Sou Hinduísta e fico impressionado com as semelhanças do sânscrito e do Hindi com as línguas latinas... Detalhe que o sânscrito foi uma lingua "criada" para se preservar a pureza dos livros sagrados. Ainda hoje estudamos os textos nessa lingua para perceber nao so a poetica sonoridade, mas o significado das palavras e das brincadeiras que os escritores faziam com as palavras.
Isso é muito importante para o estudo da literatura antiga, basta olhar o caso da bíblia que fora sofrendo diversas traduções, entre diversos idiomas, até chegar ao português perdeu a essência, abriu espaço para diversas interpretações transformando o cristianismo em uma religião supérflua, muito dogmática e pouco profunda.
@@VictorCarvalho. as traduções, salvo a de algumas seitas, que claramente deturparam trechos para adequarem a suas doutrinas, mas sem base nenhuma nos originais, são em sua maioria essencialmente as mesmas. Mudam em função das mudanças da própria língua. Almeida traduziu a Bíblia das línguas originais, não de idioma para idioma. As descobertas de manuscritos antigos confirmam que o texto pouco mudou ao longo de 2000 anos e nada em questões essenciais. A deturpações do cristianismo em geral não têm nada a ver com os textos, mas com divagações interpretativas que os próprios textos não sustentam.
Dyeus pather, possivelmente o deus supremo, que representava o céu originou palavras como - Deva (hindi), Dievas (lituano) Theos e Zeus (grego) e Pather (Latim), que no futuro viraram Deus pai (português), Dio padre (espanhol), dentre outros... todas são palavras que representam um ou mais deuses, ou algum ser divino acima dos demais. Perkwunos, possivelmente um deus do trovão dos indo-europeus originou palavras como - Perun (slavo), Perkunas (lituano), Þórr (nórdico antigo) que veio a se tornar Thor, Perkele (finlandês, e apesar de não fazerem parte da árvore indo-europeia linguisticamente, os finlandeses são vizinhos dos balticos como os lituanos, onde pode ter existido essa troca de palavras. Hoje é usado como palavrão por eles...) Normalmente, deuses do trovão/chuva são descritos com martelos ou machados, e em muitas das lendas eles enfrentam monstros com caracteriscas de dragão ou serpentes, como o caso de Zeus, que lutou contra Tifão, Thor que lutou contra Jormungandr, Perun, que está sempre em conflito com o Veles (um deus que pode se tornar um dragão) e esse motif se extende até outras vertentes que não necessariamente são indo-européias, como o deus do trovão shintoista Susanoo que matou o dragão marinho conhecido como Yamata no Orochi, o deus babilônico Marduk que matou a serpente Tiamat, que possivelmente deu origem ao mito do deus cananita Haddad (mais conhecido como baal na bíblia), lutando contra a serpente do mar Lotan, ou YHWH (Jeová) matando o Leviatã. E lógico, o motif da teomaquia, que é a guerra entre os deuses antigos e/ou maus, que representam o caos, contra deuses novos, que representam a ordem, como os titãs vs olimpianos (grego), os aesir vs os jötnar (germanico), os tuatha de danann vs os fomorianos (celta irlandês), os devas vs os Asura (Hindi) e os anjos vs demônios (Cristão), resumindo, saporra toda é conectada, pelo menos alguns traços são.
E as mudanças sutis como personalidade ou epítetos podem ser associadas a pessoas reais q pé serem tão importantes pro povo, foram marcados como especiais e heróis até serem elevados a deuses com o passar do tempo, algo parecido ao q vemos nos santos católicos (q pode ser outro link aqui, pq elevamos mortais a um status de sagrado?)
@@iurymoura38 Claro, Pirula é um completo maníaco por biologia e basicamente só isso que interessa a ele. Já o Henrique é um historiador que tem como área de estudo a história das religiões e nao sei a formação do outro convidado
Sim, provavelmente está tudo conectado, é o resultado lógico dessas evidências. É o que que eu digo, todas essas religiões e mitos de diferentes culturas contam um mesmo fato de maneiras diferentes.
Sensacional esse papo. Eu estudo a muitos anos "religiões comparadas" com a mente bem aberta, tanto à ciência, quanto à religião. Amo o assunto e acredito que através desse estudo eu consegui alcançar a essência humana e universal, tento passar isso aos outros, mas é praticamente impossível, consigo apenas impulsionar a curiosidade, porque na verdade é uma descoberto pessoal de cada um. Tenho certeza que um dia todos chegarão a esse denominador comum. Obrigada por trazer isso a tona a todos esses incríveis profissionais desse vídeo! 🙏🏻❤🌻
Silvia, é praticamente impossível porque as pessoas anseiam por respostas sobrenaturais, místicas, míticas, milagrosas... Pouquíssimos são os que procuram respostas dentro do mundo real e natural.
O denominador comum é muito evidente, as religiões são invenções humanas, todas elas. Os tribais tinham questões existenciais, mas uma extrema dificuldade natural por estarem no tempo errado de respondê-las, por ignorância extrema de tudo. Como precisavam de respostas, usaram a imaginação com uma ingenuidade infantil, inventaram deuses à imagem e semelhança deles mssmos. O resto é História (com muitas estórias).
@@eduardomatheusfigueira concordo meu irmão. Não concluiu bem, talvez se o Pirulla só se atevesse às perguntas, mas queria contribuir com debate e acabou dando uma embaçada
@@Pirulaevangelico tava tendo o Renato Amoedo no flow simultaneamente, então foram muitos eventos esperados... Quando eu vi a tumb com o Henrique na foto, eu fiquei animado, estava torcendo pra algum podcast chamar ele. E ele foi de cara no Vilela, um dos maior3s
O Henrique tem uma explicação muito bem fundamentada, coerente e dinâmica. Parabéns! Ele não se deixa levar pelo entusiasmo excessivo, questões fantasiosas e arrogância. Sempre fala de modo muito objetivo, mas, com parcimônia. Entrevista excelente!! Mas as vezes me parece que o Villela, fica chateado, entediado ou contrariado quando o Henrique fala. Queria entender o porque Foi um dos melhores convidados que o programa trouxe, em termos de convidados que sabem o que falam, com destaque para o Henrique.
Carahhhooo (que tem origem na palavra Caralho), existir especialistas em Vilela e sua etologia, pra mim é o suprassumo do hater.. 😂😂😂 "Crendeuspadre"....
Acho q a série Vikings foi muito feliz mostrando esse choque de dois deuses e duas culturas bem diferentes qdo Ragnar se rende ao padre q o apresenta um "Deus mais misericordioso" q não promove apenas guerra mas uma convivência mais pacífica entre povos levando ele a confiar em levar seu povo pra plantar em terras inglesas q depois o rei manda dizimar mesclando a relação de bem e mal entre as culturas. Ragnar até faz um exílio espiritual na esperança de obter contato com o novo Deus e depois se rende novamente a suas raízes como quem diz, se Valhalla não me deixar entrar pode ser q eu consiga um cantinho no céu.
@@rafaellobeiro Ele repetiu militância anti-religião. Não é o que os outros dois fizeram, mostrando uma visão analítica neutra e inclusive sem tentar desqualificar o fenômeno religioso, ou julgar se a metafísica é verdade ou não, separando claramente o empírico do metafisico. O Pirula é um ótimo biólogo, mas sabe muito pouco de história ou filosofia e tem uma visão tão vazia e enviesada de religião comparada quanto um fanático religioso.
Somos uma humanidade que ainda nao deu certo, Deus está tentando consertar algo que nao deu certo na Sua criação.Importante é termos consciência de amarmos o nosso próximo,fazer o bem. Quem nao conseguir fazer isso é pelo livre arbítrio que nao existe e foram destinados a serem como são. Jesus ensinou para nao julgarmos, porque sabe que por trás de nossas falhas e deficiências existe algo que independe de nossos esforços.
Eu acho que uma religião eficaz precisará demonizar os desejos pessoais, porque então haveria uma grande demanda pela religião para superar tais desejos, uma vez que todos têm desejos pessoais. Alegrar-se no sofrimento e viver em servidão aos outros é perfeito se você quiser controlar as pessoas, porque ser um escravo obediente torna-se a coisa moralmente certa a fazer; você não pode nem reclamar se as ações de seu líder lhe causam sofrimento, porque você deveria estar feliz com isso
É natural essa ideia de pensar que as religiões possuem uma árvore genealógica de onde, quanto mais para trás no tempo formos, mais unidas elas seriam. Mas isso é um equívoco. Os estudos das religiões possuem três vertentes teórico-metodológicas: a sistemática, a fenomenológica e a escola italiana de história das religiões. A vertente sistemática foi proeminente no século 19 com autores como Max Müller, Edward Burnett Tylor e Émile Durkheim. Eles defendiam que as religiões passaram por um processo histórico de degeneração ou de evolução com estudos comparados das religiões e o estudo linguístico (exatamente como Caldeira diz no vídeo). A vertente fenomenologista ou essencialista surge no início do século 20 com autores como Rudolf Otto, Gerard Van der Leeuw e Mircea Eliade. Estes autores percebem que todas as religiões possuem certos aspectos que são comuns, ou seja, há uma essência que é perceptível em todas. A escola italiana de história das religiões, embora tenha surgido a partir da obra de Raffaelle Pettazzoni em 1925, ainda é pouco conhecida como referencial teórico-metodológico, mas seguida de uma forma ou de outra, pela maioria dos historiadores que buscam a historicidade de cada religião. Esta vertente busca eliminar qualquer fonte de comparação e buscar saber todo o trajeto histórico de determinada religião. Então embora possamos fazer uma árvore genealógica, por exemplo, do cristianismo e do islamismo, do budismo e das tradições de matriz africana, chegaremos no máximo ao povo de onde essas tradições nasceram e nem sempre esses povos tiveram relações entre si.
dá para entender perfeitamente o que o Henrique fala sobre o Zeus de Platão ser outro Zeus dos espartanos medianos da época, justamente porque o Deus da bíblia de um evangélico é totalmente diferente no começo do 1 testamento para o segundo testamento. Pega o Deus dos Testemunhas de Jeová e pega o Deus do católico, e teremos o mesmo personagem com total diferença de personalidade e vontades.
Mas os testemunhas tem outros livros além da Bíblia que consideram sagrados e em pé de igualdade, é como se fosse um adendo ou uma DLC, aí de fato vai modificar a imagem desse deus mesmo
@@jhonnyfury9063 mas mesmo dentro do protestantismo, o Deus do neopentecostal é diferente do Deus do calvinista, que é diferente do Deus de outro segmento. E todos esses fazem parte do protestantismo, que já se difere do catolicismo
@@IsaacCamilo1 sim, protestantismo é uma baderna sem fim já que a interpretação é livre, cada "igreja" tem sua propria versao de Deus e de Jesus. Algumas até negam que Jesus é Deus. O catolicismo e a ortodoxia, apesar de seus varios ritos e culturas diferentes, tem a mesma definiçao de Deus e Jesus, independente da regiao em que se encontra no mundo, Mesmo tendo varias "vertentes", essas verdades de fé nao mudam como no protestantismo.
Sim!!! Por exemplo, se vc pegar os cristãos de 2001 por exemplo eles pregavam que não podiam usar calças, assistir TV e coisas do tipo, esses mesmos cristãos hoje em dia fazem isso kkkk, ou seja, mesmo hoje em dia a visão de deus dos evangélicos por exemplo vai mudando conforme a história vai passando e o preconceito vai sendo quebrado. Provavelmente daqui alguns anos esse mesmo deus que eles acreditam vai se modificar conforme a sociedade tbm modifica.
Um grande exemplo é meu pai, é evangélico, anos atrás ele acreditava que ser homossexual era pecado e iria pro inferno, depois que me assumi ele mudou essa visão e diz..." Não sou Deus para saber oq é certo ou errado", isto é uma prova de que a visão de deus dos religiosos são modificados lentamente sem eles mesmos perceberem. As ideologias religiosas vão sendo modificadas, sempre foi assim e sempre vai ser, faz parte da história.
Povos que falam idiomas de origem proto-indoeuropeu não necessariamente descendem de povos indo-europeu. Assimilação cultural através da força e da colonização deixam marcas na lingua mas não na genética. Angolanos e Moçambicanos falam português mas não são descendentes dos portugueses, assim como bolivianos de ascendência ameríndia que falam espanhol não descendem de espanhois.
Bom vídeo 👏🏻👏🏻. Gosto de temas universais com diferentes opiniões, é bem mais interessante; explorar vários pontos de vista de pessoas ou áreas do conhecimento.
Uma característica que distingue se uma língua é antiga é o tanto quanto ela é monossilábica e essa da África que não me lembro o nome mas foi dito e já vi anteriormente sobre ela que é falada com estalos é assim, oitra que tenho conhecimento é a língua húngara que fazem menção sobre serem descendentes dos sumérios. É uma língua única no mundo quase alienígena para a região ou para a Ásia que é a origem mais recente após se estabelecerem na Europa. Assim como Abraão também era da região da suméria. Me faz pensar que essa região foi um ponto de referência para muitos outros povos, mais ou menos.
Da pra dizer que sim, se você levar em consideração a ideia de criador pode se dizer que existe uma ideia central, com uma origem muuuuuuuuuito mais antiga que o cristianismo, por exemplo.
Ouvi, sei lá onde, que o auge da inteligência humana é na casa dos 20 e poucos anos. Que é nessa idade que os grandes gênios estavam no auge. A pessoa vai ficando mais velha e mais lerda, quando jovem a mente é afiada e ágil.
Expedição Nefhilin, Antigo Misterio Anunnaki e Morada de Anu, são os melhores canais sobre a civilização Sumeria que antecedeu todas as outras e influenciou todas as religiões. Faz um podcast com essa galera Vilela. Tua cabeça vai explodi. E com certeza vai gera muita repercução. Esses conhecimentos tem que chega no povão. Faça esse favor a humanidade!
@@L-u-c-a-ss as tabuletas dizem q o homem foi criado no absul (africa) e depois levado ao eden (a regiao onde depois do diluvio foi habitada pela sumeria). Eles tmb contam sobre civilizacoes pre diluvianas. Sao os mesmos patriarcas da biblia. Mas a biblia é um remake bastante alterado para fins economicos.
A hipótese indo-europeia esbarra nos grandes impérios, especialmente o grego, nós falamos grego, a índia também, vários países onde os gregos ocuparam tem essas palavras, ou seja, aqueles povos, indus, persas (iranianos), oriente próximo, norte da África, ocupados pelos gregos (macedônios) por 200 séculos assimilaram essas palavras, não existe um povo indo-europeu, existiram bem documentados impérios gregos, babilônios, assírios, todos ocupando regiões indo-europeias. Isso em apenas 1000 antes de cristo, nem se fala de impérios anteriores, como demonstra registros egípcios, acádios, sumérios, bem anteriores, e que eram da mesma região, e influenciaram não só nas palavras desde a índia até a europa, na religião.
Dieus relaciona-se com Zeus, Dieus Pater e Júpiter como dito no vídeo, mas quando comparei mitologias (e suas divindades) há anos atrás notei a possibilidade desses nomes se relacionarem também com Jápetus, Iapetus (titã criador da raça humana na mitologia grega) e com Ea Ptah (Ea deus mesopotâmico e Ptah Egípcio). Acho que o modelo de evolução representado por uma "árvore genealógica" aplicado na história das religiões/ das mitologias pode ser meio simples às vezes, pois podem ter ocorrido divergências e convergências no decorrer do tempo, ou em termos mais toscos: "idas e vindas".
Eh aí q entra o lance da religião original, lá no berço da humanidade. Eles usaram de exemplo onde saiu o Dyeus na nossa ramificação, mas essa ramificação veio de outro lugar ainda n rastreada, onde os protos de todos os idiomas se encontram
Essa ideia da religião original só se mantém quando se compara a ilha mundo, as partes isoladas das África Subsaariana e das Américas distoa muito. O modelo de escrita inca por exemplo era algo tão alienígena que os Europeus achavam que eles não tinham escrita.
Para quem quiser estudar a Bíblia sob um viés diferente (não religioso), recomendo a tradução do professor Frederico Lourenço. Uma tradução histórico/literária das escrituras, direto do grego, e que está sendo publicada pela Companhia das Letras (o quarto volume deve chegar às livrarias em Maio e faltarão então somente dois para a Bíblia estar completa).
@@jederadrianogoncalves4884 O Frederico Lourenço é um grande tradutor, tenho certeza que é uma ótima edição. A de Jerusalém, porém, além da ótima tradução, conta com as notas e referências em cada capítulo, então é super completa pra pesquisar sobre algo. Além da tradução não ser apenas direto dos originais gregos, mas dos originais hebraicos e aramaicos também.
o pirula é inteligente, o problema dele é que tudo ele quer falar e acaba que os convidados falam muito menos que ele, não é atoa que os videos dele são gigantes 😅
Pra completar o primeiro comentário: sem contar as Tecnologia das épocas passadas que é o que dá acesso as línguas pra compreenssão humana sobre tudo inclusive a Criação, como um todo, o cara sabia falar, mas, não tinha uma esferográfica ou um teclado ou um touch pra escrever, daí fica difícil né!!!???
Viajaram demais na pergunta, principalmente por causa do Pirula Se fosse uma redação de Enem a nota seria 0 pela fuga do tema kk Religião presumidamente surgiu assim q percebemos q morremos e vemos os fenômenos naturais inexplicáveis naquele momento pre histórico. Poderiam ter dito q provavelmente a origem das religiões que atualmente dominam o mundo (as 3 abraâmicas) se deu com os sumérios e depois Egito. Platão foi influenciado pela mística egípcia. Após isso o que se vê é q as 3 religiões monoteístas atualmente dominantes foram repetindo e acrescentando detalhes ao que se elocubrou nesses ambientes.
Vocês precisam ler o livro When the Gods Were Born da professora López-Ruiz que explica justamente esse link das divindades gregas e romanas com as divindades semíticas. Ai a ligação não é linguística, mas do conteúdo. O Deus que dá origem a Zeus e El ou Jeová, é o conceito de pai do céu, pastor de nuvens, etc. A divindade masculina do céu tem a mesma origem na Índia, Semitas e Gregos.
Tem uma árvore dessas na internet, é impressionante ver que hoje existem 9999999999999 religiões, cada uma fala que a outra mente, ou seja, se de 9999999999999, 9999999999998 estão erradas, é mais fácil dizer que TODAS estão erradas. Sejamos agnósticos, o resto é resto.
"é provacel que todas as linguas derivaram de apenas uma". Quando se olha essa frase num contexto bíblico, vemos que essa afirmação bate com a história da Torre de Babel, quando Deus faz com wue os homens que construiam a torre começassem a falar em diferentes línguas e nao se entenderem mais
Isso diz completamente o contrário. Pq quando ele fala língua é uma língua em formação, uma vocalização e não uma língua complexa e culturalmente rica.
É simples, todas culturas do mundo tem sua origem na Mesopotâmia. E antes da Sumeria, vieram do leste da turquia nas sombras do ararate (Geobekli Tep).
El vem de Enlil: Principe dos Anunnaki e herdeiro do trono do "céu"(espaço). Achei q esses caras conheciam as tabuletas sumerias. Escolheu Abraão um sacerdote sumerio q gerou o povo q o representaria. Cada membro da realeza (os Anunnaki) escolheu um povo. Todas as religioes contam as mesmas historias com nomes e detalhes diferentes. Ta tudo na nossa cara mas poucos leem.😢
Não sei de onde tiraste que Abraão era um sacerdote. Isso já é falácia em cima da estória. ESTÓRIA! Mas, concordo. Tudo vem dali dos sumérios, porém, havia uma civilização anterior a eles...
Primeira vez que vejo o Pirula falar besteira. Ele começa o vídeo dizendo que com certeza tem uma relação, porquê tem um programa de computador... Pipipi popopo... Quem assiste só essa parte sai com uma ideia errada sobre o tema. No fim, com a explicação dos demais, ele fala de um jeito bem menos assertivo. E o Henrique termina o vídeo dizendo que é impossível fazer essa relação por uma questão de falta de evidência. Não vacila Pirula... Eu gosto de você cara.
Claro que nunca vai ter evidências de civilizações anteriores a escrita, mas o que o Pirula falou é tal como a evolução das espécies, e a evolução dos idiomas, a evolução da religião se dá da mesma forma, um grupo se separa de outro, se adapta a clima, muda pelo, tom de pele, etc, muda a língua e a crença passada de pai pra filho também, e na era pré escrita era um verdadeiro telefone sem fio, pois era passado de boca de pai pra filho as histórias.
nem vi o corte e nem o podcast so vim deixar minha humildee opniao sobre o titulo :existe uma arvore genealogica da religiao: sim ja que muitas das religioes foram criadas por povos que migravam daki pra ali e logico pensar que as religioes vao se diluindo e criando novas no caminho mas tbm podemos levar em conta que varias religioes foram criadas em diversos lugares do mundo ao mesmo tempo pode ser que por influencia de alguns eventos astronomicos entao e certo dizer que as religioes tem sua descendencia das estrelas e dos fenomenos que muito pouco se sabiam na epoca
Segundo a Ciência universo se originou no big bang etc etc A dúvida se partículas podem ser capazes de criar o bom e o mau, por exemplo. Acho que bom e mau existem. Se existem e se partículas não podem criar algo que não é físico, então quem criou? É uma dúvida sincera.
@@Daniel2.0-doglobo provavelmente deve ter razão. Não entendo nada de ciência. De qualquer forma mau e bom existe e acho que não tem haver com a criação, evolução...da sociedade. Por exemplo, quando um band.ido comete uma crueldade de tirar a vida de uma pessoa é algo mau. Tem gente que parece só de olhar dá para perceber que é mau.
@@adrianogomes4556eu acho que entendi mais ou menos o que vc quer dizer, de fato bem e mal existe mas não é algo intrínseco a matéria. Até porque o bandido e o justo são constituídos dos mesmos elementos químicos e na mesma proporção. Mas bem e mal é intrínseco da natureza humana, pois todas as culturas e civilizações e tribos, até às mais remotas sabem que roubar e m4tar é errado. Sto Agostinho diz que a lei natural foi impressa no coração dos homens, e a bíblia diz que não seria mais nescessário ensinar porque o próprio Deus diria o certo e errado no coração de todos
Ah tá, a Bíblia já dizia isso há muito tempo segundo a Bíblia as línguas foram confundidas em Babel na dispersão dos povos as pessoas levaram embora pedaços da cultura original de onde vieram... Que eu acredito ser a cultura semita arcaica
@@rafaelazevedo1382 essa filosofia, é para quem não se conforma em viver apenas uma vez... se não deu certo uma vez, pra que continuar de outras formas?... kkkk
@@jlimajolinet4504 a mas não só isso neh... tem. Ver com própria lógica da vida, o entendimento de que há um criador que não cria algo em vão ... que pode ser explicado seus efeitos podem ser explicados de acordo com as leis naturais e que os milagres simplesmente não existem... etc... tem bastante assunto lógico e interessante, não somente a reencarnação... abs
@@rafaelazevedo1382 o indivíduo, pode ter várias oportunidades e tentar se corrigir em uma só vida... querer voltar em outra vida... ou, em outras formas, é persistência e egoismo... bom ou mal, "a fila anda" e "bola na caçapa"... outro jogo e novos jogadores... kkkk
Muito bom, pra essa conversa ficar ainda mais rica faltou o Pondé, ele fala bastante sobre história da religião e acredito que com o conhecimento filosófico dele, ia somar muito à essa conversa!!
O Pondé tem muito conhecimento. Mas ele é muito político (não muito ideológico, muito político no sentido de se preocupar mais em ficar bem com grupos que podem pressiona-lo do que em falar o que acha).
Depois que a primeira célula se dividiu, acabou a autenticidade. As religiões são cópias cuspidas e escarrada do mesmo mal, a ausência de explicação e sentido para a vida , bem como da necessidade de conforto diante da solidão. Uma expressão de tudo isso o que parece ser um inconformismo coletivo.
As pessoas precisam de um sentido de vida, e a maioria encontra isso na religião. Sempre foi assim, todas as civilizações antigas tinham deuses porque isso as ajudava a viver e lutar contra os inúmeros problemas e desafios que enfrentavam durante a vida. Não vejo isso isso como um problema, pelo contrário, é uma coisa boa, isso dá a muitas pessoas algo para que viver, um sentido para acordar todo dia mesmo enfrentando inúmeros problemas, doenças como depressão e entre outras. Ao meu ver, se a religião seja ela qual for, fosse retirada subitamente do inconsciente da humanidade, iríamos ter um aumento exorbitante de casos de depressão, apatia e até suicídio. Para evitar isso, é melhor que cada um tenha no que acreditar, isso deixa as pesosas mais felizes.
AS IDEIAS VERDADEIRAS NÃO SÃO ESTRUTURADAS DE FORMA A MOTIVAR AS PESSOAS A DIVULGÁ-LAS E A DEIXÁ-LAS COM MEDO DE DESCRER. Eles se espalham por seus próprios méritos, porque são possíveis para as pessoas verificarem de forma independente por meios empíricos.Imagine se a teoria da evolução incluísse nela a afirmação de que as pessoas que acreditam na evolução serão enviadas para um paraíso fantástico após a morte (convenientemente, por isso não pode ser refutada) E AS PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM NELA SOFRERÃO UMA DOR ETERNA NUM FUTURO PRÓXIMO. POÇO DE FOGO, TAMBÉM APÓS A MORTE, TAMBÉM IMPOSSÍVEL DE REFUTAR
Muito bom saber que o Cristianismo não foi a primeira e também não será a ultima religião. Na historia humana, o estado mais desenvolvido economicamente, onde se torna hegemônico sua cultura, também torna sua religião bastante influente. O exemplo atual é o EUA com igrejas neopentecostais pelo mundo, anteriormente países europeus que dominavam, como a Inglaterra e a religião do cristianismo ortodoxo. Hoje é os estados unidos e futuramente a china ultrapassara os EUA e se tornara sua cultura hegemônica, junto de outros países como Índia. Não podemos prever como será, mas espero que seja melhor que hoje em dia. E particularmente curto bastante a cultura chinesa de espiritualidade sem necessidade de religião.
Cara seu comentário é totalmente fora de lógica, o que me leva a acreditar que vc não tem noção nenhuma do que fala, e só reproduz uma falácia de ateus militantes, Estado Unidos neopentecostais? O movimento predominante nos estados unidos é o movimento reformado... Cristianismo só tem relevância por causa dos estados unidos? Cristianismo tem 2 mil anos de história, Estados Unidos, tem quinhentos e pouco anos de história, e como super potência não tem nem 100 anos, e vc me diz que o Cristianismo só tem relevância por causa do estado Unidos, vc deveria falar de algo que vc entende, seu comentário não tem 1 pingo de lógica...
Caraca... o maluco não entendeu nada! Nada que o 'jovidage' escreveu. 98% de chance de ter feito arminha! Votado 17 e 22 😢. Tudo bem que o que foi escrito é exercício de futurologia, mas o cara não entendeu e já começa a agredir. E "militante ateu" pode ser simplesmente alguém que pensa e questiona o mundo. E divulga suas dúvidas e aprendizados (ou só crentes têm direito de encher o saco alheio?!!).
@@LukasHower @LukasHower Caramba, você conseguiu se atrapalhar todo na interpretação de um texto simples como o meu. E fez uma lacração kkkk que dodói. As duas ultimas potencias mundiais que figuram no top1 eram o que? Ou você viu um desses sendo da religião grega? O meu comentário foi simples e direto. A maior parte da população acredita no cristianismo pq os estados com essa cultura foram os ganhadores de guerras. Guerras que são unicamente movidas por interesses econômicos. Sei que pelo seu nível de falas, você deve estar mais preocupado em "lacrar" ou "mitar", mas é um fato que a cultura do país economicamente hegemônico, também ira ser hegemônica. Teve um começo e terá um fim, sinto lhe informar. Talvez suas crenças limitem sua analise de realidade, mas eu respeito.
Ou seja. Humanos originais: Adão e Eva (ainda que tivessem traços macacóides). Religião original: a do Deus de Gênesis, que se perdeu por um tempo por causa do desvio da humanidade, o único povo que guardou as memórias desse Deus foi o povo de Abraão, ainda que errassem de vez em quando, até a chegada do Deus encarnado para redimir toda a humanidade.
Até 1900, a Física Quântica era considerada loucura, as moléculas era loucura, comunicação sem fio era loucura, viagens espaciais eram loucuras, voar de avião era loucura... Deus existe, só a ciência ainda não descobriu Ele
Longe disso, cada vez mais a existência de divindade é mais remota. A ciência vem provando que as respostas da fé são um delírio coletivo. Sempre que algo era feito por um deus, a ciência mostrou ser totalmente diferente disso.
@@caiquepessoa3387 Você sabe que Deus age, nas áreas desconhecidas do homem. Quando o homem descobre algo, ele só está mais perto de descobrir Deus. Segundo a teoria das cordas, nós vivemos em 11 dimensões, mas nós só vivenciamos em 3. O que será que está oculto nas outras 8 dimensões? Vamos para a Navalha de Ocan, a vida é resultado de centenas de coincidências, ou de uma intervenção de um ser que vive além das 3 dimensões e que não conseguimos enxergar? O que será que existe após o limite do universo? Como falei, transmitir uma mensagem de áudio pelo ar, já foi considerado misticismo, e hoje vivemos no tempo dos fones bluetooth Quando era criança, sempre aprendi que o limite da velocidade era a luz, hoje, já se especula que exista partículas que vão além da velocidade da luz. Mas enfim, as pessoas acreditam no que querem! A ciência pode um dia dizer, existe algo que rege o universo, e tem gente que vai dizer, "tá vendo, não existe Deus, só essa energia suprema consciente"
@LucasBarbosa-xb3li Exatamente por não ser provável que Deus não existe. As características de um deus criador são o que definem algo inexistente: atemporal, aespacial e imaterial. O que afirmei é a verdade, a ciência é a ferramenta para desmentir crendices, não se propor a tratar de deus não impede a ciência de mostrar como os processos são naturais e não celestiais. Como era a descrito de chuvas e secas segundo a religião? Como a lepra era afirmada segundo a bíblia? Como bebês recém nascidos que faleciam era justificados pela religião? Como desastres naturais eram explicados pela fé? Basta pensar que você, eu e todos atualmente sabemos as causas e efeitos disso e em absolutamente nenhuma dessas respostas está o pensamento religioso e sim o científico.
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: ruclips.net/user/live98SyhMRuoOw?si=teRDwfuz0-H5_wxW&t=1140
Sou Hinduísta e fico impressionado com as semelhanças do sânscrito e do Hindi com as línguas latinas... Detalhe que o sânscrito foi uma lingua "criada" para se preservar a pureza dos livros sagrados.
Ainda hoje estudamos os textos nessa lingua para perceber nao so a poetica sonoridade, mas o significado das palavras e das brincadeiras que os escritores faziam com as palavras.
Sim, são línguas do mesmo tronco indo-europeu.
Ué? São línguas indueuropeis ué.
Mesmo tronco.
Isso é muito importante para o estudo da literatura antiga, basta olhar o caso da bíblia que fora sofrendo diversas traduções, entre diversos idiomas, até chegar ao português perdeu a essência, abriu espaço para diversas interpretações transformando o cristianismo em uma religião supérflua, muito dogmática e pouco profunda.
@@VictorCarvalho. as traduções, salvo a de algumas seitas, que claramente deturparam trechos para adequarem a suas doutrinas, mas sem base nenhuma nos originais, são em sua maioria essencialmente as mesmas. Mudam em função das mudanças da própria língua. Almeida traduziu a Bíblia das línguas originais, não de idioma para idioma. As descobertas de manuscritos antigos confirmam que o texto pouco mudou ao longo de 2000 anos e nada em questões essenciais.
A deturpações do cristianismo em geral não têm nada a ver com os textos, mas com divagações interpretativas que os próprios textos não sustentam.
Acompanho o Henrique no canal dele sempre to nas lives o cara é diferenciado sem dúvidas 👏🏻👏🏻👏🏻
Dyeus pather, possivelmente o deus supremo, que representava o céu originou palavras como - Deva (hindi), Dievas (lituano) Theos e Zeus (grego) e Pather (Latim), que no futuro viraram Deus pai (português), Dio padre (espanhol), dentre outros... todas são palavras que representam um ou mais deuses, ou algum ser divino acima dos demais.
Perkwunos, possivelmente um deus do trovão dos indo-europeus originou palavras como - Perun (slavo), Perkunas (lituano), Þórr (nórdico antigo) que veio a se tornar Thor, Perkele (finlandês, e apesar de não fazerem parte da árvore indo-europeia linguisticamente, os finlandeses são vizinhos dos balticos como os lituanos, onde pode ter existido essa troca de palavras. Hoje é usado como palavrão por eles...)
Normalmente, deuses do trovão/chuva são descritos com martelos ou machados, e em muitas das lendas eles enfrentam monstros com caracteriscas de dragão ou serpentes, como o caso de Zeus, que lutou contra Tifão, Thor que lutou contra Jormungandr, Perun, que está sempre em conflito com o Veles (um deus que pode se tornar um dragão) e esse motif se extende até outras vertentes que não necessariamente são indo-européias, como o deus do trovão shintoista Susanoo que matou o dragão marinho conhecido como Yamata no Orochi, o deus babilônico Marduk que matou a serpente Tiamat, que possivelmente deu origem ao mito do deus cananita Haddad (mais conhecido como baal na bíblia), lutando contra a serpente do mar Lotan, ou YHWH (Jeová) matando o Leviatã.
E lógico, o motif da teomaquia, que é a guerra entre os deuses antigos e/ou maus, que representam o caos, contra deuses novos, que representam a ordem, como os titãs vs olimpianos (grego), os aesir vs os jötnar (germanico), os tuatha de danann vs os fomorianos (celta irlandês), os devas vs os Asura (Hindi) e os anjos vs demônios (Cristão), resumindo, saporra toda é conectada, pelo menos alguns traços são.
E as mudanças sutis como personalidade ou epítetos podem ser associadas a pessoas reais q pé serem tão importantes pro povo, foram marcados como especiais e heróis até serem elevados a deuses com o passar do tempo, algo parecido ao q vemos nos santos católicos (q pode ser outro link aqui, pq elevamos mortais a um status de sagrado?)
@@MahouneArrow vdd
Talvez seja realmente um caso do Mono Mito.
@@iurymoura38 Claro, Pirula é um completo maníaco por biologia e basicamente só isso que interessa a ele. Já o Henrique é um historiador que tem como área de estudo a história das religiões e nao sei a formação do outro convidado
Sim, provavelmente está tudo conectado, é o resultado lógico dessas evidências. É o que que eu digo, todas essas religiões e mitos de diferentes culturas contam um mesmo fato de maneiras diferentes.
Depois da explicação do pirulla, entendi perfeitamente que o Vilella é o ancestral comum de todos da mesa😂😂😂😂😂
Kkkkk
Kkkkkkk
Talvez por isso é ele quem transmite essas discussões onde há compreensão pra vários lados de cada pensamento 😂
Esse senhor Henrique Cadeira é fenomenal.
Respeito e admiro o largo Saber como a Humildade com Clase que Henrique se apresenta nos esclarecendo a cada vídeo!
Sensacional esse papo. Eu estudo a muitos anos "religiões comparadas" com a mente bem aberta, tanto à ciência, quanto à religião. Amo o assunto e acredito que através desse estudo eu consegui alcançar a essência humana e universal, tento passar isso aos outros, mas é praticamente impossível, consigo apenas impulsionar a curiosidade, porque na verdade é uma descoberto pessoal de cada um. Tenho certeza que um dia todos chegarão a esse denominador comum. Obrigada por trazer isso a tona a todos esses incríveis profissionais desse vídeo! 🙏🏻❤🌻
Silvia, é praticamente impossível porque as pessoas anseiam por respostas sobrenaturais, místicas, míticas, milagrosas... Pouquíssimos são os que procuram respostas dentro do mundo real e natural.
O denominador comum é muito evidente, as religiões são invenções humanas, todas elas.
Os tribais tinham questões existenciais, mas uma extrema dificuldade natural por estarem no tempo errado de respondê-las, por ignorância extrema de tudo. Como precisavam de respostas, usaram a imaginação com uma ingenuidade infantil, inventaram deuses à imagem e semelhança deles mssmos. O resto é História (com muitas estórias).
@silviaslumo Teosofia?
Henrique é fora da curva. Se escrever exatamente o que ele fala, voce consegue escrever um livro suficientemente formal e editado
Era pra ter tido mais views essa live mas o BBB tava fazendo bugar o yt
O henrique tinha que ir sozinho, com todo o respeito ao pirula, ele deu uma atrapalhada legal nesse dia ai
@@eduardomatheusfigueira concordo meu irmão. Não concluiu bem, talvez se o Pirulla só se atevesse às perguntas, mas queria contribuir com debate e acabou dando uma embaçada
@@Pirulaevangelico tava tendo o Renato Amoedo no flow simultaneamente, então foram muitos eventos esperados...
Quando eu vi a tumb com o Henrique na foto, eu fiquei animado, estava torcendo pra algum podcast chamar ele. E ele foi de cara no Vilela, um dos maior3s
Mas é uma loucura desconsiderar as línguas da região Mesopotâmica de uma relação com o Próto-Indo-Europeu.
Eu mesmo consigo ver diversas relações.
O Henrique tem uma explicação muito bem fundamentada, coerente e dinâmica. Parabéns! Ele não se deixa levar pelo entusiasmo excessivo, questões fantasiosas e arrogância. Sempre fala de modo muito objetivo, mas, com parcimônia. Entrevista excelente!! Mas as vezes me parece que o Villela, fica chateado, entediado ou contrariado quando o Henrique fala. Queria entender o porque Foi um dos melhores convidados que o programa trouxe, em termos de convidados que sabem o que falam, com destaque para o Henrique.
Pq o Vilela é crente
Acontece qndo o convidado é mto inteligente ele fica sem graça, e quer acabar rapido. Foi assim c outros tb.
O Vilela tem *inteligência limitada,* é o nome do canal, logo, ele faz bem o papel dele de ser limitado e deixar os outros que sabem falarem.
Carahhhooo (que tem origem na palavra Caralho), existir especialistas em Vilela e sua etologia, pra mim é o suprassumo do hater.. 😂😂😂
"Crendeuspadre"....
Acho q a série Vikings foi muito feliz mostrando esse choque de dois deuses e duas culturas bem diferentes qdo Ragnar se rende ao padre q o apresenta um "Deus mais misericordioso" q não promove apenas guerra mas uma convivência mais pacífica entre povos levando ele a confiar em levar seu povo pra plantar em terras inglesas q depois o rei manda dizimar mesclando a relação de bem e mal entre as culturas.
Ragnar até faz um exílio espiritual na esperança de obter contato com o novo Deus e depois se rende novamente a suas raízes como quem diz, se Valhalla não me deixar entrar pode ser q eu consiga um cantinho no céu.
Muito interessante a árvore genealógica das religiões.
Henrique muito conhecimento e fala com muita prioridade.
Trio maravilhoso !! Poderiam repetir o encontro pelo menos a cada 3 meses !!
Pirula brilhou falando sobe hibridismo ! Poderia ouvi-lo por horas !!
Um papo agradável de ver e ouvir.
O HENRIQUE TEM QUE IR SOZINHO AO PROGRAMA
incomparável o nível do Henrique para os outros convidados!😊
Tenho uma coisa a dizer:Gosto de ouvir esse programa,aprendo muito! Abraço a todos
Convida prof. Osvaldo Ribeiro da tenda necromante e o prof. André chevitarese
* Osvaldo Ribeiro.
@@thiagobarbosaferreira2649 grato
Ninguém quer ver porcaria
esses aí e crânio eu não sei se o vilela. vai ter coragem.
Enquanto vocês falavam só me veio uma história em mente, que é sobre a construção da torre de babel.
Não existiu
@@luizfrancisco3053 assim como a Arca de Noe
Nunca existiu uma torre de Babel kkk. História pra boi dormir
Interessante, nada na Bíblia existiu, curioso. Mas, cada um que defenda a sua doutrina.
@@jamersonbarbosa5274 ninguém disse NADA!!!! deixa de ser paga pau irmão.....
Trás só o Henrique pfvr 🤌🏼
Cara, só queria que o Pirula desse mais espaço para as pessoas na mesa.
Pirula como sempre dominando 70-80% da fala nos videos kkkk... No mais, entrevista sensacional!
Se ele fosse político seria ainda mais polémico 😂
Atrapalhando. Esse é um assunto que ele não tem o menor conhecimento.
@@wellingtonsh1sabe sim, tanto que falou tudo isso
@@rafaellobeiro Ele repetiu militância anti-religião. Não é o que os outros dois fizeram, mostrando uma visão analítica neutra e inclusive sem tentar desqualificar o fenômeno religioso, ou julgar se a metafísica é verdade ou não, separando claramente o empírico do metafisico.
O Pirula é um ótimo biólogo, mas sabe muito pouco de história ou filosofia e tem uma visão tão vazia e enviesada de religião comparada quanto um fanático religioso.
Mas o Pirula é muito estudioso.
Somos uma humanidade que ainda nao deu certo,
Deus está tentando consertar algo que nao deu certo na Sua criação.Importante é termos consciência de amarmos o nosso próximo,fazer o bem.
Quem nao conseguir fazer isso é pelo livre arbítrio que nao existe e foram destinados a serem como são.
Jesus ensinou para nao julgarmos, porque sabe que por trás de nossas falhas e deficiências existe algo que independe de nossos esforços.
Conversa de altissimo nivel. Parabens pelo episódio.
Eu acho que uma religião eficaz precisará demonizar os desejos pessoais, porque então haveria uma grande demanda pela religião para superar tais desejos, uma vez que todos têm desejos pessoais. Alegrar-se no sofrimento e viver em servidão aos outros é perfeito se você quiser controlar as pessoas, porque ser um escravo obediente torna-se a coisa moralmente certa a fazer; você não pode nem reclamar se as ações de seu líder lhe causam sofrimento,
porque você deveria estar feliz com isso
Penso da mesma forma
Isso já existe
A divindade é a mesma idenpedente do que cada pessoa da mesma enxerga de forma diferente
Sim, a origem é a mesma, a cabeça imaginativa de tribais. Cada tribo inventou seu "harem" celestial.
É natural essa ideia de pensar que as religiões possuem uma árvore genealógica de onde, quanto mais para trás no tempo formos, mais unidas elas seriam. Mas isso é um equívoco. Os estudos das religiões possuem três vertentes teórico-metodológicas: a sistemática, a fenomenológica e a escola italiana de história das religiões.
A vertente sistemática foi proeminente no século 19 com autores como Max Müller, Edward Burnett Tylor e Émile Durkheim. Eles defendiam que as religiões passaram por um processo histórico de degeneração ou de evolução com estudos comparados das religiões e o estudo linguístico (exatamente como Caldeira diz no vídeo).
A vertente fenomenologista ou essencialista surge no início do século 20 com autores como Rudolf Otto, Gerard Van der Leeuw e Mircea Eliade. Estes autores percebem que todas as religiões possuem certos aspectos que são comuns, ou seja, há uma essência que é perceptível em todas.
A escola italiana de história das religiões, embora tenha surgido a partir da obra de Raffaelle Pettazzoni em 1925, ainda é pouco conhecida como referencial teórico-metodológico, mas seguida de uma forma ou de outra, pela maioria dos historiadores que buscam a historicidade de cada religião. Esta vertente busca eliminar qualquer fonte de comparação e buscar saber todo o trajeto histórico de determinada religião.
Então embora possamos fazer uma árvore genealógica, por exemplo, do cristianismo e do islamismo, do budismo e das tradições de matriz africana, chegaremos no máximo ao povo de onde essas tradições nasceram e nem sempre esses povos tiveram relações entre si.
dá para entender perfeitamente o que o Henrique fala sobre o Zeus de Platão ser outro Zeus dos espartanos medianos da época, justamente porque o Deus da bíblia de um evangélico é totalmente diferente no começo do 1 testamento para o segundo testamento. Pega o Deus dos Testemunhas de Jeová e pega o Deus do católico, e teremos o mesmo personagem com total diferença de personalidade e vontades.
Mas os testemunhas tem outros livros além da Bíblia que consideram sagrados e em pé de igualdade, é como se fosse um adendo ou uma DLC, aí de fato vai modificar a imagem desse deus mesmo
@@jhonnyfury9063 mas mesmo dentro do protestantismo, o Deus do neopentecostal é diferente do Deus do calvinista, que é diferente do Deus de outro segmento. E todos esses fazem parte do protestantismo, que já se difere do catolicismo
@@IsaacCamilo1 sim, protestantismo é uma baderna sem fim já que a interpretação é livre, cada "igreja" tem sua propria versao de Deus e de Jesus. Algumas até negam que Jesus é Deus. O catolicismo e a ortodoxia, apesar de seus varios ritos e culturas diferentes, tem a mesma definiçao de Deus e Jesus, independente da regiao em que se encontra no mundo, Mesmo tendo varias "vertentes", essas verdades de fé nao mudam como no protestantismo.
Sim!!! Por exemplo, se vc pegar os cristãos de 2001 por exemplo eles pregavam que não podiam usar calças, assistir TV e coisas do tipo, esses mesmos cristãos hoje em dia fazem isso kkkk, ou seja, mesmo hoje em dia a visão de deus dos evangélicos por exemplo vai mudando conforme a história vai passando e o preconceito vai sendo quebrado. Provavelmente daqui alguns anos esse mesmo deus que eles acreditam vai se modificar conforme a sociedade tbm modifica.
Um grande exemplo é meu pai, é evangélico, anos atrás ele acreditava que ser homossexual era pecado e iria pro inferno, depois que me assumi ele mudou essa visão e diz..." Não sou Deus para saber oq é certo ou errado", isto é uma prova de que a visão de deus dos religiosos são modificados lentamente sem eles mesmos perceberem. As ideologias religiosas vão sendo modificadas, sempre foi assim e sempre vai ser, faz parte da história.
Quem gosta deste assunto leiam...
"As Mascaras de Deus"
Joseph Campbell*
* Referência "maxima" mundial em Antropologia Religiosal
Vc ta certo😊
Povos que falam idiomas de origem proto-indoeuropeu não necessariamente descendem de povos indo-europeu.
Assimilação cultural através da força e da colonização deixam marcas na lingua mas não na genética.
Angolanos e Moçambicanos falam português mas não são descendentes dos portugueses, assim como bolivianos de ascendência ameríndia que falam espanhol não descendem de espanhois.
Bom vídeo 👏🏻👏🏻. Gosto de temas universais com diferentes opiniões, é bem mais interessante; explorar vários pontos de vista de pessoas ou áreas do conhecimento.
Três canais que acompanho. Abçs de Petrópolis RJ
Uma característica que distingue se uma língua é antiga é o tanto quanto ela é monossilábica e essa da África que não me lembro o nome mas foi dito e já vi anteriormente sobre ela que é falada com estalos é assim, oitra que tenho conhecimento é a língua húngara que fazem menção sobre serem descendentes dos sumérios. É uma língua única no mundo quase alienígena para a região ou para a Ásia que é a origem mais recente após se estabelecerem na Europa. Assim como Abraão também era da região da suméria. Me faz pensar que essa região foi um ponto de referência para muitos outros povos, mais ou menos.
Da pra dizer que sim, se você levar em consideração a ideia de criador pode se dizer que existe uma ideia central, com uma origem muuuuuuuuuito mais antiga que o cristianismo, por exemplo.
E incrível como pode ser o papo mais brilhante da década, mas se vem de um cara qqer q nem 30 anos tem...
Ouvi, sei lá onde, que o auge da inteligência humana é na casa dos 20 e poucos anos. Que é nessa idade que os grandes gênios estavam no auge. A pessoa vai ficando mais velha e mais lerda, quando jovem a mente é afiada e ágil.
Não adianta ser mais velho e ter retido mais informação, se o próprio cérebro torna-se mais lerdo e menos capaz de assimilá-las.
Como dizia o um grande sabio egípcio
"Passaro, cobra céu cobra homen, passaro"
Tema fascinante!
Ótima reflexão 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Chamem o Henrique sozinho, please! ✌🏼
Expedição Nefhilin, Antigo Misterio Anunnaki e Morada de Anu, são os melhores canais sobre a civilização Sumeria que antecedeu todas as outras e influenciou todas as religiões. Faz um podcast com essa galera Vilela. Tua cabeça vai explodi. E com certeza vai gera muita repercução. Esses conhecimentos tem que chega no povão. Faça esse favor a humanidade!
Mas, tinha uma civilização antes dos sumerios....
@@L-u-c-a-ss as tabuletas dizem q o homem foi criado no absul (africa) e depois levado ao eden (a regiao onde depois do diluvio foi habitada pela sumeria). Eles tmb contam sobre civilizacoes pre diluvianas. Sao os mesmos patriarcas da biblia. Mas a biblia é um remake bastante alterado para fins economicos.
A primeira civilização foram os sumérios
Tiveram muitas religiões antes da Suméria, só que elas foram perdidas no tempo.
Prefiro senhor dos anéis
A hipótese indo-europeia esbarra nos grandes impérios, especialmente o grego, nós falamos grego, a índia também, vários países onde os gregos ocuparam tem essas palavras, ou seja, aqueles povos, indus, persas (iranianos), oriente próximo, norte da África, ocupados pelos gregos (macedônios) por 200 séculos assimilaram essas palavras, não existe um povo indo-europeu, existiram bem documentados impérios gregos, babilônios, assírios, todos ocupando regiões indo-europeias. Isso em apenas 1000 antes de cristo, nem se fala de impérios anteriores, como demonstra registros egípcios, acádios, sumérios, bem anteriores, e que eram da mesma região, e influenciaram não só nas palavras desde a índia até a europa, na religião.
Gostei muito da contribuição do Vilela nesse corte. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Acrescentou muito.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Religião são histórias, vc se identifica com elas e deixa ser influenciado 🤝🏻
Dieus relaciona-se com Zeus, Dieus Pater e Júpiter como dito no vídeo, mas quando comparei mitologias (e suas divindades) há anos atrás notei a possibilidade desses nomes se relacionarem também com Jápetus, Iapetus (titã criador da raça humana na mitologia grega) e com Ea Ptah (Ea deus mesopotâmico e Ptah Egípcio). Acho que o modelo de evolução representado por uma "árvore genealógica" aplicado na história das religiões/ das mitologias pode ser meio simples às vezes, pois podem ter ocorrido divergências e convergências no decorrer do tempo, ou em termos mais toscos: "idas e vindas".
Eh aí q entra o lance da religião original, lá no berço da humanidade. Eles usaram de exemplo onde saiu o Dyeus na nossa ramificação, mas essa ramificação veio de outro lugar ainda n rastreada, onde os protos de todos os idiomas se encontram
Mas ainda assim tudo aponta para uma mesma origem
Essa ideia da religião original só se mantém quando se compara a ilha mundo, as partes isoladas das África Subsaariana e das Américas distoa muito. O modelo de escrita inca por exemplo era algo tão alienígena que os Europeus achavam que eles não tinham escrita.
Para quem quiser estudar a Bíblia sob um viés diferente (não religioso), recomendo a tradução do professor Frederico Lourenço. Uma tradução histórico/literária das escrituras, direto do grego, e que está sendo publicada pela Companhia das Letras (o quarto volume deve chegar às livrarias em Maio e faltarão então somente dois para a Bíblia estar completa).
A Bíblia de Jerusalém é a mais indicada pra estudar a Bíblia de maneira técnica assim. É a mais usada academicamente também.
@@Anatrizcavlct não tenho como comparar porque a Bíblia que indiquei ainda não foi concluída mas é só uma sugestão!
@@jederadrianogoncalves4884 O Frederico Lourenço é um grande tradutor, tenho certeza que é uma ótima edição. A de Jerusalém, porém, além da ótima tradução, conta com as notas e referências em cada capítulo, então é super completa pra pesquisar sobre algo. Além da tradução não ser apenas direto dos originais gregos, mas dos originais hebraicos e aramaicos também.
Eu curto a versão A mensagem onde a tradução é pra linguagem atual, se ler junto com uma versão com uma linguagem mais complexa é boa pra estudos
Melhor podcast 👍🏼
o pirula é inteligente, o problema dele é que tudo ele quer falar e acaba que os convidados falam muito menos que ele, não é atoa que os videos dele são gigantes 😅
Fator Melquizedeque, leitura interessante sobre esse assunto
Penso que estas serão as pessoas que vão ser estudadas futuramente pra nossos netos numa espécie de matéria como nós de hoje estudamos a História.
Pra completar o primeiro comentário: sem contar as Tecnologia das épocas passadas que é o que dá acesso as línguas pra compreenssão humana sobre tudo inclusive a Criação, como um todo, o cara sabia falar, mas, não tinha uma esferográfica ou um teclado ou um touch pra escrever, daí fica difícil né!!!???
Professor Henrique 👏👏
Só fera nesse grupo!
Viajaram demais na pergunta, principalmente por causa do Pirula
Se fosse uma redação de Enem a nota seria 0 pela fuga do tema kk
Religião presumidamente surgiu assim q percebemos q morremos e vemos os fenômenos naturais inexplicáveis naquele momento pre histórico.
Poderiam ter dito q provavelmente a origem das religiões que atualmente dominam o mundo (as 3 abraâmicas) se deu com os sumérios e depois Egito. Platão foi influenciado pela mística egípcia. Após isso o que se vê é q as 3 religiões monoteístas atualmente dominantes foram repetindo e acrescentando detalhes ao que se elocubrou nesses ambientes.
Mano kkkkk , vendo esses comentários percebo que muitas pessoas não entenderam o podcast
Vocês precisam ler o livro When the Gods Were Born da professora López-Ruiz que explica justamente esse link das divindades gregas e romanas com as divindades semíticas. Ai a ligação não é linguística, mas do conteúdo. O Deus que dá origem a Zeus e El ou Jeová, é o conceito de pai do céu, pastor de nuvens, etc. A divindade masculina do céu tem a mesma origem na Índia, Semitas e Gregos.
São religiões mitos e culturas diferentes relatando o mesmo fato a sua maneira
"eu vou deixar vocês falar" e não deixou.
Deixou sim
20 min de corte e só ele falou kkkkkk@@thedu640
Por mim tudo bem
Pirula é chatão
Deixou sim. Mas o Pirulla tem muito a acrescentar mesmo.
O Pirulla ama falar de hominíneos.
"Hominíneo lindo" -Tiririca
😅😂🤣🤣🤣
É a área dele e contribuiu pra fazer um paralelo com o assunto do podcast, porque ele não falaria?
Nossa esse "Hominineo lindo" da uma baita camiseta kkkk
Realmente muito interessante
Esse cálculo de proximidade utilizado é o Propensity Score Matching?
Tem uma árvore dessas na internet, é impressionante ver que hoje existem 9999999999999 religiões, cada uma fala que a outra mente, ou seja, se de 9999999999999, 9999999999998 estão erradas, é mais fácil dizer que TODAS estão erradas. Sejamos agnósticos, o resto é resto.
Pesquisem the40foundation world religion tree e vejam a árvore das religiões, separadas por época (do tronco às folhas) e ramificações (galhos).
Meus parabéns. Eu também penso o mesmo.
Os teólogos devocionais e apologetas de todas as religiões só acertam quando falam que o Deus da outra religião não existe.
Todos são inteligentes, o Henrique é muito bom.
Monocelha mais carismático do BR 😊
"é provacel que todas as linguas derivaram de apenas uma". Quando se olha essa frase num contexto bíblico, vemos que essa afirmação bate com a história da Torre de Babel, quando Deus faz com wue os homens que construiam a torre começassem a falar em diferentes línguas e nao se entenderem mais
Isso diz completamente o contrário. Pq quando ele fala língua é uma língua em formação, uma vocalização e não uma língua complexa e culturalmente rica.
Vc consegue encaixar qualquer coincidencia com biblia, basta ter criatividade
faltou só o glossonouta nessa conversa, show demais
o Pirula sempre monopolizando o dialogo kkkkk
É simples, todas culturas do mundo tem sua origem na Mesopotâmia. E antes da Sumeria, vieram do leste da turquia nas sombras do ararate (Geobekli Tep).
Não. Não é tão simples assim.
El vem de Enlil: Principe dos Anunnaki e herdeiro do trono do "céu"(espaço). Achei q esses caras conheciam as tabuletas sumerias. Escolheu Abraão um sacerdote sumerio q gerou o povo q o representaria. Cada membro da realeza (os Anunnaki) escolheu um povo. Todas as religioes contam as mesmas historias com nomes e detalhes diferentes. Ta tudo na nossa cara mas poucos leem.😢
Não sei de onde tiraste que Abraão era um sacerdote. Isso já é falácia em cima da estória.
ESTÓRIA!
Mas, concordo. Tudo vem dali dos sumérios, porém, havia uma civilização anterior a eles...
@@L-u-c-a-ss ele era de uma linhagem especial. Mas não a certeza de nada. Mais falacia q na bible é dificil.
Isso daí é fanfic das antigas
Henrique sabe, ele tem vídeo sobre os sumérios e a mitologia deles
Henrique monstro !!!!
Eu sempre disse isso que está no título.
Dissi
@@isaacbrandao7582 😂 foi mal.
Queria emprestado um neurônio do Pirulla, por uns dois dias.
A cabeça desse cara é SURREAL
Obrigada
Esse mn tmq colocar Nicky baunilha , Sérgio sacana e Rodrigo Silva num debate
Primeira vez que vejo o Pirula falar besteira. Ele começa o vídeo dizendo que com certeza tem uma relação, porquê tem um programa de computador... Pipipi popopo...
Quem assiste só essa parte sai com uma ideia errada sobre o tema.
No fim, com a explicação dos demais, ele fala de um jeito bem menos assertivo. E o Henrique termina o vídeo dizendo que é impossível fazer essa relação por uma questão de falta de evidência.
Não vacila Pirula... Eu gosto de você cara.
Claro que nunca vai ter evidências de civilizações anteriores a escrita, mas o que o Pirula falou é tal como a evolução das espécies, e a evolução dos idiomas, a evolução da religião se dá da mesma forma, um grupo se separa de outro, se adapta a clima, muda pelo, tom de pele, etc, muda a língua e a crença passada de pai pra filho também, e na era pré escrita era um verdadeiro telefone sem fio, pois era passado de boca de pai pra filho as histórias.
Pirulla é incrível. Me racho vendo os cristãozinhos chorões atacando ele. 😂😂😂
adoro quando o vilela traís esse povo inteligente.
"Traz"😊
Eu também!
Pirula, amo vc!🤣🤣🤣
nem vi o corte e nem o podcast so vim deixar minha humildee opniao sobre o titulo :existe uma arvore genealogica da religiao: sim ja que muitas das religioes foram criadas por povos que migravam daki pra ali e logico pensar que as religioes vao se diluindo e criando novas no caminho mas tbm podemos levar em conta que varias religioes foram criadas em diversos lugares do mundo ao mesmo tempo pode ser que por influencia de alguns eventos astronomicos entao e certo dizer que as religioes tem sua descendencia das estrelas e dos fenomenos que muito pouco se sabiam na epoca
Segundo a Ciência universo se originou no big bang etc etc
A dúvida se partículas podem ser capazes de criar o bom e o mau, por exemplo.
Acho que bom e mau existem. Se existem e se partículas não podem criar algo que não é físico, então quem criou?
É uma dúvida sincera.
O bem e o mal foram criados pela sociedade assim como a moral e a ética, quem define isso são as pessoas.
Tudo errado
@@samuellima4779
Bom e mau tem diferença para bem e mal.
@@Daniel2.0-doglobo provavelmente deve ter razão. Não entendo nada de ciência.
De qualquer forma mau e bom existe e acho que não tem haver com a criação, evolução...da sociedade.
Por exemplo, quando um band.ido comete uma crueldade de tirar a vida de uma pessoa é algo mau.
Tem gente que parece só de olhar dá para perceber que é mau.
@@adrianogomes4556eu acho que entendi mais ou menos o que vc quer dizer, de fato bem e mal existe mas não é algo intrínseco a matéria. Até porque o bandido e o justo são constituídos dos mesmos elementos químicos e na mesma proporção. Mas bem e mal é intrínseco da natureza humana, pois todas as culturas e civilizações e tribos, até às mais remotas sabem que roubar e m4tar é errado. Sto Agostinho diz que a lei natural foi impressa no coração dos homens, e a bíblia diz que não seria mais nescessário ensinar porque o próprio Deus diria o certo e errado no coração de todos
Ah tá, a Bíblia já dizia isso há muito tempo segundo a Bíblia as línguas foram confundidas em Babel na dispersão dos povos as pessoas levaram embora pedaços da cultura original de onde vieram... Que eu acredito ser a cultura semita arcaica
Sim, dos ensinamentos de Melquisedeque. Leiam "O Livro de Urântia"
Amigo, não negue a verdade. Não se iluda com esses falsos ensinamentos.
Kkkkkkkk
Traga mais sobre esse assunto
A religião do Pirula é não ter religião.
@rogerioVilela quando vai chamar o pessoal da FEB, FEESP e USE para falar sobre o espiritismo? Divaldo Franco, Geraldo Lemos?
... não... sobre o espiritismo não!!!... kkk
@@jlimajolinet4504 eita pq não?
@@rafaelazevedo1382 essa filosofia, é para quem não se conforma em viver apenas uma vez... se não deu certo uma vez, pra que continuar de outras formas?... kkkk
@@jlimajolinet4504 a mas não só isso neh... tem. Ver com própria lógica da vida, o entendimento de que há um criador que não cria algo em vão ... que pode ser explicado seus efeitos podem ser explicados de acordo com as leis naturais e que os milagres simplesmente não existem... etc... tem bastante assunto lógico e interessante, não somente a reencarnação... abs
@@rafaelazevedo1382 o indivíduo, pode ter várias oportunidades e tentar se corrigir em uma só vida... querer voltar em outra vida... ou, em outras formas, é persistência e egoismo... bom ou mal, "a fila anda" e "bola na caçapa"... outro jogo e novos jogadores... kkkk
Acho que viajaram em trazer o pirulla
Ele está aí justamente para trazer a parte da pesquisa científica biológica, em contraponto a pesquisa religiosa, que pode ser científica ou não.
Muito bom, pra essa conversa ficar ainda mais rica faltou o Pondé, ele fala bastante sobre história da religião e acredito que com o conhecimento filosófico dele, ia somar muito à essa conversa!!
... não... o pondé não!!!... kkk
Pondé não
O Pondé tem muito conhecimento. Mas ele é muito político (não muito ideológico, muito político no sentido de se preocupar mais em ficar bem com grupos que podem pressiona-lo do que em falar o que acha).
Henrique é demais
Isso é o Éter.
Muito bom
Os antropólogos piram com essa tal evolução
Tal de evolução é??? Kkkkkk
Depois que a primeira célula se dividiu, acabou a autenticidade. As religiões são cópias cuspidas e escarrada do mesmo mal, a ausência de explicação e sentido para a vida , bem como da necessidade de conforto diante da solidão. Uma expressão de tudo isso o que parece ser um inconformismo coletivo.
Silêncio o jovem está passando pela fase ateu niilista
Nossa, que inteligente
Muito simplório esse reducionismo, é apenas uma interpretação rasa e tendenciosa. Os fatos mostram que tem algo além
@@jhonnyfury9063 os fatos mostram que tem algo além....., como assim?
As pessoas precisam de um sentido de vida, e a maioria encontra isso na religião. Sempre foi assim, todas as civilizações antigas tinham deuses porque isso as ajudava a viver e lutar contra os inúmeros problemas e desafios que enfrentavam durante a vida. Não vejo isso isso como um problema, pelo contrário, é uma coisa boa, isso dá a muitas pessoas algo para que viver, um sentido para acordar todo dia mesmo enfrentando inúmeros problemas, doenças como depressão e entre outras. Ao meu ver, se a religião seja ela qual for, fosse retirada subitamente do inconsciente da humanidade, iríamos ter um aumento exorbitante de casos de depressão, apatia e até suicídio. Para evitar isso, é melhor que cada um tenha no que acreditar, isso deixa as pesosas mais felizes.
AS IDEIAS VERDADEIRAS NÃO SÃO ESTRUTURADAS DE FORMA A MOTIVAR AS PESSOAS A DIVULGÁ-LAS E A DEIXÁ-LAS COM MEDO DE DESCRER. Eles se espalham por seus próprios méritos, porque são possíveis para as pessoas verificarem de forma independente por meios empíricos.Imagine se a teoria da evolução incluísse nela a afirmação de que as pessoas que acreditam na evolução serão enviadas para um paraíso fantástico após a morte (convenientemente, por isso não pode ser refutada) E AS PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM NELA SOFRERÃO UMA DOR ETERNA NUM FUTURO PRÓXIMO. POÇO DE FOGO, TAMBÉM APÓS A MORTE, TAMBÉM IMPOSSÍVEL DE REFUTAR
Muito bom saber que o Cristianismo não foi a primeira e também não será a ultima religião.
Na historia humana, o estado mais desenvolvido economicamente, onde se torna hegemônico sua cultura, também torna sua religião bastante influente. O exemplo atual é o EUA com igrejas neopentecostais pelo mundo, anteriormente países europeus que dominavam, como a Inglaterra e a religião do cristianismo ortodoxo.
Hoje é os estados unidos e futuramente a china ultrapassara os EUA e se tornara sua cultura hegemônica, junto de outros países como Índia.
Não podemos prever como será, mas espero que seja melhor que hoje em dia. E particularmente curto bastante a cultura chinesa de espiritualidade sem necessidade de religião.
Cara seu comentário é totalmente fora de lógica, o que me leva a acreditar que vc não tem noção nenhuma do que fala, e só reproduz uma falácia de ateus militantes, Estado Unidos neopentecostais? O movimento predominante nos estados unidos é o movimento reformado... Cristianismo só tem relevância por causa dos estados unidos? Cristianismo tem 2 mil anos de história, Estados Unidos, tem quinhentos e pouco anos de história, e como super potência não tem nem 100 anos, e vc me diz que o Cristianismo só tem relevância por causa do estado Unidos, vc deveria falar de algo que vc entende, seu comentário não tem 1 pingo de lógica...
@@LukasHower
Sentiu
Caraca... o maluco não entendeu nada! Nada que o 'jovidage' escreveu. 98% de chance de ter feito arminha! Votado 17 e 22 😢. Tudo bem que o que foi escrito é exercício de futurologia, mas o cara não entendeu e já começa a agredir.
E "militante ateu" pode ser simplesmente alguém que pensa e questiona o mundo. E divulga suas dúvidas e aprendizados (ou só crentes têm direito de encher o saco alheio?!!).
Pessoa muito religiosa brigando por causa de lógica é engraçado, né?! 😂😂
@@LukasHower @LukasHower Caramba, você conseguiu se atrapalhar todo na interpretação de um texto simples como o meu. E fez uma lacração kkkk que dodói.
As duas ultimas potencias mundiais que figuram no top1 eram o que? Ou você viu um desses sendo da religião grega?
O meu comentário foi simples e direto. A maior parte da população acredita no cristianismo pq os estados com essa cultura foram os ganhadores de guerras. Guerras que são unicamente movidas por interesses econômicos.
Sei que pelo seu nível de falas, você deve estar mais preocupado em "lacrar" ou "mitar", mas é um fato que a cultura do país economicamente hegemônico, também ira ser hegemônica.
Teve um começo e terá um fim, sinto lhe informar. Talvez suas crenças limitem sua analise de realidade, mas eu respeito.
A bíblia fala que os povos antigos falavam a mesma língua
A religião e os deuses sumérios deu origem a todas as religiões e deuses que hoje conhecermos.
Só cara que entendi... Só dono da verdade
Só quem estuda
O imperador protege!
O Imperador protege!
Incrível como o Pirula sabe muito, mas nao aceita ficar um pouco "de lado" falou o corte todo e poderia ter falado metade
Ou seja. Humanos originais: Adão e Eva (ainda que tivessem traços macacóides).
Religião original: a do Deus de Gênesis, que se perdeu por um tempo por causa do desvio da humanidade, o único povo que guardou as memórias desse Deus foi o povo de Abraão, ainda que errassem de vez em quando, até a chegada do Deus encarnado para redimir toda a humanidade.
Até 1900, a Física Quântica era considerada loucura, as moléculas era loucura, comunicação sem fio era loucura, viagens espaciais eram loucuras, voar de avião era loucura... Deus existe, só a ciência ainda não descobriu Ele
Ótimo ponto. Ass Ateu
Longe disso, cada vez mais a existência de divindade é mais remota. A ciência vem provando que as respostas da fé são um delírio coletivo. Sempre que algo era feito por um deus, a ciência mostrou ser totalmente diferente disso.
@@caiquepessoa3387 Você sabe que Deus age, nas áreas desconhecidas do homem. Quando o homem descobre algo, ele só está mais perto de descobrir Deus. Segundo a teoria das cordas, nós vivemos em 11 dimensões, mas nós só vivenciamos em 3. O que será que está oculto nas outras 8 dimensões?
Vamos para a Navalha de Ocan, a vida é resultado de centenas de coincidências, ou de uma intervenção de um ser que vive além das 3 dimensões e que não conseguimos enxergar?
O que será que existe após o limite do universo?
Como falei, transmitir uma mensagem de áudio pelo ar, já foi considerado misticismo, e hoje vivemos no tempo dos fones bluetooth
Quando era criança, sempre aprendi que o limite da velocidade era a luz, hoje, já se especula que exista partículas que vão além da velocidade da luz.
Mas enfim, as pessoas acreditam no que querem!
A ciência pode um dia dizer, existe algo que rege o universo, e tem gente que vai dizer, "tá vendo, não existe Deus, só essa energia suprema consciente"
@@caiquepessoa3387Isso é falso.
@LucasBarbosa-xb3li Exatamente por não ser provável que Deus não existe. As características de um deus criador são o que definem algo inexistente: atemporal, aespacial e imaterial. O que afirmei é a verdade, a ciência é a ferramenta para desmentir crendices, não se propor a tratar de deus não impede a ciência de mostrar como os processos são naturais e não celestiais.
Como era a descrito de chuvas e secas segundo a religião? Como a lepra era afirmada segundo a bíblia? Como bebês recém nascidos que faleciam era justificados pela religião? Como desastres naturais eram explicados pela fé? Basta pensar que você, eu e todos atualmente sabemos as causas e efeitos disso e em absolutamente nenhuma dessas respostas está o pensamento religioso e sim o científico.