É muito mais fácil culpar o sistema econômico pelo seu fracasso, pois a culpa jamais será sua. É inegável que há pessoas que não aceitam sua mediocridade.
Inflação e imposto alto afeta principalmente o mais pobre, gera desemprego e aumenta o preço da mercadoria. Tu acha mesmo que com o ensino médio do Brasil, o brasileiro entende de economia pra bota a culpa nela ? Maioria sabe nem o que é inflação, acha que é o mercadinho que aumenta o preço porque quer...
@@nomadexperiente2455Alguns anos atrás: "não existe nenhum império desenvolvido no mundo que não tenha escravidão". O fato de todo mundo fazer não torna certo, e muito menos é, necessariamente, o motivo da prosperidade.
Como tatuador, vi muito bem o mercado atuando da melhor maneira possível. Antes da pandemia, eu tinha um estúdio do estilo "loja", em um shopping center. E por eu ser um tatuador mais experiente, os meus sucessos financeiros (juntamente com outros tatuadores da minha época), acabaram influenciando outras pessoas a estudarem tatuagem. O que gerou uma concorrência muito maior, o que acabou diminuindo o meu ganho mensal. Com a pandemia, fechei a minha "loja", pois o shopping fechou 100% durante o Lockdown, e eu comecei a tatuar em minha casa, no meu escritório. E cara, aqui eu posso ficar 24 horas. O meu escritório tem decoração geek, que é coisa que eu não podia fazer na loja, pois é uma coisa muito pessoal. Fiz economia absurda com aluguel, e ainda consegui BAIXAR os preços para os clientes. A migração para casa teve tanto sucesso, que ano que vem, pretendo sair daqui de casa, mas dessa vez, ao invés de alugar uma sala comercial super cara dentro de um shopping, vou procurar uma casa bem localizada e melhor que a minha. Ou seja, a ascensão de novos tatuadores me fez MUDAR.
1 pizza = 50 a 100 reais (nível médio). 2kg de arroz = 10 reais 2kg filé de frango = 24 reais 16 reais de verduras para acompanhar Ou seja, com o valor mínimo que se paga numa pizza de nível mediano, vc compra comida saudável pra comer pelo menos 5 ou 6 dias mas garanto que boa parte das pessoas prefere comprar uma pizza
Essa sua conta tá certinha mesmo, mas acho que quando alguém compra uma pizza é mais pra não ter que ir no mercado, não ter que cozinhar, é mais uma questão de comodidade.
Tem gente que a hora deles vale mais que o valor de uma pizza. E tbm a pizza dá muito trabalho e muitas vezes é mais saborosa que um arroz e frango grelhado, e tem gente que come por 6 dias comida saudável, e no final de semana come uma pizza/hambúrguer/ Churrasco
Moro em um local isolado, aqui duas vezes por semana o rapaz da fruta passa me entrega minhas frutas (mesmo se eu não estiver em casa) e me cobra pelo WhatsApp. Para vcs entenderem: quando eu tenho que pegar um uber eu caminho 1,5Km, eles tem medo de vir até aqui. Gasto muito com frutas e legumes, em compensação meus filhos nunca ficam doentes. Outro detalhe o rapaz da fruta chega aqui com produtos altamente perecíveis os correios não.
Quem quer ganhar dinheiro faz um esforço, e percebe que os 2 saem beneficiados? Você e seus filhos, que comem frutas e legumes de boa qualidade e não ficam doentes, e o cara das frutas, pois ele ganha dinheiro vendendo suas frutas Mas mesmo assim o capitalismo é opressor kkk
@@marioagiota6267 o conhecido ganha-ganha. Os comunas acreditam na ecomia de soma zero. PS.: gasto muito pq compro muito, além de vir até aqui os preços são baixos.
Eu entendo o Ian Neves, uma grande rede inaugurou uma unidade perto da minha casa, algo em torno de 800 metros de distância. Na inauguração, dia 28/11, comprei leite e paguei R$ 2,79 por unidade, pensa no ódio que senti ao sair com 48 unidades no carrinho deixando de pagar 5,50 nos mercadinhos de bairro. Achei um absurdo, então comprei um pote de 1.5L de açaí por 15,90, já tava com ódio mesmo. Continuarei comprando nesse mercado para aumentar minha empatia pela causa.
Siiim Eu já trabalhei na FEMSA, algumas coisas eu até concordo, os treinamentos da área de vendas na época que trabalhei lá, eram quase coisa de time de futebol: tinha mascote, ritual e até grito de guerra. Era bem bizarro... na época tb tinham muuuitos problemas de condições pra trabalho. Mas o resto... praticante exagero ou mentira mesmo!
Onde que são refutados cara??? Tanto um quanto o outro consegue se defender filtrando os argumentos e autores a seu favor. Cabe a você ver com qual você se identifica. Hoje o país que está a para liderar o mundo é socialista.
@@matheuscamargo9187 Apesar de não ter entendido a pergunta, imaginando aqui como ela deveria ter sido feita, me veio a dúvida; Qual país é este? China ou Rússia não podem ser, porque, apesar do sistema político ser socio/comunista o sistema econômico dos 2 é capitalista. Aguardo a resposta.
eu acho que vc deveria voltar nesse comentário e rever o que ele disse, ele tem um ponto quanto a isso: Se vc é de esquerda, vc vai concordar com o ian, se vc é de direita, vai concordar com o ideias. E é muito fácil argumentar que os dois estão corretos com o filtro certo. Quanto a China, tem muita mentira sendo vendida a respeito desse país, considerando que tem muita gente que MORA lá e desmente diariamente. Dito isso, eu passei a aprender mandarim por conta própria pra pegar informação da fonte e não ficar nessas discussões de china comunista ou capitalista de internet que não leva a lugar nenhum.@@jredguy
30:20 Cara, essa demonização da cobrança da empresa é algo bizarro. Eu sei que eu tenho 17 anos ainda, mas cara, eu estou sendo treinada para ser professora de inglês do CCAA, e por mais que eu passe estresse, que isso seja um peso, você não pode tratar isso como algo ruim. Eu tenho Asperger, olhar nos olhos para mim é algo complicado. Meu chefe não sabe disso. Mas eu tenho me esforçado para manter contato visual, porque eu sei que é uma das cobranças como professora. Então, assim... é chato? Me deixa estressada? Sim, mas a gente precisa se adequar ao mercado, adequar à sociedade, porque se tem algo que eu aprendi em casa, é que a sociedade não vai se adequar a você.
Ai que ta a logica da maioria das pessoas de esquerda, eles querem que o mundo se adequem a eles, por mais biruta que suas ideias possam ser, a realidade é dura mas da pra viver bem se vc se esforçar, alias parabens.
Meu chefe também batia na tecla que eu tinha que olhar nos olhos para conversar com as pessoas. É difícil demais, mas com o tempo vai ficando mais fácil (embora nunca deixe de ser desconfortável). Parabéns pela dedicação 👏🏾 força.
Em 23 anos os mercadinhos do meu bairro viram surgir, Grupo Sonae, Grupo Pão de açúcar, Cassino, Carrefour, Walmart, etc. Metade desses grupos faliram ou saíram do país e os mercadinhos estão firmes e fortes até hj.
O cara do Ideias Radicais cagou na argumentação. O Oxxo está batendo nas padarias. Vai lá ver quanto custa 1kg de arroz. É muito mais caro que num mercadinho qualquer
@@zeadolfo; e apareceu mais um jumento. Tá o cara postando que os mercadinhos do bairro dele sobreviveram à TODOS os grandes grupos que surgiram e sumiram, mas tu deve estar com uma vontade imensa de passar vergonha, né?
Tenho 50 anos de idade e já vi esse arjumento ser usado uma porrada de vezes. O resultado? O mesmo que o seu; redes aparecem e somem, mas os mercadinhos CONTINUAM LÁ, firmes e fortes, rs... Mas é que essa gente não anda na rua; só conhecem a "rialidadi" tirada das mentes tapadas deles...
@@solucaoatende primeiro de tudo, esse ad hominem não cola comigo. Segundo, não comentei de mercadinhos senão de padarias e que o Oxxo quer acabar com elas ou pelos menos diminuir a quantidade. Terceiro e muito mais imporante, quem mais destrói os mercadinhos são as grandes redes. Um Dia (não sei se vc conhece ele) pode acabar com vários mercadinhos de baixo custo
Quero deixar meu relato aqui sobre o meu debate quando eu estudava no ensino médio. Meu professor de filosofia resolveu lançar um debate a respeito do feminismo, de um lado duas meninas feministas e do outro lado eu e meu amigo. Estava tudo indo bem pro nosso lado, mas aí do nada o professor disse: ''Só pq vc é mulher vc tem a razão". Eu dei uma gargalhada frenética kkkkkkk, ficou muito constrangedor, qual o sentido de debater ideias se seus argumentos são invalidados por vc ser homem? Fui ostracizado pela maioria das meninas da escola e fui taxado de arrogante e machista, só pq eu ri do que o professor disse. Durante o ano inteiro eu só falei com duas meninas, é foda kk.
A pergunta que vale um milhão de reais: valeu a pena a sua atitude? Fez você mais feliz? Desculpa se o tom do questionamento parecer arrogante e agradeço por compartilhar sua experiência. Vale lembrar que, independentemente da sua resposta, sua visão pode ter mudado do Ensino Médio pra cá, e eu realmente quero entender como tu se sentiu e se sente agora. Minha indagação vem de observar que, com frequência, não ponderamos o potencial de "certeza/razão vs felicidade/satisfação", e isso está levando a Humanidade de tobogã diretamente pra PQP.
@@intergalactica9317 Eu ainda aposto em guerra energética como principal destruição mundial, mas não subestimo o cenário degradação e negligência mundial
Era simplesmente de contra argumentar seu professor usando a própria lógica deles "então o senhor da a razão pra elas, não por elas estarem certas mas sim por serem mulheres como foi dito, certo professor? Então isso deixa claro que eu estou certo" daí pra fomentar a intriga era só dizer as garotas "perceba nosso professor acha q estamos certos e vcs erradas mas ele vai dar razão a vc pois ele compactua que as mulheres vão sempre ter razão não por estarem certas e sim por serem mulheres isso formenta a idéia sexista de que mulheres são burras e oq importa é elas serem mulheres, nosso professor é extremamente sexista e acham vcs duas burras" é só meter um espantalho nesses caras mudar totalmente a ideia e usar idéias quais façam essa galera parecer oq elas querem criticar
Se você abre um negócio você não vai oferecer um produto qualquer e esperar que as pessoas o compre, você vai procurar se informar sobre o que as pessoas mais compram e trazer esse produto para o seu negócio.
A concorrência sempre vai existir, e os comerciantes sabem disso e se planejam para abrir negócios, aqui no bairro onde moro, tem na minha vizinhança: 5 barbearias e 4 mercearias, isso num espaço de uns 300 metros, sem falar dos inúmeros quiosques na avenida e vi pouquíssimos desses empreendimentos falirem, nem se odiarem entre si.
Trabalhei em uma montadora de carros e na época fabricávamos um carro que era vendido aqui no Brasil e também era exportado para a Argentina. Aqui era vendido ao equivalente de 43,3 salários mínimos, enquanto na Argentina o mesmo carro era vendido por 29,5 salários mínimos locais. Vez ou outra num bate-papo informal, alguém questionava por que os argentinos tinham que trabalhar menos para comprar os carros fabricados no Brasil, aí eu lembrava que além da carga tributária lá ser menor p/ carros do Mercosul (naquela época), a empresa cobrava um preço maior aqui porque os consumidores concordavam em pagá-lo.
3:27 Sempre bom lembrar que, a CHANNEL ou qualquer outra empresa transnacional, não começou vendendo BOLSAS A PRECO DE CARRO Esse foi processo contínuo, inclusive de CRESCIMENTO da marca Tipo o Jassa, que começou pequenino e virou simplesmente o CABELEIREIRO DO SÍLVIO SANTOS
E outra: a Channel não compete no mesmo mercado que uma Denlex da vida. Lembro do meu professor falando sobre isso com relação à Coca. Não, ela não compete no mesmo mercado da Dolly ou Its. A Apple não briga com a Samsung. A Dell não briga com a Positivo. Produtos similares, mas mercados diferentes e políticas de preços diferentes.
@@vinniciusbrandao6990 Exatamente... Aqui na vizinhança tem mercadinho que fica a 2 minutos do MERCADO PREMIUM, e cada um na sua Aqui na região tem várias LOJAS de MATERIAL DE CONSTRUÇÃO e a C&C fica a 15 minutos de carro e cada um na sua Isso é o mercado. Mas vai tentar explicar isso prum comuna
@@vinniciusbrandao6990E outra: Devemos lembrar que quando falamos de produtos como acessórios mirabolantes, ítens de grife, jóias, antiguidades etc... Onde o preço costuma ser mais elevado, o público alvo não é a massa de pessoas, o que a empresa procura nesses casos é fidelidade, você compra Lamborghinis por fidelidade, enquanto reles mortais como nós achamos desnecessário, eles podem achar não só totalmente justo, mas como também se fosse diferente, eles não comprariam
PS: Sou nutricionista, sobre a questão do deserto alimentar. É mto real esse negocio das pessoas escolherem alimentos "ruins" mesmo tendo opções melhores, não é culpa do mercado, não é culpa do empresário, a culpa é simples e única individual de cada um, dos clientes. Outro ponto, alimentos ultraprocessados ou processados não está ligado diretamente à qualidade em bom ou ruim, a quantidade está mto mais ligada à saúde do q a qualidade, vc pode se alimentar com muitos alimentos processados e ultraprocessados e ter qualidade ou não de saúde. Outra coisa, hj a tecnologia ajuda mto nessa questão, no exemplo do Ian ele fala do pão, pão é pão, vc pode assar, congelar e consumir daqui 3 meses ele vai continuar sendo pão, no geral, cm a msm qualidade, hj mtos alimentos "processados e ultraprocessados" são basicamente alimentos "normais" só q congelados e são saudaveis tanto qnt um feito na hr.
Ue no final o cara só não conseguiu explicar o ponto dele ali o wagner não tava certo não o ponto do wagner sobre a bolsa não tem nada a ver com o que foi dito. Ate porque o cara tava se referindo a um monopólio Existe bolsa de todos os preços logo não interessa se existe bolsa de 100 mil porque também existe bolsa de 50 reais entede. E se for sobre o transporte ? Se eu tiver o monopólio de todo o transporte e cobrar 10 cada passagem municipal . Ou então pegar o preço que esta hoje e aumentar 200% . Oque você me fala quem precisa do ônibus vai ter que pagar independente se o preço e justo.
@@lorran457 Se você pensar dessa forma, faz sentido. Alguém que monopoliza um produto, serviço ou tipo de mercado pode controlar o preço sem se preocupar. Como ela será a única que disponibiliza esse serviço, as pessoas não terão outra escolha senão pagar o que esse alguém "exigir". Mas isso é realista? A resposta é não. É algo extremamente improvável, justamente pelo fato do mercado ser aberto. Exemplo simples: em uma cidade, um dono de mercado compra produtos (atacado) barato e vende por valores absurdos, porque por algum motivo só têm o mercado dele na cidade. Mas aí,outra pessoa abre um mercado também, e para competir bem, vende os produtos por um valor mais baixo, não deixando de ter lucro. Vamos trabalhar com números para facilitar o entendimento? Dono do mercado: -compra um café (por exemplo) por 2,00 reais -vende um café (por exemplo) por 10,00 reais Novo mercado -compra um café (por exemplo) por 2,00 reais -vende um café (por exemplo) por 5,00 reais automaticamente, o dono do mercado vai ter que abaixar os preços devido a concorrência. S no final, os valores vão ficar equilibrados. Sua lógica faz sentido, mas apenas se considerarmos que de alguma forma alguém vai conseguir monopolizar um produto/serviço, o que é improvável, já que o mercado é aberto
"Pensa no custo humano que existe por trás do seu conforto". Ele acha mesmo que quem trabalha no ifood não pede ifood, que quem trabalha de uber não pede uber, quem não trabalha em um supermercado muitas vezes não recebe desconto e outros benefícios que os fazem comprar no supermercado onde eles trabalham? Em que mundo esse cara vive?
Vai saber onde esse cara vive, ele acha que os trabalhadores são robôs que só trabalham e não consomem nada, literalmente SÓ TRABALHAM, ou na linguagem desse povo: sAo ExPloRaDoS 😭😭
@@marioagiota6267Olha, parceiro, é só você olhar um pouco a condição de trabalho de um entregador médio de comida, quanto ele ganha por entrega e quanto ele gasta em gasolina, para você ver que isso é completamente real.
Esses dias vi uma notícia que entra nessa discussão, que um mercado aqui em Curitiba abriu 30 vagas de trabalho e só 3 pessoas compareceram, 2 foram contratadas e continuaram com 28 vagas abertas... isso porque o salário + trabalho não compensava, a galera prefere fazer Uber/IFood ao invés de ir trabalhar nesse lugar.
Supermercado são locais insalubres de trabalho. Não pelo ambiente físico, mas pelo ambiente psicológico que leva a pessoa a ter horários muito loucos de trabalho, o que leva a desestabilizar o ambiente social e familiar da pessoa. Creio que o maior problema é a mudança sistemática de horários. Uma semana durante a manhã, outra à tarde e outra à noite. O organismo e o psicológico da pessoa não assimila e por consequência não se adapta. Daí o grande giro de funcionários e a grande quantidade de afastamentos, às vezes. Talvez. Apenas uma análise superficial.
@@ScoutsBrasil95pura verdade, eu era estagiário de arquitetura fazendo projetos pra um grande home center aqui de São Paulo, e na loja onde eu trabalhava, o gerente geral tinha feito a carreira inteira no ramo de supermercados. O cara era maluco, ele prejudicava quase todos os funcionários de lá com horários, era uma pressão psicológica imensa, etc. Aí vc imagina, eu já tive uma péssima experiência só de ser chefiado por um cara q veio de supermercados, imagina quem trabalha em supermercados…
@@arturpereira6340 mas porque tu acha que isso acontece? Porque o mercado precisa desses horários loucos. Qual tua análise? Eu não quero acreditar que é tudo ruim por babaquice humana e sadismo.
Para aprender a calcular a diferença de custo entre o mercadinho da esquina e o "carrefour" é preciso saber fazer o cálculo real de custo, que é a soma do preço pago no produto mais o custo de aquisição. Exemplo: Preço dos produtos no mercadinho da esquina = R$ 15 Custo da aquisição no mercadinho da esquina Foi a pé = R$0 Resolveu tudo em 15' = 1/4 do valor da sua hora como indivíduo Risco que voce correu durante a transação (aí depende da distância percorrida, periculosidade da area etc) Preço dos produtos no Carrefour = R$ 12 Custo da aquisição no Carrefour Transporte (onibus, uber, gasolina) Se usou o seu veiculo, desgaste do veiculo, risco de acidente (ambos funçao da distancia), estacionamento Tempo para efetuar toda a transação (1 hora? Calcula quanto vale o seu tempo) Risco corrido durante a transacao (como no mercadinho) Tudo somado, como o custo de adquirir algo distante da sua casa é bem maior, os 15 do mercadinho podem ser "mais baratos" que os 12 do Carrefour. Para corrigir isso voce precisa aumentar significativamente o valor total e o volume da compra, para que a economia nos preços dos produtos e a INCONVENIENCIA de ter que carregar esses produtos na rua compensem a diferenca no custo de aquisicao. Muita gente desconsidera o valor do proprio tempo e, acreditem, esse é o valor mais alto de todos. Quando voce esta fazendo compras esta deixando de fazer outras coisas que lhe poderiam ser mais uteis.
Exatamente Por isso mesmo quando faço "Feira do mês", fazemos no Atacadão, Assaí e similares Custo total sai uns 1500 Contudo, pra compras pequenas ou menores sempre compramos em mercado da esquina, mercearia e similares Afinal não vale a pena gastar 50-40 reais de carro pra gastar 2-3 reais a menos em compras pequenas, sendo que posso gastar 50 conto a pé mesmo
Ta muito abstrato isso, que vai mais longe geralmente faz compra grande, quando você comora mo mercadinho vai aos pooucos, aqui são de 600 a 800 no mercado e 1700 no mercadinho
O preço da camisa do grupo tem um diferencial que permite custar 40, 60, 100 reais que seja, a exclusividade, somente vocês podem vender as camisas personalizadas do grupo. É essa ideia que faz uma bolsa custar 15.000 dollares. Quanto a abrir uma farmácia para competir com uma rede, não é fácil, mas não é impossível. Se diferencie, pesquise o setor e veja suas necessidades não atendidas, veja suas fragilidades e as compense.
A respeito das farmácias aqui na minha cidade havia apenas uma que não fazia parte de uma rede e a diferença de preço era insana, o mesmo medicamento era cerca de 50 a 60% mais barato em farmácias que pertenciam a rede. No final essa farmácia acabou entrando para uma rede(que é melhor do que fechar e ter que demitir funcionários)
Sobre processos trabalhistas, muitas vezes é estimulado pelas leis trabalhistas e pela falta de empresas, pois o estado atrapalha a competição e a criação de novas empresas, e consequentemente, mais empregos e menos empregados, logo, o empregado pode escolher mais, dou um exemplo real do meu primo: ele é engenheiro e morava no oeste do Paraná, lá tem menos indústria e menos vagas e ele era contratado como desemhista/analista, pois veio se mudar pra SC, por Blumenau, e logo já achou 3-4 empresas contratando como engenheiro e salários maiores e uma empresa pediu pra ele pq tavam precisando de um engenheiro e até hoje não saiu de lá e tá mais feliz que quando trabalhava de analista, aqui tem mais vagas pq tem um mercado mais pungente, logo, não falta vaga e os trabalhadores podem escolher no que trabalhar.
Aí o Ian Neves fala da Oxxo e compra no MercadoLivre que é uma empresa estrangeira (Argentina) e que compete com outras empresas menores... não duvido o quão hipócrita esse povo pode ser.
Quando eu trabalhava de caixa de loja, o meu dia de ir em mercado era sábado de tarde, a loja geralmente fechava as duas da tarde no sábado, dai saia do trabalho, ia no mercado e ia para casa, porque durante a semana eu geralmente saia do trabalho perto das 19h e dai já estava tudo fechado, e depois de uns anos abriu um Carrefour no centro da cidade, bem perto da loja onde eu trabalhava, acho que o horário de maior movimento no mercado, era depois que comercio fechava, todo mundo que ficava o dia trabalhando ia no carrefour pra depois ir para casa....
Aqui o mercado q eu compro se adaptou um pouco abriu cardeninho para pagar no começo do mês para quem eles conhecem e para quem iria direto no mercado. Eu tenho conta lá no mercado e o pessoal ta pagando certo e quem não paga perde a Regalia. Enfim.. Bom Domingo a todos.
Na minha cidade todo bairro (normalmente pequenos) tem pelo menos dois mercadinhos, eu vou ao atacado algumas vezes por mês e lá sempre tem vegetais e frutas à venda, talvez restaurantes sejam grandes consumidores desses alimentos para o atacado. Eu observo também que o mercado grande fornece muito mais opções de escolha (principalmente fitness) do que o mercado pequeno, no mercadinho você tem duas ou três opções de pão, no mercado grande você pode ter mais de 9.
Eu moro no Rio de Janeiro e acho muito interessante ver essas informações sobre pequenas cidades Eu nem moro num bairro grande e rico, moro na Zona norte da cidade, mas mesmo um bairro mediano dessa cidade parece um outro mundo se comparado com uma cidade de 10/20/30 mil habitantes
Meu pai tem alguns mercados, e isso de estarem quebrando os mercados de bairro é mentira - até então. Ele até brinca que somos o oxxo das quebrada (difícil ter nesses lugares). E a questão da comida processada/industrializada é a praticidade, simples. Lá vc vê gente cansada chegando do trabalho e ainda tem que preparar alguma coisa pra família, claro que a melhor opção não é steak ou pão com salsicha, mas leva bem menos tempo e estresse no dia a dia.
Sobre a parte do mercadinho quebrar e talz, a gente sabe que é cruel isso. Porém oque é melhor, uma família perder um negócio ou centenas ou milhares de pessoas estarem comendo melhor, tendo mais poder de compra? O mercado é implacável, mas o consumidor que se beneficia disso.
A questão dos preços abusivos que o inscrito mandou. Acredito eu que seja em um cenario hipotetico em que ha apenas uma empresa monopolistica de um produto essencial, com isso, ela aumenta o preço do seu produto de maneira abusiva em que os compradores tenham que sacrificar outras coisas para consumir esse tal produto essencial. Acho que um exemplo que pode ser dado é que agora uma geladeira, da mais basica custe R$9.000,00. As pessoas nao podem ficar sem geladeira e agora vão ter que fazer sacrificios inimagináveis para poder comprar uma. Por isso o risco do monopolio
@@vinniciusbrandao6990 Concordo, como foi abordado no vídeo, qual o problema da oxxo vender produto bom e barato para os consumidores? E olha, eu acredito que ter uma indústria nacional forte no Brasil seja uma boa ideia, mas nos moldes ridículos que são feitos aqui, é melhor abrir mais o mercado para as empresas estrangeiras mesmo
O que é um produto essencial? Geladeira é um produto essencial? Se sim, como a humanidade chegou onde chegou sem geladeira? Monopólio num mercado livre é bom ou ruim? Monopólio perpetuado por incentivos fiscais, lobby, legislações é bom ou ruim?
@@freeman788 Não existe comparação entre as sociedades em que não havia geladeira e as atuais, o nível de tecnologia dos dias de hoje jamais seriam sequer imaginadas antigamente. Não há pessoas , nos dias atuais, que conseguiriam viver na sociedade sem geladeira. Mas se vc quer outro exemplo, pense na água então e a conclusão será a mesma nos moldes da pergunta que o inscrito mandou. Se o monopólio perpetuado por esses incentivos é bom ou ruim, depende de quais legislações seriam feitas, que tipo de lobby, etc. No vídeo, já tem explicação de um monopólio que não é prejudicial, eo contrário, ajuda os consumidores. O mesmo serve no mercado livre, depende de como são feitas as regulações para evitar que uma empresa faça práticas abusivas ao cliente. Economia é um assunto complexo e que tem muitas variáveis, tanto na micro, quando na macro
Trabalhei em um frigorífico com 650 funcionários! A maioria dos funcionários tem a mesma mentalidade do Yan Neves querem ganhar dinheiro e não querem ser produtivos
Wagner conheço um método que dá para fazer a camisa com preço mais acessível... chamado "Print on Demand" da Dimona. Não sei se atenderia ao que você quer, mas fica a dica.
Graças ao nosso bom Deus a realidade existe e ela é implacável! Uma das melhores escolhas que fiz até hoje na minha vida é ficar longe dessas pessoas! Ótimo vídeo, e que Deus ilumine a vida de todos de bem!
Um dos melhores exemplos do CAPITALISMO MALVADO aqui na minha cidade, é q inauguraram 2 mercadinhos bem recentemente aq perto e começaram com os preços lá embaixo desbancando a concorrência... Nunca ouvi alguém reclamar q isso foi ruim, muito pelo contrário.
@nomadexperiente2455 não é problema nenhum. Até onde sabemos, essas redes de mercado virtuais são grandes aglomerados de lojas disputando espaço ali(e até pessoas físicas). Leva tempo, mas é possível surgir concorrência cada vez mais fora e dentro e se n acontecer, bem, vai cair no dilema do preço justo, já explicado no vídeo.
@nomadexperiente2455 Wagner trouxe um conteúdo muito bom no vídeo, basta assitir e vc vai perceber. Pra cada teoria-esquizofrenica-soça, existem pelo menos boas 2 outras teorias nao-soças q refutam ela.
@@EduardoMdS-nw6fp Capitalismo ≠ Sociedade de Livre Mercado “ Capitalismo não é a Propriedade. Capitalismo é o regime em que o uso da propriedade se tornou Abuso, porque cada indivíduo pode, se tiver dinheiro, especular no sentido de fraudar e oprimir os outros. Capitalismo é o regime em que o uso da propriedade se tornou desordenado, porque cada indivíduo pode agir à vontade e produzir sem se preocupar com as Necessidades da Coletividade, causando o desemprego, as falências, os salários ínfimos e a Carestia da Vida. O Capitalismo é o regime em que um Indivíduo ou um grupo de indivíduos pode açambarcar as Propriedades dos Outros por meio de trusts, carteis ou Monopolios. O Capitalismo, portanto, em ultima análise é um destruidor da Propriedade. ” - Gustavo Barroso Pequenas e Médias Empresas funcionando e competindo entre si não é Capitalismo, é Sociedade de Livre Mercado. Capitalismo é o Monopolismo, onde o Capital tiraniza o Trabalho.
A liberdade econômica é boa para o consumidor, aumenta o poder de escolha do consumidor que pode escolher entre vários produtos de várias lojas diferentes de diferentes segmentos e escolher qual o melhor custo benefício.
Mano, essa exemplo da locadora fez eu lembrar de uma locadora da minha cidade, lá por 2015 eles começaram a mudar, eu gostava de ir la por que gostava de escolher os filmes na prateleira e tals, mas tava sempre meio vazio, um casal que era dono do local, e eles meio que se dividiram, o cara continuou cuidando da parte dos filmes, e a mulher começou a vender lanches artesanais feitos na hora, em alguns meses o local tinha varias messas e tava sempre lotado (de pessoas que iam la pelo lanche e não pra alugar filmes). La por 2018/19 eles pararam com a locadora e viraram uma lancheria, uma das mais bem sucedidas da cidade.
O cara literalmente nunca comprou na Oxxo. Dependendo é mais fácil o mercadinho da esquina quebrar a Oxxo. É bizarro o cara n entender nada do que ele tá falando e só soltar uma afirmação dessa.
Aprendi economia no ensino fundamental graças ao ideias radicais e agradeço profundamente e confesso que de início foi difícil entender mas eu tinha uns 14 anos, assistia 3,4 vezes um mesmo vídeo até entender tudo completamente ao ponto de fazer a faculdade de economia sem ver nada novo, e pior... Não se aprende tudo na faculdade, mas se aprende tudo no canal dele. "Não tudo obviamente, mas tudo o que você precisa saber sobre os agentes do mercado e suas iterações, formei com média acima de 8 e muita facilidade mesmo tendo que fazer 2 estágios para pagar o curso e ficar bem cansado pegando 5-6 ônibus por dia para ir nos 2 estágios, faculdade e casa. Infelizmente não atuo na área diretamente, sou engenheiro de software hoje em dia e trabalho como freelancer na maioria das vezes para o exterior. Mas ainda sim digo que aquele conhecimento foi o mais importante da minha vida.
A maioria absoluta dos socialistas nunca nem passaram perto de um livro de Marx. Eles são atraídos pela propaganda socialista e se reproduzem por osmose.
Livre mercado é muito bom, pego por exemplo a amazon que chegou no Brasil e fez o mercado livre melhorar bastante seu serviço, ele não quebrou pq a Amazon chegou aqui igual a Saraiva que não soube se reinventar, hj em dia 70% do que eu compro é pelo mercado livre msm tendo a Amazon no mercado
Esse vídeo do Ian Neves só provou que: Ele nunca foi funcionário, nunca tentou construir algo e principalmente ele não anda na rua, frequenta mercados ou estabelecimento seja lá qual for! Não tem credibilidade nenhuma
Sobre o público decidir o que é justo, acredito que também dependa das demais opções que tenham. Desde que eu me lembre, na minha cidade só tem 1 empresa de onibus, que é a Joana D'arc. O preço que ela colocar é o preço que pobres tem que pagar para irem trabalhar todos os dias. Ela negocia com a prefeitura os preços, bem como o cartão de benefício que da descontos. Porém, não temos outras alternativas de transporte público.
O pior é que esse Ian Neves consegue convencer muita gente. Entretanto quando essas pessoas se deparam com a realidade, a "opinião" muda quase sempre 180°.
Sobre o lance do monopólio: não necessariamente se todo mundo está comprando da empresa o preço é justo. As vezes elas compram pelo fato de que não há concorrência para essa empresa justamente por ela ser um monopólio. Acho que é isso que a gledihorse quis dizer
Mesmo assim, é menos problemático, uma Disney da vida ou uma Discovery da vida comprando os concorrentes, do que um monopólio de "amiguinhos" do rei, que se beneficiam de uma facilitação, (apesar da existência de uma burocracia complicada e cara), que prejudica pequenas e médias empresas e possíveis investimentos em um determinado país.
@@renanlindo725 Pior que é verdade, a Petrobrás seria um monopólio estatal. Por ser uma estatal, essa empresa seria uma espécie de "Princesinha do rei".
O melhor é ele problematizar uma empresa irmã da coque-cole, que é praticamente um think tank w0k3. Será que ele não recebeu o último memorando da intentona? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anota oque eu tô falando: esse editor tá conseguindo deixar os vídeos mais leves e engraçados. Já tô vendo um pessoal começando a acompanhar o canal por esses vídeos
O problema do preço, Wagner, é quando o setor é um monopólio, onde só existe um fornecedor para aquele serviço/produto. Não é questão de 'Ah, se as pessoas pagam é pq vale'. É pq ou a pessoa paga o preço, ou ela não tem o serviço/produto. Grifes são um péssimo exemplo, pq elas não são monopólio. Creio que seja esse o argumento.
Nesse caso é provável que surja outra marca concorrente, a exemplo do que ocorreu com a Intel, ficou tão acomodada sendo a maior do mercado de CPUs que em 10 anos a AMD conseguiu superar ela
Conheci hoje seu canal e já virei deu fã, estamos juntos meu amigo, super like e inscrição garantida, e continue destruindo esses comunistas todinho aí, abraços
Eu entendi o que o moleque quis dizer, é que tem empresa que se ela for a única oferecendo o serviço ou produto, ele vai colocar o preço que quer, está certíssima. E se for um item que as pessoas não vivem sem, se o cara colocar um preço absurdo e não justo, pode ser um problema. Por isso é importante ter concorrência.
A questão do monopólio, em Maricá no RJ, nós tivemos esse problema com transporte de ônibus que só tinha uma empresa e a mesma cobrava passagem caro demais além do permitido e ainda não dava espaço para outras empresas fazer concorrência
Fora que (fazendo um adendo sobre essa questão dos legumes, verduras e frutas), existe um "preconceito" com legumes feios, mal formados, que tem a mesma carga nutricional, mas que as pessoas NÃO COMPRAM! Então vender perecíveis é um alto risco, porque além de que se estraga rápido, as pessoas também podem não querer comprar só porque a batata doce está roxa demais, o qualquer outro motivo besta. E é por isso que já tem um outro tipo de serviço que já vi na internet, em que você recebe uma caixa de legumes e verduras na sua casa sempre, sortidos, desses legumes e verduras que estão em ótimas condições mas que são deixados de lado por esses motivos fúteis por um preço bem acessível. E é por isso também que existe as baby cenourinhas (aquelas que são roliças), aquilo lá são cenouras normais, que foram cortadas e feitas pra ficar naquele formatinho porque foi um cara que viu que existia um problema: de cenouras feias que não eram vendidas, e ele foi lá, fez uma máquina que faz elas ficarem nesse formato roliçozinho, bonitinho, chamou de cenouras bebês só para atrair o público para cenouras que eles normalmente não comprariam. E daí explica mais ainda de que: 1. o mercado se adapta e cria novas soluções para problemas que surgem de baixa demanda, sendo deixando de vender o produto que não é muito desejado, ou criando um novo jeito de vender um produto não desejado de uma forma que ele se torne mais atrativo e; 2. o porquê o povão não compra produtos orgânicos (cenouras feias) e prefere produtos processados (cenouras bebês embaladinhas e mais caro o quilo), PORQUE ELE QUER!
Wagner, R$ 15,00 a camiseta, R$ 15,00 a estampa, R$ 5,10 17% ICMS , + a taxa de entrega, não sei quanto hoje, e considerando o único meio, que é os CORREIOS ( ESTATAL ), por baixo mais R$ 10,00, por tanto R$ 70,00, tu ficas no prejuízo.Parabéns pelo teu trabalho, tu é show. Valeu
Quando vc falou da locadora, eu lembrei de uma senhora (que ja morreu alias), desde criança, eu e meus amigos alugavamos filmes com ela, era aquele ritual que todo adolescente tinha, fora que ela sempre indicava bons filmes para gente assistir e parecia entender de todos, depois que esse era de locação passou, ela passou a vender roupas na loja dela e continuou lucrando do mesmo jeito. É desse jeito mesmo, se não der mais para fazer um, então tem que ser de outro jeito mesmo.
2:30 Não necessariamente o auto consumo de um produto indica que aquele preço é justo , por exemplo no caso da comida , se os preços forem elevados a estratosfera ainda sim as pessoas vão pegar porque precisam se alimentar , ou seja , muitas vezes as pessoas apenas pagam preços altos por falta de escolha ...
Concordo porém não existe apenas uma empresa de alimentos, se um pacote de arroz está caro demais o consumo dele diminui e o do mais barato vai aumentar. A lógica só faz sentido quando todos ps fornecedores diferentes aumentam demais juntos (Coisa que não rola já que eles competem por público) ou existe apenas um fornecedor de algo essencial (Como por exemplo a Petrobrás), por isso lutam pra privatizar a Petrobras, mais empresas de petróleo iguala a derivados mais baratos (Gasolina, diesel e etc)
Aqui perto de casa tem um mercadinho minúsculo que é praticamente um corredor, quente que só o inferno, entre dois supermercados de rede e o cara vende 4 toneladas de queijo por semana e 1,5 toneladas de bacon, fora todo os outros produtos que ele vende. Eu ofereci meu carro 2009 pra ver se ele queria comprar, achando que o cara andava de carro velho. Ele tem uma toro a diesel e um jeep compass novo, mas vem abrir o mercadinho a pé, parecendo um pedinte 😅
Gente, essa ideia de naturais serem mais baratos é mentira, fui na feira DOMINGO, 1Kg de lichia, 15,00. 2 mangas 6,00 UMA MELANCIA INTEIRA 50,00. Comer mau acaba sendo a opcao mais em conta para algumas famílias, infelizmente
A indústria farmacêutica é uma das mais reguladas do mundo, de modo que a distribuição de medicamentos é praticamente um monopólio, quase que uma distribuição centralizada. Essa reserva de mercado já causa uma distorção na dinâmica do mercado de quem revende esses medicamentos - no caso as farmácias. Em mercados mais livres, um comerciante pequeno pode ter mais chances ao negociar com outros produtores menores sem grandes contratos de longa duração. Existe mais competição e mais produção local, mais variações de preço e de custos, o que pode beneficiar toda essa rede menor de produção, distribuição e consumo. A feira de bairro é um bom exemplo.
Perfeito ! Infelizmente ! Eles fazem outras coisas ,tbm : combater qualquer liberdade, são mais iguais que os outros , dividem igualmente a pobreza para os outros , enquanto para os amigos , a economia está sempre bombando.
É só comparar como vive uma pessoa no interior do Brasil, onde não tem empresas e só tem mato, com uma pessoa que mora em SC que tem bairros que tem mais empresas que pessoas. Aqui você pode trabalhar em várias ao mesmo tempo se quiser porque falta mão de obra, e se pagarem pouco tem outra que vai pagar mais e vc será mais bem tratado. Já morei no interior e vi fila de pessoas dando volta no quarteirão para trabalhar de carregador de caminhão por mil reais por mês, isso sim é triste.
Quando o Wagner falou que gente de esquerda vive em outro mundo, lembrei de algumas pessoas no canal do Ian falando que o Lula está fazendo um governo "neoliberal" e/ou "liberal clássico".
Aqui no meu bairro tem uma porrada de comércios, em um espaço de menos de 100m tem uma padaria, um mercadinho e abriu uma Oxxo. Resultado, nada mudou, a padaria e o mercadinho continuam a receber a mesma quantidade de clientes, a Oxxo recebe tbm mas MENOS que os demais. Os preços da Oxxo não são absurdamente baixos, quando abriu tinha algumas promoções bem insanas, mas isso durou menos de 3 meses, hoje a diferença não deve chegar a 1 real.
Sobre o lance dos horários, tive esse problema quando morava em Zagreb e em Edimburgo. Praticamente tudo só funcionava em horário comercial e de segunda a sábado. Nos domingos, nenhuma das milhares cafeterias de Zagreb abertas e nem farmácia em Edimburgo.
Cara eu fico revoltado pq a oxxo no Brasil tbm ajuda a novos empregos poxa minha mãe tava apertada foi demitida em anos de empresa e conseguiu um emprego na oxxo, se não fosse isso a gente ainda taria passando aperto ....
Uma das coisas que os pequenos mercados podem ter pra competir com grandes mercados é o rápido atendimento e bom atendimento. Eu por exemplo quando ia comprar pequenas quantidades preferia comprar no mercadinho um pouco mais caro que o hipermercado pelo fato de que eu não queria passar 40 minutos numa fila pra comprar apenas uma bandeja de ovos, farinha e leite, sendo que no mercadinho muitas vezes nem fila tem. E ainda o dono é super gente boa. Então tem como competir, basta fazer um estudo das necessidades dos clientes.
Não podemos negar que um comunista tem que ser corajoso pra falar de economia
Ou burro
Ê aquele negocio, há uma linha tênue entre a coragem e a estupides kkkk
Coragem ou estupidez msm
Coragem, porque noção eles não tem.
Do apê, pela rede e sem contraponto (se assim o desejar), todos tem culhões.
É muito mais fácil culpar o sistema econômico pelo seu fracasso, pois a culpa jamais será sua. É inegável que há pessoas que não aceitam sua mediocridade.
@@nomadexperiente2455a pessoa se coloca na mediocridade por si só
@@nomadexperiente2455um livro que eu posso te recomendar seria: "para não se esquecer: políticas públicas que empobreceram a nação".
Inflação e imposto alto afeta principalmente o mais pobre, gera desemprego e aumenta o preço da mercadoria.
Tu acha mesmo que com o ensino médio do Brasil, o brasileiro entende de economia pra bota a culpa nela ?
Maioria sabe nem o que é inflação, acha que é o mercadinho que aumenta o preço porque quer...
@@nomadexperiente2455Alguns anos atrás: "não existe nenhum império desenvolvido no mundo que não tenha escravidão".
O fato de todo mundo fazer não torna certo, e muito menos é, necessariamente, o motivo da prosperidade.
Excesso de estado te bota na mediocridade
Como tatuador, vi muito bem o mercado atuando da melhor maneira possível. Antes da pandemia, eu tinha um estúdio do estilo "loja", em um shopping center. E por eu ser um tatuador mais experiente, os meus sucessos financeiros (juntamente com outros tatuadores da minha época), acabaram influenciando outras pessoas a estudarem tatuagem. O que gerou uma concorrência muito maior, o que acabou diminuindo o meu ganho mensal. Com a pandemia, fechei a minha "loja", pois o shopping fechou 100% durante o Lockdown, e eu comecei a tatuar em minha casa, no meu escritório. E cara, aqui eu posso ficar 24 horas. O meu escritório tem decoração geek, que é coisa que eu não podia fazer na loja, pois é uma coisa muito pessoal. Fiz economia absurda com aluguel, e ainda consegui BAIXAR os preços para os clientes. A migração para casa teve tanto sucesso, que ano que vem, pretendo sair daqui de casa, mas dessa vez, ao invés de alugar uma sala comercial super cara dentro de um shopping, vou procurar uma casa bem localizada e melhor que a minha. Ou seja, a ascensão de novos tatuadores me fez MUDAR.
Há males que vem para o hem
@@Doomslayer13666 o mesmo aconteceu com Uber x táxi, e está acontecendo com varejo x Shopee.
O que não te mata, te fortale-se
Sucesso irmão! Vamos pra cima! 💪
Sucesso para vc
Não consigo parar de admirar o trabalho do editor kkkkk
1 pizza = 50 a 100 reais (nível médio).
2kg de arroz = 10 reais
2kg filé de frango = 24 reais
16 reais de verduras para acompanhar
Ou seja, com o valor mínimo que se paga numa pizza de nível mediano, vc compra comida saudável pra comer pelo menos 5 ou 6 dias mas garanto que boa parte das pessoas prefere comprar uma pizza
Essa sua conta tá certinha mesmo, mas acho que quando alguém compra uma pizza é mais pra não ter que ir no mercado, não ter que cozinhar, é mais uma questão de comodidade.
Pão com recheio é muito bom
Perfeito! Vou além: tem gente que come "Cup Noodles" a semana toda para "economizar" e, no fim de semana, se dá ao "luxo" e compra essa pizza. 😄
Tem gente que a hora deles vale mais que o valor de uma pizza. E tbm a pizza dá muito trabalho e muitas vezes é mais saborosa que um arroz e frango grelhado, e tem gente que come por 6 dias comida saudável, e no final de semana come uma pizza/hambúrguer/ Churrasco
Parabensss vc acabou de descobrir o que é preferencia temporal, justamente um dos pontos fundamentais do porquê o socialismo NUNCA VAI DAR CERTO
Moro em um local isolado, aqui duas vezes por semana o rapaz da fruta passa me entrega minhas frutas (mesmo se eu não estiver em casa) e me cobra pelo WhatsApp. Para vcs entenderem: quando eu tenho que pegar um uber eu caminho 1,5Km, eles tem medo de vir até aqui. Gasto muito com frutas e legumes, em compensação meus filhos nunca ficam doentes. Outro detalhe o rapaz da fruta chega aqui com produtos altamente perecíveis os correios não.
Quem quer ganhar dinheiro faz um esforço, e percebe que os 2 saem beneficiados? Você e seus filhos, que comem frutas e legumes de boa qualidade e não ficam doentes, e o cara das frutas, pois ele ganha dinheiro vendendo suas frutas
Mas mesmo assim o capitalismo é opressor kkk
@@marioagiota6267 o conhecido ganha-ganha. Os comunas acreditam na ecomia de soma zero. PS.: gasto muito pq compro muito, além de vir até aqui os preços são baixos.
Desculpa a sinceridade, mas preciso falar isso, não me leve a mal, os correios não fazem entregas nem do lado do centro de distribuição. KKKKK
@@rockload eu sei, mas o meu exemplo demonstra que o argumento que ele vai onde uma empresa privada não iria não é verdadeiro.
Eu entendo o Ian Neves, uma grande rede inaugurou uma unidade perto da minha casa, algo em torno de 800 metros de distância. Na inauguração, dia 28/11, comprei leite e paguei R$ 2,79 por unidade, pensa no ódio que senti ao sair com 48 unidades no carrinho deixando de pagar 5,50 nos mercadinhos de bairro. Achei um absurdo, então comprei um pote de 1.5L de açaí por 15,90, já tava com ódio mesmo. Continuarei comprando nesse mercado para aumentar minha empatia pela causa.
KKKKKKKKK, isso sim é uma piada de alto nível
Ai ai, esses capitalistas opressores 😂
Irmão? Ce comprou 48 LEITES?
@@marioagiota6267 e 32 rolos de papel higiênico por 29,90. Tô esfregando até ficar branco
2,79? Carai, é o sonho de todo confeiteiro. Quando é que essa maravilha virá para o RJ?
@@Manuca. Calma, foi na semana se inauguração. Agora as promos são um pouco mais, acho que ontem estava 3,09
😂😂😂😂 nossa, ri demais!!! Rir dos esquerdas sendo refutados é muuuuuuuuito bom!!!! ❤❤❤ Os filminhos inseridos no contexto são hilários!!! 😂😂😂😂
Siiim
Eu já trabalhei na FEMSA, algumas coisas eu até concordo, os treinamentos da área de vendas na época que trabalhei lá, eram quase coisa de time de futebol: tinha mascote, ritual e até grito de guerra. Era bem bizarro... na época tb tinham muuuitos problemas de condições pra trabalho. Mas o resto... praticante exagero ou mentira mesmo!
Onde que são refutados cara??? Tanto um quanto o outro consegue se defender filtrando os argumentos e autores a seu favor. Cabe a você ver com qual você se identifica.
Hoje o país que está a para liderar o mundo é socialista.
@@matheuscamargo9187 Apesar de não ter entendido a pergunta, imaginando aqui como ela deveria ter sido feita, me veio a dúvida;
Qual país é este?
China ou Rússia não podem ser, porque, apesar do sistema político ser socio/comunista o sistema econômico dos 2 é capitalista.
Aguardo a resposta.
Kkkkkkk... principalmente os empolgados o mundo FITNESS
eu acho que vc deveria voltar nesse comentário e rever o que ele disse, ele tem um ponto quanto a isso: Se vc é de esquerda, vc vai concordar com o ian, se vc é de direita, vai concordar com o ideias. E é muito fácil argumentar que os dois estão corretos com o filtro certo.
Quanto a China, tem muita mentira sendo vendida a respeito desse país, considerando que tem muita gente que MORA lá e desmente diariamente. Dito isso, eu passei a aprender mandarim por conta própria pra pegar informação da fonte e não ficar nessas discussões de china comunista ou capitalista de internet que não leva a lugar nenhum.@@jredguy
Parabéns pelo esforço Wagner, explicar economia pra comunista é difícil. E ainda suspeito que não entenderam...
O IMPORTANTE É QUE O LULA VAI DAR O ITAQUERÃO PRO CÚRINTIA...E O POVO QUE SE LASQUE.!!!..🐀 ...💸💸💸 ..🐀
é obvio q não entenderam. kkkk
Comunista só entende de dinheiro, quando é pra gastar o dos que realmente trabalham.
Eu acho que eles entendem mas a consciência dentro da cabeça deles na forma de Stalin diz que é mentira kkkkkkkkkkk
negacionistas kkkk
30:20 Cara, essa demonização da cobrança da empresa é algo bizarro. Eu sei que eu tenho 17 anos ainda, mas cara, eu estou sendo treinada para ser professora de inglês do CCAA, e por mais que eu passe estresse, que isso seja um peso, você não pode tratar isso como algo ruim. Eu tenho Asperger, olhar nos olhos para mim é algo complicado. Meu chefe não sabe disso. Mas eu tenho me esforçado para manter contato visual, porque eu sei que é uma das cobranças como professora. Então, assim... é chato? Me deixa estressada? Sim, mas a gente precisa se adequar ao mercado, adequar à sociedade, porque se tem algo que eu aprendi em casa, é que a sociedade não vai se adequar a você.
Parabéns pelo esforço 🎉
Ai que ta a logica da maioria das pessoas de esquerda, eles querem que o mundo se adequem a eles, por mais biruta que suas ideias possam ser, a realidade é dura mas da pra viver bem se vc se esforçar, alias parabens.
Nice
Por mais jovens como você. 👏👏👏👏👏
Meu chefe também batia na tecla que eu tinha que olhar nos olhos para conversar com as pessoas. É difícil demais, mas com o tempo vai ficando mais fácil (embora nunca deixe de ser desconfortável). Parabéns pela dedicação 👏🏾 força.
Em 23 anos os mercadinhos do meu bairro viram surgir, Grupo Sonae, Grupo Pão de açúcar, Cassino, Carrefour, Walmart, etc.
Metade desses grupos faliram ou saíram do país e os mercadinhos estão firmes e fortes até hj.
O cara do Ideias Radicais cagou na argumentação. O Oxxo está batendo nas padarias. Vai lá ver quanto custa 1kg de arroz. É muito mais caro que num mercadinho qualquer
@@zeadolfo; e apareceu mais um jumento.
Tá o cara postando que os mercadinhos do bairro dele sobreviveram à TODOS os grandes grupos que surgiram e sumiram, mas tu deve estar com uma vontade imensa de passar vergonha, né?
Tenho 50 anos de idade e já vi esse arjumento ser usado uma porrada de vezes.
O resultado? O mesmo que o seu; redes aparecem e somem, mas os mercadinhos CONTINUAM LÁ, firmes e fortes, rs...
Mas é que essa gente não anda na rua; só conhecem a "rialidadi" tirada das mentes tapadas deles...
@@solucaoatende primeiro de tudo, esse ad hominem não cola comigo. Segundo, não comentei de mercadinhos senão de padarias e que o Oxxo quer acabar com elas ou pelos menos diminuir a quantidade. Terceiro e muito mais imporante, quem mais destrói os mercadinhos são as grandes redes. Um Dia (não sei se vc conhece ele) pode acabar com vários mercadinhos de baixo custo
@@zeadolfo ahh e quarto ele não tem nem 50 porque cara que tem 50 anos não responde assim a não ser 50 vezes dando a bunda kkkkkkkkkkk
Você e o Rafael do Ideias Radicais são literalmente as duas pessoas que mais admiro. ❤
Quero deixar meu relato aqui sobre o meu debate quando eu estudava no ensino médio. Meu professor de filosofia resolveu lançar um debate a respeito do feminismo, de um lado duas meninas feministas e do outro lado eu e meu amigo. Estava tudo indo bem pro nosso lado, mas aí do nada o professor disse: ''Só pq vc é mulher vc tem a razão". Eu dei uma gargalhada frenética kkkkkkk, ficou muito constrangedor, qual o sentido de debater ideias se seus argumentos são invalidados por vc ser homem? Fui ostracizado pela maioria das meninas da escola e fui taxado de arrogante e machista, só pq eu ri do que o professor disse. Durante o ano inteiro eu só falei com duas meninas, é foda kk.
Foi livramento pra tua vida. Querer se relacionar com feministas é igual catar comida no lixão
O "opressor" sendo oprimido
A pergunta que vale um milhão de reais: valeu a pena a sua atitude? Fez você mais feliz?
Desculpa se o tom do questionamento parecer arrogante e agradeço por compartilhar sua experiência. Vale lembrar que, independentemente da sua resposta, sua visão pode ter mudado do Ensino Médio pra cá, e eu realmente quero entender como tu se sentiu e se sente agora.
Minha indagação vem de observar que, com frequência, não ponderamos o potencial de "certeza/razão vs felicidade/satisfação", e isso está levando a Humanidade de tobogã diretamente pra PQP.
@@intergalactica9317 Eu ainda aposto em guerra energética como principal destruição mundial, mas não subestimo o cenário degradação e negligência mundial
Era simplesmente de contra argumentar seu professor usando a própria lógica deles "então o senhor da a razão pra elas, não por elas estarem certas mas sim por serem mulheres como foi dito, certo professor? Então isso deixa claro que eu estou certo" daí pra fomentar a intriga era só dizer as garotas "perceba nosso professor acha q estamos certos e vcs erradas mas ele vai dar razão a vc pois ele compactua que as mulheres vão sempre ter razão não por estarem certas e sim por serem mulheres isso formenta a idéia sexista de que mulheres são burras e oq importa é elas serem mulheres, nosso professor é extremamente sexista e acham vcs duas burras" é só meter um espantalho nesses caras mudar totalmente a ideia e usar idéias quais façam essa galera parecer oq elas querem criticar
Se você abre um negócio você não vai oferecer um produto qualquer e esperar que as pessoas o compre, você vai procurar se informar sobre o que as pessoas mais compram e trazer esse produto para o seu negócio.
A concorrência sempre vai existir, e os comerciantes sabem disso e se planejam para abrir negócios, aqui no bairro onde moro, tem na minha vizinhança: 5 barbearias e 4 mercearias, isso num espaço de uns 300 metros, sem falar dos inúmeros quiosques na avenida e vi pouquíssimos desses empreendimentos falirem, nem se odiarem entre si.
Trabalhei em uma montadora de carros e na época fabricávamos um carro que era vendido aqui no Brasil e também era exportado para a Argentina. Aqui era vendido ao equivalente de 43,3 salários mínimos, enquanto na Argentina o mesmo carro era vendido por 29,5 salários mínimos locais. Vez ou outra num bate-papo informal, alguém questionava por que os argentinos tinham que trabalhar menos para comprar os carros fabricados no Brasil, aí eu lembrava que além da carga tributária lá ser menor p/ carros do Mercosul (naquela época), a empresa cobrava um preço maior aqui porque os consumidores concordavam em pagá-lo.
3:27
Sempre bom lembrar que, a CHANNEL ou qualquer outra empresa transnacional, não começou vendendo BOLSAS A PRECO DE CARRO
Esse foi processo contínuo, inclusive de CRESCIMENTO da marca
Tipo o Jassa, que começou pequenino e virou simplesmente o CABELEIREIRO DO SÍLVIO SANTOS
E outra: a Channel não compete no mesmo mercado que uma Denlex da vida.
Lembro do meu professor falando sobre isso com relação à Coca. Não, ela não compete no mesmo mercado da Dolly ou Its. A Apple não briga com a Samsung. A Dell não briga com a Positivo. Produtos similares, mas mercados diferentes e políticas de preços diferentes.
@@vinniciusbrandao6990
Exatamente...
Aqui na vizinhança tem mercadinho que fica a 2 minutos do MERCADO PREMIUM, e cada um na sua
Aqui na região tem várias LOJAS de MATERIAL DE CONSTRUÇÃO e a C&C fica a 15 minutos de carro e cada um na sua
Isso é o mercado. Mas vai tentar explicar isso prum comuna
@@vinniciusbrandao6990E outra: Devemos lembrar que quando falamos de produtos como acessórios mirabolantes, ítens de grife, jóias, antiguidades etc... Onde o preço costuma ser mais elevado, o público alvo não é a massa de pessoas, o que a empresa procura nesses casos é fidelidade, você compra Lamborghinis por fidelidade, enquanto reles mortais como nós achamos desnecessário, eles podem achar não só totalmente justo, mas como também se fosse diferente, eles não comprariam
Au au
Fora que essas marcas só vendem para mulher, homem gasta essa quantia em coisas que prestam. Se querem reclamar que reclamem com elas
PS: Sou nutricionista, sobre a questão do deserto alimentar. É mto real esse negocio das pessoas escolherem alimentos "ruins" mesmo tendo opções melhores, não é culpa do mercado, não é culpa do empresário, a culpa é simples e única individual de cada um, dos clientes. Outro ponto, alimentos ultraprocessados ou processados não está ligado diretamente à qualidade em bom ou ruim, a quantidade está mto mais ligada à saúde do q a qualidade, vc pode se alimentar com muitos alimentos processados e ultraprocessados e ter qualidade ou não de saúde. Outra coisa, hj a tecnologia ajuda mto nessa questão, no exemplo do Ian ele fala do pão, pão é pão, vc pode assar, congelar e consumir daqui 3 meses ele vai continuar sendo pão, no geral, cm a msm qualidade, hj mtos alimentos "processados e ultraprocessados" são basicamente alimentos "normais" só q congelados e são saudaveis tanto qnt um feito na hr.
Wagner é muito humilde pra parar a live pra responder o GlaredHorse KKKKKKKK
Pois é...
Pelo menos Glerdhorse tentou e não fugiu.
Kkkkkk
Ue no final o cara só não conseguiu explicar o ponto dele ali o wagner não tava certo não o ponto do wagner sobre a bolsa não tem nada a ver com o que foi dito.
Ate porque o cara tava se referindo a um monopólio
Existe bolsa de todos os preços logo não interessa se existe bolsa de 100 mil porque também existe bolsa de 50 reais entede.
E se for sobre o transporte ?
Se eu tiver o monopólio de todo o transporte e cobrar 10 cada passagem municipal .
Ou então pegar o preço que esta hoje e aumentar 200% .
Oque você me fala quem precisa do ônibus vai ter que pagar independente se o preço e justo.
@@lorran457Tem monopólio de transporte?
@@lorran457 serio ?
@@lorran457 Se você pensar dessa forma, faz sentido. Alguém que monopoliza um produto, serviço ou tipo de mercado pode controlar o preço sem se preocupar. Como ela será a única que disponibiliza esse serviço, as pessoas não terão outra escolha senão pagar o que esse alguém "exigir". Mas isso é realista? A resposta é não. É algo extremamente improvável, justamente pelo fato do mercado ser aberto. Exemplo simples: em uma cidade, um dono de mercado compra produtos (atacado) barato e vende por valores absurdos, porque por algum motivo só têm o mercado dele na cidade. Mas aí,outra pessoa abre um mercado também, e para competir bem, vende os produtos por um valor mais baixo, não deixando de ter lucro. Vamos trabalhar com números para facilitar o entendimento?
Dono do mercado:
-compra um café (por exemplo) por 2,00 reais
-vende um café (por exemplo) por 10,00 reais
Novo mercado
-compra um café (por exemplo) por 2,00 reais
-vende um café (por exemplo) por 5,00 reais
automaticamente, o dono do mercado vai ter que abaixar os preços devido a concorrência. S no final, os valores vão ficar equilibrados. Sua lógica faz sentido, mas apenas se considerarmos que de alguma forma alguém vai conseguir monopolizar um produto/serviço, o que é improvável, já que o mercado é aberto
Fácil de resolver....e só enviar essa turma para a Ilha das Cobras....e deixar esses camaradas com as suas iguais da natureza!
"Pensa no custo humano que existe por trás do seu conforto". Ele acha mesmo que quem trabalha no ifood não pede ifood, que quem trabalha de uber não pede uber, quem não trabalha em um supermercado muitas vezes não recebe desconto e outros benefícios que os fazem comprar no supermercado onde eles trabalham? Em que mundo esse cara vive?
No mundo da fome
@@oliveirajunior3016 KAKAKAKAKAKAKAKA boaa
No comunismo, ninguém têm conforto (só os políticos)
Vai saber onde esse cara vive, ele acha que os trabalhadores são robôs que só trabalham e não consomem nada, literalmente SÓ TRABALHAM, ou na linguagem desse povo: sAo ExPloRaDoS 😭😭
@@marioagiota6267Olha, parceiro, é só você olhar um pouco a condição de trabalho de um entregador médio de comida, quanto ele ganha por entrega e quanto ele gasta em gasolina, para você ver que isso é completamente real.
Esses dias vi uma notícia que entra nessa discussão, que um mercado aqui em Curitiba abriu 30 vagas de trabalho e só 3 pessoas compareceram, 2 foram contratadas e continuaram com 28 vagas abertas... isso porque o salário + trabalho não compensava, a galera prefere fazer Uber/IFood ao invés de ir trabalhar nesse lugar.
Se manteve aberto esse lugar?
Supermercado são locais insalubres de trabalho. Não pelo ambiente físico, mas pelo ambiente psicológico que leva a pessoa a ter horários muito loucos de trabalho, o que leva a desestabilizar o ambiente social e familiar da pessoa.
Creio que o maior problema é a mudança sistemática de horários. Uma semana durante a manhã, outra à tarde e outra à noite. O organismo e o psicológico da pessoa não assimila e por consequência não se adapta. Daí o grande giro de funcionários e a grande quantidade de afastamentos, às vezes. Talvez. Apenas uma análise superficial.
@@ScoutsBrasil95pura verdade, eu era estagiário de arquitetura fazendo projetos pra um grande home center aqui de São Paulo, e na loja onde eu trabalhava, o gerente geral tinha feito a carreira inteira no ramo de supermercados. O cara era maluco, ele prejudicava quase todos os funcionários de lá com horários, era uma pressão psicológica imensa, etc. Aí vc imagina, eu já tive uma péssima experiência só de ser chefiado por um cara q veio de supermercados, imagina quem trabalha em supermercados…
@@arturpereira6340 mas porque tu acha que isso acontece? Porque o mercado precisa desses horários loucos. Qual tua análise? Eu não quero acreditar que é tudo ruim por babaquice humana e sadismo.
E lula quer fazer o uber ser igual supermercado
Para aprender a calcular a diferença de custo entre o mercadinho da esquina e o "carrefour" é preciso saber fazer o cálculo real de custo, que é a soma do preço pago no produto mais o custo de aquisição.
Exemplo:
Preço dos produtos no mercadinho da esquina = R$ 15
Custo da aquisição no mercadinho da esquina
Foi a pé = R$0
Resolveu tudo em 15' = 1/4 do valor da sua hora como indivíduo
Risco que voce correu durante a transação (aí depende da distância percorrida, periculosidade da area etc)
Preço dos produtos no Carrefour = R$ 12
Custo da aquisição no Carrefour
Transporte (onibus, uber, gasolina)
Se usou o seu veiculo, desgaste do veiculo, risco de acidente (ambos funçao da distancia), estacionamento
Tempo para efetuar toda a transação (1 hora? Calcula quanto vale o seu tempo)
Risco corrido durante a transacao (como no mercadinho)
Tudo somado, como o custo de adquirir algo distante da sua casa é bem maior, os 15 do mercadinho podem ser "mais baratos" que os 12 do Carrefour.
Para corrigir isso voce precisa aumentar significativamente o valor total e o volume da compra, para que a economia nos preços dos produtos e a INCONVENIENCIA de ter que carregar esses produtos na rua compensem a diferenca no custo de aquisicao.
Muita gente desconsidera o valor do proprio tempo e, acreditem, esse é o valor mais alto de todos. Quando voce esta fazendo compras esta deixando de fazer outras coisas que lhe poderiam ser mais uteis.
Eu tava pensando nisso enquanto via o vídeo
Exatamente
Por isso mesmo quando faço "Feira do mês", fazemos no Atacadão, Assaí e similares
Custo total sai uns 1500
Contudo, pra compras pequenas ou menores sempre compramos em mercado da esquina, mercearia e similares
Afinal não vale a pena gastar 50-40 reais de carro pra gastar 2-3 reais a menos em compras pequenas, sendo que posso gastar 50 conto a pé mesmo
Ta muito abstrato isso, que vai mais longe geralmente faz compra grande, quando você comora mo mercadinho vai aos pooucos, aqui são de 600 a 800 no mercado e 1700 no mercadinho
Esse vídeo e o vídeo do Paulo Mathias estão lotados de informação. Muito bom, Wagner.
O preço da camisa do grupo tem um diferencial que permite custar 40, 60, 100 reais que seja, a exclusividade, somente vocês podem vender as camisas personalizadas do grupo. É essa ideia que faz uma bolsa custar 15.000 dollares. Quanto a abrir uma farmácia para competir com uma rede, não é fácil, mas não é impossível. Se diferencie, pesquise o setor e veja suas necessidades não atendidas, veja suas fragilidades e as compense.
"Se socialistas entendessem de economia, não seriam socialistas."
Hayek
As palavras deste homem são atemporais.
A respeito das farmácias aqui na minha cidade havia apenas uma que não fazia parte de uma rede e a diferença de preço era insana, o mesmo medicamento era cerca de 50 a 60% mais barato em farmácias que pertenciam a rede. No final essa farmácia acabou entrando para uma rede(que é melhor do que fechar e ter que demitir funcionários)
Sobre processos trabalhistas, muitas vezes é estimulado pelas leis trabalhistas e pela falta de empresas, pois o estado atrapalha a competição e a criação de novas empresas, e consequentemente, mais empregos e menos empregados, logo, o empregado pode escolher mais, dou um exemplo real do meu primo: ele é engenheiro e morava no oeste do Paraná, lá tem menos indústria e menos vagas e ele era contratado como desemhista/analista, pois veio se mudar pra SC, por Blumenau, e logo já achou 3-4 empresas contratando como engenheiro e salários maiores e uma empresa pediu pra ele pq tavam precisando de um engenheiro e até hoje não saiu de lá e tá mais feliz que quando trabalhava de analista, aqui tem mais vagas pq tem um mercado mais pungente, logo, não falta vaga e os trabalhadores podem escolher no que trabalhar.
40 minutos de entretenimento de qualidade!
E esse tipo de conteúdo é sempre uma maravilha.
Sim 🎉🎉
HOW CAN YOU SEE INTO MY EYES!!! LIKE OPEN DOORS!!!
@@capivara6944 haahahaha🗿🥛
onde encontro o canal do economista do vídeo?
@@ugodby Ele não é Economista, mas o canal é Ideias Radicais.
Aí o Ian Neves fala da Oxxo e compra no MercadoLivre que é uma empresa estrangeira (Argentina) e que compete com outras empresas menores... não duvido o quão hipócrita esse povo pode ser.
Quando eu trabalhava de caixa de loja, o meu dia de ir em mercado era sábado de tarde, a loja geralmente fechava as duas da tarde no sábado, dai saia do trabalho, ia no mercado e ia para casa, porque durante a semana eu geralmente saia do trabalho perto das 19h e dai já estava tudo fechado, e depois de uns anos abriu um Carrefour no centro da cidade, bem perto da loja onde eu trabalhava, acho que o horário de maior movimento no mercado, era depois que comercio fechava, todo mundo que ficava o dia trabalhando ia no carrefour pra depois ir para casa....
Aqui o mercado q eu compro se adaptou um pouco abriu cardeninho para pagar no começo do mês para quem eles conhecem e para quem iria direto no mercado.
Eu tenho conta lá no mercado e o pessoal ta pagando certo e quem não paga perde a Regalia.
Enfim..
Bom Domingo a todos.
Obrigada pelo vídeo longo, agora posso começar a fazer as coisas dentro de casa . Era a motivação que faltava
Moça vc é linda to chocada
@@leiabernardes.ofcial Own, que fofa 🥰 obrigada, vc tbm é linda ❤️
@@thais1234548 duas gatinhas
Esse editor de video tá selvagem fi. Alguem segura ele kkkkk. Nota 1000! Mto bom trabalho! 15:54
Na minha cidade todo bairro (normalmente pequenos) tem pelo menos dois mercadinhos, eu vou ao atacado algumas vezes por mês e lá sempre tem vegetais e frutas à venda, talvez restaurantes sejam grandes consumidores desses alimentos para o atacado. Eu observo também que o mercado grande fornece muito mais opções de escolha (principalmente fitness) do que o mercado pequeno, no mercadinho você tem duas ou três opções de pão, no mercado grande você pode ter mais de 9.
Eu moro no Rio de Janeiro e acho muito interessante ver essas informações sobre pequenas cidades
Eu nem moro num bairro grande e rico, moro na Zona norte da cidade, mas mesmo um bairro mediano dessa cidade parece um outro mundo se comparado com uma cidade de 10/20/30 mil habitantes
Caralho o maluco tem olhos
Meu pai tem alguns mercados, e isso de estarem quebrando os mercados de bairro é mentira - até então. Ele até brinca que somos o oxxo das quebrada (difícil ter nesses lugares).
E a questão da comida processada/industrializada é a praticidade, simples. Lá vc vê gente cansada chegando do trabalho e ainda tem que preparar alguma coisa pra família, claro que a melhor opção não é steak ou pão com salsicha, mas leva bem menos tempo e estresse no dia a dia.
Aí aí, esses capitalistas opressores 😭😭
Obrigado Wagner, pude almoçar hoje ❤
Wagner, sou inscrito á tempos e fico impressionado com a variedades dos temas , sempre muito bem esmiuçado, parabéns.
Sobre a parte do mercadinho quebrar e talz, a gente sabe que é cruel isso. Porém oque é melhor, uma família perder um negócio ou centenas ou milhares de pessoas estarem comendo melhor, tendo mais poder de compra? O mercado é implacável, mas o consumidor que se beneficia disso.
@@michelmartins993 psee cara
Eba, eu tinha visto uma parte ao vivo e estava esperando por esse vídeo!
A questão dos preços abusivos que o inscrito mandou. Acredito eu que seja em um cenario hipotetico em que ha apenas uma empresa monopolistica de um produto essencial, com isso, ela aumenta o preço do seu produto de maneira abusiva em que os compradores tenham que sacrificar outras coisas para consumir esse tal produto essencial.
Acho que um exemplo que pode ser dado é que agora uma geladeira, da mais basica custe R$9.000,00. As pessoas nao podem ficar sem geladeira e agora vão ter que fazer sacrificios inimagináveis para poder comprar uma. Por isso o risco do monopolio
Petróleo e a OPEP também. Isso é um p* problema.
Mas uma grande empresa que vende um produto bom por um preço aceitável, não há problema algum.
@@vinniciusbrandao6990 Concordo, como foi abordado no vídeo, qual o problema da oxxo vender produto bom e barato para os consumidores?
E olha, eu acredito que ter uma indústria nacional forte no Brasil seja uma boa ideia, mas nos moldes ridículos que são feitos aqui, é melhor abrir mais o mercado para as empresas estrangeiras mesmo
O que é um produto essencial?
Geladeira é um produto essencial? Se sim, como a humanidade chegou onde chegou sem geladeira?
Monopólio num mercado livre é bom ou ruim? Monopólio perpetuado por incentivos fiscais, lobby, legislações é bom ou ruim?
@@freeman788 Não existe comparação entre as sociedades em que não havia geladeira e as atuais, o nível de tecnologia dos dias de hoje jamais seriam sequer imaginadas antigamente. Não há pessoas , nos dias atuais, que conseguiriam viver na sociedade sem geladeira. Mas se vc quer outro exemplo, pense na água então e a conclusão será a mesma nos moldes da pergunta que o inscrito mandou.
Se o monopólio perpetuado por esses incentivos é bom ou ruim, depende de quais legislações seriam feitas, que tipo de lobby, etc.
No vídeo, já tem explicação de um monopólio que não é prejudicial, eo contrário, ajuda os consumidores.
O mesmo serve no mercado livre, depende de como são feitas as regulações para evitar que uma empresa faça práticas abusivas ao cliente.
Economia é um assunto complexo e que tem muitas variáveis, tanto na micro, quando na macro
Não se preocupe, com essa imensa margem de preço livre vão aparecer dezenas de vendedores com geladeiras a R$1000,00.
Trabalhei em um frigorífico com 650 funcionários! A maioria dos funcionários tem a mesma mentalidade do Yan Neves querem ganhar dinheiro e não querem ser produtivos
Wagner conheço um método que dá para fazer a camisa com preço mais acessível... chamado "Print on Demand" da Dimona. Não sei se atenderia ao que você quer, mas fica a dica.
Quem bom que tem canal que ainda pensa. Belo video.
A esqueda consegue se superar no puro suco de demagogia e Hipocrisia 🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️
"Palhaços semânticos"
Graças ao nosso bom Deus a realidade existe e ela é implacável! Uma das melhores escolhas que fiz até hoje na minha vida é ficar longe dessas pessoas! Ótimo vídeo, e que Deus ilumine a vida de todos de bem!
O Wagner tem que ser generoso com o salário do editor.
Mandou muito bem kakakak fico muito bom vídeos.
Um dos melhores exemplos do CAPITALISMO MALVADO aqui na minha cidade, é q inauguraram 2 mercadinhos bem recentemente aq perto e começaram com os preços lá embaixo desbancando a concorrência... Nunca ouvi alguém reclamar q isso foi ruim, muito pelo contrário.
@nomadexperiente2455 não é problema nenhum.
Até onde sabemos, essas redes de mercado virtuais são grandes aglomerados de lojas disputando espaço ali(e até pessoas físicas). Leva tempo, mas é possível surgir concorrência cada vez mais fora e dentro e se n acontecer, bem, vai cair no dilema do preço justo, já explicado no vídeo.
@nomadexperiente2455 Wagner trouxe um conteúdo muito bom no vídeo, basta assitir e vc vai perceber.
Pra cada teoria-esquizofrenica-soça, existem pelo menos boas 2 outras teorias nao-soças q refutam ela.
@@nomadexperiente2455 oxente, se tu conseguir um lugar ao Sol ⛅.,levante as mãos pro céu
@@EduardoMdS-nw6fp
Capitalismo ≠ Sociedade de Livre Mercado
“ Capitalismo não é a Propriedade. Capitalismo é o regime em que o uso da propriedade se tornou
Abuso, porque cada indivíduo pode, se tiver dinheiro, especular no sentido de fraudar e oprimir os outros. Capitalismo é o regime em que o uso da propriedade se tornou desordenado, porque cada indivíduo pode agir à vontade e produzir sem se preocupar com as Necessidades da Coletividade, causando o desemprego, as falências, os salários ínfimos e
a Carestia da Vida. O Capitalismo é o regime em que um
Indivíduo ou um grupo de indivíduos pode açambarcar as Propriedades dos Outros por meio de trusts,
carteis ou Monopolios. O Capitalismo, portanto, em
ultima análise é um destruidor da Propriedade. ”
- Gustavo Barroso
Pequenas e Médias Empresas funcionando e competindo entre si não é Capitalismo, é Sociedade de Livre Mercado. Capitalismo é o Monopolismo, onde o Capital tiraniza o Trabalho.
A liberdade econômica é boa para o consumidor, aumenta o poder de escolha do consumidor que pode escolher entre vários produtos de várias lojas diferentes de diferentes segmentos e escolher qual o melhor custo benefício.
Mano, essa exemplo da locadora fez eu lembrar de uma locadora da minha cidade, lá por 2015 eles começaram a mudar, eu gostava de ir la por que gostava de escolher os filmes na prateleira e tals, mas tava sempre meio vazio, um casal que era dono do local, e eles meio que se dividiram, o cara continuou cuidando da parte dos filmes, e a mulher começou a vender lanches artesanais feitos na hora, em alguns meses o local tinha varias messas e tava sempre lotado (de pessoas que iam la pelo lanche e não pra alugar filmes).
La por 2018/19 eles pararam com a locadora e viraram uma lancheria, uma das mais bem sucedidas da cidade.
O cara literalmente nunca comprou na Oxxo. Dependendo é mais fácil o mercadinho da esquina quebrar a Oxxo.
É bizarro o cara n entender nada do que ele tá falando e só soltar uma afirmação dessa.
Aprendi economia no ensino fundamental graças ao ideias radicais e agradeço profundamente e confesso que de início foi difícil entender mas eu tinha uns 14 anos, assistia 3,4 vezes um mesmo vídeo até entender tudo completamente ao ponto de fazer a faculdade de economia sem ver nada novo, e pior... Não se aprende tudo na faculdade, mas se aprende tudo no canal dele. "Não tudo obviamente, mas tudo o que você precisa saber sobre os agentes do mercado e suas iterações, formei com média acima de 8 e muita facilidade mesmo tendo que fazer 2 estágios para pagar o curso e ficar bem cansado pegando 5-6 ônibus por dia para ir nos 2 estágios, faculdade e casa. Infelizmente não atuo na área diretamente, sou engenheiro de software hoje em dia e trabalho como freelancer na maioria das vezes para o exterior. Mas ainda sim digo que aquele conhecimento foi o mais importante da minha vida.
A diferença de um S0cialista e um anti-s0cialista é que o s0cialismo apenas leu Marx, enquanto o anti-s0cialista leu e entendeu Marx
-Ronald Reagan.
A maioria absoluta dos socialistas nunca nem passaram perto de um livro de Marx.
Eles são atraídos pela propaganda socialista e se reproduzem por osmose.
@@Matthew_Paul é, me esqueci dessa parte
@@Willian.69edite e adicione ok terá que mamar, você escolhe
Se entendeu, só é anti-soça por egoísmo ou ignorância
Conheci agora. Adorei seu canal. Massa demais! Tem um novo seguidor, vocalista metaleiro e ancap kk
Ele não é ancap
Livre mercado é muito bom, pego por exemplo a amazon que chegou no Brasil e fez o mercado livre melhorar bastante seu serviço, ele não quebrou pq a Amazon chegou aqui igual a Saraiva que não soube se reinventar, hj em dia 70% do que eu compro é pelo mercado livre msm tendo a Amazon no mercado
Ent esse é o ponto do livre mercado a competitividade q acaba sendo só beneficio pra população
Comentando para aumentar o alcance outro ótimo video Wagner parabéns a vc s sua equipe continue assim
O EDITOR KKKKKKKKKKKKKKK, parabéns pelo vídeo Wagner
Que vídeo esclarecedor, muito bom Wagner 😊❤
Muito bom,extremamente satisfatório esse vídeo.
Esse vídeo do Ian Neves só provou que: Ele nunca foi funcionário, nunca tentou construir algo e principalmente ele não anda na rua, frequenta mercados ou estabelecimento seja lá qual for!
Não tem credibilidade nenhuma
Sobre o público decidir o que é justo, acredito que também dependa das demais opções que tenham. Desde que eu me lembre, na minha cidade só tem 1 empresa de onibus, que é a Joana D'arc. O preço que ela colocar é o preço que pobres tem que pagar para irem trabalhar todos os dias. Ela negocia com a prefeitura os preços, bem como o cartão de benefício que da descontos. Porém, não temos outras alternativas de transporte público.
A edição ficou muito top!
Tragicômico e Idéias Radicais juntos! Um sonho realizado!
meu sonho é ele reagir ao g0rdões refutações 👇
Traje Radicais e idéias cômicas 😁
@@luizantoniodeoliveira9974 verdade kkkkkk
@@luizantoniodeoliveira9974 ou ainda idéias cômicas e trajes radicais!
Não é possivel q esse pessoal nunca viu algo como oferta e demanda, algo até q basico de econômia e até simples de entender
Até o CeJota tem um moleton do tragicómico e eu não!😭
O pior é que esse Ian Neves consegue convencer muita gente. Entretanto quando essas pessoas se deparam com a realidade, a "opinião" muda quase sempre 180°.
Imagina se fosse um video inteiro kkkkk😂😂😂😂😂😂
Conheço uma odontóloga que fez o curso de cuidadora de idosos e foi trabalhar no Canadá. Uma cuidadora lá, recebe mais valores que dentista aqui!
Sobre o lance do monopólio: não necessariamente se todo mundo está comprando da empresa o preço é justo. As vezes elas compram pelo fato de que não há concorrência para essa empresa justamente por ela ser um monopólio. Acho que é isso que a gledihorse quis dizer
Sim, tipo a Petrobrás aqui no Brasil né?
Mesmo assim, é menos problemático, uma Disney da vida ou uma Discovery da vida comprando os concorrentes, do que um monopólio de "amiguinhos" do rei, que se beneficiam de uma facilitação, (apesar da existência de uma burocracia complicada e cara), que prejudica pequenas e médias empresas e possíveis investimentos em um determinado país.
@@renanlindo725 Pior que é verdade, a Petrobrás seria um monopólio estatal. Por ser uma estatal, essa empresa seria uma espécie de "Princesinha do rei".
@@Rubian3544 Cadê o Ian criticando a Petrobrás? Aaaaaaaahhhhhhhhhhh, é verdade, é um monopólio, mas é estatal então não conta
Isso, exatamente@@renanlindo725
video excelente, obrigado
O melhor é ele problematizar uma empresa irmã da coque-cole, que é praticamente um think tank w0k3.
Será que ele não recebeu o último memorando da intentona? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anota oque eu tô falando: esse editor tá conseguindo deixar os vídeos mais leves e engraçados. Já tô vendo um pessoal começando a acompanhar o canal por esses vídeos
Primeiro vídeo que assisto e curti pra caramba kk
O problema do preço, Wagner, é quando o setor é um monopólio, onde só existe um fornecedor para aquele serviço/produto. Não é questão de 'Ah, se as pessoas pagam é pq vale'. É pq ou a pessoa paga o preço, ou ela não tem o serviço/produto. Grifes são um péssimo exemplo, pq elas não são monopólio. Creio que seja esse o argumento.
Nesse caso é provável que surja outra marca concorrente, a exemplo do que ocorreu com a Intel, ficou tão acomodada sendo a maior do mercado de CPUs que em 10 anos a AMD conseguiu superar ela
Conheci hoje seu canal e já virei deu fã, estamos juntos meu amigo, super like e inscrição garantida, e continue destruindo esses comunistas todinho aí, abraços
Esse editor ta de parabéns namoral kkk
Eu entendi o que o moleque quis dizer, é que tem empresa que se ela for a única oferecendo o serviço ou produto, ele vai colocar o preço que quer, está certíssima. E se for um item que as pessoas não vivem sem, se o cara colocar um preço absurdo e não justo, pode ser um problema.
Por isso é importante ter concorrência.
Muito bom!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A questão do monopólio, em Maricá no RJ, nós tivemos esse problema com transporte de ônibus que só tinha uma empresa e a mesma cobrava passagem caro demais além do permitido e ainda não dava espaço para outras empresas fazer concorrência
Fora que (fazendo um adendo sobre essa questão dos legumes, verduras e frutas), existe um "preconceito" com legumes feios, mal formados, que tem a mesma carga nutricional, mas que as pessoas NÃO COMPRAM! Então vender perecíveis é um alto risco, porque além de que se estraga rápido, as pessoas também podem não querer comprar só porque a batata doce está roxa demais, o qualquer outro motivo besta. E é por isso que já tem um outro tipo de serviço que já vi na internet, em que você recebe uma caixa de legumes e verduras na sua casa sempre, sortidos, desses legumes e verduras que estão em ótimas condições mas que são deixados de lado por esses motivos fúteis por um preço bem acessível. E é por isso também que existe as baby cenourinhas (aquelas que são roliças), aquilo lá são cenouras normais, que foram cortadas e feitas pra ficar naquele formatinho porque foi um cara que viu que existia um problema: de cenouras feias que não eram vendidas, e ele foi lá, fez uma máquina que faz elas ficarem nesse formato roliçozinho, bonitinho, chamou de cenouras bebês só para atrair o público para cenouras que eles normalmente não comprariam. E daí explica mais ainda de que: 1. o mercado se adapta e cria novas soluções para problemas que surgem de baixa demanda, sendo deixando de vender o produto que não é muito desejado, ou criando um novo jeito de vender um produto não desejado de uma forma que ele se torne mais atrativo e; 2. o porquê o povão não compra produtos orgânicos (cenouras feias) e prefere produtos processados (cenouras bebês embaladinhas e mais caro o quilo), PORQUE ELE QUER!
Wagner, R$ 15,00 a camiseta, R$ 15,00 a estampa, R$ 5,10 17% ICMS , + a taxa de entrega, não sei quanto hoje, e considerando o único meio, que é os CORREIOS ( ESTATAL ), por baixo mais R$ 10,00, por tanto R$ 70,00, tu ficas no prejuízo.Parabéns pelo teu trabalho, tu é show. Valeu
Já viu as tatuagens do Ian? O cara é do estilo Yakuza. Com certeza é um cara que seria muito legal, se não fosse a lavagem cerebral que fizeram nele.
Quando vc falou da locadora, eu lembrei de uma senhora (que ja morreu alias), desde criança, eu e meus amigos alugavamos filmes com ela, era aquele ritual que todo adolescente tinha, fora que ela sempre indicava bons filmes para gente assistir e parecia entender de todos, depois que esse era de locação passou, ela passou a vender roupas na loja dela e continuou lucrando do mesmo jeito. É desse jeito mesmo, se não der mais para fazer um, então tem que ser de outro jeito mesmo.
2:30 Não necessariamente o auto consumo de um produto indica que aquele preço é justo , por exemplo no caso da comida , se os preços forem elevados a estratosfera ainda sim as pessoas vão pegar porque precisam se alimentar , ou seja , muitas vezes as pessoas apenas pagam preços altos por falta de escolha ...
Concordo porém não existe apenas uma empresa de alimentos, se um pacote de arroz está caro demais o consumo dele diminui e o do mais barato vai aumentar. A lógica só faz sentido quando todos ps fornecedores diferentes aumentam demais juntos (Coisa que não rola já que eles competem por público) ou existe apenas um fornecedor de algo essencial (Como por exemplo a Petrobrás), por isso lutam pra privatizar a Petrobras, mais empresas de petróleo iguala a derivados mais baratos (Gasolina, diesel e etc)
Aqui perto de casa tem um mercadinho minúsculo que é praticamente um corredor, quente que só o inferno, entre dois supermercados de rede e o cara vende 4 toneladas de queijo por semana e 1,5 toneladas de bacon, fora todo os outros produtos que ele vende. Eu ofereci meu carro 2009 pra ver se ele queria comprar, achando que o cara andava de carro velho. Ele tem uma toro a diesel e um jeep compass novo, mas vem abrir o mercadinho a pé, parecendo um pedinte 😅
Ian neves é uma negação do intelecto humano
Da nem pra dizer que é burro, pq pra ser burro ele teria que estudar muito ainda
Trocar o nome dele pra ian merdes
@@nomadexperiente2455 concordo
Gente, essa ideia de naturais serem mais baratos é mentira, fui na feira DOMINGO, 1Kg de lichia, 15,00. 2 mangas 6,00 UMA MELANCIA INTEIRA 50,00. Comer mau acaba sendo a opcao mais em conta para algumas famílias, infelizmente
40 minutos de vídeo!? Perfeição 🗿🍷
Gostei da edição. Continue por favor.
16:55 apoio a iniciativa de o editor por mais memes no meio do vidio, não a nivel de ser massante mas sim de ser divertido ao velos
A indústria farmacêutica é uma das mais reguladas do mundo, de modo que a distribuição de medicamentos é praticamente um monopólio, quase que uma distribuição centralizada. Essa reserva de mercado já causa uma distorção na dinâmica do mercado de quem revende esses medicamentos - no caso as farmácias. Em mercados mais livres, um comerciante pequeno pode ter mais chances ao negociar com outros produtores menores sem grandes contratos de longa duração. Existe mais competição e mais produção local, mais variações de preço e de custos, o que pode beneficiar toda essa rede menor de produção, distribuição e consumo. A feira de bairro é um bom exemplo.
Uma coisa que comunista sabe fazer muito bem, é passar vergonha!
👏👏👏
Perfeito !
Infelizmente ! Eles fazem outras coisas ,tbm : combater qualquer liberdade, são mais iguais que os outros , dividem igualmente a pobreza para os outros , enquanto para os amigos , a economia está sempre bombando.
E eles amam tanto q msm dps de tanta vergonha, eles continuam
@@nomadexperiente2455 capitalismo de estado
@@nomadexperiente2455 cheio de bilionarios e milionarios
É só comparar como vive uma pessoa no interior do Brasil, onde não tem empresas e só tem mato, com uma pessoa que mora em SC que tem bairros que tem mais empresas que pessoas. Aqui você pode trabalhar em várias ao mesmo tempo se quiser porque falta mão de obra, e se pagarem pouco tem outra que vai pagar mais e vc será mais bem tratado. Já morei no interior e vi fila de pessoas dando volta no quarteirão para trabalhar de carregador de caminhão por mil reais por mês, isso sim é triste.
Quando o Wagner falou que gente de esquerda vive em outro mundo, lembrei de algumas pessoas no canal do Ian falando que o Lula está fazendo um governo "neoliberal" e/ou "liberal clássico".
SÃO ESSES COMENTÁRIOS QUE ME FAZ ACHAR QUE A ESQUERDA SE AUTO ODEIA 😂😂
NEOLIBERAL FETICHE DA ESQUERDA
Aqui no meu bairro tem uma porrada de comércios, em um espaço de menos de 100m tem uma padaria, um mercadinho e abriu uma Oxxo. Resultado, nada mudou, a padaria e o mercadinho continuam a receber a mesma quantidade de clientes, a Oxxo recebe tbm mas MENOS que os demais. Os preços da Oxxo não são absurdamente baixos, quando abriu tinha algumas promoções bem insanas, mas isso durou menos de 3 meses, hoje a diferença não deve chegar a 1 real.
Ian sendo humilhado???? Alegra meu dia assim
Sobre o lance dos horários, tive esse problema quando morava em Zagreb e em Edimburgo. Praticamente tudo só funcionava em horário comercial e de segunda a sábado. Nos domingos, nenhuma das milhares cafeterias de Zagreb abertas e nem farmácia em Edimburgo.
Cara eu fico revoltado pq a oxxo no Brasil tbm ajuda a novos empregos poxa minha mãe tava apertada foi demitida em anos de empresa e conseguiu um emprego na oxxo, se não fosse isso a gente ainda taria passando aperto ....
Uma das coisas que os pequenos mercados podem ter pra competir com grandes mercados é o rápido atendimento e bom atendimento. Eu por exemplo quando ia comprar pequenas quantidades preferia comprar no mercadinho um pouco mais caro que o hipermercado pelo fato de que eu não queria passar 40 minutos numa fila pra comprar apenas uma bandeja de ovos, farinha e leite, sendo que no mercadinho muitas vezes nem fila tem. E ainda o dono é super gente boa.
Então tem como competir, basta fazer um estudo das necessidades dos clientes.
Fala Wagner, ansioso pelo vídeo do cancelamento do Alexius, do universo lúdico, queria MUITO ver sua opinião!
Cara, pior que eu já reagi isso em live, mas faz muito tempo.
É um caso simplesmente bizarro pra caramba... Bem nojento também...
@@canaltragicomico aaaaahhhhh eu queria ver, que pena, perdi poxas, realmente bizarro
Pataqueuparéu! Que belo vídeo!