Professor Cláudio... estou extasiada com essa aula, mas, ao mesmo tempo arrasada ...., pois, perceber o nível da minha ignorância me assustou sobremaneira. Gratidão a Você e a toda equipe do Ciência Milenar Indiana!!🙏🙏🙏
Parabéns pelo vídeo professor Cláudio Nigro e por apresentar-nos a história original da humanidade e da Terra ! Maravilhosa a filosofia védica ! É libertadora ! Gratidão ! 🙏
Não consigo ver valor na minha vida antes de conhecer os Vedas. Só vejo desorientação, ignorância, infelicidade e instabilidade. O mantra que o senhor, Professor Cláudio, pronuncia no início dessa aula é muito significativo. Ajnana TimirAndhasya JnanaAnjanaShalaakaaya Chakshurunmilitam Yena Tasmai Sri Gurave Namaha Aquele que remove a escuridão da ignorância presente no cego (desprovido de luz) pela aplicação/administração do conhecimento espiritual Aquele que nos abre os olhos. Todas as glórias ao sagrado Professor espiritual (Guru).
2 года назад+3
A vida sempre tem valor, mas o conhecimento que nos leva à uma maior consciência sobre o Infinito é o que verdadeiramente justifica o inegável valor da existência.
Estive recentemente na Índia onde fiquei 23 dias, com um grupo de "buscadores" brasileiros, voltei com uma imensa vontade de retornar a Índia, porém sozinho, agora porém para tentar uma imersão na cultura indiana, mas receio que está imersão possa me deixar mais confuso ainda diante destas esplicações do vídeo. Obrigado pela aula.
Vc tem alguma palestra sobre os Tantras? As escolas tântricas e vedicas, apesar de ambas não duais, diferem muito em questões de suas disciplinas ou Sádhanas, e na visão de transcendência para a libertação. Intriga-me este trecho do Tantra-Tattva: "Nosso Brahman é inteiramente diferente do Brahman exclusivo do aryastra [doutrina bramanista]. Ele está tanto no céu quanto no inferno; na virtude como no pecado; no desejo como em sua destruição; no bem como no mal; na criação como na dissolução. Ele é o mesmo em toda a parte: na consciência, na inconsciência, e no variado jogo entre ambas. É o que causa a escravidão, e o que, por sua vez, dá a liberação." Tantra-tattva Cap.I Vs. 293/4 (tradução de Paulo Murilo Rosas) Escrituras como Shiva Samitá do Hatha Yôga, derivado do Tantra, também mostram a influência do Vedanta e tradições vaishnavas sobre o conhecimento tântrico original. Dizem que o Yôga foi higienizado pelo Bramanismo, os achados arqueológicos de Harappa e Mohenjo Daro dão indícios de que os dravidianos/civilização do vale do Indo-Sarasvati praticavam Yôga e eram devotos de Shakti. Quem eram os Aryas? Houve fusão de duas culturas distintas?
È uma pena que o áudio seja tão ruim. Fica muito disfícil acompanhar, sendo que a projeção também não permite muitas vezes ler o texto.
4 года назад+5
Obrigado pela sua franqueza Marina. Há sábios na Índia que mal falam inglês ou mesmo hindi. Ouví-los e compreender o que dizem é tarefa ardua, para quem vem até aqui e se senta no chão com o coração aberto. O esforço demonstra o nosso interesse em avançar espiritualmente. Pedimos desculpas pelas nossas imperfeições e lembramos aos interessados que o que importa é o conteúdo do que está sendo dito, (através de uma iniciativa que não busca lucros nem benefícios pessoais e que muitas vezes usa tecnologias caseiras e métodos de amador.) Ficamos contentes em saber que conseguiu ultrapassar as dificuldades materiais e que se interessou pelas informações. A compreensão dos Vedas varia de acordo com o nível de consciência de cada um. Há quem os ache poéticos há quem os ache incompreensíveis. Humildade a gratidão são as chaves de acesso. Sugerimos o uso de fones de ouvido, caneta e papel.
Acompanho e adoro as aulas do CMI e tenho uma dúvida. A idade do judaísmo não é 3500 anos, Há mais de 3600 anos foi o êxodo no Egito, mas o judaísmo existe antes de Abraão e o povo judeu está no ano 5700 e tal. E a civilização da China nasceu há 5800 anos. Me refiro à essa informação no slide desta aula.
4 года назад+9
Existem diferentes parâmetros para medir a idade das civilizações. Há quem aponte datas mais recentes (para todas) e há quem aponte datas mais antigas. As datas usadas aqui são as mais comumente aceitadas, pois a Academia acredita que a escrita seja algo recente e que as inscrições nas cavernas não possam ter mais do que 25 ou 40 mil anos. As datas marcadas nos manuscritos védicos vão para trás no tempo há muito mais de 14 mil anos. Se consideramos esse ponto de vista mias profundo (que segundo muitos historiadores ainda precisaria de milênios extra em seus cálculos) do mesmo modo, a civilização védica é anterior. Nós do CMI pessoalmente acreditamos em datas mais profundas no tempo, mas isso causaria discussões portanto optamos por um parâmetro mais simples. De qualquer forma, a analise filológica da influencia do sânscrito nas outras culturas e o conteúdo histórico dos itihasas não deixa dúvidas: a civilização indiana é antecedente às demais. A lobby pro-Egito é realmente apenas uma lobby.
Sem sombra de dúvida a civilização indiana é a mais antiga, me referi aos povos descendentes dela como os que citei acima. Agradeço pelo esclarecimento.
@@mariaisabelahartz4471 eu acompanho historiadores sérios que afirmam que Abrão surgiu 1.700 a.c, fazendo o acréscimo temporal hj teria 3.700 anos em tempos atuais.
Professor , existe alguma outra aula que explica sobre Lemuria? Por favor Obrigada
4 года назад+5
Sim falamos nisso numa aula chamada RECONSTRUINDO A NOVA ERA, em que comparamos (de um ponto de vista epistemológico) as afirmações das escolas iniciáticas que se referem à "Lemúria". Esta aula está na nossa página do fbook mas em breve será postada aqui tb.
Maravilhoso prof. Haribol! Não sei se comentou e me passou batido, mas quais são os manuscritosvédicos relativos a história do planeta?
2 года назад+1
Tanto os Puranas, quanto os Itihasas, mas sugiro q vc primeiro estude co Bhagavad Gita para compreender melhor as escrituras védicas como um todo. Já assistiu as demais aulas deste canal?
@ haribol! Sim, já estou estudando o bhagavad gita e srimad bhagavatam. Também estudo bastante as aulas do canal. Tenho apenas curiosidade por essa parte "perdida" da nossa história não contada para nós no ocidente. Hare krishna! !!
2 года назад+1
@@rocaportobonito4214 Se quiser, entre em contato conosco no fbook. Temos um grupo de estudos avançado, para quem se interessa.
Sumérios, mesopotâmicos, fenícios, babilônios, TODOS estão descritos nos manuscritos indianos como povos que residiam na periferia do Império Védico. Falamos sobre isso no decorrer desta aula e de outras.
Não devo acreditar em Gandhi em Cristo em Buda em Agnes?. Não devo acreditar naqueles que buscam a verdade a justiça o Bem?
6 месяцев назад+1
Olá Clayton. Todos têm liberdade para acreditar no que desejarem, porém aqui no Ciência Milenar Indiana explicamos a realidade do ponto de vista das escrituras sagradas Védicas. Se quiser compreender melhor você pode acompanhar as aulas do canal na sequência, a partir do Módulo 1 e nos enviar suas dúvidas e questionamentos, responderemos assim que possível. Seja bem vindo.
Nunca ouvi falar em que os derrotados na guerra de kurukshetra formaram os países do Irã, Paquistão e Bangladesh.. 🤔
3 года назад+1
Os reinos derrotados na guerra de Kurukshetra se encontravam no que hoje são Irã, Paquistão e Bangladesh, entre outros. A formação desses países é posterior.
INSISTO CON RESPEITO. MATERIAL IMPERDIVEL, QUALIDADE DEL VIDEO Y SON DE VOZ A MELHORAR MUITO. COM RESPEITO ESPERANDO PELO BEM DE TODOS OS QUE DESEJAMOS CONHECER SEMPRE MELHOR E AMAMOS A CULTURA E SABEDORIA DA INDIA. NÃO PRETENDO OFENDER.
Também estou amando as aulas aqui do canal! O senhor tem acompanhado? Tem transformado minha vida. Com o tempo fui percebendo o quanto o professor Claudio Nigro e todos os colaboradores do canal são imensamente gentis em compartilhar conosco este conhecimento tão raro, mesmo com todas as dificuldades e carências de equipamento etc, visto que são um grupo que não visam lucro algum. Sou muito grata por isso!
Quanta habilidade argumentativa,gostei muito.
Faz todoooo o sentido essas explicações sobre a historia da terra. Ensinamentos que confortam a alma.
Desculpa mas não fazem não
Ciência Milenar Indiana,gratidão por postar.
Gratidão a vc por escrever.
@ amém.
Também estou gostando muito das aulas aqui do canal, elas têm transformado minha vida!
Magnífico !!! Parabéns !!! Muitíssimo agradecida !!
encantada
Goiânia/Goiás/Brasil
25-07-2021
Mais uma vez escutando e aprendendo.
Suas aulas são incansáveis.
Eternamente agradecida! Haribol !
🙏🏽🙇🏼♀️🕉💙💛
Gratidão de novo Claudio! As cortinas desse teatro que é a vida na terra se abriu pra mim com as suas palestras. 🙏🙏
Assistirei de novo. Precisamos assimilar bem esses fatos históricos.
As suas aulas são pérolas ímpar, obrigada por compartilhar 🙏🏻
Aula incrível! Estou cada dia mais fascinada pela cultura védica.
Sempre aprendo e me impressiono com os conhecimentos a cada aula que assisto no CMI.
Gratidão!
HARIBOL!
soh por ter falado gratuito corretamente jah merece meu respeito
Abençoado Seja Seja!! Muita Luz!! Somos Eternos Aprendizes!! Amooo!! Aprender. Gratidão! Gratidão!! Gratidão!!!
👏👏👏🙏💙💛💖💚❤💜
Assistindo pela a segunda vez! Gratidão
Professor Cláudio... estou extasiada com essa aula, mas, ao mesmo tempo arrasada ...., pois, perceber o nível da minha ignorância me assustou sobremaneira. Gratidão a Você e a toda equipe do Ciência Milenar Indiana!!🙏🙏🙏
Gratidão ao prof. Claudio Nigro e todo grupo do ciência Milenar Indiana.
espetacular cada minuto desta aula 🙏
Gratidao amigo por tao bela explicacao historica.eu sou apaixonado por cultura vedica.
Reverências Prabhu! Incrível seu conhecimento! HARI BOL
Impossível assistir uma vez só
Parabéns pelo vídeo professor Cláudio Nigro e por apresentar-nos a história original da humanidade e da Terra ! Maravilhosa a filosofia védica !
É libertadora !
Gratidão ! 🙏
Concordo com esse mestre da civilização indiana.
Gratidão
Espetacular. Esclarece muita coisa
Gratidão por compartilhar esse conhecimento. 🙏🏼 Muitas coisas que eu nunca tinha ouvido falar!
Grato ciência Milenar hare Krishna
Gratidão! Haribol.
Não consigo ver valor na minha vida antes de conhecer os Vedas.
Só vejo desorientação, ignorância, infelicidade e instabilidade.
O mantra que o senhor, Professor Cláudio, pronuncia no início dessa aula é muito significativo.
Ajnana TimirAndhasya JnanaAnjanaShalaakaaya
Chakshurunmilitam Yena Tasmai Sri Gurave Namaha
Aquele que remove a escuridão da ignorância presente no cego (desprovido de luz) pela aplicação/administração do conhecimento espiritual
Aquele que nos abre os olhos. Todas as glórias ao sagrado Professor espiritual (Guru).
A vida sempre tem valor, mas o conhecimento que nos leva à uma maior consciência sobre o Infinito é o que verdadeiramente justifica o inegável valor da existência.
Impactante!
Apenas devem seguir os ensinamentos, caso vibrem. o conteúdo passado não tem fins lucrativo então não esperem super produção.
Amo suas palestras! Agradeço muito por compartilhar! Repete essa palestra com audio melhor, por favor! A qualidade do áudio faz muita diferença.
Estive recentemente na Índia onde fiquei 23 dias, com um grupo de "buscadores" brasileiros, voltei com uma imensa vontade de retornar a Índia, porém sozinho, agora porém para tentar uma imersão na cultura indiana, mas receio que está imersão possa me deixar mais confuso ainda diante destas esplicações do vídeo. Obrigado pela aula.
Agradeço
Gratidão 🙏🙏Hare Krishna 🕉🕉
Quem viu essa aula pode achar interesse o curso bhagavad gita que ele dá cada aula do curso ele cita aulas complementares
Atrasado , mais chego lá , bom , gratidão
Maravilha!
Vc tem alguma palestra sobre os Tantras? As escolas tântricas e vedicas, apesar de ambas não duais, diferem muito em questões de suas disciplinas ou Sádhanas, e na visão de transcendência para a libertação.
Intriga-me este trecho do Tantra-Tattva:
"Nosso Brahman é inteiramente diferente do Brahman exclusivo do aryastra [doutrina bramanista]. Ele está tanto no céu quanto no inferno; na virtude como no pecado; no desejo como em sua destruição; no bem como no mal; na criação como na dissolução. Ele é o mesmo em toda a parte: na consciência, na inconsciência, e no variado jogo entre ambas. É o que causa a escravidão, e o que, por sua vez, dá a liberação."
Tantra-tattva Cap.I Vs. 293/4
(tradução de Paulo Murilo Rosas)
Escrituras como Shiva Samitá do Hatha Yôga, derivado do Tantra, também mostram a influência do Vedanta e tradições vaishnavas sobre o conhecimento tântrico original.
Dizem que o Yôga foi higienizado pelo Bramanismo, os achados arqueológicos de Harappa e Mohenjo Daro dão indícios de que os dravidianos/civilização do vale do Indo-Sarasvati praticavam Yôga e eram devotos de Shakti.
Quem eram os Aryas? Houve fusão de duas culturas distintas?
ruclips.net/video/YeWbm7Bowxc/видео.html
È uma pena que o áudio seja tão ruim. Fica muito disfícil acompanhar, sendo que a projeção também não permite muitas vezes ler o texto.
Obrigado pela sua franqueza Marina.
Há sábios na Índia que mal falam inglês ou mesmo hindi. Ouví-los e compreender o que dizem é tarefa ardua, para quem vem até aqui e se senta no chão com o coração aberto. O esforço demonstra o nosso interesse em avançar espiritualmente. Pedimos desculpas pelas nossas imperfeições e lembramos aos interessados que o que importa é o conteúdo do que está sendo dito, (através de uma iniciativa que não busca lucros nem benefícios pessoais e que muitas vezes usa tecnologias caseiras e métodos de amador.) Ficamos contentes em saber que conseguiu ultrapassar as dificuldades materiais e que se interessou pelas informações. A compreensão dos Vedas varia de acordo com o nível de consciência de cada um. Há quem os ache poéticos há quem os ache incompreensíveis. Humildade a gratidão são as chaves de acesso.
Sugerimos o uso de fones de ouvido, caneta e papel.
@ Não será por pequenas dificuldades que vou deixar de assistir as palestras que trazem um conhecimento único.
O povo do harappa é o mesmo que o império védico? Qual a relação desses dois povos? Abraços professor
Acompanho e adoro as aulas do CMI e tenho uma dúvida. A idade do judaísmo não é 3500 anos, Há mais de 3600 anos foi o êxodo no Egito, mas o judaísmo existe antes de Abraão e o povo judeu está no ano 5700 e tal. E a civilização da China nasceu há 5800 anos. Me refiro à essa informação no slide desta aula.
Existem diferentes parâmetros para medir a idade das civilizações. Há quem aponte datas mais recentes (para todas) e há quem aponte datas mais antigas. As datas usadas aqui são as mais comumente aceitadas, pois a Academia acredita que a escrita seja algo recente e que as inscrições nas cavernas não possam ter mais do que 25 ou 40 mil anos. As datas marcadas nos manuscritos védicos vão para trás no tempo há muito mais de 14 mil anos. Se consideramos esse ponto de vista mias profundo (que segundo muitos historiadores ainda precisaria de milênios extra em seus cálculos) do mesmo modo, a civilização védica é anterior. Nós do CMI pessoalmente acreditamos em datas mais profundas no tempo, mas isso causaria discussões portanto optamos por um parâmetro mais simples. De qualquer forma, a analise filológica da influencia do sânscrito nas outras culturas e o conteúdo histórico dos itihasas não deixa dúvidas: a civilização indiana é antecedente às demais. A lobby pro-Egito é realmente apenas uma lobby.
Sem sombra de dúvida a civilização indiana é a mais antiga, me referi aos povos descendentes dela como os que citei acima. Agradeço pelo esclarecimento.
@@mariaisabelahartz4471 eu acompanho historiadores sérios que afirmam que Abrão surgiu 1.700 a.c, fazendo o acréscimo temporal hj teria 3.700 anos em tempos atuais.
Professor , existe alguma outra aula que explica sobre Lemuria? Por favor
Obrigada
Sim falamos nisso numa aula chamada RECONSTRUINDO A NOVA ERA, em que comparamos (de um ponto de vista epistemológico) as afirmações das escolas iniciáticas que se referem à "Lemúria". Esta aula está na nossa página do fbook mas em breve será postada aqui tb.
@ Obrigada por postar aqui, não tenho redes sociais, só RUclips.Gratidao infinita.
Obg🙏🙏🙏
gratidao 🌹
estou chocado
Maravilhoso prof. Haribol! Não sei se comentou e me passou batido, mas quais são os manuscritosvédicos relativos a história do planeta?
Tanto os Puranas, quanto os Itihasas, mas sugiro q vc primeiro estude co Bhagavad Gita para compreender melhor as escrituras védicas como um todo. Já assistiu as demais aulas deste canal?
@ haribol! Sim, já estou estudando o bhagavad gita e srimad bhagavatam. Também estudo bastante as aulas do canal. Tenho apenas curiosidade por essa parte "perdida" da nossa história não contada para nós no ocidente.
Hare krishna! !!
@@rocaportobonito4214 Se quiser, entre em contato conosco no fbook. Temos um grupo de estudos avançado, para quem se interessa.
SO COOL
🙏🙏🙏🙏🙏
Então será que o hermetismo e as suas 7 leis são posteriores aos vedas parece me que sim...
Sim, todas as demais filosofias surgiram depois das escrituras védicas.
12:47 start
E os sumérios?
Sumérios, mesopotâmicos, fenícios, babilônios, TODOS estão descritos nos manuscritos indianos como povos que residiam na periferia do Império Védico. Falamos sobre isso no decorrer desta aula e de outras.
Excelente a apresentação. Obrigado pela Brilhante explicação. Uma pena que a Gravação está muito Baixa.
Se ouvir com fones de ouvido, vai ouvir melhor.
@ me machuca o ouvido.
Tá bem baixo o áudio
Não devo acreditar em Gandhi em Cristo em Buda em Agnes?.
Não devo acreditar naqueles que buscam a verdade a justiça o Bem?
Olá Clayton. Todos têm liberdade para acreditar no que desejarem, porém aqui no Ciência Milenar Indiana explicamos a realidade do ponto de vista das escrituras sagradas Védicas. Se quiser compreender melhor você pode acompanhar as aulas do canal na sequência, a partir do Módulo 1 e nos enviar suas dúvidas e questionamentos, responderemos assim que possível. Seja bem vindo.
Nunca ouvi falar em que os derrotados na guerra de kurukshetra formaram os países do Irã, Paquistão e Bangladesh.. 🤔
Os reinos derrotados na guerra de Kurukshetra se encontravam no que hoje são Irã, Paquistão e Bangladesh, entre outros. A formação desses países é posterior.
INSISTO CON RESPEITO. MATERIAL IMPERDIVEL, QUALIDADE DEL VIDEO Y SON DE VOZ A MELHORAR MUITO. COM RESPEITO ESPERANDO PELO BEM DE TODOS OS QUE DESEJAMOS CONHECER SEMPRE MELHOR E AMAMOS A CULTURA E SABEDORIA DA INDIA. NÃO PRETENDO OFENDER.
Também estou amando as aulas aqui do canal! O senhor tem acompanhado? Tem transformado minha vida. Com o tempo fui percebendo o quanto o professor Claudio Nigro e todos os colaboradores do canal são imensamente gentis em compartilhar conosco este conhecimento tão raro, mesmo com todas as dificuldades e carências de equipamento etc, visto que são um grupo que não visam lucro algum. Sou muito grata por isso!
@@julianara6425DEVEN MEJORAR IMAGEN Y SONIDO, MUCHO.
SALUDACIONES A USTED Juliana.