olá Neca ficou magnífico.. fiz tudo à risca.. fantástico muito muito bom. pela primeira vez usei a banha de porco (ou o pingo como se diz em Guimarães) tudo bom..
Estou a responder com um ano de atraso eu sei. Sr poderes comprar gordura de porco daquela que está junto à pele (barriga ou toucinho, só a parte branca). Parte em cubinhos pequeninos e põe a derreter numa sertã lentamente para obter a banha. Em alternativa o azeite dá para resolver, mas não é a mesma coisa.
Mais uma bela receita ( que eu desconhecia ) gostava que nos presentiasses com uma receita de favas com torresmos á moda antiga !! ( favas com molho de carne) como se diz na minha terra !!! Bom apetite e boa semana e boas receitas !!!!
Grande banquete mesmo! Faltou o farinhato e não me espanto. Hoje, aqueles bem feitos e de sabor e textura que me faziam esquecer os rojões, são uma verdadeira raridade! Sou natural de Braga, mas há alguns anos moro perto de Mondim de Basto e por cá é impossível comprá-los, sejam bons ou maus! Também não se usavam dantes as batatas fritas, embora hoje sejam coisa comum. Eram substituídas por castanhas verdadeiramente deliciosas impregnadas naquela gordura creio que dos rojões. Infelizmente, não faço ideia de que forma as cozinhavam. Parabéns! Continua a fazer com que esta gente coma bem!
Olá Carlos, há tempos serviram-me umas belouras em Ponte de Lima mais velhas e rançosas do que sei lá o que. Nem as vejo mais à venda, quanto às castanhas não tinha conhecimento pois nunca vi nenhuma referência, mas aqui fica o registo. Obrigado pelo teu comentário. :)
Ponte de Lima já deu o que tinha a dar e já teve muito boa gastronomia. Hoje é uma terrinha banal e muito pronta a esfolar o pessoal. Belouras é de facto o nome que lá se dá ao farinhato, ou farinhote. Os 3 nomes designam o mesmo produto. Em Braga ainda se pode encontrar, mas na maioria dos talhos não vale nada. Creio que é fruto desta industrialização massiva. Quanto às castanhas, como vou ter de ir a Braga proximamente, verei se consigo encontrar alguém fidedigno que me diga como eram cozinhadas e logo to transmitirei com todo o prazer. Pode parecer coisa de doidos a muita gente, mas como muito melhor desde que me decidi a operar nesse mundo alienígena chamado fogão!
Vamos continuar D4. Abraço. Aproveito para agradecer a todos os que se interessam pelo necasdevaladares canal e para pedir que subscrevam o necasdevaladares canal no youtube e que façam likes nos vídeos. É a maneira de promoverem o necasdevaladares canal no youtube. Obrigado. :)
Olá Sr. Necas! Sou fã incondicional das suas receitas, embora nunca tivesse comentado um vídeo seu :-) Há sempre uma primeira vez! Muitos parabéns pelo seu canal e por nos ensinar estes miminhos tão bons!!!! Cumprimentos
Paella é bem boa, gosto muito. Obrigado pelo comentário, convido-te a veres o vídeo "Um mês off" aqui neste link ruclips.net/video/uRS7D6XjzkI/видео.html
Olá Necas, queria fazer daqui a uns dias, os teus rojões à moda do Minho e queria esclarecer duvidas. O que é a tripa enfarinhada ? É de porco ? Parece recheada, ou não ?. O fígado é de porco, ou vitela ? Eu prefiro o de porco, mas...Grande abraço
+Manuel Anunciada olá amigo, a receita não é minha, é só a minha interpretação duma receita do nosso coletivo, específicamnete do nosso minho. A tripa enfarinhada é intestino de porco recheado com farinha de milho e trigo cozida. É assim comprada e em casa é frita antes de servir. Aqui no Porto está sempre disponível no mercado do bolhão. O figado da receita é o do porco, no minho o porco é o rei. (Agora aqui que ninguém nos ouve. Em Tavira para encontrar tripa enfarinhada só se for no Continente, pois também a fazem para distribuição em sacos no vácuo. Quanto mais fina melhor, fica mais crocante. Procura aí no Gran-Plaza que é uma ótima loja e se não tiverem vê se consegues que peçam.) Abraço e continuação de bons petiscos.
Olá Sónia, parece-me melhor por o sal no início da confeção para se dissolver na pouca água que a carne tem e a poder tempoerar. Depois de confecionado nunca experimentei. Obrigado pelo comentário. :)
Redenho? Confesso a minha ignorância. penso que nem nunca vi por aqui. Se se fizer sem isso...ficamos a perder muito daquilo que deve ser o modo de fazer? Obrigada
Bom dia Neca. Ta tudo bem ? Hoje vou dar asas novamente ao melhor prato do mundo, rojoes a moda do minho by Neca de Valadares. Espero que esteja tudo bem, abraco grande depois eu mando foto. Tudo de bom amigo.
Olá Vitor, está tudo ok, só falta de disponibilidade e um pouco de cansaço. Muito obrigado pelo cuidado e pelo animo. Continuação de bons petiscos e um grande abraço. :)
Que delícia, tenho tantas saudades da comida do meu país, pra ficar no ponto pra mim só lhe acrescentava umas papas de sarrabulho 😜... Mto bom o seu canal parabéns
Olá Patrícia, não sei aonde estás a viver agora mas sei que ir viver para fora do nosso país deixa sempre saudades. Aqui no no necasdevaladares canal apresento receitas tradicionais portuguesas e receitas do dia a dia. Por vezes tento reconstruir receitas do antigamente com produtos que consigo comprar aqui no Porto, não é bem a mesma coisa mas dá para matar saudadades, olha aqui esta receitinha e diz o que te parece: necasdevaladarescanal.blogspot.pt/2015/10/receita-de-papas-de-sarrabulho.html já agora deixo aqui a lista das receitas do canal: necasdevaladarescanal.blogspot.pt/p/index.html Obrigado pelo teu simpático comentário, beijocas Patrícia. :)
necasdevaladares - receitas caseiras estou na Alemanha, numa zona sem mercado português e como tal não tenho acesso a este tipo de coisas boas, em relação ao vídeo das papas é ligeiramente das nossas de Braga, como o sr falou no vídeo mas o conceito é o mesmo, e com os cominhos a ajudar só podem ser igualmente deliciosas 👏👏👏
As de Braga são diferentes no tipo de carnes, nos condimentos, na textura e até na confecção. Tenho não sei onde uma receita. Encontrando-a, mando-ta. Sou muito despassarado... Macho sozinho no meio da montanha, dá nisso! eheheh!
+Marcos silva Olá Marcos, agradeço o teu comentário apesar de não estar de acordo com ele. Não vejo nenhum fato na tua afirmação conforme referes nem conheço nenhuma doença reconhecidamente provocada por este prato pelo que o comentário me parece incerto. Se puderes ser mais objectivo fico-te agradecido. Abraço.
+necasdevaladares Estas à falar sério, em pleno ano 2015 tu me perguntas o que faz mal nesta receita. Um prato feito com ingredientes de carne suína, se não bastasse preparado com banha de porco, que atualmente e totalmente condenado o consumo. Se esta receita não faz mau à saúde, diga lá no seu ponto de vista qual será então.
+Marcos silva Marcos carne de porco e banha de porco são ingredientes que se usam em inúmeras receitas, não são exclusivos desta receita pelo que não poderemos considerar esta a receita a campeã pois todas as que usam estes ingredientes estarão em igualdade de circunstâncias, o que torna a tua afirmação errada. Não existe nenhuma referência que diga que a carne de suíno é imprópria para o consumo humano. Em relação à banha de porco sabemos que o seu consumo deverá ser moderado pois as gorduras saturadas em excesso são prejudiciais à saúde. Em Portugal os pratos tradicionais estão normalmente associados a uma época no ano seja ela o Natal com o bacalhau e o perú ou o polvo, o Ano Novo com o cabrito, a Páscoa com o cordeiro e a matança do porco com os rojões e o arroz de sarrabulho também muito apreciados no Minho. Comer e beber com moderação é no meu ponto de vista a chave para uma alimentação saudável. Obrigado pelo comentário, abraço.
+miguel macedo Miguel, normalmente esta receita é servida sem grelos e hoje em dia é confecionada todo o ano. No entanto parece-me muito bem a tua sugestão duns grelinhos. Obrigado pela sugestão.
Adoro é dos primeiros pratos que como quando chego a Braga mas só pesso meia dose e muitos grelinhos ou uma salada grande E um bom tinto esse tem que ser grande mesmo kkkkk Abraços de zurique
A farinheira do Minho, também conhecida por farinhoto ou beloura é um verdadeiro manjar. Infelizmente não se encontra vulgarizada à venda no resto País pelo que neste caso foi substituída por uma bela morcela de sangue que apesar de não ser exatamente a mesma coisa, não deixou de abrilhantar o prato, ninguém foi enganado. Obrigado David pelo comentário. 😃
Viva. Tripa enfarinhada frita em óleo? À moda do Minho? Nem pensar. À moda do Minho, até a batata é alourada na banha. De qualquer forma, como fez, para o dia a dia, também saberá bem com certeza.
Olá Vitor, eu faria 3 kg de pá de porco. Vai sobrar mas pode ser consumido noutra refeição e por isso não se perde. Para não sobrar 2 kg estaria bem. Isto depende da "preparação física" dos comensais claro. Depois dá noticias do resultado do teu trabalho, s.f.f. Boa sorte :)
Olá António, rojão em Portugal é um pedaço de carne de porco (a mellor carne é a dos membros anteriores) frito lentamente em gordura de porco ou nalguns casos óleo alimentar.
António Miguel rojões também se comem no brasil há séculos e são bem conhecidos. No Brasil chamam de carne de lata. Que a receita original dos rojões é essa mesmo.
Parabéns um excelente prato eu adoro 😋
Olá Maria, este prato Minhoto é de facto um banquete de mil sabores para dias de festa, obrigado pelo gentil comentário. :)
olá Neca ficou magnífico.. fiz tudo à risca.. fantástico muito muito bom. pela primeira vez usei a banha de porco (ou o pingo como se diz em Guimarães) tudo bom..
Os meus parabéns Vitor pelo sucesso. :)
já aprendi a lição.. hoje mesmo irei fazer para umas 12 pessoas... fantástico de se ver
Agora sim! :-)
Parabéns Chefe Necas!
Muito bom Necas, como sempre. Onde estou a viver não há banha de porco. Podemos usar o quê? Manteiga? Azeite?
Estou a responder com um ano de atraso eu sei. Sr poderes comprar gordura de porco daquela que está junto à pele (barriga ou toucinho, só a parte branca). Parte em cubinhos pequeninos e põe a derreter numa sertã lentamente para obter a banha. Em alternativa o azeite dá para resolver, mas não é a mesma coisa.
Mais uma bela receita ( que eu desconhecia ) gostava que nos presentiasses com uma receita de favas com torresmos á moda antiga !! ( favas com molho de carne) como se diz na minha terra !!! Bom apetite e boa semana e boas receitas !!!!
+Helder Freire Olá Helder, favas com torresmos não conheço. Vou ver se encontro essa receita. Obrigado pelo comentário.
Grande banquete mesmo! Faltou o farinhato e não me espanto. Hoje, aqueles bem feitos e de sabor e textura que me faziam esquecer os rojões, são uma verdadeira raridade! Sou natural de Braga, mas há alguns anos moro perto de Mondim de Basto e por cá é impossível comprá-los, sejam bons ou maus! Também não se usavam dantes as batatas fritas, embora hoje sejam coisa comum. Eram substituídas por castanhas verdadeiramente deliciosas impregnadas naquela gordura creio que dos rojões. Infelizmente, não faço ideia de que forma as cozinhavam.
Parabéns! Continua a fazer com que esta gente coma bem!
Olá Carlos, há tempos serviram-me umas belouras em Ponte de Lima mais velhas e rançosas do que sei lá o que. Nem as vejo mais à venda, quanto às castanhas não tinha conhecimento pois nunca vi nenhuma referência, mas aqui fica o registo. Obrigado pelo teu comentário. :)
Ponte de Lima já deu o que tinha a dar e já teve muito boa gastronomia. Hoje é uma terrinha banal e muito pronta a esfolar o pessoal. Belouras é de facto o nome que lá se dá ao farinhato, ou farinhote. Os 3 nomes designam o mesmo produto. Em Braga ainda se pode encontrar, mas na maioria dos talhos não vale nada. Creio que é fruto desta industrialização massiva. Quanto às castanhas, como vou ter de ir a Braga proximamente, verei se consigo encontrar alguém fidedigno que me diga como eram cozinhadas e logo to transmitirei com todo o prazer.
Pode parecer coisa de doidos a muita gente, mas como muito melhor desde que me decidi a operar nesse mundo alienígena chamado fogão!
@Carlos Almeida e @necasdevaladares - receitas caseiras
Em Braga, no talho dos Amores, há farinhotes impecáveis ;)
Abraços
categoria sem palavras continue a ajudar a malta abraço
Vamos continuar D4. Abraço.
Aproveito para agradecer a todos os que se interessam pelo necasdevaladares canal e para pedir que subscrevam o necasdevaladares canal no youtube e que façam likes nos vídeos.
É a maneira de promoverem o necasdevaladares canal no youtube. Obrigado. :)
Olá Sr. Necas! Sou fã incondicional das suas receitas, embora nunca tivesse comentado um vídeo seu :-) Há sempre uma primeira vez! Muitos parabéns pelo seu canal e por nos ensinar estes miminhos tão bons!!!! Cumprimentos
+Célia Correia Olá Célia, és muito gentil no teu comentário. Saber o que pensas destes vídeos é muito importante para mim. :)
Parabéns Necas excelentes pratos, hoje sábado fiz uma Paella !
Paella é bem boa, gosto muito. Obrigado pelo comentário, convido-te a veres o vídeo "Um mês off" aqui neste link ruclips.net/video/uRS7D6XjzkI/видео.html
a fazer os melhores rojões do mundo. receita segundo Neca de Valadares. Grande abraco
Então Vitor, que tal ficou o petisco?
Abraço.
Olá Necas, queria fazer daqui a uns dias, os teus rojões à moda do Minho e queria esclarecer duvidas. O que é a tripa enfarinhada ? É de porco ? Parece recheada, ou não ?. O fígado é de porco, ou vitela ? Eu prefiro o de porco, mas...Grande abraço
+Manuel Anunciada olá amigo, a receita não é minha, é só a minha interpretação duma receita do nosso coletivo, específicamnete do nosso minho. A tripa enfarinhada é intestino de porco recheado com farinha de milho e trigo cozida. É assim comprada e em casa é frita antes de servir. Aqui no Porto está sempre disponível no mercado do bolhão. O figado da receita é o do porco, no minho o porco é o rei.
(Agora aqui que ninguém nos ouve. Em Tavira para encontrar tripa enfarinhada só se for no Continente, pois também a fazem para distribuição em sacos no vácuo. Quanto mais fina melhor, fica mais crocante. Procura aí no Gran-Plaza que é uma ótima loja e se não tiverem vê se consegues que peçam.) Abraço e continuação de bons petiscos.
Gostei de vídeo de hoje, mas confesso que prefiro regrassar às origens e deliciar-me com uns belos rojões como estes aqui👌
Parabéns
Puro e duro, obrigado Luís pelo comentário. :)
Woww caramba,que prato robusto! Outro dia um amigo português,me perguntou se eu conhecia rojões,eu disse que não.Agora eu conheço! rsrs
É de comer e chorar por mais, acredite ! 🤗
Vi este video depois do jantar e fiquei logo com vontade de ir comer um pouco deste prato.
+TiagoFazTudo Obrigado Tiago pelo comentário. :)
@@necasdevaladares sempre me disseram que só se deve por sal nos redenhos depois de fritos !!!
Olá Sónia, parece-me melhor por o sal no início da confeção para se dissolver na pouca água que a carne tem e a poder tempoerar. Depois de confecionado nunca experimentei. Obrigado pelo comentário. :)
Ahhhhh era isto que andava à procura :) amanhã vai ser sagradinho, rojoes com tripa e sangue :) obrigado necas ;)
Espero que tenham ficado divinais, obrigado pelo comentário. :^)
Redenho? Confesso a minha ignorância. penso que nem nunca vi por aqui. Se se fizer sem isso...ficamos a perder muito daquilo que deve ser o modo de fazer?
Obrigada
Redenho, redanho ou rojão da tripa é o mesmo, também é parecido com o torresmo. Não havendo há do resto. :)
Neca.. tens algum restaurante ou é mesmo só pelo RUclips???
Não há restaurante, é só para casa mesmo. Tenho aqui um vídeo que explica a origem do necasdevaladares canal
ruclips.net/video/JrkKaqAWvL0/видео.html.
Bom dia Neca. Ta tudo bem ? Hoje vou dar asas novamente ao melhor prato do mundo, rojoes a moda do minho by Neca de Valadares. Espero que esteja tudo bem, abraco grande depois eu mando foto. Tudo de bom amigo.
Olá Vitor, está tudo ok, só falta de disponibilidade e um pouco de cansaço.
Muito obrigado pelo cuidado e pelo animo.
Continuação de bons petiscos e um grande abraço. :)
Que delícia, tenho tantas saudades da comida do meu país, pra ficar no ponto pra mim só lhe acrescentava umas papas de sarrabulho 😜... Mto bom o seu canal parabéns
Olá Patrícia, não sei aonde estás a viver agora mas sei que ir viver para fora do nosso país deixa sempre saudades. Aqui no no necasdevaladares canal apresento receitas tradicionais portuguesas e receitas do dia a dia. Por vezes tento reconstruir receitas do antigamente com produtos que consigo comprar aqui no Porto, não é bem a mesma coisa mas dá para matar saudadades, olha aqui esta receitinha e diz o que te parece:
necasdevaladarescanal.blogspot.pt/2015/10/receita-de-papas-de-sarrabulho.html
já agora deixo aqui a lista das receitas do canal:
necasdevaladarescanal.blogspot.pt/p/index.html
Obrigado pelo teu simpático comentário, beijocas Patrícia. :)
necasdevaladares - receitas caseiras estou na Alemanha, numa zona sem mercado português e como tal não tenho acesso a este tipo de coisas boas, em relação ao vídeo das papas é ligeiramente das nossas de Braga, como o sr falou no vídeo mas o conceito é o mesmo, e com os cominhos a ajudar só podem ser igualmente deliciosas 👏👏👏
Estamos de acordo, obrigado pelo comentário. :)
As de Braga são diferentes no tipo de carnes, nos condimentos, na textura e até na confecção. Tenho não sei onde uma receita. Encontrando-a, mando-ta. Sou muito despassarado... Macho sozinho no meio da montanha, dá nisso! eheheh!
Como a receita é muito levezinha umas papas de serrabulho para compensar kkkkkkkk
Esta receita com certeza é eleita a campeã número 1 como inimiga da saúde.....
Isto é facto.....
+Marcos silva Olá Marcos, agradeço o teu comentário apesar de não estar de acordo com ele. Não vejo nenhum fato na tua afirmação conforme referes nem conheço nenhuma doença reconhecidamente provocada por este prato pelo que o comentário me parece incerto. Se puderes ser mais objectivo fico-te agradecido. Abraço.
+necasdevaladares Estas à falar sério, em pleno ano 2015 tu me perguntas o que faz mal nesta receita.
Um prato feito com ingredientes de carne suína, se não bastasse preparado com banha de porco, que atualmente e totalmente condenado o consumo.
Se esta receita não faz mau à saúde, diga lá no seu ponto de vista qual será então.
+Marcos silva Marcos carne de porco e banha de porco são ingredientes que se usam em inúmeras receitas, não são exclusivos desta receita pelo que não poderemos considerar esta a receita a campeã pois todas as que usam estes ingredientes estarão em igualdade de circunstâncias, o que torna a tua afirmação errada.
Não existe nenhuma referência que diga que a carne de suíno é imprópria para o consumo humano. Em relação à banha de porco sabemos que o seu consumo deverá ser moderado pois as gorduras saturadas em excesso são prejudiciais à saúde. Em Portugal os pratos tradicionais estão normalmente associados a uma época no ano seja ela o Natal com o bacalhau e o perú ou o polvo, o Ano Novo com o cabrito, a Páscoa com o cordeiro e a matança do porco com os rojões e o arroz de sarrabulho também muito apreciados no Minho.
Comer e beber com moderação é no meu ponto de vista a chave para uma alimentação saudável. Obrigado pelo comentário, abraço.
+necasdevaladares Olha que não Necas! A exemplo do azeite, parece que já estão a reabilitar a banha!
Da qual parte do corpo animal são estes rojões ?
Isto é carne da pá (membro anterior) do porco.
necasdevaladares - receitas caseiras Tá bem, obrigada
esto me dejó con el agua en la boca
ficou um prato bonito...só faltou uns grelos...;)
+miguel macedo Miguel, normalmente esta receita é servida sem grelos e hoje em dia é confecionada todo o ano. No entanto parece-me muito bem a tua sugestão duns grelinhos. Obrigado pela sugestão.
Adoro é dos primeiros pratos que como quando chego a Braga mas só pesso meia dose e muitos grelinhos ou uma salada grande
E um bom tinto esse tem que ser grande mesmo kkkkk
Abraços de zurique
Muito bom :-)
Obrigado pelo comentário.
Maravilha
Estamos de acordo Alex. :)
Eu sempre que me apresentam rojões à moda do Minho vem com farinheira e aqui não aparece será que foi enganado
A farinheira do Minho, também conhecida por farinhoto ou beloura é um verdadeiro manjar. Infelizmente não se encontra vulgarizada à venda no resto País pelo que neste caso foi substituída por uma bela morcela de sangue que apesar de não ser exatamente a mesma coisa, não deixou de abrilhantar o prato, ninguém foi enganado.
Obrigado David pelo comentário. 😃
Viva. Tripa enfarinhada frita em óleo? À moda do Minho? Nem pensar. À moda do Minho, até a batata é alourada na banha. De qualquer forma, como fez, para o dia a dia, também saberá bem com certeza.
Bem observado.
se me poder dizer mais ou menos o kg da carne.. para 12 pessoas a comer bem.....😎😎😎
Olá Vitor, eu faria 3 kg de pá de porco. Vai sobrar mas pode ser consumido noutra refeição e por isso não se perde. Para não sobrar 2 kg estaria bem. Isto depende da "preparação física" dos comensais claro. Depois dá noticias do resultado do teu trabalho, s.f.f. Boa sorte :)
Uma bomba de tempo..podíamos convidar o meu marido ..
TOP.
Ajudaria os estrangeiros se definisse o que são rojões, não são conhecido no Brasil.
Olá António, rojão em Portugal é um pedaço de carne de porco (a mellor carne é a dos membros anteriores) frito lentamente em gordura de porco ou nalguns casos óleo alimentar.
António Miguel rojões também se comem no brasil há séculos e são bem conhecidos.
No Brasil chamam de carne de lata.
Que a receita original dos rojões é essa mesmo.
Tenho
?
O Necas das tripas
Obrigado pelo comentário.
Dá direito a 300 de colesterol....
Colesterol XD
É um prato "à moda do Minho", pode-se usar, não se pode abusar. :)
Mas