Olá, Isabela. Obrigado pelo comentário! Fico feliz em saber que as aulas ajudam. Se você puder e quiser, ajudaria muito meu trabalho aqui no RUclips se você curtisse os vídeos que você gostar e compartilhasse com colegas que possam ter interesse. E, se quiser continuar acompanhando o conteúdo, é só se inscrever! Grande abraço e bons estudos.
Oi, Mércia. Obrigado pela pergunta! Na verdade, a resposta depende um pouco do contexto. Neste vídeo, estamos falando sobre precisão no sentido de variabilidade amostral. Neste caso, um estudo epidemiológico é preciso se o resultado fornecido por ele é pouco influenciado por variabilidade amostral. Isto pode ser quantificado, por exemplo, pelo intervalo de confiança. Neste contexto, não se costuma utilizar a palavra confiabilidade como sinônimo de precisão. Porém, no caso de avaliação de testes diagnósticos, os conceitos de repetibilidade e confiabilidade são, sim, sinônimos, e se referem à capacidade do teste de fornecer os mesmos resultados quando repetido sob as mesmas condições. Neste contexto, um teste é considerado confiável (ou repetível) se, em geral, fornece os mesmos resultados em aplicações repetidas. A confiabilidade pode ser quantificada por medidas como a concordância (ruclips.net/video/GhRPO863h1E/видео.html) e o coeficiente Kappa (ruclips.net/video/qNeOgCjBhww/видео.html). Espero ter esclarecido. Um abraço e bons estudos!
Parabéns, professor! Excelente aula
Olá, Isabela. Obrigado pelo comentário! Fico feliz em saber que as aulas ajudam.
Se você puder e quiser, ajudaria muito meu trabalho aqui no RUclips se você curtisse os vídeos que você gostar e compartilhasse com colegas que possam ter interesse. E, se quiser continuar acompanhando o conteúdo, é só se inscrever!
Grande abraço e bons estudos.
Queria saber se um teste preciso é sinônimo de teste confiável, por favor.
Oi, Mércia. Obrigado pela pergunta!
Na verdade, a resposta depende um pouco do contexto. Neste vídeo, estamos falando sobre precisão no sentido de variabilidade amostral. Neste caso, um estudo epidemiológico é preciso se o resultado fornecido por ele é pouco influenciado por variabilidade amostral. Isto pode ser quantificado, por exemplo, pelo intervalo de confiança. Neste contexto, não se costuma utilizar a palavra confiabilidade como sinônimo de precisão.
Porém, no caso de avaliação de testes diagnósticos, os conceitos de repetibilidade e confiabilidade são, sim, sinônimos, e se referem à capacidade do teste de fornecer os mesmos resultados quando repetido sob as mesmas condições. Neste contexto, um teste é considerado confiável (ou repetível) se, em geral, fornece os mesmos resultados em aplicações repetidas. A confiabilidade pode ser quantificada por medidas como a concordância (ruclips.net/video/GhRPO863h1E/видео.html) e o coeficiente Kappa (ruclips.net/video/qNeOgCjBhww/видео.html).
Espero ter esclarecido. Um abraço e bons estudos!
@@professorfernandohartwig Entendi, professor! Muito obrigada por ter respondido!!