O MAIOR PROBLEMA ENTRE OS BRASILEIROS - PROFESSOR HOC
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- HENI OZI CUKIER é cientista político, professor e deputado estadual em São Paulo. Heni é formado em universidades dos EUA e vai bater um papo sobre a geopolítica do Brasil. O Vilela ficou meio confuso pois não sabia que o Brasil ia sediar esse evento.
ASSISTA a este episódio completo:
• GEOPOLÍTICA DO BRASIL:...
ASSISTA a este episódio a partir do fim deste corte:
• GEOPOLÍTICA DO BRASIL:...
Contato: inteligencialimitada@gmail.com
Quer mandar presentes para nós? A/C Rogério Vilela
CAIXA POSTAL
Caixa Postal: 81969
CEP: 05619-970
São Paulo - SP
#InteligenciaLtda #Podcast
----------
REALIZAÇÃO: Fábrica de Quadrinhos
ANFITRIÃO: Rogério Vilela | Siga no Instagram: @vilela
EDIÇÃO: Isabelly, Rafael e Yasmin
PRODUÇÃO: Rogério Vilela
PESQUISA E DECUPAGEM: Fabio Mantoanelli
eu tinha esse sentimento quando era criança até o final da adolescencia dps eu vi que o brasil nunca vai ser um pais bom e honesto e acabei desisistindo
Claro que vai... vai ser sempre o país do futuro kkkk
Nhééé nhéée
Papo de derrotado esse aí ! Vamo trabalhar q é melhor
País ou nação?
Não desista amigo!
Se uma pessoa faz, basta.
O Segredo está em usarmos as nossas diferenças regionais para nos enriquecermos e nos unirmos, não para ficarmos realçando pejorativamente as diferenças; e sim para as exaltarmos. Deveríamos nos alegrar com o fato de sermos tão diferentes e mesmo assim um só país!
O Brasil não é um só país, o Brasil é invenção portuguesa.
Se permitirmos um plebiscito, verás que o Brasil se fragmenta em pelo menos quatro noções distintas.
A gente tinha esse senso, eu nasci em 1979 e ainda peguei um ensino bem focado nos símbolos da nação, com educação moral e cívica, estudos sociais e história do Brasil, o que criava um senso de comunidade, de cidadania e de comprometimento com o país e com a nossa sociedade. Minha mãe é professora aposentada do estado e eu acompanhei o processo de sabotagem que os governos dos anos 90 fizeram com a educação, eliminando aquelas matérias cívicas, baixando notas de reprovação e tornando precário o sistema de ensino como um todo. Ora, o que se esperava que fosse acontecer? O mais triste é que a nossa elite que promoveu essa sabotagem provém de um grupo com fortíssimo senso de nação, de povo, de união... A cultura de achar que todos não prestam é mais uma estratégia de sabotagem do país, porque é um respaldo psicológico para quem quer realmente dar golpes, colaborar com forças estrangeiras ou simplesmente não criar vínculos quaisquer com seu país.
No dia que o salário mínimo for digno e puder der um bom nível de vida ao brasileiro aí eu vou pensar em fazer alguma coisa por esse país
Aonde é que a elite tem senso de nação?? Eles lucram e roubam tudo o que podem aqui e vão morar em Miami !!! E acho engraçado o HOC falar assim do Brasil, pois para a comunidade judaica Israel vem em primeiro lugar, e até entendo e respeito isso. Ele pode até amar o Brasil, mas em segundo lugar.
Denisroberto é simples: abra uma empresa que gere um bom lucro e contrate pessoas com salários dignos!
Todo mundo quer muita coisa e poucos qurem fazer algo...
@@isaquericarteleal1767 isso nunca vai acontecer por causa da elite e simples,então se tiver que culpar alguém por isso a culpa e da elite
Esse "senso" era imposto a todos. Nunca foi um sentimento voluntário. Era uma aculturação, tanto que quando deixou de ser imposto parou de acontecer. Os símbolos que o povo das diversas regiões do Brasil acreditam não são os mesmos.
Hoje me considero um brasileiro, já morei em todas as regiões do Brasil, nasci no nordeste, morei 17 anos, depois fui pra amazônia morei mais 15, vim pro sudeste e sul e estou há 19 anos, hoje tenho 51 anos, conheço a cultura e costumes do Brasil como um todo.
" HOJE ME CONSIDERO UM CIDADÃO BRASILEIRO ".
De acordo com sua experiencia oque mais te agradou no brasileiro morando em tantas regioes?
Existe algo que voce considera comum em todas as regioes?
@@carlosgabrielbriolidossant4193 Existe muitas coisas comuns no Brasil, o arroz com feijão estar no Brasil inteiro, a língua portuguesa, apesar dos sotaques diferentes, conseguimos nos entender.
O brasileiro e um cidadão de muitas origens em suas raças, índios, negros,europeus,árabes,asiáticos etc, somos uma gente alegre,de muitos credos, somos um país de sonhadores.
Incrível! Deves ser uma ótima experiência 🙏
Vc é um brasileiro no papel 📄 mas na prática não ama o seu irmão brasileiro como um brasileiro igual a vc.
@@guilhermecabrera2902 Quando se conhece todos os brasileiros do país de norte a sul, leste a oeste como eu tive experiências de convívio, costumes, sotaques, culturas, como presenciei em minhas andanças pelo Brasil, você aos entende-los passa a gostar de cada um desses brasileiros diferentes que você conhece, apesar de muitas diferenças entre eles.
Diferente dos EUA o pacto federativo do Brasil ao invés de unir, só gera desagregação. Cada estado tem suas características e DEVERIA ser respeitadas inclusive com leis regionais. No Brasil um politico do norte cria leis para o sul e vice versa. Isto cria um país desagregado.
Gostei muito de seu comentário! Dei o Like!
Sou autonomista, o país é poderoso, mas desajustado!
O pacto federativo será revisto cedo ou tarde, mas gostaria que revissem o governo debaixo para cima. Dos Municípios para a União, o inverso do que existe hoje.
Abraços!
@@michelippealol8475 é fundamental que este pacto seja revisto. Para o bem de todos.
Abraço
@@abranco4523 Sim, ele será revisto, o mundo está criando blocos econômicos e não secessões como pregam alguns aqui.
As pessoas interpretam o país por uma perspectiva totalmente confusa.
Não dá pra visualizar para as regiões do país de mesmo modo, isso gera problemas de análise e deduções irrisórias.
Por exemplo, analisam São Paulo e Paraíba um rico, e outro pobre um beneficiado e outro prejucado. Mas visualizar assim gera complicações difíceis de lidar, e muitas falácias, e escondem problemas genuínos da administração brasileira.
O pacfo federativo é fundamental para identificarmos alguns problemas, e podermos olhar o rosto dos males que assolam o país.
Abraços!
@@michelippealol8475 😉
pra mim esse é a primeira coisa q deveria acabar, mas q poucos falam sobre. Nem acreditei qnd vi seu comentário kkkkk
Por isso que eu acho que todo brasileiro deveria uma vez na vida ir à ouro preto e região e ver e ter orgulho daquilo que um dia os brasileiros fizeram! Eu sou gaúcho, fui duas vezes a ouro preto e tenho vontade de voltar mais pelo menos uma vez.
Orgulho do que a exploração portuguesa fez, o tanto de ouro nosso que levaram e dos absurdos da escravidão? Das minas escavadas por crianças, das histórias de torturas? Ouro Preto é linda, mas a única coisa que senti conhecendo a história de lá foi raiva. Se tu acha o que foi e como foi feito lá digno de orgulho....poxa.
@@thaisdasilvademoraes974 verdade
Brasileiros deveriam ir no Mato Grosso do Sul na região que ocorreu a guerra do Paraguai, falarei uma cidade, Jardim, onde tem o cemitério e conta a história, brasileiros deveriam ir em Salvador, primeira cidade capital do país, depois Rio de Janeiro e por último Brasília, deveríamos ir em Recife e Olinda conhecer de perto a história do ciclo da cana e da Guerra dos Guararapes, deveríamos ir em Manaus e Rio Branco, conhecer a história do ciclo da borracha, Mina Gerais nem se fala, o ciclo do ouro, vale do Paraíba no Rio e em SP, ciclo do café, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ver os efeitos das guerras do século XIX e os caminhos dos jesuítas, enfim, antes de sair do país, viaje no país.
É muito engraçado ler os comentários de gente achando que se o seu estado ia ser a grande potência na América Latina e todo o resto ia ser ruim, ainda atribuem o tamanho do território a progresso desconsiderando história, cultura e tradições. Se esqueceram que a Europa passou séculos de guerras violentas para poder se consolidar como é hoje e mesmo assim ser uma nação pequena não é sinônimo de desenvolvimento senão vários países da América Central seriam desenvolvidos. Não, amigo, seu estado se fosse um país não ia ser uma potência, ia ser mais uma república bananeira. Muita ignorância por m².
Isso me remeteu um pouquinho ao que foi dito sobre heróis no vídeo...
Se eu falar uma região específica do Brasil as pessoas vão relacionar com isso e provavelmente concordar com a correlação 👀👀
Hoc é separatista voto nele .
é 750 bilhões q ficam aqui
@@ricardoalho2973 Olá amigo!
Hoc é autonomista, como eu, não separatista. Ele sabe bem, que o país é forte mas muito desequilibrado de tal modo que torna-se ingovernável.
Abraços!
@@michelippealol8475 perfeito
@@ricardoalho2973 A discussão sobre o federalismo fiscal é totalmente válida, dá para construir um federalismo mais justo sem tirar desproporcionalmente de SP e ainda ajudar os estados mais pobres a se desenvolverem. Abss
Ser professor, e desde que decidí ser professor preparo a próxima geração para o futuro, sem ideologia e com puro conhecimento. Eu acredito nas pessoas e eu acredito no Brasil!
Parabens eu sempre odiei a maioria dos meus professores por serem ideologicos, parabens.
Boa professor, o importante é passar a informação de uma maneira sem ideologia ou julgamentos, também é importante fazer os alunos pensarem, tentarem ser criativos. Obrigado pelo teu trabalho, não seríamos nada sem os professores.
Parabéns por sua educação sem ideologia. Mas lamento, sua “fé” no Brasil é em vão, esse país maldito está destinado ao fracasso desde o seu surgimento.
@@paulocharbonneauLeio os comentários para aprender, e tenho aprendido que os outros países do planeta são perfeitos, só o Brasil tem problemas, uau
Os brasileiros das diversas regiões são muito diferentes. Os valores mudam muito de região pra região as vezes estados vizinhos são muito diferentes. Basta ver Rio e São Paulo. Não é questão de ser melhor ou pior, é questão de ser diferentes. As diferença entre sul e norte nem se fala, é muito diferente.
são países diferentes !!!!!!!!!!!!! mas que são representados no mesmo mapa por enquanto !!!!!!!!!!!!!!!!
@@paulo00078 totalmente irrelevante.
@@paulo00078 totalmente irrelevante, é só uma bandeira que não quer dizer nada
@@abranco4523 concordo com tudo cara
Parte desse sentimento também é gerado pela ideia errônea q muitos têm aqui no Brasil de que é sempre o estado que tem que fazer tudo, que "são sempre eles q n fazem nada", quando na verdade todos tem q fazer sua parte, e isso não significa só votar, mas sim, se comprometer com esse país. Uma área em que é possível fazer isso, por exemplo é na educação, onde nos não precisamos do governo para mudar o método de ensino. Quem ensina é o professor, o indivíduo, e se ele quiser ele pode ignorar o que diz no livro didáticoe dar sua própria aula. O papel da educação no final das contas é transmitir essa ideia de pertencimento e identidade nacional na sociedade, e é justamente isso que falta em todas as esferas sociais ou de poder no Brasil. Nós podemos fazer esse papel sem precisar do estado. Esse é o primeiro passo q um país precisa fazer para se tornar uma NAÇÃO desenvolvida.
Acredito que isso é culpa do socialismo. Tem muito brasileiros que acreditam na teoria socialista,principalmente professores que disseminam essas idéias na mente dos jovens fazendo eles crescerem pensando isso. Porque ai o povo pensa "puxa,o Estado tinha que dividir os bens pra todo mundo" e "e porque esse país capitalista só prioriza lucro e não o bem do povo."
Eu tenho orgulho de ser brasileira 🇧🇷❤️Amo e valorizo meu lindo Brasil .
Um projeto de nação. Um plano de longo prazo. O conhecimento da história do Brasil. Falou tudo.
Ele não falou de projeto de nação, falou de identidade nacional. Um projeto sem isso vai sempre ser excludente de certa de forma, vai querer copiar outros países de modo superficial, etc
E eu penso que tem muita gente nas castas mais poderosas desse país, lutando para o Brasil continuar essa dando errado.
Irmãos Moreira Sales do Itaú etc...
@@515615100 não se muda time que está ganhando.
pena que a maioria das pessoas não enxerga que o estado moderno é disparado a melhor ferramenta pra elite sabotar as massas.
Advinha quem são essas pessoas ? Haha. O Brasil tá impedido de crescer.
Parabéns, vc acaba de descobrir a diferença entre o Brasil e o Brazil.
Entenda que o Brasil nunca deu errado para a elite !
Assisto os cortes desse canal todos os dias, conteúdos maravilhosos!
Quem detém o dinheiro só se importa com o lucro, especula, trava investimento...
Perfeito, vc vê um grande reflexo dessa divisão na política quando tem as divisões, é a chamada bancada da bala, bancada do agronegócio, bancada evangélica, bancada lgbt e por aí vai, não tem a bancada do Brasil, que governe pra todos...
Pq simplesmente ninguém sabe o que todos querem, o que voce quer não e o que você quer
"Mas não basta pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude, acaba, por ser escravo!"
Querer horas que o Brasil coloca o Interesse "pessoal" primeiro para pensar no seu povo? E algo para refletir
Ótima comparação!!
Pergunte para um americano qualquer os seus heróis, ele vai dizer:
• Abraham Lincoln
• Thomas Jefferson
• George Washington
Pergunte para um britânico qualquer os seus heróis, ele vai dizer:
• William Shakespeare
• Duke de Wellington
• William o Conquistador
Pergunte para um francês qualquer os seus heróis, ele vai dizer:
• Napoleão
• Joana D'Arc
• Louis Pasteur
Pergunte para um brasileiro qualquer os seus heróis...
HUMM... Num sei... Tiradentes?? Zumbi dos Palmares?
Felipe II da Espanha
Tô fazendo isso professor colocando o Brasil rumo à prosperidade com PND do Ciro!👍🇧🇷🙏
Opa! Tamo junto! Tbm tô fazendo a minha parte pra divulgar o PND! Rumo a colocar o Brasil no caminho do crescimento e soberania com o PND do Ciro Gomes!!! 🇧🇷🌹👍🏻🙏🏻
Brasil precisa padronizar o país, sinalização, cores, ruas e etc. Também levar mais conhecimento de história, mostrar como somos gigantes e acabar com essa busca de querer sempre culpar os portugueses e etc.
Nada haver
Como assim padronizar o país?
@@mike_india haver haver haver haver haver haver haver
Se calhar, poderiam começar por conhecer a história dos vossos fundadores, os portugueses, em vez de se considerarem uma pobres vítimas destes
@@mike_india a ver*
Discordo muito do professor nesse ponto. Todo brasileiro dá o sangue pelo país através dos impostos. Ninguém tem energia pra fazer mais nada. O Estado Brasileiro suga a energia do povo e não nos dá a oportunidade de sentir orgulho e servir o país de forma espontânea e natural. O que a nação exige do povo é dinheiro para financiar a burocracia. Essa é a contribuição que estamos oferecendo, pois é a contribuição que nos é demandada de forma compulsória.
Aos 3"29 o Vilela matou o problema... Na última reforma da previdência, por exemplo, vimos essa atitude altruísta de nação pq o Executivo inspirou confiança na maior parte do povo. Confiança, apesar de ser um investimento de risco, quando correspondida, é a mola propulsora para investimentos e esse tipo de cooperação nacional. Agora, uma vez frustrada a confiança, essa ideia de "Grande Família" pode permanecer ausente até mesmo em países desenvolvidos, como acontece com o povo alemão, que, por conta de uma compreensão equivocada de nacionalidade e manipulação abjeta do sentimento nacional do que seja uma "pátria grande" num certo momento da história, enfrenta dificuldades parecidas com as nossas ainda hoje quando o assunto é patriotismo.
Parabéns pelo seu trabalho
A única coisa que gera sentimento de Nação no Brasil é o futebol
Exatamente! E a selecao soh pondo no nosso rabo 😂
Hoje em dia nem isso.
SIMM CARA LITERALMENTE !
Deveríamos criar um coliseu com criminosos já pensou líder cv vs pcc até a morte quem ganhar vive mais 3 meses até se preparar para a próxima luta
Iríamos ganhar dinheiro e n ficaríamos bancando criminosos oq acham quando me eleger vou entrar com um pedido desses
Nossa cultura e nossos amigos que são nossos irmãos que deveriam gerar sentimento de nação em nós.
Eu já fiz isso’ nos Crás de canela RS e projetos voluntários, e minha família está sempre mesmo lugar!
Perguntem para qualquer um se ganhar na mega-sena o que irão fazer ???
Resposta: Sair do país kkkkk
Mas isso sem motivo né?
Mermão, eu não preciso nem ganhar na mega. O dia que tiver condições eu rapo fora kk
Eu compraria uma ilha🤔
Eu não saio do país nem a pau
@@CarlosEduardo-lg9xc com teu português horrível, tu deverias realmente sair.
Já perdi a esperança no Brasil a anos
Boa tarde.esse é um ótimo temas.....a África e bem pior duque o Brasil,e eles si orgulha d seu país.........o Brasil ficou 300 anos sem universidades, já a universidade de Coimbra em Portugal tem 700 anos, mesmo assim o Brasil superou Portugal, isso deveria fazer parte do currículo escolar,tantas coisas boas q esse Brasil tem,e o povo não tem orgulho,muitas das vezes,e preciso os estrangeiros dizer q temos coisas boas.........o Brasil tem7 milhões de universitários, e muito pouco,a grande Maiorias dos brasileiros tem dificuldade em matemática robótica e os nordestinos lidera o ranking ,si queremos desenvolver o Brasil, e preciso da oportunidade as regiões mais pobre,cm isso,o PIB crescer,a qualidade de vida melhora, aqui o povo e5 gerações d estrangeiros,e eles si acham europeus, aí quando lá fora estão em guerra, lembra d Brasil,e essa gente nunca ensinou seus filhos,a ama o Brasil
O problema é que por décadas fomos bombardeados pela cultura americana, filmes, músicas, revistas de HQs, desenhos...tanto, que temos HQs nacionais e a maioria nem sabe, com exceções de alguns infantis, a maioria dos BRs idolatra mais as coisas dos Eua do que aquilo que vem do sul do brasil, nordeste...já teve antropólogos que disseram isso e eu concordo, isso não é ser anti americano é apenas uma realidade.
Esse é o motivo de todos nossos problemas? Legal..
@@eumesmo09081986depende do problema, se é social, econômico...
Exatamente, durante toda guerra fria e principalmente à partir dos anos 90, TODOS os países do MUNDO sofreram influência americana, mas só o Brasil se fudeu por isso. Está certíssimo.
@Riquelmo Afonso Avelar Ferreira Sou mais a sua resposta que a do nosso amigo, só uma coisa, não dá incentivo ou atrapalha demais? se intromete demais? Questão cultural ou comportamental por exemplo, certas coisas não tem que se intrometer, até pq nem o básico que é garantir alimentação e saneamento básico o estado fornece, imagina em assuntos que mais particulares e individuais
Isso se chama Soft Power
Há algum tempo eu estava comentando com um amigo sobre isso. E a conclusão foi exatamente esta que ele citou.
sergio buarque de holanda, em "Raízes do Brasil", e Gilberto Freire, EM "Casa Grande Senzala", enaltecem a mistura de raças
E o oriente? O que uma China ou Rússia acham da mistura de raças e o que eram no passado e onde estão retornando?
@@eumesmo09081986 ue, mas, o que uma tem a ver com a outra? China e rússia são ditaduras
Minha mãe do céu, vocês culpam tudo e qualquer coisa aleatória, mas nunca o SISTEMA. Ponham a mão na testa, e meditem. Será que é a miscigenação? será que o Nordeste? Será que são os políticos? Será que são os estrangeiros? Será que são todos eles? Se forem todos, tem o mesmo peso de culpa? Como chegamos aqui?
Um dos problemas, talvez o pior, é todos terem respostas demais como fantoches, sem apresentar um raciocínio contundente que resista a uma contra-argumentação.
Um raciocínio pertinente:
1) O Brasil é um país desigual, e sempre foi.
2) Todas as revoluções surgiram por razões de elites econômicas poderosas não beneficiadas.
Aqui, nesta nação, há muitos brasileiros beneficiados pelas coisas como estão. Em todas as regiões do país. E, vocês, miseráveis fazem o que? Culpam outros miseráveis.
Enquanto as pessoas se dividirem , sempre será assim...sem união nada vai pra frente
Não. A história mostra o porquê, o presente desenha.
Pior que ainda há muito esse sentimento, principalmente em falas de que "O sul e sudesta carregam o país nas costas" e preconceito com as pessoas do Norte- Nordeste, tudo isso gera uma cisão de pensamentos e evita que o país tenha maior sentimento de coletividade, infelizmente...
Mas a verdade é essa
e nao carregam? kkkkkk
Mas isso é verdade. Não tem nada a ver com xenofobia.
Cada estado e praticamente uma nacão, do Rio de Janeiro pra São paulo a diferenca mesmo já e muito grande seja na forma de falar como na forma de pensar
A gente sustentaria o nordeste com prazer se eles realmente fossem o mesmo povo que a gente, mas não, eles querem nosso dinheiro, mas nos odeiam e não dão qualquer moral para o nosso estado, são sangue sugas apenas, aí é dif´cil né?
Os brasileiros não se consideram uma nação simplesmente porque não somos mesmo.
Todas os outros países do mundo foram criados primeiro a nação pra depois ser criado o Estado, no Brasil o Estado nasceu primeiro que a nação, criaram um estado depois encheram de gente de todas as partes do mundo.
No Brasil há quatro ou cinco povos distintos vivendo harmonicamente sob a égide da mesma bandeira e mesmo brasão de armas unidos pelo futebol !
Cultura vem de cultivar, crescer, plantar. Que cultura temos hoje no Brasil? Será que temos realmente alguma cultura ou uma contracultura?
Filmes da marvel
O Brasil tem uma cultura própria, no entanto a gnt tenta reproduzir aqui a cultura de fora. Nós compreendemos a diversidade cultural de outros países e sua ligação, mas não compreendemos a nossa pq desde que nascemos nós colocamos a nós msm no chão e elevamos o que está lá fora como se eles fossem superior a nós e não por respeito à eles, mas por sentirmos ser incapazes de construir alguma coisa.
@@saimonferro Anita e Felipe Neto
@@eumesmo09081986 tem muito além disso, só não ñ querem ver
@@eumesmo09081986 Mas vc acha que nos EUA é um país puritano, então o que me diz dos clipes do 50 cent com as popozudas que passava no mundo inteiro tipo o funk dos anos 2000 e ninguém fala nada e os EUA não deixou de ser o gigante que é hj, pq isso é mimimi e frescura de gente conservador reacionário que não olha para o próprio rabo. Os EUA teve o que nosso país não teve que falta de gente visionária que pensasse em projetos de nação a longo prazo no Brasil. Mesmo com seus erros os americanos podem se orgulhar da sua história e por isso tem uma consciência de cidadania que o brasileiro ainda não tem. Um exemplo sabe pq o voto é obrigatório no Brasil?
Pq caso o voto não fosse obrigatório, ninguém iria votar, pq brasileiro é cético com relação a política e iria sobrar o voto de cabresto que é uma pequena parcela da população que tem conchavos com politicos que iria decidir o destino da nação por vc, pq nos EUA ainda tem uma consciência de cidadania, coisa que o brasileiro não tem, pq justamente as pessoas que usam a bandeira brasileira e pede união da nação são as mais preconceituosas que existe que se divide num clã ou em grupos que querem ditar aquilo que eles acham que é certo e que se dane o resto da população.
A grande maioria que conheço só pensa em si. Está bem financeiramente, o resto que se dane, e isso entra no âmbito político também.
Não faço apologia ao regime militar ,mas devemos reconhecer que na nação as pessoas que tem esse senso foram educadas com a matéria Moral e Civismo
Fumou pedra de craque? A maioria dos brasileiros adultos são crias do regime militar '-' basicamente só quem tem 30 anos para menos não tiveram matérias de "Moral e Civismo" e essas pessoas do regime é quem educa o brasileiro mais jovem.
acredito que não. muito pelo contrário, o foco deles é nacionalista e isso não tem nenhuma relação com identidade nacional. Pergunte a um militar a história do país.
O que estraga o Brasil são os políticos .Na política é o lugar onde se reúnem só pessoas problemáticas ,mesquinhas ,individualistas e de caráter duvidoso .Podem perceber, que desde a campanha só mentem em interesse próprio .Reflexo de um povo desunido e que procura sempre vantagem perante os outros .
La só tem brasileiro :)
Político não nasce da horta no quintal do Palácio do Planalto. Esses político vieram de nós. Eles foram vizinhos nossos, parentes nossos, aquele fulano que era tesoureiro de uma lojinha e roubou dinheiro. Essas pessoas somos nós. Todos prontos para se dar bem quando têm a oportunidade. Passam a vida criticando, mas quando cai do céu uma chance de lucrar, de passar a perna, de "fazer um otário aprender que a vida é injusta", de dizer que "o mundo é dos espertos", eles aproveitam essa chance.
o que estraga o bostil é o povo mesmo, pq não é o político que coloca som no último volume aqui, mas sim o meu vizinho
A sociedade Norte-americana Tem sentimento nacional muito grande, ao contrário de nós brasileiros
Não sou anti EUA, mas eles têm dinheiro, aí qualquer um é patriota, mas é o único que com miscigenação e diversidade deu certo e já esteve melhor.
Não esquecer que lá, cada estado tem liberdade de criar as próprias leis, diferente do Brasil. Com isto cada estado é independente pra fazer o que bem entender.
@@eumesmo09081986 Não é só por causa disso, é muito comum ver mendigos andando nas ruas com a bandeira americana...
Não tem não o texano antes mesmo de se ver como americano ele se ver como um texano, fora que cada vez mais a retorica de separatismo vem ganhando forcas lá
@@GABRIEL-kh8do até os mendigos kkk
Esse é o nível que o presedente do Brasil deveria ter!
Cara isso é real demais infelizmente, principalmente aqui no Rio de Janeiro digo que nem sentimento de carioca real tem e sim cada um querendo se dar bem ,levar vantagem.
O brasileiro tinha que defender a liberdade individual, porquê é muitas nações juntas
Eu acho muito bobo falar que o brasileiro não se vê como nação porque "não coloca os interesses pessoais em segundo plano", porque não pensa no bem estar na nação.
Um cara que acorda 4:30, 5 da manhã pra pegar busão as 6 pra ir trabalhar longe de casa numa profissão que não é a que ele queria, que tem que aguentar xingo e desrespeito dos outros, pra chegar em casa as 20, 21, pra ter uma hora ou duas com a família e isso pra ganhar um salário que não abrange todos os gastos básicos e se preocupa ainda com o aluguel do mês... Bem papo bosta, hein... Se o cara faz tudo isso e ainda permanece no Brasil, pra mim isso é muito mais patriota.
É fácil ser patriota na Europa, nos Estados Unidos, no Canadá, onde você recebe bem pelo que faz, onde tem esgoto pra quase 100% da população, onde tem oportunidade de trabalho e possibilidade boas de se qualificar.
É bom sair um pouco da bolha dos 10% dos brasileiros e lembrar da realidade da maioria dos brasileiros. Não vem falar de falta de patriotismo, meu querido
Você não entendeu nada.
Cara que aguenta tudo o que você falou, não é patriota por isso. Ele aguenta tudo isso porque não tem outra oportunidade. É isso ou passar fome. Os que tem mais conhecimento, simplesmente vão embora do país. Os que não tem, se submetem.
Ele não se sente mais "brasileiro" por acordar às 5, e nem por pegar transporte lotado. São justamente por causa desses problemas, que o brasileiro tem menos senso de nação. Parece que tudo é contra ele, tem que matar um leão por dia, o individualismo e a luta pela sobrevivência aflora. Isso não cria nele um senso de grupo.
Fora os outros problemas como: educação ruim, não saber nada sobre a história do próprio país, políticos que só defendem interesses próprios, etc.
Sou brasileiro de corpo e alma pra mim o Brasil e tudo
Esse é o motivo dos Símbolos Nacionais,
A Bandeira, o Selo, o Brasão e o Hino Nacional.
Estes elementos soltos não trazem este sentimento. Como o entrevistado falou, tudo isso fica sem sentido se não se conhece a história. Eu fui ter prazer em saber a história depois de "velho" e reconheço que o ensino de história é pífio nas escolas.
todo dia, quando pago imposto é pela nação
Não bastasse isso, ainda vem uma galerinha "boazinha" pra poder semear a discórdia e a separação de tudo que jeito e forma.
O Brasil e os brasileiros estão tão fragmentados que se potências estrangeiras fizer aqui o que fizeram no Afeganistão, é bem capaz do Brasil desmoronar por dentro mesmo.
O oriente é uma barril de pólvora, mas devemos reconhecer que as famílias por lá são muitos numerosas é um povo que sabe de sua história e tem descendência em comum, por mais que haja muitas tribos.
Por conta disso, é muito difícil vencer uma guerra contra países e nações como o Afeganistão por exemplo.
Eu fiz isso, professora de alfabetização em escola de periferia em BH e depois num grupo de Quilombolas na Amazônia. Por acaso tenho 3 nacionalidades mas a PRIMEIRA SEMPRE É A BRASILEIRA!
Acredito que se o Brasil se dividisse seria melhor
depende. a longo prazo, para o indivíduo comum sim. para os políticos e seus amigos, não.
Não seria não
Eu tenho uma leve impressão que sim, dois ou quatro estados soberanos formando algumas novas federações!
@@andersonmaciel5532 seriam países menores e pobres assim como a maioria da América Latina... O Brasil só é um pouco mais ''rico'' justamente pelo seu tamanho
@@GuguSilva. A maioria dos países da América Latina já tem Pib per capta maior que o do Brasil, e até a Australia com população menor que São Paulo teve um pib nominal maior que o Brasil
Achei o questionamento apropriado. Só faltou cada um dos dois dizerem o que fazem nesse sentido pelo Brasil.
Vejo nos EUA políticos famosos, atores pessoas comuns atuando conjuntamente em favor de.um grupo é aqui não temos isso. Quando alguém faz algo pelo próximo é considerado uma pessoa muito boa. Como se fosse algo fantástico ajudar o próximo e não obrigação.
Eu faço isso e conheço várias pessoas do meu relacionamento q o patriotismo está aflorado.
Pais que mais paga imposto e menos recebe algo em troca , como ter um senso de nação assim ?
Sorte q eu consegui ir embora desse li..xo, onde eu estou quando vejo brasileiros vindo passear consigo perceber pq o país nunca vai ir pra frente....
Porque a gente faria algo pelo Brasil se o país parece que joga contra a gente....
Pergunte a QUALQUER EMPRESARIO qual a parte mais dificil e que mais incomoda em um negocio. E ele vai responder "O estado/governo"
O video fala de identidade nacional e não sobre impostos.
@@arthurdayne4617 Voce não tem identidade nacional em um pais que bate em vc com cachorro morto
Quem joga contra o brasileiro são os políticos.Na política só se reúnem pessoas de caráter duvidoso,que procuram somente levar vantagem.O brasileiro gosta muito de ser enganado.
@@marceloalvesnascimento4947 Já entrou no Twitter o povo (os esquerdista né) realmente odeia empreendedores e quem ganha dinheiro....
As pessoas são a favor de jogar contra quem faz dinheiro.
Os politicos são o espelho disso.
um indivíduo mediano em uma micronação como Liechtenstein ou Mônaco, tem um padrão de vida que é inalcançável pra grande parte dos brasileiros. estatisticamente as micronações tem os maiores pib per capita, idh, etc. essa história de pertencer à uma grande nação é balela. a longo prazo brasileiro comum se beneficiaria e muito da separação do brasil em vários países.
mas, e páises como EUA, AUSTRALIA que são grandes e ricos?
@@cris0910able eua é a única exceção que é grande e possui um pib per capita alto. Austrália é grande em território, mas em população, não tem nem 15% da população do brasil. eis o top 10 pib per capita segundo a onu:
posição - país - pib per capita
1- Mónaco - 185.835
2- Liechtenstein - 179.258
3- Luxemburgo - 117.370
4- Bermudas - 101.208
5- Macau - 86.355
6- Ilhas Caimã - 85.474
4- Suíça - 82.709
5- Noruega - 81.336
6- Irlanda - 79.415
7- Islândia - 76.867
8- Catar - 68.794
9- Estados Unidos - 62.918
10- Singapura- 62.721
destes 10 , dá pra perceber perceber tirar algumas características em comum. território pequeno, liberdade econômica, livre fluxo de bens, serviços e capitais. características diametralmente oposta do brasil, paquidérmico e vagaroso.
@@leonardmath entendi
ao meu ver, pra alguém que é um cidadão comum, melhor ter um alto padrão de vida em alguma micronação, do que morar em um país super-poderoso com bombas atômicas, porta aviões, icbm's e ter uma vida de muitas restrições. vide índia e china por exemplo.
@@leonardmath entendi
Para! A gente faz isso sim: NA COPA DO MUNDO! huehuheuheuhe
(falou a menina que esta tirando cidadania italiana e esta na Inglaterra 😂)
Brasil nunca será uma nação de verdade enquanto não reconhecer, conhecer e valorizar na mesma proporção todas as suas raizes (europeia, africana e indígena). Nosso DNA, valores, costumes, lingua, cultura é fruto principal de todas elas.
Nosso valores sao ocidentais europeus,Direito Romano/Filosofia Grega/Cristianismo,nossos costumes e lingua também,assim como nosso DNA é de maioria europeu,só a cultura que é divisiva e separada,se voçe tem um pai´s separado,voçe tem um país fraco.
Vai pra roça pra vcs conhecerem o Brasil real ou cidades do interior, cidades polo
em que ponto você quer chegar?
Pelo visto você não entendeu o que foi abordado no vídeo.
Áudio baixíssimo
Esse é um grande problema!
falou tudo, sem tirar nem pó
O brasileiro aceita bovinamente as ideias q fragmentam sua unidade nacional e se acha malandro.
Mas admira o gringo q faz...
Regionalismo >>>>>>>>>>>>nacionalismo.
Pessoal alienado é complicado
@@GustavoSouza-gf6ty Só falei o que os brasileiros pensam de nós.
@@arthurdayne4617 eu e você somos brasileiros, e somos a cabeça e o coração e não a calda. Eu não ligo pra gente ignorante pois quem não são a maioria
É o oposto
Mas esse sentimento de nação já existiu no Brasil, mas se perdeu com o tempo.
Manos!? Todos os áudios dos cortes, estão muito baixos!!!
E qndo entra uma propaganda aqui, parece uma gritaria!!! Kkk
Ps. O cel está no talo!!!
@Riquelmo Afonso Avelar Ferreira ... não!... é essa entrevista do HOC!
A gente não é nacionalista, o problema comeca aí.
Faltou uma guerra que unisse o Brasil. Seja civil ou que colocasse em risco nossa independência. Até nossa independência foi "fácil" perto da de outros países
Mas houve, a guerra do Paraguai, foi quando de fato surgiu um sentimento de nação.
@@andersoncambises4691 Guerra do Paraguai nunca ameaçou de fato o Brasil. Tinhamos muito mais recurso que o Paraguai. Mas concordo que ajudou um pouco. Acredito que se tivéssemos uma guerra contra Portugal, como teve EUA x Inglaterra e depois uma guerra civil monarquistas x republicanos, esse sentimento nacional teria explodido igual aconteceu com os EUA onde geral tem uma bandeira nacional na porta de casa.
@@playboxchannel4735 Mas tudo meio que aconteceu, mas foram batalhas pela independência e uma tentativa de reação ao golpe da república que virou um massacre por parte do governo republicano.
@@andersoncambises4691 Mas foi em pequena escala, pequenos distúrbios. Nada tomou proporção Nacional. Na independência, teve alguns conflitos mas o Brasil pagou pra Portugal e ficou safe. Na golpe da República, o imperador não quis reagir pra não derramar sangue brasileiro sendo que a Marinha se manteve fiel ao imperador e era mais organizada e mais forte que o exército que só tinha se profissionalizado msm no Paraguai.
O povo que menos tem identidade com a região onde vive é aqui no Rio. A maioria das pessoas não sabem nem a bandeira do Estado ou da cidade, muito menos o hino. Eu me enquadro nelas kkkkkk tmj
Por isso o estado está destruído.
HOC confundiu MUITO as coisas aí. Quando cada indivíduo vai lá e dá o seu melhor, de forma honesta, já está fazendo o melhor pro país. Problema é que temos um Estado corrupto e um povo passivo.
Ele está dizendo que é mais do que isso. Fazer o melhor pro país é muito mais que dar o seu melhor.
Boa tarde.. cultura diferente, d cada estado e uma coisa,no mundo todo,ter cultura diferente dentro d seu país,w normal... a única forma dos brasileiros valorizar o Brasil,e eles ir mora la fora,e ser rejeitado pelo europeus, aí ,vao aprender valorizar o Brasil,
O volume tá muito baixo
Pq me sacrificaria por um povo que só quer tirar vantagem dos outros? "Jeitinho brasileiro" estraga qualquer sentimento de patriotismo. Não dá pra confiar, até em tragédias aqui as pessoas tiram vantagem.
Bom eu se fosse voce me isolaria porque oque voce falou é verdade, eu acho que devemos excluir das nossas vidas, as pessoas que gostam desse jeitinho.
Generalizando 220 milhões de pessoas.
Vou te dar um exemplo real. São Paulo envia pra Brasília mais de 700 Bilhões em impostos federais e recebe de volta 40 Bilhões. Como vc acha que o paulista se sente???
@@abranco4523 não ligo para o que pensam os paulistas. Tem que ajudar sim desenvolver as outras regiões, o problema é Brasília, essas merdas de políticos que tem salário alto, muitos benefícios e ainda roubam.
@@abranco4523 bom sempre foi assim infelismente. Antigamente quem enviava mais dinheiro era a regiao nordeste. Eu sou do norte e acho que isso deveria acabar e permitir os usos da floresta amazonica ou ate desmatar para o plantio agricola.
Parabéns, Vilella!
Mandou muito bem nos argumentos!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Boa tarde os brasileiros, rejeita seu povo,e ama quem vem d fora, isso e muito Ruim,si dão valor ao Brasil, quando vão mora lá fora, agora estão mais forte,são contra a Globo,a classe artista, mesmo na época do Regime militar si valorizava a classe artista,e no Sul d Brasil, até hj eles si acham europeus, quando vão pra Europa,são rejeitado, isso e da muito mal ao país,...a Anita não é minha cantora preferida,mas ela ganhou prêmio lá fora,e eu achei ótimo,q bom........... depois da olimpíada da matemática robótica,em q os nordestinos lidera o ranking,deminuio o preconceito,pq na olimpíada da matemática,quem manda o conhecimento,o cérebro,e não o sotaque....... vários países vizinhos,já ganhou prêmio, quando o Brasil é indicado,o próprio brasileiro vota contra...e esse sentimento agora está mais forte,cm o tal patriota
Professor Olavo de Carvalho falava muito disso
O cara q se diz separatista não se imagina numa republiqueta de bananas e feliz.
Como vou dar minha vida pela nação se no Brasil tem políticos corruptos e foi o ultimo a acabar com a escravidão
Eu acho que esse cara nunca passou fome e nem foi numa favela bem pobre. Ele apenas leu um monte de livros.
isso ai mesmo. a sensação é de estar tomando rasteira o tempo todo, olha quem são os favoritos pra ganhar a eleição, nao da pra isso ir pra frente, esquece. Eu gostaria que ele explicasse a Alemanha nessa questão, pois é um dos países menos patriotas do mundo pelas merdas que aconteceu 70 anos atrás.
Na verdade são bem patriotas ainda(pelo menos a comunidade jovem), não sei se é por ego, mas muitos deles se acham superiores so por serem alemães, talvez o nacionalismo deles deva ser pelo orgulho de serem um pais desenvolvido ns, mas chega a ser muito irritante as vezes😤
O brasileiro é muito mais regionalista do que patriota.
Eu sempre coloco o Brasil em primeiro lugar
Tem muitos povos diferentes no Brasil, talvez seja isso
Nada a ver
@@Felipe_Silva-f3p tudo a ver, é exatamente isso o problema
@@fernando4885 e nos EUA nao ?
HOC acertou nessa.
Se eu não tivesse cursando administração, estaria fazendo geografia!
Exatamente, eu mesmo que sou Curitibano não me identifico com nenhum nordestino, carioca ou mineiro por exemplo. São como se fossem povos de outros países.
Curitibano = NAZISTA
mineiro e nordestino = seres humanos
Verdade, não há identificação entre os povos, é só ver a guerra entre paulistas vs cariocas e nordestinos, não somos o mesmo povo, é forçar demais
O Brasil é uma nação africana, isso é o que nos une!
Áudio horrível
doei 4 anos da minha juventude ao Exército. não me arrependo. mas não faria outra. sem chance
Haverá muitas coisas no mundo em breve e o Brasil será a única nação próspera , assim se tornando a maior , potência , mundial , isso começará apartir do ano que vem .
Acho bem difícil em amigão
23h:59: Sou Patriota.
00:00: A saída é o Aeroporto.
Eu discordo, o Brasil ainda não falhou como nação e apesar do careca ai nosso pais está melhor do que muitos outros países
não falhou teu nariz, iludido, olha a guerra que é entre paulistas vs cariocas e nordestinos, acorda pra vida, não somos o mesmo povo, sacou? quer que eu desenhe?
Não acredito que o hoc tenha prioridade pra falar sobre isso, pq se ele pudesse venderia a nação inteira pro EUA
Nesse caso, a culpa é do sistema falido de ensino! Que ao invés de ensinar a história de verdade, nos ensinou uma história invertida!
a história de verdade é que os africanos vieram pra cá por que quiseram? coisas desse tipo?
E quem é a nação? Meu bairro, cidade, os políticos, os comerciantes?
O problema é que essa grande família, alguns são mais privilegiados que os outros
Vitimismo é o problema
Esse cara é muito fanfarrão kkkkkk essa idéia dele de nação não existe e nunca existiu
KKKKKKKK então é de duas, uma: ou muitos especialistas, historiadores, geógrafos, sociólogos estudaram errado (assim como eu incluso), ou você deveria aprender mais. Conhecer mais outras culturas, viajar mais.
Não sabemos a nossa história, agradeçam ao Paulo Freire, Brizola, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Jonh Dewey e Gramscy.
Kkkkk parece quê tú também não sabe nada sobre história. Da uma olhada no modelo escolar que o Brizola criou no Brasil e busca as referências de Paulo freire até em Havard, mesmo o método dele de educação de adultos nunca tendo sido aplicado aqui
O problema não é nem conhecer, o problema é que nossa estoria é fraca, fragil, vazia, pq somos um povo covarde e sem iniciativa, por isso nunca tivemos guerras, revoluções, guerra-civil, e nossa estoria é pobre. Um país com poucas conquistas, por ser neutro demais nao tem rivalidades, nem competitividade, e nao gera no povo sentimento de disputas e nacionalismo, de querer vencer.
@@andersonaugusto3437, resolveu? Vc mora no RJ? "Tú"?
@@thiago5372 o Brasil ja teve revoluçoes e guerra civil
@@AluisioP50 Quis dizer, padrão FIFA, eventos gigantes, de grande escala, que marcam historias. Não revoluções de taubaté
Brasil: A Última Cruzada.