Eu passava horas fazendo coisas neste jogo fazendo tudo da maneira errada... Fico imaginando as explicações minuciosas, que um divulgador científico poderia dar. Se bem que isso está mais para um simulador do que um jogo, não?
Ola, é difícil achar um canal que ensine algo tão difícil de entender as vezes como física de uma forma tao filosófica, parabéns a todos os envolvidos no canal por tamanha qualidade em cada vídeo.
Acredito que o nosso maior problema é que não conseguimos imaginar ou perceber algo fora das nossas capacidades. Um ser que usa energias desse modelo, teria conhecimento muito além da nossa imaginação, nossa mente é restrita, sempre usamos formula, cálculos, matemática, esses seres já podem ter superado estás barreiras.
sim, por exemplo, se tem acesso a tantas energias pq nao usar da energia e tecnologia existente justamente pra se "camuflar" e nao ser detectado por outras civilizações
Que privilégio enorme fazer parte de uma geração que assiste o ciência todo dia , e fica maravilhado com os vídeos e a didática do Pedro em ensinar ciência. Parabéns pelo vídeo cara
@Guilherme não, eu tô dizendo que ciências quânticas são complexas de se entender por natureza, as vezes é anti intuitivo. Mesmo de forma simples não é fácil de assimilar. Interpretar uma frase que lhe foi apresentada de forma simples não significa que você realmente entendeu na totalidade sobre o assunto.
também deve-se considerar que outras formas de vida muito diferentes, podem ter outra forma de funcionamento, e não estar limitada aos nossos modelos de consumo de energia
Dependendo das condições quimicas e biológicas que tiverem ocorrido em planetas universo a fora, podem ter formas de vida totalmente diferentes das nossas que nao respiram gases como nós ou se alimentam de coisas diferentes de nós, com formas físicas e habilidades físicas muito diferentes. A gente erra pensando em procurar no universo só condições quimicas iguais as humanas que criaram vida. Claro, coisas como carbono, oxigenio e água são uma base forte pra vida, mas com ctz existem planetas sem isto ou com pouco que possam mesmo assim ter desenvolvido vida adaptada a nao depender desses elementos escassos por exemplo, nem que seja vida microscópica mas deve sim ter vida por aí
Uma civilização além do tipo 2 é algo tão insano, que todos os acontecimentos universais considerados naturais, como buracos negros, nascimento e morte de estrelas, etc, poderiam muito bem serem feitos corriqueiramente por civilizações do tipo 2 em diante. Como consequência, seria mais difícil identificar a existência deles, porque não saberíamos diferenciar causas naturais de artificiais. Várias obras da ficção nos ajudam a entender como seria o poder desses seres: Buracos negros criados para mineração, dobra espacial, e até a própria esfera de Dyson citada no video (Star Trek: Discovery), manipulação de energia multiversal para alterar a realidade (Doctor Who), manipulação de matéria escura (Futurama), portais de teletransporte galáctico (Stargate), etc. Inclusive, sobre a série Star Trek: Discovery que citei acima, foi mostrada ainda uma tecnologia muito mais eficiente que a dobra espacial, chamada de motor de esporos que, de forma resumida, permite que a nave alimentada por tal motor simplesmente se teletransporte para qualquer lugar, através de uma rede espalhada por todo universo. Apesar de ser algo totalmente fictício, seria interessante ver um vídeo sobre aqui no canal.
Motor de esporos é muito viajado e algumas coisas citadas nessas séries não são ficção científica da boa e sim exercícios de imaginação mais fantasiosos do quê científicos
Pedro, assistir ao seu vídeo me trouxe duas questões: 1- Talvez as civilizações não evoluam do mesmo jeito, e talvez não valorizem as mesmas coisas que nós. 2- Como seria o primeiro contato e a comunicação de duas inteligências que evoluíram em ambientes/ planetas completamente diferentes?
A 2 seria muito interessante , mas acho mt difícil haver um desacordo /guerra a menos q eles sejam uma civilização tipo 3 , como explica nesse video . Acredito q vai depender mt , pois vai depender de seu metodo de comunicação . Me faz imaginar muito o filme "A chegada"
@Ana Araujo achei interessante esse ponto, por sermos o único exemplo de evolução da vida fica difícil imaginar como seria essa valorização deles. E dependeria também do momento em que eles estão da escala
@@samuell626 é verdade, a pergunta dela me fez lembrar na hora desse filme. É incrível!! A maneira como retratam o quão a comunicação é importante e pode ser diferente
Á medida que as civilizações vão avançando, elas adquirem grandes avanços, podendo ultrapassar os limites de tudo que é orgânico. Por isso que as civilizações deixam de ser orgânicas e se tornam sintéticas podendo ser ainda mais avançadas do que uma vez já foram. Espécies assim são as espécies que alcançam a magnificência. Mas isso depende muito como cada civilização irá avançar.
Pedro Emílio Niebuhr Loos, depois de assistir quase todos os teus vídeos (o seu é um daqueles pouquíssimos canais que considero que valham a pena me inscrever) eu imaginava que você fosse um filósofo com doutorado em epistemologia da ciência! Depois de pesquisar a sua biografia fiquei surpreso e muito satisfeito ao constatar o quão inteligente e talentoso você é. Não só o Brasil mas o mundo precisa de mais gente que pensa com essa agudeza e curiosidade e ainda com disposição para ensinar. Parabéns, a civilização agradece.
Exatamente . Todo fisico está muito próximo da filosofia o que diferencia é que eles estão colados com a matemática. Espetacular saber que estas inteligências extraordinárias levam o mundo adiante. Continuem !!parabéns Pedro !
Pensar sobre isso é tão absurdo e tão maravilhoso ao mesmo tempo. Mas eu acho bastante triste que, enquanto humanidade, nossos conhecimentos estejam tão avançados, mas, enquanto indivíduos, ainda estejamos engatinhando. O que eu quero dizer dizer é que nós sabemos tanto sobre o universo hoje em dia, mas são tão poucas pessoas que têm acesso a esse conhecimento (eu incluso). Eu fico muito grato aos divulgadores da ciência, não fosse por vocês, muitos de nós ainda estariam nas trevas da ignorância em muitos aspectos. Então, MUITO obrigado!
Acompanho desde quando o cabelo era curto e o rosto de espinhas kkkkk Ver o avanço do canal, da pessoa Pedro, de todos que trabalham para ser o melhor para seus seguidores.... Não tem preço!!!!!
"Ou estamos completamente e totalmente sozinhos no universo, ou , sim , há outras civilizações no universo além de nossa seja qual for a realidade, ambos os cenários são incrivelmente épicos" - Carl Sagan
Nossa civilização n tem nem 100 mil anos, imagina pro universo q tem 18 bilhoes o quanto nesse tempo nasceu e morreu civilizações com suas tecnologias ou não, vida inteligente ou não. São mtas possibilidades
Acho que o Pedro quis dizer "vamos descobrir em breve" por conta das imagens que o James Webb irá nos fornecer. Uma verdadeira máquina do tempo que começará a operar em breve!
Kardashev formulou um conceito interessante, mas cientificamente errado. Para exemplificar, vamos fazer uma comparação. o Eniac, o computador, consumia 200 mil Watts de eletricidade e pesava trinta toneladas, e no entanto, apresentava uma ínfima fração do poder computacional de um Apple Watch. Uma civilização avançada irá consumir menos energia, comparativamente, e não mais, a ponto de não ser possível observar. É necessário também considerar que desconhecemos 98% do universo, o que hoje é considerado como matéria e energia escura, e isso não está há milhares de anos-luz de distância: a realidade de nosso próprio planeta é muito mais complexa do que os humanos podem perceber.
@@forgotten_world em partes, pois existe o paradoxo de Jeovans, em que a criação de dispositivos mais eficientes gera um maior crescimento econômico e as pessoas consomem mais energia
Se uma civilização poder estar tão avançada que controla o tempo e pode andar para trás e para a frente no tempo, isso quer dizer que essa civilização podemos ser nós mesmos, ou melhor os nossos descendentes.
A escala 4 já foi ate retratado no filme MIB, onde uma galáxia inteira estava na coleira de um gato, e no final do filme no pós credito as escalas 5 e 6 onde seres de outra realidade jogam com universos inteiros como se não fossem brinquedos.
Que explicação fantástica! Quem assistiu a última temporada de Star Trek Discovery vai entender o que é uma civilização 4 da escala de Kardashev atualizada!
*SPOILERS ABAIXO* Se bem me lembro, aquele cara de cabelo branco disse que os Dez-C estavam próximos da escala 2, por causa da "esfera" de Dyson que costruiram, apesar de também criarem buracos negros pra mineração. Como essa escala é medida com base na quantidade de energia que uma civilização extrai e produz, isso leva a entender que os Dez-C são uma civilização do tipo 2, ou talvez um pouco acima (mas ainda abaixo do tipo 3).
Cara que incrível! O mais incrível de tudo isso é ver que é possível sim ser feito, porém o poder centralizado na mão de poucos nos impede de avançar vertiginosamente
Instintivamente pensamos que essas civilizações tem em escala um tamanho semelhante ao dos seres humanos, que habitam planetas semelhantes a terra em tamanho, mas se pensarmos que podem existir civilizações em que nossos universos sejam microscópicos em relação a eles, então essa idéia do aproveitamento energético passa a ser só uma questão de escala.
Acho incrível tal conteúdo sobre o universo e futuramente quero me tornar um astro-físico, descobri q gosto de estudar o universo desde 2017 e até agr ainda quero continuar focando na astronomia.
Ele mencionou que seríamos capazes de detectar uma civilização de lv 3 por conta do calor liberado... Mas aí pergunto, pra uma civilização com essa tecnologia, não seria fácil pra eles reutilizarem o próprio calor liberado como energia, ou até mesmo camuflar esse calor para que não fossem detectados por civilizações mais atrasadas tecnologicamente?
._.) Mas ainda sim uma civilização de tipo 3 deixaria vestígios, tipo um T-Rex a gente sabe que viveu por conta da sua ossada,uma civilização de tau nível ja teria deixado vestígio a rodo
@@amadeusoliveira9846 um T-Rex a gente sabe que viveu porque viveu no mesmo planeta que o nosso... Agora, uma civilização muito mais avançada que a nossa, além de estar tecnologicamente muito além, já vive há muito mais tempo... De repente elas podem ter aprendido a mão camuflar seus rastros quando o nosso sistema solar nem existia ainda... 🤷🏻♂️
Parabéns !! Continue com o trabalho !! Esta influenciando positivamente muito jovens e adultos também. Eu virei engenheiro por causa do Cosmos do Carl Sagan e quase fui para astronomia....rs Forte abraço
Finalmente um ponto teórico no qual eu concordo plenamente com o Pedro. Eu penso que uma civilização que já seja capaz de levar seus membros facilmente entre planetas já tenha atingido um estado evolucionário totalmente incompreensível para nós. Talvez até já estejam aqui em nosso planeta, mas são tá avançados (e consequentemente tão diferentes) que somos incapazes não só de interagir com eles, mas até de perceber a existência deles. E eles de perceber a nossa, ou até de nos distinguir de outras coisas como animais irracionais, plantas e pedras.
acho que eles poderiam nos identificar mas não nós a eles, se eles não quisessem. O PEDRO disse que a gente poderia identificar uma civilização de nível 3 em nossa galáxia, mas é claro que não. E outra, discordo do nível 0,73. Usar TODA forma de energia de um planeta não é usar TODA A ENERGIA de um planeta. Não há dúvidas que nossa civilização, bem ou mal, é uma civilização planetária, nível 1 sem dúvidas.
@@FredGarschagen e com agora a iniciação da colonização de marte(óbviamente ainda sem colonos)então imagino eu que estejamos na escala 1.01,já que começamos a interagir com marte
Assisti um vídeo do Michio Kaku há alguns anos sobre essa escala. Muito bom ver conteúdo brasileiro sobre isso! Parabéns Pedro, conteúdo nível Galactico
@@felipeassis3779 oi? Tirando os evangélicos? Kkkkk talvez vc não saiba, mas todo tipo de vida fora da terra é considerado EXTRATERRESTRE, ou seja, Deus é um extraterrestre, os anjos são, e se existe uma civilização de um Deus, é pq existe uma civilização muito inteligente, o problema é q pessoas como você não entende isso, se baseiam na msm história de sempre que é contada, enfim....
Muito bom ter uma turma jovem pensando 😔 em ciência. Fiquei bem impressionado com nossa civilização, que realmente cada vez mais gasta e energia, estamos a poucos passos das usinas atômicas total. E quanto outra civilização inteligente, aposto nelas e pode haver muitas, que por exemplo, tenham como energia pedras. Sobre as criaturas nem me atrevo pensar uma forma. Gosto de brincar que bactérias seriam seres pensantes que nos habita, pra elas somos o universo em relação a outra civilização, tipo formigas que mais parecem mini robôs, que fazem fungos para comer(forma de energia) Parabéns. Ligado nos comentários, quero aprender.
A tipo 1 explora todas as energias disponíveis DENTRO do seu próprio planeta. A tipo 2 já vai lá na estrela e fecha um painel solar gigantesco em torno dela. Assim, a tipo 2 obrigatoriamente já é uma espécie espacial. A tipo 1 tem mais chance de ser a espécie planetária
@@danvilhena Tipo 1 já é espacial Para se construída uma esfera de dyson muito recurso é necessário para criar essa mega estrutura Por isso seriam necessários minerar meteoros e outros planetas Já temos até estruturas no papel que mostram como seria possível fazer a viagem entre planetas mais rápida e menos custosa A humanidade está perto de uma civilização de tipo 1
Excelente vídeo, parabéns pelo canal. Sempre muito interessante. Nada fala mais sobre a civilização humana do que a sua tendência a imaginar que civilizações mais avançadas precisam fazer coisas que nós não conseguimos fazer, mas teorizamos que deveriam ser feitas para atestar o desenvolvimento tecnológico. Muito humano.
O Pedro é um cara muito importante para nossa história, é um exemplo de quê, o pensamento dos gringos quanto a nossa capacidade de pensar... está totalmente errado e que sim o brasileiro é inteligente O Pedro é um EXEMPLAR disso!!! Parabéns Pedro Que você alcance todos os seus objetivos, Pois todos os dias aprendemos algo novo com seus vídeos não importa qual a ordem cronológica deles, se é vídeo antigo ou novo, a gente sempre aprende COM VOCÊ! : -) 🙂🇧🇷💚❤💙🤘🤟👏👊🤜👍👍
Todo ser humano é intrinsecamente igualmente inteligente aos demais. O que nos falta no Brasil, são as prioridades, os valores, as políticas, os recursos e a visão de longo prazo para se investir na educação, na pesquisa e no desenvolvimento do conhecimento. Ainda somos uma sociedade que se auto-destroi ao invés de se auto evoluir. Somos preocupados só conosco mesmos ao invés de sermos solidários, nossa civilidade ainda está na barbárie ao invés da cidadania.
@Natsuki Subaru se este individualismo vir junto da ignorância, arrogância, egoísmo e muito ruim sim, exemplos, os desvios de verbas, corrupções que não investem, desdenham da edução no Brasil, que faz muitos de nossa população não terem evolução e educação qualitativas. Como nosso amigo, Márcio Rempel, citou no segundo comentário aqui. Brasil e nossa população tem tudo para evoluir, porém os políticos e população egoístas, corruptos só estagna mais que evoluí. País sem investimento, estrutura e apoio JAMAIS será desenvolvido
@Natsuki Subaru vc não vive numa sociedade com sistema político não né ?! Então, fds os pobres, pessoas doentes, animais, meio ambiente, nós tudo aqui, até vc, cidades, florestas, educacao, segurança etc? Cada um melhorar mais os políticos, q nada favoreça apenas os magnatas, ricos, invista e não tenha tanta ou nenhuma corrupção, sem ditaduras, golpes ou intervenções, menos crimes, guerras civis para melhorar mais ainda um país e o nosso Brasil. Individual e bom, coletivo e melhor ainda.
@@ricardobrandao5626 Todos esses problemas que você citou vêm do Estado, que permite a recompensa por trocas involuntárias. Coletivismo não é bom, cada indivíduo tem seu interesse próprio e nenhum quer ser prejudicado. E em contrapartida, o interesse coletivo representa o bem comum, prejuízo de uns para o benefício de outros. Mesmo que o Estado ajudasse o pobres, o que discordo totalmente, para a sociedade não há ganho real sem o individualismo, apenas distribuição. E em um sistema dinâmico como o nosso que é repleto de variáveis, essa distribuição se torna ineficiente, a não ser que essas variáveis sejam reduzidas, otimizadas, ou somente descartadas, ou seja, controle. Coletivismo é cruel, isso sim.
Pedro sempre quis saber o que acontece quando extraímos petróleo de um grande digamos "sitio" petrolífero, se estamos continuamente retirando de lá, não fica necessariamente um grande buraco vazio, isso não seria tipo um grande risco de causar um gigantesco desabamento? Dá pra responder isso em um próximo vídeo ou mesmo aqui nos comentários, sempre quis saber.
Bom dia meu amigo, cara sempre tive essa curiosidade também, até penso em uma grande explosão, pois com a retirada do petróleo ficaria gás em excesso, daí gás hiper inflamável com um núcleo queimando em milhões de graus, penso wue não dá muito certo. Kkkkkk. Abraço.
pelo que vi em um documentário. São abertos dois furos, 1 eles injetam um líquido pra pressão ajudar a ser extraido pelo outro.. e nao deixa um espaço "vazio".
seria interessante um video sobre "COMO A TECNOLOGIA EVOLUIRIA NOS PRÓXIMOS ANOS CASO O PROBLEMA ENERGÉTICO FOSSE RESOLVIDO ?", seria um video de possiveis simulações mostrando cada etapa da nossa evolução tecnológica e chegando talvez numa estagnação onde teriamos que evoluir como espécie
Quanto mais avançada se torna uma civilização , mais capacidade tem de resolver problemas complexos advindos desse avanço . Portanto , se não encontramos ainda nenhuma civilização tão avançada assim , talvez seja por que nossos instrumentos são muitos atrasados para detectar essa civilização .
Ou não existe, ou ela não quer ser descoberta. Imagina! E se somos a civilização mais avançada do universo observável? E do que a gente tb não consegue ver?
As TEORIAS acatadas no videos são realmente só teorias . Essas civilizações tipo 2 e 3 são imaginárias , não há indicio nenhum que elas existam(particularmente acho que não existem).
Eu gosto muito dessa mistura de entusiasmo e melancolia dos roteiros do canal. Eu não gosto muito dessa escala porque dá a entender que a nossa progressão passa pela destruição do que nos antecede. Talvez esse marco de se tornar "tipo 1" seja um passo muito importante e nenhuma civilização até hoje aprendeu como dar. Vamos torcer para que encontremos as respostas que precisamos
Vida eterna, pós-escassez e amor. O resto deixa que os sistemas automatizados vão tocando por centenas de milhares de anos. Numa civilização indiferente ao tempo.
Excelente vídeo! Faltou apenas mencionar que dentro dessa teoria está prevista também, que as as questões sociais também teriam que evoluir. Pois sem uma sinergia em escala global não sairíamos do lugar (como acontece nos dias atuais), ou pelo menos atrasaria E MUITO esse desenvolvimento. Deixar as máximas fatalistas de que o ser humano é o lobo do homem, e que poderíamos de fato sermos uma espécie coesa, sem guerra, existindo apenas uma raça, a humana, teria que sair da utopia.
Pedro, da uma olhada em Seikaisuru Kado, Um anime que aborda literalmente esse lance de uma civilização super avançada que aparece na Terra(é bem interessante)
@Antônio De souza se tivesse ofendido foda-se. A questão é q tu reclama do q o cara tá pedindo pro outro q n tem nada a ver cntg e tu vem dar uma de maluco. Se foder
Eu tenho deficiência visual total, mas apesar disso consigo comentar nos vídeos com um leitor de tela. Fico muito feliz com o crescimento desse canal aqui na plataforma, é resultado do excelente conteúdo postado. Seu conteúdo é de extrema importância para mim e muitas outras pessoas. Parabéns pelo trabalho realizado e pela dedicação. Motivado pelo gosto pela área da informática, criei com os meus amigos um canal mostrando como os cegos assistem vídeos, e como usam aplicativos no celular e no computador com total autonomia!
Muito bom o conteúdo do seu canal, blind center, vc faz um trabalho gigante e é pouco reconhecido. Tenho certeza que vai alçar vôos cada vez maiores, foco.
Essa teoria e incrível, eu tinha visto isso no Instagram e fiquei encantado. Eu bem queria vê essa teoria acontece. Mas atualmente agora em out/22 vou fazer 19 anos. Mesmo que eu viva uma quantidade boa eu creio que eu não passo do ano 2100
Outras civilizações é assunto que poucos entendem, mas, assistir um vídeo muito bom sobre esse assunto, falava sobre como descobrir se há outras dimensões com civilizações em outras partes do universo, mas, foi retirado era o primeiro vídeo desse canal, já procurei para assistir novamente, o nome do canal era 12 regências com Verônica Melo
Considero o universo um imenso ecosistema, parte nos é conhecida e outra parte a ser descoberta; porem no universo somos todos alienígenas, extraterrestres e/ou bárbaros; não importa se a micro ou macro escala, consciente ou inconsciente, estamos verdadeiramente em constante interação
esta enganado,é possivel sim não existir vida em outros planetas.não existe vida em outros planetas bem proximos da gente,imagine nos outros.mercurio, venus,marte,saturno,urano,netuno e plutao,até agora eu não ouvi falar que existe vida em outros planetas.devido ao que aconteceu com a humanida,deus criaria vida em outro planeta? eu acho que não.
Adoro seus videos, vc faz um maravilhoso trabalho eu queria deixar uma sugestão de video sobre a hipotetica "esfera de Dayson" acho esse tema muito interesante, que explora vestigios de civilização tecnologicamente avaçadas.
fazia um bom tempo que eu não assistia algo em seu canal pois tava muito ... "antes do video, click aqui, se inscreva ali, compartilhe, colabore..." e vc é um cientista como poucos e com certeza merece sim um apoio mas da ordem cientifica e dos órgãos que dependem de mentem aguçadas e até fantasiosas pois sem isso nada se cria ... só se copia! ps: esquece ... no meio do vídeo veio o alura...esquece, vou deixar o like apenas.
@Lucas Gabriel ou seja:nem estão mais entre nós,isso significa que seríamos a primeira civilização 3D a conquistar o universo,e não detectamos nada dessas civilizações super-dimensionais pois somos de dimensões inferiores
Alguém poderia, por favor, explicar o porquê seria impossível ultrapassar a região em que o espaço-tempo se expande em uma velocidade maior que a da luz ? No vídeo fala que seria pelo fato de que precisaríamos de uma quantidade de energia maior do que a que temos disponível, eu gostaria de entender melhor o porquê se precisaria de tanta energia e como se dá essa relação entre a velocidade da luz e a de expansão da "fronteira" do universo observável.
Oi Maria Luiza seu comentário achei excitante e tentei responder "quebrando" em partes.. Pois bem, primeiramente partindo do princípio que, pra alcançar/ultrapassar a velocidade da luz seria necessário massa e energia infinita, logo seria impossível. Não temos corpos que suporte isso e nossa energia é limitada. A luz viajando por partículas não tem massa, então energia não tem limite. Um corpo com MASSA necessita de ENERGIA para se mover, ambas caminhando de mão dadas Segundamente, essa é a maior velocidade em NOSSO universo, nada se move além disso. Não é possível atravessar o tecido do tempo-espaço, sucessivamente abrindo uma fenda, pois nossa energia tem limite e não temos um corpo de massa infinita, como mencionado acima e por você. E um corpo precisa de energia, seja ela muita ou pouca, para ter FORÇA e se MOVER através da distância. Já a relação de "velocidade da luz e expansão da 'fronteira' do universo observável" é nenhuma, pois a velocidade da luz é superior a forma como o universo expande.
Eu não sou o sabichão nem quero dar um de mestre ou doutor em física, só achei legal me desafiar a responder. E se eu estiver equivocado sobre os fatos que citei, por favor me corrijam.
Desde o vídeo *_EQUAÇAO DE DRAKE_* , que não via uma explicação tão complementar sobre civilizações universo afora, como foi abordado neste sensacional vídeo! Incrível o cuidado, os estudos levantados, as dúvidas deixadas... Será que realmente ninguém nos avizinha? Somos realmente primitivos ainda ou avançados? Mais "porquê", que respostas! 🤔
Pedro, seus conteúdos sempre são espetaculares e me leva a filosofar em várias questões. Mas afirmo que você pode colocar o conteúdo deste vídeo específico no seu TOP 5 do canal! Sucesso!
E se as civilizações mais avançadas já conseguiram uma forma de liberar o mínimo de calor possível , e esse calor seria tão mínimo que não conseguimos detectar?
Isso que imaginei, exitem apenas 2 saidas. Ou todas as civilizações morreram tentando alcançar o estágio 1, ou o estágio 3 seja tão complexo que nós não podemos compreender... Afinal... Como um homem das cavernas compreenderia o oxigênio? consegue perceber? Talvez como eles enxergam a energia e como eles a utilizam, n faz sentido para nós e para nossa tecnologia tão inicial e por isso n enxergamos essas civilizações.
@@tiosenk5140 cara, e quem disse que pra uma civilização pra avançar e se tornar uma civilização extra sistema ou galatica, precisa consumir toda a energia de um planeta? não faz o menor sentido isso... se voce matar todo mundo na terra e deixar apenas um grupo de 10 mil pessoas, super ultra genias, eles podem por exemplo construir naves movidas a hidrogenio, ou a energia solar e sair por ai consquistando o universo todo, sem usar se quer 0,1% da energia produzida na terra... logo uma civilização pra ser galatica, nao precisa consumir toda a energia de um planeta, essa comparação nem faz sentido, de tão burra que é.
legal! 6:40 interessante pensar nesse ponto de vista de que o 0 é a vida no início, entao pela lógica todas as formas de vida na terra por exemplo podem ser incluídas na escala kardashev.
@@samuell626 energia! Energia suficiente pro seu sistema imunológico conseguir combater a doença! Seja ela através de antibióticos que reduzem o número de seres vivos invasores, pros seus leucócitos conseguirem se reproduzir e vencer a doença, ou fornecendo energia através de vitaminas pra fortalecer seu corpo... (Células são fortes quando conseguem combater inimigos, transportar recursos, se dividir, etc). Então... SIM... A resposta é: energia! Kkkkkkkkkkkkk
Queria aprender mais sobre reciclagem com os manos aliens, afinal eles usam energia de estrelas e não deixam nenhum tipo de resíduo no universo. Com certeza deve ter algum tipo de consenso universal sobre reciclagem feito a milhões de anos atrás, e talvez por isso nunca encontramos outros tipos de civilizações.
@@amadeusoliveira9846 mas a evolução funciona assim ... Vc melhora uma coisa em consequência estraga outra. Pois na natureza a gente não cria nada .. simplesmente transforma... Eu acredito q hj acontece roubo de terras... desmatamento.. tudo que envolve seres humanos.. Até lá vai evoluir a proporção, mas o estilo será o mesmo pois haverá venda ilegal de planetas, mineração ,. Sempre haverá alguma coisa a ser cobiçada.
Felizmente para atingir o ponto mais alto desta escala é exponencial, pois quanto mais sabemos, menor se torna o tempo para alcançar o próximo estágio, q é mais desafiador q o desafio anterior. Dobramos a quantidade de conhecimentos a cada 1,5 anos. Ou seja, se colocarmos um número para isto, então: Em 2000, tínhamos um valor 2 de conhecimento. Em meados de 2001 já teríamos 4 de conhecimento. E no início de 2003 teríamos 8. Em meados de 2004 teríamos 16. Em 2006 já teríamos 32. 2007 = 64 2009 = 128 2010 = 256 2012 = 512 2013 = 1024 2015 = 2048 2016 = 4096 2018 = 8192 2019 = 16.384 2021 = 32.768 2022 = 65.536 2024 = 131.072 Logo, em meados de 2022 teríamos atingido 65.536 de conhecimento e a próxima marca (2024), teremos alcançado 131.072 desde o ano 2000. Entendem que estamos a cada ciclo dobrando o nível de conhecimento que adquirimos no mesmo período de tempo? Então, estamos encurtando este tempo pela metade a cada 1,5 anos.
Bbela teoria mas não esqueça o fator humano da jogada: guerras por poder, disputa de territorios criminalidade, fome, ignorância, ganancia etc. . . Essas coisas atrasam o desenvolvimento( ou tbm estimula em alguns casos) por isso que logo se aplicar isso na sua logica acaba por deixar um tanto caótica e torna-se um tanto imprevisivel. Creio eu
voce esquece de uma coisa: quanto mais avançamos em quesito tecnológico, mais complexo fica para se fazer novas descobertas simplesmente pela dificuldade das pesquisas e da necessidade de conhecimento técnico especializado
@@talegal6459 hummmmmmmmm,eu acho que é LEVEMENTE superior,já que eles vivem no plano astral,e se considerarmos o plano astral como uma dimensão onde DE ALGUMA FORMA "COMPLETAMENTE CIENTIFICA"a essência do ser vai até lá pra voltar milênios depois,ou "MUITO CORRETAMENTE" antes,eles podem estar mexendo com outros universos sem gastar totalmente o nosso universo
Eu acredito que só vamos conseguir evoluir além do que imaginamos é com IA sem limites. Sim, isso é extremamente perigoso, mas também benéfico, perderíamos talvez o posto do topo da cadeia de poder na terra, porém evoluiríamos a um ponto que nem em sonho poderíamos chegar.
achei incrível já pensou em fazer vídeos sobre as super estruturas já conhecia a esfera de Dyson mas nunca pesquisei como iríamos fazer (provável minerar mercúrio inteiro kk)
Esse conteúdo buga a cabeça de qualquer um, mas sigo firme acreditando que haja civilizações avançadíssimas. Não sei se tipo 3 ou 4, mas até 2 eu arriscaria.
Como sempre seus vídeos são muito didáticos e com roteiro e analogias impecáveis, parabéns ! Mas tenho um questionamento sobre a escala da civilização do tipo "1", boa parte da energia gerada no planeta é oriunda indireta ou diretamente da estrela, a energia solar é a mais óbvia, porém, sabemos que as influências gravitacionais, luz e calor geram os movimentos das marés e movimentação do ar, por exemplo. Portanto, fiquei na dúvida se podemos realmente considerar essa civilização como a que utiliza energia em escala "planetária". Se puder me ajudar a entender eu agradeço. :)
A questão dos resíduos da produção energética também poderia atrapalhar outras civilizações, tornando necessária uma mudança de planetas devido ao lixo resídual, criando civilizações avançadas e nômades.
Muito legal o vídeo, dá pra dar uma boa viajada. Achei bem interessante o final, que fala sobre os resíduos da geração de energia, pois isso já é uma preocupação atual, a busca por energias mais limpas com o minimo de geração de residuos. Show de bola!
@@overdrivebr que tudo que gera energia gera um resíduo, vou te dar um exemplo bem escroto. Você come, o alimento gera energia e esse processo gera um resíduo 💩 Não olhei o vídeo de novo 0ara relembrar o assunto, mas acredito que por exemplo, mesmo a energia solar ou eólica que são energias mais "limpas" podem vir a gerar esses resíduos e ainda assim prejudicar o nosso planeta, mas em um percentual muito baixo em relação a geração de energia nuclear, termoelétrica ou hidrelétrica.
Kkkk onde irá conseguir isanamente matéria para isso , e energia para construir, se for possível isso a humanidade supostamente neste nível,essa ideia é inútil, logo só uma contrução como essa com a magnitude de matéria e energia para construir, energia não é problema para querer energia de uma estrela,
@@henriquehenrique1245Faz que nem alguns jogos e filmes mostram, usa o planeta mais próximo como matéria prima (mercurio mineradoras wwwwwwwww) e a energia seria compensada com o tempo, a construção não seria da esfera inteira de um momento para outro, mas aos poucos, então conforme construímos ela, começaremos a ganhar energia dela e com essa energia, construir mais.
@@WaifuSeeker sim mas acontece que o planeta Terra é um grão de areia comparado o tamanho do sol a energia seria tão , surreal com uma estrutura dessa para um mero planeta insignificante com sua civilização, e como eu falei antes nem sentido tem essa ideia kkkk a energia e matéria para isso se fosse possível seria inviável , porque a energia para transportar matéria de outros sistemas solares seria outro fato que energia não seria problema para querer energia de uma estrela, vc sabia que toda matéria do sistema solar 99,8 % é só o sol kkkkkk deixando todo resto como planetas luas com mizeros, 00,02%
@@henriquehenrique1245 Entendi seu ponto, mas não estamos falando da massa total, mas apenas algo como cobertor, seu cobertor não precisa ter a mesma massa que você para te cobrir, e sim, eu sei que ainda seria MUITO longe do suficiente, mas se começarmos ao utilzar coisas como o cinturão de asteroides e mercurio, já teriamos algo grande o bastante para dar energia para um krl
Eu imagino que em vez de você rodear a estrela inteira com alguma coisa você poderia inventar alguma coisa que fosse densa o suficiente para fazer uma estrutura e chegar no núcleo da estrela, seria como se fosse uma tomada(sei que é uma simplificação absurda) mas imagina algum material que não fosse consumido pela gravidade da estrela e que drenasse a energia dela de dentro pra fora. 😅
Nós como civilização somos muito atrasados ainda, por ex em termos tecnológicos... Estivemos séculos tantas e tantas vezes sem evoluirmos nada, o que no total foram provavelmente milênios sem evoluirmos praticamente nada. Cumprimentos de Sintra (Portugal)
Nunca vi algo parecido com esse vídeo! E olhe que eu sou louco por assuntos sobre evolução! Como seria usar toda a energia gerada pelo planeta Terra, pelo sol, Pela galáxia? Não cabe na cabeça de qualquer um! Eu olho para as ações humanas na terra e vejo como se nós estivéssemos virando a pobrezinha pelo avesso! Isso seria possível sem destruí la, e nós irmos juntos!? Meu cérebro está virando uma geleia! Geração e transmissão de energia elétrica é uma ação fantástica!
Pode parecer doideira a ideia de Kardaschev mas, faz sentido, assim como a esfera. Eu já acho viável usar toda a energia de uma estrela. Seria fantástico.
Se acha viável, explica pra gente: COMO uma civilização dona de uma esfera dessas, iria evitar que o planeta que receberia tanta energia da estrela, superaquecesse até ficar estéril?
Só na Terra não, Sol é muito maior que a Terra, n existiria material suficiente. Mas isso n se aplica caso a gente conseguisse materiais de asteroides ou outros planetas
Existem nos arquivos da NASA, fotos capturadas pelo telescópio mais velho, onde dois ovinis de formas geométricas diferentes saiam da superfície do sol como se estivesse se abastecendo da sua energia. Será que já existe essas civilizações e as mesmas já iniciaram essa prática? ☺️
Muito interessante esse vídeo! Mas algumas questões que firacam em aberto em minha cabeça: Essa escala é totalmente baseada nas soluções que nós encontramos para a necessidade de energia, correto? E se alguma civilização conseguisse uma matriz energética diferente de estrelas que seja suficientemente eficiente para as necessidades "intergaláticas", o "problema" de energia não estaria resolvido? E em relação a eficiência, a tendência sempre é utilizar menos energia possível para fazer mais, não é? Não é meio petulante de nossa parte achar que nossas soluções em relação a energia seriam as "mesmas" que a civilização de grau 3 teriam só que hiperdesenvolvidas?
Somos uma civilização muito jovem no Universo. Com certeza civilizações milhões de anos mais velhas que a nossa, já atingiram níveis inimagináveis p/ nós, nas áreas tecnologias e moral
Uma esfera de dayson é inconcebível até mesmo para a mais avançada das civilizações. Imagina o tempo e os recursos necessários para sua construção. É como imaginar um painel solar do tamanho de um campo de futebol e quantos seriam nessecarios para dar uma volta no sol a uma distância equivalente a órbita da terra. Alguém faça as contas e poste aqui.
sim concordo imagina o tanto de matéria que seria necessário para circular a estrela inteira sendo q 99% da matéria do nosso sistema solar por exemplo fica no sol além de como iríamos construir isso no espaço
mas vc está pensando com a mente de uma civilização nivel 0. claro que uma civilização nivel 3 teriam materia prima e compostos praticamente infinitos para construir. até pq uma civilização assim teria uma tecnologia inimaginável.
Imagino que assim que chegarmos no nível de começar a fazer,vai demorar o mesmo tempo que demora consertar uma rua aqui onde eu moro vezes 500 Ou seja:1000 anos E além disso,daria para usar asteroides como recursos e planetas não gasosos
Cara... Queria ver você jogando Universe Sandbox!!! Dando explicações pra tudo o que pode ser feito no jogo!!! Vejo todos os teus vídeos
Super apoio essa idea
Eu passava horas fazendo coisas neste jogo fazendo tudo da maneira errada... Fico imaginando as explicações minuciosas, que um divulgador científico poderia dar. Se bem que isso está mais para um simulador do que um jogo, não?
CARA TU É UM GÊNIO, Pedro aproveita e chama o Greg
Boa ideia
Up
Sempre esperei por esse vídeo, valeu.
Tem como fazer um focado nas super estruturas? Tipo o cérebro de matrioska, esfera de dyson, ring World
Up
Up
Na lista de temas, já!
Você também joga Stellaris? Hehe
@@MichaelSerra84 ainda não tive chance, mas pretendo. 😀
Ola, é difícil achar um canal que ensine algo tão difícil de entender as vezes como física de uma forma tao filosófica, parabéns a todos os envolvidos no canal por tamanha qualidade em cada vídeo.
Acredito que o nosso maior problema é que não conseguimos imaginar ou perceber algo fora das nossas capacidades. Um ser que usa energias desse modelo, teria conhecimento muito além da nossa imaginação, nossa mente é restrita, sempre usamos formula, cálculos, matemática, esses seres já podem ter superado estás barreiras.
👋🏼👋🏼👋🏼✨🙏🏼
sim, por exemplo, se tem acesso a tantas energias pq nao usar da energia e tecnologia existente justamente pra se "camuflar" e nao ser detectado por outras civilizações
Naverdade é bem simples. Criaremos uma IA que se auto aprimoraria a um nível sem restrições fazendo elas resolverem isso pra gente kkkkkkkkkk
@@georgebatiliere2357 vlw, me manda 100 real no pix?
@@georgebatiliere2357a questão que elas sabem oque nós sabemos... Então não daria em nada
Se vocês fossem os primeiros a fazerem contato com uma civilização extraterrestre e pudessem fazer UMA pergunta, qual vocês fariam?
Qual a resposta da vida, do universo e tudo mais? espero q n me responda com "42"
Eu tenho contato com extra terrestres. Deus , Jesus e os anjos são extra terrestres.
Onde vcs estavam todo esse tempo? 😁
"Vcs têm banheiro ?"
Qual o princípio da existência e do espaço?,vcs sabem o que tinham antes do Big Bang?
Que privilégio enorme fazer parte de uma geração que assiste o ciência todo dia , e fica maravilhado com os vídeos e a didática do Pedro em ensinar ciência. Parabéns pelo vídeo cara
É incrível como o Pedro explica tão bem e deixa tudo tão simples e no final eu continuo sem entender e com uma crise existencial.
Você não está sozinho, amigo
😔
@Guilherme não bote a culpa no professor, culpe a nós, que somos burros 😔
@Guilherme diz isso pra qualquer estudioso de ciência quântica.
@Guilherme não, eu tô dizendo que ciências quânticas são complexas de se entender por natureza, as vezes é anti intuitivo. Mesmo de forma simples não é fácil de assimilar. Interpretar uma frase que lhe foi apresentada de forma simples não significa que você realmente entendeu na totalidade sobre o assunto.
Muito issooooo! Kkk
também deve-se considerar que outras formas de vida muito diferentes, podem ter outra forma de funcionamento, e não estar limitada aos nossos modelos de consumo de energia
Dependendo das condições quimicas e biológicas que tiverem ocorrido em planetas universo a fora, podem ter formas de vida totalmente diferentes das nossas que nao respiram gases como nós ou se alimentam de coisas diferentes de nós, com formas físicas e habilidades físicas muito diferentes. A gente erra pensando em procurar no universo só condições quimicas iguais as humanas que criaram vida. Claro, coisas como carbono, oxigenio e água são uma base forte pra vida, mas com ctz existem planetas sem isto ou com pouco que possam mesmo assim ter desenvolvido vida adaptada a nao depender desses elementos escassos por exemplo, nem que seja vida microscópica mas deve sim ter vida por aí
Lembrei de um episódio de dr who
Também pensei isso. Essas tralhas em volta do sol é bem ridículo e os extraterrestres se forem mais inteligentes que nós jamais fariam isso.
Uma civilização além do tipo 2 é algo tão insano, que todos os acontecimentos universais considerados naturais, como buracos negros, nascimento e morte de estrelas, etc, poderiam muito bem serem feitos corriqueiramente por civilizações do tipo 2 em diante. Como consequência, seria mais difícil identificar a existência deles, porque não saberíamos diferenciar causas naturais de artificiais. Várias obras da ficção nos ajudam a entender como seria o poder desses seres: Buracos negros criados para mineração, dobra espacial, e até a própria esfera de Dyson citada no video (Star Trek: Discovery), manipulação de energia multiversal para alterar a realidade (Doctor Who), manipulação de matéria escura (Futurama), portais de teletransporte galáctico (Stargate), etc. Inclusive, sobre a série Star Trek: Discovery que citei acima, foi mostrada ainda uma tecnologia muito mais eficiente que a dobra espacial, chamada de motor de esporos que, de forma resumida, permite que a nave alimentada por tal motor simplesmente se teletransporte para qualquer lugar, através de uma rede espalhada por todo universo. Apesar de ser algo totalmente fictício, seria interessante ver um vídeo sobre aqui no canal.
Assiste cowboy bebop
a partir do tipo 1 ja é impossivel, são só cientistas falando coisas que nunca irão acontecer só por falar.
Como vcs chegaram a essas possibilidades? Então se isso for verdade o que somos pra eles? Marionetes?
Sensacional 👏😃
Motor de esporos é muito viajado e algumas coisas citadas nessas séries não são ficção científica da boa e sim exercícios de imaginação mais fantasiosos do quê científicos
" O pior erro do ser humano é pensar que é o primeiro, por que se existe Eternidade para trás, o agora e o amanhã é só mais um ciclo "
- Carl Sagan
Todo dia uma estrela explode extinguindo incontáveis espécies
Não entendi e tá saindo fumaça da minha cabeça
@@gmusic8374 Lê de novo
@@KAWAN47 kkkk
@@eversonoliveira531 Kkkk
Pedro, assistir ao seu vídeo me trouxe duas questões: 1- Talvez as civilizações não evoluam do mesmo jeito, e talvez não valorizem as mesmas coisas que nós. 2- Como seria o primeiro contato e a comunicação de duas inteligências que evoluíram em ambientes/ planetas completamente diferentes?
A 2 seria muito interessante , mas acho mt difícil haver um desacordo /guerra a menos q eles sejam uma civilização tipo 3 , como explica nesse video .
Acredito q vai depender mt , pois vai depender de seu metodo de comunicação . Me faz imaginar muito o filme "A chegada"
@Ana Araujo achei interessante esse ponto, por sermos o único exemplo de evolução da vida fica difícil imaginar como seria essa valorização deles. E dependeria também do momento em que eles estão da escala
@@samuell626 é verdade, a pergunta dela me fez lembrar na hora desse filme. É incrível!! A maneira como retratam o quão a comunicação é importante e pode ser diferente
É que vc perguntou para o Pedro kkkk
Esse vídeo de um canal gringo responde exatamente a 2° pergunta: ruclips.net/video/xAUJYP8tnRE/видео.html
Á medida que as civilizações vão avançando, elas adquirem grandes avanços, podendo ultrapassar os limites de tudo que é orgânico. Por isso que as civilizações deixam de ser orgânicas e se tornam sintéticas podendo ser ainda mais avançadas do que uma vez já foram. Espécies assim são as espécies que alcançam a magnificência. Mas isso depende muito como cada civilização irá avançar.
Pedro Emílio Niebuhr Loos, depois de assistir quase todos os teus vídeos (o seu é um daqueles pouquíssimos canais que considero que valham a pena me inscrever) eu imaginava que você fosse um filósofo com doutorado em epistemologia da ciência! Depois de pesquisar a sua biografia fiquei surpreso e muito satisfeito ao constatar o quão inteligente e talentoso você é. Não só o Brasil mas o mundo precisa de mais gente que pensa com essa agudeza e curiosidade e ainda com disposição para ensinar. Parabéns, a civilização agradece.
Exatamente . Todo fisico está muito próximo da filosofia o que diferencia é que eles estão colados com a matemática. Espetacular saber que estas inteligências extraordinárias levam o mundo adiante. Continuem !!parabéns Pedro !
Pensar sobre isso é tão absurdo e tão maravilhoso ao mesmo tempo. Mas eu acho bastante triste que, enquanto humanidade, nossos conhecimentos estejam tão avançados, mas, enquanto indivíduos, ainda estejamos engatinhando. O que eu quero dizer dizer é que nós sabemos tanto sobre o universo hoje em dia, mas são tão poucas pessoas que têm acesso a esse conhecimento (eu incluso). Eu fico muito grato aos divulgadores da ciência, não fosse por vocês, muitos de nós ainda estariam nas trevas da ignorância em muitos aspectos. Então, MUITO obrigado!
Acompanho desde quando o cabelo era curto e o rosto de espinhas kkkkk
Ver o avanço do canal, da pessoa Pedro, de todos que trabalham para ser o melhor para seus seguidores....
Não tem preço!!!!!
Eu lembro, conheci o canal dele por causa do trabalho de física de quando estava no Ensino Médio. Bons tempos... mas só melhorou!
Adoro o seu canal. Explicação mega didática. Vc faz um assunto hiper complexo, ficar simples. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento.
Cheguei aqui 200 mil seguidores e hj vejo o progresso desse Canal e como tbm foi importante pra mim OBRIGADO PEDRO 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu é que agradeço por acompanhar!
Caramba to aqui desde os 37mil, frio na barriga sempre que chega notificação de vídeo novo
estou aqui desde 2012
Legalzao
tô aqui desenho 1990
"Ou estamos completamente e totalmente sozinhos no universo, ou , sim , há outras civilizações no universo além de nossa
seja qual for a realidade, ambos os cenários são incrivelmente épicos"
- Carl Sagan
Incrivelmente assustadores/tenebrosos...terrifying no original.
Ou a distancia de uma civilização para outra é imensamente gigante que inviabilizar uma ter contato com a outra antes de sua extinção.
Todo vídeo nesse estilo tem essa frase. Ela é boa msm kkkk
Nossa civilização n tem nem 100 mil anos, imagina pro universo q tem 18 bilhoes o quanto nesse tempo nasceu e morreu civilizações com suas tecnologias ou não, vida inteligente ou não. São mtas possibilidades
se a gente tiver sozinho e triste
Acho que o Pedro quis dizer "vamos descobrir em breve" por conta das imagens que o James Webb irá nos fornecer. Uma verdadeira máquina do tempo que começará a operar em breve!
É uma outra interpretação, mas ele realmente falou isso por conta do destino que a humanidade irá tomar no futuro
Creio um dia ser possível ver o passado do nosso planeta com um único loop
@@panini_checker Só se tu teleportasse pra uns milhões de anos luz daqui, e apontasse um super telescópio pra ca. Ai veria o passado daqui
Kardashev formulou um conceito interessante, mas cientificamente errado. Para exemplificar, vamos fazer uma comparação. o Eniac, o computador, consumia 200 mil Watts de eletricidade e pesava trinta toneladas, e no entanto, apresentava uma ínfima fração do poder computacional de um Apple Watch. Uma civilização avançada irá consumir menos energia, comparativamente, e não mais, a ponto de não ser possível observar. É necessário também considerar que desconhecemos 98% do universo, o que hoje é considerado como matéria e energia escura, e isso não está há milhares de anos-luz de distância: a realidade de nosso próprio planeta é muito mais complexa do que os humanos podem perceber.
@@forgotten_world em partes, pois existe o paradoxo de Jeovans, em que a criação de dispositivos mais eficientes gera um maior crescimento econômico e as pessoas consomem mais energia
Se uma civilização poder estar tão avançada que controla o tempo e pode andar para trás e para a frente no tempo, isso quer dizer que essa civilização podemos ser nós mesmos, ou melhor os nossos descendentes.
Ou nossos antepassados.
Ou os dois.
Se podem manipular o tempo eles podem ser os dois
É errado afirmar sem provas e sim apenas teorias...
*Começaram as **_"viagens",_** é de apagar o cachimbo!*
A escala 4 já foi ate retratado no filme MIB, onde uma galáxia inteira estava na coleira de um gato, e no final do filme no pós credito as escalas 5 e 6 onde seres de outra realidade jogam com universos inteiros como se não fossem brinquedos.
Noooossa, fiquei agora com vontade de rever com outros olhos.
Isso me lembrou de Rick and Morty onde em um episódio o Rick entra na bateria do carro dele e lá dentro tem uma civilização que ele criou
Que explicação fantástica! Quem assistiu a última temporada de Star Trek Discovery vai entender o que é uma civilização 4 da escala de Kardashev atualizada!
Vou olhar
*SPOILERS ABAIXO*
Se bem me lembro, aquele cara de cabelo branco disse que os Dez-C estavam próximos da escala 2, por causa da "esfera" de Dyson que costruiram, apesar de também criarem buracos negros pra mineração. Como essa escala é medida com base na quantidade de energia que uma civilização extrai e produz, isso leva a entender que os Dez-C são uma civilização do tipo 2, ou talvez um pouco acima (mas ainda abaixo do tipo 3).
@@w1vy362 Agora vc me pegou. Vou assistir os últimos episódios novamente pra confirmar
Verdade
O Pedro faz as coisas ficarem fácil na forma que ele explica. Muito bom vídeo, parabéns.
Cara que incrível!
O mais incrível de tudo isso é ver que é possível sim ser feito, porém o poder centralizado na mão de poucos nos impede de avançar vertiginosamente
Parabéns a equipe do ciência todo dia, os vídeos estão ficando ainda melhores. Temas super interessantes!
Instintivamente pensamos que essas civilizações tem em escala um tamanho semelhante ao dos seres humanos, que habitam planetas semelhantes a terra em tamanho, mas se pensarmos que podem existir civilizações em que nossos universos sejam microscópicos em relação a eles, então essa idéia do aproveitamento energético passa a ser só uma questão de escala.
Muito interessante!
Gostei desse ponto de vista.
Aposto que uma das bases da sua imaginação pra essa teoria vem de M.I.B. rsrsrsrs
Tudo está dentro, nada fora!
# luzpranos
@@FernandoSantos-nb4sb na verdade foi quando descobri o quão pequeno é uma corda (da teoria das cordas) em relação a gente
Como esse canal é gostosinho de assistir, torna assuntos complexos muito agradáveis de acompanhar!
Acho incrível tal conteúdo sobre o universo e futuramente quero me tornar um astro-físico, descobri q gosto de estudar o universo desde 2017 e até agr ainda quero continuar focando na astronomia.
Melhor canal para além de ajudar em ciências , biologia e química, ajuda na hora de fazer redação
Ele mencionou que seríamos capazes de detectar uma civilização de lv 3 por conta do calor liberado... Mas aí pergunto, pra uma civilização com essa tecnologia, não seria fácil pra eles reutilizarem o próprio calor liberado como energia, ou até mesmo camuflar esse calor para que não fossem detectados por civilizações mais atrasadas tecnologicamente?
Ou então civilizações mais avançadas tipo 3( que podem querer pegar a energia do sistema solar deles)
._.) Mas ainda sim uma civilização de tipo 3 deixaria vestígios, tipo um T-Rex a gente sabe que viveu por conta da sua ossada,uma civilização de tau nível ja teria deixado vestígio a rodo
@@amadeusoliveira9846 um T-Rex a gente sabe que viveu porque viveu no mesmo planeta que o nosso... Agora, uma civilização muito mais avançada que a nossa, além de estar tecnologicamente muito além, já vive há muito mais tempo... De repente elas podem ter aprendido a mão camuflar seus rastros quando o nosso sistema solar nem existia ainda... 🤷🏻♂️
Faz sentido
@@amadeusoliveira9846 acho q elas seriam avançada de mais pra dx vestígios
Parabéns !! Continue com o trabalho !! Esta influenciando positivamente muito jovens e adultos também.
Eu virei engenheiro por causa do Cosmos do Carl Sagan e quase fui para astronomia....rs
Forte abraço
O exercício de regressão na ilustração dos níveis foi muito elucidativo. Parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼
Finalmente um ponto teórico no qual eu concordo plenamente com o Pedro. Eu penso que uma civilização que já seja capaz de levar seus membros facilmente entre planetas já tenha atingido um estado evolucionário totalmente incompreensível para nós. Talvez até já estejam aqui em nosso planeta, mas são tá avançados (e consequentemente tão diferentes) que somos incapazes não só de interagir com eles, mas até de perceber a existência deles. E eles de perceber a nossa, ou até de nos distinguir de outras coisas como animais irracionais, plantas e pedras.
disse tudo que eu penso!!!
acho que eles poderiam nos identificar mas não nós a eles, se eles não quisessem. O PEDRO disse que a gente poderia identificar uma civilização de nível 3 em nossa galáxia, mas é claro que não. E outra, discordo do nível 0,73. Usar TODA forma de energia de um planeta não é usar TODA A ENERGIA de um planeta. Não há dúvidas que nossa civilização, bem ou mal, é uma civilização planetária, nível 1 sem dúvidas.
Assistindo muito Tokyo Ghoul
@@FredGarschagen e com agora a iniciação da colonização de marte(óbviamente ainda sem colonos)então imagino eu que estejamos na escala 1.01,já que começamos a interagir com marte
Assisti um vídeo do Michio Kaku há alguns anos sobre essa escala. Muito bom ver conteúdo brasileiro sobre isso! Parabéns Pedro, conteúdo nível Galactico
Meu tema favorito, possibilidade de vida inteligente fora da Terra, eu fico fascinado com isso!!🤩
Quem não fica? é a coisa mais foda que poderia existir.
@@clementinadrumond5745 tirando os evangélicos, acho que todo mundo fica...rs
@@felipeassis3779 É mesmo dkadwawdwd
Meu são sobre física quântica, tempos/universos e nosso corpo, mas essa sobre civilizações são dahoraas tb
@@felipeassis3779 oi? Tirando os evangélicos? Kkkkk talvez vc não saiba, mas todo tipo de vida fora da terra é considerado EXTRATERRESTRE, ou seja, Deus é um extraterrestre, os anjos são, e se existe uma civilização de um Deus, é pq existe uma civilização muito inteligente, o problema é q pessoas como você não entende isso, se baseiam na msm história de sempre que é contada, enfim....
Muito bom ter uma turma jovem pensando 😔 em ciência. Fiquei bem impressionado com nossa civilização, que realmente cada vez mais gasta e energia, estamos a poucos passos das usinas atômicas total. E quanto outra civilização inteligente, aposto nelas e pode haver muitas, que por exemplo, tenham como energia pedras. Sobre as criaturas nem me atrevo pensar uma forma. Gosto de brincar que bactérias seriam seres pensantes que nos habita, pra elas somos o universo em relação a outra civilização, tipo formigas que mais parecem mini robôs, que fazem fungos para comer(forma de energia) Parabéns. Ligado nos comentários, quero aprender.
A tipo 1 explora todas as energias disponíveis DENTRO do seu próprio planeta. A tipo 2 já vai lá na estrela e fecha um painel solar gigantesco em torno dela. Assim, a tipo 2 obrigatoriamente já é uma espécie espacial. A tipo 1 tem mais chance de ser a espécie planetária
@@danvilhena Tipo 1 já é espacial
Para se construída uma esfera de dyson muito recurso é necessário para criar essa mega estrutura
Por isso seriam necessários minerar meteoros e outros planetas
Já temos até estruturas no papel que mostram como seria possível fazer a viagem entre planetas mais rápida e menos custosa
A humanidade está perto de uma civilização de tipo 1
Excelente vídeo, parabéns pelo canal. Sempre muito interessante.
Nada fala mais sobre a civilização humana do que a sua tendência a imaginar que civilizações mais avançadas precisam fazer coisas que nós não conseguimos fazer, mas teorizamos que deveriam ser feitas para atestar o desenvolvimento tecnológico. Muito humano.
O Pedro é um cara muito importante para nossa história, é um exemplo de quê, o pensamento dos gringos quanto a nossa capacidade de pensar... está totalmente errado e que sim o brasileiro é inteligente O Pedro é um EXEMPLAR disso!!! Parabéns Pedro Que você alcance todos os seus objetivos, Pois todos os dias aprendemos algo novo com seus vídeos não importa qual a ordem cronológica deles, se é vídeo antigo ou novo, a gente sempre aprende COM VOCÊ! : -) 🙂🇧🇷💚❤💙🤘🤟👏👊🤜👍👍
Todo ser humano é intrinsecamente igualmente inteligente aos demais. O que nos falta no Brasil, são as prioridades, os valores, as políticas, os recursos e a visão de longo prazo para se investir na educação, na pesquisa e no desenvolvimento do conhecimento. Ainda somos uma sociedade que se auto-destroi ao invés de se auto evoluir. Somos preocupados só conosco mesmos ao invés de sermos solidários, nossa civilidade ainda está na barbárie ao invés da cidadania.
Pedro agradece
@Natsuki Subaru se este individualismo vir junto da ignorância, arrogância, egoísmo e muito ruim sim, exemplos, os desvios de verbas, corrupções que não investem, desdenham da edução no Brasil, que faz muitos de nossa população não terem evolução e educação qualitativas. Como nosso amigo, Márcio Rempel, citou no segundo comentário aqui. Brasil e nossa população tem tudo para evoluir, porém os políticos e população egoístas, corruptos só estagna mais que evoluí. País sem investimento, estrutura e apoio JAMAIS será desenvolvido
@Natsuki Subaru vc não vive numa sociedade com sistema político não né ?! Então, fds os pobres, pessoas doentes, animais, meio ambiente, nós tudo aqui, até vc, cidades, florestas, educacao, segurança etc? Cada um melhorar mais os políticos, q nada favoreça apenas os magnatas, ricos, invista e não tenha tanta ou nenhuma corrupção, sem ditaduras, golpes ou intervenções, menos crimes, guerras civis para melhorar mais ainda um país e o nosso Brasil. Individual e bom, coletivo e melhor ainda.
@@ricardobrandao5626 Todos esses problemas que você citou vêm do Estado, que permite a recompensa por trocas involuntárias.
Coletivismo não é bom, cada indivíduo tem seu interesse próprio e nenhum quer ser prejudicado. E em contrapartida, o interesse coletivo representa o bem comum, prejuízo de uns para o benefício de outros. Mesmo que o Estado ajudasse o pobres, o que discordo totalmente, para a sociedade não há ganho real sem o individualismo, apenas distribuição.
E em um sistema dinâmico como o nosso que é repleto de variáveis, essa distribuição se torna ineficiente, a não ser que essas variáveis sejam reduzidas, otimizadas, ou somente descartadas, ou seja, controle. Coletivismo é cruel, isso sim.
Pedro sempre quis saber o que acontece quando extraímos petróleo de um grande digamos "sitio" petrolífero, se estamos continuamente retirando de lá, não fica necessariamente um grande buraco vazio, isso não seria tipo um grande risco de causar um gigantesco desabamento? Dá pra responder isso em um próximo vídeo ou mesmo aqui nos comentários, sempre quis saber.
Não um "desabamento", mas sim, um solo decaindo ao nível do mar.
Posso estar enganado, mas o petróleo fica dentro das rochas, não é em um buraco. É como se fosse uma esponja molhada.
Bom dia meu amigo, cara sempre tive essa curiosidade também, até penso em uma grande explosão, pois com a retirada do petróleo ficaria gás em excesso, daí gás hiper inflamável com um núcleo queimando em milhões de graus, penso wue não dá muito certo. Kkkkkk. Abraço.
pelo que vi em um documentário. São abertos dois furos, 1 eles injetam um líquido pra pressão ajudar a ser extraido pelo outro.. e nao deixa um espaço "vazio".
Ivaan qual documentário?
Nossa, é o 1º vídeo seu que eu assisto, e vou te falar, viu....que oratória!!! Maravilhoso te escutar!
Você é muito bom. Parabéns. Continue sempre que possível, dividindo conosco, conhecimentos! DEUS vos abençoe.
seria interessante um video sobre "COMO A TECNOLOGIA EVOLUIRIA NOS PRÓXIMOS ANOS CASO O PROBLEMA ENERGÉTICO FOSSE RESOLVIDO ?", seria um video de possiveis simulações mostrando cada etapa da nossa evolução tecnológica e chegando talvez numa estagnação onde teriamos que evoluir como espécie
Quanto mais avançada se torna uma civilização , mais capacidade tem de resolver problemas complexos advindos desse avanço . Portanto , se não encontramos ainda nenhuma civilização tão avançada assim , talvez seja por que nossos instrumentos são muitos atrasados para detectar essa civilização .
Ou não existe, ou ela não quer ser descoberta. Imagina! E se somos a civilização mais avançada do universo observável? E do que a gente tb não consegue ver?
@@enoquejr4560 acredito que msm que haja vida, dificilmente essa vida terá racionalidade, ou utilizar qualquer ferramenta complexa como nós.
Ou talvez porque a maís avançada seja pura e simplesmente nós. É necessário humildade para acatar esse ponto de vista. Somos uma obra prima.
As TEORIAS acatadas no videos são realmente só teorias . Essas civilizações tipo 2 e 3 são imaginárias , não há indicio nenhum que elas existam(particularmente acho que não existem).
@@tiziano-f1r eu acredito que sim, humildemente.
Eu gosto muito dessa mistura de entusiasmo e melancolia dos roteiros do canal. Eu não gosto muito dessa escala porque dá a entender que a nossa progressão passa pela destruição do que nos antecede. Talvez esse marco de se tornar "tipo 1" seja um passo muito importante e nenhuma civilização até hoje aprendeu como dar. Vamos torcer para que encontremos as respostas que precisamos
Vida eterna, pós-escassez e amor. O resto deixa que os sistemas automatizados vão tocando por centenas de milhares de anos. Numa civilização indiferente ao tempo.
Excelente vídeo! Faltou apenas mencionar que dentro dessa teoria está prevista também, que as as questões sociais também teriam que evoluir. Pois sem uma sinergia em escala global não sairíamos do lugar (como acontece nos dias atuais), ou pelo menos atrasaria E MUITO esse desenvolvimento. Deixar as máximas fatalistas de que o ser humano é o lobo do homem, e que poderíamos de fato sermos uma espécie coesa, sem guerra, existindo apenas uma raça, a humana, teria que sair da utopia.
Pedro, da uma olhada em Seikaisuru Kado, Um anime que aborda literalmente esse lance de uma civilização super avançada que aparece na Terra(é bem interessante)
Até eu vou ver. Vlw a indicação
Vlww
@Antônio De souza Se o anime trata de ciência, engloba o assunto. Larga de ser chato mlk, tnc
@Antônio De souza Ele flw pro Pedro ver. Não necessariamente focar um vídeo falando do anime.
@Antônio De souza se tivesse ofendido foda-se. A questão é q tu reclama do q o cara tá pedindo pro outro q n tem nada a ver cntg e tu vem dar uma de maluco. Se foder
Eu tenho deficiência visual total, mas apesar disso consigo comentar nos vídeos com um leitor de tela. Fico muito feliz com o crescimento desse canal aqui na plataforma, é resultado do excelente conteúdo postado. Seu conteúdo é de extrema importância para mim e muitas outras pessoas. Parabéns pelo trabalho realizado e pela dedicação. Motivado pelo gosto pela área da informática, criei com os meus amigos um canal mostrando como os cegos assistem vídeos, e como usam aplicativos no celular e no computador com total autonomia!
Muito bom o conteúdo do seu canal, blind center, vc faz um trabalho gigante e é pouco reconhecido. Tenho certeza que vai alçar vôos cada vez maiores, foco.
@@flashyatta8543 ele é um bot que comenta isso em todos os canais possíveis, é fake cara. Ele só dá ctrl C + ctrl V
Essa teoria e incrível, eu tinha visto isso no Instagram e fiquei encantado. Eu bem queria vê essa teoria acontece. Mas atualmente agora em out/22 vou fazer 19 anos. Mesmo que eu viva uma quantidade boa eu creio que eu não passo do ano 2100
Mais um vídeo de alta qualidade, explicando de maneira fácil e muito bem!!!
é interessante imaginar algo assim, parece tão distante da nossa realidade.
Mas é nunca vamos fazer isto kkkkk
😂🤣
@@eversonoliveira531 não sei se nunca, mas certamente é muito mais provável a humanidade acabar com ela mesma antes... =(
Parece não, ainda está.
@@eversonoliveira531 kkkkkkkkkkkkkk
Parabéns Pedro por produzir mais um conteúdo de qualidade ❤❤❤❤
Outras civilizações é assunto que poucos entendem, mas, assistir um vídeo muito bom sobre esse assunto, falava sobre como descobrir se há outras dimensões com civilizações em outras partes do universo, mas, foi retirado era o primeiro vídeo desse canal, já procurei para assistir novamente, o nome do canal era 12 regências com Verônica Melo
Caramba Pedro, você tá cada dia se superando mais, parabéns!
Considero o universo um imenso ecosistema, parte nos é conhecida e outra parte a ser descoberta; porem no universo somos todos alienígenas, extraterrestres e/ou bárbaros; não importa se a micro ou macro escala, consciente ou inconsciente, estamos verdadeiramente em constante interação
Pesquisei sobre kardashian e agora estou aqui aprendendo ciência.
Kim e Chloe também são cultura
Cara é impossível não ter vida em outros planetas e galáxias, não tem como sermos tão exclusivos nessa imensidão do espaço !
Não dá pra discordar que vida realmente tem, agora vida inteligente já é outros 500. É triste, mas creio que estamos sozinhos no universo.
@@luish_silver obrigado por acabar com a minha linda existencia
esta enganado,é possivel sim não existir vida em outros planetas.não existe vida em outros planetas bem proximos da gente,imagine nos outros.mercurio, venus,marte,saturno,urano,netuno e plutao,até agora eu não ouvi falar que existe vida em outros planetas.devido ao que aconteceu com a humanida,deus criaria vida em outro planeta? eu acho que não.
@@ivancarlos7333 Deus ? Para né cara, se você assiste esse tipo de vídeo, não pode acreditar em Deus
@@charmeleon2 Ciência não exclui a crença em Deus necessariamente.
Pra mim, uma civilização mais avançada teria tecnologia suficiente para se esconder de tecnologias de capturas de uma civilização como a nossa.
Me responde se a água é transparente pq o oceano e azul e não vidrificado ?
Pq algumas chamas são azul e não vermelho, sendo que precisa de uma combustão de uma faisca vermelha
Talvez a tecnologia dessa civilização é tão avançada que a nossa por ser arcaica passe despercebida.
@@sldadobiscito815 químicos
@@sldadobiscito815 materiais e químicos
Adoro seus videos, vc faz um maravilhoso trabalho eu queria deixar uma sugestão de video sobre a hipotetica "esfera de Dayson" acho esse tema muito interesante, que explora vestigios de civilização tecnologicamente avaçadas.
Se vc souber inglês, recomendo o vídeo do Kurzgesagt sobre esse tema, mt bom
@@klaus120 valeu pela recomendação
@@klaus120 se não me engano esse (e varios videos desse canal) tem a legenda em portugues, mas se souber ingles é otimo pq a legenda n é 100% correta
Parabéns pelo vídeo... muito ainda precisamos aprender e a saber, tanto a respeito do nosso universo interno quanto externo...
fazia um bom tempo que eu não assistia algo em seu canal pois tava muito ... "antes do video, click aqui, se inscreva ali, compartilhe, colabore..." e vc é um cientista como poucos e com certeza merece sim um apoio mas da ordem cientifica e dos órgãos que dependem de mentem aguçadas e até fantasiosas pois sem isso nada se cria ... só se copia!
ps: esquece ... no meio do vídeo veio o alura...esquece, vou deixar o like apenas.
O “Q continuo ” de Star Trek é um exemplo de uma civilização atingiu o tipo 6 na escala de Kardashev !! 😅👍🏻
9:54 E se nós formos os primeiros a futuramente ser uma civilização do tipo 3(ou até superior)?
Daí provavelmente vamos escravizar as outras civilizações
@Lucas Gabriel e se na verdade formos a primeira espécie inteligente do universo?
@Lucas Gabriel Ai seriamos os deuses para essas civilizações primitivas.
@Lucas Gabriel ou seja:nem estão mais entre nós,isso significa que seríamos a primeira civilização 3D a conquistar o universo,e não detectamos nada dessas civilizações super-dimensionais pois somos de dimensões inferiores
Caramba! Valeu pelo conteúdo fantástico. 🙂
Pedro você é brilhante, cada video é mais interessante que o outro, Parabens amigo!! Você ja deve ser tipo 1.
Tudo muito bem explicado, fácil de entender, já vi a maioria dos vídeos muito bom
Alguém poderia, por favor, explicar o porquê seria impossível ultrapassar a região em que o espaço-tempo se expande em uma velocidade maior que a da luz ? No vídeo fala que seria pelo fato de que precisaríamos de uma quantidade de energia maior do que a que temos disponível, eu gostaria de entender melhor o porquê se precisaria de tanta energia e como se dá essa relação entre a velocidade da luz e a de expansão da "fronteira" do universo observável.
Também fiquei com dúvida nesta parte
Oi Maria Luiza seu comentário achei excitante e tentei responder "quebrando" em partes..
Pois bem, primeiramente partindo do princípio que, pra alcançar/ultrapassar a velocidade da luz seria necessário massa e energia infinita, logo seria impossível. Não temos corpos que suporte isso e nossa energia é limitada.
A luz viajando por partículas não tem massa, então energia não tem limite. Um corpo com MASSA necessita de ENERGIA para se mover, ambas caminhando de mão dadas
Segundamente, essa é a maior velocidade em NOSSO universo, nada se move além disso.
Não é possível atravessar o tecido do tempo-espaço, sucessivamente abrindo uma fenda, pois nossa energia tem limite e não temos um corpo de massa infinita, como mencionado acima e por você.
E um corpo precisa de energia, seja ela muita ou pouca, para ter FORÇA e se MOVER através da distância.
Já a relação de "velocidade da luz e expansão da 'fronteira' do universo observável" é nenhuma, pois a velocidade da luz é superior a forma como o universo expande.
Eu não sou o sabichão nem quero dar um de mestre ou doutor em física, só achei legal me desafiar a responder.
E se eu estiver equivocado sobre os fatos que citei, por favor me corrijam.
Talvez a gente tenha chegado muito tarde para ver outra civilização existente ou talvez muito cedo
Carl Sagan
Jonas de Dark falando de civilizações futuristas, maluco é brabo, viveu na prática e agora tá ensinando!!
Desde o vídeo *_EQUAÇAO DE DRAKE_* , que não via uma explicação tão complementar sobre civilizações universo afora, como foi abordado neste sensacional vídeo! Incrível o cuidado, os estudos levantados, as dúvidas deixadas... Será que realmente ninguém nos avizinha? Somos realmente primitivos ainda ou avançados? Mais "porquê", que respostas! 🤔
Pedro, seus conteúdos sempre são espetaculares e me leva a filosofar em várias questões. Mas afirmo que você pode colocar o conteúdo deste vídeo específico no seu TOP 5 do canal! Sucesso!
Muito obrigado, Edson!
E se as civilizações mais avançadas já conseguiram uma forma de liberar o mínimo de calor possível , e esse calor seria tão mínimo que não conseguimos detectar?
Isso que imaginei, exitem apenas 2 saidas. Ou todas as civilizações morreram tentando alcançar o estágio 1, ou o estágio 3 seja tão complexo que nós não podemos compreender... Afinal... Como um homem das cavernas compreenderia o oxigênio? consegue perceber? Talvez como eles enxergam a energia e como eles a utilizam, n faz sentido para nós e para nossa tecnologia tão inicial e por isso n enxergamos essas civilizações.
talvez a gente até consiga detectar mas esse calor é tão baixo que não ligamos sabe
@@tiosenk5140 cara, e quem disse que pra uma civilização pra avançar e se tornar uma civilização extra sistema ou galatica, precisa consumir toda a energia de um planeta? não faz o menor sentido isso... se voce matar todo mundo na terra e deixar apenas um grupo de 10 mil pessoas, super ultra genias, eles podem por exemplo construir naves movidas a hidrogenio, ou a energia solar e sair por ai consquistando o universo todo, sem usar se quer 0,1% da energia produzida na terra... logo uma civilização pra ser galatica, nao precisa consumir toda a energia de um planeta, essa comparação nem faz sentido, de tão burra que é.
E se para civilizações mais avançadas todo universo observável por nós não passar de um "grão de poeira"?
@@invencoesincriveis8671 Isso é bem assustador ksks. Se tudo que conhecemos ( o universo Observável) não passar de um grão de areia.
legal! 6:40 interessante pensar nesse ponto de vista de que o 0 é a vida no início, entao pela lógica todas as formas de vida na terra por exemplo podem ser incluídas na escala kardashev.
Os macacos em tese vão ser que nem seres humanos daqui 1 milhão de anos pelo menos na evolução
Mais um ótimo vídeo! Tá de parabéns!
Depois de anos acompanhando o ciência todo dia a gente aprende que 90% das perguntas do Pedro podem ser respondidas com "Energia" ou "Buracos Negros"
Pessoa aleatória: EU TO DOENTE.
Pedro : Pera , deixa eu pegar essa energia que vai resolver
@@samuell626 energia! Energia suficiente pro seu sistema imunológico conseguir combater a doença! Seja ela através de antibióticos que reduzem o número de seres vivos invasores, pros seus leucócitos conseguirem se reproduzir e vencer a doença, ou fornecendo energia através de vitaminas pra fortalecer seu corpo... (Células são fortes quando conseguem combater inimigos, transportar recursos, se dividir, etc).
Então... SIM... A resposta é: energia! Kkkkkkkkkkkkk
Queria aprender mais sobre reciclagem com os manos aliens, afinal eles usam energia de estrelas e não deixam nenhum tipo de resíduo no universo. Com certeza deve ter algum tipo de consenso universal sobre reciclagem feito a milhões de anos atrás, e talvez por isso nunca encontramos outros tipos de civilizações.
Ou eles simplesmente ja descobriram a fusão nuclear e por isso ñ precisam gerar tais custos
@@amadeusoliveira9846 mas a evolução funciona assim ... Vc melhora uma coisa em consequência estraga outra. Pois na natureza a gente não cria nada .. simplesmente transforma... Eu acredito q hj acontece roubo de terras... desmatamento.. tudo que envolve seres humanos..
Até lá vai evoluir a proporção, mas o estilo será o mesmo pois haverá venda ilegal de planetas, mineração ,. Sempre haverá alguma coisa a ser cobiçada.
O que mais me surpreende é que sejamos capazes de PENSAR nessas coisas.
Felizmente para atingir o ponto mais alto desta escala é exponencial, pois quanto mais sabemos, menor se torna o tempo para alcançar o próximo estágio, q é mais desafiador q o desafio anterior.
Dobramos a quantidade de conhecimentos a cada 1,5 anos. Ou seja, se colocarmos um número para isto, então:
Em 2000, tínhamos um valor 2 de conhecimento. Em meados de 2001 já teríamos 4 de conhecimento. E no início de 2003 teríamos 8. Em meados de 2004 teríamos 16. Em 2006 já teríamos 32.
2007 = 64
2009 = 128
2010 = 256
2012 = 512
2013 = 1024
2015 = 2048
2016 = 4096
2018 = 8192
2019 = 16.384
2021 = 32.768
2022 = 65.536
2024 = 131.072
Logo, em meados de 2022 teríamos atingido 65.536 de conhecimento e a próxima marca (2024), teremos alcançado 131.072 desde o ano 2000.
Entendem que estamos a cada ciclo dobrando o nível de conhecimento que adquirimos no mesmo período de tempo?
Então, estamos encurtando este tempo pela metade a cada 1,5 anos.
Bbela teoria mas não esqueça o fator humano da jogada: guerras por poder, disputa de territorios criminalidade, fome, ignorância, ganancia etc. . . Essas coisas atrasam o desenvolvimento( ou tbm estimula em alguns casos) por isso que logo se aplicar isso na sua logica acaba por deixar um tanto caótica e torna-se um tanto imprevisivel. Creio eu
voce esquece de uma coisa: quanto mais avançamos em quesito tecnológico, mais complexo fica para se fazer novas descobertas simplesmente pela dificuldade das pesquisas e da necessidade de conhecimento técnico especializado
😑 ãh, sinto discordar mas acho que vc está sendo otimista demais!
『Da onde você tirou isso? Isso me lembra a Lei de Moore, mas esta não diz sobre conhecimento, e sim sobre transistores.』
Canal foda. Nem vi e já sei que vou curtir!!
Excelente vídeo como sempre. Quero saber mais sobre essa esfera de Dyson!
ruclips.net/video/9TxhPzV15io/видео.html vídeo dele, sobre a esfera.
@@americafirst3 Obrigada!
Rapaz vc é muito explicativo, abriu mjnha mente, fantástico
Não perco um vídeo, conteúdo incrível.
Os anjos de Deus seriam pertencentes a esta civilização nível 3? .
@@talegal6459 hummmmmmmmm,eu acho que é LEVEMENTE superior,já que eles vivem no plano astral,e se considerarmos o plano astral como uma dimensão onde DE ALGUMA FORMA "COMPLETAMENTE CIENTIFICA"a essência do ser vai até lá pra voltar milênios depois,ou "MUITO CORRETAMENTE" antes,eles podem estar mexendo com outros universos sem gastar totalmente o nosso universo
@@talegal6459 então,eu acho que eles estão na escala 3.56
Eu acredito que só vamos conseguir evoluir além do que imaginamos é com IA sem limites. Sim, isso é extremamente perigoso, mas também benéfico, perderíamos talvez o posto do topo da cadeia de poder na terra, porém evoluiríamos a um ponto que nem em sonho poderíamos chegar.
achei incrível
já pensou em fazer vídeos sobre as super estruturas
já conhecia a esfera de Dyson mas nunca pesquisei como iríamos fazer (provável minerar mercúrio inteiro kk)
E outros planetas não gasosos
Esse conteúdo buga a cabeça de qualquer um, mas sigo firme acreditando que haja civilizações avançadíssimas. Não sei se tipo 3 ou 4, mas até 2 eu arriscaria.
Como sempre seus vídeos são muito didáticos e com roteiro e analogias impecáveis, parabéns ! Mas tenho um questionamento sobre a escala da civilização do tipo "1", boa parte da energia gerada no planeta é oriunda indireta ou diretamente da estrela, a energia solar é a mais óbvia, porém, sabemos que as influências gravitacionais, luz e calor geram os movimentos das marés e movimentação do ar, por exemplo. Portanto, fiquei na dúvida se podemos realmente considerar essa civilização como a que utiliza energia em escala "planetária". Se puder me ajudar a entender eu agradeço. :)
A questão dos resíduos da produção energética também poderia atrapalhar outras civilizações, tornando necessária uma mudança de planetas devido ao lixo resídual, criando civilizações avançadas e nômades.
Ok
Muito legal o vídeo, dá pra dar uma boa viajada. Achei bem interessante o final, que fala sobre os resíduos da geração de energia, pois isso já é uma preocupação atual, a busca por energias mais limpas com o minimo de geração de residuos. Show de bola!
@@overdrivebr que tudo que gera energia gera um resíduo, vou te dar um exemplo bem escroto. Você come, o alimento gera energia e esse processo gera um resíduo 💩
Não olhei o vídeo de novo 0ara relembrar o assunto, mas acredito que por exemplo, mesmo a energia solar ou eólica que são energias mais "limpas" podem vir a gerar esses resíduos e ainda assim prejudicar o nosso planeta, mas em um percentual muito baixo em relação a geração de energia nuclear, termoelétrica ou hidrelétrica.
@@overdrivebr foi isso que eu entendi
Acredito que nunca chegaremos tão longe assim, ao ponto de ter uma esfera de Dyson.
Nunca diga nunca!
Kkkk onde irá conseguir isanamente matéria para isso , e energia para construir, se for possível isso a humanidade supostamente neste nível,essa ideia é inútil, logo só uma contrução como essa com a magnitude de matéria e energia para construir, energia não é problema para querer energia de uma estrela,
@@henriquehenrique1245Faz que nem alguns jogos e filmes mostram, usa o planeta mais próximo como matéria prima (mercurio mineradoras wwwwwwwww) e a energia seria compensada com o tempo, a construção não seria da esfera inteira de um momento para outro, mas aos poucos, então conforme construímos ela, começaremos a ganhar energia dela e com essa energia, construir mais.
@@WaifuSeeker sim mas acontece que o planeta Terra é um grão de areia comparado o tamanho do sol a energia seria tão , surreal com uma estrutura dessa para um mero planeta insignificante com sua civilização, e como eu falei antes nem sentido tem essa ideia kkkk a energia e matéria para isso se fosse possível seria inviável , porque a energia para transportar matéria de outros sistemas solares seria outro fato que energia não seria problema para querer energia de uma estrela, vc sabia que toda matéria do sistema solar 99,8 % é só o sol kkkkkk deixando todo resto como planetas luas com mizeros, 00,02%
@@henriquehenrique1245 Entendi seu ponto, mas não estamos falando da massa total, mas apenas algo como cobertor, seu cobertor não precisa ter a mesma massa que você para te cobrir, e sim, eu sei que ainda seria MUITO longe do suficiente, mas se começarmos ao utilzar coisas como o cinturão de asteroides e mercurio, já teriamos algo grande o bastante para dar energia para um krl
Eu imagino que em vez de você rodear a estrela inteira com alguma coisa você poderia inventar alguma coisa que fosse densa o suficiente para fazer uma estrutura e chegar no núcleo da estrela, seria como se fosse uma tomada(sei que é uma simplificação absurda) mas imagina algum material que não fosse consumido pela gravidade da estrela e que drenasse a energia dela de dentro pra fora. 😅
Seria destruido
Nós como civilização somos muito atrasados ainda, por ex em termos tecnológicos... Estivemos séculos tantas e tantas vezes sem evoluirmos nada, o que no total foram provavelmente milênios sem evoluirmos praticamente nada. Cumprimentos de Sintra (Portugal)
Nunca vi algo parecido com esse vídeo! E olhe que eu sou louco por assuntos sobre evolução! Como seria usar toda a energia gerada pelo planeta Terra, pelo sol, Pela galáxia? Não cabe na cabeça de qualquer um! Eu olho para as ações humanas na terra e vejo como se nós estivéssemos virando a pobrezinha pelo avesso! Isso seria possível sem destruí la, e nós irmos juntos!? Meu cérebro está virando uma geleia! Geração e transmissão de energia elétrica é uma ação fantástica!
A tecnologia me enche de esperança, mas as lições da História é que me desanimam...
Pode parecer doideira a ideia de Kardaschev mas, faz sentido, assim como a esfera.
Eu já acho viável usar toda a energia de uma estrela. Seria fantástico.
Se acha viável, explica pra gente: COMO uma civilização dona de uma esfera dessas, iria evitar que o planeta que receberia tanta energia da estrela, superaquecesse até ficar estéril?
Seria mesmo possível montar uma Esfera de Dyson? Existe material o suficiente para isso?
Só na Terra não, Sol é muito maior que a Terra, n existiria material suficiente. Mas isso n se aplica caso a gente conseguisse materiais de asteroides ou outros planetas
Se possui tecnologia pra chegar ao sol, com certeza haveria tecnologia para extrair material de outros planetas.
Só minerar em outros locais,tipo planetas não gasosos,asteroides,cometas,meteoros que caem na terra com muitos recursos e etc.
São vídeos assim que me lembram o qto eu amo a ciência e o conhecimento!!!! ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤
não é à toa que vc não é uma simples Priscila, é uma Priscilíssima 😉
@@User-jr7vf 🥰🥰🥰
Existem nos arquivos da NASA, fotos capturadas pelo telescópio mais velho, onde dois ovinis de formas geométricas diferentes saiam da superfície do sol como se estivesse se abastecendo da sua energia. Será que já existe essas civilizações e as mesmas já iniciaram essa prática? ☺️
Muito interessante esse vídeo!
Mas algumas questões que firacam em aberto em minha cabeça:
Essa escala é totalmente baseada nas soluções que nós encontramos para a necessidade de energia, correto? E se alguma civilização conseguisse uma matriz energética diferente de estrelas que seja suficientemente eficiente para as necessidades "intergaláticas", o "problema" de energia não estaria resolvido? E em relação a eficiência, a tendência sempre é utilizar menos energia possível para fazer mais, não é? Não é meio petulante de nossa parte achar que nossas soluções em relação a energia seriam as "mesmas" que a civilização de grau 3 teriam só que hiperdesenvolvidas?
É SATISFATÓRIO OUVIR VC EXPLICANDO A MENTE VAI SE ABRINDO COM COISAS Q AS VEZES SÓ NOS MESMOS NOS PERGUNTAMOS!
Somos uma civilização muito jovem no Universo. Com certeza civilizações milhões de anos mais velhas que a nossa, já atingiram níveis inimagináveis p/ nós, nas áreas tecnologias e moral
Uma esfera de dayson é inconcebível até mesmo para a mais avançada das civilizações. Imagina o tempo e os recursos necessários para sua construção. É como imaginar um painel solar do tamanho de um campo de futebol e quantos seriam nessecarios para dar uma volta no sol a uma distância equivalente a órbita da terra. Alguém faça as contas e poste aqui.
sim concordo imagina o tanto de matéria que seria necessário para circular a estrela inteira sendo q 99% da matéria do nosso sistema solar por exemplo fica no sol além de como iríamos construir isso no espaço
mas vc está pensando com a mente de uma civilização nivel 0. claro que uma civilização nivel 3 teriam materia prima e compostos praticamente infinitos para construir. até pq uma civilização assim teria uma tecnologia inimaginável.
Imagino que assim que chegarmos no nível de começar a fazer,vai demorar o mesmo tempo que demora consertar uma rua aqui onde eu moro vezes 500
Ou seja:1000 anos
E além disso,daria para usar asteroides como recursos e planetas não gasosos
@@paulatebano5670 e nós ainda estamos no nível 0,só que muito mais avançados que um nível 0 mesmo