Servidor de arquivos 07 - Criando usuários, grupos, e dando permissão

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 фев 2025

Комментарии • 10

  • @raimundocastrodefranca5030
    @raimundocastrodefranca5030 3 года назад +1

    Que aula, vc tem potencial amigo.grato pelas aulas

  • @prosegconsultoriaeseguranc1551
    @prosegconsultoriaeseguranc1551 3 года назад +1

    Ótimas aulas, estou seguindo como base para montar aqui na empresa. Segui todas as aulas e executei todos os passos e o servidor está funcional, mas tenho duas dúvidas: 1ª sobre permissão: cada usuário está restrito a permissões e locais do grupo a que pertence, porém cada vez que um participante do grupo cria um novo arquivo outro integrante do mesmo grupo não consegue acessar (um improviso que consegui para fazer funcionar é ter que definir novamente o local de acesso do grupo com CHOWN -R e também as permissões do local com CHMOD -R 770) e após reiniciar o servidor. 2ª sobre a pasta lixeira: configurei porém ela não funcionou. Consegue ajudar-me com a resolução destas situações?

    • @vandeilsonnolasco
      @vandeilsonnolasco  3 года назад

      Quanto às permissões, certifica se os diretórios petencem aos grupos corretos. Executa o comando "ls -la" sem as aspas. Ex: ls -la /documentos/diretoria. Quanto às permissões com CHMOD está correta. Você deve executar no diretorio raiz (principal) Ex: chmod -R 770 /documentos/diretoria. Tudo que for colocado abaixo terá a mesma permissão. O Fato é que: O diretório que você quer compartilhar term que ter o usuario dono que pode ser o root, deve perterncer ao grupo e os usuarios com permissão devem estar dentro do grupo. Com a pasta diretória ficaria assim chown -R :diretoria /documentos/diretoria. Nesse caso o dono permanece o usuario atual que foi o usuario que criou a pasta geralmente o root. o grupo seria diretoria e o diretório seria diretoria. Quanto á lixeira da uma olhada no /etc/samba/smb.conf. Ela deve ser habilitada também na sessão [global] vsf. Espero ter ajudado.

  • @clovisscherer2977
    @clovisscherer2977 3 года назад

    opa, você não consegue gravar algum áudio póstumo explicando os comandos utilizados para que servem? está muito bem feito, mas não entendo para que é utilizado!

    • @vandeilsonnolasco
      @vandeilsonnolasco  3 года назад +1

      Olá Clovis tudo bem contigo? Os comandos na verdade são scripts que em sua maioria são nativos do Linux. Cada comando tem a oção de ajuda. No caso do sudo, é quando você está usando um usuário padrão e quer executar o comando como adminstrador certo! senão você pode executa-los com o super usuário mesmo com o simbolo # "NÃO RECOMENDADO". Já os outros comandos para saber mais detalhes do que eles fazem, você pode executar o comando com a opção -h ou --help. Ex: sudo useradd -h ou sudo useradd --help. E assim pode fazer para qualquer outro comando que foi apresentado no vídeo. Caso a sua Lingua nativa não seja o Português e você saiba ou tenha o Inglês como sua Lingua nativa é mais fácil porque a maioria dos comandos estão em inglês ok! Espero ter ajudado e qualquer outra dúvida posta aqui.

  • @RDAnjos08
    @RDAnjos08 4 года назад +1

    Mas esses grupos e usuários não são locais?

    • @vandeilsonnolasco
      @vandeilsonnolasco  4 года назад +1

      Olá Rogerio!! Apesar de ser apenas um servidor de arquivos sem um servidor de diretórios tipo LDAP, da para criar grupos e usuários que serão locais no servidor mas podem ser acessados por computadores clientes da rede interna. Nesse caso o usuário que você criar poderá acessar a sua pasta que está localizada no servidor usando as credenciais e permissões que você definir no servidor. A ideia aqui é fazer primeiro um servidor somente de arquivos e depois refazer ele como um controlador de domínio. Se não consegui esclarecer sua dúvida me fale aqui ok! Obrigado pelo cometário.

  • @edulomelino1
    @edulomelino1 4 года назад +2

    Divulgue seus vídeos! Eu era leiguinho nisso tudo, agora já estou fazendo sozinho.

    • @vandeilsonnolasco
      @vandeilsonnolasco  4 года назад +2

      Obrigado pela força. Preciso fazer isso mesmo. Ainda tem alguns vídeos que tenho que acrescentar. A lixeira e auditoria. Você vai gostar. Vou tirar um tempinho para levá-los.