Eu fico encantado como vc descomplica a psicanálise. Onde muitas vezes me sinto burro e tenho vontade de trocar de abordagem teórica, quando chego aqui , vejo que é possível sim, entender a psicanálise sem "Lacanês". Gratidão, parabéns!
Muito obrigado por você sempre compartilhar suas indicações de livros! Entendo que o LUTO seria quando sabemos qual objeto foi perdido ( ex: a morte de alguém, a perda de um relacionamento, perda de um trabalho, etc) e Melancolia seria a perda de um objeto que não conseguimos nomear/identificar, e por isso penso que é muito mais difícil elaborar a melancolia.
Sensacional a aula ! Vejo um adoecimento em massa e uma grande inversão de valores nos dias atuais e com isso as crianças e adolescentes perdem uma referencia, buscando nas redes sociais essa falta. Além da ausência dos cuidadores na tentativa de oferecer o que não tinham para os filhos. quando juntamos tudo isso temos o reflexo nos consultórios.
Nossa! Só fui te encontrar agora, meu Deus! Estudo psicanálise e pretendo iniciar meus atendimentos em clínica no próximo mês.....Já me inscrevi no seu canal.....tomara q ainda dê tempo de eu te alcançar......gratidão. Lucélia 😊😊.
Fã da sua aula e didática O mundo está passando por transformações profundas e as redes sociais reverberam muito a toxicidade das relações. São muitas horas conectadas, muita informação, necessidade de pertencimento como defesa. Precisamos ressignificar nosso eu a cada dia. Complicado.
Obrigada pela aula! Busquei o vídeo para ampliar o entedimento relacionado ao trabalho do luto, mas prendi-me às reflexões acerca da contemporaneidade. Parabéns pela didática!
Aprecio muito seus vídeos. Eles me ajudam a ler o texto com mais possibilidades. Sim, a contemporaneidade trouxe muitos desafios a criação das crianças. Sobretudo em tempos de quadros nosograficos, em que as pequenas criancas, com algum entrave no desenvolvimento se vêm colocadas. Deixa-se de olhar para o sujeito, mira-se na falta, e a relação dual se estabelece pelo "brinquedo" eletrônico, que não responde a criança, não interage em sua demanda de endereçamento.
Durante meu processo de análise várias idealizações minhas foram sendo derrubadas, isso me causou um tipo de luto que carrego há uns 2 anos. Não vejo mais graça no mundo externo, gosto de ficar quietinha comigo mesma e não existe mais desejo de explorar.
A mudança cultural q vc cita no video sobre o comportamento dos jovens de hoje, penso como vc, ou seja que houve uma mudança nos anos 90 principalmente, onde aquela rigidez na educação "caiu de moda". Porém penso diferente no sentido q justamente por ser uma novidade para os pais atuais(serem bem abertos na educação) onde o filho tudo pode, há para o jovem a perda do " ANSEIO de CRIAR/ também a perda do "desejo" (desejo no sentido da psicanalise-ou seja perde o desejo de por em pratica/vivenciar seus talentos/achar seu caminho singular), e portanto sem "lei" (lei no sentido da psicanalise)/ sem limite, o jovem perde o estimulo para criar, vivenciar. Acho também q no Brasil, os psicanalistas falam pouco sobre o desejo no sentido psicanalitico.Já na europa é um tema central e me parece importante aprofundá-lo (por exemplo: o q o neurotico obsessivo faz com seu desejo? Sacrifica-o? e o neurótico histerico? e o perverso? e o psicotico?. Enfim obrigado pela oportunidade de ter um espaço para dialogarmos. Abraço, Luiz - São Paulo
Vídeo excelente Adélia! Me ajudou muito nos estudos! É muito importante exemplificar os conceitos para compreendemos melhor e você faz isso muito bem!! Obrigada! Ps: Não deu pra ouvir o barulho da furadeira rsssss
Sou mais melancólica. Mas não interrompi os meus projetos. O peito dói e a lágrima cai porém tenho que fazer os deveres. Tive que garantir o futuro pra preencher a lacuna que ficou .Quando casei não pensava que viuvez era mais fácil que outras perdas . Não porque se o casamento foi longo,o companheirismo vai fazer Muita falta .Com o tempo se fala de tudo ainda que pensemos diferentes. Não vejo como preencher essa Lacuna com pessoas,o hábito está presente.
Olá, gostei muito do vídeo. Parabéns! Eu gostaria de saber se no estado melancólico há necessariamente a perda real do objeto amado. Também gostaria de saber se esse estado ocorre porque há anteriormente uma escolha objetal de base narcisica ou se isso ocorre posteriormente. Obrigado!
Me preocupa a ideia do metaverso. Fico pensando nas consequências da criação deste mundo paralelo. Me pergunto: será que as próximas gerações vão passar a "viver" através de uma tela? Será que neste mundo onde a morte não existe tudo será possível? O ser humano precisa do limite, da incompletude, da falta... então quais serão as consequências desta tecnologia que pode permitir tudo?
Nós vivíamos em um mundo hierarquizado. Mundo de autoridades: deus, chefe de estado, pais, chefes, padres, professores, polícia, pessoas mais velhas. Na década de 60, começou uma revolução cultural e de costumes. De repente, as autoridades, que eram autocráticas, perderam forca e os subalternos se empoderaram. Isto era necessário. Mais do que isto: era imperativo. Aquele mundo de abusos de autoridade era intrinsecamente injusto. Mas as revoluções não se fazem sem dores. Agora, temos uma hierarquia midiática em que a autoridade está dentro de cada pessoa, mas desde que corresponda ao modelo esculpido pela mídia. Surgiu uma autoridade oculta que faz com que um jovem pense que escolhe a música que precisa. Mal sabe ele que seu gosto foi escolhido por um executivo nos Estados Unidos. Mas sabe ele que se veste conforme foi escolhido por alguma autoridade em Paris ou Milão. E todos, pensando que são livres, precisam ganhar dinheiro e se exibir no Instagram para mostrarem que são winner e não loser, como bem manda o manual de comportamento do bom americano. O Leviatã mercado substituiu o Leviatã Estado e trouxe um individualismo radical. Cada qual, pensando em si, já está fazendo por todos. Eis o grande ideal do mercado. Elon Musk é um doente. Ele tem transtorno de personalidade narcisista. Está apaixonado por si mesmo e se perde em delírios. Mas é bilionário. Enquanto isso, Hollywood ensina que matar é divertido. Tarantino, explodindo cabeças com tiros, nos mostra que nada existe de mais sublime do que assassinar os semelhantes com muito estilo. Os justiceiros do cinema são heróis que rompem com o sistema. Desobedecer as leis, executar pessoas passa a ser mérito. E os serial killers são igualmente winners - vencedores. São semi-deuses de Hollywood e não personalidades mórbidas. São vencedores ao seu jeito. E o garoto antissocial percebe que, matando os colegas na escola, será também winner. Será lembrado com terror por muitos anos. Eles correspondeu ao padrão individualista. O importante é to make the diference, pelo bem ou pelo mal. O que vale é estar na ribalta. E aproveito a oportunidade para dizer que você tem uma didática excelente. São os melhores vídeos de psicanálise que encontrei na internet. Obrigado por gastar seu tempo e energia nos ensinando. Depois de seus vídeos, o texto de Freud fica muito mais claro.
A castração e própria da estrutura da linguagem, não depende da função de pai, ou metáfora paterna, os psicóticos e os autistas também são castrados, mas não pela via da função paterna, mas pela própria linguagem em suas estruturas, pscicanalise ainda tem um vasto mundo de experiência clínica e literária.
Adélia, uma dúvida: sempre ouvi e li em autores da psicanálise que a estrutura da melancolia (fora colusão) se dá pela ausência da mãe (função) por uma depressão ou perda mesma e não o excesso. O excesso poderia levar a outras estruturas da psicoses. Está correto pensar assim:
Uma pergunta: no caso de crianças que foram retiradas dos pais pra serem levadas pra um abrigo. Pode ocorrer a melancolia com a separação da mãe ? Eu tive um aborto e depois desenvolvi transtorno bipolar e fiquei fazendo psicanalise por 22 anos. Foi muito doloroso. É isso mesmo que vc colocou no video. Somente em 2020 me veio uma luz e eu despertei e sai desse processo. E esse meu processo me fez estudar psicanalise pra entender o que havia acontecido comigo. É um sofrimento terrível...Na época do aborto, depois eu acabei adotando 3 filhos, mas mesmo assim não resolveu o meu problema. Continuei com o transtorno bipolar...e somente depois de 22 anos eu superei...por isso eu vivia numa autopunição tremenda...e não conseguia me relacionar bem com ninguem...GRATIDÃO PELA SUA AULA. AGORA ESTOU COMEÇANDO A COMPREENDER O QUE ACONTECEU COMIGO. AS VEZES ACHAMOS QUE UM "SIMPLES" ABORTO ( COM APENAS 16 SEMANAS ) NÃO CAUSA GRANDES CONSEQUENCIAS...
Boa noite. Que tal usarmos Harold Bloom, Jesus e Javé os Nomes Divinos. Os Cristãos, em LUTO, sabem o objeto que perderam: O Paraíso, e esperam a volta Messiânica de Jesus, não tentamos sibstituir o Paraíso por um gatinho. Diferenrentemente são os Javistas, o Romantismo Alemão, não sabem o objeto que perderam, sempre Melancólicos, sempre procurando uma conquista, algo novo, tem vida em Marte? Haja melancolia! 🤔
A idealização aumentou numa cultura mais flexível? Era menor na cultura rígida? Me parece explícitamente contraditório. Não seria mais coerente imaginar que a idealização fosse mais acentuada num contexto de educação rígida? Ora, para que fim adota-se uma rigidez? Não é para atingir um fim idealizado? Apontar uma suposta intensificação da idealização como principal causadora do aumento da depressão me parece um meio de desviar a atenção do fato de que a cultura atual não possui um grande sentido de vida, vivendo de forma hedonista, buscando os picos de dopamina, vidas sem sentido forte, relativista, escrava de desejos que viciam a neurofisiologia e deprimem o humor pelos picos de dopamina.
Eu nunca vi ninguém falar, explicar, a psicanálise com tanta clareza.
Concordo com você, amei a explicação.
Eu fico encantado como vc descomplica a psicanálise. Onde muitas vezes me sinto burro e tenho vontade de trocar de abordagem teórica, quando chego aqui , vejo que é possível sim, entender a psicanálise sem "Lacanês". Gratidão, parabéns!
Explicação maravilhosa. Eu fico um pouco ansiosa com a velocidade da fala. Mas é ímpar a explicação. 😊
Está sendo um grande desafio. Uma sociedade do espetáculo. Um mundo de ilusão, de aparências. "Posto, logo existo".
❤
É surreal como vc faz parecer tão simples❤ obrigada
Muito obrigado por você sempre compartilhar suas indicações de livros! Entendo que o LUTO seria quando sabemos qual objeto foi perdido ( ex: a morte de alguém, a perda de um relacionamento, perda de um trabalho, etc) e Melancolia seria a perda de um objeto que não conseguimos nomear/identificar, e por isso penso que é muito mais difícil elaborar a melancolia.
Sensacional a aula ! Vejo um adoecimento em massa e uma grande inversão de valores nos dias atuais e com isso as crianças e adolescentes perdem uma referencia, buscando nas redes sociais essa falta. Além da ausência dos cuidadores na tentativa de oferecer o que não tinham para os filhos. quando juntamos tudo isso temos o reflexo nos consultórios.
Excelente aula 👏👏
Muito bom, sensacional
Tive que ouvir em velocidade 0.75
Mas o vídeo é muito bom.
MUito muito bom
Excelente síntese da obra de Freud aplicada ao mundo pós-moderno.
Nossa! Só fui te encontrar agora, meu Deus! Estudo psicanálise e pretendo iniciar meus atendimentos em clínica no próximo mês.....Já me inscrevi no seu canal.....tomara q ainda dê tempo de eu te alcançar......gratidão. Lucélia 😊😊.
9:17 adorei a explicação. Ficou bem mais facil entender ouvindo vc. Obrigada
Maravilhosa apresentação, já estou seguindo 😊
Excelente explicação! Amei demais.
Obrigado pelo vídeo! Eu gostei muito da sua didática.
Vídeo Maravilhoso. Parabéns!
Vídeo foi muito esclarecedor quanto ao texto do Freud! Parabéns!
Fã da sua aula e didática
O mundo está passando por transformações profundas e as redes sociais reverberam muito a toxicidade das relações. São muitas horas conectadas, muita informação, necessidade de pertencimento como defesa. Precisamos ressignificar nosso eu a cada dia. Complicado.
Fantástica! Excelente explicação. Extremamente elucidativa!!
Muito obrigado.
Como sempre você da um show de explicação, ensinamento e esclarecimento....muito bom mesmo..Parabens.( Pedro Amorim -passa quatro-MG) abraços
Obrigada Pedro pela devolutiva. Muito importante para que possamos continuar com esse trabalho! 🤗
Muito inteligente, organizada, atenciosa, (figura da furadeira...rss) vejo o cuidado de passar o conteúdo. Parabéns!
Parabéns pela belíssima explanação!
Você deveria montar um curso de psicanálise teórica, aliás é só dar uma sequência nos seus vídeos. Meu muito obrigado.
Olá Eduardo, temos vários cursos gravados. Acesso o site: egolab.com.br/curso
Maravilha adorei.....
Simples incrível. Parabéns 👏🏾
Vc explicou bem, o livro!
que vídeo perfeito!
Explicação sensacional ☺️👍!
Arrasou mulher
Parabéns pelo conteúdo, me ajudou muito
Oi Adélia, obrigada pela partilha. Você sempre proporciona ótimas referências! Achei a indicação "O dilema das redes" pertinente.
Parabéns pela explicação, amei.
Parabéns pela explicação.
muito legal! Muito bom e fácil entender pelas suas palavras! Obrigado!
Obrigada pela aula! Busquei o vídeo para ampliar o entedimento relacionado ao trabalho do luto, mas prendi-me às reflexões acerca da contemporaneidade. Parabéns pela didática!
Parabéns e agradeço pelos vídeos. Bem edificantes. 🫂🌱
Aprecio muito seus vídeos. Eles me ajudam a ler o texto com mais possibilidades. Sim, a contemporaneidade trouxe muitos desafios a criação das crianças. Sobretudo em tempos de quadros nosograficos, em que as pequenas criancas, com algum entrave no desenvolvimento se vêm colocadas. Deixa-se de olhar para o sujeito, mira-se na falta, e a relação dual se estabelece pelo "brinquedo" eletrônico, que não responde a criança, não interage em sua demanda de endereçamento.
Maravilhoso o vídeo. Esclarecedor e os conceitos foram apresentados de forma acessível.
Excelente, Adélia👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vídeo excelente e esclarecedor! Obrigada por compartilhar!
Valeu!!!!atulizou o texto de Freud!!!!
Aula maravilhosa !!!!!!!!!!!
obrigada
Excelente explanação!!
Durante meu processo de análise várias idealizações minhas foram sendo derrubadas, isso me causou um tipo de luto que carrego há uns 2 anos. Não vejo mais graça no mundo externo, gosto de ficar quietinha comigo mesma e não existe mais desejo de explorar.
Achei maravilhoso o estudo, sugestões. Muito atualizada
Sempre se teve essa demanda do mundo, melancolia continua sendo a mesma.
Ótima aula
Maravilhosa essa breve aula, didática muito boa!
Perfeita!
Sensacional o seu vídeo, amei a explicação e exemplos. Sou estudante de psicanálise e irei fazer um trabalho sobre o luto. Parabéns!!!
Obrigado pela explicação, ajudou bastante a compreensão do texto freudiano!
Em poucas palavras!! Parabéns!!
Obrigada pela contribuição!
Amei o vídeo. Como sempre super didático
Muito bom!
Explicação maravilhosa
Um filme bom para ilustrar o luto, o recolhimento, etc......é.....P.S. EU TE AMO
A mudança cultural q vc cita no video sobre o comportamento dos jovens de hoje, penso como vc, ou seja que houve uma mudança nos anos 90 principalmente, onde aquela rigidez na educação "caiu de moda". Porém penso diferente no sentido q justamente por ser uma novidade para os pais atuais(serem bem abertos na educação) onde o filho tudo pode, há para o jovem a perda do " ANSEIO de CRIAR/ também a perda do "desejo" (desejo no sentido da psicanalise-ou seja perde o desejo de por em pratica/vivenciar seus talentos/achar seu caminho singular), e portanto sem "lei" (lei no sentido da psicanalise)/ sem limite, o jovem perde o estimulo para criar, vivenciar. Acho também q no Brasil, os psicanalistas falam pouco sobre o desejo no sentido psicanalitico.Já na europa é um tema central e me parece importante aprofundá-lo (por exemplo: o q o neurotico obsessivo faz com seu desejo? Sacrifica-o? e o neurótico histerico? e o perverso? e o psicotico?. Enfim obrigado pela oportunidade de ter um espaço para dialogarmos. Abraço, Luiz - São Paulo
Fiquei pensando sobre a melancolia ter a ver com o despreparo para as grandes decepções .
Vídeo excelente Adélia! Me ajudou muito nos estudos! É muito importante exemplificar os conceitos para compreendemos melhor e você faz isso muito bem!! Obrigada!
Ps: Não deu pra ouvir o barulho da furadeira rsssss
Qual livro do Coutinho Jorge?
adorei!
Gostaria de saber qual é página do livro a Clínica da Fantasia de Março Antonio Coutinho Jorge sobre Melancolia. Por favor! Obrigado!
Que vc leu. Gostei mto vídeo do vídeo sobre melancia e suicidio.
Corrigindo: é luto e melacolia
Por favor: Qual o vídeo sobre a libido … que comentaste?
As decadas não influenciam na depressão por que muitos escondiam sua depressão e até hoje escondem .
Você parece com a professora Karina Calahani do Aprova Total. Na verdade, eu pensei que era a mesma pessoa.
Que didática maravilhosa. Tem me ajudado muito mas fiquei com uma dúvida. Existe a perda na elaboração da depressão tal qual o luto e a melancolia?
Qual é a página que leu no a Clínica da fantasia de Antonio Coutinho Jorge?
Também gostaria de saber
Sou mais melancólica. Mas não interrompi os meus projetos. O peito dói e a lágrima cai porém tenho que fazer os deveres. Tive que garantir o futuro pra preencher a lacuna que ficou .Quando casei não pensava que viuvez era mais fácil que outras perdas . Não porque se o casamento foi longo,o companheirismo vai fazer Muita falta .Com o tempo se fala de tudo ainda que pensemos diferentes. Não vejo como preencher essa Lacuna com pessoas,o hábito está presente.
Olá, gostei muito do vídeo. Parabéns! Eu gostaria de saber se no estado melancólico há necessariamente a perda real do objeto amado. Também gostaria de saber se esse estado ocorre porque há anteriormente uma escolha objetal de base narcisica ou se isso ocorre posteriormente. Obrigado!
Me preocupa a ideia do metaverso. Fico pensando nas consequências da criação deste mundo paralelo. Me pergunto: será que as próximas gerações vão passar a "viver" através de uma tela? Será que neste mundo onde a morte não existe tudo será possível? O ser humano precisa do limite, da incompletude, da falta... então quais serão as consequências desta tecnologia que pode permitir tudo?
Nós vivíamos em um mundo hierarquizado. Mundo de autoridades: deus, chefe de estado, pais, chefes, padres, professores, polícia, pessoas mais velhas. Na década de 60, começou uma revolução cultural e de costumes. De repente, as autoridades, que eram autocráticas, perderam forca e os subalternos se empoderaram. Isto era necessário. Mais do que isto: era imperativo. Aquele mundo de abusos de autoridade era intrinsecamente injusto. Mas as revoluções não se fazem sem dores. Agora, temos uma hierarquia midiática em que a autoridade está dentro de cada pessoa, mas desde que corresponda ao modelo esculpido pela mídia. Surgiu uma autoridade oculta que faz com que um jovem pense que escolhe a música que precisa. Mal sabe ele que seu gosto foi escolhido por um executivo nos Estados Unidos. Mas sabe ele que se veste conforme foi escolhido por alguma autoridade em Paris ou Milão. E todos, pensando que são livres, precisam ganhar dinheiro e se exibir no Instagram para mostrarem que são winner e não loser, como bem manda o manual de comportamento do bom americano.
O Leviatã mercado substituiu o Leviatã Estado e trouxe um individualismo radical. Cada qual, pensando em si, já está fazendo por todos. Eis o grande ideal do mercado. Elon Musk é um doente. Ele tem transtorno de personalidade narcisista. Está apaixonado por si mesmo e se perde em delírios. Mas é bilionário. Enquanto isso, Hollywood ensina que matar é divertido. Tarantino, explodindo cabeças com tiros, nos mostra que nada existe de mais sublime do que assassinar os semelhantes com muito estilo. Os justiceiros do cinema são heróis que rompem com o sistema. Desobedecer as leis, executar pessoas passa a ser mérito. E os serial killers são igualmente winners - vencedores. São semi-deuses de Hollywood e não personalidades mórbidas. São vencedores ao seu jeito. E o garoto antissocial percebe que, matando os colegas na escola, será também winner. Será lembrado com terror por muitos anos. Eles correspondeu ao padrão individualista. O importante é to make the diference, pelo bem ou pelo mal. O que vale é estar na ribalta.
E aproveito a oportunidade para dizer que você tem uma didática excelente. São os melhores vídeos de psicanálise que encontrei na internet. Obrigado por gastar seu tempo e energia nos ensinando. Depois de seus vídeos, o texto de Freud fica muito mais claro.
❤
A castração e própria da estrutura da linguagem, não depende da função de pai, ou metáfora paterna, os psicóticos e os autistas também são castrados, mas não pela via da função paterna, mas pela própria linguagem em suas estruturas, pscicanalise ainda tem um vasto mundo de experiência clínica e literária.
Adélia? Onde eu posso assistir mais aulas sua
Olá Josue, nos acompanhe no Instagram, lá sempre postamos nossos eventos.
Além disso temos nossos cursos no site: egolab.com.br/curso
Adélia, uma dúvida: sempre ouvi e li em autores da psicanálise que a estrutura da melancolia (fora colusão) se dá pela ausência da mãe (função) por uma depressão ou perda mesma e não o excesso. O excesso poderia levar a outras estruturas da psicoses. Está correto pensar assim:
Uma pergunta: no caso de crianças que foram retiradas dos pais pra serem levadas pra um abrigo. Pode ocorrer a melancolia com a separação da mãe ? Eu tive um aborto e depois desenvolvi transtorno bipolar e fiquei fazendo psicanalise por 22 anos. Foi muito doloroso. É isso mesmo que vc colocou no video. Somente em 2020 me veio uma luz e eu despertei e sai desse processo. E esse meu processo me fez estudar psicanalise pra entender o que havia acontecido comigo. É um sofrimento terrível...Na época do aborto, depois eu acabei adotando 3 filhos, mas mesmo assim não resolveu o meu problema. Continuei com o transtorno bipolar...e somente depois de 22 anos eu superei...por isso eu vivia numa autopunição tremenda...e não conseguia me relacionar bem com ninguem...GRATIDÃO PELA SUA AULA. AGORA ESTOU COMEÇANDO A COMPREENDER O QUE ACONTECEU COMIGO. AS VEZES ACHAMOS QUE UM "SIMPLES" ABORTO ( COM APENAS 16 SEMANAS ) NÃO CAUSA GRANDES CONSEQUENCIAS...
Em tempo: e ainda vem aí a inteligência artificial, que os apaixonados pela tecnologia creem que vai pensar e sentir emoções como humanos.
Adélia, o sujeito pode deixar de ser melancólico?
O melancólico é uma estrutura e isso não tem cura, mas sim é possível ter uma vida extremante funcional, independente disso.
Boa noite. Que tal usarmos Harold Bloom, Jesus e Javé os Nomes Divinos.
Os Cristãos, em LUTO, sabem o objeto que perderam: O Paraíso, e esperam a volta Messiânica de Jesus, não tentamos sibstituir o Paraíso por um gatinho.
Diferenrentemente são os Javistas, o Romantismo Alemão, não sabem o objeto que perderam, sempre Melancólicos, sempre procurando uma conquista, algo novo, tem vida em Marte? Haja melancolia! 🤔
A idealização aumentou numa cultura mais flexível? Era menor na cultura rígida? Me parece explícitamente contraditório. Não seria mais coerente imaginar que a idealização fosse mais acentuada num contexto de educação rígida? Ora, para que fim adota-se uma rigidez? Não é para atingir um fim idealizado? Apontar uma suposta intensificação da idealização como principal causadora do aumento da depressão me parece um meio de desviar a atenção do fato de que a cultura atual não possui um grande sentido de vida, vivendo de forma hedonista, buscando os picos de dopamina, vidas sem sentido forte, relativista, escrava de desejos que viciam a neurofisiologia e deprimem o humor pelos picos de dopamina.
PELO AMOR DE DEUS, fala devagar moça! Parece que você já fala na velocidade 1.75. Pelo amor de Deus, fala devagar, chega a dar agonia.
eu sinto que as drogas são a solução. (calma jovem dinamico isso foi um meme)
muito bom!