isso e por que o som do cd e "quadrado como uma escada" pois caso haja uma frequência que ele não possa determinar ele arredonda pra cima ou para baixo no vinil isso não acontece
não pois quem não escuta vinil sente a diferença quando escuta um. o dc usa um codec de 44.100 pra uma faixa de 0hz~22khz o que da +/- 22.050 amostragem por canal e +/- assim quantas variações vc consegue entre 0 ate 1 volts com o sistema digital ? +/- 22.050 certo agora no analógico vc vai literalmente do 0.0000000000000001v ate o 1v a variação analógico e muito maior. por isso que quando vc converte uma musica se costuma usar uma frequência e amostragem muito maior pra prejudicar o mínimo possivel. sim o digital e mais fácil de compartilhar,não perde a qualidade na copia, etc nois somos analógico e o sistema digital no fim das contas sempre tem que reproduzir no final dessa mesma forma e esse sistema AD>DI>AD geral distorções
Paulo Henrique explicou bem, mas na pratica é como vc sentisse o lado mais "humano" na musica.. se em um momento o cara bateu mais forte em um prato, no vinil esse momento é perceptível, ja que as frequências não são todas igualadas.. ou seja o vinil registra melhor o feeling da musica, o feeling que o artista teve na hora de gravar.
São 44100 pontos que vc grava no cd por segundo, o numero de variações são de 16 bits ou seja 2^16 = 65536 variações entre 0 e 1V e esses dados sou por canal, ou seja se for dois canais ele faz o dobro disso
Adoro o nível dos comentários por aqui, gostaria até de acrescentar algo, como nao entendo muito disso resolvi elogiar o video. Muito bom, ótimo trabalho Atila, continue com essa humildade e determinação.
Olá Átila e pessoal do Nerdologia, sou estudante de Engenharia Elétrica e acompanho o nerdologia desde o fatídico "Prometheus mas não cumprius" do JN. Na época que o canal estreou eu ainda estava no ensino médio e passei por quase todo o meu processo de amadurecimento científico acompanhando seus vídeos, o que mudou completamente minha visão de mundo. Nunca pensei em comentar porque não sabia se vocês leriam (não sei se vocês irão ler esse) - e porque devem receber elogios demais - porém, neste vídeo percebi o quanto vocês estudam e ralam pra transmitir esse conteúdo de altíssima qualidade para o grande público. Sendo a minha área de graduação, percebo o tamanho da tarefa que é transmitir toda a informação deste vídeo com esta qualidade e em uma linguagem acessível - ainda mais pra alguém de uma área tão diferente. Meus parabéns por toda a dedicação e paciência em fazer este canal. Você é - e sempre será - muito necessário para o nosso meio. Eu realmente queria que mais pessoas crescessem na frente de vídeos como os seus.
O codec de video usado no padrão brasileiro de TV é o MPEG-4 Part 10, ou seja, o H.264. O que usamos é o MPEG 2 TS como camada de transporte, porém isso não recodifica o sinal para MPEG 2 (o codec no caso), o MPEG 2 TS é um protocolo de transporte, não um codec, e nesse caso pode levar cargas h.264 com ele. A analogia aqui é o TCP/UDP que também é um protocolo de transporte. Como curiosidade, o que a MPEG Aliance faz é definir um conjunto de padrões sobre um prefixo comum, como MPEG-2 ou MPEG-4. Existe inclusive o MPEG-7 que define padrão para legendas, closed caption e outros metadados. Um numero maior não necessariamente torna algo mais moderno ou novo. Outra coisa: Quando parte do sinal é distorcido, não perdemos a imagem inteira, apenas o segmento. Um frame de video possui milhares de segmentos que podem ser recuperados com algoritmos de correção de erro (usando a previsibilidade dos pixels segmentados), ou apenas apresentar aqueles blocos falhos na imagem final (pequenos quadrados borrados). Para perder um frame inteiro é preciso de uma distorção bem mais forte a ponto de ser impossível recuperar o frame.
Átila, você disse que a modulação FM foi criada para resolver o problema de ruídos e chiados da FM e funcionou tão bem que foi usada para mandar também imagens, e não só os sons. O problema é que os sistemas de TV analógica usam modulação AM para transmissão de imagens, e não FM. Na real, ele usa AM para o sinal de luminância (intensidade da luz) e PM (Phase Modulation, ou Modulação de Fase) para o sinal de crominância (cores).
Parabéns Átila, mais um Nerdologia fantástico. Meu canal preferido do YT. Ver a explicação de como o LP funciona, pensar na complexidade do som que você escuta, e imaginar a revolução tecnológica que isso criou, é Mind Blowing total.
Parabéns pelo vídeo, e pela escolha do tema, Átila. Não sei o que motivou a escolher um tema razoavelmente diferente dos demais desse canal (todos sempre muito interessantes, porém), mas preciso dizer que, sendo um estudante da área de sistemas de comunicação e processamento de sinais, me emocionei ao ver o vídeo. É muito bacana ver um conteúdo relativamente pouco acessível ao grande público sendo explicado de forma tão didática e fácil de se consumir. Muito bom mesmo!
Sensacional! Eu trabalho com música atualmente e esse episódio elucidou muita coisa! Entre os profissionais da música a discussão sobre analógico x digital é mais sobre o processo de gravação, mixagem, etc do que a distribuição em si. Eu como ouvinte de ambas as mídias gosto de ouvir coisas antigas em vinil pra ouvir como foram feitas. Cada disco e as vezes casa música tinha uma identidade completamente por diferente por ser muito difícil uma padronização naquela época 😉
Olá! Só gostaria de fazer uma observação, o sinal analógico de TV no Brasil era disseminado em modulação AM-VSB, modulação FM teve poucas aplicações de transmissão de sinal de vídeo, até porque a modulação FM, para compensar a alta razão sinal-ruido (RSR), possuía altíssima largura de banda. Algumas das aplicações de sinal FM em transmissão de sinal de vídeo foram as primeiras transmissões via satélite, em que um transmissor emitia apenas um canal de vídeo devido o tamanho desse sinal. Outro ponto é que a natureza do sinal FM não gera essa "imagem borrada", o sinal FM possui um threshold em que se o sinal não é demodulado corretamente, nenhum sinal é recuperado. Uma boa fonte para estudo desse tema é o livro Sistemas de Comunicações Analógicos e Digitais Modernos B.P.Lathi / Zhi Ding. Abraços
Sé loko, esse vídeo foi tipo aquelas aulas na escola/faculdade, que chega um professor foda pra caralho e dá uma aula que você sente que te mudou, e vai levar aquilo pra vida inteira. 👏👏👏👏👏
Até onde eu sei, o som do LP já está representado nos sulcos, não precisa ser convertido em corrente elétrica, se tu pegares uma agulha normal e encostar no disco, o barulho dela raspando nos sulcos já forma o som gravado, só precisa ser amplificado, seja por um cone acústico como nos gramofones ou com um transdutor piezoelétrico, que é basicamente um microfone por contato.
Marcos Rodrigues Carvalho realmente o som não precisa ser convertido mas como o som é muito baixo ele precisa ser amplificado. Por isso a agulha transforma a vibração em corrente elétrica que é amplificada (de forma semelhante a um sinal de um microfone que precisa de um amplificador para ser ouvido) e vai para a caixa de som.
é que na explicação da parte de reprodução ele fala que precisa converter em corrente variável, o que não é necessário, dá pra ouvir direto ou usar um cone acústico
Marcos Rodrigues Carvalho Bom eu acho que ele não falo que precisa não, apenas falo que ao tocar ocorre esse processo .Bom mas sua explicação ta correta e não acho que seja relevante discordar de vc kkkk, talvez ele só segui a lógica do raciocínio imediatista tipo ele falava de tocar LP então lembro de toca disco e como funciona acho que foi isso
Nossa Átila, q foda!!! Haahhahahah nunca entendi muito bem como ocorre a transmissão de sinais digitais (mesmo sendo graduando de engenharia mecânica) e agora tudo ficou mais claro e rico, muito obrigado!
05:11 O padrão brasileiro de TV Digital é o ISDB-T, que usa o firmato MPEG-4 (que é o melhor de todos os padrões). O MPEG-2 é o formato europeu, do padrão DVB.
Pra quem está em dúvida: Comprimento de onda: é o tamanho de uma onda, que pode ser medida em três pontos diferentes: de crista a crista, do início ao final de um período ou de vale a vale. Crista é a parte alta da onda, vale, a parte baixa. É representada no SI pela letra grega lambda (λ). Amplitude: é a "altura" da onda, é a distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for a amplitude, maior será a quantidade de energia transportada. Frequência: é o número de oscilações da onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando houver alterações na fonte.
Lucas Levino outra coisa... A frequência de uma onda pode mudar por variações do meio de propagação... Seja o som mudando de velocidade no aço, ou a luz sofrendo variação pelas deformações no espaço-tempo, criada por corpos muito massivos.
Átila, a muitos anos atrás, queria fazer engenharia pra descobrir como é feita a televisão. Muitos anos depois, muita coisa mudou, acabei fazendo engenharia mas não procurei descobri rs. Enfim hoje vc acaba de solucionar parte da minha dúvida. Muito obrigado!!!
Precisa da criação da cópia fisica, antes do digital. E talvez, o formato .Flac não tenha perdas, mas passou um vinyl ou CD, SACD ou DVD-A 5.1 ou 7.1 canais, Blu-Ray, ou até Fita Master de estúdio, para o mp3, você já perdeu o original. Por que este formato corta as frequências originais, para compactar, criando um arquivo reduzido. Mesmo na taxa máxima do mp3 em 320 kbps, perderá aproximadamente 75% do tamanho, enquanto que um CD normal tem uma taxa padrão de 1411,2 kbps.
Átila, o codec utilizado pela tv digital brasileira terrestre (ISDB-T) é o MPEG 4 e não o MPEG 2. Tem a capacidade de compressão maior que o MPEG 2 e a capacidade de transmissão de imagens em 1080i com áudio em Dolby Digital ou 4 sinais simultâneos na resolução de 480p, ou seja 4 canais em uma resolução semelhante a de um DVD em único canal (multiprogramação).
Exatamente amigo, havia esquecido deste detalhe. Era o padrão mais avançado da época, e contestado pelos opositores pelo fato do software/hardware ainda ser muito caro.
esse "valor" atribuído ao analógico que fala mais pro final do vídeo parte da exclusividade, que é o valor de ter algo que os outros não tem, um dos maiores defeitos morais do ser humano. a facilidade de copiar informação é indiscutivelmente uma coisa boa, porque dissemina conhecimento e cultura, e a "pirataria" (cópia não autorizada) tem seu espaço em permitir o acesso à conteúdos restritos por barreiras regionais, econômicas e políticas, inclusive censura, ela é uma ferramenta que pode ser mal ou bem utilizada, como tudo.
Átila , Muito boa a sua palestra no TEDx Talks , assisti e gostei muito , eles tem muitas palestras muito interessantes e a sua foi ótima ... passou até rápido demais , um Abraço !!!
eu nao podia ficar de fora de comentar desse nerdologia. Achava que o Brasil usava MP3 para radio,me enganei. Tao fantastico quanto digital quanto para o Analogico. O interessante que o Analogico ele e um sinal mais natural e continuo. Enquanto o Digital esta mais para um sinal artificial,mas sem perda e com pausas periodicas. Otimo tema que o sinal do conhecimento nao se desligue.
Sou cantor, musico e compositor e na região onde eu moro existe uma briga ferrenha entre produtores que defendem o analógico e produtores que defendem o digital. Eu adoro o som vivo orgânico, mas sou apaixonado pelas maravilhas da modernidade digital. Foi fascinante poder ver uma explicação destas, mais uma vez obrigado Atila Digital 2.0
Falando em 525 linhas nas televisões, isso vale somente para algumas regiões, já que na Europa haviam 625 linhas horizontais. Bem, agora em caráter de adição de conhecimento sobre sinal analógico nas antigas Tvs, recomendo este vídeo (apenas em inglês) ruclips.net/video/3GJUM6pCpew/видео.html que explica a adição de cores no sinal analógico e o porquê de existir o frame rate de 29.97 nos EUA. Ainda vou pesquisar sobre o PAL-M, o sistema brasileiro 🤔
O problema é amostragem. Quando você tem um sinal analógico e converte para o digital você está tirando fotos instantâneas do estado da foto a cada intervalo do tempo. Para ter uma qualidade muito alta você precisa tirar essas fotos muito perto uma das outras, ou seja, pegar amostras muito perto entre si. Isso exige mais capacidade dos equipamentos e mais espaço do armazenamento. O que fazem então é definir de quanto em quanto tempo vão olhar par a onda e pegar o sinal e converter para digital, mas com isso entre os intervalos há informação que você perde. Para não perder essa informação é só diminuir ainda mais o tempo entre as amostras, mas existe um limite prático. No fim, acabamos escolhendo um limite viável.
seria um como se a qualidade tivesse amarrado ao intervalo com que as fotos são tiradas? E esse intervalo é o espaço criado (tipo uma descontinuidade) devido a precisão da tecnologia associada?
Felipe Henrique É por que se transforma informação contínua em informação discreta, perdendo parte da faixa numérica, tipo um arredondamento de vários números quebrados.
Átila, parabéns pelo canal, to sempre por aqui e além de matar várias curiosidades, desperta outras tantas. E cara você sempre trás uma bibliografia super interessante nas bios dos vídeos e to pensando realmente em olhar a descrição dos vídeos para poder levantar o nome de todos os livros e disponibilizar essa listagem de alguma forma. Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
na verdade o sinal da tv digital é analógico (onda eletromagnética) com uma modulação digital, ou seja, esse sinal analógico captado pela antena é depois convertido em um sinal digital
meus parabéns !!!! voce é a primeira pessoa que eu vejo falar o certo nao existe TV digital nem som digital e muito menos transmissão de sinal digital !!!
Um sinal analógico é aquele cujos valores podem variar em um intervalo contínuo e podem assumir infinitos valores. Por exemplo, um termômetro pode pode assumir infinitos valores em um intervalo de 0 a 100°C. Já um sinal digital só pode assumir valores discretos e em quantidade finita, por exemplo, 0V e 1,5V. Se o sinal digital só puder assumir dois valores ele é chamado binário. Q eu saiba o processador só assume valores discretos de tensão, ainda q possa haver uma determinada faixa de variação desses valores q o processador consegue interpretar como nível lógico 0 ou 1. De qualquer forma, considera-se q o processador trabalha com sinais digitais e não analógicos. Eu fiz esse comentário pq do jeito q foi mostrado algumas pessoas podem achar q o sinal transmitido é digital, o q não é verdade.
Diego Silva. Concordo com vc e o Kalidasa. O sinal transmitido pela antena é analógico, pois é constituído por ondas eletromagnéticas. Como ele é modulado digitalmente na transmissão, ele pode ser demodulado digitalmente na recepção. Quando se fala em sinal analógico ou digital está se falando no tipo de modulação utilizada. Por isso não é certo falar em "antena digital". Na verdade esta "antena digital" é uma antena analógica como todas as antenas são. Ela, por ser projetada para a frequência da transmissão do sinal modulado digitalmente, acabou sendo chamada indevidamente de "antena digital". Também percorri os comentários procurando por este esclarecimento até que encontrei o de vocês dois. Parabéns a ambos.
O que se deve observar na eletrônica que não é uma área nem um pouco simples é como tudo funciona, pois realmente não tem como transmitir o sinal digital puro, ele precisa ser modulado e então transmitido por uma portadora analógica. Ou seja uma coisa depende da outra, um aparelho nunca será puramente digital, e para entender isso tem que estudar muito.
TODAS as fitas, se baseiam em "modulação magnética". Basicamente orientam uma fina camada de óxido de ferro, óxido de cromo (CrO2, acho que são as chamadas de "fita aço") ou semelhante, presente no meio de duas camadas de filme plástico (polímero). Ao ser orientado, acaba não voltando a posição original, e armazenando essa informação. É uma invenção alemã da época da primeira guerra ainda. Dá para armazenar informação de forma longitudinal ou de forma helicoidal. A primeira é mais usual, pois a segunda apesar de mais eficiente, desgasta muito o equipamento e a fita. Ainda pode-se armazenar informação analógica ou digital (esse é um conceito mais moderno) A cassete é um formato analógico, de armazenamento de áudio. A DAT é a cassete com armazenamento digital ( predecessora do disquete, que é uma "fita em disco" ), era mais usual com computadores, para instalar SO, programas, etc...
Cara, vi um video excelente, não me recordo de qual canal, acho que era do Manual do mundo, ele mostra a codificação magnetica nas tarjas de cartões de crédito, as fitas cassete-vhs e todas as outras que tem essa tecnologia funcionam dessa maneira, é algo parecido com um codigo de barras, onde linha significa polarizado, e sulco, não-polarizado, fazendo aquele efeito de "zebra", dessa forma seria uma maneira do leitor interpretar como o famoso sistema binário 0-1
As perdas na conversão de analógico para digital não acontecem simplesmente por "ser digital". Se o critério de Nyquist for aplicado (o que diz que a frequência de amostragem tem que ser pelo menos duas vezes maior que a maior frequência original) não ocorre nenhuma perda. O que faz o sinal ficar diferente é a compressão aplicada, que no fim das contas acaba perdendo a qualidade original.
Mas o sinal analógico possui frequências tendendo ao infinito, embora geralmente sejam proveniente de ruído. A conversão analógico-digital também gera distorções já que no sinal analógico as amplitude variam continuamente, e no digital de maneira discreta.
Aí que tá: existem componentes em frequências altíssimas, mas elas não estão na faixa de frequência audível. Nosso ouvido ouve se 20 Hz até 20 kHz, que devido ao desgaste da audição vai diminuindo. Existem vídeos no youtube que é possível ouvir essas frequências altas, e pouquíssimas pessoas ouvem realmente acima dos 16 kHz. o mesmo se aplica à imagens: só se vê entre uma faixa visível de luz. Infravermelho e ultravioleta já não são visíveis.
Eric Moretti Sim, geralmente a capacidade de ouvir altas frequências vai diminuindo com a idade. Embora a perda na convenção possa não ser perceptível ela sempre existe, já que o sinal analógico carrega uma qualidade quase infinita de informações.
Eu perdi o link mas existem pesquisa que dizem que na verdade mesmo que o tímpano só reaja a essa faixa de frequência, os harmônicos gerados pelo sinal analógico, que tem frequências bem maiores influenciam na nossa sensação auditiva, isso pode ser visto na teoria musical onde varias notas precisam tocada ao mesmo tempo para conseguir um certo som ao nossos ouvidos. acredito que seja por isso que assistir um orquestra ao vivo nunca vai ser igual á ouvir ela gravada.
Até assustei quando vi o conteúdo do vídeo, tava justamente estudando Sinais e Sistemas, que é uma matéria que aborda esse tema e outros mais... Ficou MT bom Átila, vlw XD
Os processos que são realizados no cérebro podem ser todos transformados em um sinal digital, e alias o cérebro é analógico ou digital? Será que e possivel transformar todo o raciocinio que nos como humanos fazermos em uma expressão logica, por exemplo o raciocínio que fazemos para resolver um puzzle?
sobre ser analógico ou digital, boa pergunta haha no caso do som por exemplo, o ouvido interpreta as vibraçōes do ar como sinais elétricos, creio que de forma analógica como um microfone, que no cérebro é decodificado em gatilhos bioquímicos..será que vale falar que é digital? hahah a viagem é que cada pessoa tem um codec diferente, já que o mesmo som gera diferentes gatilhos...mas é mais uma discussão conceitual do que qualquer coisa... sobre transformar o raciocínio numa expressão lógica,pesquisa sobre o algoritmo Blue Matter da IBM que é o começo da transposição da forma de funcionamento do cérebro (processamento absurdo e custo energético baixo) em chips. Já até conseguiram simular em tempo real o cérebro de um gato, bem doido...será que conseguirem simular o cérebro humano, simularemos também uma consciência? ps: sou só um curioso que nao manja de p*** nenhuma haha, espero que venha alguém mais competente pra te responder.
para ondas periódicas, a frequência da onda pode ser definida como o inverso do tempo que a onda demora para se repetir, que pode ser de uma crista a outra, de um vale a outro ou depois de uma função senoidal completa.
Parabens Atila. Que video sensacional! Um dos melhores do Nerdologia (e olha que eu acompanho voces desde o principio dos primordios - ja assisti 100% dos videos). Abraco!
Sim. Foi isso. O SBTVD usa MPEG-4 AVC (H.264), que vai até resolução 4 k, com áudio AAC2 e suporte a n.n canais. A questão é que no Brasil não há patentes de software. O Japão teve que esperar as patentes caírem para atualizar seu padrão, que era o mesmo do DVD-Video.
Gustavo Benevides mas entrelaçamento quando e ação fantasmagórica são a mesma coisa!? Achei que ação fantasmagórica era só o nome que Einstein tinha dado pra esse aspecto , e computadores quânticos da IBM acho que já fazem isso .
No futuro vamos transmitir informações com gatos, o unico problema dessa tecnologia é que se os gatos morrerem temos que troca-los por novos, o que implicaria na escassez de gatos num futuro proximo
Olá Átila e equipe Nerdologia! Obrigado por trazerem esse assunto que muito interessa a nós das comunidades de colecionadores de LPs e CDs. Mais uma fonte pra acalorar ainda mais os nossos debates. Abraços!
Adorei o vídeo. E o fato do Átila não se apresenta novamente quando comenta o episódio passado, como o Felipe faz nos de História. Muito melhor assim. 😊
Mais ou menos isso, vamos supor, vc está com fome, e tem 1 laranja apenas, vc não vai dar ela pra ninguém, mas se vc tivesse 100 laranjas, vc não iria se importar tanto em dar 1 laranja para alguém, porque tem muito mais de onde veio
É basicamente como a riqueza(dinheiro), ela so tem valor se poucas pessoas tem, se todo mundo tem o valor cai pra caramba, basicamente grandezas inversamente proporcionais.
A réplica não precisa ser necessariamente mais barata que o original, porém, se vc vende uma imitação pelo mesmo preço ou mais caro que o original obviamente ngm vai comprar sua réplica, então, se vende mais barato por isso
Estou estudando comunicação de dados agora e você não tem noção do quanto facilitou a minha vida com esse vídeo, eu simplesmente não tava conseguindo entender isso
É triste canais que vão atrás do conteúdo, estuda pra saber se é verdade tão poucos inscritos enquanto alguns canais (fatos desconhecidos) fica fazendo vídeos sobre teorias sem pé nem cabeça ganham likes....
Átila, parabéns pelo vídeo, muito bacana! Só acho que seria interessante acrescentar que, por mais que a televisão faça a mesma conversão do rádio, eles utilizam faixas diferentes do espectro de rádio frequências. Enquanto FM opera na faixa entre 88 MHz e 108 MHz, canais VHF operam entre 54 MHz e 88 MHz, evitando interferência entre rádio e TV.
Átila, os conceitos de amplitude e frequência estão errados... Amplitude é a distância do 0 à crista da onda ou do 0 ao vale da onda. Frequência é o número de repetições (ou ciclos) por tempo.
Só uma coisa: A AMPLITUDE de uma onda é a altura de uma crista (ou de um vale) até o eixo de equilíbrio. No mais, Excelente conteúdo!! Muito bom conhecer o funcionamento da tecnologia de maneira fácil!!
Acredito que seja legal falar em um proximo nerdologia sobre protocolos, como que se entende esses sinais digitais, o que cada bit representa, seria um bom complemento para ter um melhor entendimento de como transformamos 1's e 0's em som ou imagem. Até falar sobre como se verifica se houve perda de dados na comunicação, que é possível atraves de sinais digitais.
no próximo nerdologia que tal fazer um sobre se uma pessoa pode atingir o migate no gokui. já que as vezes nosso corpo reage por reflexo sem precisarmos pensar em desviar como nesta técnica
Se eu ainda tivesse 18 anos eu estaria chorando muito, pq esse vídeo ficou muito bom... mas como não sou mais jovem (deve ter a idade do Átila) e nada nesse canal costuma ser exatamente uma novidade p quem tem minha faixa etária, não me emocionei... Sugiro fazer um semelhante sobre o computador, aos moldes desse vídeo.
Excelente explicação sobre o som dos LPs. Quem nasceu já ouvindo CD, tipo eu, quase sempre acha disco um negócio fascinante de tão exótico, heheh.
isso e por que o som do cd e "quadrado como uma escada"
pois caso haja uma frequência que ele não possa determinar ele arredonda pra cima ou para baixo no vinil isso não acontece
não pois quem não escuta vinil sente a diferença quando escuta um.
o dc usa um codec de 44.100 pra uma faixa de 0hz~22khz o que da +/- 22.050 amostragem por canal
e +/- assim quantas variações vc consegue entre 0 ate 1 volts com o sistema digital ?
+/- 22.050 certo
agora no analógico vc vai literalmente do 0.0000000000000001v ate o 1v
a variação analógico e muito maior.
por isso que quando vc converte uma musica se costuma usar uma frequência e amostragem muito maior pra prejudicar o mínimo possivel.
sim o digital e mais fácil de compartilhar,não perde a qualidade na copia, etc
nois somos analógico e o sistema digital no fim das contas sempre tem que reproduzir no final dessa mesma forma
e esse sistema AD>DI>AD geral distorções
Paulo Henrique explicou bem, mas na pratica é como vc sentisse o lado mais "humano" na musica..
se em um momento o cara bateu mais forte em um prato, no vinil esse momento é perceptível, ja que as
frequências não são todas igualadas.. ou seja o vinil registra melhor o feeling da musica, o feeling que o artista
teve na hora de gravar.
São 44100 pontos que vc grava no cd por segundo, o numero de variações são de 16 bits ou seja 2^16 = 65536 variações entre 0 e 1V e esses dados sou por canal, ou seja se for dois canais ele faz o dobro disso
Vc por aki! ✌
Adoro o nível dos comentários por aqui, gostaria até de acrescentar algo, como nao entendo muito disso resolvi elogiar o video. Muito bom, ótimo trabalho Atila, continue com essa humildade e determinação.
Olá Átila e pessoal do Nerdologia, sou estudante de Engenharia Elétrica e acompanho o nerdologia desde o fatídico "Prometheus mas não cumprius" do JN. Na época que o canal estreou eu ainda estava no ensino médio e passei por quase todo o meu processo de amadurecimento científico acompanhando seus vídeos, o que mudou completamente minha visão de mundo. Nunca pensei em comentar porque não sabia se vocês leriam (não sei se vocês irão ler esse) - e porque devem receber elogios demais - porém, neste vídeo percebi o quanto vocês estudam e ralam pra transmitir esse conteúdo de altíssima qualidade para o grande público. Sendo a minha área de graduação, percebo o tamanho da tarefa que é transmitir toda a informação deste vídeo com esta qualidade e em uma linguagem acessível - ainda mais pra alguém de uma área tão diferente. Meus parabéns por toda a dedicação e paciência em fazer este canal. Você é - e sempre será - muito necessário para o nosso meio. Eu realmente queria que mais pessoas crescessem na frente de vídeos como os seus.
E ae, ja terminou o curso de eng eletrica?
O codec de video usado no padrão brasileiro de TV é o MPEG-4 Part 10, ou seja, o H.264. O que usamos é o MPEG 2 TS como camada de transporte, porém isso não recodifica o sinal para MPEG 2 (o codec no caso), o MPEG 2 TS é um protocolo de transporte, não um codec, e nesse caso pode levar cargas h.264 com ele. A analogia aqui é o TCP/UDP que também é um protocolo de transporte.
Como curiosidade, o que a MPEG Aliance faz é definir um conjunto de padrões sobre um prefixo comum, como MPEG-2 ou MPEG-4. Existe inclusive o MPEG-7 que define padrão para legendas, closed caption e outros metadados. Um numero maior não necessariamente torna algo mais moderno ou novo.
Outra coisa: Quando parte do sinal é distorcido, não perdemos a imagem inteira, apenas o segmento. Um frame de video possui milhares de segmentos que podem ser recuperados com algoritmos de correção de erro (usando a previsibilidade dos pixels segmentados), ou apenas apresentar aqueles blocos falhos na imagem final (pequenos quadrados borrados). Para perder um frame inteiro é preciso de uma distorção bem mais forte a ponto de ser impossível recuperar o frame.
Wallacy Freitas você trabalha com isso? Qual sua formação?
The Naked Ant Sim, trabalho com multimídia, principalmente no ambiente de TV. E me formei em Ciência da Computação.
Legal. Gosto da área, pretendo seguir por aí também =)
Wallacy Freitas, seu amostrado, eu nao entendi foi nada do seu comentario kkkkkkkk flw :)
Canal Universality kkkkkkk eu também
Átila, você disse que a modulação FM foi criada para resolver o problema de ruídos e chiados da FM e funcionou tão bem que foi usada para mandar também imagens, e não só os sons.
O problema é que os sistemas de TV analógica usam modulação AM para transmissão de imagens, e não FM. Na real, ele usa AM para o sinal de luminância (intensidade da luz) e PM (Phase Modulation, ou Modulação de Fase) para o sinal de crominância (cores).
Parabéns Átila, mais um Nerdologia fantástico. Meu canal preferido do YT. Ver a explicação de como o LP funciona, pensar na complexidade do som que você escuta, e imaginar a revolução tecnológica que isso criou, é Mind Blowing total.
Parabéns pelo vídeo, e pela escolha do tema, Átila. Não sei o que motivou a escolher um tema razoavelmente diferente dos demais desse canal (todos sempre muito interessantes, porém), mas preciso dizer que, sendo um estudante da área de sistemas de comunicação e processamento de sinais, me emocionei ao ver o vídeo. É muito bacana ver um conteúdo relativamente pouco acessível ao grande público sendo explicado de forma tão didática e fácil de se consumir. Muito bom mesmo!
Daniel Dias da Silva Porto Esse ano começou o desligamento do sinal analógico de tv e 2018 e o ano limite p desligamento do sinal
Sensacional! Eu trabalho com música atualmente e esse episódio elucidou muita coisa! Entre os profissionais da música a discussão sobre analógico x digital é mais sobre o processo de gravação, mixagem, etc do que a distribuição em si.
Eu como ouvinte de ambas as mídias gosto de ouvir coisas antigas em vinil pra ouvir como foram feitas. Cada disco e as vezes casa música tinha uma identidade completamente por diferente por ser muito difícil uma padronização naquela época 😉
Nesse vídeo vc conseguiu condensar de forma clara em 7 minutos algo que pra entender tive umas 4 matérias na faculdade. Perfeito hahaha
Lembrei do meu curso de eletrônica que estudei as ondas, frequencias, meios de transmissão, multiplexação, modular/demodular ! Muito bom!
Seria bacana fazer um vídeo explicando como funciona um detector de metais, condutividade e alguns achados históricos👍
Obrigada pelas informações, eu tentava procurar em sites e nunca entendia nada, mas agora que fez um vídeo completinho me esclareceu bastante coisa
Olá! Só gostaria de fazer uma observação, o sinal analógico de TV no Brasil era disseminado em modulação AM-VSB, modulação FM teve poucas aplicações de transmissão de sinal de vídeo, até porque a modulação FM, para compensar a alta razão sinal-ruido (RSR), possuía altíssima largura de banda. Algumas das aplicações de sinal FM em transmissão de sinal de vídeo foram as primeiras transmissões via satélite, em que um transmissor emitia apenas um canal de vídeo devido o tamanho desse sinal. Outro ponto é que a natureza do sinal FM não gera essa "imagem borrada", o sinal FM possui um threshold em que se o sinal não é demodulado corretamente, nenhum sinal é recuperado. Uma boa fonte para estudo desse tema é o livro Sistemas de Comunicações Analógicos e Digitais Modernos B.P.Lathi / Zhi Ding. Abraços
Explicação perfeita e objetiva sobre rádios am e fm, tv e sinal digital em geral! Shoooow!
😃Faz um vídeo falando sobre as descobertas mais fascinantes com o detectorismo👍
Adorei a explicação sobre o funcionamento do vinil!
0:22 Átila não tem medo de brincar com o perigo com essa declaração kk
Sé loko, esse vídeo foi tipo aquelas aulas na escola/faculdade, que chega um professor foda pra caralho e dá uma aula que você sente que te mudou, e vai levar aquilo pra vida inteira. 👏👏👏👏👏
Até onde eu sei, o som do LP já está representado nos sulcos, não precisa ser convertido em corrente elétrica, se tu pegares uma agulha normal e encostar no disco, o barulho dela raspando nos sulcos já forma o som gravado, só precisa ser amplificado, seja por um cone acústico como nos gramofones ou com um transdutor piezoelétrico, que é basicamente um microfone por contato.
Marcos Rodrigues Carvalho acho que por isso que ele uso a palavra "análoga "
Marcos Rodrigues Carvalho realmente o som não precisa ser convertido mas como o som é muito baixo ele precisa ser amplificado. Por isso a agulha transforma a vibração em corrente elétrica que é amplificada (de forma semelhante a um sinal de um microfone que precisa de um amplificador para ser ouvido) e vai para a caixa de som.
é que na explicação da parte de reprodução ele fala que precisa converter em corrente variável, o que não é necessário, dá pra ouvir direto ou usar um cone acústico
Marcos Rodrigues Carvalho Bom eu acho que ele não falo que precisa não, apenas falo que ao tocar ocorre esse processo .Bom mas sua explicação ta correta e não acho que seja relevante discordar de vc kkkk, talvez ele só segui a lógica do raciocínio imediatista tipo ele falava de tocar LP então lembro de toca disco e como funciona acho que foi isso
ele afirmou que é preciso converter, pra grande maioria das aplicações da indústria da música que temos, acredito eu
Nossa Átila, q foda!!! Haahhahahah nunca entendi muito bem como ocorre a transmissão de sinais digitais (mesmo sendo graduando de engenharia mecânica) e agora tudo ficou mais claro e rico, muito obrigado!
05:11 O padrão brasileiro de TV Digital é o ISDB-T, que usa o firmato MPEG-4 (que é o melhor de todos os padrões). O MPEG-2 é o formato europeu, do padrão DVB.
em 1 vídeo você explicou umas 10 perguntas que fiz a uns 10 anos atrás no Yahoo resposta , muito obrigado , esse é melhor canal de todos !
Pra quem está em dúvida: Comprimento de onda: é o tamanho de uma onda, que pode ser medida em três pontos diferentes: de crista a crista, do início ao final de um período ou de vale a vale. Crista é a parte alta da onda, vale, a parte baixa. É representada no SI pela letra grega lambda (λ).
Amplitude: é a "altura" da onda, é a distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for a amplitude, maior será a quantidade de energia transportada.
Frequência: é o número de oscilações da onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando houver alterações na fonte.
Lucas Levino Posso medir de qualquer ponto / grau, até o próximo ponto equivalente. Cito graus, porque é mais fácil pensar em radianos.
Lucas Levino outra coisa... A frequência de uma onda pode mudar por variações do meio de propagação... Seja o som mudando de velocidade no aço, ou a luz sofrendo variação pelas deformações no espaço-tempo, criada por corpos muito massivos.
Átila, a muitos anos atrás, queria fazer engenharia pra descobrir como é feita a televisão. Muitos anos depois, muita coisa mudou, acabei fazendo engenharia mas não procurei descobri rs. Enfim hoje vc acaba de solucionar parte da minha dúvida. Muito obrigado!!!
Precisa da criação da cópia fisica, antes do digital. E talvez, o formato .Flac não tenha perdas, mas passou um vinyl ou CD, SACD ou DVD-A 5.1 ou 7.1 canais, Blu-Ray, ou até Fita Master de estúdio, para o mp3, você já perdeu o original. Por que este formato corta as frequências originais, para compactar, criando um arquivo reduzido. Mesmo na taxa máxima do mp3 em 320 kbps, perderá aproximadamente 75% do tamanho, enquanto que um CD normal tem uma taxa padrão de 1411,2 kbps.
Interessante a explicação sobre as transformações!
Átila, o codec utilizado pela tv digital brasileira terrestre (ISDB-T) é o MPEG 4 e não o MPEG 2. Tem a capacidade de compressão maior que o MPEG 2 e a capacidade de transmissão de imagens em 1080i com áudio em Dolby Digital ou 4 sinais simultâneos na resolução de 480p, ou seja 4 canais em uma resolução semelhante a de um DVD em único canal (multiprogramação).
MPEG-4 AVC é o padrão de transmissão. Os codecs são H.264 para vídeo e AAC para áudio.
Exatamente amigo, havia esquecido deste detalhe. Era o padrão mais avançado da época, e contestado pelos opositores pelo fato do software/hardware ainda ser muito caro.
Obrigado Átila por trazer vídeos com conteúdo e informação em curtíssimo tempo
esse "valor" atribuído ao analógico que fala mais pro final do vídeo parte da exclusividade, que é o valor de ter algo que os outros não tem, um dos maiores defeitos morais do ser humano. a facilidade de copiar informação é indiscutivelmente uma coisa boa, porque dissemina conhecimento e cultura, e a "pirataria" (cópia não autorizada) tem seu espaço em permitir o acesso à conteúdos restritos por barreiras regionais, econômicas e políticas, inclusive censura, ela é uma ferramenta que pode ser mal ou bem utilizada, como tudo.
Átila , Muito boa a sua palestra no TEDx Talks , assisti e gostei muito , eles tem muitas palestras muito interessantes e a sua foi ótima ... passou até rápido demais , um Abraço !!!
eu nao podia ficar de fora de comentar desse nerdologia. Achava que o Brasil usava MP3 para radio,me enganei.
Tao fantastico quanto digital quanto para o Analogico. O interessante que o Analogico ele e um sinal mais natural e continuo. Enquanto o Digital esta mais para um sinal artificial,mas sem perda e com pausas periodicas. Otimo tema que o sinal do conhecimento nao se desligue.
Sou cantor, musico e compositor e na região onde eu moro existe uma briga ferrenha entre produtores que defendem o analógico e produtores que defendem o digital. Eu adoro o som vivo orgânico, mas sou apaixonado pelas maravilhas da modernidade digital. Foi fascinante poder ver uma explicação destas, mais uma vez obrigado Atila Digital 2.0
Amplitude da onda não seria só a medida da origem até a crista ou vale?
Seria sim, acho que teve um erro em 4:00
Exatamente, amplitude é do ponto médio da onda até a crista ou vale. Se considerarmos da crista até o vale teremos 2x a amplitude.
Fiquei com isso na cabeça também. Houve esse pequeno erro.
Marcello Costa, vc está certo a amplitude da onda é, na verdade, metade do que foi mostrado em 4:00
Correto Marcelo.
Bela observação
caramba, esse foi o nerdologia mais legal de todos. Fiz uma maratona essa semana e to de boca aberta, adorei. Parabéns!
Falando em 525 linhas nas televisões, isso vale somente para algumas regiões, já que na Europa haviam 625 linhas horizontais.
Bem, agora em caráter de adição de conhecimento sobre sinal analógico nas antigas Tvs, recomendo este vídeo (apenas em inglês) ruclips.net/video/3GJUM6pCpew/видео.html que explica a adição de cores no sinal analógico e o porquê de existir o frame rate de 29.97 nos EUA. Ainda vou pesquisar sobre o PAL-M, o sistema brasileiro 🤔
Demorei para assistir desta vez... Mas finalmente atualizei meus views .... Obrigado pela informação. Simplesmente perfeito!
A distância de uma crista a crista seguinte é o comprimento de onda, o lambda, e não a frequência como foi dito no vídeo aos 4:05!!
atila fala sobre tipos de arquivo..como PNG, JPG,GIF, MP4, entre outros
ou sobre tipos de encriptação
#pergunta Quais tipo de detalhes são perdidos na digitalização? E porquê ainda parece ser difícil codificar essas nuncias?
O problema é amostragem. Quando você tem um sinal analógico e converte para o digital você está tirando fotos instantâneas do estado da foto a cada intervalo do tempo. Para ter uma qualidade muito alta você precisa tirar essas fotos muito perto uma das outras, ou seja, pegar amostras muito perto entre si. Isso exige mais capacidade dos equipamentos e mais espaço do armazenamento.
O que fazem então é definir de quanto em quanto tempo vão olhar par a onda e pegar o sinal e converter para digital, mas com isso entre os intervalos há informação que você perde.
Para não perder essa informação é só diminuir ainda mais o tempo entre as amostras, mas existe um limite prático. No fim, acabamos escolhendo um limite viável.
seria um como se a qualidade tivesse amarrado ao intervalo com que as fotos são tiradas? E esse intervalo é o espaço criado (tipo uma descontinuidade) devido a precisão da tecnologia associada?
Felipe Henrique sim.
o erro pode ser atribuido a quantização dos dados
Felipe Henrique É por que se transforma informação contínua em informação discreta, perdendo parte da faixa numérica, tipo um arredondamento de vários números quebrados.
Átila, parabéns pelo canal, to sempre por aqui e além de matar várias curiosidades, desperta outras tantas. E cara você sempre trás uma bibliografia super interessante nas bios dos vídeos e to pensando realmente em olhar a descrição dos vídeos para poder levantar o nome de todos os livros e disponibilizar essa listagem de alguma forma. Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
na verdade o sinal da tv digital é analógico (onda eletromagnética) com uma modulação digital, ou seja, esse sinal analógico captado pela antena é depois convertido em um sinal digital
meus parabéns !!!!
voce é a primeira pessoa que eu vejo falar o certo
nao existe TV digital nem som digital e muito menos transmissão de sinal digital !!!
Um sinal analógico é aquele cujos valores podem variar em um intervalo contínuo e podem assumir infinitos valores. Por exemplo, um termômetro pode pode assumir infinitos valores em um intervalo de 0 a 100°C. Já um sinal digital só pode assumir valores discretos e em quantidade finita, por exemplo, 0V e 1,5V. Se o sinal digital só puder assumir dois valores ele é chamado binário. Q eu saiba o processador só assume valores discretos de tensão, ainda q possa haver uma determinada faixa de variação desses valores q o processador consegue interpretar como nível lógico 0 ou 1. De qualquer forma, considera-se q o processador trabalha com sinais digitais e não analógicos.
Eu fiz esse comentário pq do jeito q foi mostrado algumas pessoas podem achar q o sinal transmitido é digital, o q não é verdade.
Retro_Eng_90s e na verdade e td análogo a informação q é interpretada de forma digital
Diego Silva. Concordo com vc e o Kalidasa. O sinal transmitido pela antena é analógico, pois é constituído por ondas eletromagnéticas. Como ele é modulado digitalmente na transmissão, ele pode ser demodulado digitalmente na recepção. Quando se fala em sinal analógico ou digital está se falando no tipo de modulação utilizada. Por isso não é certo falar em "antena digital". Na verdade esta "antena digital" é uma antena analógica como todas as antenas são. Ela, por ser projetada para a frequência da transmissão do sinal modulado digitalmente, acabou sendo chamada indevidamente de "antena digital". Também percorri os comentários procurando por este esclarecimento até que encontrei o de vocês dois. Parabéns a ambos.
O que se deve observar na eletrônica que não é uma área nem um pouco simples é como tudo funciona, pois realmente não tem como transmitir o sinal digital puro, ele precisa ser modulado e então transmitido por uma portadora analógica. Ou seja uma coisa depende da outra, um aparelho nunca será puramente digital, e para entender isso tem que estudar muito.
Excelente explicação Átila, simples mas completo. Parabéns.
E as fitas cassetes? Como funcionam?
Quais fitas? De rolo, cassete, DAT, VHS?
Ismah Cabelo Roadie cassete
TODAS as fitas, se baseiam em "modulação magnética". Basicamente orientam uma fina camada de óxido de ferro, óxido de cromo (CrO2, acho que são as chamadas de "fita aço") ou semelhante, presente no meio de duas camadas de filme plástico (polímero).
Ao ser orientado, acaba não voltando a posição original, e armazenando essa informação. É uma invenção alemã da época da primeira guerra ainda.
Dá para armazenar informação de forma longitudinal ou de forma helicoidal. A primeira é mais usual, pois a segunda apesar de mais eficiente, desgasta muito o equipamento e a fita.
Ainda pode-se armazenar informação analógica ou digital (esse é um conceito mais moderno)
A cassete é um formato analógico, de armazenamento de áudio. A DAT é a cassete com armazenamento digital ( predecessora do disquete, que é uma "fita em disco" ), era mais usual com computadores, para instalar SO, programas, etc...
Cara, vi um video excelente, não me recordo de qual canal, acho que era do Manual do mundo, ele mostra a codificação magnetica nas tarjas de cartões de crédito, as fitas cassete-vhs e todas as outras que tem essa tecnologia funcionam dessa maneira, é algo parecido com um codigo de barras, onde linha significa polarizado, e sulco, não-polarizado, fazendo aquele efeito de "zebra", dessa forma seria uma maneira do leitor interpretar como o famoso sistema binário 0-1
Antenado Em tudo sei como o cassete funciona
Q foda esse nerdologia...Todo nerdologia deve ser como fazer um Tcc sobre o assunto..parabens a equipe! Compartilhado com certeza!
As perdas na conversão de analógico para digital não acontecem simplesmente por "ser digital".
Se o critério de Nyquist for aplicado (o que diz que a frequência de amostragem tem que ser pelo menos duas vezes maior que a maior frequência original) não ocorre nenhuma perda.
O que faz o sinal ficar diferente é a compressão aplicada, que no fim das contas acaba perdendo a qualidade original.
Eric Moretti wow verdade.
Mas o sinal analógico possui frequências tendendo ao infinito, embora geralmente sejam proveniente de ruído. A conversão analógico-digital também gera distorções já que no sinal analógico as amplitude variam continuamente, e no digital de maneira discreta.
Aí que tá: existem componentes em frequências altíssimas, mas elas não estão na faixa de frequência audível. Nosso ouvido ouve se 20 Hz até 20 kHz, que devido ao desgaste da audição vai diminuindo.
Existem vídeos no youtube que é possível ouvir essas frequências altas, e pouquíssimas pessoas ouvem realmente acima dos 16 kHz.
o mesmo se aplica à imagens: só se vê entre uma faixa visível de luz. Infravermelho e ultravioleta já não são visíveis.
Eric Moretti Sim, geralmente a capacidade de ouvir altas frequências vai diminuindo com a idade. Embora a perda na convenção possa não ser perceptível ela sempre existe, já que o sinal analógico carrega uma qualidade quase infinita de informações.
Eu perdi o link mas existem pesquisa que dizem que na verdade mesmo que o tímpano só reaja a essa faixa de frequência, os harmônicos gerados pelo sinal analógico, que tem frequências bem maiores influenciam na nossa sensação auditiva, isso pode ser visto na teoria musical onde varias notas precisam tocada ao mesmo tempo para conseguir um certo som ao nossos ouvidos. acredito que seja por isso que assistir um orquestra ao vivo nunca vai ser igual á ouvir ela gravada.
É incrível como fica fácil qualquer tema exposto aqui. Parabéns!
Oi atila sou um grande fã e gostaria de pedir um vídeo sobre como funcionaria o omnitrix na vida real (deem like se gostaram da ideia)
kkkkkkk boa mano
Até assustei quando vi o conteúdo do vídeo, tava justamente estudando Sinais e Sistemas, que é uma matéria que aborda esse tema e outros mais... Ficou MT bom Átila, vlw XD
Os processos que são realizados no cérebro podem ser todos transformados em um sinal digital, e alias o cérebro é analógico ou digital? Será que e possivel transformar todo o raciocinio que nos como humanos fazermos em uma expressão logica, por exemplo o raciocínio que fazemos para resolver um puzzle?
sobre ser analógico ou digital, boa pergunta haha no caso do som por exemplo, o ouvido interpreta as vibraçōes do ar como sinais elétricos, creio que de forma analógica como um microfone, que no cérebro é decodificado em gatilhos bioquímicos..será que vale falar que é digital? hahah a viagem é que cada pessoa tem um codec diferente, já que o mesmo som gera diferentes gatilhos...mas é mais uma discussão conceitual do que qualquer coisa...
sobre transformar o raciocínio numa expressão lógica,pesquisa sobre o algoritmo Blue Matter da IBM que é o começo da transposição da forma de funcionamento do cérebro (processamento absurdo e custo energético baixo) em chips. Já até conseguiram simular em tempo real o cérebro de um gato, bem doido...será que conseguirem simular o cérebro humano, simularemos também uma consciência?
ps: sou só um curioso que nao manja de p*** nenhuma haha, espero que venha alguém mais competente pra te responder.
cérebro é analogio, nunca reparou que a noite você enxerga tudo com chuvisco e fantasma?
Nerdologia como sempre mandando muito bem parabéns
A frequência não é a distancia de uma crista à crista seguinte, é o número de repetições de ondas num determinado período de tempo.
Lucas G frequência é o número de repetições por unidade de tempo! E a distância entre uma crista e outra é o comprimento de onda!
Era isto que queria dizer, mas escrevi porcamente :p
para ondas periódicas, a frequência da onda pode ser definida como o inverso do tempo que a onda demora para se repetir, que pode ser de uma crista a outra, de um vale a outro ou depois de uma função senoidal completa.
distancia de uma crista a outra é período
não arthur, é o comprimento mesmo
Te amo Atila, parabéns a você e a sua equipe pelo trabalho.
Parabens Atila. Que video sensacional!
Um dos melhores do Nerdologia (e olha que eu acompanho voces desde o principio dos primordios - ja assisti 100% dos videos).
Abraco!
Na verdade, o SBTVD é uma evolução do sistema digital japonês e já é MPEG4.
O Japão atualizou o CODEC por nossa causa.
Depois da gente, é claro.
Sim. Foi isso. O SBTVD usa MPEG-4 AVC (H.264), que vai até resolução 4 k, com áudio AAC2 e suporte a n.n canais. A questão é que no Brasil não há patentes de software. O Japão teve que esperar as patentes caírem para atualizar seu padrão, que era o mesmo do DVD-Video.
Mais um detalhe. O SBTVD permite que o mesmo canal transmita mais de uma programação diferente em qualidade SD.
Essas intros personalizadas sobre o tema que será tratado são sensacionais!
Será que no futuro transmitiremos informações usando a ação fantasmagórica a distância?
no futuro transmitiremos informações usando entrelaçamento quantico
Não pode ser os dois ao mesmo tempo? Um pra aumentar a quantidade de informação e outro pra que cheguem mais rápido?
Gustavo Benevides mas entrelaçamento quando e ação fantasmagórica são a mesma coisa!? Achei que ação fantasmagórica era só o nome que Einstein tinha dado pra esse aspecto , e computadores quânticos da IBM acho que já fazem isso .
Poderemos até usar, mas não para fazer com que a informação chegue mais rápido.
No futuro vamos transmitir informações com gatos, o unico problema dessa tecnologia é que se os gatos morrerem temos que troca-los por novos, o que implicaria na escassez de gatos num futuro proximo
Um dos vídeos mais bem explicados do canal, parabéns galera! Imagino o trabalho que deu pro roteiro, explicar isso em 10 min.
Opa! Alguém ou o Átila, haha, poderia me indicar uma loja que venda livros em formato de áudio e em português?
Grato!
senão me engano a amazon já vende audiobooks em português
Como sempre uma ótima explicação.
Nerdologia: Mito da Leitura dinâmica.
Olá Átila e equipe Nerdologia! Obrigado por trazerem esse assunto que muito interessa a nós das comunidades de colecionadores de LPs e CDs. Mais uma fonte pra acalorar ainda mais os nossos debates. Abraços!
Nerdologia - A Biologia do Demogorgon
Dei like com 3 segundos, já no áudio da abertura! A criatividade parece não ter limites por aqui!
auehueh, o Átila mandou uma só para quem acha q o goku é o mais forte :v
Mikhael Zen ;-;
fanboys choram....kkkkkkkkkk
Mikhael Zen Ele não específico o universo. Então logo Saitama não é o mais forte ,deu mole Átila :)
só que o Goku é mais forte que o Saitama ,-, mas acho que ele especificou o termo "super-heroi" antes
Bem o Goku é mais rapido que o Saitama entao vc nao pode dar um *ONE PUUUUUUUCH* em alguem se vc n consegue acertar
Esse canal está cada vez melhor. O programa desta semana foi sensacional. Tudo perfeito. Parabéns!
Como dá "amei" no vídeo? Kkkk
Adorei o vídeo. E o fato do Átila não se apresenta novamente quando comenta o episódio passado, como o Felipe faz nos de História. Muito melhor assim. 😊
Réplica sempre implica em menor valor por que as pessoas gostam de exclusividade?
É mais fácil copiar algo do que produzir originalmente, por isso é mais barato. Mas você também tem razão.
Mais ou menos isso, vamos supor, vc está com fome, e tem 1 laranja apenas, vc não vai dar ela pra ninguém, mas se vc tivesse 100 laranjas, vc não iria se importar tanto em dar 1 laranja para alguém, porque tem muito mais de onde veio
É basicamente como a riqueza(dinheiro), ela so tem valor se poucas pessoas tem, se todo mundo tem o valor cai pra caramba, basicamente grandezas inversamente proporcionais.
A réplica não precisa ser necessariamente mais barata que o original, porém, se vc vende uma imitação pelo mesmo preço ou mais caro que o original obviamente ngm vai comprar sua réplica, então, se vende mais barato por isso
Maicon Moraes qualquer produto de tecnologia de ponta. Processador Intel i9 não é escasso, mas é muito caro.
Estou estudando comunicação de dados agora e você não tem noção do quanto facilitou a minha vida com esse vídeo, eu simplesmente não tava conseguindo entender isso
É triste canais que vão atrás do conteúdo, estuda pra saber se é verdade tão poucos inscritos enquanto alguns canais (fatos desconhecidos) fica fazendo vídeos sobre teorias sem pé nem cabeça ganham likes....
hahahahahaha
As pessoas gostam de algo conveniente :D
Átila, parabéns pelo vídeo, muito bacana! Só acho que seria interessante acrescentar que, por mais que a televisão faça a mesma conversão do rádio, eles utilizam faixas diferentes do espectro de rádio frequências. Enquanto FM opera na faixa entre 88 MHz e 108 MHz, canais VHF operam entre 54 MHz e 88 MHz, evitando interferência entre rádio e TV.
Átila, os conceitos de amplitude e frequência estão errados...
Amplitude é a distância do 0 à crista da onda ou do 0 ao vale da onda.
Frequência é o número de repetições (ou ciclos) por tempo.
Só uma coisa: A AMPLITUDE de uma onda é a altura de uma crista (ou de um vale) até o eixo de equilíbrio. No mais, Excelente conteúdo!! Muito bom conhecer o funcionamento da tecnologia de maneira fácil!!
Atila já começou polemizando
"O personagem mais forte de todos: Saitama"
Tiago Sacramento h8
*Adorei, sempre aprendendo muito aqui nesse canal!*
Analógico: "imperfeições alteram a informação"
Digital: "imperfeições destroem toda a informação"
Esse nerdologia está bom demais!
Assisti com minha mãe e ela ficou impressionada com essas curiosidades. Eu tb fiquei.
A distância entre uma crista e outra é o comprimento de onda, não? :v
período em ms
Sensacional!
Senti a mente explodindo aqui.
Eu estou almoçando, quase vomitei no 7:56 kkkkkkkk
Ramom Vilela nossa agora q são 10 horas Kkjjkkj almoça cedo
Wanderson Teixeira Braga são 11:30, horário de Brasília kkkkk
Ramom Vilela verdade moro no Ceará
Muito show O Nerdologia é um dos melhores canais do RUclips de todos tempos.
Se vc não valoriza DVDs em bom estado, por favor me procure.
Space Ghost tá
OK.
kkkkkkkkk
Tava com saudades de nerdologias como esse!
eu venho do futuro para dizer q dia 30/05/2018 o sinal analógico para televisões irá acabar
😅😅
Digo que ainda hoje existe kkk
Vim do futuro 15/07/2024 pra dizer que Foi mais ou menos
Incrível ! Parabéns por esse projeto.
E o sinal digital do rádio? Já existe no Brasil?
Arthur Tavares ele fala que sim no vídeo em t= 5:12
Não. Só na Venezuela.
Aposto que esses dois rapazes não sabem de verdade o que é comunismo. rs
nao importa por que o comunismo nao funciona mesmo.. LUL
Se tu para pra pensa, nada que veio da europa funciona, correntes politicas, economicas e por ai vai
Acredito que seja legal falar em um proximo nerdologia sobre protocolos, como que se entende esses sinais digitais, o que cada bit representa, seria um bom complemento para ter um melhor entendimento de como transformamos 1's e 0's em som ou imagem. Até falar sobre como se verifica se houve perda de dados na comunicação, que é possível atraves de sinais digitais.
First
Excelente explicação!!! Parabéns Átila!!!
O dia que saitama destruir uma dimensao INFINITA inteira igual o Vegeta no ep 62 de DBS Fez, nois conversa. :)
no dia que o vegeta for capaz de derrotar todos os inimigos de sua dimensão com apenas um soco a gente conversa
Se o Vegeta destruiu uma dimensão, ele destruiu inúmeras pessoas com um golpe só.
no dia que o Koshimaru postar um novo video nós conversamos
no dia que dragon ball for um anime bom a gente conversa
Opa, e aí veí, bllzzz?
Átila seu trabalho é d+
Adoraria ver um nerdologia sobre poderes de ar/vento
Desde então obrigada
Tendi nada
Jose Do Feijao tbm não 😂
Vão estudar, kids;
sharivan2006 sabe brincar n Bostão
é dificil porque ele compactou uma porrada de informação em um vídeo de 7 minutos, vale a pena separar cada tópico abordado e estudar separadamente.
Mano, nunca tinha parado pra pensar que mesmo sendo muito antigo ainda é extremamente fantástico entender como funciona um Vinil. Obrigado Nerdologia.
no próximo nerdologia que tal fazer um sobre se uma pessoa pode atingir o migate no gokui. já que as vezes nosso corpo reage por reflexo sem precisarmos pensar em desviar como nesta técnica
Melhor nerdologia até agora. Muito bom.
Se eu ainda tivesse 18 anos eu estaria chorando muito, pq esse vídeo ficou muito bom... mas como não sou mais jovem (deve ter a idade do Átila) e nada nesse canal costuma ser exatamente uma novidade p quem tem minha faixa etária, não me emocionei...
Sugiro fazer um semelhante sobre o computador, aos moldes desse vídeo.
Só tenho a dizer que esse canal é um dos melhores do Brasil
Nerdologia impecável, explicou muita coisa e bem rápido, a edição é melhor ainda com os exemplos!
mto massa atila
explicou bem direitinho
^.^
Quanto informação em um vídeo só! Parabéns brow!