Centro White Responde #02 - Ellen White era Racista? (PARTE 1)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 янв 2025

Комментарии • 30

  • @kruguerocaipiraadventista3838
    @kruguerocaipiraadventista3838 3 года назад +4

    parabéns Pastor,continue a trazer luz a tds!

    • @CentroWhite7
      @CentroWhite7  3 года назад +3

      Amém! Compartilhe o fim para alcançar mais pessoas!

  • @CentroWhite7
    @CentroWhite7  3 года назад +4

    Deixe sua pergunta nos comentários, será um prazer respondê-las!

  • @kellescosta
    @kellescosta 3 года назад +7

    Há algum vídeo neste canal abordando o casamento inter-racial ? Tenho enfrentado essa problemática em meu casamento por parte da mãe do meu esposo ( branco).
    Por muitas vezes ouvi na igreja Adventista do Sétimo Dia, por boca até mesmo de pastores e membros, que Ellen White falava que era julgo desigual um preto e branco se unirem em matrimônio. Notei também desde cedo que os pastores em sua maioria se casam com mulheres brancas a essa fala vai se lincando.
    Tudo que li de Ellen White sobre isso até hoje, na verdade achei apenas uma carta, que ela se dirigia a uma jovem para não se unir a um rapaz de pele preta devido as condições sociais da época que enfrentariam e ao sofrimento que sua descendência estaria exposta, entendi que não era uma orientação para a igreja, mas para aquele contexto americano, mas as vezes me penso que entendi errado. Fica difícil lidar com essa declaração, quando a sociedade brasileira tem o racismo em sua estrutura social, e onde a igreja devia trabalhar contra essa maldição acaba por vezes se apoiando nessa única citação de Ellen White para expor seus preconceitos raciais. Vejo sempre usarem esse argumento para fortalecer seu racismo quando a união de preto com o branco ameaça acontecer, falam que julgo desigual por que são raças diferentes, mas se um branco se casa com um oriental por exemplo, a vida segue sem nenhuma objeção, pelo contrário, são elogiados e dignos de " felizes para sempre".
    Por fim, seria um assunto importante de esclarecer, por que tem muita gente, mas muita gente mesmo que tem trazido essa pauta como REGRA DE SALVAÇÃO inclusive.
    Fica difícil quando a igreja leva para seus membros que toda fala de Ellen White é comparada aos 10 mandamentos, a bíblia é clara que a LEI de Deus não deve se transgredir, alguns conselhos tanto dos apóstolos quanto de Ellen não são leis e tem muita gente fazendo os outros se sentir o maior pecador dos pecadores. Eu como preta já pensei em me separar do meu esposo branco só de tanto ouvir essa pressão dentro da igreja e recentemente dentro família dele, onde a pessoa jura não ser racista.

    • @daniel_cearense
      @daniel_cearense 3 года назад +4

      A bíblia diz que quando possível, tende paz com todos os homens. Se essas pessoas as quais vc se refere são tóxicas, se afaste. Vc poderia processar a todos por injúria racial, mas, aí vc decide. O importante é que vc e seu cônjuge são pessoas decentes e que tem ao SENHOR. Graça e Paz!

    • @forromaranhense8503
      @forromaranhense8503 3 года назад +4

      O Mormonismo é ainda pior! Ele diz q preto veio da maldição de Caim sem contar as passagens racistas do livro de mórmon veja 1Néfi 12:23

    • @d.j.3257
      @d.j.3257 2 года назад

      O nível moral e intelectual dos adventistas não é superior, infelizmente, ao restante da população brasileira. Muitos são ignorantes e vis, como qualquer amostra da população. Os mesmos limites de percepção, a mesma falta de conhecimento histórico, os mesmos vícios culturais acabam infestando a mentalidade religiosa. E é algo grave, pois racismo é, sim, tópico de salvação ou perdição da alma. Mesmo sob pretexto de "fator cultural do preconceito" o cristão está sem justificativa ao agir assim. Ellen White foi extremamente prudente na situação, como sempre demonstrou ser. Sendo assim, ainda que algum adventista busque em EW uma justificativa para o não casamento "interracial" nos dias de hoje, pode ter certeza que está diante de um impostor da pior espécie, ainda que "inconscientemente" impostor. Usando um exemplo, alguém deveria incentivar o casamento entre um judeu e uma muçulmana que vivem no contexto das guerras do oriente médio? Sabendo que os dois correriam grave risco de vida e que seus filhos seriam tratados com violência e preconceito pelos dois lados da família? Me parece que não. Mas se uma pessoa aplicar o msm raciocínio a um judeu e uma muçulmana no Brasil, por exemplo, ou na Europa, não fará sentindo algum, apenas estaria usando um pretexto para seu antissemitismo ou sua islamofobia.

    • @d.j.3257
      @d.j.3257 2 года назад

      Basta lembrar da situação dos judeus no Egito e outros impérios. Era uma "racismo espiritual" e racial ao mesmo tempo. Os negros adventistas atuais precisam superar, além do preconceito religioso, o preconceito racial dos próprios membros da Igreja (que possui elementos "egípcios" e "babilônios", pois o joio cresce com o trigo). É muitas vezes desanimador, sim, pode vir a vontade de deixar tudo de lado, mas há sempre a promessa viva de Deus ao nosso lado. Salvo engano, um etíope foi quem ajudou a carregar a cruz de Cristo. Pode ser o caso de extrairmos daí uma lição, por mais difícil que ela seja de ser vivida, literalmente, na pele.

    • @carloshenriqueoliveiralope2292
      @carloshenriqueoliveiralope2292 Год назад +1

      Discordo de forma respeitosa do seu comentário. Sou adventista de berço, sempre participei de cultos e por muitas vezes indicado para exercer cargos de confiança na Igreja local e SINCERAMENTE seu comentário NÃO corresponde com a realidade da igreja que congrego desde infância (Tenho 39 anos). Talvez porque nossos membros utilizam o método que CRISTO deixou para INTERPRETAR as Escrituras(Lucas 24:27,44,45) da FORMA CORRETA ver (ATOS 17:26).

  • @lima7leandro
    @lima7leandro 3 месяца назад

    19:04, os negros fizeram parte da liderança da igreja. Não vi nenhum negro nas imagens. Td bem que está em preto e branco, porém os traços são de homens brancos. Ex: nariz fino

  • @sergioborges4202
    @sergioborges4202 21 день назад

    Não é porque algo está escrito em um jornal que deve ser automaticamente considerado uma verdade. Infelizmente, em mãos mal-intencionadas, até o passado pode ser distorcido. Podemos observar, no caso dos adventistas, a tentativa de criar retóricas para reescrever a história em detalhes simples, como nas fotos de sua 'profeta', idolatrada pelas ilustrações em seus livros, revistas e igrejas, na tentativa de transmitir uma imagem de santidade.

  • @kellescosta
    @kellescosta 3 года назад +6

    Por que nos filmes da igreja então não mostram e nem falam dessas pessoas negras? 🤔 Fica parecendo que foram incluídas depois pra igreja não continuar com a imagem racista que sempre impuseram sobre ela como em muitas outras denominações...

  • @EdimilsosDaSilvaSantos
    @EdimilsosDaSilvaSantos 2 месяца назад

    Na minha opinião nunca existiu escravo existia pessoa escravizada

  • @marcelohenriqueoliveirasil8425
    @marcelohenriqueoliveirasil8425 Год назад +2

    Eu queria ouvir o que a Ellen falou e não sobre história.

    • @MyAnnaclaudia
      @MyAnnaclaudia Год назад +2

      Veja a segunda parte. Primeiro tem que falar do contexto histórico do país.

  • @marcoosroodrigues
    @marcoosroodrigues 3 года назад +3

    Vídeo de grande importância! Para desmistificar as acusações que as pessoas fazem contra Ellen White. Contudo, gostaria de pontuar uma questão: acho muito problemática essa fala de tentarmos associar práticas humanas aos animais. No caso,
    "eles exageravam e massacravam as pessoas como se fossem animais 8:35".
    Caso se refira ao sujeito passivo, que sofria com a prática:
    então se fossem animais ali, poderiam ser massacrados/explorados?!
    Não há como comparar, porque nenhum ser deve sofrer deste modo.
    Caso se refira ao ativo, que pratica o massacre, também não se compara a um animal, porque os animais não maltratam uns aos outros de forma sádica, tal como o ser humano faz.

    • @CentroWhite7
      @CentroWhite7  3 года назад +3

      Obrigado, Marcos! Sem dúvidas, nenhum animal merece ser massacrado, assim como os animais não agem dessa forma com os demais da sua espécie.
      Infelizmente, entretanto, os seres humanos agem assim com animais, o que não deveria ocorrer. Além disso, os senhores de escravos agem como seres irracionais nestas situações, ao tratar seu semelhante como fazem com animais indefesos. Ambas as atitudades são reprováveis.
      Que Deus te abençoe, irmão!

  • @Sadinoel1982
    @Sadinoel1982 2 года назад +5

    Sim, extremamente racista!!!

  • @manoeldossantosrodriguesro7340
    @manoeldossantosrodriguesro7340 Год назад +2

    O que é que esses pastores adventista não fazem para defender e resguardar essa falsa profetiza

  • @ManoelDias-ms7ox
    @ManoelDias-ms7ox Год назад

    Os livros e revista da IASD párece a Europa.