Excelente pergunta Adriana! O motivo é dar uma ‘ajuda’ para o flash não trabalhar com a carga muito alta e ao mesmo tempo não perder qualidade de imagem.
Nooooossaaaa.....que aula maravilhosa.....já ando estudando a lei do inverso da distancia do quadrado, mas da 888 não havia ouvido falar......didática simples, linguagem clara, de grande valia a quem está iniciando na fotografia......Muitíssimo obrigado por dividir o seu conhecimento para os mais leigos......
Quando eu não tinha fotômetro eu fazia do seguinte modo: eu me orientava inteiramente pelo histograma da câmera para ir fechando o diafragma da lente até a exposição ficar perfeita, independentemente da distância do flash ao assunto. O histograma é uma mão na roda, um dos melhores amigos do fotógrafo.
Érico, é possivel utilizar um luxímetro para corrigir a exposição? se sim, como calcular a abertura+velocidade+iso com uma insidencia x/lux. Faço essa pergunta, pois os luxímetros são mais acessíveis.
Olá Cesar. Excelente pergunta! Sim, é possível e eu já expliquei o processo nesse outro vídeo aqui que você pode assistir se quiser aprender mais: ruclips.net/video/JtUG7JIwZmc/видео.html
Boa noite, cada dia aprendendo mais!! Uma dúvida fora do contexto, me ajuda... Tenho dois flashs Prolight 400LC Octabox Triopo 120cm Softbox 60x90 Lente que eu uso e 24-105mm Canon Quando faço as minhas fotos internas verifico no meu computador que ficam com ruídos bem fracos, mas com pouca nitidez, e olha que eu uso ISO200 e abertura varia de f/5.6 a 11 pode me ajudar a solucionar? O meu espaço tem um fundo de 2 x 5 metros. Obrigado
Olá Robertino. Esse ruído a que você se refere está relacionado mais ao tamanho do sensor do que com a lente ou a iluminação. Não sei se é o seu caso, mas câmeras com sensor APS-C são mais suscetíveis a ruído, mesmo com ISO baixo. Até a Canon 6D de primeira geração, apesar de ser FF também pode apresentar ruído.
venho acompanhando seus videos por muito tempo e tenho aprendido muito.usando flash eu tenho q esquecer o fotometro da camera correto? e qual seria a velocidade usando flash? obrigado
Olá Daniel. Que bom que está gostando do nosso conteúdo. Para fotografar com flash em estúdio você deve bloquear toda a luz ambiente. Fazemos isso por deixar a velocidade do obturador na máxima velocidade de sincronismo. Essa velocidade pode variar dependendo do modelo da câmera. Dessa forma, o fotômetro da câmera não vai dar nenhuma indicação e você vai ter só a luz do flash para iluminar a sua cena.
Vou tentar. Nunca tinha ouvido falar. Mas confesso que gostei.... Só ficou a dúvida.... qual nr. Guia do Flash para usar essa fórmula? Isso terá influência ou não?
Foi isso que eu achei interessante nessa fórmula João. Parece que funciona com qualquer speedlite, mas temos que fazer mais testes para comprovar. Obrigado pela audiência.
Olá, atribuindo a regra do vídeo e fazendo a comparação... A tabela do número guia do flash é baseada em ISO 100. Mas a minha câmera começa no ISO 200, como fica então? Um abraço
Seria possível utilizar esta formula ou alguma outra na hora de tirar as fotos? Estou pensando em comprar uma câmera analógica, mas, a que mais gostei, o fotômetro não está funcionando.
Boa noite Erico de Sá eu tenho uma duvida, vejo que para uma boa imagem, isso falando só sobre luz e exposição, é necessário uma boa iluminação e uma ótima exposição, mas minha duvida é mais sobre a exposição, fiquei bitolado sobre a exposição e terminei chegando em sistemas de zonas, vi que uma ótima exposição além de proporcionar uma boa captura da luz consegue também capturar texturas sobre o objeto ou o sujeito a ser fotografado, alguns dizem que o sistema de zonas não da para ser feito nas câmeras digitais devido a alta gama do filme, isso é verdade? o digital seria inferior ao filme justamente por não podermos aplicar esses sistemas de zonas no digital? isso foi aplicado na pratica por, j Ansel Adams o criador deste sistema. Se houver uma forma de aplicar como poderíamos colocar em pratica.
Olá Edevair. Muito interessante a sua ponderação sobre o sistema de zonas. Da mesma forma que era aplicado no filme também pode ser usado no digital, mas para isso é imprescindível ter domínio sobre o uso do fotômetro. Somente com esse instrumento você consegue medir toda a faixa de níveis de brilho da cena.
@@lenteselentilhas Obrigado Erico de Sá, poderia fazer um vídeo utilizando o fotometro e aplicando esse sistema de zona, fiquei curioso e encantado sobre o assunto, desde já agradeço pela atenção curto muito seu canal, grande abraço.
Edevair Dinis O sistema de zonas é abordado com profundidade no meu curso online Estúdio com Flash Dedicado. Nele você vai aprender a usar essa técnica em fotografias com flash e luz natural usando i fotômetro. Para mais informações acesse nosso site lenteselentilhas.com.br/estudio-com-flash-dedicado
Olá José. Funciona para a maioria dos speedlites, pois eles tem o número guia real muito próximo. Mas isso é apenas um ponto de partida. Você pode adaptar o cálculo de acordo com a sua necessidade.
Olá Lindomar. A maioria dos flashes possuem praticamente o mesmo número guia, com pouca variação. É claro que com o flashmeter o resultado é mais preciso, mas na realidade econômica atual poucas pessoas tem condições de adquirir esse instrumento. Para quem não tem um, esse método é um bom ponto de partida, e ainda pode adaptar as medidas para melhor se ajustar ao seu equipamento.
Alguém pode me ajudar? Meu fotômetro não quer ligar. Já troquei a pilha, já olhei se tem algum fio solto dentro... e nada. Esses dias atrás ele não estava funcionando corretamente, agora não liga mais. Não tenho condições de comprar outro. Demorou ano pra juntar dinheiro pra comprar esse. Então, gostaria muito de concertar.
Olá Alana. Às vezes o mau contato só pode ser detectado com um instrumento de medição de continuidade. Talvez se você levar a uma oficina de eletrônicos eles possam te ajudar. Com certeza o reparo vai sair mais barato que um fotômetro novo.
Oi Douglas. Isso deve ter acontecido porque em algum momento foi acionado o travamento da exposição. Por padrão é o botão que tem um asterisco, mas essa função pode ser atribuída a outro botão. Um traço faz a leitura real e o outro fica no valor que foi travado.
Qual o motivo do ISO 200?
Excelente pergunta Adriana! O motivo é dar uma ‘ajuda’ para o flash não trabalhar com a carga muito alta e ao mesmo tempo não perder qualidade de imagem.
Muita das máquinas digitais começa com iso 200 a minha D90 da Nikon não tem iso 100
Nota 10. Obrigado
Que bom que gostou Joel. Espero que com essa dica consiga fazer boas fotos
Excelente vídeo, gostei muithoo, obg mestre!!
Legal Carlos. Agora é só praticar.
Muito legal!! Não conhecia a regra! Valeu!! 👌👌👌👌
Que bom que gostou
Muito didático e prático! Obrigado!
Obrigado Rafael!
Que show de aula! Sem enrolação. Ensina fácil e sem segredos. Obg
Obrigado Roberto!
Que show de dica! 🙏👏👏👏
Muito obrigado Diego
Oi Erico, não conhecia essa regra. Achei muito interessante. Vou testar
Legal Ilca. Depois compartilha o resultado com a gente lá no grupo do Telegram
@@lenteselentilhas certo
Bom dia! Que legal essa regra, não conhecia! Obrigado por compartilhar esse conhecimento.
Que bom que gostou Eduardo. Continue acompanhando o nosso canal
Caro Mago da fotografia, muito esclarecedora vossa dica, nos destes uma verdadeira aula na busca da correta luz para nossas fotos. Obrigado.
Obrigado pela audiência Joaquim. Mas de mago eu não tenho nada. Fotografia é estudo e prática constante.
Nooooossaaaa.....que aula maravilhosa.....já ando estudando a lei do inverso da distancia do quadrado, mas da 888 não havia ouvido falar......didática simples, linguagem clara, de grande valia a quem está iniciando na fotografia......Muitíssimo obrigado por dividir o seu conhecimento para os mais leigos......
Obrigado Pedro. No nosso canal você sempre encontra dicas práticas como essa para te ajudar
Quando eu não tinha fotômetro eu fazia do seguinte modo: eu me orientava inteiramente pelo histograma da câmera para ir fechando o diafragma da lente até a exposição ficar perfeita, independentemente da distância do flash ao assunto. O histograma é uma mão na roda, um dos melhores amigos do fotógrafo.
É isso mesmo Rafael. Saber interpretar o histograma é fundamental.
Parabéns pelo ótimo trabalho !!
Muito obrigado!
Sempre com excelentes dicas. Parabéns, Érico. Um dos melhores e mais didáticos canais a respeito de utilização de flash do RUclips...
Muito obrigado Fransico. São comentários como esse que nos incentivam a continuar produzindo conteúdo
genial grande mestre nota 10,10 e 10
Muito obrigado Evandro. Agora é só praticar!
Muito bom o conteúdo, sempre aprendendo contigo. Obrigada e sucesso.
Agradecemos a sua audiência!
Legal, Érico! Ainda não conhecia essa regra. Vou fazer uns testes pra ver se funciona comigo. Obrigado por compartilhar o conhecimento.
Que bom Christiano. Não deixe de compartilhar os resultados pra gente ver também!
Érico, é possivel utilizar um luxímetro para corrigir a exposição? se sim, como calcular a abertura+velocidade+iso com uma insidencia x/lux.
Faço essa pergunta, pois os luxímetros são mais acessíveis.
Olá Cesar. Excelente pergunta! Sim, é possível e eu já expliquei o processo nesse outro vídeo aqui que você pode assistir se quiser aprender mais: ruclips.net/video/JtUG7JIwZmc/видео.html
Tô ansiosa pra saber
Muito bom...
Parabéns!
Obrigado pela audiência!
Muito bom Érico
Obrigado Edson!
Show muito bom
Obrigado pela audiência Joeldison
Vc se lembra o tempo de exposição utilizando mestre?
Olá Wagner. Eu uso uma velocidade suficiente para tirar toda a luz ambiente. Dessa forma eu tenho controle total sobre a luz do flash.
Boa noite, cada dia aprendendo mais!!
Uma dúvida fora do contexto, me ajuda...
Tenho dois flashs Prolight 400LC
Octabox Triopo 120cm
Softbox 60x90
Lente que eu uso e 24-105mm Canon
Quando faço as minhas fotos internas verifico no meu computador que ficam com ruídos bem fracos, mas com pouca nitidez, e olha que eu uso ISO200 e abertura varia de f/5.6 a 11 pode me ajudar a solucionar?
O meu espaço tem um fundo de 2 x 5 metros.
Obrigado
Olá Robertino. Esse ruído a que você se refere está relacionado mais ao tamanho do sensor do que com a lente ou a iluminação. Não sei se é o seu caso, mas câmeras com sensor APS-C são mais suscetíveis a ruído, mesmo com ISO baixo. Até a Canon 6D de primeira geração, apesar de ser FF também pode apresentar ruído.
venho acompanhando seus videos por muito tempo e tenho aprendido muito.usando flash eu tenho q esquecer o fotometro da camera correto? e qual seria a velocidade usando flash? obrigado
Olá Daniel. Que bom que está gostando do nosso conteúdo. Para fotografar com flash em estúdio você deve bloquear toda a luz ambiente. Fazemos isso por deixar a velocidade do obturador na máxima velocidade de sincronismo. Essa velocidade pode variar dependendo do modelo da câmera. Dessa forma, o fotômetro da câmera não vai dar nenhuma indicação e você vai ter só a luz do flash para iluminar a sua cena.
Vou tentar.
Nunca tinha ouvido falar.
Mas confesso que gostei....
Só ficou a dúvida.... qual nr. Guia do Flash para usar essa fórmula? Isso terá influência ou não?
Foi isso que eu achei interessante nessa fórmula João. Parece que funciona com qualquer speedlite, mas temos que fazer mais testes para comprovar. Obrigado pela audiência.
Olá, atribuindo a regra do vídeo e fazendo a comparação...
A tabela do número guia do flash é baseada em ISO 100. Mas a minha câmera começa no ISO 200, como fica então? Um abraço
Muito boa a sua pergunta Joel. Nesse caso, multiplique o número guia por raiz quadrada de dois para fazer a compensação do ISO.
Seria possível utilizar esta formula ou alguma outra na hora de tirar as fotos? Estou pensando em comprar uma câmera analógica, mas, a que mais gostei, o fotômetro não está funcionando.
É possível usar a fórmula Sunny 16 para fotografar sem fotômetro. Fazendo as devidas compensações você consegue um bom resultado.
@@lenteselentilhas Mt obg pela ajuda! Me ajudou muito saber q existe uma forma de fazer isso funciona ainda assim!
Boa noite Erico de Sá eu tenho uma duvida, vejo que para uma boa imagem, isso falando só sobre luz e exposição, é necessário uma boa iluminação e uma ótima exposição, mas minha duvida é mais sobre a exposição, fiquei bitolado sobre a exposição e terminei chegando em sistemas de zonas, vi que uma ótima exposição além de proporcionar uma boa captura da luz consegue também capturar texturas sobre o objeto ou o sujeito a ser fotografado, alguns dizem que o sistema de zonas não da para ser feito nas câmeras digitais devido a alta gama do filme, isso é verdade? o digital seria inferior ao filme justamente por não podermos aplicar esses sistemas de zonas no digital? isso foi aplicado na pratica por, j Ansel Adams o criador deste sistema. Se houver uma forma de aplicar como poderíamos colocar em pratica.
Olá Edevair. Muito interessante a sua ponderação sobre o sistema de zonas. Da mesma forma que era aplicado no filme também pode ser usado no digital, mas para isso é imprescindível ter domínio sobre o uso do fotômetro. Somente com esse instrumento você consegue medir toda a faixa de níveis de brilho da cena.
@@lenteselentilhas Obrigado Erico de Sá, poderia fazer um vídeo utilizando o fotometro e aplicando esse sistema de zona, fiquei curioso e encantado sobre o assunto, desde já agradeço pela atenção curto muito seu canal, grande abraço.
Edevair Dinis O sistema de zonas é abordado com profundidade no meu curso online Estúdio com Flash Dedicado. Nele você vai aprender a usar essa técnica em fotografias com flash e luz natural usando i fotômetro. Para mais informações acesse nosso site lenteselentilhas.com.br/estudio-com-flash-dedicado
Ola, meu fotômetro não está funcionando e meu diafragma está travado, tem como usar mesmo assim?
Olá Bianca. No seu caso você vai ter que trabalhar para pela fórmula do número guia
Independente do número guia?
Olá José. Funciona para a maioria dos speedlites, pois eles tem o número guia real muito próximo. Mas isso é apenas um ponto de partida. Você pode adaptar o cálculo de acordo com a sua necessidade.
uai viajei agora , e o gn do flash , se vc fizer a mesma coisa com flahs mais ou menos potente , tô vendo é um chutometro aí !
Olá Lindomar. A maioria dos flashes possuem praticamente o mesmo número guia, com pouca variação. É claro que com o flashmeter o resultado é mais preciso, mas na realidade econômica atual poucas pessoas tem condições de adquirir esse instrumento. Para quem não tem um, esse método é um bom ponto de partida, e ainda pode adaptar as medidas para melhor se ajustar ao seu equipamento.
A qualidade da lente pode alterar essa regra, fiquei na dúvida?
Negativo Hamilton. O que importa é o diafragma.
@@lenteselentilhas hummm...
Alguém pode me ajudar? Meu fotômetro não quer ligar.
Já troquei a pilha, já olhei se tem algum fio solto dentro... e nada.
Esses dias atrás ele não estava funcionando corretamente, agora não liga mais.
Não tenho condições de comprar outro. Demorou ano pra juntar dinheiro pra comprar esse.
Então, gostaria muito de concertar.
Olá Alana. Às vezes o mau contato só pode ser detectado com um instrumento de medição de continuidade. Talvez se você levar a uma oficina de eletrônicos eles possam te ajudar. Com certeza o reparo vai sair mais barato que um fotômetro novo.
Dá certo independente do número guia do seu flash?
Pois é Marco. Testei com dois flashes diferentes e funciona. Curioso, não?
Boa noite Erico, obrigado pelo vídeo.
Qual a marca e o modelo do flash que você está usando na câmera?
Obrigado!!!
Olá Rosivaldo. Eu uso um Godox TT685C. Tem vídeo sobre ele aqui no canal se quiser conhecer melhor esse modelo.
Like .
👍👍👍👍👍👍
Muito obrigado pela audiência!
Boa tarde.
Percebi ao fazer um ensaio, que em alguns momentos apareceram dois tracinhos no fotômetro da Canon ao invés de um, o que isso significa?
Oi Douglas. Isso deve ter acontecido porque em algum momento foi acionado o travamento da exposição. Por padrão é o botão que tem um asterisco, mas essa função pode ser atribuída a outro botão. Um traço faz a leitura real e o outro fica no valor que foi travado.
Pra mim é difícil devido ao fato de ter apenas o flash embutido
OA. TO NA ÁREA
Pensou que fosse ao vivo é? 😂😂😂
KKK. PENSEI. DEPOIS PERCEBI ALGO ESTRANHO, KKK
Qual velocidade usada
Usei a máxima velocidade se sincronismo da câmera, que no meu caso foi 1/160 para tirar toda a luz ambiente