As pessoas que lêem Tolkien e não entende nada sobre a história deveria pelo menos assistir uma aula desses professores..Eles sim ensinam com alma e amor a história de cada livro do Pai da Fantasia..
Na boa, perdoem o palavrão, mas PUTA QUE PARIU!!! Eu me sinto numa faculdade de Tolkien assistindo o canal (faculdade que tem cerveja e erva de fumo (Folha do Vale Comprido) haha), aprendo muito aqui, fiquei uns dias sem internet, quando vi que era a resenha do meu livro favorito, quase infartei hahahahaha!! Obrigado pela dedicatória do vídeo, e putz, cara, que resenha foda!! Procuro no RUclips, várias resenhas sobre esse livro e nunca vi uma tão perfeita, sem spoiler e com coesão em tudo que é falado! Parabéns, mais uma vez, por mais um vídeo excelente!! Eu tenho as versões em áudio do Christopher Lee, e é genial! Arrepia você ouvir essa história na voz do mestre! Principalmente as linhas finais do livro!! Vou comprar esses cd's, não sabia da existência deles!! Fico sem palavras para elogiar mais, fantástico o trabalho de vocês!! Algo de bom surgiu em ficar duas semanas sem internet, tenho mais dois vídeos pra conferir, haha! Namärie!
O melhor comentário que eu tinha recebido era SEU no TOP 10 d'O Retorno do Rei, mas esse ganhou! hahaha Você se superou meu amigo hobbit! Poxa, muito obrigado Ricardo! Em todas as minhas resenhas eu procuro falar um "histórico" da publicação, características físicas do livro e curiosidades... acho que "contar a história" é muito estranho! Eu particularmente não curto fazer um resumão do conteúdo do livro... Os livros de Tolkien são duas histórias: a do livro e de COMO o livro foi feito. Eu não vejo nenhum outro autor onde isto aconteça... Para fazer este vídeo, tivemos que fazer do Kaleval, Kullervo, Cartas e Contos Incabados! haha Agora estou me preparando para a resenha do Silmarillion! Muito obrigado pelo incentivo meu caro! Um cachimbada e um quartilho de cerveja para arrematar? Desce uma pra mim, pro Sergio e pro nosso amigo Ricardo, fazfavô Rosinha!!! haha abs!
Li este livro emprestado, foi o primeiro e o único até o momento que inteiramente em inglês. Aos trancos e barrancos foi, e meu Deus, que estória! Uma tragédia dramática, que você não quer parar de ler, e quando pensa que não pode ficar pior, Bum!, Fica. Gostei muito da característica da casa de Húrin, de serem homens orgulhosos, que escarneciam até de Morgoth, e não se deixavam dobrar ante à sombra, ainda que ela permeasse gerações e gerações. Grande estória! Resenha perfeita, esse que tem traduzido pelo Ronald vou comprar em português, pois além da tradução ser ótima, e isso eu percebi depois das dicas do Tolkien Talk, as edições em inglês no Brasil não se comparam com a qualidade e o esmero dessa. O vídeo não deixa nada a desejar, uma apresentação que uma obra de Tokien merece! Parabén Tolkien Talk e obrigado! PS: estava fuçando uns sites e vi que tem um debate sobre racismo nas obras de Tolkien. Como é um tema polêmico e que muitas pessoas podem acreditar que a obra do professor é racista, seria uma boa idéia o Tolkien Talk esclarecer sobre esse ponto, dada a importância que vocês tem na internet quando o assunto é Tolkien. Dentro do meu conhecimento os argumentos sobre o racismo na obra de Tokien não se sustentam numa leitura séria da obra, mas vocês são uma referência para falar sobre o assunto. E mais uma vez Obrigado, Sergio e Cezar, por tratarem, e nos trazer a obra de Tolkien com tanto cuidado e carinho!
Olá Romulo! A casa de Húrin realmente era altiva e inflexível, mas pagou um preço muito alto por isto... ainda existe a questão da Segunda Profecia de Mandos e teríamos Túrin novamente! No futuro, o Sergio fará um vídeo especial sobre isto! Este livro e a "Última Canção de Bilbo" são sem dúvida as melhores publicações em português (os Hobbits capa dura são bons tb ) . Se Os Filhos de Húrin tivesse capa dura teria sido incomparável com qualquer outra publicação! Sobre o racismo é uma ótima questão MESMO! Parabéns pela ideia, vamos aproveitar para citar a questão da maior parte dos hobbits ter uma pele "brown"... Romulo, meu cara amigo, obrigado pelo incentivo, de verdade mesmo. As vezes fazemos um vídeo de 10 minutos, mas que levou uma semana de pesquisa, debate e trabalho. Tudo vale a pena quando lemos comentários sinceros como o seu. Grande abraço e que a luz de Earendil brilhe em seu caminho.
Amei a Resenha... ainda não tenho os principais livros do Tolkien mas recentemente já adquiri O Hobbit. E to amando. Não conhecia nada sobre essa obra O Legendarium (Se estiver errada a escrita me corriga por favor. Rsrs..) mas o canal de VCs me ajudou muito e só me induziu a comprar os livros e mergulhar de cabeça nesse universo que é o Legendarium.
Obrigado pelo carinho meu caro/cara gunner! O Hobbit se torna ainda mais fascinante a cada releitura... C.S. Lewis tinha dito isto de forma profética. Daqui 10 anos você vai reler a aventura de Bilbo e pensar "este livro é AINDA melhor do que eu lembrava!" O nome legendarium está certinho sim, ou seja, é a mitologia de Tolkien sobre Arda. Continue degustando os livros e vamos JUNTOS para novos caminhos! Abração =D
Haha muito obrigado por ter me citado mais uma vez, resenha otima como sempre, seria bom um video sobre tolkien e c. s. Lewis a amizade entre os dois, e sobre tolkien ter ajudado ele na conversão para o cristianismo, grande abraço!!!
Matheus, o tema da amizade de Tolkien e Lewis e também da conversão foi abordado no TT #22, dê uma conferida: ruclips.net/video/b-QQ6tns_p8/видео.html Mesmo assim, como são temas importantes, ainda serão bem abordados aqui no canal. Obrigado e um abraço.
Enfim tive tempo para terminar o livro, é só hoje pude vim aqui assistir essa resenha M-AR-A-V-I-L-H-O-S-A . Só fez meu amor aumentar muito por essa historia que apesar dos pesares, ser muito triste tenho grande apresso por essa historia. E o final é de corta coração. Obs parabéns pelo canal. (2018)
Olá Dione! É um livro sensacional mesmo com todas as desgraças... Na resenha eu procurei falar mais da história DO livro do que da história que ESTÁ no livro rsrs Muito obrigado pelo carinho! Grande abraço! Cesar
Olá, Cesar. Primeiramente gostaria de parabenizar você e todo o pessoal envolvido com o canal. É uma satisfação gigantesca ver que existem pessoas comprometidas de forma tão profunda com as obras do professor (e tudo tudo o que diz respeito a elas) aqui no RUclips brasileiro. Me perdoe se já tiver respondido essa pergunta mais vezes: você tem alguma informação sobre como andam as versões definitivas de Beren e Luthien e a Queda de Gondolin? Espero realmente que elas ainda cheguem até nós pelas mãos do próprio Christopher. De novo, parabéns pelo canal excelente. Abraço!
Olá Victor! Muito obrigado pelos elogios e incentivo! Cada palavra dessa nos ajuda como os lembas ajudaram Frodo e Sam a seguirem em frente. Nossa jornada não é escura, porém é extremamente longa, talvez infinita! Faço da sua pergunta, minha! Christopher mais do que ninguém sabe o quão importante estas outras duas sagas eram para Tolkien... EU não me iludo pensando nisto pois os Filhos de Húrin tinha mais material disponível e Christopher teve que "suar sangue" para chegar no livro que temos hoje... Eu ACHO que no futuro pessoas como o casal Wayne Hammond e Christina Scull estariam aptos a tentar melhorar o Silmarillion por exemplo... tipo um Silmarillion Versão 2.0 com todas as devidas correções e ajustes. Já quanto aos Contos, as versões contantes no HoM-e quebram um galho, em especial a Queda de Gondolin que temos no The Book of Lost Tales. Uma pena não te passar uma resposta positiva, pois este também é o meu maior desejo... uma pena... grande abraço!
Sou apaixonada pelo canal. Sempre admirei o livro do Senhor dos Anéis e o trabalho do professor. Mas vocês dão detalhes ótimos .e Já li Os filhos de Húrin e estou com vontade de ler novamente com mas essa explicação 😘
Fiquei chocada com a vida... a sina de Túrin Turambar, a Casa de Húrin... chorei, me encantei, tive esperanças, fiquei com raiva qdo parece q tudo é resolvido no fio da espada, as traições, os mal-entendidos... nossa... o Professor Tolkien entendia a alma humana como poucos. Abençoados q somos e ainda assim... tropeçamos fragorosamente, caímos, nos reerguemos, ouvimos o Amor, debelamos a escuridão, para daqui a pouco fazermos ouvidos moucos aos bons conselhos vindos do Coração... e daí... escutamos os conselhos da soberba, do orgulho, da altivez vazia... é tudo lindamente trágico e mágico e... é humano, é élfico e... É a trajetória dos Seres Viventes sobre a Terra ( Média) e o devotado Amor e Respeito dos Sagrados Seres à toda a Existência. Maravilhoso!
Neste vídeo eu só sentir falta foi você comenta sobre a história, eu já li, mas queria conhece o ponto de vista de alguém com muito mais experiencia sobre Tolkien. abraço.
Olá Fabio, você está certo em seu comentário! Eu não falei sobre a história pois no comecinho do vídeo eu digo "se você ainda não leu o Silmarillion, pule este vídeo e assista depois". Desta forma a pessoa já terá tido contato com o capítulo "Túrin Turambar" e vai entender que o livro é a história, porém em sua forma mais extensa. Agora, respondendo a sua pergunta, o meu ponto de vista é: Os Filhos de Húrin, valeu cada um dos 90 anos de espera. A história é densa, intrincada e profunda. Um vortex de tudo o que uma época negra pode significar... orgulho, luta, escolhas equivocadas, tragédias e finais tristes. O final da história sempre me pesa o coração, não importa quantas vezes eu já tenha lido... uma obra prima de um mestre. Forte abraço!
Realmente foi um muito boa história, daria um bom filme se fosse seguindo ao pé da letra, mas os desfechos finais foram bastante tensos e triste. Porém eu não sei se o final fosse feliz seria tão bom assim como foi. Mas é de Tolkien que estamos falando, e, ali criatividade sobrava kkkkkkkkk, então seria bom do mesmo jeito. grande abraço e continue com este belo trabalho.
Já tinha comprado há algum tempo, mas só consegui lê-lo no mês passado, é fantástico! Sem sombra de dúvidas uma das histórias da Terra-média que mais gosto, desde quando li pela primeira vez em O Silmarillion. Concordo com você, é uma das mais bonitas publicações do Tolkien no Brasil. P.S. Glaurung é o mais incrível dragão já criado na literatura!!!!
Grande Sandro! Concordo, Glaurung é o mais incrível dragão já criado na literatura. Não é apenas uma besta, mas sim ardiloso... sagaz... ácido... um personagem nada óbvio. Obrigado pelo recado! ABS!
Oi Cesar parabéns pelo vídeo , esperando um vídeo de Beren e Luthien , sempre estou enchendo saquinho do Sergio no face , por um vídeo desse casal , que é meus personagens favoritos de toda Arda !!!!!!!
Eu imaginei que você fosse gostar Thais! Seu comentário foi muito engraçado na época, então eu resolvi fazer todo o histórico para o pessoal entender direitinho.Você percebeu que a resenha é imensa e eu falei somente sobre os PROCESSO do livro praticamente... nada sobre a história! "É desgraça pra todo lado" rsrsrs EXATO! Obrigado pelo carinho e reconhecimento! Continue conosco, assistindo e comentando! Abs!
Excelente resenha! comprei o livro numa promoção indicado por você! Estava lacrado! Na "pilha" dos livros a serem lidos! Mas então no começo do vídeo você menciona as ilustrações. Ha!!!! Abri o livro e fiquei encantada com a diagramação como você comenta que esta perfeita e as ilustrações em tons sépias tipo vintage. !!!!Que bom saber do carinho do filho de Tolkien pela obra do pai. Estava lendo uma carta de Tolkien, não lembro qual , que ele menciona que seus livros são escritos para serem lidos em voz alta. Especialmente a parte das Baladas e canções. Pois, assim entenderemos melhor seu sentido . Dica de Tolkien que vou seguir na releitura do Silmarillion. !!!! Obrigada pela resenha e dicas! :)Começo hoje na ler os Filhos de Húrin!
É mesmo, tinha aquela super promoção né? Olha só, você tinha um tesouro em casa e não sabia rsrsrs A diagramação é muito bonita mesmo =) A questão da voz alta eu sempre imagino leituras em trechos como os das canções ou invocações de Elbereth que Frodo e Sam fazem para afastar as sombras em o SdA. Eu que agradeço o recado Denise! Grande abraço e boa leitura! Leia devagar, pois você tem nas mãos o trabalho de 3 gerações, 90 anos até a conclusão e 30 anos de carinho entre pai e filho!
Excelente resenha! Me deixou muito intrigado para comprar o livro. Gostaria que vocês fizessem algum video explicando a arvores genealógicas dos elfos e dos homens, explicando um pouco sobre cada integrante da arvore. Sempre que li Silmarillion, me perdia um pouco sobre isso. Abraço
Sugestão anotada, Michael. Sempre que formos falar de alguém, vamos tentar mostrar a árvore genealógica. No vídeo do próximo domingo, que será sobre um importante elfo, já será mostrado seu parentesco. Obrigado e um abraço.
Olá Michael! Obrigado pelo recado e elogio! Vou começar a inserir árvores genealógicas sempre que possível e sua sugestão está na nossa pauta, ok? Ótimo tema para um vídeo! Vou pensar em algo legal! Abraços! o/
Estou lendo o livro filhos de hurim. Em um trecho ,Sador explica a Turim que se um elfo tiver uma parte destruída ,ele pode se regenerar. pois a sua recuperação é mais rápida que um humano,o q eu vocês dizem à respeito?
Wendell, se você puder colocar a citação aqui, fica melhor de analisar. Mas, no caso de uma amputação, por exemplo, o membro não cresce de volta não (vide Maedhros, por exemplo). Creio que o trecho se refira a recuperação da saúde mesmo. Abraço.
ah, claro que tinha que ser eu o primeiro à comentar sobre esse livro, de um dos meus personagens favoritos, o Espada Negra! Caramba, é muita particularidade! Deu até vontade de ler de novo!! Costumeiramente, um ótimo vídeo! Parabéns, Sor Siyzar RL
Muito obrigado pelo super elogio Bárbara! Quando eu comecei o evento eu achei ingenuamente que apenas uma dúzia de pessoas iria comparecer para bater papo e tomar um café! hahaha de repente temos mais de 100... eu procurei auxilio da Editora para fornecer uma estrutura mais apropriada, o que possibilitaria a transmissão ao vivo pela internet, porém a Martins Fontes não confirmou isto conosco e eu tive que optar por um espaço público onde não terei como inserir este tipo de aparato. MAS eu tirarei fotos e farei pequenos vídeos. Depois farei uma edição com tudo e publicarei no TT! Quem sabe no próximo a Martins Fontes tenha interesse em uma parceria?! Grande abraço! =)
Actualmente es el libro Tolkieniano que mas me gusta, en parte por el sentido de lo tragico de la vida, en plena primera epoca. Tambien por carecer de elementos demasiado proximos a los cuentos de hadas tradionales (tales como brincan a la vista en The Hobbit). Y que buen trabajo hizo aqui Christopher T..
Tolkien Talk Normalmente posso entender o portugues falado de voces en ao menos um 70%. Leer e outra coisa--ate 100%. De toda maneira gosto muito dos seus programas e as ilustracoes me ayudam a entender.
Tenho O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e Contos Inacabados. Por último comprei Beren Lúthien e A Queda de Gondolin, mas oa Filhos de Húrin é de longe é o meu favorito.
Gostei muito da resenha! Santa Galadriel, preciso deste livro! kkkkk Tenho uma dúvida. É possível que ainda hajam publicações futuras dos escritos de Tolkien sobre o Legendarium? Há notícias se o filho de Tolkien está trabalhando em alguma coisa relacionada?
Olá, Lucas. É possível sim, porque havia muitas caixas de escritos do Professor. Não necessariamente sobre o Legendário, mas outras coisas também. Agora em novembro será lançado um livro que não era impresso há 70 anos: The Lay of Aotrou and Itroun. Não sabemos se Christopher está trabalhando em alguma coisa, mas há outros tolkienistas que estão. No começo do ano foi lançada uma versão expandida do ensaio "A Secret Vice", que Tolkien escreveu sobre suas línguas inventadas. Obrigado pela presença e um abraço!
Muito obrigado, irmão! Vamos torcer para que essas obras sejam lançadas e traduzidas em breve! Abraços! :) Obs: Tenho duas contas, pois uma é a que uso no PC e a outra é a que uso no celular. Sou inscrito duas vezes kkkkkkkkkk
A citação que eu me refiro é essa : Mas os Elfos não definham e não morrem a não ser por grande ferimento. De ferimentos e desgostos que matariam os Homens eles podem ser sarados; e há quem diga que, mesmo quando os seus corpos estão despedaçados, eles voltam. Tal Não acontece conosco
Ah, entendi. Ele se refere à reencarnação. Ao morrer, os espíritos dos Elfos iam para os Palácios de Mandos, de onde poderiam voltar caso reencarnassem. Isso era plenamente possível. Dê uma olhadinha no TT #42 (ruclips.net/video/lqy0hhApTVM/видео.html). Os Homens não reencarnavam, seus espíritos iam para um lugar reservado em Mandos e depois saíam do Mundo. Por isso ele fala que "tal não acontece conosco" - pois não havia reencarnação em Arda para os Homens (salvo para Beren, a quem foi concedida essa essa exceção devido aos serviços prestados contra Morgoth).
Entao. Tenho esse livro, mas a minha versao nao é folhas amareladas Sao folhas brancas.. Ja percebi que existe essas duas ediçoes Mas na compra numa loja virtual nao tem especificaçao de qual ediçao é ou qual reimpressão , pra so assim o comprador ter ideia se é a versao com folhas amarelas ou folhas brancas ( 😑😒) Alguem ai sabe informar como diferencio as ediçoes na hora de comprar?????
Olá Luan! Rapaz, eu nunca vi um FdH com folhas brancas! Com a WMF tinhamos uma considerável diferença entre os lotes de livros como O Hobbit e O Silmarillion. É a primeira vez que vejo nos FdH. Bem, com a entrada das edições da HarperCollins no Brasil, tudo será padrozinado.
Siyzar Pois é..infelizmente a minha ediçao sao folhas brancas, e olhei ate unboxings no youtube e vi outras ediçoes iguais. Quase q um descaso por parte da editora hein.... Gosto muito do formato desse livro mas em folhas brancas é ruim. E nem se quer ha uma especificaçao sobre lote ou coisa do tipo nas informçoes de compra. .. Gostaria de adiquirir novamente so por esse detalhe mas parece q sera na "sorte". Por esse e outros motivos que eu estava torcendo para que os direitos mudassem de editora... Tolkien merece muito mais respeito por aqui... Ainda bem q aconteceu 🙏, agora aguardar a republicação
Pelo menos tem um ponto positivo: os preços destes livros DESPENCARAM, então você poderá encontrá-los abaixo de 20 ou 19 reais facilmente. Não sabemos se esta tradução será mantida pela HCB, mas esperamos que sim, o Ronald é o Papa de Tolkien na nossa opinião.
Siyzar Sim, tomara. Essa fase da HCB promete 🙏 ..Ja sobre O hobbit me pergunto o que irão lançar kkk ja se teve tantas ediçoes no Brasil... Acho que interessante seria a HCB trazer primeiramente a versao toda ilustrada por Alan Lee.. Seria uma bela novidade por aqui.
Ótimo vídeo. A tragédia de Túrin é realmente um ótimo conto e todo trabalho no livro foi muito bem feito. Porém a parte de Glaurung me relembrou uma dúvida quanto aos dragões. Seguinte, Glaurung lançou um feitiço sobre Nienor, sobre Túrin mesmo em Nargothrond então, os dragões em geral podem lançar feitiços ou Glaurung que conseguia por justamente ser o primeiro?
De todos os dragões, temos mais informações sobre Glaurung e Smaug. Então nossa amostra é pequena... Muitas questões no mundo de Tolkien não tem respostas cravadas. Existem indícios em certos casos e em outros nem isto. Sabemos que Glaurung era um PODEROSO ESPÍRITO e que ele foi criado com muito cuidado por Morgoth e isto quer dizer que também carregava um pouco do poder do Senhor do Escuro. Então PODE SER que outros dragões tivessem poderes para encantamentos, porém eu não acredito que do poto de vista "mágico" tenha existido algum tão poderoso quanto ele. A malícia era a sua principal arma. abraços!
Vinicius, sobra a questão do poder de feitiço e do espírito de um dragão, apresentamos algumas citações (bem raras) de Tolkien no vídeo sobre Ancalagon, dê uma conferida lá: ruclips.net/video/OLCmhNO1D-A/видео.html Obrigado e um abraço.
Bela resenha César! Os comentários de vcs tem me ajudado muito a entender todo este universo tolkienniano. 🙏🏾😊Estou lendo " O Silmarillion" , já li, antes, nesta ordem : "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". O próximo livro seria este? Vcs teriam alguma sugestão para mim já q estou iniciando no Universo Tolkien? Agradecida! 🙏🏾📚
Olá Sandra! Tudo bem contigo? Acredito que os TTs #383 e #23 vão te ajudar! Depois destes que você já leu em geral aconselhamos Os Filhos de Húrin ou o Contos Inacabados. Mas confere estes TTs ok? Abração!
Passando pra deixar uma sugestão de tema. (Bandas que fizeram sucesso cantando Tolkien. Ex.: Led Zeppelin, Blind Guardian etc... Parabéns pelo trabalho. Ainda não sei qual a minha personagem favorita. Estou entre Feanor, Tuor, Turin e Beren.
Acho incrível todo o legendarium,é um sentimento inexplicável ler algo que demorou quase 100 anos pra ser escrito Recentemente adquiri meu primeiro livro do Tolkien (A Sociedade do anel), vcs recomendam eu fazer anotações, marcar trechos e páginas?
Os Filhos de Húrin foi o primeiro livro que li de J. R. R. Tolkien. Na época eu não conhecia Tolkien nem nada dele (por volta de 2009) e por felicidade do destino, eu tinha uma mania muito boa de entrar na livraria e comprar um livro de fantasia aleatório, sem referências, do tipo que precisa ser Amor à primeira vista. E Tolkien entrou no meu ♥ assim, pelo drama da família de Húrin. Anos depois comprei o livro "O Anel dos Nibelungos" de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo que relata o conto que serviu de inspiração ao senhor dos anéis muito bom, recomendo!
Olá Tolkien Talk, ficaria feliz em ter minha pergunta respondida: Estou me aventurando ainda a pouco tempo nos livros de Tolkien, e assim por dizer, na terra média (Li "O hobbit", e estou terminando de ler "O Senhor dos Anéis")... Minha pergunta é se posso recomendar esse livro, "Os Filhos de Húrin", para alguém que não leu nada sobre a terra média ... ou vocês acham que é um livro já para alguém dentro do universo Legendário?
Olá, Guilherme. Considerando que há uma introdução básica no livro sobre a história como um todo antes da apresentação do conto dos Filhos de Húrin, creio que não haveria problema alguém ler o livro solto. Mas claro que recomendamos que ele seja lido depois de O Silmarillion, pois o entendimento é bem mais completo assim. Abtaços.
Outro ponto que gosto muito nesse livro é de como se dá a narrativa, por exemplo, no contos inacabados as falas se dão na primeira pessoa enquanto que nos filhos de hurin são em sua maioria em segunda pessoa.
Meu caro Vinicius, eu não tenho essa percepção. Todos os livros do Legendarium são em Terceira pessoa, pois Tolkien gostava de descrever muito os locais, pessoas, sentimentos e descrever pontos de vista dos personagens. Porém em O Hobbit, que é um elemento atípico na Mitologia, temos a segunda pessoa de forma pautada, o que é muito engraçado, pois Bilbo é um personagem muito peculiar. Obrigado e um abraço!
Siyzar mil desculpas por esse equívoco, kkk, na verdade eu não expressei direito o meu ponto de vista, o que eu quis dizer foi mais em relação a conjugação verbal na narrativa, vou exemplificar, na fala de Orodreth aos elfos Gelmir e Arminas, ele fala (acho que não é exatamente essa, mas é parecida )-porque buscais Turgon, ou quem sabe tivestes outras incumbências?? Veja que ele usa BUSCAIS e TIVESTES, sendo que no contos inacabados está BUSCAM e TIVERAM. Eu não sei pra maioria dos leitores, mas esse tipo "linguagem " me agrada muito (acho sofisticado e elegante) , e mais uma vez peço desculpas, acho que mereço um pequeno desconto, pois me formei a mais de sete anos e o português nunca foi minha matéria preferida.Kkk. Abraço.
Na verdade não precisa pedir desculpas! Eu QUE AGRADEÇO, pois depois de tantas leituras eu sequer tinha notado isso que você descreveu! Que interessante! Mais uma pergunta que pretendo fazer para o Ronald Krymse: se nos textos originais algo o incentivou a usar essas conjugações ou se foi uma opção dele! WELL DONE my friend! Grande abraço e obrigado novamente!
Poxa cara, dá uma tristeza toda vez que eu me lembro dessa história. Dava pra dividir o sofrimento da família de Húrin pra umas dez encarnações. Os trabalhos e o sofrimento de Túrin são uma coisa terrível, a angustia de Húrin coitado, que assistiu tudo de camarote envenenado por Morgoth, o desespero de Morwen, mas de quem sinto mais pena é de Nienor, não sei bem porque, todos eles sofrem muito, mas a parte dela é que me deixa mais triste.
Eu sei por que você tem mais pena de Nienor: por que ela não parecia com o resto da família. Húrin e Túrin eram orgulhosos e inflexíveis. Morwen era estóica... resoluta... menos orgulhosa, mas ainda assim era. Nienor era doce... por isto. Grande história. abs!
É verdade, é como um sentimento fraterno ou paterno que agente desenvolve por ela, alguém que não deveria estar ali, uma vítima inocente que remonta à nossa própria família.
Alias parabéns pela resenha, e obrigado pela resposta, faz todo sentido; tenho que ler a história com uma cartela de laxotan do lado pra poder assimilar melhor essas nuances, é muito sentimento envolvido kkk, Abraços.
hahaha perfeitos comentários "uma cartela de lexotan" e a sensação de que Nienor era "alguém que não deveria estar ali". É isso mesmo.Obrigado pelo elogio à resenha. Abraços!
Uma pergunta off topic, no filme O Hobbit quando o Gandalf está se despedindo do Bilbo, o próprio responde "graça aos deuses", essa frase é correta dentro do contexto da mitologia da Terra Média?
Ailton, Tolkien explica que os Homens, dentro da mitologia dele, chegaram a chamar os Valar de deuses, mas isso era impróprio. Deus mesmo só Eru Ilúvatar. Os Valar são mais equiparados a anjos. Abraço.
Rogerio, alguns livros estão fora de catálogo até que a HarperCollins Brasil relance as novas versões. O Senhor dos Anéis sairá em novembro e no primeiro semestre de 2020 teremos outros. Todas as versões hoje disponíveis estão no link abaixo: tolkientalksite.wordpress.com/2017/03/21/tolkien-talk-afiliado-da-amazon-com-br/
Os dois primeiros volumes do History of Middle-earth são de um inglês bem complicado! Acho que é o que você procura. Em português, a nova tradução de O Silmarillion, vai ter uma "pegada mais culta"! abs =)
Com certeza ele foi um dos que resgataram os contos de fadas para fora do mundo infantil direto para os adultos. No entanto, em matéria de primeiro, não necessariamente... Mais ou menos na mesma época houve Robert E. Howard com as Crônicas de Conan. Algumas décadas antes de Tolkien, houve George MacDonald, por exemplo... Agora, Tolkien foi o primeiro (e, a meu ver, o que o fez com mais sucesso até hoje) a criar um Mundo Secundário praticamente perfeito, onde o leitor sente que realmente é verdadeiro. Nisso, para mim, ele foi o primeiro e único. Obrigado pela participação, Johan. Abraço!
eu não havia me lembrado do Robert E. Howard , mas o Conan é de 1932 e o mestre pelo que eu me lembre começou a desenvolver sua Mitologia em 1914 , alguns ignorantes falam que Tolkien é infantil mas ele é influencia direta do próprio George RR Martin
Sim sim, a Terra-média nasceu em 1914, mas o mundo dos leitores só o conheceu praticamente em 1937 com a publicação de O Hobbit. Mas realmente, a ideia dele de criar toda uma mitologia me parece ser anterior a Howard, sendo que o mundo que este criou não é tão detalhado quanto o legendário do Professor. Quanto a quem fala que Tolkien é infantil, deixo apenas um trechinho do que C. S. Lewis escreveu numa resenha de O Hobbit: "Definir o mundo de O Hobbit é, obviamente, impossível, porque é um mundo complementarity novo. Você não pode antecipá-lo antes de estar lá, e uma vez que está, nunca mais consegue esquecê-lo (…), será mais engraçado para os leitores jovens e, apenas anos mais tarde, na décima ou décima primeira leitura, será possível perceber a profunda reflexão e estudos vigorosos que foram utilizados para que tudo fosse tão maduro e tão amigável, e de sua própria maneira, tão verdadeiro. Previsões são perigosas: mas O Hobbit pode muito bem se tornar um clássico.” Forte abraço!
Johan, não só deu um tom adulto, mas trouxe de volta o verdadeiro conto de fadas. Tolkien mostra em suas obras o quão equivocados são os clichês criados pela Disney...
César... ler mas... é tudo tão triste! 😐🙁🙏🏾📚👀👀👀 talvez esta seja a História q sintetiza toda a grande maldade, todo o coração malicioso de Morgoth e suas amargas consequências!
Esse livro realmente é excelente. Na minha opinião, Túrin é disparado o maior guerreiro da Terra-Média. Maior até mesmo que o pai e o tio dele. Maior que Feanor, Fingolfin, Etchelion da Fonte, o Glorfindel, Aragorn, Legolas, Gingli e etc. O Espada Negra é muito top. Hahah Por favor, façam um vídeo falando sobre os maiores feitos desses guerreiros, e fala até da Eowyn se pá. Abraços para vocês. =D
Sugestão anotada, Vitor. Dos que você citou, já há um vídeo sobre Glorfindel, não deixe de assistir: ruclips.net/video/lqy0hhApTVM/видео.html Forte abraço!
Olá Vitor, talvez Túrin realmente tenha sido o maior dos guerreiros e ele é o personagem predileto de muitos leitores. Eu particularmente gosto muito de Beren, mas é mais pela personalidade. Obrigado pelo recado! ABS!
+Tolkien Talk Eu já assisti o do Glorfindel. Eu acho ele um personagem sensacional. Também gosto muito dele, mas o Túrin é esplêndido. Ele só é cabeça dura. Haha
Olá Gabriel! Aelfwine era um marinheiro que foi para o Oeste e em Tol Erresëa tomou conhecimento da história dos elfos. Ele não faz parte das lendas, apenas as ouviu.Foi uma escolha editorial do Chris deixa-lo de fora, não mencionando as partes em que ele aparece (não foi um capítulo especificamente que ficou de fora). Ele está presente no HoM-e. Abraços!
Engraçado foi a ordem que eu comecei a ler Tolkien kkkkk,comecei no Ainulindale,dai foi pro Turin turambar,isso no silmarillion,dai depois fui pro senhor dos anéis e só agora to lendo O Hobbit
O vídeo é muito bom, mas a pronúncia dos nomes "Húrin" e "Túrin" me incomodam bastante, já que o acento deixa exposto que a sílaba mais forte é o "Hú" e o "Tú", mas no vídeo você pronuncia o "in" como sílaba tônica. É uma chatice minha, eu sei, mas incomoda bastante... hahahahahahaha. Mas, novamente, com exceção da pronúncia, o vídeo é muito bom! :)
Olá, Caíque. É verdade que essas palavras são paroxítonas, mas não é por causa dos acentos (as regras do Quenya e Sindarin são diferentes do Português neste quesito, por incrível que pareça hehehe). Abraços.
Tudo bem Caique? De fato preciso melhorar em muito minhas pronúncias meu amigo. Minha meta para os próximos é ir ajustando isto ok? Grande abraço e obrigado pelo incentivo =)
Não posso, não posso, Mablung? - gritou Túrin. - Mas por que não! Veja, sou cego! Você não sabia? Cego, cego, tateando desde a infância em uma negra névoa criada por Morgoth! (...)" Afinal ele era cego ou não ? Por favor me responda não posso morrer com está dúvida
Esse vídeo não é uma resenha, mas um verdadeiro estudo. Esse é meu livro favorito do Professor e é muito especial para mim.
WOOOOW! Obrigado Robilam! Grande abraço =D
TRAGICO...
Demais, Senhor Omar hahah.
"Everyboby hates Morgoth"
As pessoas que lêem Tolkien e não entende nada sobre a história deveria pelo menos assistir uma aula desses professores..Eles sim ensinam com alma e amor a história de cada livro do Pai da Fantasia..
Na boa, perdoem o palavrão, mas PUTA QUE PARIU!!! Eu me sinto numa faculdade de Tolkien assistindo o canal (faculdade que tem cerveja e erva de fumo (Folha do Vale Comprido) haha), aprendo muito aqui, fiquei uns dias sem internet, quando vi que era a resenha do meu livro favorito, quase infartei hahahahaha!! Obrigado pela dedicatória do vídeo, e putz, cara, que resenha foda!! Procuro no RUclips, várias resenhas sobre esse livro e nunca vi uma tão perfeita, sem spoiler e com coesão em tudo que é falado!
Parabéns, mais uma vez, por mais um vídeo excelente!! Eu tenho as versões em áudio do Christopher Lee, e é genial! Arrepia você ouvir essa história na voz do mestre! Principalmente as linhas finais do livro!! Vou comprar esses cd's, não sabia da existência deles!! Fico sem palavras para elogiar mais, fantástico o trabalho de vocês!! Algo de bom surgiu em ficar duas semanas sem internet, tenho mais dois vídeos pra conferir, haha! Namärie!
Ricardo, aproveite e coloque os vídeos em dia, garoto! :D
Muito obrigado pela participação!
Forte abraço.
O melhor comentário que eu tinha recebido era SEU no TOP 10 d'O Retorno do Rei, mas esse ganhou! hahaha Você se superou meu amigo hobbit! Poxa, muito obrigado Ricardo! Em todas as minhas resenhas eu procuro falar um "histórico" da publicação, características físicas do livro e curiosidades... acho que "contar a história" é muito estranho! Eu particularmente não curto fazer um resumão do conteúdo do livro... Os livros de Tolkien são duas histórias: a do livro e de COMO o livro foi feito. Eu não vejo nenhum outro autor onde isto aconteça... Para fazer este vídeo, tivemos que fazer do Kaleval, Kullervo, Cartas e Contos Incabados! haha Agora estou me preparando para a resenha do Silmarillion! Muito obrigado pelo incentivo meu caro! Um cachimbada e um quartilho de cerveja para arrematar? Desce uma pra mim, pro Sergio e pro nosso amigo Ricardo, fazfavô Rosinha!!! haha abs!
Segundo livro que li de Tolkien, e este foi o livro que elevou meu coração para praias do Oeste e acontecimentos antigos.
Eu ganhei de presente este livro de um amigo, e curti demais, apesar de ser bem triste. Ótimo vídeo.
Obrigado! ABS!
Por favor...faz um TT sobre o Túrin Turambar
Tá na lista! Pode deixar! abs =)
Li este livro emprestado, foi o primeiro e o único até o momento que inteiramente em inglês. Aos trancos e barrancos foi, e meu Deus, que estória! Uma tragédia dramática, que você não quer parar de ler, e quando pensa que não pode ficar pior, Bum!, Fica.
Gostei muito da característica da casa de Húrin, de serem homens orgulhosos, que escarneciam até de Morgoth, e não se deixavam dobrar ante à sombra, ainda que ela permeasse gerações e gerações. Grande estória! Resenha perfeita, esse que tem traduzido pelo Ronald vou comprar em português, pois além da tradução ser ótima, e isso eu percebi depois das dicas do Tolkien Talk, as edições em inglês no Brasil não se comparam com a qualidade e o esmero dessa.
O vídeo não deixa nada a desejar, uma apresentação que uma obra de Tokien merece! Parabén Tolkien Talk e obrigado!
PS: estava fuçando uns sites e vi que tem um debate sobre racismo nas obras de Tolkien. Como é um tema polêmico e que muitas pessoas podem acreditar que a obra do professor é racista, seria uma boa idéia o Tolkien Talk esclarecer sobre esse ponto, dada a importância que vocês tem na internet quando o assunto é Tolkien. Dentro do meu conhecimento os argumentos sobre o racismo na obra de Tokien não se sustentam numa leitura séria da obra, mas vocês são uma referência para falar sobre o assunto. E mais uma vez Obrigado, Sergio e Cezar, por tratarem, e nos trazer a obra de Tolkien com tanto cuidado e carinho!
Olá Romulo! A casa de Húrin realmente era altiva e inflexível, mas pagou um preço muito alto por isto... ainda existe a questão da Segunda Profecia de Mandos e teríamos Túrin novamente! No futuro, o Sergio fará um vídeo especial sobre isto! Este livro e a "Última Canção de Bilbo" são sem dúvida as melhores publicações em português (os Hobbits capa dura são bons tb ) . Se Os Filhos de Húrin tivesse capa dura teria sido incomparável com qualquer outra publicação! Sobre o racismo é uma ótima questão MESMO! Parabéns pela ideia, vamos aproveitar para citar a questão da maior parte dos hobbits ter uma pele "brown"... Romulo, meu cara amigo, obrigado pelo incentivo, de verdade mesmo. As vezes fazemos um vídeo de 10 minutos, mas que levou uma semana de pesquisa, debate e trabalho. Tudo vale a pena quando lemos comentários sinceros como o seu. Grande abraço e que a luz de Earendil brilhe em seu caminho.
Boa sugestão de tema, Romulo.
Anotei aqui.
Obrigado e um forte abraço.
+Siyzar :)))))
90 anos para produzir esta obra de arte TRÁGICA nem preciso falar mais nada. 👍🏻😊🖤
Amei a Resenha... ainda não tenho os principais livros do Tolkien mas recentemente já adquiri O Hobbit. E to amando. Não conhecia nada sobre essa obra O Legendarium (Se estiver errada a escrita me corriga por favor. Rsrs..) mas o canal de VCs me ajudou muito e só me induziu a comprar os livros e mergulhar de cabeça nesse universo que é o Legendarium.
Obrigado pelo carinho meu caro/cara gunner!
O Hobbit se torna ainda mais fascinante a cada releitura... C.S. Lewis tinha dito isto de forma profética.
Daqui 10 anos você vai reler a aventura de Bilbo e pensar "este livro é AINDA melhor do que eu lembrava!"
O nome legendarium está certinho sim, ou seja, é a mitologia de Tolkien sobre Arda.
Continue degustando os livros e vamos JUNTOS para novos caminhos!
Abração =D
Esse poema dos filhos de hurin na baladas de beleriand é fenômenal ❤❤❤❤
Haha muito obrigado por ter me citado mais uma vez, resenha otima como sempre, seria bom um video sobre tolkien e c. s. Lewis a amizade entre os dois, e sobre tolkien ter ajudado ele na conversão para o cristianismo, grande abraço!!!
Valeu Matheus! Sugestão anotada, está na fila! Aquele abraço! o/
Matheus, o tema da amizade de Tolkien e Lewis e também da conversão foi abordado no TT #22, dê uma conferida: ruclips.net/video/b-QQ6tns_p8/видео.html
Mesmo assim, como são temas importantes, ainda serão bem abordados aqui no canal.
Obrigado e um abraço.
Enfim tive tempo para terminar o livro, é só hoje pude vim aqui assistir essa resenha M-AR-A-V-I-L-H-O-S-A . Só fez meu amor aumentar muito por essa historia que apesar dos pesares, ser muito triste tenho grande apresso por essa historia. E o final é de corta coração. Obs parabéns pelo canal. (2018)
Olá Dione!
É um livro sensacional mesmo com todas as desgraças...
Na resenha eu procurei falar mais da história DO livro do que da história que ESTÁ no livro rsrs
Muito obrigado pelo carinho! Grande abraço!
Cesar
Olá, Cesar. Primeiramente gostaria de parabenizar você e todo o pessoal envolvido com o canal. É uma satisfação gigantesca ver que existem pessoas comprometidas de forma tão profunda com as obras do professor (e tudo tudo o que diz respeito a elas) aqui no RUclips brasileiro.
Me perdoe se já tiver respondido essa pergunta mais vezes: você tem alguma informação sobre como andam as versões definitivas de Beren e Luthien e a Queda de Gondolin? Espero realmente que elas ainda cheguem até nós pelas mãos do próprio Christopher.
De novo, parabéns pelo canal excelente. Abraço!
Olá Victor! Muito obrigado pelos elogios e incentivo! Cada palavra dessa nos ajuda como os lembas ajudaram Frodo e Sam a seguirem em frente. Nossa jornada não é escura, porém é extremamente longa, talvez infinita! Faço da sua pergunta, minha! Christopher mais do que ninguém sabe o quão importante estas outras duas sagas eram para Tolkien... EU não me iludo pensando nisto pois os Filhos de Húrin tinha mais material disponível e Christopher teve que "suar sangue" para chegar no livro que temos hoje... Eu ACHO que no futuro pessoas como o casal Wayne Hammond e Christina Scull estariam aptos a tentar melhorar o Silmarillion por exemplo... tipo um Silmarillion Versão 2.0 com todas as devidas correções e ajustes. Já quanto aos Contos, as versões contantes no HoM-e quebram um galho, em especial a Queda de Gondolin que temos no The Book of Lost Tales. Uma pena não te passar uma resposta positiva, pois este também é o meu maior desejo... uma pena... grande abraço!
Sou apaixonada pelo canal. Sempre admirei o livro do Senhor dos Anéis e o trabalho do professor. Mas vocês dão detalhes ótimos .e
Já li Os filhos de Húrin e estou com vontade de ler novamente com mas essa explicação 😘
Meu livro favorito do professor Tolkien, uma das melhores lendas. Eu amaria ver essa em filme ou serie! Valeu pela resenha TT!
Nós que agradecemos!
Muito obrigada pelo seu trabalho! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Nossa! Fiquei impressionado! Parabéns!!!
🙆🏻♂️🙆🏻♂️🙆🏻♂️
Ganhei de presente a pré-venda do livro a Queda de Gondolin rsrsrs doido para ler!
Verdadeira aula!!! parabéns Cesar!!
Ótima resenha, essa história é incrível!
Vcs são fantásticos
Tão de parabéns!!!!! Quase 8MIL.
OBRIGADO amigo!!! Vamo simbora! abs!
Muito obrigado, Everaldo! Abraços.
Venho do futuro para avisar que vcs já passaram dos 115 mil inscritos!rs.
Incrível a qualidade dos videos do TT mesmo no início do canal!
BRIGADUUUUUUUUUUUUUU
Passando para deixar o like e seguir em frente em minha maraTTona
Resenha impecável! 🙏🏾📚👀👀👀
Minha parte favorita do Silmarillion!! Glaurung é O DRAGÃO!! Turim é o cara mais azarado. Ainda sim é um herói sem precedentes...
Maravilhoso vídeo cesão top top
❤️❤️❤️❤️
Fiquei chocada com a vida... a sina de Túrin Turambar, a Casa de Húrin... chorei, me encantei, tive esperanças, fiquei com raiva qdo parece q tudo é resolvido no fio da espada, as traições, os mal-entendidos... nossa... o Professor Tolkien entendia a alma humana como poucos. Abençoados q somos e ainda assim... tropeçamos fragorosamente, caímos, nos reerguemos, ouvimos o Amor, debelamos a escuridão, para daqui a pouco fazermos ouvidos moucos aos bons conselhos vindos do Coração... e daí... escutamos os conselhos da soberba, do orgulho, da altivez vazia... é tudo lindamente trágico e mágico e... é humano, é élfico e... É a trajetória dos Seres Viventes sobre a Terra ( Média) e o devotado Amor e Respeito dos Sagrados Seres à toda a Existência. Maravilhoso!
excelente, maravilhoso, perfeito.
Ótimo vídeo!
Valeu Sr. Frodo! hehehe =D abraços!
César parabéns!
Excelente vídeo, muito esclarecedor e interessante.
Obrigada, amei!
OBRIGADO! o/ Abs!
Super apaixonada poderia ser adaptado pro cinema, top a resenha Parabéns!
Olá Vandha, obrigado pelo elogio! Sim, a história daria um filme incrível sem dúvida alguma! abs!
Gostei da ideia do bate papo,seria perfeito
Fernando, vamos ver se dá jogo! Seria um imenso prazer recebê-lo para um bate papo! Grande abraço!
Ficamos no aguarde hehe
Parabéns. 👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍
Obrigaduuuuu!
Parabéns pelo vídeo, muito bom como sempre !
Muito obrigado! Grande abraço! o/
Q canal mais lindo, meu!!!
❤👏💖❤👏💖❤👏💖❤👏💖❤👏💖
Muito bom, não sabia do audiobook do Lee. Vou ver se compro!
Se comprar, manda as fotos no grupo do facebook por favor! Valeu e abs!
Neste vídeo eu só sentir falta foi você comenta sobre a história, eu já li, mas queria conhece o ponto de vista de alguém com muito mais experiencia sobre Tolkien.
abraço.
Olá Fabio, você está certo em seu comentário! Eu não falei sobre a história pois no comecinho do vídeo eu digo "se você ainda não leu o Silmarillion, pule este vídeo e assista depois". Desta forma a pessoa já terá tido contato com o capítulo "Túrin Turambar" e vai entender que o livro é a história, porém em sua forma mais extensa. Agora, respondendo a sua pergunta, o meu ponto de vista é: Os Filhos de Húrin, valeu cada um dos 90 anos de espera. A história é densa, intrincada e profunda. Um vortex de tudo o que uma época negra pode significar... orgulho, luta, escolhas equivocadas, tragédias e finais tristes. O final da história sempre me pesa o coração, não importa quantas vezes eu já tenha lido... uma obra prima de um mestre. Forte abraço!
Realmente foi um muito boa história, daria um bom filme se fosse seguindo ao pé da letra, mas os desfechos finais foram bastante tensos e triste. Porém eu não sei se o final fosse feliz seria tão bom assim como foi. Mas é de Tolkien que estamos falando, e, ali criatividade sobrava kkkkkkkkk, então seria bom do mesmo jeito.
grande abraço e continue com este belo trabalho.
Já tinha comprado há algum tempo, mas só consegui lê-lo no mês passado, é fantástico! Sem sombra de dúvidas uma das histórias da Terra-média que mais gosto, desde quando li pela primeira vez em O Silmarillion. Concordo com você, é uma das mais bonitas publicações do Tolkien no Brasil.
P.S. Glaurung é o mais incrível dragão já criado na literatura!!!!
Grande Sandro! Concordo, Glaurung é o mais incrível dragão já criado na literatura. Não é apenas uma besta, mas sim ardiloso... sagaz... ácido... um personagem nada óbvio. Obrigado pelo recado! ABS!
Oi Cesar parabéns pelo vídeo , esperando um vídeo de Beren e Luthien , sempre estou enchendo saquinho do Sergio no face , por um vídeo desse casal , que é meus personagens favoritos de toda Arda !!!!!!!
Olá Ryu! Obrigado pelo recado! Com certeza este casal vai aparecer por aqui, pode deixar! abraços!
Resenha incrível sobre um livro mais incrível ainda! E que surpresa boa ter a minha pergunta respondida por vocês! A-D-O-R-E-I!
Eu imaginei que você fosse gostar Thais! Seu comentário foi muito engraçado na época, então eu resolvi fazer todo o histórico para o pessoal entender direitinho.Você percebeu que a resenha é imensa e eu falei somente sobre os PROCESSO do livro praticamente... nada sobre a história! "É desgraça pra todo lado" rsrsrs EXATO! Obrigado pelo carinho e reconhecimento! Continue conosco, assistindo e comentando! Abs!
Obrigado pela participação aqui no canal, Thaís!
Forte abraço!
Excelente!
Gosto demais desse livro...
Na espera do tt de turin turambar..
E throrin escudo carvalho...
Já está na lista! Uma hora sai =D
@@TolkienTalk to no aguardo em 😀
Excelente resenha! comprei o livro numa promoção indicado por você! Estava lacrado! Na "pilha" dos livros a serem lidos! Mas então no começo do vídeo você menciona as ilustrações. Ha!!!! Abri o livro e fiquei encantada com a diagramação como você comenta que esta perfeita e as ilustrações em tons sépias tipo vintage. !!!!Que bom saber do carinho do filho de Tolkien pela obra do pai. Estava lendo uma carta de Tolkien, não lembro qual , que ele menciona que seus livros são escritos para serem lidos em voz alta. Especialmente a parte das Baladas e canções. Pois, assim entenderemos melhor seu sentido . Dica de Tolkien que vou seguir na releitura do Silmarillion. !!!! Obrigada pela resenha e dicas! :)Começo hoje na ler os Filhos de Húrin!
Bem lembrado, Denise. Tolkien, medievalista como era, valorizava bastante uma boa história contada em voz alta.
É mesmo, tinha aquela super promoção né? Olha só, você tinha um tesouro em casa e não sabia rsrsrs A diagramação é muito bonita mesmo =) A questão da voz alta eu sempre imagino leituras em trechos como os das canções ou invocações de Elbereth que Frodo e Sam fazem para afastar as sombras em o SdA. Eu que agradeço o recado Denise! Grande abraço e boa leitura! Leia devagar, pois você tem nas mãos o trabalho de 3 gerações, 90 anos até a conclusão e 30 anos de carinho entre pai e filho!
Excelente resenha! Me deixou muito intrigado para comprar o livro. Gostaria que vocês fizessem algum video explicando a arvores genealógicas dos elfos e dos homens, explicando um pouco sobre cada integrante da arvore. Sempre que li Silmarillion, me perdia um pouco sobre isso. Abraço
Sugestão anotada, Michael.
Sempre que formos falar de alguém, vamos tentar mostrar a árvore genealógica. No vídeo do próximo domingo, que será sobre um importante elfo, já será mostrado seu parentesco.
Obrigado e um abraço.
Olá Michael! Obrigado pelo recado e elogio! Vou começar a inserir árvores genealógicas sempre que possível e sua sugestão está na nossa pauta, ok? Ótimo tema para um vídeo! Vou pensar em algo legal! Abraços! o/
Estou lendo o livro filhos de hurim.
Em um trecho ,Sador explica a Turim que se um elfo tiver uma parte destruída ,ele pode se regenerar.
pois a sua recuperação é mais rápida que um humano,o q eu vocês dizem à respeito?
Wendell, se você puder colocar a citação aqui, fica melhor de analisar.
Mas, no caso de uma amputação, por exemplo, o membro não cresce de volta não (vide Maedhros, por exemplo).
Creio que o trecho se refira a recuperação da saúde mesmo.
Abraço.
ah, claro que tinha que ser eu o primeiro à comentar sobre esse livro, de um dos meus personagens favoritos, o Espada Negra! Caramba, é muita particularidade! Deu até vontade de ler de novo!! Costumeiramente, um ótimo vídeo! Parabéns, Sor Siyzar RL
Valeu pelo apoio Miestre Yarbas! ABS! SSRL
Você e suas resenhas perfeitas!
Vai ter live do evento de agosto? Seria legal...
Muito obrigado pelo super elogio Bárbara! Quando eu comecei o evento eu achei ingenuamente que apenas uma dúzia de pessoas iria comparecer para bater papo e tomar um café! hahaha de repente temos mais de 100... eu procurei auxilio da Editora para fornecer uma estrutura mais apropriada, o que possibilitaria a transmissão ao vivo pela internet, porém a Martins Fontes não confirmou isto conosco e eu tive que optar por um espaço público onde não terei como inserir este tipo de aparato. MAS eu tirarei fotos e farei pequenos vídeos. Depois farei uma edição com tudo e publicarei no TT! Quem sabe no próximo a Martins Fontes tenha interesse em uma parceria?! Grande abraço! =)
Que pena! Mas pelo menos teremos um vídeo sobre para nós que não podemos ir ver o que aconteceu por ai e tal...
Abs Hobbit Pra vc!
Actualmente es el libro Tolkieniano que mas me gusta, en parte por el sentido de lo tragico de la vida, en plena primera epoca. Tambien por carecer de elementos demasiado proximos a los cuentos de hadas tradionales (tales como brincan a la vista en The Hobbit). Y que buen trabajo hizo aqui Christopher T..
lease: tradicionales
Peter você está conseguindo acompanhar o TT com as legendas ou está entendendo o áudio também?!
Tolkien Talk Normalmente posso entender o portugues falado de voces en ao menos um 70%. Leer e outra coisa--ate 100%. De toda maneira gosto muito dos seus programas e as ilustracoes me ayudam a entender.
Show!!!
Vou compra vou compra vou compra =)
Booooora lá! =D
Muito boa essa resenha. Uma resenha do jogo Shadow of Mordor seria legal também.
Olá, MkDVice. Pretendemos falar do jogo Shadow of Mordor sim, comentando de que forma ele é fiel (ou não) aos livros.
Abraços.
Obrigado MkDvice! \o/
Tenho O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e Contos Inacabados. Por último comprei Beren Lúthien e A Queda de Gondolin, mas oa Filhos de Húrin é de longe é o meu favorito.
Muito bom 👍
Como faço para adquirir The History of Middle Earth?
Queria também o Beren e Luthien e a Queda de Gondolin...
Gostei muito da resenha! Santa Galadriel, preciso deste livro! kkkkk Tenho uma dúvida. É possível que ainda hajam publicações futuras dos escritos de Tolkien sobre o Legendarium? Há notícias se o filho de Tolkien está trabalhando em alguma coisa relacionada?
Olá, Lucas. É possível sim, porque havia muitas caixas de escritos do
Professor. Não necessariamente sobre o Legendário, mas outras coisas
também. Agora em novembro será lançado um livro que não era impresso há
70 anos: The Lay of Aotrou and Itroun. Não sabemos se Christopher está
trabalhando em alguma coisa, mas há outros tolkienistas que estão. No
começo do ano foi lançada uma versão expandida do ensaio "A Secret
Vice", que Tolkien escreveu sobre suas línguas inventadas.
Obrigado pela presença e um abraço!
Muito obrigado, irmão! Vamos torcer para que essas obras sejam lançadas e traduzidas em breve! Abraços! :)
Obs: Tenho duas contas, pois uma é a que uso no PC e a outra é a que uso no celular. Sou inscrito duas vezes kkkkkkkkkk
Que massa, participação dobrada hahaha. Abraço!
boa tarde gostaria que vc falace so Hurin thalion
É só dos games mesmo. Não existe nos livros.
A citação que eu me refiro é essa :
Mas os Elfos não definham e não morrem a não ser por grande ferimento. De
ferimentos e desgostos que matariam os Homens eles podem ser sarados; e
há quem diga que, mesmo quando os seus corpos estão despedaçados, eles
voltam. Tal Não acontece conosco
Ah, entendi. Ele se refere à reencarnação. Ao morrer, os espíritos dos Elfos iam para os Palácios de Mandos, de onde poderiam voltar caso reencarnassem. Isso era plenamente possível. Dê uma olhadinha no TT #42 (ruclips.net/video/lqy0hhApTVM/видео.html).
Os Homens não reencarnavam, seus espíritos iam para um lugar reservado em Mandos e depois saíam do Mundo. Por isso ele fala que "tal não acontece conosco" - pois não havia reencarnação em Arda para os Homens (salvo para Beren, a quem foi concedida essa essa exceção devido aos serviços prestados contra Morgoth).
Entao. Tenho esse livro, mas a minha versao nao é folhas amareladas
Sao folhas brancas.. Ja percebi que existe essas duas ediçoes
Mas na compra numa loja virtual nao tem especificaçao de qual ediçao é ou qual reimpressão , pra so assim o comprador ter ideia se é a versao com folhas amarelas ou folhas brancas ( 😑😒)
Alguem ai sabe informar como diferencio as ediçoes na hora de comprar?????
Olá Luan! Rapaz, eu nunca vi um FdH com folhas brancas!
Com a WMF tinhamos uma considerável diferença entre os lotes de livros como O Hobbit e O Silmarillion.
É a primeira vez que vejo nos FdH. Bem, com a entrada das edições da HarperCollins no Brasil, tudo será padrozinado.
Siyzar Pois é..infelizmente a minha ediçao sao folhas brancas, e olhei ate unboxings no youtube e vi outras ediçoes iguais. Quase q um descaso por parte da editora hein.... Gosto muito do formato desse livro mas em folhas brancas é ruim. E nem se quer ha uma especificaçao sobre lote ou coisa do tipo nas informçoes de compra. .. Gostaria de adiquirir novamente so por esse detalhe mas parece q sera na "sorte".
Por esse e outros motivos que eu estava torcendo para que os direitos mudassem de editora... Tolkien merece muito mais respeito por aqui... Ainda bem q aconteceu 🙏, agora aguardar a republicação
Pelo menos tem um ponto positivo: os preços destes livros DESPENCARAM, então você poderá encontrá-los abaixo de 20 ou 19 reais facilmente. Não sabemos se esta tradução será mantida pela HCB, mas esperamos que sim, o Ronald é o Papa de Tolkien na nossa opinião.
Siyzar Sim, tomara. Essa fase da HCB promete 🙏
..Ja sobre O hobbit me pergunto o que irão lançar kkk ja se teve tantas ediçoes no Brasil... Acho que interessante seria a HCB trazer primeiramente a versao toda ilustrada por Alan Lee.. Seria uma bela novidade por aqui.
Ótimo vídeo. A tragédia de Túrin é realmente um ótimo conto e todo trabalho no livro foi muito bem feito. Porém a parte de Glaurung me relembrou uma dúvida quanto aos dragões. Seguinte, Glaurung lançou um feitiço sobre Nienor, sobre Túrin mesmo em Nargothrond então, os dragões em geral podem lançar feitiços ou Glaurung que conseguia por justamente ser o primeiro?
De todos os dragões, temos mais informações sobre Glaurung e Smaug. Então nossa amostra é pequena... Muitas questões no mundo de Tolkien não tem respostas cravadas. Existem indícios em certos casos e em outros nem isto. Sabemos que Glaurung era um PODEROSO ESPÍRITO e que ele foi criado com muito cuidado por Morgoth e isto quer dizer que também carregava um pouco do poder do Senhor do Escuro. Então PODE SER que outros dragões tivessem poderes para encantamentos, porém eu não acredito que do poto de vista "mágico" tenha existido algum tão poderoso quanto ele. A malícia era a sua principal arma. abraços!
Vinicius, sobra a questão do poder de feitiço e do espírito de um dragão, apresentamos algumas citações (bem raras) de Tolkien no vídeo sobre Ancalagon, dê uma conferida lá: ruclips.net/video/OLCmhNO1D-A/видео.html
Obrigado e um abraço.
Terceira geração! 😊 Que lindo!
Bela resenha César! Os comentários de vcs tem me ajudado muito a entender todo este universo tolkienniano. 🙏🏾😊Estou lendo " O Silmarillion" , já li, antes, nesta ordem : "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". O próximo livro seria este? Vcs teriam alguma sugestão para mim já q estou iniciando no Universo Tolkien? Agradecida! 🙏🏾📚
Olá Sandra! Tudo bem contigo? Acredito que os TTs #383 e #23 vão te ajudar! Depois destes que você já leu em geral aconselhamos Os Filhos de Húrin ou o Contos Inacabados. Mas confere estes TTs ok? Abração!
@@TolkienTalk Grata pelo retorno e a dica de leituraCésar! Verei os TTs...
Que maravilhoso o Silmarillion! Lindo! 🙏🏾🌸
Passando pra deixar uma sugestão de tema. (Bandas que fizeram sucesso cantando Tolkien. Ex.: Led Zeppelin, Blind Guardian etc...
Parabéns pelo trabalho. Ainda não sei qual a minha personagem favorita. Estou entre Feanor, Tuor, Turin e Beren.
Valeu Alfredo! Sugestões anotadas =) abs!
Resenha Raiz!
Acho incrível todo o legendarium,é um sentimento inexplicável ler algo que demorou quase 100 anos pra ser escrito
Recentemente adquiri meu primeiro livro do Tolkien (A Sociedade do anel), vcs recomendam eu fazer anotações, marcar trechos e páginas?
Filhos de húrin eu amo,❤🥰🤙
Quantas paginas tem o livro
Estou lendo esse livro.
Pra quem da começando esse gênero e bom esse autor .qual livro do autor pra começar.
TT #383
Os Filhos de Húrin foi o primeiro livro que li de J. R. R. Tolkien. Na época eu não conhecia Tolkien nem nada dele (por volta de 2009) e por felicidade do destino, eu tinha uma mania muito boa de entrar na livraria e comprar um livro de fantasia aleatório, sem referências, do tipo que precisa ser Amor à primeira vista. E Tolkien entrou no meu ♥ assim, pelo drama da família de Húrin. Anos depois comprei o livro "O Anel dos Nibelungos" de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo que relata o conto que serviu de inspiração ao senhor dos anéis muito bom, recomendo!
Eu presiso ler algum antes desse ou nao ?
Sua pergunta está respondida no TT 23 sobre ordem de leitura.
Olá Tolkien Talk, ficaria feliz em ter minha pergunta respondida: Estou me aventurando ainda a pouco tempo nos livros de Tolkien, e assim por dizer, na terra média (Li "O hobbit", e estou terminando de ler "O Senhor dos Anéis")... Minha pergunta é se posso recomendar esse livro, "Os Filhos de Húrin", para alguém que não leu nada sobre a terra média ... ou vocês acham que é um livro já para alguém dentro do universo Legendário?
Olá, Guilherme. Considerando que há uma introdução básica no livro sobre a história como um todo antes da apresentação do conto dos Filhos de Húrin, creio que não haveria problema alguém ler o livro solto. Mas claro que recomendamos que ele seja lido depois de O Silmarillion, pois o entendimento é bem mais completo assim.
Abtaços.
Tolkien Talk Ótimo! ... Obrigado pela atenção ^^
Olá parabéns pelos vídeos. Mas, sobre os livros mais importantes do Tolkien com uma linguagem rebuscada, poderia me indicar alguns?
Outro ponto que gosto muito nesse livro é de como se dá a narrativa, por exemplo, no contos inacabados as falas se dão na primeira pessoa enquanto que nos filhos de hurin são em sua maioria em segunda pessoa.
Meu caro Vinicius, eu não tenho essa percepção. Todos os livros do Legendarium são em Terceira pessoa, pois Tolkien gostava de descrever muito os locais, pessoas, sentimentos e descrever pontos de vista dos personagens. Porém em O Hobbit, que é um elemento atípico na Mitologia, temos a segunda pessoa de forma pautada, o que é muito engraçado, pois Bilbo é um personagem muito peculiar. Obrigado e um abraço!
Siyzar mil desculpas por esse equívoco, kkk, na verdade eu não expressei direito o meu ponto de vista, o que eu quis dizer foi mais em relação a conjugação verbal na narrativa, vou exemplificar, na fala de Orodreth aos elfos Gelmir e Arminas, ele fala (acho que não é exatamente essa, mas é parecida )-porque buscais Turgon, ou quem sabe tivestes outras incumbências?? Veja que ele usa BUSCAIS e TIVESTES, sendo que no contos inacabados está BUSCAM e TIVERAM. Eu não sei pra maioria dos leitores, mas esse tipo "linguagem " me agrada muito (acho sofisticado e elegante) , e mais uma vez peço desculpas, acho que mereço um pequeno desconto, pois me formei a mais de sete anos e o português nunca foi minha matéria preferida.Kkk. Abraço.
Na verdade não precisa pedir desculpas! Eu QUE AGRADEÇO, pois depois de tantas leituras eu sequer tinha notado isso que você descreveu! Que interessante! Mais uma pergunta que pretendo fazer para o Ronald Krymse: se nos textos originais algo o incentivou a usar essas conjugações ou se foi uma opção dele! WELL DONE my friend! Grande abraço e obrigado novamente!
Alguém já leu este livro em inglês? Nunca li Tolkien em inglês e não estou achando este livro em português, é muito difícil?
A nova edição dele em Português e com capa dura sai em Fevereiro de 2020. Aguarde um pouco mais que vai valer a pena.
@@TolkienTalk aaaa certo! Muitoo obrigada 💖💖
Poxa cara, dá uma tristeza toda vez que eu me lembro dessa história. Dava pra dividir o sofrimento da família de Húrin pra umas dez encarnações. Os trabalhos e o sofrimento de Túrin são uma coisa terrível, a angustia de Húrin coitado, que assistiu tudo de camarote envenenado por Morgoth, o desespero de Morwen, mas de quem sinto mais pena é de Nienor, não sei bem porque, todos eles sofrem muito, mas a parte dela é que me deixa mais triste.
Eu sei por que você tem mais pena de Nienor: por que ela não parecia com o resto da família. Húrin e Túrin eram orgulhosos e inflexíveis. Morwen era estóica... resoluta... menos orgulhosa, mas ainda assim era. Nienor era doce... por isto. Grande história. abs!
É verdade, é como um sentimento fraterno ou paterno que agente desenvolve por ela, alguém que não deveria estar ali, uma vítima inocente que remonta à nossa própria família.
Alias parabéns pela resenha, e obrigado pela resposta, faz todo sentido; tenho que ler a história com uma cartela de laxotan do lado pra poder assimilar melhor essas nuances, é muito sentimento envolvido kkk, Abraços.
hahaha perfeitos comentários "uma cartela de lexotan" e a sensação de que Nienor era "alguém que não deveria estar ali". É isso mesmo.Obrigado pelo elogio à resenha. Abraços!
Uma pergunta off topic, no filme O Hobbit quando o Gandalf está se despedindo do Bilbo, o próprio responde "graça aos deuses", essa frase é correta dentro do contexto da mitologia da Terra Média?
Ailton, Tolkien explica que os Homens, dentro da mitologia dele, chegaram a chamar os Valar de deuses, mas isso era impróprio. Deus mesmo só Eru Ilúvatar. Os Valar são mais equiparados a anjos.
Abraço.
oi. bom dia. para comprar todos os livros da terra média. onde posso achar ?
Rogerio, alguns livros estão fora de catálogo até que a HarperCollins Brasil relance as novas versões.
O Senhor dos Anéis sairá em novembro e no primeiro semestre de 2020 teremos outros.
Todas as versões hoje disponíveis estão no link abaixo:
tolkientalksite.wordpress.com/2017/03/21/tolkien-talk-afiliado-da-amazon-com-br/
Olá amigo, seu vídeos são muito bons. mas gostaria que você me indicasse livros do Tolkien com uma escrita mais rebuscada.
Parabéns pelos vídeos.
Os dois primeiros volumes do History of Middle-earth são de um inglês bem complicado! Acho que é o que você procura. Em português, a nova tradução de O Silmarillion, vai ter uma "pegada mais culta"! abs =)
Acabei de compra esse livro 60 conto na Saraiva
Comprei o livro! :)
Boa, grande Lucas! Aproveite! :DD
:D
Bacana Lucas! Você vai adorar! Depois nos conte! Abraços =D
Chegou!! :D
Uopa! Enjoy!
Turin o bravo amaldiçoado por morgoth mesmo assim virou o mestre do destino.
🥲🥲
Acredito que o mestre Tolkien foi o primeiro a dar um tom mais adulto para a fantasia o que vocês acham Tolkien Talk ?
Com certeza ele foi um dos que resgataram os contos de fadas para fora do mundo infantil direto para os adultos. No entanto, em matéria de primeiro, não necessariamente... Mais ou menos na mesma época houve Robert E. Howard com as Crônicas de Conan. Algumas décadas antes de Tolkien, houve George MacDonald, por exemplo...
Agora, Tolkien foi o primeiro (e, a meu ver, o que o fez com mais sucesso até hoje) a criar um Mundo Secundário praticamente perfeito, onde o leitor sente que realmente é verdadeiro. Nisso, para mim, ele foi o primeiro e único.
Obrigado pela participação, Johan.
Abraço!
eu não havia me lembrado do Robert E. Howard , mas o Conan é de 1932 e o mestre pelo que eu me lembre começou a desenvolver sua Mitologia em 1914 , alguns ignorantes falam que Tolkien é infantil mas ele é influencia direta do próprio George RR Martin
Sim sim, a Terra-média nasceu em 1914, mas o mundo dos leitores só o conheceu praticamente em 1937 com a publicação de O Hobbit. Mas realmente, a ideia dele de criar toda uma mitologia me parece ser anterior a Howard, sendo que o mundo que este criou não é tão detalhado quanto o legendário do Professor.
Quanto a quem fala que Tolkien é infantil, deixo apenas um trechinho do que C. S. Lewis escreveu numa resenha de O Hobbit: "Definir o mundo de O Hobbit é, obviamente, impossível, porque é um mundo complementarity novo. Você não pode antecipá-lo antes de estar lá, e uma vez que está, nunca mais consegue esquecê-lo (…), será mais engraçado para os leitores jovens e, apenas anos mais tarde, na décima ou décima primeira leitura, será possível perceber a profunda reflexão e estudos vigorosos que foram utilizados para que tudo fosse tão maduro e tão amigável, e de sua própria maneira, tão verdadeiro. Previsões são perigosas: mas O Hobbit pode muito bem se tornar um clássico.”
Forte abraço!
Johan, não só deu um tom adulto, mas trouxe de volta o verdadeiro conto de fadas. Tolkien mostra em suas obras o quão equivocados são os clichês criados pela Disney...
e Tolkien também que renovou os contos de fadas , trazendo uma mensagem madura e profunda em suas obras
César... ler mas... é tudo tão triste! 😐🙁🙏🏾📚👀👀👀 talvez esta seja a História q sintetiza toda a grande maldade, todo o coração malicioso de Morgoth e suas amargas consequências!
Sim, essa obra mostra como o Orgulho tem um preço caro e amargo.
👏👏👏
alguem ja disse q vc tem orelha de elfo ?
Rafael Dias muitas vezes! Kkk mas eu tenho orelhas de Hobbit mesmo, estas sim, são pontudas de verdade!
Esse livro realmente é excelente. Na minha opinião, Túrin é disparado o maior guerreiro da Terra-Média. Maior até mesmo que o pai e o tio dele. Maior que Feanor, Fingolfin, Etchelion da Fonte, o Glorfindel, Aragorn, Legolas, Gingli e etc. O Espada Negra é muito top. Hahah
Por favor, façam um vídeo falando sobre os maiores feitos desses guerreiros, e fala até da Eowyn se pá. Abraços para vocês. =D
Sugestão anotada, Vitor.
Dos que você citou, já há um vídeo sobre Glorfindel, não deixe de assistir: ruclips.net/video/lqy0hhApTVM/видео.html
Forte abraço!
Olá Vitor, talvez Túrin realmente tenha sido o maior dos guerreiros e ele é o personagem predileto de muitos leitores. Eu particularmente gosto muito de Beren, mas é mais pela personalidade. Obrigado pelo recado! ABS!
+Tolkien Talk Eu já assisti o do Glorfindel. Eu acho ele um personagem sensacional. Também gosto muito dele, mas o Túrin é esplêndido. Ele só é cabeça dura. Haha
O Espada Negra é muito TOP!
+Thais Corbanezi É o mais top. Hahaha
O livro que a Ines ama
eu vi uma vez na internet que o Christopher tirou do Silmarillion um capítulo sobre um marinheiro,isso e verdade?
Olá Gabriel! Aelfwine era um marinheiro que foi para o Oeste e em Tol Erresëa tomou conhecimento da história dos elfos. Ele não faz parte das lendas, apenas as ouviu.Foi uma escolha editorial do Chris deixa-lo de fora, não mencionando as partes em que ele aparece (não foi um capítulo especificamente que ficou de fora). Ele está presente no HoM-e. Abraços!
existe esse o audiolivro e portugues?
Infelizmente não, Gleibson.
Abraço.
😀
Christopher Lee narrou "Os filhos de Húrin".
...........................
.....................
...............
........
...
Fui a óbito.
hahahaha CALMA! Vai dar tudo certo! Você vai sobreviver =P
Engraçado foi a ordem que eu comecei a ler Tolkien kkkkk,comecei no Ainulindale,dai foi pro Turin turambar,isso no silmarillion,dai depois fui pro senhor dos anéis e só agora to lendo O Hobbit
#filmejá
G.
O vídeo é muito bom, mas a pronúncia dos nomes "Húrin" e "Túrin" me incomodam bastante, já que o acento deixa exposto que a sílaba mais forte é o "Hú" e o "Tú", mas no vídeo você pronuncia o "in" como sílaba tônica. É uma chatice minha, eu sei, mas incomoda bastante... hahahahahahaha. Mas, novamente, com exceção da pronúncia, o vídeo é muito bom! :)
Olá, Caíque. É verdade que essas palavras são paroxítonas, mas não é por causa dos acentos (as regras do Quenya e Sindarin são diferentes do Português neste quesito, por incrível que pareça hehehe). Abraços.
Tudo bem Caique?
De fato preciso melhorar em muito minhas pronúncias meu amigo.
Minha meta para os próximos é ir ajustando isto ok?
Grande abraço e obrigado pelo incentivo =)
Não posso, não posso, Mablung? - gritou Túrin. - Mas por que não! Veja, sou cego! Você não sabia? Cego, cego, tateando desde a infância em uma negra névoa criada por Morgoth! (...)"
Afinal ele era cego ou não ?
Por favor me responda não posso morrer com está dúvida
Não era. Apenas uma forma de dizer que Morgoth mexia com sua mente. 🌟
Nossa no final do livro da muito a entender que ele era
Glaurung o enfeitiçou quando cruzaram os olhares em Nargothrond.
.