Continuo sendo a única a usar o véu nas paróquias próximas à minha casa. Já fui abordada por um jovem senhor, visivelmente emocionado, por conta de meu hábito evocar nele memórias amorosas da mãe. Um padre visitante me disse que eu estava muito bonita e que continuasse a usá-lo. E eu sou uma senhorinha...😅 Meu véu me reporta à minha primeira Eucaristia e ao ato solene de receber Jesus no meu coração .
Eu demorei muito para usar o véu, fiz o meu primeiro há um ano e meio, comecei usando em casa para rezar e sempre o esquecia em casa aos domingos, até que minha filha teve a ideia de termos uma bolsinha para irmos a missa, nunca mais deixamos de usá-los. Abraços professor. Ah! Faça mais lives para as mulheres.
Que aula, acrescentou muitas coisas na minha vida. Já uso o véu e realmente percebo que as pessoas me vêem de uma forma estranha, mas eu uso o véu não porque eu sou digna, mais porque eu quero agradar o coração de Deus. Porque ele é santo!
0:00 Introduction 5:00 Boa noite 9:20 Proposta da live/aula 14:20 Psicologia do uso do véu / 17:40 A água suja, o lobo e o cordeiro, o ódio à verdade / 23:00 Teologia por trás do uso do véu 26:00 As partes da alma humana 28:00 Clave individual e social 30:20 Leitura de cenas do sermão de um casamento - livro de José Geraldo Vieira 34:00 A sacralidade do véu - o demônio mais odeia o que Deus mais ama - "porei inimizade entre ti e a mulher" / Ter a Virgem Maria como modelo 40:40 O véu no casamento / etimologia da palavra esposo-esposa - aquele que foi prometido / 42:40 O véu no casamento, no altar, o véu do templo se rasgou, Jesus reVELOu 46:00 O cabelo da mulher 47:00 O demônio, o mundo e a carne / e a igualdade: acabar com a função de mãe / liberdade para se rebaixar ao nível de uma cadela de rua 50:00 Magnificat - olhou para a pequenez de Sua Serva / Toda Glória da Virgem Maria é para Deus 52:00 Eva disse não e Maria disse Sim 53:10 O uso do véu na presença de Jesus 54:30 "Eu não preciso disso, se eu usasse o véu, não seria natural" - Sacramental de uso externo que reflete o interno / 58:30 Direito Canônico - Há obrigatoriedade do uso do véu? / Há conveniência? // Sacralidade da mulher que gera vida - - - 1:02:20 Ideia, Sentimento e Ato // 1:07:30 Quadro: Luta interior da mulher de Lót, e suas filhas 1:13:00 Proposta do Caio (usar o véu por um mês) X Pressão mundana na paróquia 1:15:00 Ninguém se purifica sem a purificação da vontade, e uma das formas é a abnegação de si 1:16:00 Mulheres solteiras e casadas 1:17:45 Razões práticas para o uso do véu: evitar distrações, olhares, proteção, privacidade com Deus, 1:21:00 Necessário X conveniente (disposição interior) 1:25:15 Imagem de santas e da Virgem Maria 1:26:40 O demônio odeia o véu, o canto gregoriano, o latim... Não há nada que você faça que provoca o amor de Deus sem provocar o ódio do demônio 1:27:30 Desafio de usar o véu por um mês na missa / Respeito humano 1:29:00 Duas cidades de Santo Agostinho 1:31:00 Considerações finais
Eu uso véu, desde 2021, que foi o ano que virei católica de verdade, pois antes era só “católica de IBGE”. Fui à Missa e vi algumas mulheres usando, rapidamente me lembrei do livro O Privilégio de Ser Mulher de Alice Von Hillebrand que havia lido meses antes. Havia um capítulo no final ( O Mistério da feminilidade) que falava do significado do uso do véu e eu fiquei encantada, mas achava que não havia esse uso em nossos dias já que eu nunca tinha visto. Durante a semana comprei um véu e passei a usar. Me ajuda a rezar e me concentrar melhor na Santa Missa. Gosto de usar e não me importo com o que os outros vão pensar. Também me ajudou a lutar contra o meu feminismo consciente e subconsciente. Obrigada pela aula, professor Caio!
Eu não uso ainda; sempre quis usar, mas não sem antes entender a importância e o significado. Obrigada. Deus abençoe a todos os membros do instituto. 🙏🙏🙏
CATECISMOS DE SÃO PIO X: 640) Como devemos apresentar-nos no ato de receber a sagrada Comunhão? No ato de receber a sagrada Comunhão devemos estar de joelhos, com a cabeça medianamente levantada, com os olhos modestos e voltados para a sagrada Hóstia, com a boca suficientemente aberta e com a língua um pouco estendida sobre o lábio inferior. *Senhoras e meninas devem estar com a cabeça coberta.*
Esclacedor e com muito embasamento; insentiva e encoraja o uso do véu, não só pela consciênciado seu significado, mas principalmente - por amor ao Nosso Senhor - excelente 🤩 Gratidão 😇
Obrigada professor Caio muito esclarecedora a sua aula , cheguei ao canal indicado por uma amiga da minha paróquia. Eu tenho o véu e não uso, só usei no dia da minha consagração a Jesus por meio da Virgem Maria , e depois só um dia na missa na minha comunidade, senti uma sensação boa , porém os olhares me deixaram tímida . E nunca mais usei. Pois tinha em mente tudo que vc falou. Obrigada vou seguir o seu conselho e usar por 30 dias.
Confesso ter ficado emocionada com a aula. Eu uso véu há anos, sem muito mérito da minha parte, claro, porque frequento uma paróquia em que todas as mulheres o usam e não preciso me preocupar com qualquer olhar de julgamento, medo de me diferenciar ou coisas desse tipo. Mas eu sei como é difícil estar numa paróquia em que até o Padre te olha torto por usar véu, comungar com reverência, fazer ação de graças(!!!), entre outras coisas. E o tipo de reforço que essa live trouxe às mulheres nessa condição realmente ajuda muito, faz toda a diferença - e tem sido cada vez mais raro. O uso do véu, como o uso exclusivo de roupas docentes e femininas, não é nem de longe algo superficial e meramente acessório, como dizem as mães do Instagram, as conservadoras. Embora seja algo exterior, sim, tem um impacto tão poderoso no nosso interior, na nossa psicologia e vida espiritual, na maneira como vivemos e aceitamos os desejos de Deus para nós mulheres, que não me admira que as mesmas pessoas que o rejeitam e ridicularizam estejam a cada dia mais se aproximando de um "feminismo católico", que apresentem cada vez mais escrachadamente a rebeldia criticada na live "A perversão da mulher", inclusive dedicando cada vez menos tempo aos próprios filhos e ostentando cada vez maior orgulho pelo próprio sucesso empreendedor. Deus abençoe o IB, o Professor Caio e sua família.
Uso a um ano e sou muito grata a Deus por essa graça que ajuda muitíssimo mesmo no desenvolvimento espiritual. Não tenham receio, vergonha, apenas façam a experiência e verão por si mesmas. 😊
Já faz algum tempo que tenho vontade de usar o véu, por devoção ao Nosso Senhor. Cheguei a comprar um (branco, e sou casada há 43 anos...) devolvi porque experimentei em casa e senti muito calor 🤔. Depois dessa aula tão esclarecedora, comprarei um preto!!! Muito agradecida, professor Caio!! Será um excelente exercício para vencer o respeito humano!
Faço o uso a um bom tempo, a concentração e devoção é sem dúvida muito melhor, estou diante de Cristo com piedade e amor, e agora tenho um bebê de seis meses e mesmo com ele no colo não deixo de usar
Você não necessariamente precisa comprar um véu com rendas etc., que a muitas pessoas incomoda, pode ser um pano de qualquer tecido (que de preferência seja branco/claro para as solteiras e escuro/preto para as casadas/viúvas). Inclusive pode ser de algum tecido mais fresquinho...
Uso o véu a pouco tempo, e este movimento psicológico realmente acontece. Ordenar o sentimento e a razão requer clareza para bem se preparar para o nosso Amado. Fui preparando meu interior e depois o movimento de ordenar o exterior a cada passo foi ficando mais forte. Quando tomei a decisão, o medo, a vergonha, em alguns momentos até vaidade era uma luta interior cheia de ruídos querendo me fazer desistir. Por fim, quero estar plena, e o véu me ajuda a preparar meu interior para encontrar com o Amado. Obrigada pela excelência de detalhes e fatos que confirmam ainda a mais a potência desta decisão.
Eu usei o véu por um tempo e após cair num pecado grave não me senti mais digna. Agora estou com essa dificuldade de voltar a usá-lo novamente. Meu confessor disse-me: dane-se a opinião dos outros, importa a de Deus ! Estou na luta para voltar a usar. Obrigada pela aula ! Foi muito providencial.
Recomendo a leitura de "A arte de aproveitar-se das próprias faltas". Simplesmente volte, coloque na bolsa antes de sair e na hora da missa use. Sente-se na frente para não ter que lidar com o olhar de ninguém. E se lembre de que estará fazendo o que mais agrada a Deus , independente de ter feito o que o ofende antes. O véu não é um troféu para quem merece, é um sacramental para todas as mulheres.
Mais uma coisinha: se você pôde voltar a receber Nosso Senhor na Eucaristia depois de se ter confessado, qual seria a lógica de não poder usar véu, que é algo bem, bem menos importante do que estar unida a Deus pelo Sacramento?
sou homem, obviamente não uso véu kkkk mas o meu questionamento vem da questão mais ampla da intencionalidade do ato (Sto Tomás de Aquino): por que eu faço o que eu faço (ir à missa, rezar o terço, cumprir os mandamentos, atos de caridade etc)? é por amor a deus? é por senso de dever? é por vaidade? etc ha modéstia também no uso de uma roupa secular simples, em gestos simples, olhar e fala serenos, trato gentil etc o ponto é: o que me faz usar e querer continuar usando o véu? a atenção? o parecer diferente? o próprio senso de unicidade dentro do grupo? é amor a deus? é disciplina? gostaria que vocês do IB fizessem um vídeo sobre intencionalidade do ato Parabéns pelo trabalho excelente, conteúdo de altíssimo nível.
A 'intenção' de cada individuo é algo subjetivo, parece difícil discorrer uma aula sobre a "intencionalidade do ato" de terceiros. Quanto às perguntas acima, as respostas já estão na explanação do Caio.
@@EriquesonPopeEP de fato é difícil , mas não impossível, inclusive o próprio direito se vale desta análise. E , até nós mesmos, quando escolhemos as pessoas com as quais nos relacionamos, ninguém gosta de gente mal intencionada… Mas a minha intenção é fomentar uma reflexão pessoal em cada um mesmo. E não ficar acusando as pessoas de serem falsas ou mal intencionadas.
Importante também cuidar para que não surjam escrúpulos acerca das nossas intenções a cada ato que formos praticar. Precisamos enxergar boas ações com naturalidade e não nos deixarmos paralisar pelo medo de haver um fundo mal em cada uma de nossas ações. O medo da vaidade ou de mas intenções não deve nos frear: precisamos agir corajosamente e rezar para que Deus nos proteja da vaidade e de outros pecados, que purifique as nossas intenções e aceite nossas boas obras mesmo que em tal ou qual momento nossa intenção tenha se desviado. Se não tivermos essa prontidão, mas ficarmos sempre indagando das nossas intenções, não sairemos do lugar. Estou rezando porque amo a Deus ou porque quero me achar melhor que os outros? Comungo de joelhos por ser mais respeitoso ou porque quero me exibir? Faço silêncio para me concentrar e rezar ou por me achar melhor que as pessoas que ficam conversando? Etc. Etc. Se deixarmos de agir por medo de más intenções, o dem0nio terá conseguido o que sempre quis: nos impedir de fazer boas obras, não porque as tenhamos manchado com más intenções, mas porque ele terá conseguido que sequer as fizéssemos.
Que aula maravilhosa!!! Obrigada, professor, por estar trazendo nesse assunto para nós mulheres. Já uso o véu a dois anos, e ouvir o senhor falando só reforça a minha convicção e o meu propósito de usá-lo. Deus abençoe muitíssimo o senhor!
Que aula maravilhosa, um esclarecimento muito importante. Mesmo querendo usar véu, demorei bastante, ganhei um do meu filho, foi uma benção. Parabéns professor Caio. ❤
Ainda não tenho o sentimento e confesso que sinto vergonha, receio de estar fazendo por uma vaidade e vontade de parecer mais correta que os outros, talvez seja respeito humano. Peço a Deus que me ajude a discernir bem
Não devemos deixar de fazer algo bom por medo da vaidade. Isso é uma armadilha do demônio também. Reze antes de usar e enquanto estiver usando, se for tentada, mas não deixe de fazer o que é melhor por medo! Deus te ajudará! Ass.: Letícia Carvalho.
@@Familia_Diniz2024 e da mesma maneira, o remédio é usar, naturalmente, e rezar para que Deus a livre da vergonha de fazer o bem, que não tem sentido algum. Parar de pensar tanto e começar a agir concretamente da maneira correta, sair do mundo mental para o objetivo, e pedir a Deus ajuda para manter retas as intenções e para retificá-las quando ainda não são das melhores.
Os cânones 20 e 21 do Código de Direito Canônico de 1983 deixam claro que uma lei canônica posterior revoga uma lei canônica precedente somente quando o faz explicitamente, mas o cânon 6 explicitamente revoga o CDC de 1917 inteiro.
Olá, Caio. Tudo bem? Assisti 2x a aula para compreender bem os ensinamentos. Aliás, estava falando dos meus problemas em querer usar o véu, sla.. 2 dias antes de anunciar o tema. Pois bem, eu não uso o véu e o fato de você ter nos presenteado com o exemplo e informação da sua esposa que é colérica/colérica caiu como uma luva pra mim, também sou 2x... que sorte ou azar nosso 😅 E justamente por isso sofremos de soberba, prepotência e vaidade. Só o pensamento do uso do véu já me trás a sensação de elitização/separação dentro da igreja, eu sinceramente não sei se isso seria benéfico para mim... Mas saber que sua esposa mesmo com este temperamento conseguiu e ainda gerou benefícios me fez querer tentar... Vou fazer o teste de 30dias e volto para relatar. Abraços
O que te livra da vaidade não é , mas sim . Se formos deixar de fazer as coisas por medo de nos diferenciar, de nos envaidecermos, etc., não faremos nada de certo.
Riquíssimo Eu ainda não consegui usar vel, meu marido se opõe muito 😢 Mas sinto tudo isso com relação a comunhão na boca É uma luta contra sua vontade, contra a vontade de todos q agrada a Deus e enfurece o inimigo 🙏🏻
Já considerei usar o véu, mas sempre fico na dúvida se vou me envaidecer ou se não uso por desconforto de ser diferente e causar estranheza aos outros. Ou pode ser que ocorra as duas coisas. Posso começar por um bom motivo e me desviar no caminho… Bom que ao final da aula o professor já leu nossos pensamentos 😅
Não deixe essas dúvidas te paralisarem. Concretamente o uso de véu é algo bom, mais piedoso, desejado por Deus. Sobre as suas intenções, o remédio para o desvio não é , mas sim . Deixar de fazer o bem por medo de más intenções é um dos grandes problemas dos escrúpulos.
Noooossa! Muito obrigada por esclarecer. Tenho vontade, mas sinto vergonha, pois vc acaba atraindo olhares - isso me incomoda. Além de sentir a necessidade de usá-lo, me incomoda o fato de receber a Eucaristia calçada, acredita!?! Por mim tiraria meus sapatos, iria até Jesus descalça 🙇🏻♀️, ou seja, de véu,descalça e receberia a Eucaristia de joelhos e na boca (esses dois últimos, os faço). Entrar na Capela do Santíssimo, tiro meu calçado, isso já não me constrange mais,. Tenho q trabalhar a questão do véu.🤔 Gratíssima!🙏
Minha experiência com o uso do véu: Os olhares de estranhamento, inclusive do sacerdote, me incomodavam, não vou negar, mas conseguia lidar com isso. A minha concentração era outra, não precisava ficar arrumando o cabelo quando o vento batia, o véu escondia tudo o que estava ao redor, qualquer distração e eu via só o que importava, o altar. Porém, esses momentos duravam pouco! Frequentemente eu era interrompida a qualquer momento da liturgia, quando as pessoas que estavam próximas, com expressões de asco e espanto, diga-se de passagem, vinham me perguntar se alguém morreu, quem morreu, se sou viúva, se estou pagando penitência (sou casada, meu véu é preto) e por aí vai... Além de ser interrompida durante a missa eu não conseguia nem fazer a ação de graças em paz... Sempre tinha alguém. Logo veio a pandemia e quando as missas retornaram, não retomei o uso do véu. Desde então usei só quando tive a oportunidade de ir na tridentina. Recentemente, voltei a considerar o uso do véu, mas como Caio bem disse, há aquela fraqueza de vontade. E agora, com a dança das cadeiras na diocese, desde o início do ano, tenho um pároco TL, que com certeza não vai receber bem a situação. A aula causou o incômodo a que pretendia, mas não quero esculhambar o professor Caio, pelo contrário, agradecê-lo. Agora me resta meditar sobre os motivos que me fizeram abandonar a prática e talvez retomá-la
Então, posso lhe responder por experiência própria, eu comecei usando o véu e, como sentia uma certa dissonância, usar véu estando vestida numa calça comecei ir a missa de saia ou vestido. Logo logo, percebi que calça, mesmo sendo larga e não sendo imodesta, não reflete a feminilidade. E acabei por abandonar o uso de calça de vez após ler o manual da Modéstia Católica e o livro Diário do Silêncio onde a escritora relata que as meninas que viam Nossa Senhora em Simbres, certa vez afirmaram que Nossa Senhora se recolhia e ao ser indagada o porquê, respondia que era por causa das pessoas com roupas apertadas e unhas pintadas. Reforçando o que dissera em Fátima: "virão modas que ofenderão muito ao meu Filho"
Não adianta nada usar véu em 'missa' com bateria e violãozinho, ministras de altar dando 'hóstia' na mão, com 'padre' rezando 'una cum' com 'papa' que diz que todas as religiões levam a Deus 🤕🤪. Colocar um véu, que representa a pureza e piedade, sobre todo isso lixo é verdadeiramente externar a dissonância vivida na alma das fieis hoje.
Continuo sendo a única a usar o véu nas paróquias próximas à minha casa.
Já fui abordada por um jovem senhor, visivelmente emocionado, por conta de meu hábito evocar nele memórias amorosas da mãe.
Um padre visitante me disse que eu estava muito bonita e que continuasse a usá-lo.
E eu sou uma senhorinha...😅
Meu véu me reporta à minha primeira Eucaristia e ao ato solene de receber Jesus no meu coração .
❤
Eu demorei muito para usar o véu, fiz o meu primeiro há um ano e meio, comecei usando em casa para rezar e sempre o esquecia em casa aos domingos, até que minha filha teve a ideia de termos uma bolsinha para irmos a missa, nunca mais deixamos de usá-los.
Abraços professor.
Ah! Faça mais lives para as mulheres.
Que aula, acrescentou muitas coisas na minha vida. Já uso o véu e realmente percebo que as pessoas me vêem de uma forma estranha, mas eu uso o véu não porque eu sou digna, mais porque eu quero agradar o coração de Deus. Porque ele é santo!
0:00 Introduction
5:00 Boa noite
9:20 Proposta da live/aula
14:20 Psicologia do uso do véu / 17:40 A água suja, o lobo e o cordeiro, o ódio à verdade / 23:00 Teologia por trás do uso do véu
26:00 As partes da alma humana
28:00 Clave individual e social
30:20 Leitura de cenas do sermão de um casamento - livro de José Geraldo Vieira
34:00 A sacralidade do véu - o demônio mais odeia o que Deus mais ama - "porei inimizade entre ti e a mulher" / Ter a Virgem Maria como modelo
40:40 O véu no casamento / etimologia da palavra esposo-esposa - aquele que foi prometido /
42:40 O véu no casamento, no altar, o véu do templo se rasgou, Jesus reVELOu
46:00 O cabelo da mulher
47:00 O demônio, o mundo e a carne / e a igualdade: acabar com a função de mãe / liberdade para se rebaixar ao nível de uma cadela de rua
50:00 Magnificat - olhou para a pequenez de Sua Serva / Toda Glória da Virgem Maria é para Deus
52:00 Eva disse não e Maria disse Sim
53:10 O uso do véu na presença de Jesus
54:30 "Eu não preciso disso, se eu usasse o véu, não seria natural" - Sacramental de uso externo que reflete o interno /
58:30 Direito Canônico - Há obrigatoriedade do uso do véu? / Há conveniência? // Sacralidade da mulher que gera vida
- - - 1:02:20 Ideia, Sentimento e Ato // 1:07:30 Quadro: Luta interior da mulher de Lót, e suas filhas
1:13:00 Proposta do Caio (usar o véu por um mês) X Pressão mundana na paróquia
1:15:00 Ninguém se purifica sem a purificação da vontade, e uma das formas é a abnegação de si
1:16:00 Mulheres solteiras e casadas
1:17:45 Razões práticas para o uso do véu: evitar distrações, olhares, proteção, privacidade com Deus,
1:21:00 Necessário X conveniente (disposição interior)
1:25:15 Imagem de santas e da Virgem Maria
1:26:40 O demônio odeia o véu, o canto gregoriano, o latim... Não há nada que você faça que provoca o amor de Deus sem provocar o ódio do demônio
1:27:30 Desafio de usar o véu por um mês na missa / Respeito humano
1:29:00 Duas cidades de Santo Agostinho
1:31:00 Considerações finais
🤝
Eu uso véu, desde 2021, que foi o ano que virei católica de verdade, pois antes era só “católica de IBGE”. Fui à Missa e vi algumas mulheres usando, rapidamente me lembrei do livro O Privilégio de Ser Mulher de Alice Von Hillebrand que havia lido meses antes. Havia um capítulo no final ( O Mistério da feminilidade) que falava do significado do uso do véu e eu fiquei encantada, mas achava que não havia esse uso em nossos dias já que eu nunca tinha visto. Durante a semana comprei um véu e passei a usar. Me ajuda a rezar e me concentrar melhor na Santa Missa. Gosto de usar e não me importo com o que os outros vão pensar. Também me ajudou a lutar contra o meu feminismo consciente e subconsciente. Obrigada pela aula, professor Caio!
Eu não uso ainda; sempre quis usar, mas não sem antes entender a importância e o significado. Obrigada. Deus abençoe a todos os membros do instituto. 🙏🙏🙏
Conteúdo valiosíssimo! Parabéns ao instituto e ao professor Caio. Obrigada! 🙌🏼
CATECISMOS DE SÃO PIO X:
640) Como devemos apresentar-nos no ato de receber a sagrada Comunhão?
No ato de receber a sagrada Comunhão devemos estar de joelhos, com a cabeça medianamente levantada, com os olhos modestos e voltados para a sagrada Hóstia, com a boca suficientemente aberta e com a língua um pouco estendida sobre o lábio inferior. *Senhoras e meninas devem estar com a cabeça coberta.*
Esclacedor e com muito embasamento; insentiva e encoraja o uso do véu, não só pela consciênciado seu significado, mas principalmente - por amor ao Nosso Senhor - excelente 🤩 Gratidão 😇
Obrigada professor Caio muito esclarecedora a sua aula , cheguei ao canal indicado por uma amiga da minha paróquia. Eu tenho o véu e não uso, só usei no dia da minha consagração a Jesus por meio da Virgem Maria , e depois só um dia na missa na minha comunidade, senti uma sensação boa , porém os olhares me deixaram tímida . E nunca mais usei. Pois tinha em mente tudo que vc falou. Obrigada vou seguir o seu conselho e usar por 30 dias.
Confesso ter ficado emocionada com a aula. Eu uso véu há anos, sem muito mérito da minha parte, claro, porque frequento uma paróquia em que todas as mulheres o usam e não preciso me preocupar com qualquer olhar de julgamento, medo de me diferenciar ou coisas desse tipo. Mas eu sei como é difícil estar numa paróquia em que até o Padre te olha torto por usar véu, comungar com reverência, fazer ação de graças(!!!), entre outras coisas. E o tipo de reforço que essa live trouxe às mulheres nessa condição realmente ajuda muito, faz toda a diferença - e tem sido cada vez mais raro.
O uso do véu, como o uso exclusivo de roupas docentes e femininas, não é nem de longe algo superficial e meramente acessório, como dizem as mães do Instagram, as conservadoras. Embora seja algo exterior, sim, tem um impacto tão poderoso no nosso interior, na nossa psicologia e vida espiritual, na maneira como vivemos e aceitamos os desejos de Deus para nós mulheres, que não me admira que as mesmas pessoas que o rejeitam e ridicularizam estejam a cada dia mais se aproximando de um "feminismo católico", que apresentem cada vez mais escrachadamente a rebeldia criticada na live "A perversão da mulher", inclusive dedicando cada vez menos tempo aos próprios filhos e ostentando cada vez maior orgulho pelo próprio sucesso empreendedor.
Deus abençoe o IB, o Professor Caio e sua família.
Uso a um ano e sou muito grata a Deus por essa graça que ajuda muitíssimo mesmo no desenvolvimento espiritual.
Não tenham receio, vergonha, apenas façam a experiência e verão por si mesmas. 😊
Já faz algum tempo que tenho vontade de usar o véu, por devoção ao Nosso Senhor. Cheguei a comprar um (branco, e sou casada há 43 anos...) devolvi porque experimentei em casa e senti muito calor 🤔. Depois dessa aula tão esclarecedora, comprarei um preto!!! Muito agradecida, professor Caio!! Será um excelente exercício para vencer o respeito humano!
Faço o uso a um bom tempo, a concentração e devoção é sem dúvida muito melhor, estou diante de Cristo com piedade e amor, e agora tenho um bebê de seis meses e mesmo com ele no colo não deixo de usar
Você não necessariamente precisa comprar um véu com rendas etc., que a muitas pessoas incomoda, pode ser um pano de qualquer tecido (que de preferência seja branco/claro para as solteiras e escuro/preto para as casadas/viúvas). Inclusive pode ser de algum tecido mais fresquinho...
Uso o véu a pouco tempo, e este movimento psicológico realmente acontece. Ordenar o sentimento e a razão requer clareza para bem se preparar para o nosso Amado. Fui preparando meu interior e depois o movimento de ordenar o exterior a cada passo foi ficando mais forte. Quando tomei a decisão, o medo, a vergonha, em alguns momentos até vaidade era uma luta interior cheia de ruídos querendo me fazer desistir. Por fim, quero estar plena, e o véu me ajuda a preparar meu interior para encontrar com o Amado.
Obrigada pela excelência de detalhes e fatos que confirmam ainda a mais a potência desta decisão.
Eu usei o véu por um tempo e após cair num pecado grave não me senti mais digna. Agora estou com essa dificuldade de voltar a usá-lo novamente. Meu confessor disse-me: dane-se a opinião dos outros, importa a de Deus ! Estou na luta para voltar a usar. Obrigada pela aula ! Foi muito providencial.
Se você já se confessou, que tal voltará a usar?😊
Recomendo a leitura de "A arte de aproveitar-se das próprias faltas". Simplesmente volte, coloque na bolsa antes de sair e na hora da missa use. Sente-se na frente para não ter que lidar com o olhar de ninguém. E se lembre de que estará fazendo o que mais agrada a Deus , independente de ter feito o que o ofende antes. O véu não é um troféu para quem merece, é um sacramental para todas as mulheres.
Mais uma coisinha: se você pôde voltar a receber Nosso Senhor na Eucaristia depois de se ter confessado, qual seria a lógica de não poder usar véu, que é algo bem, bem menos importante do que estar unida a Deus pelo Sacramento?
@@leticiadepaulo9904 obrigada pelos conselhos moça. Estava precisando. Deus nos ajude 🥰
Não pense no véu como algo para mostrar sua dignidade, mas para mostrar a dignidade de Deus.
Excelente! 👏🏻👏🏻👏🏻
Caio, excelente aula. Obrigado mais uma vez.
Faço o uso piedoso do véu desde fevereiro deste ano na missa Tridentina. Venho aprendendo muito!
Espetacular!! 👏🏻👏🏻
sou homem, obviamente não uso véu kkkk
mas o meu questionamento vem da questão mais ampla da intencionalidade do ato (Sto Tomás de Aquino): por que eu faço o que eu faço (ir à missa, rezar o terço, cumprir os mandamentos, atos de caridade etc)? é por amor a deus? é por senso de dever? é por vaidade? etc
ha modéstia também no uso de uma roupa secular simples, em gestos simples, olhar e fala serenos, trato gentil etc
o ponto é: o que me faz usar e querer continuar usando o véu? a atenção? o parecer diferente? o próprio senso de unicidade dentro do grupo? é amor a deus? é disciplina?
gostaria que vocês do IB fizessem um vídeo sobre intencionalidade do ato
Parabéns pelo trabalho excelente, conteúdo de altíssimo nível.
Ótima sugestão!!
A 'intenção' de cada individuo é algo subjetivo, parece difícil discorrer uma aula sobre a "intencionalidade do ato" de terceiros.
Quanto às perguntas acima, as respostas já estão na explanação do Caio.
@@EriquesonPopeEP de fato é difícil , mas não impossível, inclusive o próprio direito se vale desta análise. E , até nós mesmos, quando escolhemos as pessoas com as quais nos relacionamos, ninguém gosta de gente mal intencionada…
Mas a minha intenção é fomentar uma reflexão pessoal em cada um mesmo. E não ficar acusando as pessoas de serem falsas ou mal intencionadas.
Importante também cuidar para que não surjam escrúpulos acerca das nossas intenções a cada ato que formos praticar. Precisamos enxergar boas ações com naturalidade e não nos deixarmos paralisar pelo medo de haver um fundo mal em cada uma de nossas ações. O medo da vaidade ou de mas intenções não deve nos frear: precisamos agir corajosamente e rezar para que Deus nos proteja da vaidade e de outros pecados, que purifique as nossas intenções e aceite nossas boas obras mesmo que em tal ou qual momento nossa intenção tenha se desviado. Se não tivermos essa prontidão, mas ficarmos sempre indagando das nossas intenções, não sairemos do lugar. Estou rezando porque amo a Deus ou porque quero me achar melhor que os outros? Comungo de joelhos por ser mais respeitoso ou porque quero me exibir? Faço silêncio para me concentrar e rezar ou por me achar melhor que as pessoas que ficam conversando? Etc. Etc. Se deixarmos de agir por medo de más intenções, o dem0nio terá conseguido o que sempre quis: nos impedir de fazer boas obras, não porque as tenhamos manchado com más intenções, mas porque ele terá conseguido que sequer as fizéssemos.
Não que você esteja recomendando essa paralisia, mas como é algo bem comum, achei pertinente prevenir contra ela.
Excelente aula
Excelente! Amemos o Esposo de nossas almas.
Excelente catequese.
Excelente!
Excelente 👏
Ótima aula. Realmente descreve bem as realidades. Uso véu desde a minha consagração a Nossa Senhora.
Muito bom!
Totalmente certeiro. O véu foi essencial em meu caminho de crescimento espiritual!
Que aula maravilhosa!!! Obrigada, professor, por estar trazendo nesse assunto para nós mulheres. Já uso o véu a dois anos, e ouvir o senhor falando só reforça a minha convicção e o meu propósito de usá-lo.
Deus abençoe muitíssimo o senhor!
Que live maravilhosa!
Vida longa ao instituto Gênios Borborema
Que aula maravilhosa, um esclarecimento muito importante. Mesmo querendo usar véu, demorei bastante, ganhei um do meu filho, foi uma benção.
Parabéns professor Caio. ❤
Nossa! QUE AULA! ❤
Ainda não tenho o sentimento e confesso que sinto vergonha, receio de estar fazendo por uma vaidade e vontade de parecer mais correta que os outros, talvez seja respeito humano. Peço a Deus que me ajude a discernir bem
Não devemos deixar de fazer algo bom por medo da vaidade. Isso é uma armadilha do demônio também. Reze antes de usar e enquanto estiver usando, se for tentada, mas não deixe de fazer o que é melhor por medo! Deus te ajudará! Ass.: Letícia Carvalho.
Talvez que tenhas mais medo de que pensem isso e não realmente de usar por isso.
@@Familia_Diniz2024 e da mesma maneira, o remédio é usar, naturalmente, e rezar para que Deus a livre da vergonha de fazer o bem, que não tem sentido algum.
Parar de pensar tanto e começar a agir concretamente da maneira correta, sair do mundo mental para o objetivo, e pedir a Deus ajuda para manter retas as intenções e para retificá-las quando ainda não são das melhores.
Qui aula maravilhosa
Muito obrigada, prof Caio!!! Gostei do exercício e das explicações!
vou fazer!
Ótimo ❤
Vou assistir 🙏🏻🙏🏻
Que explanação amável.
Já uso o véu a mas d 1 ano ❤
Os cânones 20 e 21 do Código de Direito Canônico de 1983 deixam claro que uma lei canônica posterior revoga uma lei canônica precedente somente quando o faz explicitamente, mas o cânon 6 explicitamente revoga o CDC de 1917 inteiro.
Olá, Caio. Tudo bem? Assisti 2x a aula para compreender bem os ensinamentos. Aliás, estava falando dos meus problemas em querer usar o véu, sla.. 2 dias antes de anunciar o tema. Pois bem, eu não uso o véu e o fato de você ter nos presenteado com o exemplo e informação da sua esposa que é colérica/colérica caiu como uma luva pra mim, também sou 2x... que sorte ou azar nosso 😅 E justamente por isso sofremos de soberba, prepotência e vaidade. Só o pensamento do uso do véu já me trás a sensação de elitização/separação dentro da igreja, eu sinceramente não sei se isso seria benéfico para mim... Mas saber que sua esposa mesmo com este temperamento conseguiu e ainda gerou benefícios me fez querer tentar... Vou fazer o teste de 30dias e volto para relatar. Abraços
O que te livra da vaidade não é , mas sim . Se formos deixar de fazer as coisas por medo de nos diferenciar, de nos envaidecermos, etc., não faremos nada de certo.
@@leticiadepaulo9904 é, você tem razão... 🤔
Riquíssimo
Eu ainda não consegui usar vel, meu marido se opõe muito 😢
Mas sinto tudo isso com relação a comunhão na boca
É uma luta contra sua vontade, contra a vontade de todos q agrada a Deus e enfurece o inimigo 🙏🏻
Já considerei usar o véu, mas sempre fico na dúvida se vou me envaidecer ou se não uso por desconforto de ser diferente e causar estranheza aos outros. Ou pode ser que ocorra as duas coisas. Posso começar por um bom motivo e me desviar no caminho… Bom que ao final da aula o professor já leu nossos pensamentos 😅
Não deixe essas dúvidas te paralisarem. Concretamente o uso de véu é algo bom, mais piedoso, desejado por Deus. Sobre as suas intenções, o remédio para o desvio não é , mas sim . Deixar de fazer o bem por medo de más intenções é um dos grandes problemas dos escrúpulos.
😍😍😍😍
Me decidi comprar para minha esposa.
Eu uso a muito tempo
A dona Alba, que faz véu vende pra Brasília?
Posso enviar sim!😊
Se te for mais fácil, existem véus bem acessíveis à venda na Shopee. Eu comprei de lá da última vez, porque perdi o meu anterior.
Como a missa de sempre é rica e piedosa.
Noooossa! Muito obrigada por esclarecer. Tenho vontade, mas sinto vergonha, pois vc acaba atraindo olhares - isso me incomoda. Além de sentir a necessidade de usá-lo, me incomoda o fato de receber a Eucaristia calçada, acredita!?! Por mim tiraria meus sapatos, iria até Jesus descalça 🙇🏻♀️, ou seja, de véu,descalça e receberia a Eucaristia de joelhos e na boca (esses dois últimos, os faço). Entrar na Capela do Santíssimo, tiro meu calçado, isso já não me constrange mais,. Tenho q trabalhar a questão do véu.🤔
Gratíssima!🙏
Gostaria de saber, qto a roupa da mulher qdo ela se propõe usar o Véu
Olavo tem razão
34:00
Ora,concordemos:
o copo é amarelo,a caixa é preta e o quadro é verde!
🇻🇦
Minha experiência com o uso do véu: Os olhares de estranhamento, inclusive do sacerdote, me incomodavam, não vou negar, mas conseguia lidar com isso.
A minha concentração era outra, não precisava ficar arrumando o cabelo quando o vento batia, o véu escondia tudo o que estava ao redor, qualquer distração e eu via só o que importava, o altar.
Porém, esses momentos duravam pouco! Frequentemente eu era interrompida a qualquer momento da liturgia, quando as pessoas que estavam próximas, com expressões de asco e espanto, diga-se de passagem, vinham me perguntar se alguém morreu, quem morreu, se sou viúva, se estou pagando penitência (sou casada, meu véu é preto) e por aí vai... Além de ser interrompida durante a missa eu não conseguia nem fazer a ação de graças em paz... Sempre tinha alguém. Logo veio a pandemia e quando as missas retornaram, não retomei o uso do véu. Desde então usei só quando tive a oportunidade de ir na tridentina.
Recentemente, voltei a considerar o uso do véu, mas como Caio bem disse, há aquela fraqueza de vontade. E agora, com a dança das cadeiras na diocese, desde o início do ano, tenho um pároco TL, que com certeza não vai receber bem a situação.
A aula causou o incômodo a que pretendia, mas não quero esculhambar o professor Caio, pelo contrário, agradecê-lo. Agora me resta meditar sobre os motivos que me fizeram abandonar a prática e talvez retomá-la
O uso do véu é da era Apostólica.
Pode usar véu usando calça??
Então, posso lhe responder por experiência própria, eu comecei usando o véu e, como sentia uma certa dissonância, usar véu estando vestida numa calça comecei ir a missa de saia ou vestido. Logo logo, percebi que calça, mesmo sendo larga e não sendo imodesta, não reflete a feminilidade. E acabei por abandonar o uso de calça de vez após ler o manual da Modéstia Católica e o livro Diário do Silêncio onde a escritora relata que as meninas que viam Nossa Senhora em Simbres, certa vez afirmaram que Nossa Senhora se recolhia e ao ser indagada o porquê, respondia que era por causa das pessoas com roupas apertadas e unhas pintadas. Reforçando o que dissera em Fátima: "virão modas que ofenderão muito ao meu Filho"
Ninguém vai impedir, mas na opinião de muitos, fica distoante.
Não.
Véu = modesto.
Calça = imodesta
o tipo de discussao q o cvii torna necessário misericordia
Então kkk.
Cara, que volta para tentar que a esposa use véu.
"Cagar" regra????? Esse é o nível?
Não adianta nada usar véu em 'missa' com bateria e violãozinho, ministras de altar dando 'hóstia' na mão, com 'padre' rezando 'una cum' com 'papa' que diz que todas as religiões levam a Deus 🤕🤪. Colocar um véu, que representa a pureza e piedade, sobre todo isso lixo é verdadeiramente externar a dissonância vivida na alma das fieis hoje.
Ótimo ❤
Ótima aula.