o PARADOXO do AVÔ explicado
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- O Paradoxo do Avô é um raro caso em que algo popularmente chamado de paradoxo realmente é um paradoxo. Ele é uma consequência natural de viagens no tempo - principalmente para o passado - e solucioná-lo não é nada fácil.
MINHAS CAMISETAS: bit.ly/Camiset...
Use o cupom PARADOXOTODODIA para ganhar 20% de desconto! Válido para as primeiras primeiras 10 pessoas, pedidos acima de R$250!
Seja membro do nosso canal para ajudar a manter os vídeos no ar! ruclips.net/user/cie...
E-mail comercial: pedro@play9.com.br
Minhas redes sociais:
/ pedroloos
/ pedroloos
/ opedroloos
Nosso podcast: open.spotify.c...
Fontes e Leitura Adicional:
Trabalho Filosófico de Nick Effingham
Nick Effingham - Time Travel: Probability and Impossibility (2020)
Palestra: Professor Nikk Effingham, The Dangers of Time Travel (2023)
The Metaphysical Possibility of Time Travel Fictions - Effingham N
Livros
Time Travel in Einstein's Universe: The Physical Possibilities of Travel Through Time - J Richard Gott (2001)
Artigos
The Jinn of the time machine: nontrivial self-consistent solutions - A Lossev, I D Novikov
Mais Recursos
plato.stanford... - Наука
ÚLTIMOS DIAS de FRETE GRÁTIS para TODO o BRASIL! 📦bit.ly/useLoos
Não tem jeito, o Pedro é um gênio
Valeu 👍
Vamos la: antigamente quando o paradoxo foi elaborado, não fazia sentido, mas agora faz: você volta no tempo e mata seu avô, mas você continua a existir. Porquê? Seu avô era doador num banco de esperma. Sua avó nunca se apaixonou por ninguém, mas como ela é uma mulher independente, ela decide ter um filho solteira e vai à uma clínica de inseminação artificial, e ela acaba recebendo os espermatozoides de seu avó de qualquer jeito.
Antes de mais nada essa maquina do tempo e suas teorias e paradoxos são equiparáveis aos filmes? Sempre fui cético sobre tudo até mesmo quando um professor ou alguém da área aborda o assunto! Pois são todos superficiais! Na minha cabeça eu imagino uma maquina do tempo gerando uma abertura no tempo espaço que naturalmente não está agarrado ao planeta terra e nem ao sistema solar! logo se vc viajar no tempo por essa fenda certeza que eu não irei aparecer conveniente no mesmo lugar fixo na terra!
Cu
"seu avô não pode tá vivo e morto ao msm tempo, ele não é um gato" kskksks
Referi a entendência
Depois de ver o vídeo, fica mais claro que a única solução é o avô ser um gato kkkk
Entendi a referência
@@brunomarques6470 nem fudendo que o Bruno Marques me respondeu 😨
Referi a entendência?
@@gabrielrocha9840 ss
Muito obrigado pelo vídeo, hoje tem 6 dias que meu pai faleceu, e seus vídeos conseguem tirar um pouco o foco da dor da perda, queria muito uma máquina do tempo para ir para o futuro e pegar o remédio que pudesse curar seu câncer, mas a vida não é simples assim, como nos filmes, obrigado por tudo, amo seu canal, Deus o abençoe sempre.
Entendo bem sua dor.
Mas quem sabe lá no futuro distante a humanidade conquiste a imortalidade e de lá tentam de alguma forma voltar ao passado para reverter isso, pois a morte talvez seja algo ou um mecanismo evolutivo que não deveríamos ter eliminado. Sendo assim, acredito que seu pai assim como o meu, vive agora num plano superior.
@@georsell com certeza, obrigado pela msg, sinto por sua perda tbm.
Estamos contigo mano
Lamento muito sua perda, prezado. Fique bem.
@@Viitorcbb obrigado amigo.
O editor do Pedro tava inspirado pra fazer esse vídeo
Como Pedro tem um irmão gêmeo fica mais fácil brincar com edição
@@adevaldodshm se me deixou uma duvida
daria pra voltar no tempo, matar o irmão gêmeo e fingir ser o irmão gêmeo?
apenas o pedro sabe a resposta...
@@nipuryolha,se matasse o seu irmão gêmeo no passado,antes dele nascer,vc seria filho único, agr se vc matasse o seu irmão gêmeo para fingir ser ele,vc está criando outro paradoxo,vc está quebrando a regra da viagem do tempo de NUNCA interagir com seu eu do passado,pois se vc foi no passado,matou o seu irmão gêmeo e fingiu ser ele,logo vc está preso nessa realidade,pois criou um novo presente, em q vc n tem um irmão, em na vdd vc é o seu irmão, como se vc fosse duas pessoas ao msm tempo em uma realidade,isso daria crise existencial, pois vc na tentativa de fingir ser seu ex irmão gêmeo, vc acaba perdendo sua personalidade,e essa versão de vc q viajou no tempo,matou o seu irmão e fingiu ser ele,agr mexeu com o tempo,mudando o seu presente antigo (oq vc estava antes de viajar no tempo) ao seu presente atual (as consequências dessa bagunça no passado alterado),logo,vc criou uma realidade em q:
1- seu "irmão gêmeo " na vdd é vc,mas vc dessa nova realidade n saberia distinguir pois vcs são gêmeos,e está fingindo ser aquele seu irmão do presente antigo,logo ele acha q está tudo normal
2- vc praticamente seria filho único,pois é a msm pessoa,porém em outras realidades.
3- talvez o seu novo vc,acharia a máquina do tempo ou descobriria como fazer uma,e tivesse a msm ideia,de te matar e fingir ser vc,ou seja,vc criou um loop do caos.
Resumo: ao matar o seu irmão gêmeo, e fingir ser ele,vc criou uma realidade em q vc na vdd n é mais vc,pois pra fingir ser seu antigo irmão gêmeo, vc precisou mudar a personalidade, logo vc criou uma versão sua em q vc tem a msm personalidade do seu antigo irmão,mas o seu vc dessa realidade n sabe q vc é na vdd vc do futuro,pois vc está assumindo uma personalidade q n a msm q a sua,logo ele acha q vc é uma pessoa diferente,e por causa de serem gêmeos fica mais difícil,ou seja,vc ficou preso nessa realidade,e agr essa realidade é o seu novo presente,q são essas consequências que vc fez no passado ao matar o seu irmão.
Bônus: seu irmão vai descobrir q vc é ele no futuro,pois vc vai descobrir alguma coisa sua q vc trouxe da viagem,logo ele vai ter a ideia de viajar no tempo e matar vc pra fingir ser vc,ou seja,se formou um loop.
Vc n tinha q ter matado seu irmão 😅
Eu gostaria de viajar no tempo para abraçar meu avós. 😞
Dark é genial, ele coloca " em pratica" justamente essa teoria. O passado é determinado e você não consegue altera-lo, varioa episodios mostra os personagens tentando matar outro ou se matar, mas é impossivel pq o passado ja esta escrito
Vero, mas.. o que é o "passado"? Pq (ainda mais no Dark) o círculo é fechado, tudo é ao mesmo tempo passado e também futuro.
Boa observação, pq passado, presente e futuro são apenas formas que temos de tentar entender melhor o tempo, mas não significa que ele seja realmente assim @@HelgaCavoli
Lost também mostra isso
@@mschrisengel Lost também é cíclico?
O congelamento do paradoxo, você não consegue matar o avô
Lembro uma matéria da Superinteressante que falava exatamente sobre isso nunca esqueci as 3 possibilidades:
1- ao voltar, vc consegue, mas é em uma linha do tempo alternativa
2- ao voltar, vc não consegue, pq o tempo “blinda”
3- ao voltar, vc descobre que vc que causou o encontro dos seus avós (e consequentemente, vc é o causador de seu próprio nascimento)
A 3 não faz tanto sentido quanto as outras, pra vc causar o seu próprio nascimento vc deve ter nascido antes, como vc nasceu na primeira vez?
Viagem no tempo é muito complicado
@@Red_Tomato10 seria na mesma lógica de dark, n?
@@Red_Tomato10 Se tornaria outro paradoxo, chamado paradoxo de bootstrap.
DARK é a série que melhor explica sobre as linhas alternativas.
A melhor série já produzida sobre o tema de viagem no tempo.
Essa série é fantástica. Já tô até pensando em assistir de novo.
@luhaydené boa? Não conheço essa série.
a qual?@@TheDiscipulo83
@@zaiaraujoExcelente mas bem complicada.
Tentei assistir os 2 primeiros capítulos, mais achei intediante, mais todo mundo elogia essa série, vou tentar assistir novamente
Na minha cabeça, se fosse possível viajar no tempo algo afirmativamente aconteceria... Não seria possível modificá-lo em absolutamente NADA, apenas observada. É como se entrasse num filme mas não é possível tocar em nada, e ninguém no passado conseguiria ver a pessoa do futuro.
Faz sentido o que vc escreveu...e podemos estar sendo este filme para viajantes do futuro...ou seja a viagem no tempo seria possível mas os viajantes não interfeririam nos fatos, como um filme q assistimos. Esta é, para mim, a única maneira q faz sentido uma viagem no tempo, pois se o viajante interagisse com os fatos e pessoas, nós ja teríamos viajantes do "futuro" aqui entre nós, pois o "futuro" ja existiria em algum "tempo" ou "dimensão" do Universo, e a viagem no tempo ja seria uma realidade naquele futuro...
Também concordo com essa linha lógica e sensata. Eu já consideraria fantástico viajar ao passado e desvendarmos conhecimentos ocultos em todas as ciências, onde a observação nos faria avançar. Um exemplo simples e bobo: A Atlântida existiu há 18 mil anos ? Onde ? Teve sobreviventes ?@@AntonioCosta-fu8qp
@@AntonioCosta-fu8qpse tem viajante do tempo eles não podem interagir com o passado, seja por causa da física ou realmente eles são proibidos de fazer isso, faz mais sentido a primeira hipótese.
Perfeito
@@emersonpereira1645 Inclusive poderia acrescentar que se numa hipotética possibilidade de voltar ao passado e poder "tocar" em qualquer coisa ou matéria nele, seria então possível no presente observar no cosmo o passado interagindo de maneira muito bizarra com toda a matéria existente.
Voltar no tempo e encontrar matéria ali, não é só fisicamente impossível, não caberia no universo tanta "matéria" vagando com tanto passado que já foi gerado.
Resumindo, acredito que só existe o presente e o universo que enxergamos só é passado porque a velocidade da luz assim impõe, mas lá naquela estrela ou galaxia distante só pode existir o presente.
a única pergunta que resta é: o que este avô fez pra seu neto querer tanto matá-lo?
🤣🤣🤣
Não deixou a herança dele antes de fazer a passagem
Aí ele voltou antes do vô viaja só pra fazer o véio pelas próprias mãos
Não financiou a moto do neto no nome dele.
Parceiro, é só uma matéria explicativa, situações de TEORIAS entendeu?
Adoro sua forma ultra didática de explicar coisas que dão nó na cabeça. Sou pela lógica. Ir para o futuro é possível apenas esperando que ele aconteça. Voltar ao que já aconteceu não só é impossível como geralmente não é bom. Já tentou fazer novamente uma coisa que foi muito boa no passado e ficar frustrado por descobrir que você não é mais a mesma pessoa e portanto é impossível repetir? O passado é isto. Imutável e inacessível.
Chorei quando ele digitou "..sdsdsdsdsd.." em 0:26 ;-;
Nunca vi uma atuação de tamanha qualidade como nesse começo
Vc conseguiu trazer a informação da melhor forma possivel. Parabens por nos prender nesse conteúdo informativo e divertido, fico feliz por fazer parte dessa fámilia.
Se o Pedro fizesse um filme, eu com toda a certeza do mundo assistiria.
Passado e futuro são parâmetros criados para projetar informações que ocorreram ou que ocorrerão. A transformação que observamos à nossa volta cria a ilusão de que esses dois tempos são palpáveis porém tudo ocorre no presente.
Da mesma forma que a “viajem” para o futuro é apenas uma forma de transformar um referencial mais lentamente que o outro.
Por isso que ao lidar com viajem no tempo surgem tantos paradoxos.
E na verdade nunca nem estamos no presente, vivemos no passado, levando em consideração que existe uma atraso até mesmo pro nosso cérebro interpretar as informações, o tempo que as informações levam para chegar até nós...
ótimo comentário
Pedro, faz um vídeo sobre Físicos no brasil
se vale a pena ser, quais sao as vantagens e desvantagens
Pedro, o paradoxo do avô desconsidera a entropia, assim como o paradoxo de Zenão desconsiderava o tempo. Fale um pouco do paradoxo de Zenão de Eleia, por favor
Passado e futuro só existem como representações e projeções no presente, não são lugares físicos acessíveis.
Isso é bem Schopenhauer, “O Mundo Como Vontade e Representação”.
Isso é uma forma diferente de dizer que o tempo não existe?
sim@@carloswesleydasilva2251
@Inacia-ep8xy Na minha opinião é uma afirmação errada, a propria fisica mostra que viagem no tempo é possivel, principalmente para o futuro. Porém não conseguimos alcançar a velociade da luz ainda, mas teoricamente é possivel. E se é possivel, como pode ser uma ilusão?
o ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva, é por isso que se chama presente.
Se o tempo é relativo, e não existe datas específicas, por exemplo, o tempo na Terra é diferente do tempo de outro planeta, como poderia determinar viagem do tempo baseado em eventos na Terra, se nós nao sabemos o próprio tempo da Terra, se a viagem do tempo está ligado as leis do universo. Talvez devessemos pensar no tempo não como eventos humanos, mas como uma dimensão do próprio universo.
O que eu mais penso sobre viagem de tempo, é como a minha materia está no passado e no futuro ao mesmo tempo.
Exatamente por isso viagem no tempo é impossível, a lei da conservação de energia impede a viagem no tempo. Viajar ao passado infringe as leis da termodinâmica, vc transportar matéria do presente pro passado infringe as leis da conservação de energia.
A não ser que a viagem seja igual Efeito Borboleta 🦋 onde se viaja apenas com a consciência, preservando assim a matéria!
@@Acesar2012 Na verdade, com esse argumento da compensação de matéria/energia, você explicou bem o porquê viagens para o passado são impossíveis, mas atualmente. Você também explica o porquê não vimos ninguém do futuro (ainda).
Pense no seguinte: caso alguém crie um equipamento capaz de transportar de matéria para o futuro, a viagem para o passado torna-se possível, pois ao fazê-la, você recepciona matéria do passado, e envia matéria para o passado, se correta e precisamente feito, seria possível viajar por este meio.
Entretanto, conforme explicado pelo Pedro, desprezando a possibilidade de existirem linhas temporais alternativas, o argumento mais robusto é o seguinte: todos os eventos que implicariam em um paradoxo teriam 0% de chance de ocorrer, mesmo o menor movimento de um átomo a mais que afetaria drasticamente o futuro, causado pela sua mera presença, seria impossível. Portanto, você poderia apenas "consultar" o passado, e não interagir com ele. A cada molécula que você movimenta de modo estranho ao correto no passado, teria que haver uma compensação para o futuro, mas essa 2ª compensação desta vez não envolveria "matéria", e sim "movimento negativo", tornando a viagem absolutamente instável e improvável.
Quanto a esse "movimento negativo", sabemos bem, devido a flecha do tempo também chamado de "entropia", é extremamente improvável (embora matematicamente possível) inverter forças e aguardar que cheguem ao mesmo resultado de um estado menos caótico anterior (o exemplo que explica bem isso é o da xícara de café que se quebra no chão e que, quando invertemos as forças de cada partícula, não se materializa novamente em uma xícara - ou altamente improvável que isto ocorra).
Por isso, o caso é o seguinte: é torcer para que viagens a linhas temporais alternativas do que consideramos "passado", (e friza-se que são linhas temporais distintas, e não o seu passado), fazendo com que a compensação de matéria seja a única compensação requerida, ou simplesmente considerar que viagem no tempo ao passado não existe.
O tempo é uma dimensão volátil do universo, e é realmente relativo, só que este conceito só nos permite acelerar e desacelerar em direção ao futuro, e não ao passado. Como já visto, a viagem ao passado infringe o princípio da entropia e viajar para o passado implicaria em retificar todos os movimentos adjacentes que ocorreram durante sua estadia no passado, algo bem complexo, tendo em vista que para acessar o passado, somente com a sua mera presença, já movimentou milhões de átomos fora do lugar "correto", simplesmente tudo o que você fez, tudo o que impactou teria de ser desfeito de alguma forma até então desconhecida. Portanto, é impossível viajar ao seu passado de modo interativo. A menos que ao fazer isso esteja criando uma linha temporal alternativa e um universo alternativo a partir dali.
@@joaoenriqueleaogasparini " caso alguém crie um equipamento capaz de transportar de matéria para o futuro, a viagem para o passado torna-se possível, pois ao fazê-la, você recepciona matéria do passado, e envia matéria para o passado, se correta e precisamente feito, seria possível viajar por este meio"
Mas mesmo que essa sua ideia seja possível, qualquer viagem ao passado estaria limitada ao ponto no tempo de onde essa matéria foi retirada. Esse tipo de viagem no tempo é explorada no filme Primer de 2004.
É impressionante como seus vídeos passam "rápido", de tão bons que são! Pedro, se um dia a viagem no tempo for possível, eu só consigo processar que viajar para o passado ou para o futuro seria tipo uma viagem "astral", onde vc não poderia tocar em nada. Abraços e mais uma vez, parabéns pelo excelente vídeo!
De fato, passam rápidos mesmo!
Não faça viajem astral para o Centro do Rio de Janeiro. rsrsrsrs
Se não entendeu a referência, eu vou explicar. Existe um boato que tem alguém fazendo viagem astral para o Centro do Rio de Janeiro com uma cimitarra (Uma forma de espada.) caçando quem faz viagem astral por lá. rsrsrs
@@joaogoffredo eu vi isso no twitter mas me pareceu mto meme kkkk
@@Guiiwoo É algum meme, ou piada, ou zoação, e me lembrei dela aqui.
cuidado, vi um cara usando uma cimitarra @@joaogoffredo
Ok, agora muda o nome do canal pra: Crise existencial todo dia
Muda seu nome pra burro também 😂
Up
Up
Up
Up
Cara, o conceito dessa consequência macabra foi muito genial! É legal pois da pra aplicar isso em tantas coisas, como na minha própia vida amorosa kk talvez eu não tenha dado certo até agora por conta disso! Talvez, o meu neto com a mulher da minha vida, não vire um cientista maluco
As ideias finais do vídeo lembram um pouco a premissa do filme A Máquina do Tempo, de 2002.
Mais um excelente vídeo, a propósito.
A série Dark vale muito a pena assistir, e incrível!
Como o universo está em constante movimento, na minha opinião o maior problema de voltar no tempo é saber onde você vai "cair" caso consiga, pois tanto a Terra quanto o sistema solar não estarão no mesmo lugar que agora no passado. Imagina você conseguir voltar e acabar chegando dentro de uma estrela e morrer torrado kkkk
Na verdade, a maior chance é de voltar e parar no meio do nada.
Deixando isso de lado, a realidade é que não se viaja no tempo, mas sim no "espaço tempo". Essa última expressão acaba não sendo muito utilizada por ser maior e fica até chato ficar falando assim, mas é o correto. E, se não me engano, o próprio Pedro já falou sobre isso em outro vídeo
Uma boa ideia
Viajar no tempo no passado infringe as leis da termodinâmica, uma máquina do tempo em última instância seria um moto perpétuo, ou seja, impossível de ser feita. Não é uma questão de tecnologia, de materiais, de conhecimento, é uma impossibilidade das leis que regem a física do universo, infelizmente.
Já pensei nisso também kkk Bom saber que não ui o único. Qualquer pessoa que voltar no tempo, vai provavelmente aparecer flutuando do nada no vácuo do espaço
@@Acesar2012 isso. Até alguém descobrir como fazer, é impossível mesmo
O paradoxo do avô parece ser simples, mas quando olhado atentamente nota-se sua complexidade. Parabéns, Pedrão. mais um vídeo top!
11:30 isso me lembrou das histórias de hittler, que várias e várias pessoas tentaram mata-lo e sempre deu errado
Isso se encaixaria no contexto de viajantes no tempo nao poderem criar paradoxos? Sendo assim por mais que seja menos de 1% de algo falhar, com ele seria 100% pra evitar paradoxos? (Claro... se o evento que o bigodudo causou de certa forma intervisse no futuro do viajante no tempo)
Só o fato de hipoteticamente alguém voltar no passado para tentar mata-lo, já nao é um paradoxo? Isso pelo fato de sempre ter que existir uma linha do tempo onde nao teve ninguém para viajar no tempo e tentar mata-lo.
Dean winchester matou, não se esqueça disso
@@lefox17ff51mas isso isso serviria somente se a teoria do multiverso for real, não?
Eu não sabia q tinha essa dúvida até ver o Pedro falando disso.
E eu também , agora vou acabar perdendo o sono 😊
Você é uma figuraça. Devia estar em Hollywood. Parabéns pela forma divertida, mas séria, de falar de ciência.
Manow seus vídeos são do krl, um melhor que o outro. . . Parabéns pelo seu trampo e só desejo prosperidade ✌🏻
Eu conheci o pedro através de podcasts e sempre via o pessoal falando q os vídeos dele dava sono e agr assistindo os vídeos do canal dele eu realmente entendo vey kskksks isso é mais loko do q viagem no tempo cara kskksks
amo seus vídeos pedro ❣️
E se o paradoxo simplesmente seja incapaz de acontecer? Por exemplo, você viaja no tempo e mata seu avô, mas a pessoa que você matou deixa de ser seu avô e seu avô passa a ser outra pessoa e toda a história que ocorreu deixa instantaneamente de existir, alterando suas memórias também instantaneamente. Neste caso, por mais que você atire e mate seu avô, outro "avô" surgiria e você jamais saberia que seu plano funcionou simplesmente porque a pessoa que você matou, deixou de ser seu avô. Ficaria num looping infinito, matando homens aleatoriamente sem nunca conseguir matar seu avô, pois ele seria "imortal". Neste caso a linha do tempo não seria alterada nunca, ela se defenderia sempre, alterando os personagens, mas mantendo a história como ela foi contada.
O paradoxo do meu avô é que ele teve câncer e não virou o walter white antes de falecer.
Sinto muito pelo teu avô 😓
O verdadeiro paradoxo do avô são os amigos que fazemos no caminho
Caraca, kakakaka
Triste
Não é paradoxo
No começo do video eu não estava entendendo, aí no final parecia que eu estava no começo.
O que acontece é o seguinte: para você existir foi necessário o pai e a mãe e os pais de ambos, seus avós. Se você viaja no tempo, para o passado, e mata o seu avô, portanto ele não conhece a sua avó e seu pai ou mãe não existirão, então como você pode existir se você interferiu nessa história? Esse é o paradoxo. O que ele diz no vídeo é que pode até ser possível viajar no tempo, mas é impossível modificar os acontecimentos, portanto a presença do viajante do tempo em outras épocas da história, passada ou futura, é apenas como espectador.
O que o Pedro fala no final está diretamente ligado com Isaías 46: 9 e 10.
uma outra interpretação para a possibilidade da viagem no tempo seria a ideia de que antipartículas, como por exemplo o pósitron, nada mais seria do que um elétron, porém um elétron que se move no tempo na direção oposta à direção que nós nos movemos, então nós percebemos ele como pósitron por causa disso... nesse caso, uma pessoa viajando para o passado não iria conseguir interagir com o próprio avô tendo em vista possuir propriedades distintas.... mas ainda nesse caso, se a pessoa ao chegar lá volta a se mover na direção/fluxo temporal igual ao do avô, ainda assim poderia cair nos mesmos paradoxos e condições já mencionadas no vídeo...
a discussão é muito boa.
e o filme TENET é uma excelente indicação para contribuir nessa discussão
Cara, é impressionante a qualidade dos videos que vc posta! Excelente conteúdo, meu caro.
se cada vez que a gente for viajar no passado/futuro, criaria outro universo a cada vez que você for viajar “universo do passado” e “universo do futuro”
N, n criara
Gostei dos pedais de guitarra pra simular os comandos da máquina.🎉
O mundo do modelo explicado é muito inocente diante da complexidade do todo. O multiverso até seria uma alternativa desde que limitado a poucas experimentações. Imagine todos os humanos vivos hoje querendo mudar a realidade. Imagine melhor, todos querendo fazer isso desde os primórdios. Nada sairia do lugar!
Esse canal de informações é top! Agrega e faz a gente se perguntar cada vez mais. Parabéns!
Me sinto previlegiado assistir os videos do pedro ainda mais com essa edicao maravilhosa o inicio ja ganhou meu like.
A edição do início do vídeo ficou simplesmente incrível, parecia até um filme hahahaha!!
As vezes eu penso se ainda não encontramos outras formas de vida inteligente justamente por causa disso, tipo uma floresta negra alternativa, criando linhas diferentes no tempo outras civilizações optaram por viver num período onde é certeza que eles são os únicos. Assim evoluindo e depois recomeçando o ciclo
Entrando um pouco na parte filosofica, pode acontecer do tempo se ajustar dps da morte e fazer com que você seja fruto de outro relacionamento de sua avó, seus pais seriam diferentes e você também! Ai entra aquele lance de identidade do barco de Teseu
Essa ideia pode fazer você mudar completamente de aparência e até personalidade, pq as crenças e genética do seu novo avô influenciaram seu pai em criação e genética que por tabela ocorreu o mesmo com você
Reencarnação?
O Marty McFly entrou num dilema parecido. Felizmente consertou a tempo. Se ele desaparecesse, nunca teria viajado no tempo, aí não sei qual seria a solução rs
Apesar de que ele acabou criando um paradoxo no filme
Porque voltando no passando, ele tocou a música Johnny B Goode que ainda não existia, daí o compositor da música ouviu ele tocando e criou a música
Não criouum paradoxo, criou uma verdade @@arte_de_ouvir
@@alanrafael7536 kakajak mt obrigado meu nobre 🤝
@@gilbertoallan isso, paradoxo de bootstrap, eu tinha esquecido o nome kkkk
Valeu!
Não existe paradoxo no De Volta Para o Futuro, no filme, só existe uma linha do tempo mestra e ela se molda aos acontecimentos
Quando o Marty altera o passado, todo universo se reescreve para que aquilo seja possível, ele começar a desaparecer é consequência da restruturação da história
SENSACIONAL!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Eu teria um orgulho enorme de ter um neto assim. Garoto inteligente pra caramba.
Show!
Vou desmontar a minha máquina agora!
Obrigado.
penso que viajar no tempo, seria somente visualizacao de imagens dos acontecimentos. Mas nao alterar nada
mas ter as informacoes daquele momento.
Penso igual, mas uma humanidade capaz de ver, vai aprender a alterar
certeza@@vitor6765
Isso agente já pode fazer kkkk
Não tem jeito, o oda é um gênio
Pedro gênio não tem jeito
Força Pedro estamos todos dentro de você.
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem lá dentro msm 🥵
Bem fundo
😂😂😂😂😂😂😂😂
Canal errado amigo
8:43 *Me faz relembrar uma história que li de um gibi do Mickey, onde convencem o superpateta a voltar no tempo pra dar uma lição no Bafo de onça pra ele não ser uma criança má. Acontece que nada do passado ele conseguia mudar, nem mesmo uma mosca do lugar. Interessante como os roteiristas pensavam assim.*
cara vc é o único professor q realmente presto atenção
O paradoxo em si, é algo tão complexo de se compreender, que se vc para e pensa, ou vc enlouquece ou fica admirado.
Eu me encaixo na segunda opção.
Tudo é complexo.
@@PdiNkJx e se tudo é complexo, nada é verdadeiramente complexo
Já me deu crise de existência sobre o fato de não sabermos e provavelmente nunca sabermos de onde veio tudo.
Se o big-bang realmente aconteceu, de onde veio a matéria? Talvez foi um resultado de um buraco negro de outro universo, mas de onde veio esse outro universo?
Se Deus existe, de onde ele veio? Ele sempre ter existido não faz sentido.
Conclusão: provavelmente somos animais limitados a não conseguir ver e entender sobre esses assuntos, e seremos obrigados a conviver com essa dúvida até o fim de nossa existência.
@@luan_maik Nossa mente é limitada a entender apenas a dualidade causa e efeito: começo e fim, nascer e morrer, passado e futuro, existir e não existir, tudo precisa ter um começo para ter um fim. É impossível alguém morrer sem nem mesmo nascer, isso desafia a mente humana. É como pensar em outra cor ou imaginar uma nova dimensão. O paradoxo de Bootstrap, que também fala de viagem no tempo, prova que é possivel uma informação ou objeto existir sem ao menos ter sido criado.
Só não tente fazer a piada de que um paradoxo é simplesmente uma coisa que você entrega para o doxo (para - doxo)
Eu ouvindo o vídeo do lado do meu avô 💀
Meu avô viu comigo kkkkkk
Um buraco negro é uma região do espaço com um campo gravitacional tão intenso que nem mesmo a luz consegue escapar de dentro dele. A intensa gravidade comprime a matéria até que não haja mais espaço entre os átomos. Corpos celestes dessa natureza podem surgir em decorrência da morte de estrelas supermassivas.
A função dos neurônios é formar redes entre si, ou seja, um se comunica com vários, que se comunicam com vários e com vários, formando a chamada rede neuronal. Quando essa rede é formada, o cérebro faz um raciocínio, guarda uma lembrança, nos fazer sentir um desejo, além de um montão de outras coisas.
Os seres vivos são constituídos por células, necessitam de energia para realizar metabolismo, respondem a estímulos, apresentam material genético, reproduzem-se e evoluem. Estima-se que a vida na Terra começou há cerca de 3,5 bilhões de anos, provavelmente com as cianobactérias.
O Sol é uma estrela anā amarela que os demais corpos celestes do Sistema Solar orbitam. Ele é formado por gases e não dispõe de nenhuma superficie sólida. O Sol é uma estrela localizada na Via Láctea. Trata-se da estrela mais próxima do planeta Terra e a maior de todo o Sistema Solar.
os tubarões são mais velhos que os anéis de Saturno os primeiros tubarões surgiram a 400 milhões de anos e os anéis de Saturno foram criados 100 milhões de anos quando uma lua foi destruída
Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.
Só o fato de voltar no tempo é contraditório, pois se você volta no tempo com intenção de mudar uma coisa no passado afetando o futuro, seu futuro já vai ser mudado e você no futuro nunca precisaria voltar pra mudar, mas se você não voltou, a coisa não foi mudada e você no futuro vai precisar mudar. Uma das hipóteses que mais aceito é que o tempo é imutável, passado, presente e futuro é só uma ilusão, tudo acontece ao mesmo tempo, assim, como uma coisa que está "acontecendo" no passado já aconteceu, ela é imutável.
Essa forma de que o passado já está determinado, é a que mais faz sentido pra mim.
Inclusive, é o que acontece em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.
Tenho outra ideia sobre viajar para o passado.
Você poderia viajar, mas voce seria apenas um espectador no seu corpo naquela época, não poderia alterar nada, sem interagir com o seu eu, somente ver tudo o que fez naquele momento. So ia relembrar todos os passos, decisões, traumas, alegrias e nada mais.
Isso eu já posso fazer kkkk
vc já visitou um museo?
@@Guilherme3g não, mas já li livros e assisti filmes de épocas 👍
Digamos que já fazemos exatamente isso quando sonhamos...
Temos uma maquina do tempo funcionando quando dormimos
Mas no presente do passado o evento "vc chegando" teria q acontecer.
A solução para o paradoxo do avô é simples: se viajar para o passado não mate seu avô
Se ao olharmos as estrelas no céu estamos a contemplar um retrato do passado, entao estamos viajando ao passado todos os dias.
Por isso eu gosto tanto da série Dark, pq ela fala sobre esses paradoxos do tempo de forma muito satisfatória
Assistindo esse vídeo,tive uma inspiração.
Eu pensei bem, é fato que é impossível voltar ao passado certo! E também é certo que o motivo disso é que a tal máquina do tempo teria que existir no passado para se voltar nele. Mas aí eu pensei e,se voltar no tempo significa voltar toda a matéria do universo para um estado anterior específico ou seja,o único jeito seria toda matéria física ou até não física voltaria no tempo sendo o único jeito se se voltar no tempo. Mas aí,isso iria exigir uma energia maior que a energia que todo o inverso, claramente 100% impossível. Mas digamos que por ventura alguém conseguisse,creio eu que o universo e o tecido do espaço e tempo entraria em colapso,muito obrigado por ler meu artigo sou (Telmo Soares) e isso foi graças Deus e a ciência todo dia. OBS: a parte de voltar no passado com uma máquina do tempo,tem a ver com a história do avô.
resumidamente, nunca mate seu avô
Se tivesse um microondas ao lado da maquina do tempo, teria sido a melhor referência do canal... Perderam a oportunidade.
Steins Gate?
O Pedro superou qualquer gênio da história quando criou uma maquina do tempo usando um set de pedais. Não sei se a viagem foi confortável, mas a som produzido deve ter sido muito bom. Chupa, Doc Brown!
Contudo, mesmo que alguém possa viajar no passado, essa pessoa só pode viajar para um passado onde ela esteve, como que eu vou mandar um corpo físico pra um passado onde eu n existi, o mais aceitável seria a minha consciência do futuro ir parar na do passado, ou seja n conseguindo levar um corpo, mas sim a consciência.
Na minha opinião, se a viagem no tempo é possível é possível sim que vc mude o passado ou futuro. Mas somente para eventos dos quais vc não tem envolvimento nenhum.
Eu estava pensando... Vamos considerar a situação em que alguém viaja do futuro para matar o próprio avô. No entanto, surge um paradoxo: se essa pessoa matar o avô, sua própria existência no futuro seria impossível. Como, então, ela pode existir e não existir no passado até o ponto em que mataria o avô?
Eu acredito na ideia de que o viajante do tempo provavelmente veio de um futuro diferente, onde suas ações não afetam diretamente o passado. Isso implica na existência de múltiplos futuros na linha do tempo, divergindo de um único ponto. Há um futuro em que essa pessoa existe devido ao avô estar vivo, assim como os pais, e outro futuro em que ela não existe porque matou o avô, resultando na ausência dos pais.
Só que o ponto central do tempo (matar ou não o avô) parece entrelaçar esses dois futuros distintos, como se houvesse uma sobreposição de duas linhas temporais simultaneamente. O fato de ter duas linhas temporais distintas ao mesmo tempo, originadas de um único ponto principal, pode levar a duas escolhas diferentes para futuros distintos. Ou seja, o viajante do tempo pode não existir e existir ao mesmo tempo no passado, causando o bug da viagem do tempo.
Mas nesse contexto os passados seriam diferentes, o passado onde o avô esta morto é outra linha do tempo que acaba nao tendo nenhuma relação com a "sua".
Moça pelo AMOR DE DEUS você quase acertou, mas ainda tá errado, tem uma forma de você matar seu próprio avô e alterar o seu próprio futuro sem que isso cause um paradoxo com o viajante deixando de existir, ou sem usar a desculpa de que vc simplesmente cria um universo paralelo que não afeta o seu, você chegou bem perto, e eu também demorei pra achar a resposta, mas eu garanto que uma hora todos conseguem descobrir também, e quando conseguirem, podem ter certeza que é de explodir a cabaça (eu demorei mt pra juntar todas as peças desse quebra cabeça)
@@raposavermelha92 na verdade matar o avô sem gerar um paradoxo dependente da teoria específica de viagem no tempo, mas se for uma única linha do tempo onde o viajante vai ao passado para matar o seu avô me explica, como que isso não geraria um paradoxo?
@@cartoonevida3926 não, estou falando de ter ramificações existentes na linha do tempo, sem precisar acabar ou criar outra linha de tempo. Vamos imaginar você jogando um dado e dar que é número 6 neste linha do tempo determinado, mas em outras ramificações a partir que você joga o dado, daria outro número que não seja 6. Entendeu? Basicamente, a existência de múltiplos futuros para múltiplas escolhas.
@@umagarotaaleatoria1461 parcialmente
agora ninguém pode matar nem o próprio avô e nem o do Pedro. Porque a gente aprendeu sobre o paradoxo com ele, e se a gente mata o avô dele, no passado, antes de conhecer a avó do Pedro, então o Pedro nunca teria nascido e não existiria motivo pra gente voltar no tempo pra matar o avô do Pedro pq nn existe Pedro
Guitarristas vendo essa introdução: 🤡
Que vídeo senhores. Que vídeo!!
O começo e o final se encaixando como uma produção de Christopher Nolan foi fantástico 👏👏👏👏👏👏
O futuro sempre será do jeito que é....se uma pessoa consegue prever o futuro, não a nada que ela possa fazer pra alterar....pois toda ação que ela tomar será a causadora desse futuro,caso contrário ela não teria visto o futuro(já que ele não ocorreu)
0:20 adorei a ideia , fiz isso comigo mesmo anteontem escrevi uma versão melhor
Gosto mais da idéia de que alterar o passado não afetaria seu estado atual (no passado), como uma forma de inercia; assim, só o que acontecesse a seguir teria em efeito em você. Consequentemente o tempo que vc conhecia não existiria, a não ser na sua memoria.
Você pode casar com a sua avó e descobrir que na verdade você é seu próprio avô.
Se n me engano acontece alguma coisa assim na série "Dark" da Netflix
eu nem sabia que o paradoxo do avô existia até você falar sobre isso e me fazer pensar em MAIS UMA MALDITA COISA
penso muito sobre viagens no tempo, e penso que ou mexeriamos apenas em uma outra linha do tempo ou que eu apenas ficaria no passado no lugar do meu outro eu kkk e claro, sem mudar muito as coisas
eu acho interessante pensar que uma imagem do nosso passado está viajando sem rumo pelo universo, e que se fosse possível observar a terra bem de longe a gente poderia ver o passado inteiro
É só chegar lá depois de seu pai nascer.
POR FAVOR DR.CIENCIA, FAÇA MAIS INTRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS, NÓS AMAMOS!!
Cara eu amo seus vídeos vc explica de forma bem simples mas de um modo bem inteligente de entender
Pedro,Victor,Tiago,Tulio e o amigo do Cris,Greg.
Vcs são muito bons.
👏👏👏👏
Para mim, pradoxos são apenas jogos de palavras (até mesmo o paradoxo de Russel). Nesta questão de viagem no tempo, é ilógico para mim. Qualquer "ida para trás" no tempo é ir para a frente no tempo. O passado está desenrolado, não sendo mais possível desenrolá-lo. Só o futuro é desenrolável, apesar de inacessível enquanto estamos no aqui e no agora. Na "melhor" das hipóteses, ir lá e matar o próprio avô não afetaria o futuro de onde o "assassino" saiu; afetaria um novo futuro, ou seja, sempre seria formada uma nova linha de tempo, o que implica que ir ao passado seria criar uma nova linha no plano de possibilidades que forma o futuro.
A única viagem no tempo possível é a que acontece dentro da sua cabeça.
A única manipulação de tempo possível é acelerar ou desacelerar o tempo de terceiros em relação a você.
Lembrei da série the umbrella academy, a cena do five explicando oq é o paradoxo do avô 2:41
Toda vez que dormimos no presente viajamos no tempo e, sem percebermos, acordamos no futuro.
Produção absurda de boa nesse vídeo!
Um sonho que eu ainda queria ver… A possibilidade de ver vídeos ao vivo na velocidade 2x. Será que um dia rola?! 🤣🤣
Um bgl que eu sempre pensei e gostaria de saber se existe um nome pra isso. Tipo, quando um homem se casa com uma mulher e tem um filho homem, de certa forma acaba com uma linhagem gigantesca da familia da esposa, pois a esposa é mulher, a mãe dela tbm, a avó dela tbm e assim sucessivamente
Literalmente o melhor canal de ciência que existe
Tá de parabéns pelos conteúdos 🙏🏽
Perdi nos pedais de guitarra simulando uma maquina do tempo haushau. Muito bom
Oii :3 obrigado pelos seus vídeos por sua causa ganhei em 1 lugar em astrologia da escola (no 6 ano) obrigado pelos ótimos conteúdos sobre ciências
Eu tenho uma teoria de que, é possivel viajar para o passado e impedir que seu avô tenha seu pai e mesmo assim você existir.
A teoria é que a maquina do tempo iria conservar a sua matéria ou retornar ao seu presente, mesmo que seu pai nunca tenha nascido na nova realidade a própria máquina do tempo permitiu que sua matéria não fosse alterada mesmo que agora você não seja filho de ninguém na nova realidade. Você se tornaria alguém que nunca existiu, permanecendo vivo apenas por que a maquina do tempo conservou sua matéria. (seria algo como o teletransporte que para funcionar precisaria destruir sua matéria e recriar em outro ponto) basicamente ao retornar para o seu presente você apenas foi recriado com as matérias que a própria maquina gerou.
Me divirto muito com esses vídeos!
1:34 Lembrei da Série Dark😊
Pra viajar pro passado, o passado como um lugar precisa existir, então creio que é impossível. A viagem pro futuro é mais crivel pelo fato de você acelerar a passagem do tempo, e não abandonar o presente.
Eu tenho contato com eles, já fui pro futuro e ao passado, já me mostraram muita coisa
Primeiro que se algo acontecesse e você voltasse no tempo, não quer dizer que o que já aconteceu nunca aconteceu, e afinal se você está voltando no tempo, então ao menos uma consequência não foi apagada! Depois sem explicação nenhuma ele começa a falar de buraco negro.
Antes que me xinguem digam que eu que não entendo nada e que o canal é para físicos, bem, 99,9% de quem assistiu ao vídeo também não entendeu.
Os vídeo do Pedro simplesmente Absolute Cinema
Gratidão por toda essa informação! Você é muito didático!
Me lembrei da série “ Dark” quando ele falou que você na podia mudar o seu passado, mas sim um passado alternativo de outra linha de tempo
..pra uma maquina do tempo viajar no tempo tem que se agarrar ao que "sempre existiu" e está no passado e no futuro ao mesmo tempo e usar como uma escada que vai pra o passado e o futuro a partir daí a pessoa que entrou nessa maquina do tempo na terra quando colocar o pé fora estará perdida no espaço pois o que "sempre existiu"tem uma localização fixa então a terra estará em outra localização no espaço nesse tempo futuro ou passado...quando o que "sempre existiu"for descoberto cientificamente aí talvez a viajem no tempo será possível...