Grande Vídeo! Mais do que em sangue, somos romanos em fé e em alma! Portugal transmitiu ao mundo o tesouro que recebeu! Do Sertão do Nordeste do Brasil transmito meu agradecimento aos nossos antepassados portugueses que nos fizeram herdeiros de Grécia, Roma e Jerusalém.
Essa reclamação vem do coitadismo mestiço brasileiro. Mas o país é grande e nem todos pensam assim. Alguém na Alemanha na década de 20/30 já disse que qualquer um pode suportar a vitória, mas somente os fortes vencem a derrota. Assim seguimos! Um dia nosso Sebastião voltará de Alcácer Quibir e nos guiará até a nós degredados dos trópicos. 88
Olá bom dia e obrigado pela divulgação da nossa cultura comum. Só uma coisa: fala se muito de selvagens e bárbaros para tudo o que não é romano. Não é bem assim, No norte de Portugal e Galicia havia já a cultura castreja com povoações muito bem organizadas chamadas CASTROS. Antes da chegada dos romanos essas CITANIAS, como sao chamadas em Portugal, já eram cidades com ruas, esgotos e balneários, e ja com muita antiguidade como a Citania dos Briteiros perto de Guimaraes, mais antiga a Roma. Essas terras dos lusitanos deram muita resistência aos romanos que chagaram ao ponto de pararem muito tempo as tentativas de invasão, tendo até perdido uma legião totalmente desaparecida. Essa cultura das citânias foi desaparecendo depois da conquista romana, sendo substituídas pelas cidades romanas de que fala muito bem aqui. Para mais pormenores ler "The First Global Village" escrito pelo inglês Martin Page. Parabens, boa continuação. Obrigado.
Ai e??? Entao para os romanos vale a civilizacao, cidadania e democracia, mas para os portugueses em Africa e na America do sul ja nao?
Год назад+7
Na América Portuguesa, sempre valeu. Os nascidos aqui eram cidadãos portugueses de pleno direito. Nossas câmaras desfrutavam em geral dos mesmos privilégios e garantias das d'além-mar. No governo Pombal, a propósito, Portugal europeu foi uma ditadura. Na América, ele não ousou contrariar as câmaras.
Год назад+2
Em relação a Castela, o paralelo cabe. Castela dos reis Áustria era uma democracia interna relativamente avançada, as Cortes de Castela com representatividade e poder de veto sobre decisões de Estado mais relevantes. Nas Américas, a autonomia local era mais restrita em comparação à parte lusa.
@@Rotebuehl1 criatura! Os Romanos tiveram 200 anos em guerra com o local em que agora é Portugal até conseguirem derrotar os habitantes locais ( os Celtas) . Portugal só passou a existir 779 anos depois de o império Romano deixar de existir. Portugal nasceu no ano 1179, o império Romano desapareceu no ano 400
Exactamente! O Latim vulgar não é português! Já agora, o povo que enfrentou os Romanos no que hoje é Portugal, chamava-se Lusitanos, e eram da região da Serra da Estrela, Serra do Caramulo, serra da Malcata, Mata do Buçaco e serra do Luso. Foram um povo muito valente, que só caíu perante os Romanos, porque foi traído por um membro da tribo, que matou o próprio chefe: Viriato!
@@quebrando_mitos se está a espera que os brasileiros gostem de dar alguma importância a Portugal, espere sentado...embora existam sempre algumas poucas exceções...
Год назад+7
Aqui sempre terás essa exceção. Somos uma só nação.
Tenho várias ancestralidade inclusive italiano. Europa 34% Europa Ocidental 17% Alemanha, França e Países Baixos Ilhas Britânicas Ibéria 12% Itália 4% Leste Europeu < 2%África 59% Costa da Mina 40% Oeste da África 8% Leste da África 6% Região dos Grandes Lagos (Povos Bantu Orientais) Oeste do Quênia Senegâmbia < 3% Mandê < 3% Mbuti < 2% Europa 34% Américas I Nascido entre 35 e 28 mil anos atrás, o haplogrupo I representa um dos primeiros povos da Europa, possuindo diversas linhagens descendentes que se espalharam por todo o território europeu durante a última Era do Gelo, tendo sua máxima frequência nos Balcãs. É um dos haplogrupos mais numerosos entre os homens europeus, sendo a segunda maior linhagem paterna encontrada no continente (perdendo apenas para a linhagem R). Sua ramificação I1 está relacionada à Europa nórdica, ancestral das tribos germânicas e Vikings, enquanto I2 está fortemente relacionada às culturas neolíticas.
treta em cima de treta. Simples estudantes da universidade de Los Angeles demonstraram, a partir de um tratado comercial entre Roma e a Lusitânia, que nunca mas nunca esse território foi vencido pelos romanos. Aliás a história de Viriato por si própria acaba com a sua lenda romana
Год назад
Então Bracara Augusta não era uma cidade do Império Romano?
Fato incontestável é que Roma estendeu seu Império sobre toda a península Ibérica, seja através das armas seja através da diplomacia ou do comércio. Por um meio ou outro Roma estabeleceu um poder político que frutificou em uma civilização da qual todos somos herdeiros, goste-se ou não. Mas eu me pergunto: por quê não gostaríamos? Afinal, é o que nós somos e se não gostamos do que somos temos graves problemas psicológicos...
O vídeo está bom, mas... Há aqui umas ideias um pouco curiosas... Gostava de saber o que o IVLIVS CAESAR tem a ver com o cristianismo... Tendo ele sido Flamen Dialis, o alto sacerdote de Júpiter e tendo morrido ainda nem o cristianismo tinha sido criado...
Год назад
Os romanos introduziram o Cristianismo na Península Ibérica como fé geral. No início do século V, quando se encerra o domínio romano, o Império é oficialmente cristão.
@@McPruden Ele é um nome romano?? Tem mais exemplos de nomes romanos/italianos?? Tem alguns que tem na versão PT e na versão IT, mesma escrita e pronúncia. Isso confunde muito
O Latim vulgar não é português! Já agora, o povo que enfrentou os Romanos no que hoje é Portugal, chamava-se Lusitanos, e eram da região da Serra da Estrela, Serra do Caramulo, serra da Malcata, Mata do Buçaco e serra do Luso. Foram um povo muito valente, que só caíu perante os Romanos, porque foi traído por um membro da tribo, que matou o próprio chefe: Viriato!
Год назад+2
Há muitos mitos sobre Viriato. O que escreveram deles autores gregos e romanos é mais fábula do que historiografia. A própria definição de "povo lusitano" para um povo nativo não é consenso entre os etnógrafos. Quanto ao português ser uma adaptação do latim vulgar à fala local, há corrente a defender a tese, a que nos filiamos.
Tanta ignorância, neste Sr. E ..já agora ;tanta estupidez!! Este Homem tem muito que aprender! Será para minimizar, o Grande Povo Lusitano/ Português?? Creio que sim!!!
Os Lusitanos não eram nem o maior nem mais importante grupo... Foram apenas os que resistiram mais tempo aos romanos. Os turdulos e cinetii ocupavam uma área geográfica maior.
Tem tanto ódio pelos não romanos nesse vídeo que parece que o texto foi escrito pelo próprio Júlio César. Chega a ser ofensivo as inúmeras vezes que o narrador chama os não romanos de selvagens. É xenófobo, é horroroso. Nenhum lusófono deveria se orgulhar desse tipo de mentalidade. Péssimo. Não segue o exemplo de outros vídeos. Horroroso. Desserviço. Extremamente odioso.
Год назад
Respeitamos sua opinião. No vídeo Os Indígenas de Portugal descrevemos os povos de antes do contato com as civilizações do Mediterrâneo (Fenícia-Cartago, Grécia, Roma).
Não vi nenhum ódio no vídeo, só fatos históricos corroborado por historiadores dos mais diversos matizes. Ora, os povos locais eram em muitos aspectos mais atrasados que os romanos, o que não significa que eles não tinham sua cultura e que ela não tinha seu valor. O que o video afirma é que foi necessário que os romanos trouxessem também sua cultura para que surgisse Portugal, o Brasil e toda uma civilização, civilização que legou ao mundo coisas como Democracia, direitos humanos, liberdade individual, imprensa livre, vacinas, método científico, etc, etc.
@@mateusdeslima muitíssimo pelo contrário. os povos nativos pré-romanos eram muito evoluídos sim, mas incontáveis fatores os impedem do desenvolvimento de Estado como o dos romanos. Há formas diversas de dizer isso, e a pior delas é chamá-las de "bárbaras". Bem como a civilização brasileira, não há hierarquia de civilização: somos iguais, o que há são diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico. Muito pelo contrário, os romanos afirmavam superioridade deles sobre os "bárbaros" que conquistavam, e fizeram questão de rebaixar os locais e reduzir sua cultura e história, colonizando-os e os "civilizando aos moldes romanos. No Brasil, mais de 1000 anos depois do acontecido com os romanos em Portugal, o contexto civilizatório era muito diferente, com conceitos muito mais fundamentados no ideário cristão da época e compartilhado pelas civilizações europeias. Os romanos, diferentes da vasta maioria de povos ao seu redor, eram muito mais vezes mais atrasados socialmente (questões de gênero e escravidão, por exemplo, assim como tratamento a outras culturas). O conceito "civilização vs barbárie" foi, na maioria das vezes, utilizado de maneira racista ou xenófoba com os "bárbaros" (curiosamente antes e depois do período Romano). O processo "civilizatório" romano foi cruel, com escravidões em massa, perseguição religiosa, punições aos nativos e xenofobia com os próprios (agora habitantes de Roma) povos, ainda com concepções racializadas de outras culturas ou povos , seja biológica ou culturalmente. Rebaixar esses povos a "selvagens incultos" é cuspir em seu legado.
@@gabrieldeandrade1554 cuidado. Vc afirma que não há hierarquia de civilizações mas diz que os romanos eram inferiores em questões de gênero e outras. Decida-se! No mais, nunca disse que os povos nativos eram bárbaros sem cultura, disse que EM ALGUNS ASPECTOS eram mais atrasados, como na tecnologia segundo vc msm concorda e, mais importante, disse que foi necessário que os romanos trouxessem o aporte de sua civilização com conceitos novos como Estado, direito positivo, filosofia grega, etc. Para que nós estivéssemos hj aqui discutindo na Internet. P.S.: dizer que a dominação Romana foi só escravidão e genocídio e todo esse repertório cansativo é só meia-verdade: desconsidera que todos os povos sempre agiram mais ou menos assim e que o modus operandi dos romanos era muito mais rico que o uso da violência pura e da destruição cultural, na verdade o vídeo prova o contrário.
Deixe de ser mais um parvo ignorante com dor de corno. Aconselho-o a ler o livro «Historia do Brasil Vira Lata», procure na internet, tem em pdf, vai ver que aprende algo de útil.
Год назад+6
Diríamos que "impor" em grande medida, mas, como os romanos, sempre absorvendo algo dos povos com quem fazia contato, nisso se diferenciando de outros europeus.
@ dominar ou ser dominado, conquistar ou ser conquistado. essa frase representa muito bem toda a humanidade ao longo da história, todas as civilizações, todos os impérios... o que portugal fez outros povos fizeram, não julgarei os meu antepassados portugueses por terem dominado e conquistado, afinal... TODOS OS POVOS DESSE MUNDO JÁ O FIZERAM...
é tão bonito ouvir um brasileiro,"gabar"povos, que invadiram colonizaram, mataram, ocuparam...talves devido á inteligência superior com que nasceram... quem serão os herdeiros desse povo superior?
não eh questao de beleza genio, esses são os fatos. se voce nao quer apreciar a historia, viva em ignorancia e deixe a historia se repetir.
Год назад+7
Em nossas pesquisas, não encontramos nenhum povo de alma benfazeja, pura, inocente. Estamos até perdendo a esperança de encontrar tal exemplo. Se puder nos ajudar...
Год назад+7
Um paraguaio talvez gabe os guaranis, que não faziam mal nenhum aos guaicurus, pois os temiam mortalmente. Os guaranis só matavam os homens para pilhar deles as mulheres com outros povos, na melhor das intenções, claro, uns santos em todos os sentidos, coitados.
Grande Vídeo! Mais do que em sangue, somos romanos em fé e em alma! Portugal transmitiu ao mundo o tesouro que recebeu! Do Sertão do Nordeste do Brasil transmito meu agradecimento aos nossos antepassados portugueses que nos fizeram herdeiros de Grécia, Roma e Jerusalém.
Não vejo ou ouço um português a reclamar o ouro os romanos.😮
Estamos gratos pela cultura que deixaram e seguimos em frente.
Fica a lição.
Bem observado.
Sou brasileiro e tenho orgulho de ter sido colonizado por Portugal. Quanto ao ouro, penso que boa parte dele deve estar com o Reino Unido.
Essa reclamação vem do coitadismo mestiço brasileiro. Mas o país é grande e nem todos pensam assim. Alguém na Alemanha na década de 20/30 já disse que qualquer um pode suportar a vitória, mas somente os fortes vencem a derrota. Assim seguimos! Um dia nosso Sebastião voltará de Alcácer Quibir e nos guiará até a nós degredados dos trópicos. 88
ben visto 😂
@@michaeltannus3755o ouro é a lingua Portuguesa❤
Muito interessante parabéns e saudações da Catalunha Barcelona🇵🇹👍.
Obrigado.
Obrigado pelo vídeo. Bênçãos, graças e a paz do SENHOR.
Visite o belo templo romano de Évora, muitos vestígios e pontes que ainda mantêm dos romanos em Portugal.
Olá bom dia e obrigado pela divulgação da nossa cultura comum. Só uma coisa: fala se muito de selvagens e bárbaros para tudo o que não é romano. Não é bem assim, No norte de Portugal e Galicia havia já a cultura castreja com povoações muito bem organizadas chamadas CASTROS. Antes da chegada dos romanos essas CITANIAS, como sao chamadas em Portugal, já eram cidades com ruas, esgotos e balneários, e ja com muita antiguidade como a Citania dos Briteiros perto de Guimaraes, mais antiga a Roma. Essas terras dos lusitanos deram muita resistência aos romanos que chagaram ao ponto de pararem muito tempo as tentativas de invasão, tendo até perdido uma legião totalmente desaparecida. Essa cultura das citânias foi desaparecendo depois da conquista romana, sendo substituídas pelas cidades romanas de que fala muito bem aqui. Para mais pormenores ler "The First Global Village" escrito pelo inglês Martin Page.
Parabens, boa continuação. Obrigado.
Melhor assistir o outro vídeo do canal que explica "os selvagens" que nunca existiram como se diz
Exactamente, os Oppidum já eram grandes cidades, mas não funcionavam como um estado unificado.
Muito bom. Portugal tem um grande legado romano e espalhou a mensagem pelo mundo.
Obrigado.
Ai e???
Entao para os romanos vale a civilizacao, cidadania e democracia, mas para os portugueses em Africa e na America do sul ja nao?
Na América Portuguesa, sempre valeu. Os nascidos aqui eram cidadãos portugueses de pleno direito. Nossas câmaras desfrutavam em geral dos mesmos privilégios e garantias das d'além-mar. No governo Pombal, a propósito, Portugal europeu foi uma ditadura. Na América, ele não ousou contrariar as câmaras.
Em relação a Castela, o paralelo cabe. Castela dos reis Áustria era uma democracia interna relativamente avançada, as Cortes de Castela com representatividade e poder de veto sobre decisões de Estado mais relevantes. Nas Américas, a autonomia local era mais restrita em comparação à parte lusa.
@@Rotebuehl1 criatura! Os Romanos tiveram 200 anos em guerra com o local em que agora é Portugal até conseguirem derrotar os habitantes locais ( os Celtas) . Portugal só passou a existir 779 anos depois de o império Romano deixar de existir. Portugal nasceu no ano 1179, o império Romano desapareceu no ano 400
Maravilha!
O Latim vulgar não é Português. O Latim Vulgar deu origem a vários línguas como o Francês, Português, Espanhol, Italiano
deriva amigo, deriva sr. óbvio!
*deu origem ao Português
Exactamente!
O Latim vulgar não é português!
Já agora, o povo que enfrentou os Romanos no que hoje é Portugal, chamava-se Lusitanos, e eram da região da Serra da Estrela, Serra do Caramulo, serra da Malcata, Mata do Buçaco e serra do Luso.
Foram um povo muito valente, que só caíu perante os Romanos, porque foi traído por um membro da tribo, que matou o próprio chefe:
Viriato!
@@quebrando_mitos se está a espera que os brasileiros gostem de dar alguma importância a Portugal, espere sentado...embora existam sempre algumas poucas exceções...
Aqui sempre terás essa exceção. Somos uma só nação.
👋👋👋👋👋👋👋👋👋MARAVILHOSO !!!
Obrigado.
Tenho várias ancestralidade inclusive italiano. Europa
34%
Europa Ocidental
17%
Alemanha, França e Países Baixos
Ilhas Britânicas
Ibéria
12%
Itália
4%
Leste Europeu
< 2%África
59%
Costa da Mina
40%
Oeste da África
8%
Leste da África
6%
Região dos Grandes Lagos (Povos Bantu Orientais)
Oeste do Quênia
Senegâmbia
< 3%
Mandê
< 3%
Mbuti
< 2%
Europa
34%
Américas
I
Nascido entre 35 e 28 mil anos atrás, o haplogrupo I representa um dos primeiros povos da Europa, possuindo diversas linhagens descendentes que se espalharam por todo o território europeu durante a última Era do Gelo, tendo sua máxima frequência nos Balcãs. É um dos haplogrupos mais numerosos entre os homens europeus, sendo a segunda maior linhagem paterna encontrada no continente (perdendo apenas para a linhagem R). Sua ramificação I1 está relacionada à Europa nórdica, ancestral das tribos germânicas e Vikings, enquanto I2 está fortemente relacionada às culturas neolíticas.
🎉❤ ÓTIMO VIDEO!😊
Obrigado.
Parabéns 🙏🏻
Obrigado.
perfect
treta em cima de treta.
Simples estudantes da universidade de Los Angeles demonstraram, a partir de um tratado comercial entre Roma e a Lusitânia, que nunca mas nunca esse território foi vencido pelos romanos.
Aliás a história de Viriato por si própria acaba com a sua lenda romana
Então Bracara Augusta não era uma cidade do Império Romano?
@ Era sim, mas não fazia parte da Lusitânia e você disse que Roma dominava a região toda.
Fato incontestável é que Roma estendeu seu Império sobre toda a península Ibérica, seja através das armas seja através da diplomacia ou do comércio. Por um meio ou outro Roma estabeleceu um poder político que frutificou em uma civilização da qual todos somos herdeiros, goste-se ou não. Mas eu me pergunto: por quê não gostaríamos? Afinal, é o que nós somos e se não gostamos do que somos temos graves problemas psicológicos...
O vídeo está bom, mas... Há aqui umas ideias um pouco curiosas... Gostava de saber o que o IVLIVS CAESAR tem a ver com o cristianismo... Tendo ele sido Flamen Dialis, o alto sacerdote de Júpiter e tendo morrido ainda nem o cristianismo tinha sido criado...
Os romanos introduziram o Cristianismo na Península Ibérica como fé geral. No início do século V, quando se encerra o domínio romano, o Império é oficialmente cristão.
Portugal is The best!
Ave viriato 🏹⚔️🛡🇵🇹
Sobre Viriato, há novo vídeo no ar a esclarecer do que se trata.
O celta que colocou os romanos no sufoco 🛡🏹⚔️
@impossível terem feito um vídeo sobre Viriato depois de cuspirem sobre o seu povo, cultura e legado com esse vídeo. Falta vergonha
Hoje mais parece que o bom mesmo é ser selvagem...
❤️💚💜
Quais os sobrenomes Romanos que vieram à Portugal????
Boa pergunta. Vamos buscar respostas.
@ Grato
Montes deles...Martins por exemplo.
@@McPruden Ele é um nome romano??
Tem mais exemplos de nomes romanos/italianos??
Tem alguns que tem na versão PT e na versão IT, mesma escrita e pronúncia. Isso confunde muito
@@gorillacrazy5245 basta pesquisar na net, pergunta pró chato gpt
Somos herdeiros do império romano?? 🤔
O Latim vulgar não é português!
Já agora, o povo que enfrentou os Romanos no que hoje é Portugal, chamava-se Lusitanos, e eram da região da Serra da Estrela, Serra do Caramulo, serra da Malcata, Mata do Buçaco e serra do Luso.
Foram um povo muito valente, que só caíu perante os Romanos, porque foi traído por um membro da tribo, que matou o próprio chefe:
Viriato!
Há muitos mitos sobre Viriato. O que escreveram deles autores gregos e romanos é mais fábula do que historiografia. A própria definição de "povo lusitano" para um povo nativo não é consenso entre os etnógrafos. Quanto ao português ser uma adaptação do latim vulgar à fala local, há corrente a defender a tese, a que nos filiamos.
Tanta ignorância, neste Sr.
E ..já agora ;tanta estupidez!!
Este Homem tem muito que aprender!
Será para minimizar, o Grande Povo Lusitano/ Português??
Creio que sim!!!
Os Lusitanos não eram nem o maior nem mais importante grupo... Foram apenas os que resistiram mais tempo aos romanos. Os turdulos e cinetii ocupavam uma área geográfica maior.
@@usergiodmsilva1983PT Não eram o maior; talvez?
Mas era o mais importante, sem duvidas!!! Mas era o mais temido!!
Mundo 🌎vei sem porteira 🌎🌎 . E
. O3
a brasleirage passa o tempo a ler romances é guerras e batalhas pôr todo o lado não avia muinta gente mas andavam sempre á porrada
Bom legado que os Itálicos deixarem em Portugal, principalmente no Merindião.
Tem tanto ódio pelos não romanos nesse vídeo que parece que o texto foi escrito pelo próprio Júlio César. Chega a ser ofensivo as inúmeras vezes que o narrador chama os não romanos de selvagens. É xenófobo, é horroroso. Nenhum lusófono deveria se orgulhar desse tipo de mentalidade. Péssimo. Não segue o exemplo de outros vídeos. Horroroso. Desserviço. Extremamente odioso.
Respeitamos sua opinião. No vídeo Os Indígenas de Portugal descrevemos os povos de antes do contato com as civilizações do Mediterrâneo (Fenícia-Cartago, Grécia, Roma).
Não vi nenhum ódio no vídeo, só fatos históricos corroborado por historiadores dos mais diversos matizes. Ora, os povos locais eram em muitos aspectos mais atrasados que os romanos, o que não significa que eles não tinham sua cultura e que ela não tinha seu valor. O que o video afirma é que foi necessário que os romanos trouxessem também sua cultura para que surgisse Portugal, o Brasil e toda uma civilização, civilização que legou ao mundo coisas como Democracia, direitos humanos, liberdade individual, imprensa livre, vacinas, método científico, etc, etc.
@@mateusdeslima muitíssimo pelo contrário. os povos nativos pré-romanos eram muito evoluídos sim, mas incontáveis fatores os impedem do desenvolvimento de Estado como o dos romanos. Há formas diversas de dizer isso, e a pior delas é chamá-las de "bárbaras". Bem como a civilização brasileira, não há hierarquia de civilização: somos iguais, o que há são diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico. Muito pelo contrário, os romanos afirmavam superioridade deles sobre os "bárbaros" que conquistavam, e fizeram questão de rebaixar os locais e reduzir sua cultura e história, colonizando-os e os "civilizando aos moldes romanos. No Brasil, mais de 1000 anos depois do acontecido com os romanos em Portugal, o contexto civilizatório era muito diferente, com conceitos muito mais fundamentados no ideário cristão da época e compartilhado pelas civilizações europeias. Os romanos, diferentes da vasta maioria de povos ao seu redor, eram muito mais vezes mais atrasados socialmente (questões de gênero e escravidão, por exemplo, assim como tratamento a outras culturas). O conceito "civilização vs barbárie" foi, na maioria das vezes, utilizado de maneira racista ou xenófoba com os "bárbaros" (curiosamente antes e depois do período Romano). O processo "civilizatório" romano foi cruel, com escravidões em massa, perseguição religiosa, punições aos nativos e xenofobia com os próprios (agora habitantes de Roma) povos, ainda com concepções racializadas de outras culturas ou povos , seja biológica ou culturalmente. Rebaixar esses povos a "selvagens incultos" é cuspir em seu legado.
@@gabrieldeandrade1554 cuidado. Vc afirma que não há hierarquia de civilizações mas diz que os romanos eram inferiores em questões de gênero e outras. Decida-se! No mais, nunca disse que os povos nativos eram bárbaros sem cultura, disse que EM ALGUNS ASPECTOS eram mais atrasados, como na tecnologia segundo vc msm concorda e, mais importante, disse que foi necessário que os romanos trouxessem o aporte de sua civilização com conceitos novos como Estado, direito positivo, filosofia grega, etc. Para que nós estivéssemos hj aqui discutindo na Internet. P.S.: dizer que a dominação Romana foi só escravidão e genocídio e todo esse repertório cansativo é só meia-verdade: desconsidera que todos os povos sempre agiram mais ou menos assim e que o modus operandi dos romanos era muito mais rico que o uso da violência pura e da destruição cultural, na verdade o vídeo prova o contrário.
Uma visão romântica sobre os motivos de Portugal sempre impor a civilização à todos os povos que consideraram selvagens. Interessante.
Deixe de ser mais um parvo ignorante com dor de corno. Aconselho-o a ler o livro «Historia do Brasil Vira Lata», procure na internet, tem em pdf, vai ver que aprende algo de útil.
Diríamos que "impor" em grande medida, mas, como os romanos, sempre absorvendo algo dos povos com quem fazia contato, nisso se diferenciando de outros europeus.
uma visão moderna, julgando uma civilização antiga...
serto...
@ dominar ou ser dominado, conquistar ou ser conquistado.
essa frase representa muito bem toda a humanidade ao longo da história, todas as civilizações, todos os impérios...
o que portugal fez outros povos fizeram, não julgarei os meu antepassados portugueses por terem dominado e conquistado, afinal...
TODOS OS POVOS DESSE MUNDO JÁ O FIZERAM...
@@markpendragon1982 exatamente
é tão bonito ouvir um brasileiro,"gabar"povos, que invadiram colonizaram, mataram, ocuparam...talves devido á inteligência superior com que nasceram... quem serão os herdeiros desse povo superior?
não eh questao de beleza genio, esses são os fatos. se voce nao quer apreciar a historia, viva em ignorancia e deixe a historia se repetir.
Em nossas pesquisas, não encontramos nenhum povo de alma benfazeja, pura, inocente. Estamos até perdendo a esperança de encontrar tal exemplo. Se puder nos ajudar...
Um paraguaio talvez gabe os guaranis, que não faziam mal nenhum aos guaicurus, pois os temiam mortalmente. Os guaranis só matavam os homens para pilhar deles as mulheres com outros povos, na melhor das intenções, claro, uns santos em todos os sentidos, coitados.
E' você 😊um dos herdeiros.
Está visto que oçê é a instaligencia suprior... O brasileiro santinho que aterrou no Brasil, sem passado, nem futuro, só mania.