sou academica de agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERG) e estou muito feliz que este ano foi aprovada uma bolsa de pesquisa da FAPERGS onde irei avaliar os teores nutricionais e potenciais alimentares da alface selvagem :)
acho que esses cursos deveriam ser introduzidos na escola, para as crianças descobrirem quais são tóxicas e quais não são, assim jjá cresceriam com o devido conhecimento e costume para agregar realmente ao cotidiano, eu sou um pouco reticente apenas pela questão da toxidade, senão fosse isso comeria numa boa, vou fazer esse curso.
jamais colocariam pois o sistema educacional brasileiro, fundado nos ensinos dos Jesuítas, é enganação e não educação. Extremamente ao contrário da educação européia inglesa, alemã, sueca, que são educações livre do dedo do catolicismo. Não estou falando mau dos católicos, e sim do sistema educacional que veio do sistema católico arcaico produzido para os escravos nunca serem realmente livres . Por isso o Brasil sendo um dos países mais ricos em recursos naturais e não consegue ser pais de primeiro mundo por causa da limitação da educação e emburrecimento através da mídia pobre e música podre.
já adquiri meu livro, é simplesmente sensacional, uma verdadeira enciclopédia, está me ajudando muito a ter mais coragem de comer as PANCs, porque agora tenho mais segurança em identificar as plantas
Muito bom esse video! Eu comecei a comer plantas silvestres por influencia do meu marido. Aqui na Alemanha eu vejo muita gente que sai pra coletar plantas do mato. Muito bom saber que no Brasil isso tbem está aumentando. :) Urtiga é muito usada aqui pra sopa, com batata.
Que bacana ouvir sobre as PANC, recentemente terminei meu curso técnico em biotecnologia e meu trabalho de conclusão de curso, foi baseado nas PANC! A planta que eu utilizei para estudo foi a serralha, meu trabalho englobou todos esses aspectos de valorização dessas plantas espontâneas e também a comparação por métodos científicos entre a propriedade antioxidante da serralha com plantas mais consumidas diariamente que foi a alface. Além de fazer um pão vegano recheado com a serralha. Foi um trabalho bem legal de pesquisar e eu aprendi muuito! As PANC tem muito a nos oferecer com certeza!!
Pâmela Gonçalves eu estou querendo seguir essa linha de pesquisa na minha graduação que seria, resgate cultural com as pancs, estou a procura de autores se você puder me enviar eu agradeço.. Abraço. Como posso o email para fazer? Abraço
Amei! Estamos introduzindo PANCs na alimentação escolar em creche. As crianças adoram! E participam de maneira muito incrível do processo de plantio, preparação dos alimentos...
Estou encantada com essas idéias. Quando estive com o livro das PANCS iniciei a desfolhar e não consegui parar... vi todas as páginas. Dai em diante sigo todos os videos no RUclips sobre o assunto. Em particular esse vídeo da entrevista coma Bela Gil a temática ganhou outro olhar humanizado, biodiverso, singular. O meu interesse é adotar as PANCS no paisagismo, pois sou professora desta disciplina. Jardins que possam ser usada como alimento e portanto mais belas. Kinupp obrigada por tanto estudo e tanta facilidade de comunicar o assunto, desejo que cada vez seja iluminado.
No Plantarum, minhas filhas comeram trevo e begônias. Foi muito curioso a reação delas. E, onde moro, poucas pessoas tem segurança ao identificar as plantas mais comuns...... A ideia do paisagismo com PANCs me lembra também do jardim sensorial, que usa tempeiros e plantas com cheiros e texturas. Eu particularmente tenho procurado fazer paisagismo com nativas, evitando ao máximo as plantas exóticas. E cada dia descubro uma nativa interessante, algumas lembram muito matinhos....
gente! comprei o livro há muito tempo e depois que comecei a te seguir Bela, ficava pensando isso é a cara dá Bela! que lindo ver vc com esse cara maravilhoso!!!! Morrendo de inveja desse curso presencial que vc fez!!!! acho que vou fazer o on line!!!!
Muito obrigado por seu trabalho Dr Valdely F. Kinupp. Tudo de bom na vida de quem ama a natureza, espetacular. Obrigado Bela gil pela entrevista. Deus abençoes vocês.
sempre comemos pancs e éramos chamados de comedores de mato, agora com essas informações as pessoas estão melhorando seus preconceitos! Que bom que está sendo cada vez mais divulgado as pancs!
Amei esta entrevista!! Parabéns muito bom,eu já almocei no restaurante do jardim botanico plantarum,se soubesse do prato com a vitoria regia teria pedido... Adorei saber,obrigado!! :) :)
Eu estou estudando várias alternativas, querendo comprar um sítio e vendo vários vídeos, sobre casas ecológicas , agroecologia, e esse vídeo foi muito proveitoso.
O meu orgulho foi em uma viagem a minas gerais, na qual tinha no local uma quantidade incrível de taboa, na qual disse, olha, o palmito da taboa se come, o dono chamou um Sr que morou a vida inteira no sítio até "tirou um sarro", tá louco paulistano? Mas depois de pronto, todos não acreditavam. E esse orgulho veio da influência do Vandely a qual sou grato por todo esse conhecimento cedido.
Minha barriga chama por alimento. Não importa se está no mercado ou nasceu sozinha sem nenhum cuidado, mas cresceu e se doa pra matar a fome de quem escolher te colher. Minha mãe nos alimentou com tudo que era permitido pela natureza, pela terra. Se hoje sei um pouco sobre essas plantas, devo a ela. Me instruiu, e nem sabia disso. Palma, língua de vaca, araruta, broto de bambu, taioba, serralha...
Gratidão bela, tenho teu livro e de tanto que eu gosto, vc acredita que acabei comprando dois do mesmo... Eu achei que era o segundo pq depois de muito tempo, anos, eu vi o teu livro numa bancada da livraria junto com outros lançamentos.., mais que depressa comprei e só com o tempo vi que era o mesmo. Voltando a falar das Pancs... Parabéns professor, tínhamos grupos que se encontravam uma vez por semana para conversar, conhecer e comer. Mas na verdade, falta muito e precisamos conhecer muito mais
Olá Bela! Achei incrível sua entrevista com o Valdely!! Nela voce tocou num ponto importante "Educação Botânica ". Tenho 25 anos e na escola que estudei esta materia era obrigatória até o ano de 2004, no ano seguinte, cujo eu iria cursa-la, esta matéria foi extinta. Uma pena, pois imagine jovens de 13-14 anos aprendendo sobre plantas, cultivo, usabilidade... O estudo das PANCs vem nos lembrar da importância da sustentabilidade, do consumo e produção consciente e da reeducação da nossa geração! Obrigada pelo trabalho maravilhoso que você desenvolve e apresenta. Beijos!
Informações sobre alimentos que consumimos ou que podemos incluir na alimentação e que nem sempre sabíamos é muito enriquecedor. Busco acrescentar e adaptar minha alimentação com as informações da Bela e também de outros nutricionistas, além de que sempre que tenho a oportunidade consumo algumas plantas alimentícias não convencionais, tais como Caruru e taioba, deliciosas e sem venenos.
Eu tenho esse livro é faz tempo... Cara, que surpresa boa, meu Deus que lindo, surpresa boa. Sou super fã das Pancs... Pra vc ter idéia professor, a primeira vez que ouvi falar em Pancs, foi no ano de 2005, 2006 mais ou menos. Mas na minha vida de roça tínhamos hábito de comer funcho que dava nos barrancos, achávamos docinho e suculento, comíamos agrião que dava no riacho entre as pedras, onde minga mãe Lavaca a roupa e sem contar que comíamos frutinhas do Mato. Então, descobri que as Pancs sempre fizeram parte da minha vida e eu me identifico muito com essas plantas
Peixinho da Horta ,Orapronobis, Azedinha,Maria Gondo,Folha de batata doce , Taioba Já, estão sendo comercializados !!!!! Eu sempre uso também a folha Couve flor !!!!
Olá Valderly...parabéns pelo seu trabalho...pelo livro...pela aula riquíssima de hoje. Tenho chácara aqui no Rio de Janeiro e reconheci muitas plantas no seu vídeo. Vou adquirir o seu livro porque é uma obra valiosíssima e fruto de muitas pesquisas. Gratidao! Abs
PANC 2 - O Retorno! Estamos esperando e queremos contribuir com sugestões. Legal ouvir isso; sempre me pergunto se já não existe o volume 2. Mas com calma para ficar bem feito como o primeiro.
Total mente de acuerdo con ese concepto de los nombres científicos de esas plantas pancs por el hecho de que no todas las personas pueden comprender otros idiomas diferente al propio, en mi caso entiendo un poquito y es excelente por qué en mi país ese conocimiento solo lo tienen los hombres nativos de mi país, nativos en sentido que son los originales puros de mi país antes de ser país
Bela, eu moro em Londres e estou mudando para uma casa ainda na capital com jardim imenso e quero fazer uma horta para os meus vegetais e gostaria de saber se essas plantas podem ser adaptadas ao clima do hemisfério norte. Amo o seu canal!
Eu não tive oportunidade de ter feito uma uma faculdade de biologia , porém sou apaixonada e estou estudando a pancs l e estou com umas pancs aqui no meu quintal . A primeira introduzi foi a taioba ..aqui no meu quintal tive urtiga .
Cresci indo no sítio do meu avô, onde colhiamos estas plantinhas e fazíamos saladas pra brincar de comidinhas de verdade, adoraria poder comer novamente.
Frase perfeita : O Estômago não sabe a cor da pele ( e que ao meu ver já foi induzido para afastar mesmo o conhecimento ) por motivos óbvios, ignorar a nossa biodiversidade para alimentar outros países com vegetais típicos de lá Amo o livro e o assunto. Sucesso sempre aos autores.
Boa tarde Valdely. Sou de Guarulhos. Vi um vídeo, que tem que colher as folhas mais novas da Taoiba. E também, não ser cultivada em sol pleno. E por experiência própria, comi na casa de uma amiga e fiquei muito mal.
Bela que matéria ótima adorei , eu morei na roça na infância e lembro de serra -lhas , picao , tomatinho do mato , tinha muitas e mãe conhece , mas depois que mudei pra cidade agente esquece , tem duas que não esqueço e adoro e Jequiri , lá probo , mas tem uma que me lembrei agora , miolo de taboa , aquela que se faz esteira nos lá em casa dormia nessas esteiras , que a gente mesmo fazia , é muito legal um beijo Bela pela matéria , deixa o nome do livro dele eu quero comprar .
AMEIIIII Bela... gratidão por compartilhar conosco tantas informações riquíssimas em conteúdo como um todo.. sou super sua fã pelas suas filosofias, cultura e estilo de vida. E deis que eu comecei a te seguir no insta, canal e a ler seus livros em estou cada vez mais adiando uma alimentação mais saudável que eu a tanto tempo desejava. 💚🌱
Bela, vc é incrível, sempre ❤️❤️Conheci o Plantarum em Nova Odessa e vale muito uma visita 😋😋 experimentei o molho de mamão e o Risoto de Bertalha, é incrível. O lugar é mágico. Eles estão programando um cardápio só de pancs 👏👏😉 Quando estiver pela região dê um pulinho lá, vc vai amar. Bjsss. Segue o link da foto instagram.com/p/BWA0DT6gVue/
sou academica de agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERG) e estou muito feliz que este ano foi aprovada uma bolsa de pesquisa da FAPERGS onde irei avaliar os teores nutricionais e potenciais alimentares da alface selvagem :)
Nos conte os resultados da sua pesquisa.
acho que esses cursos deveriam ser introduzidos na escola, para as crianças descobrirem quais são tóxicas e quais não são, assim jjá cresceriam com o devido conhecimento e costume para agregar realmente ao cotidiano, eu sou um pouco reticente apenas pela questão da toxidade, senão fosse isso comeria numa boa, vou fazer esse curso.
jamais colocariam pois o sistema educacional brasileiro, fundado nos ensinos dos Jesuítas, é enganação e não educação. Extremamente ao contrário da educação européia inglesa, alemã, sueca, que são educações livre do dedo do catolicismo. Não estou falando mau dos católicos, e sim do sistema educacional que veio do sistema católico arcaico produzido para os escravos nunca serem realmente livres . Por isso o Brasil sendo um dos países mais ricos em recursos naturais e não consegue ser pais de primeiro mundo por causa da limitação da educação e emburrecimento através da mídia pobre e música podre.
Gostei do seu comentário , As escolas deveriam introduzir mesmo
Valdely é demaaaais!!! Tive aulas com ele na UFRGS. Enciclopédia viva esse homem! Salve Valdely!!!!
já adquiri meu livro, é simplesmente sensacional, uma verdadeira enciclopédia, está me ajudando muito a ter mais coragem de comer as PANCs, porque agora tenho mais segurança em identificar as plantas
Como adquirir o livro
E quanto custa
@@claudiadeverassilvaribeiro7427 www.amazon.com.br/Plantas-Aliment%C3%ADcias-Convencionais-PANC-Brasil/dp/8586714461/ref=sr_1_1?adgrpid=82348042758&dchild=1&gclid=Cj0KCQiA-rj9BRCAARIsANB_4ACIN2jzTK9aqT6_onI27TdcSAnRCzuMFZ1lqNNaRGn0f6idsMezc70aAjZaEALw_wcB&hvadid=478864814153&hvdev=c&hvlocphy=1001575&hvnetw=g&hvqmt=e&hvrand=12657041391304705098&hvtargid=kwd-594701688950&hydadcr=5624_13049207&keywords=valdely+kinupp&qid=1605323629&sr=8-1&tag=hydrbrgk-20
Muito bom esse video! Eu comecei a comer plantas silvestres por influencia do meu marido. Aqui na Alemanha eu vejo muita gente que sai pra coletar plantas do mato. Muito bom saber que no Brasil isso tbem está aumentando. :) Urtiga é muito usada aqui pra sopa, com batata.
Esse é um dos canais mais ricos deste mundo chamado RUclipsBrasil. Obrigada por prestar esse maravilhoso serviço à sociedade, Bela ❤️
A BELA E O FERA NO MAIS ABSOLUTO SENTIDO.... SUPER HIPER MEGA LIVE...
PARABÉNS BELA !!!!
Que bacana ouvir sobre as PANC, recentemente terminei meu curso técnico em biotecnologia e meu trabalho de conclusão de curso, foi baseado nas PANC! A planta que eu utilizei para estudo foi a serralha, meu trabalho englobou todos esses aspectos de valorização dessas plantas espontâneas e também a comparação por métodos científicos entre a propriedade antioxidante da serralha com plantas mais consumidas diariamente que foi a alface. Além de fazer um pão vegano recheado com a serralha. Foi um trabalho bem legal de pesquisar e eu aprendi muuito! As PANC tem muito a nos oferecer com certeza!!
Pâmela Gonçalves onde eu encontro seu artigo? Gostei da proposta do pão. 😊
Alline Canutto oi meu artigo não foi publicado ainda, mas se quiser eu mando por email...
Pâmela Gonçalves eu também quero. Vc me envia?
+Ângela Cristina Souza d sim, claro!
Pâmela Gonçalves eu estou querendo seguir essa linha de pesquisa na minha graduação que seria, resgate cultural com as pancs, estou a procura de autores se você puder me enviar eu agradeço.. Abraço. Como posso o email para fazer? Abraço
Quando você vê o que ama pesquisar, sendo passado no melhor lugar de se assistir ! love botanic ❤
Brasileiro de grande valor! Enxerga as potencialidades de sua terra e ensina as pessoas a olharem com outros olhos e terem mais saúde...
Eu tenho ora pró nobis em casa! É muito bom e substitui a carne! Bora plantar minha gente e comer saudável!!!
Amei! Estamos introduzindo PANCs na alimentação escolar em creche. As crianças adoram! E participam de maneira muito incrível do processo de plantio, preparação dos alimentos...
Como conseguiu inserir
Estou encantada com essas idéias. Quando estive com o livro das PANCS iniciei a desfolhar e não consegui parar... vi todas as páginas. Dai em diante sigo todos os videos no RUclips sobre o assunto. Em particular esse vídeo da entrevista coma Bela Gil a temática ganhou outro olhar humanizado, biodiverso, singular. O meu interesse é adotar as PANCS no paisagismo, pois sou professora desta disciplina. Jardins que possam ser usada como alimento e portanto mais belas. Kinupp obrigada por tanto estudo e tanta facilidade de comunicar o assunto, desejo que cada vez seja iluminado.
No Plantarum, minhas filhas comeram trevo e begônias. Foi muito curioso a reação delas.
E, onde moro, poucas pessoas tem segurança ao identificar as plantas mais comuns......
A ideia do paisagismo com PANCs me lembra também do jardim sensorial, que usa tempeiros e plantas com cheiros e texturas.
Eu particularmente tenho procurado fazer paisagismo com nativas, evitando ao máximo as plantas exóticas. E cada dia descubro uma nativa interessante, algumas lembram muito matinhos....
Gente! Te amo BELA
Prof. Kinupp meu ídolo é meu teacher aqui no IFAM
Belinha...Deus te abençõe. Taí um exemplo de quem usa sua imagem pública pro bem! Bela do Bem!
Que entrevista maravilhosa! Informação demais!! Quero muito esse livro 😍😍😍😍😍😍
gente! comprei o livro há muito tempo e depois que comecei a te seguir Bela, ficava pensando isso é a cara dá Bela! que lindo ver vc com esse cara maravilhoso!!!! Morrendo de inveja desse curso presencial que vc fez!!!! acho que vou fazer o on line!!!!
Muito obrigado por seu trabalho Dr Valdely F. Kinupp. Tudo de bom na vida de quem ama a natureza, espetacular. Obrigado Bela gil pela entrevista. Deus abençoes vocês.
sempre comemos pancs e éramos chamados de comedores de mato, agora com essas informações as pessoas estão melhorando seus preconceitos! Que bom que está sendo cada vez mais divulgado as pancs!
Amei esta entrevista!! Parabéns muito bom,eu já almocei no restaurante do jardim botanico plantarum,se soubesse do prato com a vitoria regia teria pedido... Adorei saber,obrigado!! :) :)
Valdely Kinup, parabéns! Encantada com seu trabalho. Obrigada por compartilhar seu conhecimento e melhorar o mundo!
Eu estou estudando várias alternativas, querendo comprar um sítio e vendo vários vídeos, sobre casas ecológicas , agroecologia, e esse vídeo foi muito proveitoso.
esse é um dos maiores contribuintes de conhecimento do mundo!
O meu orgulho foi em uma viagem a minas gerais, na qual tinha no local uma quantidade incrível de taboa, na qual disse, olha, o palmito da taboa se come, o dono chamou um Sr que morou a vida inteira no sítio até "tirou um sarro", tá louco paulistano?
Mas depois de pronto, todos não acreditavam.
E esse orgulho veio da influência do Vandely a qual sou grato por todo esse conhecimento cedido.
Amei o vídeo do professor, "Agroecologia, agrofloresta e PANC."
Minha barriga chama por alimento. Não importa se está no mercado ou nasceu sozinha sem nenhum cuidado, mas cresceu e se doa pra matar a fome de quem escolher te colher. Minha mãe nos alimentou com tudo que era permitido pela natureza, pela terra. Se hoje sei um pouco sobre essas plantas, devo a ela. Me instruiu, e nem sabia disso. Palma, língua de vaca, araruta, broto de bambu, taioba, serralha...
Bela, eu te agradeço com o fundo da minha alma pelo seu canal. Gratidão e muita luz para você.
Gratidão bela, tenho teu livro e de tanto que eu gosto, vc acredita que acabei comprando dois do mesmo... Eu achei que era o segundo pq depois de muito tempo, anos, eu vi o teu livro numa bancada da livraria junto com outros lançamentos.., mais que depressa comprei e só com o tempo vi que era o mesmo. Voltando a falar das Pancs... Parabéns professor, tínhamos grupos que se encontravam uma vez por semana para conversar, conhecer e comer. Mas na verdade, falta muito e precisamos conhecer muito mais
Olá Bela!
Achei incrível sua entrevista com o Valdely!!
Nela voce tocou num ponto importante "Educação Botânica ". Tenho 25 anos e na escola que estudei esta materia era obrigatória até o ano de 2004, no ano seguinte, cujo eu iria cursa-la, esta matéria foi extinta. Uma pena, pois imagine jovens de 13-14 anos aprendendo sobre plantas, cultivo, usabilidade...
O estudo das PANCs vem nos lembrar da importância da sustentabilidade, do consumo e produção consciente e da reeducação da nossa geração!
Obrigada pelo trabalho maravilhoso que você desenvolve e apresenta.
Beijos!
Amei!! Super-incentivo essa iniciativa, parabéns Bela pela matéria! 👏👏👏👏
Que vídeo sensacional! Difundir essa ideia para o mundo! Vai planeta!! Obrigada por compartilhar essas informações com a gente!
Adoraria ver o Valdely falando sobre o cerrado...😍
Quero muito saber sobre as pancs com mais informações é detalhes , amo muito estás coisas , amooo muito tudo isso !...👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Boa noite
Bela. adorei. a sua. entrevista. sobre. as. Pak. eu. sou. adepta. as. Pak. não. consigo. encontrar.
uma. muda de. arraruta
quando. crianças. tomava
muito. ningual de. arraruta
quantas. saudade. não. pude. deixar de. observa. um. lindo. vaso. com. um. belo. sitorpodios.
Bela. sou. sua. cequidora
Parabéns pelo seu. trabalho. adorei. adorei
Boa tarde, ao participar de uma oficina aqui em Tefé, gostei muito, esse livro é ótimo.
Como eu quero esse livro ♥
Conheci Mta panc com a minha avó, quero conhecer mais e mais
Maravilhoso! Parabéns aos dois! Grata!
Maravilha de entrevista com conhecimentos tão importantes e necessários...🍀🌾🍀🌱🌾
Gratidão ❤❤🙏🏽🙏🏽❤💜💙
Maravilhoso Bela, quebras de paradigmas...🙏🏽🌹🌹🍀
Informações sobre alimentos que consumimos ou que podemos incluir na alimentação e que nem sempre sabíamos é muito enriquecedor. Busco acrescentar e adaptar minha alimentação com as informações da Bela e também de outros nutricionistas, além de que sempre que tenho a oportunidade consumo algumas plantas alimentícias não convencionais, tais como Caruru e taioba, deliciosas e sem venenos.
Eu tenho esse livro é faz tempo... Cara, que surpresa boa, meu Deus que lindo, surpresa boa. Sou super fã das Pancs... Pra vc ter idéia professor, a primeira vez que ouvi falar em Pancs, foi no ano de 2005, 2006 mais ou menos. Mas na minha vida de roça tínhamos hábito de comer funcho que dava nos barrancos, achávamos docinho e suculento, comíamos agrião que dava no riacho entre as pedras, onde minga mãe Lavaca a roupa e sem contar que comíamos frutinhas do Mato. Então, descobri que as Pancs sempre fizeram parte da minha vida e eu me identifico muito com essas plantas
Bela adoro suas entrevistas, você sempre trazendo conhecimento relevante.Parabéns!
Peixinho da Horta ,Orapronobis, Azedinha,Maria Gondo,Folha de batata doce , Taioba Já, estão sendo comercializados !!!!! Eu sempre uso também a folha Couve flor !!!!
Importante demais essa entrevista . Muito obrigada de verdade! Sigo com Fé! Caminhando....
Nossa que maravilha. Vc conhecer sobre as plantas e principalmente sabre o que bom para alimentação.
Olá Valderly...parabéns pelo seu trabalho...pelo livro...pela aula riquíssima de hoje. Tenho chácara aqui no Rio de Janeiro e reconheci muitas plantas no seu vídeo. Vou adquirir o seu livro porque é uma obra valiosíssima e fruto de muitas pesquisas. Gratidao! Abs
que bom ver isso, duas pessoas incríveis debatendo ideias incríveis! agradeço a oportunidade
Parabéns estou começando a conhecer este tema gratidão professor
Comprei esse livro. É muito bom. Ajuda muito a conhecer e usar as pancs. Uso as mais conhecidas constantemente.
PANC 2 - O Retorno! Estamos esperando e queremos contribuir com sugestões. Legal ouvir isso; sempre me pergunto se já não existe o volume 2. Mas com calma para ficar bem feito como o primeiro.
Muito bom assistir os vídeos da Bela,nós que somos veganos, aprendemos tanto, obrigado Bela
Que vídeo incrível, já quero procurar umas plantinhas para experimentar. E claro, comprar esse livro lotado de ideias e conhecimentos ❤️
Amei a intrevista e às ideias de plantar em casa, fazer sua geleia e seus sucos, que delicia. Obrigada por nos ajudar a crescer. ❤❤❤😊
Hoje almocei uma salada de serraia ,graças ao vídeo que esta mostrando as pancs,parabéns sou mais un inscrito
Bela, fiquei mega curiosa com receita de casca ou coração de banana. Faça uma pra nós. PLEASE!!! Parabéns pelo canal!!
PARABÉNS! Quero aprender tudo sobre as PANCs!! Adquirir o Livro.
ABRAÇO!!
Bela, me presenteia com o livro dele? kinupp MARAVILHOSOOOOOO! Admiro-o pra caramba!
Amei!! porque me associei a um grupo de agricultores orgânicos que vão inserir na cesta que me entregarão de PANC
Eu tinha uma série de dúvidas, vendo essa entrevista maravilhosa me esclareceu muitas dúvidas! Obrigada Bela, 💛🍀
Total mente de acuerdo con ese concepto de los nombres científicos de esas plantas pancs por el hecho de que no todas las personas pueden comprender otros idiomas diferente al propio, en mi caso entiendo un poquito y es excelente por qué en mi país ese conocimiento solo lo tienen los hombres nativos de mi país, nativos en sentido que son los originales puros de mi país antes de ser país
Genial, eu como sou aventureiro e vegetariano... vai ser xcelente, comprei um hoje desse, só aguardando a chegada.
Amei ouvir e aprender.Que saudades da minha terra.Pompeu Minas Gerais.Parabens!!!!!!
Bela, o seu protetor solar vc quem faz? Compartilha conosco!
Assunto importantíssimo!
Bela, eu moro em Londres e estou mudando para uma casa ainda na capital com jardim imenso e quero fazer uma horta para os meus vegetais e gostaria de saber se essas plantas podem ser adaptadas ao clima do hemisfério norte. Amo o seu canal!
Muito bom esse vídeo, sou fã do Valdely e principalmente das PANCs. Comprei esse livro é estou gostando muito.
Obrigado por compartilhar.
Ah eu gostaria tanto de passar a mesma semana aí na mata mais esse professor eu sou apaixonada por plantas as plantas panc eu aprendi mais demais
Adoroplantas pank quero aprender mais maravilhas explicação
Vc falou tudo eu já estou é li seguindo e nunca mais vou deixar
Meu livro chegou, amando!
Falou os nomes mas não tem fotos, pra mim ficou na mesma 😐
Eu não tive oportunidade de ter feito uma uma faculdade de biologia , porém sou apaixonada e estou estudando a pancs l e estou com umas pancs aqui no meu quintal . A primeira introduzi foi a taioba ..aqui no meu quintal tive urtiga .
mto show entrevista com esse gde conhecedor da flora biodiversidade ...AMEI!!!!
Cresci indo no sítio do meu avô, onde colhiamos estas plantinhas e fazíamos saladas pra brincar de comidinhas de verdade, adoraria poder comer novamente.
Parabéns, galera !!!
Frase perfeita :
O Estômago não sabe a cor da pele ( e que ao meu ver já foi induzido para afastar mesmo o conhecimento ) por motivos óbvios, ignorar a nossa biodiversidade para alimentar outros países com vegetais típicos de lá
Amo o livro e o assunto.
Sucesso sempre aos autores.
Fala sobre a bucha vejetal
Boa tarde Valdely.
Sou de Guarulhos.
Vi um vídeo, que tem que colher as folhas mais novas da Taoiba.
E também, não ser cultivada em sol pleno.
E por experiência própria, comi na casa de uma amiga e fiquei muito mal.
Sensacional. Por favor, alguém manda o link do curso para eu inscrever
Bela que matéria ótima adorei , eu morei na roça na infância e lembro de serra -lhas , picao , tomatinho do mato , tinha muitas e mãe conhece , mas depois que mudei pra cidade agente esquece , tem duas que não esqueço e adoro e Jequiri , lá probo , mas tem uma que me lembrei agora , miolo de taboa , aquela que se faz esteira nos lá em casa dormia nessas esteiras , que a gente mesmo fazia , é muito legal um beijo Bela pela matéria , deixa o nome do livro dele eu quero comprar .
Edson Santos o nome do livro é Plantas Alimentíceas Não Convencionais (PANC) no Brasil
Vídeo esplêndido
Vou levar o Valderly (em forma de livro) na minha mata, rsss. Obrigado por nos acordar para essa riquíssima realidade!
Muito obrigado pela informação parabéns
Q legal ,adoro taioba,capuchinha,orapronobis,beldroelga ja aderi as pancs e plantei aki essas maravilhas.obrigadu bela.
Valdely Kinupp meu ídolo!!!
Estou tentando indentificar estas plantas e colocar em pratica dia á dia na minha alimentação. Eu ja conheço algumas e gosto muito.
Amei demais! Sou acadêmica de nutrição
que incrível isso, delícia de assistir e de ficar informada
AMEIIIII Bela...
gratidão por compartilhar conosco tantas informações riquíssimas em conteúdo como um todo.. sou super sua fã pelas suas filosofias, cultura e estilo de vida. E deis que eu comecei a te seguir no insta, canal e a ler seus livros em estou cada vez mais adiando uma alimentação mais saudável que eu a tanto tempo desejava. 💚🌱
Esse vídeo é muito importante, até hoje está ajudando muito, sou grato a vcs.
Amei o vídeo, eu planto frutíferas do lDo de fora do sítio pras pessoas da rua comerem. É Bom pensar no bem comum pra todos nñ
Adorei
Quero adquirir o livro como faço para comprar?
Bela, vc é incrível, sempre ❤️❤️Conheci o Plantarum em Nova Odessa e vale muito uma visita 😋😋 experimentei o molho de mamão e o Risoto de Bertalha, é incrível. O lugar é mágico. Eles estão programando um cardápio só de pancs 👏👏😉 Quando estiver pela região dê um pulinho lá, vc vai amar. Bjsss. Segue o link da foto instagram.com/p/BWA0DT6gVue/
Show de vídeo gostei da entrevista
O difícil não é encontrar e sim conhecer a planta.
utilidade pública! Muito obrigada, Bela!!!
Bela, ja comi um doce feito com o miolo do caule do mamaõ, realmente e maravilhoso.
Beleza! Estou amando!
Amei sobre as plantas comestíveis como a diquiri este livro das plantas
Amei a entrevista 😁😁😁😁😁😍😍😍😍