Professor Pedro Renó desculpa o palavrão, mas você é um professor muito FOOODAAAA. Você ta me ajudando demais com as suas vídeo aulas que são incríveis. Vlwww
Pierre Bourdieu e o Estruturalismo Construtivista O francês Pierre Bourdieu foi um dos mais importantes e influentes sociólogos do século XX, bebendo na fonte dos clássicos como Max Weber e Karl Marx, desenvolveu a sua teoria com críticas as desigualdades sociais. Bourdieu defendia o seu pensamento sociológico como Estruturalismo Construtivista, ou construtivismo Estruturalista, onde acreditava que as estruturas objetivas do mundo social podem dirigir as ações dos indivíduos, porém, essas estruturas são construídas socialmente. Assim, para ele, as relações sociais são dialéticas, existindo estruturas que agem de forma objetiva para legitimar e reproduzir o transformar a sociedade. A estrutura social segundo Bourdieu é construída em três conceitos, sendo eles o campo, o habitus e o capital. O Campo desrespeito ao espaço simbólico ao qual as lutas pelas representações acontecem. Nesse espaço é uma disputa por estabelecimento de valores, regras, normas, entre outros. Exemplo: No campo da arte há uma disputa entre a definição de arte erudita e arte popular. O Habitus é a capacidade dos agentes sociais de incorporarem a estrutura social estabelecida, as suas experiências pessoais, a socialização com outros agentes, tudo que pode moldar os seus sentimentos, pensamentos e ações na sociedade. O Capital é a força que os agentes podem alcançar no campo, se reproduzindo e promovendo a mobilidade social. O Capital pode ser Econômico, correspondendo aos recursos financeiros adquiridos através do trabalho; Capital Social, que demonstra a relação de pertencimento a um grupo específico, agregando contatos, como era a nobreza na idade moderna, por exemplo; o Capital Cultural que está ligado a singularidade do indivíduo, através de sua vestimenta, hábitos sociais, preferências no consumo de produtos, locais a frequentar; e enfim o Capital Simbólico, que remete a honra, ao conjunto de etiquetas e rituais.
Prof, espero q o senhor n se chateie com o q vou dizer. O senhor tem sua família, seu trabalho, seus deveres, enfim, sua vida, eu estava pensando se o senhor n poderia publicar seus vídeos as 12:00 (assim como fez com o vídeo do Presidente Castelo Branco), claro se isso n for pesado p o senhor, pq afinal tu tbm tem sua esposa e seus hobbies, é q se o senhor publicar mais cedo acredito q terá mais views, abraços
Estou voltando aqui para tentar entender os textos da faculdade de Ciências Sociais. São textos muito difíceis, ao menos p mim que nunca tinha lido esses autores. Obrigada professor por disponibilizar essas aulas.
Professor Pedro, gosto mesmo de suas aulas e sempre mesmo lendo, tendo aulas, sempre recorro as suas aulas, pois sua linguagem é muito fácil de entender. Fazendo licenciatura de Pedagogia na UFSC e tenho aula de sociologia da Educação, com a docente que foi mestranda de Pierre Bourdieu e é tradutora de suas obras. As aulas dela é riquíssima, e com certeza é uma das mais entendida de Bourdieu no Brasil . Obrigada
Geralmente vejo suas aulas pra massificar o conteúdo que já tinha estudado e sempre quando assisto, compreendo de forma mais clara e abre totalmente a minha mente à coisas que não tinha conectado. Muito obrigada por essa coerência e clareza de conteúdo
Professor, se puder, faça um vídeo sobre o livro "A dominação masculina", do Bourdieu. Acho que seria uma excelente forma de aplicar o conhecimento! Aliás, excelente aula! Abraços!
Top professor tô no canal desde dos 20 mil inscritos e vc é indistiguivel do demais, há muito carinho e dedicação com os estudantes, e as escritas ajuda muito no estudo parabéns pela humildade e que continue crescendo porque merece, Reno abraços!
Maravilha, comecei a ler Economia das trocas simbólicas e tive muita dificuldade, pois cometi o pecado de não assimilar o autor anteriormente à sua obra. Depois de ver a bio do Bourdieu e sua principal tese(a partir de alguns sites e como complemento este vídeo), facilitou as coisas. Obrigadão.
Estou gostando muito das aulas de sociologia, filosofia, história... enfim, tudo. Destaco nesse vídeo, a diferenciação entre classes sociais e categorias profissionais. Bem importante.
professor, faz um vídeo sobre os movimentos dos operários nas fábricas, complementando o vídeo sobre de revolução industrial, sabe , cartismo e ludismo? seria uma boa em
Procurei no seu canal algum vídeo relacionado a Michael Apple em relação a educação e a sociologia. Só assisto os seus vídeos, pois são de qualidade, se possível poder falar um pouco sobre, eu agradeceria. (Neomarxismo)
Capital simbólico não é um capital em si, como Bourdieu esclarece em Meditações Pascalianas. Mas a resultante da soma de tudo que contribui para engendrar o habitus.
Pedro... adoro seus vídeos...contribuem muito para meus estudos para concurso ...gostaria de pedir a vc que situasse temporalmente ... não em século..mas em ano.... Bourdieu é dos anos 80, confere? Não é nem sugestão é mais pedido de ajuda mesmo rsrs
Resumo: Bourdieu propõe o estudo sobre a Estrutura Contrualista, no qual as instituções do mundo influência nas ações humanas. Mas a priori, são os homens quem as constrói, por meio da dialética, ou melhor, pelo discurso contraditório entre dois lados opostos, sintetizando assim, uma nova instituição, isto é, transformando a sociedade outrora com outro ideal. Apesar dessa autonomia do discurso, o ser social é sustentato por 3 pilares, dentre eles estão, o Campo que é onde se encontra as definições das açãoes, tais como, valores/regras/normas, o Habitus que é a experiência social/socialização individual em relação ao outro e o Capital que se derivam os Capitais econômicos (relação de poder aquisitivo), Capitais sociais (grupo pertecente: proletário/burgues) Capitais culturais (relação a cultura -localidade,habitos,vestimentos,tradições) e o Capitais simbólicos (em relação a honra, entiqueta e rituais). E o objetivo central ou como uma reflexão que você pode citar na redação, no meu ponto de vista é que, por exemplo, a compra demasiada de produtos é influência como capitalismo/midia/status, e como diz Bourdieu, é a sociedade que nos influência, mas antes disso, somos nós que a molda; adiante, devemos reformular esse pensamento, como, controle/diminuição de compras excessivas. Desse modo, as realidades históricas é que sempre é possível estabelecer que as coisas poderiam ser diferentes, que são diferentes em outros lugares, em outras condições. Bons estudos!
Oi professor, estou me preparando pro enem esse ano e gosto demaaais da sua didática, to acompanhando toda a playlist da história geral, mas acabei de ver que vc tem uma playlist chamada "curso de história para o enem", vc acha melhor eu continuar na história geral ou trocar por essa playlist?
Lucas, continua na História Geral, já q fala dos hominídeos e as civilizações antigas, creio q se vc fizer isso vai sobrar poucos vídeos nessa outra playlist. Os vídeos MT bons, n sei se vc viu, mas tem vídeos q ele fala dos Séculos XV em diante, da uma olhada dpois, é MT bom msm
Espero que gostem, galera. Bons estudos!
Obrigado, meu professor!
Professor Tudo bom, por gentileza faz um vídeo explicando o que de fato é moralismo em filosofia .
01:49 INTRODUÇÃO demorada ... agente quase perde a paciencia e pula o video... No mais sua aula e otima
Professor Pedro Renó desculpa o palavrão, mas você é um professor muito FOOODAAAA. Você ta me ajudando demais com as suas vídeo aulas que são incríveis. Vlwww
@@felippedavidbrasil1804 Aumente a velocidade do vídeo
Pierre Bourdieu e o Estruturalismo Construtivista
O francês Pierre Bourdieu foi um dos mais importantes e influentes sociólogos do século XX, bebendo na fonte dos clássicos como Max Weber e Karl Marx, desenvolveu a sua teoria com críticas as desigualdades sociais.
Bourdieu defendia o seu pensamento sociológico como Estruturalismo Construtivista, ou construtivismo Estruturalista, onde acreditava que as estruturas objetivas do mundo social podem dirigir as ações dos indivíduos, porém, essas estruturas são construídas socialmente. Assim, para ele, as relações sociais são dialéticas, existindo estruturas que agem de forma objetiva para legitimar e reproduzir o transformar a sociedade.
A estrutura social segundo Bourdieu é construída em três conceitos, sendo eles o campo, o habitus e o capital.
O Campo desrespeito ao espaço simbólico ao qual as lutas pelas representações acontecem. Nesse espaço é uma disputa por estabelecimento de valores, regras, normas, entre outros. Exemplo: No campo da arte há uma disputa entre a definição de arte erudita e arte popular.
O Habitus é a capacidade dos agentes sociais de incorporarem a estrutura social estabelecida, as suas experiências pessoais, a socialização com outros agentes, tudo que pode moldar os seus sentimentos, pensamentos e ações na sociedade.
O Capital é a força que os agentes podem alcançar no campo, se reproduzindo e promovendo a mobilidade social. O Capital pode ser Econômico, correspondendo aos recursos financeiros adquiridos através do trabalho; Capital Social, que demonstra a relação de pertencimento a um grupo específico, agregando contatos, como era a nobreza na idade moderna, por exemplo; o Capital Cultural que está ligado a singularidade do indivíduo, através de sua vestimenta, hábitos sociais, preferências no consumo de produtos, locais a frequentar; e enfim o Capital Simbólico, que remete a honra, ao conjunto de etiquetas e rituais.
SAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALVE
Que maravilhosa! mto obrigada pelo resumo!
Muito obrigada!!!!!
Rainha 🙏🏻👑👸🏻👑🙏🏻
Nem todo heroi usa capa
Meu deus meu antigo professor de história tem um canal no RUclips
Como foi a experiência de ter ele como prof?
Que sorteee, como eu queria ter ele como professor pessoalmente
nossa que SONHO
Sortuda
Prof, espero q o senhor n se chateie com o q vou dizer. O senhor tem sua família, seu trabalho, seus deveres, enfim, sua vida, eu estava pensando se o senhor n poderia publicar seus vídeos as 12:00 (assim como fez com o vídeo do Presidente Castelo Branco), claro se isso n for pesado p o senhor, pq afinal tu tbm tem sua esposa e seus hobbies, é q se o senhor publicar mais cedo acredito q terá mais views, abraços
Excelente aula... primeiro comento, depois eu assisto, pq confio nesse professor...
Já é de praxe q vai ser uma aula excelente haha!
Estou voltando aqui para tentar entender os textos da faculdade de Ciências Sociais. São textos muito difíceis, ao menos p mim que nunca tinha lido esses autores. Obrigada professor por disponibilizar essas aulas.
Professor Pedro, gosto mesmo de suas aulas e sempre mesmo lendo, tendo aulas, sempre recorro as suas aulas, pois sua linguagem é muito fácil de entender.
Fazendo licenciatura de Pedagogia na UFSC e tenho aula de sociologia da Educação, com a docente que foi mestranda de Pierre Bourdieu e é tradutora de suas obras. As aulas dela é riquíssima, e com certeza é uma das mais entendida de Bourdieu no Brasil . Obrigada
Como ela se Chama a discípula de Bourdieu?
Me ajudou bastante a entender a obra de Bourdieu. Obrigada professor
Geralmente vejo suas aulas pra massificar o conteúdo que já tinha estudado e sempre quando assisto, compreendo de forma mais clara e abre totalmente a minha mente à coisas que não tinha conectado. Muito obrigada por essa coerência e clareza de conteúdo
Estou lendo Bourdieu q estava muito complicado entender. Vim logo em vc, e vejo vc dando uma baita aula mesmi gripado, vida de professor. Parabéns
Adorooo suas aulas 👏👏👏👏 Já sou pós graduada e suas informações ajudam muito a estruturar as ideias ❤️❤️❤️
Eu AMO as suas aulas, por Deus!! Assuntos que eu jamais teria interesse para discutir estão começando a ser aprendidos por conta das suas aulas!
Professor, se puder, faça um vídeo sobre o livro "A dominação masculina", do Bourdieu. Acho que seria uma excelente forma de aplicar o conhecimento! Aliás, excelente aula! Abraços!
Átila Augusto Ele mencionou na aula de hoje! Vai ter aula, se não me engano, semana que vem
Que aula, simplificou o que a maioria complica
Professor você é muito bom no que faz. Obrigada por disponibilizar todo esse conteúdo gratuito! 💜
Grande aula amigo!!! Cheguei ao seu canal através de uma aula sobre o tratado de Methuen , execelente.
Amei a aula ❤
Estava com muita dificuldade em compreender a teoria de Bourdieu, mais com esta aula, ficou tudo claro.
Professor, sua didática é inspiradora. Muito obrigada pelos vídeo! Sucesso!
Top professor tô no canal desde dos 20 mil inscritos e vc é indistiguivel do demais, há muito carinho e dedicação com os estudantes, e as escritas ajuda muito no estudo parabéns pela humildade e que continue crescendo porque merece, Reno abraços!
muito bom professora. me ajudou bastante. obrigada
Maravilha, comecei a ler Economia das trocas simbólicas e tive muita dificuldade, pois cometi o pecado de não assimilar o autor anteriormente à sua obra. Depois de ver a bio do Bourdieu e sua principal tese(a partir de alguns sites e como complemento este vídeo), facilitou as coisas. Obrigadão.
Muito produtiva prof. essa aula. Pois nunca tinha estudado esse sociólogo.
Melhor notificação, Pedro☝️. Pierre pra mim é o filósofo que mais adorei em estudar ❤💓
Vc arrasa demais. Obrigado.
Parabéns pela aula e obrigada por compartilhar o seu conhecimento sobre o tema.
Muito bom! É necessário enfatizar que para o autor esses conceitos na prática agem em conjunto como uma rede, não de forma separada.
Amei a sua abordagem sobre o autor em tela, pois nos ajuda a entender melhor a sua obra.
Fiquei muito feliz quando vi que você fez vídeo sobre esse filósofo, pois amo suas explicações.
Você é inteligente mesmo, tem vídeo de tudo 😍😍😍
Estou gostando muito das aulas de sociologia, filosofia, história... enfim, tudo. Destaco nesse vídeo, a diferenciação entre classes sociais e categorias profissionais. Bem importante.
Excelente aula. Por gentileza se possível traga uma aula do pensamento de Bourdieu sobre a Educação. Grata.
Pedro, sua didática é inspiradora!
Amo esse cara , me inspirou na minha época de faculdade.❤
aula perfeitaaaaaa! estou sempre aqui e amo seu trabalho.
Elucidou muito bem todas essas questões 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 gostei muito 👏🏻👏🏻
Gostei muito, vale apena deixar textos nos comentário para se aprofundar.
Eu não conhecia as 4 Capital da estrutura social, aprendi tudooo hoje nesse video!
Aula maravilhosa, assim como todas as outras!
Obrigada!!
eu amo tanto suas aulas aaaaaaaaaaa muito obrigada me ajuda muito
Fodástico você! Continue sempre democratizando a educação
Amoooooooooooo suas aulasaaaas
Obrigado, prof! Sempre maravilhoso! Um abraço!
Achei um dos mais difíceis até agora, muito obrigado pela aula professor!
Assistindo essa video aula para faculdade de publicidade e propaganda muito obrigada, excelente complemento para meus estudos!!
adorei a aula, prof!!!
GRATIDÃO POR TUDO !
Vídeo que eu tanto pedi! 😍
Aula Maravilhosa, sintetizou bastante, muito obrigado
Cara que aula, que explicação!😍😍 Parabéns pelo trabalho🙌
Muito obrigado pela aula, professor!!!🙏🙏🙏 Ela é ótima!!!😁
Obrigada pela aula maravilhosa!
Peço que faça um vídeo sobre "Violência Simbólica" do Pierre Bourdieu, por favor! Abraço!
aula perfeita, enfim consegui entender!!!
👏👏👏👏 Eu adorei .
Obrigada pelo conteúdo.
Parabéns pela a excelente explicação!
professor, faz um vídeo sobre os movimentos dos operários nas fábricas, complementando o vídeo sobre de revolução industrial, sabe , cartismo e ludismo? seria uma boa em
Procurei no seu canal algum vídeo relacionado a Michael Apple em relação a educação e a sociologia. Só assisto os seus vídeos, pois são de qualidade, se possível poder falar um pouco sobre, eu agradeceria. (Neomarxismo)
Gosto muito das suas aulas
Obrigado pela aula sobre o filósofo francês Bourdieu.
obrigada pela aula, prof!!
Estou viciada nos seus vídeos 🥰 professor incrível!
Uau, que aula fantástica!
Muito boa a aula!
seus vídeos me ajudam muito!🤍🤍
muito obrigada!!
Suas aulas são sempre excelentes, eu não conhecia Bordieu.
Ótima aula professor
Parabéns, ótimo trabalho!!!
Excelente aula professor como sempre!
Belíssima aula 👏👏👏👏
Muito bom, uma tive uma aula tão detalhada!!!
Belíssima aula professor! sucesso!
Apresente um contraponto dessas ideias a partir de teóricos liberais e conservadores do século XX como Roger Scruton
Professor, dizer que as relaçoes sociais são dialéticas é similar ao conceito de conhecimento praxiológico??
alguém poderia me explicar oque seria as estruturas sociais ?
Aula excelente.
aula perfeita, obrigada !!!
Excelente aula
💕 Aula maravilhosa!
Ótima aula!!
03:14 é o tempo em que ele começa a falar sobre o pierre bordieu
Capital simbólico não é um capital em si, como Bourdieu esclarece em Meditações Pascalianas. Mas a resultante da soma de tudo que contribui para engendrar o habitus.
Aula excelente!!!!
Pedro... adoro seus vídeos...contribuem muito para meus estudos para concurso ...gostaria de pedir a vc que situasse temporalmente ... não em século..mas em ano.... Bourdieu é dos anos 80, confere? Não é nem sugestão é mais pedido de ajuda mesmo rsrs
Schetine, pelo q vi ele nasceu nos anos 30 e suas obras são dos anos 70 em diante
@@GabrielOliveira-pg2oy gratidão pela ajuda
@@schetinedanyelle Por nd
Resumo:
Bourdieu propõe o estudo sobre a Estrutura Contrualista, no qual as instituções do mundo influência nas ações humanas. Mas a priori, são os homens quem as constrói, por meio da dialética, ou melhor, pelo discurso contraditório entre dois lados opostos, sintetizando assim, uma nova instituição, isto é, transformando a sociedade outrora com outro ideal. Apesar dessa autonomia do discurso, o ser social é sustentato por 3 pilares, dentre eles estão, o Campo que é onde se encontra as definições das açãoes, tais como, valores/regras/normas, o Habitus que é a experiência social/socialização individual em relação ao outro e o Capital que se derivam os Capitais econômicos (relação de poder aquisitivo), Capitais sociais (grupo pertecente: proletário/burgues) Capitais culturais (relação a cultura -localidade,habitos,vestimentos,tradições) e o Capitais simbólicos (em relação a honra, entiqueta e rituais). E o objetivo central ou como uma reflexão que você pode citar na redação, no meu ponto de vista é que, por exemplo, a compra demasiada de produtos é influência como capitalismo/midia/status, e como diz Bourdieu, é a sociedade que nos influência, mas antes disso, somos nós que a molda; adiante, devemos reformular esse pensamento, como, controle/diminuição de compras excessivas. Desse modo, as realidades históricas é que sempre é possível estabelecer que as coisas poderiam ser diferentes, que são diferentes em outros lugares, em outras condições.
Bons estudos!
ESTRUTURALISMO CONSTRUTIVISTA*
amei a aula
Aula perfeita
Ai que bom!!!
Aula MT boa, especialmente p nós q gostamos d humanas
Hahaha olha meu professor da turma feretto♡
Oi professor, estou me preparando pro enem esse ano e gosto demaaais da sua didática, to acompanhando toda a playlist da história geral, mas acabei de ver que vc tem uma playlist chamada "curso de história para o enem", vc acha melhor eu continuar na história geral ou trocar por essa playlist?
Lucas, continua na História Geral, já q fala dos hominídeos e as civilizações antigas, creio q se vc fizer isso vai sobrar poucos vídeos nessa outra playlist. Os vídeos MT bons, n sei se vc viu, mas tem vídeos q ele fala dos Séculos XV em diante, da uma olhada dpois, é MT bom msm
Se você quer apenas e exclusivamente fazer o Enem é bom acompanhar a playlist do Enem.
ótima aula
prof maravilhoso
Alguém sabe aonde encontrar questões sobre o tema da aula ?
Papi Marques tá sempre lá...
Estudamos bourdieu no mestrado em literatura comparada.
Very well explaned
perfeito ♡♡♡
Muito bom!
7:45
Se cuida msm prof