O próprio processo de fabricação do alumínio é incrível! Já morei na cidade de Alumínio/SP, onde tem a maior fábrica de alumínio do país, vem aqueles trenzão trazendo a bauxita lá de Minas, daí eles colocam a bauxita em um forno, mistura soda e outros ingredientes, dá choques (e coloca choque nisso, só essa fábrica que citei tem umas 6 ou 7 hidroelétricas só para ela e ainda recebe energia da rede nacional) com mais alguns processos e voilá, temos o Alumínio bruto para ser transformado em papel, latas, panelas, carros
Adoro esse canal! Um dos poucos do RUclips que pesquisa tudo antes do vídeo! Conhecimento de verdade juntinho com humor e um sotaque maravilhoso! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
NerdShow, ótimo vídeo! Consegue explicar como "cabe" tanta coisa num celular? Por exemplo: eu coloco meu dedo numa parte da tela. Se nessa parte tem um app de jogo, eu abro o jogo. Se nessa mesma parte da tela há um botão para configurar algo, eu configuro. Como o sistema do celular consegue reconhecer essas minunciosidades? Como um monte de bits pode ser convertido em uma imagem? Um vídeo? Uma música? Um programa? Como um software consegue ler uma imagem e "trabalhar" em cima dela (como em Photoshop) mesmo não havendo nada fisicamente ali dentro da máquina? Tudo isso e muito mais no próximo NerdShow 😍
Nesse intervalo entre o cartão de crédito funcionar com as ligações e com a fita magnética, foram muitos anos funcionando com a impressão em carbono. O cartão era colocado em um dispositivo com algumas vias de um formulário e entre elas papel carbono, o dispositivo tinha um rolo que ao passar prensava uma "imagem" dos dados nessas folhas, o cliente assinava isso, uma via ficava com ele, outra com o comerciante e outra ia para o banco, aí somente após o banco analisar é que eles pagavam o comerciante.
E o comércio recebia uma lista parecida com a lista telefônica onde constava o número dos cartões que não deveriam ser aceitos pois estavam atrasados no pagamentos.
Boa tarde. O processo que é feito o papel alumínio chama-se laminação, e a máquina que faz isso é a laminadora até chegar na medida infeiror a 0,2mm. Abraços
Parte 2 do vídeo com certeza, só não sei o que indicar pra 2 parte do vídeo, ah tah poderia falar de como surgiu as sumidas fitas K7, do processo de fabricação dos CDs e DVDs, o processo que faz o Microondas aquecer a comida, entre outros avanços da tecnologia.
Toda madrugada quando chego do trabalho, tô eu aqui, jantando e assistindo Nerd show! Quando não tem vídeo que me desperta o interesse fico mó triste! Qualquer dia faz um aí sobre Digimon! Grato, obrigado por me acompanhar em todas as minhas jantas na madrugada!
O Nerd Show é realmente show👏🏽👏🏽👏🏽 Sobre o cartão vc só esqueceu de mencionar como era a primeira " maquininha de cartão" aquelas que colocava o cartão e ela meio que fazia uma xerox do cartão.kklll
Só uma correção: Vidro não flui. Vidros são mais viscosos do que metais. Vidros têm coeficiente de viscosidade na ordem de 10^20 (1 seguido de 20 zeros), enquanto metais têm viscosidade de 1^11 (ambos a temperatura ambiente). O que acontece é que, antigamente, o vidro era feito através do processo chamado "coroa", onde o vidro era derretido, e derramado sobre um disco com beiradas, a fim de se obter um disco de vidro, que, em seguida, era cortado de acordo com as necessidades do vidraceiro. Devido a esse método, o vidro mais próximo da beirada acabava ficando mais espesso que o próximo do centro. E, quando esse vidro era cortado, essa diferença de espessura ia junto.
Renato em 1994 eu tive o meu primeiro cartão de crédito. Lembro que tinha uma máquina manual onde o cartão era colocado junto com um papel em duas vias e um carbono. O cartão tinha os dados em alto relevo e ao passar na máquina os dados ficavam no comprovante de compra com o papel carbono. Quanta tecnologia 😂😂😂😂
Ei,Renato,tive uma sugestão de ideia para voce poder explicar em um vídeo,na verdade 2,rs. Quando eu vi voce explicando sobre as fechaduras num video,me lembrei daqueles filmes que mostram alguém conseguindo abrir a fechadura da porta com um clipe de papel,e as vezes até com uma faca ou qualquer coisa fina assim. Mas será que é possível mesmo? E so re abrir portas também, lembro das cenas em que eles arrombam as portas com a maior facilidade, só num chute, é possível tambem? Voce podia colocar esses fatos num video de coisas e mitos do cinema,rs. Valeu e bom domingo pra voce
Até onde me lembro, o vidro é classificado na química como um sólido amorfo, devido à organização dos seus átomos ser mais parecido com a de um líquido. Ou seja, o vidro é solido sim, e não um "liquido" que se comporta como sólido.
Quanto ao lado do papel alumínio o Iberê já foi na fábrica e já perguntou para o cara que trabalhava lá dentro.. o cara disse que o lado que o papel alumínio brilha é só uma questão de fabricação e não faz diferença alguma o lado que vc colocar no alimento ou dentro do forno.
Nerd show. Acompanho a muito tempo. Antes de eu vim morar wm minas. Gostaria de conhecer você mano... é o único youtuber q realmente faz a diferença no sentido nostalgia.. sou Felipe mano..sou dos anos 90..por isso curto todas as matérias nostálgicas... se um dia eu puder conhecer você manda a resposta aqui.. falou brother
Isso do dinheiro resistir a água do mar é verdade, mês passado eu fui na praia com uns amigos e um deles achou 18 reais inteirinhos na água, não estavam sequer manchados ou rasgados.
Bom dia wanberto Sou de cuiaba curto de mais seus videos tenho saudades de minas gerais morei ai a uns 30 anos atras temnho parente primos primas tios ai manda um abraço aqui pra nois de cuiaba
Olá Renato! Esta história do vidro "escorrer" é uma lenda urbana. Fazendo os cálculos, o tempo para o vidro escorrer seria mais do que a idade do universo. Um Professor de Física em Brasília demonstrou.
Muito bom o vídeo! Só tem umas informações erradas aí... - tem vários artigos e testes sobre o papel alumínio, ele reflete o calor do mesmo jeito dos dois lados, ele só é mais brilhante de um lado por causa da parte onde passa a prensa - o vidro nas catedrais não 'escorreu', isso é um mito, eles só são mais grossos embaixo porque é uma escolha das pessoas que faziam os vitrais (se você estivesse usando vidros tortos iguais aos que eles tinham, você também não colocaria a parte mais grossa embaixo?) - na fita do cartão, não tem a sua senha, só tem o número do cartão mesmo, quem valida os dados é a operadora do cartão, sem senha
No Brasil, antes da fita magnética, eram usadas as "maquininhas" de crédito, que consistia em copiar os dados do cartão através do papel carbono, para uma folha do estabelecimento em questão, e depois era enviado para o banco.
Oi Renato. Então. Ficou faltando mencionar que antes do CHIP, tinha uma máquina em que você passava o cartão e através de um papel com carbono essa maquina literalmente copiava os dados do seu cartão. Você assinava e depois do trâmite, levava a mercadoria. Achei importante ressaltar. Vale um vídeo 2 com essa ressalva. Abraços ;)
Nas igrejas a espessura da parte de baixo dos vitrais é mais densa e mais grossa por que era difícil fazer vidro de qualidade então nos vitrais se colocava a parte mais pesada em baixo. Então desde sempre os vitrais são assim sem mudança. Se o vidro escorrece como alguns falam os vitrais dessas igrejas centenarias estariam todos no chão.
Eu tava super stressada pq tô estudando pra concurso tô consigo mais nem raciocinar direito ...eh só eu vim aqui no canal que os stress passa 🙏 obrigada barbara e Renato 🎉
A questão dos vitrais serem mais densos na parte inferior já foi desbancado como mito. O que acontece é que o processo, por ser artesanal, fazia partes irregulares. No entanto, não foram encontradas evidencias reais sobre este efeito, ou ocorrências reais em vitrais de maneira consistente.
Na verdade (pelo menos aqui no Brasil) os cartões foram usados por algum tempo como carimbos. Os números tinham algumas regras e eram 'escritos' em alto relevo, cada transação era registrada com uma 'nota' de duas vias com carbono o cartão era 'apertado' e os números ficavam registrados na nota, a pessoa assinava e a loja levava essas notas no banco para receber os valores, no entanto no Brasil isso nunca funcionou muito por que parecia com o cheque pré datado, na verdade por muito tempo o cheque pré 'segurou' a popularização do cartão no Brasil.
Eu já imagens da máquina gigante q fazia isso, mas não sabia como funcionava de fato, achava q passando ali já ia as informações pro banco, mas não kkkk era só pra tirar uma cópia. Vc explicando e eu pensando: ué parece um cheque, já q vc valida depois kkkkk quanto calote isso dava na época hein... Se bem que pouca gente tinha, só nos anos 90 q foi ficando mais popular
Eeeh Renato, amo seus vídeos não fico sem,mas uma graninha vc tá ganhando em, pq oque e de propaganda que tem nossa senhora! Fiquei 1 mês sem o YT prêmio,mas eu tô sofrendo!
Resiste mesmo...já entrei no mar com roupa e dinheiro no bolso e não desbotou ou estragou...sequei e ficou normal...quanto dinheiro já bateu na máquina de lavar roupa e não rasgou!
Gente, pq o canal barbarelando tem poucos videos??? Tô escrevendo do celular do meu marido pq o meu deu problema kkk. Amei principalmente os videos de vcs provando comida! Kkkk a barbara é tudo de bom. Deus abençoe vcs.
corrigindo, o lado do aluminio NAO influencia no isolamento ou preservacao. seria somente um efeito causado no processo de fabricacao.Entao , pode usar qqer lado dele q nao vai mudar o resultado.
Mistérios do nerd show que gostaria de saber... O que se fala na parte da abertura por onde passa a criança de triciclo e a milênio Falcon voando? Eh " yebi " Eh " Iberê " Eh " hi hepi " ?
5:25 "as pessoas antigamente faziam uma mistura do.. da areia, do nitrato, do cálcio, mais um elemento x *corta pra um pó branco* pra fazer umas mistura ali pra ficar algo mais bonito.."
Renato pulou uma parte da história da tecnologia do cartão. Me lembro que tinha uma maquininha que tirava uma espécie de cópia do cartão, com um carbono.
As notas brasileiras já estão um pouco desatualizadas em relação ao restante do mundo. O dólar e o euro tem tipo uns ímãs que se você colocar na impressora pra tirar xerox, automaticamente ela para a impressão, ela trava a impressão. Tem um vídeo do Vlad do Área Secreta que mostra melhor
Creio que você está enganado sobre o papel aluminio, o fato de existir uma superficie espelhada é devido ao processo de produção da folha, pois a última vez que passa pela prensa a folha ainda não está fina o suficiente, entá ela é dobrada sobre si e prensada novamente. O resultado é uma superficie mais lisa devido a prensagem de uma superficie da folha contra a outra.
Nerds show como SEMPRE ARASA NAS HISTÓRIAS DE CURIOSIDADE. PARABÉNS A EQUIPE DO NERD SHOW E RENATO VC É TOP ATUANDO PARA E DIZENDO PARA DEIXAR O LEIKE. A PARTE DOS CARTÕES DE CRÉDITO ME INTERESSOU E MUITO. MAIS EU ESTAVA PENSANDO OS CATÕES DE CRÉDITO E DÉBITO SERÁ QUE PODE TALVEZ ENTRAR EXTINÇÃO? POR QUE ULTIMAMENTE POR CONTA DA PANDEMIA TEMOS O TAL FORMA DE PAGAMENTO O FAMOSO PIX. E AI O QUE VCS ACHAM. SERÁ QUE DAQUI UM TEMPO PODEMOS DIZER ADEUS POR CARTÕES DE CRÉDITO? EU ACHO QUE NÃO. BOA TARDE A TODOS.
Tudo indica que a maioria destes RUclipsrs de vídeos de nostalgia recebem apoio técnico de uma equipe de pessoas que fazem pesquisas. As vezes eles recebem informação errada e até contraditória. Já vi um certo youtuber de nostalgia afirmar algo dos "anos noventa" que na verdade nem era dos anos noventa. E o pior é que esse youtuber falou como se tivesse vivido aquilo. Mas pela informação errada que ele afirmou, nota-se que ele estava apenas iludindo o público e reproduzindo algo que alguém teria informado erroneamente para ele. Ou seja, o youtuber nunca viveu aquilo e estava apenas reproduzindo informação repassada ainda por cima erroneamente. Outra informação errada que muitos RUclipsrs de nostalgia divulga como se fosse verdade mas está errada. Ao afirmarem que as pessoas gostavam do programa Tv Globinho. Isso é mentira. Pois as pessoas gostavam apenas dos desenhos animados que passavam no programa. Tanto é que há vários relatos de que o pessoal FICAVA IMPACIENTE quando os apresentadores da TV Globinho ficava tagarelando demais e inrolando para liberar o desenho animado. Os únicos programas infantis que as pessoas VERDADEIRAMENTE gostavam muito além dos desenhos animados. Foram os programas Show da Xuxa, Casa da Angélica, Cocoricó, Castelo Ratimbum etc...
Costumo fazer uns doces ou salgados ‘diferenciados’ no final de semana, e sempre uso papel alumínio, mas nunca soube o como e o porque usar da forma que descreveu. Muito bom. A história do cartão de crédito prova que, toda tecnologia de hoje surgiu de algo extremamente rústico, há anos atrás. Agora entendi porque, dependendo do valor da nota de real, o seu custo é maior que o valor nela descrito.
A tecnologia de aproximação do cartão não é assim tão segura não. Se vc perder o cartão e se demorar pra perceber, já passaram várias vezes com valores menores sem precisar de senha 😢
Voce esqueceu de falar que antes da fita magnetica tinha que pegar o cartao e passar num aparelho clm um papel comum e com um carbono para copiar e a pessoa asinar
Caro "Seis tão Bão Né" , heheheheheh aqui em Santa Catarina temos varios locais onde isto é feito e é a mesma maneira de fabricação de Cristal. Tem lugares onde esta sópra do vidro é feita para os visitantes verem ao vivo.
Lembro do tempo em que os dados do cartão (nome e numeração) eram em alto relevo e as lojas passavam numa engenhoca onde colocavam um papel com carbono (próprio pra isso), posicionavam o cartão nele e pressionavam para que os dados passassem para o papel.
Esses dias fui bater uma roupa do meu marido na máquina, no final, depois de ter batido muito, centrifugado duas vezes, ainda tinha lá intacto uma nota de 10 conto! 🤭
BOA TARDE AEW PARABÉNS AEW PELO SEU CANAL EU ASSISTO O SEU CANAL E SOU E ESCRITO NELE , TEM TEMAS AEW Q GENTE APRENDE E TEM TEMAS AEW QUE ME FAZ LEMBRAR DOS MEUS TEMPOS DE INFÂNCIA,TEMAS INTERESSANTE 😎
O próprio processo de fabricação do alumínio é incrível! Já morei na cidade de Alumínio/SP, onde tem a maior fábrica de alumínio do país, vem aqueles trenzão trazendo a bauxita lá de Minas, daí eles colocam a bauxita em um forno, mistura soda e outros ingredientes, dá choques (e coloca choque nisso, só essa fábrica que citei tem umas 6 ou 7 hidroelétricas só para ela e ainda recebe energia da rede nacional) com mais alguns processos e voilá, temos o Alumínio bruto para ser transformado em papel, latas, panelas, carros
Quero à continuação desse vídeo!! Muito bom vídeo.
Adoro esse canal! Um dos poucos do RUclips que pesquisa tudo antes do vídeo! Conhecimento de verdade juntinho com humor e um sotaque maravilhoso! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nerd Show sempre faz eu me sentir melhor nos momentos ruim.
Fico muito feliz em poder ajudar nem que seja um tiquinho
boa tarde
@@franciscocesar3968 vai pro inferno.
por isso curiosidade é muito bom
Fico feliz por vc de verdade joão
cara, espero que vc nunca mude essa esse vídeo de abertura dos seus videos, e muito nostálgico so me lembra a minha infancia, sucesso pra vc!
NerdShow, ótimo vídeo!
Consegue explicar como "cabe" tanta coisa num celular?
Por exemplo: eu coloco meu dedo numa parte da tela. Se nessa parte tem um app de jogo, eu abro o jogo. Se nessa mesma parte da tela há um botão para configurar algo, eu configuro.
Como o sistema do celular consegue reconhecer essas minunciosidades?
Como um monte de bits pode ser convertido em uma imagem? Um vídeo? Uma música? Um programa?
Como um software consegue ler uma imagem e "trabalhar" em cima dela (como em Photoshop) mesmo não havendo nada fisicamente ali dentro da máquina?
Tudo isso e muito mais no próximo NerdShow 😍
Nesse intervalo entre o cartão de crédito funcionar com as ligações e com a fita magnética, foram muitos anos funcionando com a impressão em carbono.
O cartão era colocado em um dispositivo com algumas vias de um formulário e entre elas papel carbono, o dispositivo tinha um rolo que ao passar prensava uma "imagem" dos dados nessas folhas, o cliente assinava isso, uma via ficava com ele, outra com o comerciante e outra ia para o banco, aí somente após o banco analisar é que eles pagavam o comerciante.
E o comércio recebia uma lista parecida com a lista telefônica onde constava o número dos cartões que não deveriam ser aceitos pois estavam atrasados no pagamentos.
Boa tarde. O processo que é feito o papel alumínio chama-se laminação, e a máquina que faz isso é a laminadora até chegar na medida infeiror a 0,2mm. Abraços
Parte 2 do vídeo com certeza, só não sei o que indicar pra 2 parte do vídeo, ah tah poderia falar de como surgiu as sumidas fitas K7, do processo de fabricação dos CDs e DVDs, o processo que faz o Microondas aquecer a comida, entre outros avanços da tecnologia.
Toda madrugada quando chego do trabalho, tô eu aqui, jantando e assistindo Nerd show! Quando não tem vídeo que me desperta o interesse fico mó triste! Qualquer dia faz um aí sobre Digimon! Grato, obrigado por me acompanhar em todas as minhas jantas na madrugada!
Esse canal é muito melhor do que qualquer coisa na TV. Obrigada, Renato e Barbara. Vocês são demais!
O Nerd Show é realmente show👏🏽👏🏽👏🏽
Sobre o cartão vc só esqueceu de mencionar como era a primeira " maquininha de cartão" aquelas que colocava o cartão e ela meio que fazia uma xerox do cartão.kklll
Isso. E aí tínhamos de tomar cuidado com o papel carbono (coisa de velho, não?) pois os dados do cartão ficavam lá.
Um dos canais que mais gosto de assistir. Você é muito simpático. :)
Só uma correção: Vidro não flui. Vidros são mais viscosos do que metais. Vidros têm coeficiente de viscosidade na ordem de 10^20 (1 seguido de 20 zeros), enquanto metais têm viscosidade de 1^11 (ambos a temperatura ambiente). O que acontece é que, antigamente, o vidro era feito através do processo chamado "coroa", onde o vidro era derretido, e derramado sobre um disco com beiradas, a fim de se obter um disco de vidro, que, em seguida, era cortado de acordo com as necessidades do vidraceiro. Devido a esse método, o vidro mais próximo da beirada acabava ficando mais espesso que o próximo do centro. E, quando esse vidro era cortado, essa diferença de espessura ia junto.
Renato em 1994 eu tive o meu primeiro cartão de crédito.
Lembro que tinha uma máquina manual onde o cartão era colocado junto com um papel em duas vias e um carbono. O cartão tinha os dados em alto relevo e ao passar na máquina os dados ficavam no comprovante de compra com o papel carbono. Quanta tecnologia
😂😂😂😂
Ei,Renato,tive uma sugestão de ideia para voce poder explicar em um vídeo,na verdade 2,rs.
Quando eu vi voce explicando sobre as fechaduras num video,me lembrei daqueles filmes que mostram alguém conseguindo abrir a fechadura da porta com um clipe de papel,e as vezes até com uma faca ou qualquer coisa fina assim.
Mas será que é possível mesmo?
E so re abrir portas também, lembro das cenas em que eles arrombam as portas com a maior facilidade, só num chute, é possível tambem?
Voce podia colocar esses fatos num video de coisas e mitos do cinema,rs.
Valeu e bom domingo pra voce
Nerd show é show,tirou a minha curiosidade de como é feito o papel alumínio,,,,Curiosidades boas demais
Gente eu acompanho vc desce o incio, e vejo o tanto que evoluiu. Muito feliz pelo canal estar sempre trazendo coisas interessantes
Nerd show minha terapia diária, obrigada renato e Bárbara 😍😍
Até onde me lembro, o vidro é classificado na química como um sólido amorfo, devido à organização dos seus átomos ser mais parecido com a de um líquido. Ou seja, o vidro é solido sim, e não um "liquido" que se comporta como sólido.
Já que foi falado sobre cédulas de dinheiro, na parte 2 poderia falar sobre a fabricação de moedas.
Me divirto muito aqui Renato as vezes tô triste e vem aqui só pra me sentir um pouco melhor.
O Fran, que legal saber que te ajudo nem que seja um tikim. abraço procê
@@nerdshow obrigada ☺️
Quanto ao lado do papel alumínio o Iberê já foi na fábrica e já perguntou para o cara que trabalhava lá dentro.. o cara disse que o lado que o papel alumínio brilha é só uma questão de fabricação e não faz diferença alguma o lado que vc colocar no alimento ou dentro do forno.
Nerd show. Acompanho a muito tempo. Antes de eu vim morar wm minas. Gostaria de conhecer você mano... é o único youtuber q realmente faz a diferença no sentido nostalgia.. sou Felipe mano..sou dos anos 90..por isso curto todas as matérias nostálgicas... se um dia eu puder conhecer você manda a resposta aqui.. falou brother
4:11 menino bão, finalmente aprendi a usar folha de alumínio AAA Renato 💜 Bárbara ❤️
Amo as curiosidades q o nerd show traz
Isso do dinheiro resistir a água do mar é verdade, mês passado eu fui na praia com uns amigos e um deles achou 18 reais inteirinhos na água, não estavam sequer manchados ou rasgados.
O almoço só fica completo com os vídeos do Nerd Show 🖖🤓
Tá na hora!
Bom dia wanberto
Sou de cuiaba curto de mais seus videos tenho saudades de minas gerais morei ai a uns 30 anos atras temnho parente primos primas tios ai manda um abraço aqui pra nois de cuiaba
Olá Renato! Esta história do vidro "escorrer" é uma lenda urbana. Fazendo os cálculos, o tempo para o vidro escorrer seria mais do que a idade do universo. Um Professor de Física em Brasília demonstrou.
Muito bom o vídeo! Só tem umas informações erradas aí...
- tem vários artigos e testes sobre o papel alumínio, ele reflete o calor do mesmo jeito dos dois lados, ele só é mais brilhante de um lado por causa da parte onde passa a prensa
- o vidro nas catedrais não 'escorreu', isso é um mito, eles só são mais grossos embaixo porque é uma escolha das pessoas que faziam os vitrais (se você estivesse usando vidros tortos iguais aos que eles tinham, você também não colocaria a parte mais grossa embaixo?)
- na fita do cartão, não tem a sua senha, só tem o número do cartão mesmo, quem valida os dados é a operadora do cartão, sem senha
No Brasil, antes da fita magnética, eram usadas as "maquininhas" de crédito, que consistia em copiar os dados do cartão através do papel carbono, para uma folha do estabelecimento em questão, e depois era enviado para o banco.
Parabéns pessoal do nerd show pelo video !😎 vai uma dica a tecnologia por trás da fabricação dos refrigerantes e smartphone
12:47 "Um trem que fica impermeável"
Quem concorda que o dialeto mineiro é o melhor que tem? 🙋♀️🤭
Oi Renato. Então. Ficou faltando mencionar que antes do CHIP, tinha uma máquina em que você passava o cartão e através de um papel com carbono essa maquina literalmente copiava os dados do seu cartão. Você assinava e depois do trâmite, levava a mercadoria. Achei importante ressaltar. Vale um vídeo 2 com essa ressalva. Abraços ;)
Estava com saudades desses tipos de vídeos! ❤️
Esses de curiosidades e histórias são geniais 💕
Nas igrejas a espessura da parte de baixo dos vitrais é mais densa e mais grossa por que era difícil fazer vidro de qualidade então nos vitrais se colocava a parte mais pesada em baixo. Então desde sempre os vitrais são assim sem mudança. Se o vidro escorrece como alguns falam os vitrais dessas igrejas centenarias estariam todos no chão.
Muito bom esse vídeo de curiosidades. Queria mais vídeos como esse "como se faz" " como surgiu". Espero novidades. Parabéns pelo ótimo trabalho 👏
Eu tava super stressada pq tô estudando pra concurso tô consigo mais nem raciocinar direito ...eh só eu vim aqui no canal que os stress passa 🙏 obrigada barbara e Renato 🎉
Você consegue,boa sorte ❤
@@gilliardsantos2215 oiii ☺️muito obrigado pelo apoio
@@gabimoreira3313 ❤🥰
A questão dos vitrais serem mais densos na parte inferior já foi desbancado como mito. O que acontece é que o processo, por ser artesanal, fazia partes irregulares. No entanto, não foram encontradas evidencias reais sobre este efeito, ou ocorrências reais em vitrais de maneira consistente.
Obrigada
Você me faz Feliz
Vou me FELIZ
Boa tarde,galera.Vamos pra mais um vídeo maravilhoso 👍🤗
São seus olhos :)
Ai que lindo.Olha que eu gamo, hein.😁😁😁😁😁😁
Excelente!
Adoro aprender me divertindo...e vc faz isso muito bem 😀
Na verdade (pelo menos aqui no Brasil) os cartões foram usados por algum tempo como carimbos.
Os números tinham algumas regras e eram 'escritos' em alto relevo, cada transação era registrada com uma 'nota' de duas vias com carbono o cartão era 'apertado' e os números ficavam registrados na nota, a pessoa assinava e a loja levava essas notas no banco para receber os valores, no entanto no Brasil isso nunca funcionou muito por que parecia com o cheque pré datado, na verdade por muito tempo o cheque pré 'segurou' a popularização do cartão no Brasil.
Eu já imagens da máquina gigante q fazia isso, mas não sabia como funcionava de fato, achava q passando ali já ia as informações pro banco, mas não kkkk era só pra tirar uma cópia. Vc explicando e eu pensando: ué parece um cheque, já q vc valida depois kkkkk quanto calote isso dava na época hein... Se bem que pouca gente tinha, só nos anos 90 q foi ficando mais popular
Eu amo essa série de conhecimento, é demais ❤️
Renatoooooooooooo sempre arrasando
Papel alumínio serve até para blindar o cérebro naqueles capacetes contra Ovni!👽
Pensei nisso, mas se eu falasse seria doido ahahaha
@@nerdshow 🤭
No filme "Sinais", de 2002, com Melhor Gibson, o irmão e filhos dele, no filme, colocaram este tipo de cone de alumínio como chapéu.
Adoro esse canal. Nao perco um video sequer. Muito show
Eeeh Renato, amo seus vídeos não fico sem,mas uma graninha vc tá ganhando em, pq oque e de propaganda que tem nossa senhora! Fiquei 1 mês sem o YT prêmio,mas eu tô sofrendo!
12:40 só com dólar e mais resistente, tipo e difícil ver um dola desgastando como o real, não sei pq n usa um papel mais resistente comp o dólar
Resiste mesmo...já entrei no mar com roupa e dinheiro no bolso e não desbotou ou estragou...sequei e ficou normal...quanto dinheiro já bateu na máquina de lavar roupa e não rasgou!
Nosso dinheiro é brabo
Nerd show e puro conhecimento parte 2 concerteza 😙😉✌
Caramba Renato quanta coisa que tem no nosso dai a dia que nois não sabia de tanta tecnologia que assiste! Num só objeto.
E eu quero a 2°parte 😊😊😊😊😊
Parte 2 merece
Mais um show do renato,PARABENS!rapaz o cartao tem muita tecnologia,é uma coisa tao banal que nunca parei pra pensar!
Nerd show também é cultura
Alumínio não é ferro, mas Nerd Show é show!
Eu gosto de escutar a Bárbara interagindo contigo Renato!
Eu amo esse canal ❤️❤️❤️❤️
Aprendo muita coisa.
Adorei a forma simples que vc explica...
Nóis tá bão, cês tão bão tamém?
Obrigado pelos vídeos Renato, amo esse canal
Amo esse vídeos de curiosidades. Já quero parte 2.
Que vídeo incrível, amei o conteúdo.... Sempre aprendendo muito com vocês 👏👏😍😍😍
Gente, pq o canal barbarelando tem poucos videos??? Tô escrevendo do celular do meu marido pq o meu deu problema kkk. Amei principalmente os videos de vcs provando comida! Kkkk a barbara é tudo de bom. Deus abençoe vcs.
Pode fazer a parte dois mas no próximo vídeo não esqueça de ficar em pé 😂😂😂
Amooooo esse canal. Estou mandando principalmente pro meu irmão. Somos raiz Renato e Barbara 🫵🏻🤘🏻👊🏻
corrigindo, o lado do aluminio NAO influencia no isolamento ou preservacao.
seria somente um efeito causado no processo de fabricacao.Entao , pode usar qqer lado dele q nao vai mudar o resultado.
Correção da correção, faz sim. Da uma pesquisadinha
Mistérios do nerd show que gostaria de saber...
O que se fala na parte da abertura por onde passa a criança de triciclo e a milênio Falcon voando?
Eh " yebi "
Eh " Iberê "
Eh " hi hepi " ?
É o ilari ilarie ao contrário....
@Jailson Leone : deve ser iupi 🤣🤣
@@artesdaizabelicarvalho9867 kkkkkkkkkk será?
5:25 "as pessoas antigamente faziam uma mistura do.. da areia, do nitrato, do cálcio, mais um elemento x *corta pra um pó branco* pra fazer umas mistura ali pra ficar algo mais bonito.."
Renato pulou uma parte da história da tecnologia do cartão. Me lembro que tinha uma maquininha que tirava uma espécie de cópia do cartão, com um carbono.
Tão simples,tão do cotidiano e nem percebe ou nem imagina tem tanta informação e tecnologia nessas coisas.
Eu quero a terceira parte deste vídeo.
Cara vc já fez um vídeo de curiosidade sobre o espelhos? Acho que seria legal tipo a história e como é feito
Sugestão para parte 2 bronze berílio
As notas brasileiras já estão um pouco desatualizadas em relação ao restante do mundo. O dólar e o euro tem tipo uns ímãs que se você colocar na impressora pra tirar xerox, automaticamente ela para a impressão, ela trava a impressão. Tem um vídeo do Vlad do Área Secreta que mostra melhor
Isso também existe na nota de real. Não são imãs e sim um padrão gráfico que quando a impressora reconhece ela para de rodar a imagem.
Meu Deus que vídeo bom, coisas simples do dia a dia tem todas essas tecnologias
😯 Fiquei em choque quando descobri que o anel da latinha de refrigerante tbm serve pra prender o canudo
também
A serio mano agr que vc soube que serve pra isso
Creio que você está enganado sobre o papel aluminio, o fato de existir uma superficie espelhada é devido ao processo de produção da folha, pois a última vez que passa pela prensa a folha ainda não está fina o suficiente, entá ela é dobrada sobre si e prensada novamente. O resultado é uma superficie mais lisa devido a prensagem de uma superficie da folha contra a outra.
Divertido e educativo, divina passar seus vídeos nas escolas, só senti falta da Barbalerando
Nerd show SHOW
Renato faz um vídeo das primeiras moedas comercializadas do Brasil até os tempos de hoje!
Nerds show como SEMPRE ARASA NAS HISTÓRIAS DE CURIOSIDADE. PARABÉNS A EQUIPE DO NERD SHOW E RENATO VC É TOP ATUANDO PARA E DIZENDO PARA DEIXAR O LEIKE.
A PARTE DOS CARTÕES DE CRÉDITO ME INTERESSOU E MUITO. MAIS EU ESTAVA PENSANDO OS CATÕES DE CRÉDITO E DÉBITO SERÁ QUE PODE TALVEZ ENTRAR EXTINÇÃO? POR QUE ULTIMAMENTE POR CONTA DA PANDEMIA TEMOS O TAL FORMA DE PAGAMENTO O FAMOSO PIX. E AI O QUE VCS ACHAM.
SERÁ QUE DAQUI UM TEMPO PODEMOS DIZER ADEUS POR CARTÕES DE CRÉDITO? EU ACHO QUE NÃO. BOA TARDE A TODOS.
Descobrir porque o Renato tem esse cabeção, é para poder armazenar todo esse conhecimento que ele passa para a gente!
Tudo indica que a maioria destes RUclipsrs de vídeos de nostalgia recebem apoio técnico de uma equipe de pessoas que fazem pesquisas.
As vezes eles recebem informação errada e até contraditória. Já vi um certo youtuber de nostalgia afirmar algo dos "anos noventa" que na verdade nem era dos anos noventa. E o pior é que esse youtuber falou como se tivesse vivido aquilo. Mas pela informação errada que ele afirmou, nota-se que ele estava apenas iludindo o público e reproduzindo algo que alguém teria informado erroneamente para ele. Ou seja, o youtuber nunca viveu aquilo e estava apenas reproduzindo informação repassada ainda por cima erroneamente.
Outra informação errada que muitos RUclipsrs de nostalgia divulga como se fosse verdade mas está errada. Ao afirmarem que as pessoas gostavam do programa Tv Globinho. Isso é mentira. Pois as pessoas gostavam apenas dos desenhos animados que passavam no programa. Tanto é que há vários relatos de que o pessoal FICAVA IMPACIENTE quando os apresentadores da TV Globinho ficava tagarelando demais e inrolando para liberar o desenho animado.
Os únicos programas infantis que as pessoas VERDADEIRAMENTE gostavam muito além dos desenhos animados. Foram os programas Show da Xuxa, Casa da Angélica, Cocoricó, Castelo Ratimbum etc...
Costumo fazer uns doces ou salgados ‘diferenciados’ no final de semana, e sempre uso papel alumínio, mas nunca soube o como e o porque usar da forma que descreveu. Muito bom.
A história do cartão de crédito prova que, toda tecnologia de hoje surgiu de algo extremamente rústico, há anos atrás.
Agora entendi porque, dependendo do valor da nota de real, o seu custo é maior que o valor nela descrito.
Assisto ao nerdshow no almoço. E no jantar tiro onda de homem culto com a família kkk
A tecnologia de aproximação do cartão não é assim tão segura não. Se vc perder o cartão e se demorar pra perceber, já passaram várias vezes com valores menores sem precisar de senha 😢
Na parte 2 fale da tecnologia de código de barras
Decorando tudinho pra repassar essas informações durante os almoços das férias em família! 😂
Faz um vídeo falando sobre as moedas do Brasil, quais foram e como eram feitas
CHEGUEMOS!!! 😜
Que vídeo incrível, parabéns
Impossível não deixar um LIKE. 🤩👍
Dois motivos:
1. O conteúdo é sempre muito massa 💯
2. A forma de “pedir o like” é muito engraçada 😂
Voce esqueceu de falar que antes da fita magnetica tinha que pegar o cartao e passar num aparelho clm um papel comum e com um carbono para copiar e a pessoa asinar
Passei a vida em dúvida sobre o lado do papel alumínio,Grata!
Caro "Seis tão Bão Né" , heheheheheh aqui em Santa Catarina temos varios locais onde isto é feito e é a mesma maneira de fabricação de Cristal. Tem lugares onde esta sópra do vidro é feita para os visitantes verem ao vivo.
Lembro do tempo em que os dados do cartão (nome e numeração) eram em alto relevo e as lojas passavam numa engenhoca onde colocavam um papel com carbono (próprio pra isso), posicionavam o cartão nele e pressionavam para que os dados passassem para o papel.
Lembro disto também
Muito Bom Esse Canal ❤👏👏👏👏🙏
Abraço Renato 👍 faz uns vídeos falando de assuntos sobrenatural
Vídeo bem legal! Tema muito interessante e que é pouco abordado
Esses dias fui bater uma roupa do meu marido na máquina, no final, depois de ter batido muito, centrifugado duas vezes, ainda tinha lá intacto uma nota de 10 conto! 🤭
BOA TARDE AEW PARABÉNS AEW PELO SEU CANAL EU ASSISTO O SEU CANAL E SOU E ESCRITO NELE , TEM TEMAS AEW Q GENTE APRENDE E TEM TEMAS AEW QUE ME FAZ LEMBRAR DOS MEUS TEMPOS DE INFÂNCIA,TEMAS INTERESSANTE 😎
Abraço Fabio!