O impacto emocional da Doença de Crohn: como buscar apoio? | Clínica Hepatogastro

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 окт 2024
  • Neste vídeo, o Dr. Marcos Gouveia CRM 174843, Cirurgião do Aparelho Digestivo, explora a relação entre a saúde mental e a doença de Crohn, além da importância de um acompanhamento multidisciplinar para manter a saúde física e emocional em equilíbrio.
    📅 Agende sua consulta!
    Telefone Unid. Itaim: (11) 3437-3228
    Telefone Unid. Morumbi: (11) 3721-1300
    Whatsapp: bit.ly/whats-h...
    E-mail: contato@hepatogastro.com.br
    CONFIRA O CONTEÚDO EM TEXTO:
    Qual a ligação da doença de Crohn com as questões psicológicas?
    Muita gente fala que quem tem Doença de Crohn tem uma questão emocional ou que a doença inflamatória intestinal foi causada por um problema emocional. No entanto, não existem provas sobre essas afirmações. O que sabemos é que, como qualquer doença inflamatória ligada à imunidade, momentos de maior estresse, seja psicológico, de privação de sono ou de alimentação de baixa qualidade, podem desencadear uma piora do sistema imunológico e reativar a inflamação de uma doença autoimune, como a Doença de Crohn.
    O impacto emocional da Doença de Crohn
    Por ser uma doença inflamatória e crônica de longa duração, ela também gera uma importante questão psicológica, assim como acontece com outras doenças crônicas. Quem já teve contato com alguém diagnosticado com uma neoplasia ou com diabetes descontrolada sabe que essas condições acabam limitando a pessoa em muitas atividades do dia a dia. O mesmo ocorre com quem tem Doença de Crohn, que pode enfrentar dificuldades de convívio social devido ao excesso de gases, barulhos na barriga, flatulência e outros desconfortos que podem causar retraimento social.
    Apoio psicológico
    Apesar do impacto emocional que a doença de crohn e outras doenças crônicas possam trazer, é importante destacar que isso não significa que uma depressão ou alteração de humor causou a Doença de Crohn. O que acontece é que a pessoa que tem uma doença crônica e inflamatória intestinal precisa de acompanhamento multidisciplinar. Isso inclui não apenas o acompanhamento de um gastroenterologista e de um proctologista para manter a doença sob controle, mas também de um psicólogo ou até mesmo de um psiquiatra, para ajudar a lidar com o impacto emocional da condição e evitar a reativação dos sintomas.
    Se essa informação foi útil para você, não deixe de curtir e compartilhar. Inscreva-se no canal para não perder mais conteúdos como este.
    Existem outros posts que falam mais a respeito desse assunto, confira:
    1 - hepatogastro.c...
    2 - hepatogastro.c...
    ✅ Gostou desse vídeo sobre # ? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.
    📱 Nos siga nas redes sociais: hepatogastro.com.br/links-uteis
    🔗 Veja o post completo em nosso site: hepatogastro.c...
    LINK DO PRÓPRIO VÍDEO -- • O impacto emocional da...

Комментарии •