necessários. Enquanto isso, nada de luta. Fluir com o momento. Se entregar. Analisar demais, não. Apreciar demais, sim. Apre ie o momento e as coisas simples. Dê o braço a torcer. Maior luta aumenta o inimigo. Se é que existe algum inimigo. Força e um abraço daqui de Portugal p você.
Me vi no seu vídeo, todos os sintomas que você relatou eu senti antes de começar a me tratar, como homem gay, eu acho que isso é a realidade de muitos, espero que hoje em 2021, você esteja melhor, comecei a ver teus vídeos e estou amando, ganhou um inscrito e amigo para quando precisar, estamos com você para o que tu precisar. Eu tenho depressão e ansiedade.
Pode ser distimia. É um tipo de depressão na qual a pessoa não deixa de fazer suas atividades, mas se sente constantemente triste em muitos momentos.
Nossa, devo ter isso. Me sinto muito assim.
@@diegocosta9225 um exemplo de distimia: o lula molusco do bob esponja
Fui diagnosticado com distemia. Tenho isso há quarenta anos e me identifico com o amigo.
Nossa identificação total. Não sei quais emoções são minhas, quais são fruto de um momento depressivo. Se perco a vontade de algo, não sei se faz sentido ou não.
Nossa, Marcel. Eu sofro com isso também e consigo sentir empatia pelo que você está passando, seja forte e realmente continue tentando se cuidar!
Oi Nikolas! Obrigado pelo carinho e pela preocupação. Esse vídeo é de junho de 2019 e, felizmente, eu já tô bem melhor agora. Em parte por causa da repercussão dele com amigos e parentes, me forcei a procurar ajuda, comecei a tomar remédios e já estou bem estabilizado. Não tenho crises de choro há mais de um ano e até já diminuí minha dosagem. Espero que você também esteja nesse processo de cura e cuidado, e que ele esteja dando bons resultados. Tamo junto! Beijão!
Cara, gosto tanto do teu canal! Persevera, vc faz a diferença...
Força querido. Realmente é Phoda a gente não sabe o que sente, o que é, como é ou como vai ser ou ficar, enorme abraço pra vc.
Vc tem muita coragem em expor um problema tão sério q aflige muitos mas infelizmente nem todos tem coragem de expor o assunto e compartilhar.
Entendo e me identifico muito como que vc está falando. Eu sou bissexual e tem sido algo novo pra mim, pois eu não assumia para mim mesmo que essa é a minha realidade. A depressão acaba conosco, tem sido uma grande luta lidar com essa droga, sai a pouco tempo de um casamento terrível com uma pessoa extremamente manipuladora, que me roubou, roubou minha família e ainda se faz de vítima e estou dependendo da justiça lerda do Brasil para ressarcimento, a mágoa e rancor são grande parte da minha vida e a depressão detona ainda demais ! Obrigado por seus vídeos e força para todos que estão passando por essa luta!
cara,sei que a melhor parte da depressão é quando descobrimos o seu lado indiscutivel
ou a
seja isso não é uma doença e sim uma crise mental que ocorre devido ao descontentamento com a nossa realidade e os raciocinios que a mente inconciente forma sobre tudo o que vemos
essa foi parte da minha conclusao quando comecei a lutar contra depressao sem a ajuda de profissional
entre em contato comigo se quiser bater um bom papo talvez te ajude conversar com um completo estranho que nao sabe nada sobre sua vida ou voce
Obrigado, querido
Eu queria ter assistido este vídeo quando foi lançado, mas só conheci o canal nesta semana e estou maratonando. Enfim, acho que ainda vale dizer que tudo o que o Marcel falou é muito válido, não vou dizer que sei como é, porque não vivo a vida dele, mas imagino o quão difícil deve ser. O que ele falou sobre acreditar não poder confiar totalmente no que sente faz muito sentido, às vezes quando eu fico triste sinto o mesmo, alguém com episódios depressivos com certeza sente muito mais. Bom, Marcel, se chegar a ler isto saiba que na minha opinião teu trabalho aqui é ótimo e espero que tenha se livrado de pelo menos uma dessas frustrações. Talvez até já tenha, talvez eu descubra em outros vídeos. Inté, fique bem.
Oioi! Bem, eu sei exatamente o que vc ta passando, sei esse sentimento de não sentir nada, de passar a semana inteira me sentindo mal por um fato que começou a dias atrás. Por acaso, essa foi a pior semana desse ano para mim, passei 4 dias deitado, dormindo, chorando, sem fome, sem nada. Eu não tenho libido, eu não me sinto um vitorioso por levantar, me sinto apenas seguindo algo por obrigação, já deixei de ir em aula por conta dessas crises depressivas. Eu fui diagnosticado em 2016, mas, demorou uns 2 Psiquiatras, para um me falar: Sim, é depressão, e sim, você tá bem hoje, mas, amanhã você não sabe, por isso, sempre pense que o equilíbrio entre a minha ansiedade e minha depressão é a cabeça. A gente não consegue lutar, a gente tenta, a gente sofre sim, e ouvir vc falando, é como se eu me visse em 2016, confuso demais, sem saber o que era aquele buraco sem sentimentos, só lágrimas. Hoje, eu tomo meus medicamentos, porém, não é sempre o suficiente, eu tenho crises enormes, a última como falei foi de 4 dias. Ouvi muito também: "Você tem depressão? Mas você tá sempre rindo, sempre feliz". Não existe um conselho, existem técnicas. Evitar gatilhos, evitar ficar isolado, distrair a mente com qualquer coisa, eu faço faxina, ouço música, saio dançando pela casa, se agarrar em animais, algo que eu consiga levar a cabeça para outro lugar. Outra coisa muito importante: Desabafar com alguém quê não fique te falando o que fazer, só que dê seu colo só para falar, e chorar, e gritar, enfim, buscar um porto seguro nesse sentido. Eu tenho um psiquiatra, posso te dar o número dele, me ajuda bastante. E sempre lembrar que você precisa ter força, ter um momento para você, lembrar que sim, você é especial, e que sim, muita gente quer te ver de pé. Fique bem, qualquer coisa eu sempre tenho meu inbox aberto para ajudar as pessoas, e pense que vai dar certo, que você consegue vencer, quê você pode sim tudo! Força ❤️✨
Obrigado demais, Murilo. Fiquei preocupado com você. Tenho alguns amigos que já usam medicamente há muitos anos, e sei que há sempre um ajuste regular de dosagem. É comum que alguns deles percam efeito com o tempo. Você já foi falar com seu psiquiatra pra testar uma outra composição ou até um outro medicamento? E, sim, tão importante quanto medicar é ter alguém pra desabafar. E nas duas pontas: alguém que vai analisar clinicamente, objetivamente (um terapeuta) e alguém que vai simplesmente dar margem pra gente ser quem a gente é (um amigo, um parente). Espero que você esteja bem amparado dos dois lados. Obrigado pela mensagem e pela oferta do inbox. Eu também acho que vai dar tudo certo. Pra nós dois
@@GayNerd owwwn ❤️ Marcel, eu geralmente troco os medicamentos, permanecer com um só não rola, mesmo que aumente a dose. Eu tentei por exemplo a Venlafaxina, me mantive estável por 3 meses. Aumentou a dose, deu mais 1, depois o efeito cortou, e eu mudo. Geralmente, eu Procuro manter a minha psicóloga, 2 anos com ela e foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu troco de psiquiatra, é difícil eu me adaptar as vezes, agora achei um que tá sendo bom e foi mais incisivo na medicação tbm. Eu me sinto muito bem amparado por amigos, tenho 2 que são absurdos, não sei definir, é irmão mesmo, 11 anos de amizade com um, 7 anos com uma, e a gente sempre se ajuda, esses dias na minha última crise, fizeram chamada em dupla no whats para me salvar, foi ótimo, isso eu sempre recomendo mesmo! A proposta tá sempre aberta tá? Tenho certeza que ficaremos bem, e que vamos vencer isso tudo sim, e muito obrigado pela preocupação, as vezes as pessoas não sabem o quanto essas pequenas coisas nos ajudam a seguir em frente ❤️❤️❤️✨
@@GcPlayer98 Nossa, eu sei BEM como essas coisas mínimas são as que de fato marcam (e empurram) a gente. Beijo!
Só entende quem já passou por isso. É uma luta diária. Força amigo e lhe desejo melhoras.
Oi Rafael! Valeu pelo carinho e pela preocupação. Esse vídeo já tem um tempinho já (1 ano e 5 meses). Ele foi um ponto pivotal no meu tratamento. Finalmente fui num psiquiatra, comecei a tomar remédio e meu caso está super bem controlado agora. Não tenho uma crise desde janeiro (e olha que essa pandemia é perfeita pra deixar qualquer um pra baixo!). Espero que você também esteja avançando na sua luta diária. Um dia de cada vez! 😘
@@GayNerd Maravilha, amigo, ótima notícia e vai melhorar ainda mais, podes crer!
Oi lindo. Acredito em tudo e ta no momento justo para mim. Eu tenho como um íman para namorar caras com depressão. Agora dou passando por momentos de angústia sim ter uma ração aparente. Tenho saudade, não quero dar mais neste plano. Não sei o que acontece comigo. Não tenho medo da morte porque é natural para mim. Não e coisa que me tire do sossego. Mais também de repente vou para o outro extremo: tô feliz pra caramba. Mais ainda no vou para cama. Odeio ficar em cama. Sou muito hiperativo. Você trouxe um tema sumamente importante sendo que o Brasil tem um alto porcentagem de suicídios de todas as idades. Seria importante você continuasse com.o tema em outro momento. Obrigado por compartir!!!
Sendo repetitiva aqui: vc é um cara incrível, com uma luz linda, e que tem muitos amigos e familiares que te querem bem. Se precisar/quiser indicação de ajuda (psicólogos, psiquiatras, etc), conte comigo! Tb to aqui pra um abraço, um colo... sou ótima ouvinte. Beijão