A Filosofia explica "Soul" (Pixar/Disney)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 сен 2024
  • Qual é a explicação do filme Soul? Qual a moral da história? Como a filosofia explica o filme?
    O filme Soul foi lançado recentemente e, mesmo longe das salas de cinema (devido a Pandemia), já é um baita sucesso. Mas qual será a filosofia presente no filme? Como explicar Soul? Se você curte filosofia e curtiu Soul, esse vídeo foi feito para você!
    ----
    O MITO DE SÍSIFO - ALBERT CAMUS
    amzn.to/3nqWNs1
    SIGA-NOS NAS REDES!
    Twitter: bit.ly/Filicio...
    Facebook: bit.ly/Filicio...
    Instagram: bit.ly/Filicio...
    --
    #soul #filosofia #cinema

Комментарии • 47

  • @rebeccamendes5869
    @rebeccamendes5869 3 года назад +11

    da super pra relacionar com o seu vídeo, uma parte do filme que eu amei muito, que é quando a 23 tá na terra com o músico em corpos trocados e ela fala “talvez o meu propósito possa ser andar, observar o céu, etc” e ele fala com ela “mas isso não são propósitos, isso é a vida” e aí alguém conta aquela história do peixe:
    “estou procurando o oceano”
    “o oceano? você está nele”
    “isso? isso aqui é agua, eu quero o oceano”
    que bate exatamente onde você falou, esquecemos de aproveitar o processo enquanto superestimamos e idealizamos o “chegar la”

  • @renanzinnovayork4664
    @renanzinnovayork4664 3 года назад +2

    Meu maior arrependimento de 2020 foi não ter conhecido esse canal antes de acabar o ano, parabéns, prof!

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад

      Obrigado, Renan! Fico feliz demais da conta em saber que você curtiu os vídeos! Prometo (tentar) melhorar e caprichar ainda mais em 2021! ♥️

  • @evaldobarcelos685
    @evaldobarcelos685 3 года назад +7

    Viajo em suas explicações. O sentido da vida não está no fim , está na caminhada.

  • @vanessadalbello7987
    @vanessadalbello7987 3 года назад +2

    Adorei! O filme e essa análise 👏👏👏👏 Hoje tenho esse olhar sobre o sentido da vida, quisera ter tido antes..

  • @amandafoetsch1032
    @amandafoetsch1032 3 года назад +2

    Te apresentei pro meu namorado depois do evento do Instituto e ele assiste até hoje. Que bom ver o canal crescendo ♥️

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад +1

      Que bacana! Eu fico muito feliz, de verdade, que o canal tenha (ou tem) servido para manter os laços que a gente faz na vida. É muito bom poder continuar uma conversa iniciada em uma palestra/evento, não é verdade? Mande um abração para o querido e que nossas conversas possam ser cada vez mais inclusivas! Que venham mais e mais gente! Ah! E que a pandemia passe logo para a gente tomar um café nos IFs da vida, né? :D

  • @victornunestoscano
    @victornunestoscano 3 года назад

    Sensacional Filicio. Entender que o processo deve ser aproveitado é o primeiro passo de ter uma vida com menos ansiedade. Você mesmo já disse que essa ansiedade é o "futuro em excesso". Eu senti uma conexão muito forte com a filosofia oriental, principalmente quando as almas ficam obcecadas e se desconectam de si.

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад +2

      Verdade! Ainda que tenha bastante dedo da sabedoria oriental, essa ideia de "desconexão" da realidade/vida também está cada vez mais presente nos pensadores orientais, seja por ideais como alienação (Marx), menoridade da razão (Kant), mundo aparente/sensível (neoplatônicos), inconsciente (Freud)...

  • @ivyconsuela4964
    @ivyconsuela4964 9 месяцев назад

    Acho que Soul conversa com várias correntes filosóficas... Essa coisa de correr atrás de um objetivo, pensando no sentido que vc vai encontrar quando alcançá-lo (o que na verdade resulta em frustração), me remete muito a Schopenhauer

  • @alessandrosantos031
    @alessandrosantos031 2 года назад

    Ótimo vídeo 👏👏👏👏

  • @motachan1
    @motachan1 3 года назад

    Você pode fazer mais vídeos sobre esses mitos? Acho interessante demais a abordagem filosófica da mitologia grega!

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад +1

      Que bacana, Mateus! Aqui no canal já existem alguns vídeos abordando os mitos com um olhar filosófico. Dê uma olhada, pois acho que que você vai gostar! E pode ter certeza que mais vídeos virão (e o mito de Sísifo tá incluído nisso). 🙂

  • @andregustavo2086
    @andregustavo2086 3 года назад +1

    Deveria citar tambem a questao da traducao errada que fizeram e que impactou muito o sentido geral do filme. Os tradutores usaram "missão" para traduzir a palavra "spark", que significa "faísca". Faísca vem no sentido similar a de um "barril de pólvora", porém não num mau sentido. O sentido de que é aquilo que faz algo acontecer. Por não haver uma palavra correspondente na língua portuguesa, usaram a palavra "missão", que não tinha nada a ver e mudou a filosofia do filme. Recomendo assistir no canal Antídoto no vídeo do Soul que ele fala sobre a traição que a tradução do sentido original nos fez.

  • @RafAger
    @RafAger 3 года назад

    👏 👏 👏 👏 bom vídeo prof.! Provavelmente, filmes, contos de fadas e contos de fadas também podem ser uma ferramenta para dar às crianças uma base de filosofia ...

  • @douglasbalbino9215
    @douglasbalbino9215 3 года назад +1

    Fala sobre o tema estética na filosofia.

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад +1

      Dica ANOTADÍSSIMA! Já vou até preparar um roteiro prévio aqui e ver se esboço alguma ideia. ✌🏻

  • @igornelo9976
    @igornelo9976 3 года назад

    Muito bom! Lance mais vídeos sobre Sísifo, professor 🙏

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад +1

      Rapaz, eu tô enrolando um roteiro sobre o Mito de Sísifo já tem uns 3 meses. Eu me empolgo e quando vou ver o vídeo fica enorme hahahaa. Mas vai rolar sim, pode ter certeza! Só não sei ainda se vai ser junto com a interpretação de Camus ou se farei dois separados (para ficar um vídeo menor).

  • @OCorujinha
    @OCorujinha 3 года назад +1

    Muito bom! Vou ver esse filme!

  • @a.priscillavale.6944
    @a.priscillavale.6944 3 года назад

    Perfeito!

  • @joycecamilah
    @joycecamilah 3 года назад +1

    Que explicação suave! Fala mais sobre o sentido da vida. Um abraço!

  • @MsBella0309
    @MsBella0309 3 года назад

    ao ver o filme pensei muito na ideia de platão também, sobre o pré vida, no qual sabemos todas as respostas mas ao vir para o mundo terreno devemos buscar elas novamente... procede?? excelente vídeo, professor!

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад

      Ei, Bella! Mil desculpas pela demora em responder! Você fez uma aproximação SENSACIONAL! Confesso que não havia pensado nessa possibilidade, mas ela faz todo sentido!

  • @supinpa9694
    @supinpa9694 3 года назад +2

    A vida é feita das coisas SIMPLES!!

  • @moonlighting612
    @moonlighting612 3 года назад

    Analise maravilhosa ahhh parabéns

  • @naunsei
    @naunsei 2 года назад +1

    amei a referência a Camus!

  • @wesley1692
    @wesley1692 3 года назад

    Show de bola

  • @rebeccamendes5869
    @rebeccamendes5869 3 года назад

    eu no começo no vídeo vendo você falar um monte de palavra pra chegar em sentido da vida e lembrando q no filme eles lançam a palavra “propósito”

  • @stampedesp
    @stampedesp 3 года назад +2

    É correto falar que o racismo não foi tema da obra. Ele foi um motivo apenas numa frase de uma cena, a do taxi. Mas a maioria das cenas principais a questão racial estava presente sim. A estética negra do nível terreno, por exemplo, é uma manifestação da negritude, ou seja, um movimento que é uma resposta à questão racial. Percebam que é de jazz que o Joe gosta, e não de música clássica. Esse outro motivo tem a ver sim com a questão racial também. Expliquei para quem não está habituado com essas "armadilhas" da questão racial algumas cenas centrais da trama com um suporte na filosofia da negritude e na filosofia existencialista, como vc fez no vídeo. A escolha não é por acaso, visto que a filosofia da negritude bebe muito na existencialista. Quem ler esse meu texto aqui vai compreender e "ganhar" uns óculos para ver como a questão racial abrange todo o filme:
    diariomaterialista.wordpress.com/2020/12/26/analise-soul/

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад +1

      Olá, Alexandre! Você está CORRETÍSSIMO! A questão racial está presente em todo filme, ainda que o mote do filme não seja, necessariamente, a conscientização a respeito do racismo. Se me permite, um adendo. É impressionante como ainda há em muita gente (não é o seu caso, é claro) hoje um espanto com personagens negros sendo protagonistas E MAIS: quase sempre associam diretamente a presença do personagem à feitura de um filme com tema explícito de conscientização de raça. Noutras palavras, é impressionante como muita gente não percebe que a própria presença e narrativa do personagem são, também, uma expressão dessa consciência (tal como você evidenciou muito bem no seu texto, por sinal). Em resumo: normalizar a presença do negro em papéis de destaque para além da própria luta antirracista (uma luta essencial, diga-se) é algo que gente tem que mirar, sempre. Brigadão pelo comentário agregador e pelo excelente texto, meu camarada!

    • @stampedesp
      @stampedesp 3 года назад

      @@afilosofiaexplica Exato. Se formos dividir em 3 níveis tudo isso, o primeiro seria mais pessoas negras em espaços como o que vc falou. O segundo esse que vc descreveu: negros não sendo racializados. E o terceiro seria a afirmação da identidade negra fora da racialização. Muita gente pensa que o passo 3 é a ideia de negro deixar de existir. Judeus foram racilizados e a solução nunca foi e nunca será abandonar a identidade judia, mas sim afirmá-la sem a racialização.

  • @luciano8bernardes835
    @luciano8bernardes835 2 года назад

    É igual ao cachorro correndo atrás do carro. Quando ele alcança o carro, não tem mais graça. O legal é correr atrás do carro.

  • @ThaisOliveira-vj2le
    @ThaisOliveira-vj2le 3 года назад

    Por gentileza professor me explica não entendi qual ele disse pra 22 no final de que a vida não precisa ter sentido e propósito para existirmos uma afirmação dessa é prejudicial pra o ser humano?

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад +3

      Ei, Thaís! Não sei se entendi bem sua pergunta, mas vamos lá. A ideia que a vida tenha um sentido pode ser entendida como extremamente prejudicial sobretudo quando essa ideia nos tira os olhos do instante, do presente. Em termos ainda mais radicais, há pessoas que passam a vida inteira crendo em um sentido final (seja pós-morte ou seja ainda em vida, mas em um sentido inalcançável e insaciável, como o sucesso, a fama, a riqueza). Ao pensarem e agirem assim, acabam por se esquecer das belezas da vida humana diária, dos milagres cotidianos que preenchem e fazem a vida. Em outros termo, muitos abdicam da vida mesmo (vida real, que acontece todo dia) em nome de uma ilusão de sentido. Quando a estes, jamais sentirão o prazer de um sábado ensolarado, o gosto delicioso de uma Coca-Cola gelada ou o prazer que é deitar na sombra após um mergulho de mar.

  • @jucianeantunes9103
    @jucianeantunes9103 3 года назад

    Lindo!

  • @jucianeantunes9103
    @jucianeantunes9103 3 года назад

    Pode dar mais de like?? Rs se pudesse daria 1000

  • @cabidometropolitano7818
    @cabidometropolitano7818 3 года назад

    Perfeito!

    • @afilosofiaexplica
      @afilosofiaexplica  3 года назад +1

      Que bacana que você gostou! Aproveite e dê uma espiadinha nos outros vídeos do canal. Certeza de que tem coisa que você vai gostar! :D