É irritante (e triste) quando alguém que passou por coisas semelhantes as suas (ou até "piores") vai falar o que você tem que fazer, que vai superar tal situação de certa forma, falando que pra ela deu certo... Só te bota pra baixo, te deixa inferiorizado, porque você percebe que está estagnado. As vezes a gente só quer alguém que escute e tenha interesse em nos acolher/ajudar, porque a frase "qualquer coisa eu tô aqui" eu já ouvi muito e não me senti acolhida e nem a vontade na grande maioria das vezes.
O que eu detesto, é quando estou muito nervosa por algum motivo, e uma pessoa chega e fala: vc tá fazendo muito drama, não é pra tanto. Parece que a pessoa não se importa com seus sentimentos. É muito ruim isso!!!
isso me lembra muito divertidamente 1, na cena da alegria querendo melhorar o humor do Bing Bong, mas não tava funcionando, a tristeza foi que ajudou de vdd
Bah... aprendi sobre acolher a dor do outro e validar ela , com a minha filha no início da quarentena, quando ela precisou fechar o ateliê dela ... eu era uma dessas super otimista. Adoro quando aprendo algo assim, pq muda a mim e a vida das pessoas que estão perto de mim! Obrigado por compartilhar aqui!
É bem comum quando alguém chora, outra pessoa vem e fala que é pra parar de chorar, que as coisas vão melhorar e tal, que tem pessoas com problemas maiores que os seus etc. Excelente video doutor, obrigada pela postagem.
Maravilhosa dica, amei! Não tenho nenhuma outra tão perfeita assim pra compartilhar. Sempre me senti invalidada nas minhas raivas mesmo que justas. A que não esqueço foi explodir por causa de som alto do vizinho e minha irmã e minha mãe me oprimirem pra eu não falar nada. Foi frustrante. Mas consegui brigar um pouco, pois elas me puxaram, de modo que o cara felizmente se conscientizou e nunca mais fez isso. A falta de respeito me irrita muito.
Acho que esse foi um dos melhores videos que eu ja assistir na vida, já tentei ajudar pessoas igual essa mulher da série e realmente eu estava fazendo totalmente errado.
Nossa adorei essa dica porque toda vez que alguém reclama alguma coisa eu logo quero consolar com o positivo nunca concordo com oque a pessoa tá sentindo. Muito obrigada.
Tem que tomar cuidado com "não e pra tanto, vc ta exagerando" ...coisas assim elas invalidam o sentimento dos outros. Invalidação faz a pessoa que ja esta sofrendo, ficar pior. E ainda por cima, culpada....
Muito obrigado Daniel Descobrimos no 2 dia de vida de nossa filha que ela provavelmente tenha a síndrome de down, foi uma baita pancada e estamos no processo da negação e da pergunta pq? No fundo sabemos que não existe uma resposta mas a gente se tortura no automático. Eu compartilho da dor com minha esposa e mesmo triste tento consolar ela e todas as vezes que faço o problema parecer ser pequeno ela escuta e continua com a mesma feição, mas quando eu digo que vai ser barra mesmo repito o que ela diz e falo que vamos fazer o melhor que podemos com o que temos ela sorri. A única coisa que me importa é minha esposa sorrir e agora nossa filha se sentir amada
Conteúdo excelente!! Em tempos onde as pessoas estão cada vez mais insensíveis, validar e acolher a dor do outro é TUDO. Isso sim é ajuda de verdade. Dr. Daniel, parabéns pelo vídeo e por este canal, eu admiro, incentivo e sou grata pelo seu trabalho :)
Falou tudo , eu detesto que as pessoas minimizem meus problemas, parece que estou sendo mentirosa...mas realmente a gente já fez isso em alguma situação pensando que fosse ajudar....Belo aprendizado...mais uma pérola do Dr Daniel...amoooooo
Belas palavras Daniel!!! Afinal é disso que o mundo realmente precisa, empatia e compaixão. Agora então mais do que nunca. Pena que nem todos sabem disso.
Haha, fiquei feliz com esse vídeo. Eu passei a mudar minha postura e a agir dessa forma (intuitivamente) com os outros depois que comecei minha terapia. É incrível como tudo começa em nós mesmos. PS: Saudades de Parks&Rec! ❤
Excelente vídeo Dr. !!! Saudades demais em poder te acompanhar no programa bem estar 😢eu adorava. .. Mas como a rede globo mudou tbm!triste isso grandes profissionais como o sr fazem falta tb na nossa telinha da TV! ! GRATIDÃO DR 🙇🔝👍👏💖😙
Como lidar quando você é o próprio "consolador"? Por exemplo, se eu vejo que alguém bateu no meu carro e fugiu: antes mesmo de ficar P da vida eu já me consolo pensando que é só um bem material, que poderia ter sido pior, não adianta gastar energia nisso, etc. Mas se fico remoendo isso por dias depois do ocorrido, além de sofrer com isso ainda me sinto culpada por remoer algo que nem é tão grave assim.
E generalizações a respeito de situações com filhos, a gente desabafa uma situação de preocupaçao, e a pessoa começa insinuar que você quer viver a vida do filho. QUEREM encaixar todas as situações em um mesmo contexto. Se não quer ouvir, não especule, porque as vezes a pessoa só precisa por pra fora e sabe que daqui a pouco tem que se levantar e lutar de novo.
Estava pensando nisso ontem e conversei com meu namorado que ficar consolando não é bacana parece que a pessoa não sabe o que falar ou quer se livrar kkkkk enfim ontem deu certo ...grande abraço
Eu pessoalmente prefiro dizer e que seja dito na lata. Talvez tenha asperger (existe uma suspeita) mas sinceramente prefiro não ter essa conexão emocional tão grande que me limita no racional.
90% das pessoas não admitem um erro, por exemplo quando estão exagerando. Isso já dizia Dale Carnegie. Um assassino acredita que está certo. Uma pessoa chorando histérica acredita que está certa. Os outros 10% que tem racionalidade suficiente pra ouvir uma crítica ou outro ponto de vista, refletir e absorver são os mais felizes e bem sucedidos. O restante é facilmente manipulável através das emoções. Duvidam? Leiam como fazer amigos e influenciar pessoas!
Infelizmente as pessoas não quer entender e fala aquela frase que " tem tantas pessoas querendo viver e vc fala besteira qndo diz em que é melhor morrer "... Enfim da vontade de se trancar no quarto e não falar com ngm
Doutor, você poderia falar sobre fibromialgia por favor? Após diversas pressões profissionais passei a sentir dores difusas e após 8 meses com as mesmas fui diagnosticada com fibromialgia, não tenho nenhum caso da doença diagnosticada na família, alguns especialistas dizem ter ocorrido devido alta exposição ao estresse, outros acreditam em fatores genéticos, participei de um grupo de pesquisa da universidade de São Carlos e lá eles consideraram como um acidente de trabalho. Minha primeira Reomatologista me disse que eu teria dificuldades para engravidar me passou dieta restritiva sem consumo de glúten e lactose, meu Reomatologista atual acredita não ter qualquer relação entre o glúten e a lactose e o tratamento. Meus primeiros psiquiatras acreditavam que minha dor difusa era psíquica, cheguei a ser internada em uma clínica psiquiátrica dia, onde constantemente quando reclamava das dores me era dito que era uma somatização psíquica, no meu trabalho meus gestores acreditavam que as dores que eu sentia eram inventadas, sofri diversos preconceitos, passei então a ler e pesquisar sobre o assunto, já li diversos artigos científicos, na psiquiatria internacional a fibromialgia é estudada como doença psíquica, muita literatura nacional associa a fibromialgia como doença reumática. Em minha experiência como portadora, percebo que qualquer exposição a estresse ou ansiedade desencadeia as crises. Sou paciente e como tal percebo desenterrasse por parte dos psiquiatras sobre o assunto. No meu tratamento psiquiátrico atual tive uma melhora de 95%, minhas crises diminuíram e o trabalho conjunto do meu Reomatologista com psiquiatra fizeram toda a diferença. Sou uma paciente privilegiada que tive acesso a diversos profissionais e pesquisas. Creio que a grande maioria da população não tenha a mesma sorte. Luto para que falemos mais da doença. Duas colegas de trabalho foram diagnosticadas com a doença, segundo a médica do trabalho da empresa parece existir um surto relacionado ao trabalho, devido o crescente número de funcionários acometidos pela doença. Gostaria que o senhor nos ajudasse a entender melhor a doença e seus impactos na qualidade de vida dos portadores? Obrigada 🙏🏻❤️
Quando eu tinha 12 anos de idade, minha mãe faleceu, e as pessoas que me contaram, não deixaram eu chorar, nem eu nem minha irmã de 10 anos. Cada vez que eu começava a chorar, alguém vinha, e dizia pra eu não chorar. Só chorei mesmo, na hora de tomar banho, porque eu tava sozinho no banheiro. Mas eles não foram rudes, apenas achavam que eu não deveria chorar de tristeza.
Na verdade eu acho que não tem como ajuda pq tudo q vc fala tá errado, é melhor coisa as pessoas que sofrem elas mesmo lutar pra vencer isso olhar o mundo com com outros olhos, sentir prazer na vida que a vida é um presente de Deus, independente da situação financeira ou qualquer outra coisa ela tem que sim agradecer pelo o q tem, valorizar as coisas imaginar que tem outras pessoas piores, conheço uma menina l lindas q se acha feia isso horrível isso não é normal é algo dentro de si, dizem que não é espiritual mas o que eu vejo parece sim espiritual
Me irrita qdo falam: "calmaaa!" (As vezes nem to nervosa, mas posso ficar!)
É irritante (e triste) quando alguém que passou por coisas semelhantes as suas (ou até "piores") vai falar o que você tem que fazer, que vai superar tal situação de certa forma, falando que pra ela deu certo... Só te bota pra baixo, te deixa inferiorizado, porque você percebe que está estagnado. As vezes a gente só quer alguém que escute e tenha interesse em nos acolher/ajudar, porque a frase "qualquer coisa eu tô aqui" eu já ouvi muito e não me senti acolhida e nem a vontade na grande maioria das vezes.
O que eu detesto, é quando estou muito nervosa por algum motivo, e uma pessoa chega e fala: vc tá fazendo muito drama, não é pra tanto. Parece que a pessoa não se importa com seus sentimentos. É muito ruim isso!!!
Fico tb irritada quando me dizem : calma pq não é tão grave assim. As pessoas tem mania de diminuir o q estamos sentindo.
isso me lembra muito divertidamente 1, na cena da alegria querendo melhorar o humor do Bing Bong, mas não tava funcionando, a tristeza foi que ajudou de vdd
A imagem e o áudio estão ótimos (e o conteúdo excelente, como sempre!)!
Eu também gosto da produção dos vídeos.
Sensacional! Essa fala é muito real! Muito bom ter esse aprendizado para poder ajudar a nós mesmos e quem está a nossa volta.
Bah... aprendi sobre acolher a dor do outro e validar ela , com a minha filha no início da quarentena, quando ela precisou fechar o ateliê dela ... eu era uma dessas super otimista.
Adoro quando aprendo algo assim, pq muda a mim e a vida das pessoas que estão perto de mim!
Obrigado por compartilhar aqui!
É bem comum quando alguém chora, outra pessoa vem e fala que é pra parar de chorar, que as coisas vão melhorar e tal, que tem pessoas com problemas maiores que os seus etc. Excelente video doutor, obrigada pela postagem.
VC faz psico?
@@beatrizyukari4369 sou psicóloga
@@wannepricila3108 eu sou estudante de psico
@@beatrizyukari4369 Tenha uma boa trajetória acadêmica!
Maravilhosa dica, amei! Não tenho nenhuma outra tão perfeita assim pra compartilhar. Sempre me senti invalidada nas minhas raivas mesmo que justas. A que não esqueço foi explodir por causa de som alto do vizinho e minha irmã e minha mãe me oprimirem pra eu não falar nada. Foi frustrante. Mas consegui brigar um pouco, pois elas me puxaram, de modo que o cara felizmente se conscientizou e nunca mais fez isso. A falta de respeito me irrita muito.
Acho que esse foi um dos melhores videos que eu ja assistir na vida, já tentei ajudar pessoas igual essa mulher da série e realmente eu estava fazendo totalmente errado.
a gente tem é q reclamar junto 😈😈😈 normalizem a reclamação e a negatividade dd vez em quando!!
Nossa adorei essa dica porque toda vez que alguém reclama alguma coisa eu logo quero consolar com o positivo nunca concordo com oque a pessoa tá sentindo. Muito obrigada.
Tem que tomar cuidado com "não e pra tanto, vc ta exagerando" ...coisas assim elas invalidam o sentimento dos outros. Invalidação faz a pessoa que ja esta sofrendo, ficar pior. E ainda por cima, culpada....
Muito obrigado Daniel
Descobrimos no 2 dia de vida de nossa filha que ela provavelmente tenha a síndrome de down, foi uma baita pancada e estamos no processo da negação e da pergunta pq?
No fundo sabemos que não existe uma resposta mas a gente se tortura no automático.
Eu compartilho da dor com minha esposa e mesmo triste tento consolar ela e todas as vezes que faço o problema parecer ser pequeno ela escuta e continua com a mesma feição, mas quando eu digo que vai ser barra mesmo repito o que ela diz e falo que vamos fazer o melhor que podemos com o que temos ela sorri. A única coisa que me importa é minha esposa sorrir e agora nossa filha se sentir amada
sensacional!!! ajudou muito minha amiga que é tao triste
Sempre com comentários e dicas valiosas. Obrigada Dr. Daniel
Conteúdo excelente!! Em tempos onde as pessoas estão cada vez mais insensíveis, validar e acolher a dor do outro é TUDO. Isso sim é ajuda de verdade. Dr. Daniel, parabéns pelo vídeo e por este canal, eu admiro, incentivo e sou grata pelo seu trabalho :)
Falou tudo , eu detesto que as pessoas minimizem meus problemas, parece que estou sendo mentirosa...mas realmente a gente já fez isso em alguma situação pensando que fosse ajudar....Belo aprendizado...mais uma pérola do Dr Daniel...amoooooo
Belas palavras Daniel!!! Afinal é disso que o mundo realmente precisa, empatia e compaixão. Agora então mais do que nunca. Pena que nem todos sabem disso.
Haha, fiquei feliz com esse vídeo. Eu passei a mudar minha postura e a agir dessa forma (intuitivamente) com os outros depois que comecei minha terapia. É incrível como tudo começa em nós mesmos.
PS: Saudades de Parks&Rec! ❤
Excelente vídeo Dr. !!! Saudades demais em poder te acompanhar no programa bem estar 😢eu adorava. .. Mas como a rede globo mudou tbm!triste isso grandes profissionais como o sr fazem falta tb na nossa telinha da TV! ! GRATIDÃO DR 🙇🔝👍👏💖😙
Como lidar quando você é o próprio "consolador"? Por exemplo, se eu vejo que alguém bateu no meu carro e fugiu: antes mesmo de ficar P da vida eu já me consolo pensando que é só um bem material, que poderia ter sido pior, não adianta gastar energia nisso, etc. Mas se fico remoendo isso por dias depois do ocorrido, além de sofrer com isso ainda me sinto culpada por remoer algo que nem é tão grave assim.
grande dica ! muito obrigado estou precisando ajudar uma amiga !
E generalizações a respeito de situações com filhos, a gente desabafa uma situação de preocupaçao, e a pessoa começa insinuar que você quer viver a vida do filho. QUEREM encaixar todas as situações em um mesmo contexto. Se não quer ouvir, não especule, porque as vezes a pessoa só precisa por pra fora e sabe que daqui a pouco tem que se levantar e lutar de novo.
Eu quase perdi uma amizade com ações assim. Obrigada pelas dicas. Bem legal.
E quando a gente não concorda?
Excelente vídeo Dr!!!! Obrigada!
FENOMENAL!!!
Sempre respondo: "Pimenta no c... dos outros é refresco né?" 😂😂😂
Obrigado Daniel!
Como sempre, top!
muito bom Dr
Foi um ótimo vídeo!!!
Estava pensando nisso ontem e conversei com meu namorado que ficar consolando não é bacana parece que a pessoa não sabe o que falar ou quer se livrar kkkkk enfim ontem deu certo ...grande abraço
Adorei!! Isso é muito real
Eu pessoalmente prefiro dizer e que seja dito na lata. Talvez tenha asperger (existe uma suspeita) mas sinceramente prefiro não ter essa conexão emocional tão grande que me limita no racional.
Daniel melhor explicaçao
90% das pessoas não admitem um erro, por exemplo quando estão exagerando. Isso já dizia Dale Carnegie. Um assassino acredita que está certo. Uma pessoa chorando histérica acredita que está certa. Os outros 10% que tem racionalidade suficiente pra ouvir uma crítica ou outro ponto de vista, refletir e absorver são os mais felizes e bem sucedidos. O restante é facilmente manipulável através das emoções. Duvidam? Leiam como fazer amigos e influenciar pessoas!
Adorei, boa dica
Infelizmente as pessoas não quer entender e fala aquela frase que " tem tantas pessoas querendo viver e vc fala besteira qndo diz em que é melhor morrer "... Enfim da vontade de se trancar no quarto e não falar com ngm
Sei como é isso
Doutor, você poderia falar sobre fibromialgia por favor? Após diversas pressões profissionais passei a sentir dores difusas e após 8 meses com as mesmas fui diagnosticada com fibromialgia, não tenho nenhum caso da doença diagnosticada na família, alguns especialistas dizem ter ocorrido devido alta exposição ao estresse, outros acreditam em fatores genéticos, participei de um grupo de pesquisa da universidade de São Carlos e lá eles consideraram como um acidente de trabalho. Minha primeira Reomatologista me disse que eu teria dificuldades para engravidar me passou dieta restritiva sem consumo de glúten e lactose, meu Reomatologista atual acredita não ter qualquer relação entre o glúten e a lactose e o tratamento. Meus primeiros psiquiatras acreditavam que minha dor difusa era psíquica, cheguei a ser internada em uma clínica psiquiátrica dia, onde constantemente quando reclamava das dores me era dito que era uma somatização psíquica, no meu trabalho meus gestores acreditavam que as dores que eu sentia eram inventadas, sofri diversos preconceitos, passei então a ler e pesquisar sobre o assunto, já li diversos artigos científicos, na psiquiatria internacional a fibromialgia é estudada como doença psíquica, muita literatura nacional associa a fibromialgia como doença reumática. Em minha experiência como portadora, percebo que qualquer exposição a estresse ou ansiedade desencadeia as crises. Sou paciente e como tal percebo desenterrasse por parte dos psiquiatras sobre o assunto. No meu tratamento psiquiátrico atual tive uma melhora de 95%, minhas crises diminuíram e o trabalho conjunto do meu Reomatologista com psiquiatra fizeram toda a diferença. Sou uma paciente privilegiada que tive acesso a diversos profissionais e pesquisas. Creio que a grande maioria da população não tenha a mesma sorte. Luto para que falemos mais da doença. Duas colegas de trabalho foram diagnosticadas com a doença, segundo a médica do trabalho da empresa parece existir um surto relacionado ao trabalho, devido o crescente número de funcionários acometidos pela doença.
Gostaria que o senhor nos ajudasse a entender melhor a doença e seus impactos na qualidade de vida dos portadores? Obrigada 🙏🏻❤️
Gratidão pelas orientações!💖
verdade Dr
top!
Obrigada! 👏👏
Eu já, tb
Excelente o vídeo! Só podia ter evitado o spoiler de Parks and Rec haha
Ninguém nunca me consolou, como vou consolar os outros? Hei?
Você parece a Anne Frank
cara tipo..eu usei essa tecnica e tipo...no começo funciona mas depois a pessoa continua na mesma ent...oq que eu faço?? alguem pode me ajudar ??
É só massagear elas!
😍
Se eu estivesse no teu lugar eu não aguentaria!!!
"É só uma gripezinha." - presidente do Brasil
PT fazendo estádio ao invés de hospital tá de boa? Kkkk
Ele falou isso se pegasse nele se ele tivesse tido covid acho que ele teve não sei direito.
Ainda bem que Deus criou esse monstro do Corona Vírus, Ex presidiário e Atual presidente do Brasil
Faz o L
Quem falou isso foi Drausio Varela...e ainda disse que não ia pegar nada...😊
Quando eu tinha 12 anos de idade, minha mãe faleceu, e as pessoas que me contaram, não deixaram eu chorar, nem eu nem minha irmã de 10 anos. Cada vez que eu começava a chorar, alguém vinha, e dizia pra eu não chorar. Só chorei mesmo, na hora de tomar banho, porque eu tava sozinho no banheiro.
Mas eles não foram rudes, apenas achavam que eu não deveria chorar de tristeza.
Que difícil isso, Carlos! Com certeza, queriam ajudar, mas fizeram exatamente o oposto do que deveria ser feito.
Na verdade eu acho que não tem como ajuda pq tudo q vc fala tá errado, é melhor coisa as pessoas que sofrem elas mesmo lutar pra vencer isso olhar o mundo com com outros olhos, sentir prazer na vida que a vida é um presente de Deus, independente da situação financeira ou qualquer outra coisa ela tem que sim agradecer pelo o q tem, valorizar as coisas imaginar que tem outras pessoas piores, conheço uma menina l lindas q se acha feia isso horrível isso não é normal é algo dentro de si, dizem que não é espiritual mas o que eu vejo parece sim espiritual