Olhe, eu sou espírita e médium, Tolkien entendia da natureza, mais de que muitos sonham, eu estou impressionado, muito obrigado Sérgio, os Ainur e os Maiar são como espíritos superiores(Ou espíritos rebeldes como Melkor) e influenciam os "encarnados" assim como os espíritos influenciam as nossas vidas, parece difícil de acreditar, não sei se você conhece o espiritismo como eu, mas é muitíssimo similar, o que para muitos pode ser fantasia(telepatia) nos outros mundos mais evoluídos do universo é normal, vídeo excelente! Tolkien é mesmo um mestre, um visionário., entendia de Deus como nenhum outro, Eru Ilúvatar, o mito cosmogônico que pra mim é mais que uma historia fantástica, é um modo de enxergar a vida.
Olá, Bruno. Eu não conheço muito o espiritismo... O Tolkien era católico fervoroso e, segundo ele mesmo, sua obra é fundamentalmente cristã e católica. No caso dos Valar e Maiar, eles eram o equivalente a anjos na mitologia de Tolkien. Acho que você vai gostar desse outro vídeo, pois fala sobre a reencarnação élfica: ruclips.net/video/lqy0hhApTVM/видео.html Tolkien acreditava que tudo o que ele fazia era mesmo obra divina, pois só Deus podia criar, e ele era "apenas" um sub-criador. Muito obrigado pela presença e comentário e um forte abraço!
Nossa.😮 O conteúdo abordado aqui é profundo, intenso e caótico. Foi difícil entender/digerir essas matérias. Mas no final, após duas vezes assistindo, entendi a mensagem. 😊 Execlente o trabalho feito aqui. 🌟 👏👏👏👏👏👏
Muito bom. Só conheci o canal recentemente, então tenho visto todos os TTs desde o primeiro, e a explicação ficou simplesmente sensacional. Vou acabar tendo que ver novamente como você falou no começo do vídeo rsrs, mas farei isso com prazer! Muito obrigado por todo o esforço para reunir e trazer esse conteúdo para nós.
Acho que entendi em parte, mas a falta de conhecimento sobre o catolicismo pode estar me dando uns nós... li alguns comentários abaixo e nesses debates estava em foco a teologia mesmo, por isso penso que falta algo pra compreender 100%. No mais o vídeo ficou maravilhoso, como sempre mantendo a qualidade lá em cima. Abraço!
Realmente este vídeo foi um aperto de mente kkkkkkkkkkkkk, Uma coisa foi certa, a raiva que eu fiquei de Manwë, por ele permitir que Melkor fosse libertado, quando eu li essa passagem fiquei pensando "WTF?" Você descreveu bem, ele foi como um pai bondoso. Lembro de ter visto que Thingol por ter se casado com Melian, seu poder subiu muito, poderíamos dizer que o poder mental dele seria comparado aos de Finwe e Ingwe, já que foram um dos primeiros e mais poderosos elfs da terra média ligados mais diretamente aos Valar ? mas eu me refiro somente a poder mental mesmo, porém eu acho que sua obsessão pelas joias de Feanor obscureceram sua mente e ele não chegou a usar o poder total que deve ter recebido, pela sua ganancia acabou caindo igual a Melkor e teve aquela morte patética. Esse foi sem duvida um vídeo bastante intenso. muito bom mesmo, parabéns.
Olá, Fabio. É complicado comparar personagens, mas o Thingol devia ser tão poderoso quanto os outros dois, pois até fisicamente ele mudou: de seu contato com Melian, ele cresceu tanto em estatura que foi o mais alto de todos os Filhos de Ilúvatar, com 2,40m. Sim, ele também foi capturado pelo Juramento de Feanor no momento em que desejou para si a Silmaril. Ah, e lembrando que o Thingol, apesar de ser Rei dos Sindar, era um Alto-elfo, pois ele chegou a ver a Luz das Árvores em Valinor. Muito obrigado pelo comentário e presença como sempre, meu amigo. Forte abraço!
amei o vídeo, no início quando o Sérgio diz que era pra intermediários e avançados eu pensei "que isso? Sou no mínimo intermediário!" nunca errei tanto,kkkk, mas apesar da dificuldade acho que entendi tudo, ou quase!
Muito bom! Obrigado pela explicação trabalhosa com base nos textos avulsos de Tolkien. Algo em perfeita coerência com as doutrinas filosóficas agostinianas e tomistas. Ass.: prof. Ms. Adílio Soares.
Muito obrigado!! Estava usando os personagens de Arda em torneios para ver "quem ganha", incluindo contra personagens de Marvel e dc. E nem sabia dessa imunidade a telepatia!! É muito boa! valeu mesmo
Muito profundas as reflexões contidas nesse texto! E muito atuais! Se vc pensa a linguagem como forma de chegar a mente e ao espírito do outro, e a internet como linguagem veloz e eficaz de propagação pensamentos, o serviço de Melkor nunca teria sido tão facil ao propagar a mentira e o engano! Tem horas que acho que ele ta por ai ainda atuante como nunca! Tstststs
Excelente vídeo como sempre. Seria possível um vídeo sobre maldições? Vi esse assunto mais recorrente no Silmarillion, principalmente com a maldição de Mandos e dos filhos de Hurin. Se for possível fazer esse vídeo, adianto uma pergunta. É relatado nos filhos de Hurin que a maldição de Melkor é a sua própria força, vontade e malícia que atua nas pessoas. Nesse sentido, a maldição de Mandos seria mais uma previsão do que ocorreria com os Noldor? Porque não imagino um valar se dispondo seu poder e sua vontade para prejudicar diretamente os elfos, então tenho essa dúvida
Obrigada Sergio!!! Ótima introdução ao assunto. Você foi nos fundamentos explicando claramente ( apesar que para entender precisamos ver novamente o vídeo ou ler o ensaio)sobre como acontece a telepatia. Acredito que no mundo espiritual a palavra seja desnecessária, usada como você menciona por escolha.Todos podem fechar a porta impedindo ser influenciados, porem os de carácter fraco são facilmente seduzidos e comprados por algo oferecido em troca: seja ouro , ou alguma vantagem. O segredo esta em você estar unido a Eru e buscar fazer o Bem, com foco.Ai o Inimigo , que e o único que busca escravizar as mentes não tem poder. Um segundo vídeo sobre o assunto dando sequencia seria elencar as cenas do SdA em que acontece a telepatia:. Frodo , no conselho para decidir o que fazer com o Anel, é levado a falar como que inspirado por algo...acho que ali alguém falou por ele , Gandalf? todos os hobbit possuíam esta capacidade ? Na nossa vida humana ,saindo do Mito , experimentamos em grau bem menor , este dom , quando estamos envolvidos em um projeto onde parece que transmitimos nosso pensamento ao grupo, ou quando estamos apaixonados :)... Em relação ao Inimigo,na tradição católica , sempre se aconselha , a não dialogar com a "tentação" em nossa mente , pois sempre perdemos a batalha.. Ela é habilmente maliciosa e sedutora..No filme a Paixão de Cristo, na cena do horto das Oliveiras, o Inimigo conversa com Jesus , tentando coloca-lo contra seu Pai, ou dizendo que seu sacrifício seria inútil , que poucos o valorizariam etc e tal....Ele fica em silencio ,orando. Deixa-0 falando sozinho.
A sugestão de falar sobre as partes onde a telepatia aparece é muito boa. Vou colocar na lista. Falando nisso, me parece que tem as partes em que o terrível Glaurung utiliza a telepatia. Vale uma pesquisa aí... Muito obrigado pelo comentário e um forte abraço!
Excelente vídeo, como sempre!! Poderiam algum dia fazer um vídeo sobre a vegetação de Arda, mostrando algumas delas e tal, sempre tive muita curiosidade mas nunca encontrei nada muito explicito sobre o assunto! Obrigado!
Olá Matheus! Rapaz faz tempo que eu estou para falar deste tema, mas como nossa lista é muito grande e um assunto vem puxando o outro, eu ainda não consegui mexer nele, mas tá na minha listinha especial aqui ok? grande abraço!
Ufa! Assisti em duas partes, é um tema pesado! Parece que a ausência da música foi pensada para que não desviasse a atenção da exposição, que exige acompanhamento de atenção total. Não é dos meus temas favoritos da terra média, muito complexo para um mero admirador como eu hehehe mas ainda assim existem muitos pontos interessantes que vieram a minha mente: Elfos produziram filosofia da mente, isso é muito interessante ainda pelo tema ser apresentado como fruto da pesquisa de um personagem, que faz uma análise e um relato investigativo sobre o tema, o que além de dar uma verossimilhança incrível ao cenário mostra como com Tolkien a profundidade da obra é grande, muito grande. Abismal. A relação dual entre Fëa e Hröa parecem ao meu ver, ter uma grande semelhança com o platonismo e a teoria da tripartição da alma. Interessantíssimo também a influência de Hröa e das palavras no pensamento, ponto que é claramente um tema de filosofia da linguagem. Além disso, a utilização da linguagem pelo Senhor do Escuro para enganar os encarnados me lembrou a frase de Wittgenstein: A filosofia é uma eterna luta contra o enfeitiçamento da linguagem. Claro deve ficar, que não penso que o professor tenha qualquer relação intencional ou direta com essa idéias que apresentei, mas antes, que a densidade de sua obra dá margem para paralelos com temas que são tratados no mundo real até hoje. Ou seja... é monumental a dimensão e maravilha de sua obra. E agora a hora da verdade: tem que ser MUITO BOM, e levar a obra de Tolkien com muito amor e seriedade para tratar desse tema, complexo, que poucas pessoas conhecem. Sérgio, parabéns, sem palavras para admirar seu trabalho e do canal.
Você disse tudo, Romulo: Tolkien é deveras COMPLEXO! Se engana quem pensa que ele apenas criou contos de fadas... Só conhecemos a ponta do iceberg. Fiz questão de fazer esse vídeo pois é justamente um assunto pouco tratado por aí. Muito obrigado por enriquecer o debate com as citações que certamente se encaixam no tema. Forte abraço!
Olá, Nathan. Realmente, foram uns 4 ou 5 dias para poder preparar o vídeo, até atrasei a produção do TT #81, mas graças a Deus deu tudo certo hehehe. Muito obrigado e um abração!
Excelente video. A mente dos homens por ser mais fraca era mais facil ser invadida por melkor e sauron aponto de falar a mente deles tão nitidamente dando a impressão de que a fala é tão clara a mente como se este estivesse falando pessoalmente a pessoa?
Essa linha de pensamento me parece ter muitos paralelos com a sabedoria iniciática. Vocês sabem dizer se o Tolkien teve alguma aproximação ou afinidade com ordens iniciáticas como a Rosa Cruz, o Martinismo, a Maçonaria, o Hermetismo ou a Golden Dawn (de Aleister Crowley)? Esse vídeo até me recordou dos meus tempos de DeMolay heheheh Ótimo vídeo! Grande abraço! :)
Olá, Lucas. De forma alguma, cara! Hahah. A única iniciação do Tolkien foi na fé católica apostólica romana, a qual ele herdou de sua mãe e do tutor, o Padre Morgan. Ele seguia fielmente os dogmas da Igreja Católica e seu posicionamento. Qualquer semelhança é mera coincidência ;) Valeu pela presença e um abração!
hahahah Saquei! Eu perguntei, pois conheço muitos católicos que também são adeptos da sabedoria iniciática. Inclusive um dos meus principais parceiros de Ordem DeMolay era católico. Me intrigou também, pois como ele estudava mitologias, em algum momento ele pode ter se deparado com o 'Caibalion', que é um texto que remonta a Grécia/Egito da antiguidade e onde são descritos os ensinamentos de Hermes. Ali são faladas muitas coisas sobre a conexão do corpo com o espírito e a mente. E como é um texto milenar (assim como o Beowulf) é possível que ele conhecesse algo, já que ele era um acadêmico. Abração, irmão! :)
Desculpe a sinceridade mas seu amigo era apenas católico de nome, qualquer católico que se associe a grupos maçonicos não está em comunhão com a fé católica
Desculpe a sinceridade, mas isso foi algo bem preconceituoso de se dizer. Ensinamento nenhum exclui qualquer pessoa de sua fé. Pelo contrário, todo conhecimento serve para aprimorar o indivíduo. Preconceito é algo que Jesus não pregava. A religião é feita por homens, mas a fé é algo que vem de Deus. Então não cabe a nós julgar o que está no coração das pessoas.
Caro Lucas, eu conheço bem esse tipo de fala, mas, se uma pessoa escolhe por viver a fé católica ele está sendo incoerente ao seguir grupos que vão inteiramente contrário ao que ele acredita, então ele não acredita verdadeiramente em uma das duas. A Maçonaria e grupos afins são grupos gnósticos, onde se pautam essa doutrina de que a pessoa se aprimora somente de acordo com o acúmulo de conhecimento, a doutrina católica ensina que a salvação vem pela pessoa de Jesus Cristo e através da Igreja, gnose e catolicismo são coisas antagônicas, e muitas vezes as pessoas acham que podem ser conciliáveis por uma certa falta de conhecimento profundo sobre os ensinamentos cristãos: "Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão." Declaração sobre a Maçonaria da Congregação para a Doutrina da Fé, a nota completa se encontra neste link www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19831126_declaration-masonic_po.html Não é questão de preconceito, pois preconceito é pronunciar sem conhecimento de causa é preconceito, o que expus foi com conhecimento de causa para complementar o comentário onde o Sérgio explicou que não há nada de esotérico na obra de Tolkien pois ele era um católico convicto, e para responder a sua tentativa de replica dizendo que seu amigo era católico e maçom, como católico eu tenho o dever de esclarecer estas coisas.
Muito obrigado Sérgio por ter mencionado o meu nome. Realmente terei que assistir ao vídeo mais uma vez para entender melhor esse assunto, não pensei que ele fosse tão comlexo assim. No vídeo vc fala que alguns Homens, princilamente os nobres conseguem se comunicar através da telepatia. A minha pergunta é se eles faziam isso sem ajuda de algum instrumento, ou se eles só conseguiam fazer isso utizando as palantir?
Olá, Vitor. Que bom que gostou. Para você ver como Tolkien era muito mais complexo do que pensamos. Quanto à telepatia que possa ter sido praticada pelos Homens, é sem o uso do Palantír, e não precisa ser nobre para isso. A questão da nobreza aparece apenas no caso da Autoridade, que é uma forma de fortalecimento da transmissão de pensamento... É só lembrar que os primeiros Homens que entraram em Beleriand e ficaram amigos de Finrod Felagund entenderam o que ele queria dizer, mesmo não conhecendo a língua élfica ainda. Isso é um forte indício de que houve comunicação telepática entre eles. Obrigado pela presença e um forte abraço!
Parabens pelo video! Eu ainda sou inciciante e preciso ver de novo para entender, porém me surgiu uma dúvida; e as Palantír? É mostrado que elas permitem uma certa comunição entre as pedras, isso seria telepatia?
Fico imaginando se Tolkien estaria falando apenas de seus contos ao elaborar esse tipo de explicação, parece-me uma parábola para o mundo primário... Mas pode ser que esse seja apenas uma das facetas do brilhantismo de suas histórias.
Ainda vamos falar disso num vídeo futuro, Luiz. Em linhas gerais, os Númenorianos tinham uma espécie de adoração a Eru antes que Sauron chegasse lá e instituísse o culto a Morgoth. Em Númenor havia um grande templo. Todas as raças sabiam que havia Eru, o Deus, mas que os Valar eram seus representantes na Terra. Os Homens, geralmente, tinham mais medo do que adoração pelos Valar. Vamos falar mais disso no futuro, beleza? Forte abraço!
Quando chamo de professor é por que é professor. A profundidade dos escritos de Tolkien assusta. Quanto ao fato de Manwë ter libertado Melkor na pg101 do O Silmarillion fala que a mente de Manwë era livre do mal, portanto não podia compreendê-lo. E parecia a ele que o mal de Melkor tinha sido curado. E nao podia enxergar as profundezas do coração de Melkor, portanto não sabia que todo amor de Melkor a muito tinha partido para sempre. Melkor tinha malícia. Manwë não. Mais eu fiquei puta com ele quando ele libertou o miserável.😁😁😁😁 #MARATTOMANDO
Existe muito de teologia nas entrelinhas disso, mesmo que o termo telepatia seja estranho a teologia. A doutrina católica ensina que os Anjos comunicam-se entre si e com Deus através da intuição, pois são seres incorpóreos. Nós, por termos corpo nos comunicamos entre nós através da fala, do corpo, mas a fala é uma codificação de algo pensado anteriormente, mas nós também podemos comunicar-nos com Deus e os anjos através das orações e mesmo que usemos palavras elas também foram pensadas então essa comunicação também é por pensamento, ou pode ser direta por pensamento, e também a "resposta" as orações muitas vezes vem por inspirações que recebemos, e estas são através da mente. Mas há uma distinção entre a ação de Deus e dos anjos neste caso, principalmente porque cada pessoa tem para si um anjo designado especialmente por Deus para nos encaminhar, o que chamamos de Anjo da Guarda, nós recebemos informações do mundo exterior através dos sentidos, estas informações são processadas pela nossa imaginação mas as informações que queiramos guardar para nossas tomadas de decisão são escolhidas por nós livremente e estas vão para nossa consciência, e é na consciência que usamos de nossa liberdade e vontade, existe uma barreira entre a imaginação e a consciência, na imaginação os anjos tem uma certa liberdade de ação, mas na consciência só nós mesmos e Deus podemos agir, a consciência é o local mais sagrado de nossa alma, nós recebemos boas inspirações dos anjos bons e tentações dos anjos maus - que ainda podem agir por um desígnio da Providência, mas nunca maior do que a força que podemos suportar e que no fim das contas servirá para nosso fortalecimento e maior Glória de Deus - nós temos liberdade de acolher as boas inspirações ou de acabar cedendo as tentações, mas sempre teremos os ditames da consciência indicando que o melhor caminho é escolher o bem e se afastar do mal, então a pessoa que escolhe o mal faz por vontade própria, só quando mas ele vai impregnando sua imaginação com inspirações más ele vai tendo menos força de vontade para vencê-las. Enfim, do mesmo modo que este assunto da telepatia é complexo também colocar todos os dados teológicos interligados também seria, mas, coloquei isto aqui também porque como você já colocou em alguns comentáios abaixo, com certeza Tolkien nunca se inspirou em assuntos esotéricos, e se há alguma influência é da doutrina católica. Um abraço e parabéns por mais um excelente vídeo!!
Excelente comentário, como sempre. Realmente, sua explicação tem muito a ver com o Ósanwe-kenta. Na verdade, Tolkien não usa o termo telepatia, mas, como o significado dessa palavra é comunicação de pensamento, dá no mesmo. Muito obrigado, Tiago. Forte abraço!
Tolkien Talk Este termo é muito usado por grupos esotéricos, acho que até por isto apareceram alguns aqui perguntando se o Professor tinha alguma ligação com isto.
Espetacular é pouco para definir este vídeo. Na obra Ciclo A Herança (vulgo Eragon) seguem praticamente as mesmas regras sobre a telepatia; nesta obra a telepatia é utilizado como arma, como agente de dominação. Nada da sutileza de Tolkien! Outrossim, tudo isso é muito maior do que parece, nós lidamos com telepatia (usando diferentes nomes), uns tantos usando para modificar seus ambientes de forma benéfica, outros nem tanto... será que o Tolkien sabia que estas coisa viriam à tona em algum momento? Sei lá... acho que ainda estou sob o efeito do Hobbit russo e daquele Gandalf aspirínico... kkkkk
Grande Sandro... Tolkien sabia de muito mais coisas do que imaginamos. Só conhecemos a ponta do iceberg tolkieniano, essa é a verdade ;)). Quanto ao Hobbit russo, aquilo ali é "loko"! hahahah Muito obrigado, meu amigo, e um forte abraço!
Sandro, que comentário HILÁRIO hahaha "estou sob o efeito do Hobbit russo e daquele Gandalf aspirínico..." passei mal aqui! Russos fazendo russice! Grande abraço!
Olhe, eu sou espírita e médium, Tolkien entendia da natureza, mais de que muitos sonham, eu estou impressionado, muito obrigado Sérgio, os Ainur e os Maiar são como espíritos superiores(Ou espíritos rebeldes como Melkor) e influenciam os "encarnados" assim como os espíritos influenciam as nossas vidas, parece difícil de acreditar, não sei se você conhece o espiritismo como eu, mas é muitíssimo similar, o que para muitos pode ser fantasia(telepatia) nos outros mundos mais evoluídos do universo é normal, vídeo excelente! Tolkien é mesmo um mestre, um visionário., entendia de Deus como nenhum outro, Eru Ilúvatar, o mito cosmogônico que pra mim é mais que uma historia fantástica, é um modo de enxergar a vida.
Olá, Bruno. Eu não conheço muito o espiritismo... O Tolkien era católico fervoroso e, segundo ele mesmo, sua obra é fundamentalmente cristã e católica. No caso dos Valar e Maiar, eles eram o equivalente a anjos na mitologia de Tolkien. Acho que você vai gostar desse outro vídeo, pois fala sobre a reencarnação élfica: ruclips.net/video/lqy0hhApTVM/видео.html
Tolkien acreditava que tudo o que ele fazia era mesmo obra divina, pois só Deus podia criar, e ele era "apenas" um sub-criador. Muito obrigado pela presença e comentário e um forte abraço!
Tolkien Talk Eu já vi esse video dos elfos! Muito massa! Continuem o bom trabalho! Abraço!
Nossa.😮 O conteúdo abordado aqui é profundo, intenso e caótico. Foi difícil entender/digerir essas matérias. Mas no final, após duas vezes assistindo, entendi a mensagem. 😊
Execlente o trabalho feito aqui. 🌟
👏👏👏👏👏👏
Esse é um dos videos mais referenciados no futuro. Faz sentido, pq é excelente e mt esclarecedor! Vlww TT
Nós que agradecemos!
Muito bom. Só conheci o canal recentemente, então tenho visto todos os TTs desde o primeiro, e a explicação ficou simplesmente sensacional. Vou acabar tendo que ver novamente como você falou no começo do vídeo rsrs, mas farei isso com prazer! Muito obrigado por todo o esforço para reunir e trazer esse conteúdo para nós.
Muito obrigado por nos acompanhar e pelo comentário, Manoel! Grande abraço.
Outros vídeos como esse, neste nível é fantástico! Sempre volto pra ver se a transmissão do pensamento foi captada direito!
Acho que entendi em parte, mas a falta de conhecimento sobre o catolicismo pode estar me dando uns nós... li alguns comentários abaixo e nesses debates estava em foco a teologia mesmo, por isso penso que falta algo pra compreender 100%. No mais o vídeo ficou maravilhoso, como sempre mantendo a qualidade lá em cima. Abraço!
Realmente este vídeo foi um aperto de mente kkkkkkkkkkkkk, Uma coisa foi certa, a raiva que eu fiquei de Manwë, por ele permitir que Melkor fosse libertado, quando eu li essa passagem fiquei pensando "WTF?" Você descreveu bem, ele foi como um pai bondoso.
Lembro de ter visto que Thingol por ter se casado com Melian, seu poder subiu muito, poderíamos dizer que o poder mental dele seria comparado aos de Finwe e Ingwe, já que foram um dos primeiros e mais poderosos elfs da terra média ligados mais diretamente aos Valar ? mas eu me refiro somente a poder mental mesmo, porém eu acho que sua obsessão pelas joias de Feanor obscureceram sua mente e ele não chegou a usar o poder total que deve ter recebido, pela sua ganancia acabou caindo igual a Melkor e teve aquela morte patética.
Esse foi sem duvida um vídeo bastante intenso. muito bom mesmo, parabéns.
Olá, Fabio. É complicado comparar personagens, mas o Thingol devia ser tão poderoso quanto os outros dois, pois até fisicamente ele mudou: de seu contato com Melian, ele cresceu tanto em estatura que foi o mais alto de todos os Filhos de Ilúvatar, com 2,40m. Sim, ele também foi capturado pelo Juramento de Feanor no momento em que desejou para si a Silmaril.
Ah, e lembrando que o Thingol, apesar de ser Rei dos Sindar, era um Alto-elfo, pois ele chegou a ver a Luz das Árvores em Valinor.
Muito obrigado pelo comentário e presença como sempre, meu amigo. Forte abraço!
amei o vídeo, no início quando o Sérgio diz que era pra intermediários e avançados eu pensei "que isso? Sou no mínimo intermediário!" nunca errei tanto,kkkk, mas apesar da dificuldade acho que entendi tudo, ou quase!
Legal, Moises. Esse tema é muito denso, mas uma hora entra na caixola hehehe. Forte abraço!
Um tema extremamente complexo pra explodir a mente.😊👍🏻
❤❤❤
Esse foi alto nivel demais
Muito bom! Obrigado pela explicação trabalhosa com base nos textos avulsos de Tolkien. Algo em perfeita coerência com as doutrinas filosóficas agostinianas e tomistas. Ass.: prof. Ms. Adílio Soares.
Tolkien é uma aula de construção de caráter... obrigado!
Exatamente meu amigo, exatamente. 🙇♂️
excelente, maravilhoso, sensacional.
Muito obrigado!! Estava usando os personagens de Arda em torneios para ver "quem ganha", incluindo contra personagens de Marvel e dc. E nem sabia dessa imunidade a telepatia!! É muito boa! valeu mesmo
Valeu, Heron. Obrigado pelo comentário e um abraço!
O nível desse vídeo é mais de 8000,kkkkkk muita informação pra min ainda.
Heheheh esse foi level very hard, Fernando. Quarta-feira tem um mais light ;))
Abraços!
Muito profundas as reflexões contidas nesse texto! E muito atuais!
Se vc pensa a linguagem como forma de chegar a mente e ao espírito do outro, e a internet como linguagem veloz e eficaz de propagação pensamentos, o serviço de Melkor nunca teria sido tão facil ao propagar a mentira e o engano! Tem horas que acho que ele ta por ai ainda atuante como nunca! Tstststs
Faz todo sentido
Excelente!
Rapaz... Profundidade dos escritos de Tolkien impressiona.
Sim, assusta!
adorei, mas terei de assistir esse vídeo mais de uma vez kkkkkk Parabéns pelo trabalho
Heheheh. Pode crer, Renan. Muito obrigado pela presença. Abraços!!
Opa Sérgio blz? Tô com uma dúvida, os encarnados seriam os elfos? Valeu, Abraço!!!
Sensacional.
Caramba, esse é o tipo de vídeo que tem que assistir mais de uma vez! Muito bom!
ótimo vídeo, faz o vídeo da relação de Denethor, Aragorn e os reis de Numenor
Sugestão anotada, Kaleb. Muito obrigado e um abraço!
Excelente vídeo como sempre. Seria possível um vídeo sobre maldições? Vi esse assunto mais recorrente no Silmarillion, principalmente com a maldição de Mandos e dos filhos de Hurin. Se for possível fazer esse vídeo, adianto uma pergunta. É relatado nos filhos de Hurin que a maldição de Melkor é a sua própria força, vontade e malícia que atua nas pessoas. Nesse sentido, a maldição de Mandos seria mais uma previsão do que ocorreria com os Noldor? Porque não imagino um valar se dispondo seu poder e sua vontade para prejudicar diretamente os elfos, então tenho essa dúvida
Muito obrigado, Luan. Esse tema está na lista, ok?
Sobre Mandos, ele é mais uma espécie de oráculo mesmo, e não alguém que lança maldições.
Abraços.
Obrigada Sergio!!! Ótima introdução ao assunto. Você foi nos fundamentos explicando claramente ( apesar que para entender precisamos ver novamente o vídeo ou ler o ensaio)sobre como acontece a telepatia. Acredito que no mundo espiritual a palavra seja desnecessária, usada como você menciona por escolha.Todos podem fechar a porta impedindo ser influenciados, porem os de carácter fraco são facilmente seduzidos e comprados por algo oferecido em troca: seja ouro , ou alguma vantagem. O segredo esta em você estar unido a Eru e buscar fazer o Bem, com foco.Ai o Inimigo , que e o único que busca escravizar as mentes não tem poder. Um segundo vídeo sobre o assunto dando sequencia seria elencar as cenas do SdA em que acontece a telepatia:. Frodo , no conselho para decidir o que fazer com o Anel, é levado a falar como que inspirado por algo...acho que ali alguém falou por ele , Gandalf? todos os hobbit possuíam esta capacidade ?
Na nossa vida humana ,saindo do Mito , experimentamos em grau bem menor , este dom , quando estamos envolvidos em um projeto onde parece que transmitimos nosso pensamento ao grupo, ou quando estamos apaixonados :)...
Em relação ao Inimigo,na tradição católica , sempre se aconselha , a não dialogar com a "tentação" em nossa mente , pois sempre perdemos a batalha.. Ela é habilmente maliciosa e sedutora..No filme a Paixão de Cristo, na cena do horto das Oliveiras, o Inimigo conversa com Jesus , tentando coloca-lo contra seu Pai, ou dizendo que seu sacrifício seria inútil , que poucos o valorizariam etc e tal....Ele fica em silencio ,orando. Deixa-0 falando sozinho.
A sugestão de falar sobre as partes onde a telepatia aparece é muito boa. Vou colocar na lista. Falando nisso, me parece que tem as partes em que o terrível Glaurung utiliza a telepatia. Vale uma pesquisa aí...
Muito obrigado pelo comentário e um forte abraço!
Estava pensando no Hobbit , tem alguma referência ? Smaug ? Os dominados por Melkor e Sauron só ouviam ao seu comando ? Frodo tentou com Smigol ?
Excelente vídeo, como sempre!! Poderiam algum dia fazer um vídeo sobre a vegetação de Arda, mostrando algumas delas e tal, sempre tive muita curiosidade mas nunca encontrei nada muito explicito sobre o assunto! Obrigado!
Claro, Matheus. Esse tema está na nossa lista de temas futuros, beleza? Abraços!
Ah sim, muito obrigado!
De nada.
Olá Matheus! Rapaz faz tempo que eu estou para falar deste tema, mas como nossa lista é muito grande e um assunto vem puxando o outro, eu ainda não consegui mexer nele, mas tá na minha listinha especial aqui ok? grande abraço!
Ah sim, mesmo assim muito obrigado! Estou no aguado haha
Ufa! Assisti em duas partes, é um tema pesado! Parece que a ausência da música foi pensada para que não desviasse a atenção da exposição, que exige acompanhamento de atenção total. Não é dos meus temas favoritos da terra média, muito complexo para um mero admirador como eu hehehe mas ainda assim existem muitos pontos interessantes que vieram a minha mente: Elfos produziram filosofia da mente, isso é muito interessante ainda pelo tema ser apresentado como fruto da pesquisa de um personagem, que faz uma análise e um relato investigativo sobre o tema, o que além de dar uma verossimilhança incrível ao cenário mostra como com Tolkien a profundidade da obra é grande, muito grande. Abismal.
A relação dual entre Fëa e Hröa parecem ao meu ver, ter uma grande semelhança com o platonismo e a teoria da tripartição da alma. Interessantíssimo também a influência de Hröa e das palavras no pensamento, ponto que é claramente um tema de filosofia da linguagem. Além disso, a utilização da linguagem pelo Senhor do Escuro para enganar os encarnados me lembrou a frase de Wittgenstein: A filosofia é uma eterna luta contra o enfeitiçamento da linguagem. Claro deve ficar, que não penso que o professor tenha qualquer relação intencional ou direta com essa idéias que apresentei, mas antes, que a densidade de sua obra dá margem para paralelos com temas que são tratados no mundo real até hoje. Ou seja... é monumental a dimensão e maravilha de sua obra.
E agora a hora da verdade: tem que ser MUITO BOM, e levar a obra de Tolkien com muito amor e seriedade para tratar desse tema, complexo, que poucas pessoas conhecem. Sérgio, parabéns, sem palavras para admirar seu trabalho e do canal.
Você disse tudo, Romulo: Tolkien é deveras COMPLEXO! Se engana quem pensa que ele apenas criou contos de fadas... Só conhecemos a ponta do iceberg. Fiz questão de fazer esse vídeo pois é justamente um assunto pouco tratado por aí. Muito obrigado por enriquecer o debate com as citações que certamente se encaixam no tema. Forte abraço!
complicado, mas absurdamente bem produzido, nem imagino o trabalho q vc teve para preparar isso, excelente trabalho!
Olá, Nathan. Realmente, foram uns 4 ou 5 dias para poder preparar o vídeo, até atrasei a produção do TT #81, mas graças a Deus deu tudo certo hehehe. Muito obrigado e um abração!
Eu AMEI isso. Incrível!
Claro que você gostou! Já usa esses poderes élfico-telepáticos aqui no Mundo Primário! ;))))
Abração, minha amiga.
Depois de ver esse vídeo me toquei que não conheço nada de Tolkein kkk vou ter que ver esse vídeo umas 4 vezes pra entrar na mente.
Hahah. Até eu vou ter que rever ;P
Olá, Sérgio! Gostaria de um #TT sobre Melian e Thingol.
Sugestão anotada, Sandro. Abraços.
Ei,pq vcs n fazem vídeos sobre feanor,fingolfin,felagund,etc. Falando mais sobre os grandes entre os altos elfos.Obrigado!Vcs são feras.
Olá, Matheus. Vamos falar de todos eles sim! É que a lista de temas é enorme ;)
Muito obrigado e um abração!
+Tolkien Talk Ok,tipo o vídeo do Gandalf msm.Mas eu espero com paciência,pois seus vídeos são todos muito bons!
Em breve, haverá um da Galadriel aqui ;)
+Tolkien Talk Opa,já estou esperando hehe
Excelente video. A mente dos homens por ser mais fraca era mais facil ser invadida por melkor e sauron aponto de falar a mente deles tão nitidamente dando a impressão de que a fala é tão clara a mente como se este estivesse falando pessoalmente a pessoa?
Muito obrigado, Gioto. Os Homens desenvolviam menos as habilidades envolvidas...
Abraços.
Essa linha de pensamento me parece ter muitos paralelos com a sabedoria iniciática. Vocês sabem dizer se o Tolkien teve alguma aproximação ou afinidade com ordens iniciáticas como a Rosa Cruz, o Martinismo, a Maçonaria, o Hermetismo ou a Golden Dawn (de Aleister Crowley)? Esse vídeo até me recordou dos meus tempos de DeMolay heheheh Ótimo vídeo! Grande abraço! :)
Olá, Lucas. De forma alguma, cara! Hahah. A única iniciação do Tolkien foi na fé católica apostólica romana, a qual ele herdou de sua mãe e do tutor, o Padre Morgan. Ele seguia fielmente os dogmas da Igreja Católica e seu posicionamento. Qualquer semelhança é mera coincidência ;)
Valeu pela presença e um abração!
hahahah Saquei! Eu perguntei, pois conheço muitos católicos que também são adeptos da sabedoria iniciática. Inclusive um dos meus principais parceiros de Ordem DeMolay era católico. Me intrigou também, pois como ele estudava mitologias, em algum momento ele pode ter se deparado com o 'Caibalion', que é um texto que remonta a Grécia/Egito da antiguidade e onde são descritos os ensinamentos de Hermes. Ali são faladas muitas coisas sobre a conexão do corpo com o espírito e a mente. E como é um texto milenar (assim como o Beowulf) é possível que ele conhecesse algo, já que ele era um acadêmico. Abração, irmão! :)
Desculpe a sinceridade mas seu amigo era apenas católico de nome, qualquer católico que se associe a grupos maçonicos não está em comunhão com a fé católica
Desculpe a sinceridade, mas isso foi algo bem preconceituoso de se dizer. Ensinamento nenhum exclui qualquer pessoa de sua fé. Pelo contrário, todo conhecimento serve para aprimorar o indivíduo. Preconceito é algo que Jesus não pregava. A religião é feita por homens, mas a fé é algo que vem de Deus. Então não cabe a nós julgar o que está no coração das pessoas.
Caro Lucas, eu conheço bem esse tipo de fala, mas, se uma pessoa escolhe por viver a fé católica ele está sendo incoerente ao seguir grupos que vão inteiramente contrário ao que ele acredita, então ele não acredita verdadeiramente em uma das duas. A Maçonaria e grupos afins são grupos gnósticos, onde se pautam essa doutrina de que a pessoa se aprimora somente de acordo com o acúmulo de conhecimento, a doutrina católica ensina que a salvação vem pela pessoa de Jesus Cristo e através da Igreja, gnose e catolicismo são coisas antagônicas, e muitas vezes as pessoas acham que podem ser conciliáveis por uma certa falta de conhecimento profundo sobre os ensinamentos cristãos:
"Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão." Declaração sobre a Maçonaria da Congregação para a Doutrina da Fé, a nota completa se encontra neste link www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19831126_declaration-masonic_po.html
Não é questão de preconceito, pois preconceito é pronunciar sem conhecimento de causa é preconceito, o que expus foi com conhecimento de causa para complementar o comentário onde o Sérgio explicou que não há nada de esotérico na obra de Tolkien pois ele era um católico convicto, e para responder a sua tentativa de replica dizendo que seu amigo era católico e maçom, como católico eu tenho o dever de esclarecer estas coisas.
Muito obrigado Sérgio por ter mencionado o meu nome. Realmente terei que assistir ao vídeo mais uma vez para
entender melhor esse assunto, não pensei que ele fosse tão comlexo assim. No vídeo vc fala que alguns Homens, princilamente os nobres conseguem se comunicar através da telepatia. A minha pergunta é se eles faziam isso sem ajuda de algum instrumento, ou se eles só conseguiam fazer isso utizando as palantir?
Olá, Vitor. Que bom que gostou. Para você ver como Tolkien era muito mais complexo do que pensamos. Quanto à telepatia que possa ter sido praticada pelos Homens, é sem o uso do Palantír, e não precisa ser nobre para isso. A questão da nobreza aparece apenas no caso da Autoridade, que é uma forma de fortalecimento da transmissão de pensamento... É só lembrar que os primeiros Homens que entraram em Beleriand e ficaram amigos de Finrod Felagund entenderam o que ele queria dizer, mesmo não conhecendo a língua élfica ainda. Isso é um forte indício de que houve comunicação telepática entre eles.
Obrigado pela presença e um forte abraço!
Tem um vídeo em que George R R Martin, fala sobre Tolkien.
Tem algumas entrevistas que Martin fala de Tolkien, Valter...
Adorei o vídeo
Muito obrigado, B166er. Abração.
vcs vão falar mais afundo sobre o jogo shadow of Mordor???
Está na nossa lista de temas futuros, Luiz. Estamos vendo a melhor forma de falar sobre o jogo. Abraço.
Aee! Quero muito que o jogo seja comentado especificamente!! Vejo até mesmo ele como cannon
o///
❤
Parabens pelo video! Eu ainda sou inciciante e preciso ver de novo para entender, porém me surgiu uma dúvida; e as Palantír? É mostrado que elas permitem uma certa comunição entre as pedras, isso seria telepatia?
Tá na mão!
ruclips.net/video/Nb28ZVvhrs0/видео.html
Fico imaginando se Tolkien estaria falando apenas de seus contos ao elaborar esse tipo de explicação, parece-me uma parábola para o mundo primário... Mas pode ser que esse seja apenas uma das facetas do brilhantismo de suas histórias.
Puro brilhantismo.
na terra média os seres existente seguem algum tipo de religião??? como adorar Eru ou os Valars??? possem igrejas ou algo assim??? abraços
Ainda vamos falar disso num vídeo futuro, Luiz. Em linhas gerais, os Númenorianos tinham uma espécie de adoração a Eru antes que Sauron chegasse lá e instituísse o culto a Morgoth. Em Númenor havia um grande templo. Todas as raças sabiam que havia Eru, o Deus, mas que os Valar eram seus representantes na Terra. Os Homens, geralmente, tinham mais medo do que adoração pelos Valar. Vamos falar mais disso no futuro, beleza? Forte abraço!
Quando chamo de professor é por que é professor.
A profundidade dos escritos de Tolkien assusta.
Quanto ao fato de Manwë ter libertado Melkor na pg101 do O Silmarillion fala que a mente de Manwë era livre do mal, portanto não podia compreendê-lo. E parecia a ele que o mal de Melkor tinha sido curado. E nao podia enxergar as profundezas do coração de Melkor, portanto não sabia que todo amor de Melkor a muito tinha partido para sempre. Melkor tinha malícia. Manwë não.
Mais eu fiquei puta com ele quando ele libertou o miserável.😁😁😁😁
#MARATTOMANDO
_"Mais eu fiquei puta com ele quando ele libertou o miserável"_
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mais vê se não e um desaforo tava ele preso todo acorrentado aí vai os outros e soltam?? Total falta de absurdo.
Existe muito de teologia nas entrelinhas disso, mesmo que o termo telepatia seja estranho a teologia. A doutrina católica ensina que os Anjos comunicam-se entre si e com Deus através da intuição, pois são seres incorpóreos. Nós, por termos corpo nos comunicamos entre nós através da fala, do corpo, mas a fala é uma codificação de algo pensado anteriormente, mas nós também podemos comunicar-nos com Deus e os anjos através das orações e mesmo que usemos palavras elas também foram pensadas então essa comunicação também é por pensamento, ou pode ser direta por pensamento, e também a "resposta" as orações muitas vezes vem por inspirações que recebemos, e estas são através da mente.
Mas há uma distinção entre a ação de Deus e dos anjos neste caso, principalmente porque cada pessoa tem para si um anjo designado especialmente por Deus para nos encaminhar, o que chamamos de Anjo da Guarda, nós recebemos informações do mundo exterior através dos sentidos, estas informações são processadas pela nossa imaginação mas as informações que queiramos guardar para nossas tomadas de decisão são escolhidas por nós livremente e estas vão para nossa consciência, e é na consciência que usamos de nossa liberdade e vontade, existe uma barreira entre a imaginação e a consciência, na imaginação os anjos tem uma certa liberdade de ação, mas na consciência só nós mesmos e Deus podemos agir, a consciência é o local mais sagrado de nossa alma, nós recebemos boas inspirações dos anjos bons e tentações dos anjos maus - que ainda podem agir por um desígnio da Providência, mas nunca maior do que a força que podemos suportar e que no fim das contas servirá para nosso fortalecimento e maior Glória de Deus - nós temos liberdade de acolher as boas inspirações ou de acabar cedendo as tentações, mas sempre teremos os ditames da consciência indicando que o melhor caminho é escolher o bem e se afastar do mal, então a pessoa que escolhe o mal faz por vontade própria, só quando mas ele vai impregnando sua imaginação com inspirações más ele vai tendo menos força de vontade para vencê-las. Enfim, do mesmo modo que este assunto da telepatia é complexo também colocar todos os dados teológicos interligados também seria, mas, coloquei isto aqui também porque como você já colocou em alguns comentáios abaixo, com certeza Tolkien nunca se inspirou em assuntos esotéricos, e se há alguma influência é da doutrina católica. Um abraço e parabéns por mais um excelente vídeo!!
Excelente comentário, como sempre. Realmente, sua explicação tem muito a ver com o Ósanwe-kenta. Na verdade, Tolkien não usa o termo telepatia, mas, como o significado dessa palavra é comunicação de pensamento, dá no mesmo. Muito obrigado, Tiago. Forte abraço!
Tolkien Talk Este termo é muito usado por grupos esotéricos, acho que até por isto apareceram alguns aqui perguntando se o Professor tinha alguma ligação com isto.
Huumm. Entendi.
.
Bem complexo....
Espetacular é pouco para definir este vídeo.
Na obra Ciclo A Herança (vulgo Eragon) seguem praticamente as mesmas regras sobre a telepatia; nesta obra a telepatia é utilizado como arma, como agente de dominação. Nada da sutileza de Tolkien!
Outrossim, tudo isso é muito maior do que parece, nós lidamos com telepatia (usando diferentes nomes), uns tantos usando para modificar seus ambientes de forma benéfica, outros nem tanto... será que o Tolkien sabia que estas coisa viriam à tona em algum momento? Sei lá... acho que ainda estou sob o efeito do Hobbit russo e daquele Gandalf aspirínico... kkkkk
Grande Sandro... Tolkien sabia de muito mais coisas do que imaginamos. Só conhecemos a ponta do iceberg tolkieniano, essa é a verdade ;)).
Quanto ao Hobbit russo, aquilo ali é "loko"! hahahah
Muito obrigado, meu amigo, e um forte abraço!
Sandro, que comentário HILÁRIO hahaha "estou sob o efeito do Hobbit russo e daquele Gandalf aspirínico..." passei mal aqui! Russos fazendo russice! Grande abraço!
.