O impacto do sistema capitalista na autoestima: Sandy, maquiagem, consumo e pressão estética

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024
  • Maquiagem, pressão estética, expectativas sociais… você já parou pra pensar em como o sistema capitalista nos faz sentir mal para consumirmos cada vez mais? Algum tempo atrás, Fe Cortez, idealizadora da Menos 1 Lixo, leu um desabafo da cantora Sandy que revelou não sair de casa sem usar maquiagem. Desde então, a autora de Homo Integralis vem pensando em como as expectativas sociais podem afetar a nossa autoestima todo dia. Tal reflexão reverberou no vídeo dessa semana (que tá imperdível, hein!)
    Mas não para por aí, tá? Até a Beyoncé já precisou lidar - e infelizmente, como tantas outras mulheres, ainda precisa) com todas essas problemáticas. Assista ao vídeo e conta pra gente nos comentários: quantas vezes você já deixou de fazer, ou até mesmo de ser, algo que queria muito por causa das expectativas sociais e da pressão estética? Vamos trocar e fomentar essa rede linda? Quero ler você!
    Rivalidade feminina: o que o capitalismo tem a ver com isso? - Confira o vídeo: bit.ly/M1LRiva...
    Instagram @menos1lixo: bit.ly/M1LInst...
    Instagram @fecortez: bit.ly/FeCorte...
    Siga a Menos1Lixo no TikTok: bit.ly/M1LTikTok
    Siga a Menos1Lixo no LinkedIn: bit.ly/M1LLink...

Комментарии • 27

  • @leoliveira0
    @leoliveira0 Год назад +11

    O pior é quando essa pressão vem de outras mulheres... Eu realmente fico triste! 😢

  • @sicaalencar.
    @sicaalencar. 8 месяцев назад +2

    Quando eu comecei a fazer investimentos percebi que meu dinheiro tava sendo gasto com coisas que não faziam diferença nenhuma na minha vida e por isso não sobrava pra fazer coisas básicas e até nescessárias do dia a dia... Hoje em dia não gasto com maquiagem, não gasto com roupas caras, nem com vaidades extremas... Depois que entendi que pra ser bonita não preciso estar maquiada, e que eu não preciso ser aceita... A diferença na minha vida foi surreal, a paz que a gente sente em ser a gente mesma é muito lindo, é muito libertador..

  • @carlotabelizario2900
    @carlotabelizario2900 Год назад +8

    Gosto do seu trabalho. Mas veja, quando você para e fala "gente, até a Beyoncé..." mencionando sua difiuldade em perder peso, percebe-se o quanto, mesmo quem questiona, está inserida nesta questão. E não vejo Patriarcado com grande peso nesta questão.
    Que bom tê-la de volta, e parabéns por se recolher para o exercício da maternidade, algo tão execrado ultimamente nesta sociedade que está tão doente. Felicidades!!

  • @leilabernardes3265
    @leilabernardes3265 Год назад +10

    Eu hoje compro só em brechó! Gosto, e vejo pessoas me olhando de canto, mas só dá sensação de saber que estou cooperando com ecossistema fico satisfeita

  • @josdesouza
    @josdesouza Год назад +14

    Colocou o capitalismo no centro da crítica; já é um bom começo.

  • @fernandah2
    @fernandah2 Год назад +7

    É tão complicado sentir pressão pra se encaixar e ser apreciado pelos outros! Mas desde a adolescência eu aceitei a alcunha de lobo solitário, tudo para continuar sendo o mais eu mesma possível. E te digo, querer ser fiel a si mesma nesse mundo complicado, é uma tarefa cansativa rsrs.

  • @palomarodrigues6895
    @palomarodrigues6895 2 месяца назад +1

    Somos vítimas do sistema 😢

  • @fernandah2
    @fernandah2 Год назад +14

    Sei que muitos vão discordar dessa minha opinião, mas estamos aqui para comentar e debater, então aqui vai;
    Eu acho muito problemática, o uso da imagem hiperssexualizada da mulher como forma
    de "empoderamento", mesmo sendo escolha da mulher.

    • @menos1lixo
      @menos1lixo Год назад +3

      te entendo Fernanda. tb me questiono muito sobre isso.

    • @fernandah2
      @fernandah2 Год назад +3

      @@menos1lixo Por que, a sexualização feminina foi criada pelos homens, sempre nos critérios deles, para satisfazer as fantasias deles, sabe? E esse ato, prejudicou e ainda prejudica, muitas mulheres que tentam ser levadas a sério, e mostrar algo mais amplo do que o seu corpo, que estamos além do físico.

    • @soniasantos4174
      @soniasantos4174 Год назад +3

      Melhor comentário!

  • @adrianacosta6837
    @adrianacosta6837 Год назад +3

    Já comprei muita coisa porque fui influenciada pela influenceres hoje não compro mais nada...mas só gosto de sair arrumada nem q seja com um gloss p ir na padaria....

  • @liliamradunz
    @liliamradunz Год назад +1

    Acredito que precisamos julgar menos e colaborar muito mais. É longo o processo até sermos mais sustentáveis. A gente se esforça a cada dia para melhorar, cada um na sua velocidade. Mas, ainda falta um longo trajeto para todas nós. Com solidariedade e trabalho colaborativo vamos mais rápido e mais felizes.

  • @nazirasousa9878
    @nazirasousa9878 Год назад +3

    Obrigada pelo video. Sim, por favor, vamos falar mais sobre isso!

  • @carolined8112
    @carolined8112 Год назад +2

    Amei seu canal! Já seguindo
    Perfeito! Sabedoria e consciência. Amei❤ Obrigada!

  • @clararosegomesdossantos7692
    @clararosegomesdossantos7692 Год назад +3

    Quando eu era adolescente até pra ir comprar alguma coisa no mercado na esquina eu achava que tinha que estar arrumada, não que gostar de se maquiar, ou vestir uma roupa melhor pra ir ao mercado seja algo ruim, mas no meu caso eu realmente me oprimia e depois de um tempo eu percebi que isso era medo de ser julgada, medo do que as pessoas estavam pensando sobre mim. Sendo que não tem nada demais em ir no mercado vestida de forma mais simples, como se estivesse em casa. Depois de um tempo eu parei com isso e percebi que o que importava era estar confortável, onde quer que eu fosse. Hoje em dia eu uso raramente maquiagem, o que eu uso no dia a dia é apenas protetor solar, batom e vez ou outra um rímel, além disso, estou aos poucos adotando o uso de sutiãs sem bojo, pois os com bojo que funcionam como se fossem os espartilhos de antigamente.

    • @Menos1LixoOficial
      @Menos1LixoOficial  Год назад +1

      Muito obrigada pelo importante relato, Clarinha!💚
      Vimos que você participa bastante por aqui e queremos te conhecer melhor! Queremos elevar o nível de conhecimento sobre a nossa audiência para oferecer conteúdos, produtos e serviços com maior assertividade. Topa participar? Sim? Manda uma mensagem pra gente no Instagram e diga que foi convidada pelo RUclips. Nos vemos lá! :)

    • @clararosegomesdossantos7692
      @clararosegomesdossantos7692 Год назад

      @@Menos1LixoOficial Adoraria ajuda-los

  • @JoaoCarlos-uf9ww
    @JoaoCarlos-uf9ww Год назад +2

    sempre cirúrgica! 💟

  • @jaquelinesouza3227
    @jaquelinesouza3227 Год назад +1

    Amei o vídeo ❤

  • @bksilvana
    @bksilvana Год назад +1

    💙💙💙🙏

  • @IngridCardosoRathbon
    @IngridCardosoRathbon Год назад

    Fe como que você acha que uma consultora de imagem pode de forma positiva pra esse cenário? Me pergunto isso todos os dias

  • @fernandaferraridecampos4219
    @fernandaferraridecampos4219 Год назад +1

    😘

  • @nsouza2389
    @nsouza2389 8 месяцев назад +1

    Bando: coletivo. Quem busca aceitação não se reconhece como indivíduo e faz de tudo para ser aceito no rebanho, grupo ou coletividade.😅

  • @momentocerto2727
    @momentocerto2727 Год назад +2

    Você consegue realmente viver sem o capitalismo, fica uma dica, vende sua casa com tudo dentro, depois vai viver como uma pessoa normal, que vive o dia a dia, anda de onibus, não tem dinheiro para fazer viagens e muitos menos comer alimentos nutricionais como você está acostumada. Quero ver seus filhos na escola pública, tendo que ir a pé ou de onibus para a escola. Tendo que usar o SUS, como qualquer brasileiro que sobrevive do trabalho, do comércio ou da indústria. Vivendo de salário mínimo, tendo que esticar o dinheiro para conseguir ter um lazer. Vocês são uma piada de mau gosto, quando falam do capitalismo, um vilão, mas fazem videos com seus iPhones. Vocês se esquecem que sem capitalismo, sem dinheiro, sem comércio, sem trabalho, fome, doenças. Você é uma piada, minha senhora.

  • @4N4RQU14
    @4N4RQU14 Год назад +1

    Isso não passa de "teoria de conspiração". A verdade é que a estrutura cultural do Brasil está enraizada em versos de Vinicius de Moraes que disse que beleza é fundamental. É por isso que as escolas de samba não escolhem modelos Plus size para desfilar