O equilibrado de fato é a pior escolha, pois a oscilação de clock é alta. Uma dica que dou é usar o modo mínimo (Economia de energia) e mudar o TDP de desempenho mínimo e máximo pra 100 (ou 90 se você quiser economizar energia/ou min. 90 e máx. 100); e o gerenciamento de energia do PCIE pra Desempenho Máximo. Assim você extrai o melhor desempenho desses dois hardwares e o sistema economiza energia em outras áreas, como na alimentação USB por exemplo. Se tá tendo problema de temperatura, usa valores mais baixos que vai servir também (é o caso de notebooks). Pra benchmarks pode haver perda, mas pro uso geral, esse "sacrifício" de TDP é imperceptível.
Também faço isso,so mexo tb na placa de video integrada do meu notebook,mais o ruim é que ele fica meio com a temperatura alta e faz um barulho, mais é o jeito,se eu botar 90 ele não roda os jogos
Os Ryzen tem o plano de energia equilibrado tbm, Ryzen Balanced, qnd instala o driver do chipset. A diferença entre ele e o Equilibrado (do Windows) é que o clock minimo é o mínimo do CPU, no meu caso do ryzen 3600, é 3,6GHz. Ao invés de baixar pra 2,4 ou 1,6ghz. Vou testar essa questão de estabilidade de fps, achei interessante.
Os modos funcionam da forma como foram designados. Entretanto, ainda no modo Alto Desempenho, vale checar uma configuração específica do plano de energia, no item da placa gráfica, que pode limitá-la a 70~80%, mas nunca 100° de uso (talvez por estar em aparelhos com péssimo design de arrefecimento, como notebooks).
Como vc disse bem, em desktop eh outra realidade. O modo de alto despempenho funciona muito bem em notebooks desconectados da fonte, se comparado ao modo de economia.
Interessante, eu já tinha observado na prática essa questão da economia de energia, mas não sabia exatamente qual era a melhor configuração. Obrigado pela análise!
Balanceado como o Windows recomenda. Pois modo de alta performance pode esquentar mais o processador por sempre ficar com os clocks altos. Digo isso por experiência própria. Especialmente nos i7 e i9 da 13ª e 14ª geração que esquentam bastante mesmo com Watercooler. Nos testes de Cinebenck como citado no vídeo, porém recomendo usar o balanceado tbm, pois a diferença de pontuação foi muito pequena (imperceptível)
@@diogo_tec_inf Nossa! o processador fez o trabalho normal dele de esquentar! OH MY GOD ELE FEZ ALGO BASICO OH MY GOD NAO POSSO DEIXAR ISSO ACONTECER! po, cara, voces chegam a ser uma piada, sério.
@@Kevipz qual motivo deixar um esquema de energia no desempenho máximo mesmo qdo o processador está ocioso? Qdo está em tarefas leves como RUclips, ver filmes, navegar na internet ? Pra que deixar nos clocks altos chegando a quase 100 graus o tempo todo se pode deixar o esquema de energia no balanceado e acelerar só qdo for necessário? Kkk. Piada é a sua falta de conhecimento.
@@Kevipz Vou ser mais específico. Trabalho como técnico de informática desde os anos 2000. Nunca tive problema em deixar o esquema de energia como desempenho máximo e sempre usei desta forma , até a chegada dos processadores I7, I9 da 13ª e 14ª geração. Peguei 3 casos desses processadores estarem batendo 100 graus (mesmo com watercooler) em tarefas básicas como navegar na internet. Qdo mudei o esquema de energia para balanceado, as temperaturas chegaram a baixar em até 30 graus. Ou seja, dependendo da configuração e do processador, use as recomendações do sistema.
Cara, muito bom. Eu particularmente sempre deixei na opção de Alto Desempenho por achar que o Windows ficaria ruim pra mexer nas outras opções, basicamente é a primeira coisa que eu faço quando formato os pcs da vida.
Esse vídeo caiu como uma luva pra mim. Meu notebook tá problemas no Cooler e eu tô usando em economia de energia, com configurações pra rodar a CPU em menos de 10%, tava precisando de um video com uma análise completa sobre os modos de energia do Windows. Obrigado mestre Makarov
Tenho um Acer Nitro 5 e faz total diferença ajustar o modo de energia: Para jogar, eu uso o equilibrado, pois esquenta menos (mas tenho que abrir mão de qualidade de gráfico) 65º, enquanto que jogar no máximo desempenho vai para 95º. Para trabalhar eu uso o máximo desempenho pq preciso de mais processador para rodar os programas que eu uso no dia a dia. O modo economia eu só uso quando estou com o note fora da tomada, para a bateria durar mais tempo, mas só serve para navegar na internet.
Tenho o nitro 5 tbm, uso normalmente o Equilibrado, é o que menos esquenta e garante um desempenho bom. O alto desempenho acaba por subir um pouco a temperatura dele, pra combater isso eu faço um undervolt e underclock e uso o alto desempenho aliado a eles. Uma dica, troquei a pasta térmica dele por uma artic silver e acabou segurando muito mais as temperaturas, apenas uma dica caso vc ainda use a pasta térmica stock.
@@luan_maik mais ou menos uns 7 graus, atualmente é difícil passar de 83 graus o CPU usando alto desempenho, jogando ele fica na faixa dos 70 - 77 graus a 3,7Ghz
Recentemente comprei um RX5500 xt e percebi que ela está esquentando demais, queria deixar a temperatura mais baixa, qual modo de energia é recomendável?
Para mim que tenho um PC antigo ( Core i5 3570 ) que faz mais diferença, talvez não tanto para jogo comum, mas para emuladores que exigem mais da CPU (Xenia de Xbox360 por ex.) alto desempenho de energia melhora o desempenho na hora do jogo, depois no Windows é só colocar no modo equilibrado mesmo.
@@Jovifrois ryzen de primeira geração era compatível com win7 mas dependia da placa mãe , em 2017 logo no lançamento eu comprei esse ryzen na kabum com uma biostar b350 na caixa tinha o logo do win7 ainda kkkkk
Maka faz o teste configurando pelas configurações>sistema>ligar/desligar>modo de energia Essa configuração teoricamente funciona diferente da do painel de controle pois pra ela funcionar precisa o plano de energia estar setado no equilibrado
Eu testei os 3 modos, alto desempenho fica sempre no máximo, equilibrado vai ficar com o desempenho variável, mas não vai diminuir o desempenho e o economia de energia vai capar de fato o desempenho. Eu uso o equilibrado, economiza energia quando não está sendo usado e entrega o máximo de desempenho quando for preciso.
No meu caso na economia de energia, eu tenho MAIS FPS que no alto desempenho. O modo de desempenho normal seta o processador em 1.1ghz. Windows 10, Ryzen 5700u.
No economia de energia o Windows "desliga" alguns núcleos do processador quando o sistema não requisita muito processamento e abaixa o clock. Vá nos gerenciador de tarefas e altere o gráfico do processador para "Núcleos lógicos", no modo economia alguns núcleos vão ficar "estacionados".
@@Unknown-868 O equilibrado de fato é a pior escolha, pois a oscilação de clock é alta. Uma dica que dou é usar o modo mínimo (Economia de energia) e mudar o TDP de desempenho mínimo e máximo pra 100 (ou 90 se você quiser economizar energia/ou min. 90 e máx. 100); e o gerenciamento de energia do PCIE pra Desempenho Máximo. Assim você extrai o melhor desempenho desses dois hardwares e o sistema economiza energia em outras áreas, como na alimentação USB por exemplo. Se tá tendo problema de temperatura, usa valores mais baixos que vai servir também (é o caso de notebooks). Pra benchmarks pode haver perda, mas pro uso geral, esse "sacrifício" de TDP é imperceptível.
Diria que essa lógica faz sentido em um setup que tem ventilação adequada, mas como usuário de notebook (e a maioria dos que tem placa dedicada tem ventilação péssima, tanto no chip da cpu quanto no da gpu) eu digo que a temperatura é o X da questão. Laptops setados com desempenho máximo tendem a ter throttling constante e isso torna a experiência da jogatina péssima; O perfil equilibrado em jogos que demandam pouco do setup talvez não rode liso mas roda de forma satisfatória, já em jogos que demandam muito o throttling tbm se fará presente; O perfil econômico tende a gerar temperatura mais moderada e um desempenho mais estável, é o sacrifício de alguns fps para obter uma melhor jogabilidade.
Eu uso o de economia de energia, mais mudo algumas coisas,deixo a placa de video em desempenhp equilibrado, mudo o desempenho do maximo para 100%/90 dependendo doq vou fazer, é também dependendo do jogo pra temperatura não ficar nas alturas ativo pro refrigeramento ficar ativo,faz barulho bastante, faz,mais pelomenos consigo jogar com fps estável é com temperatura não tao nas alturas
sinceramente nada é mais eficiente nesses casos do que um undervolt, eu já fiz isso em um notebook RC530 da samsung e resolveu legal o problema de aquecimento sem perder performance. vou dar um outra situação muito mais recente que foi na minha desktop, eu tenho um 5600X que operava em 95º com qualquer carga mais alta, como jogos mesmo, eu fiz um undervolt bem agressivo, perdi por volta de 7% de desempenho total, mas imperceptivel. setei sem do a 4.1ghz em 1,025v, fui de 95º em carga maxima para 58º. no caso desse notebook ele tinha uma ventilação fixa de alta rotação, então era mais dificil de controlar, mas o undervolt deu uma margem ai de 20º para um notebook que operava em 85+ constante com direito a throttling em qualquer jogo.
E quanto aqueles planos de energia "Custom" que alguns RUclipsrs divulgam por aí? Alguma dizem que aumenta FPS, diminui inputlag, PC começa a voar e etc, faz alguma diferença ou é meme?
já observei que em modo equilibrado alguns núcleos dão um "tiro" de frequência maior do que ficar em modo máximo, isso se deve ai fato de ter margem térmica no notebook, pra mim fica melhor pois para abrir os softwares ele dá essa forçada no clock bem na hora que precisa.
No meu notebook, não senti diferença entre equilibrado e alto desempenho, nem com o MSI Afterburner ativado não vi nenhuma diferença relevante. Já no economia de energia eu percebi que o FPS fica caindo bastante nos jogos, então eu deixo em equilibrado, para ter economia de bateria e não deixar o notebook lento
Cara to usando linux aqui no momento, mas no video ali onde ele mostra (por exemplo aos 1:21) mostra "alto desempenho" e tem uma opção "Alterar configurações do Plano", vai dar varias opções, recomendo otimizar as demais e deixar tudo referente as placas graficas no talo. Notei uma diferença absurda ao jogar RDR2 e nao tenho placa de video... Nunca mais drop frame @@disgusttedd8249
Vão em Configurações > Sistema > Video > Configurações de elementos gráficos (está no final da página) > Ativem o "Agendamento de GPU acelerado por hardware. Pra mim isso diminuiu o consumo de RAM do windows. Não sei direito pra que serve essa opção, mas pelo que percebi, o windows passa a usar a memória de vídeo (sua placa-de-vídeo) pra renderizar os elementos na tela igual um jogo, diminuindo o consumo de RAM.
@Makaveli The Don Não vejo como isso pode ser ruim. O problema é quando a GPU esquenta, agora usar 100% e ela continuar em uma temperatura agradável não diminui sua vida útil.
eu comecei a prestar atenção nisso no meu notebook, eu sempre usei em alto desenpenho, e quando eu ia jogar por algum motivo os fps abaixavam muito, ate q um dia fui usar ele na bateria, q acredite ou não ficou com mais desenpenho do q no carregador (ele tava configurado pra na bateria ficar no enconomia de energia) eu fui dar uma pesquisada e percebi q no alto desenpenho ele acabava esquentando muito, e resultando no famoso "throttling" e no economia de energia ele diminuia o clock evitando o aquecimento, e q não tinha mais o "throttling" fica ai a dica se vc tem notebook, da uma olhada na temperatura dele!!
@@vitinisco nvd o meu n perde FPS mas sim fica estável pois o clock da CPU reduz pra n forçar dms e n perder nd para reduzir o uso de energia e temperatura
A própria Microsoft ja esclareceu isso inumeras vezes essa dúvida sobre Planos de Energia do Windows e em Desktops a melhor opção eh o Equilibrado pois na opção Equilibrado (opção default do Windows) permite com que componentes que não estão sendo utilizados pelo computador entrem automaticamente em modo de suspensão, consequentemente economizando energia, já opção Alto Desempenho ou Desempenho Máximo são inúteis para o Desktop pois essas funções são feitas exclusivamente para os notebooks, pois ela aumenta a demanda do consumo de energia para os componentes do computador sem nenhum ganho de performance. A recomendação da própria Microsoft é sempre usar no modo equilibrado tanto em PCs como em Notebooks
valeu pela dica mano o meu pc tava no alto desempenho e sempre dando tela azul eu não entendi o por que dele está dando tela azul então pesquisei por videos e mais coisas a respeito e descobri que era o alto desempenho mas agora no equilibrado ele parou de dar essas telas azuis e meu jogo aumento uns 12 a 15 fps
o modo requilibrado causa stuttering na opção da cpu, pq leva um tempo pra mudar a voltagem da cpu e alterar a potenica, porem se vc for em configuraçoes avançadas e deixar a cpu sempre em 100% o cpu some. porem deixar ela variando entre 50% de potencia e 100% causa stutering.
@@gabrielandy9272 boa, mas agora já não sei mais em quem acredita kkk, pq se eu deixo em 100% desempenho máximo causa stuttering pq a CPU esquenta demais, se deixa em equilibrado vc me fala q da stuttering agr fudeo
@@pwn1018 eu acho que na realidade isso deve variar de hardware pra hardware o que acontece no meu pc nao nessesariamente vai ser o mesmo que acontece no teu. pq vc naõ usa os mesmos componentes que o meu,. o meu tem probelmas no equilibrado a menos que eu mude a % do processador la na configuração avançada, pq o negocio de deixar a energia variavel no processador causa stuterring mas talvez dependendo do modelo do processador ele pode ser melhor com isso. eu uso intel, não sei se tu usa amd, dizem que a amd gerencia melhor energia ai talvez nao de stutter por isso.
Quando eu vou realizar uma tarefa q eu quero q seja rápida. Eu aumento desempenho. Pro uso normal e o mínimo ou equilibrado. Rederizar vídeo, gravar, baixar, transferir muitos arquivos. Aumento pra acabar tudo mais rápido.
@@jao69420 tenta o economia de energia emoji nerd ambulante talvez abaixe mais a temperatura eu tenho o incrivel fx 6300 e ele ta ficando 90% vou testar equilibrado agora e depois economia
Consegui recentemente liberar todos os 7 planos de energia, inclusive qual a diferença entre o desempenho máximo e o sobreposição de desempenho máximo?
Nem vi o vídeo ainda mas já vou comentar. Evito de usar o alto desempenho por conta da máquina em idle. Não perdi NADA em performance, sempre que precisa de desempenho o processador sobe o clock e tudo roda bem, quando tá em baixo consumo, usando browser e tal, meu clock cai de 4.4 GHz para seus 3 GHz, 2.5 GHz, tudo continua rodando super bem e o consumo e temperaturas reduzem consideravelmente. Eu aprendi a utilizar assim por conta do notebook que eu usava antes, queria mais tempo de bateria quando precisasse, e boom! Utilizando agora no PC também, sinto 0% de diferença em desempenho e a máquina esquenta bem menos e consome menos energia no final do mês.
Em notebook essas opções fazem diferença, pois dependendo da escolha o clock da CPU diminui e não oscila muito, e em jogos os FPS cai um pouco, eu prefiro até utilizar nesse modo (economia de energia) pois esquenta menos, e pra uso doméstico é muito bom
isso depende de qual cpu usa, a AMD faz uma alteraçao nos modos de energia do windows quando instala o driver de chipset, e recomenda o uso do "equilibrado", tem muitas opções ocultas, por exemplo a desabilitaçao do turbo boost, que no meu 5800x diminui de 60w para 30w usando apps do dia-a-dia, e a maioria dos games não precisa de turbo boost. o modo 'economia' não funciona no meu, e acho que em todos os ryzen. tambem tem a opçao de desbloquear o modo "ultimate performace", aqui não fez diferença mas vc pode testar. é melhor monitorar as diferenças pelo MSI afterburner ou pelo HWmonitor, vendo tambem o consumo de energia do CPU e Temperatura.
Quem usa processador AMD tem 5 opções. Nos planos preferenciais, temos: AMD Ryzen Balanced e Economia de energia. Em planos adicionais, temos: Alto desempenho, AMD Ryzen High Performance e Equilibrado (recomendável).
@@lucianosevero3271 Este modo de energia é relacionado ao Windows e o processador. No caso você precisa ter um processador AMD Ryzen e fazer o download do StoreMI e instalar os drivers do plano de energia.
Cara se eu te falar que nos notebooks da Posi que formato aqui no econômia de energia funcionam melhor kk Acho que o windows desliga alguns processos que ficam em background.
deu deixo a seguinte opção: AMD Ryzen Balanced. De fato foi a melhor opção que já vi. Em momentos necessários, o PC dá muita preferencia ao desempenho, caso contrario, ele economiza energia (ajuda mt no controle de temperatura tbm)
Eu deixo AMD Ryzen High Performance e de fato para jogos e melhor, porem não ecomiza na energia não então não si faz tanta diferença sabe do Balanced para o High Performance.
No meu notebook com um celeron, o modo economia de energia suga a alma dele, mas ajuda a economizar energia da bateria, é ótimo pra só assistir alguma coisa
Nos notebook a diferença é muito maior para cada um desses estágios, eu tenho um notebook gamer e é muito comum em jogos pesados e em alto desempenho a temperatura da CPU chegue a 95-100 ºC e em equilibrado caia para 80-85ºC tendo uma diferença de desempenho significativa.
@@staycam115 notebook gamer tem um problema muito sério com temperatura, não importa o que vc faça, pode trocar pasta térmica, colocar suporte com ventoinha o que for, se vc roda algo muito pesado nele sempre vai chegar a temperaturas acima de 90°C depois de uns minutos, a única solução viável que achei até o momento é reduzir o clock máximo do Notebook, e uma das opções para isso é esse gerenciador de energia
No meu PC tem a opção "GameTurbo (High Performance)" no próprio gerenciador de tarefas, e ele não foi criado por alguém, pois somente eu mexo nesse PC e eu que o montei e instalei o Windows.
cara simplesmente o desempenho máximo esquenta muito o processador e isso faz o sistema diminuir o desempenho dele automaticamente quando chegar num ponto critico, por isso que no equilibrado como o nome já diz dependendo o caso fica melhor, agr se vc tiver um water cooler ou um cooler muito bom pode tacar td no máximo e ser feliz que n vai ter esse problema
Antigamente eu passei 2 anos usando Alto Desempenho no meu note. Eu não sabia que ele trava o processador na potência máxima mesmo sem fazer nada em 0%. Eu tive problemas de superaquecimento e danificou alguns componentes da placa mãe principalmente os dissipadores de calor e o chip de vídeo e também a tela foi pro saco e a bateria também não presta mais. Hoje eu uso Sobreposição de Economia de Bateria. Essa opção fica oculto, mas é possível ativar com comandos simples. É a melhor configuração para o sistema pois é dinâmico e usa conforme a exigência dos programas. Tem uma ótima velocidade até pra jogos. O que eu aprendi com a experiência é que a Sobreposição de Economia de Bateria deixa o computador livre para decidir quando deve usar os recursos conforme necessário. E não use Alto Desempenho pois vai travar o processador no máximo mesmo sem estar fazendo nada. Gera superaquecimento e danifica a placa mãe.
em desktops fico tranquilo com o Equilibrado (processadores mais antigos como por exemplo o i5 2310). se eu tivesse as últimas gerações ia de economia de energia.
@@brunohenrique9680 Utiliza o CMD para importar os planos de energia que a Microsoft deixa oculto no sistema Win10 x64. Os códigos podem ser obtidos na internet em sites dos EUA. Eu tenho os arquivos, mas não estou no meu notebook. Quando eu pegar meu notebook eu passo um link.
@@999GNG Tô ligado, tenho um SSD pro sistema e pra aplicativos que não ocupam muito espaço, tipo Premiere, Photoshop etc. Mas nós jogos uso HDD e tá foda.
No meu caso na economia de energia, eu tenho MAIS FPS que no alto desempenho. O modo de desempenho normal seta o processador em 1.1ghz. Windows 10, Ryzen 5700u.
economia de energia é mais para quando vc vai fazer coisas básica no dia a dia... em empresas isso ajuda muito !!! na residência n ajuda n ainda mais para quem joga... agora em notebook ajuda muito tbm...
Qual CPU? O meu é Ryzen 5, se eu não instalar o driver da CPU, e não usar a nova opção de "Ryzen Balanced" o clock fica travado no máximo sempre... como está, variando pra baixo quando em idle, os jogos rodam bem, sem stutter.
Makarov tem programas (mais antigos) que não "avisam" ao sistema que tem maior demanda de processamento e o programa roda lento com o processador não saindo do desempenho mínimo.
Eu tenho no pc uma gtx 1650 4gb e 16 ram e um I5 3° geração. Depois que vi esse vídeo fiz a mudança e percebi que no modo de energia em equilíbrio, parecia que a cpu e gpu ficava numa porcentagem de uso muito mais auto do que quando coloco o modo de energia em auto desempenho. Deu a impressão que esses componentes ficava mais estressado de alguma forma, mesmo não rodando nada. Talvez nesse modo equilíbrio o uso de energia fica destruída de uma forma que esses componentes não trabalham direito e ficam trabalhando de forma limitada e estressado mais.
A configuração do desempenho equilibrado, estava fazendo meu computador desligar, mesmo depois de ter alterado os modos de economia de energia, depois que coloquei no desempenho máximo parou com esse problema.
todas as informações me pareceram bem obvias quando vc vai jogar e quer um otimo desempenho é obvio que o plano de energia será Alto desempenho. a função modo equilibrado é excelente e cumpre o papel, mas não quando se trata de jogos e aplicações pesadas mas sim pro usuário que vai apenas utilizar a internet, assistir um filme, gerenciar arquivos... nada que exija muito. eu particularmente deixo o plano em alto desempenho sempre pois não há necessidade de alterar (Principalmente se vc usa desktop), já em notebook vale a pena trocar o plano dependendo exclusivamente do seu uso para obter o maior rendimento da bateria caso vc vá ficar mto tempo fora da tomada.
Isso deve variar de mobo pra mobo... pc pra pc. Não acho que tirar do equilibrado vá fazer esse efeito pra todos. Mas como disse... ACHO, queria ver esse teste em diferentes setups pra ai, sim, ser comprovado.
O modo economia de energia é a melhor opção para quem está com problemas de desligamento no PC como eu estou , claro que vai ter perda no desempenho em jogos pesados, mas é melhor assim do que o PC ficar em outros modos se desligando o tempo todo.
No linux tem como definir a rampa dos clocks de cpu, se a cpu for compatível claro, dependendo pode ser usado até pra evitar aquecimento em sistema que rodam em idle.
Em alto desempenho eu sempre tive problemas no pc com gagueira nos jogos, depois que usei recomendado sempre tive uma boa experiência sempre com tudo em stock nos dois meu amigo sofria pra fazer live e jogar ao mesmo, perguntei pra ele sobre energia e ele usava em alto desempenho, falei pra ele deixar no equilibrado o pc dele agora ta liso pra fazer live e jogar, não acontece mais a gagueira. em equilibrado é melhor, em economia de energia não ativa o turbo boost. foi isso que eu percebi testando aqui
acho que e furada mano ativar aquele troço pelo cmd deve esquentar mais o pc certeza por isso a microsoft nao deixa para usarem de forma natural no painel de controle
@@SUPERFELIPAO foi uns 2 anos pra resposta mas obrigado BAHAJAHSHA Hoje em dia só uso o alto desempenho, em forma geral mal faz diferença de um para o outro
@@PinguimSSK equilibrado fica variando os GHz mas e melhor que o economia pois o economia vai pro minimo do minimo o alto desempenho eu fico na duvida pq meu processador e esquentadinho um fx 6300 kkkkkk que o makarov zoa tanto no canal dele e ele ja teve um tambem acho que vou deixar em equilibrado pra nao ficar 40 graus de temperatura a minha casa
@@PinguimSSK eu ja ativei o maximo desempenho algumas veses nesse processador meu e deu problemas de tela azul desligamento tela preta entao melhor nao so usa oq a microsoft poe oficial no sistema pois tem varias pessoas la testando para nos termos o melhor desempenho
No meu caso a GPU fica ocilando de 0 a 100% não existe meio termo ou é 0 ou é 100, e eu gostaria de saber se isso é normal porque geralmente eu vejo em outros pc a gpu em um grafico bem baixo no gerênciador de tarefas ao contrário do que acontece no meu pc onde a placa grafica integrada no caso a vega 11 do Ryzen 5 3400G e não encontro em nenhum lugar uma resposta para isso...
Acredito fortemente de que seja essa a causa de stutterings e congelamentos de tela nos jogos com APU, o meu é um Ryzen 5 4600G. Tenho quase certeza de seja esse gerenciamento de energia automático do clock da GPU que causa travamento, pois ao observar a frequência pelo MSI, ela altera de 400 a 1900MHz em centésimos de segundos, até mesmo quando ocioso...
@@Fabio-gp8zn em vários tava dando isso, até mesmo em jogos básicões de emuladores. Deu uma melhorada depois que troquei as memórias RAM mano, agora trava mas volta depois de alguns segundos...
@@RELEN7LESS7 Bem estranho isso , no meu ryzen não tive nada disso , mas uma coisa q é verdade é que existem lotes de produtos com defeito e lotes com produtos sem defeito , já comprei um celular que veio com defeito , mas muitas pessoas compraram esse mesmo celular só que meses depois e não vieram com defeito, pq o lote era diferente.
O estranho é que, mesmo com o modo no alto desempenho (que deixa no maximo), processador fica em 1.8, sendo que a velocidade base dele é 2.4. e tenho que usar o ThrottleStop pra ele ficar em 2.4
no meu ryzen aqui economia de energia clock fica travado em 1.7ghz, já em alto desempenho ou equilibrado fica msm coisa clock variando entre 3.9 a 4.4ghz, não sei como que faz pra ele funcionar com clock mais baixo no equilibrado e subir quando precisa, e não tenho a opção de energia dos ryzen aqui msm instalando o driver do chipset
Nessa parte onde você escolhe os planos de energia dá para você configurar cada um deles em > alterar configurações de plano > alterar configurações de energia avançadas > gerenciamento de energia do processador, lá constam o estado máximo (alta carga de uso) e mínimo (baixa carga de uso) em porcentagem, você pode alterar os valores para buscar a configuração que deseja.
@@-ADR já está configurado no equilibrado pra estado de desempenho minimo 0% e maxima 100% e resfriamento ativo mas msm assim ele fica com clock alto na area de trabalho sem nada aberto e não tem nada usando cpu
Já arregacei um notebook core i3 com isso. Não usem o tempo todo. Principalmente se passa mais 24h e não reinicia seu Pc. Estraga o computador e esquenta muito. Meu notebook derreteu até a carcaça. Pq ele não esfria.
O que eu já percebi em prática é que o modo Equilibrado é totalmente Desequilibrado. Uso sempre o modo Economia de Energia tanto do Desktop quanto no Laptop.
Eu uso notebook e sempre deixei no recomendado até quando vou jogar, por receio dele esquentar muito no alto desempenho, mas depois desse video não quero mais usar no recomendado kkkkk. Vou testar pra ver como ele se sai
Como faz pra usar alto desempenho apenas em jogos e economia de energia quando estiver só com o Windows aberto? Não quero fucar mudando toda hora o plano de energia
Oi... Eu coloquei no máximo desempenho e meu computador ficou com um comportamento estranho. Ele ficou disparado, apressado e enlouquecido de rápido, mas quando voltei para o modo "Equilibrado não voltou para o normal / por favor o que faço?
alto desempenho faz a conta de luz ir nas alturas o clock fica 100% o tempo todo quem se preucupa com isso não é uma boa, colocar nesse modo só se for jogar ou usar programas muito pesados.
Qual é o melhor programa de sincronização para Windows (open source, free ou pro)? Você não acha que sincronização era para ter no Windows Explorer, assim como a aclamada abas?
Verdade mesmo eu jogo gta brasil modificado e usava modo equilibrado e alguns lugares do mapa jogo dava umas travada ... depois mudei pro modo alto desempenho nunca mais tive ploblema de meu gta brasil travar roda liso tbm.outros jogos recomendo deixar alto desempenho em jogos !
O equilibrado de fato é a pior escolha, pois a oscilação de clock é alta. Uma dica que dou é usar o modo mínimo (Economia de energia) e mudar o TDP de desempenho mínimo e máximo pra 100 (ou 90 se você quiser economizar energia/ou min. 90 e máx. 100); e o gerenciamento de energia do PCIE pra Desempenho Máximo. Assim você extrai o melhor desempenho desses dois hardwares e o sistema economiza energia em outras áreas, como na alimentação USB por exemplo. Se tá tendo problema de temperatura, usa valores mais baixos que vai servir também (é o caso de notebooks). Pra benchmarks pode haver perda, mas pro uso geral, esse "sacrifício" de TDP é imperceptível.
Como faz isso
Também faço isso,so mexo tb na placa de video integrada do meu notebook,mais o ruim é que ele fica meio com a temperatura alta e faz um barulho, mais é o jeito,se eu botar 90 ele não roda os jogos
Os Ryzen tem o plano de energia equilibrado tbm, Ryzen Balanced, qnd instala o driver do chipset. A diferença entre ele e o Equilibrado (do Windows) é que o clock minimo é o mínimo do CPU, no meu caso do ryzen 3600, é 3,6GHz. Ao invés de baixar pra 2,4 ou 1,6ghz. Vou testar essa questão de estabilidade de fps, achei interessante.
Vou testar aqui no meu notebook :) valeu pela recomendação
Eu fiz no meu ficou mais rápido mesmo, mas na hora de jogar meu mouse ficou estranho tlvz pelo fato dele ser sem fio
Maluco, é um papel de parede melhor que o outro. Num é só informação não, é cultura também.
olha eu la atras kkkkkkkkk
Que delícia cara
@@alucardi3745 vainnnnnnnnnnn
Olha o pai de família ali mano kkkk
@@machopeludo1862 kkkkkkkkkkkkk tmnc
Os modos funcionam da forma como foram designados. Entretanto, ainda no modo Alto Desempenho, vale checar uma configuração específica do plano de energia, no item da placa gráfica, que pode limitá-la a 70~80%, mas nunca 100° de uso (talvez por estar em aparelhos com péssimo design de arrefecimento, como notebooks).
Como vc disse bem, em desktop eh outra realidade.
O modo de alto despempenho funciona muito bem em notebooks desconectados da fonte, se comparado ao modo de economia.
Interessante, eu já tinha observado na prática essa questão da economia de energia, mas não sabia exatamente qual era a melhor configuração. Obrigado pela análise!
Balanceado como o Windows recomenda. Pois modo de alta performance pode esquentar mais o processador por sempre ficar com os clocks altos. Digo isso por experiência própria. Especialmente nos i7 e i9 da 13ª e 14ª geração que esquentam bastante mesmo com Watercooler. Nos testes de Cinebenck como citado no vídeo, porém recomendo usar o balanceado tbm, pois a diferença de pontuação foi muito pequena (imperceptível)
@@diogo_tec_inf Nossa! o processador fez o trabalho normal dele de esquentar! OH MY GOD ELE FEZ ALGO BASICO OH MY GOD NAO POSSO DEIXAR ISSO ACONTECER! po, cara, voces chegam a ser uma piada, sério.
@@Kevipz qual motivo deixar um esquema de energia no desempenho máximo mesmo qdo o processador está ocioso? Qdo está em tarefas leves como RUclips, ver filmes, navegar na internet ? Pra que deixar nos clocks altos chegando a quase 100 graus o tempo todo se pode deixar o esquema de energia no balanceado e acelerar só qdo for necessário? Kkk. Piada é a sua falta de conhecimento.
@@Kevipz Vou ser mais específico. Trabalho como técnico de informática desde os anos 2000. Nunca tive problema em deixar o esquema de energia como desempenho máximo e sempre usei desta forma , até a chegada dos processadores I7, I9 da 13ª e 14ª geração. Peguei 3 casos desses processadores estarem batendo 100 graus (mesmo com watercooler) em tarefas básicas como navegar na internet. Qdo mudei o esquema de energia para balanceado, as temperaturas chegaram a baixar em até 30 graus. Ou seja, dependendo da configuração e do processador, use as recomendações do sistema.
@@diogo_tec_inf sim, tu pegou 3 casos isolados e usa isso como base, ótimo técnico você hein
Cara, muito bom. Eu particularmente sempre deixei na opção de Alto Desempenho por achar que o Windows ficaria ruim pra mexer nas outras opções, basicamente é a primeira coisa que eu faço quando formato os pcs da vida.
mano, minha opção de alto desempenho sumiu do nada, pode me ajudar ?
@@luuckzin muito estranho mano vai ter que formatar infelizmente eu n sei ajudar
Esse vídeo caiu como uma luva pra mim. Meu notebook tá problemas no Cooler e eu tô usando em economia de energia, com configurações pra rodar a CPU em menos de 10%, tava precisando de um video com uma análise completa sobre os modos de energia do Windows. Obrigado mestre Makarov
troca a pasta térmica
@@ProlRaider nem mano, tá nova, troquei faz 2 meses
@@JeanCarlos-mk9rm qual pasta vc colocou ? branca ?
tenta comprar aquelas pasta térmica da grizzly de 1g
@@ProlRaider foi um amigo meu que colocou, ela é meia acinzentada mas não sei a marca
Tenho um Acer Nitro 5 e faz total diferença ajustar o modo de energia:
Para jogar, eu uso o equilibrado, pois esquenta menos (mas tenho que abrir mão de qualidade de gráfico) 65º, enquanto que jogar no máximo desempenho vai para 95º.
Para trabalhar eu uso o máximo desempenho pq preciso de mais processador para rodar os programas que eu uso no dia a dia.
O modo economia eu só uso quando estou com o note fora da tomada, para a bateria durar mais tempo, mas só serve para navegar na internet.
Também faço o mesmo no meu notebook e isso faz toda a diferença
Tenho o nitro 5 tbm, uso normalmente o Equilibrado, é o que menos esquenta e garante um desempenho bom.
O alto desempenho acaba por subir um pouco a temperatura dele, pra combater isso eu faço um undervolt e underclock e uso o alto desempenho aliado a eles.
Uma dica, troquei a pasta térmica dele por uma artic silver e acabou segurando muito mais as temperaturas, apenas uma dica caso vc ainda use a pasta térmica stock.
@@guilhermegdc quantos graus diminuíram +- após a troca da pasta térmica?
@@luan_maik mais ou menos uns 7 graus, atualmente é difícil passar de 83 graus o CPU usando alto desempenho, jogando ele fica na faixa dos 70 - 77 graus a 3,7Ghz
No meu também faz toda diferença. Tenho um core i7 de sétima geração.
Nao tenho nem como agradecer. Realmente a diferença é notável.
tem uma opção de desempenho maximo que vc tem que fazer algumas coisas para ativar, e eu diria que muda mt, ainda mais para quem tem pc fraco.
Eu usava isso quando o PC era fraco. Mas tem seus contras. Calor e esquentar mais.
A minha estava dando 105° no desempenho máximo.
Mudei para economia de energia e ficou em 50° e 70° graus.
Boa dica.
Recentemente comprei um RX5500 xt e percebi que ela está esquentando demais, queria deixar a temperatura mais baixa, qual modo de energia é recomendável?
Para mim que tenho um PC antigo ( Core i5 3570 ) que faz mais diferença, talvez não tanto para jogo comum, mas para emuladores que exigem mais da CPU (Xenia de Xbox360 por ex.) alto desempenho de energia melhora o desempenho na hora do jogo, depois no Windows é só colocar no modo equilibrado mesmo.
Nos Ryzen, as primeiras gerações tinha sérios problemas com essas economias do Windows... hehe
hehe lembro eu ate voltei pro windows 7 na epoca com meu ryzen 1800
@@smb2267 Como tu voltou se ryzen não é compatível com Windows 7
Sinistro
@@Jovifrois ryzen de primeira geração era compatível com win7 mas dependia da placa mãe , em 2017 logo no lançamento eu comprei esse ryzen na kabum com uma biostar b350 na caixa tinha o logo do win7 ainda kkkkk
Maka faz o teste configurando pelas configurações>sistema>ligar/desligar>modo de energia
Essa configuração teoricamente funciona diferente da do painel de controle pois pra ela funcionar precisa o plano de energia estar setado no equilibrado
Jaílson Mendes como papel de parede
Sensacional
Eu testei os 3 modos, alto desempenho fica sempre no máximo, equilibrado vai ficar com o desempenho variável, mas não vai diminuir o desempenho e o economia de energia vai capar de fato o desempenho. Eu uso o equilibrado, economiza energia quando não está sendo usado e entrega o máximo de desempenho quando for preciso.
O cara foi contra as próprias constatações do vídeo, eu achei...
É tbm vo fica no equilibrado kkkkkk alto desenpenho no meu not realmente fica com temperatura a mais
No meu caso na economia de energia, eu tenho MAIS FPS que no alto desempenho. O modo de desempenho normal seta o processador em 1.1ghz. Windows 10, Ryzen 5700u.
VIDEOS ASSIMDEVERIAM PASSAR EM ESCOLAS!!! PARABENS MANO PEO CONTEUDO, MESES PROCURANDO ESSA INFORMAÇÃO!! MAIS UM INSCRITO!
No economia de energia o Windows "desliga" alguns núcleos do processador quando o sistema não requisita muito processamento e abaixa o clock.
Vá nos gerenciador de tarefas e altere o gráfico do processador para "Núcleos lógicos", no modo economia alguns núcleos vão ficar "estacionados".
@Sntando gamer Eu recomendo equilibrado.
De fato, dos 16 núcleos que eu tenho, no modo economia 14 ficaram estacionados ao usar o gerenciador de tarefas e 8 ao usar o Google Chrome.
@@Unknown-868 O equilibrado de fato é a pior escolha, pois a oscilação de clock é alta. Uma dica que dou é usar o modo mínimo (Economia de energia) e mudar o TDP de desempenho mínimo e máximo pra 100 (ou 90 se você quiser economizar energia/ou min. 90 e máx. 100); e o gerenciamento de energia do PCIE pra Desempenho Máximo. Assim você extrai o melhor desempenho desses dois hardwares e o sistema economiza energia em outras áreas, como na alimentação USB por exemplo. Se tá tendo problema de temperatura, usa valores mais baixos que vai servir também (é o caso de notebooks). Pra benchmarks pode haver perda, mas pro uso geral, esse "sacrifício" de TDP é imperceptível.
@@mrkcs1890 o cara pegou o comentario de outra pessoa
@@sansdw7723 Eu sei era só pra pessoa saber oq q tem
Diria que essa lógica faz sentido em um setup que tem ventilação adequada, mas como usuário de notebook (e a maioria dos que tem placa dedicada tem ventilação péssima, tanto no chip da cpu quanto no da gpu) eu digo que a temperatura é o X da questão.
Laptops setados com desempenho máximo tendem a ter throttling constante e isso torna a experiência da jogatina péssima;
O perfil equilibrado em jogos que demandam pouco do setup talvez não rode liso mas roda de forma satisfatória, já em jogos que demandam muito o throttling tbm se fará presente;
O perfil econômico tende a gerar temperatura mais moderada e um desempenho mais estável, é o sacrifício de alguns fps para obter uma melhor jogabilidade.
Eu uso o de economia de energia, mais mudo algumas coisas,deixo a placa de video em desempenhp equilibrado, mudo o desempenho do maximo para 100%/90 dependendo doq vou fazer, é também dependendo do jogo pra temperatura não ficar nas alturas ativo pro refrigeramento ficar ativo,faz barulho bastante, faz,mais pelomenos consigo jogar com fps estável é com temperatura não tao nas alturas
sinceramente nada é mais eficiente nesses casos do que um undervolt, eu já fiz isso em um notebook RC530 da samsung e resolveu legal o problema de aquecimento sem perder performance.
vou dar um outra situação muito mais recente que foi na minha desktop, eu tenho um 5600X que operava em 95º com qualquer carga mais alta, como jogos mesmo, eu fiz um undervolt bem agressivo, perdi por volta de 7% de desempenho total, mas imperceptivel. setei sem do a 4.1ghz em 1,025v, fui de 95º em carga maxima para 58º.
no caso desse notebook ele tinha uma ventilação fixa de alta rotação, então era mais dificil de controlar, mas o undervolt deu uma margem ai de 20º para um notebook que operava em 85+ constante com direito a throttling em qualquer jogo.
@@victoraugustoqueirozmanzano concordo
@@victoraugustoqueirozmanzano ai mano so da pra fazer undervolt pela bios? Pq a minha bios é da dell,não tem nada sobre undervolt lá
importante! AMEI seu canal
E quanto aqueles planos de energia "Custom" que alguns RUclipsrs divulgam por aí? Alguma dizem que aumenta FPS, diminui inputlag, PC começa a voar e etc, faz alguma diferença ou é meme?
já observei que em modo equilibrado alguns núcleos dão um "tiro" de frequência maior do que ficar em modo máximo, isso se deve ai fato de ter margem térmica no notebook, pra mim fica melhor pois para abrir os softwares ele dá essa forçada no clock bem na hora que precisa.
No meu notebook, não senti diferença entre equilibrado e alto desempenho, nem com o MSI Afterburner ativado não vi nenhuma diferença relevante. Já no economia de energia eu percebi que o FPS fica caindo bastante nos jogos, então eu deixo em equilibrado, para ter economia de bateria e não deixar o notebook lento
Tem uma opção que nao deixa a placa grafica chegar a 100%. Por isso a queda de FPS
@@LuukTrindade como vê isso?
Cara to usando linux aqui no momento, mas no video ali onde ele mostra (por exemplo aos 1:21) mostra "alto desempenho" e tem uma opção "Alterar configurações do Plano", vai dar varias opções, recomendo otimizar as demais e deixar tudo referente as placas graficas no talo. Notei uma diferença absurda ao jogar RDR2 e nao tenho placa de video... Nunca mais drop frame @@disgusttedd8249
Vão em
Configurações > Sistema > Video > Configurações de elementos gráficos (está no final da página) > Ativem o "Agendamento de GPU acelerado por hardware.
Pra mim isso diminuiu o consumo de RAM do windows. Não sei direito pra que serve essa opção, mas pelo que percebi, o windows passa a usar a memória de vídeo (sua placa-de-vídeo) pra renderizar os elementos na tela igual um jogo, diminuindo o consumo de RAM.
@Makaveli The Don Não vejo como isso pode ser ruim. O problema é quando a GPU esquenta, agora usar 100% e ela continuar em uma temperatura agradável não diminui sua vida útil.
O game mode do Windows q deveria mudar automaticamente pra alto desempenho quando abrisse algum jogo
no windows 11 isso acontece
@@Repelente808 mais um motivo pra instalar windows 11 tem mais? aakkakakaakka
@@Gabriel.cuuelho sla eu acho meio feio o menu de quando aperta o direito na area de trabalho (e bonito porem n e mt funcional)
Mas tem isso no Windows 10 tmb
@@zumbi2009 to falando autmáticamente sem processo laço tlgd
eu comecei a prestar atenção nisso no meu notebook, eu sempre usei em alto desenpenho, e quando eu ia jogar por algum motivo os fps abaixavam muito, ate q um dia fui usar ele na bateria, q acredite ou não ficou com mais desenpenho do q no carregador (ele tava configurado pra na bateria ficar no enconomia de energia) eu fui dar uma pesquisada e percebi q no alto desenpenho ele acabava esquentando muito, e resultando no famoso "throttling" e no economia de energia ele diminuia o clock evitando o aquecimento, e q não tinha mais o "throttling" fica ai a dica se vc tem notebook, da uma olhada na temperatura dele!!
a minha no max fica 75 graus quando mt tempo usando em jogos mas fica na media de 63 graus em alto desempenho quando fica pouco tempo (i3 10110U)
@@CanalDesligado888 O ideal seria tentar manter ele nos 60°, mas se não estiver dando uma perda absurda de fps como acontecia cmg ta de boa
@@vitinisco nvd o meu n perde FPS mas sim fica estável pois o clock da CPU reduz pra n forçar dms e n perder nd para reduzir o uso de energia e temperatura
A própria Microsoft ja esclareceu isso inumeras vezes essa dúvida sobre Planos de Energia do Windows e em Desktops a melhor opção eh o Equilibrado pois na opção Equilibrado (opção default do Windows) permite com que componentes que não estão sendo utilizados pelo computador entrem automaticamente em modo de suspensão, consequentemente economizando energia, já opção Alto Desempenho ou Desempenho Máximo são inúteis para o Desktop pois essas funções são feitas exclusivamente para os notebooks, pois ela aumenta a demanda do consumo de energia para os componentes do computador sem nenhum ganho de performance.
A recomendação da própria Microsoft é sempre usar no modo equilibrado tanto em PCs como em Notebooks
valeu pela dica amigo, tava na duvida e meu processador ta ocilando MUITO, vou de equilibrado msm vlw
valeu pela dica mano o meu pc tava no alto desempenho e sempre dando tela azul eu não entendi o por que dele está dando tela azul então pesquisei por videos e mais coisas a respeito e descobri que era o alto desempenho mas agora no equilibrado ele parou de dar essas telas azuis e meu jogo aumento uns 12 a 15 fps
o modo requilibrado causa stuttering na opção da cpu, pq leva um tempo pra mudar a voltagem da cpu e alterar a potenica, porem se vc for em configuraçoes avançadas e deixar a cpu sempre em 100% o cpu some. porem deixar ela variando entre 50% de potencia e 100% causa stutering.
@@gabrielandy9272 boa, mas agora já não sei mais em quem acredita kkk, pq se eu deixo em 100% desempenho máximo causa stuttering pq a CPU esquenta demais, se deixa em equilibrado vc me fala q da stuttering agr fudeo
@@pwn1018 eu acho que na realidade isso deve variar de hardware pra hardware o que acontece no meu pc nao nessesariamente vai ser o mesmo que acontece no teu. pq vc naõ usa os mesmos componentes que o meu,. o meu tem probelmas no equilibrado a menos que eu mude a % do processador la na configuração avançada, pq o negocio de deixar a energia variavel no processador causa stuterring mas talvez dependendo do modelo do processador ele pode ser melhor com isso.
eu uso intel, não sei se tu usa amd, dizem que a amd gerencia melhor energia ai talvez nao de stutter por isso.
Quando eu vou realizar uma tarefa q eu quero q seja rápida. Eu aumento desempenho. Pro uso normal e o mínimo ou equilibrado. Rederizar vídeo, gravar, baixar, transferir muitos arquivos. Aumento pra acabar tudo mais rápido.
Eu recomendo olhar a temperatura. Caso alguma coisa fuja do controle.
Eu usava meu notebook no alto desempenho
Até eu ver que a CPU ficava 90° e eu coloquei no modo equilibrado
@@jao69420 tenta o economia de energia emoji nerd ambulante talvez abaixe mais a temperatura eu tenho o incrivel fx 6300 e ele ta ficando 90% vou testar equilibrado agora e depois economia
Dps faz um video testando a configuração de energia desempenho maximo
Em casos de jogos, a economia de energia deixa com fps baixo em geral dentro de qualquer jogo.
Errado
opa otimo video ,mais uma pergunta esse modo desempenho nao vai diminuir a vida ultiu do processador?
Consegui recentemente liberar todos os 7 planos de energia, inclusive qual a diferença entre o desempenho máximo e o sobreposição de desempenho máximo?
Nem vi o vídeo ainda mas já vou comentar.
Evito de usar o alto desempenho por conta da máquina em idle.
Não perdi NADA em performance, sempre que precisa de desempenho o processador sobe o clock e tudo roda bem, quando tá em baixo consumo, usando browser e tal, meu clock cai de 4.4 GHz para seus 3 GHz, 2.5 GHz, tudo continua rodando super bem e o consumo e temperaturas reduzem consideravelmente. Eu aprendi a utilizar assim por conta do notebook que eu usava antes, queria mais tempo de bateria quando precisasse, e boom! Utilizando agora no PC também, sinto 0% de diferença em desempenho e a máquina esquenta bem menos e consome menos energia no final do mês.
ERA EXATAMENTE ISSO QUE QUERIA , PARABENS MAKAROV.
Em notebook essas opções fazem diferença, pois dependendo da escolha o clock da CPU diminui e não oscila muito, e em jogos os FPS cai um pouco, eu prefiro até utilizar nesse modo (economia de energia) pois esquenta menos, e pra uso doméstico é muito bom
isso depende de qual cpu usa, a AMD faz uma alteraçao nos modos de energia do windows quando instala o driver de chipset, e recomenda o uso do "equilibrado", tem muitas opções ocultas, por exemplo a desabilitaçao do turbo boost, que no meu 5800x diminui de 60w para 30w usando apps do dia-a-dia, e a maioria dos games não precisa de turbo boost. o modo 'economia' não funciona no meu, e acho que em todos os ryzen.
tambem tem a opçao de desbloquear o modo "ultimate performace", aqui não fez diferença mas vc pode testar.
é melhor monitorar as diferenças pelo MSI afterburner ou pelo HWmonitor, vendo tambem o consumo de energia do CPU e Temperatura.
Quem usa processador AMD tem 5 opções. Nos planos preferenciais, temos: AMD Ryzen Balanced e Economia de energia. Em planos adicionais, temos: Alto desempenho, AMD Ryzen High Performance e Equilibrado (recomendável).
Qual tem um melhor funcionamento ? Eu deixo Ryzen balanced
No meu não tem essas opções, a minha placa de vídeo é amd 7400 séries.
@@lucianosevero3271 Este modo de energia é relacionado ao Windows e o processador. No caso você precisa ter um processador AMD Ryzen e fazer o download do StoreMI e instalar os drivers do plano de energia.
@@DJFirmino ah sim vlw, é que coloquei tudo no máximo aí ganhei um fps absurdo no jogo porém o note se auto desliga. Kkkkk
na minha B450 com meu R5600 n tem essa função@@DJFirmino
Fala sobre o modo "Desempenho Máximo" que é outro modo além desse de Alto Desempenho
so deixar a energia minima do processador em 20% nas configurações do desempenho máximo
Obrigado vídeo muito útil.
Cara se eu te falar que nos notebooks da Posi que formato aqui no econômia de energia funcionam melhor kk
Acho que o windows desliga alguns processos que ficam em background.
deu deixo a seguinte opção: AMD Ryzen Balanced. De fato foi a melhor opção que já vi. Em momentos necessários, o PC dá muita preferencia ao desempenho, caso contrario, ele economiza energia (ajuda mt no controle de temperatura tbm)
Essa e a opção quando atualiza o chipset da amd né ? Atualizei a minha b450m e pareceu essa opção
Eu deixo AMD Ryzen High Performance e de fato para jogos e melhor, porem não ecomiza na energia não então não si faz tanta diferença sabe do Balanced para o High Performance.
@@tnt2266 o meu só tem o ryzen balanced ;-;
@@hank1177 o meu tem até máximo desempenho
@@hank1177 é pra 3 geração
voce podia ter habilitado desempenho maximo do cmd do windows pra ver se muda
tem alguns notbooks que vem com opçoes de energia do fabricante
No meu notebook com um celeron, o modo economia de energia suga a alma dele, mas ajuda a economizar energia da bateria, é ótimo pra só assistir alguma coisa
Nos notebook a diferença é muito maior para cada um desses estágios, eu tenho um notebook gamer e é muito comum em jogos pesados e em alto desempenho a temperatura da CPU chegue a 95-100 ºC e em equilibrado caia para 80-85ºC tendo uma diferença de desempenho significativa.
Poha mas Pc gamer nem precisa dessas coisas de plano de energia, os próprios recursos do notebook já dão desempenho pra krl.
@@staycam115 notebook gamer tem um problema muito sério com temperatura, não importa o que vc faça, pode trocar pasta térmica, colocar suporte com ventoinha o que for, se vc roda algo muito pesado nele sempre vai chegar a temperaturas acima de 90°C depois de uns minutos, a única solução viável que achei até o momento é reduzir o clock máximo do Notebook, e uma das opções para isso é esse gerenciador de energia
No meu PC tem a opção "GameTurbo (High Performance)" no próprio gerenciador de tarefas, e ele não foi criado por alguém, pois somente eu mexo nesse PC e eu que o montei e instalei o Windows.
Hmmm interessante, vídeo pra ganhar FPS já dei like
Esclarecedor! Obrigado!
cara simplesmente o desempenho máximo esquenta muito o processador e isso faz o sistema diminuir o desempenho dele automaticamente quando chegar num ponto critico, por isso que no equilibrado como o nome já diz dependendo o caso fica melhor, agr se vc tiver um water cooler ou um cooler muito bom pode tacar td no máximo e ser feliz que n vai ter esse problema
Antigamente eu passei 2 anos usando Alto Desempenho no meu note.
Eu não sabia que ele trava o processador na potência máxima mesmo sem fazer nada em 0%.
Eu tive problemas de superaquecimento e danificou alguns componentes da placa mãe principalmente os dissipadores de calor e o chip de vídeo e também a tela foi pro saco e a bateria também não presta mais.
Hoje eu uso Sobreposição de Economia de Bateria.
Essa opção fica oculto, mas é possível ativar com comandos simples.
É a melhor configuração para o sistema pois é dinâmico e usa conforme a exigência dos programas.
Tem uma ótima velocidade até pra jogos.
O que eu aprendi com a experiência é que a Sobreposição de Economia de Bateria deixa o computador livre para decidir quando deve usar os recursos conforme necessário.
E não use Alto Desempenho pois vai travar o processador no máximo mesmo sem estar fazendo nada.
Gera superaquecimento e danifica a placa mãe.
em desktops fico tranquilo com o Equilibrado (processadores mais antigos como por exemplo o i5 2310). se eu tivesse as últimas gerações ia de economia de energia.
Com faz esse processo oculto?
@@brunohenrique9680 Utiliza o CMD para importar os planos de energia que a Microsoft deixa oculto no sistema Win10 x64.
Os códigos podem ser obtidos na internet em sites dos EUA.
Eu tenho os arquivos, mas não estou no meu notebook.
Quando eu pegar meu notebook eu passo um link.
O modo desempenho foi o que achei melhor pra mim, quando usava o equilibrado parecia que caia bastante fps no genshin e dava uns engasgos bem chatos.
Mesma coisa, mas ainda sinto umas mas talvez seja meu HD
@@bae4063 pega um SSD independente da sua config. em 2022 a diferença de um HDD pra SSD é ABSURDA
@@999GNG Tô ligado, tenho um SSD pro sistema e pra aplicativos que não ocupam muito espaço, tipo Premiere, Photoshop etc. Mas nós jogos uso HDD e tá foda.
No meu caso na economia de energia, eu tenho MAIS FPS que no alto desempenho. O modo de desempenho normal seta o processador em 1.1ghz. Windows 10, Ryzen 5700u.
O meu nao aparece opcoes pra mudar o desempenho
Aqui sempre usei equilibrado ou no caso hj, Ryzen balanceado. Quanto tinha um i7 de terceira, no modo desempenho consumia muita energia atoa.
Tenho exatamente o i7 3770 e prefiro o equilibrado
tbem prefiro o equilibrado, jogo normal. Deixar no desempenho max o clock não cai faz a conta ir nas alturas.
economia de energia é mais para quando vc vai fazer coisas básica no dia a dia... em empresas isso ajuda muito !!! na residência n ajuda n ainda mais para quem joga... agora em notebook ajuda muito tbm...
Qual CPU?
O meu é Ryzen 5, se eu não instalar o driver da CPU, e não usar a nova opção de "Ryzen Balanced" o clock fica travado no máximo sempre... como está, variando pra baixo quando em idle, os jogos rodam bem, sem stutter.
Adorei esse Jailson atrás kkkkkkkkkkkkkkkk
Makarov tem programas (mais antigos) que não "avisam" ao sistema que tem maior demanda de processamento e o programa roda lento com o processador não saindo do desempenho mínimo.
O meu Acer atual vem desativado essa opção por padrão. Mas tem como ativar.
Eu tenho no pc uma gtx 1650 4gb e 16 ram e um I5 3° geração. Depois que vi esse vídeo fiz a mudança e percebi que no modo de energia em equilíbrio, parecia que a cpu e gpu ficava numa porcentagem de uso muito mais auto do que quando coloco o modo de energia em auto desempenho. Deu a impressão que esses componentes ficava mais estressado de alguma forma, mesmo não rodando nada. Talvez nesse modo equilíbrio o uso de energia fica destruída de uma forma que esses componentes não trabalham direito e ficam trabalhando de forma limitada e estressado mais.
A configuração do desempenho equilibrado, estava fazendo meu computador desligar, mesmo depois de ter alterado os modos de economia de energia, depois que coloquei no desempenho máximo parou com esse problema.
0:05 interessante é seu wallpaper
todas as informações me pareceram bem obvias
quando vc vai jogar e quer um otimo desempenho é obvio que o plano de energia será Alto desempenho.
a função modo equilibrado é excelente e cumpre o papel, mas não quando se trata de jogos e aplicações pesadas mas sim pro usuário que vai apenas utilizar a internet, assistir um filme, gerenciar arquivos... nada que exija muito.
eu particularmente deixo o plano em alto desempenho sempre pois não há necessidade de alterar (Principalmente se vc usa desktop), já em notebook vale a pena trocar o plano dependendo exclusivamente do seu uso para obter o maior rendimento da bateria caso vc vá ficar mto tempo fora da tomada.
Sempre deixiei no maximo mas vlw pela explicação.
Isso deve variar de mobo pra mobo... pc pra pc. Não acho que tirar do equilibrado vá fazer esse efeito pra todos. Mas como disse... ACHO, queria ver esse teste em diferentes setups pra ai, sim, ser comprovado.
O modo economia de energia é a melhor opção para quem está com problemas de desligamento no PC como eu estou , claro que vai ter perda no desempenho em jogos pesados, mas é melhor assim do que o PC ficar em outros modos se desligando o tempo todo.
No linux tem como definir a rampa dos clocks de cpu, se a cpu for compatível claro, dependendo pode ser usado até pra evitar aquecimento em sistema que rodam em idle.
e bem simples em economia de energia a tensão fica mais baixa possibilitando em uma temperatura menor e frequencia ccontrolada
Em alto desempenho eu sempre tive problemas no pc com gagueira nos jogos, depois que usei recomendado sempre tive uma boa experiência sempre com tudo em stock nos dois
meu amigo sofria pra fazer live e jogar ao mesmo, perguntei pra ele sobre energia e ele usava em alto desempenho, falei pra ele deixar no equilibrado o pc dele agora ta liso pra fazer live e jogar, não acontece mais a gagueira.
em equilibrado é melhor, em economia de energia não ativa o turbo boost. foi isso que eu percebi testando aqui
Isso pode ser fonte não tá enviando tanto energia precisa.
vc e um grande "pai de familia' e trabalha duro e pesado e ao mesmo tempo relaxando tomando suco de laranja
eu tenho meu notebook faz nove anos, não sabia disso, você é o primeiro youtuber quem fala isso, bom, que eu sei.
O que tu acha do plano de Desempenho Máximo?
acho que e furada mano ativar aquele troço pelo cmd deve esquentar mais o pc certeza por isso a microsoft nao deixa para usarem de forma natural no painel de controle
@@SUPERFELIPAO foi uns 2 anos pra resposta mas obrigado BAHAJAHSHA
Hoje em dia só uso o alto desempenho, em forma geral mal faz diferença de um para o outro
@@PinguimSSK equilibrado fica variando os GHz mas e melhor que o economia pois o economia vai pro minimo do minimo o alto desempenho eu fico na duvida pq meu processador e esquentadinho um fx 6300 kkkkkk que o makarov zoa tanto no canal dele e ele ja teve um tambem acho que vou deixar em equilibrado pra nao ficar 40 graus de temperatura a minha casa
@@PinguimSSK eu ja ativei o maximo desempenho algumas veses nesse processador meu e deu problemas de tela azul desligamento tela preta entao melhor nao so usa oq a microsoft poe oficial no sistema pois tem varias pessoas la testando para nos termos o melhor desempenho
No meu caso a GPU fica ocilando de 0 a 100% não existe meio termo ou é 0 ou é 100, e eu gostaria de saber se isso é normal porque geralmente eu vejo em outros pc a gpu em um grafico bem baixo no gerênciador de tarefas ao contrário do que acontece no meu pc onde a placa grafica integrada no caso a vega 11 do Ryzen 5 3400G e não encontro em nenhum lugar uma resposta para isso...
Acredito fortemente de que seja essa a causa de stutterings e congelamentos de tela nos jogos com APU, o meu é um Ryzen 5 4600G. Tenho quase certeza de seja esse gerenciamento de energia automático do clock da GPU que causa travamento, pois ao observar a frequência pelo MSI, ela altera de 400 a 1900MHz em centésimos de segundos, até mesmo quando ocioso...
tenho o 5600g e isso não e normal não
@@RELEN7LESS7em qual jogo que a sua tela congela
@@Fabio-gp8zn em vários tava dando isso, até mesmo em jogos básicões de emuladores. Deu uma melhorada depois que troquei as memórias RAM mano, agora trava mas volta depois de alguns segundos...
@@RELEN7LESS7 Bem estranho isso , no meu ryzen não tive nada disso , mas uma coisa q é verdade é que existem lotes de produtos com defeito e lotes com produtos sem defeito , já comprei um celular que veio com defeito , mas muitas pessoas compraram esse mesmo celular só que meses depois e não vieram com defeito, pq o lote era diferente.
O estranho é que, mesmo com o modo no alto desempenho (que deixa no maximo), processador fica em 1.8, sendo que a velocidade base dele é 2.4. e tenho que usar o ThrottleStop pra ele ficar em 2.4
Eu pensava que essa configuração fosse irrelevante, mas eu também nunca testei então não tinha como eu saber. Ótimo vídeo!
Tenho minhas dúvidas ao plano Driver Booster Plan e o AMD Ryzen Balanced.
Tire esse Driver Booster o quantos antes, péssimo programa pqp
@@palhacocacetaooficial pior que não é programa, é um plano de energia, mais ainda tenho minhas dúvidas se ele é melhor que o alto desempenho
@@palhacocacetaooficial uai pq o driver booster é ruim?
@@philipy1632 Porque é um programa que vem com malware embutido
@@philipy1632 pq usa drivers genéricos.
E o modo máximo de eficiência ou algo desse tipo que para ativar tem q fazer uma gambiarra
dps que eu montei um pc descente sempre usei no equilíbrado não sabia que oscilava.
no meu ryzen aqui economia de energia clock fica travado em 1.7ghz, já em alto desempenho ou equilibrado fica msm coisa clock variando entre 3.9 a 4.4ghz, não sei como que faz pra ele funcionar com clock mais baixo no equilibrado e subir quando precisa, e não tenho a opção de energia dos ryzen aqui msm instalando o driver do chipset
O processador deveria configurar automaticamente
Nessa parte onde você escolhe os planos de energia dá para você configurar cada um deles em > alterar configurações de plano > alterar configurações de energia avançadas > gerenciamento de energia do processador, lá constam o estado máximo (alta carga de uso) e mínimo (baixa carga de uso) em porcentagem, você pode alterar os valores para buscar a configuração que deseja.
@@-ADR já está configurado no equilibrado pra estado de desempenho minimo 0% e maxima 100% e resfriamento ativo mas msm assim ele fica com clock alto na area de trabalho sem nada aberto e não tem nada usando cpu
Já arregacei um notebook core i3 com isso. Não usem o tempo todo. Principalmente se passa mais 24h e não reinicia seu Pc. Estraga o computador e esquenta muito. Meu notebook derreteu até a carcaça. Pq ele não esfria.
Mano esse papel de de parede do Jailson Mendes no teu pc ein(ಠ‿ಠ)
fala sobre o modo de energia "Desempenho Máximo" que é ativado somente por CMD.
ele apenas locka o 100% do cpu. se vc tem um cooler bom ou water, só vai. e as vezes checa a temp, claro, pra ver se ta tudo certo
O que eu já percebi em prática é que o modo Equilibrado é totalmente Desequilibrado.
Uso sempre o modo Economia de Energia tanto do Desktop quanto no Laptop.
E esse macho peludo aí atrás?
Urso peludo lá atrás 😌
Eu uso notebook e sempre deixei no recomendado até quando vou jogar, por receio dele esquentar muito no alto desempenho, mas depois desse video não quero mais usar no recomendado kkkkk. Vou testar pra ver como ele se sai
@Makarov E o modo desempenho máximo que é oculto no W10 e 11, pode ser ativado via CMD, faltou esse teste!
se a cpu estiver em oc muda algo os planos de energia?
Como faz pra usar alto desempenho apenas em jogos e economia de energia quando estiver só com o Windows aberto? Não quero fucar mudando toda hora o plano de energia
Oi... Eu coloquei no máximo desempenho e meu computador ficou com um comportamento estranho. Ele ficou disparado, apressado e enlouquecido de rápido, mas quando voltei para o modo "Equilibrado não voltou para o normal / por favor o que faço?
Era esse desempenho que você queria?
No notebook o alto desempenho ajuda muito pois aumenta o clock da cpu em tarefas mais pesadas sem deixar quedas de clock e
Alto desempenho sempre no Desktop ,no notebook equilibrado só quando estiver na bateria pra economizar , na fonte alto desempenho tbm é a dica
alto desempenho faz a conta de luz ir nas alturas o clock fica 100% o tempo todo quem se preucupa com isso não é uma boa, colocar nesse modo só se for jogar ou usar programas muito pesados.
@@BiscoitoGameplay Faz cócegas na conta de luz. Não tem motivo pra não usar o alto desempenho.
Qual é o melhor programa de sincronização para Windows (open source, free ou pro)? Você não acha que sincronização era para ter no Windows Explorer, assim como a aclamada abas?
o meu só aparece a opção equilibrado. alguém sabe como mudar?
vlw mano melhor explicação
Verdade mesmo eu jogo gta brasil modificado e usava modo equilibrado e alguns lugares do mapa jogo dava umas travada ... depois mudei pro modo alto desempenho nunca mais tive ploblema de meu gta brasil travar roda liso tbm.outros jogos recomendo deixar alto desempenho em jogos !