Conheço um que abandonou esposa e filhos (já era pastor) se casou com uma menina super mais nova que ele, e hoje é pastor presidente de uma grande congregação. Isso pra mim não faz sentido nenhum, ele não teve compromisso com a primeira esposa, cometeu um erro gravíssimo e não deveria ser pastor.
Pois é, gosto do Yago mas esse vídeo dele ficou bem vago e praticamente deu liberdade para homens ou mulheres que fizeram uma barbaridade como essa que você citou possam continuar sendo pastores e líderes como se fosse só mais um pecado qualquer. Bola muito fora do Yago.
Sou e sempre fui completamente contra traição, separação, etc. Mas certo na obra de Cristo. Na nossa igreja temos um ex traficante, ladrão, homem que foi terrível, isso contado por ele, e que hora é nosso presbítero, líder, e um marido e pai admirável! Um exemplo pra toda a igreja, e foi glória a Deus pela vida dele. Se Deus fez a obra, ele sustentará até o fim.
O pastor por várias vezes citou no passado...entendi como;antes de nascer de novo.mas o que vemos hoje é muitos divorciados dentro da IGREJA.isso é triste!!!não falo por moralismo ou religiosidade mas por nessa questão não haver diferença por conhecermos a Cristo.
Pois é, e o casamento é atemporal, ou seja casamentos de pagãos tbm são válidos, a não ser que queira sustentar a ideia de que o verdadeiro casamento é somente na igreja católica, é um sacramento! Eu não fecho opinião sobre essa assunto, mas os textos de 1tm 3 e Tito 1 realmente colocam algumas coisas até para se ter vivências práticas da vida, para saber aconselhar como experiência e não só conceito. Fica a incógnita pra mim.
esse certamente foi um dos videos desse canal que mais me marcou,foi um refrigerio,renovo bem como um encorajamento na minha historia,é um video que me distancia mais ainda do meu passado errado e me coloca mais ainda diante de um Deus perdoador,restaurador e bondoso. Deus abençoe sua vida Pr. Yago,dois dedos de teologia é relevante demais,vida longa a esse canal.
Yago você com certeza tem sido instrumento de Deus para abençoar muitas pessoas, eu sou uma delas, mas quando você quer manipular um texto você consegue o fazer brilhantemente! Que Deus nos abençoe com sua Graça e Misericórdia!!! 😢
Ao invés de drama, poderia argumentar como a leitura está errada. É um desrespeito vir dizer que alguém está manipulando um texto depois de uma argumentação exegética.
@@doisdedosdeteologia bom a verdade é que eu nem imaginava ser respondido levando em consideração que somos muitos como seguidores, então preferi fazer um comentário breve. as passagens quanto ao tema são bem simples, e ainda que saber o grego enriqueça o entendimento de textos difíceis, não é o caso do texto tratado.“marido de uma mulher” significa “marido de uma mulher”, e não importa quantas vezes você vá e volte do texto original essa é a informação passada, o ensinamento deixado, que harmoniza muito bem com as palavras de Jesus e de Paulo (Marcos 10, Lucas 16, Romanos 7 e 1 Corintios 7) que deixam claro que o recasamento é como adultério. É difícil pra mim nessa caixa de comentários ir muito além do que ja falei, mas nem acho que preciso, tem informações suficientes para entender o veredicto da Bíblia sobre o assunto, mas acho que o problema aqui não é entender mas aceitar, estar disposto a tomar a cruz a qualquer custo. Não você, mas os que estão nessa situação. Quanto a você estou convencido de que é meu irmão em Cristo, mas não espero que mude de ideia quanto a esse tema, tendo em vista o “tamanho” que hoje você tem, te custaria muito, mas oro pra que Deus nos ajude como igreja a sempre edificar uns aos outros em amor e exaltar a Cristo como Salvador e DONO da igreja, e nos colocarmos como meros servos e embaixadores de sua mensagem. Que Deus continue abençoando seu ministério irmão, e obrigado pela resposta.
@@samuelazevedo6741 Me permita: o que é recasamento no seu entendimento do texto e onde fala sobre recasamento ser como adultério? Só gostaria de entender.
@@samuelazevedo6741querido, Samuel, mas ele mesmo falou para homens que estão em adultério, n deve, e SABEMOS que exceto em caso de adultério ou ser viúvo, casar novamente é pecado e sabemos disso
Em outras partes ele diz falas que se dão a entender que parece que re-casados está sendo usado para os que adulteraram, acabou o casamento e casou denovo, se for nisto, eu REALMENTE sou contra.
Marido de uma so mulher é um divisor para liderança da Igreja, na prática, homens recasados com cônjuge anterior vivo, torna o homem desqualificado para o ministério ( Romanos 7.2-4; 1 Corintios 7.39; 1 Corintios 7.10-11).
Hoje o cristão se separa por qualquer coisa, e isso é falta de maturidade na fé e muitas outras coisas envolvidas sem levar em conta antes de casar . Enfim, é triste
Os 3 textos mencionados, principalmente os de 1 CORINTIOS, dizem respeito ao bom comportamento da mulher. Nao ha mencao a qualificacao ao episcopado, prerrogativa do homem.
@@AntiovaniMendessim, os texto mencionado faz muito sentido. Se um homem ou mulher se casar novamente enquanto o anterior está vivo, ambos estão em pecado de adultério. O arrependimento é uma mudança de caminho. Não é só deixar de fazer e, sim voltar e fazer o que é correto. O ladrão que para de roubar não demonstra que está arrependimento, o arrependimento dele será demonstrado quando ele não só deixa de roubar, mas passa a trabalhar e ajudar os necessitados.
Boa tarde! Fui aprovado em Direito pelo Sisu. Universidade Federal. Estou em vias de conseguir uma bolsa integral pelo PROUNI: Direito ou Teologia, ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo-SP). O Pastor poderia fornecer-me alguma orientação? Sempre desejei cursar Teologia, e Direito é uma dívida que tenho comigo mesmo...
Boa tarde, amigo! Meus parabéns pela conquista! Desculpe-me se eu parecer rude, mas o Yago estando no Ceará dificilmente vai conseguir ajudar muito numa decisão tão particular. Creio que o melhor a se fazer neste caso é pedir conselhos para o seu pastor, seus familiares e se possível, para estudantes mais experientes da Federal ou do Mackenzie. Deus te abençoe e boa sorte nos seus caminhos!!
@@alek4839 Boa tarde! Penso em Teologia no Mackenzie por tal instituição ser de viés calvinista/reformado. Já disponho de vários materiais: Bíblias de Estudo, Comentários Bíblicos, Teologias Sistemáticas etc.
PRIMEIRO uma profissão, depois a teologia, se você não quer dar aula de teologia, um curso superior em teologia não vai te ajudar em nada neste momento.
@@guilhermeguimaraes8726 Boa tarde. Sim, eu já tenho uma profissão (Medicina), porém estou desempregado e falido. Eu iria estudar Direito ou Teologia por prazer, e não por dinheiro e possibilidade de locupletar-me. Desejo arrumar um emprego (em outra área diferente da Medicina) e viabilizar os estudos.
Muito boa a exegese do texto, defendida pelo autor do artigo e tb pelo Pastor Yago! Apenas entendo que deveria aprofundar mais a questão do divorciado, pois há muitos motivos que levam ao mesmo; um destes é a desobediência diante da palavra de Deus, "o que Deus uniu não separe o homem"; muitas vezes o postulante ao ministério, não é a parte inocente, a separação partiu dele; como disse, um ato de desobediência. Isto não o desqualifica para o ministério? Até entendo que há casos no AT, como o de Abraão, Jacó, Davi e Salomão; e estes 2 últimos não poderiam multiplicar mulheres para si, Dt 17:17; e ainda que no ofício, desobedeceram, não sendo afastados; não significando que não houve a reprovação, ou prejuízos. O texto de Timóteo e Tito, mencionam homens que desejam o episcopado; e que estes deveriam ser provados primeiramente; assim, não pode haver precipitação, negligência; afinal , é uma obra excelente!
so observar o contexto sociologico da epoca, p quem paulo estava escrevendo e o motivo, simples, ele tava falando para os irmao que tinham mais de um conjuge
Abeindo precedentes para recasamento e para o divórcio nao ser um topico a ser abordado na hora do episcopado. Xomo um pastor falara sobre casamento quando ele nao cumpriu o seu principal ministério que é seu o marido fiel !!!
Bom. Quanto ao servico ministerial creio que foi bem esclarecido. Quanto ao divórcio e so fazer o que a bíblia diz e ponto final. Nem pra mais, nem pra menos.
Não sabia de toda essa celeuma. A leitura mais natural pra mim sempre foi de que o pastor/presbítero fosse um homem reconhecidamente monogâmico, fiel à esposa. Talvez houvesse alguma aceitação, fora da cultura judaica, de poligamia, mesmo entre cristãos, mas essa prática não deveria ser incentivada pela igreja, e as lideranças seriam o exemplo maior, até que a prática sumisse, em definitivo, do seio da igreja.
Mas toda essa celeuma ñ existe msm. Isso é coisa de teologo que quer trazer uma visão "Espada Justiceira" a respeito de certos textos bíblicos. Paulo foi mto claro, simples e direto a respeito do assunto. O resto, é forçada de barra.
E quer dizer que se um homem divorcia e se casa novamente ele não é mais monogâmico? E os judeus por quanto tempo praticaram a poligamia? Não estou falando que isso seja certo, apenas que essa leitura fundamentalista não é humana e caridosa.
Mas... Depois de ver esse vídeo apesar de ter a mesma convicção de não farei parte de um diaconato, a não ser que o próprio Jesus sentasse aqui comigo agora e me dissesse o contrário... Eu entendi a palavra como uma graça de Deus e creio que cada caso é um caso e precisa ser visto com muita oração, cuidado e humildade, principalmente do próprio irmão a ser avaliado.
Ficou bem vago para um tema tão sério e com tantas variáveis e deixou uma mensagem permissiva para aqueles que estão pensando em se divorciar, como se fosse bem normal o recasar, é apenas um pecado como outro qualquer.
Tem supostos homens de Deus casados várias vezes, porque gostam de novinhas. Mas, está tudo bem. Só quem não pode separar é o Caio Fábio. Vai entender.
Eu passei por um divórcio onde o grande responsável fui eu, e acabei me casando de novo. Todos os dias preciso demais da misericórdia de Deus pra viver com isso. Então, pra mim, ser recebido na igreja onde congrego e manter a esperança da salvação em Cristo é muito mais do que mereço. De forma nenhuma aceitaria um cargo de diácono ou presbítero e muito menos pastorado na igreja.
Se você serve sua comunidade, você já está sendo diácono, se você vive para o Reino de Deus e o pecado que cometeu faz parte do seu passado e não do que você é hoje em Cristo, não há o que te impeça, mais a comunidade precisa reconhecer, você precisa entender o perdão de Deus e lembrar das palavras de Jesus nos evangelhos "vá e não peques mais" se seu casamento anterior foi reparado de forma justa que não te leve a viver como foi antes, então está aí a sua resposta. Que o Senhor Jesus Cristo abençoe ricamente sua vida e te dê a paz, um abraço meu amado irmão.
Reconhecer arrepender e deixar a prática do pecado pra receber perdão não tem essa de passado a bíblia não é só pra crente e sim pra humanidade pois Deus tudo criou
Jamais devemos fazer concordata com o “pecado”; os desdobramentos de um divórcio podem dilacerar almas, foi exatamente contra isso que Jesus se opôs, mas a religiosidade por parte de alguns líderes religiosos, que se recusam fazer uma exegese do texto, possibilita interpretar que, uma pessoa divorciada tem o mesmo peso do pecado imperdoável, que aliás, consiste na blasfêmia contra o Espírito Santo. ISTO NÃO É VERDADE. Suas colocações são pertinentes, atuais e libertadoras, meu irmão. Que o Senhor continue te ajudando. Pois existem pessoas que foram vítimas de um divórcio e que não conseguem se libertar dos seus traumas; não se permite viver uma segunda chance. Mas, isso precisa sim, ser ponderado, para que não vire uma bagunça.
Resumindo: vc quer que a interpretação biblica se adeque a vida das pessoas de hoje mas a biblia é algo IMUTÁVEL. É um código de normas para serem seguidas e não para serem moldadas ao tempo e a cultura da sociedade.
Tenho esse mesmo pensamento quanto a pessoas que se arrependem do seu pecado, mas uma dificuldade me surge quanto ao texto de coríntios que fala sobre em vivendo o conjunge ainda a pessoa comete adultério, como conciliar esses dois textos?
Prezado Michel, concordo com o Pastor Yago, somente achei que deveria ter se aprofundado nesta questão levantada pelo irmão; qdo divorciado. Porque uma coisa é um novo casamento por viuvez, ou pela(s) exceção(ões) apresentada na Bíblia; a principal é o adultério que, neste caso não podemos penalizar a parte inocente ou traída; ou mesmo, e alguns pensam assim, em caso de ter sido abandonado por divergência religiosa que, no final vai cair na exceção do adultério. Mas quando partiu deste, que hoje postula o ministério; sim creio que cabe sua dúvida, que tb é a minha; aliás não tenho dúvida, hoje entendo que, este devido ter desobedecido a palavra, "o que Deus uniu, não separe o homem"; acredito que está desqualificado para o ministério. Outra questão: E qdo o Presbítero ou diácono, em ofício, comete o adultério?
@@marciohuche1652 já sei de pastor que não era convertido e se converteu na sua própria pregação, algumas coisas são mais complicadas de lidar que outras.
Louvado seja Deus pela conversão deste, Deus lhe concedeu arrependimento; mas lamentável acontecer já pastoreando; neste caso houve precipitação de quem impôs as mãos sobre ele (1 Tim 5:22), pois é quase certo ter dado evidências de que não era convertido, ou não estava qualificado para o ministério; veja a lista de qualificações em 1 Tim 3 e Tito, é exaustiva; devem ser provados (1 Tim. 3:10); também foi erro dele, pois apesar dos pecados de alguns somente aparecerem após o juízo, 1Tim 5:24; e que muitas vezes não discernimos nossos próprios erros, Sal.19:12; este, que desejou o episcopado é responsável, pois o homem precisa examinar-se a si mesmo, 1 Cor 11:28. Isto é muito sério, devido não tratar-se de se candidatar a qq cargo ou trabalho; como disse, as qualificações são muito acima do padrão normal. A bíblia não é exaustiva em seus exemplos, vemos hoje muitos casos não mencionados nela; mas dá princípios para tomarmos decisões; e no final concluímos que houve negligência na observação destes.
Yago, caso você tenha falado em outro vídeo, peço desculpas, mas Cristo fala que aquele que se divorcia e casa-se novamente, comete adultério. Esse pecado é continuado, onde se estende por todo o período que o casamento ilegítimo existe, ou apenas um ato único, onde após ser declarado adultério, passa a ser uma aliança abençoada? Acredito que isso definirá a interpretação de "marido de uma só mulher".
Eu acho que depende muito, o que está escrito é que o homem deve ser casado e ter filhos obedientes além de ser exemplo. Muito simples, antes de Cristo, independente do que a pessoa fez, eu creio que não deve ser considerado, mas a pessoa já conhecendo Cristo e adulterou ou divorciou já é outra conversa. Solteiro somente ser for celibatário, porque não faz nenhum sentido uma pessoa querer aconselhar em algo que não vive ou conhece, não da nem para falar “a mais Paulo era solteiro” só que Jesus se apresentou a Paulo é um caso totalmente diferente, Deus escolheu cada um a dedo exatamente para não ter bagunça, eu sou divorciada e eu mesmo não aceitaria conselho de mim mesmo sobre casamento, mesmo sabendo que o casamento não terminou por minha parte, se não existisse pessoas que não tivesse já divorciado é uma coisa, mas tbm n é o caso, eu acredito que devemos seguir com o que tá escrito, e não com o que NÃO está escrito. Eu pessoalmente não sou de aceitar conselho de alguém sobre qualquer coisa da minha em qual a pessoa nunca vivenciou. Eu sou professora de línguas e eu não posso dar aula de outra coisa só porque eu sou professora. Pra mim não faz sentido. Abri portas para ir aceitando as coisas de qualquer maneira no púlpito acho um erro. Não é a toa que as coisas nas igrejas estão como estão hoje em dia.
kkkk, sua bíblia é legal, kkkkk, o que falar dos psicólogos, psiquiatras, médicos e afins a quem literalmente confiamos nossas vidas diuturnamente né???
@@genilsondamasceno-lc9mm devemos confiar nossas vidas a Deus somente….nao vai ter “ psicólogo, psiquiatra ou médico e afins” que fará o que Deus já fez nas nossas vidas depois que aceitamos a Cristo. Até a morte é Cristo.
quando tu fica doente vai ao hospital e toma remédios ou vai a igreja? quando sofre um acidente e tem hemorragia ou epidemia qualquer, vai ao médico e toma remédios ou vai a um pastor, curandeiro ou seja lá o que tu crê?@@sheyitiki1401
Porém, concordo com a sua posição a respeito de o comportamento cristão do postulante vale mais que tudo. O arrependimento sincero é a porta de entrada.
E veja que, mesmo com as limitações impostas por Paulo, o que há de pastor adultero ou marido abusivo por aí, realmente é um problema a ser continuamente trabalhado.
No caso dessa recomendação de Paulo, ele coloca indiretamente, devido suas declarações anteriores, que o pastor, se tiver mulher, que seja casado, tenha um comportamento ilibado. Não seja divorciado ou viva em uma comunhão não regular.
A PAZ DO SENHOR! E um Obreiro ativo, de tertemunho, temente a Deus, que tem sua esposa incrédula; mas, não adúltera, pelo contrario, vivem bem, e governa bem a sua casa; poderá ser consagrado a Diácono ou Ministério?
Na IPB os casos de divórcios devem ser processados pelo conselho da igreja que irá julgar qual parte é culpada, e qual é inocente (quandos ambas as partes não são consideradas culpadas), aos culpados é vetado o direito ao recasamento. Há 3 hipóteses em que a pessoa pode ser considerada inocente: quanto o cônjuge cometeu adultério, quando o cônjuge o abandonou irremediavelmente (ex: o marido não queria o divórcio, mas a esposa simplesmente forçou o divórcio, foi embora e nao quis mais voltar), quando há abuso ou até mesmo risco de vida (ex: marido espanca a esposa, a mesma quer o divórcio pois teme até mesmo por sua vida). Cada caso é um caso, mas na maioria das vezes, acaba considerando-se que ambos são culpados.
@@genilsondamasceno-lc9mm a bíblia orienta a igreja a julgar e tratar os pecados dos membros, o que fazemos é cumprir a bíblia, ao contrário da maioria das igrejas hoje em dia que faz vista grossa pra tudo que é pecado se não a pessoa não vem mais na igreja e não dá mais dízimo.
@@genilsondamasceno-lc9mm Mateus 18:15-17 NAA [15] - Se o seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o em particular. Se ele ouvir, você ganhou o seu irmão. [16] Mas, se não ouvir, leve ainda com você uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda questão seja decidida. [17] E, se ele se recusar a ouvir essas pessoas, exponha o assunto à igreja; e, se ele se recusar a ouvir também a igreja, considere-o como gentio e publicano.
Este tema revela o quão a fé na GRAÇA é verdadeira ou de conveniência. Muitos lidam com o tema do divorcio como pecado imperdoável (mesmo de forma velada). Vejo muita interpretação tendenciosa que não leva em conta o caráter restaurador do amor de Deus e a harmonia destes poucos versos com a Teologia Bíblica. Pr. Yago, de desejo coragem e sabedoria para continuar abordando estes temas.
Não tem essa de recasado. Se divorciou? Aquenta o trampo, seja eunuco pelo Reino de Deus. Negue-se a si mesmo, ou reconcilie com sua mulher ou marido. Caso contrário, só em caso de viuvez.
O divórcio é desligado na terra então foram desligado No céu então quando ligam de novo na terra será ligado no céu 🌌 o único problema que não dar-se o perdão e blasfêmia contra o Espírito Santo
Em muitas igrejas que eu passei, pelo menos um dos pastores traíram a sua esposa e continuaram a ser pastor e nada aconteceu. Na prática não é bem assim!
Sua visão está contextualizada no contemporâneo. Hoje é comum ver igrejas grandes e a necessidade demais pastores vem com isso. Mas, não é por isso que Deus permitirá que um homem que já foi casado, mesmo que seja fiel a sua atual esposa, esteja à frente de um ministério. É Deus quem levanta pastores, não a igreja. Seu vídeo só serve como viés de confirmação, pra justificar a prática irregular que os ministérios vem adotando. 😢
E se a pessoa se separou no passado (por motivos que não justificam o divórcio segundo a bíblia) , ela não estaria em adultério caso se case novamente com outra pessoa?
Kra nem acredito que o Yago lançou esse vídeo com tantos buracos sobre um assunto tão sério, simplesmente ele deu aval para pessoas que estão pensando em se divorciar por motivos que não sejam adultério ou sofrendo violência, e tratou como se fosse um pecado como outro qualquer, as implicações são gigantescas, naturalizou totalmente, talvez não foi intencional mas com essa edição passou essa mensagem.
Parece que exclui totalmente quem já foi adultero e se arrependeu. Quem já foi adultero nâo é mais de uma só mulher, está excluído. Sobre quem nunca se casou, mas isso porque deseja ter certeza desse passo a dar na vida
Alguém me ajuda a entender I Cor 7: 10-11, considerando um pastor que foi abandonado pela esposa, houve divórcio litigioso e ela agora já está casada com.outra pessoa? Esse pastor pode casar novamente ou só quando a ex morrer?
@@cristinarocha1265boa noite irmã..segundo a bíblia a 3 excessão para segundo casamento que são por morte adultério e abandono..em 1corintios7:15 fala se o esposo ou esposa descrente quiser o divórcio que se divorcie e assim estão livre para fazer o que quiser a parte que foi abandonado(a) poderá se casar denovo.. em 1 coríntios7:10-11 não fala sobre abandono apenas de uma separação por desentendimento e não mostra que estão livres para casar denovo e sim para fazer as pazes
O texto é sobre quantidade de esposas, não sobre casamentos. Na época talvez ainda tinha algumas famílias poligamicas, que, se convertendo, obviamente o marido não poderia ser diácono, já que não está no padrão do Evangelho.
Bom dia, Pastor Yago! Concordo plenamente com o senhor. Pregamos o perdão, o amor, porém, quando líderes ou membros, adulteram ou são divorciados, tratamos como ímpios. Parece que essas pessoas, são tratadas como leprosas, infelizmente. Muito boa essa reflexão, essa análise.
Creio eu, que esteja se referindo a poligamia. Embora sabemos que nem todo motivo dá causa ao divórcio. E nesses casos, o que se casa novamente está em adultério. A pessoa que prática atos extra conjugais, nem deve estar em meio a igreja. E deve ser casado, e saber reger sua casa e seus filhos, de forma exemplar, de outra forma não tem a capacidade para reger bem a igreja do Senhor. Isso também exclui a mulher do mesmo, pois não recebeu do Senhor, liderança, nem em sua casa, muito menos na igreja. Seria nada menos que lógico, entender que o número de filhos, de forma nenhuma influência neste caso. Há quem tenha um, a maioria vários, e também há quem seja estéril. O que não impede de adotarem. Mas que tenham em si a capacidade de criar seus filhos nos caminhos do Senhor. Seu casamento deve ser um exemplo, para seus filhos, e para os da igreja. Que seus filhos digam, quero ser uma marido para minha mulher, tal qual meu pai foi para com a minha mãe. Caso se desviem, no futuro, quando passam a fazer suas próprias escolhas, prestaram contas ao Senhor de seus atos. Neste caso não creio que deva perder seu ministério.
Se vc quer um escandalo na igreja é so aceitarem lideres re-casados com conjugues anteriores vivos. Eu to cansando de ver a desgraça acontecer com lideres de igreja que caminharam na estrada do adulterio. Não existe divorcio justo e segundo casamento pra Deus tudo isso continua sendo adulterio. 1Co7 / RM7 E se a pessoa for traida? Apenas sente e chore, pq se fizer algo depois disso continuara sendo adulterio. Ou perdoe ou va viver so.
Esse é um problema que igrejas e lideranças que não exercem de forma correta o que se é esperado por discipulado, não são maduras cometem, e sempre voltam nesse erro. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia.
Se só olharmos esse versículo ou os demais que são quase a mesma escrita nas outras duas cartas pastorais será possível entender como o que foi exposto no vídeo. Porém como doutrina bíbica é texto & contexto (para não virar pretexto para heresia) temos de olhar o TODO. Paulo em Coríntios diz que a mulher (esposa) está ligada ao marido enquanto este, o marido, viver. No grego esse "ligado" significa "acorrentada". Ou seja: o casamento nos "prende", nos "acorrenta" a uma pessoa na visão bíblico-divina e somente a morte "quebra" essa corrente (eu sempre digo que o único homem que pode decretar o fim de um casamento é o coveiro) e quando olhamos então o Sublime Mestre quando ensina em Mt 19 tudo se encaixa (a reação dos discípulos de Cristo em Mt 19 e em Mc 10 para mim é a maior expressão de como foi compreendido esse ensino de Jesus mais do que qualquer explanação sobre o assunto). Sendo assim entende-se que casamento é uma vez só e que só se re-casa quem fica viúvo. Ou seja: dirigente de igreja tem que ser casado uma única vez e com a mesma mulher de sua mocidade (dá uma olhadinha em Malaquias sobre a mulher da mocidade e junte as peças). Fora isso tem que sentar no banco. Como pode um divorciado alguém que fracassou na mais importante das instituições ensinar aos outros sobre ser casado? Não tem logica.
Com todo respeito amigo, gostaria que falasse mais (e pode ser sua opinião somente, ou como vc bem citou, sua opinião contextualizada na Palavra) sobre o homem que pecou no passado, adulterou, não obteve o perdão de sua ex mulher. Arrependeu-se, converteu-se, mas não conseguiu reaver o casamento, afinal isso depende de duas pessoas e não somente do arrependido. Este homem está condenado? O sangue de Jesus não o salva, não o perdoa? Não o lava dos seus pecados e o dá nova vida? Se houve a transformação pelo arrependimento, ele não deveria ter a oportunidade de ministrar sobre, incusive, como ele destruiu a própria vida e então testemunhar a sua cura, em nome de Jesus?
@@entaofalaeducação Meu irmão, Paulo já falou sobre isso.Em suas cartas pastorais (l e ll Tm e Tito) ele diz pelo Espirito Santo que homem descasado ou re-casado não pode ser obreiro. Como alguém pode ensinar sobre o casamento se ele próprio fracassou? Como alguém pode ensinar sobre criação de filhos se ele mesmo não criou os dele?
Problema de hoje se fosse só um casar de novo ainda o pior são maioria dos pastores mercenario. Comendo uns aos outros por ganância ficar julgando casamento divórcio deixa pra Deus dar este juízo o pior é os escândalos dentro dos ministério
Vejo a recomendação de o bispo ser marido de uma só mulher com um duplo significado histórico-cultural, o bispo deveria ser adepto da monogamia e fiel à esposa. Era provável que os gentios vinham de relacionamentos polígamos e concubinatos antes de se converterem, não poderiam se separar de suas esposas, mas não poderiam ser bispos.
A declaração de Paulo me parece falar da pessoa pós Cristo, pois a bíblia diz que antes de Cristo pra Deus não importa, pois pós Cristo tudo se fez novo. Mas eu vejo com dificuldade dizer que se o candidato ao ministério já adulterou pós Cristo e se já fizeram alguns anos antes da tal consagração agora ele está apto. Pois Paulo não afirma isso , ele apenas diz que tem que ser irrepreensível e marido de uma só mulher ou seja Fiel a sua esposa . Mas ele não diz : tem que ser alguém irrepreensível e Fiel a sua esposa no mínimo nós últimos 5/10 anos para poder ser um candidato, pelo contrário ao que parece o candidato tem que ser alguém que tem um histórico de fidelidade a Deus e a sua esposa desde o início de sua caminhada. com Cristo.
Então, somente o bispo deveria ter apenas uma só esposa e sendo fiel a ela? os demais irmãos da igreja estavam liberados para irem à esbórnia. Pastor Yago, a Bíblia já tem passagens específicas sobre o adultério e todos (homens e mulheres cristãos) estão vetados de tal ato. Não creio que seja isso que Paulo esteja se referindo em Timóteo e Tito.
@@johnathanalves2364 ouvi, sim. aliás, por duas vezes. agora que te respondi o seu questionamento, que ataca a minha pessoa e não o meu argumento, apresenta o seu, quem sabe vc consegue ser mais claro, em relação ao assunto, do que o próprio vídeo.
@@esdrascondellodesouza7696primeiro desde quando falar que não viu o vídeo eh atacar alguém. Precisa saber o que é um ataque. O Yago é bem específico que o texto não fala de divórcio ou recasamento e sim de ser de uma só esposa ou marido. Assim como vc mesmo disse que existem vários textos que falam de adultério, tbm existem vários que falam de divórcio. Não existe nenhuma menção a divórcio neste texto nem mesmo nos originais.
@@johnathanalves2364 quem faz um comentário sem conhecer um conteúdo é no mínimo desonesto e, Qd vc me acusa de não ter assistido o vídeo, é isso que vc está dizendo, mesmo sem ter a intenção. Com relação ao seu argumento, não mudou nada! Paulo não precisaria escrever que o episco tinha que ser marido de uma só mulher, se tivesse objetivando fidelidade, pois ser fiel ao seu cônjuge é qualidade inerente à qq cristão. Forte abraço. E fica com a paz de Deus.
Neste caso parece ser um pastor que nunca teve o coração tratado, nunca se arrependeu. Não é possível que ele errou na escolha 3x. Acho que no caso o.erro estaria nele. Ou seja nunca entendeu de fato o que é um casamento.
@@fabio.cristo casamento é uma aliança até a morte. Pessoas que entendem isso abrem mão de até possíveis direitos. Em 1corintios no final do capítulo Paulo vai falar com dois grupos de pessoas que podem se casar, viúvos e solteiros.
Conheço um que abandonou esposa e filhos (já era pastor) se casou com uma menina super mais nova que ele, e hoje é pastor presidente de uma grande congregação. Isso pra mim não faz sentido nenhum, ele não teve compromisso com a primeira esposa, cometeu um erro gravíssimo e não deveria ser pastor.
Comece a falar com as pessoas lá que logo a igreja toma um posicionamento em tirar o mesmo do cargo
Pois é, gosto do Yago mas esse vídeo dele ficou bem vago e praticamente deu liberdade para homens ou mulheres que fizeram uma barbaridade como essa que você citou possam continuar sendo pastores e líderes como se fosse só mais um pecado qualquer. Bola muito fora do Yago.
Haverá um juízo em breve, onde todos, inclusive esse pastor, prestará contas de suas ações e obras diante de Deus (Romanos 14:12).
Sou e sempre fui completamente contra traição, separação, etc. Mas certo na obra de Cristo. Na nossa igreja temos um ex traficante, ladrão, homem que foi terrível, isso contado por ele, e que hora é nosso presbítero, líder, e um marido e pai admirável! Um exemplo pra toda a igreja, e foi glória a Deus pela vida dele.
Se Deus fez a obra, ele sustentará até o fim.
Você conhece 1? Posso te dar uma lista de 10. Infelizmente, pela dureza de coração o divórcio se tornou comum no meio evangélico.
O pastor por várias vezes citou no passado...entendi como;antes de nascer de novo.mas o que vemos hoje é muitos divorciados dentro da
IGREJA.isso é triste!!!não falo por moralismo ou religiosidade mas por nessa questão não haver diferença por conhecermos a Cristo.
A não ser que o homem se separou por causa de traição, o que a Bíblia permite, nesse caso o homem pode separar legalmente .
Pois é, e o casamento é atemporal, ou seja casamentos de pagãos tbm são válidos, a não ser que queira sustentar a ideia de que o verdadeiro casamento é somente na igreja católica, é um sacramento!
Eu não fecho opinião sobre essa assunto, mas os textos de 1tm 3 e Tito 1 realmente colocam algumas coisas até para se ter vivências práticas da vida, para saber aconselhar como experiência e não só conceito. Fica a incógnita pra mim.
esse certamente foi um dos videos desse canal que mais me marcou,foi um refrigerio,renovo bem como um encorajamento na minha historia,é um video que me distancia mais ainda do meu passado errado e me coloca mais ainda diante de um Deus perdoador,restaurador e bondoso. Deus abençoe sua vida Pr. Yago,dois dedos de teologia é relevante demais,vida longa a esse canal.
Amém..siga seu caminho em paz meu irmão
As séries de olho no texto, pra mim são melhores que pergunte ao pastor! Muito mais enriquecimento pra minha vida!
Yago você com certeza tem sido instrumento de Deus para abençoar muitas pessoas, eu sou uma delas, mas quando você quer manipular um texto você consegue o fazer brilhantemente! Que Deus nos abençoe com sua Graça e Misericórdia!!! 😢
Ao invés de drama, poderia argumentar como a leitura está errada. É um desrespeito vir dizer que alguém está manipulando um texto depois de uma argumentação exegética.
@@doisdedosdeteologia bom a verdade é que eu nem imaginava ser respondido levando em consideração que somos muitos como seguidores, então preferi fazer um comentário breve. as passagens quanto ao tema são bem simples, e ainda que saber o grego enriqueça o entendimento de textos difíceis, não é o caso do texto tratado.“marido de uma mulher” significa “marido de uma mulher”, e não importa quantas vezes você vá e volte do texto original essa é a informação passada, o ensinamento deixado, que harmoniza muito bem com as palavras de Jesus e de Paulo (Marcos 10, Lucas 16, Romanos 7 e 1 Corintios 7) que deixam claro que o recasamento é como adultério. É difícil pra mim nessa caixa de comentários ir muito além do que ja falei, mas nem acho que preciso, tem informações suficientes para entender o veredicto da Bíblia sobre o assunto, mas acho que o problema aqui não é entender mas aceitar, estar disposto a tomar a cruz a qualquer custo. Não você, mas os que estão nessa situação. Quanto a você estou convencido de que é meu irmão em Cristo, mas não espero que mude de ideia quanto a esse tema, tendo em vista o “tamanho” que hoje você tem, te custaria muito, mas oro pra que Deus nos ajude como igreja a sempre edificar uns aos outros em amor e exaltar a Cristo como Salvador e DONO da igreja, e nos colocarmos como meros servos e embaixadores de sua mensagem. Que Deus continue abençoando seu ministério irmão, e obrigado pela resposta.
@@samuelazevedo6741 Me permita: o que é recasamento no seu entendimento do texto e onde fala sobre recasamento ser como adultério? Só gostaria de entender.
@@samuelazevedo6741querido, Samuel, mas ele mesmo falou para homens que estão em adultério, n deve, e SABEMOS que exceto em caso de adultério ou ser viúvo, casar novamente é pecado e sabemos disso
Em outras partes ele diz falas que se dão a entender que parece que re-casados está sendo usado para os que adulteraram, acabou o casamento e casou denovo, se for nisto, eu REALMENTE sou contra.
Marido de uma so mulher é um divisor para liderança da Igreja, na prática, homens recasados com cônjuge anterior vivo, torna o homem desqualificado para o ministério ( Romanos 7.2-4; 1 Corintios 7.39; 1 Corintios 7.10-11).
Ameeeeem !
Hoje o cristão se separa por qualquer coisa, e isso é falta de maturidade na fé e muitas outras coisas envolvidas sem levar em conta antes de casar . Enfim, é triste
Verdade, Jesus perdoa pecado, mas devemos abandoná-lo.
Os 3 textos mencionados, principalmente os de 1 CORINTIOS, dizem respeito ao bom comportamento da mulher. Nao ha mencao a qualificacao ao episcopado, prerrogativa do homem.
@@AntiovaniMendessim, os texto mencionado faz muito sentido. Se um homem ou mulher se casar novamente enquanto o anterior está vivo, ambos estão em pecado de adultério. O arrependimento é uma mudança de caminho. Não é só deixar de fazer e, sim voltar e fazer o que é correto. O ladrão que para de roubar não demonstra que está arrependimento, o arrependimento dele será demonstrado quando ele não só deixa de roubar, mas passa a trabalhar e ajudar os necessitados.
Sugiro trabalhar sobre purgatório. Não acredito, mas tenho dificuldade para argumentar contra.
Com certeza este cidadão é bem indicado para vender Gato por Lebre ...
Esse aí enganou até a mãe do Diabo .
😂😂😂😂🎉😂😂🎉🎉😂😂😂
Louvado seja Deus por esse vídeo, glória a Deus por sua vida Yago!
Agradeço muitíssimo a Deus por sua vida meu irmão. Deus te abençoe mais e mais em nome de JESUS.
Kleber Lucas amou esse video!
Esse aí é contra a Bíblia
Mais um a serviço do outro caminho
Só ele a lista é grande
Nunca entendi de outra forma esse texto, a não ser como foi apresentado aqui. Parabéns pastor Yago. Jesus te abençoe.
Boa tarde! Fui aprovado em Direito pelo Sisu. Universidade Federal.
Estou em vias de conseguir uma bolsa integral pelo PROUNI: Direito ou Teologia, ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo-SP).
O Pastor poderia fornecer-me alguma orientação? Sempre desejei cursar Teologia, e Direito é uma dívida que tenho comigo mesmo...
Boa tarde, amigo! Meus parabéns pela conquista! Desculpe-me se eu parecer rude, mas o Yago estando no Ceará dificilmente vai conseguir ajudar muito numa decisão tão particular. Creio que o melhor a se fazer neste caso é pedir conselhos para o seu pastor, seus familiares e se possível, para estudantes mais experientes da Federal ou do Mackenzie. Deus te abençoe e boa sorte nos seus caminhos!!
@@alek4839 Boa tarde! Penso em Teologia no Mackenzie por tal instituição ser de viés calvinista/reformado. Já disponho de vários materiais: Bíblias de Estudo, Comentários Bíblicos, Teologias Sistemáticas etc.
PRIMEIRO uma profissão, depois a teologia, se você não quer dar aula de teologia, um curso superior em teologia não vai te ajudar em nada neste momento.
@@guilhermeguimaraes8726 Boa tarde. Sim, eu já tenho uma profissão (Medicina), porém estou desempregado e falido. Eu iria estudar Direito ou Teologia por prazer, e não por dinheiro e possibilidade de locupletar-me. Desejo arrumar um emprego (em outra área diferente da Medicina) e viabilizar os estudos.
Parece a história do Hernandes Dias Lopes. Ele optou por teo, mas a decisão é sua. Faça-a com sabedoria.
Quanta sabedoria. Penso da mesma forma. Obrigada pela reflexão bíblica!
Muito boa a exegese do texto, defendida pelo autor do artigo e tb pelo Pastor Yago!
Apenas entendo que deveria aprofundar mais a questão do divorciado, pois há muitos motivos que levam ao mesmo; um destes é a desobediência diante da palavra de Deus, "o que Deus uniu não separe o homem"; muitas vezes o postulante ao ministério, não é a parte inocente, a separação partiu dele; como disse, um ato de desobediência.
Isto não o desqualifica para o ministério?
Até entendo que há casos no AT, como o de Abraão, Jacó, Davi e Salomão; e estes 2 últimos não poderiam multiplicar mulheres para si, Dt 17:17; e ainda que no ofício, desobedeceram, não sendo afastados; não significando que não houve a reprovação, ou prejuízos.
O texto de Timóteo e Tito, mencionam homens que desejam o episcopado; e que estes deveriam ser provados primeiramente; assim, não pode haver precipitação, negligência; afinal , é uma obra excelente!
Saudações de Treviso, Itália!
Eu entendia essa passagem como falando de alguém que cumpriu a lei do levirato.
Como sempre muito coerente e claro em suas posições.
Meus vídeos favoritos do canal são desse quadro
Parabéns muito boa explicação
Irmão ex-careca (Yago), faz um vídeo sobre casais que almejam o episcopado, porém não querem ter filhos.
Ele tem um vídeo muito bonito falando sobre casais que não querem ter filhos
Se não quer ter filho, quer casar pra que ? Só pra passa o salame na esposa ?
Boa tarde, a paz de Cristo a todos!!!
de olho no texto finalmente 🙌🏼
so observar o contexto sociologico da epoca, p quem paulo estava escrevendo e o motivo, simples, ele tava falando para os irmao que tinham mais de um conjuge
Isso mesmo mais a palavra não mudou continua a mesma
Abeindo precedentes para recasamento e para o divórcio nao ser um topico a ser abordado na hora do episcopado. Xomo um pastor falara sobre casamento quando ele nao cumpriu o seu principal ministério que é seu o marido fiel !!!
Verdade
Bênção. Um dos meus quadros favoritos no utube.
Estou sempre por aqui aprendendo 📚📖
Bom. Quanto ao servico ministerial creio que foi bem esclarecido. Quanto ao divórcio e so fazer o que a bíblia diz e ponto final. Nem pra mais, nem pra menos.
Coisa fina. Gosto desse quadro.
Muito bom, Yago! O teu equilíbrio e sensatez espelham muito bem o caráter cristão bíblico.
Não sabia de toda essa celeuma. A leitura mais natural pra mim sempre foi de que o pastor/presbítero fosse um homem reconhecidamente monogâmico, fiel à esposa. Talvez houvesse alguma aceitação, fora da cultura judaica, de poligamia, mesmo entre cristãos, mas essa prática não deveria ser incentivada pela igreja, e as lideranças seriam o exemplo maior, até que a prática sumisse, em definitivo, do seio da igreja.
Mas toda essa celeuma ñ existe msm. Isso é coisa de teologo que quer trazer uma visão "Espada Justiceira" a respeito de certos textos bíblicos.
Paulo foi mto claro, simples e direto a respeito do assunto. O resto, é forçada de barra.
E quer dizer que se um homem divorcia e se casa novamente ele não é mais monogâmico? E os judeus por quanto tempo praticaram a poligamia? Não estou falando que isso seja certo, apenas que essa leitura fundamentalista não é humana e caridosa.
@@John1985GB Se divorciou por que houve adultério, sim. O novo casamento é monogâmico
@@joeljr.7205só caso de viuvez tem novo casamento
Mas... Depois de ver esse vídeo apesar de ter a mesma convicção de não farei parte de um diaconato, a não ser que o próprio Jesus sentasse aqui comigo agora e me dissesse o contrário... Eu entendi a palavra como uma graça de Deus e creio que cada caso é um caso e precisa ser visto com muita oração, cuidado e humildade, principalmente do próprio irmão a ser avaliado.
Obrigado esclareu minhas duvidas
Muito esclarecedor.
adoro esses de olho no texto!!
Apesar de discordar da visão gostei do vídeo.
e se o cidadão não era sequer convertido?
Ele respondeu essa pergunta nos primeiros 4 minutos do vídeo, man.
Finalmente esse quadro voltou!
Yago! Que Deus continue te abençoando! Sou grato a Deus por seus conteúdos!
Mais uma vez quero dizer que esse cabra é muito bom e merece respeito. Tô é ferra macho!!
E veja bem que isso não exclui o homem do serviço na igreja, apenas limita até onde ele pode atuar.
Saudades Guilherme na PIB de Aquiraz 😢
Ficou bem vago para um tema tão sério e com tantas variáveis e deixou uma mensagem permissiva para aqueles que estão pensando em se divorciar, como se fosse bem normal o recasar, é apenas um pecado como outro qualquer.
Excelente ponto de vista!
Tem supostos homens de Deus casados várias vezes, porque gostam de novinhas. Mas, está tudo bem. Só quem não pode separar é o Caio Fábio. Vai entender.
Eita esse vídeo compartilhado naquele grupo com uns CCBs, hein. Iria dar uma confusão!
Conheço um que depois do segundo divórcio mudou de denominação pra continuar pregando por aí…
Eu passei por um divórcio onde o grande responsável fui eu, e acabei me casando de novo. Todos os dias preciso demais da misericórdia de Deus pra viver com isso. Então, pra mim, ser recebido na igreja onde congrego e manter a esperança da salvação em Cristo é muito mais do que mereço. De forma nenhuma aceitaria um cargo de diácono ou presbítero e muito menos pastorado na igreja.
Se você serve sua comunidade, você já está sendo diácono, se você vive para o Reino de Deus e o pecado que cometeu faz parte do seu passado e não do que você é hoje em Cristo, não há o que te impeça, mais a comunidade precisa reconhecer, você precisa entender o perdão de Deus e lembrar das palavras de Jesus nos evangelhos "vá e não peques mais" se seu casamento anterior foi reparado de forma justa que não te leve a viver como foi antes, então está aí a sua resposta. Que o Senhor Jesus Cristo abençoe ricamente sua vida e te dê a paz, um abraço meu amado irmão.
Reconhecer arrepender e deixar a prática do pecado pra receber perdão não tem essa de passado a bíblia não é só pra crente e sim pra humanidade pois Deus tudo criou
Excelente análise do texto bíblico! 👏🏽👏🏽👏🏽📖👌🏽
Jamais devemos fazer concordata com o “pecado”; os desdobramentos de um divórcio podem dilacerar almas, foi exatamente contra isso que Jesus se opôs, mas a religiosidade por parte de alguns líderes religiosos, que se recusam fazer uma exegese do texto, possibilita interpretar que, uma pessoa divorciada tem o mesmo peso do pecado imperdoável, que aliás, consiste na blasfêmia contra o Espírito Santo. ISTO NÃO É VERDADE.
Suas colocações são pertinentes, atuais e libertadoras, meu irmão.
Que o Senhor continue te ajudando.
Pois existem pessoas que foram vítimas de um divórcio e que não conseguem se libertar dos seus traumas; não se permite viver uma segunda chance. Mas, isso precisa sim, ser ponderado, para que não vire uma bagunça.
Resumindo: vc quer que a interpretação biblica se adeque a vida das pessoas de hoje mas a biblia é algo IMUTÁVEL. É um código de normas para serem seguidas e não para serem moldadas ao tempo e a cultura da sociedade.
Exatamente ainda se esquecem dos filhos acho que são os que mais sofrem
😊 parabéns e obrigado
"De olho no texto" voltou. Que bom.
Tenho esse mesmo pensamento quanto a pessoas que se arrependem do seu pecado, mas uma dificuldade me surge quanto ao texto de coríntios que fala sobre em vivendo o conjunge ainda a pessoa comete adultério, como conciliar esses dois textos?
o texto fala que a mulher SUJEITA ao seu marido está ligada a ele enquanto ele estiver vivo.
Prezado Michel, concordo com o Pastor Yago, somente achei que deveria ter se aprofundado nesta questão levantada pelo irmão; qdo divorciado.
Porque uma coisa é um novo casamento por viuvez, ou pela(s) exceção(ões) apresentada na Bíblia; a principal é o adultério que, neste caso não podemos penalizar a parte inocente ou traída; ou mesmo, e alguns pensam assim, em caso de ter sido abandonado por divergência religiosa que, no final vai cair na exceção do adultério.
Mas quando partiu deste, que hoje postula o ministério; sim creio que cabe sua dúvida, que tb é a minha; aliás não tenho dúvida, hoje entendo que, este devido ter desobedecido a palavra, "o que Deus uniu, não separe o homem"; acredito que está desqualificado para o ministério.
Outra questão: E qdo o Presbítero ou diácono, em ofício, comete o adultério?
@@marciohuche1652 já sei de pastor que não era convertido e se converteu na sua própria pregação, algumas coisas são mais complicadas de lidar que outras.
Louvado seja Deus pela conversão deste, Deus lhe concedeu arrependimento; mas lamentável acontecer já pastoreando; neste caso houve precipitação de quem impôs as mãos sobre ele (1 Tim 5:22), pois é quase certo ter dado evidências de que não era convertido, ou não estava qualificado para o ministério; veja a lista de qualificações em 1 Tim 3 e Tito, é exaustiva; devem ser provados (1 Tim. 3:10);
também foi erro dele, pois apesar dos pecados de alguns somente aparecerem após o juízo, 1Tim 5:24; e que muitas vezes não discernimos nossos próprios erros, Sal.19:12; este, que desejou o episcopado é responsável, pois o homem precisa examinar-se a si mesmo, 1 Cor 11:28.
Isto é muito sério, devido não tratar-se de se candidatar a qq cargo ou trabalho; como disse, as qualificações são muito acima do padrão normal.
A bíblia não é exaustiva em seus exemplos, vemos hoje muitos casos não mencionados nela; mas dá princípios para tomarmos decisões; e no final concluímos que houve negligência na observação destes.
Yago, caso você tenha falado em outro vídeo, peço desculpas, mas Cristo fala que aquele que se divorcia e casa-se novamente, comete adultério. Esse pecado é continuado, onde se estende por todo o período que o casamento ilegítimo existe, ou apenas um ato único, onde após ser declarado adultério, passa a ser uma aliança abençoada?
Acredito que isso definirá a interpretação de "marido de uma só mulher".
Ameeeem
Deixando esse casamento ilegítimo põe fim ao adulterio?
Exatamente sem mais
@@eraldoeraldo9886presumo que sim.
@@jmotaoliveira Entao quem deixa o casamento adultero deixa de ser adultero com base bíblica.
Ótimo video!
Esse quadro é muito bom 🎉🎉❤😂
Eu acho que depende muito, o que está escrito é que o homem deve ser casado e ter filhos obedientes além de ser exemplo. Muito simples, antes de Cristo, independente do que a pessoa fez, eu creio que não deve ser considerado, mas a pessoa já conhecendo Cristo e adulterou ou divorciou já é outra conversa. Solteiro somente ser for celibatário, porque não faz nenhum sentido uma pessoa querer aconselhar em algo que não vive ou conhece, não da nem para falar “a mais Paulo era solteiro” só que Jesus se apresentou a Paulo é um caso totalmente diferente, Deus escolheu cada um a dedo exatamente para não ter bagunça, eu sou divorciada e eu mesmo não aceitaria conselho de mim mesmo sobre casamento, mesmo sabendo que o casamento não terminou por minha parte, se não existisse pessoas que não tivesse já divorciado é uma coisa, mas tbm n é o caso, eu acredito que devemos seguir com o que tá escrito, e não com o que NÃO está escrito. Eu pessoalmente não sou de aceitar conselho de alguém sobre qualquer coisa da minha em qual a pessoa nunca vivenciou. Eu sou professora de línguas e eu não posso dar aula de outra coisa só porque eu sou professora. Pra mim não faz sentido. Abri portas para ir aceitando as coisas de qualquer maneira no púlpito acho um erro. Não é a toa que as coisas nas igrejas estão como estão hoje em dia.
kkkk, sua bíblia é legal, kkkkk, o que falar dos psicólogos, psiquiatras, médicos e afins a quem literalmente confiamos nossas vidas diuturnamente né???
@@genilsondamasceno-lc9mm devemos confiar nossas vidas a Deus somente….nao vai ter “ psicólogo, psiquiatra ou médico e afins” que fará o que Deus já fez nas nossas vidas depois que aceitamos a Cristo. Até a morte é Cristo.
quando tu fica doente vai ao hospital e toma remédios ou vai a igreja? quando sofre um acidente e tem hemorragia ou epidemia qualquer, vai ao médico e toma remédios ou vai a um pastor, curandeiro ou seja lá o que tu crê?@@sheyitiki1401
mas é como voce mesma disse, "voce não é de aceitar conselho de alguem sobre qualquer coisa''.@@sheyitiki1401
Porém, concordo com a sua posição a respeito de o comportamento cristão do postulante vale mais que tudo. O arrependimento sincero é a porta de entrada.
A visão que sigo e tbm é da minha comunidade e que as 4 interpretações devem ser observadas.
A bíblia não é pra ser interpretada e sim obedecida
Seu trabalho é excelente.
E veja que, mesmo com as limitações impostas por Paulo, o que há de pastor adultero ou marido abusivo por aí, realmente é um problema a ser continuamente trabalhado.
É nesses pensamentos liberais que a igreja está essa bagunça hoje
Verdade
No caso dessa recomendação de Paulo, ele coloca indiretamente, devido suas declarações anteriores, que o pastor, se tiver mulher, que seja casado, tenha um comportamento ilibado. Não seja divorciado ou viva em uma comunhão não regular.
A PAZ DO SENHOR! E um Obreiro ativo, de tertemunho, temente a Deus, que tem sua esposa incrédula; mas, não adúltera, pelo contrario, vivem bem, e governa bem a sua casa; poderá ser consagrado a Diácono ou Ministério?
Muito bom 👏
Ótimo vídeo
Eu acho errado pastor divorciado liderando uma igreja. Principalmente porque na maioria dos casos o cara largou a mulher por outra.
Na IPB os casos de divórcios devem ser processados pelo conselho da igreja que irá julgar qual parte é culpada, e qual é inocente (quandos ambas as partes não são consideradas culpadas), aos culpados é vetado o direito ao recasamento. Há 3 hipóteses em que a pessoa pode ser considerada inocente: quanto o cônjuge cometeu adultério, quando o cônjuge o abandonou irremediavelmente (ex: o marido não queria o divórcio, mas a esposa simplesmente forçou o divórcio, foi embora e nao quis mais voltar), quando há abuso ou até mesmo risco de vida (ex: marido espanca a esposa, a mesma quer o divórcio pois teme até mesmo por sua vida). Cada caso é um caso, mas na maioria das vezes, acaba considerando-se que ambos são culpados.
ainda bem que essa tal ipb não é a igreja de Jesus né, só faz parte desta aí quem quer, aí aguente o julgamento dos juízes.
@@genilsondamasceno-lc9mm a bíblia orienta a igreja a julgar e tratar os pecados dos membros, o que fazemos é cumprir a bíblia, ao contrário da maioria das igrejas hoje em dia que faz vista grossa pra tudo que é pecado se não a pessoa não vem mais na igreja e não dá mais dízimo.
claro claro, todo mundo quer ser juiz da vida alheia, é bem produtivo.
@@genilsondamasceno-lc9mm Mateus 18:15-17 NAA
[15] - Se o seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o em particular. Se ele ouvir, você ganhou o seu irmão. [16] Mas, se não ouvir, leve ainda com você uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda questão seja decidida. [17] E, se ele se recusar a ouvir essas pessoas, exponha o assunto à igreja; e, se ele se recusar a ouvir também a igreja, considere-o como gentio e publicano.
Finalmente tava com saudade de De outro De olho no texto
Este tema revela o quão a fé na GRAÇA é verdadeira ou de conveniência. Muitos lidam com o tema do divorcio como pecado imperdoável (mesmo de forma velada). Vejo muita interpretação tendenciosa que não leva em conta o caráter restaurador do amor de Deus e a harmonia destes poucos versos com a Teologia Bíblica. Pr. Yago, de desejo coragem e sabedoria para continuar abordando estes temas.
E quem deixa o segundo casamento arrependido?
🎯 Cirúrgico!
Não tem essa de recasado. Se divorciou? Aquenta o trampo, seja eunuco pelo Reino de Deus. Negue-se a si mesmo, ou reconcilie com sua mulher ou marido. Caso contrário, só em caso de viuvez.
Verdade a bíblia em deuteronomio 24 diz que o segundo casamento é contaminação
A igreja católica passou por cima de 1 Timóteo 3 em relação aos lideres da igreja… Alias, ela passou por cima de muitas outras coisas.
O divórcio é desligado na terra então foram desligado
No céu então quando ligam de novo na terra será ligado no céu 🌌 o único problema que não dar-se o perdão e blasfêmia contra o Espírito Santo
Em muitas igrejas que eu passei, pelo menos um dos pastores traíram a sua esposa e continuaram a ser pastor e nada aconteceu. Na prática não é bem assim!
igreja fajuta essa aí
Por isso que igreja brasileira ta assim esses supostos Doutores em divindade , fica envesando os versiculos ao seu prazer !
Estão tentando atualizar a bíblia! Jesus foi bem claro quando fez ordenanças sobre o casamento! Lamentável!
É pra não perder inscritos
Sua visão está contextualizada no contemporâneo. Hoje é comum ver igrejas grandes e a necessidade demais pastores vem com isso.
Mas, não é por isso que Deus permitirá que um homem que já foi casado, mesmo que seja fiel a sua atual esposa, esteja à frente de um ministério.
É Deus quem levanta pastores, não a igreja.
Seu vídeo só serve como viés de confirmação, pra justificar a prática irregular que os ministérios vem adotando. 😢
Tristeza com o que a igreja vem se transformando
E se a pessoa se separou no passado (por motivos que não justificam o divórcio segundo a bíblia) , ela não estaria em adultério caso se case novamente com outra pessoa?
Kra nem acredito que o Yago lançou esse vídeo com tantos buracos sobre um assunto tão sério, simplesmente ele deu aval para pessoas que estão pensando em se divorciar por motivos que não sejam adultério ou sofrendo violência, e tratou como se fosse um pecado como outro qualquer, as implicações são gigantescas, naturalizou totalmente, talvez não foi intencional mas com essa edição passou essa mensagem.
sim @@julianomp3
Parece que exclui totalmente quem já foi adultero e se arrependeu. Quem já foi adultero nâo é mais de uma só mulher, está excluído. Sobre quem nunca se casou, mas isso porque deseja ter certeza desse passo a dar na vida
Como assim paulo se contradiz nessa questão
O texto está claro e não requer opiniões o que tem haver o presbíteiro com a viuvez 😮
Meu DEUS veja o vídeo completo
@@johnathanalves2364com certeza ele assistiu é isso mesmo
Alguém me ajuda a entender I Cor 7: 10-11, considerando um pastor que foi abandonado pela esposa, houve divórcio litigioso e ela agora já está casada com.outra pessoa? Esse pastor pode casar novamente ou só quando a ex morrer?
Tenho muitas dúvidas a respeito não de divórcio, mas de novo casamento após divórcio... Se alguém puder me ajudar...
@@cristinarocha1265boa noite irmã..segundo a bíblia a 3 excessão para segundo casamento que são por morte adultério e abandono..em 1corintios7:15 fala se o esposo ou esposa descrente quiser o divórcio que se divorcie e assim estão livre para fazer o que quiser a parte que foi abandonado(a) poderá se casar denovo.. em 1 coríntios7:10-11 não fala sobre abandono apenas de uma separação por desentendimento e não mostra que estão livres para casar denovo e sim para fazer as pazes
O texto é sobre quantidade de esposas, não sobre casamentos.
Na época talvez ainda tinha algumas famílias poligamicas, que, se convertendo, obviamente o marido não poderia ser diácono, já que não está no padrão do Evangelho.
Bom dia, Pastor Yago! Concordo plenamente com o senhor. Pregamos o perdão, o amor, porém, quando líderes ou membros, adulteram ou são divorciados, tratamos como ímpios. Parece que essas pessoas, são tratadas como leprosas, infelizmente. Muito boa essa reflexão, essa análise.
a religiosidade faz isso, triste mas é a realidade.
Religiosidade não é bíblia palavra de Deus só isso
Concordo plenamente com os argumentos.
Para alguns, qualquer um pode desejar o ministério com tal de que seja homem, se for mulher, já era...
E quanto ao homem que se casou com uma mulher separada, pode?
Show
Creio eu, que esteja se referindo a poligamia. Embora sabemos que nem todo motivo dá causa ao divórcio. E nesses casos, o que se casa novamente está em adultério. A pessoa que prática atos extra conjugais, nem deve estar em meio a igreja. E deve ser casado, e saber reger sua casa e seus filhos, de forma exemplar, de outra forma não tem a capacidade para reger bem a igreja do Senhor. Isso também exclui a mulher do mesmo, pois não recebeu do Senhor, liderança, nem em sua casa, muito menos na igreja. Seria nada menos que lógico, entender que o número de filhos, de forma nenhuma influência neste caso. Há quem tenha um, a maioria vários, e também há quem seja estéril. O que não impede de adotarem. Mas que tenham em si a capacidade de criar seus filhos nos caminhos do Senhor. Seu casamento deve ser um exemplo, para seus filhos, e para os da igreja. Que seus filhos digam, quero ser uma marido para minha mulher, tal qual meu pai foi para com a minha mãe. Caso se desviem, no futuro, quando passam a fazer suas próprias escolhas, prestaram contas ao Senhor de seus atos. Neste caso não creio que deva perder seu ministério.
Se vc quer um escandalo na igreja é so aceitarem lideres re-casados com conjugues anteriores vivos.
Eu to cansando de ver a desgraça acontecer com lideres de igreja que caminharam na estrada do adulterio. Não existe divorcio justo e segundo casamento pra Deus tudo isso continua sendo adulterio.
1Co7 / RM7
E se a pessoa for traida? Apenas sente e chore, pq se fizer algo depois disso continuara sendo adulterio. Ou perdoe ou va viver so.
Esse é um problema que igrejas e lideranças que não exercem de forma correta o que se é esperado por discipulado, não são maduras cometem, e sempre voltam nesse erro. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia.
Não dizem a verdade só por causa de inscritos/dizimimos
Se só olharmos esse versículo ou os demais que são quase a mesma escrita nas outras duas cartas pastorais será possível entender como o que foi exposto no vídeo. Porém como doutrina bíbica é texto & contexto (para não virar pretexto para heresia) temos de olhar o TODO. Paulo em Coríntios diz que a mulher (esposa) está ligada ao marido enquanto este, o marido, viver. No grego esse "ligado" significa "acorrentada". Ou seja: o casamento nos "prende", nos "acorrenta" a uma pessoa na visão bíblico-divina e somente a morte "quebra" essa corrente (eu sempre digo que o único homem que pode decretar o fim de um casamento é o coveiro) e quando olhamos então o Sublime Mestre quando ensina em Mt 19 tudo se encaixa (a reação dos discípulos de Cristo em Mt 19 e em Mc 10 para mim é a maior expressão de como foi compreendido esse ensino de Jesus mais do que qualquer explanação sobre o assunto). Sendo assim entende-se que casamento é uma vez só e que só se re-casa quem fica viúvo. Ou seja: dirigente de igreja tem que ser casado uma única vez e com a mesma mulher de sua mocidade (dá uma olhadinha em Malaquias sobre a mulher da mocidade e junte as peças). Fora isso tem que sentar no banco. Como pode um divorciado alguém que fracassou na mais importante das instituições ensinar aos outros sobre ser casado? Não tem logica.
kkkk, que mistureba e malabarismo mental tu fez pra justificar sua doutrina (vaidosamente religiosa e humana, diga-se de passagem). kkkk
Com todo respeito amigo, gostaria que falasse mais (e pode ser sua opinião somente, ou como vc bem citou, sua opinião contextualizada na Palavra) sobre o homem que pecou no passado, adulterou, não obteve o perdão de sua ex mulher. Arrependeu-se, converteu-se, mas não conseguiu reaver o casamento, afinal isso depende de duas pessoas e não somente do arrependido. Este homem está condenado? O sangue de Jesus não o salva, não o perdoa? Não o lava dos seus pecados e o dá nova vida? Se houve a transformação pelo arrependimento, ele não deveria ter a oportunidade de ministrar sobre, incusive, como ele destruiu a própria vida e então testemunhar a sua cura, em nome de Jesus?
@@entaofalaeducação Meu irmão, Paulo já falou sobre isso.Em suas cartas pastorais (l e ll Tm e Tito) ele diz pelo Espirito Santo que homem descasado ou re-casado não pode ser obreiro. Como alguém pode ensinar sobre o casamento se ele próprio fracassou? Como alguém pode ensinar sobre criação de filhos se ele mesmo não criou os dele?
O problema nunca foi o não casado, mas o divorciado especificamente. Deus abomina o divórcio.
Melhor quaaaadro ❤
Problema de hoje se fosse só um casar de novo ainda o pior são maioria dos pastores mercenario. Comendo uns aos outros por ganância ficar julgando casamento divórcio deixa pra Deus dar este juízo o pior é os escândalos dentro dos ministério
Vejo a recomendação de o bispo ser marido de uma só mulher com um duplo significado histórico-cultural, o bispo deveria ser adepto da monogamia e fiel à esposa. Era provável que os gentios vinham de relacionamentos polígamos e concubinatos antes de se converterem, não poderiam se separar de suas esposas, mas não poderiam ser bispos.
Veja o vídeo completo
A declaração de Paulo me parece falar da pessoa pós Cristo, pois a bíblia diz que antes de Cristo pra Deus não importa, pois pós Cristo tudo se fez novo.
Mas eu vejo com dificuldade dizer que se o candidato ao ministério já adulterou pós Cristo e se já fizeram alguns anos antes da tal consagração agora ele está apto.
Pois Paulo não afirma isso , ele apenas diz que tem que ser irrepreensível e marido de uma só mulher ou seja Fiel a sua esposa .
Mas ele não diz : tem que ser alguém irrepreensível e Fiel a sua esposa no mínimo nós últimos 5/10 anos para poder ser um candidato, pelo contrário ao que parece o candidato tem que ser alguém que tem um histórico de fidelidade a Deus e a sua esposa desde o início de sua caminhada. com Cristo.
Bom demais
Então, somente o bispo deveria ter apenas uma só esposa e sendo fiel a ela? os demais irmãos da igreja estavam liberados para irem à esbórnia. Pastor Yago, a Bíblia já tem passagens específicas sobre o adultério e todos (homens e mulheres cristãos) estão vetados de tal ato. Não creio que seja isso que Paulo esteja se referindo em Timóteo e Tito.
Perfeito !
Não viu o vídeo todo
@@johnathanalves2364 ouvi, sim. aliás, por duas vezes. agora que te respondi o seu questionamento, que ataca a minha pessoa e não o meu argumento, apresenta o seu, quem sabe vc consegue ser mais claro, em relação ao assunto, do que o próprio vídeo.
@@esdrascondellodesouza7696primeiro desde quando falar que não viu o vídeo eh atacar alguém. Precisa saber o que é um ataque. O Yago é bem específico que o texto não fala de divórcio ou recasamento e sim de ser de uma só esposa ou marido. Assim como vc mesmo disse que existem vários textos que falam de adultério, tbm existem vários que falam de divórcio. Não existe nenhuma menção a divórcio neste texto nem mesmo nos originais.
@@johnathanalves2364 quem faz um comentário sem conhecer um conteúdo é no mínimo desonesto e, Qd vc me acusa de não ter assistido o vídeo, é isso que vc está dizendo, mesmo sem ter a intenção. Com relação ao seu argumento, não mudou nada! Paulo não precisaria escrever que o episco tinha que ser marido de uma só mulher, se tivesse objetivando fidelidade, pois ser fiel ao seu cônjuge é qualidade inerente à qq cristão. Forte abraço. E fica com a paz de Deus.
A Palavra “mia” que se refere a “uma” não necessariamente significa “só uma” Paulo jamais falou contra a Torah…mesmo porque Davi foi sumo sacerdote…
Aí um pastor que largou duas famílias já e se arrependeu e tá no terceiro casamento agora ele pode continuar no ministério exercendo o pastorado??
Claro !kkkk
Neste caso parece ser um pastor que nunca teve o coração tratado, nunca se arrependeu.
Não é possível que ele errou na escolha 3x.
Acho que no caso o.erro estaria nele. Ou seja nunca entendeu de fato o que é um casamento.
@@fabio.cristo casamento é uma aliança até a morte. Pessoas que entendem isso abrem mão de até possíveis direitos. Em 1corintios no final do capítulo Paulo vai falar com dois grupos de pessoas que podem se casar, viúvos e solteiros.
Se ele for o "dono" da igreja, ele pode
@@tiagohi1138 igreja onde o pastor é o dono jesus não é o cabeça.
Meu pastor é divorciado e ta com outra mulher... Faz um tempo, não sabem os problemas que ta tendo na igreja... Mts saíram
Meu pastor é Jesus Cristo
Divórcio nunca é permitido
Muitos saíram, não por esse motivo. Pq estamos na igreja por causa de CRISTO. só acharam um motivo pra oq ja queriam.
E se deixar o seg casamento?