Esse canal virou minha referência para uso de flash. Quando tenho alguma dúvida sobre flash, venho logo aqui. Parabéns pelo excelente trabalho nesse canal.
Muito bom!!! E aliviante! Rsrs... Faço muitos eventos em que a luz ambiente se altera em cada canto e a distância entre mim e o público também. Uso muito o TTL e a compensação de exposição. Tudo fica lindo e suave visualmente. Mas sempre fiquei meio constrangido porque as pessoas detonavam o uso do TTL. Reconfortante ver seu vídeo com seu aval!
Olá Renato. O TTL é um recurso válido e não existe problema nenhum em usar. Basta a pessoa saber o que está fazendo, afinal você pagou pela tecnologia embarcada no seu equipamento.
Mto bom Érico! Vc é mto educado e atencioso com os seguidores do seu canal .Sempre responde as dúvidas. Leva a sério a responsabilidade de ensinar!!! Parabéns!!!!! Todos nós aprendemos com as duvidas de outros.
Bem para não dificultar, basta você configurar a sua câmera no modo TV e selecionar a sua velocidade e o ISO e deixar que abertura à máquina faça normalmente. Em quanto ao flash só é colocar no modo manual e selecionar uma carga que lhe dê uma ótima definição. Mas isso irá depender de diversos fatores, como clima, altura do teto e à roupa que a modelo está usando. O bom é começar a carga do flash em 1/32 e usar o zoom entre 24 a 35 daí por diante você vai procurando um valor correto para o seu assunto.
Parabéns pela excelente explicação. Gostaria, se possivel, que me esclarecesse dois pontos: em que circunstâncias devemos usar aquela peça plastica translucida que fica embutida na parte frontal do flash? Outra questão é se essa peça pode e deve ser utilizada quando se emprega o flash dentro do softbox. Agradeço, de coração, a sua boa vontade em esclarecer-me. Abs.
Neste outro vídeo eu mostro como usar o painel grande angular: Fundo branco perfeito para suas fotos sem usar o Photoshop ruclips.net/video/UVyGPZRKISI/видео.html Obrigado por acompanhar o nosso canal.
Olá João. Nesse vídeo eu usei uma sombrinha difusora pelo lado direito da câmera e um softbox a 90 graus pelo lado esquerdo. O resto é a luz do sol que estava atravessando a persiana logo atrás de mim.
Oi, querido! Isso vale também para um evento externo, no final da tarde por exemplo? Me refiro a compensação em -1. E nesse caso em não ter teto, qual a melhor forma e direção para usar o flash, Érico?
Oi Rochele. No caso do evento externo a regra é a mesma, mas como você não tem o teto para rebater o flash, então pode usar o flash direto ou fora da câmera com um modificador como uma sombrinha ou softbox. Obrigado por sempre acompanhar o nosso conteúdo!
Show só uma duvida, nos eventos você usa o flash diretamente apontado para o objeto ou usa ele rebatido? E se o flash não me dá a distância do objeto o que eu devo fazer para calcular essa distância.
Dependendo da situação não é possível rebater o flash no teto. Nesses casos é melhor usar o flash direto. Se o seu flash não tem a indicação da distância então você pode usar a técnica de análise do histograma. Consulte nossa playlist sobre o Sistema de Zonas aqui no canal para saber mais.
Érico, se o evento for em externa, de dia, usar a câmara em modo A e o flash como preenchimento, é uma boa opção. Mas, eventos em lugares fechados de dia ou a noite, a melhor forma é usar a câmara em modo M pois, em modo A, a velocidade de obturação pode cair até para 1/4 seg, correndo-se o risco de borrar a foto. Isto pode acontecer pois o flash vai atuar como preenchimento. Em minha experiência de fotografar de dia ou a noite usando flash, como preenchimento ou como fonte de luz principal, usar o modo M vai tornar os disparos mais previsíveis. Se eu quero usar flash em ambientes "low light", onde existe uma parede próxima como fundo, subexponho a luz ambiente em 2 stops e uso o flash em TTL como fonte de luz principal. Se o assunto a ser fotografado estiver num ambiente interno iluminado com luz artificial e eu queira capturar um pouco da luz de fundo, subexponho o background em 0,7 stop, usando lentes 1.4 fixa ou zoom 2.8, ou seja, usando grandes aberturas, e uso o flash em TTL para iluminar o objeto. Já fotografei um casamento inteiro(quase todo) com uma Sigma 50mm Art 1.4 com 1/125s, f/2 e iso 400 usando o flash em TTL e a Nikon D810 em modo manual. Alguns fotos cheguei a tirar usando flash TTL e abertura f/1.4, f/2.8 e f/4.
Olá Gilmar. Obrigado por compartilhar a sua experiência com a gente. No caso da velocidade do obturador você pode definir a mínima velocidade permitida no modo prioridade de abertura para não correr o risco da foto borrar.
@@lenteselentilhas, essa velocidade mínima de obturação usa o flash em 1ª cortina, por default, em 1/60s. Você pode alterá-la para 1/30s, 1/15s, etc.. Só que, pelo menos nas Nikons, se mudarmos para "slow sync" ou flash em 2ª cortina, a câmara não fixa a velocidade de obturação no mínimo de 1/60s; ela configura a velocidade que deixa o fotômetro da câmara no meio. Por isso que fotografar em modo manual usando flash, obtemos resultados mais previsíveis.
@@lenteselentilhas, Você saberia por que que essa velocidade default é de 1/60s ? Porque antes da era digital toda câmera nova que comprávamos, o kit era composto com uma lente 50mm fixa. E a velocidade de obturação quando se usa uma lente 50mm, para que a foto não borre devido ao movimento da câmara, deve ser maior ou igual a "1/comprimento focal da lente", ou seja, 1/50s ou 1/60s.
@@lenteselentilhas, nas câmaras Nikon essa velocidade mínima configurada só funciona se o flash for Nikon: SB 900, SB 910, SB5000, etc.. Quando coloquei o flash Godox TT685, a câmara não está configurando a velocidade mínima. Interessante isto, não é ?
Ok, Érico, legal. Mas eu tenho tido um problema com essa técnica, provavelmente, por erro meu. Em TTL, suponha que eu use prioridade de abertura, como você sugeriu. Uma abertura boa 8, por exemplo, que me da uma profundidade de campo melhor. Aí, a máquina calcula um tempo baixo e prejudica a nitidez. Se deixo no ISO automático, a máquina sobe demais. Se coloco um ISO médio, razoável, a máquina sobe o tempo e pode tremer... Para a prioridade de tempo, ocorre o mesmo problema, mas aí com a tendência de a máquina usar aberturas grandes e prejudicar profundidade de campo, ou no mínimo, perder nitidez por causa da grande abertura. tenho usado esse raciocínio que você ensinou, mas em MANUAL na máquina. Aí, procuro o máximo que me atende, aproveitando a luz ambiente, mas sem abrir mão do que eu quero em termos de tempo/Abertura. Pode me ajudar a melhorar isso, para eu ver onde estou errando? Obrigado!
olá Carlos. Esse seu raciocínio está certíssimo. A ideia é encontrar o equilíbrio entre os fatores que você mencionou. É claro que em modo manual é mais fácil fazer isso, mas como nem todos ainda tem a habilidade necessária de raciocinar com o equipamento em modo manual, eu ensinei essa técnica que usa a automação da câmera para ajudar a chegar mais rápido no resultado. Continue praticando bastante que você pega o jeito.
@@lenteselentilhas Obrigado pela resposta Érico! Desculpe a insistência! Suponha que eu vá usar a técnica sugerida. Então a maneira de não ter velocidades baixas com a prioridade de abertura, é mesmo deixar o ISO no automático e assumir os possíveis ruídos? OU usar a prioridade de tempo, ISO automático e fazer as fotos em grandes aberturas, assumindo, no mínimo, uma pior nitidez ou até mesmo foco mais restrito, com risco de erro? Veja: Frequentemente, vamos fotografar no evento uma turma de amigos, por exemplo. Eles não ficam perfeitamente alinhados. Se alguém ficar fora de foco, perde-se a foto!Não dá ´pra contar com a luz do ambiente! É desejável, uma abertura menor para melhorar a profundidade de campo. Sei que a abertura não é a única maneira de fazer isso, claro, outro fatores como a distância, contam, mas esse é um deles. Você não acha que, nesse caso, o Flash é que deve ser o "curinga" e prover a foto como o fotógrafo precisa? Se não se importa, contando com sua gentileza e paciência, que tal um vídeo problematizando a questão com essas minhas dúvidas? Valeu mesmo! Muito grato!
Sim Carlos, você pode usar o seu flash como 'curinga', deixando o ISO também no manual e ajustando no modo prioridade de abertura a profundidade de campo desejada. Regule o ISO manualmente até que o tempo de exposição seja suficiente para não ter problema de borrar a imagem.
Olá Érico, como você conhece bastante sobre flash, gostaria de saber se pra controlar um setup que contenha flash de várias fabricantes diferentes, como Canon, godox, yongnuo eu preciso ter um rádio flash pra cada fabricante ou os rádio flashs se comunicam bem independente de ser de marcas diferentes?
olá Fabricio. No caso de marcas diferentes, eles não vão se comunicar porque cada fabricante usa uma frequência diferente. Por isso o ideal é ter todos os flashes da mesma marca. Mas ainda assim você pode usar a fotocélula.
Oi Erico! Em um evento onde se tenha luz suficiente para se utilizar o flash somente para preenchimento, ajustar a câmera no modo de prioridade de abertura, não é uma situação critica, já que pressupoe-se que aja bastante movimento, corrento o risco de que as fotos saiam premidas em função da baixa velocidade?
Olá Ricardo. Você pode configurar uma velocidade mínima de obturador para não correr o risco de tremer a imagem. Dessa forma, quando a câmera estiver em prioridade de abertura ela não vai deixar a velocidade menor que o mínimo que você configurou.
Oi Erico, boa noite. Na minha câmera, no menu de configuração de sensibilidade ISO, configurei o minimo como 400 e o maximo como 3200. Mas ao ligar o flash, em TTL -1 e, estando ele na sapata, o ISO não passa de 1600. O que pode ser? Obrigado
Isso significa que você não vai conseguir a exposição programada com esse valor de ISO. Nessas condições, a carga do flash já está no mínimo e você vai ter que fechar mais o diafragma.
Oi Erico, muito obrigado por responder. Entendi. Mas estou no modo S, e da velocidade inicial definida como 1/160, ao baixar pra 1/125, 1/100, chegando no ISO 1250 pra baixo, a escala da exposição fica zerada. É só chegar no ISO 1600 ou maior, que de cara já aparece na escala uma superposição. A leitura aqui com o flas ligado , em TTL -1, tá dando 1/160 f/4 ISO 2500. Se eu definir o ISO minimo e maximo como 400 e 3200, não deveria o ISO aumentar até 2500 nessa cena? Ocorre qye ele só vai até 1600. Mas parece que está meio anarrado, se eu defino o ISO minimo como 200, ao colocar em automatico, vai até 800, se eu definir como minimo ISO 800, chega a 2500, alem dos 1600. Estranho isso, sendo que defini manualmente o ISO maximo em 3200.
@@marcoascosta Se você está no modo S então o que está limitando o ISO é a luz ambiente. A câmera limita o ISO para a exposição não estourar nas áreas claras.
@@lenteselentilhas Oi Erico, obrigado em responder. Não quero abusar da sua gentileza, se não quiser responder não precisa. Desculpe mas não compreendo. Na configuração do iso automatico, eu coloquei como maximo 3200. Pra aquela cena em particular, flash em TTL-1 , leittura 1/160, f/4 ISO 2500, se eu definir o iso minimo como 800, ao colocar em iso automatico, vai a 2500, mas se eu definir o iso minimo em 200, no automatico , não vai a 1600. Isso apontando pra mesma cena. Minha pergunta é mesmo o ISO maximo definido pra 3200, com o uso do flash pode não chegar nesse valor, é isso?
Olá Marco. No modo S a câmera encontra a abertura para 0 EV na luz ambiente. Além disso, você está adicionando a luz do flash com compensação negativa. Se subir demais o ISO a foto vai estourar. A câmera está limitando o ISO porque dessa forma ela garante que a exposição vai sair de acordo com o que você programou.
Com o flash Godox na Nikon acontece, no modo TTL, que as luzes do infravermelho, os tracinhos, aparecem no objeto fotografado. Alguém sabe o que estou fazendo errado?
Qualquer flash pode fazer isso Joaquim. Basta você regular a carga corretamente no modo manual: 1/4 dispara até 4 vezes, 1/8 dispara até 8 vezes e assim por diante.
Olá Renato. Se não tem lugar para rebater o flash a alternativa é usar o flash direto. Nesse caso o segredo é captar o máximo da luz ambiente para que a luz do flash seja apenas um complemento.
Excepcional! ! !
Tem que ser muito desgraçado pra dar deslike num conteúdo desses.
Acontece. Eu tenho um hater de estimação que dá deslike em todos os meus vídeos.
@@lenteselentilhas A oposição é a confirmação do sucesso!
Esse canal virou minha referência para uso de flash. Quando tenho alguma dúvida sobre flash, venho logo aqui. Parabéns pelo excelente trabalho nesse canal.
Muito obrigado Rafael. Esse é mesmo o nosso objetivo. Fique à vontade para navegar no nosso conteúdo. Suas dúvidas podem virar um vídeo aqui no canal.
MUITO OBRIGADO ,AJUDOU MUITO E VOU TENTAR AFZER ESTE PROCEDINTO NO MEU FALSH QUE É O SB 5000 QUE É UM POUQUINHO COMPLCADO,VALEU.
Que bom que ajudei
Muito bom!!! E aliviante! Rsrs... Faço muitos eventos em que a luz ambiente se altera em cada canto e a distância entre mim e o público também. Uso muito o TTL e a compensação de exposição. Tudo fica lindo e suave visualmente. Mas sempre fiquei meio constrangido porque as pessoas detonavam o uso do TTL. Reconfortante ver seu vídeo com seu aval!
Olá Renato. O TTL é um recurso válido e não existe problema nenhum em usar. Basta a pessoa saber o que está fazendo, afinal você pagou pela tecnologia embarcada no seu equipamento.
Mto bom Érico! Vc é mto educado e atencioso com os seguidores do seu canal .Sempre responde as dúvidas. Leva a sério a responsabilidade de ensinar!!! Parabéns!!!!! Todos nós aprendemos com as duvidas de outros.
Obrigado pela audiência de sempre
Bem para não dificultar, basta você configurar a sua câmera no modo TV e selecionar a sua velocidade e o ISO e deixar que abertura à máquina faça normalmente. Em quanto ao flash só é colocar no modo manual e selecionar uma carga que lhe dê uma ótima definição. Mas isso irá depender de diversos fatores, como clima, altura do teto e à roupa que a modelo está usando. O bom é começar a carga do flash em 1/32 e usar o zoom entre 24 a 35 daí por diante você vai procurando um valor correto para o seu assunto.
Obrigado por nos ajudar com a sua experiência!
Excelentes dicas mestre. Tenho usado essa técnica, que adquiri no seu curso de flash dedicado.
Que explicação boa!!!
Que bom que você gostou Cristiane. Com essa dica seu evento vai ser um sucesso.
Parabéns pela excelente explicação. Gostaria, se possivel, que me esclarecesse dois pontos: em que circunstâncias devemos usar aquela peça plastica translucida que fica embutida na parte frontal do flash? Outra questão é se essa peça pode e deve ser utilizada quando se emprega o flash dentro do softbox. Agradeço, de coração, a sua boa vontade em esclarecer-me. Abs.
Neste outro vídeo eu mostro como usar o painel grande angular: Fundo branco perfeito para suas fotos sem usar o Photoshop ruclips.net/video/UVyGPZRKISI/видео.html Obrigado por acompanhar o nosso canal.
Bom dia meu querido, ótimo dicas...
Fiquei encantado com a iluminação que vc usou nesse vídeo.
Como você usou essa iluminação?
Olá João. Nesse vídeo eu usei uma sombrinha difusora pelo lado direito da câmera e um softbox a 90 graus pelo lado esquerdo. O resto é a luz do sol que estava atravessando a persiana logo atrás de mim.
Baita dica valeuuuuu!!!!!
Oi, querido! Isso vale também para um evento externo, no final da tarde por exemplo? Me refiro a compensação em -1. E nesse caso em não ter teto, qual a melhor forma e direção para usar o flash, Érico?
Oi Rochele. No caso do evento externo a regra é a mesma, mas como você não tem o teto para rebater o flash, então pode usar o flash direto ou fora da câmera com um modificador como uma sombrinha ou softbox. Obrigado por sempre acompanhar o nosso conteúdo!
Eu quem agradeço sempre por sua generosidade em compartilhar seu conhecimento!
GANHOU MAIS UM SEGUIDOR NO CANAL
Muito obrigado. Tenho certeza de que vai gostar de outros vídeos também.
Show só uma duvida, nos eventos você usa o flash diretamente apontado para o objeto ou usa ele rebatido? E se o flash não me dá a distância do objeto o que eu devo fazer para calcular essa distância.
Dependendo da situação não é possível rebater o flash no teto. Nesses casos é melhor usar o flash direto. Se o seu flash não tem a indicação da distância então você pode usar a técnica de análise do histograma. Consulte nossa playlist sobre o Sistema de Zonas aqui no canal para saber mais.
Muito obrigado @@lenteselentilhas
Show de aula
Muito obrigado Eloi! Sempre participando aqui no canal.
Qual flash usar na Sony alpha 3000?
Olá Gaby. Qualquer flash com encaixe padrão Sony serve na sua máquina.
@@lenteselentilhas muito obrigada
Érico, se o evento for em externa, de dia, usar a câmara em modo A e o flash como preenchimento, é uma boa opção. Mas, eventos em lugares fechados de dia ou a noite, a melhor forma é usar a câmara em modo M pois, em modo A, a velocidade de obturação pode cair até para 1/4 seg, correndo-se o risco de borrar a foto. Isto pode acontecer pois o flash vai atuar como preenchimento. Em minha experiência de fotografar de dia ou a noite usando flash, como preenchimento ou como fonte de luz principal, usar o modo M vai tornar os disparos mais previsíveis. Se eu quero usar flash em ambientes "low light", onde existe uma parede próxima como fundo, subexponho a luz ambiente em 2 stops e uso o flash em TTL como fonte de luz principal. Se o assunto a ser fotografado estiver num ambiente interno iluminado com luz artificial e eu queira capturar um pouco da luz de fundo, subexponho o background em 0,7 stop, usando lentes 1.4 fixa ou zoom 2.8, ou seja, usando grandes aberturas, e uso o flash em TTL para iluminar o objeto. Já fotografei um casamento inteiro(quase todo) com uma Sigma 50mm Art 1.4 com 1/125s, f/2 e iso 400 usando o flash em TTL e a Nikon D810 em modo manual. Alguns fotos cheguei a tirar usando flash TTL e abertura f/1.4, f/2.8 e f/4.
Olá Gilmar. Obrigado por compartilhar a sua experiência com a gente. No caso da velocidade do obturador você pode definir a mínima velocidade permitida no modo prioridade de abertura para não correr o risco da foto borrar.
@@lenteselentilhas, essa velocidade mínima de obturação usa o flash em 1ª cortina, por default, em 1/60s. Você pode alterá-la para 1/30s, 1/15s, etc.. Só que, pelo menos nas Nikons, se mudarmos para "slow sync" ou flash em 2ª cortina, a câmara não fixa a velocidade de obturação no mínimo de 1/60s; ela configura a velocidade que deixa o fotômetro da câmara no meio. Por isso que fotografar em modo manual usando flash, obtemos resultados mais previsíveis.
@@lenteselentilhas, Você saberia por que que essa velocidade default é de 1/60s ? Porque antes da era digital toda câmera nova que comprávamos, o kit era composto com uma lente 50mm fixa. E a velocidade de obturação quando se usa uma lente 50mm, para que a foto não borre devido ao movimento da câmara, deve ser maior ou igual a "1/comprimento focal da lente", ou seja, 1/50s ou 1/60s.
@@lenteselentilhas, nas câmaras Nikon essa velocidade mínima configurada só funciona se o flash for Nikon: SB 900, SB 910, SB5000, etc.. Quando coloquei o flash Godox TT685, a câmara não está configurando a velocidade mínima. Interessante isto, não é ?
Ok, Érico, legal. Mas eu tenho tido um problema com essa técnica, provavelmente, por erro meu. Em TTL, suponha que eu use prioridade de abertura, como você sugeriu. Uma abertura boa 8, por exemplo, que me da uma profundidade de campo melhor. Aí, a máquina calcula um tempo baixo e prejudica a nitidez. Se deixo no ISO automático, a máquina sobe demais. Se coloco um ISO médio, razoável, a máquina sobe o tempo e pode tremer... Para a prioridade de tempo, ocorre o mesmo problema, mas aí com a tendência de a máquina usar aberturas grandes e prejudicar profundidade de campo, ou no mínimo, perder nitidez por causa da grande abertura. tenho usado esse raciocínio que você ensinou, mas em MANUAL na máquina. Aí, procuro o máximo que me atende, aproveitando a luz ambiente, mas sem abrir mão do que eu quero em termos de tempo/Abertura. Pode me ajudar a melhorar isso, para eu ver onde estou errando? Obrigado!
olá Carlos. Esse seu raciocínio está certíssimo. A ideia é encontrar o equilíbrio entre os fatores que você mencionou. É claro que em modo manual é mais fácil fazer isso, mas como nem todos ainda tem a habilidade necessária de raciocinar com o equipamento em modo manual, eu ensinei essa técnica que usa a automação da câmera para ajudar a chegar mais rápido no resultado. Continue praticando bastante que você pega o jeito.
@@lenteselentilhas Obrigado pela resposta Érico! Desculpe a insistência! Suponha que eu vá usar a técnica sugerida. Então a maneira de não ter velocidades baixas com a prioridade de abertura, é mesmo deixar o ISO no automático e assumir os possíveis ruídos? OU usar a prioridade de tempo, ISO automático e fazer as fotos em grandes aberturas, assumindo, no mínimo, uma pior nitidez ou até mesmo foco mais restrito, com risco de erro? Veja: Frequentemente, vamos fotografar no evento uma turma de amigos, por exemplo. Eles não ficam perfeitamente alinhados. Se alguém ficar fora de foco, perde-se a foto!Não dá ´pra contar com a luz do ambiente! É desejável, uma abertura menor para melhorar a profundidade de campo. Sei que a abertura não é a única maneira de fazer isso, claro, outro fatores como a distância, contam, mas esse é um deles. Você não acha que, nesse caso, o Flash é que deve ser o "curinga" e prover a foto como o fotógrafo precisa? Se não se importa, contando com sua gentileza e paciência, que tal um vídeo problematizando a questão com essas minhas dúvidas? Valeu mesmo! Muito grato!
Sim Carlos, você pode usar o seu flash como 'curinga', deixando o ISO também no manual e ajustando no modo prioridade de abertura a profundidade de campo desejada. Regule o ISO manualmente até que o tempo de exposição seja suficiente para não ter problema de borrar a imagem.
@@lenteselentilhas Ótima dica, Érico! Valeu! Essa é uma forma muito interessante para usar o modo de prioridade! Agradeço muito a ajuda!
Sendo eu um pouco leigo em fotografia, gostaria que tipo de flash dispara consecutivamente, ou seja que acompanhe a maquina em fotos sucessivas.
O flash no modo manual a fotometria da câmera precisa ficar no meio ou pode estar subexposto que o flash vai compensar a falta de luz ?
Olá Elton. Nem sempre o ‘meio’ é o correto. Vai depender de cada cena.
Bom dia Érico!
Cada vez que altera o zoom da lente, modifica também a distância em relação ao assunto no visor do flash?
Isso só vai acontecer se você deixar o zoom do flash em automático, acompanhando o comprimento focal da sua lente.
@@lenteselentilhas Me desculpe a ignorância Érico. Então se o flash estiver no modo manual, o zoom não altera, é isso?
O controle do zoom é independente do controle da carga.
Olá Érico, como você conhece bastante sobre flash, gostaria de saber se pra controlar um setup que contenha flash de várias fabricantes diferentes, como Canon, godox, yongnuo eu preciso ter um rádio flash pra cada fabricante ou os rádio flashs se comunicam bem independente de ser de marcas diferentes?
olá Fabricio. No caso de marcas diferentes, eles não vão se comunicar porque cada fabricante usa uma frequência diferente. Por isso o ideal é ter todos os flashes da mesma marca. Mas ainda assim você pode usar a fotocélula.
@@lenteselentilhas obrigado pela ajuda, procurei essa informação em vários lugares mas não encontrei.
Boa noite meu amigo e com câmera Nikon e Flash Nikon é a mesma coisa?
Sim Edilberto. É a mesma coisa.
Valeu Mestre Erico. Abçssss
Obrigado!
Érico todo flash no modo Manual indica a distância para se posicionar do assunto ?
Nem todos os modelos Elton. Verifique nas especificações técnicas se o modelo possui esse recurso.
Show
Muito obrigado!
Câmera Sony A-mount?!!!!!! Wow!!! Das antigas, hein? :)
Isso mesmo Marcelo. E ainda funciona
Oi Erico! Em um evento onde se tenha luz suficiente para se utilizar o flash somente para preenchimento, ajustar a câmera no modo de prioridade de abertura, não é uma situação critica, já que pressupoe-se que aja bastante movimento, corrento o risco de que as fotos saiam premidas em função da baixa velocidade?
Olá Ricardo. Você pode configurar uma velocidade mínima de obturador para não correr o risco de tremer a imagem. Dessa forma, quando a câmera estiver em prioridade de abertura ela não vai deixar a velocidade menor que o mínimo que você configurou.
@@lenteselentilhas Minha câmera é uma 50D, não sei se tenho essa opção! Vou verificar!
Muito obrigado!
Oi Erico, boa noite. Na minha câmera, no menu de configuração de sensibilidade ISO, configurei o minimo como 400 e o maximo como 3200. Mas ao ligar o flash, em TTL -1 e, estando ele na sapata, o ISO não passa de 1600. O que pode ser? Obrigado
Isso significa que você não vai conseguir a exposição programada com esse valor de ISO. Nessas condições, a carga do flash já está no mínimo e você vai ter que fechar mais o diafragma.
Oi Erico, muito obrigado por responder. Entendi. Mas estou no modo S, e da velocidade inicial definida como 1/160, ao baixar pra 1/125, 1/100, chegando no ISO 1250 pra baixo, a escala da exposição fica zerada. É só chegar no ISO 1600 ou maior, que de cara já aparece na escala uma superposição. A leitura aqui com o flas ligado , em TTL -1, tá dando 1/160 f/4 ISO 2500. Se eu definir o ISO minimo e maximo como 400 e 3200, não deveria o ISO aumentar até 2500 nessa cena? Ocorre qye ele só vai até 1600.
Mas parece que está meio anarrado, se eu defino o ISO minimo como 200, ao colocar em automatico, vai até 800, se eu definir como minimo ISO 800, chega a 2500, alem dos 1600. Estranho isso, sendo que defini manualmente o ISO maximo em 3200.
@@marcoascosta Se você está no modo S então o que está limitando o ISO é a luz ambiente. A câmera limita o ISO para a exposição não estourar nas áreas claras.
@@lenteselentilhas Oi Erico, obrigado em responder. Não quero abusar da sua gentileza, se não quiser responder não precisa. Desculpe mas não compreendo. Na configuração do iso automatico, eu coloquei como maximo 3200. Pra aquela cena em particular, flash em TTL-1 , leittura 1/160, f/4 ISO 2500, se eu definir o iso minimo como 800, ao colocar em iso automatico, vai a 2500, mas se eu definir o iso minimo em 200, no automatico , não vai a 1600. Isso apontando pra mesma cena. Minha pergunta é mesmo o ISO maximo definido pra 3200, com o uso do flash pode não chegar nesse valor, é isso?
Olá Marco. No modo S a câmera encontra a abertura para 0 EV na luz ambiente. Além disso, você está adicionando a luz do flash com compensação negativa. Se subir demais o ISO a foto vai estourar. A câmera está limitando o ISO porque dessa forma ela garante que a exposição vai sair de acordo com o que você programou.
Meu flash não tem função manual somente ttl infelizmente
que pena
Com o flash Godox na Nikon acontece, no modo TTL, que as luzes do infravermelho, os tracinhos, aparecem no objeto fotografado. Alguém sabe o que estou fazendo errado?
Essa é a luz auxiliar de autofoco. Você pode desabilitar no menu da sua câmera.
Rectificação: Gostaria de saber que tipo de flash dispara consecutivamente.
Qualquer flash pode fazer isso Joaquim. Basta você regular a carga corretamente no modo manual: 1/4 dispara até 4 vezes, 1/8 dispara até 8 vezes e assim por diante.
Cara que eu faço , eu fui numa festa de aniversário numa chácara não tinha paredes , só tinha uma teto na telha crua
Olá Renato. Se não tem lugar para rebater o flash a alternativa é usar o flash direto. Nesse caso o segredo é captar o máximo da luz ambiente para que a luz do flash seja apenas um complemento.
@@lenteselentilhas obrigado meu amigo pela dica !
Muito bom o video, mas cara que agonia o barulho da sua boca MEU DEUS
O ganho do microfone ficou alto demais...😬