@@ktmtxt também me parece.. Mas quém vê e ouve Ricardo Araújo Pereira...e depois o trata menos bem..🧡é o dito dfitado🧡da cultura e popular portuguesa🧡dor dor de CORNO!! Temos pena!!! Viva Ricardo Araújo Pereira...o nosso Gil Vicente e Bocage dos tempos modernos!!! Digo e repito mil vezes!!!
O Ricardo é o ateu mais cristão que já vi. Talvez mais cristão do que muitos "crentes", porque crer até o diabo crê, mas seguir o exemplo de Jesus já é mais dificil...
@@joaobotelhogomes4677 E porque raios teria que vir do zero absoluto? Lá porque você aprende que deus criou tudo vindo do nada, isso envolve um criador e um nada.
Ricardo Araújo Pereira obrigada por usar a sua inteligência, presença, atitude, graça intuitiva, dar-nos conhecimentos e através deles a gente ri. Além do mais é muito giro.
Outro dia minha tia me contou que o propósito da vida pode ser aquilo que eu quiser. E que não precisa ser a mesma coisa a vida inteira... Mas que a cada momento da vida, coisas diferentes fazem falta. Amigos, trabalho, saúde, família, diversão... Obrigado, como sempre, Ricardo.
Sim Ricardo, desempenhas na vida um papel muito nobre e importante para a sociedade: Animas a malta. E animas a malta de uma forma elevada, moralmente elevada, mesmo quando tens de humorizar sobre o pior que nos rodeia. Por isso Ricardo, como irás certamente continuar assim e, como assim se pode antever, serás cada vez melhor, prossegues um bom fim e no fim terás, certamente, um bom anĭmus. Deus não estará preocupado se acreditas nele ou não, gosta de gente como tu.
Verdade absoluta! E o Sr. Ricardo embora dissesse que era ateu depois emendou a mão. No fundo, creio, que a dificuldade que tem é em crer na transubstanciação. E também, creio, no saber que se educado em Família de outra religião seria sobre essa outra que discorreria.
@@paulasaraiva9825 é verdade...nós aqui em Portugal até entendemos bem o português do Brasil porque durante muitos anos só tinhamos novelas brasileiras. O meu companheiro é brasileiro e às vezes tenho de "traduzir" algumas coisas que ele diz, apesar de ele já estar em Portugal à cerca de 26 anos. 😊
Eu aprendi as preposições com essa musiquinha do Pe. Joaquim! "A-ante-até-após...com contra de desde em entre...para per perante por...sem sobre sob tràs"...🤗
São as mínimas diferenças que nos tornam únicos no meio deste mar de gente. São as nossas atitudes que nos distinguem dos demais. São as pequenas coisas que fazemos que nos tornam grandes. Parabéns.
@@JotaShank Nem filósofo ele é. E passa muuuuito longe disso. O Ricardo é apenas um gajo inteligente, que lê livros, sabe utilizar a língua portuguesa, e tem uma capacidade de memorizar o que leu relativamente boa. No mais, o que sai da boca dele nada mais é do que senso comum (para todo aquele que lê um pouco e não é um alienado), e apenas impressiona a massa de gente que não faz ideia do que ele está a falar. É até vergonhoso chama-lo de filosofo. E não estou desmerecendo o Ricardo.
@@OKelvinClark Mas qualquer mortal comum pode ser um filósofo, aliás grande parte das pessoas o são. A origem da palavra "filosofia" significa literalmente "amor pela sabedoria". Todos aqueles que são pensadores, observadores e investigadores da vida, que procuram respostas e buscam o conhecimento podem ser considerados filósofos. O Ricardo certamente o é, assim como muitos comediantes. O Louis CK, por exemplo, hás de ver em várias stand-ups dele e entrevistas, como é não só hilariante, mas também um grande filosofo. Talvez ele próprio nem se tenha apercebido disso. Mas ele pensa, questiona e goza, com coisas que muitos de nós também já observámos, mas nunca pensámos nem articulámos, e muitas dessas coisas são mais profundas que parecem, e fazem um gajo pensar.
@Jota.Shank mano, com todo respeito, acho que devias reconsiderar o que estás a dizer. Se acreditas mesmo que ser Filósofo significa apenas indagar questões pertinentes da vida, estás equivocado, na melhor das hipóteses. Quando eu digo que o Ricardo não é um filósofo e passa longe disso, refiro-me a inexistência de conteúdo filosófico da parte dele. Ele não é um filósofo em essência (e é até ridículo eu ter de estar a dizer o óbvio). Nunca escreveu um tratado filosófico, nunca desenvolveu uma tese, nunca dissertou sobre ensaio filosófico, nem trouxe nada de novo. Aliás, ele nunca teve sequer a prepotência para tal. Lol achas que só porque um gajo tem “amor pela sabedoria” já o torna um filósofo? Ou por falar um bocado de coisas de senso comum, com alguma pitada de boa articulação no português já o torna um filósofo? Já agora, por ele dar uns pitacos aleatórios sobre religião, o torna um teólogo também, não? Lol
No fundo o Ateu não se define por não acreditar, mas tão somente pela ausência de divindade para comprender e sentir o mundo! A clarividência, a delicadeza, a sensibilidade e doçura evidenciada no discurso do RAP acabam em si mesmo por dar sentido e significado à experiência, no limite à existência. Tal qual a evolução ocorrida dos animais com exoesqueleto para aqueles com endoesqueleto o mesmo ocorre na transição entre ser possuidor de uma moral heterónima, ou ao invés, ser-se portador de uma moral autónoma. Muito obrigado.
Ele é brilhante. Temos bons humoristas aqui no Brasil, mas observo que o humor brasileiro, ao menos o mais popular, é espalhafatoso, exagerado. Já o Ricardo tem um senso humor mais contido, cerebral. Sou fã demais dele. Ainda bem que com o RUclips dá pra acompanhar o trabalho dele.
Wow, a interpretação e explicação do significado do livro do Tolstoy foi excelente! Já o tinha lido, mas pelos vistos várias coisas me escaparam. É pena ter sido abrupta, mas serviu para o exemplo.
Que génio! A capacidade de transmitir uma complexidade usando a simplicidade é de génio. Que Capacidade! Depois um gajo fica a pensar no que está a dizer... Grande Ricardo! Só pena o clube 😂
Ou seja: todos nós somos insignificantes, andamos confusos no mundo e cometemos erros, e talvez o melhor que temos a fazer é animar a malta, ajudar no bem estar dos outros, rever-nos nas outras pessoas. É interessante que ele tenha mencionado Tolstoy, porque pessoalmente vejo a sociedade que o Tolstoy apresenta nos seus livros, sendo muito semelhante à sociedade portuguesa. A grande diferença que vejo mesmo, é aquela em que os portugueses são conhecidos por serem "hospitaleiros" e terem um grande sentido de cuidados "paleativos", mas mesmo essa diferença, se analizarmos melhor, é um pouco fruto da nossa mentalidade de "clã". Não deveríamos ficar-nos apenas pelo nosso clã, mas chegar a mais pessoas, e fazer questões difíceis ou impossíveis de responder. E talvez, não devêssemos pensar na nossa típica solidão, tristeza e saudade como algo colectivo, mas sim, algo individual que toda a gente sente, e por isso servir de veículo para nos conectarmos a outras pessoas, não como algo que seja motivo de desprezo e sim como maneira de nos revermos "no outro". Se calhar era esta a mensagem que o Ricardo queria passar.... Aaaa pelo meio, falar que uma das maneiras de nos conectarmos é contando histórias, ou pela comédia, ou pela literatura.
Genial Ricardo Araújo Pereira...!!! Genial, querido.. eu adorei ouvi-lo falar sobre as historias a sherazade e o afeto que tens... pois é assim comigo. Identifiquei-me.
As diferenças entre os humanos, sejam elas fisicas, sociais, espirituais ou políticas são motivo, oportunidade de união e não de separação. O contacto e o conhecimento do que é diferente só nos enrriquece. A curiosidade (ao invés do medo) é construtiva.
Eu também acredito nos cristãos. Parece-me óbvio que eles existem.
5 лет назад+2
Os melhores argumentos para o ateísmo não provêm da literatura nem do humor, mas das ciências puras e duras, da Lógica e da Razão: www.veraveritas.eu/2019/09/deus-foi-ateu-em-1755.html
Gente básica que não compreende as parábolas, a sabedoria pelos contos adaptada para uma sociedade bruta Hoje em dia também existe a mesma gente bruta, intolerante, constantemente a atacar os outros Chamam-se os ateus militantes, que não conseguem ter respeito pelo próximo, gostem ou não dos pontos de vista dos outros por mais ridículos que lhes pareçam. Este tipo de zelo fanático é bastante parecido com o dos fanáticos religiosos, são na realidade o outro lado da moeda. Uns acreditam num Deus, os outros acreditam na ciência. Ninguém compreende Deus de certeza(eu não creio na personagem) mas a maior parte dos ateus não compreende a ciência (pensa que sim) mas basicamente é uma crença. O que separa essas crenças é o objeto da fé, fé nisto ou naquilo.
@teens break falácia cognitiva tua, primeiro assumes que sou crente, ou religioso, segundo assumes que não estou rodeado de ateus Mas se quiseres discutir ateísmo, vamos lá. Uma árvore reconhecesse pelos frutos que dá. Estou farto de ouvir de cruzadas e outras coisas de povos menos evoluídos. Mas nada se compara as mortes causadas por ateísmo nazi ou pelo ateísmo comunista. O meu problema com os militantes ateístas é que não passam de militantes neo religiosos, são apenas o outro lado da moeda. E ainda para mais tem.um.conceito de moralidade super subjectivo. É baseado em: "se fosse eu o governante, tudo funcionária melhor" E a maior parte são sim, limitados, não compreendem as parábolas da Bíblia criada num tempo violento e desorganizado. É como a teoria do big bang, é uma crença, tão boa como um ser omnipotente que gosta da quinta de formigas humana. A maior parte de vocês falam de ciências sem saber os princípios básicos de ciências, então repetem as frases, os mantras: " os cientistas dizem" Ou seja, vocês todos tem crença, têm dogmas A diferença entre alguém como tu e um religioso é simplesmente no que acredita Uns acreditam em maçãs e os outros em bananas
@teens break eu não falo que são todos assim, falo sobre os militantes E falo que quem critica a bíblia sem mais nem menos não compreende as parábolas, não compreende o conhecimento passado através da escrita Quem faz interpretação literal da Bíblia hoje em dia só pode ser imbecil, seja religioso ou para atacar os religiosos
@teens break os Nazis eram ateus, e a doutrina nazi é puramente incompatível com ensinamentos cristãos Os cristãos já fizeram muita merda, sem dúvida, logo não vejo o teu problema em assumir que pelo ateísmo já morreram mais de 100milhoes Não existe moralidade subjectiva, tudo é relativo. Dependendo da sociedade onde te educam os teus valores vão ser distintos. Os ensinamentos cristãos na bíblia eram para uma época cruel, logo quando ouço interpretações actuais sobre algo escrito.à mais de 2mil anos dependendo se falamos no novo ou velho testamento E muita gente se chamava cristã mas não era, simplesmente dava-lhes jeito tingir que se preocupavam com a comunidade para lucrar. Agora que em nome da religião e da não religião já foram cometidos vários genocídios, não há dúvidas nenhumas Não sejas militante, não te estou a atacar a ti Mas se não compreendes a utilidade da fé para pessoas que pouco têm, o teu problema é um de falta de empatia, ou de te veres como superior
Temos todos a tendência, a entrar em debates se é verdade ou é mentira. O Ricardo Araújo Pereira tocou bem no ponto em que as histórias da bíblia servem para retirarmos alguma conclusão delas, como fazemos através de outro livro. Em baixo coloquei um link para um video que utiliza o cenário em que se encontram dois homens em frente ao quadro da Mona Lisa e estão num considerado importante debate, que consiste em o quadro ter sido pintado em 1503 ou 1506 entre outras questões. No fim eles decidem em concordar ou não concordar e vão-se embora, no entanto o que não fizeram foi apreciar o quadro. O video explora o facto de ler a bíblia ser uma viagem cultural e sobre o nosso erro em imaginar conceitos modernos quando a lemos. Ainda fala também com base no livro "Truth is Stranger than it Used to be" em relação a questões como: quem somos? de onde somos? o que há de errado? qual a solução? e de a bíblia explorar fortemente estas questões no seu inicio , e que o propósito e assunto desses primeiros livros pode não estar relacionado com o que nós por vezes pensamos (teoria de evolução, Big bang, criacionismo etc..). O video explica muito melhor que eu... Quem estiver interessado dê uma vista de olhos ;) ruclips.net/video/JhTqbfbEaRA/видео.html
Os brasileiros têm que entender que tb nós portugueses quando ouvimos o sotaque do Brasil no inicio não percebemos nada, assim como os alemães não entendem o alemão falado na Suiça etc.......É uma questão de habito.Não é suposto se entender à primeira, porque soa, de facto diferente.
Uma coisa é certa, se tira-se a centelha de divindade das normas e da ética, o que fica se torna sem vida. Por exemplo, alguém morreria pelas verdades bíblicas e por todo o arcabouço moral e éticos dela advinda, porque existe o elemento de divindade por trás. Mas quem daria a sua vida para defender a Carta Internacional de Direitos Humanos? Qual seria a balança para medir qual será ou não a regra válida, e como alguém pode não dizer que a moral nazista, por exemplo, não é algo errado só porque ficou fora de moda? Há verdades eternas e elas estão gravadas no coração porque apontam para Deus.
Abri este vídeo pelo título e pela curiosidade. Como sempre, vejo a classe do RAP, mas acho que ele se engana um pouco ao intitular-se "ateu", falando depois nas suas procuras sobre o sentido da vida, por que nascemos e morremos, etc. É que os ateus que eu conheço são profundamente materialistas e nem sequer se põem essas questões. Quem as põe, parece-me que tem algum tipo de vida espiritual, admite que pode haver respostas, mesmo que não as tenha para tais questões. E eu considero estas pessoas (nas quais me incluo) mais agnósticas que ateias. Claro que isto não tem nada a ver com religiões. A espiritualidade, ou a simples procura do desconhecido não implicam a crença em qualquer "revelação" e menos ainda em dogmas ou práticas rituais.
"É que os ateus que eu conheço são profundamente materialistas e nem sequer se põem essas questões". Já eu que sou ateu, não conheço um único ateu ou agnóstico que não procure a sua origem e propósito. Simplesmente as religiões existentes são demasiado simplistas para oferecerem respostas concretas para a origem do ser, ainda mais quando confrontadas com o ciência moderna. Ainda mais quando têm como regra "não questiones". É nesse ponto que se torna claro que a fundamentação da religião é frágil, sendo a sua maior defesa a de não permitir qualquer argumentação que a contradiga.
Genial a forma como educadamente deixa no ar a ideia de que a religião não é mais do que uma encenação para tranquilizar o espírito, impedindo que desesperemos com a nossa mortalidade. Acrescenta, utilisando Tolstoi, não se esqueçam que vai tudo fazer tijolo, sejam humildes. Ora, acrescento eu, aos crentes - e tantos há que de boa gente nada têm - lembrem-se que, se a ladainha que advogam for verdadeira, vamos todos prestar contas, e os maus, independentemente da fé, vão arder no inferno. Oxalá sejam verdade as estórias da Bíblia, porque há muitos ateus e agnósticos bem melhores que vós. Pensem nisto...
Sou brasileiro e vivo num país de humoristas, mas o português Ricardo Araújo anula TODOS os humoristas brasileiros atuais!!! É refinado, uma referência de humor de bom gosto.
Muito bom! Um dos momentos mais sérios do Ricardo...nunca o tinha visto assim. Mas de uma coisa discordo "Humoristas e Padres serem incompatíveis...Vejam o caso de S.S. O Dalai Lama... bem ele para além de ser monge...é também um excelente Humorista. 😂😀🙏 Eu penso o mesmo...o humor torna-me mais perto de "Deus" (ou o que quiserem chamar)...acho que Ele é um Ser cheio de Amor, mas também de Humor. 😅🙏
5 лет назад
Os melhores argumentos para o ateísmo não provêm da literatura nem do humor, mas das ciências puras e duras, da Lógica e da Razão: www.veraveritas.eu/2019/09/deus-foi-ateu-em-1755.html
Brilhante. Penso num RAP mais velho um dia, como uma espécie de consciência da nação, tipo MRS mas ainda melhor. Faria mal se caísse no pecado de fazer um partido. Creio que não acredita no pecado, mas isso é outro assunto.
penso tanto ,,,kem sou e o k estou a fazer nesta terra,,dizem por ai k estamos para aprender, e k este é apenas um contacto duro com a materia,, sendo por isso k a vida aqui é curta,,kuanto mais vida mais inquietacoes,,e dor ..no fundo somos apenas consciencia,,iludidos por esta,,passamos para outro estado de consciencia a kualker momento,,cada um trabalha na sua frequencia,,nao a duas pessoas iguais,,como os numeros de telemovel,,cada um tem o seu..o corpo de carne k utilizamos tem apenas a funçao de nos transmitir dor,,algum prazer,,,mas no geral..carne e dor,,e a dor e libertaçao
As pessoas quando morrem aí não é o fim as pessoas tem uma alma que está destinada a viver eternamente e serão perfeitamente felizes as pessoas que não forem fiéis a Deus essas pessoas vão sofrer eternamente no lago de fogo
ISTO É TÃO GRAVE QUE MERECE SER REBATIDO AQUI MM. Diz o Dr Ricardo " Eu nao acredito em Cristo, mas acredito nos Cristãos " Já devia ter aprendido como Pr Baptista Tiago Cavaco a não acreditar nos cristãos, mas acreditar em Cristo
"Já pensaste em Deus hoje?" O facto de aceitarmos a ideia de que Deus é algo ou alguém em que podemos pensar, já é uma prova de que acreditamos Nele, de alguma maneira. O indivíduo escolhe, no entanto, rejeitá-Lo/negá-Lo como parte influente na sua vida. Portanto, ateísmo é a suma rejeição de Deus pelo indivíduo, não a descrença na Sua inexistência.
A IDEIA de Deus é exatamente isso, uma ideia. O que se rejeita é a ideia. E todos nós aceitamos ou negamos ideias até que elas sejam provadas ou refutadas. Como deuses não podem ser provados ou refutados, fica apenas no âmbito das ideias e não que se rejeite algo existente conceptualmente.
@@alexable122 Deus, tal como o Amor, pode ser experimentado na vida das pessoas,. Só que, primeiro, o indivíduo tem que descer do seu pedestal confortável de "ser racional centro do universo" e crer que é possível existir um Ser superior que o criou, que actua na sua vida sempre que o permitimos, caso contrário, nada acontece. Já experimentei a acção de Deus na minha vida, sei que Ele existe, assim como experimento o Amor todos os dias e sei que ele existe, mesmo que a Ciência o tente explicar como acções químicas no cérebro. Sabemos que é mais do que isso. Seja como for, por mais que a ciência (ou o conhecimento filosófico) evolua, jamais poderá submeter à comprovação científica algo que naturalmente a transcende, visto que não está limitado ao mundo físico e, logo, ao limitado conhecimento humano. Obrigada. Bem haja.
@teens break Limpe essa boca antes de responder neste espaço, onde apenas se trocam ideias, de forma minimamente civilizada. Aqui ninguém foi mal educado. E desculpe, não vou ler mais nada do que escreveu, perdi o interesse só de ler a primeira frase que escreveu. É uma pena.
@@carlasmithlopeszhalyn1595 Não sabe, acredita. E cuidado com as afirmações que esteja ou não limitado ao que fôr. Se não se sabe, a isso significa desconhecimento. E desconhecimento não significa deuses, não só o seu.
@@alexable122 O desconhecimento de Deus não prova a sua inexistência, apenas a nossa limitação na capacidade de compreender além do que é físico e quantificável.
Para efeitos epistemológicos a única forma verdadeiramente válida e consistente para apreender conhecimento externo é através da perspectiva cristã. Deus, o Criador de standard absoluto deu ao homem e mulher leis absolutas do Universo para que se pusesse pressupor que os sentidos são confiáveis e que uma acção pode ser repetida em determinada situação com a mesma consequência ( processo indutivo- processo cientifico). No fundo o atéu rouba do cristão as suas pressuposições para pressupor que Deus não existe. Filosoficamente a posição atéia não dá fundamentos lógicos para sequer apreender conhecimento de forma válida (i.e. não existem leis absolutas que regem o universo)
@teens break Qual é o teu standard absoluto para pressupores as leis absolutas do Universo que são obrigatórias para qualquer raciocínio indutivo i.e. método cientifico? (e qualquer acção na verdade) Se conseguires responder de forma lógica e consistente mereces um queijinho.
Ninguém sabe a origem das leis nem sequer do universo em si. Ponto. Enfiar um deus, é meramente preencher a lacuna com verdades à partida. Deus das lacunas.
@@alexable122 Isso chama-se no vulgo uma "Falácia do escocês de verdade". Usar o "não se sabe nada" mas pressupor consistência numa realidade relativa (e ao acaso) na aplicação do sistema indutivo que requer standard absoluto. Se isso não é uma gigante "gap", não sei o que será. O homem usa muitas desculpas para evitar a responsabilidade pessoal perante Deus, por isso nem sequer o quer procurar, nem sequer quer analisar posições contrárias à sua cosmovisão.
@@SobriusVigilans Meu caro, não saber é desconhecimento. Fim. Nao usei nada nem pressupus nada. Falácia do escocês é usar idiotices sem as definir para validar deuses. Defina standart absoluto. Para ter responsabilidades sobre seres imaginários, tem que se acreditar neles. Isso vale para qualquer deus, não só para o seu.
@@alexable122 Se usas os teus sentidos como método de apreender informação ( tacto, visão, olfacto, audição, sabor) então estás a pressupor uma consistência que nenhuma posição sem standard absoluto permite. Se usas/ confias no método ciêntifico em que a apreensão de informação é estabelecida por repetições, testes e observações, então mais uma vez, pressupões um standard absoluto de uniformização, uma vez que sem o mesmo nem observações fazem sentido, porque não são confiáveis, nem as repetições, pis faltam leis absolutas para reger que acção A repetida no futro vai ter mesma consequência.
Mãe do Pedro Duarte? já ouvi falar muito bem de si da parte do seu filho. Estive com o Pedro recentemente, tem um filho 5 estrelas. Cumprimentos para ele e boa noite para si.
O palerma com mais classe de sempre. É um privilégio ouvir este senhor. Obrigado, Ricardo!
@Tiago Pereira dos Santos Silva acho que andas a abusar dos comprimidos 🙄
@@ktmtxt também me parece..
Mas quém vê e ouve Ricardo Araújo Pereira...e depois o trata menos bem..🧡é o dito dfitado🧡da cultura e popular portuguesa🧡dor dor de CORNO!! Temos pena!!! Viva Ricardo Araújo Pereira...o nosso Gil Vicente e Bocage dos tempos modernos!!! Digo e repito mil vezes!!!
@Tiago Pereira dos Santos Silva Realmente ...💥💥💥💥💥vá mesmo ao médico urgentemente...!!!
@Tiago Pereira dos Santos Silva Ricardo Araújo Pereira....está muito acima de tudo o que é palermice!!!
Tiago Pereira dos Santos deixa a droga
Volto aqui tantas vezes... por que razão será?... grata.
Sem dúvida, um Senhor extremamente inteligente! Parabéns Ricardo! Que bom ouvir bons discursos ..
Não era para eu ver o vídeo todo, mas o Ricardo é muito inteligente nas falas dele e me deixou agarrado do início ao fim.
Eu podia ouvir este Senhor a noite tda, que otimo contador de historias!!!!
Tb eu
Independentemente do que acredita, é um português BRILHANTE!! Humor com inteligência e respeito. Obrigado por nos deliciares
O Ricardo é o ateu mais cristão que já vi. Talvez mais cristão do que muitos "crentes", porque crer até o diabo crê, mas seguir o exemplo de Jesus já é mais dificil...
Gostava me dissesse se consegue imaginar o Universo criado por nada a partir do nada. Cumprimentos. João Botelho Gomes
@@joaobotelhogomes4677 Para isso tem de se acreditar primeiro que foi criado.
@@alexable122 Porquê? Veio de onde? Consegue imaginar a "Partícula de Deus" Vinda do nada? Do zero absoluto?
@@joaobotelhogomes4677 E porque raios teria que vir do zero absoluto? Lá porque você aprende que deus criou tudo vindo do nada, isso envolve um criador e um nada.
@@alexable122
Exactamente!!!! A menos que pense como a Senhora das tartarugas.
Ricardo Araújo Pereira obrigada por usar a sua inteligência, presença, atitude, graça intuitiva, dar-nos conhecimentos e através deles a gente ri. Além do mais é muito giro.
Obrigada Ricardo!!! Ainda me anima, apesar da muito idade. Abraços e felicidades para Si. Espero que seja por algum tempo.
Uma das grandes virtudes do ser humano é o bom humor carregado de inteligência e infalível e agradável. parabéns sr.Ricardo .
Outro dia minha tia me contou que o propósito da vida pode ser aquilo que eu quiser.
E que não precisa ser a mesma coisa a vida inteira...
Mas que a cada momento da vida, coisas diferentes fazem falta.
Amigos, trabalho, saúde, família, diversão... Obrigado, como sempre, Ricardo.
Que perspectiva acolhedora. Obrigada por ter dito.
Belo discurso. Conseguiu falar da morte de um amigo de modo que todos rissem. Muito doce... Brilhante, na verdade.
Este homem realmente tem class !!! parabéns pelo ensino pedagógico que hoje em dia é tão importante!!!
Que delícia ouví-lo. Obrigado de uma Paulista admiradora.
Sim Ricardo, desempenhas na vida um papel muito nobre e importante para a sociedade: Animas a malta. E animas a malta de uma forma elevada, moralmente elevada, mesmo quando tens de humorizar sobre o pior que nos rodeia. Por isso Ricardo, como irás certamente continuar assim e, como assim se pode antever, serás cada vez melhor, prossegues um bom fim e no fim terás, certamente, um bom anĭmus. Deus não estará preocupado se acreditas nele ou não, gosta de gente como tu.
Verdade absoluta! E o Sr. Ricardo embora dissesse que era ateu depois emendou a mão. No fundo, creio, que a dificuldade que tem é em crer na transubstanciação. E também, creio, no saber que se educado em Família de outra religião seria sobre essa outra que discorreria.
Excelente profissional ,isto tudo sem asneiradas .Adoro ouvir -te Ricardo.
Filosofo portugues que nas horas vagas anima a malta
Eu não sei o q é animar a malta 😩 por favor me explica pra eu entender a piada 🙏
Aliás nem desconfio, q lingua mais doida essa nossa, credo 🤦🏻♀️
@@paulasaraiva9825 "animar a malta" é divertir as pessoas...🤣
lina Maria obrigada. Agora tudo faz sentido. Unificaram a língua mas a gente não se entende, é isso??😂😂
@@paulasaraiva9825 é verdade...nós aqui em Portugal até entendemos bem o português do Brasil porque durante muitos anos só tinhamos novelas brasileiras. O meu companheiro é brasileiro e às vezes tenho de "traduzir" algumas coisas que ele diz, apesar de ele já estar em Portugal à cerca de 26 anos. 😊
Muito bom, dá gosto ouvir. Uma inteligência enorme que não se leva demasiado a sério é um dos melhores tipos de "animação de malta" !
É A PRIMEIRA VEZ QUE O VEJO, EXCELENTE .
És do melhor que temos, obrigada Ricardo.
Você é uma pessoa especial. Alguém que faz diferença. 🌹
Carismático o nosso Ricardo
Eu aprendi as preposições com essa musiquinha do Pe. Joaquim! "A-ante-até-após...com contra de desde em entre...para per perante por...sem sobre sob tràs"...🤗
São as mínimas diferenças que nos tornam únicos no meio deste mar de gente. São as nossas atitudes que nos distinguem dos demais. São as pequenas coisas que fazemos que nos tornam grandes. Parabéns.
Acredito que o Ricardo seja o maior filósofo vivo. Digo isso seriamente.
LOOOOOL 😂😂😂
Lol não. Um filosofo, sem dúvida. Talvez um dos grandes portugueses contemporâneos, mas do mundo? Nem pensar, ainda tens muito que ver e ouvir.
@@JotaShank Nem filósofo ele é. E passa muuuuito longe disso. O Ricardo é apenas um gajo inteligente, que lê livros, sabe utilizar a língua portuguesa, e tem uma capacidade de memorizar o que leu relativamente boa. No mais, o que sai da boca dele nada mais é do que senso comum (para todo aquele que lê um pouco e não é um alienado), e apenas impressiona a massa de gente que não faz ideia do que ele está a falar. É até vergonhoso chama-lo de filosofo. E não estou desmerecendo o Ricardo.
@@OKelvinClark Mas qualquer mortal comum pode ser um filósofo, aliás grande parte das pessoas o são. A origem da palavra "filosofia" significa literalmente "amor pela sabedoria". Todos aqueles que são pensadores, observadores e investigadores da vida, que procuram respostas e buscam o conhecimento podem ser considerados filósofos. O Ricardo certamente o é, assim como muitos comediantes. O Louis CK, por exemplo, hás de ver em várias stand-ups dele e entrevistas, como é não só hilariante, mas também um grande filosofo. Talvez ele próprio nem se tenha apercebido disso. Mas ele pensa, questiona e goza, com coisas que muitos de nós também já observámos, mas nunca pensámos nem articulámos, e muitas dessas coisas são mais profundas que parecem, e fazem um gajo pensar.
@Jota.Shank mano, com todo respeito, acho que devias reconsiderar o que estás a dizer. Se acreditas mesmo que ser Filósofo significa apenas indagar questões pertinentes da vida, estás equivocado, na melhor das hipóteses. Quando eu digo que o Ricardo não é um filósofo e passa longe disso, refiro-me a inexistência de conteúdo filosófico da parte dele. Ele não é um filósofo em essência (e é até ridículo eu ter de estar a dizer o óbvio). Nunca escreveu um tratado filosófico, nunca desenvolveu uma tese, nunca dissertou sobre ensaio filosófico, nem trouxe nada de novo. Aliás, ele nunca teve sequer a prepotência para tal. Lol achas que só porque um gajo tem “amor pela sabedoria” já o torna um filósofo? Ou por falar um bocado de coisas de senso comum, com alguma pitada de boa articulação no português já o torna um filósofo? Já agora, por ele dar uns pitacos aleatórios sobre religião, o torna um teólogo também, não? Lol
Muito obrigada pela mensagem. Me fez refletir. 😊
Espetacular....
Obrigada.
É sempre um prazer ouvir o Ricardo Araújo Pereira
No fundo o Ateu não se define por não acreditar, mas tão somente pela ausência de divindade para comprender e sentir o mundo! A clarividência, a delicadeza, a sensibilidade e doçura evidenciada no discurso do RAP acabam em si mesmo por dar sentido e significado à experiência, no limite à existência. Tal qual a evolução ocorrida dos animais com exoesqueleto para aqueles com endoesqueleto o mesmo ocorre na transição entre ser possuidor de uma moral heterónima, ou ao invés, ser-se portador de uma moral autónoma. Muito obrigado.
Muito, Muito bom, das melhores.
Muito bom. Um humorista culto, quieto e um tanto triste. Não conheço nenhum assim aqui no Brasil.
Gregory
Nâo acho que seja triste, è mais a sua forma "cinica" de humor frio sobre a realidade que utiliza.
Ele é brilhante. Temos bons humoristas aqui no Brasil, mas observo que o humor brasileiro, ao menos o mais popular, é espalhafatoso, exagerado. Já o Ricardo tem um senso humor mais contido, cerebral. Sou fã demais dele. Ainda bem que com o RUclips dá pra acompanhar o trabalho dele.
@@CaioHornstein requinte e subtileza. Os portugueses apreciam o humor requintado e não requentado.
Ele nao é triste simplesmente é SECO.
É portugues!!
Por que deixaram Ricardo aflito com horário???? Ouvi-lo é mais importante pra uma platéia do que o breve momento que a produção cronometra.
Ouvir Araújo Pereira é reconstituinte. Pena que haja tão poucos.
Wow, a interpretação e explicação do significado do livro do Tolstoy foi excelente! Já o tinha lido, mas pelos vistos várias coisas me escaparam. É pena ter sido abrupta, mas serviu para o exemplo.
Que pena que o Ricardo não se leve mais a sério. É mais profissional e inteligente que qualquer político português. Precisávamos de um partido do RAP
Diz ele que quando morrer quer que na lápide esteja escrito "R.I.P. R.A.P" :D
Paulo Gerardo pelo contrário, é o facto de ele não se levar tão a sério que o torna no génio que é
o PCP já lá está.
Fantastico...o Ricardo é genial...
O que faz falta é mesmo animar a malta! Sem dúvida. 👏👏
Melhor comediante e filósofo de Portugal e do resto do mundo
Muito bom!!!! Gostava que todos os outros cromos que tem a mania que têm graça olhassem para ti!!!!!!!!!!!
Amei tanto que chorei animada
Que classe, que respeito! Palmas
Obrigado Ricardo por animares a malta!
Bravo, Bravo, Bravo!
👏👏👏👏👏👏👏
Brilhante como sempre
Simplesmente brilhante!
fantástico. adoro este homem
Este homem anima-me
Que génio! A capacidade de transmitir uma complexidade usando a simplicidade é de génio. Que Capacidade!
Depois um gajo fica a pensar no que está a dizer...
Grande Ricardo! Só pena o clube 😂
Ou seja: todos nós somos insignificantes, andamos confusos no mundo e cometemos erros, e talvez o melhor que temos a fazer é animar a malta, ajudar no bem estar dos outros, rever-nos nas outras pessoas.
É interessante que ele tenha mencionado Tolstoy, porque pessoalmente vejo a sociedade que o Tolstoy apresenta nos seus livros, sendo muito semelhante à sociedade portuguesa.
A grande diferença que vejo mesmo, é aquela em que os portugueses são conhecidos por serem "hospitaleiros" e terem um grande sentido de cuidados "paleativos", mas mesmo essa diferença, se analizarmos melhor, é um pouco fruto da nossa mentalidade de "clã".
Não deveríamos ficar-nos apenas pelo nosso clã, mas chegar a mais pessoas, e fazer questões difíceis ou impossíveis de responder. E talvez, não devêssemos pensar na nossa típica solidão, tristeza e saudade como algo colectivo, mas sim, algo individual que toda a gente sente, e por isso servir de veículo para nos conectarmos a outras pessoas, não como algo que seja motivo de desprezo e sim como maneira de nos revermos "no outro".
Se calhar era esta a mensagem que o Ricardo queria passar.... Aaaa pelo meio, falar que uma das maneiras de nos conectarmos é contando histórias, ou pela comédia, ou pela literatura.
muito bom, aguardando pelo talk show k vem ai
Sensacional! Bravo! Ricardo me lembra de Raul Sonado, génio
Ricardo é brilhante.
Obrigado Ricardo!
Muito bonito, grande discurso.
U Catolica aula de Escrita de argumento. Um belo lifestyle bem merecido
Sempre genial!
Brilhante. Ponto.
Genial Ricardo Araújo Pereira...!!! Genial, querido.. eu adorei ouvi-lo falar sobre as historias a sherazade e o afeto que tens... pois é assim comigo. Identifiquei-me.
Este Homem é simplesmente, GENIAL!!👏
És grande!!
Parabéns és grande
Também estive nas aulas do padre Joaquim no Extrenato da Luz.
Então deverias saber que é "externato" e não "estrenato". Se calhar faltaste a essa aula. No hard feelings bro. God bless
As diferenças entre os humanos, sejam elas fisicas, sociais, espirituais ou políticas são motivo, oportunidade de união e não de separação. O contacto e o conhecimento do que é diferente só nos enrriquece. A curiosidade (ao invés do medo) é construtiva.
Como complemento, aos interessados, visitem o poema Quando Vier a Primavera - Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)
Magnífico!
Eu também acredito nos cristãos. Parece-me óbvio que eles existem.
Os melhores argumentos para o ateísmo não provêm da literatura nem do humor, mas das ciências puras e duras, da Lógica e da Razão:
www.veraveritas.eu/2019/09/deus-foi-ateu-em-1755.html
Gente básica que não compreende as parábolas, a sabedoria pelos contos adaptada para uma sociedade bruta
Hoje em dia também existe a mesma gente bruta, intolerante, constantemente a atacar os outros
Chamam-se os ateus militantes, que não conseguem ter respeito pelo próximo, gostem ou não dos pontos de vista dos outros por mais ridículos que lhes pareçam.
Este tipo de zelo fanático é bastante parecido com o dos fanáticos religiosos, são na realidade o outro lado da moeda.
Uns acreditam num Deus, os outros acreditam na ciência.
Ninguém compreende Deus de certeza(eu não creio na personagem) mas a maior parte dos ateus não compreende a ciência (pensa que sim) mas basicamente é uma crença.
O que separa essas crenças é o objeto da fé, fé nisto ou naquilo.
@teens break falácia cognitiva tua, primeiro assumes que sou crente, ou religioso, segundo assumes que não estou rodeado de ateus
Mas se quiseres discutir ateísmo, vamos lá.
Uma árvore reconhecesse pelos frutos que dá. Estou farto de ouvir de cruzadas e outras coisas de povos menos evoluídos.
Mas nada se compara as mortes causadas por ateísmo nazi ou pelo ateísmo comunista.
O meu problema com os militantes ateístas é que não passam de militantes neo religiosos, são apenas o outro lado da moeda.
E ainda para mais tem.um.conceito de moralidade super subjectivo. É baseado em: "se fosse eu o governante, tudo funcionária melhor"
E a maior parte são sim, limitados, não compreendem as parábolas da Bíblia criada num tempo violento e desorganizado.
É como a teoria do big bang, é uma crença, tão boa como um ser omnipotente que gosta da quinta de formigas humana.
A maior parte de vocês falam de ciências sem saber os princípios básicos de ciências, então repetem as frases, os mantras: " os cientistas dizem"
Ou seja, vocês todos tem crença, têm dogmas
A diferença entre alguém como tu e um religioso é simplesmente no que acredita
Uns acreditam em maçãs e os outros em bananas
@teens break eu não falo que são todos assim, falo sobre os militantes
E falo que quem critica a bíblia sem mais nem menos não compreende as parábolas, não compreende o conhecimento passado através da escrita
Quem faz interpretação literal da Bíblia hoje em dia só pode ser imbecil, seja religioso ou para atacar os religiosos
@teens break os Nazis eram ateus, e a doutrina nazi é puramente incompatível com ensinamentos cristãos
Os cristãos já fizeram muita merda, sem dúvida, logo não vejo o teu problema em assumir que pelo ateísmo já morreram mais de 100milhoes
Não existe moralidade subjectiva, tudo é relativo.
Dependendo da sociedade onde te educam os teus valores vão ser distintos.
Os ensinamentos cristãos na bíblia eram para uma época cruel, logo quando ouço interpretações actuais sobre algo escrito.à mais de 2mil anos dependendo se falamos no novo ou velho testamento
E muita gente se chamava cristã mas não era, simplesmente dava-lhes jeito tingir que se preocupavam com a comunidade para lucrar.
Agora que em nome da religião e da não religião já foram cometidos vários genocídios, não há dúvidas nenhumas
Não sejas militante, não te estou a atacar a ti
Mas se não compreendes a utilidade da fé para pessoas que pouco têm, o teu problema é um de falta de empatia, ou de te veres como superior
Muito inteligente. 😊
"Animar a Malta" A mais Nobre Generosidade!...
A inteligência pura e simples, onde a maioria não chega!
Brilhante!!!
Ateu com muito gosto . 🎉
Bravo. As crianças aprendem muito consigo.
Também li Tolstoi! Recomendo
Temos todos a tendência, a entrar em debates se é verdade ou é mentira. O Ricardo Araújo Pereira tocou bem no ponto em que as histórias da bíblia servem para retirarmos alguma conclusão delas, como fazemos através de outro livro. Em baixo coloquei um link para um video que utiliza o cenário em que se encontram dois homens em frente ao quadro da Mona Lisa e estão num considerado importante debate, que consiste em o quadro ter sido pintado em 1503 ou 1506 entre outras questões. No fim eles decidem em concordar ou não concordar e vão-se embora, no entanto o que não fizeram foi apreciar o quadro. O video explora o facto de ler a bíblia ser uma viagem cultural e sobre o nosso erro em imaginar conceitos modernos quando a lemos. Ainda fala também com base no livro "Truth is Stranger than it Used to be" em relação a questões como: quem somos? de onde somos? o que há de errado? qual a solução? e de a bíblia explorar fortemente estas questões no seu inicio , e que o propósito e assunto desses primeiros livros pode não estar relacionado com o que nós por vezes pensamos (teoria de evolução, Big bang, criacionismo etc..).
O video explica muito melhor que eu... Quem estiver interessado dê uma vista de olhos ;)
ruclips.net/video/JhTqbfbEaRA/видео.html
Para um brasileiro fica bem difícil entender o que ele está a dizer, mas gostei muito, msm não entendendo uma palavra ou outra.
Eu não tive qualquer dificuldade, mas deve ser porque eu já estou acostumado com o português de lá - que é bem bonito, por sinal.
Fale por si. Entendi tudo.
Os brasileiros têm que entender que tb nós portugueses quando ouvimos o sotaque do Brasil no inicio não percebemos nada, assim como os alemães não entendem o alemão falado na Suiça etc.......É uma questão de habito.Não é suposto se entender à primeira, porque soa, de facto diferente.
Gosto de ti Ricardo!
Muito bom...
Uma coisa é certa, se tira-se a centelha de divindade das normas e da ética, o que fica se torna sem vida. Por exemplo, alguém morreria pelas verdades bíblicas e por todo o arcabouço moral e éticos dela advinda, porque existe o elemento de divindade por trás. Mas quem daria a sua vida para defender a Carta Internacional de Direitos Humanos?
Qual seria a balança para medir qual será ou não a regra válida, e como alguém pode não dizer que a moral nazista, por exemplo, não é algo errado só porque ficou fora de moda?
Há verdades eternas e elas estão gravadas no coração porque apontam para Deus.
A, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
oh pá, falta aqui o "segundo", que não cabe na música! aahhahah!
Na música da minha professora de português cabia bem o "segundo" e eu decorei!
admirável
#somos70%
💕AMOR e LUZ💕..
muito bom
Abri este vídeo pelo título e pela curiosidade. Como sempre, vejo a classe do RAP, mas acho que ele se engana um pouco ao intitular-se "ateu", falando depois nas suas procuras sobre o sentido da vida, por que nascemos e morremos, etc.
É que os ateus que eu conheço são profundamente materialistas e nem sequer se põem essas questões. Quem as põe, parece-me que tem algum tipo de vida espiritual, admite que pode haver respostas, mesmo que não as tenha para tais questões.
E eu considero estas pessoas (nas quais me incluo) mais agnósticas que ateias.
Claro que isto não tem nada a ver com religiões. A espiritualidade, ou a simples procura do desconhecido não implicam a crença em qualquer "revelação" e menos ainda em dogmas ou práticas rituais.
Quanto mais aprendemos, mais duvidas temos...
O que ele tem são dúvidas. Algo perfeitamente natural. E ser ateu não é negar espiritualidade, é negar deuses vendidos.
"É que os ateus que eu conheço são profundamente materialistas e nem sequer se põem essas questões". Já eu que sou ateu, não conheço um único ateu ou agnóstico que não procure a sua origem e propósito. Simplesmente as religiões existentes são demasiado simplistas para oferecerem respostas concretas para a origem do ser, ainda mais quando confrontadas com o ciência moderna. Ainda mais quando têm como regra "não questiones". É nesse ponto que se torna claro que a fundamentação da religião é frágil, sendo a sua maior defesa a de não permitir qualquer argumentação que a contradiga.
Genial a forma como educadamente deixa no ar a ideia de que a religião não é mais do que uma encenação para tranquilizar o espírito, impedindo que desesperemos com a nossa mortalidade. Acrescenta, utilisando Tolstoi, não se esqueçam que vai tudo fazer tijolo, sejam humildes.
Ora, acrescento eu, aos crentes - e tantos há que de boa gente nada têm - lembrem-se que, se a ladainha que advogam for verdadeira, vamos todos prestar contas, e os maus, independentemente da fé, vão arder no inferno. Oxalá sejam verdade as estórias da Bíblia, porque há muitos ateus e agnósticos bem melhores que vós. Pensem nisto...
Sou brasileiro e vivo num país de humoristas, mas o português Ricardo Araújo anula TODOS os humoristas brasileiros atuais!!! É refinado, uma referência de humor de bom gosto.
Gostava de saber quantos daqui ofendidos chamados cristãos vão à missa todos os domingos.
Muito bom! Um dos momentos mais sérios do Ricardo...nunca o tinha visto assim. Mas de uma coisa discordo "Humoristas e Padres serem incompatíveis...Vejam o caso de S.S. O Dalai Lama... bem ele para além de ser monge...é também um excelente Humorista. 😂😀🙏
Eu penso o mesmo...o humor torna-me mais perto de "Deus" (ou o que quiserem chamar)...acho que Ele é um Ser cheio de Amor, mas também de Humor. 😅🙏
Os melhores argumentos para o ateísmo não provêm da literatura nem do humor, mas das ciências puras e duras, da Lógica e da Razão:
www.veraveritas.eu/2019/09/deus-foi-ateu-em-1755.html
Brilhante. Penso num RAP mais velho um dia, como uma espécie de consciência da nação, tipo MRS mas ainda melhor. Faria mal se caísse no pecado de fazer um partido. Creio que não acredita no pecado, mas isso é outro assunto.
penso tanto ,,,kem sou e o k estou a fazer nesta terra,,dizem por ai k estamos para aprender, e k este é apenas um contacto duro com a materia,, sendo por isso k a vida aqui é curta,,kuanto mais vida mais inquietacoes,,e dor ..no fundo somos apenas consciencia,,iludidos por esta,,passamos para outro estado de consciencia a kualker momento,,cada um trabalha na sua frequencia,,nao a duas pessoas iguais,,como os numeros de telemovel,,cada um tem o seu..o corpo de carne k utilizamos tem apenas a funçao de nos transmitir dor,,algum prazer,,,mas no geral..carne e dor,,e a dor e libertaçao
As pessoas quando morrem aí não é o fim as pessoas tem uma alma que está destinada a viver eternamente e serão perfeitamente felizes as pessoas que não forem fiéis a Deus essas pessoas vão sofrer eternamente no lago de fogo
Este Prof. Marcelo de trazer por casa precisa de ter um programa na TV.. ah espera..
Eu confio em Cristo e não confio nos cristãos!!!
Só eu é que acho que o Ricardo está em baixo? Confesso que fiquei apreensiva...😐
ISTO É TÃO GRAVE QUE MERECE SER REBATIDO AQUI MM. Diz o Dr Ricardo " Eu nao acredito em Cristo, mas acredito nos Cristãos " Já devia ter aprendido como Pr Baptista Tiago Cavaco a não acreditar nos cristãos, mas acreditar em Cristo
Os cristãos existem, podemos acreditar neles ou não dependendo da vivência. O Cristo faz parte da crença, uma questão de fé, que ele não tem.
Menmónicas são excelentes técnicas de memória. Em Holandês dizemos literalmente "a ponte do burro" (enzelbrug)
"Já pensaste em Deus hoje?" O facto de aceitarmos a ideia de que Deus é algo ou alguém em que podemos pensar, já é uma prova de que acreditamos Nele, de alguma maneira. O indivíduo escolhe, no entanto, rejeitá-Lo/negá-Lo como parte influente na sua vida. Portanto, ateísmo é a suma rejeição de Deus pelo indivíduo, não a descrença na Sua inexistência.
A IDEIA de Deus é exatamente isso, uma ideia. O que se rejeita é a ideia. E todos nós aceitamos ou negamos ideias até que elas sejam provadas ou refutadas. Como deuses não podem ser provados ou refutados, fica apenas no âmbito das ideias e não que se rejeite algo existente conceptualmente.
@@alexable122 Deus, tal como o Amor, pode ser experimentado na vida das pessoas,. Só que, primeiro, o indivíduo tem que descer do seu pedestal confortável de "ser racional centro do universo" e crer que é possível existir um Ser superior que o criou, que actua na sua vida sempre que o permitimos, caso contrário, nada acontece. Já experimentei a acção de Deus na minha vida, sei que Ele existe, assim como experimento o Amor todos os dias e sei que ele existe, mesmo que a Ciência o tente explicar como acções químicas no cérebro. Sabemos que é mais do que isso. Seja como for, por mais que a ciência (ou o conhecimento filosófico) evolua, jamais poderá submeter à comprovação científica algo que naturalmente a transcende, visto que não está limitado ao mundo físico e, logo, ao limitado conhecimento humano. Obrigada. Bem haja.
@teens break Limpe essa boca antes de responder neste espaço, onde apenas se trocam ideias, de forma minimamente civilizada. Aqui ninguém foi mal educado. E desculpe, não vou ler mais nada do que escreveu, perdi o interesse só de ler a primeira frase que escreveu. É uma pena.
@@carlasmithlopeszhalyn1595 Não sabe, acredita. E cuidado com as afirmações que esteja ou não limitado ao que fôr. Se não se sabe, a isso significa desconhecimento. E desconhecimento não significa deuses, não só o seu.
@@alexable122 O desconhecimento de Deus não prova a sua inexistência, apenas a nossa limitação na capacidade de compreender além do que é físico e quantificável.
Para efeitos epistemológicos a única forma verdadeiramente válida e consistente para apreender conhecimento externo é através da perspectiva cristã. Deus, o Criador de standard absoluto deu ao homem e mulher leis absolutas do Universo para que se pusesse pressupor que os sentidos são confiáveis e que uma acção pode ser repetida em determinada situação com a mesma consequência ( processo indutivo- processo cientifico). No fundo o atéu rouba do cristão as suas pressuposições para pressupor que Deus não existe. Filosoficamente a posição atéia não dá fundamentos lógicos para sequer apreender conhecimento de forma válida (i.e. não existem leis absolutas que regem o universo)
@teens break Qual é o teu standard absoluto para pressupores as leis absolutas do Universo que são obrigatórias para qualquer raciocínio indutivo i.e. método cientifico? (e qualquer acção na verdade) Se conseguires responder de forma lógica e consistente mereces um queijinho.
Ninguém sabe a origem das leis nem sequer do universo em si. Ponto. Enfiar um deus, é meramente preencher a lacuna com verdades à partida. Deus das lacunas.
@@alexable122 Isso chama-se no vulgo uma "Falácia do escocês de verdade". Usar o "não se sabe nada" mas pressupor consistência numa realidade relativa (e ao acaso) na aplicação do sistema indutivo que requer standard absoluto. Se isso não é uma gigante "gap", não sei o que será.
O homem usa muitas desculpas para evitar a responsabilidade pessoal perante Deus, por isso nem sequer o quer procurar, nem sequer quer analisar posições contrárias à sua cosmovisão.
@@SobriusVigilans Meu caro, não saber é desconhecimento. Fim. Nao usei nada nem pressupus nada. Falácia do escocês é usar idiotices sem as definir para validar deuses. Defina standart absoluto.
Para ter responsabilidades sobre seres imaginários, tem que se acreditar neles. Isso vale para qualquer deus, não só para o seu.
@@alexable122 Se usas os teus sentidos como método de apreender informação ( tacto, visão, olfacto, audição, sabor) então estás a pressupor uma consistência que nenhuma posição sem standard absoluto permite. Se usas/ confias no método ciêntifico em que a apreensão de informação é estabelecida por repetições, testes e observações, então mais uma vez, pressupões um standard absoluto de uniformização, uma vez que sem o mesmo nem observações fazem sentido, porque não são confiáveis, nem as repetições, pis faltam leis absolutas para reger que acção A repetida no futro vai ter mesma consequência.
Like 6,4.. mil rsrsrs
Quem foi o alfaiate que não cortou a calça da perna esquerda?
gosto deste lado do Ricardo Araujo Pereira. O seu envolvimento no mundo do futebol ja nem tanto...
Os franciscanos eram fixes---de Angola,
guardo recordações...
Mãe do Pedro Duarte? já ouvi falar muito bem de si da parte do seu filho. Estive com o Pedro recentemente, tem um filho 5 estrelas. Cumprimentos para ele e boa noite para si.