o mundo todo esta assim, qual pais no mundo que esta com contas fiscais sadias? so que no brasil os banqueiros mamaram por seculos e agora estao chorando.
Para ser mais exato, foi no governo petista que a dívida saltou de 800 bilhões (início do governo Lula) para assustadores 5 TRILHÕES (final do governo Dilma), justamente por causa dos juros astronômicos da SELIC. O governo atual baixou para juros mais realistas praticados no Mundo, ou seja, 2% a.a.
Fernando, você tem o dom de fazer vídeos grandes e nos prender em cada segundo deles. Parabéns!!! Seu conteúdo é excepcional e a abordagem torna a compreensão muito mais fácil. Obrigado!
Perfeito o vídeo. Só não vê quem não quer, com dívida denominada em real, não tem porque haver default, vai imprimir dinheiro e desvalorizar a moeda até a dívida não valer mais nada. Quem vai pagar essa conta, para variar, são os brasileiros que ficam mais pobres a cada centavo que o real se desvaloriza.
Poderia me explicar mais claramente sobre a "dívida não valer mais nada"; em outras palavras seria dizer do estado dando calote nas dívidas? Sou leigo no assunto rs.
gleiton gomes Pense assim: um kg de pão custava R$6 em 2010, hoje custa R$12. O preço do pão subiu? Sim, mas e seu valor? Isso não mudou, o mesmo pão que fazia um lanche em 2010 faz o mesmo lanche hoje. Agora mude o ponto de vista, quantos reais um pão compra? Objetos reais normalmente não mudam de valor, mas o papel impresso sim, pois vale o valor que as pessoas atribuem a ele. Se eu tenho uma dívida, num valor praticamente fixo e a moeda na qual a dívida está denominada perde valor, minha dívida perde valor junto. Se eu te devia 1 kg de pão em 2010, denominado em real, hoje te devo 0,5kg de pão, sacou?
@@gleitonps , acho que sim ! Vai ter que se ajoelhar ante os representantes do Governo Global . Pode ter o nome de FMI ou outro qualquer. Não importa, por trás da Sigla estarão os me$$$$$mos de sempre.
Acho engraçado o pessoal que chama de "viúvos da Renda Fixa". Eles acham mesmo que pessoas que são expert do mercado financeiro a vida toda não vão conseguir ganhar dinheiro com selic baixa. É a prova do que tenho dito por aí... O brasileiro decidiu menosprezar o conhecimento científico de profissionais que estudaram as coisas. É por isso que todo mundo no Facebook se acha especialista em pandemia agora... Pra que estudar, né...?!
Renda variável o bicho pega. Muito fundo de investimento começa a apresentar rentabilidade mensal negativa e toma resgate. Sem contar os Fundos de Renda fixa, cobrar 1 a 2% de taxa, com SELIC a 2%, o gestor estupra o cotista.
Brasil é arriscado. Se não paga juros, sai e deprecia. Deprecia e sai-se ainda mais capital pq os rendimentos sequer cobre a desvalorização. Entra num ciclo nocivo
Deputados principalmente o K.K , PG, o povo simples só vive do trabalho, logo todos eles pediram redução da Selic sem controle da inflação, assim o presidente aproveitou junto com o mercado. Para mim é burrice essa Selic baixa.
Esse juros que, certamente, é calculado para nao quebrar o pais. Independente do juros o pais ganha e muito alavancado com o cambio mesmo quando o real está valorizado,o que significa que o rating do Brasil e positivo para investimento. Agora fazer "reforma" ,principalmente administrativa é um tiro no pé, apenas para dizer que o pais nao está parado e está fazendo alguma coisa. Tiro no pé porque significa que o direito da população está acabando, começando pelos servidores e depois atingindo a todos.
Quando todas as moedas estão em queda e a moeda do seu país é a que se desvaloriza perante TODAS as outras, isso não é apenas uma perda de valor, é perda de dignidade !!!
Muito obrigado Ulrich, seus vídeos são verdadeiras aulas e ensinamentos. Por favor, continue com esse belíssimo trabalho de esclarecer questões econômicos para o grande público.
parabéns Ulrich, muito preciso nos pontos do atual cenário brasileiro. Seus vídeos são verdadeiras aulas, um abre olhos para quem deseja andar atualizado.
Boa tarde Fernando! Perfeita tua análise. Creio que na última manutenção já deveriam ter sido elevada a 4%a.a. E quanto mais o BC demore a eleva-la maior será a necessidade do aumento, podendo ser necessário ficar na casa dos dois dígitos. E honestamente creio que Paulo Guedes é muito vaidoso para assumir que está errando. Abraço.
O nivel alto da depreciação já está causando mais prejuizos do que beneficios para os exportadores dado que muitos insumos são importados. Taxa de juros de Suiça, abaixo de outros países de renda média. COPOM errando feio. "A diferença entre o remédio e o veneno é a dose"
Parabéns pela oratória explícita! Todos os brasileiros com renda menor (exceção para os pobres miseráveis que aumentaram a renda devido ao auxilio) e governo (politicos) com o mesmo gasto(corrupção)......
E agora a gente vê a gravidade da treta: se nem nós que somos brasileiros temos confiança/motivos pra investir em títulos daqui, imagina só os investidores estrangeiros?
Fernando, não se importe com o pessoal dizendo que vc qr os juros altos só pq critica que estão fora da realidade, são pessoas que só pensam nos extremos e não prezam pelo diálogo justo e racional.
15% da dívida terá que ser paga no primeiro trimestre de 2021, com essa dificuldade em rolar a dívida e com esse juros baixo é de esperar que o governo vá conseguir rolar a dívida sem criar dinheiro ?
Deixa eu ver se entendi, o Brasil tá tentando sair da merda sem imprimir mais dinheiro e notas novas de valor mais alto ? Sendo q a única saída é essa mesmo sendo uma saída de merda, considerando que as reformas não foram feitas ?
@@grs4720 Ele pode calotear, imprimir, se forçar a fazer reformas, subir o juros, mas alguma medida mais extrema vai precisar ser feita, e se não fizerem agora vão ter que fazer ainda mais lá na frente, ao que sinaliza o governo tá tentando rolar o problema com a barriga, mas a taxa de juros longa já demostra a preocupação . E até os diretores dos bancos já alertou ao governo da dívida de curto prazo, já que a maior parte da dívida do governo está nas mãos dos bancos.
Dívida chegando a 100% do PIB, governo imprimindo dinheiro a rodo, baixando compulsório dos bancos, ofertando mais dinheiro gratuito para os pobres e posicionando os juros abaixo da curva da normalidade. Forçar a desvalorização da moeda, funcionalismo sem reajuste por pelo menos 2 anos, salário mínimo sem reajuste real e manter a tabela do Imposto de Renda sem reajuste é o objetivo a ser alcançado (isso é o mesmo que aumentar impostos e as pessoas nem se tocam). A mensagem do Paulo Guedes nisso tudo é clara - afrouxamento monetário INSANO para forçar a desvalorização da moeda, gerar inflação e com isso pagar a dívida com o empobrecimento da população. Aquele que deixar suas economias na poupança sairá perdendo (sapo na panela cozinhando lentamente) Resumindo: - corram e comprem Euros/Dólares, pois ainda está uma pechincha.
Irmão, o pior é que você pode muito bem estar certo! Já está nos 5,80 para final de outubro. Até abril temos aí mais 6 meses. Sim. É possível o dólar chegar na casa dos 6,50. 😱🤦♂️. Cara, que ódio mortal de viver nessa 💩 de pais....
Fernando a depreciação da moeda era desejada na estratégia de Paulo Guedes e do grupo de apoio ao Presidente. Duas razões: como vc disse fortalecer exportações do agronegócio, principalmente ; a segunda é a intenção de depreciação de ativos e salários para atrair capital estrangeiro. Ou seja empobrecer o país com exceção do setor de exportação, e diminuir custos de mão de obra na produção. Infelizmente a inflação vai disparar pela injeção de dinheiro novo durante a pandemia e os títulos públicos estão com risco elevado com baixo prêmio. Outra coisa a poupança jamais poderia ser corrigida pela TR, mas a justiça entendeu que sim. A sociedade agora pode exigir que aumento de servidores , agentes do governo e taxas de serviços sigam a mesma regra de correção.
Parabéns por falar o que realmente está acontecendo, espero que o Banco Central veja este seu vídeo, quem vai no supermercado ou qualquer outro comércio já se nota que os preços só sobem...tenho certeza que a inflação deste ano é no mínimo uns 15% e este governo engana o povo dizendo que é 2%, palhaçada isso.
A Equipe Econômica e o Banco Central parecem estar perdidos e se auto sabotando ... a real intenção e os princípios ... não sabemos ... só sabemos os resultados concretos ...
Brasil tem uma divida de 5 trilhões deixados pelos governos anteriores... Se desvalorizar a moeda a divida passa a valer mais nada... Quem esta perdido não é a equipe econômica, eles sabem exatamente o que estão fazendo! kkkk Diminuindo o custo do estado via inflação e empurrando a conta pra população via efeito Cantillon.
Excelente Fernando , mais uma vez muito esclarecedor...um plano do BC de elevação progressiva da Selic a 0,25 % em cada nova reunião seria oportuno neste momento. Uma Selic a 6% ao ano seria razoável?
Excelente analise. Importante frisar que não é apenas uma questão de o investidor querer ou não querer as taxas oferecidas pelo governo, parecendo que ele quer que a selic suba, mas a questão é que esse investimento passa a não ser atraente. Antes que venham dizer que o investidor tem que ser mais "patriota". Obrigado.
Pois é, essa taxa de juros e o endividamento alto vão trazer problemas para o Brasil, mas esse termo de terceiro mundo já não é muito utilizado, ele não tem relação com o desenvolvimento socioeconômico dos países, era usado no século passado para designar países alinhados com os EUA, URSS ou países desalinhados, inclusive entre os países de terceiro mundo estavam a Áustria, Irlanda, Suécia, Suíça que não eram pobres no passado e muito menos hoje. Nos EUA e na Europa ainda é relativamente comum esse termo para designar países de uma forma pejorativa e preconceituosa, mas por exemplo o Brasil, apesar de todos os problemas não é pobre, somos um pais em desenvolvimento com uma renda média e temos um IDH e PIB per capita maior do que muitos países do leste europeu, que não são considerados países pobres. Em termos econômicos estaríamos mais para segundo mundo do que terceiro mundo, apesar de essa classificação estar errada.
@@arthur_2399 Se prefere os eufemismos , sem problemas: " países em desenvolvimento ", " países emergentes " .Isso realmente muda toda a realidade nas esquinas.
Como sempre você apresenta a mais dura e triste realidade! Parabéns o recado foi dado, mas acho que eles não fazer nada em função das questões políticas.
Sigo sus comentarios desde México porque Brasil es una referencia muy importante para nosotros. El Banco Central de Brasil fue muy agresivo en bajar su tasa, en cambio el Banco de México fue muy prudente. Ahora vamos a ver quién tomó la decisión correcta..
@@rodrigorossi2802 so não tá conseguindo né. Governo acha q o mercado é desprovido de informação concreta igual a população. E claro, vai sobrar pra população a conta!!
Que objetivo final, meu filho? O imposto inflacionário JÁ É REALIDADE em todas as moedas FIAT. Não há escapatória. Cryptos (não inflacionarias) e ouro são realmente a solução.
@@ricardochristo9527 Na real tem que sair do barco agora, por que quando fiat for digital você não vai conseguir sair do sistema. Quando chegar nesse estado vão te comer ou pela inflação ou pelos juros negativos. A saida é fisico (prata e ouro) ou crypto...
Nao estou dizendo que a SELIC está correta, mas: 1) é imprecisa a informacao de que a curva de juros 'empinou' em razao da queda da SELIC. A curva de juros vem caindo junto com a SELIC desde o início da redução. Como exemplo: juros de 10 anos em dez/2018: 9,32% - julho/2020: 6,3% - out/2020: 7,610. O aumento recente tem muito mais a ver com o recente temor relativo ao risco fiscal e com a crise COVID-19 do que com a SELIC baixa. 2) quanto ao dólar, estou de acordo. 3) quanto ao IGPM, inegavel, mas nao é um problema adicional, e sim mera consequencia do aumento repentino do dolar.
Bom dia .... já te acompanho aqui ,à algum tempo ....E se o Brasil, ao invés de se financiar aqui . Com esses juros abusivos internos . Buscar se financiar com dinheiro externo ,,a onde é sabido ,,que os juros são bem mais baixos? Essa não seria uma saída também? 🧐🧐
Conheçe a turquia amigo?E a Argentina? Dever em dolar é tiro no pé e um belo jeito de fazer o governo acabar com o real. Esses provblemas brasileiros são estruturais. O que tu ta sugerindo é que parassemos de pegar emprestimo no banco e ir pegar emprestimo no agiota. E pegar emprestimo de estrangeiro não vai fazer com que o risco brasil diminuia.... O que precisamos fazer é parar de gastar mais que produzimos e ficar botando a conta no cartão de crédito...
Em geral DISCORDO! 1) Inflação > juros é a regra em quase todo mundo desenvolvido. 2) Volatidade da moeda e câmbio alto mesmo ruim para importação é ainda muito bom para exportação, na balança saímos ganhando 3) problemas na rolagem da dívida é na prática um aumento de juros, de forma dinâmica e mínima 4) nos pontos fiscais estou 100% de acordo, precisamos de um estado mais eficiente (fazer mais com menos), tributar o capital fora de circulação e ter uma inflação produtiva na agricultura e na industria
Cara mas tu incluiu o orçamento de guerra da Pandemia? Lembre-se que 2019 tava uma lerdeza o crescimento, a desculpa era a previdência. Ok passou agora só em 2021 a tributária e administrativa? Será? Faltando 2 anos de mandato dólar nas alturas preços interno elevado ( cesta básica) isso é impopular Combustíveis é no dólar Se não der impeachment no mínimo adeus reeleição.
@@bostonfactory6178 to torcendo muito pelo impeachment, por motivos diferentes, corrupção e aliança com centrão os zuros baixos foi a principal necessidade para manter o orçamento de guerra controlado e não imprimir dinheiro a inflação tem mais a ver com o auxilio emergencial e os choques de demanda, sobretudo o Chinês, do que com o dolar alto
Seria legal você fazer um vídeo complementando essa análise, mas com a solução....tipo se você fosse o governo o que faria.....gostaria de ver sua solução....abs...parabéns
Soube que o BC possui o interesse em manter o câmbio elevado ao nível atual para manter a reserva internacional supervalorizada, além de, enquanto isso, operar o mercado de derivativos de câmbio (DOLFUT & swaps por ex.) com o fim de auferir lucros nesse mercado para custear os títulos do tesouro a vencer dentro do primeiro quadrimestre de 2021. Isto é, parece que o interesse em manter a economia do Brasil desrregulada como está é apenas para pagar juros da dívida... Fernando, você poderia gravar um vídeo comentando mais amplamente os efeitos adversos da atuação BC no mercado de derivativos? Tenho visto na prática que isso tem provocado distorções na dinâmica da especulação nesse mercado. Valeu pelos vídeos meu amigo!
Talvez essa sua observação seja uma boa explicação pra deixar as coisas como estão. Mas isso resolve o que? Os títulos prestes a vencer e....? Enquanto isso não haverá desgaste político? Aumento de preços? Sei não cara, veremos o que o congresso nos reserva em se tratando das reformas. Junta o governo que elabora propostas no mínimo duvidosas junto a congressistas tão desarticulado.
Hoje: 12/10/2021 Brasil tem sim, que aumentar a Taxa de juros para dois Dígitos, Taxa Selic 15% para o Câmbio na casa dos 3 Reais e o IPCA á 5%. (Na minha opinião é a solução)
Cumprimentos pelas excelentes lives. Pergunta: O que dizer da selic há 2% e o Risco Brasil em 3,1%? Não é falta de critério das autoridades ou é proposital? Obrigado. Saudações.
E passou-se o tempo e ficou comprovado que o governo estava seguindo uma politica completamente errada e irresponsável. Parabens Fernando, por ter visto com clareza algo que deveria ter sido obvia para o governo. Que desastre de inflação eles criaram, como foram irresponsáveis.
Estou assistindo a esse vídeo no final de 2020, com a taxa SELIC em 9,25%, com sinalizações de 11,75% em 2022... Simplesmente profético esse vídeo Xará!
Bom dia Fernando. O economista André Lara Resende publicou matéria no Valor que vai de encontro com seu ponto de vista. Seria interessante um outro vídeo seu rebatendo os argumentos do autor. Acho que traria bastante clareza para a discussão.
Os materiais de construção subiram devido ao câmbio/ depreciação da moeda ou a inflação? Será que reduz o preço novamente a longo prazo...? Podia fazer um vídeo pra explicar isso...
Pelo que eu entendi, taxas de juros baixas levaram a um boom em financiamentos, o que levou a uma maior demanda por "itens" de construção, isso aliado a carestia de insumos devido a pandemia levou a inflação.... Posso estar errado...
Fernando, você falou o que não deve ser feito pelo BC daqui para frente. Ainda ficou faltando dizer a sua opinião do que deveria ser feito NA PRÁTICA. Abraços
Isto considerando a inflação do ipca que está bem abaixo do que percebo como aumento do custo de vida. E se considerarmos o igpm, que tal falar sobre isso?
Fernando, vi um vídeo um tanto alarmista sobre o PL 3877/2020, que autoriza o BC a receber depósitos voluntários dos bancos. Mesmo lendo o PL, não consegui entender bem o que isso significaria, então agradeço se você puder comentar esse projeto! Bom feriado
Só não falou da transferência de ganho contábil com as reservas para cobrir os rombos do Tesouro! Prática esta que o próprio Paulo Guedes disse que "será feita toda vez que o Tesouro necessitar".
Ulrich os estímulos dos bancos centrais em desvalorizar as moedas "ocidentais" ajudaria na mudança de longo prazo o eixo de industrial da china para outros países asiáticos?
Dificil viu... eu sardinha fico perdido... porém, Ulrich é um pingo de sensatez nesse mar caótico... selic 2%, ibov derretendo, dolar em topo ( eu acho ), fiis taxados (IR), dividendos taxados (IR), CDB de bancão vencimento 2035, CDB de banquinho difícil confiar... sobra ouro, prata, biticoin ou colchão. .. é gente... sei não
Mas Fernando, frente a tudo que o país tem passado, se você estivesse no lugar do ministro da economia, qual seria o patamar da Selic escolhido por você? Será que esse patamar seria suficiente para uma recuperação econômica? Não lembro de ter presenciado uma política de juros baixos em nosso país. Juros altos também trazem consequências danosas à economia e até piores que juros baixos. Lembro bem da condução do plano Real nos idos de 1995. Talvez fosse interessante você nos trazer um comparativo entre aquela época e as políticas econômicas de agora. Principalmente analisando seus efeitos positivos e negativos.
Deveria ter parado entre 4,5 e 5,5%, foi quando começou a pressionar o cambio e comparado aos nossos pares emergentes que também estão nessa faixa(México, Russia, China, India, Turquia, etc). Minha Opinião
Na sua visão qual seria o direcionamento correto que o Ministro da Economia e o Banco Central deveriam fazer para que esse país cresça e se desenvolva como um país de primeiro mundo?
O agronegócio se beneficia com a exportação, porém o R$ que está entrando "a mais" tende a se desvalorizar. Pensamento a curto prazo burro que reina no Brasil?
Esses juros a 2% não reduziram em quase nada os juros dos empréstimos e financiamentos bancários, logo a função de ingetar mais dinheiro na economia, não está funcionando. Não acredito no IPCA de 3,41% anualizada, este dado está muito maquiado, este governo nao preza pela transparência, acredito mais no IGPM. O governo ainda está pensando em reduzir mais a SELIC, tudo pra pagar menos juros da dívida pública, no plano real nunca tivemos um governo que estivesse tão descuidado com a manutenção do Real.
Estão encurralados. Mantém o juro baixo para o dólar ficar alto. Assim, gasta menos com juros agora e usa o lucro contábil do banco central. Se o juros subir e o dólar cair, o tesouro terá que desfazer o lucro contábil do BC que "pegou emprestado" para não furar o teto, a despesa com juros aumenta e pressiona contra o teto também. Só que eles não contavam com a escassez de trouxas aceitando emprestar volumes enormes de dinheiro para governo descontrolado e em troca de juros menores que a inflação.
acrescentaria mais um grande custo para todos nós.... a destruição de nossas poupanças e patrimônios, relativo a outras moedas. Empobrecemos muito nos últimos anos.
Tenho pensado no futuro da relação bancos - cidadãos e como vai ficar isso com a moeda digital. Acho que cada indivíduo terá um banco seu, diretamente ligado ao Banco Central. Sem o banco comercial intermediando. Um microbanco pessoal. E fica a pergunta: A moeda física terminando, onde posso guardar meu dinheiro se não quero deixar em banco comercial?
@@babytrader7417 Boa kkkk mais é sério, quando ele aparece, ele oferece como solução praticamente a mesma coisa que vivemos, ele "odeia" capital especulativo kkkk e tem gente que acredita nele, o pior é viver nesse estelionato eleitoral em que nada do que foi proposto em eleição está em curso (reformas e desburocratização).
@@joseklebson1022 concordo, mais tá faltando tbm o povo pressionar o congresso, sem a pressão das ruas não teremos nenhuma reforma, agora o BC é um caso a parte, estão errando e insistindo no erro, assim fica difícil
Pra mim o maior erro foi dar tanto auxílio devido a pandemia. Essa forma de atuar no mercado se aproxima de um modelo econômico keynesiano e a história provou q se mantido não dá certo, temos q ter menos governo e mais mercado, o crescimento assim será menor mas mais constante.
não acho que o problema tenho sido o auxílio em si cara, mas vai ver a quantidade de gastos públicos em coisas totalmente desnecessárias, o auxílio acabou sendo necessário para ajudar famílias necessitadas e estimular o consumo inclusive
como o próprio Fernando disse, para mim o maior erro foi justamente reduzir a Selic demais e além disso para conceder o auxílio não cortar outros gastos públicos desnecessários
O BC errou feio com a Selic , não poderia deixa lá abaixo de 4% esse seria o mínimo dos mínimos, agora criou uma armadilha. 2021 promete fortes emoções !
So falta ele entender que estamos numa pandemia e tivemos uma volatilidade parecida com 1929, eh a maior crise que o planeta ja viveu! tem que ter visao de longo prazo
Fernando, isso tudo que vc falou bem, é o retrato onde nós, graduados em Economia, estamos na disciplina Economia Brasileira... tirando o plano real, muita coisa continua “ceteribus paribus”. Brasil exporta commodities (agro é tech, agro é pop, agro é tudo), importa produtos com alto valor agregado, sustenta uma custosa folha administrativa (reforma administrativa é lenda), alta carga tributária (reforma tributária é para inglês ver), subsídios concedidos a torto e a direito, alocação de recursos ineficiente e, consequentemente, temos câmbio super desvalorizado, volta da inflação (imposto social) e tudo que já sabemos desse filme que nós, brasileiros, estamos enjoados de ver... somos o primo pobre... e tem brasileiro que critica os EUA... nosso primo rico... valeu pelo vídeo!
A situação não é boa mas muito do que temos de inflação alta hoje tem a ver com o dinheiro injetado na economia. Ano que vem quando esses programas cessarem os preços devem voltar ao normal e por consequência a taxa Selic num nível tão baixo deverá fazer mais sentido. Creio eu.
O Brasil é o típico caso de quem gastou todo o limite do cartão de crédito e só tem dinheiro para a pagar o valor mínimo da fatura!
A diferença é que o governo tem a impressora, os juros é só uns 20bi por mês, quero ver pagar 300%a.a.
Pura verdade!
o mundo todo esta assim, qual pais no mundo que esta com contas fiscais sadias? so que no brasil os banqueiros mamaram por seculos e agora estao chorando.
Para ser mais exato, foi no governo petista que a dívida saltou de 800 bilhões (início do governo Lula) para assustadores 5 TRILHÕES (final do governo Dilma), justamente por causa dos juros astronômicos da SELIC.
O governo atual baixou para juros mais realistas praticados no Mundo, ou seja, 2% a.a.
@@josiaswattrelos HEREGE! Como ousa falar esse absurdo!
Fernando, você tem o dom de fazer vídeos grandes e nos prender em cada segundo deles.
Parabéns!!! Seu conteúdo é excepcional e a abordagem torna a compreensão muito mais fácil. Obrigado!
Perfeito o vídeo. Só não vê quem não quer, com dívida denominada em real, não tem porque haver default, vai imprimir dinheiro e desvalorizar a moeda até a dívida não valer mais nada. Quem vai pagar essa conta, para variar, são os brasileiros que ficam mais pobres a cada centavo que o real se desvaloriza.
Sempre foi assim.
Nada vai mudar.
~•~
É preciso "mudar" para que tudo continue igual.
( Giuseppe Tomasi de Lampedusa )
Poderia me explicar mais claramente sobre a "dívida não valer mais nada"; em outras palavras seria dizer do estado dando calote nas dívidas? Sou leigo no assunto rs.
gleiton gomes Pense assim: um kg de pão custava R$6 em 2010, hoje custa R$12. O preço do pão subiu? Sim, mas e seu valor? Isso não mudou, o mesmo pão que fazia um lanche em 2010 faz o mesmo lanche hoje. Agora mude o ponto de vista, quantos reais um pão compra? Objetos reais normalmente não mudam de valor, mas o papel impresso sim, pois vale o valor que as pessoas atribuem a ele. Se eu tenho uma dívida, num valor praticamente fixo e a moeda na qual a dívida está denominada perde valor, minha dívida perde valor junto. Se eu te devia 1 kg de pão em 2010, denominado em real, hoje te devo 0,5kg de pão, sacou?
@@Fabio-jm9jq entendi, muito obrigado pela resposta. Mas assim, a seu ver, qual seria a atitude do governo após sua dívida não valer mais nada? FMI?
@@gleitonps , acho que sim !
Vai ter que se ajoelhar ante os representantes do Governo Global .
Pode ter o nome de FMI ou outro qualquer. Não importa, por trás da Sigla estarão os me$$$$$mos de sempre.
Acho engraçado o pessoal que chama de "viúvos da Renda Fixa". Eles acham mesmo que pessoas que são expert do mercado financeiro a vida toda não vão conseguir ganhar dinheiro com selic baixa. É a prova do que tenho dito por aí... O brasileiro decidiu menosprezar o conhecimento científico de profissionais que estudaram as coisas. É por isso que todo mundo no Facebook se acha especialista em pandemia agora... Pra que estudar, né...?!
Renda variável o bicho pega. Muito fundo de investimento começa a apresentar rentabilidade mensal negativa e toma resgate. Sem contar os Fundos de Renda fixa, cobrar 1 a 2% de taxa, com SELIC a 2%, o gestor estupra o cotista.
Não eh tão fácil ganhar din não parceiro se fosse o próprio Ulrich não estaria aqui
@@JulioCesar-nr7ph kkk o ulrich e milionário kkkkkk o cara tem empresas e investe a maioria do capital dele no exterior kkk
Brasil é arriscado. Se não paga juros, sai e deprecia. Deprecia e sai-se ainda mais capital pq os rendimentos sequer cobre a desvalorização. Entra num ciclo nocivo
Deputados principalmente o K.K , PG, o povo simples só vive do trabalho, logo todos eles pediram redução da Selic sem controle da inflação, assim o presidente aproveitou junto com o mercado. Para mim é burrice essa Selic baixa.
@@valdoyamana4092 forçar injeção de grana na renda variável. Não percebo pq baixar tanto tão abruptamente. Há fundamentos que tem que ser observados
Foda que aqui tudo é baseado em política, não há escolhas técnicas e de profissionais qualificados.
Eu penso que a inflação é ruim, mas dá pra desenvolver mesmo com ela, vide Brasil desde a criação do real.
Esse juros que, certamente, é calculado para nao quebrar o pais. Independente do juros o pais ganha e muito alavancado com o cambio mesmo quando o real está valorizado,o que significa que o rating do Brasil e positivo para investimento. Agora fazer "reforma" ,principalmente administrativa é um tiro no pé, apenas para dizer que o pais nao está parado e está fazendo alguma coisa. Tiro no pé porque significa que o direito da população está acabando, começando pelos servidores e depois atingindo a todos.
Tudo na vida é o equilíbrio... Exageros sempre acaba mal...
Pois é
"A virtude está na temperança"
Qualquer, alguém. Alguma data
cara,para o estado nõ tem essa.Tudo que ele faz fode todo mundo
esse Guedes e o Bolsonaro são fracos demais.
Perfeitamente equilibrado, como tudo deve ser
Quando todas as moedas estão em queda e a moeda do seu país é a que se desvaloriza perante TODAS as outras,
isso não é apenas uma perda de valor, é perda de dignidade !!!
esse Guedes e o Bolsonaro são fracos demais.
Vc esta certo, Tesouro!
Muito obrigado Ulrich, seus vídeos são verdadeiras aulas e ensinamentos. Por favor, continue com esse belíssimo trabalho de esclarecer questões econômicos para o grande público.
parabéns Ulrich, muito preciso nos pontos do atual cenário brasileiro. Seus vídeos são verdadeiras aulas, um abre olhos para quem deseja andar atualizado.
Boa tarde Fernando! Perfeita tua análise. Creio que na última manutenção já deveriam ter sido elevada a 4%a.a. E quanto mais o BC demore a eleva-la maior será a necessidade do aumento, podendo ser necessário ficar na casa dos dois dígitos. E honestamente creio que Paulo Guedes é muito vaidoso para assumir que está errando. Abraço.
O nivel alto da depreciação já está causando mais prejuizos do que beneficios para os exportadores dado que muitos insumos são importados. Taxa de juros de Suiça, abaixo de outros países de renda média. COPOM errando feio. "A diferença entre o remédio e o veneno é a dose"
Parabéns pela oratória explícita!
Todos os brasileiros com renda menor (exceção para os pobres miseráveis que aumentaram a renda devido ao auxilio) e governo (politicos) com o mesmo gasto(corrupção)......
Parabéns pela exposição, é uma aula,especialmente para nós leigos . romeu
Sou Português e tenho a dizer que dos vídeos já vistos por mim só tenho de lhe dar os parabéns, que belíssimo trabalho está explanado em alguns temas.
Obrigado!🙏🙏
Eu já me decidi: não pretendo ter títulos públicos mais. Está cada vez mais estranho, daqui a pouco vão até cortar a liquidez de alguma forma.
Rapaz, eu tô nessa também. Reserva de emergência em CDB´s e o resto em RV, financiar a dívida com esse puta rombo fiscal pra receber 2%? Esquece.
Concordo plenamente 👍 boa dica cara,
Desde que a Selic chegou a 6%eu cai fora.
O governo esta pensando que os brasileiros todos são burros
E agora a gente vê a gravidade da treta: se nem nós que somos brasileiros temos confiança/motivos pra investir em títulos daqui, imagina só os investidores estrangeiros?
Não esta estranho, já se passou dessa fase, agora tá é perigoso mesmo
Fernando, não se importe com o pessoal dizendo que vc qr os juros altos só pq critica que estão fora da realidade, são pessoas que só pensam nos extremos e não prezam pelo diálogo justo e racional.
É o melhor canal de economia que assisto. O grande reset mundial, nos afetará em cheio.
Seus vídeos são muito bons. Parabéns!
15% da dívida terá que ser paga no primeiro trimestre de 2021, com essa dificuldade em rolar a dívida e com esse juros baixo é de esperar que o governo vá conseguir rolar a dívida sem criar dinheiro ?
Deixa eu ver se entendi, o Brasil tá tentando sair da merda sem imprimir mais dinheiro e notas novas de valor mais alto ? Sendo q a única saída é essa mesmo sendo uma saída de merda, considerando que as reformas não foram feitas ?
Shutdown
@@grs4720 Ele pode calotear, imprimir, se forçar a fazer reformas, subir o juros, mas alguma medida mais extrema vai precisar ser feita, e se não fizerem agora vão ter que fazer ainda mais lá na frente, ao que sinaliza o governo tá tentando rolar o problema com a barriga, mas a taxa de juros longa já demostra a preocupação . E até os diretores dos bancos já alertou ao governo da dívida de curto prazo, já que a maior parte da dívida do governo está nas mãos dos bancos.
@@ricardochristo9527 Só pesquisar “ vencimento dívida pública 2021” já vai aparecer .
esse Guedes e o Bolsonaro são fracos demais.
A gente precisava dar um jeito desse vídeo chegar no Guedes
Dívida chegando a 100% do PIB, governo imprimindo dinheiro a rodo, baixando compulsório dos bancos, ofertando mais dinheiro gratuito para os pobres e posicionando os juros abaixo da curva da normalidade.
Forçar a desvalorização da moeda, funcionalismo sem reajuste por pelo menos 2 anos, salário mínimo sem reajuste real e manter a tabela do Imposto de Renda sem reajuste é o objetivo a ser alcançado (isso é o mesmo que aumentar impostos e as pessoas nem se tocam).
A mensagem do Paulo Guedes nisso tudo é clara - afrouxamento monetário INSANO para forçar a desvalorização da moeda, gerar inflação e com isso pagar a dívida com o empobrecimento da população.
Aquele que deixar suas economias na poupança sairá perdendo (sapo na panela cozinhando lentamente)
Resumindo: - corram e comprem Euros/Dólares, pois ainda está uma pechincha.
Bingo, e depois vem a hiperinflacao, a moratotia, reset do real, moeda nova e tudo comeca do zero de novo.kkkk
Somos escravos dos banqueiros
E se esse governo não for reeleito? Todas essas suas previsões caem por terra?
@@Brjunnior 😂😂Dos banqueiros??? 😂😂😂😂Tu é escravo do estado, cara! Se toca! 😁😁😂😂
Se o Biden for eleito, o dólar vai despencar
Muito esclarecedora as informações. Parabéns!
E vc achando dólar a R$6 conto caro? Espera só até abril do ano que vem pra vc ver oque é caro
Irmão, o pior é que você pode muito bem estar certo! Já está nos 5,80 para final de outubro. Até abril temos aí mais 6 meses. Sim. É possível o dólar chegar na casa dos 6,50. 😱🤦♂️. Cara, que ódio mortal de viver nessa 💩 de pais....
@@ivanmercadante4827 Só usar o minimo possivel a moeda de 💩 desse pais ;p
As projeções já estão para 6,70 para próximo ano.. e sem previsão de reformas impopulares até a próxima eleição presidencial é daí pra pior..
Passando aqui...
eu mesmo tinha um bom dinheiro no TD, tirei tudo, está zerado agora, não vou emprestar para o governo se ele paga pouco.
Fernando a depreciação da moeda era desejada na estratégia de Paulo Guedes e do grupo de apoio ao Presidente. Duas razões: como vc disse fortalecer exportações do agronegócio, principalmente ; a segunda é a intenção de depreciação de ativos e salários para atrair capital estrangeiro. Ou seja empobrecer o país com exceção do setor de exportação, e diminuir custos de mão de obra na produção. Infelizmente a inflação vai disparar pela injeção de dinheiro novo durante a pandemia e os títulos públicos estão com risco elevado com baixo prêmio. Outra coisa a poupança jamais poderia ser corrigida pela TR, mas a justiça entendeu que sim. A sociedade agora pode exigir que aumento de servidores , agentes do governo e taxas de serviços sigam a mesma regra de correção.
Parabéns por falar o que realmente está acontecendo, espero que o Banco Central veja este seu vídeo, quem vai no supermercado ou qualquer outro comércio já se nota que os preços só sobem...tenho certeza que a inflação deste ano é no mínimo uns 15% e este governo engana o povo dizendo que é 2%, palhaçada isso.
A Equipe Econômica e o Banco Central parecem estar perdidos e se auto sabotando ... a real intenção e os princípios ... não sabemos ... só sabemos os resultados concretos ...
liberalismo de colônia
Parece q esse sujeito foi posto lá para sabotar o liberalismo usando o selo de liberal
Brasil tem uma divida de 5 trilhões deixados pelos governos anteriores... Se desvalorizar a moeda a divida passa a valer mais nada... Quem esta perdido não é a equipe econômica, eles sabem exatamente o que estão fazendo! kkkk Diminuindo o custo do estado via inflação e empurrando a conta pra população via efeito Cantillon.
@@jamirolux1113 vcs querem o q de un apedeuta ?
excelente conteúdo. Parabens. Estou ficando seu fã.
Deu errado. Porque eles continuam insistindo nisso ?
Também queria saber
Cara, pq os EUA continua imprimindo grana? Pq a Argentina continua nos mesmos erros? Pq o Brasil insiste no juros baixo?
Famoso "truco", só que o mercado de cambio esta trucando mais alto.
Talvez porque na Europa o juros está negativo. O Brasil está acompanhando como sempre o mercado americano e europeu.
Governo vai pagar a dívida dele com o empobrecimento do povo.
Bom dia Fernando! Gosto muito de seus vídeos e quero pedir que faça um sobre as profissões que podem fazer a diferença no futuro. Obrigado!
Nenhuma. O futuro é sombrio kkkk
Acho que não é tema pra ele
@@lucassolive também acho q não
Programador de IA.
Político. Profissão do futuro neste país de bandidos e corruptos.
Este canal do Fernando Ulrich me deixa com ansiedade: só notícias ruins😔
A coisa ficou estranha quando nossos pares mundiais China, Rússia, Índia, etc têm uma taxa de juros de 4-6% e nós de 2%
Não entendi, taxa de juro 2% , de onde isso saiu?....
Mais uma grande aula, conhecimento imensurável adquiro aqui no seu canal Fernando Ulrich parabéns.
Me sinto muito bem informado, assistindo o seu canal, parabéns...
Excelente Fernando , mais uma vez muito esclarecedor...um plano do BC de elevação progressiva da Selic a 0,25 % em cada nova reunião seria oportuno neste momento. Uma Selic a 6% ao ano seria razoável?
Perfeita análise! Sem filtros, na veia!
Bom dia Fernando! É o que nós cidadãos comum podemos fazer para que o governo e líderes do BC enxerguem isso?
Excelente analise. Importante frisar que não é apenas uma questão de o investidor querer ou não querer as taxas oferecidas pelo governo, parecendo que ele quer que a selic suba, mas a questão é que esse investimento passa a não ser atraente. Antes que venham dizer que o investidor tem que ser mais "patriota". Obrigado.
Gostaria muito de saber sua opinião Ulrich, com respeito a Selic 2% e IGPM a mais de 20%. Quais consequências deste fato.
Brasil está com juros de primeiro mundo e endividamento de primeiro mundo.O problema é que é um país de terceiro mundo. Vai dar M
Showwww. Perfeito, simples assim.
Pois é, essa taxa de juros e o endividamento alto vão trazer problemas para o Brasil, mas esse termo de terceiro mundo já não é muito utilizado, ele não tem relação com o desenvolvimento socioeconômico dos países, era usado no século passado para designar países alinhados com os EUA, URSS ou países desalinhados, inclusive entre os países de terceiro mundo estavam a Áustria, Irlanda, Suécia, Suíça que não eram pobres no passado e muito menos hoje. Nos EUA e na Europa ainda é relativamente comum esse termo para designar países de uma forma pejorativa e preconceituosa, mas por exemplo o Brasil, apesar de todos os problemas não é pobre, somos um pais em desenvolvimento com uma renda média e temos um IDH e PIB per capita maior do que muitos países do leste europeu, que não são considerados países pobres. Em termos econômicos estaríamos mais para segundo mundo do que terceiro mundo, apesar de essa classificação estar errada.
@@arthur_2399 Se prefere os eufemismos , sem problemas: " países em desenvolvimento ", " países emergentes " .Isso realmente muda toda a realidade nas esquinas.
Como sempre você apresenta a mais dura e triste realidade! Parabéns o recado foi dado, mas acho que eles não fazer nada em função das questões políticas.
Ansioso pelas informações sobre o grande reinício...
Eu cresci escutando que o problema do Brasil era o juro alto, agora está baixo e também não serve.....
Reset seria mais reconfiguração e menos reinicio (restart). A pequena diferença diz tudo sobre o que eles pretendem fazer.
Fernando, seria possível fazer uma entrevis com o Roberto Campos Neto para conversar aobre este assunto?
Excelente vídeo, Ulrich!
Sucesso.
É o que você disse, o Banco Central esta empurrando a responsabilidade para parte fiscal, ou seja, para os políticos. Aposta extremamente arriscada!!!
Lembro quando em 2015, criticávamos a Dilma e o BC exatamente por uma Selic artificialmente baixa, que afrouxava o controle sobre a inflação.
Parabéns pelo trabalho, muito bom seus vídeos!
O brasil é o cara que está brincando a beira do abismo tendo labirintite
E está bêbado kkkk
Tá bêbado msm.
E é perneta
E cego
E tá de noite
Sigo sus comentarios desde México porque Brasil es una referencia muy importante para nosotros. El Banco Central de Brasil fue muy agresivo en bajar su tasa, en cambio el Banco de México fue muy prudente. Ahora vamos a ver quién tomó la decisión correcta..
Perfeito! IGPM base setembro em 17% ja fala por si...
O governo quer comprar a dívida do governo com dinheiro do governo, é isso mesmo?
Não.
Ele quer um juro baixo para poder emitir mais divida
Às vezes, sim.
@@rodrigorossi2802 so não tá conseguindo né. Governo acha q o mercado é desprovido de informação concreta igual a população. E claro, vai sobrar pra população a conta!!
O governo não é burro. Eles querem chegar no objetivo final.
Que é o IMPOSTO INFLACIONÁRIO!!!!
Só isso. Simples assim.
Ouro é o caminho
Que objetivo final, meu filho? O imposto inflacionário JÁ É REALIDADE em todas as moedas FIAT. Não há escapatória. Cryptos (não inflacionarias) e ouro são realmente a solução.
Como dizem, nano é a luz kkkk
@@ricardochristo9527 Na real tem que sair do barco agora, por que quando fiat for digital você não vai conseguir sair do sistema. Quando chegar nesse estado vão te comer ou pela inflação ou pelos juros negativos. A saida é fisico (prata e ouro) ou crypto...
Famoso calote branco
esse Guedes e o Bolsonaro são fracos demais, eles não entendem nada.
Nao estou dizendo que a SELIC está correta, mas:
1) é imprecisa a informacao de que a curva de juros 'empinou' em razao da queda da SELIC. A curva de juros vem caindo junto com a SELIC desde o início da redução. Como exemplo: juros de 10 anos em dez/2018: 9,32% - julho/2020: 6,3% - out/2020: 7,610. O aumento recente tem muito mais a ver com o recente temor relativo ao risco fiscal e com a crise COVID-19 do que com a SELIC baixa.
2) quanto ao dólar, estou de acordo.
3) quanto ao IGPM, inegavel, mas nao é um problema adicional, e sim mera consequencia do aumento repentino do dolar.
Like 👍🏻 dado. Canal excelente! Quais medidas paliativas o brasileiro deve tomar? Expor mais a carteira em dólar?
Bom dia .... já te acompanho aqui ,à algum tempo ....E se o Brasil, ao invés de se financiar aqui . Com esses juros abusivos internos . Buscar se financiar com dinheiro externo ,,a onde é sabido ,,que os juros são bem mais baixos? Essa não seria uma saída também? 🧐🧐
Conheçe a turquia amigo?E a Argentina?
Dever em dolar é tiro no pé e um belo jeito de fazer o governo acabar com o real.
Esses provblemas brasileiros são estruturais.
O que tu ta sugerindo é que parassemos de pegar emprestimo no banco e ir pegar emprestimo no agiota.
E pegar emprestimo de estrangeiro não vai fazer com que o risco brasil diminuia....
O que precisamos fazer é parar de gastar mais que produzimos e ficar botando a conta no cartão de crédito...
Mesmo com o juro baixo fora, se pegar dinheiro externo é em dólar... Imagina só esse ano, a dívida teria aumentado 40% com a desvalorização do real
Em geral DISCORDO!
1) Inflação > juros é a regra em quase todo mundo desenvolvido.
2) Volatidade da moeda e câmbio alto mesmo ruim para importação é ainda muito bom para exportação, na balança saímos ganhando
3) problemas na rolagem da dívida é na prática um aumento de juros, de forma dinâmica e mínima
4) nos pontos fiscais estou 100% de acordo, precisamos de um estado mais eficiente (fazer mais com menos), tributar o capital fora de circulação e ter uma inflação produtiva na agricultura e na industria
Cara mas tu incluiu o orçamento de guerra da Pandemia?
Lembre-se que 2019 tava uma lerdeza o crescimento, a desculpa era a previdência.
Ok passou agora só em 2021 a tributária e administrativa?
Será?
Faltando 2 anos de mandato dólar nas alturas preços interno elevado ( cesta básica) isso é impopular
Combustíveis é no dólar
Se não der impeachment no mínimo adeus reeleição.
@@bostonfactory6178 to torcendo muito pelo impeachment, por motivos diferentes, corrupção e aliança com centrão
os zuros baixos foi a principal necessidade para manter o orçamento de guerra controlado e não imprimir dinheiro
a inflação tem mais a ver com o auxilio emergencial e os choques de demanda, sobretudo o Chinês, do que com o dolar alto
Seria legal você fazer um vídeo complementando essa análise, mas com a solução....tipo se você fosse o governo o que faria.....gostaria de ver sua solução....abs...parabéns
Soube que o BC possui o interesse em manter o câmbio elevado ao nível atual para manter a reserva internacional supervalorizada, além de, enquanto isso, operar o mercado de derivativos de câmbio (DOLFUT & swaps por ex.) com o fim de auferir lucros nesse mercado para custear os títulos do tesouro a vencer dentro do primeiro quadrimestre de 2021.
Isto é, parece que o interesse em manter a economia do Brasil desrregulada como está é apenas para pagar juros da dívida...
Fernando, você poderia gravar um vídeo comentando mais amplamente os efeitos adversos da atuação BC no mercado de derivativos?
Tenho visto na prática que isso tem provocado distorções na dinâmica da especulação nesse mercado. Valeu pelos vídeos meu amigo!
Talvez essa sua observação seja uma boa explicação pra deixar as coisas como estão.
Mas isso resolve o que?
Os títulos prestes a vencer e....?
Enquanto isso não haverá desgaste político?
Aumento de preços?
Sei não cara, veremos o que o congresso nos reserva em se tratando das reformas.
Junta o governo que elabora propostas no mínimo duvidosas junto a congressistas tão desarticulado.
Hoje: 12/10/2021
Brasil tem sim, que aumentar a Taxa de juros para dois Dígitos, Taxa Selic 15% para o Câmbio na casa dos 3 Reais e o IPCA á 5%. (Na minha opinião é a solução)
Cumprimentos pelas excelentes lives. Pergunta: O que dizer da selic há 2% e o Risco Brasil em 3,1%? Não é falta de critério das autoridades ou é proposital? Obrigado. Saudações.
E passou-se o tempo e ficou comprovado que o governo estava seguindo uma politica completamente errada e irresponsável. Parabens Fernando, por ter visto com clareza algo que deveria ter sido obvia para o governo. Que desastre de inflação eles criaram, como foram irresponsáveis.
Caro F. Ulrich, vc poderia explicar os impactos do fomento das exportações nas operações compromissadas/ depósitos remunerados do BACEN? Obrigado.
Um verdadeiro raio x da nossa preocupante situação financeira...
Estou vivendo pra ver o Fernando Ulrich ser chamado de COMUNISTA...por isso que somos o que somos.
Pois é... e de anti-americano também. Pró China. 🤦♂️
é que o gado não se interessa por canal sério senão estaria aqui gritando impropérios e exaltando Bolsonaro, Guedes e o Campos Neto.
@@FernandoUlrichCanal não tem que ser anti ou pró ninguém. Temos que procurar nossos melhores interesses com todos sem subserviência.
@@matiasml relate-os para nós.
Isso é tipo a militância dilmista, só que em vez de chamar de imperialista yankee chama de COMUNISTA
Estou assistindo a esse vídeo no final de 2020, com a taxa SELIC em 9,25%, com sinalizações de 11,75% em 2022... Simplesmente profético esse vídeo Xará!
Além das reformas, essenciais para o bom andamento das contas, o quanto seria o ideal da selic? Uns 5%? Os juros tem de compensar o risco
Bom dia Fernando. O economista André Lara Resende publicou matéria no Valor que vai de encontro com seu ponto de vista. Seria interessante um outro vídeo seu rebatendo os argumentos do autor. Acho que traria bastante clareza para a discussão.
Parabéns pelo seu conteúdo.
Os materiais de construção subiram devido ao câmbio/ depreciação da moeda ou a inflação? Será que reduz o preço novamente a longo prazo...? Podia fazer um vídeo pra explicar isso...
Pelo que eu entendi, taxas de juros baixas levaram a um boom em financiamentos, o que levou a uma maior demanda por "itens" de construção, isso aliado a carestia de insumos devido a pandemia levou a inflação....
Posso estar errado...
A Selic ideal seria inflação + 2% aproximadamente?
Fernando, você falou o que não deve ser feito pelo BC daqui para frente. Ainda ficou faltando dizer a sua opinião do que deveria ser feito NA PRÁTICA. Abraços
Aí só para os patrocinadores do canal
Kkkkkkkk
Obrigado pelas explicações.
Isto considerando a inflação do ipca que está bem abaixo do que percebo como aumento do custo de vida. E se considerarmos o igpm, que tal falar sobre isso?
O que fazer? Reformas: administrativa, tributária, Processual (reforma do judiciário - "segunda instância"), abertura econômica e política.
Fernando, vi um vídeo um tanto alarmista sobre o PL 3877/2020, que autoriza o BC a receber depósitos voluntários dos bancos. Mesmo lendo o PL, não consegui entender bem o que isso significaria, então agradeço se você puder comentar esse projeto! Bom feriado
Só não falou da transferência de ganho contábil com as reservas para cobrir os rombos do Tesouro! Prática esta que o próprio Paulo Guedes disse que "será feita toda vez que o Tesouro necessitar".
Seus vídeos sempre excelentes! 👏
Ulrich os estímulos dos bancos centrais em desvalorizar as moedas "ocidentais" ajudaria na mudança de longo prazo o eixo de industrial da china para outros países asiáticos?
eu mesmo tinha um bom dinheiro no TD, tirei tudo, está zerado agora, não vou emprestar para o governo se ele paga pouco.
Não conhecia esse canal vou voltar mais vezes
Análise extremamente realista!!
Dificil viu... eu sardinha fico perdido... porém, Ulrich é um pingo de sensatez nesse mar caótico... selic 2%, ibov derretendo, dolar em topo ( eu acho ), fiis taxados (IR), dividendos taxados (IR), CDB de bancão vencimento 2035, CDB de banquinho difícil confiar... sobra ouro, prata, biticoin ou colchão. .. é gente... sei não
Fernando, não é melhor oferecer juros baixos e negociar juros um pouco maiores do que oferecer juros altos de presente?
Mas Fernando, frente a tudo que o país tem passado, se você estivesse no lugar do ministro da economia, qual seria o patamar da Selic escolhido por você? Será que esse patamar seria suficiente para uma recuperação econômica? Não lembro de ter presenciado uma política de juros baixos em nosso país. Juros altos também trazem consequências danosas à economia e até piores que juros baixos. Lembro bem da condução do plano Real nos idos de 1995. Talvez fosse interessante você nos trazer um comparativo entre aquela época e as políticas econômicas de agora. Principalmente analisando seus efeitos positivos e negativos.
Deveria ter parado entre 4,5 e 5,5%, foi quando começou a pressionar o cambio e comparado aos nossos pares emergentes que também estão nessa faixa(México, Russia, China, India, Turquia, etc). Minha Opinião
Na sua visão qual seria o direcionamento correto que o Ministro da Economia e o Banco Central deveriam fazer para que esse país cresça e se desenvolva como um país de primeiro mundo?
O agronegócio se beneficia com a exportação, porém o R$ que está entrando "a mais" tende a se desvalorizar. Pensamento a curto prazo burro que reina no Brasil?
Esses juros a 2% não reduziram em quase nada os juros dos empréstimos e financiamentos bancários, logo a função de ingetar mais dinheiro na economia, não está funcionando.
Não acredito no IPCA de 3,41% anualizada, este dado está muito maquiado, este governo nao preza pela transparência, acredito mais no IGPM.
O governo ainda está pensando em reduzir mais a SELIC, tudo pra pagar menos juros da dívida pública, no plano real nunca tivemos um governo que estivesse tão descuidado com a manutenção do Real.
Estão encurralados.
Mantém o juro baixo para o dólar ficar alto. Assim, gasta menos com juros agora e usa o lucro contábil do banco central.
Se o juros subir e o dólar cair, o tesouro terá que desfazer o lucro contábil do BC que "pegou emprestado" para não furar o teto, a despesa com juros aumenta e pressiona contra o teto também.
Só que eles não contavam com a escassez de trouxas aceitando emprestar volumes enormes de dinheiro para governo descontrolado e em troca de juros menores que a inflação.
Descreveu bem o cenario, parabéns.
O que explica uma taxa Selic abaixo de 3% e o varejo pegando operação de crédito a 4,88%. Nem p expansão monetária e aumento de consumo serve...
acrescentaria mais um grande custo para todos nós.... a destruição de nossas poupanças e patrimônios, relativo a outras moedas. Empobrecemos muito nos últimos anos.
Tenho pensado no futuro da relação bancos - cidadãos e como vai ficar isso com a moeda digital.
Acho que cada indivíduo terá um banco seu, diretamente ligado ao Banco Central. Sem o banco comercial intermediando. Um microbanco pessoal.
E fica a pergunta: A moeda física terminando, onde posso guardar meu dinheiro se não quero deixar em banco comercial?
Prata/ouro (fisicos) (compra umas silver eagles pra ter em casa como reserva) e crypto.
Vamos voltar a normalidade da humanidade logo logo, espero...
Que aula! Parabéns!
Alguém marca o Ciro Gomes nesse vídeo!!! Perfeita explicação.
O negócio do Ciro não é política monetária, é terraplanagem, caminhão e TRATOR
@@babytrader7417 Boa kkkk mais é sério, quando ele aparece, ele oferece como solução praticamente a mesma coisa que vivemos, ele "odeia" capital especulativo kkkk e tem gente que acredita nele, o pior é viver nesse estelionato eleitoral em que nada do que foi proposto em eleição está em curso (reformas e desburocratização).
Mais importante é marcar o Paulo Guedes lkkk
@@joseklebson1022 concordo, mais tá faltando tbm o povo pressionar o congresso, sem a pressão das ruas não teremos nenhuma reforma, agora o BC é um caso a parte, estão errando e insistindo no erro, assim fica difícil
Pra mim o maior erro foi dar tanto auxílio devido a pandemia. Essa forma de atuar no mercado se aproxima de um modelo econômico keynesiano e a história provou q se mantido não dá certo, temos q ter menos governo e mais mercado, o crescimento assim será menor mas mais constante.
não acho que o problema tenho sido o auxílio em si cara, mas vai ver a quantidade de gastos públicos em coisas totalmente desnecessárias, o auxílio acabou sendo necessário para ajudar famílias necessitadas e estimular o consumo inclusive
como o próprio Fernando disse, para mim o maior erro foi justamente reduzir a Selic demais e além disso para conceder o auxílio não cortar outros gastos públicos desnecessários
O BC errou feio com a Selic , não poderia deixa lá abaixo de 4% esse seria o mínimo dos mínimos, agora criou uma armadilha. 2021 promete fortes emoções !
So falta ele entender que estamos numa pandemia e tivemos uma volatilidade parecida com 1929, eh a maior crise que o planeta ja viveu! tem que ter visao de longo prazo
Bom dia F. Bom Domingo 🚀🌕👆
Fernando, isso tudo que vc falou bem, é o retrato onde nós, graduados em Economia, estamos na disciplina Economia Brasileira... tirando o plano real, muita coisa continua “ceteribus paribus”.
Brasil exporta commodities (agro é tech, agro é pop, agro é tudo), importa produtos com alto valor agregado, sustenta uma custosa folha administrativa (reforma administrativa é lenda), alta carga tributária (reforma tributária é para inglês ver), subsídios concedidos a torto e a direito, alocação de recursos ineficiente e, consequentemente, temos câmbio super desvalorizado, volta da inflação (imposto social) e tudo que já sabemos desse filme que nós, brasileiros, estamos enjoados de ver... somos o primo pobre... e tem brasileiro que critica os EUA... nosso primo rico... valeu pelo vídeo!
A situação não é boa mas muito do que temos de inflação alta hoje tem a ver com o dinheiro injetado na economia. Ano que vem quando esses programas cessarem os preços devem voltar ao normal e por consequência a taxa Selic num nível tão baixo deverá fazer mais sentido. Creio eu.