Dá pra ver que esse senhor que está sendo entrevistado entende bastante do tema e da região. Além de passar as informações claramente, também soube usar as terminologias corretas: tempo (diferenciando do erro comum com clima), condição meteórica, aeródromo e aeroporto, etc. Parabéns pela sua forma de comunicação.
Você pelo jeito não entende muito de avião né. Não era um teco-teco. Era um avião com todos equipamentos para vôos IFR e equipado de radar é, com 2 motores de 1.000 HP cada!!! (O Cesna Caravan 208 voa com 1 motor só, de 750 HP e também com 10 passageiros). Ou seja, pode voar em quase quaisquer condições atmosféricas. Como foi mencionado, o piloto pode ter tido um mal súbito ou ficou desorientado.... O certo era ele ter progredido numa subida razoavelmente forte mesmo sem visibilidade alguma é se for o caso com um só motor, só por instrumentos. Mas ficou voando no mesmo plano! Pode? Então algo anormal aconteceu. Nada a ver com condições de tempo nem da existência ou não de torre de controle. Acredito que ter um copiloto seria mais útil.
Bom dia a todos! Uma dúvida que ainda não descobri depois de assistir a várias entrevistas. Esse empresário foi com este avião até Canela também ou só estava voltando? Obviamente, se ele foi até lá em segurança, significa que ele era um bom piloto. Alguém sabe me responder?
O cara voou baixo na neblina e bateu no prédio... Dá pra ver que o caminho que ele fez, foi virar o bico do avião na direção de São Paulo, logo depois de sair do solo... Moro perto de aeroporto desde quando nasci, nunca vi um avião já apontar para seu destino logo após sair do solo, até mesmo os menores... Primeiro eles ganham altitude, depois manobram a aeronave...... Erro feio do piloto
Palpite: 1- Condições meterológicas desfavoraveis em visibilidade muito restrita, sem necessariamente haver tempo severo. 2- Algum problema no motor direito, q podem ter inumeras causas, fazendo com q houvesse assimetria de empuxo e consquente curva à direita 3- Aeronave com sua capacidade de peso no máximo em passageiros e combustível, não conseguindo ganhar altura por conta de um provável problema em um dos motores 4- Região de voo montanhosa Junte tudo em qualquer ordem, e está pronto a receita do desastre! Obrigado, de nada!
sim, faz sentido. Pensei tb no peso, se estaria dentro dos limites, ja que havia 9 ou 10 pessoas, fora bagagem... e caso um dos motores tivesse perda de potencia, e com aquele tempo...
Faltou incluir a imprudência do piloto, pois mesmo sem condições, insistiu em decolar, devia ser o tipo "deixa comigo!". Tinha dinheiro, porém não tinha juízo.
Achei muito estranho , pela experiência que tinha o piloto e empresário, decidir fazer a operação que já indicava risco.. sabendo que a região tem vales por perto e não pegar mais altitude rapidamente para não ter riscos de colisão.. Tá parecendo também que ele teve algum problema que nao subiu mais o avião além de , claro, ter feito essa manobra a direita inicial.. Enfim como o entrevistado disse e todos sabemos é uma cadeia de erros que derruma o avião.. na minha opinião inicia o erro com a decisão de operar naquele momento nada visual.. Lamentável a queda e morte de Todos..
É lamentável um acontecimento desse, que podia ter sido evitado. Excesso de confiança, e achar que seu profissionalismo é tudo. Está provado que todo cuidado é pouco. Principalmente nesses casos. É bom ter medo e seguir a voz da consciência. O profissional experiente tem uma percepção clara do que pode ,e não pode executar, em situações favoráveis ou não.
Como ex piloto e vendo um dono voar uma aeronave daquele porte sozinho prefiro ficar em silêncio já vi muita coisa neste mundo corporativo que usa aviões .
Exatamente . Infelizmente todos que estão comentando por aqui não tem a mínima noção do que acontece nos bastidores não só da aviação mas no geral !!! Infelizmente 90% das pessoas ou mais ainda acreditam em Papai Noel e acham que o mundo é totalmente lindo e maravilhoso 😢
O povo de Gramado deve exigir fiscalização rigorosa de voos sobre seu perímetro, a própria prefeitura se movimente e defenda a segurança aérea da cidade, ainda mais em tempo de festas com tanto turismo.
"Se tivesse torre no aeroporto, o voo não teria acontecido" é o mesmo que dizer "Se tivesse um semáforo os carros são teriam batidos" kkkkkkkkk há coisas básicas na rua, no mar e no ar.
Um ótimo comentário. Um amigo diz sempre que bom senso não está em gôndolas de supermercado, e se existisse muita gente boa não compraria. Assim é a vida.
Estava na cara que esse voo não deveria em hipótese nenhuma acontecer. Na hora do embarque até que tinha um pouco de visibilidade mais nas filmagens todos nós percebemos que o condições climáticas se degradou muito a ponto de só conseguirmos ver parte da corrida na pista. Imagina decolar visual nessas condições ? É loucura.
O PILOTO NÃO TEVE NENHUM BOM SENSO. COLOCOU EM RISCO A VIDA DE TODOS POR PURA VAIDADE FALTOU HUMILDADE. DIZER O TEMPO ESTÁ HORRÍVEL, MUITO PERIGOSO. VAMOS ADIAR A VIAGEM.
Lembram daquele vôo ,helicóptero, q caiu na Serra do Mar,em SP? Fim ano passado. Os 3 passageiros insistiram em decolar com um tempo horrível,tudo nublado, visibilidade zero. Pelamordedeus, q falta de bom senso!!!
Desculpe, mas o tal Afis não deveria funcionar de imediato em todo aeroporto por menor que seja?? E olha a desgraça de ninguém ter impedido a decolagem ainda que extra oficialmente quando era tão evidente a falta de condições mínimas e a falta de pelo menos uma fiscalização, para proteger a cidade e os passageiros??? Alguém deveria ter procurado conversar e impedir o piloto de decolar, a todo custo. A quantidade de acidentes aéreos e risco tanto de passageiros como dos habitantes locais é espantosa, a Infraero tem de impor mais métodos de controle e impedir de algum modo tanto piloto amador se arriscando e causando tragédias. Agora mesmo mais uma família inteira morreu nos USA com o pai da família pilotando com névoa, e isso mostra que os pilotos são amadores e andam confiando em que para decolar com risco?
Tem que mudar essa lei! O comandante não poderia ter levantado voo em nenhuma hipótese. Todos os aeroportos precisam ficar fechados para decolagens em climas assim. Não pode deixar nas maos de pilotos amadores as decisões de decolar! Aí é onde está o erro! Ele não poderia ter o poder de tomar essa decisão! Acho que, se de carro já corremos perigo com motoristas mal treinados, essa possibilidade não deveria existir para pilotos. Teria que sempre contratar um profissional e ser banido essa história de piloto amador.
não existe piloto amador. Se ele estava a frente dos comandos, ele tinha documentação que o tornava apto a pilotar o avião. Ele decidiu errado por levantar vôo naquelas condições climáticas, mas para a aviação, ele era profissional.
Se tem documento que comprova ele a estar autorizado a pilotar sim ele é um piloto profissional ele tinha varios anos de experiencia tanto que ele voava a servico da empresa dele direto mas... derrepente ele errou na escolha na decisao de voar no mal tempo !!! Agora se foi pelo mal tempo que ele caiu nao sei acredito que nao... pela curva e lado que ele fez que nao é normal pode ter sido outra causa mas so a investigacao vai dizer ao certo. Meus sentimentos pelas vidas perdidas nessa tragedia !!!
@nfpcheco - Qual a diferença do piloto amador para o profissional? Resposta: 1 - Um é dono da aeronave e pilota por muito tempo seu próprio avião. 2 - O outro recebe para pilotar. Qual a diferença do motorista profissional, para o motorista amador dono de seu carro? Arre, o Brasil está lascado, daqui a pouco quem tem seu carro vai ter que contratar um motorista profissional segundo esse pensamento patrulador. Abraços da Bahia!
Talvez tivesse depressão e bronca com família então resolveu... Esse período de festas de fim de ano, muita gente sente solidão e fica deprimida e o mundo está cheio de doidos. Um piloto de um Boeing, se trancou na sala de comando e jogou o avião contra uma montanha. O avião da Embraer foi derrubado por um míssil no kasaquistão.
Se não tem torre ou outro auxílio, a responsabilidade é integralmente do comandante, diga-se piloto. A ele cabe todas as avaliações sobre a segurança de vôo.
O comandante não precisaria ter um órgão afis para decidir se decolava ou não ! Era visível que o tempo não era favorável . Arriscou a vida de todos e deu no que deu
O reflexo normal é pegar altitude o mais rápido possível!! O avião não subiu nada! Piloto de domingo é perigoso. Esqueceu de abrir o combustível ou decolou sem flap!!
Cabe ao cmte da aeronave avaliar as condições de voo. Não é competência do órgão ATC pegar na mãozinha dos pilotos e dizer quando voar. O código Brasileiro de Aeronautica - CBA determina que a responsabilidade da segurança do voo TAMBÉM se tratando em condições meteorológicas dos aerodromos de partida e destino bem como as condições da rota, são de responsabilidade do piloto em comando. O RBAC 91.103: Estabelece que o piloto deve usar informações meteorológicas atualizadas para garantir a segurança da aeronave, incluindo considerar as condições meteorológicas ao planejar o voo e decidir sobre a alteração de rotas ou cancelamento, se necessário. Ou seja, reportagem feita por quem não entende de leis aeronauticas.
É competência do ATC, quando esse está instalado no aeroporto. Em outros aeroportos, cabe ao piloto. O aeroporto ali estava claramente fechado para operação visual. O cara sumiu no meio da corrida.
Mas pelas imagens essa neblina baixou bem na hora da decolagem de forma muito rápida, quando a aeronave foi pra pista não estava com toda a intensidade climática vista em seguida após a decolagem.
O piloto foi irresponsável, foi imprudente, isto é fato. O que ocorreu na sequência será apurado, mas não alterará o fator imprudência como primordial para o acidente, afinal, avião que fica no chão não cai.
Gente…por que tanta pressa para decolar em condições pessimas? São pessoas que tem condições de pernoitar nos hotéis melhores de Gramados na frente da lareira! Entendo que o piloto não tinha qualificação de instrumento, correto?
Barbeiragem ou problema no veículo no chão não tem maiores consequências. Mas no ar o avião diante de um problema não para e possibilita pensar. Então tem que pegar logo altura e ter atenção redobrada. Pois com grande visibilidade já aconteceu de baterem em montanhas ou prédios
Suicídio talvez. Teve um piloto de um Boeing que trancou a sala de comando e jogou o avião contra uma montanha. O avião da Embraer que caiu no Kasaquitão foi derrubado por um míssil russo.
NÃO PRECISA TER TORRE PRA SABER SE PODE VIAJAR...DEPENDENDO DO LUGAR, E NECESSÁRIO USAR A INTUIÇÃO, A LÓGICA DE QUE VOAR EM AVIÃO DE PEQUENO PORTE COM CERRAÇÃO. NEVOEIRO EL ALTITUDE ENTRE MONTANHAS NÃO SE "DEVE VIAJAR", NEM DE AVIÃO, NEM DE CARROS E NEM DE TREM.. E PRECISO TER MEDO E CUIDAR O " TEMPO"...NADA DA EXPRESSÃO ": NÃO PENSAR NEGATIVO.NÃO É BEM ASSIM ..
Grata por essa importante entrevista. Esclarecimentos que fazem entender melhor a situação com o desamparo a que estamos todos vitimados. Só o amor pode superar as falhas administrativas humanas. Todos que falharam são responsáveis por mais essa tragédia que aumenta a necessidade da assistência e proteção divina, pois nós humanos somos sempre carentes e limitados. Cuidemos mais uns dos outros com amor divino.
Mesmo que tivesse torre, o piloto poderia ter seguido sim, o problema é que o piloto não ligou para as condições meteorológicas, ou seja, mesmo não tendo cartas para procedimento IFR, ele quis decolar...
Talvez tivesse depressão e bronca com família então resolveu... esse período de festas de fim de ano, muita gente sente solidão e fica deprimida e o mundo está cheio de doidos.
O comandante tem que fazer um plano de voo antes de decolar, avaliar as condições meteorológicas, visibilidade, teto, temperatura, pressão, vento, precipitação, etc. se ele só é habilitado nas condições visuais VFR , se não tinha visibilidade e tetos mínimos, não poderia ter decolado.
Tem que ver as questões de peso e balanceamento e cg do avião também, pela curva acentuada que ele falou pode ter ocorrido uma assimetria ou algo do tipo. O certo mesmo é aguardar o CENIPA. Uma pena, que Deus conforte os familiares dessa perda imensa.
A possibilidade de que o piloto tenha perdido o motor da esquerda e acelerado o motor da direita sendo assim a aeronave puxa o avião para o solo para a direita, como já aconteceu com o os mesma marca de avião no Brasil. Mas tudo isso são apenas especulações.
Elos da corrente: condições climáticas totalmente inapropriadas para voo, excesso de passageiro e consequentemente excesso de peso, piloto incapacitado, irresponsável, prepotente que deveria ter ido sozinho
Exesso de passageiro metade sendo crianças?????? esta aeronave tem 2 motores de 1000 hp e helices pentapa com 5 pas esta aeronave é um foguete pra decolar.
Se houvesse uma Estação AFIS no Aeroporto certamente o operador não teria aceitado o Plano de Voo e nao permitirua a decolagem. Faz muito tempo atras impedi a decolagem de uma aeronave em condições semelhantes de teto e visibilidade. O dono do avião queria decolar de qualquer maneira. Disse a ele que o problema nao wra decolar, o problema era o avião ter uma pane e ele poder retornar em segurança para pouso. Apos algum tempo o avião decolou e apos algum tempo de voo teve uma pane mas pode pousar em segurança nas margens de uma rodovia. E se nao houvesse teto e visibilidade?
Ótima entrevista sobre o ocorrido. Sem querer achar já um culpado e expondo fatos para um melhor entendimento sobre o mesmo. Até me ajudou em uma dúvida sobre a torre de controle. Agora é esperar as investigações das autoridades competentes até poderem liberar um relatório preliminar e posteriormente o relatório final.
Acho q houve uma precipitação do piloto..se o tempo estava ruim ñ deveria voar de modo algum..pelo q o rapaz fala foi falha humana mesmo..nunca vai saber a razão exata..festas de final de ano...precipitação..pra mim foi puro erro do piloto..absurdo 😢
Eu sei que o cara morreu, mas dá raiva; até eu que não piloto sei que aquele não é tempo pra decolar. Já se viu nas mídias acidentes com morte de todos por causa de falta de visibilidade. O piloto foi arrogante e levou todos pra morte
Jamais deveria ter decolado naquelas condições....foi imprudência...e pelo que tenho visto pelos fatos e imagens ele estava tentando retornar quando sentiu que não daria pra continuar....mas estava sem visibilidade alguma e após aquela curva anormal à direita colidiu com a chaminé do prédio...e daí em diante nada mais poderia ser feito.....uma lástima que muito nos entristece...
Mesmo com a AFIS, ele teria decolado, pelas câmeras pode-se ver claramente que o tempo estava abaixo dos mínimos operacionais. Obviamente, o piloto decolou abaixo dos mínimos para voos visuais, no entanto, este fator não é tão importante para a decolagem quando não há pane na decolagem, sendo muito mais relevante para o pouso do que para decolagem. No entanto, algo de errado aconteceu, mesmo na decolagem, onde não deveria ser um grande obstáculo, o clima, visto que aeronave dispõe de piloto automático e instrumentos necessários para uma navegação segura.
O cara era um patrão, eu quero , eu posso, sou VIP EU FAÇO O QUE EU QUERO. BENHÊ!!!! NÃO TAMOS PERDIDO??? NÃO É MELHOR PARAR E PERGUNTA PRA ALGUÉM??? NÃO BEM EU SEI O QUE EU TÔ FAZENDO.. E AÍ DEU COM OS BURROS N'ÁGUA, OU NA SERRA. PESSOAS RICAS COSTUMAM NÃO CUMPRIR AS LEIS, DAR UM JEITINHO. MAS AS LEIS GRAVIDADE NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS VALE PRA BICICRETA E AVIÃO.
18 дней назад+1
Parabéns! Seu comentário salvará o planeta um dia! 👏🏻👏🏻👏🏻
Poucas pessoas se dão conta que o clima pode ter sido o menor dos problemas. Se a aeronave ou piloto tiveram algum problema, iria aconrecer com o tempo bom da mesma forma.
A grande discussão inicial continua...o aeroporto não seria um risco para Gramado? A facilidade de ter um acesso rápido à Gramado não seria um risco à vida? E agora, de quem é a culpa? O aeroclube saltou fora e a infraero? A culpa é do tempo? O aeroporto tem que ser fechado definitivamente? Estava tudo bem até morrer alguém?
A coragem, respeito, de seguir as regras essenciais para salvar vidas, não tem força, segue quem quer, até quando? Qtos tem q morrer para terem coragem de aplicar o essencial,fazer cumprir a lei.
@@0229silvabarbosa Talvez tivesse depressão e bronca com família então resolveu... Esse período de festas de fim de ano, muita gente sente solidão e fica deprimida e o mundo está cheio de doidos. Um piloto de um Boeing, se trancou na sala de comando e jogou o avião contra uma montanha. O aviao da Embraer foi derrubado por um míssil no kasaquistão.
Se ele fez uma curva a direita, que não é padrão, será que não houve uma parada do motor direito logo após a decolagem e com o torque e faixa altura e sem visibilidade,ele não teve tempo de compensar o avião 🤔
Vai desculpar, mas um AFIS não evitaria a decolagem de um piloto decidido a voar Visual em condições IMC. Foi teimosia do piloto. E a curva não influenciou nada, o problema foi de peso, o avião não subiu. Pronto!
Depois que acontece um desastre, é que as pessoas vem dizer que o vôo não era pra ter acontecido. na minha opinião não se deve ter achismo quando se trata de vidas.
Resumindo: A decisão de decolar subestimou o cenário desfavorável e custou a vida de todos. Será que o piloto tomou essa decisão sozinho, ou foi em consenso? Só sei que faltou prudência, e se em um avião a última palavra é do comandante, ele não deveria ter decolado. Ele tinha conhecimento técnico pra saber que não era pra voar naquele momento.
Esse desastre aéreo só aconteceu pq o dono do avião era o piloto. Se fosse um piloto profissional, contratado, não teria levantado vôo naquela condição de jeito nenhum, mesmo que fosse obrigado pelo dono. Um piloto de bom censo não teria nem saído do hotel naquela hora.
Se tivesse Torre ou Radio no aeroporto, e uma SID IFR, os minimos meteorologicos para aquele aviao seriam 800 metros de visibilidade horizontal e zero de teto.
Esse tipo de avião não precisa de nada disso. Pode voar IFR fácil com um mínimo de visibilidade. Tem dois motores de 1.000 HP cada!! O piloto errou feio!! Era para subir quase na vertical!! Não vão construir e manter uma torre para 4 pousos e decolagens por dia!!
Se tivesse AFIS em Canela, a meteorologia estaria dentro dos minimos para aquela categoria de aeronave (que daih seriam 800 metros de visibilidade horizontal e ZERO de teto). Ou seja, as condicoes meteorologicas estavam dentro dos limites da capacidade da aeronave. O fato de nao haver orgao ATC em Canela e nem procedimento de saida ifr publicados tornam ilegal utilizar os minimos de 800 metros de vis e zero de teto em Canela. Porem isso nao muda o fato de que o aviao na pratica teria condicoes de decolar com tal condicao meteorologica.
Os minimos ifr para decolagem podem ser encontrados na publicacao DECEA AIP-BRASIL, subparte AD 1.1-3, iniciando no paragrafo 4.2.2 e lendo-se ateh o final daquela pagina. Para ajudar no entendimento da leitura, RCLM significa "Runway Center Line Marking" e eh aquela faixa branca picotada que existe pintada no eixo da maior parte das pistas de pouso.
provavel pane motor direito! a legislacao devia proibir bi motores principalmente os de turbina( turbohelices) de voarem c um so piloto... chuva nao derruba aviao! o aviao precisa de instrumentos para pouso! se onde ele vai esta aberto e tem pista p decolar... o chayenne tem um grande numero de radares e instrumentos... decola e vai... risco sempre tem! mas da p ir... nao foi clima q derrubou esse voo...
Loucura foi decolar com aquele mau tempo!!!!!
Sou piloto agrícola e não tenho coragem de voar naquela condição climática!!!!
Meu amigo você tem consciência e ele não tinha...
parabéns mente sã.
Ainda mais sem IFR
Cê tá voando a 10 m do chão. Nada a ver. E só tem 310 HP.... Ele tinha 2.000 HP!!! Com toda instrumentação inclusivo radares.
Se um cmte agricola diz que não voaria...ngm mais voava naquele local kkkkkkkkkkkkk...pq se tem alguem mto louco é o agricola!!!
Dá pra ver que esse senhor que está sendo entrevistado entende bastante do tema e da região. Além de passar as informações claramente, também soube usar as terminologias corretas: tempo (diferenciando do erro comum com clima), condição meteórica, aeródromo e aeroporto, etc. Parabéns pela sua forma de comunicação.
Ele é presidente do aeroclube é tbm professor
Muito boa essa entrevista e muito bem explicado para leigos ..parabéns a todos
Se o piloto tivesse o mínimo de bom senso,o vôo não teria acontecido 🤔
Você pelo jeito não entende muito de avião né. Não era um teco-teco. Era um avião com todos equipamentos para vôos IFR e equipado de radar é, com 2 motores de 1.000 HP cada!!! (O Cesna Caravan 208 voa com 1 motor só, de 750 HP e também com 10 passageiros). Ou seja, pode voar em quase quaisquer condições atmosféricas. Como foi mencionado, o piloto pode ter tido um mal súbito ou ficou desorientado.... O certo era ele ter progredido numa subida razoavelmente forte mesmo sem visibilidade alguma é se for o caso com um só motor, só por instrumentos. Mas ficou voando no mesmo plano! Pode? Então algo anormal aconteceu. Nada a ver com condições de tempo nem da existência ou não de torre de controle. Acredito que ter um copiloto seria mais útil.
Com toda a certeza!!!! Esquece o textão do tiozinho.
Eu no lugar dele não teria decolado enquanto o tempo não melhorasse.
Mas tem aviões decolando com tempo ruim toda hora e a grande maioria não caiu.
Mas, era um CEO que acreditava que tudo era apenas falta de mindset...agora está ai o resultado!
@@raymondservais2673 bullshit....
Se o piloto cumprisse as Regras do Ar e de Serviços de Tráfego Aéreo, ele não teria decolado.
como foi dito na entrevista lá é desprovido de ATS
se ele tivesse respeitado a meteorologia, coisa simples, básica de qualquer iniciante e de facil acesso por um celular com internet
Bom dia a todos! Uma dúvida que ainda não descobri depois de assistir a várias entrevistas. Esse empresário foi com este avião até Canela também ou só estava voltando? Obviamente, se ele foi até lá em segurança, significa que ele era um bom piloto. Alguém sabe me responder?
O empresário também chegou até Canela com este avião ou só estaria retornando até Jundiaí, em SP.? Alguém sabe?
O avião era dele @@Vida8a2b0c76
O cara voou baixo na neblina e bateu no prédio... Dá pra ver que o caminho que ele fez, foi virar o bico do avião na direção de São Paulo, logo depois de sair do solo... Moro perto de aeroporto desde quando nasci, nunca vi um avião já apontar para seu destino logo após sair do solo, até mesmo os menores... Primeiro eles ganham altitude, depois manobram a aeronave...... Erro feio do piloto
O cara poderia ser ate um repórter, alem de dominar o assunto, se comunica muito bem.
Se o piloto fosse mais responsável não teria acidente.
Palpite:
1- Condições meterológicas desfavoraveis em visibilidade muito restrita, sem necessariamente haver tempo severo.
2- Algum problema no motor direito, q podem ter inumeras causas, fazendo com q houvesse assimetria de empuxo e consquente curva à direita
3- Aeronave com sua capacidade de peso no máximo em passageiros e combustível, não conseguindo ganhar altura por conta de um provável problema em um dos motores
4- Região de voo montanhosa
Junte tudo em qualquer ordem, e está pronto a receita do desastre!
Obrigado, de nada!
sim, faz sentido. Pensei tb no peso, se estaria dentro dos limites, ja que havia 9 ou 10 pessoas, fora bagagem... e caso um dos motores tivesse perda de potencia, e com aquele tempo...
@@acprado67 Sim! Em bimotores é sempre complicado qd há qualquer problema em um dos motores com carga max de passageiros, combustível e bagagens
Faz sentido
Faltou incluir a imprudência do piloto, pois mesmo sem condições, insistiu em decolar, devia ser o tipo "deixa comigo!".
Tinha dinheiro, porém não tinha juízo.
@@AFFB amigo isso ta subentendido no item 1 que o cara postou
Não precisa ser piloto para chegar à conclusão de que naquelas condições só deveriam voar os passarinhos
NEM OS PASSARINHOS VOAM NESTAS CONDIÇOES
Achei muito estranho , pela experiência que tinha o piloto e empresário, decidir fazer a operação que já indicava risco.. sabendo que a região tem vales por perto e não pegar mais altitude rapidamente para não ter riscos de colisão.. Tá parecendo também que ele teve algum problema que nao subiu mais o avião além de , claro, ter feito essa manobra a direita inicial.. Enfim como o entrevistado disse e todos sabemos é uma cadeia de erros que derruma o avião.. na minha opinião inicia o erro com a decisão de operar naquele momento nada visual.. Lamentável a queda e morte de Todos..
É lamentável um acontecimento desse, que podia ter sido evitado. Excesso de confiança, e achar que seu profissionalismo é tudo. Está provado que todo cuidado é pouco. Principalmente nesses casos. É bom ter medo e seguir a voz da consciência. O profissional experiente tem uma percepção clara do que pode ,e não pode executar, em situações favoráveis ou não.
Como ex piloto e vendo um dono voar uma aeronave daquele porte sozinho prefiro ficar em silêncio já vi muita coisa neste mundo corporativo que usa aviões .
Lembra o caso da Chapecoense que o piloto era um dos donos.
Concordo plenamente, se fosse um piloto profissional, contratado, não teria levantado vôo naquela condição.
Exatamente . Infelizmente todos que estão comentando por aqui não tem a mínima noção do que acontece nos bastidores não só da aviação mas no geral !!! Infelizmente 90% das pessoas ou mais ainda acreditam em Papai Noel e acham que o mundo é totalmente lindo e maravilhoso 😢
@@ubiratanferreiradacosta1369
Não necessariamente, pilotos profissionais também falham em suas avaliações, planejamento, ações etc.
O povo de Gramado deve exigir fiscalização rigorosa de voos sobre seu perímetro, a própria prefeitura se movimente e defenda a segurança aérea da cidade, ainda mais em tempo de festas com tanto turismo.
Isso não é competência da prefeitura. No espaço aéreo e o no subsolo quem diz o que pode ou não é a administração federal.
@54Boeing Eu sei, mas a prefeitura pode ajudar a exigir algum tipo de providencia dos órgãos competentes
E com o clima da serra....
Os habitantes de Gramado e Canela precisam de segurança.....😢
independente de qualquer problema técnico ou falhas de motor; se não tivesse decolado nas tais condições meteorológica nada teria acontecido...
assumiu um risco caro demais ,nada pode custar mais do que sua familia .
"Se tivesse torre no aeroporto, o voo não teria acontecido" é o mesmo que dizer "Se tivesse um semáforo os carros são teriam batidos" kkkkkkkkk há coisas básicas na rua, no mar e no ar.
Um ótimo comentário.
Um amigo diz sempre que bom senso não está em gôndolas de supermercado, e se existisse muita gente boa não compraria.
Assim é a vida.
Mais uma imprudência do ser humano dizimando toda uma família 😢
Estava na cara que esse voo não deveria em hipótese nenhuma acontecer.
Na hora do embarque até que tinha um pouco de visibilidade mais nas filmagens todos nós percebemos que o condições climáticas se degradou muito a ponto de só conseguirmos ver parte da corrida na pista.
Imagina decolar visual nessas condições ?
É loucura.
O PILOTO NÃO TEVE NENHUM BOM SENSO. COLOCOU EM RISCO A VIDA DE TODOS POR PURA VAIDADE
FALTOU HUMILDADE. DIZER O TEMPO ESTÁ HORRÍVEL, MUITO PERIGOSO. VAMOS ADIAR A VIAGEM.
Não foi por falta de torre, foi falta de bom senso. Excesso de arrogância.
Concordo plenamente, se fosse um piloto profissional, contratado, não teria levantado vôo.
Lembram daquele vôo ,helicóptero, q caiu na Serra do Mar,em SP?
Fim ano passado. Os 3 passageiros insistiram em decolar com um tempo horrível,tudo nublado, visibilidade zero. Pelamordedeus, q falta de bom senso!!!
Faltou foi prudência do piloto. Homem maluco, com toda familia dentro da aeronave. Inclusive crianças. 😢
A pista é muito perto do vale, trabalhei no HLP nos anos 80 e a neblina é presente em quase todas as manhãs.
Desculpe, mas o tal Afis não deveria funcionar de imediato em todo aeroporto por menor que seja?? E olha a desgraça de ninguém ter impedido a decolagem ainda que extra oficialmente quando era tão evidente a falta de condições mínimas e a falta de pelo menos uma fiscalização, para proteger a cidade e os passageiros??? Alguém deveria ter procurado conversar e impedir o piloto de decolar, a todo custo. A quantidade de acidentes aéreos e risco tanto de passageiros como dos habitantes locais é espantosa, a Infraero tem de impor mais métodos de controle e impedir de algum modo tanto piloto amador se arriscando e causando tragédias. Agora mesmo mais uma família inteira morreu nos USA com o pai da família pilotando com névoa, e isso mostra que os pilotos são amadores e andam confiando em que para decolar com risco?
Tem que mudar essa lei! O comandante não poderia ter levantado voo em nenhuma hipótese. Todos os aeroportos precisam ficar fechados para decolagens em climas assim. Não pode deixar nas maos de pilotos amadores as decisões de decolar! Aí é onde está o erro! Ele não poderia ter o poder de tomar essa decisão! Acho que, se de carro já corremos perigo com motoristas mal treinados, essa possibilidade não deveria existir para pilotos. Teria que sempre contratar um profissional e ser banido essa história de piloto amador.
Exato, o piloto é amador e não tem experiência para um voo naquelas condições. Meus sentimentos as vítimas.
E tu de boca calada é um "poeta"
não existe piloto amador. Se ele estava a frente dos comandos, ele tinha documentação que o tornava apto a pilotar o avião. Ele decidiu errado por levantar vôo naquelas condições climáticas, mas para a aviação, ele era profissional.
Se tem documento que comprova ele a estar autorizado a pilotar sim ele é um piloto profissional ele tinha varios anos de experiencia tanto que ele voava a servico da empresa dele direto mas... derrepente ele errou na escolha na decisao de voar no mal tempo !!! Agora se foi pelo mal tempo que ele caiu nao sei acredito que nao... pela curva e lado que ele fez que nao é normal pode ter sido outra causa mas so a investigacao vai dizer ao certo. Meus sentimentos pelas vidas perdidas nessa tragedia !!!
@nfpcheco - Qual a diferença do piloto amador para o profissional?
Resposta:
1 - Um é dono da aeronave e pilota por muito tempo seu próprio avião.
2 - O outro recebe para pilotar.
Qual a diferença do motorista profissional, para o motorista amador dono de seu carro?
Arre, o Brasil está lascado, daqui a pouco quem tem seu carro vai ter que contratar um motorista profissional segundo esse pensamento patrulador.
Abraços da Bahia!
Tudo indica que foi imprudência do piloto. Infelizmente
parabens pela explicacao calma e detalhada.
Imagina se aeronave cai na Borges de Medeiros em cima da rua coberta, já fez um estrago aonde caiu.
Talvez tivesse depressão e bronca com família então resolveu...
Esse período de festas de fim de ano, muita gente sente solidão e fica deprimida e o mundo está cheio de doidos.
Um piloto de um Boeing, se trancou na sala de comando e jogou o avião contra uma montanha.
O avião da Embraer foi derrubado por um míssil no kasaquistão.
Se não tem torre ou outro auxílio, a responsabilidade é integralmente do comandante, diga-se piloto. A ele cabe todas as avaliações sobre a segurança de vôo.
Se o empresário é piloto tivesse bom senso não teria acontecido.
Teria sido mais prudente não ter decolado com "essa condição do tempo" mas na minha opinião não foi o tempo a causa da queda.
@ ricardo - Eh, talvez seja a depresão e pensamentos suicidas contra ele e contra a família, se sentindo mal amado.
O comandante não precisaria ter um órgão afis para decidir se decolava ou não ! Era visível que o tempo não era favorável . Arriscou a vida de todos e deu no que deu
Desafio as condições climáticas e destruiu a família.
O reflexo normal é pegar altitude o mais rápido possível!! O avião não subiu nada! Piloto de domingo é perigoso. Esqueceu de abrir o combustível ou decolou sem flap!!
Desculpe a pergunta, mas as duas coisas não estão no check, o que deve ser feito antes de decolar?
Desculpe meu português, sou argentino.
@basuraeterna Sim. Mas mesmo assim esquecem. Jatos grandes se acidentaram por esses motivos e tinha até um copiloto!!
Finalmente alguma coisa sensata vindo desse Sr., que acha que avião forte e equipado pode decolar zero/zero.
@@Mxaviair E pode.....
@@raymondservais2673 Qual operação no mundo é homologada uma aeronave civil decolar zero/zero? E estamos falando de Canela, seu peladeiro.
Com todo respeito,esse piloto foi totalmente irresponsável.
Cabe ao cmte da aeronave avaliar as condições de voo. Não é competência do órgão ATC pegar na mãozinha dos pilotos e dizer quando voar. O código Brasileiro de Aeronautica - CBA determina que a responsabilidade da segurança do voo TAMBÉM se tratando em condições meteorológicas dos aerodromos de partida e destino bem como as condições da rota, são de responsabilidade do piloto em comando. O RBAC 91.103: Estabelece que o piloto deve usar informações meteorológicas atualizadas para garantir a segurança da aeronave, incluindo considerar as condições meteorológicas ao planejar o voo e decidir sobre a alteração de rotas ou cancelamento, se necessário. Ou seja, reportagem feita por quem não entende de leis aeronauticas.
É competência do ATC, quando esse está instalado no aeroporto. Em outros aeroportos, cabe ao piloto. O aeroporto ali estava claramente fechado para operação visual. O cara sumiu no meio da corrida.
E complicado a pessoa quere decolar sem condiçoes nenhuma 🤦♂️🤦♂️🤦♂️
exato, foi isso a origem do acidente
Mas pelas imagens essa neblina baixou bem na hora da decolagem de forma muito rápida, quando a aeronave foi pra pista não estava com toda a intensidade climática vista em seguida após a decolagem.
Se conhecesse as condições do local deveria saber que isso poderia acontecer. 😢@@vanderleifs6644
Piloto decolou abaixo dos mínimos, desrespeitando as regras básicas e assumiu o risco
Fechou.
O piloto foi irresponsável, foi imprudente, isto é fato.
O que ocorreu na sequência será apurado, mas não alterará o fator imprudência como primordial para o acidente, afinal, avião que fica no chão não cai.
Implantar uma Torre de controle nao tem movimento diario para isto
Gente…por que tanta pressa para decolar em condições pessimas? São pessoas que tem condições de pernoitar nos hotéis melhores de Gramados na frente da lareira! Entendo que o piloto não tinha qualificação de instrumento, correto?
Barbeiragem ou problema no veículo no chão não tem maiores consequências. Mas no ar o avião diante de um problema não para e possibilita pensar. Então tem que pegar logo altura e ter atenção redobrada. Pois com grande visibilidade já aconteceu de baterem em montanhas ou prédios
O avião caiu apenas por causa do nevoeiro, ou estava com sobrecarga ou houve uma pane em algum motor? por qual razão fez a curva indo bater nas casas?
Suicídio talvez.
Teve um piloto de um Boeing que trancou a sala de comando e jogou o avião contra uma montanha.
O avião da Embraer que caiu no Kasaquitão foi derrubado por um míssil russo.
NÃO PRECISA TER TORRE PRA SABER SE PODE VIAJAR...DEPENDENDO DO LUGAR, E NECESSÁRIO USAR A INTUIÇÃO, A LÓGICA DE QUE VOAR EM AVIÃO DE PEQUENO PORTE COM CERRAÇÃO. NEVOEIRO EL ALTITUDE ENTRE MONTANHAS NÃO SE "DEVE VIAJAR", NEM DE AVIÃO, NEM DE CARROS E NEM DE TREM.. E PRECISO TER MEDO E CUIDAR O " TEMPO"...NADA DA EXPRESSÃO ": NÃO PENSAR NEGATIVO.NÃO É BEM ASSIM ..
Resumindo! Esse empresario matou a familia toda! Vamos parar de defender pilotos que cometem erros absurdos!
E mais algumas pessoas que estavam na pousada em estado gravíssimo 😢
Grata por essa importante entrevista. Esclarecimentos que fazem entender melhor a situação com o desamparo a que estamos todos vitimados. Só o amor pode superar as falhas administrativas humanas. Todos que falharam são responsáveis por mais essa tragédia que aumenta a necessidade da assistência e proteção divina, pois nós humanos somos sempre carentes e limitados. Cuidemos mais uns dos outros com amor divino.
O que tem o tal amor com isso. Tonta
Muito triste, aconteceu com o filho do Presidente Kennedy. Ele voou com o tempo muito mal. Acabou matando a espôsa, cunhada e a ele próprio.
DECISÃO É DO CMT.!
TIVEMOS UM ACIDENTE SEMELHANTE NESTE INÍCIO DE ANO, COM UM KING AIR COM TEMPO ÓTIMO E NADA PODE SER EVITADO!
Mesmo que tivesse torre, o piloto poderia ter seguido sim, o problema é que o piloto não ligou para as condições meteorológicas, ou seja, mesmo não tendo cartas para procedimento IFR, ele quis decolar...
Se a minha avó tivesse rodas ela seria uma bicicleta.
Se o piloto fosse responsável e consciência de ter a família, não teria cometido tal irregularidades
Talvez tivesse depressão e bronca com família então resolveu...
esse período de festas de fim de ano, muita gente sente solidão e fica deprimida e o mundo está cheio de doidos.
@@ichtyspeixe5518 kkkk então tá explicado.
Com AFIS ou sem AFIS, a decisão de decolagem sempre é do comandante. Se deveria ter decolado, é outra história.
O comandante tem que fazer um plano de voo antes de decolar, avaliar as condições meteorológicas, visibilidade, teto, temperatura, pressão, vento, precipitação, etc. se ele só é habilitado nas condições visuais VFR , se não tinha visibilidade e tetos mínimos, não poderia ter decolado.
Tem que ver as questões de peso e balanceamento e cg do avião também, pela curva acentuada que ele falou pode ter ocorrido uma assimetria ou algo do tipo. O certo mesmo é aguardar o CENIPA. Uma pena, que Deus conforte os familiares dessa perda imensa.
A possibilidade de que o piloto tenha perdido o motor da esquerda e acelerado o motor da direita sendo assim a aeronave puxa o avião para o solo para a direita, como já aconteceu com o os mesma marca de avião no Brasil. Mas tudo isso são apenas especulações.
Elos da corrente: condições climáticas totalmente inapropriadas para voo, excesso de passageiro e consequentemente excesso de peso, piloto incapacitado, irresponsável, prepotente que deveria ter ido sozinho
Exesso de passageiro metade sendo crianças?????? esta aeronave tem 2 motores de 1000 hp e helices pentapa com 5 pas esta aeronave é um foguete pra decolar.
Se houvesse uma Estação AFIS no Aeroporto certamente o operador não teria aceitado o Plano de Voo e nao permitirua a decolagem. Faz muito tempo atras impedi a decolagem de uma aeronave em condições semelhantes de teto e visibilidade. O dono do avião queria decolar de qualquer maneira. Disse a ele que o problema nao wra decolar, o problema era o avião ter uma pane e ele poder retornar em segurança para pouso. Apos algum tempo o avião decolou e apos algum tempo de voo teve uma pane mas pode pousar em segurança nas margens de uma rodovia. E se nao houvesse teto e visibilidade?
Ótima entrevista sobre o ocorrido. Sem querer achar já um culpado e expondo fatos para um melhor entendimento sobre o mesmo. Até me ajudou em uma dúvida sobre a torre de controle. Agora é esperar as investigações das autoridades competentes até poderem liberar um relatório preliminar e posteriormente o relatório final.
Se meu pai não tivesse morrido , teria passado o Natal comigo . O "se" não é conclusivo !!!!
Acho q houve uma precipitação do piloto..se o tempo estava ruim ñ deveria voar de modo algum..pelo q o rapaz fala foi falha humana mesmo..nunca vai saber a razão exata..festas de final de ano...precipitação..pra mim foi puro erro do piloto..absurdo 😢
RESUMO: O Piloto e empresário assumiu o risco! Ponto Final. Levou a família inteira de brinde.
Eu sei que o cara morreu, mas dá raiva; até eu que não piloto sei que aquele não é tempo pra decolar. Já se viu nas mídias acidentes com morte de todos por causa de falta de visibilidade. O piloto foi arrogante e levou todos pra morte
Jamais deveria ter decolado naquelas condições....foi imprudência...e pelo que tenho visto pelos fatos e imagens ele estava tentando retornar quando sentiu que não daria pra continuar....mas estava sem visibilidade alguma e após aquela curva anormal à direita colidiu com a chaminé do prédio...e daí em diante nada mais poderia ser feito.....uma lástima que muito nos entristece...
Mesmo com a AFIS, ele teria decolado, pelas câmeras pode-se ver claramente que o tempo estava abaixo dos mínimos operacionais. Obviamente, o piloto decolou abaixo dos mínimos para voos visuais, no entanto, este fator não é tão importante para a decolagem quando não há pane na decolagem, sendo muito mais relevante para o pouso do que para decolagem. No entanto, algo de errado aconteceu, mesmo na decolagem, onde não deveria ser um grande obstáculo, o clima, visto que aeronave dispõe de piloto automático e instrumentos necessários para uma navegação segura.
O cara era um patrão, eu quero , eu posso, sou VIP EU FAÇO O QUE EU QUERO.
BENHÊ!!!! NÃO TAMOS PERDIDO??? NÃO É MELHOR PARAR E PERGUNTA PRA ALGUÉM???
NÃO BEM EU SEI O QUE EU TÔ FAZENDO..
E AÍ DEU COM OS BURROS N'ÁGUA, OU NA SERRA.
PESSOAS RICAS COSTUMAM NÃO CUMPRIR AS LEIS, DAR UM JEITINHO. MAS AS LEIS GRAVIDADE NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS VALE PRA BICICRETA E AVIÃO.
Parabéns! Seu comentário salvará o planeta um dia! 👏🏻👏🏻👏🏻
Porra,tu falou muito bonito mas no final quebrou tudo com sua BICICRETA😂😂😂😂😂😂
O responsável, foi o dono do avião ✈️
Boa e esclarecedora reportagem, porém, fica claro, que recomendações importantes, são tratadas como banalidades, se quiser seguir segue....
Somente o cenipa poderá esclarecer! Nos resta orar para todos e pelas famílias!
Isso não justifica, a responsabilidade é do piloto
Será que foi abastecido com o combustível certo?
De prazer também se morre! Achamos que podemos tudo tendo dinheiro
Evidente que não devia ter decolado, mas o piloto com 61 anos, sem co-piloto, tbm não descarto a hipótese de ter tido um mal súbito.
Reporter com voz de dublador, parece ate a voz do Wendel Bezerra.😂
Poucas pessoas se dão conta que o clima pode ter sido o menor dos problemas. Se a aeronave ou piloto tiveram algum problema, iria aconrecer com o tempo bom da mesma forma.
A grande discussão inicial continua...o aeroporto não seria um risco para Gramado? A facilidade de ter um acesso rápido à Gramado não seria um risco à vida? E agora, de quem é a culpa? O aeroclube saltou fora e a infraero? A culpa é do tempo? O aeroporto tem que ser fechado definitivamente? Estava tudo bem até morrer alguém?
Sem fundamento, seus questionamentos.
Pessoas irresponsáveis são um risco para os outros, seja na rua, no mar e no ar.
Nota-se que tu é leigo em aviação, consequentemente te torna um "burro" por fazer questionamentos sem nenhum embasamento...
A coragem, respeito, de seguir as regras essenciais para salvar vidas, não tem força, segue quem quer, até quando? Qtos tem q morrer para terem coragem de aplicar o essencial,fazer cumprir a lei.
Não conheço esse povo, mas eu acho que foi alguma "fatura" que chegou. A tal da lei do retorno
Em algum momento a tua "fatura" também chegará. Só talvez não vais estar vivo pra perceber... 😏😏😏
@Ademargal com certeza chegará. Todos temos faturas pendentes
Poucos entendem e acreditam no mundo espiritual mas acredito também que isto foi espiritual pesos e contra pesos
@alexextreme3026 está bem óbvio que foi, mas nem todos acreditam
@@0229silvabarbosa Talvez tivesse depressão e bronca com família então resolveu...
Esse período de festas de fim de ano, muita gente sente solidão e fica deprimida e o mundo está cheio de doidos.
Um piloto de um Boeing, se trancou na sala de comando e jogou o avião contra uma montanha.
O aviao da Embraer foi derrubado por um míssil no kasaquistão.
Um mau tempo desse e ficar no hotel.
estaria dormindo
Se ele fez uma curva a direita, que não é padrão, será que não houve uma parada do motor direito logo após a decolagem e com o torque e faixa altura e sem visibilidade,ele não teve tempo de compensar o avião 🤔
Vai desculpar, mas um AFIS não evitaria a decolagem de um piloto decidido a voar Visual em condições
IMC. Foi teimosia do piloto. E a curva não influenciou nada, o problema foi de peso, o avião não subiu. Pronto!
Depois que acontece um desastre, é que as pessoas vem dizer que o vôo não era pra ter acontecido. na minha opinião não se deve ter achismo quando se trata de vidas.
Parabéns
Resumindo: A decisão de decolar subestimou o cenário desfavorável e custou a vida de todos. Será que o piloto tomou essa decisão sozinho, ou foi em consenso? Só sei que faltou prudência, e se em um avião a última palavra é do comandante, ele não deveria ter decolado. Ele tinha conhecimento técnico pra saber que não era pra voar naquele momento.
A cidade não tem aeroporto, sim aeródromo.
Com certeza!!!!!!!😢
Não se respeitou um dos mandamentos da aviação : não se coloca a família toda no mesmo avião ... lamentável, triste demais !
Esse desastre aéreo só aconteceu pq o dono do avião era o piloto.
Se fosse um piloto profissional, contratado, não teria levantado vôo naquela condição de jeito nenhum, mesmo que fosse obrigado pelo dono.
Um piloto de bom censo não teria nem saído do hotel naquela hora.
Tempo näo foi o determinante para o acidente. Problema é um só piloto que pode ter errado a curva, ou falha no motor ou sobrepeso na aeronave..
A culpa do acidente foi do próprio piloto.
Se tivesse Torre ou Radio no aeroporto, e uma SID IFR, os minimos meteorologicos para aquele aviao seriam 800 metros de visibilidade horizontal e zero de teto.
Esse tipo de avião não precisa de nada disso. Pode voar IFR fácil com um mínimo de visibilidade. Tem dois motores de 1.000 HP cada!! O piloto errou feio!! Era para subir quase na vertical!!
Não vão construir e manter uma torre para 4 pousos e decolagens por dia!!
Exatamente isso! Não se trata de ser voo IFR ou VFR; Canela estava abaixo dos mínimos para decolagem, sob qualquer regra de voo.
Se tivesse AFIS em Canela, a meteorologia estaria dentro dos minimos para aquela categoria de aeronave (que daih seriam 800 metros de visibilidade horizontal e ZERO de teto). Ou seja, as condicoes meteorologicas estavam dentro dos limites da capacidade da aeronave. O fato de nao haver orgao ATC em Canela e nem procedimento de saida ifr publicados tornam ilegal utilizar os minimos de 800 metros de vis e zero de teto em Canela. Porem isso nao muda o fato de que o aviao na pratica teria condicoes de decolar com tal condicao meteorologica.
Os minimos ifr para decolagem podem ser encontrados na publicacao DECEA AIP-BRASIL, subparte AD 1.1-3, iniciando no paragrafo 4.2.2 e lendo-se ateh o final daquela pagina. Para ajudar no entendimento da leitura, RCLM significa "Runway Center Line Marking" e eh aquela faixa branca picotada que existe pintada no eixo da maior parte das pistas de pouso.
Se o youtube permitisse, eu postaria aqui uma foto da pagina relevante daquela publicacao.
querem colocar torre de controle em todo tipo de pistas, querem até para corrida de karts..................... putzzzzzzzzzzzzzzz
O aeroclube não recebeu investimentos da INFRAERO, e sim o aeroporto.
Bateu por excesso de peso ou por falta de visibilidade ou pelos 2
Se fizesse isso, se fizesse aquilo,e se...😮💨! Depois de morto,todo mundo virou especialista?
Essa curva a direita pode ter sido causado por uma falha de motor.
Sinto muito pelas vidas😢mas infelizmente a imprudência , causa acidentes terríveis , acredito que seja mal tempo , poucas condições visuais , 😢😢😢😢
Um grande abraço, e um feliz Natal Miron ,estou morando em Florianópolis, de um abraço no Pedro da fruteira frutal obrigado
provavel pane motor direito! a
legislacao devia proibir bi motores principalmente os de turbina( turbohelices) de voarem c um so piloto... chuva nao derruba aviao! o aviao precisa de instrumentos para pouso! se onde ele vai esta aberto e tem pista p decolar... o chayenne tem um grande numero de radares e instrumentos... decola e vai... risco sempre tem! mas da p ir... nao foi clima q derrubou esse voo...
Exatamente!!!
Se as Regras de Vôo fossem seguidas ...
O piloto na ocasião, foi super imprudente, e colocou todos em risco eminente!!!!!
Uma hipótese:
Se a torre não autoriza o vôo e mesmo assim o piloto decole,oque acontece?