Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-61961721
Violência, impunidade, corrupção, custo de vida alto, desemprego, relações tóxicas na família e no trabalho… a lista é imensa! Tenho observado as pessoas e digo com tranquilidade que é raro encontrar alguém com a saúde mental intacta. A sensação que eu tenho é que estamos todos enlouquecendo dentro desse sistema perverso.
Concordo.A sociedade no geral com este sistema perverso está adoecendo a todos. As pessoas não são importantes. Isso adoece a todos, a melhora só virá quando o ser humano se tornar importante na sociedade.
Perfeito! a covid foi só a última pá de terra na nossa cova. parece que estamos no apocalipse: se vc não morreu de covid, desenvolveu pânico, transtornos, está com problemas financeiros, vendo as mudanças climáticas acontecerem, as redes sociais destruindo democracias e relações sociais, a política nos desuniu, estamos frustrados com um mundo dominado pelo capitalismo selvagem. impossível alguém sair ileso nessa era do cansaço!
Um fato que não foi enfatizado no video mas tem muito peso, é o fator da desigualdade, e principalmente a percepção dessa desigualdade, que aumentou muito com as redes sociais. Antigamente vc não tinha a possibilidade de acompanhar tão de perto a vida de ostentação dos mais ricos, e pior, redes como o instagram e tiktok fizeram parecer que ostentar, ser bonito, viver sem trabalhar é o normal. É impossivel o pobre que mal tem pra comer( ou seja, metade do Brasil), assistir tiktok e não desanimar da vida.
consciente do celular! A depressão dessas gerações aparece até nos carros modernos, sem côr. Na agressividade que escorre dos comentáriois nas redes sociais, *como o seu* , destilando ódio e ressentimento contra quem é feliz.
É triste...mas ser negativo é ser irrealista...assim como o excesso de positivismo tbm é irrealista. Oque precisamos ter como humanos " equilibrados" é ser realistas...e fazer tudo oque está ao nosso alcance pra viver melhor. As redes sociais moldam o humano pra perder o realismo.
O pior ainda é os negacionistas que não conseguem ver o que está acontecendo com o mundo. Aí chega esses "Bolsonaros" e "Trumps" no poder, elegidos por um bando de fanáticos malucos. Fica difícil ser otimista em um cenário assim, de negação da realidade.
Isso tudo já existia no século passado...o problema tem sido o qto as redes sociais nos condicionam a ter essa visão irrealistamente negativa sobre tudo.
@@karinnea8561 eu fui criança em uma época que o custo de vida era muito maior que hoje...tínhamos racionamento de alimentos...ficávamos na fila do supermercado pq só podíamos pegar 1 litro por pessoa...oq meu pai ganhava era tão desvalorizado q tí hamos q correr no dia do pagamento pro mercado pq a inflação comia uma parte do salário dele. Eu ouvia todos os dias sobre a taxa overnight...q significa q do dia pra noite todos preços aumentavam. Tivemos tempos piores. Entendo que vai piorar com certeza...mas o uso exagerado da tecnologia tem prejudicado a todos...ao invés de sermos pró ativos...ficamos aí...jogando conversa ao vento...uma perda de tempo deprimente.
Somos a geração rotulada como depressiva porque somos extremamente conscientes dos graves problemas do nosso século, especialmente os jovens que têm consciência social, que não caem no discurso do coach, da vida perfeita narrada no Instagram, da exacerbada meritocracia imposta pela sociedade e pelas grandes empresas, dos exorbitantes custos de se ter qualquer bem (particularmente em países como o Brasil), dos processos seletivos altamente morosos, estúpidos e inadequados para se conseguir um emprego decente, sem contar a pandemia da COVID-19 e os dilemas pessoais de cada um. Enfim, desafio para lidarmos é o que não falta na nossa geração. A matéria foi muito interessante, aliás!
Texto certeiro! E além da consciência dos problemas, a sensação de impotência diante deles acaba com o psicológico. Também acrescentaria aqui no Brasil a impunidade de políticos corruptos e políticas de morte em vários governos
consciência social não muda o mundo, essa suposta consciência só atrapalha o mundo,quem de fato tem consciência social e se incomoda com isso mete a mão na massa e não fica com esse papinho furado
@carlos qevedo discordo da sua opinião,se não fosse o dono da padaria esse padeiro estaria dependendo de bolsa esmola do governo,o dono da padaria pra ter a padaria precisou fazer econômias,empréstimos pra ter o capital, indiferente como obteve o capital por fim teve que ter coragem e inteligência pra abrir uma padaria, não adianta nada ter o capital se não tiver sabedoria de como tocar o negócio e falo com propriedade pois já tive experiência com um negócio,sem contar que se não der certo o prejuízo fica todo pro dono enquanto o funcionário não perde nada, o problema não está no empresário e sim nessa tua ideologia vc claramente foi contaminado por isso, é só ir em Estados pobres e verá que o problema é justamente ter poucos empresários, aí as pessoas precisam se deslocar pra sp RJ ou capitais assim formando as favelas, consciência social é coisa de vagabundo sustentado pelos pais que nem se auto sustentam ...
Tenho 76 anos e muita experiência com depressão. Comecei a fazer terapia junguiana a partir dos meados dos anos 80 aos 41 anos de idade porque sentia a inadequação da percepção de mim mesmo; Nos anos 90 tive 8 anos de depressão devido a perda de emprego e somente comecei a sair dela com antidepressivos, mas também tomei antidepressivos que não resolveram absolutamente nada. Sair da depressão não significa estar tranquilo e em paz, pois para isso precisamos encontrar sentido na vida, porém é a condição mínima necessária para que possamos nos manter em pé e encontrar esse sentido da vida, que é pessoal e intransferível. A busca pelo sucesso a qualquer custo é um dos fatores mais perversos atualmente vigentes em muitos livros, redes sociais, etc. Nos anos 2000 passei por vários livros desse tipo como O SEGREDO, A CHAVE MESTRA e alguns livros de Deepak Chopra, os quais por algum tempo me fascinaram. No entanto, mesmo tentando por algum tempo, não consegui obter qualquer sucesso com nenhum deles. Agora, já nos anos 2020, o antídoto que encontrei para toda essa cultura de sucesso a qualquer custo são os livros de Eckhart Tolle: O PODER DO AGORA, O PODER DO SILÊNCIO e UM NOVO MUNDO. Algumas coisas que tenho aprendido e praticado é a conscientização de que o mundo não está aí para nos agradar -- uma noção completamente diferente da de SUCESSO. Quem espera alcançar isto, mais cedo ou mais tarde está fadado ao fracasso, à decepção à auto-depreciação e à depressão. Ao contrário, o mundo está aí para nos desafiar para que possamos galgar patamares mais elevados, não de sucesso profissional, econômico, posição social, etc., mas um maior nível de consciência, o que deixa todo o resto irrelevante e nos traz uma sensação inestimável de paz interior, de autoconfiança e de sentido. Nesse estado, a própria noção de auto-estima deixa de ter sentido.
Como é bom ler um comentário tão inteligente quanto o seu Bijan. Fico na torcida para que você siga caminhando, seja o caminho que for, desde que seja seu e que te faça bem. ;)
Estudar a Biblia, com ajuda de quem conhece, tb é um caminho. Vc passa a entender que nossa carne, sempre terá espinhos. Olhar para a vida espiritual, nos faz compreender melhor. Nosso mundo jaz no maligno mesmo. Mas existe uma vida superabundante em Deus. Echart tole também me fez entender todo o processo mental.
É horrível esse sentimento de inutilidade, parece que todo esforço de anos não foram recompensados. As frustrações engolem a gente, e não sabe lidar com elas torna tudo ainda pior. Nossa, é uma luta diária pra se manter respirando nesse mundo caótico e perturbador, e sem nenhum vislumbre de uma possível melhora.
Eu sou da geração de 70, até meus 40 vivia numa gangorra emocional, todos passam por isso, hoje estou livre, simplesmente porque eu descobri que um dia eu vou morrer, então pra que me preocupar? Não posso salvar o mundo.
Para essa geração nova eu recomendo, ir a luta, precisamos de mudanças, na política principalmente, nas redes sociais que vendem uma imagem irreal de ostentação e superflualidades inúteis e sem sentido. A vida o futuro nós fazemos, quando jovem a pessoa tem a seu favor a saúde, o tempo é preciso ter perseverança e atitude.
Nascemos ouvindo "Estude para ser alguém na vida/estude para ter uma vida melhor no futuro". Nos esforçamos, completamos ensino médio, o superior, pós, alguns até mestrado e doutorado, fizemos cursos técnicos, profissionalizantes na esperança de ter uma vida melhor, mas encontramos um país que oferece poucas oportunidades e as que existem tem exigências excessivas e desproporcionais. Antes as pessoas humildes tinham a esperança (quase certeza) de que através dos estudos poderiam mudar suas vidas e de suas famílias para melhor, mas a verdade é que atualmente nem uma carreia acadêmica garante emprego. Diversas pessoas com ensino superior trabalham em sub-empregos que não tem nenhuma ligação com sua área de formação. Então, o que nos resta ? Concursos públicos! , que se tornaram o sonho e a luz no fim do túnel de muitos, porém o processo de preparação até chegar na aprovação é um processo árduo, onde os concurseiros abdicam de muitas coisas para estudar. Enfim, é só o desabafo de mais um jovem deprimido que está fazendo um curso de graduação, fala uma língua estrangeira fluentemente, mas que está desempregado e não tem idéia de como será seu futuro.
Falta de emprego, possibilidade de ter condições financeira e de tempo para um bom estudo, falta do apoio da família, relacionamentos com diversas mentiras, perda de pessoas que amo, pedido de socorro por ajuda em alto e bom som e ninguém te ouve... Acreditar no próximo e só quebrar a cara em cada degrau e etc etc e etc.
Muitos falam que essas gerações são mais fracas, mas como podemos ver no estudo, é apenas um geração mais autoconsciente, capaz de compreender e se sentir mais confortável em compartilhar seus sentimentos do que gerações anteriores com menos acesso a informação. É o famoso: "é sobre isso e tá tudo bem", pois sabemos do nosso problema e sabemos um caminho para trata-lo.
E apenas um processo evolutivo da humanidade, as gerações atuais se preocupam mais um com os outros é com a natureza, e é disso que o planeta precisa , muitos apenas não sabem como lidar com esses sentimentos e acabam se perdendo
Lembrando que o hoje a Internet e redes sociais aumentam demais esses pensamentos depressivo , muitos olham pra pessoas ricas e famosas e depois se olham no espelho e perguntam "Por que eu não sou assim ?" O alheio hoje é muito mais influente que no passado e o rico ficando mais rico e o pobre cada vez mais pobre
As vezes é desesperador saber como as coisas parecem ter dado errado pra nossa geração, e agora saber que também somos uma geração de deprimidos é muito complicado
Realmente é bem tenso, aonde quer que olhe tem alguém mais que você em qualquer aspecto e faz questionar-se o vazio da sua existência. No passado nossa perspectiva de mundo era mais limitada ao que estava ao redor e ficávamos mais centrados na experiência. Agora parece tudo mais competitivo e nossos feitos desvalorizados nesse meio socialmente digital.
Não tem a ver com dinheiro. Se fosse questão de dinheiro, Chester Bennington não teria se suicidado, Robin Williams também não, Chris Cornell também não, e por aí vai... Isso é balela, véi... As vezes um pobre, que está sempre sonhando em ser rico, usa justamente esse deslumbre como um motivador. Por outro lado, as vezes o rico, já tendo conquistado tudo, as vezes pode não encontrar mais sentido nas coisas...
a sociedade é cada vez mais individualizante, e as maiores preocupações são coletivas, impossíveis de resolver individualmente... e as "soluções" que apresentam também são na base do individualismo (superação, foco, esforço, blablabla)...
Eu nasci em 1995 e passei a minha vida toda deprimido devido a baixa auto-estima, ansiedade social, bullying, sentimento de exclusão, crises existenciais, depressão e tentativas de suicídio entre outros: passei muita necessidade na adolescência e até fome. Hj tento me sintir melhor vendo que passei por coisa ruim na vida, acho que pior não pode ficar.
No meu caso, acho muito relevante o sentimento de impotência sobre qualquer assunto abrangente. Não adianta me aplicar a política, religião, esportes ou cultura já que não vou conseguir muda-los. Parece que todo mundo sabe a diferença entre o certo e o errado, mas ninguém se mobiliza para resolver uma injustiça que acontece de forma recorrente. Frustrante!
Me sinto muito frustado e solitário na vida...Acho o mundo chato, a vida chata e enfadonha....Cheia de vícios e cobranças...É uma vida cheias de promessas desde que crescemos, ''basta querer e você consegue tudo'', e crescemos frustados ao descobrir que o mundo é injusto... As redes sociais e a internet só veio piorar isso, ou é graças a ela que estamos assim...Não sei....Só sei que estamos fudidos psicologicamente.. EDIT: juro que escrevi isso no começo do video...na metade do video, vi que a doutora apontou tudo isso que escrevi como sintomas dessa nossa sociedade doente.
Esse texto contribui muito, de maneira muito construtiva! Cada geração encara um desafio específico em uma fase específica da sua vida. As coisas não funcionam mais como antigamente. As gerações anteriores passaram um rojão pra gente segurar... que não vemos mais sentido em segurar do jeito que sempre foi. Vamos segurar, mas não sem uma transformação profunda. É isso que estamos tentando realizar no momento. É doloroso, mas vejo que estamos fazendo da maneira que podemos.
Realmente essa psicóloga falou tudo, eu sou da geração Y ontem mesmo tinha falado que desejo de viver seria até dia 29/08/2022 o desânimo, ansiedade, frustração, tristeza, desejo de morte tem crescido dentro de mim. A solidão é presente é como se a gente estivesse ali entre as pessoas mas ao mesmo tempo é como se fossemos invisíveis. É quem nasceu de 1981 a 1995 sabem o que está passando em particular, eu pensei que era só eu nessa condição.
É, então procure um psicólogo ou se agarre com Deus, que infelizmente esse problema é só seu, e não é culpa de mais ninguém, claro que o mundo a sociedade a família e alguns outros fatores podem Influenciar, mas somos o que somos só por nós mesmos.
Infelizmente a nossa sociedade está cada vez mais criticas sobre diversas situações e inclusive naquelas situações que não lhe interessam, um exemplo disso é criticar a situação do próximo. Eu mesmo vivo uma vida de medo, e principalemnte aquele medo de demonstrar minhas fraquezas e problemas. Pois sei q se eu demonstrar meu pontos fracos e principalemnte falar dos meus problemas, vou infelizmente ser alvo de criticas e comentários negativos, deixando a gente cada vez mais deprimidos e sem motivos para viver.
Eu estou no meus 42 e vejo cada vez pior a minha saude mental e das pessoas que me rodeiam, passam os anos e cada vez menos coisas me motivam,,, por enquanto é só um dia de cada vez...
Estou na terceira idade e passei por algumas gerações e tenho visto que a humanidade não tem sido "humano" vamos dizer assim. Acho que além da globalização, a sociedade devia pensar melhor o sentido equilíbrio espiritual para amenizar essa corrida por informação, bens e consumo .. de modo selvagem . Cria uma frustração muito grande ou seja é colocado nas costas do individuo tudo que ocorre na humanidade ( marketing , cobranças sociais , redes de relacionamento e muito mais...) , é muito pesado para um mortal perante o mundo. Espero que isso mude pois não é so o meio ambiente que está sob risco e sim quem habita nela . Excelente matéria e bem oportuno . Fica os meus sinceros comentários.
A faixa que se refere não é única. Esquecem-se que qualquer pessoa, em qualquer idade está sofrendo isso. Não é coisa só dos jovens. Passa a idéia de que os mais velhos não estão sofrendo de depressão
Para o texto não ficar muito longo, procurem obras literárias em livros que irei citar aqui, (A sociedade do cansaço/ no enxame/ agonia do Eros do filósofo Sul-Coreano, Byung-Chul Han). Termos: HIPERCONETIVIDADE, SUBJETIVIDADE MAQUINICA, SEMIOCAPITALISMO ou CAPITALISMO 4.0. Muito obrigado pelas informações de assunto, que são muito importantes hoje em dia em nossa sociedade. Obrigado pelo vídeo BBC News Brasil 👏
Redes sociais , crise econômica que teve seu inicio em 2008 e fui se aprofundando cada vez mais durante os anos 2010, excesso de cobrança e auto cobrança, de informação, sociedade cada vez mais narcisista e por ai vai, a um clima pesado no ar nos últimos anos, é nos cada vez mais estamos propensos a procurar um escapismo.
Tudo aquilo de negativo que atribuímos ao mundo exterior, aos outros, à situação política, à situação econômica, etc., são as artimanhas do ego que, para estar certo, coloca a culpa nos outros. Não que a situação do mundo esteja fácil, mas reclamar nos coloca em posição de vítimas e vítimas não conseguem fazer nada a não ser reclamar. Se em vez de reclamar, promovêssemos a solidariedade -- algo que entre os mais desfavorecidos é nitidamente mais forte do que entre os cidadãos mais abastados -- o mundo se tornaria outro e se transformaria de tal modo que não o reconheceríamos.
Não precisa muito. Só olhar o que aconteceu e está acontecendo.Quem em sã consciência fica bem numa situação dessa. Pandemia foi um massacre, estamos trabalhamos o triplo para sobreviver. Tanta injustiça espalhada.... fingir que não aconteceu nada tem que ser alienado.
Na época dos nossos avós as pessoas eram bem mais simples e eram mais felizes. Hoje em dia nós temos acesso a quase tudo do bom e do melhor e somos deprimidos.
Acho que aí está um dos motivos. Tenho 42 anos, tive uma infância muito difícil, onde ganhar um pacote de bolacha era motivo de muita felicidade. Hoje não damos valor em nada
@@vanysantos4768 Não se trata somente disso, na sua época na infância pode ter sido terrível mas na adolescência e vida adulta, muitos da sua época compraram casas, carros, motos, terrenos e outros bens inimagináveis para sua época. Tenho 21 e as pessoas da minha geração cresceram acreditando ter até o dobro que seus pais tiveram, comprar sua casa, carro, moto, poder viajar e etc, mas chegou no momento de começarmos essa caminhada e nem mesmo um aluguel conseguimos pagar sozinhos sem ter que abdicar de alguma coisa. Nossas reclamações são verdadeiras, mas para os mais velhos é choro, lembrando que antigamente com um curso técnico vc era rei, com faculdade era um Deus, hj com faculdade vc continua normal e as exigências para um serviço de salário mínimo descente é simplesmente uma vasta gama de conhecimento.
Desde adolescência. Adulda, Momento Atual Maturidade, Momento Algum Estive deprimida. Após aos 34 à 35 anos Nasceram Minhas duas Filhas, Tive depressão após Parto, Síndrome do Pânico Obsessivo. Fase Turbulência. Tempestade. Esgotamento Mental. Fisicamente. Procurei ajuda Psiquiatra, Bom Profissional, Livros Excelentes resultados, Coragem!! Força!! Fé!!! Perseverança!! Me Tornei Mais Sábias" Estudos, Conhecimentos, Instruída, Contínuo Medicamentos, Cuidar de Filhos, Trabalhar Fora, Estar Presente Amor, Afeto, Respeito. Responsabilidade, Hoje atual, Estou Bem, Atitude!! Coragem!! Acreditar Dias Melhores Virão...
Individualismo, injustiça social, corrupção, violência, amores líquidos, esgotamento emocional... Alguns motivos que geram depressão e ansiedade. Quem é mais velho e olha pra essa geração e diz que somos fracos e mimizentos, já viveu, se aposentou. Estão esperando a morte. Nós temos um grande caminho pela frente ... E a tendência é só piorar e não tem nada que possamos fazer a respeito. Essa incapacidade diante de um futuro desconhecido e sem grandes promessas de melhoria que gera uma grande frustração...
Achei meu conteúdo!!! A minha identificação gritou sobre a sensação de responsabilidade individual de algo global, tenho sofrido muito por isso no trabalho, nem tanto por conta das redes sociais (eu confesso que não sou lá muito conectada), e ainda assim, todos os sinais e questões batem.
A frase "Se você se esforçar, conseguirá o que deseja." ou algo parecido com isso, realmente é uma das que mais ouvi diversos adultos falarem durante a adolescência e juventude, mas ao mesmo tempo conforme a vida foi passando, percebi que nem tudo dependia somente do empenho e dedicação porque haviam outros fatores que eram capazes de interferir nesse caminho. As frustrações também fazem parte desse processo, mas acho isso não era algo tão conversado quando acontecia.
Eu acho que com as redes sociais a situação só fez piorar, são muitos pessoas querendo mostrar uma vida perfeita no instagram e quem não tem nem como se igualar a essas pessoas acaba entrando em depressão mesmo
Fiquei quase um ano desempregada e afirmo, sem medo de errar, que é uma das piores situações que uma pessoa pode passar. Pois vivemos numa sociedade onde a nossa identidade se mistura com o trabalho e onde poder consumir nos torna integrados. Hoje já sou aposentada. Paciência, um bom emprego está reservado pra você, assim como aconteceu comigo. Desejo sorte!
Sou de 93 e me encaixo nessa situação de deprimido. Ouvi muito a frase só bastava vc querer " ou " se vc esforçar, vc vai conseguir". Estou com 29 anos hoje, foi uma luta pra conseguir tinha minha habilitação categoria B, comprar meu carro usado de 20 anos de uso, lutando pra conseguir uma casa própria, comendo carne no almoço dia sim e dia não. Aí eu me pergunto, será que eu não quis ou não me esforcei o bastante?! Acordo muito cedo todos os dias pra trabalhar, chego tarde, não tenho condições de lazer, gasolina..... É complicado. Não vejo um furo melhor.
Vc está fazendo o seu melhor meu amigo, deve se orgulhar da suas conquistas, vindo de um país que muitos vivem abaixo da linha da miséria. Devemos nos preocupar tbm em como gerar valor pra as classes mais necessitadas.
Olá amigo ....vc é um vencedor...saiba que vivemos em um país subdesenvolvido e quem dita as regras são a que nasceram em berço de ouro....e impõe um padrão europeu a vida cotidiana do país ...vc está é muito bem...tem potencial para crescer simm...medite e seja forte ... parabéns por suas conquistas
Muto boa a matéria, lá no fundinho, independente de sermos da geração z, s ou y, tempos uma certa depressão, basta observar os bares sempre lotados, alto consumo de drogas, sao formas de maquiar esta depressão...
Agora refletindo aqui, no processo evolutivo a depressão tem uma função primordial onde a pessoa precisa aprender a lidar com suas emoções, pensamentos e auto controle.
Vídeo excelente, e sua leitura é primorosa. 👏👏👏👏 Sou da geração X, tenho uma visão um pouco diferente de mundo, de valores e experiências.Apesar de me considerar muito aberta a mudanças e modernidades nunca me interessei pelas redes sociais,e acho isso ótimo pra minha saúde mental, mas realmente é bem preocupante o nível de problemas no campo da saúde mental que afeta o mundo contemporâneo principalmente dessas gerações aqui citadas. Tenho filhos da geração Z, e me interesso pelo tema. Saúde mental é um tema muito interessante e complexo.
Quase sempre vejo a minha irmã extremamente deprimida. O problema na minha opinião é que a maioria das pessoas não tem um propósito na vida, passam todo o tempo livre segurando um retângulo mágico e consumindo coisas superficiais. Não entendem que o entretenimento moderno libera quantidades absurdas de dopamina no cérebro (o que tira a vontade de fazer qualquer outra atividade menos viciante).
Eu tenho uns problemas e pensei que ouvir esse vídeo fosse me deixar para baixo mas ao mesmo tempo estava muito curioso, adorei o vídeo e como abordaram ele, parabéns
Eu vejo que esse assunto e outros devem ser assistidos e pensados, talvez em grupo, como uma escola ou Academias. Acredito que deveria merecer interesse a: Psicologia Social, Familiar, Juristas, Legisladores e talvez Gestão Pública e Empresarial , Educadores em todos os níveis de ensino. Agradeço a BBC pela excelência das matérias
Estive morando na Espanha em 2012, e naquela época já percebi uma juventude sem rumo, que buscava nos entorpecentes a resposta aos seus vários existenciais. Acredito que a Pandemia deve ter agravado esses sintomas e condições. É preciso observar o tempo histórico.
Penso que somos a geração deprimida porque não somos preparados para as possíveis frustrações da vida! Constantemente Somos levados a acreditar que devemos ter e ser o melhor por nossos familiares, mídias .... para quê? Eu respondo para sermos aceitos ou admirados por nós, pelos familiares, pela sociedade .... grotesco!!! Lamentável!!
Essas gerações e as que têm vindo, não conseguem distinguir e decidir entre o certo e o errado. Não têm noção do perigo. Nem da realidade. Por isso é tão complicado, quando têm que a viver. Porque não é só carregar num botão.
A geração Z em diante nasceu em tempos fáceis e estáveis... criados na fartura e na moleza (falo em geral e não no Brasil)... e a cada geração nova mais frágil vai ficando o ser humano. Pelo menos até os tempos ficarem difíceis e humanos fortes serem forjados novamente...
Deus está trazendo tristezas, guerras, terremotos, pandemias, fome, para que todos parem e comecem a se desapegar do material, que será destruído, e busquem a Ele em arrependimento, jejuns, orações, e boas obras de amor ao próximo. "Assim declara o SENHOR: "Estou a ponto de destruir o que Eu mesmo edifiquei e de arrancar o que plantei, e isso em toda a terra! 5 E ainda assim procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures, porque trarei calamidade sobre toda a humanidade!’, assegura Yahweh. ‘todavia, Eu permitirei que escapes com vida onde quer que decidas habitar’" Jeremias 45:4
Todos esses problemas psicológicos já afetam a humanidade desde o início da da nossa existência. É isso que eu tenho percebido. Homens citados na bíblia como santos e tementes a Deus, já demonstravam, em algumas expressões, momentos de grandes angústias. No livro de Salmos o escritor narra um terrível momento de sua vida com as seguintes palavras: "... angústia dos infernos me cercaram, cordéis de morte se apoderaram de mim"..... Expressões com teor semelhante podemos encontrar em outros textos bíblicos. Podemos concluir que o drama que envolve a nossa existência não tem nada de novo. Isso pode mudar de cor, mas as consequências são sempre as mesmas: depressão. No mundo atual acho que os ingredientes que temperam esse terrível prato da depressão estão mais ao alcance de todos. Decepções com muitas coisas, descrença nas religiões, desconfiança no sistema que domina tudo e que cada vez mais gera descontentamento e falta de perspectiva para essa geração.
isso é muito real, a sociedade está evoluindo para níveis inatingiveis de status, somado a isso nosso governo só piora nossa situação.... isso é muito triste e deprimente
Será? Acho que você se equivocou na sua fala. Sempre houveram pessoas depressivas. A diferença é que; na nossa época, depressão era considerado frescura, falta do que fazer, etc e tal. As pessoas não tinham opção. Ou sobreviviam como podiam, ou eram engolidas sem misericórdia pela vida. Hoje nós temos vários meios de comunicação. Embora ainda seja tabu falar sobre saúde mental, estamos mais abertos a abordar o tema.
O uso constante das redes sociais abriu as portas para o contato sem limites como todo tipo de gente e conteúdo, inclusive pessoas altamente tóxicas que promovem canais de manipulação, ódio, senso de perversidade, vingança e tudo que não presta, além de modinhas de isolamento e frustração, isso fora as teorias da conspiração pessimistas. Tudo isso mantido pelos "gurus da verdade" perturba a mente e mata a saúde mental de muitas pessoas. SER ALTAMENTE SELETIVO NAS REDES SALVA SUA VIDA.
Olá BBC!C certeza atingem TDS as gerações!🤦 Cada vez tudo mais difícil 😔 As esperanças e possibilidades não são p TDS☹️ E as injustiças vão se alastrando...Infelizmente 😕
Um ponto importante na gen Z é o facto de país mimarem tanto os filhos que estes perdem a conexão com a realidade, pensam que são os melhores, que podem tudo, não sabem ouvir não, e quando vão para o mundo real vêem que é assim, que existem n especiais (uns até melhores que eles), que nem sempre vão ouvir um sim e que realidade não é subjectiva como lhe foi ensinado, o que causa uma enorme frustração e sentimento de fracasso, que vive uma mentira, que uma fraude e logo se deprime
Graduacao em universidade federal. Fluente em 2 idiomas. Pos-graduado. Intercambio nos EUA. Pra que? Pra ganhar um salario que so me permite fazer 2 refeicoes ao dia. :/
Estamos mais deprimidos por conta da fase que o capitalismo chegou, a fase do capitalismo financeiro: desregrado, incapaz de gerar empregos e consequentemente mais tempo ócio e com opção da Internet das coisas. Essas gerações citadas sofrem a influência da desvalorização do ser, da simplicidade
eu acho q qnto mais inteligente for a pessoa maior é a dor e sofrimento.. Eu vejo o pessoal que vem do nordeste pra sp e eles nem de longe tem depressão.. e eles vivem uma vida desgraçada de miseravel e estão sempre com sorriso no rosto.
A minha depressao eh mais relacionada ao fato de q as pessoas do meu convivio social q tive na vida terem me tratdo como lixo, ai deenvolvi ansiedade e depois depressao, mas ultimamente estou me recuperando aos poucos
Achei esta reportagem muito pobre, esperava mais conteúdos. O principal problema dela é tratar especialmente da depressão ocasionada pela pandemia, sendo que o buraco é muito mais embaixo. Má alimentação, sedentarismo, crises econômicas, inflação global, cultura da meritocracia, ócio, dificuldade de entrar no mercado de trabalho, redes sociais lotadas de exibicionismo material, etc, são causas dessa depressão juvenil que poderiam ser abordadas também. O fato de vivermos em uma mudança de paradigmas é algo que contribui demais para essa situação toda. Os ultrarromânticos passaram por algo desse tipo, inclusive.
Ótimo apontamento, Ricardo! "Normalizamos" comer veneno: além dos absurdos excessos de agrotóxicos, comemos "lixinho saborizado", embalado com muito marketing e ostentação! Aliás, o "ideal de felicidade" vendido diuturnamente em nossa sociedade é a ostentação: de "beleza" (referendado pelo mercado/mídia), de "fama", "sucesso", "riqueza"... Ostentar virou sinônimo de felicidade😖 Temos vários fatores propiciando uma intoxicação em nossos corpos e mentes!! Ter SAÚDE (fisiológica, mental/emocional, social, espiritual), nesse contexto, é um gigantesco desafio!!! E exige uma compreensão, também, ecológica e sistêmica! O estilo de vida acelerado, consumista, tem adoecido as pessoas, animais, a natureza e todo o planeta! Tá osso!!
Eu só peço a Deus tds os dias , que de força,, ânimo, alegria de viver a tds que estão desesperançado,pois muitas pessoas desistindo da vida! As pessoas tem que entender que nada é pra sempre,td muda a todo instante,nossas emoções , pensamentos e atitudes ,td passageiro. Calma!! Ocupa sua mente em ajudar pessoas,ser útil na terra, assim vc fica em movimento sem focar nos problemas,pois tds nós temos aflições.
Acho que um dos principais problemas hoje em dia é querer ser igual a todos ou o melhor em tudo . Desigualdade é um problema grande mas acho que as pessoas hoje estão muito paranoicas com isso
Eu fui criada pra estudar e não me rendeu nada, pelo menos não no Brasil. Tava com 28 e pensei "eu tô vivendo ou sobrevivendo? E se estou só sobrevivendo, pra quê? Se o amanhã vai ser a mesma porcaria". Pesquisei e saí do Brasil, não foi fácil mas hoje eu sinto que não estou sobrevivendo e sim vivendo. A pandemia me afetou muito porque eu ficava pensando nas faltas de políticas públicas principalmente no Brasil, Quito foi uma situação terrível... Desde 2020 eu optei por diminuir meu acesso às noticías. E o pior disso, eu falo uma média de 10 idiomas e eu usava jornais pra manter vivo o conhecimento dos idiomas que eu não uso, acabou prejudicando isso aí também mas o TikTok ajuda.
Hoje em dia tem mais coisas inúteis para distrair, hoje quando um pai tenta dar uma bronca em um filho sobre algo que não foi legal, em dois toques já esta no celular e nem da tempo dele refletir sobre o assunto, ficando acostumados com conteúdos instantâneos que não acrescentam criatividade nem nada, pelo contrário só pura distração.
pra quem não tiver tempo de ouvir 7 minutos: estamos cada vez mais deprimidos pq estamos cada vez MAIS POBRES, cada vez mais próximo da situação de INSEGURANÇA ALIMENTAR, cada vez mais angustiados com a possibilidade de ficar SEM EMPREGO e cada vez MAIS ESCRAVIZADOS vendendo nosso tempo de vida
Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que CRISTO JESUS veio ao mundo para salvar os pecadores... 1 Timoteo 1:15 Arrependa-se dos seus pecados. Receba a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Senhor e Salvador. Em breve ELE virá! JESUS te ama muito!!!
Acredito que a maior doença dos nossos tempos é a solidão. Principalmente de jovens e velhos. Li recentemente, uma reportagem sobre mulheres japonesas velhas cometendo pequenos furtos, somente para serem presas e terem companhia de outras mulheres na prisão. O livro sobre essa reportagem se chama: O Século da Solidão da autora Neenma Hertz
Que triste isso, talvez seja porque não existe união familiar também , não dizendo que isso seja um problema exclusivo da nossa geração,porém maior que em gerações anteriores..
@@leandrotorres1063 Como ter união familiar? sendo que as pessoas tem que trabalhar 8h/dia e chegando em casa já estão todos cansados, família é segundo plano, emprego em primeiro, é assim que o mundo é hj: trabalhar para comprar coisas fúteis e tentar tirar um prazer disso. Esse sistema que estamos é uma furada, só é bom pros ricos.
@@vitoraugusto4828 concordo é uma situação complicada, ainda mais pra quem paga aluguel pra conseguir casa,carro,moto etc tem de parcelar pro resto da vida.
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-61961721
BBC por favor habilite as legendas para o video , é muito melhor para quem gosta de acompanhar lendo, ou para quem tem dificuldade de atenção.
Violência, impunidade, corrupção, custo de vida alto, desemprego, relações tóxicas na família e no trabalho… a lista é imensa! Tenho observado as pessoas e digo com tranquilidade que é raro encontrar alguém com a saúde mental intacta. A sensação que eu tenho é que estamos todos enlouquecendo dentro desse sistema perverso.
Concordo.A sociedade no geral com este sistema perverso está adoecendo a todos. As pessoas não são importantes. Isso adoece a todos, a melhora só virá quando o ser humano se tornar importante na sociedade.
Verdade em
Exatamente isso! Parabéns pela colocação!
Perfeito! a covid foi só a última pá de terra na nossa cova. parece que estamos no apocalipse: se vc não morreu de covid, desenvolveu pânico, transtornos, está com problemas financeiros, vendo as mudanças climáticas acontecerem, as redes sociais destruindo democracias e relações sociais, a política nos desuniu, estamos frustrados com um mundo dominado pelo capitalismo selvagem. impossível alguém sair ileso nessa era do cansaço!
Eu tenho família tóxica e narcisista. Sofro de vários transtornos inclusive ansiedade entre outros
Um fato que não foi enfatizado no video mas tem muito peso, é o fator da desigualdade, e principalmente a percepção dessa desigualdade, que aumentou muito com as redes sociais. Antigamente vc não tinha a possibilidade de acompanhar tão de perto a vida de ostentação dos mais ricos, e pior, redes como o instagram e tiktok fizeram parecer que ostentar, ser bonito, viver sem trabalhar é o normal. É impossivel o pobre que mal tem pra comer( ou seja, metade do Brasil), assistir tiktok e não desanimar da vida.
Mas estão falando mais sobre a questão mundialmente e isso aí é mais comum em países em que ostentação é aplaudido como no Brasil, EUA e etc
Estagrão causando suicídios em massa e caos social. 😲
Não precisa ver o insta ou tik tok pra desanimar, basta somar quanto de imposto se paga por ano.
Concordo com você Renan. A soma de fatores é imensa!
Sempre teve gente rica no mundo... quem se deixa abalar por isso não dá valor a vida que tem.
Nossa geração é mais consciente da própria realidade, por isso somos tristes. E não temos saco pra positividade vazia e sem resultados práticos.
Por isso tantos jovens abandonam as religiões...
consciente do celular! A depressão dessas gerações aparece até nos carros modernos, sem côr. Na agressividade que escorre dos comentáriois nas redes sociais, *como o seu* , destilando ódio e ressentimento contra quem é feliz.
É triste...mas ser negativo é ser irrealista...assim como o excesso de positivismo tbm é irrealista. Oque precisamos ter como humanos " equilibrados" é ser realistas...e fazer tudo oque está ao nosso alcance pra viver melhor. As redes sociais moldam o humano pra perder o realismo.
Geração iPhone são fracos
@@adysluminsky9182 muito bom seu comentário.
Aumento do custo de vida, super esforço nos estudos sem resultado, mundo acabando, literalmente... Como não ser deprimido?
Né ....
O pior ainda é os negacionistas que não conseguem ver o que está acontecendo com o mundo. Aí chega esses "Bolsonaros" e "Trumps" no poder, elegidos por um bando de fanáticos malucos. Fica difícil ser otimista em um cenário assim, de negação da realidade.
Isso tudo já existia no século passado...o problema tem sido o qto as redes sociais nos condicionam a ter essa visão irrealistamente negativa sobre tudo.
@@adysluminsky9182 o aumento do custo de vida não é só percepção
@@karinnea8561 eu fui criança em uma época que o custo de vida era muito maior que hoje...tínhamos racionamento de alimentos...ficávamos na fila do supermercado pq só podíamos pegar 1 litro por pessoa...oq meu pai ganhava era tão desvalorizado q tí hamos q correr no dia do pagamento pro mercado pq a inflação comia uma parte do salário dele. Eu ouvia todos os dias sobre a taxa overnight...q significa q do dia pra noite todos preços aumentavam. Tivemos tempos piores. Entendo que vai piorar com certeza...mas o uso exagerado da tecnologia tem prejudicado a todos...ao invés de sermos pró ativos...ficamos aí...jogando conversa ao vento...uma perda de tempo deprimente.
Somos a geração rotulada como depressiva porque somos extremamente conscientes dos graves problemas do nosso século, especialmente os jovens que têm consciência social, que não caem no discurso do coach, da vida perfeita narrada no Instagram, da exacerbada meritocracia imposta pela sociedade e pelas grandes empresas, dos exorbitantes custos de se ter qualquer bem (particularmente em países como o Brasil), dos processos seletivos altamente morosos, estúpidos e inadequados para se conseguir um emprego decente, sem contar a pandemia da COVID-19 e os dilemas pessoais de cada um. Enfim, desafio para lidarmos é o que não falta na nossa geração. A matéria foi muito interessante, aliás!
Texto certeiro! E além da consciência dos problemas, a sensação de impotência diante deles acaba com o psicológico. Também acrescentaria aqui no Brasil a impunidade de políticos corruptos e políticas de morte em vários governos
consciência social não muda o mundo, essa suposta consciência só atrapalha o mundo,quem de fato tem consciência social e se incomoda com isso mete a mão na massa e não fica com esse papinho furado
@carlos qevedo discordo da sua opinião,se não fosse o dono da padaria esse padeiro estaria dependendo de bolsa esmola do governo,o dono da padaria pra ter a padaria precisou fazer econômias,empréstimos pra ter o capital, indiferente como obteve o capital por fim teve que ter coragem e inteligência pra abrir uma padaria, não adianta nada ter o capital se não tiver sabedoria de como tocar o negócio e falo com propriedade pois já tive experiência com um negócio,sem contar que se não der certo o prejuízo fica todo pro dono enquanto o funcionário não perde nada, o problema não está no empresário e sim nessa tua ideologia vc claramente foi contaminado por isso, é só ir em Estados pobres e verá que o problema é justamente ter poucos empresários, aí as pessoas precisam se deslocar pra sp RJ ou capitais assim formando as favelas, consciência social é coisa de vagabundo sustentado pelos pais que nem se auto sustentam ...
Tenho 76 anos e muita experiência com depressão. Comecei a fazer terapia junguiana a partir dos meados dos anos 80 aos 41 anos de idade porque sentia a inadequação da percepção de mim mesmo; Nos anos 90 tive 8 anos de depressão devido a perda de emprego e somente comecei a sair dela com antidepressivos, mas também tomei antidepressivos que não resolveram absolutamente nada. Sair da depressão não significa estar tranquilo e em paz, pois para isso precisamos encontrar sentido na vida, porém é a condição mínima necessária para que possamos nos manter em pé e encontrar esse sentido da vida, que é pessoal e intransferível. A busca pelo sucesso a qualquer custo é um dos fatores mais perversos atualmente vigentes em muitos livros, redes sociais, etc. Nos anos 2000 passei por vários livros desse tipo como O SEGREDO, A CHAVE MESTRA e alguns livros de Deepak Chopra, os quais por algum tempo me fascinaram. No entanto, mesmo tentando por algum tempo, não consegui obter qualquer sucesso com nenhum deles. Agora, já nos anos 2020, o antídoto que encontrei para toda essa cultura de sucesso a qualquer custo são os livros de Eckhart Tolle: O PODER DO AGORA, O PODER DO SILÊNCIO e UM NOVO MUNDO. Algumas coisas que tenho aprendido e praticado é a conscientização de que o mundo não está aí para nos agradar -- uma noção completamente diferente da de SUCESSO. Quem espera alcançar isto, mais cedo ou mais tarde está fadado ao fracasso, à decepção à auto-depreciação e à depressão. Ao contrário, o mundo está aí para nos desafiar para que possamos galgar patamares mais elevados, não de sucesso profissional, econômico, posição social, etc., mas um maior nível de consciência, o que deixa todo o resto irrelevante e nos traz uma sensação inestimável de paz interior, de autoconfiança e de sentido. Nesse estado, a própria noção de auto-estima deixa de ter sentido.
Como é bom ler um comentário tão inteligente quanto o seu Bijan. Fico na torcida para que você siga caminhando, seja o caminho que for, desde que seja seu e que te faça bem. ;)
Estudar a Biblia, com ajuda de quem conhece, tb é um caminho. Vc passa a entender que nossa carne, sempre terá espinhos. Olhar para a vida espiritual, nos faz compreender melhor. Nosso mundo jaz no maligno mesmo. Mas existe uma vida superabundante em Deus.
Echart tole também me fez entender todo o processo mental.
Muito obrigada pelo compartilhamento!
Ótimo comentário! 👏🏻👏🏻
É horrível esse sentimento de inutilidade, parece que todo esforço de anos não foram recompensados. As frustrações engolem a gente, e não sabe lidar com elas torna tudo ainda pior. Nossa, é uma luta diária pra se manter respirando nesse mundo caótico e perturbador, e sem nenhum vislumbre de uma possível melhora.
Eu sou da geração de 70, até meus 40 vivia numa gangorra emocional, todos passam por isso, hoje estou livre, simplesmente porque eu descobri que um dia eu vou morrer, então pra que me preocupar? Não posso salvar o mundo.
Para essa geração nova eu recomendo, ir a luta, precisamos de mudanças, na política principalmente, nas redes sociais que vendem uma imagem irreal de ostentação e superflualidades inúteis e sem sentido. A vida o futuro nós fazemos, quando jovem a pessoa tem a seu favor a saúde, o tempo é preciso ter perseverança e atitude.
@@alexandremoraesalmeida33 eu também nessa vibe. Pra que tanta luta interna. Vamos nos deixar em paz.
pede saída então
O mercado de trabalho, escola, faculdade... exigem cada vez mais produtividade, ritmo acelerado...
Vdd
O acesso a informação faz com que tenhamos consistência de que o mundo é extremamente injusto e desigual, e claro, isso nos entristece
Nascemos ouvindo "Estude para ser alguém na vida/estude para ter uma vida melhor no futuro". Nos esforçamos, completamos ensino médio, o superior, pós, alguns até mestrado e doutorado, fizemos cursos técnicos, profissionalizantes na esperança de ter uma vida melhor, mas encontramos um país que oferece poucas oportunidades e as que existem tem exigências excessivas e desproporcionais.
Antes as pessoas humildes tinham a esperança (quase certeza) de que através dos estudos poderiam mudar suas vidas e de suas famílias para melhor, mas a verdade é que atualmente nem uma carreia acadêmica garante emprego. Diversas pessoas com ensino superior trabalham em sub-empregos que não tem nenhuma ligação com sua área de formação.
Então, o que nos resta ? Concursos públicos! , que se tornaram o sonho e a luz no fim do túnel de muitos, porém o processo de preparação até chegar na aprovação é um processo árduo, onde os concurseiros abdicam de muitas coisas para estudar.
Enfim, é só o desabafo de mais um jovem deprimido que está fazendo um curso de graduação, fala uma língua estrangeira fluentemente, mas que está desempregado e não tem idéia de como será seu futuro.
Ainda bem que o Válber Oliveira está lúcido.👍
Um abraço de Portugal 💚💙
@@AnaSantos-ks3vn Valeu, tmj ❤️
Falta de emprego, possibilidade de ter condições financeira e de tempo para um bom estudo, falta do apoio da família, relacionamentos com diversas mentiras, perda de pessoas que amo, pedido de socorro por ajuda em alto e bom som e ninguém te ouve... Acreditar no próximo e só quebrar a cara em cada degrau e etc etc e etc.
basta ligar a televisão , acessar qualquer site de notícia ,
só o fato de vivermos num país brutalmente violento já deixa qualquer um pra baixo .
Seria interessante se abordassem o tema sobre a depressão na terceira idade.
Muitos falam que essas
gerações são mais fracas, mas como podemos ver no estudo, é apenas um geração mais autoconsciente, capaz de compreender e se sentir mais confortável em compartilhar seus sentimentos do que gerações anteriores com menos acesso a informação. É o famoso: "é sobre isso e tá tudo bem", pois sabemos do nosso problema e sabemos um caminho para trata-lo.
É isso mesmo.
E apenas um processo evolutivo da humanidade, as gerações atuais se preocupam mais um com os outros é com a natureza, e é disso que o planeta precisa , muitos apenas não sabem como lidar com esses sentimentos e acabam se perdendo
consciente o escambau, é a geração idiotizada que mal consegue discernir fantasia de realidade
Lembrando que o hoje a Internet e redes sociais aumentam demais esses pensamentos depressivo , muitos olham pra pessoas ricas e famosas e depois se olham no espelho e perguntam "Por que eu não sou assim ?" O alheio hoje é muito mais influente que no passado e o rico ficando mais rico e o pobre cada vez mais pobre
As vezes é desesperador saber como as coisas parecem ter dado errado pra nossa geração, e agora saber que também somos uma geração de deprimidos é muito complicado
Realmente é bem tenso, aonde quer que olhe tem alguém mais que você em qualquer aspecto e faz questionar-se o vazio da sua existência.
No passado nossa perspectiva de mundo era mais limitada ao que estava ao redor e ficávamos mais centrados na experiência. Agora parece tudo mais competitivo e nossos feitos desvalorizados nesse meio socialmente digital.
q besteira....
@@kinskinho Terraplanista
Não tem a ver com dinheiro. Se fosse questão de dinheiro, Chester Bennington não teria se suicidado, Robin Williams também não, Chris Cornell também não, e por aí vai... Isso é balela, véi... As vezes um pobre, que está sempre sonhando em ser rico, usa justamente esse deslumbre como um motivador. Por outro lado, as vezes o rico, já tendo conquistado tudo, as vezes pode não encontrar mais sentido nas coisas...
a sociedade é cada vez mais individualizante, e as maiores preocupações são coletivas, impossíveis de resolver individualmente... e as "soluções" que apresentam também são na base do individualismo (superação, foco, esforço, blablabla)...
Eu nasci em 1995 e passei a minha vida toda deprimido devido a baixa auto-estima, ansiedade social, bullying, sentimento de exclusão, crises existenciais, depressão e tentativas de suicídio entre outros: passei muita necessidade na adolescência e até fome. Hj tento me sintir melhor vendo que passei por coisa ruim na vida, acho que pior não pode ficar.
Eu achava que a vida era simples, até perceber que somos feitos para viver em harmonia uns com os outros. Jamais perca a esperança.
No meu caso, acho muito relevante o sentimento de impotência sobre qualquer assunto abrangente. Não adianta me aplicar a política, religião, esportes ou cultura já que não vou conseguir muda-los.
Parece que todo mundo sabe a diferença entre o certo e o errado, mas ninguém se mobiliza para resolver uma injustiça que acontece de forma recorrente. Frustrante!
Me sinto muito frustado e solitário na vida...Acho o mundo chato, a vida chata e enfadonha....Cheia de vícios e cobranças...É uma vida cheias de promessas desde que crescemos, ''basta querer e você consegue tudo'', e crescemos frustados ao descobrir que o mundo é injusto...
As redes sociais e a internet só veio piorar isso, ou é graças a ela que estamos assim...Não sei....Só sei que estamos fudidos psicologicamente..
EDIT: juro que escrevi isso no começo do video...na metade do video, vi que a doutora apontou tudo isso que escrevi como sintomas dessa nossa sociedade doente.
Se corta um pouquinho que passa meu campeão. 😎
@@tonychopperdasilva669 é....voce só confirma o que escrevi...Estamos numa sociedade doente...
@@EdAlk A doença de um é o normal de outro 😎
@@tonychopperdasilva669 oras, se é assim e você acha ok se cortar, por que vc ainda está vivo?
@@EdAlk me corto com faquina de lanchonete. 🤙😎
Esse texto contribui muito, de maneira muito construtiva! Cada geração encara um desafio específico em uma fase específica da sua vida. As coisas não funcionam mais como antigamente. As gerações anteriores passaram um rojão pra gente segurar... que não vemos mais sentido em segurar do jeito que sempre foi. Vamos segurar, mas não sem uma transformação profunda. É isso que estamos tentando realizar no momento. É doloroso, mas vejo que estamos fazendo da maneira que podemos.
Verbalizar a saúde mental é, sem dúvidas, um dos principais legados que as nossas gerações vão deixar.
falo por mim, vivo uma vida muito melhor do que há 5, 6 anos... mas me sinto mais angustiado e deprimido hoje do que naquela época
Curiosa sua condição, falando por si mesmo, o que acha que fez isso desencadear em você?
Realmente essa psicóloga falou tudo, eu sou da geração Y ontem mesmo tinha falado que desejo de viver seria até dia 29/08/2022 o desânimo, ansiedade, frustração, tristeza, desejo de morte tem crescido dentro de mim. A solidão é presente é como se a gente estivesse ali entre as pessoas mas ao mesmo tempo é como se fossemos invisíveis. É quem nasceu de 1981 a 1995 sabem o que está passando em particular, eu pensei que era só eu nessa condição.
Junior eu te entendo perfeitamente. Já fiquei assim. Mais garanto que passa. Fique bem.
Procure um(a) psiquiatra urgente! Vai ficar tudo bem! Não desista!
Isso não é mal moderno. Meu tio avô já era depressivo e ele nasceu em1889
Pois é, se tem algo bom nisso tudo é que pelo menos nós sabemos que não estamos sós.
É, então procure um psicólogo ou se agarre com Deus, que infelizmente esse problema é só seu, e não é culpa de mais ninguém, claro que o mundo a sociedade a família e alguns outros fatores podem Influenciar, mas somos o que somos só por nós mesmos.
Infelizmente a nossa sociedade está cada vez mais criticas sobre diversas situações e inclusive naquelas situações que não lhe interessam, um exemplo disso é criticar a situação do próximo. Eu mesmo vivo uma vida de medo, e principalemnte aquele medo de demonstrar minhas fraquezas e problemas. Pois sei q se eu demonstrar meu pontos fracos e principalemnte falar dos meus problemas, vou infelizmente ser alvo de criticas e comentários negativos, deixando a gente cada vez mais deprimidos e sem motivos para viver.
Eu estou no meus 42 e vejo cada vez pior a minha saude mental e das pessoas que me rodeiam, passam os anos e cada vez menos coisas me motivam,,, por enquanto é só um dia de cada vez...
Estou na terceira idade e passei por algumas gerações e tenho visto que a humanidade não tem sido "humano" vamos dizer assim. Acho que além da globalização, a sociedade devia pensar melhor o sentido equilíbrio espiritual para amenizar essa corrida por informação, bens e consumo .. de modo selvagem . Cria uma frustração muito grande ou seja é colocado nas costas do individuo tudo que ocorre na humanidade ( marketing , cobranças sociais , redes de relacionamento e muito mais...) , é muito pesado para um mortal perante o mundo. Espero que isso mude pois não é so o meio ambiente que está sob risco e sim quem habita nela . Excelente matéria e bem oportuno . Fica os meus sinceros comentários.
A faixa que se refere não é única.
Esquecem-se que qualquer pessoa, em qualquer idade está sofrendo isso.
Não é coisa só dos jovens. Passa a idéia de que os mais velhos não estão sofrendo de depressão
sempre tive o sonho de viver numa floresta sozinho somente com a natureza! sei lá nunca gostei dessa matrix ...só falta coragem.
Vivemos em um mundo desigual, e no Brasil é pior ainda, uma pequena parte da população vive bem enquanto a maioria vive no caos e desespero
Verdade
Para o texto não ficar muito longo, procurem obras literárias em livros que irei citar aqui, (A sociedade do cansaço/ no enxame/ agonia do Eros do filósofo Sul-Coreano, Byung-Chul Han). Termos: HIPERCONETIVIDADE, SUBJETIVIDADE MAQUINICA, SEMIOCAPITALISMO ou CAPITALISMO 4.0. Muito obrigado pelas informações de assunto, que são muito importantes hoje em dia em nossa sociedade. Obrigado pelo vídeo BBC News Brasil 👏
Redes sociais , crise econômica que teve seu inicio em 2008 e fui se aprofundando cada vez mais durante os anos 2010, excesso de cobrança e auto cobrança, de informação, sociedade cada vez mais narcisista e por ai vai, a um clima pesado no ar nos últimos anos, é nos cada vez mais estamos propensos a procurar um escapismo.
Tudo aquilo de negativo que atribuímos ao mundo exterior, aos outros, à situação política, à situação econômica, etc., são as artimanhas do ego que, para estar certo, coloca a culpa nos outros. Não que a situação do mundo esteja fácil, mas reclamar nos coloca em posição de vítimas e vítimas não conseguem fazer nada a não ser reclamar. Se em vez de reclamar, promovêssemos a solidariedade -- algo que entre os mais desfavorecidos é nitidamente mais forte do que entre os cidadãos mais abastados -- o mundo se tornaria outro e se transformaria de tal modo que não o reconheceríamos.
Não precisa muito. Só olhar o que aconteceu e está acontecendo.Quem em sã consciência fica bem numa situação dessa. Pandemia foi um massacre, estamos trabalhamos o triplo para sobreviver. Tanta injustiça espalhada.... fingir que não aconteceu nada tem que ser alienado.
Falou tudo
Manter a sanidade numa situação dessas é um desafio
@@FiguranteGamer e se é.
Na época dos nossos avós as pessoas eram bem mais simples e eram mais felizes. Hoje em dia nós temos acesso a quase tudo do bom e do melhor e somos deprimidos.
Acho que aí está um dos motivos. Tenho 42 anos, tive uma infância muito difícil, onde ganhar um pacote de bolacha era motivo de muita felicidade. Hoje não damos valor em nada
@@vanysantos4768 Não se trata somente disso, na sua época na infância pode ter sido terrível mas na adolescência e vida adulta, muitos da sua época compraram casas, carros, motos, terrenos e outros bens inimagináveis para sua época.
Tenho 21 e as pessoas da minha geração cresceram acreditando ter até o dobro que seus pais tiveram, comprar sua casa, carro, moto, poder viajar e etc, mas chegou no momento de começarmos essa caminhada e nem mesmo um aluguel conseguimos pagar sozinhos sem ter que abdicar de alguma coisa. Nossas reclamações são verdadeiras, mas para os mais velhos é choro, lembrando que antigamente com um curso técnico vc era rei, com faculdade era um Deus, hj com faculdade vc continua normal e as exigências para um serviço de salário mínimo descente é simplesmente uma vasta gama de conhecimento.
@@pss7985 exatamente
Desde adolescência. Adulda, Momento Atual Maturidade, Momento Algum Estive deprimida. Após aos 34 à 35 anos Nasceram Minhas duas Filhas, Tive depressão após Parto, Síndrome do Pânico Obsessivo. Fase Turbulência. Tempestade. Esgotamento Mental. Fisicamente. Procurei ajuda Psiquiatra, Bom Profissional, Livros Excelentes resultados, Coragem!! Força!! Fé!!! Perseverança!! Me Tornei Mais Sábias" Estudos, Conhecimentos, Instruída, Contínuo Medicamentos, Cuidar de Filhos, Trabalhar Fora, Estar Presente Amor, Afeto, Respeito. Responsabilidade, Hoje atual, Estou Bem, Atitude!! Coragem!! Acreditar Dias Melhores Virão...
Viver no Brasil e ser brasileira..não dá pra não ser deprimida..
e vc pretende sair do Brasil?
Atualmente Brasil é o melhor país da América so Sul para se viver e estamos muito melhor do que muitos outros.
O caos é mundial.
Exato
como pode um país ser tão fudido?
E vc acha que o problema é só no Brasil?
Individualismo, injustiça social, corrupção, violência, amores líquidos, esgotamento emocional... Alguns motivos que geram depressão e ansiedade. Quem é mais velho e olha pra essa geração e diz que somos fracos e mimizentos, já viveu, se aposentou. Estão esperando a morte. Nós temos um grande caminho pela frente ... E a tendência é só piorar e não tem nada que possamos fazer a respeito. Essa incapacidade diante de um futuro desconhecido e sem grandes promessas de melhoria que gera uma grande frustração...
Achei meu conteúdo!!! A minha identificação gritou sobre a sensação de responsabilidade individual de algo global, tenho sofrido muito por isso no trabalho, nem tanto por conta das redes sociais (eu confesso que não sou lá muito conectada), e ainda assim, todos os sinais e questões batem.
Eu sou da geração Z, muito bom poder ouvir reportagens como essa
A frase "Se você se esforçar, conseguirá o que deseja." ou algo parecido com isso, realmente é uma das que mais ouvi diversos adultos falarem durante a adolescência e juventude, mas ao mesmo tempo conforme a vida foi passando, percebi que nem tudo dependia somente do empenho e dedicação porque haviam outros fatores que eram capazes de interferir nesse caminho.
As frustrações também fazem parte desse processo, mas acho isso não era algo tão conversado quando acontecia.
Eu acho que com as redes sociais a situação só fez piorar, são muitos pessoas querendo mostrar uma vida perfeita no instagram e quem não tem nem como se igualar a essas pessoas acaba entrando em depressão mesmo
Ultimamente eu ando deprimida porque não consigo emprego. Dizem que dinheiro não traz felicidade e é mentira trás conforto e paz.
Fiquei quase um ano desempregada e afirmo, sem medo de errar, que é uma das piores situações que uma pessoa pode passar. Pois vivemos numa sociedade onde a nossa identidade se mistura com o trabalho e onde poder consumir nos torna integrados. Hoje já sou aposentada. Paciência, um bom emprego está reservado pra você, assim como aconteceu comigo. Desejo sorte!
A humanidade caminha pro seu próprio fim. Essa é a razão
Não ao fim. Mas a um reset. Os indícios estão aí. Resta saber se, o que vai vir depois, será melhor ou pior.
Sou de 93 e me encaixo nessa situação de deprimido. Ouvi muito a frase só bastava vc querer " ou " se vc esforçar, vc vai conseguir". Estou com 29 anos hoje, foi uma luta pra conseguir tinha minha habilitação categoria B, comprar meu carro usado de 20 anos de uso, lutando pra conseguir uma casa própria, comendo carne no almoço dia sim e dia não. Aí eu me pergunto, será que eu não quis ou não me esforcei o bastante?! Acordo muito cedo todos os dias pra trabalhar, chego tarde, não tenho condições de lazer, gasolina..... É complicado. Não vejo um furo melhor.
Vc está fazendo o seu melhor meu amigo, deve se orgulhar da suas conquistas, vindo de um país que muitos vivem abaixo da linha da miséria. Devemos nos preocupar tbm em como gerar valor pra as classes mais necessitadas.
Olá amigo ....vc é um vencedor...saiba que vivemos em um país subdesenvolvido e quem dita as regras são a que nasceram em berço de ouro....e impõe um padrão europeu a vida cotidiana do país ...vc está é muito bem...tem potencial para crescer simm...medite e seja forte ... parabéns por suas conquistas
Pelo preço que está hoje em dia tirar abilitaçao é sim uma grande vitória..
meu amigo só de não ta a pé vc já está acima da media.
@@mauricioadriano2418 obrigado amigo, mas as vezes tenho a sensação que estou subindo uma escada rolante ou contrário. Espero que um dia melhore.
Pq não temos um livro mágico que realiza nossos desejos, aliás não é todo mundo que tá deprimido, vejo muita gente por ai feliz da vida.
Muto boa a matéria, lá no fundinho, independente de sermos da geração z, s ou y, tempos uma certa depressão, basta observar os bares sempre lotados, alto consumo de drogas, sao formas de maquiar esta depressão...
Agora refletindo aqui, no processo evolutivo a depressão tem uma função primordial onde a pessoa precisa aprender a lidar com suas emoções, pensamentos e auto controle.
Vídeo excelente, e sua leitura é primorosa. 👏👏👏👏
Sou da geração X, tenho uma visão um pouco diferente de mundo, de valores e experiências.Apesar de me considerar muito aberta a mudanças e modernidades nunca me interessei pelas redes sociais,e acho isso ótimo pra minha saúde mental, mas realmente é bem preocupante o nível de problemas no campo da saúde mental que afeta o mundo contemporâneo principalmente dessas gerações aqui citadas. Tenho filhos da geração Z, e me interesso pelo tema. Saúde mental é um tema muito interessante e complexo.
Quase sempre vejo a minha irmã extremamente deprimida. O problema na minha opinião é que a maioria das pessoas não tem um propósito na vida, passam todo o tempo livre segurando um retângulo mágico e consumindo coisas superficiais. Não entendem que o entretenimento moderno libera quantidades absurdas de dopamina no cérebro (o que tira a vontade de fazer qualquer outra atividade menos viciante).
Eu tenho uns problemas e pensei que ouvir esse vídeo fosse me deixar para baixo mas ao mesmo tempo estava muito curioso, adorei o vídeo e como abordaram ele, parabéns
Eu vejo que esse assunto e outros devem ser assistidos e pensados, talvez em grupo, como uma escola ou Academias. Acredito que deveria merecer interesse a: Psicologia Social, Familiar, Juristas, Legisladores e talvez Gestão Pública e Empresarial , Educadores em todos os níveis de ensino. Agradeço a BBC pela excelência das matérias
a conclusão me pareceu perfeita.
Estive morando na Espanha em 2012, e naquela época já percebi uma juventude sem rumo, que buscava nos entorpecentes a resposta aos seus vários existenciais. Acredito que a Pandemia deve ter agravado esses sintomas e condições. É preciso observar o tempo histórico.
Penso que somos a geração deprimida porque não somos preparados para as possíveis frustrações da vida! Constantemente
Somos levados a acreditar que devemos ter e ser o melhor por nossos familiares, mídias .... para quê? Eu respondo para sermos aceitos ou admirados por nós, pelos familiares, pela sociedade .... grotesco!!!
Lamentável!!
Essas gerações e as que têm vindo, não conseguem distinguir e decidir entre o certo e o errado.
Não têm noção do perigo.
Nem da realidade.
Por isso é tão complicado, quando têm que a viver.
Porque não é só carregar num botão.
Excelente matéria!
Obrigada BBC.
Excelente material. Muito didático e esclarecedor.
A geração Z em diante nasceu em tempos fáceis e estáveis... criados na fartura e na moleza (falo em geral e não no Brasil)... e a cada geração nova mais frágil vai ficando o ser humano. Pelo menos até os tempos ficarem difíceis e humanos fortes serem forjados novamente...
Estudo, trabalho, relacionamentos/traumas, vicios, metas inalcansaveis, custo de vida la nas alturas e por ai vai.........
Deus está trazendo tristezas, guerras, terremotos, pandemias, fome, para que todos parem e comecem a se desapegar do material, que será destruído, e busquem a Ele em arrependimento, jejuns, orações, e boas obras de amor ao próximo.
"Assim declara o SENHOR: "Estou a ponto de destruir o que Eu mesmo edifiquei e de arrancar o que plantei, e isso em toda a terra! 5 E ainda assim procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures, porque trarei calamidade sobre toda a humanidade!’, assegura Yahweh. ‘todavia, Eu permitirei que escapes com vida onde quer que decidas habitar’" Jeremias 45:4
Por que nós pobres estamos cada vez mais deprimidos.
Todos esses problemas psicológicos já afetam a humanidade desde o início da da nossa existência. É isso que eu tenho percebido. Homens citados na bíblia como santos e tementes a Deus, já demonstravam, em algumas expressões, momentos de grandes angústias.
No livro de Salmos o escritor narra um terrível momento de sua vida com as seguintes palavras: "... angústia dos infernos me cercaram, cordéis de morte se apoderaram de mim".....
Expressões com teor semelhante podemos encontrar em outros textos bíblicos.
Podemos concluir que o drama que envolve a nossa existência não tem nada de novo. Isso pode mudar de cor, mas as consequências são sempre as mesmas: depressão.
No mundo atual acho que os ingredientes que temperam esse terrível prato da depressão estão mais ao alcance de todos. Decepções com muitas coisas, descrença nas religiões, desconfiança no sistema que domina tudo e que cada vez mais gera descontentamento e falta de perspectiva para essa geração.
*EXISTE APENAS UM RESPONSÁVEL POR TUDO ISSO, **_A TOTAL FALTA DE OPORTUNIDADES E MOBILIDADE SOCIAL_** , EM TODOS OS NIVEIS !!!!!!!!*
Porque as pessoas estão vivendo as ilusões das redes sociais. Saia delas.
isso é muito real, a sociedade está evoluindo para níveis inatingiveis de status, somado a isso nosso governo só piora nossa situação.... isso é muito triste e deprimente
FALOU tudo! Como nesse atual cenário no Brasil não ficarmos deprimidos?
Excelente matéria 🫶👏👏👏
Quando não tinha internet as pessoas eram menos deprimidas
Será?
Acho que você se equivocou na sua fala.
Sempre houveram pessoas depressivas. A diferença é que; na nossa época, depressão era considerado frescura, falta do que fazer, etc e tal.
As pessoas não tinham opção. Ou sobreviviam como podiam, ou eram engolidas sem misericórdia pela vida.
Hoje nós temos vários meios de comunicação. Embora ainda seja tabu falar sobre saúde mental, estamos mais abertos a abordar o tema.
A verdade é que o ser humano não está preparado para o conforto e bem estar. É o perrengue que nos move pra frente. Perguntem a seus pais e avós.
O uso constante das redes sociais abriu as portas para o contato sem limites como todo tipo de gente e conteúdo, inclusive pessoas altamente tóxicas que promovem canais de manipulação, ódio, senso de perversidade, vingança e tudo que não presta, além de modinhas de isolamento e frustração, isso fora as teorias da conspiração pessimistas.
Tudo isso mantido pelos "gurus da verdade" perturba a mente e mata a saúde mental de muitas pessoas.
SER ALTAMENTE SELETIVO NAS REDES SALVA SUA VIDA.
Olá BBC!C certeza atingem TDS as gerações!🤦 Cada vez tudo mais difícil 😔 As esperanças e possibilidades não são p TDS☹️ E as injustiças vão se alastrando...Infelizmente 😕
Um ponto importante na gen Z é o facto de país mimarem tanto os filhos que estes perdem a conexão com a realidade, pensam que são os melhores, que podem tudo, não sabem ouvir não, e quando vão para o mundo real vêem que é assim, que existem n especiais (uns até melhores que eles), que nem sempre vão ouvir um sim e que realidade não é subjectiva como lhe foi ensinado, o que causa uma enorme frustração e sentimento de fracasso, que vive uma mentira, que uma fraude e logo se deprime
Parabéns pelo trabalho instrutivo!
Graduacao em universidade federal. Fluente em 2 idiomas. Pos-graduado. Intercambio nos EUA. Pra que? Pra ganhar um salario que so me permite fazer 2 refeicoes ao dia. :/
A depressão é o resultado da hipocrisia do mundo.
Estamos mais deprimidos por conta da fase que o capitalismo chegou, a fase do capitalismo financeiro: desregrado, incapaz de gerar empregos e consequentemente mais tempo ócio e com opção da Internet das coisas. Essas gerações citadas sofrem a influência da desvalorização do ser, da simplicidade
Comunista de iPhone
Esse vídeo resumiu minha vida
será que não é porque a gente está vivendo o apocalipse?
Frescura
eu acho q qnto mais inteligente for a pessoa maior é a dor e sofrimento.. Eu vejo o pessoal que vem do nordeste pra sp e eles nem de longe tem depressão.. e eles vivem uma vida desgraçada de miseravel e estão sempre com sorriso no rosto.
A minha depressao eh mais relacionada ao fato de q as pessoas do meu convivio social q tive na vida terem me tratdo como lixo, ai deenvolvi ansiedade e depois depressao, mas ultimamente estou me recuperando aos poucos
Mto bom!👏🏾👏🏾👏🏾
É Corinthiano e ainda se pergunta porquê tem depressão kkk
Torça para o Palmeiras kkkk
Achei esta reportagem muito pobre, esperava mais conteúdos. O principal problema dela é tratar especialmente da depressão ocasionada pela pandemia, sendo que o buraco é muito mais embaixo. Má alimentação, sedentarismo, crises econômicas, inflação global, cultura da meritocracia, ócio, dificuldade de entrar no mercado de trabalho, redes sociais lotadas de exibicionismo material, etc, são causas dessa depressão juvenil que poderiam ser abordadas também.
O fato de vivermos em uma mudança de paradigmas é algo que contribui demais para essa situação toda. Os ultrarromânticos passaram por algo desse tipo, inclusive.
Exato
Ótimo apontamento, Ricardo!
"Normalizamos" comer veneno: além dos absurdos excessos de agrotóxicos, comemos "lixinho saborizado", embalado com muito marketing e ostentação! Aliás, o "ideal de felicidade" vendido diuturnamente em nossa sociedade é a ostentação: de "beleza" (referendado pelo mercado/mídia), de "fama", "sucesso", "riqueza"... Ostentar virou sinônimo de felicidade😖
Temos vários fatores propiciando uma intoxicação em nossos corpos e mentes!!
Ter SAÚDE (fisiológica, mental/emocional, social, espiritual), nesse contexto, é um gigantesco desafio!!!
E exige uma compreensão, também, ecológica e sistêmica!
O estilo de vida acelerado, consumista, tem adoecido as pessoas, animais, a natureza e todo o planeta!
Tá osso!!
Eu só peço a Deus tds os dias , que de força,, ânimo, alegria de viver a tds que estão desesperançado,pois muitas pessoas desistindo da vida! As pessoas tem que entender que nada é pra sempre,td muda a todo instante,nossas emoções , pensamentos e atitudes ,td passageiro. Calma!! Ocupa sua mente em ajudar pessoas,ser útil na terra, assim vc fica em movimento sem focar nos problemas,pois tds nós temos aflições.
Porque é a geração que mais reclama e menos produz.
Acho que um dos principais problemas hoje em dia é querer ser igual a todos ou o melhor em tudo . Desigualdade é um problema grande mas acho que as pessoas hoje estão muito paranoicas com isso
Não estão paranóicas, é que hj com a internet ficou escancarado essa desigualdade e com a crise isso só vai piorar.
@@pss7985 verdade
Fantástica leitura
Eu fui criada pra estudar e não me rendeu nada, pelo menos não no Brasil. Tava com 28 e pensei "eu tô vivendo ou sobrevivendo? E se estou só sobrevivendo, pra quê? Se o amanhã vai ser a mesma porcaria". Pesquisei e saí do Brasil, não foi fácil mas hoje eu sinto que não estou sobrevivendo e sim vivendo.
A pandemia me afetou muito porque eu ficava pensando nas faltas de políticas públicas principalmente no Brasil, Quito foi uma situação terrível... Desde 2020 eu optei por diminuir meu acesso às noticías. E o pior disso, eu falo uma média de 10 idiomas e eu usava jornais pra manter vivo o conhecimento dos idiomas que eu não uso, acabou prejudicando isso aí também mas o TikTok ajuda.
quem bom que agora está vivendo, mas vc tá morando em q país?
Geração da Apostasia das profecias como tinha que ser antes do evento mais maravilhoso que a humanidade aguarda por mais de dois mil anos.
Estudar e trabalhar muito para poder fazer pilates e terapia
Sim isso mêsmo
Hoje em dia tem mais coisas inúteis para distrair, hoje quando um pai tenta dar uma bronca em um filho sobre algo que não foi legal, em dois toques já esta no celular e nem da tempo dele refletir sobre o assunto, ficando acostumados com conteúdos instantâneos que não acrescentam criatividade nem nada, pelo contrário só pura distração.
pra quem não tiver tempo de ouvir 7 minutos:
estamos cada vez mais deprimidos pq estamos cada vez MAIS POBRES, cada vez mais próximo da situação de INSEGURANÇA ALIMENTAR, cada vez mais angustiados com a possibilidade de ficar SEM EMPREGO e cada vez MAIS ESCRAVIZADOS vendendo nosso tempo de vida
Verdade
A situação do jovem só piora a cada dia no Brasil
Uma verdade mesmo viu uma epidemia de pessoas ansiosas e deprimidas é preciso buscar ajuda
Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que CRISTO JESUS veio ao mundo para salvar os pecadores...
1 Timoteo 1:15
Arrependa-se dos seus pecados. Receba a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
Em breve ELE virá!
JESUS te ama muito!!!
Me identifiquei com cada palavra
Parabéns pela explicação cirúrgica.
minha tristeza é por questões financeiras pois nado nado e não saio do lugar ...
È foda
No Brasil, atualmente, a depressão chegou para todas as gerações.
Acredito que a maior doença dos nossos tempos é a solidão.
Principalmente de jovens e velhos.
Li recentemente, uma reportagem sobre mulheres japonesas velhas cometendo pequenos furtos, somente para serem presas e terem companhia de outras mulheres na prisão.
O livro sobre essa reportagem se chama:
O Século da Solidão da autora Neenma Hertz
Que triste isso, talvez seja porque não existe união familiar também , não dizendo que isso seja um problema exclusivo da nossa geração,porém maior que em gerações anteriores..
@@leandrotorres1063 Como ter união familiar? sendo que as pessoas tem que trabalhar 8h/dia e chegando em casa já estão todos cansados, família é segundo plano, emprego em primeiro, é assim que o mundo é hj: trabalhar para comprar coisas fúteis e tentar tirar um prazer disso. Esse sistema que estamos é uma furada, só é bom pros ricos.
@@vitoraugusto4828 concordo é uma situação complicada, ainda mais pra quem paga aluguel pra conseguir casa,carro,moto etc tem de parcelar pro resto da vida.
Solidão é o de menos, o pior mesmo é viver em um mundo desigual, muitos com pouco e poucos com muito
@@sansm14 verdade
a vida é maravilhosa e eu queria poder viver pra sempre
Quanto mais formatados, menos pensam. Foram condicionados, para ñ se revoltar, contra o sistema
O importante é trabalhar para melhorar a saúde dos M/Z que se encontram nesta situação. E que a cura chegue o mais rápido possível!!!😢