Muito obrigado pelo vídeo. Sou brasileiro nato, neto de imigrantes portugueses e casado com uma portuguesa. Como brasileiro, considero indispensável conhecer a História de nossa Pátria Mãe para podermos melhor compreender o nosso próprio processo histórico. As motivações, ideologias e os conflitos ocorridos no Brasil tem muita similaridade com os conflitos de Portugal. Até mesmo as datas se assemelham em muitos aspectos. Isso ocorre porque os líderes dos movimentos no Brasil são oriundos de Portugal, que migraram para cá com as mesmas ambições, temores e sonhos. Apesar de diversas peculiaridades, alguns historiadores ousam dizer que o Brasil é a continuação de um "broto" de Portugal no Continente Americano. Sinto-me inclinado a concordar com está afirmação. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo e pelo seu canal. Possuis um fã no outro lado do Atlântico. 🇵🇹🇧🇷
@@MarceloCosta9 concordo. Muitas peculiaridades brasileiras podem ser identificadas em Portugal. A mais nefasta é a burocracia. A melhor de todas é a culinária
Parabéns, gosto deste canal, porque nos ajuda a compreender melhor a nossa história. Quanto ao general Macdonell, foi morto em tras-os-montes na aldeia de Sabroso de Aguiar/ Vila Pouca de Aguiar. Por um militar português, por discordar com o general. E a história da gravata do general Macdonell guardada numa casa aqui na minha freguesia também é conhecida. Obrigado, tudo de bom.
Olá André. Da minha parte , já sentia a falta dos seus vídeos. Conhecia poucos pormenores sobre a Patuleia, pois embora tenha estudado História de Portugal no secundário, os meus professores pouco ou nada falaram desta segunda guerra civil em poucos anos. Também nunca li muitos pormenores sobre estes anos da nossa história coletiva. Não há dúvida que a primeira metade do séc XIX, em Portugal, foi trágica. Não admira que a nação tivesse problemas ao longo das décadas que se seguiram.
Apesar da escassez de tempo, cá estamos para mais um vídeo. Realmente este é um assunto pouco abordado. Quando publiquei o vídeo sobre a Maria da Fonte, prometi que falaria sobre a Patuleia e aqui está o vídeo sobre esse tema.
@@cavaleirodotempoAC3 Se estiver interessado num canal de um historiador e antropólogo recomendo “Whatifalthist”. Precisamos urgentemente de alguém que exponha o paradigma Português, como pensam os Portugueses, os fluxos históricos e filosóficos da nação. Desde o povo ás classes políticas estamos todos perdidos, sem direção, nem propósito e este tipo de vídeos é essencial na formação de pensadores livres e inovadores.
Muito obrigado por mais uma lição de história do nosso Portugal. No qual na minha cidade natal se passou um dos episódios da história, Torres Vedras. Grande abraço
Grande vídeo, André! Conseguiu resumir em 20 minutos um tema que é altamente complexo e cheio de bifurcações históricas, sem abrir mão do rigor. Seu canal é excelente. Parabéns e bem-haja.
Excelente clareza na exposição e descrição do assunto, algo muito raro quando se lê sobre este período da nossa história. Como único aspecto negativo, a inclusão de trechos de filmes que nada têm a ver com Portugal.
Muito obrigado pelos elogios. Em relação à opção pelo uso de filme que como bem referiu "nada têm a ver com Portugal", essa escolha prende-se com o objectivo de tentar dar maior dinamismo ao vídeo. A escolha do vídeo em questão não foi "inocente". O filme em questão tem o seu enredo na década de 1840 e não é fácil encontrar conteúdo dessa época como bem saberá. Para além disso, esse filme foi extremamente elogiado pelo seu guarda-roupa e ao utilizá-lo pretendi que o público percebesse um pouco melhor o vestuário da época. Obrigado pelo contributo.
@@cavaleirodotempoAC3 trabalho de criador de conteúdo é muito difícil, como colocaste no vídeo explicando a situação. E a plataforma é muito canalha com os criadores de conteúdo
Olá e Boa Tarde André, espero que esteja tudo bem contigo. Uau gostei muito de te ouvir falar sobre Patoleia, achei muito interessante o conteúdo ❤❤❤. 😘😘😘😘😘
Incrível narração deste momento efervescente em Portugal. Parabéns André. Estávamos aguardando ansiosos pelo vídeo. Por favor, dê seguimento nos relatos deste período. O que aconteceu após 1847? Os ânimos da população continuaram exaltados? Muito obrigada por seu trabalho. Por favor continue, ok? 😀👏👏👏👏👏
Parabéns pela parceria André! Força! Em relação ao conteúdo acho muito importante mesmo esta informação sobre uma época tão complicada como complexa, tão rápida como definidora. Vamos equipaaaaa eheh daqui a uns meses devias fazer um jantar com os membros da comunidade! Eheh todos nós nos deslocamos! Mas só para convívio nada de história, não te preocupes eheh fica a sugestão! Tudo de bom para ti e os teus!
Período negro que entre 1820 a 1850 ,revoluções guerra civil e insurreições fizeram Portugal perder recursos, e principalmente as inovações que começavam a despontar na Europa.
@@andreteixeira7958Portugal não ficou para trás por causa da turbulência política, a turbulência polîtica foi a norma na Europa até 1871; como é que poderia aplicar na prática as inovações tecnológicas sem existiam apenas 4 reservas de carvão: São Pedro da Cova, Valongo, Vila Nova de Paiva e Figueira da Foz (esta última já em exploração desde o século anterior).
Excelente vídeo, estes episódios da nossa história mais recente não é tão conhecida como devia, pois se houvesse mais conhecimento, a população no seu geral saberia o que custou chegar até aos dias de hoje. E se a história não se repete, mas rima, pelo que fica a ideia de o André poder partilhar alguns vídeos da nossa história. Larga maioria da população sabe que houve uma ditatura antes do 25 de Abril, mas não sabe o que aconteceu até virarmos uma ditadura. Muito obrigado por mais um bocado da nossa história.
Falo do Brasil. Admiro o fato de Portugal, por volta de 1500, aparentemente um pais pequeno, ter conseguido dominar boa parte do mundo até mesmo lutando contra os arabes no Oceano Índico e conseguindo chegar até à India, ao Japão. Naquela época (nem hoje) não era fácil navegar 20.000 km e levar tropas para se impor contra grandes países. Sem ter uma força militar tão grande quanto o imperio romano, conseguiu dominar grande parte do mundo, inclusive se estabelecer no Brasil mesmo enfrentando franceses, holandeses, ingleses e, de certo modo, espanhóis.
1- A Patoleia deu origem ao sobrenome Patoleia em Trás-os-Montes. 2- A Maria da Fonte e a Patoleia não foram um fenómeno isolado na Europa, antes da Primavera dos Povos de 1848-49 já tinham acontecido algumas "Patoleias" pela Europa. O contexto português é diferente porque junta os "realistas" de D.Miguel e os radicais liberais "constitucionalistas" da Revolução de 1820 ou Setembristas. Fase interessante da liberalismo clássico em Portugal - que vai de 1820 até 1926 e que um certo partido político formado recentemente tenta esconder.
Só um reparo: D.Miguel não era absolutista , mas sim tradicionalista.Numa monarquia absolutista não se reúnem as cortes, que foi assim todo o dec.XVIII português.D.Miguel a primeira acção que levou a cabo logo que chegou ao Poder foi convocar as cortes. A ciência histórica há muito que corrigiu essa inverdade.
Independentemente da razão estar ou não do seu lado, em toda a historiografia que consultei sobre este tema é utilizado o termo de "absolutistas" ou "miguelistas", que também uso neste vídeo. E estamos a falar de documentação produzida nas nossas Universidades. Ou as respeitamos ou não. Eu prefiro o primeiro caminho. Mesmo que o termo possa não ser 100% adequado, no caso português, é quase sempre referido quando se fala de D. Miguel e dos conflitos da primeira metade do século XIX. Obrigado pelo seu contributo.
@@carlosamaral7405 Era absolutista, tradicionalista e traidor da sua própria família. A carta constitucional a devemos ao seu irmão D. Pedro IV e não a D. Miguel. E a independência do Brasil também. E acabou com a tirania do poder absoluto.
Muito obrigado pelo vídeo. Sou brasileiro nato, neto de imigrantes portugueses e casado com uma portuguesa. Como brasileiro, considero indispensável conhecer a História de nossa Pátria Mãe para podermos melhor compreender o nosso próprio processo histórico. As motivações, ideologias e os conflitos ocorridos no Brasil tem muita similaridade com os conflitos de Portugal. Até mesmo as datas se assemelham em muitos aspectos. Isso ocorre porque os líderes dos movimentos no Brasil são oriundos de Portugal, que migraram para cá com as mesmas ambições, temores e sonhos. Apesar de diversas peculiaridades, alguns historiadores ousam dizer que o Brasil é a continuação de um "broto" de Portugal no Continente Americano. Sinto-me inclinado a concordar com está afirmação.
Mais uma vez, parabéns pelo vídeo e pelo seu canal. Possuis um fã no outro lado do Atlântico. 🇵🇹🇧🇷
Muito obrigado pelas suas palavras, Marcelo!
@@MarceloCosta9 concordo. Muitas peculiaridades brasileiras podem ser identificadas em Portugal. A mais nefasta é a burocracia. A melhor de todas é a culinária
Parabéns pelo video. Grande Maria da Fonte.
Partilhado Nobre André Coutinho, segue firme a galope Cavaleiro do Nosso Tempo, Abraço!
Muito obrigado, abraço!
Parabéns, gosto deste canal, porque nos ajuda a compreender melhor a nossa história. Quanto ao general Macdonell, foi morto em tras-os-montes na aldeia de Sabroso de Aguiar/ Vila Pouca de Aguiar. Por um militar português, por discordar com o general. E a história da gravata do general Macdonell guardada numa casa aqui na minha freguesia também é conhecida. Obrigado, tudo de bom.
Muito obrigado!
Mais um video excelente. Parabéns!
Muito obrigado!
Muito bem, nao conhecia nem nunca ouvir falar esta parte da historia de Portugal.
Parabens e obrigado por este serviço puplico.
É sempre bom ler comentários como o seu. É sinal que estamos a fazer algo de positivo. Obrigado
Um período bastante conturbado da nossa história. Obrigado por mais uma excelente contribuição para nos esclarecer.
Eu é que agradeço o seu contributo.
@@ALFRABEIRA infelizmente é conturbado até hj...
Muito bom. Parabéns. O grafismo é excelente.
Olá André, obrigado por dar a conhecer esses pormenores da nossa história. Já estava totalmente esquecida. Sempre bom recordar a nossa história.❤🇵🇹
Muito obrigado, Eugénia. É esse o objectivo deste projecto.
Olá André. Da minha parte , já sentia a falta dos seus vídeos.
Conhecia poucos pormenores sobre a Patuleia, pois embora tenha estudado História de Portugal no secundário, os meus professores pouco ou nada falaram desta segunda guerra civil em poucos anos. Também nunca li muitos pormenores sobre estes anos da nossa história coletiva.
Não há dúvida que a primeira metade do séc XIX, em Portugal, foi trágica. Não admira que a nação tivesse problemas ao longo das décadas que se seguiram.
Apesar da escassez de tempo, cá estamos para mais um vídeo. Realmente este é um assunto pouco abordado. Quando publiquei o vídeo sobre a Maria da Fonte, prometi que falaria sobre a Patuleia e aqui está o vídeo sobre esse tema.
@@cavaleirodotempoAC3 Sim, eu lembro-me🙂
Parabéns. Mais um excelente trabalho.
Muito obrigado, Rodrigo!
Excelente trabalho.
Feliz em ouvi-lo novamente
Muito obrigado!
É preciso mais historiadores em Portugal. Temos memória curta.
Muito obrigado pelo apoio! Abraço
@@cavaleirodotempoAC3 Se estiver interessado num canal de um historiador e antropólogo recomendo “Whatifalthist”. Precisamos urgentemente de alguém que exponha o paradigma Português, como pensam os Portugueses, os fluxos históricos e filosóficos da nação. Desde o povo ás classes políticas estamos todos perdidos, sem direção, nem propósito e este tipo de vídeos é essencial na formação de pensadores livres e inovadores.
Fantástico trabalho. 👏🏼
Muito obrigado!
Nao concia esta parte da nossa História! Obrigada Cavaleiro!
Esse é também um objectivo deste projecto, dar a conhecer aspectos não tão conhecidos da história portuguesa. Obrigado, Sofia.
Muito obrigado por mais uma lição de história do nosso Portugal.
No qual na minha cidade natal se passou um dos episódios da história, Torres Vedras.
Grande abraço
Muito obrigado pelo seu contributo, Alexandre. A Batalha de Torres Vedras terá sido o auge deste conflito. Abraço.
Grande vídeo, André! Conseguiu resumir em 20 minutos um tema que é altamente complexo e cheio de bifurcações históricas, sem abrir mão do rigor. Seu canal é excelente. Parabéns e bem-haja.
Muito obrigado pelo reconhecimento!
Excelente clareza na exposição e descrição do assunto, algo muito raro quando se lê sobre este período da nossa história. Como único aspecto negativo, a inclusão de trechos de filmes que nada têm a ver com Portugal.
Muito obrigado pelos elogios. Em relação à opção pelo uso de filme que como bem referiu "nada têm a ver com Portugal", essa escolha prende-se com o objectivo de tentar dar maior dinamismo ao vídeo. A escolha do vídeo em questão não foi "inocente". O filme em questão tem o seu enredo na década de 1840 e não é fácil encontrar conteúdo dessa época como bem saberá. Para além disso, esse filme foi extremamente elogiado pelo seu guarda-roupa e ao utilizá-lo pretendi que o público percebesse um pouco melhor o vestuário da época. Obrigado pelo contributo.
Parabéns por mais um video🎉🎉🎉
Muito obrigado pelo seu apoio!
@@cavaleirodotempoAC3 trabalho de criador de conteúdo é muito difícil, como colocaste no vídeo explicando a situação.
E a plataforma é muito canalha com os criadores de conteúdo
Olá e Boa Tarde André, espero que esteja tudo bem contigo.
Uau gostei muito de te ouvir falar sobre Patoleia, achei muito interessante o conteúdo ❤❤❤.
😘😘😘😘😘
Muito obrigado, Sofia :)
Excelente.
Obrigado!
Mais excelente vídeo e aula. Obrigado
Muito obrigado!
Muito bom! Obrigado
Eu é que agradeço!
Incrível narração deste momento efervescente em Portugal. Parabéns André. Estávamos aguardando ansiosos pelo vídeo. Por favor, dê seguimento nos relatos deste período. O que aconteceu após 1847? Os ânimos da população continuaram exaltados? Muito obrigada por seu trabalho. Por favor continue, ok? 😀👏👏👏👏👏
A intenção é continuar mas o futuro a Deus pertence. Obrigado pelas suas palavras de incentivo!
Parabéns pela parceria André! Força!
Em relação ao conteúdo acho muito importante mesmo esta informação sobre uma época tão complicada como complexa, tão rápida como definidora. Vamos equipaaaaa eheh daqui a uns meses devias fazer um jantar com os membros da comunidade! Eheh todos nós nos deslocamos! Mas só para convívio nada de história, não te preocupes eheh fica a sugestão!
Tudo de bom para ti e os teus!
Obrigado André! Vou pensar com carinho sobre essa sugestão do jantar. Abraço! Tudo de bom para ti e para os teus.
Bom conteúdo. Boa narrativa. Parabéns
Muito obrigado.
Bom vídeo, é bom que tenhamos bom conteúdo em Portugal
Obrigado André pelo excelente trabalho.
Momentos negros da nossa história, com lutas fraticidas perante uma coroa moribunda em fim de vida.
Muito obrigado, Victor!
Período negro que entre 1820 a 1850 ,revoluções guerra civil e insurreições fizeram Portugal perder recursos, e principalmente as inovações que começavam a despontar na Europa.
Verdade!
Os republicanos reduziram Portugal a insignificancia. Simples assim.
@@andreteixeira7958Portugal não ficou para trás por causa da turbulência política, a turbulência polîtica foi a norma na Europa até 1871; como é que poderia aplicar na prática as inovações tecnológicas sem existiam apenas 4 reservas de carvão: São Pedro da Cova, Valongo, Vila Nova de Paiva e Figueira da Foz (esta última já em exploração desde o século anterior).
Olá André.Boa tarde. Não deixe de nos contar os fatos menos conhecidos da nossa História !👍👋👋👋👋🇵🇹
Obrigado pelo vídeo 😊...
Eu é que agradeço!
André, permita que faça uma sugestão: Conte como foi viver a epidemia de febre amarel em Lisboa no ano de 1857.
Poderá ser um tema interessante para abordar no canal. Obrigado pela sugestão
Parabéns!
Obrigado!
Obrigado André 💪
🤓🙏
Grande Andre!
Grande Humberto! Abraço
Boa noite André bom trabalho muito interessante muito bem comentado
Muito obrigado!
Parabéns pelo vídeo muito esclarecedor sobre fatos muito relevantes da história de Portugal. Continue em firme em frente e que Deus o abençoe.
Muito obrigado, Paulo! Deus o abençoe.
Incrivel!!! São precisos mais canais assim :)
Excelente vídeo, estes episódios da nossa história mais recente não é tão conhecida como devia, pois se houvesse mais conhecimento, a população no seu geral saberia o que custou chegar até aos dias de hoje.
E se a história não se repete, mas rima, pelo que fica a ideia de o André poder partilhar alguns vídeos da nossa história.
Larga maioria da população sabe que houve uma ditatura antes do 25 de Abril, mas não sabe o que aconteceu até virarmos uma ditadura.
Muito obrigado por mais um bocado da nossa história.
Muito obrigado pelo seu contributo, Emanuel! Abraço
Obrigado 🙏 eu adorei 😘🤗
Gratidão por tão esmerado ensinamento. Continue sempre. Abraços do Brasil a amada pátria mãe 🇧🇷❤
Muito obrigado, abraço!
Espero que continue a fazer vídeos. Muito bom
A intenção é continuar mas o futuro a Deus pertence. Obrigado
Falo do Brasil.
Admiro o fato de Portugal, por volta de 1500, aparentemente um pais pequeno, ter conseguido dominar boa parte do mundo até mesmo lutando contra os arabes no Oceano Índico e conseguindo chegar até à India, ao Japão.
Naquela época (nem hoje) não era fácil navegar 20.000 km e levar tropas para se impor contra grandes países.
Sem ter uma força militar tão grande quanto o imperio romano, conseguiu dominar grande parte do mundo, inclusive se estabelecer no Brasil mesmo enfrentando franceses, holandeses, ingleses e, de certo modo, espanhóis.
SERVIÇO PÚBLICO!!
😀👍
André esta porcaria não me deu notif,apareceu por sorte,digamos assim. Siga,força e abraço. 🦾
Aqui à dias andei a procurar sobre a patuleia e no RUclips que eu saiba nao encontrei nada, obrigado
Não existem muitos conteúdos disponíveis sobre este tema.
Era preciso una patoleia para despachar os Costas do malabar todos
Portugal nessa época estava a ferver. Por isso havia governos que duravam 1 ou 2 anos, era sempre a deitar abaixo.
Não conhecia a história da Patuleia e Não sabia que os miguelistas continuaram a assombrar o reino de Dona Maria II e Dom Fernando.
1- A Patoleia deu origem ao sobrenome Patoleia em Trás-os-Montes.
2- A Maria da Fonte e a Patoleia não foram um fenómeno isolado na Europa, antes da Primavera dos Povos de 1848-49 já tinham acontecido algumas "Patoleias" pela Europa. O contexto português é diferente porque junta os "realistas" de D.Miguel e os radicais liberais "constitucionalistas" da Revolução de 1820 ou Setembristas. Fase interessante da liberalismo clássico em Portugal - que vai de 1820 até 1926 e que um certo partido político formado recentemente tenta esconder.
por onde passa o iluminismo é uma praga
Só um reparo: D.Miguel não era absolutista , mas sim tradicionalista.Numa monarquia absolutista não se reúnem as cortes, que foi assim todo o dec.XVIII português.D.Miguel a primeira acção que levou a cabo logo que chegou ao Poder foi convocar as cortes.
A ciência histórica há muito que corrigiu essa inverdade.
Independentemente da razão estar ou não do seu lado, em toda a historiografia que consultei sobre este tema é utilizado o termo de "absolutistas" ou "miguelistas", que também uso neste vídeo. E estamos a falar de documentação produzida nas nossas Universidades. Ou as respeitamos ou não. Eu prefiro o primeiro caminho. Mesmo que o termo possa não ser 100% adequado, no caso português, é quase sempre referido quando se fala de D. Miguel e dos conflitos da primeira metade do século XIX. Obrigado pelo seu contributo.
@@carlosamaral7405 Era absolutista, tradicionalista e traidor da sua própria família. A carta constitucional a devemos ao seu irmão D. Pedro IV e não a D. Miguel. E a independência do Brasil também. E acabou com a tirania do poder absoluto.
Numa casa onde ninguém manda, mandam todos. E se todos mandam, todos são escravos. Isto é a semente republicana que á data estava já em curso.
Só bandidagem...! Até hoje...!!!
Obrigado pela informação saúde
Obrigado, saúde!