Obrigada pelo conteúdo. Gostaria de saber mais sobre o momento de entrada da psicanálise na universidade, mais especificamente na psicologia, a ponto de ser confundida com uma "abordagem" psicológica.
Boa noite, prof Dunker! Obrigada pelo vídeo, mt bom. Sugiro uma sequência de vídeos sobre esse tema, como aconteceu em outros momentos aqui no canal, por ser um grande tema e com sua complexidade. Um grande abraço!
Prezado Dunker, obrigado por esta discussão! Aproveito o gancho para pedir um vídeo acerca das relações entre Giorgio Agamben e a psicanálise de Freud e Lacan.
Professor bom dia! Voce poderia comentar sobre a especificidade e as dificuldades de fazer psicanálise em uma lingua que não é a materna/nativa? Se é terapia pela fala, como abordar esta situação em uma segunda lingua, tanto para o analista e o analisado? Obrigada! Adoro os seus videos!
Excelente vídeo professor Dunker! Você poderia falar um pouco sobre o lugar da Psicanálise nas instituições de saúde? Sobre a presença do psicanalista no hospital geral... Obrigada e parabéns pelo canal!
Olá! Christian, você poderia comentar sobre o trabalho das Clínicas Abertas de psicanálise e as experiências semelhantes ao longo da história da psicanálise no âmbito público? Abraço e muito obrigado.
Boa noite. Acompanho os debates sobre psicanálises já faz algum tempo e vários desse canal. Entendo o debate sobre o que entendemos por sujeitos é talvez o mais fundamental de qualquer área do conhecimento, o que dirá na psicanálise. Que tal uma série sobre concepções de sujeito/sujeitos e a relação com as concepções de linguagem/linguagens? Grato
Muito boa a explicação. Inclusive gostaria de ler sobre esse debate com o Deleuze. A ideia de diferença é apresentada em todos os autores e me parece que cada um acrescenta à sua maneira a operação de transformação da identidade.
Professor, obrigado pelo conteúdo e pelo esforço depositado no projeto! Gostaria muito de ouvir a respeito, se possível, dos autores e momentos anteriores à produção de Freud, mas ainda assim constituintes da história da psicanálise, como a psicossomática de Groddeck, por exemplo. Um abraço!
Oi professor. Gosto muito dos seus vídeos. Considerando esse tema de Lacan e o Pós-estruturalismo, gostaria que você gravasse um vídeo sobre como pensar a política a partir da psicanálise lacaniana. Abraços!
Sensacional esse vídeo! Muito grata, professor! Acho muito produtivos os seus hábitos de mostrar os livros comentados e de indicar leituras ao final das suas falas. Parabéns pela didática!
Professor, muito obrigado por trazer esses temas contemporâneos para o debate, poderia no seguimento, traçar um paralelo entre a psicanálise lacaniana e a esquizoanálise?
boa noite professor. Excelente. estou exatamente pensando sobre este tema e com muitas duvidas. Em sequencia, se seria oportuno, poderia, por gentileza, esclarecer se haveria alguma possibilidade de interseção entre o sujeito da psicanalise, provocado a falar de seu desejo e o sujeito foucaultiano no momento do cuidar-de-si? Ambos estariam num momento desejante, de vontade de viver? Agradeço.
Oi Christian, bela exposição, parabéns! Você poderia comentar um pouco sobre a partir de que momento, e por que, Lacan passou a dar menor importância à linguística a partir dos anos 1960, e a quais outras teorias (além da lógica) ele deu ênfase até dar prevalência à topologia e à teoria dos nós (nó borromeu)? Um abraço, obrigado!
Seria ótimo também um vídeo sobre psicanálise pós-lacaniana! Quais são os autores chave, o que acharam que faltou ser elaborado por Lacan ou o que teria que ser criticado em sua obra. Abraço!
Olá professor. Poderia falar em vídeo sobre algumas ligações entre a obra de João Guimarães Rosa ("A Terceira Margem do Rio", "O espelho",...) e os conteúdos da psicanálise? Tenho gostado bastante do conteúdo do canal.
Grande professor. Poderia falar mais dessa sua última fala sobre a crítica da fenomenologia estruturalista para com o sujeito de Lacan ? O que seria o sujeito em Lacan ?
Professor, gostaria de ver um vídeo seu falando do diálogo entre Lacan e Stuart Hall em relação a identidade e subjetivação política e Lacan e Ernesto Laclau, sobre o mesmo tópico, aproveitando a onda do tema psicanálise e política. Obrigada pelos vídeos! Abraços!
Professor Dunker, podemos dizer que Freud partilhava da visão do homem traçada por Thomas Hobbes? Para o pai da psicanálise, em estado de natureza, o homem viveria numa situação de guerra? É possível traçar um paralelo entre o "Leviatã" e "O mal estar na cultura"? Parabéns pelo canal. Grande abraço!
Professor, poderia fazer algum comentário sobre a relação de Lacan e Bataille? Acredito que muito do que se chama de 'clinica do real' no fim das obras de Lacan se deve a uma influência velada do que Bataille produzia! Agradeço.
- A nossa linguagem não deveria refletir as percepções, compulsões, hábitos e ritmos do corpo em sua interação com o mundo? Não deveria a nossa poesia ser tão natural quanto a nossa respiração?! A Poesia Enquanto Visão de Mundo - James Lawless
Estimado professor: Sou fã do seu canal no RUclips que escreve do Chile, queria saber se você pode falar um pouco sobre o conceito lacaniano de sinthome e seu lugar na cura analitica. Obrigado!
Oi Dunker, tudo bem? Você poderia esclarecer sobre a ideia de responsabilidade subjetiva a partir de Lacan? Afinal, se Lacan dirá que não existe um ser (pelo menos não o ser que a filosofia propõe) como fica a questão da responsabilidade? Forte abraço.
Lacan - ao contrario de outros pós estruturalistas, como Deleuze - nao abandona a idéia de sujeito. Na verdade, Lacan conjuga o sujeito na estrutura. Ou seja, dada a estrutura (linguagem, relaçoes normativo-juridicas) o sujeito ainda pergunta e se pergunta, compreende e tenta se auto-compreender. Daí a responsabilidade pessoal advir de recuperar o real cicatrizado e - poietícamente, criativamente - se redefinir, se arriscar a ser feliz = assumir responsabilidade. Para isso nao se dispensa o sujeito, nada obstante a estrutura. Determinismo da estrutura e liberdade condicionada do sujeito. Binário existencial.
Muito bom seus vídeos professor! Fiquei me perguntando que nesse mesmo período havia um debate de Lacan e seus discípulos com o marxismo, em especial Althusser e Sartre, não?
To até tonta de tanto link brilhante. Grata, professor! Mas, eu, que ando pensando em estudar psicanálise, to pensando aqui que já to com 57, não dá mais tempo, porque putz...rs.
Olá, professor! Se para Lacan o sujeito não é o indivíduo, poderia falar um pouco sobre as noções de sujeito e indivíduo em Lacan e nos pós-estruturalistas citados neste vídeo? Obrigada.
O professor fala que o Anti-Édipo foi "questionado, rebatido pelo Lacan em vários momentos". Alguém poderia me dar as referências desses questionamentos acerca do Anti-Édipo?
Olá professor. Gostaria de saber sua opinião com uma discussão que tenho com meus colegas de profissão e professores. Como deve(ria) se colocar o psicólogo em relação à sua imagem pública quando a assunto são mídias sociais? Eu, vindo da geração que nasceu antes da internet, mas que cresceu com ela, vejo como muito comum o partilhamento de vários tipos de assuntos e opiniões pessoais em lugares como o youtube. Eu mesmo tenho vontade de ter essa possibilidade de ter uma conversa online na qual posso expor minhas opiniões e que debates interessantes possam acontecer, ou seja, criar vídeos e textos expondo meus pensamentos. Ao mesmo tempo que nossos pacientes devem entender que há uma relação estabelecida entre psicólogo e paciente, também sou da opinião que o paciente precisa entender que o psicólogo também é humano, com suas opiniões e particularidades. Ao mesmo tempo, nos expor de tal maneira faz o paciente trazer mais fantasias e questões transferenciais do que caso contrário. Então acho que minha pergunta é: Deveria o psicólogo ser uma figura neutra, uma tabula rasa, se privando de talvez expor seus pensamentos para o bem da sua prática? Ou entre figuras populares como Freud e Lacan não aconteceram tais problemas? Obrigado!
Olá, boa noite. Fiquei com uma dúvida em relação às sua explanação nesse vídeo sobre psicanálise lacaniana e o pós estruturalismo, que é a seguinte: quando você diz no final, que a crítica pós estruturalista ao sujeito de Lacan coincide com o que o próprio Lacan está afirmando, desqualificando de certo modo a crítica pós estruturalista, isso significa que pensadores como Deleuze e Guatarri não compreenderam totalmente o que estavam criticando no conceito de sujeito em Lacan? É isso que vc de fato está afirmando no final do vídeo como conclusão? Obrigado, se puder comentar fico muito grato. Sou da área das artes e estou tentando entender as diferenças entre esses pensadores e criadores de conceitos. Obrigado. Ricardo Iazzetta.
Ao ver e ouvir o Dunker pensei que o pensamento humano se desenvolve, evolui, cresce, amadurece e assim, o que é verdade hoje amanhã estará mudado porque cresceu, amadureceu, se aprimorou. Um pensamento que para uma época foi revolucionário depois de um tempo pode estar superado. A última coisa que eu pensei é que eu quero saber o pensamento dominante na maioria das pessoas no Brasil e a partir do conhecimento desse pensamento realizar um trabalho no sentido de desenvolver o pensamento do povo brasileiro, um trabalho baseado na Educação Popular.
Excelente. Foi o melhor desses videos curtos do Dunker. Um voo panoramico essencial
Quebra tudo Dunker!
Obrigada pelo conteúdo. Gostaria de saber mais sobre o momento de entrada da psicanálise na universidade, mais especificamente na psicologia, a ponto de ser confundida com uma "abordagem" psicológica.
Agora que vi a data, no dia em que o vídeo foi ao ar, eu estava no velório do meu pai, em 2018. De repente lançado nos pensamentos...
Boa noite, prof Dunker! Obrigada pelo vídeo, mt bom. Sugiro uma sequência de vídeos sobre esse tema, como aconteceu em outros momentos aqui no canal, por ser um grande tema e com sua complexidade. Um grande abraço!
Prezado Dunker, obrigado por esta discussão! Aproveito o gancho para pedir um vídeo acerca das relações entre Giorgio Agamben e a psicanálise de Freud e Lacan.
Professor bom dia!
Voce poderia comentar sobre a especificidade e as dificuldades de fazer psicanálise em uma lingua que não é a materna/nativa? Se é terapia pela fala, como abordar esta situação em uma segunda lingua, tanto para o analista e o analisado?
Obrigada! Adoro os seus videos!
Sensacional! Muito obrigado, professor. Ajudou muito, como sempre.
Excelente vídeo professor Dunker! Você poderia falar um pouco sobre o lugar da Psicanálise nas instituições de saúde? Sobre a presença do psicanalista no hospital geral...
Obrigada e parabéns pelo canal!
Excelente!
Olá! Christian, você poderia comentar sobre o trabalho das Clínicas Abertas de psicanálise e as experiências semelhantes ao longo da história da psicanálise no âmbito público? Abraço e muito obrigado.
Boa noite. Acompanho os debates sobre psicanálises já faz algum tempo e vários desse canal. Entendo o debate sobre o que entendemos por sujeitos é talvez o mais fundamental de qualquer área do conhecimento, o que dirá na psicanálise. Que tal uma série sobre concepções de sujeito/sujeitos e a relação com as concepções de linguagem/linguagens? Grato
Muito boa a explicação. Inclusive gostaria de ler sobre esse debate com o Deleuze. A ideia de diferença é apresentada em todos os autores e me parece que cada um acrescenta à sua maneira a operação de transformação da identidade.
Professor, obrigado pelo conteúdo e pelo esforço depositado no projeto! Gostaria muito de ouvir a respeito, se possível, dos autores e momentos anteriores à produção de Freud, mas ainda assim constituintes da história da psicanálise, como a psicossomática de Groddeck, por exemplo. Um abraço!
Oi professor. Gosto muito dos seus vídeos. Considerando esse tema de Lacan e o Pós-estruturalismo, gostaria que você gravasse um vídeo sobre como pensar a política a partir da psicanálise lacaniana. Abraços!
Que saudades que me deu de minhas aulas de antropologia na faculdade
Sensacional esse vídeo! Muito grata, professor! Acho muito produtivos os seus hábitos de mostrar os livros comentados e de indicar leituras ao final das suas falas. Parabéns pela didática!
Professor, muito obrigado por trazer esses temas contemporâneos para o debate, poderia no seguimento, traçar um paralelo entre a psicanálise lacaniana e a esquizoanálise?
olha a bendita ai de novo kkkkkk
Celio Araujo já tem
ruclips.net/video/O3Aqwe6TAjg/видео.html
Excelente vídeo, professor! Gostaria que o senhor explicasse o que é o sinthoma em Lacan.
boa noite professor. Excelente. estou exatamente pensando sobre este tema e com muitas duvidas. Em sequencia, se seria oportuno, poderia, por gentileza, esclarecer se haveria alguma possibilidade de interseção entre o sujeito da psicanalise, provocado a falar de seu desejo e o sujeito foucaultiano no momento do cuidar-de-si? Ambos estariam num momento desejante, de vontade de viver? Agradeço.
Qual livro esse cara não tem??
Oi Christian, bela exposição, parabéns! Você poderia comentar um pouco sobre a partir de que momento, e por que, Lacan passou a dar menor importância à linguística a partir dos anos 1960, e a quais outras teorias (além da lógica) ele deu ênfase até dar prevalência à topologia e à teoria dos nós (nó borromeu)? Um abraço, obrigado!
Como tem coisas para serem aprendidas, meu deus..
Seria ótimo também um vídeo sobre psicanálise pós-lacaniana! Quais são os autores chave, o que acharam que faltou ser elaborado por Lacan ou o que teria que ser criticado em sua obra. Abraço!
Nossa, ótimo!
Para, retorno a Lacan, vamos fazer o retorno a Lacan! KKKKKKKKKKKKKK Amei
Olá professor. Poderia falar em vídeo sobre algumas ligações entre a obra de João Guimarães Rosa ("A Terceira Margem do Rio", "O espelho",...) e os conteúdos da psicanálise? Tenho gostado bastante do conteúdo do canal.
Prezado prof. Dunker. Seria possível comentar a nova psicanálise proposta por MD Magno? Um abraço!
Grande professor. Poderia falar mais dessa sua última fala sobre a crítica da fenomenologia estruturalista para com o sujeito de Lacan ? O que seria o sujeito em Lacan ?
Professor, gostaria de ver um vídeo seu falando do diálogo entre Lacan e Stuart Hall em relação a identidade e subjetivação política e Lacan e Ernesto Laclau, sobre o mesmo tópico, aproveitando a onda do tema psicanálise e política. Obrigada pelos vídeos! Abraços!
Professor Dunker, podemos dizer que Freud partilhava da visão do homem traçada por Thomas Hobbes? Para o pai da psicanálise, em estado de natureza, o homem viveria numa situação de guerra? É possível traçar um paralelo entre o "Leviatã" e "O mal estar na cultura"? Parabéns pelo canal. Grande abraço!
De novo o Dunker me fazendo pensar o quanto a psicanálise é conservadora.
Dunker, como as descobertas da Neurociêncua têm influenciado o próprio conceito de estrutura usado por Lacan?
Professor, poderia fazer algum comentário sobre a relação de Lacan e Bataille? Acredito que muito do que se chama de 'clinica do real' no fim das obras de Lacan se deve a uma influência velada do que Bataille produzia! Agradeço.
- A nossa linguagem não deveria refletir as percepções, compulsões, hábitos e ritmos do corpo em sua interação com o mundo? Não deveria a nossa poesia ser tão natural quanto a nossa respiração?!
A Poesia Enquanto Visão de Mundo - James Lawless
Muito bom! Tava querendo saber sobre isso.
Estimado professor:
Sou fã do seu canal no RUclips que escreve do Chile, queria saber se você pode falar um pouco sobre o conceito lacaniano de sinthome e seu lugar na cura analitica. Obrigado!
Oi Dunker, tudo bem? Você poderia esclarecer sobre a ideia de responsabilidade subjetiva a partir de Lacan? Afinal, se Lacan dirá que não existe um ser (pelo menos não o ser que a filosofia propõe) como fica a questão da responsabilidade? Forte abraço.
Lacan - ao contrario de outros pós estruturalistas, como Deleuze - nao abandona a idéia de sujeito. Na verdade, Lacan conjuga o sujeito na estrutura. Ou seja, dada a estrutura (linguagem, relaçoes normativo-juridicas) o sujeito ainda pergunta e se pergunta, compreende e tenta se auto-compreender. Daí a responsabilidade pessoal advir de recuperar o real cicatrizado e - poietícamente, criativamente - se redefinir, se arriscar a ser feliz = assumir responsabilidade. Para isso nao se dispensa o sujeito, nada obstante a estrutura. Determinismo da estrutura e liberdade condicionada do sujeito. Binário existencial.
Muito bom seus vídeos professor!
Fiquei me perguntando que nesse mesmo período havia um debate de Lacan e seus discípulos com o marxismo, em especial Althusser e Sartre, não?
Lindo vídeo! Acabei de me inscrever no canal. Parabéns!
To até tonta de tanto link brilhante. Grata, professor! Mas, eu, que ando pensando em estudar psicanálise, to pensando aqui que já to com 57, não dá mais tempo, porque putz...rs.
Ivana Mihanovich Menina, estude!
Pelo que eu sei, Melanie Klein só ficou conhecida após os 60! Comece, e vá até onde for possível!
Ok, Artur, grata pelo incentivo :)
Tem razão, Julio, grata pela lembrança :)
Sempre dá tempo de aprender um pouquinho!
Olá, professor! Se para Lacan o sujeito não é o indivíduo, poderia falar um pouco sobre as noções de sujeito e indivíduo em Lacan e nos pós-estruturalistas citados neste vídeo? Obrigada.
O professor fala que o Anti-Édipo foi "questionado, rebatido pelo Lacan em vários momentos". Alguém poderia me dar as referências desses questionamentos acerca do Anti-Édipo?
Deivison Miranda aqui vai
ruclips.net/video/O3Aqwe6TAjg/видео.html
Intuitivamente, eu acho que a reforma manicomial, isso de luta antimanicomial ta relacionado com o que esses autores escreveram.
Olá professor. Gostaria de saber sua opinião com uma discussão que tenho com meus colegas de profissão e professores. Como deve(ria) se colocar o psicólogo em relação à sua imagem pública quando a assunto são mídias sociais?
Eu, vindo da geração que nasceu antes da internet, mas que cresceu com ela, vejo como muito comum o partilhamento de vários tipos de assuntos e opiniões pessoais em lugares como o youtube. Eu mesmo tenho vontade de ter essa possibilidade de ter uma conversa online na qual posso expor minhas opiniões e que debates interessantes possam acontecer, ou seja, criar vídeos e textos expondo meus pensamentos.
Ao mesmo tempo que nossos pacientes devem entender que há uma relação estabelecida entre psicólogo e paciente, também sou da opinião que o paciente precisa entender que o psicólogo também é humano, com suas opiniões e particularidades. Ao mesmo tempo, nos expor de tal maneira faz o paciente trazer mais fantasias e questões transferenciais do que caso contrário.
Então acho que minha pergunta é: Deveria o psicólogo ser uma figura neutra, uma tabula rasa, se privando de talvez expor seus pensamentos para o bem da sua prática? Ou entre figuras populares como Freud e Lacan não aconteceram tais problemas?
Obrigado!
👏👏👏👏
Olá, boa noite. Fiquei com uma dúvida em relação às sua explanação nesse vídeo sobre psicanálise lacaniana e o pós estruturalismo, que é a seguinte: quando você diz no final, que a crítica pós estruturalista ao sujeito de Lacan coincide com o que o próprio Lacan está afirmando, desqualificando de certo modo a crítica pós estruturalista, isso significa que pensadores como Deleuze e Guatarri não compreenderam totalmente o que estavam criticando no conceito de sujeito em Lacan? É isso que vc de fato está afirmando no final do vídeo como conclusão?
Obrigado, se puder comentar fico muito grato. Sou da área das artes e estou tentando entender as diferenças entre esses pensadores e criadores de conceitos. Obrigado. Ricardo Iazzetta.
Dunker, fiquei me perguntando o que é então o sujeito lacaniano? E o que seria um indivíduo?
Sujeito individuo.. me fala mais sobre isso do sujeito não ser individuo, por favor!
Que medo desse video kkkkkkkkkkkk é conteúdo demais
Ao ver e ouvir o Dunker pensei que o pensamento humano se desenvolve, evolui, cresce, amadurece e assim, o que é verdade hoje amanhã estará mudado porque cresceu, amadureceu, se aprimorou. Um pensamento que para uma época foi revolucionário depois de um tempo pode estar superado. A última coisa que eu pensei é que eu quero saber o pensamento dominante na maioria das pessoas no Brasil e a partir do conhecimento desse pensamento realizar um trabalho no sentido de desenvolver o pensamento do povo brasileiro, um trabalho baseado na Educação Popular.
Vamos erradicar os sujeitossss