Parabéns pela aula professor! Qdo eu ainda estava em instrução para PP, aconteceu um fato semelhante,vou resumir. O vôo era Bragança a Sorocaba, Bragança. Na volta com uma frente chegando,a nebulosidade aumentou muito,e pousamos em Jundiaí. Meu instrutor telefonou p Bragança p saber se o tempo estava bom por lá e estava. Resolveu decolar,porém a visibilidade era mínima,e antes de cruzar a serra do Japi,piorou muito, não víamos quase nada,eu pedi p o instrutor voltar p Jundiaí,mas ele declinou ao meu pedido. Estávamos ainda em subida, qdo notei um contorno estranho a frete, e o acertei,pois ele ainda não tinha prestado atenção. Resultado: era o topo da montanha e estávamos indo em rota de colisão.ele imediatamente aumentou a potência e começou uma curva de 180 graus p livrar a montanha, e voltamos p Jundiaí. Porém a coisa não parou aí, teve problemas mais graves neste vôo, que como é longa a história,postarei a continuação de um quase acidente numa outra oportunidade. Tudo o que o professor advertiu para não ser feito, meu instrutor fez, e por muito pouco eu não estaria aqui relatando esse acontecimento.
Você fez o correto companheiro , o grande problema é que em muitos casos como esse existe uma disputa entre “egos” em que ninguém que ser o piloto que disse que não vai devido ao tempo ou aquele que “não consegue” na opinião de alguns mal instruídos. Você salvou sua vida e a do instrutor.
Baaaaaah!... Mas que situação, hein, tchê?... Mas agora não tem jeito, ó bagual... Tu vais ter de fazer este relato em detalhes pra nós... E que "instrutorzinho", né mesmo?...
Prof. Branco, não sou piloto. Sou engenheiro, e aprendo muito com seus ensinamentos sobre prudência e profissionalismo. Que Deus sempre te ilumine e guarde. Este canal salva vidas. Que todos possam sempre adotar a prudência como ferramenta em nossas carreiras profissionais, a fim de resguardar nossas vidas e de terceiros. Nada é mais importante que a vida 🙏🙏🙏🙏🙏
A ideia dos gatilhos é perfeita, não tem recurso melhor. Deixar todos envolvidos cientes da possibilidade de abortar o voo (aqui em casa sempre faço isso com minha família, todo voo pode ser abortado na pista ainda ! ). E resumindo tudo, melhor esta aqui em baixo querendo estar lá em cima do que o contrário ! Obrigado por mais esse vídeo de alta qualidade técnica. E claro, instale um piloto automático, melhor investimento, ganha tempo, acalma e salva vida !
Confesso que fico com vergonha com chamadas de consciência com esta😂. Já me meti em situação assim, não foi nada agradável! Como já estava nela achei que era só manter altura sobre o relevo local e a velocidade da aeronave. Medo deu quando lembrei que outro piloto em direção oposta poderia pensar a mesma coisa e vir na mesma altura. Em apuros nem lembrei da fonia. É aterradora a sensação. Quando passamos a neblina fiquei aliviado e percebi que o ego é mais perigoso que a degradação do tempo em rota! A reação apropriada é sempre o que um bom plano voo VMC prevê, salvo uma avaria mecânica mais grave. Foi para nunca mais arriscar.
Parabéns e obrigado Branco, nunca voei visumento e nem pretendo voar. Durante os meus voos solo, por diversas vezes retornei e uma vez precisei alternar. Somando o meu aprendizado na escola de aviação e os seus vídeos me senti capaz de tomar a decisão correta. Seu trabalho é muito importante e com certeza muitas vidas serão salvas. Já escutei de um instrutor que o visumento é mistificado e não é tudo isso, tenho pena desse instrutor, pois prefiro que seja mistificado, manter a margem de segurança e não virar caso de estudo.
Muitos devotos de "São Gepeésse" se colocam nesta posição esperando por um milagre. E outros dizem: "da última vez deu certo". Até o dia que dá errado. Mais um grande vídeo.
Voo nos corredores da TMA São Paulo e o que vejo acontecer com razoável frequência é pilotos voando IMC nos corredores. A aeronave ser homologada IFR e possuir equipamento GNSS leva o piloto achar que não tem problema voar em tais condições. Esquecem, porém, que além de não estar visual com o terreno, não estão com outras aeronaves também, aumentando a chance de uma colisão em voo. Para piorar, a tendência nesses casos é os pilotos reportarem menos na fonia, talvez para evitar se acusar da condição em que está voando. Enfim, não voem IMC nos corredores, tomem cuidado!
No vídeo dele sobre IMC. Ele relata casos de aeronaves com equipamentos para IFR sofrerem o mesmo destino ao entrarem IMC. Basicamente a pessoa sofre desorientação, o corpo humano engana o piloto o fazendo entrar em espiral descendente..
Eu fico impressionado como conceitos tão óbvios e vitais podem ser tão facilmente relegados por algumas pessoas. É quase inacreditável como a inteligência, o discernimento e a maturidade podem, de repente, dar lugar ao orgulho, à vaidade e à irresponsabilidade...
Acidentes totalmente evitáveis que, além do aspecto técnico, nos tocam enquanto humanos ao vermos uma família inteira riscada do mapa de uma maneira tão estúpida. Mais um excelente e didático vídeo, Branco. Obrigado pelo seu incansável trabalho! 🙏
Se acostumou a pensar que o avião é o meio mais rápido para se chegar a um destino , se comparado com automóveis . Já vi vídeos de pilotos no RUclips que dizem que usam o avião para trabalhar e evitando de usar automóveis nesses deslocamentos . Como bem disseste , o erro não está no clima do trajeto , pela causa do acidente , mas pela cultura que sempre se chegará mais rápido usando o avião , mesmo se não há condições de utilizá-lo ... Entra o desejo de não querer voltar , continuando com o voo , como se o avião obrigatoriamente devesse chegar ao destino, apesar da condição climática no trecho ser desfavorável . Nem sempre o avião é o meio mais rápido entre dois pontos e essa é a cultura que deveria ser repensada .
Parabéns pela aula, Comandante Branco! Aplicar o conteúdo deste vídeo e de todos os outros vídeos do canal no comando de uma aeronave é algo ainda distante para mim. Porém, aplicar tais lições em minha vida pessoal, profissional e familiar têm sido uma verdadeira benção! Por favor, continue abençoado vidas dentro e fora da aviação, Comandante.
O conteúdo do vídeo é fundamental para situações normais na vida em terra, não apenas para aviação. Quando dirigimos automóveis passamos por situações análogas, com a diferença fundamental que sempre é possível parar no acostamento e esperar... Excelente aula de vida Comandante
Boa, Comando! Essa autoconfiança não é apenas na aviação, mas na vida em geral. Mtas vezes achamos que acidente só ocorre com os outros.. Obrigado pelo vídeo!
CMTe só posso agradecer pelo sem desprendimento em passar um pouco dos seus conhecimentos que com certeza ajudará a melhor muitas tomadas de decisões em voo. Apenas gratidão!
Quem nunca cmte rsrs também já fiz muito isso , Hoje em dia meu caso é o oposto kkkkk a experiência nos da medo rsrs, eu voou uma aeronave totalmente equipada para voo IFR e eu dificilmente entro em condições IMC.
@@fernandodmota Palhaçada seu comentário, você pensou na possibilidade de que o comentário do cara tenha outro significado? Será que ele não quis dizer no sentido "quem nunca errou?" Com intuito de dizer para o comando "não é só você quem já fez essa cagada". Pow, comentário desnecessário.
Um ótimo vídeo, excelente material de um valor imenso, que deveríamos sempre estar reciclando em nossas operações do dia dia. RETORNE, DESVIE ou POUSE, e continue VIVO... Obrigado por estar sempre contribuindo para segurança de voo e de todos envolvidos, em nossa aviação.
Sempre voava desafiando a meteorologia, voando VFR em condições IMC, e sempre dava certo, até que uma certa vez, confesso que por uma decisão errada em voar em mal tempo, quando era INVA do ACP, entrei em uma condição muito ruim, e decidi pousar em uma área descampada, Salvei minha vida e a do meu aluno, o AB 11 foi pra manutenção e após 1 ano voltou a voar. Depois de ter passado por essa, NUNCA mais voei em condições marginais.
Uma das maiores assassinas de pilotos no Brasil e no resto do mundo é a vaidade. Quem a coloca acima da boa técnica e do bom senso geralmente paga caro.
Na manhã deste acontecimento, eu fazia um vôo com um piper Meridian, nível 280, de SBMG, para SSPS, me lembro que neste nível solicitei um desvio a direita da rota para evitar essa formação, neste mesmo momento este 177 RG, tentava passar por baixo desta formação, que culminou com esse acidente.
Que baita canal. Vale ouro cada palavra! Há mais de 40 anos acompanho a aviação e sempre encontro essa chata correlação: Sêneca/ Colisão com elevações. É simplesmente impressionante! Talvez o enorme número de aeronaves produzidas justifique as estatísticas entre as outras miríades de causas que podem ter sido as responsáveis pelos acidentes com essa aeronave, inclusive os tratados no vídeo de hoje!.
isso é mais uma prova que aquele acidente que ocorreu no rio grande do sul na semana passada vitimando uma família inteira o piloto deveria não deveria ter tomado a decisão de decolar, lamentável.
Triste, essa família eram amigos de meu tio. Sou natural de Goioerê/PR. E quando eu tinha 12 anos de idade presenciei uma queda de um Piper Asteca na nossa cidade no qual tenho um dos cinzeiros guardado até hoje, pois pegamos antes que a polícia chegasse no local. #AviõesnaEuropa e #EuemLondres
Aqui no PR o clima é muito estável, notadamente nas proximidades do litoral, da Serra do Mar. Não dá pra voar VMC, assim, sem absoluta certeza do tempo bom, que nunca tem.
Mais uma aula excelente do nosso mestre em safety aircraft David Branco. Que belo e simples aprendizado. Aqui fica claro como o piloto deve ter sempre uma "conduta invariavelmente preventiva", sobretudo, diante da suspeita em vôo, de degradação repentina das condições meteorológicas. Quanto antes ele retornar ou decidir logo por uma conduta preventiva, com o devido despertar do "gatilho" e a devida segurança e conhecimento, nessa situação, melhor. Uma bela lição para qualquer piloto. Afinal, preservar a vida é o mais importante.🛩️❣️🛩️👏🏼👏🏼👏🏼
Eu penso em quantos vôos em situações degradadas o piloto precisa escapar para ganhar uma confiança idiota. Quem não conhece algum piloto que se gaba na conversa com amigos por ter feito um vôo onde ficou ciscando e felizmente saiu? Quantos pilotos não se encontraram na mesma situação depois e lembrou da história do que escapou e fez o mesmo? Afinal para o ego a história de enrentar um mar turbulento ou uma ciscada com sucesso é mais interessante do que " vi um baita problema a frente e voltei". Claro que o que estou falando é apenas um entre vários pontos, mas o fato de escapar de um atropelamento, não nos torna os "Ninjas que desviam de carros". Assim como ter sucesso e escapar de uma má decisão, não nos torna os peritos em escapadas.
@@BrancoAviacao Disponha, eu fico feliz que tenha gostado da minha observação. Eu ainda acho que seria bem elucidativo um vídeo falando do motor PT-6, principalmente da confiabilidade dele e quais os principais erros que fazem aeronaves sofrerem acidente, desde pilotos a erros de manutenção. Um grande abraço e eu o agradeço muito pelo canal.
Já dou o like no início do vídeo! Obrigado cmte por suas aulas, você realmente promove um bom trabalho em prol da segurança da aviação! Principalmente sem distinguir as classes ou categorias.
Brilhante vídeo David! Como sugestão para os pilotos habilitados em aeronave homologada IFR, entendo que o planejamento do voo inclua o estabelecimento do nível mínimo IFR a ser voado a partir do gatilho de decisão, proporcionando uma transição planejada do VFR para o IFR.
Depois de ver um vídeo como esse, se o piloto não tomar consciência das atitudes que deve ter antes e durante o voo, entende que não pode lidar com a pressão do cliente e toma a decisão errada, melhor mudar de profissão ou estará sendo um suicida/homicida. Dependendo da situação a chance é muito parecida com uma roleta russa. Parabéns professor, grande trabalho.
Muito obrigado Mestre! Agradeço por compartilhar de forma extremamente didática conhecimento tão importante e relevante! Parabéns pelo nobre trabalho! Forte abraço
Buenas Cmdt Branco. É impressionante sua capacidade de colocar as coisas com clareza. Espero que suas instruções cheguem àqueles que sempre vão se lembrar de ti ao fazer um julgamento com prudência e voltar para um local seguro sempre que os sinais de alertas acenderem e os mínimos se aproximarem. Vídeo com instruções super importantes, que vem reforçar aquilo que todos já aprenderam em seus cursos mas não aplicam em sua proficiência. Abraços de Joinville SC
Parabéns comando ......em dado momentos vc pergunta pq os acidente continua acontecendo....fazem uma vez da certo ....e aí não para mais de fazer infelizmente e uma realidade a pessoa q entra em condições imc não foi por um acaso na primeira vez já fez outras vezes e deu certo infelizmente e uma realidade....
Ultimamente a irresponsabilidade e falta de preparo e a alta confiança dos pilotos, tem causado acidentes pelo mundo! Desejo um ótimo trabalho para todos e que Deus abençoe a todos ✈️🚁🦅🙏
Obrigado pelas inforcoes. Já fui surpreendido por formações pesadas em ultraleve avançado. Simplesmente terrível. Não arrisco nunca mais. Decisão errada minha que quase custou minha vida no Rio de Janeiro.
Entrar em nuvens, sob condições visuais, é PROIBIDO! Desrespeitar esta regra é o primeiro elo para sofrer um acidente. Os demais elos estão antes da decisão. Pense nisso. Os pilotos precisam ser condicionados. Quando estamos em comando temos a obrigação de colocar o avião de volta ao solo em segurança. Seus vídeos são técnicos e bem claros. Muito show 👋👋👋👋
Estava aguardando essa aeronave chegar aqui em Paranaguá SSPG (não Guaratuba SSGB que estava impraticável devido invasões de casas) pra hangarar, infelizmente nunca chegaram 😞
A deficiência na instrução, informação e prevenção nas REA, principalmente a de SP, ainda vai dar muita dor de cabeça. Não é incomum voarem “guardados” e com pouquíssima margem para correções.
Me lembrei do acidente de IMC não intencional de um helicóptero que levava uma noiva para o casamento em SP. E tem o caso do vôo que vitimou o ministro Teori também.
Infelizmente... Sempre encontraremos mais "COWBOYS" na aviação do que no velho oeste... Para um legítimo "cowboy", não existe tempo ruim (literalmente)... E nem tragédia que o alcance... E o pior de tudo é constatar... Que "tentar a sorte" não é a exceção... É a regra... Mais uma vez... Muito obrigado pelo vídeo...
Gosto muito dos seus vídeos, são instrutivos, educativos e profissionais! O claro respeito demonstrado pelas vítimas do infeliz acidente, também é admirável! Parbéns!
Vendo isso eu lembrei de uma cultura muito comum entre os homens, de não procurar um médico. Digo isso porque me parece que muitos pilotos sequer vão assistir a vídeos como esse. É uma arrogância estranha ou medo de estar errado, se lá ... enfim, é bizarro demais (e fatal).
Conteúdo 100% como sempre. E gostei do uso de Flight Simulator para ilustrar situações. Muito bom.
9 месяцев назад
Mais um excelente video, Branco! Nota-se, mais uma vez, o chamado "efeito dominó", quando uma sequência de erros termina com a aeronave acidentada. Avaliar a meteorologia, interrompe a queda dos dominós, bem como alternar ou retornar à origem. Parece ser tão simples, mas continua sendo um fantasma na aviação!
Muito importante este vídeo. Mesmo pilotos experientes podem cair nesta amadilha do VFR em IMC. Recordei-me daquele.vídeo em que você comenta que não há vôos simples Para um piloto experiente, muitas vezes o vôo VFR tende a ser mais simples quando comparado ao IFR, portanto induzindo-o à complacência em relação ao planejamento, mínimos opeeacionais etc. Forte Abraço. Zé Guilherme
Que bela postagem a sua comandante, ate quem e leigo no assunto consegue compreender o que o vai acontecer com o piloto se ele não seguir as regras corretas da aviação segura. fiquei bem impressionado com a simulação do avião entrando nas nuvens escuras proximo do fim. Parabens e aguardamos mais uma aula.
11:59 Vocês que são da área, me tirem uma dúvida: quais seriam os prováveis problemas de o piloto ao invés de de descer resolver se subir acima das nuvens?
Muitos acidentes com aviões pequenos ocorrem diante da pressão sobre os pilotos não abortarem o voo e retornarem ao ponto de partida, devido a compromissos inadiáveis dos passageiros. Só que sem vida não há compromisso, esquecem disso.
Pilotos apressadinhos com preguiça de arremeter e ter todo aquele trabalho de bloquear aeródromo e afastar prá dar tempo de visualizar o solo, Aquele vai e volta cansa os apressadinhos e o atalho que eles pegam é fatal.
16 дней назад
Comandante Branco fale sobre o acidente de hoje 22/11/2024 em Gramado tenso 10 vítimas fatais!! Creio que tem a haver com o assunto desse vídeo!
A gente tem um avião bimotor + todos os aparelhos para voar via instrumento e mesmo sabendo que a rota esta muito instável, a gente nem entra no avião! Imagina um avião que não tem todos os instrumentos? Verificamos a rota antes de qualquer voo e quando esta muito ruim, não tentamos a sorte!
Pergunta de leigo apaixonado pela aviação, aviões de categoria de vôo visual eles não possuem instrumentos suficientes para que mesmo o piloto entrando numa nuvem ele possa pelos instrumentos da aeronave saber em que altitude, velocidade e direção está? Esses aviões não dispõem dessas indicações? Pq se no painel desses aviões existem indicadores de altitude, velocidade e direção, qual o problema de entrar em vôo não visual? Não seria só monitorar os instrumentos?
Eu ouvi (li) comentários sobre como escapar da desorientação espacial usando a geometria da aeronave (tudo de forma teórica) para fugir para cima das nuvens (ou ao menos se afastar do solo) através do comando de "acelerar" e "largar o manche" fazendo dessa forma a aeronave ter a tendência de subir (efeito da geometria do avião comum). Procede isso? Foi afirmado que o piloto grudado no manche achando que ta equilibrando uma moto, faz o avião girar sem alterar a direção da gravidade. O manche solto responde ao CG da aeronave.
Sem dúvida, o melhor canal sobre aviação e acidentes, más tenho uma dúvida que até hj não ouvi ninguém perguntar, mesmo quem não está treinado para vôo sem visibilidade, ou seja, só voa visualmente, más mesmo sem visibilidade, os instrumentos no avião não mostra altitude e velocidade, isso já não bastaria pra continuar o vôo, ou pelo menos não ter a desorientação espacial???
Só altitude e velocidade não são suficientes. A atitude acaba sendo necessária em conjunto. Sem o horizonte artificial em imc, o piloto coloca o avião em atitude incontrolável em menos de 1min. Sem a referência do horizonte, você começa a curvar sem nem perceber, até a hora que entra em stall e possivelmente parafuso. Deve ser uma situação horrível, mas eu acho que preferiria ter um indicador de velocidade inoperante que um horizonte arrificial inoperante em imc. Correlacionando altímetro, rotação do motor e atitude até dá pra estimar a velocidade, ou pelo menos manter alguma relativamente segura. Sem o horizonte não tem nem o que fazer.
Parabéns pela aula professor!
Qdo eu ainda estava em instrução para PP, aconteceu um fato semelhante,vou resumir.
O vôo era Bragança a Sorocaba, Bragança.
Na volta com uma frente chegando,a nebulosidade aumentou muito,e pousamos em Jundiaí.
Meu instrutor telefonou p Bragança p saber se o tempo estava bom por lá e estava.
Resolveu decolar,porém a visibilidade era mínima,e antes de cruzar a serra do Japi,piorou muito, não víamos quase nada,eu pedi p o instrutor voltar p Jundiaí,mas ele declinou ao meu pedido.
Estávamos ainda em subida, qdo notei um contorno estranho a frete, e o acertei,pois ele ainda não tinha prestado atenção.
Resultado: era o topo da montanha e estávamos indo em rota de colisão.ele imediatamente aumentou a potência e começou uma curva de 180 graus p livrar a montanha, e voltamos p Jundiaí.
Porém a coisa não parou aí, teve problemas mais graves neste vôo, que como é longa a história,postarei a continuação de um quase acidente numa outra oportunidade.
Tudo o que o professor advertiu para não ser feito, meu instrutor fez, e por muito pouco eu não estaria aqui relatando esse acontecimento.
Fiquei curioso. Depois posta o resto 🙏
Conta o resto
Você fez o correto companheiro , o grande problema é que em muitos casos como esse existe uma disputa entre “egos” em que ninguém que ser o piloto que disse que não vai devido ao tempo ou aquele que “não consegue” na opinião de alguns mal instruídos.
Você salvou sua vida e a do instrutor.
Baaaaaah!... Mas que situação, hein, tchê?... Mas agora não tem jeito, ó bagual... Tu vais ter de fazer este relato em detalhes pra nós... E que "instrutorzinho", né mesmo?...
Contato resto da história
Prof. Branco, não sou piloto. Sou engenheiro, e aprendo muito com seus ensinamentos sobre prudência e profissionalismo. Que Deus sempre te ilumine e guarde. Este canal salva vidas. Que todos possam sempre adotar a prudência como ferramenta em nossas carreiras profissionais, a fim de resguardar nossas vidas e de terceiros. Nada é mais importante que a vida 🙏🙏🙏🙏🙏
A ideia dos gatilhos é perfeita, não tem recurso melhor. Deixar todos envolvidos cientes da possibilidade de abortar o voo (aqui em casa sempre faço isso com minha família, todo voo pode ser abortado na pista ainda ! ). E resumindo tudo, melhor esta aqui em baixo querendo estar lá em cima do que o contrário ! Obrigado por mais esse vídeo de alta qualidade técnica. E claro, instale um piloto automático, melhor investimento, ganha tempo, acalma e salva vida !
Confesso que fico com vergonha com chamadas de consciência com esta😂. Já me meti em situação assim, não foi nada agradável! Como já estava nela achei que era só manter altura sobre o relevo local e a velocidade da aeronave. Medo deu quando lembrei que outro piloto em direção oposta poderia pensar a mesma coisa e vir na mesma altura. Em apuros nem lembrei da fonia. É aterradora a sensação. Quando passamos a neblina fiquei aliviado e percebi que o ego é mais perigoso que a degradação do tempo em rota! A reação apropriada é sempre o que um bom plano voo VMC prevê, salvo uma avaria mecânica mais grave. Foi para nunca mais arriscar.
Parabéns e obrigado Branco, nunca voei visumento e nem pretendo voar. Durante os meus voos solo, por diversas vezes retornei e uma vez precisei alternar. Somando o meu aprendizado na escola de aviação e os seus vídeos me senti capaz de tomar a decisão correta. Seu trabalho é muito importante e com certeza muitas vidas serão salvas. Já escutei de um instrutor que o visumento é mistificado e não é tudo isso, tenho pena desse instrutor, pois prefiro que seja mistificado, manter a margem de segurança e não virar caso de estudo.
Muitos devotos de "São Gepeésse" se colocam nesta posição esperando por um milagre.
E outros dizem: "da última vez deu certo". Até o dia que dá errado.
Mais um grande vídeo.
Confia no santo e não ora um mono motor velho desse tragédia anunciada foram atrás do perigo e encontraram
Fato
Voo nos corredores da TMA São Paulo e o que vejo acontecer com razoável frequência é pilotos voando IMC nos corredores. A aeronave ser homologada IFR e possuir equipamento GNSS leva o piloto achar que não tem problema voar em tais condições.
Esquecem, porém, que além de não estar visual com o terreno, não estão com outras aeronaves também, aumentando a chance de uma colisão em voo.
Para piorar, a tendência nesses casos é os pilotos reportarem menos na fonia, talvez para evitar se acusar da condição em que está voando.
Enfim, não voem IMC nos corredores, tomem cuidado!
No vídeo dele sobre IMC. Ele relata casos de aeronaves com equipamentos para IFR sofrerem o mesmo destino ao entrarem IMC.
Basicamente a pessoa sofre desorientação, o corpo humano engana o piloto o fazendo entrar em espiral descendente..
Eu fico impressionado como conceitos tão óbvios e vitais podem ser tão facilmente relegados por algumas pessoas. É quase inacreditável como a inteligência, o discernimento e a maturidade podem, de repente, dar lugar ao orgulho, à vaidade e à irresponsabilidade...
Mesmo sabendo pouquíssimo sobre aviação, arriscou dizer que tem um forte componente de vaidade no piloto; aliás comentado no vídeo.
Mais uma valiosa aula que certamente vai salvar a vida de pessoas que a assistirem!! Parabéns, David!!
Muito obrigado pelo apoio e incentivo, Brenner! 🙏🏻😊👍
Acidentes totalmente evitáveis que, além do aspecto técnico, nos tocam enquanto humanos ao vermos uma família inteira riscada do mapa de uma maneira tão estúpida. Mais um excelente e didático vídeo, Branco. Obrigado pelo seu incansável trabalho! 🙏
Se acostumou a pensar que o avião é o meio mais rápido para se chegar a um destino , se comparado com automóveis . Já vi vídeos de pilotos no RUclips que dizem que usam o avião para trabalhar e evitando de usar automóveis nesses deslocamentos . Como bem disseste , o erro não está no clima do trajeto , pela causa do acidente , mas pela cultura que sempre se chegará mais rápido usando o avião , mesmo se não há condições de utilizá-lo ... Entra o desejo de não querer voltar , continuando com o voo , como se o avião obrigatoriamente devesse chegar ao destino, apesar da condição climática no trecho ser desfavorável . Nem sempre o avião é o meio mais rápido entre dois pontos e essa é a cultura que deveria ser repensada .
Aquele ditado aeronáutico: "O avião é o meio mais rápido para quem não tem pressa."
@@MrAmgarten Perfeita análise!
Parabéns pela aula, Comandante Branco! Aplicar o conteúdo deste vídeo e de todos os outros vídeos do canal no comando de uma aeronave é algo ainda distante para mim. Porém, aplicar tais lições em minha vida pessoal, profissional e familiar têm sido uma verdadeira benção! Por favor, continue abençoado vidas dentro e fora da aviação, Comandante.
O conteúdo do vídeo é fundamental para situações normais na vida em terra, não apenas para aviação. Quando dirigimos automóveis passamos por situações análogas, com a diferença fundamental que sempre é possível parar no acostamento e esperar... Excelente aula de vida Comandante
Esse canal com esse tipo e qualidade de conteúdo , devia pelo menos ter todos pilotos do Brasil inscritos !
Mais uma lição aprendida. Vou evitar voos visumento.
Boa, Comando!
Essa autoconfiança não é apenas na aviação, mas na vida em geral.
Mtas vezes achamos que acidente só ocorre com os outros..
Obrigado pelo vídeo!
CMTe só posso agradecer pelo sem desprendimento em passar um pouco dos seus conhecimentos que com certeza ajudará a melhor muitas tomadas de decisões em voo. Apenas gratidão!
Muito obrigado, Rogério! 🙏🏻😉👍
Já fiz alguns vôos visumentos mas acho que meu anjo da guarda estava de plantão nesses dias! Irresponsabilidade claro!
Quem nunca cmte rsrs também já fiz muito isso , Hoje em dia meu caso é o oposto kkkkk a experiência nos da medo rsrs, eu voou uma aeronave totalmente equipada para voo IFR e eu dificilmente entro em condições IMC.
“Quem nunca cmte” o que pra muitos pode ser um troféu para outros se tornou uma coroa sobre corpos mutilados na serra
@@fernandodmota Palhaçada seu comentário, você pensou na possibilidade de que o comentário do cara tenha outro significado? Será que ele não quis dizer no sentido "quem nunca errou?" Com intuito de dizer para o comando "não é só você quem já fez essa cagada". Pow, comentário desnecessário.
Quem nunca kkk eu passei batido os cbs
Creio que é pouco provável que exista um canal igual a este no mundo.
Admito que talvez possa haver outro tão bom quanto, mas não melhor do que o seu.
Muito obrigado pelo gentil elogio, Roberto! 🙏🏻😉👍
Valeu!
Prezado Leão, muitíssimo obrigado pela força e incentivo! Valeu demais! 🙏🏻😉👍
Um ótimo vídeo, excelente material de um valor imenso, que deveríamos sempre estar reciclando em nossas operações do dia dia. RETORNE, DESVIE ou POUSE, e continue VIVO...
Obrigado por estar sempre contribuindo para segurança de voo e de todos envolvidos, em nossa aviação.
Sempre voava desafiando a meteorologia, voando VFR em condições IMC, e sempre dava certo, até que uma certa vez, confesso que por uma decisão errada em voar em mal tempo, quando era INVA do ACP, entrei em uma condição muito ruim, e decidi pousar em uma área descampada, Salvei minha vida e a do meu aluno, o AB 11 foi pra manutenção e após 1 ano voltou a voar. Depois de ter passado por essa, NUNCA mais voei em condições marginais.
Uma das maiores assassinas de pilotos no Brasil e no resto do mundo é a vaidade. Quem a coloca acima da boa técnica e do bom senso geralmente paga caro.
Na manhã deste acontecimento, eu fazia um vôo com um piper Meridian, nível 280, de SBMG, para SSPS, me lembro que neste nível solicitei um desvio a direita da rota para evitar essa formação, neste mesmo momento este 177 RG, tentava passar por baixo desta formação, que culminou com esse acidente.
Obrigado comandante por compartilhar conhecimento conosco em prol da segurança de vôo. Abraço
Que baita canal. Vale ouro cada palavra!
Há mais de 40 anos acompanho a aviação e sempre encontro essa chata correlação: Sêneca/ Colisão com elevações. É simplesmente impressionante! Talvez o enorme número de aeronaves produzidas justifique as estatísticas entre as outras miríades de causas que podem ter sido as responsáveis pelos acidentes com essa aeronave, inclusive os tratados no vídeo de hoje!.
Muito obrigado pelo gentil elogio, amigo! 👍😉
isso é mais uma prova que aquele acidente que ocorreu no rio grande do sul na semana passada vitimando uma família inteira o piloto deveria não deveria ter tomado a decisão de decolar, lamentável.
Triste, essa família eram amigos de meu tio. Sou natural de Goioerê/PR. E quando eu tinha 12 anos de idade presenciei uma queda de um Piper Asteca na nossa cidade no qual tenho um dos cinzeiros guardado até hoje, pois pegamos antes que a polícia chegasse no local. #AviõesnaEuropa e #EuemLondres
Obrigado mais uma vez comandante
Parabéns ! Didático até para mim que pouquíssimas vezes viajei de avião ! 👍🇧🇷👍
Muito interessante os "gatilhos de decisão". Parabéns pela didática e pelo empenho em prol da segurança de voo.
Aqui no PR o clima é muito estável, notadamente nas proximidades do litoral, da Serra do Mar. Não dá pra voar VMC, assim, sem absoluta certeza do tempo bom, que nunca tem.
Parabéns pela brilhante aula. Alguns pilotos se esquecem das aulas básicas de meteorologia no curso de PP. Muito obrigado.
Mais uma aula excelente do nosso mestre em safety aircraft David Branco. Que belo e simples aprendizado. Aqui fica claro como o piloto deve ter sempre uma "conduta invariavelmente preventiva", sobretudo, diante da suspeita em vôo, de degradação repentina das condições meteorológicas. Quanto antes ele retornar ou decidir logo por uma conduta preventiva, com o devido despertar do "gatilho" e a devida segurança e conhecimento, nessa situação, melhor. Uma bela lição para qualquer piloto. Afinal, preservar a vida é o mais importante.🛩️❣️🛩️👏🏼👏🏼👏🏼
Eu penso em quantos vôos em situações degradadas o piloto precisa escapar para ganhar uma confiança idiota. Quem não conhece algum piloto que se gaba na conversa com amigos por ter feito um vôo onde ficou ciscando e felizmente saiu? Quantos pilotos não se encontraram na mesma situação depois e lembrou da história do que escapou e fez o mesmo?
Afinal para o ego a história de enrentar um mar turbulento ou uma ciscada com sucesso é mais interessante do que " vi um baita problema a frente e voltei". Claro que o que estou falando é apenas um entre vários pontos, mas o fato de escapar de um atropelamento, não nos torna os "Ninjas que desviam de carros". Assim como ter sucesso e escapar de uma má decisão, não nos torna os peritos em escapadas.
Muito bem colocado, John! Obrigado pela contribuição! 👍😉
@@BrancoAviacao Disponha, eu fico feliz que tenha gostado da minha observação. Eu ainda acho que seria bem elucidativo um vídeo falando do motor PT-6, principalmente da confiabilidade dele e quais os principais erros que fazem aeronaves sofrerem acidente, desde pilotos a erros de manutenção.
Um grande abraço e eu o agradeço muito pelo canal.
Concordo com vc, nada mais importante que a nossa vida e a vida de nossos passageiros, aeronave pode ser substituída e o emprego também, a vida não.
Já dou o like no início do vídeo! Obrigado cmte por suas aulas, você realmente promove um bom trabalho em prol da segurança da aviação! Principalmente sem distinguir as classes ou categorias.
Brilhante vídeo David!
Como sugestão para os pilotos habilitados em aeronave homologada IFR, entendo que o planejamento do voo inclua o estabelecimento do nível mínimo IFR a ser voado a partir do gatilho de decisão, proporcionando uma transição planejada do VFR para o IFR.
Depois de ver um vídeo como esse, se o piloto não tomar consciência das atitudes que deve ter antes e durante o voo, entende que não pode lidar com a pressão do cliente e toma a decisão errada, melhor mudar de profissão ou estará sendo um suicida/homicida. Dependendo da situação a chance é muito parecida com uma roleta russa. Parabéns professor, grande trabalho.
Vídeo novo do Branco deixa meu dia feliz ❤
Excelente vídeo Professor!
Todos que se utilizam de máquinas voadoras, deveriam ver este relato.
Muito obrigado Mestre! Agradeço por compartilhar de forma extremamente didática conhecimento tão importante e relevante! Parabéns pelo nobre trabalho! Forte abraço
Meu Deus esse video me mostrou que eu ja me coloquei em um quase visumento e nem me dei conta 😮!
Obrigado Branco pelo excelente video
Obrigado pelo seu trabalho.
Buenas Cmdt Branco. É impressionante sua capacidade de colocar as coisas com clareza. Espero que suas instruções cheguem àqueles que sempre vão se lembrar de ti ao fazer um julgamento com prudência e voltar para um local seguro sempre que os sinais de alertas acenderem e os mínimos se aproximarem. Vídeo com instruções super importantes, que vem reforçar aquilo que todos já aprenderam em seus cursos mas não aplicam em sua proficiência. Abraços de Joinville SC
Parabéns comando ......em dado momentos vc pergunta pq os acidente continua acontecendo....fazem uma vez da certo ....e aí não para mais de fazer infelizmente e uma realidade a pessoa q entra em condições imc não foi por um acaso na primeira vez já fez outras vezes e deu certo infelizmente e uma realidade....
Tô viciado nos vídeos do senhor e do comandante brenner . Os melhores canais de aviação do mundo
Ultimamente a irresponsabilidade e falta de preparo e a alta confiança dos pilotos, tem causado acidentes pelo mundo! Desejo um ótimo trabalho para todos e que Deus abençoe a todos ✈️🚁🦅🙏
Lembro desse acidente, no avião estava até o cachorrinho da família, triste.
Quando acontece a desorientação espacial já era, acidente na certa...
Coréto amigo , falo tudo 👏👏👏
+1 Fator Contribuinte
Patrão maluco que não escuta o piloto quando o mesmo informa que o tempo não está favorável.
Obrigado pelas inforcoes. Já fui surpreendido por formações pesadas em ultraleve avançado. Simplesmente terrível. Não arrisco nunca mais. Decisão errada minha que quase custou minha vida no Rio de Janeiro.
Excelente vídeo! É importante demais para mim.
EXCELENTE, mais uma vez. Muito obg por compartilhar seu conhecimento.
Parabéns comando , excelente vídeo ! Se todos aplicassem esses gatilhos , a taxa de acidentes assim seria mínima ou quase nula !!!! Forte abraço!!
Entrar em nuvens, sob condições visuais, é PROIBIDO! Desrespeitar esta regra é o primeiro elo para sofrer um acidente. Os demais elos estão antes da decisão. Pense nisso. Os pilotos precisam ser condicionados. Quando estamos em comando temos a obrigação de colocar o avião de volta ao solo em segurança. Seus vídeos são técnicos e bem claros. Muito show 👋👋👋👋
Excelente video Branco
Já escapei dua vezes devido radar com configuração errada
Tá visual e o tempo fecha> nariz pra cima e mudança de Regra
Estava aguardando essa aeronave chegar aqui em Paranaguá SSPG (não Guaratuba SSGB que estava impraticável devido invasões de casas) pra hangarar, infelizmente nunca chegaram 😞
Excelente vídeo. Faz um vídeo falando sobre o ATR da Voepassa. Obrigado
Como sempre aulas excelentes. Já começo assistindo dando o like.
A deficiência na instrução, informação e prevenção nas REA, principalmente a de SP, ainda vai dar muita dor de cabeça. Não é incomum voarem “guardados” e com pouquíssima margem para correções.
Essa tomada de decisão, me lembra muito a da chapecoense...o piloto dizia que ja fez várias vezes, ate que um dia ,deu errado !
Me lembrei do acidente de IMC não intencional de um helicóptero que levava uma noiva para o casamento em SP.
E tem o caso do vôo que vitimou o ministro Teori também.
lembro desse caso no paraná foi no fim do ano mesmo morreu o pai a mãe 2 lindas filhas e um cachorrinho
Infelizmente... Sempre encontraremos mais "COWBOYS" na aviação do que no velho oeste... Para um legítimo "cowboy", não existe tempo ruim (literalmente)... E nem tragédia que o alcance... E o pior de tudo é constatar... Que "tentar a sorte" não é a exceção... É a regra... Mais uma vez... Muito obrigado pelo vídeo...
Muito obrigado Branco!
Gosto muito dos seus vídeos, são instrutivos, educativos e profissionais! O claro respeito demonstrado pelas vítimas do infeliz acidente, também é admirável! Parbéns!
Excelente explanação!
Obrigado!
Muito obrigado, Manoel! 😉👍
Vendo isso eu lembrei de uma cultura muito comum entre os homens, de não procurar um médico. Digo isso porque me parece que muitos pilotos sequer vão assistir a vídeos como esse. É uma arrogância estranha ou medo de estar errado, se lá ... enfim, é bizarro demais (e fatal).
Muito didático. Parabéns pelo vídeo!
Verdade. Excelente!
Esse canal é o mais top q tem, vc explica tudo ,parabéns, sou fã desse canal....
Seus vídeos são verdadeiras aulas, excelente conteúdo.
Servem de exemplo para aqueles que pretendem atuar na mesma área.
Conteúdo 100% como sempre. E gostei do uso de Flight Simulator para ilustrar situações. Muito bom.
Mais um excelente video, Branco! Nota-se, mais uma vez, o chamado "efeito dominó", quando uma sequência de erros termina com a aeronave acidentada. Avaliar a meteorologia, interrompe a queda dos dominós, bem como alternar ou retornar à origem. Parece ser tão simples, mas continua sendo um fantasma na aviação!
Muito importante este vídeo.
Mesmo pilotos experientes podem cair nesta amadilha do VFR em IMC.
Recordei-me daquele.vídeo em que você comenta que não há vôos simples
Para um piloto experiente, muitas vezes o vôo VFR tende a ser mais simples quando comparado ao IFR, portanto induzindo-o à complacência em relação ao planejamento, mínimos opeeacionais etc.
Forte Abraço.
Zé Guilherme
Sempre uma Aula repleta de Ensinamentos. Muito Obrigado!!!!!
Que bela postagem a sua comandante, ate quem e leigo no assunto consegue compreender o que o vai acontecer com o piloto se ele não seguir as regras corretas da aviação segura. fiquei bem impressionado com a simulação do avião entrando nas nuvens escuras proximo do fim. Parabens e aguardamos mais uma aula.
Parabéns.
Ótima abordagem sobre o assunto.
Perdi amigos próximos, por terem realizado "visumento".
Continue nos brindando com suas análises.
Comandante, obrigado.
Parabéns, Branco, pela excelente apresentação!!!
Excelente video, obrigado por compartilhar esse conhecimento. Nao sou piloto mas consegui entender tudo. Muito didático! 👌🏻
Mais um excelente video do Cmte Branco ! Nos faz pensar muito...
11:59 Vocês que são da área, me tirem uma dúvida: quais seriam os prováveis problemas de o piloto ao invés de de descer resolver se subir acima das nuvens?
Muitos acidentes com aviões pequenos ocorrem diante da pressão sobre os pilotos não abortarem o voo e retornarem ao ponto de partida, devido a compromissos inadiáveis dos passageiros. Só que sem vida não há compromisso, esquecem disso.
Parabéns professor!!! Excelente Vídeo!!
Pilotos apressadinhos com preguiça de arremeter e ter todo aquele trabalho de bloquear aeródromo e afastar prá dar tempo de visualizar o solo,
Aquele vai e volta cansa os apressadinhos e o atalho que eles pegam é fatal.
Comandante Branco fale sobre o acidente de hoje 22/11/2024 em Gramado tenso 10 vítimas fatais!! Creio que tem a haver com o assunto desse vídeo!
Parabéns por mais uma aula, amigo BRANCO
A gente tem um avião bimotor + todos os aparelhos para voar via instrumento e mesmo sabendo que a rota esta muito instável, a gente nem entra no avião! Imagina um avião que não tem todos os instrumentos? Verificamos a rota antes de qualquer voo e quando esta muito ruim, não tentamos a sorte!
Pergunta de leigo apaixonado pela aviação, aviões de categoria de vôo visual eles não possuem instrumentos suficientes para que mesmo o piloto entrando numa nuvem ele possa pelos instrumentos da aeronave saber em que altitude, velocidade e direção está? Esses aviões não dispõem dessas indicações? Pq se no painel desses aviões existem indicadores de altitude, velocidade e direção, qual o problema de entrar em vôo não visual? Não seria só monitorar os instrumentos?
Eu ouvi (li) comentários sobre como escapar da desorientação espacial usando a geometria da aeronave (tudo de forma teórica) para fugir para cima das nuvens (ou ao menos se afastar do solo) através do comando de "acelerar" e "largar o manche" fazendo dessa forma a aeronave ter a tendência de subir (efeito da geometria do avião comum). Procede isso?
Foi afirmado que o piloto grudado no manche achando que ta equilibrando uma moto, faz o avião girar sem alterar a direção da gravidade. O manche solto responde ao CG da aeronave.
Se puder. faça um programa sobre um acidente com um RV-7 com 3 tripulantes, em Barreiras-Ba. Fato aconteceu no dia 2 de março de 2024 às 10h da manhã.
Excelentíssimo conteúdo
Thanks!
Prezado Angelo, muitíssimo obrigado pelo apoio e incentivo! 🙏🏻😊👍
Excelente como sempre!!!
Ainda nao vi neste canal uma análise sobre o acidente dos mamonas ou sobre voar com alta carga de trabalho.😢😢😢😢😢😢
É melhor estar aqui embaixo querendo estar lá em cima, do que estar lá em cima querendo estar aqui embaixo. Quem é piloto sabe do que estou falando .
Excelente instrução! Parabéns, comando!
Canal excelente !
Muito obrigado, Paulo! 👍😉
Excelentee irretocável orientação. Parabéns
Sem dúvida, o melhor canal sobre aviação e acidentes, más tenho uma dúvida que até hj não ouvi ninguém perguntar, mesmo quem não está treinado para vôo sem visibilidade, ou seja, só voa visualmente, más mesmo sem visibilidade, os instrumentos no avião não mostra altitude e velocidade, isso já não bastaria pra continuar o vôo, ou pelo menos não ter a desorientação espacial???
Só altitude e velocidade não são suficientes. A atitude acaba sendo necessária em conjunto. Sem o horizonte artificial em imc, o piloto coloca o avião em atitude incontrolável em menos de 1min.
Sem a referência do horizonte, você começa a curvar sem nem perceber, até a hora que entra em stall e possivelmente parafuso.
Deve ser uma situação horrível, mas eu acho que preferiria ter um indicador de velocidade inoperante que um horizonte arrificial inoperante em imc. Correlacionando altímetro, rotação do motor e atitude até dá pra estimar a velocidade, ou pelo menos manter alguma relativamente segura. Sem o horizonte não tem nem o que fazer.