Como lidar com uma pessoa paranoica

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 авг 2024
  • Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / josé antônio rosa - ca...

Комментарии • 26

  • @marcelonunesempreendedor
    @marcelonunesempreendedor 4 месяца назад +2

    Sou filho adotivo e sofro com a minha mãe desde que me entendo por gente. Nunca houve um carinho da parte dela, muito pelo contrário, ela sempre fez e faz questão de denegrir a minha imagem para todos. Papo reto, faz falta pra mim até umas horas. Narcisismo nível hard. Sempre achei que eu realmente não prestava, até que aleatóriamente conheci o canal da Virgínia Coser, foi libertador mas, os ataques são constantes. Ela me moldou a seu modo, fui fraco, permiti de fato, a manipulação foi perfeita, desde bebê. Ela está com 83 anos e há somente eu para cuidar dela com relação a médicos, enfim, tudo. Eu cuido, mas ela não reconhece, não que eu procure reconhecimento, mas poxa, reconhecimento faz com que façamos o que quer que seja com satisfação. Diz que eu não quero que ninguém da família dela venha nos visitar para que ela fique em minhas mãos, para que eu a maltrate escondido de todos. E pior, essa paranóia que só existe na cabeça dela, ela ventila a torta e a direita, e advinha, todo mundo acredita. Pela idade, pelo dom da persuasão, pelo vitimismo, enfim, talvez até eu se não fosse eu acreditaria e acharia que o filho dela (eu) fosse de fato um monstro. Minha filha está com 12 aninhos, moramos os 3 juntos, o assédio moral que a minha filha sofre da parte dela é descomunal. Sem falar outras coisas que ela nos acusa que são, cara, não consigo reproduzir. É abominável. Bom, minha filha já entende e sofre juntamenet comigo. 24h mal humorada com a cara desse tamanho, falando "aquelas" palavras de maldi*** que não se pode falar dentro de um lar. Quando ela passa parece que uma nuvém negra a acompanha, tanto o meu quanto o coração da minha fica super acelerado. É horrível, ao ponto de ter a esperança que talvez na próxima encarnação eu consiga ter uma vida pelo menos no mínimo normal. Ou sei lá, talvez eu mereça sem saber exatamente o porque viver esse karma. Meu Deus do Céu, é horrível. Ela quer o meu mal, sempre quis. Isso é péssimo. Ela ja arquitetou para eu ir parar na delegacia. Meu pai a traía com meio mundo, não sei se por isso ou por pura maldade ou se por ambos respingou tudo em mim e ainda respinga. Não tenho com quem falar a respeito, por isso deixo aqui meu desabafo. Que sentimento/sensação horrível. Uma mãe se esforçar tanto para acabar com a vida do único filho, da única pessoa que ela pode contar. Me sinto tão desolado. Conto com Deus e com a minha filha, para o restante, sou o que sai da boca dela. Um lixo! Entre outras coisas, só para finalizar, ela esporadicamente me acusa de roubá-la e deixá-la passando fome. Vou finalizar com esse texto que eu gosto bastante: "A águia não luta com a cobra no chão. Ela leva a cobra para o céu, muda o campo de batalha, e logo depois a solta.
    A cobra não tem nenhuma resistência, poder e nenhum equilíbrio no ar.
    Em seu terreno a serpente é poderosa e mortal, mas no ar ela é inútil, fraca e vulnerável.
    Leve a sua luta para o CÉU em oração e Deus assumirá as tuas batalhas.
    Não lute contra o inimigo na sua zona de conforto, mas mude o território da batalha.
    Leve-a para o alto e Você terá a certeza da vitória!! Deus é contigo! Seja qual for a sua batalha olhe para o Céu e entregue tudo a Deus! O Senhor Dos Exercitos luta por nós!!!" 🙏🏼💙

    •  4 месяца назад +1

      Assertividade de repente pode ser importante. Sempre falo aquelas verdades duras às pessoas que passam do limite, mesmo que sejam queridas e da família. O importante é falar macio, com 3 Bs: boa intenção, boa vontade e boa educação. Mas, marque o terreno e não deixe ninguém invadir sem sua permissão.

    • @MrPrince287
      @MrPrince287 3 месяца назад

      Amigo, sugiro que passe a gravar o comportamento dela, eu fiz isso com a minha vó na época que morava com ela, ela tinha transtorno de personalidade paranoica, tem até hoje, eu consegui comprovar para todos gravando hoje em dia ela tem medo e não fala um a sobre desconfiar dos outros porque pensa bem antes disso.

    • @MrPrince287
      @MrPrince287 3 месяца назад

      Gravando você pode denuciar pro ministério publico e solicitar que ela seja internada em um lar de idosos.

  • @ritaluis1881
    @ritaluis1881 2 года назад +1

    Excelentes conselhos! Estou sofrendo com meu marido paranoico há 5 anos

    •  2 года назад

      Obrigado, Rita. Sorte para você. Abraço.

  • @asj.52
    @asj.52 Год назад +1

    Meu pai é esquizofrênico. Está ficando cada vez mais difícil conviver, tenho 21 anos... se saio de casa sem avisar para ir comprar um pão na esquina e ele já vai atrás para ver se aconteceu algo, já foi no meu trabalho verificar se realmente eu havia chegado bem, me causando constrangimento. Já tentei morar a 2min dele, já tentei morar a 2h dele. Mas no fim o impacto é o mesmo, estou desenvolvendo ansiedade e não tenho paz na minha vida.

    •  Год назад

      Cara Luna, compreendo bem sua dificuldade. Já tive casos na família. No caso aqui houve uma mudança radical quando a paciente teve o diagnóstico certo e passou a tomar a medicação com regularidade. Tornou-se outra pessoa. Sem medicação não há paz, nesse caso. Boa sorte aí e votos de que seu pai ache um caminho certo de medicação. Abraço.

    • @isabellafrancine2729
      @isabellafrancine2729 9 месяцев назад

      Minha mãe é exatamente assim. Comecei um estágio e antes mesmo de entrar na empresa ela ligou lá pra saber algumas informações. Me ligou duas vezes durante um vestibular importante (ainda bem que meu celular estava desligado).
      Liga até 5 vezes seguidas, depois de meia hora faz a mesma coisa.
      Ela é uma boa mãe e eu sei que me ama, mas ela precisa saber tudo que se passa na minha vida senão ela se preocupa. Eu já sou casada, tenho 26 anos. É cansativo demais.

    • @asj.52
      @asj.52 9 месяцев назад

      @@isabellafrancine2729 Simmm! Cansativo e sufocante, sabemos que a pessoa fica preocupada e até cria delírios na própria mente, mas poxa... Somos adultas, queremos viver em paz e com tranquilidade

  • @gustavofonseca3749
    @gustavofonseca3749 2 года назад +2

    Kkkk geralmente, essas pessoas nao confiam nem em si mesma. Deve ser dificil ter um relacionamento amoroso sendo assim. Boa noite professor.

    •  2 года назад

      Se a coisa for brava, fica difícl qualquer relacionamento, certamente. Abraço.

    • @gustavofonseca3749
      @gustavofonseca3749 2 года назад

      @ kkk vdd

  • @Guimont.l
    @Guimont.l 5 месяцев назад +2

    Você é Psicólogo? Médico? Psiquiatra? Ou apenas usou argumentos baseados no senso comum sobre o assunto?

    •  5 месяцев назад

      Olá, caro Guimont. Lidar com gente é assunto para toda a sabedoria humana, principalmente quando não se trata de pessoas com efetivos problemas de saúde mental ou física. Então, como mencionado no vídeo, juntei meus conhecimentos com os dos autores do livro. Minha formação é na área de comunicação, portanto, inclui lidar com gente também. Fiz doutorado em Ciências da Comunicação na USP.

    • @amaurypavan4521
      @amaurypavan4521 3 месяца назад

      ​​@não precisa se explicar não José, é perda de tempo entrar em conflito com pessoas paranóicas😉😆😆... Aprenda com você! Provavelmente esse rapaz se reconheceu nas características que você mencionou porém ainda não se aceitou... Nesse momento de auto aceitação, ele foi pelo caminho de atacar quem mostra o problema (que intimamente ele sabe mas não quer admitir). Veja a hostilidade gratuita cim que ele te questionou... Isso diz muita coisa sobre ele... Vamos torcer pra que ele amadureça e comece a aceitar o problema.

  • @gustavofonseca3749
    @gustavofonseca3749 2 года назад

    Professor, eu em 2018 ou 1017 fiz uma inscrição no curso de administração na faculdade unopar aqui da minha cidade, minha mae iria pagar o curso pra mim... deu três dias depois de iniciar o curso refleti e pensei bem cancelar o curso pois a minha mãe é humilde e iria ser dificil ela pagar, pois bem, eu sai do curso no segundo ou terceiro dia e desde entao veio uma taxa para eu pagar e ate hj ja ta beirando os 500 reais e nao vejo motivo de eu pagar e achei injusto até... a pergunta é: eu tenho meus direitos na justiça para nao pagar essa taxa?

    • @gustavofonseca3749
      @gustavofonseca3749 2 года назад

      No momento estou desempregado ha um bom tempo e tenho essa divida no serasa... pra piorar tenho outra de 40 reais que eu nunca fiz que é da claro.... pensei bem em pagar logo essas duas nao quero estressar por mais que seja dificil eu levantar um dinheiro desses

    •  2 года назад +1

      Quando tenho problemas com empresas, tenho usado o site Reclame Aqui. Usualmente resolve, porque hoje as empresas precisam zelar muito bem por suas imagens. É uma ideia. Outra é procurar o Procon da cidade e pedir ajuda. Essa ajuda também pode ser obtida na defensoria pública. Tente esses caminhoas que, no mínimo, você conseguirá condições mais justas de acerto.

    • @gustavofonseca3749
      @gustavofonseca3749 2 года назад

      @ sim... obrigado.

    • @gustavofonseca3749
      @gustavofonseca3749 2 года назад +1

      @ legal nao sabia que tinha esse site de reclamação.

  • @MarcoSena-iy6hk
    @MarcoSena-iy6hk 9 месяцев назад

    Minha companheira é tudo isso aí 😢

    • @amaurypavan4521
      @amaurypavan4521 3 месяца назад

      A minha também... E o que você tá fazendo?!

  • @catJosyh
    @catJosyh Год назад

    Eu sou assim😢que faço estou precisando ajuda😢

    •  Год назад

      Dois caminhos, caro Josyh. Um é a autoajuda. Por meio da autoanálise e da reflexão sobre si mesmo, você pode ter melhora significativa. No seu caso, acho que isso resolve, porque você parece ter consciência do problema. Então, o caso seria buscar mais informação e ler mais sobre o assunto. No caso de precisar de ajuda efetiva, o caminho é a psicoterapia. Buscar um psicólogo. Até na rede pública de saúde costuma ter, embora com as demoras que a gente já conhece.

    • @derciomuianga9811
      @derciomuianga9811 3 месяца назад

      Conhecer o problema é a primeira parte da sua resolução. Sigmund Freud. Trabalhe nisso usando a terapia.