Olá Fábio eu comecei a me enteresar por serralheiria a poucos dias,e com isso tem acompanhado o teu canal e gostei muito, você explica bem de uma forma que a gente entende
Prezado Fábio, como já lhe escrevi em outros comentários de seus vídeos, por ser engenheiro faço aqui alguns comentários à segui no intuito de lhe expor algumas situações , pois entendo que como seus vídeos são seguidos por muitas pessoas julgo importante contrapor algumas questões vista pelos olhos de um profissional da área da construção civil. Espero estar contribuindo para a evolução dos conhecimentos de todos. O uso de alvenaria seja ela qual for no lugar da fôrma de madeira é chamado na engenharia de fôrma perdida. Ela pode ser usada em diversas situações. O problema no seu caso é que se está utilizando para completar a lateral da vala por ter sido escavado o solo a mais, um planejamento melhor poderia ter evitado este retrabalho ou mesmo definido uma cota de implantação mais adequada em função do projeto estrutural de sua obra. Fora a questão da segurança com a serra mármore e o uso de cedro como fôrma ou mesmo para andaime por menor que seja, tem ainda outros dois problemas: a concretagem de peças usando como forma o próprio solo pode até ser feita porém tem que ser precedida de chapisco em toda a superfície do solo e aguardar a cura do mesmo, antes da concretagem, pois caso contrário o solo irá absorver boa parte da água do concreto o que implicará numa mudança da relação agua cimento, consequentemente interferindo na resistência final do concreto, por mais que se umedeça a vala na hora da concretagem vai haver perda de água do concreto para o solo. O outro problema é a falta de recobrimento das ferragens, isto apesar de não parecer importante, é sim de estrema relevância para a durabilidade das estruturas, se não o fosse a engenharia não daria tanta atenção a este item mesmo em locais longe da ação de intempéries como o spray marinho (salitre), por vezes os solos possuem elementos químicos que podem reagir com o aço causando a sua corrosão. Questões como estas é que justificam muitas vezes a contratação de serviços de engenharia...
E dessa forma (concreto direto no solo) não tem o problema da umidade subir pelas paredes e acabar chegando ate nas ferragens no interior do concreto? Sou leigo, só imagino que isso pode acontecer. Ah lembrei de um detalhe, aquele concreto que seca ate de baixo d'agua é diferente a composição dele?
@@Acesar2012 , a espessura de recobrimento da armadura é justamente para garantir uma certa "impermeabilidade" para que as intempéries não cheguem até o aço, entre elas até mesmo a água. Sim existem cimentos especiais para serem utilizados em concretagens submersas, e mais do que isto o procedimento de concretagem é bem diferente pois se utiliza geralmente o lançamento do concreto num ponto "fixo" e que com o bombeamento do mesmo vai havendo a distribuição no entorno da tubulação de lançamento do concreto , por conta disto se concreta um volume maior pois é sabido que a camada mais externa (que ficará em contado com a água) certamente perderá sua capacidade sendo apenas uma camada de proteção para a parte da peça que se quer concretar realmente fique protegida até a sua cura completa. Isto é um processo bem técnico, custoso e executado em ambientes aquáticos, não seria o caso de se pensar para edificações em solo. Existem ainda produtos hidrorepelentes que podem ser acrescidos ao concreto, porém a garantia de um recobrimento adequado da ferragem ainda é a melhor solução. Espassadores são simples de serem feitos (em alguns locais chamam de rapadura), nada mais é que uma espécie de parapelepípedos de argamassa de cimento e areia onde são espetados pedaços de arame recozido para que após a cura sejam amarrados na armadura das peças de concreto para garantir o espaçamento da ferragem até a forma, para tanto a espessura das rapaduras deve ser a mesma que a da espessura de recobrimento da ferragem estabelecida em projeto. Hoje em dia existem muitos tipos de espaçadores plástico que podem ser adquiridos no mercado e que o valor financeiro é sim competitivo até mesmo em se comparando com os feitos na obra. Enfim a questão da concretagem tem também diversas outras variáveis, entre elas é de suma importancia a vibração do concreto e a altura de lançamento do mesmo nas peças...
@@andrecabral2201 Valeu a resposta...cara a gente acha que é simples, só soltar o concreto e boas, mas o negocio é bem mais complexo, como tudo na vida.
também não gosto de concreto no solo acho que acontece exatamente o que vc disse!!! mais as brocas também o concreto fica no solo não vai ser o mesmo caso?
Grande Fábio ,meu professor de Solda, serralheria e um de meus canais favoritos. Meu pai sempre dizia: “pecamos por excesso, mas não por zelo” . Não vejo absolutamente nada de errado em construir com suas próprias mãos e com sua família . Do jeito que anda o mundo , não vamos mais poder plantar sem engenheiro agrícola ! Não tenho nada contra engenheiros , mas acredito que muitas normas poderiam ser revista , pois todas as tecnologias avançaram muito desde a provação e publicação destas normas. Força Fábio estamos do seu lado ! 💪💪💪👍👏🏾
Boa noite Fábio, acabei de assistir o vídeo onde você relata a falta de educação de uns, e o pior pessoas que tem estudo. Mas desconsidere estes comentários. Meu relato é que por conta do seu "vídeo de curso de solda" a dois meses eu comprei a minha máquina de solda, uma mig flex 160 da boxer, e hoje eu consigo dar uns pontos e fazer uma solda corrida. Meu objetivo é fazer uma escrivania de metalon. E mais uma, aperta o passo aí na obras para voltarmos as aulas de serralheria e novos ensinamentos. Sou hobbysta não tenho a solda como profissão. Acompanhando o canal.
Concertesa esse acabamento com tijolos vai ficar top e muito mais barato em relação a madeira. Assisti também esse vídeo que você comentou ficou show. Parabéns 👍
Esta fileira de tijolos que você esta assentando, tem que ser antes de abrir o alicerce. Uma fez assentados os tijolos, encharca de água a canaleta e com cuidado retira-se a terra ficando uma parede com acabamento e sem o uso de tabuas.
Boa noite. Me permita uma observação: tive a impressão q foi usada uma serra mármore com disco dentado para cortar as tábuas. Caso seja isso mesmo, tome muito cuidado, pois como vc bem deve saber a rotação dessa máquina não é adequada para este disco, podendo dar trancos e causar algum acidente. Para isto existe um disco q corta a madeira por abrasão. A bosch tem um q é preto para está finalidade. Ou então vai na serra circular p madeira mesmo, q tem a rotação ideal. Abraços e sucesso na obra.
@@luclima949 Vc nunca ter tido problema não quer dizer que não exista o problema...Eu nunca tombei de carro, nem bati de moto, mas isso não quer dizer que esse perigo não exista.
Bem lembrado eu tive um acidente com isso máquina travou e pulou e diferente da circular a máquina não tem proteção de disco igual a circular.q quando acaba o corte ela fecha o alojamento do disco o tornando sem riscos.
Funciona mestre e fica indestrutivel so q e feito antes de cavar as valetas mas vai funcionar do mesmo jeito forte abraço fique com Deus tamo junto METAL ARTS BRAGA
Muito boa sua estrutura Fábio, e nesse tempo de crise tudo que puder improvisar e for bem sucedido, têm mais que aplicar mesmo, inclusive compartilhar para ajudar ao próximo, show. Quero aproveitar a oportunidade e saber sua avaliação das inversoras Tork, estou na corda bamba para aquisição de minha primeira, abraço.
Fabio, uma pequena dúvida na área de solda. Comprei uma tela para fazer uma grelha mas veio de inox, eu posso/consigo fazer a solda em uma moldura usando o eletrodo E6013?
Provavelmente o canal em que Vc viu esse sistema de colocar tijolos pra nivelar a borda do baldrame foi no canal PiEcoSus3D. Tbm já vi nas obras q ele mostra. Fica muito bom mesmo!
Bom dia professor fabio tudo bem ?,eu sou o Andre daqui da cidade de Ribeirao pires do abc de Sao paulo ,entao tira uma duvida minha se puder claro ,eu assisti o curso de solda e de seralheiro seo que sao muito bom você esta de parabens ,ai acabei comprando um transformadozinho da lynus lts-160 bivolt que até agora esta sendo muito bom mais eu estou usando ele na minha tomada de casa que é 220 volts eu uso uma extensao de 7 metros e ligo a extensao na tomada e depois ligo ele na extensao ,a duvida que eu tenho é eu posso continuar usando nessa tomada ou tenho que ligar na caixa de luz ? E se eu continuar eu usando assim eu posso causar um problema nos fios de energia de casa ? Eu sei que esse nao é o video certo para eu ti fazer essa pergunta mais como dizem o PROFESSOR AJUDA O ALUNO kk caso puder responde ai por favor .blz valew abraço e que DEUS TE ABENCOE CADA VEZ MAIS SEO PROGRAMA OFICINA GARAGEM É NOTA 1000 FLW ABRAÇO
Professor o que eu ia fazer uma observação e orientação, mas já vi aqui muitos já falaram, a respeito de você estar cortando as tábuas com uma serra mármore com disco de dentes, você sabe que hj existe outro tipo de disco sem dentes apropriado pra esse tipo de trabalho. Forte abraço e cuidado .
O disco nem tanto é o problema o. Correto é usar serra circular .pois ela tem dispositivos de proteção e a rotação é mais adequada. Serra mármore é uma ótima ferramenta porém bem traiçoeira igual motosserra .
Fabião, com todo o respeito, e essa barriga aí? Atenção com a saúde, rapaz! Vc é um cara que fará falta se for antes do tempo por besteira. Abra os olhos e feche a boca. Abraço e obrigado pelos vídeos!
DESCULPE FALAR, MAIS NÃO SERIA NECESSÁRIO BLOCO DE COROAMENTO, COMO YAMBEM A VIGA BALDRAME ENTERRADA PERDE UMA DAS FINALIDADES QUE É EVITAR A UMIDADE SUBIR NA PAREDE.
Olá Fábio eu comecei a me enteresar por serralheiria a poucos dias,e com isso tem acompanhado o teu canal e gostei muito, você explica bem de uma forma que a gente entende
Trabalhei muito de servente e depois de pedreiro,e com esta fundação aí ficou top das galáxias.viga baldrame.
Tabuas de cedro " madeira nobre" pra fazer caixaria de construçao, que chic, Madeira em extinção , parabéns
Prezado Fábio, como já lhe escrevi em outros comentários de seus vídeos, por ser engenheiro faço aqui alguns comentários à segui no intuito de lhe expor algumas situações , pois entendo que como seus vídeos são seguidos por muitas pessoas julgo importante contrapor algumas questões vista pelos olhos de um profissional da área da construção civil. Espero estar contribuindo para a evolução dos conhecimentos de todos.
O uso de alvenaria seja ela qual for no lugar da fôrma de madeira é chamado na engenharia de fôrma perdida. Ela pode ser usada em diversas situações. O problema no seu caso é que se está utilizando para completar a lateral da vala por ter sido escavado o solo a mais, um planejamento melhor poderia ter evitado este retrabalho ou mesmo definido uma cota de implantação mais adequada em função do projeto estrutural de sua obra. Fora a questão da segurança com a serra mármore e o uso de cedro como fôrma ou mesmo para andaime por menor que seja, tem ainda outros dois problemas: a concretagem de peças usando como forma o próprio solo pode até ser feita porém tem que ser precedida de chapisco em toda a superfície do solo e aguardar a cura do mesmo, antes da concretagem, pois caso contrário o solo irá absorver boa parte da água do concreto o que implicará numa mudança da relação agua cimento, consequentemente interferindo na resistência final do concreto, por mais que se umedeça a vala na hora da concretagem vai haver perda de água do concreto para o solo. O outro problema é a falta de recobrimento das ferragens, isto apesar de não parecer importante, é sim de estrema relevância para a durabilidade das estruturas, se não o fosse a engenharia não daria tanta atenção a este item mesmo em locais longe da ação de intempéries como o spray marinho (salitre), por vezes os solos possuem elementos químicos que podem reagir com o aço causando a sua corrosão. Questões como estas é que justificam muitas vezes a contratação de serviços de engenharia...
E dessa forma (concreto direto no solo) não tem o problema da umidade subir pelas paredes e acabar chegando ate nas ferragens no interior do concreto? Sou leigo, só imagino que isso pode acontecer. Ah lembrei de um detalhe, aquele concreto que seca ate de baixo d'agua é diferente a composição dele?
@@Acesar2012 , a espessura de recobrimento da armadura é justamente para garantir uma certa "impermeabilidade" para que as intempéries não cheguem até o aço, entre elas até mesmo a água. Sim existem cimentos especiais para serem utilizados em concretagens submersas, e mais do que isto o procedimento de concretagem é bem diferente pois se utiliza geralmente o lançamento do concreto num ponto "fixo" e que com o bombeamento do mesmo vai havendo a distribuição no entorno da tubulação de lançamento do concreto , por conta disto se concreta um volume maior pois é sabido que a camada mais externa (que ficará em contado com a água) certamente perderá sua capacidade sendo apenas uma camada de proteção para a parte da peça que se quer concretar realmente fique protegida até a sua cura completa. Isto é um processo bem técnico, custoso e executado em ambientes aquáticos, não seria o caso de se pensar para edificações em solo.
Existem ainda produtos hidrorepelentes que podem ser acrescidos ao concreto, porém a garantia de um recobrimento adequado da ferragem ainda é a melhor solução. Espassadores são simples de serem feitos (em alguns locais chamam de rapadura), nada mais é que uma espécie de parapelepípedos de argamassa de cimento e areia onde são espetados pedaços de arame recozido para que após a cura sejam amarrados na armadura das peças de concreto para garantir o espaçamento da ferragem até a forma, para tanto a espessura das rapaduras deve ser a mesma que a da espessura de recobrimento da ferragem estabelecida em projeto. Hoje em dia existem muitos tipos de espaçadores plástico que podem ser adquiridos no mercado e que o valor financeiro é sim competitivo até mesmo em se comparando com os feitos na obra.
Enfim a questão da concretagem tem também diversas outras variáveis, entre elas é de suma importancia a vibração do concreto e a altura de lançamento do mesmo nas peças...
@@andrecabral2201 Valeu a resposta...cara a gente acha que é simples, só soltar o concreto e boas, mas o negocio é bem mais complexo, como tudo na vida.
Parabéns à você andre
também não gosto de concreto no solo acho que acontece exatamente o que vc disse!!! mais as brocas também o concreto fica no solo não vai ser o mesmo caso?
Grande Fábio ,meu professor de Solda, serralheria e um de meus canais favoritos. Meu pai sempre dizia: “pecamos por excesso, mas não por zelo” .
Não vejo absolutamente nada de errado em construir com suas próprias mãos e com sua família .
Do jeito que anda o mundo , não vamos mais poder plantar sem engenheiro agrícola ! Não tenho nada contra engenheiros , mas acredito que muitas normas poderiam ser revista , pois todas as tecnologias avançaram muito desde a provação e publicação destas normas. Força Fábio estamos do seu lado ! 💪💪💪👍👏🏾
Parabéns amigo, sempre aprendendo.......
Boa noite Fábio, acabei de assistir o vídeo onde você relata a falta de educação de uns, e o pior pessoas que tem estudo. Mas desconsidere estes comentários. Meu relato é que por conta do seu "vídeo de curso de solda" a dois meses eu comprei a minha máquina de solda, uma mig flex 160 da boxer, e hoje eu consigo dar uns pontos e fazer uma solda corrida. Meu objetivo é fazer uma escrivania de metalon. E mais uma, aperta o passo aí na obras para voltarmos as aulas de serralheria e novos ensinamentos. Sou hobbysta não tenho a solda como profissão. Acompanhando o canal.
Tbm vi esse video usando a técnica do tijolinho no instagra muito boa a ideia
Grande Fábio, essa obra vai ficar pronta, mas a barriga continua.KKKKK grande abraço a todos.
Alem de ganhar experiência e conhecimento com suas aplicações ainda se curte um bom Rock...abraços.
Show, parabéns
Esta ficando muito bom esta construção que Deus abençoe cada dia vcs todos
Concertesa esse acabamento com tijolos vai ficar top e muito mais barato em relação a madeira. Assisti também esse vídeo que você comentou ficou show. Parabéns 👍
Show parabéns mais uma etapa sendo realizada
Deus abençoe
Valeu professor
Beleza Fábio, que Deus abençoe a vocês nesse novo projeto.
Fabio, vc poderia ter usado lona de plástico pra colocar no solo. Pra concretagem não encostar no solo. O plástico é baratinho.
Não perco nenhum vídeo, estou aprendendo muito, Deus abençõe.
Muito legal
Tábuas de Cedro, mesma madeira usada no Templo construído por Salomão filho de Davi, aí sim ein
Está ficando top demais.
Esta fileira de tijolos que você esta assentando, tem que ser antes de abrir o alicerce. Uma fez assentados os tijolos, encharca de água a canaleta e com cuidado retira-se a terra ficando uma parede com acabamento e sem o uso de tabuas.
Muito bom mesmo parabéns
Bom dia, eu vi essa ideia no canal do pieco
Boa noite. Me permita uma observação: tive a impressão q foi usada uma serra mármore com disco dentado para cortar as tábuas. Caso seja isso mesmo, tome muito cuidado, pois como vc bem deve saber a rotação dessa máquina não é adequada para este disco, podendo dar trancos e causar algum acidente. Para isto existe um disco q corta a madeira por abrasão. A bosch tem um q é preto para está finalidade. Ou então vai na serra circular p madeira mesmo, q tem a rotação ideal. Abraços e sucesso na obra.
Nunca tive problemas com esse tipo de disco na Makita.
@@luclima949 Vc nunca ter tido problema não quer dizer que não exista o problema...Eu nunca tombei de carro, nem bati de moto, mas isso não quer dizer que esse perigo não exista.
Boa noite! Também utilizava assim até meu cunhado se acidentar com a dele e ter que fazer 30 pontos no joelho. Daí comprei uma própria para madeira!
Boa noite! Também utilizava assim até meu cunhado se acidentar com a dele e ter que fazer 30 pontos no joelho. Daí comprei uma própria para madeira!
Bem lembrado eu tive um acidente com isso máquina travou e pulou e diferente da circular a máquina não tem proteção de disco igual a circular.q quando acaba o corte ela fecha o alojamento do disco o tornando sem riscos.
Tá ficando legal
Muito show.👏👏👏
ótimas dicas valeu
Bakana Fábio ,deus abençoe 🙏
Funciona mestre e fica indestrutivel so q e feito antes de cavar as valetas mas vai funcionar do mesmo jeito forte abraço fique com Deus tamo junto METAL ARTS BRAGA
Em breve mais uma conquista que Deus dara para vc e sua família
Abraço 👍
Vc ficando top top
Muito boa sua estrutura Fábio, e nesse tempo de crise tudo que puder improvisar e for bem sucedido, têm mais que aplicar mesmo, inclusive compartilhar para ajudar ao próximo, show. Quero aproveitar a oportunidade e saber sua avaliação das inversoras Tork, estou na corda bamba para aquisição de minha primeira, abraço.
Galpão com containers nas laterais ....mais rápido e talvez mais barato
Fabio, uma pequena dúvida na área de solda.
Comprei uma tela para fazer uma grelha mas veio de inox, eu posso/consigo fazer a solda em uma moldura usando o eletrodo E6013?
muito top 👏👏
Provavelmente o canal em que Vc viu esse sistema de colocar tijolos pra nivelar a borda do baldrame foi no canal PiEcoSus3D. Tbm já vi nas obras q ele mostra. Fica muito bom mesmo!
Quanto a madeira não seria cedrilho e não cedro?
Não é a mesma, a grosso modo o cedro é o rico e o cedrinho o primo pobre, são parentes mas o cedro é de maior qualidade e valor
Só toma muito cuidado com essa serra mármore cortando madeira pois se travar é um tranco muito perigoso.
Bom dia professor fabio tudo bem ?,eu sou o Andre daqui da cidade de Ribeirao pires do abc de Sao paulo ,entao tira uma duvida minha se puder claro ,eu assisti o curso de solda e de seralheiro seo que sao muito bom você esta de parabens ,ai acabei comprando um transformadozinho da lynus lts-160 bivolt que até agora esta sendo muito bom mais eu estou usando ele na minha tomada de casa que é 220 volts eu uso uma extensao de 7 metros e ligo a extensao na tomada e depois ligo ele na extensao ,a duvida que eu tenho é eu posso continuar usando nessa tomada ou tenho que ligar na caixa de luz ? E se eu continuar eu usando assim eu posso causar um problema nos fios de energia de casa ? Eu sei que esse nao é o video certo para eu ti fazer essa pergunta mais como dizem o PROFESSOR AJUDA O ALUNO kk caso puder responde ai por favor .blz valew abraço e que DEUS TE ABENCOE CADA VEZ MAIS SEO PROGRAMA OFICINA GARAGEM É NOTA 1000 FLW ABRAÇO
Bacana, mas eu achei muito justa e o espaço do concreto em volta da ferragem
Vai usar a betoneira de 150 l. ????
Oi amigo eu vi errado ou vc esta cortando madeira com uma serra mármore? E a segurança? O exemplo vc e uma pessoa inteligente bom trabalho
Olá, existem discos próprio para o corte de madeiras pra serem usados em Serra mármore.
Abraço.
👍🏻👍🏻
Ae Fábio tá de ostentação fazendo forma de cedro, enterrando dinheiro homi 😅
Mas eles colocam os tijolinhos antes de furas a valeta
👍👍👍👍👏👏👏👏
Coloca vídeos mais demorado 👏👏
Like
😉🖒
O Brasil é muito atrasado mesmo, Nos EUA e Canada tem moldes de papelão para este fim.
Muito mais barato e ecológico com material reciclado.
O canal O Pulo do gato na construção mostrou em um vídeo essas formas. Já tem uma empresa por aqui fazendo.
Professor o que eu ia fazer uma observação e orientação, mas já vi aqui muitos já falaram, a respeito de você estar cortando as tábuas com uma serra mármore com disco de dentes, você sabe que hj existe outro tipo de disco sem dentes apropriado pra esse tipo de trabalho. Forte abraço e cuidado .
O disco nem tanto é o problema o. Correto é usar serra circular .pois ela tem dispositivos de proteção e a rotação é mais adequada. Serra mármore é uma ótima ferramenta porém bem traiçoeira igual motosserra .
Divulgue o canal do cara rapaz
Acho que vc viu no Canal Pieco-Sus 3D
Fabião, com todo o respeito, e essa barriga aí? Atenção com a saúde, rapaz! Vc é um cara que fará falta se for antes do tempo por besteira. Abra os olhos e feche a boca. Abraço e obrigado pelos vídeos!
DESCULPE FALAR, MAIS NÃO SERIA NECESSÁRIO BLOCO DE COROAMENTO, COMO YAMBEM A VIGA BALDRAME ENTERRADA PERDE UMA DAS FINALIDADES QUE É EVITAR A UMIDADE SUBIR NA PAREDE.
acho que vc viu a dica no canal @pieco-sus ruclips.net/channel/UCIRTCC1kKFQWL_76daCfQLQ
:(
Cedro para caixaria de concreto?
Mesmo usando depois como andaime é um desrespeito com a natureza.
FÁBIO DESCULPE MAIS VOCE GASTOU MIITO FERRO E CONCRETO DESNECESSÁRIO.