Voei no Caravelle em 1973, com a Cruzeiro, de Cuiabá a Manaus, aeroporto da Ponta Pelada. A Cruzeiro fazia com o Caravelle essa rota São Paulo (CGH) - Cuiabá - Manaus e a denominava na publicidade do lançamento de " A grande reta". Os Caravelle foram substituídos pelos trijatos Boeing 727 nessa rota, que ainda seguia a Belém. Aliás, próximos a aeroportos de Belém e Porto Velho, por exemplo, havia hotéis da rede Selton, com participação acionária da Cruzeiro.
Excelente! Uma aeronave de fuselagem robusta! Para quem acha que não havia tecnologia na década de 50 eis aí o grande exemplo da aviação. Avião fantástico!
Parabéns pela excelente matéria. Tinha o sonho de ser piloto, mas não foi possível, sendo que trabalhei na Varig no Aeroporto Intl. Eduardo Gomes, em Manaus. Na infância, eu adorava deixar e receber meu pai no Aeroporto de Ponta Pelada, onde hoje é a Base Aérea de Manaus, próxima à Feira da Panair, onde em 1973 ocorreu o fatídico acidente com o magestoso Caravelle. A todos os aeronautas brasileiros, a minha saudação e respeito.
Boas recordações. Era criança e era apaixonada por esse avião. Na época , meu pai era militar da aeronautica e sempre me levava na torre de controle. Eu queria ver o Caravelle sempre. Até que um dia fui à Porto Alegre nesse avião. Jamais vou esquecer.
Parabéns, mais uma vez Captain Bob! Show!... Tive a oportunidade de voar no Caravelle da Cruzeiro... o CJD... trecho SSA-GIG... ele tinha um freio aerodinâmico que fazia o avião vibrar antes do pouso... o piloto reportava isso aos passageiros. Nesta época (1974) a Cruzeiro oferecia jantar com talheres de metal... Espetacular!!!
Meu primeiro vôo foi em 1969 num Caravelle da Cruzeiro no trecho CGH-GIG. O prefixo da aeronave era PP-PDS e ela pertencia anteriormente à Panair do Brasil. Obrigado pelas boas memórias Captain Bob.
Nas décadas de 60 e 70 morava próximo ao aeroporto de Congonhas e todo mundo sabia quando o Caravele decolava pois balançava todos os bairros em volta como um barulho que mais parecia um trovão. Em 1968 voei no Caravele da Cruzeiro ida e volta de Sampa para Buenos Aires, uma aeronave maravilhosa!!
Parabéns Robert esta reportagem esta mesmo fantástica, eu via sempre o Caravelle da Cruzeiro nas tardes de domingo em Congonhas em 1971/72 ,Abraço meu Amigo
Gostaria de comentar algo, talvez nem seja importante, mas prá mim é pois nunca mais esqueci, está gravado nas memórias para Sempre. Estava no 2° ano escolar, uma garotinha mirradinha!! Fomos em uma "excursão escolar" para visitar um Lindo Avião da Cruzeiro 💙🤍 entramos para conhecer por dentro as poltronas, um Gentil Comandante na Cabine nos explicando os Comandos. E então, saímos e retornamos para a Escola. Foi em Congonhas ❤ Inesquecível. Tempos tão Lindos. A Cruzeiro era Linda Demais. Saudades !! 💙🤍
@@marcioalvares6483 Sim isso faz tanto tempo. Num tempo em que jamais imaginávamos um dia ter um Celular que hoje registra Tudo. Maq. para fotografar era difícil quem tinha. Foi um Momento Especial, muito bonito pelo qual eu passei, por isso tratei de guardar na memória, para nunca mais me esquecer. Grata por me escrever. 🙏
É importante sim porque são fatos que ficam marcados para sempre na nossa memória afetiva! Quantos não seguiram a carreira na aviação depois de uma visita dessa?
@@ricardodimassilva Grata por me escrever Ricardo. Eu fui uma das pessoas que não saía de Congonhas. Além de morar no Jabaquara e poder ver tudo, todo Domingo ía com os Irmãos para apreciar. Qdo tinha aquele espaço para Observadores. Era Lindo demais. Pena, o espaço fechou prá sempre 😥 Minha Paixão pela Aviação vêm desde pequena.
Muito bom o vídeo ,me trouxe muitas lembranças morávamos em SP em frente a ala oficial de Congonhas me recordei de inúmeros pousos com paraquedas e muitas decolagens ,obrigado ,abraço a todos que assistem o canal .
Muitas lembranças boas! Foi em 1959 a minha primeira vez que estive próximo um avião a jato (e ouvi, foi um estrondo só), tinha 4 anos, quando um dos primeiros da Varig sobrevoou a baixa altitude Estrela - RS, provavelmente obra do comandante Joas, natural da cidade. Um abraço a todos
Conheci o Caravelle no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre inclusive algumas vezes usando paraquedas. Tempos depois o meu pai me levou de Caravelle até São Paulo devia ter 9 ou 10 anos O voo foi impressionante pela sua tranquilidade, sem turbulência e sem vibrações e o nível de ruído baixo. Em São são Paulo uma tia me pegou para me levar até o Rio de Janeiro e esta segunda perna fui de DC-3. Aí que senti a diferença e isto ficou marcado para sempre. Já voei em muitas aeronaves, toda família da Boeing até no 747-800 e na família Airbus até no 380 . Mas o voo no Caravelle ainda me lembro.
Valeu Bob! O 1o jato que ví na vida foi um deles pousando em CGH e acionou o paraquedas. Agora, pelo seu filme sei que era da Varig. Meu 1o vôo foi num da Cruzeiro (1968) que eu IMAGINO ter sido da Panair porque o interior (poltronas e tapetes) era vermelho. Outra lembrança: O ruido dos motores era inacreditável. Tremiam vidraças, interrompia-se conversas e simplesmente esperava-se passar. Acho que só os one-eleven faziam tanto barulho.
O BAC One Eleven seria mais ruidoso ainda. O Caravelle estava equipado com reactores Rolls Royce Avon; o One Eleven estava equipado com Rolls Royce Spey, mais potentes, aliás viriam a equipar os Phantom Britânicos embora não fossem superiores ao J-79 original Americano. Questões políticas apenas... Nessa época ninguém queria saber de barulho. Todos os jactos da altura poluiam imenso, gastavam imenso e eram ensurdecedores. 😲🕪 E mais rápidos, também...
Sensacional ! Lembro dos Caravelles em Congonhas e como era legal assistir os pousos e decolagens lá no deck de observação que tinha antigamente 😊 Abraços.
Esse avião é espetacular. É o jato puro mais bonito, com a aerodinâmica mais invejável, como foi comprovado pelo relato do Cmte. Souza Pinto. Sendo francês, não era pra ser diferente: não há nação que construa aeronaves com perfil aerodinâmico mais avançado que eles. Em tempo, todos os Caravelle I da VARIG foram convertidos pra série III com a melhora nos RR Avon.
A característica mais importante do Caravelle foi sem dúvida ser o primeiro avião a instalar os reatores na cauda perto da deriva, solução que passou a ser usada até hoje em todos os jatos executivos e de pequeno e médio porte. Uma das vantagens é uma cabine muito mais silenciosa.
Nos anos 90 eu ainda via passar o Caravelle da Finnair duas vezes por semana, na descida para Lisboa. A TAP também os operou. Foi o seu primeiro jacto e o único operador que exibia a inscrição _Caravela_ e não _Caravelle_ na _nacelle_ dos reatores. Nessa altura a TAP disponibilizava uns sacos de mão em napa vermelhos e brancos com o seu logotipo. Aparentemente pareciam cilíndricos, mas na realidade a sua secção era suavemente triangular... como as janelas do Caravelle. 😀 Hoje em dia esses sacos são artigos de colecção.
Voei no Caravelle entre o Rio de Janeiro e Belém. Eu era criança na época, mas a identificação positiva do avião se dá pela lembrança de embarcar pela escada ventral do avião, sendo o Caravelle o único avião na época operado no Brasil com esta característica.
Eu voei algumas vezes no Caravelle de Belém ao Rio de Janeiro pela CRUZEIRO, onde meu pai, MAGALHÃES, era Gerente do Aeroporto de Val-de-cães. Saudades. Belo avião.
Minha familia imigrou para USA em 1961 quando tinha 12 anos, hoje tenho 75 ainda em USA. Alembro na decada dos 60 vendo o Caravelle no aeroporto KORD O'Hare em Chicago com cores da United Airlines. A United foi a unica companhia da America do Norte que comprou o Caravelle, eu nunca voei num, quando o Boeing 727 e 737 chegou, la foram os Caravelles!
Exatamente! E o voo de demonstração para a United foi feito com um Caravelle da Varig, entre Nova York e Chicago. Era para pousar em O'Hare, mas pelo mau tempo, alternou Midway. Abraço!
@@ASAAviationSpaceATC Quando cheguei de Sao Paulo para Chicago em 1961 a rota era Congonhas, Rio, Belem, Trinidad, e New York por VARIG Constellation. De New York para Chicago era tambem Constellation, mais da velha TWA, e tambem em Midway nao por causa do tempo, mais o O'Hare era bem novo somente abriu recentemente e nao ainda operou todos os voos, obrigado e abracos de KORD!
@@dc10fomin65 Olá! O Caravelle passou a fazer voos para Nova York. Num deles, a Sud Aviation pediu a Varig emprestado para apresentar a United. Estava realmente programado O’Hare, mas acabaram pousando em Midway devido restrições meteorológicas. É o que relataram na época. Obrigado pela mensagem e o carinho pelo canal ASA. Forte abraço!
Não há muito o que mudar nos aviões, precisam de asas e fuselagem, superfícies aerodinâmicas, trens de pouso... só mudaram os tamanhos como o gigante 747 da Boeing e o A380 da Airbus. Fui Comissária por 10 anos, aviões são fascinantes!
Em São Paulo,no bairro de Santo Amaro,eu vi muitas vezes em 1959 a passagem de Carevelles ,pois aquela posição que eu morava,era a perna do vento da cabeceira 34 ,naquele tempo.
Parabéns pelo video. Voe de Caravelle no voo 105 da Cruzeiro que fazia Rio-Manaus com escala em Belém. A curiosidade daquele voo é que o horario da decolagem era às 00:01hs e muita gente comparecia para o check-in com 24 horas de atraso
Lembro de um filme com a Vanderleia onde aparecia o Caravelle da Cruzeiro. Fui no cinema umas tres vezes pra ver o Caravelle e oportunamente a Vanderleia. Nao lembro o nome do filme .mas o Caravelle foi marcante. Infelizmente nunca vi um ao vivo.
Era nosso programa de domingo, quase que obrigatório. Meu pai nos levava para Congonhas, eu e meu irmão mais novo, para ficar na prainha, aquela que ainda era coberta e ficava no andar de baixo do restaurante, víamos várias aeronaves à pistão, algumas já turbo-hélices, e o imponente Caravelle, naquela primeira pintura da Cruzeiro, faixa verde amarela na deriva, maravilhoso. PS: Esse vídeo da operação no Gabão é espetacular. Bob, saberia dizer se atingiram o break-even, com apenas 282 produzidos?
Demorou, mas veio a resposta. Segue texto enviado pelo Flávio Amaral, do AeroMuseu. A produção foi encerrada em 1972, com dois protótipos (F-BHHH e F-BHHI, que veio ao Brasil em 1957) e 280 aeronaves de produção. Break-even point atingido com 200 aeronaves. Em 1º. de dezembro de 2004 a EADS pediu o cancelamento do Certificate of Airworthiness. Existe apenas uma aeronave com condições de ser colocada em voo, o que não irá ocorrer. Trata-de do Caravelle III SE-DAI, ex- SAS, que hoje pertence ao Le Caravelle Club, com sede em Estocolmo (ARN). Acredite se quiser, mas o serial number dele é “210”. De tempos em tempos os motores são acionados e recentemente (em 2021) ele taxiou em ARN.
A primeira vez que viajei de avião, o voo seria num Caravelle da Cruzeiro em dezembro 1971, tinha 10 anos Voo SSA/RIO - Dois de Julho - Galeão. Só que o avião teve problemas em Recife. 5h de espera no aeroporto e terminei embarcando em um 727. Nunca voei num Caravelle 😢😢😢
La Belle Caravelle 😍
Excelente vídeo Captain Bob!!! Padrão ASA de qualidade! Bons voos!!!
Obrigado Fábio! Abraço!
mais uma página da história da aviação brasileira. Vale ouro. Parabéns.
Obrigado! Abraço!
Voei no Caravelle em 1973, com a Cruzeiro, de Cuiabá a Manaus, aeroporto da Ponta Pelada. A Cruzeiro fazia com o Caravelle essa rota São Paulo (CGH) - Cuiabá - Manaus e a denominava na publicidade do lançamento de " A grande reta". Os Caravelle foram substituídos pelos trijatos Boeing 727 nessa rota, que ainda seguia a Belém. Aliás, próximos a aeroportos de Belém e Porto Velho, por exemplo, havia hotéis da rede Selton, com participação acionária da Cruzeiro.
Show! Obrigado pela mensagem e informações! Forte abraço!
Eita como o bicho era barulhento 😮
Eu morava no Campo Belo nos anos 50/60 e havia um vôo que decolava domingo de manhã exatamente às 7:00 horas da manhã.
Adeus sono
Excelente!
Uma aeronave de fuselagem robusta!
Para quem acha que não havia tecnologia na década de 50 eis aí o grande exemplo da aviação.
Avião fantástico!
Valeu! Abraço!
Parabéns pela excelente matéria. Tinha o sonho de ser piloto, mas não foi possível, sendo que trabalhei na Varig no Aeroporto Intl. Eduardo Gomes, em Manaus. Na infância, eu adorava deixar e receber meu pai no Aeroporto de Ponta Pelada, onde hoje é a Base Aérea de Manaus, próxima à Feira da Panair, onde em 1973 ocorreu o fatídico acidente com o magestoso Caravelle. A todos os aeronautas brasileiros, a minha saudação e respeito.
@@geraldofrazao4343 Muito obrigado pela mensagem! Forte abraço!
Ouvi muito meu Pai mencionar esse nome "CARAVELLE" quando eu era criança ! Obrigado pelo post e lembrança otima lembrança ...
Valeu! Abração!
Boas recordações.
Era criança e era apaixonada por esse avião. Na época , meu pai era militar da aeronautica e sempre me levava na torre de controle. Eu queria ver o Caravelle sempre. Até que um dia fui à Porto Alegre nesse avião. Jamais vou esquecer.
Que maravilha! Obrigado pela mensagem! Abraço!
Parabéns, mais uma vez Captain Bob! Show!... Tive a oportunidade de voar no Caravelle da Cruzeiro... o CJD... trecho SSA-GIG... ele tinha um freio aerodinâmico que fazia o avião vibrar antes do pouso... o piloto reportava isso aos passageiros. Nesta época (1974) a Cruzeiro oferecia jantar com talheres de metal... Espetacular!!!
Show Paulo! Tempos que não voltam mais! Abraço!
Meu primeiro vôo foi em 1969 num Caravelle da Cruzeiro no trecho CGH-GIG. O prefixo da aeronave era PP-PDS e ela pertencia anteriormente à Panair do Brasil.
Obrigado pelas boas memórias Captain Bob.
Valeu! Queria ter voado no Caravelle! Pena! Abraço e obrigado pela mensagem!
PP PDS era um DC 8 da Panair, não um Caravelle.
O Caravelle foi o primeiro avião no qual voei, lá por 1963, do Galeão pra Congonhas. Um voo inesquecível
Show! Abraço!
Nas décadas de 60 e 70 morava próximo ao aeroporto de Congonhas e todo mundo sabia quando o Caravele decolava pois balançava todos os bairros em volta como um barulho que mais parecia um trovão. Em 1968 voei no Caravele da Cruzeiro ida e volta de Sampa para Buenos Aires, uma aeronave maravilhosa!!
Que boas lembranças! Fantástico!
Boa bela nave com motor na cauda, cada trem com 4 rodas. Hoje seria similar ao E-175 da Embraer...
O nariz do 787 Dreamliner é muito similar ao Comet e consequentemente ao SE210
Muito bom, recordar histórias vividas nesta aeronave , parabéns cmtr bob
Valeu Nilson! Abraço!
Parabéns Robert esta reportagem esta mesmo fantástica, eu via sempre o Caravelle da Cruzeiro nas tardes de domingo em Congonhas em 1971/72 ,Abraço meu Amigo
Bons tempos! Eu era muito criança. Mas, acho que vi uma vez a aeronave em Congonhas. Elas só foram embora em 1979. Abraço!
Gostaria de comentar algo, talvez nem seja importante, mas prá mim é pois nunca mais esqueci, está gravado nas memórias para Sempre. Estava no 2° ano escolar, uma garotinha mirradinha!! Fomos em uma "excursão escolar" para visitar um Lindo Avião da Cruzeiro 💙🤍 entramos para conhecer por dentro as poltronas, um Gentil Comandante na Cabine nos explicando os Comandos. E então, saímos e retornamos para a Escola. Foi em Congonhas ❤ Inesquecível. Tempos tão Lindos. A Cruzeiro era Linda Demais. Saudades !! 💙🤍
Claro quê é importante..ainda mais para uma criança ou pré adolescente de uma época em quê malícia e os valores eram outros.
@@marcioalvares6483 Sim isso faz tanto tempo. Num tempo em que jamais imaginávamos um dia ter um Celular que hoje registra Tudo.
Maq. para fotografar era difícil quem tinha. Foi um Momento Especial, muito bonito pelo qual eu passei, por isso tratei de guardar na memória, para nunca mais me esquecer.
Grata por me escrever. 🙏
É importante sim porque são fatos que ficam marcados para sempre na nossa memória afetiva! Quantos não seguiram a carreira na aviação depois de uma visita dessa?
Oi Regina por aqui também que legal!!! Historia bacana que você contou valeu!
@@ricardodimassilva Grata por me escrever Ricardo. Eu fui uma das pessoas que não saía de Congonhas. Além de morar no Jabaquara e poder ver tudo, todo Domingo ía com os Irmãos para apreciar. Qdo tinha aquele espaço para Observadores. Era Lindo demais.
Pena, o espaço fechou prá sempre 😥
Minha Paixão pela Aviação vêm desde pequena.
Muito bom o vídeo ,me trouxe muitas lembranças morávamos em SP em frente a ala oficial de Congonhas me recordei de inúmeros pousos com paraquedas e muitas decolagens ,obrigado ,abraço a todos que assistem o canal .
Valeu! Forte abraço!
Só videozão Comandante!!!, Muito Obrigado ! abs !
Valeu! Abração!
Relatos sensacionais. Um vintage dos clássicos.
Abraço!
Muitas lembranças boas! Foi em 1959 a minha primeira vez que estive próximo um avião a jato (e ouvi, foi um estrondo só), tinha 4 anos, quando um dos primeiros da Varig sobrevoou a baixa altitude Estrela - RS, provavelmente obra do comandante Joas, natural da cidade. Um abraço a todos
Uau! Bons tempos! 👋
Avião lindíssimo para a época.
Conheci o Caravelle no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre inclusive algumas vezes usando paraquedas. Tempos depois o meu pai me levou de Caravelle até São Paulo devia ter 9 ou 10 anos O voo foi impressionante pela sua tranquilidade, sem turbulência e sem vibrações e o nível de ruído baixo. Em São são Paulo uma tia me pegou para me levar até o Rio de Janeiro e esta segunda perna fui de DC-3. Aí que senti a diferença e isto ficou marcado para sempre. Já voei em muitas aeronaves, toda família da Boeing até no 747-800 e na família Airbus até no 380 . Mas o voo no Caravelle ainda me lembro.
Que legal! Boas lembranças! E que privilégio ter voado no Caravelle e no DC-3! Abraço!
Show de vídeo Captain Bob!!!! O Caravelle era um avião belíssimo e elegante.
Obrigado! Abraço!
Valeu Bob!
O 1o jato que ví na vida foi um deles pousando em CGH e acionou o paraquedas. Agora, pelo seu filme sei que era da Varig.
Meu 1o vôo foi num da Cruzeiro (1968) que eu IMAGINO ter sido da Panair porque o interior (poltronas e tapetes) era vermelho.
Outra lembrança: O ruido dos motores era inacreditável. Tremiam vidraças, interrompia-se conversas e simplesmente esperava-se passar. Acho que só os one-eleven faziam tanto barulho.
O BAC One Eleven seria mais ruidoso ainda. O Caravelle estava equipado com reactores Rolls Royce Avon; o One Eleven estava equipado com Rolls Royce Spey, mais potentes, aliás viriam a equipar os Phantom Britânicos embora não fossem superiores ao J-79 original Americano. Questões políticas apenas...
Nessa época ninguém queria saber de barulho. Todos os jactos da altura poluiam imenso, gastavam imenso e eram ensurdecedores.
😲🕪
E mais rápidos, também...
Show de informações! Isso mesmo, a aeronave era barulhenta. Mas, recordo apenas da operação do BAC 1-11 em Congonhas. Ruído incrível mesmo! Abraço!
Sensacional ! Lembro dos Caravelles em Congonhas e como era legal assistir os pousos e decolagens lá no deck de observação que tinha antigamente 😊 Abraços.
Que saudades do terraço e dos bons tempos....Abraço!
Esse avião é espetacular. É o jato puro mais bonito, com a aerodinâmica mais invejável, como foi comprovado pelo relato do Cmte. Souza Pinto. Sendo francês, não era pra ser diferente: não há nação que construa aeronaves com perfil aerodinâmico mais avançado que eles.
Em tempo, todos os Caravelle I da VARIG foram convertidos pra série III com a melhora nos RR Avon.
Obrigado pela mensagem! Show de bola! Abraço!
Não sei porque me deu saudades da Panair 😊😊😊😊
Obrigado capitain Bob. Maravilhoso.
Valeu Eduardo! Abração!
Top esse avião
Saudações Cpt. Bob, mais uma vez quero expressar minha gratidão por mais este excelente vídeo, abraço.
Muito obrigado pela mensagem! Forte abraço!
Interesanrissimo..., PARABÉNS pelo otimo vídeo ficou muito bom.
Valeu! Forte abraço!
A característica mais importante do Caravelle foi sem dúvida ser o primeiro avião a instalar os reatores na cauda perto da deriva, solução que passou a ser usada até hoje em todos os jatos executivos e de pequeno e médio porte. Uma das vantagens é uma cabine muito mais silenciosa.
Exatamente! Obrigado pela mensagem! Abraço!
Parabéns meu Amigo. Mais um vídeo muito bem feito. Impecável. Grande abraço!
Muito obrigado meu amigo! Forte abraço!
Nos anos 90 eu ainda via passar o Caravelle da Finnair duas vezes por semana, na descida para Lisboa.
A TAP também os operou. Foi o seu primeiro jacto e o único operador que exibia a inscrição _Caravela_ e não _Caravelle_ na _nacelle_ dos reatores. Nessa altura a TAP disponibilizava uns sacos de mão em napa vermelhos e brancos com o seu logotipo. Aparentemente pareciam cilíndricos, mas na realidade a sua secção era suavemente triangular... como as janelas do Caravelle. 😀 Hoje em dia esses sacos são artigos de colecção.
Muito obrigado pela mensagem e informações interessantes! Grande abraço!
Parabéns 🍾🎉 Gostei muito de assistir, recordando velhos tempos!
Obrigado! Beijos!
Parabens pelo episódio: fantástico! 👍👏👏👏👏
Obrigado! Abraço!
Voei no Caravelle entre o Rio de Janeiro e Belém. Eu era criança na época, mas a identificação positiva do avião se dá pela lembrança de embarcar pela escada ventral do avião, sendo o Caravelle o único avião na época operado no Brasil com esta característica.
Obrigado pela mensagem! Abração!
Vídeo sensacional, captain! Só no cala ASA pra termos tantos depoimentos incríveis como estes! 👏
Obrigado! Abração!
Viajei uma única vez entre Genebra e Paris em janeiro de 1977 bons tempos
Esqueci pela Air France
Super top! 👌🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tenho um sonho de conhecer este tipo de aeronave
Gostei de conhecer um pouco mais sobte essa aeronave. Parabéns pelo episódio Robert.
Valeu Marcelo! Abraço!
Eu voei algumas vezes no Caravelle de Belém ao Rio de Janeiro pela CRUZEIRO, onde meu pai, MAGALHÃES, era Gerente do Aeroporto de Val-de-cães. Saudades. Belo avião.
Que legal! Obrigado pela mensagem! Abraço!
Ele foi escolhido o melhor Gerente de Aeroportos do Brasil, entre todas as Companhias Aéreas. Recebeu diploma aí no Rio de Janeiro.
@@mauromagalhaes5624 Meus parabéns! Um orgulho para a família! 👏👏👏👏
Minha familia imigrou para USA em 1961 quando tinha 12 anos, hoje tenho 75 ainda em USA. Alembro na decada dos 60 vendo o Caravelle no aeroporto KORD O'Hare em Chicago com cores da United Airlines. A United foi a unica companhia da America do Norte que comprou o Caravelle, eu nunca voei num, quando o Boeing 727 e 737 chegou, la foram os Caravelles!
Exatamente! E o voo de demonstração para a United foi feito com um Caravelle da Varig, entre Nova York e Chicago. Era para pousar em O'Hare, mas pelo mau tempo, alternou Midway. Abraço!
@@ASAAviationSpaceATC Quando cheguei de Sao Paulo para Chicago em 1961 a rota era Congonhas, Rio, Belem, Trinidad, e New York por VARIG Constellation. De New York para Chicago era tambem Constellation, mais da velha TWA, e tambem em Midway nao por causa do tempo, mais o O'Hare era bem novo somente abriu recentemente e nao ainda operou todos os voos, obrigado e abracos de KORD!
@@dc10fomin65 Olá! O Caravelle passou a fazer voos para Nova York. Num deles, a Sud Aviation pediu a Varig emprestado para apresentar a United. Estava realmente programado O’Hare, mas acabaram pousando em Midway devido restrições meteorológicas. É o que relataram na época. Obrigado pela mensagem e o carinho pelo canal ASA. Forte abraço!
Incrível como um avião de 70 anos atrás é parecido com os atuais!
Não há muito o que mudar nos aviões, precisam de asas e fuselagem, superfícies aerodinâmicas, trens de pouso... só mudaram os tamanhos como o gigante 747 da Boeing e o A380 da Airbus. Fui Comissária por 10 anos, aviões são fascinantes!
Tive a oportunidade no início da década de 70 de trabalhar na Cruzeiro do Sul inclusive no CJA e os outros da frota
Privilégio! Abraço!
Parabéns pelo vídeo. Hoje, quando preciso ficar em SP, fico no edifício Caravelle, citado pelo Cmte.
Nossa, que coincidência! Abraço!
Captain Bob resgatando a nossa historia.
Robert, ainda bem que tinha Eng de vôo pra aliviar a carga de trabalho dos pilotos. Vi muitas vezes aqui no ponta pelada. Abraço
Todos eles nestes tempos…rs Abração!
Meu primeiro vôo na vida, Rio-brasília em 1964 no Caravelle da Panair!
Obrigado pelo ótimo vídeo
Valeu! Abraço!
"No ar, mais um Caravele da Cruzeiro do Sul, aporto no Brasil"
Show
Baita vídeo , parabéns
Parabéns
Valeu! Abraço!
Em São Paulo,no bairro de Santo Amaro,eu vi muitas vezes em 1959 a passagem de Carevelles ,pois aquela posição que eu morava,era a perna do vento da cabeceira 34 ,naquele tempo.
Ótimo video !!!!
@@eduardoortiz1873 Obrigado! Abraço!
Voei no Caravele da Cruzeiro de Congonhas para Buenos Aires em 1968 ida e volta.
Parabéns pelo video. Voe de Caravelle no voo 105 da Cruzeiro que fazia Rio-Manaus com escala em Belém. A curiosidade daquele voo é que o horario da decolagem era às 00:01hs e muita gente comparecia para o check-in com 24 horas de atraso
Caramba! Obrigado pela postagem! Abraço!
Bonito
Lembro de um filme com a Vanderleia onde aparecia o Caravelle da Cruzeiro. Fui no cinema umas tres vezes pra ver o Caravelle e oportunamente a Vanderleia. Nao lembro o nome do filme .mas o Caravelle foi marcante. Infelizmente nunca vi um ao vivo.
Era nosso programa de domingo, quase que obrigatório.
Meu pai nos levava para Congonhas, eu e meu irmão mais novo, para ficar na prainha, aquela que ainda era coberta e ficava no andar de baixo do restaurante, víamos várias aeronaves à pistão, algumas já turbo-hélices, e o imponente Caravelle, naquela primeira pintura da Cruzeiro, faixa verde amarela na deriva, maravilhoso.
PS: Esse vídeo da operação no Gabão é espetacular. Bob, saberia dizer se atingiram o break-even, com apenas 282 produzidos?
Demorou, mas veio a resposta. Segue texto enviado pelo Flávio Amaral, do AeroMuseu. A produção foi encerrada em 1972, com dois protótipos (F-BHHH e F-BHHI, que veio ao Brasil em 1957) e 280 aeronaves de produção. Break-even point atingido com 200 aeronaves. Em 1º. de dezembro de 2004 a EADS pediu o cancelamento do Certificate of Airworthiness. Existe apenas uma aeronave com condições de ser colocada em voo, o que não irá ocorrer. Trata-de do Caravelle III SE-DAI, ex- SAS, que hoje pertence ao Le Caravelle Club, com sede em Estocolmo (ARN). Acredite se quiser, mas o serial number dele é “210”. De tempos em tempos os motores são acionados e recentemente (em 2021) ele taxiou em ARN.
Parabens pelo video ! Alguem sabe como aquele Caravelle desmontado foi parar no Riacho Grande em SP ?
Não tinha essa informação.
Os narizes do S.A.Caravelle e do D.H. Comet não eram apenas parecidos exteriormente. Eram os mesmos... 😀
Autonomia de 1800 km, era bem limitado. Houve grande evolução na segurança e economia.
A primeira vez que viajei de avião, o voo seria num Caravelle da Cruzeiro em dezembro 1971, tinha 10 anos Voo SSA/RIO - Dois de Julho - Galeão. Só que o avião teve problemas em Recife.
5h de espera no aeroporto e terminei embarcando em um 727. Nunca voei num Caravelle 😢😢😢
bacana demais! queimava um combutivel heim!! pouca autonomia
Lindo. Mas os bezels nas janelas dos pilotos eram muito largos.
Ja voei de Caravelle 😊 tou velho 😂
Morávamos perto da reta final do pouso, em Congonhas. Por causa do barulho esurdecedor, vendemos a casa.😮
Caramba! Que coisa...Abraço!
Trabalhava manutenção rádio
O primeiro jato puro a gente nunca esquece.
Foi de CHG para POA.
Não anotei o prefixo...
Legal!
Esse motores não tinham reversores ainda?
Não! Mencionamos no vídeo. Por isso, o uso do paraquedas.
Tem algum voando hoje em dia?
Não mais…só em museu. Abraço!
🛫🛬👏👏👏👏
AVIÃO CARAVELLE RETIRADO DE CIRCULAÇÃO NO BRASIL,DEPOIS DE ACIDENTE NO POUSO NO MARANHÃO COM VÁRIAS VITIMAS FATAIS.
vixi, eu tenho uma maquete de metal do Constellation igual a que ele tem na estante.