Tenho 69anos, nascida de família super católica,batizada,casada,os meus filhos também, mais dentro de mim nunca acreditei nas religiões, acho tudo uma grande bobagem,acreditar em Deus, jesus, padre, pastor etc.mais nunca tive ninguém pra conversar sobre isso,na família,amigos, todos são católicos ou outras... que bom que temos canais pra saber que não estamos só.
O que te faz acreditar que tudo surgiu naturalmente? Quais são as evidências que sustentam sua crença no fato do mundo não ter surgido intencionalmente? Como você sabe se não é o seu pensamento que é uma grande bobagem?
@@luciamariasilvapedrosa114 a senhora está certa. Crenças religiosas são resquícios do homem primitivo que chegou até nós por tradição, crenças passadas geração após geração, sem questionamento, sem quaisquer evidências que a suportam. Crenças religiosas são irracionais, infantis.
@@luciamariasilvapedrosa114 ninguém sabe como surgiu o universo. A ciência com base em evidências aponta algumas pistas. Já a religião por sua vez, que nos convencer sobre os seus delírios, sem qualquer base empírica, observável. Talvez a humanidade nunca terá uma resposta conclusiva/satisfatória sobre a origem do universo, mas se slgum dia tivermos uma resposta, com certeza virá pela ciência e não por crenças infantis, primitivas, supersticiosas.
Caro garoto, fantástico seu trabalho, você é uma das pessoas que ainda nos faz acreditar que a humanidade terá um futuro melhor, tenha 67 anos, e frequentei a igreja católica para em respeito aos meus pais que eram italianos então você já sabe, mas sempre fui um ateu convicto.
@@marialuizaponcianocampos5608 E que futuro tem o religioso também? se tudo termina em nada. Essa vida é igual pra todos, não existe ninguém privilegiado.
Acreditar ou não acreditar na existência de Deus será sempre uma questão subjetiva de sentimento; para alguém ter certeza da existência ou da inexistência de Deus, ele teria que conhecer e compreender todo o Universo em toda a sua extensão e possíveis planos, desde a sua origem; todas as leis que o governa(ra)m, incluindo as leis imanentes - que “explicariam” sua origem no caso de Deus não existir -, desde o seu início etc. Crentes e ateus são igualmente crentes... um acredita que Deus existe mas não pode provar. O outro que não existe, mas também não pode provar.
@@polímatasolitário Melhor seria se as pessoas reconhecessem e admitissem que não tem certeza da existência de um Deus, mas as pessoas que acreditam afirmam com certeza a existência de Deus, mesmo sem evidências e provas nenhuma, só a crença no ser invisível é a prova que eles tem.
Eu não diria que houve um momento em que percebi que a religião em que eu estava (no caso, a cristã católica) era falsa, mas que nenhuma religião, por tudo o que conheço, resiste ao escrutínio da razão. É como o ex-pastor do vídeo demonstrou, de forma bem serena e metódica. Basicamente, fiz um trajeto semelhante ao do ex-pastor e hoje não há mais como admitir que um ser metafísico guie minha vida e possa me inspirar uma moral que eu, por mim mesmo, não consiga discernir se envolve bons ou maus valores.
Eu tinha não entendia porque tinha que terminar as orações com, "em nome de jesus" amém, se ele era o próprio Deus. Eu como compositor andei mexendo nas letras de minhas músicas pra adaptar ao sistema, achava estranho porque fui criado numa assembleia de Deus e me desgarrei do rebanho passei da adolescência até 32 anos no "mundo" mas por ter medo de ir pro inferno, meus eis cunhado me convenceu a voltar pro senhor, fiquei alguns anos e saí novamente então percebi que não era a religião que moldava o meu caráter pois eu sempre tive um comportamento estável tanto dentro quanto fora da igreja. Depois de mais de vinte anos passei em frente a que eu frequentei e vi as mesmas pessoas indo ao púlpito pra pedir perdão pelos "pecados" que cometem durante a semana. A filosofia me curou disso tudo. És pó e ao pó voltarás nunca saiu da minha mente, não garrego mais os fardos pesados, principalmente o medo do "inferno. Caminho feliz para o sono sem retorno.
Cara eu era igualzinho a ele, e passei pelo mesmo processo até encontrar a paz interior em sair de crente para ateu, é um processo muito duro, mas muito maduro... E amei descobrir esse canal a uns tantos meses... ❤
Crente: 1. que crê, acredita, ou tem convicção. "estava crente. de que poderia vencer" 2. que leva excessivamente a sério suas obrigações ou assuntos, com demasiado zelo, entusiasmo e posição acrítica
Muito legal esse video, estou passando por um processo assim e cada vez mais estou convicto do meu ateismo! É muito dolorido, mas muito libertador, acho que o que mais pode libertar as pessoas é o seguinte questionamento (que você geralmente faz): "Eu creio ou quero crer?"
@@EuAmoHistoria quando eu era fundamentalista um professor de religião da igreja católica e um pastor da igreja luterana me disseram que a bíblia não era um livro para acreditar, mas apenas para saber o que aquelas pessoas acreditavam e pediram para que eu estudasse e não acreditasse em qualquer coisa e por isso desde 1984 eu estudo a história das crenças e descobri que é tudo bobagem. Se quiser se aprofundar, acompanha o canal da Juliana Cavalcante, o canal Tenda do necromante e verdades ocultas da bíblia, tem outros, mas esses são os melhores.
Gostei de conhecer o Barker....mto sensato! Meus questionamentos sobre religiao, crenças e dogmas aconteceu no início de 2016, qdo eu descobri que o Leandro Karnal era ateu....rs...Eu ja o admirava como professor e historiador, e foi uma surpresa pra mim. A partir daí comecei a ler sobre o assunto e percebi que as religioes sao muito contraditórias em vários aspectos.
O religioso de verdade que sabe ler a bíblia só precisa de 3 coisas para deixar de ser cristão, honestidade, sinceridade e coragem, tendo isso dificilmente ele fica cristão
No meu caso a coragem foi necessária para dar o primeiro passo, eu sabia que quanto eu fizesse o primeiro questionamento genuíno todo o resto desmoronaria.
@@josesouzasantos37 , ateus não exigem dismos (honestidade), não pôe feitos de medicos na conta de um ser imaginario (sinceridade), e precisa ter (coragem) pra se declarar ateu, pois o aplaudido é ser obidiente, cristão.
Sou ateu há muito tempo, acho que nunca acreditei em Deus, e meus filhos são assim, ateus, nunca os levai a igrejas ou templos, são dois meninos adoráveis, amáveis e respeitosos. O humanismo é muito mais saudável.
Me descobri ateu quando me deparei com um dos mandamentos que afirma que devemos amar a devs sobre todas as coisas. Eu era criança e achei um completo absurdo amar um ser mais do que a minha mãe, ainda por cima um ser abstrato, misterioso e estranho. Desde então, reforçado pelo meus estudos, sou um ateu cada vez mais convicto.
Muito bacana seu video !!! Seu canal tem trazido uma abordagem diferenciada dos demais canais ateus, e eu aprecio isso. Bom que haja vários canais ateus, cada qual com a sua abordagem, com as suas experiências etc.
Eu era de uma seita religiosa, aí fiquei ateu, fui pracoutra religião mais ligada à natureza, depois fiquei ateu aí assisti The Chosen, comecei a quase crer de novo, busquei entender mais e cheguei no livro "Como Jesus se tornou Deus". Fiquei mais cético ainda mas acredito que exista uma força maior sim, ela só não está formatada dentro do que as religiões pregam.
Eu sempre tive dificuldade com religião sempre achei muito chato e tinha a consciência pesada por isso. Hoje eu entendo e me sinto livre no ateísmo. Eu amo a paz e o amor sem precisar ficar glorificando nada simples assim.
Eu nunca me considerei cristão. Nunca. Mas, como uma criança que nasceu no Brasil, passei pelo processo de lavagem cerebral que a família e a sociedade impõem aos pequenos. Durante a pré-adolescência fui exposto à série Cosmos, apresentada por Carl Sagan. Passava nas manhãs de sábado na TV Globo. Isso me despertou o gosto pela ciência, especialmente pela astronomia. Nessa época eu me considerava kardecista, pois eu pensava que o espiritismo era "a única religião que apresentava provas". Com o tempo veio a evolução do meu ceticismo, que me mostrou que as "provas" do espiritismo não passavam de fraudes e wishful thinking. O ceticismo demoliu qualquer resquício de crença em minha mente e o ateísmo foi se implantando quase por osmose. Hoje eu me considero 100% cético. Sou ateu em relação aos personagens teístas (como o Javé da bíblia) e apateísta com relação à proposta filosófica do deísmo.
100 cético? Então você não acredita em ciência também, já que é isso que os verdadeiros céticos dizem: nem a ciência pode provar de forma inequívoca suas afirmações.
@@mariaalicedaniapedroza3667 Você tem uma compreensão equivocada sobre o que é ceticismo. Você está confundindo "ceticismo" com "negacionismo". O ceticismo é a base da ciência. "Ceticismo" significa "investigação". "Investigar" é a primeira etapa do método científico. Ceticismo não é um sistema de crenças. Ceticismo é um método. Eu não preciso "acreditar" ou "desacreditar" do ceticismo. Ele simplesmente funciona, independente da crença ou da descrença de quem quer que seja.
@@mariaalicedaniapedroza3667 A sua compreensão sobre ceticismo está completamente equivocada. A palavra "ceticismo" significa "investigação". O ceticismo é a base da ciência, pois a investigação é o primeiro passo do método científico. E a ciência funciona, independentemente da crença ou da descrença de quem quer que seja.
Vivi a mesma experiência que ele, criado na igreja me tornei experimento da minha própria pesquisa buscando conhecimento. A igreja me criou, e tentou me ter como posse mas o saber me libertou da escravidão. comecei a enchergar Deus no mundo real pelo amor de Jesus. hoje Deus faz mais sentido pra mim sendo ateu cristão.
Nasci no catolicismo romano, e quando jovem cheguei a participar da pastoral da catequese, onde preparava jovens e adultos para a primeira comunhão e crisma. Mas quando criança assisti à série "Cosmos" de Carl Sagan, que se não me engano era exibida nas manhãs de sábado pela Rede Globo, nos anos 1980. Durante minha juventude nos anos 1990, também fiz o curso de biologia, quando aos poucos fui confrontando a crença com as obras de Charles Darwin, Alfred Wallace, Edward Wilson, Richard Dawkins, Stephen Jay Gould, e as outras de Carl Sagan. Mas cheguei ao agnosticismo a partir de 2002, um ano após começar a lecionar ecologia, evolução e geologia/paleontologia no interior goiano, onde tive que confrontar o método científico com o colonialismo medieval, que é muito forte neste trecho do Brasil. Hoje, me declaro agnóstico, continuo lecionando ecologia e evolução, e posso assegurar que, apesar de todos os percalços que sofremos, grande parte dos jovens vão mudando frente à verdade imparcial e análise sistêmica das evidências. Espero ter contribuído nesta discussão, e no final... "...Só o secularismo salva."
Dei um like aqui pelo teu testemunho, mas principalmente por ter citado Carl Sagan, que me despertou o ceticismo e, a partir daí, me ajudou muito a me libertar de crenças que me limitavam muito. A frase "não quero acreditar, quero entender" é, até hoje, um lema que inspira minha conduta.
@@gilmargoncalves8308 Obrigado, Gilmar. Outra frase muito legal do Sagan, neste contexto, é: "O primeiro grande erro da humanidade foi a fé. O primeiro grande acerto foi a dúvida."
@@gilmargoncalves8308 Esse parece ser um problema recorrente no Brasil nestes últimos 10 anos, aproximadamente. No Facebook, tenho que ser muito frugal para não ter inimizade com muitos colegas e parentes, inclusive minha mãe idosa e católica romana fundamentalista. Por amor a muitas pessoas, inclusive ela, eu me mantenho mais discreto atualmente. Mas em um futuro, espero que distante, vou militar mais em defesa do secularismo.
Hj tenho mais de 60 anos, mas as minha perguntas eu faço desde que tinha quize anos , é até hj nao tive respostas convincente, perguntas como esta . se eu sou pecador por causa da desobediência de Adão e Eva . Entao Deus foi injusto com minha pessoa!
Minha crença desapareceu quando minha mãe faleceu no meu colo, pedi com todas as forças para deus não levá-la. Depois que ela faleceu comecei a ler bastante a bíblia na intenção de obter algum tipo de conforto, frequentei igreja evangélica e comecei a ver a hipocrisia, o fanatismo e a ganância que existe nesses templos de araque. Percebi que as religiões são um conjunto de mitologias e crenças antigas, algumas bem ultrapassadas, um conforto para quem não gosta de pensar de forma crítica, ou para quem é fraco demais para encarar a realidade da vida e da morte.
Sobre a minha tajetória: - Primeiro me dei conta da grande probabilidade de ser cristão tendo nascido em uma família cristã e um dos países no qual a maior parte da população se identifica como cristã. - Percebi o quão variadas são as crenças e que o Cristianismo não é a única grande religião no mundo. - Entendo que quando criança, os ensinamentos que nos são passados são absorvidos como verdade e boa parte poderia ser útil para manter a sua sobrevivência e um ambiente hostil nos primórdios da humanidade e posteriormente também. - Temia o inferno e os castigos eternos mas comecei a ponderar se seria justo um castigo eterno dada a condição humana (se nascer não é uma escolha e muitos nascem fora da doutrina que prega isso, deveriam eles ser condenados a um castigo eterno apenas por seguir os ensinamentos de sua família e comunidade?). Não seria isso mais compatível com a tentativa de manter a ordem social invocando um poder superior? - Iniciei a leitura da Bíblia começando pela versão pastoral católica. - Me incomodei com o relato de Gênesis (biologicamente impossível). Aprendi que foi criada toda uma exegese para explicar o que havia na Bíblia e comecei a me questionar porque os fiéis precisavam que alguém os explicasse o que estavam lendo. - Cada vez me incomodavam mais os relatos que para mim pareciam absurdos: arca de noé, carruagem de fogo, animais falantes, gigantes, o sol parar, terra se abrir, tábuas vindas do céu, andar sobre águas, ressucitar dos mortos e coisas do tipo. - Também me incomodaram muito relatos como: rasgar o ventre de mulheres grávidas, matar crianças inocentes (ursa atacando crianças porque zombaram da careca de um dito profeta), matar idosos, grandes peixes engolindo adultos, relato de Jó. - Me incomodei também com relatos de milagres. Como acreditar neles se atualmente não os vemos e os relatos que nos são fornecidos não me parecem inequívocos. Por que não há mais pessoas sendo ressuscitadas? Qual a explicação mais razoável? A de que existe um poder que interfere no curso natural das coisas e faz ações pontuais em lugares remotos com poucas testemunhas (o que por si só não constitui grande evidência) ou que a maioria não passam de invenções e histórias aumentadas ou até mesmo curas como efeito placebo ou serem nada mais do que doenças que hoje já conhecemos ou ainda estamos por descobrir? - Inconsistências entre os evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João). Basta ler os quatro e tentar reconciliar os relatos sobre a morte e ressureição de Jesus. - O evangelho de Mateus comenta a morte de Jesus falando em mortos saindo das sepulturas, um grande terremoto, se isso fosse verdade, não haveriam outras fontes? Dado que não há, não seria mais correto ser mais cético sobre outros relatos fantásticos? - O problema do mal no mundo que os que acreditam teimam sempre em justificar de alguma forma mas que no fim, para mim, não é possível conciliar. - Fiquei mais consciente de como as pessoas inventam mitos em todas as culturas humanas para tentar explicar fenômenos naturais. - Tomei ciência de várias farsas ao longo da história como as mesas girantes, as irmãs Fox. - Aprendi sobre profecias feitas depois do ocorrido (vaticínio post factum). - Li livros como o Mundo assolado pelos demônios, O Gene egoísta, Deus um delírio, Deus não é grande, Como Jesus se tornou Deus, Rápido e devagar, O duelo dos neurocirurgiões. - Entendi como as pessoas de épocas diferentes reagiam às novas descobertas científicas e, para mim, o método científico é o que de melhor temos para explicar os fenômenos naturais. - Li os argumentos Cosmológico (causa primeira), Teleológico (Anselmo, e entendo que concedemos demais ao considerar ser Deus possível) e Ontológico (design) e hoje me parecem contorcionismo argumentativo para continuar na fé. - Citação que faz muito sentido para mim 1: "Dê-me o nome de algum povo no qual prodígios incríveis não foram realizados, especialmente quando pouca gente sabia ler e escrever." - Citação que faz muito sentido para mim 2: "Orar, em minha opinião, é um ato de dúvida, não um ato de fé. Porque se você realmente confiasse no plano do seu deus, certamente você não oraria por nada." - Ver como espíritas tem toda uma explicação para o pós-vida e mesmo assim sentem o peso da morte de uma familiar. A sensação que tenho é que eles, pelo menos naquele momento, duvidam nem que seja um pouco das suas crenças. - Essas são algumas coisas que me vieram à mente e sempre que penso nisso, tendo a ser muito cético sobre a hipótese de Deus existir. Toda a questão religiosa e sobrenatural é para mim algo totalmente fruto da imaginação e cultura humana, me parece algo muito inerente à nossa espécie mas, que no fim das contas é muito improvável de que seja a verdade. Assim, para mim, é muito mais provável que Deus não exista contra a hipótese de sua existência.
Me desculpe se vc e um cristão vc tem que seguir Cristo e seus mandamentos se vir algum pastor lhe falar alguma coisa diferente disso caia fora, não fique brigando por religião Jesus em nenhum capítulo da Bíblia pedio para nos (brigarmos pelo evangelho) e sim pregai o evangelho e isso que muitas pessoas não entendem e por isso houve muitas mortes na trajetória do cristianismo ,se for pregar e houver alguma discussão e alguém gritar,peça desculpas e vai em bora,em uma conversa quando a ignorancia grita a inteligência se cala,não de pérola aos porcos. Já quanto a existência de Deus e só pesquisarem a complexidade dos seres,a anatomia não tem explicação só pode ser Deus,é se mesmo assim não acreditar saiba que a salvação vem da graça se Deus não tiver piedade de sua alma tu não irás morar com ele.
Se a voz te leva à Igreja, então essa voz é de Deus. Se te leva a afastar de Deus, então é do diabo, disse alguém ligado a uma igreja. Tão conveniente, não é?
Note que o argumento apresentado a favor do ateísmo foi altamente subjetivo. Ao pressupor apenas o natural adquire uma visão extremamente reduzida daquilo que experimentamos na realidade. Nega-se aquilo que não pode ser comprovado empiricamente como se não fosse real. Dessa maneira podemos negar a liberdade, o self, a autoconsciência, a dignidade humana, enfim tudo aquilo que nos define como humanos. O fato de algo não ser científico não significa que não seja real. A filosofia ateísta desumaniza o home, não há mais que falar em dignidade humana, liberdade. Prefiro ficar com o bom senso da humanidade que sempre teve como verdadeiras a crença na sobre natureza, apenas isso torna a vida humana possível
É que, para o cérebro comum e pouco evoluído, é bom crer em ilusões, ter esperanças e expectativas. Crer em vida após a morte. As religiões sabem disso e exploram a ignorância humana. Todos já fomos ignorantes e acreditávamos em ilusões. Ao amadurecer mudamos em muita coisa, mas o medo do fogo do inferno impede muita gente de se livrar da escravidão mental que a religião te coloca.
A VIDA NAO É EXPLICADA PELA BIOLOGIA , TEM ALGO A MAIS A vida é muito mais complexa do que reacoes quimicas simples. Necessario para existir conhecimento e capacitacao para gerar a vida do nada Nao é somente ter energia a condicao o suficiente para gerar atomos , pois atomos sao complexos . Quanto mais tempo consideramos necessario para a existencia da vida como conhecemos , menor a probabilidade dela vir a existir , pois a vida é fragil em relação as intemperies do universo. Todo codigo complexo necessita de conhecimento para sua existencia, assim o dna que define todas as caracteristicas de um ser vivo. Nao é possivel se construir um DNA no laboratorio com simples atomos , pois suas ligacoes entre carbono e outros atomos tem energia de ativacao muito proximas. Quando se encontra as condicoes para uma reacao , milhoes de outras sao desfeitas , pois sao condicoes energeticas sao proximas. As macro moleculas da vida sao montadas em forma de sistemas operantes complexos , dentro da propria vida , para que tudo seja construido , cada atomo no seu lugar e nao simples reacoes
Segundo a descrição do vídeo, "nem todas as pessoas que se envolvem com o fanatismo religioso são desonestas, algumas estão realmente achando que sua religião é a verdadeira." "Algumas", jovem? A pessoa que afirma que todos, ou a maioria, dos chamados "fanáticos religiosos" o são por desonestidade ou está falando do que não sabe, ou está, ela própria, sendo desonesta; e qualquer uma dessas hipóteses destrói sua credibilidade.
vim aqui deixar uma outra perspectiva sobre o assunto, vejo Deus não como um ser abstrato ou distante, ou mesmo norteado pelos dogmas litúrgicos, mas como a essência onipresente que se prova não por aquilo que criou, mas pelas vidas como as quais existe.
Qual o consenso sobre a palavra ateu? Afirmar que Deus não existe ou acreditar que Deus não existe? Porque entendo que ambas afirmações não representam a mesma coisa. Aqueles que afirmam que Deus não existe considero incoerentes porque não existe materialidade para fazer tal afirmação; o que pode-se afirmar através da coerência é que não existem livros sagrados e existe um vício na humanidade de associar Deus a livros sagrados. Para aqueles que acreditam que Deus não existe acho mais coerente afirmar-se agnóstico.
Isso que você está fazendo caracteriza-se em desonestidade intelectual, pois uma vez que você me diz que um deus existe você precisa me dizer quais os seus predicados para daí sim eu verificar empiricamente se ele existe ou não.
A Bíblia, assim como os profetas e apóstolos, e a nação de Israel, dão testemunho das ações e manifestações Deus Essa é uma das principais razões pelas quais o evangelho de Cristo se destaca entre os grandes livros religiosos... Abraço. Shalom!
concordo com você, sou ateu em relação a jesus, Alá, buda, jeová, Odin, Hórus e etc... mas em relação a um criador, arquiteto do universo, eu sou agnóstico. não acredito em nenhum desses deuses que se dizem como intervencionista, benevolente e justo, reconheço que isso é a minha descrença e que posso estar errado. em relação a um criador do universo eu realmente não sei, existem bons argumentos a favor da existência e da não existência, no entanto é uma questão de crença ou descrença, como você apontou. de certa forma todos nós estamos em estado de agnose.
Acreditar no Evangelho é um milagre. Discutir a fé de forma racional pode ser maçante, pois prevalece quem tem mais argumentos. Defender a razão da fé nem sempre é fácil; acreditamos não apenas pela lógica, mas também pela mística do encontro com Jesus. Quem abandona essa fé não o conheceu verdadeiramente, mas apenas se deparou com barreiras, religiões e argumentos que, se contra-argumentados, perdem sentido. Reconheço que ser agnóstico é mais sábio do que ser ateu. O ateísmo, muitas vezes, é a parte mais obscura da racionalidade, requerendo ignorar realidades óbvias. Pode-se não ser cristão, judeu, muçulmano ou budista, mas negar a existência de Deus é um sinal de ignorância. Os maiores pensadores preferem ser agnósticos a ateus por essa razão. Tentar provar ou conhecer Deus apenas pela lógica e razão é um caminho errado, e ninguém jamais encontrou Deus assim. Todo prognóstico de ateus, intelectuais ou filósofos é antecipado pelo Senhor; você não O conhecerá porque O escolheu, mas porque Ele te escolheu primeiro. Por isso, o ateísmo é muitas vezes uma revolta; 95% já foram crentes e se decepcionaram ou frustraram suas expectativas e sofreram. Porém, Deus é real, e o tempo para O conhecer pode ser limitado. “O tolo diz em seu coração: ‘Não há Deus’.” - Salmos 53:1
Pelo contrário amigo, hj o ateísmo se baseia totalmente na realidade, principalmente das descobertas da biologia pela teoria da evolução, e o conhecimento do universo ao nosso redor. Sem falar q com os achados arqueológicos foi descoberta a origem do deus cristão, não sendo um deus único, mas sim um deus de um panteão que só alcançou o topo por conta de motivações políticas. Quem ainda acredita nessa fantasia se deve unicamente a falta de conhecimento, ou no pior caso, em desonestidade intelectual. E a maior prova da lavagem cerebral q a igreja faz nos fiéis é a demonização dos não crentes, ou então o q vc fez aí, dizer q os que questionaram e saíram da religião não acreditavam de verdade. Não passa de uma técnica de manipulação vazia
"O ateísmo, muitas vezes, é a parte mais obscura da racionalidade, requerendo ignorar realidades óbvias." Cara, com toda a minha paciência de ateu sensato: realidade óbvia é vc segurar um gelo e dizer "é frio mesmo". E de onde vc tirou que os maiores pensadores preferem ser agnósticos a ateus? E, pra terminar: se jamais alguém encontrou deus(es) pelo caminho da razão, qual o caminho para encontrá-lo sem correr o risco de estar enganado? Esse caminho seria válido também para encontrar Ogum, Exu e Iemanjá?
"Cara,com minha paciência de ateu sensato:realidade óbvia é vc segurar um gelo e dizer " é frio mesmo". Com sua paciência de ateu já observou um réptil vira ave e disse" é evolução nesmo"? Pois,pra vc que é materialista,só a filosofia de Darwin não funciona. Tem que vê acontecer como a lagarta vira borboleta e nós vemos.
@@josesouzasantos37 Não, eu nunca vi um réptil virar ave, até porque, se foi assim, aconteceu gradativamente num processo de milhares de anos. A questão é que eu não sou ateu por causa de Darwin, mas por causa de deus(es) mesmo. Em favor de Darwin, ele existiu.
0:42. Do ponto de vista cristão, a possibilidade de um cristão se tornar ateu está prevista na própria Bíblia, como no exemplo a seguir: "o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios". Então, nada de novo quanto a isso.
Nada de novo no seu contorcionismo retórico. Sempre vão procurar explicações na Bíblia, nem que pra isso recorram as mais malucas e absurdas distorções.
Se você for realmente honesto consigo mesmo na sua busca pela verdade, você também vai se virar contra a religião, principalmente contra a religião cristã. No mínimo, você se tornará um agnóstico. Boa sorte e bem-vindo ao clube no futuro!
E mt facil ver q n tem nada p ajudar a gente e so testar pessa p deus curar seu gato q ta morendo ou outra coisa q vc queira mt e vai ver q n tem ajuda nenhua se vc nao se ajudar se ta fudido!
Me desculpe, sou Cristão e Acompanhei todo o vídeo e entre outros conteúdos como esse para entender os dois lados da moeda. Mas esses conteúdos não chegam em nenhum conteúdo científico que comprovam suas teorias. Nenhuma comprovação, torna essas teorias também é uma religião.
😂😂😂😂 só rindo destes ateus. Não me respondem, o que eu perco crendo ou não em um Dus o que perco não crendo se ele existir o problema é meu e se ele não existir o problema tbm é meu. Outra coisa vcs batem no peito que a pessoa que crê é fundamentalista mais para vcs dizerem tais bobagens saibam é pelo alicerce postos pela cultura judaico cristã. Vai lá no islam e tente falar contra Alá.
Normal , a biblia diz q no final dos tempos o pessoal ia esquecer d Jeová e n só isso iam ficar loucos se mencionasse o nome jesus, então, Jesus, Jesus, Jesus o rei, Jesus o curador
Essa negatividade é uma surpresa para cristão verdadeiro.Provavelmente, esse fundamentalista, assim Saulo antes da conversão; entre outros, não passou de um religiosidade sentimental O verdadeiro encontro com Deus, constitui uma unidade com ele destituída de qualquer dúvidas e incertezas. Por que Deus corresponde tanto ao conhecimento como à estrutura do ser do cristão Portanto, o relacionamento do cristão com Deus não pode ser compreendido nem julgado por nenhum observatório científico Abraço. Shalom!
A Bíblia diz: Ensina teu filho no caminho da verdade e ele não se desviará dele. Isto acontece na vida real? A Bíblia diz: O anjo do Senhor acampa ao redor dos que O temem. Isto se aplica na vida real? A Bíblia diz: O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Isto se aplica na vida real? A Bíblia diz: Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus. Isto se aplica na vida real?
@@abelheringer5477 Mas se perguntarmos se este Deus assim concebido é tal que podemos ter relações pessoais com ele, a resposta espiritual sim Esses ensinos possuem implicações lógicas dentro de um contexto de obediência Na consciência da redenção, precisamos ter em mente que a proposta de salvação dada por Deus, não está limitada à este mundo de sofrimento e morte Independente das circunstâncias, Deus permace fiel, e por fim, encherá dos nossos olhos toda lágrima Abraço. Shalom!
Uma pessoa que era cristão e vira ateu sem antes ter testado todas as religiões não bíblicas só pode ser um imbecil! Desistir de todas sem ter estudado o hinduísmo, o budismo, etc., milhares de religiões, achar todas iguais, sem tê-las conhecido, é falta de capacidade intelectual, é burrice mesmo!
@gilkrein Não precisa necessariamente ter se tornado seguidor; poderia tê-las estudado a fundo. O sujeito não faz a menor ideia que existam conceitos não bíblico de deus e já chega a conclusões absolutas. Isso é obviamente lamentável e torna a opinião dessas pessoas totalmente não confiável.
@gilkrein Estudei a fundo, creio eu, as principais. E estou cobrando isso dele porque ele disse que virou ATEU, não que virou "não-bíblico" ou "não-abraâmico". Se virou ateu, tem que no mínimo refutar os principais conceitos de divindade que a humanidade chegou, não apena o bíblico, e as diferenças são enormes entre elas, posso cobrar isso por o que o termo ateu propõe, ele se diz ateu, logo, dever ter argumentos para refutar qualquer conceito de deus que ser humano tenha imaginado, não apena não apenas o judaico-cristão islâmico.
Isso é uma falácia, pois é o próprio livro da sua crença que afirma isso. Seria o mesmo que eu tomar como exemplo um livro de um ateu em que ele tenha escrito a frase "há tolos que acreditam em seres metafísicos" e essa frase representar uma verdade que valha para ateus e crentes. A frase de Salmos serve exclusivamente para quem tem fé e não comprova que o seu deus exista, apenas que vc acredita nele.
Baita credibilidade oq um livro RELIGIOSO fala sobre ateísmo, uau, e q baita argumento tbm hein? É só um ad hominem generalizado irrelevante, falácia é oq mais tem msm nesse livro.
A Bíblia diz: Ensina teu filho no caminho da verdade e ele não se desviará dele. Isto acontece na vida real? A Bíblia diz: O anjo do Senhor acampa ao redor dos que O temem. Isto se aplica na vida real? A Bíblia diz: O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Isto se aplica na vida real? A Bíblia diz: Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus. Isto se aplica na vida real?
Eu quero saber de onde saiu a COBRA FALANTE e porque e como ela tinha conhecimento do bem e do M4L ...🎃🎃. P, A ; já escrevi este comentário dezenas de vezes...
Tenho 69anos, nascida de família super católica,batizada,casada,os meus filhos também, mais dentro de mim nunca acreditei nas religiões, acho tudo uma grande bobagem,acreditar em Deus, jesus, padre, pastor etc.mais nunca tive ninguém pra conversar sobre isso,na família,amigos, todos são católicos ou outras... que bom que temos canais pra saber que não estamos só.
Sim... no Brasil nós somos minoria. Eu nasci e fui criado no protestantismo mas desde criança nunca consegui acreditar em nada sobrenatural !!!
O culpado é o enki e enlil covades
O que te faz acreditar que tudo surgiu naturalmente? Quais são as evidências que sustentam sua crença no fato do mundo não ter surgido intencionalmente? Como você sabe se não é o seu pensamento que é uma grande bobagem?
@@luciamariasilvapedrosa114 a senhora está certa. Crenças religiosas são resquícios do homem primitivo que chegou até nós por tradição, crenças passadas geração após geração, sem questionamento, sem quaisquer evidências que a suportam. Crenças religiosas são irracionais, infantis.
@@luciamariasilvapedrosa114 ninguém sabe como surgiu o universo. A ciência com base em evidências aponta algumas pistas. Já a religião por sua vez, que nos convencer sobre os seus delírios, sem qualquer base empírica, observável. Talvez a humanidade nunca terá uma resposta conclusiva/satisfatória sobre a origem do universo, mas se slgum dia tivermos uma resposta, com certeza virá pela ciência e não por crenças infantis, primitivas, supersticiosas.
Caro garoto, fantástico seu trabalho, você é uma das pessoas que ainda nos faz acreditar que a humanidade terá um futuro melhor, tenha 67 anos, e frequentei a igreja católica para em respeito aos meus pais que eram italianos então você já sabe, mas sempre fui um ateu convicto.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Mas se tudo termina em nada, que futuro oferece o Ateísmo? Há razões para o evangelho do ateísmo?
@@marialuizaponcianocampos5608
E que futuro tem o religioso também? se tudo termina em nada.
Essa vida é igual pra todos, não existe ninguém privilegiado.
Acreditar ou não acreditar na existência de Deus será sempre uma questão subjetiva de sentimento; para alguém ter certeza da existência ou da inexistência de Deus, ele teria que conhecer e compreender todo o Universo em toda a sua extensão e possíveis planos, desde a sua origem; todas as leis que o governa(ra)m, incluindo as leis imanentes - que “explicariam” sua origem no caso de Deus não existir -, desde o seu início etc. Crentes e ateus são igualmente crentes... um acredita que Deus existe mas não pode provar. O outro que não existe, mas também não pode provar.
@@polímatasolitário
Melhor seria se as pessoas reconhecessem e admitissem que não tem certeza da existência de um Deus, mas as pessoas que acreditam afirmam com certeza a existência de Deus, mesmo sem evidências e provas nenhuma, só a crença no ser invisível é a prova que eles tem.
Eu não diria que houve um momento em que percebi que a religião em que eu estava (no caso, a cristã católica) era falsa, mas que nenhuma religião, por tudo o que conheço, resiste ao escrutínio da razão. É como o ex-pastor do vídeo demonstrou, de forma bem serena e metódica. Basicamente, fiz um trajeto semelhante ao do ex-pastor e hoje não há mais como admitir que um ser metafísico guie minha vida e possa me inspirar uma moral que eu, por mim mesmo, não consiga discernir se envolve bons ou maus valores.
👏👏👏👏👏👏👏
Eu tinha não entendia porque tinha que terminar as orações com, "em nome de jesus" amém, se ele era o próprio Deus. Eu como compositor andei mexendo nas letras de minhas músicas pra adaptar ao sistema, achava estranho porque fui criado numa assembleia de Deus e me desgarrei do rebanho passei da adolescência até 32 anos no "mundo" mas por ter medo de ir pro inferno, meus eis cunhado me convenceu a voltar pro senhor, fiquei alguns anos e saí novamente então percebi que não era a religião que moldava o meu caráter pois eu sempre tive um comportamento estável tanto dentro quanto fora da igreja. Depois de mais de vinte anos passei em frente a que eu frequentei e vi as mesmas pessoas indo ao púlpito pra pedir perdão pelos "pecados" que cometem durante a semana. A filosofia me curou disso tudo. És pó e ao pó voltarás nunca saiu da minha mente, não garrego mais os fardos pesados, principalmente o medo do "inferno. Caminho feliz para o sono sem retorno.
Cara eu era igualzinho a ele, e passei pelo mesmo processo até encontrar a paz interior em sair de crente para ateu, é um processo muito duro, mas muito maduro... E amei descobrir esse canal a uns tantos meses... ❤
Crente: 1. que crê, acredita, ou tem convicção.
"estava crente. de que poderia vencer"
2. que leva excessivamente a sério suas obrigações ou assuntos, com demasiado zelo, entusiasmo e posição acrítica
Muito legal esse video, estou passando por um processo assim e cada vez mais estou convicto do meu ateismo! É muito dolorido, mas muito libertador, acho que o que mais pode libertar as pessoas é o seguinte questionamento (que você geralmente faz): "Eu creio ou quero crer?"
Eu ouvi o depoimento do Dan Parker, sem poblemas.Obrigada Matheus Benites e um ôtimo fim de semana.
Eu também fui fundamentalista, por pouco tempo, mas fui. Hoje sou ateu.
pq voce virou ateus, explique isso pra gente?
@@EuAmoHistoria quando eu era fundamentalista um professor de religião da igreja católica e um pastor da igreja luterana me disseram que a bíblia não era um livro para acreditar, mas apenas para saber o que aquelas pessoas acreditavam e pediram para que eu estudasse e não acreditasse em qualquer coisa e por isso desde 1984 eu estudo a história das crenças e descobri que é tudo bobagem. Se quiser se aprofundar, acompanha o canal da Juliana Cavalcante, o canal Tenda do necromante e verdades ocultas da bíblia, tem outros, mas esses são os melhores.
Dan Barker abandonou uma fé fundamentalista, para aderir outra fé fundamentalista, o ateísmo.😂😂😂😂
Veja na Bíblia 1Joao 2;19, mas o ateu crer em verdade? O que é a verdade?
Conte a história de Peter Hitchens, Antony Glee, Lee Strobel, entre milhares, cuidado com a falácia deautoridade.
Não tem um único vídeo do Matheus que seja ruim. Mais um excelente vídeo.
Obrigado pelas palavras!
Gostei de conhecer o Barker....mto sensato!
Meus questionamentos sobre religiao, crenças e dogmas aconteceu no início de 2016, qdo eu descobri que o Leandro Karnal era ateu....rs...Eu ja o admirava como professor e historiador, e foi uma surpresa pra mim. A partir daí comecei a ler sobre o assunto e percebi que as religioes sao muito contraditórias em vários aspectos.
O religioso de verdade que sabe ler a bíblia só precisa de 3 coisas para deixar de ser cristão, honestidade, sinceridade e coragem, tendo isso dificilmente ele fica cristão
Exatamente.
No meu caso a coragem foi necessária para dar o primeiro passo, eu sabia que quanto eu fizesse o primeiro questionamento genuíno todo o resto desmoronaria.
Tu n é verdadeiro, deixa aparecer dinheiro pv
Concordo com vc. Se o ateu tiver honestidade,sinceridade e coragem,ele deixa de ser ateu.
@@josesouzasantos37 , ateus não exigem dismos (honestidade), não pôe feitos de medicos na conta de um ser imaginario (sinceridade), e precisa ter (coragem) pra se declarar ateu, pois o aplaudido é ser obidiente, cristão.
Sou ateu há muito tempo, acho que nunca acreditei em Deus, e meus filhos são assim, ateus, nunca os levai a igrejas ou templos, são dois meninos adoráveis, amáveis e respeitosos. O humanismo é muito mais saudável.
Deixa eles sem comer pra v
Belíssima e sábia reflexão!
Me descobri ateu quando me deparei com um dos mandamentos que afirma que devemos amar a devs sobre todas as coisas. Eu era criança e achei um completo absurdo amar um ser mais do que a minha mãe, ainda por cima um ser abstrato, misterioso e estranho. Desde então, reforçado pelo meus estudos, sou um ateu cada vez mais convicto.
Vídeo mais que necessário. Obrigado professor!
Muito bacana seu video !!! Seu canal tem trazido uma abordagem diferenciada dos demais canais ateus, e eu aprecio isso. Bom que haja vários canais ateus, cada qual com a sua abordagem, com as suas experiências etc.
Vc conhece o canal mindshift? É outro ex-cristão que disseca a bíblia livro a livro em seus videos, excelente recomendação
É um ótimo canla mesmo!
Obrigada você mestre! Seus conteúdos são incríveis , para dizer o mínimo.
Eu era de uma seita religiosa, aí fiquei ateu, fui pracoutra religião mais ligada à natureza, depois fiquei ateu aí assisti The Chosen, comecei a quase crer de novo, busquei entender mais e cheguei no livro "Como Jesus se tornou Deus". Fiquei mais cético ainda mas acredito que exista uma força maior sim, ela só não está formatada dentro do que as religiões pregam.
Eu sempre tive dificuldade com religião sempre achei muito chato e tinha a consciência pesada por isso. Hoje eu entendo e me sinto livre no ateísmo. Eu amo a paz e o amor sem precisar ficar glorificando nada simples assim.
Eu nunca me considerei cristão. Nunca. Mas, como uma criança que nasceu no Brasil, passei pelo processo de lavagem cerebral que a família e a sociedade impõem aos pequenos. Durante a pré-adolescência fui exposto à série Cosmos, apresentada por Carl Sagan. Passava nas manhãs de sábado na TV Globo. Isso me despertou o gosto pela ciência, especialmente pela astronomia. Nessa época eu me considerava kardecista, pois eu pensava que o espiritismo era "a única religião que apresentava provas". Com o tempo veio a evolução do meu ceticismo, que me mostrou que as "provas" do espiritismo não passavam de fraudes e wishful thinking. O ceticismo demoliu qualquer resquício de crença em minha mente e o ateísmo foi se implantando quase por osmose. Hoje eu me considero 100% cético. Sou ateu em relação aos personagens teístas (como o Javé da bíblia) e apateísta com relação à proposta filosófica do deísmo.
100 cético? Então você não acredita em ciência também, já que é isso que os verdadeiros céticos dizem: nem a ciência pode provar de forma inequívoca suas afirmações.
@@mariaalicedaniapedroza3667 Você tem uma compreensão equivocada sobre o que é ceticismo. Você está confundindo "ceticismo" com "negacionismo". O ceticismo é a base da ciência. "Ceticismo" significa "investigação". "Investigar" é a primeira etapa do método científico. Ceticismo não é um sistema de crenças. Ceticismo é um método. Eu não preciso "acreditar" ou "desacreditar" do ceticismo. Ele simplesmente funciona, independente da crença ou da descrença de quem quer que seja.
@@mariaalicedaniapedroza3667 A sua compreensão sobre ceticismo está completamente equivocada. A palavra "ceticismo" significa "investigação". O ceticismo é a base da ciência, pois a investigação é o primeiro passo do método científico. E a ciência funciona, independentemente da crença ou da descrença de quem quer que seja.
Sou filho de pastor. E venho de uma família c tradição na igreja.
Mas foi lendo e estudando a bíblia q me tornei agnóstico
Parabéns pelo seu trabalho de tirar o povo dessa escravidão que a religião
Vivi a mesma experiência que ele, criado na igreja me tornei experimento da minha própria pesquisa buscando conhecimento. A igreja me criou, e tentou me ter como posse mas o saber me libertou da escravidão. comecei a enchergar Deus no mundo real pelo amor de Jesus. hoje Deus faz mais sentido pra mim sendo ateu cristão.
Nasci no catolicismo romano, e quando jovem cheguei a participar da pastoral da catequese, onde preparava jovens e adultos para a primeira comunhão e crisma. Mas quando criança assisti à série "Cosmos" de Carl Sagan, que se não me engano era exibida nas manhãs de sábado pela Rede Globo, nos anos 1980. Durante minha juventude nos anos 1990, também fiz o curso de biologia, quando aos poucos fui confrontando a crença com as obras de Charles Darwin, Alfred Wallace, Edward Wilson, Richard Dawkins, Stephen Jay Gould, e as outras de Carl Sagan. Mas cheguei ao agnosticismo a partir de 2002, um ano após começar a lecionar ecologia, evolução e geologia/paleontologia no interior goiano, onde tive que confrontar o método científico com o colonialismo medieval, que é muito forte neste trecho do Brasil. Hoje, me declaro agnóstico, continuo lecionando ecologia e evolução, e posso assegurar que, apesar de todos os percalços que sofremos, grande parte dos jovens vão mudando frente à verdade imparcial e análise sistêmica das evidências. Espero ter contribuído nesta discussão, e no final... "...Só o secularismo salva."
Dei um like aqui pelo teu testemunho, mas principalmente por ter citado Carl Sagan, que me despertou o ceticismo e, a partir daí, me ajudou muito a me libertar de crenças que me limitavam muito. A frase "não quero acreditar, quero entender" é, até hoje, um lema que inspira minha conduta.
@@gilmargoncalves8308 Obrigado, Gilmar. Outra frase muito legal do Sagan, neste contexto, é: "O primeiro grande erro da humanidade foi a fé. O primeiro grande acerto foi a dúvida."
@@danielblamires6612 Sim, e uma vez postei no Facebook, o que me levou a uma treta com um amigo que depois me cancelou por conta da postagem.
@@gilmargoncalves8308 Esse parece ser um problema recorrente no Brasil nestes últimos 10 anos, aproximadamente. No Facebook, tenho que ser muito frugal para não ter inimizade com muitos colegas e parentes, inclusive minha mãe idosa e católica romana fundamentalista. Por amor a muitas pessoas, inclusive ela, eu me mantenho mais discreto atualmente. Mas em um futuro, espero que distante, vou militar mais em defesa do secularismo.
@@gilmargoncalves8308Ou seja, vcs não acreditam em Deus, mas acredita no Carl San...
Crer cegamente ou crer no vai com as outras não nos leva à verdade. Nos leva sempre à pior conclusão.
Otimo video.
Uma argumentação bem elaborada e inteligente, ou uma coisa e outra.
Parabéns.
Hj tenho mais de 60 anos, mas as minha perguntas eu faço desde que tinha quize anos , é até hj nao tive respostas convincente, perguntas como esta . se eu sou pecador por causa da desobediência de Adão e Eva . Entao Deus foi injusto com minha pessoa!
Minha crença desapareceu quando minha mãe faleceu no meu colo, pedi com todas as forças para deus não levá-la. Depois que ela faleceu comecei a ler bastante a bíblia na intenção de obter algum tipo de conforto, frequentei igreja evangélica e comecei a ver a hipocrisia, o fanatismo e a ganância que existe nesses templos de araque. Percebi que as religiões são um conjunto de mitologias e crenças antigas, algumas bem ultrapassadas, um conforto para quem não gosta de pensar de forma crítica, ou para quem é fraco demais para encarar a realidade da vida e da morte.
Superei esse deus ainda na pré adolescência... Doutrinação nunca mais ..
Sobre a minha tajetória:
- Primeiro me dei conta da grande probabilidade de ser cristão tendo nascido em uma família cristã e um dos países no qual a maior parte da população se identifica como cristã.
- Percebi o quão variadas são as crenças e que o Cristianismo não é a única grande religião no mundo.
- Entendo que quando criança, os ensinamentos que nos são passados são absorvidos como verdade e boa parte poderia ser útil para manter a sua sobrevivência e um ambiente hostil nos primórdios da humanidade e posteriormente também.
- Temia o inferno e os castigos eternos mas comecei a ponderar se seria justo um castigo eterno dada a condição humana (se nascer não é uma escolha e muitos nascem fora da doutrina que prega isso, deveriam eles ser condenados a um castigo eterno apenas por seguir os ensinamentos de sua família e comunidade?). Não seria isso mais compatível com a tentativa de manter a ordem social invocando um poder superior?
- Iniciei a leitura da Bíblia começando pela versão pastoral católica.
- Me incomodei com o relato de Gênesis (biologicamente impossível). Aprendi que foi criada toda uma exegese para explicar o que havia na Bíblia e comecei a me questionar porque os fiéis precisavam que alguém os explicasse o que estavam lendo.
- Cada vez me incomodavam mais os relatos que para mim pareciam absurdos: arca de noé, carruagem de fogo, animais falantes, gigantes, o sol parar, terra se abrir, tábuas vindas do céu, andar sobre águas, ressucitar dos mortos e coisas do tipo.
- Também me incomodaram muito relatos como: rasgar o ventre de mulheres grávidas, matar crianças inocentes (ursa atacando crianças porque zombaram da careca de um dito profeta), matar idosos, grandes peixes engolindo adultos, relato de Jó.
- Me incomodei também com relatos de milagres. Como acreditar neles se atualmente não os vemos e os relatos que nos são fornecidos não me parecem inequívocos. Por que não há mais pessoas sendo ressuscitadas? Qual a explicação mais razoável? A de que existe um poder que interfere no curso natural das coisas e faz ações pontuais em lugares remotos com poucas testemunhas (o que por si só não constitui grande evidência) ou que a maioria não passam de invenções e histórias aumentadas ou até mesmo curas como efeito placebo ou serem nada mais do que doenças que hoje já conhecemos ou ainda estamos por descobrir?
- Inconsistências entre os evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João). Basta ler os quatro e tentar reconciliar os relatos sobre a morte e ressureição de Jesus.
- O evangelho de Mateus comenta a morte de Jesus falando em mortos saindo das sepulturas, um grande terremoto, se isso fosse verdade, não haveriam outras fontes? Dado que não há, não seria mais correto ser mais cético sobre outros relatos fantásticos?
- O problema do mal no mundo que os que acreditam teimam sempre em justificar de alguma forma mas que no fim, para mim, não é possível conciliar.
- Fiquei mais consciente de como as pessoas inventam mitos em todas as culturas humanas para tentar explicar fenômenos naturais.
- Tomei ciência de várias farsas ao longo da história como as mesas girantes, as irmãs Fox.
- Aprendi sobre profecias feitas depois do ocorrido (vaticínio post factum).
- Li livros como o Mundo assolado pelos demônios, O Gene egoísta, Deus um delírio, Deus não é grande, Como Jesus se tornou Deus, Rápido e devagar, O duelo dos neurocirurgiões.
- Entendi como as pessoas de épocas diferentes reagiam às novas descobertas científicas e, para mim, o método científico é o que de melhor temos para explicar os fenômenos naturais.
- Li os argumentos Cosmológico (causa primeira), Teleológico (Anselmo, e entendo que concedemos demais ao considerar ser Deus possível) e Ontológico (design) e hoje me parecem contorcionismo argumentativo para continuar na fé.
- Citação que faz muito sentido para mim 1: "Dê-me o nome de algum povo no qual prodígios incríveis não foram realizados, especialmente quando pouca gente sabia ler e escrever."
- Citação que faz muito sentido para mim 2: "Orar, em minha opinião, é um ato de dúvida, não um ato de fé. Porque se você realmente confiasse no plano do seu deus, certamente você não oraria por nada."
- Ver como espíritas tem toda uma explicação para o pós-vida e mesmo assim sentem o peso da morte de uma familiar. A sensação que tenho é que eles, pelo menos naquele momento, duvidam nem que seja um pouco das suas crenças.
- Essas são algumas coisas que me vieram à mente e sempre que penso nisso, tendo a ser muito cético sobre a hipótese de Deus existir. Toda a questão religiosa e sobrenatural é para mim algo totalmente fruto da imaginação e cultura humana, me parece algo muito inerente à nossa espécie mas, que no fim das contas é muito improvável de que seja a verdade. Assim, para mim, é muito mais provável que Deus não exista contra a hipótese de sua existência.
Quando puder fale sobre Jean Meslier o padre ateu.
Eu acho que já tem vídeo neste canal.
Me desculpe se vc e um cristão vc tem que seguir Cristo e seus mandamentos se vir algum pastor lhe falar alguma coisa diferente disso caia fora, não fique brigando por religião Jesus em nenhum capítulo da Bíblia pedio para nos (brigarmos pelo evangelho) e sim pregai o evangelho e isso que muitas pessoas não entendem e por isso houve muitas mortes na trajetória do cristianismo ,se for pregar e houver alguma discussão e alguém gritar,peça desculpas e vai em bora,em uma conversa quando a ignorancia grita a inteligência se cala,não de pérola aos porcos. Já quanto a existência de Deus e só pesquisarem a complexidade dos seres,a anatomia não tem explicação só pode ser Deus,é se mesmo assim não acreditar saiba que a salvação vem da graça se Deus não tiver piedade de sua alma tu não irás morar com ele.
Desde sempre.
Se a voz te leva à Igreja, então essa voz é de Deus. Se te leva a afastar de Deus, então é do diabo, disse alguém ligado a uma igreja. Tão conveniente, não é?
Note que o argumento apresentado a favor do ateísmo foi altamente subjetivo. Ao pressupor apenas o natural adquire uma visão extremamente reduzida daquilo que experimentamos na realidade. Nega-se aquilo que não pode ser comprovado empiricamente como se não fosse real. Dessa maneira podemos negar a liberdade, o self, a autoconsciência, a dignidade humana, enfim tudo aquilo que nos define como humanos. O fato de algo não ser científico não significa que não seja real. A filosofia ateísta desumaniza o home, não há mais que falar em dignidade humana, liberdade. Prefiro ficar com o bom senso da humanidade que sempre teve como verdadeiras a crença na sobre natureza, apenas isso torna a vida humana possível
Eu ja tinha as minhas duvidas durante toda minha vida e hoje praticamente não acredito em quase nada
Realmente é muito decepcionante quando descobrimos que aquilo que acreditamos e tínhamos como verdade não passa de fábulas. Na prática não funciona.
É que, para o cérebro comum e pouco evoluído, é bom crer em ilusões, ter esperanças e expectativas. Crer em vida após a morte. As religiões sabem disso e exploram a ignorância humana. Todos já fomos ignorantes e acreditávamos em ilusões. Ao amadurecer mudamos em muita coisa, mas o medo do fogo do inferno impede muita gente de se livrar da escravidão mental que a religião te coloca.
Porque eu sofro ? Porque eu não tenho hum bilhão e uma LAMBORGHINI ? 🎃🎃🎃
A tua maldade tá bem explícita, q todo esse recurso pra ti e os outros nada
@@danielpassaia4107 então acabem com o capitalismo
Ele percebeu que Crença em Deus Não tava dando Muito Dinheiro
BH MG invencível
💚
12:30 Olha o pastor em ação kkkk
👍👏👏
A VIDA NAO É EXPLICADA PELA BIOLOGIA , TEM ALGO A MAIS
A vida é muito mais complexa do que reacoes quimicas simples.
Necessario para existir conhecimento e capacitacao para gerar a vida do nada
Nao é somente ter energia a condicao o suficiente para gerar atomos , pois atomos sao complexos .
Quanto mais tempo consideramos necessario para a existencia da vida como conhecemos , menor a probabilidade dela vir a existir , pois a vida é fragil em relação as intemperies do universo.
Todo codigo complexo necessita de conhecimento para sua existencia, assim o dna que define todas as caracteristicas de um ser vivo.
Nao é possivel se construir um DNA no laboratorio com simples atomos , pois suas ligacoes entre carbono e outros atomos tem energia de ativacao muito proximas. Quando se encontra as condicoes para uma reacao , milhoes de outras sao desfeitas , pois sao condicoes energeticas sao proximas.
As macro moleculas da vida sao montadas em forma de sistemas operantes complexos , dentro da propria vida , para que tudo seja construido , cada atomo no seu lugar e nao simples reacoes
eu nao sou religioso mas acho estranho que o ateu precise provar deus mesmo que tentando afirmar que ele nao existe
Isso é mais do que necessário, ante os riscos que a teologia do domínio traz nos dias atuais. Por mais vídeos assim!
Segundo a descrição do vídeo, "nem todas as pessoas que se envolvem com o fanatismo religioso são desonestas, algumas estão realmente achando que sua religião é a verdadeira."
"Algumas", jovem? A pessoa que afirma que todos, ou a maioria, dos chamados "fanáticos religiosos" o são por desonestidade ou está falando do que não sabe, ou está, ela própria, sendo desonesta; e qualquer uma dessas hipóteses destrói sua credibilidade.
vim aqui deixar uma outra perspectiva sobre o assunto, vejo Deus não como um ser abstrato ou distante, ou mesmo norteado pelos dogmas litúrgicos, mas como a essência onipresente que se prova não por aquilo que criou, mas pelas vidas como as quais existe.
Qual o consenso sobre a palavra ateu? Afirmar que Deus não existe ou acreditar que Deus não existe? Porque entendo que ambas afirmações não representam a mesma coisa. Aqueles que afirmam que Deus não existe considero incoerentes porque não existe materialidade para fazer tal afirmação; o que pode-se afirmar através da coerência é que não existem livros sagrados e existe um vício na humanidade de associar Deus a livros sagrados. Para aqueles que acreditam que Deus não existe acho mais coerente afirmar-se agnóstico.
Isso que você está fazendo caracteriza-se em desonestidade intelectual, pois uma vez que você me diz que um deus existe você precisa me dizer quais os seus predicados para daí sim eu verificar empiricamente se ele existe ou não.
A Bíblia, assim como os profetas e apóstolos, e a nação de Israel, dão testemunho das ações e manifestações Deus
Essa é uma das principais razões pelas quais o evangelho de Cristo se destaca entre os grandes livros religiosos...
Abraço. Shalom!
@@tito.emdefesadocristianismo O corão e o profeta Maomé também dão testemunho das manifestações de Alá.
@@tito.emdefesadocristianismo e você acredita cegamente em relatos contidos unicamente nas tais escrituras, parabens pela sua ingenuidade rs
concordo com você, sou ateu em relação a jesus, Alá, buda, jeová, Odin, Hórus e etc... mas em relação a um criador, arquiteto do universo, eu sou agnóstico. não acredito em nenhum desses deuses que se dizem como intervencionista, benevolente e justo, reconheço que isso é a minha descrença e que posso estar errado.
em relação a um criador do universo eu realmente não sei, existem bons argumentos a favor da existência e da não existência, no entanto é uma questão de crença ou descrença, como você apontou. de certa forma todos nós estamos em estado de agnose.
Primeiro
👍
Acreditar no Evangelho é um milagre. Discutir a fé de forma racional pode ser maçante, pois prevalece quem tem mais argumentos. Defender a razão da fé nem sempre é fácil; acreditamos não apenas pela lógica, mas também pela mística do encontro com Jesus. Quem abandona essa fé não o conheceu verdadeiramente, mas apenas se deparou com barreiras, religiões e argumentos que, se contra-argumentados, perdem sentido. Reconheço que ser agnóstico é mais sábio do que ser ateu. O ateísmo, muitas vezes, é a parte mais obscura da racionalidade, requerendo ignorar realidades óbvias. Pode-se não ser cristão, judeu, muçulmano ou budista, mas negar a existência de Deus é um sinal de ignorância. Os maiores pensadores preferem ser agnósticos a ateus por essa razão. Tentar provar ou conhecer Deus apenas pela lógica e razão é um caminho errado, e ninguém jamais encontrou Deus assim. Todo prognóstico de ateus, intelectuais ou filósofos é antecipado pelo Senhor; você não O conhecerá porque O escolheu, mas porque Ele te escolheu primeiro. Por isso, o ateísmo é muitas vezes uma revolta; 95% já foram crentes e se decepcionaram ou frustraram suas expectativas e sofreram. Porém, Deus é real, e o tempo para O conhecer pode ser limitado.
“O tolo diz em seu coração: ‘Não há Deus’.” - Salmos 53:1
Pelo contrário amigo, hj o ateísmo se baseia totalmente na realidade, principalmente das descobertas da biologia pela teoria da evolução, e o conhecimento do universo ao nosso redor. Sem falar q com os achados arqueológicos foi descoberta a origem do deus cristão, não sendo um deus único, mas sim um deus de um panteão que só alcançou o topo por conta de motivações políticas. Quem ainda acredita nessa fantasia se deve unicamente a falta de conhecimento, ou no pior caso, em desonestidade intelectual. E a maior prova da lavagem cerebral q a igreja faz nos fiéis é a demonização dos não crentes, ou então o q vc fez aí, dizer q os que questionaram e saíram da religião não acreditavam de verdade. Não passa de uma técnica de manipulação vazia
"O ateísmo, muitas vezes, é a parte mais obscura da racionalidade, requerendo ignorar realidades óbvias."
Cara, com toda a minha paciência de ateu sensato: realidade óbvia é vc segurar um gelo e dizer "é frio mesmo". E de onde vc tirou que os maiores pensadores preferem ser agnósticos a ateus? E, pra terminar: se jamais alguém encontrou deus(es) pelo caminho da razão, qual o caminho para encontrá-lo sem correr o risco de estar enganado? Esse caminho seria válido também para encontrar Ogum, Exu e Iemanjá?
O tolo julga, exatamente o que vc está fazendo aqui!
"Cara,com minha paciência de ateu sensato:realidade óbvia é vc segurar um gelo e dizer " é frio mesmo". Com sua paciência de ateu já observou um réptil vira ave e disse" é evolução nesmo"? Pois,pra vc que é materialista,só a filosofia de Darwin não funciona. Tem que vê acontecer como a lagarta vira borboleta e nós vemos.
@@josesouzasantos37 Não, eu nunca vi um réptil virar ave, até porque, se foi assim, aconteceu gradativamente num processo de milhares de anos. A questão é que eu não sou ateu por causa de Darwin, mas por causa de deus(es) mesmo. Em favor de Darwin, ele existiu.
0:42. Do ponto de vista cristão, a possibilidade de um cristão se tornar ateu está prevista na própria Bíblia, como no exemplo a seguir: "o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios". Então, nada de novo quanto a isso.
😵💫🤤
Nada de novo no seu contorcionismo retórico. Sempre vão procurar explicações na Bíblia, nem que pra isso recorram as mais malucas e absurdas distorções.
A bíblia é literatura, como qualquer literatura, nada além.. 😌
Se você for realmente honesto consigo mesmo na sua busca pela verdade, você também vai se virar contra a religião, principalmente contra a religião cristã. No mínimo, você se tornará um agnóstico. Boa sorte e bem-vindo ao clube no futuro!
E mt facil ver q n tem nada p ajudar a gente e so testar pessa p deus curar seu gato q ta morendo ou outra coisa q vc queira mt e vai ver q n tem ajuda nenhua se vc nao se ajudar se ta fudido!
Me desculpe, sou Cristão e Acompanhei todo o vídeo e entre outros conteúdos como esse para entender os dois lados da moeda. Mas esses conteúdos não chegam em nenhum conteúdo científico que comprovam suas teorias. Nenhuma comprovação, torna essas teorias também é uma religião.
😂😂😂😂 só rindo destes ateus. Não me respondem, o que eu perco crendo ou não em um Dus o que perco não crendo se ele existir o problema é meu e se ele não existir o problema tbm é meu. Outra coisa vcs batem no peito que a pessoa que crê é fundamentalista mais para vcs dizerem tais bobagens saibam é pelo alicerce postos pela cultura judaico cristã. Vai lá no islam e tente falar contra Alá.
Busca pela verdade kkkkkk
Normal , a biblia diz q no final dos tempos o pessoal ia esquecer d Jeová e n só isso iam ficar loucos se mencionasse o nome jesus, então, Jesus, Jesus, Jesus o rei, Jesus o curador
Pq vcs estão aqui?!
Daniel.
Curador de quê?
@@edvaldoafonso2874 doenças , morte, desvio da justiça, ganança , escravista
@@golunprecioso6364 pra v as bobagens e desculpas
Essa negatividade é uma surpresa para cristão verdadeiro.Provavelmente, esse fundamentalista, assim Saulo antes da conversão; entre outros, não passou de um religiosidade sentimental
O verdadeiro encontro com Deus, constitui uma unidade com ele destituída de qualquer dúvidas e incertezas. Por que Deus corresponde tanto ao conhecimento como à estrutura do ser do cristão
Portanto, o relacionamento do cristão com Deus não pode ser compreendido nem julgado por nenhum observatório científico
Abraço. Shalom!
A Bíblia diz: Ensina teu filho no caminho da verdade e ele não se desviará dele. Isto acontece na vida real?
A Bíblia diz: O anjo do Senhor acampa ao redor dos que O temem. Isto se aplica na vida real?
A Bíblia diz: O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Isto se aplica na vida real?
A Bíblia diz: Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus. Isto se aplica na vida real?
@@abelheringer5477
Mas se perguntarmos se este Deus assim concebido é tal que podemos ter relações pessoais com ele, a resposta espiritual sim
Esses ensinos possuem implicações lógicas dentro de um contexto de obediência
Na consciência da redenção, precisamos ter em mente que a proposta de salvação dada por Deus, não está limitada à este mundo de sofrimento e morte
Independente das circunstâncias, Deus permace fiel, e por fim, encherá dos nossos olhos toda lágrima
Abraço. Shalom!
Bom questionamento!@@abelheringer5477
Kkkk falácia do falso escocês kkkkk puro sentimentalismo, necessidade de crer. Infantil...
@@abelheringer5477
Correção: enxugará dos nossos olhos toda lágrima...
Uma pessoa que era cristão e vira ateu sem antes ter testado todas as religiões não bíblicas só pode ser um imbecil! Desistir de todas sem ter estudado o hinduísmo, o budismo, etc., milhares de religiões, achar todas iguais, sem tê-las conhecido, é falta de capacidade intelectual, é burrice mesmo!
@gilkrein Não precisa necessariamente ter se tornado seguidor; poderia tê-las estudado a fundo. O sujeito não faz a menor ideia que existam conceitos não bíblico de deus e já chega a conclusões absolutas. Isso é obviamente lamentável e torna a opinião dessas pessoas totalmente não confiável.
@gilkrein Resumindo: Não necessariamente. Poderia tê-las estudado a fundo. Mas parece que ele só conhece o deus bíblico.
@gilkrein Estudei a fundo, creio eu, as principais. E estou cobrando isso dele porque ele disse que virou ATEU, não que virou "não-bíblico" ou "não-abraâmico". Se virou ateu, tem que no mínimo refutar os principais conceitos de divindade que a humanidade chegou, não apena o bíblico, e as diferenças são enormes entre elas, posso cobrar isso por o que o termo ateu propõe, ele se diz ateu, logo, dever ter argumentos para refutar qualquer conceito de deus que ser humano tenha imaginado, não apena não apenas o judaico-cristão islâmico.
@gilkrein Eu nunca disse para ninguém essa última frase que você falou. Não me inclua em grupos aos quais não pertenço.
Pra que perder tempo estudando religiões e filosofias deistas se elas não tem nenhuma base racional ou científica? É tudo mística ou fé, nada tangível
Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe! " Salmos 53:1
Isso é uma falácia, pois é o próprio livro da sua crença que afirma isso. Seria o mesmo que eu tomar como exemplo um livro de um ateu em que ele tenha escrito a frase "há tolos que acreditam em seres metafísicos" e essa frase representar uma verdade que valha para ateus e crentes. A frase de Salmos serve exclusivamente para quem tem fé e não comprova que o seu deus exista, apenas que vc acredita nele.
Baita credibilidade oq um livro RELIGIOSO fala sobre ateísmo, uau, e q baita argumento tbm hein? É só um ad hominem generalizado irrelevante, falácia é oq mais tem msm nesse livro.
A Bíblia diz: Ensina teu filho no caminho da verdade e ele não se desviará dele. Isto acontece na vida real?
A Bíblia diz: O anjo do Senhor acampa ao redor dos que O temem. Isto se aplica na vida real?
A Bíblia diz: O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Isto se aplica na vida real?
A Bíblia diz: Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus. Isto se aplica na vida real?
Eu quero saber de onde saiu a COBRA FALANTE e porque e como ela tinha conhecimento do bem e do M4L ...🎃🎃. P, A ; já escrevi este comentário dezenas de vezes...
Até hoje, o deus não me deu uma LAMBORGHINI...😡😡😡